Entenda, quem é de esquerda, JAMAIS irá se comunicar com os Bolsonaristas, Só o discurso politicamente correto já causa ataques de nervos neles!! A estratégia é deixar quem fala a lingua deles fazer o trabalho de acolhimento dos apoiadores bolsonaristas arrependidos! EXEMPLO: Nando Moura, vc pode repudiar este cara, mas ele fala a lingua dos bolsonarisas, atinge e comunica diretamente á eles e hoje ele é um crítico feroz do Bolsonarismo! Este sim pode convencer bolsonaristas a abandonar o barco, já vcs, sugiro que nem tentem, senão serão mandados para cuba e ponto!
@@mateusherculano1412," tal e qual"!! É escusado. Essa gente obedece aos seus instintos primários, não há possibilidade de argumentação com eles, eles poem os seus preconceitos à frente de qualquer racionalidade. Eles nem entendem que o "politicamente correcto" é necessário como base de entendimento. São literalmente uns selvagens!!
A questão é que, embora se digam defensores da moralidade, eles argumentam que a corrupção do governo é "pouca coisa" se comparada à era PT. Isso me referindo àqueles que admitem que há/houve alguma corrupção, pois a maioria que conheço jura que é um governo ilibado. Indo mais fundo, apelam para a religiosidade (que deveria estar bem afastada dessa política suja). É bastante difícil.
Sim, eu tenho evitado chamar as pessoas de “gado” ou de “bolsomínion”. Dale Carnegie já dizia que ninguém jamais “vence” uma discussão. Então a conversa com respeito, tentando entender o lado do outro é muito mais produtivo.
A Prioli reduz a esquerda a uma bolha de burros que não sabe dialogar, ou totalitários como já disse em outros vídeos. NÃO PASSARÂO. Prioli, até o PCO esta abrindo para a dissolução e a renovação do STF, por conta do partidarismo. E você esquece de citar que muitos da esquerda são contra não a ciência, mas a vacinação compulsória e obrigatória de caráter emergencial, e o Bozo ganhou força para essas pessoas, quando ele enfatizava que não compraria nada antes de passar pela ANVISA e que não obrigaria ninguém a tomar, e foi o primeiro a pensar na economia enquanto todos queriam que a economia se fodessem. Não vai demorar muito, a Prioli trairá a esquerda. NãoPassarão
Acho q depende, o diálogo é extremamente fundamental sim, mas pra quem quer ouvir. Debater com ignorante não adianta. Tem 2 tipos de bolsonaristas, aqueles que ainda dá pra estabelecer um diálogo, e os gados, os ignorantes, que só querem ouvir o que lhes interresam. Tem pessoas que não adianta vc mostrar fatos, argumentos e etc pq elas estão cegas por uma ideologia, nesses casos oq vai acontecer é que vc pode "derrotar" eles no argumento, então a mesma parará de responder. Mas essa pessoa não foi mudada sabe? E nem vai, pq ela não quer ouvir. Mas essa parte extremista é muito pequena, e o que nos cabe é a calar! Sim, não se tolera intolerante. O bolsonarismo deu voz ao imbecil, orgulho ao ignorante e espaço ao sem caráter, e a gente tem que fazer eles sentirem medo de novo!! Essas pessoas sempre existiram, mas não tinham voz. Quando eram só elas berrando pro grupinho delas não fazia barulho, eles começaram a ter espaço quando a gente começou a dar atenção a eles. Então basicamente: Deixa o minion berrar. Denuncie, mas não dê espaço. Só gaste o seu diálogo com quem vc vê que realmente está disposto a mudar.
Esse final de semana eu quase apanhei só por dizer que não era bolsonarista. Na mesma hora o cara me colocou como Petista e disse que eu nem deveria estar alí conversando com ele. Só pq eu disse que não era à favor do Bolsonaro. Então eu te digo. Impossível manter um diálogo com essa galera.
é o que sempre digo , estamos falando para quem pensa igual e não estamos conseguindo atingir quem está preso na bolha bolsonarista. Muitos enxergam nele o espaço que não tem. Muitos pensam igual a ele , não entendem as distorções da realidade. Temos que nos unir para explicar, ensinar , e divulgar as verdades. De uma forma de simples compreensão, pois a maioria são pessoas conservadoras que pensam e defender a família.
Entenda, quem é de esquerda, JAMAIS irá se comunicar com os Bolsonaristas, Só o discurso politicamente correto já causa ataques de nervos neles!! A estratégia é deixar quem fala a lingua deles fazer o trabalho de acolhimento dos apoiadores bolsonaristas arrependidos! EXEMPLO: Nando Moura, vc pode repudiar este cara, mas ele fala a lingua dos bolsonarisas, atinge e comunica diretamente á eles e hoje ele é um crítico feroz do Bolsonarismo! Este sim pode convencer bolsonaristas a abandonar o barco, já vcs, sugiro que nem tentem, senão serão mandados para cuba mesmo!!
@@samuelflordarosa9204 O pessoal de esquerda são mais violentos que eles, se você falar lula roubou eles já vem um um pedaço de madeira para de atacar! Além da esquerda não poder falar muito kkkkk Vão falar: - Bolsonaro está ameaçando ditadura! Eles vão replicar: - Lula financiou várias e você não falou nada! (E o Lula?)
O padre é um grande exemplo de caridade e nobreza. Os esquerdistas cristãos, como o governador Flávio Dino, tem uma grande contribuição a dar nesse diálogo com os Cristãos bolsonaristas.
Gabriela, parabéns pela sobriedade através da qual você fala de e política. Proponho uma narrativa simples "EU NÃO VOTO EM OTÁRIOS" o cara que vai governar o país não pode ser """enganado""" nem deixando roubar a Petrobrás e nem deixando roubarem o Ministério da Saúde! Parabéns pelo seu trabalho!!!
Concordo! Nas eleições de 2018 eu tinha muito um pré-conceito das pessoas que declaravam seu voto em Bolsonaro, hoje já consigo ter empatia suficiente para entender as angústias que os levaram a votar nele. Mas ainda hoje tem uma galera que continua colocando o Bolsonaro como o mito acima de tudo e de todos aí fica difícil dialogar com essa galera...
Muito bom, Gabi. Tu és uma das poucas jornalistas que vejo abordar essa questão do sentimento do eleitorado e de como nós devemos nos comunicar com aqueles que divergem de nós. Diplomacia é a ponte para a democracia!
Sou de Centro-Direita e adoro ver os seus vídeos. Estamos todos no mesmo barco, então é bom todos saber dialogar com quem pensa diferente. Parabéns pelo trabalho.
Que benção ler esse tipo de comentário!!! Que se multiplique mais pessoas assim. Amigo, se tiver algum canal que contempla sua linha de pensamento, manda aqui! Quero ampliar mais a minha compreensão.
@@bobsampaio3817 conheço um canal muito bom, do Rafael Scapella. Ele fala sobre economia não apenas do Brasil, mas de vários países, tendo um ponto de vista LIBERAL na economia e nos costumes. Outros economistas com viés liberal que eu sigo : Ricardo Amorin, Sami Dana, Renata Barreto, Marina Helena
Não é fácil conseguir dialogar com quem defende Bolsonaro a essa altura. Mas precisamos fazê-lo pelo Brasil e tendo sempre em mente que não, não somos donos da verdade também não.
Mas você já se dispôs a ouvir essas pessoas de forma imparcial? Eu ouvi o governo da esquerda durante 16 anos e eu estava de saco cheio! E isso não tem relação nenhuma com o Bolsonaro! Eu particularmente não sou eleitor de A ou B mas sigo atento, não acredito na mídia, nem em políticos e sim em resultados! Abraço
@@66151514 Sem falsas equivalências, por gentileza. O discurso já começa errado ao dizer que foram 16 anos, sendo que foram 13 anos. De um lado a gente pode conversar sobre a corrupção do governo petista, e isso inclui um ex ministro do governo Lula que gosta de pagar de santo. De outro, por favor, não venha sugerir que conversar com quem ataca as instituições diariamente, com quem praticou genocídio na própria população, com quem praticou e ainda pratica tanta corrupção quanto, e dizer que: *é a mesma coisa* . Não. F.O.D.E.
Pois é. É difícil. Mas qual é a alternativa que existe para mudar a mente dessas pessoas? Não dá pra esperar que caia do céu. Sem que entendamos as motivações delas, não dá para abordar o que importa para fazê-las mudar de ideia. Democracia é isso. Não é fácil em nenhum lugar. Além do mais… acho que o que ela disse de mais importante é receber bem as pessoas que votaram nele e se arrependeram. Se a gente não trazer essas pessoas para o nosso lado e as deixarmos desassistidas no debate público, elas simplesmente serão presas fáceis para voltarem à esfera Bolsomion.
Eu "mudei de assunto" e parece estar dando certo. Quando uso os exemplos do Bolsonaro (sem necessariamente usar o nome dele), concluo mentalmente as semelhanças com a gestão pública de onde trabalho...de escala municipal. Como os "golpes mentais" de dominação populista são muito iguais, essa postura minha tem "angariado aliados surpreendentes". Não preciso citar o nome do Bozo para combater o bolsonarismo. Apenas precisamos fingir que mudamos de assunto. Talvez muitos ex-minions do Bozo, o genocida, hoje estejam me apoiando na escala local! Deus nos ajude, progressistas pelo mundo! Acho que, na verdade, nunca saí do "vira-voto" de 2018. Boa sorte!
@@raphaeldaniel5534 existe um "tom professoral' do Bozo. Ele arrumou espaços blindados da mídia para exercer sua influência a vonté no cercadinho. Essa postura de "paizão sábio e experiente" que ele usa naqueles momentos com os minions, aliado à falta de qualquer contraditório, exatamente por estar fora do alcance dos olhos, mente e boca críticas, é uma pré-legitimação pelo gado. Quase o mesmo que um pastor sem escrúpulos faz. Um momento de doutrinação, mas que, como disfarçada de espaço descontraído, passa qualquer falácia-mentira-baboseira-sem-fundamento. São truques nas mentes. Assuntos às vezes tão mirabolantes que a pessoa simples nem entende a lógica ginasta que ele fez. Mas a postura, o tom de superioridade pretende (veja, aqui é o pulo do gato), apenas pretende parecer bom. Querer parecer bom não vai mais colar quando o truque ilusionista for desmascarado .....No caso do Bozo em conjunto com provas dos crimes, ele tá lascado!!....Não há fórmula...mas que há semelhanças entre populistas, aaah, isso há! ; )
@@tommagalhaes2673 Parabéns! É preciso muita paciência! Mas considero um esforço mais que necessário continuar lutando pela Democracia, e só se ganha esclarecendo, não mentindo, como faz o Bozo! Insistamos com a verdade e a boa vontade! ; )
Ola Gabriela !! Menos emoção, mais razão !! Agradeço !! Quando misturam religião com política, nunca dará certo ... Eu não consigo entender como não enxergam o obvio.
Oi, Gabriela. Gosto bastante de te ouvir; gosto bastante também da parte em que você diz que é preciso conversar com a diferença, porque quem é igual, já é igual. Só fico me questionando sobre essa “conversa”… isso, porque as minhas conversas aqui, são bem difíceis; p. Ex., em relação a corrupção na compra das vacinas, muitos respondem que “não houve corrupção, pois não houve compra…” 😡😡 em relação à economia, p. Ex., a alta da gasolina, “ah!, mas foi o PT que acabou c a Petrobras e agora temos esse cenário”… 😡😡😡 então, fico pensando daqui que a razão tem limite…
Pede pra eles apontarem *UM* defeito... Diz que, se não tiver nenhum, então é fanatismo... Por mais que eles idolatrem o cara, devem concordar que ele não é perfeito, então tenta começar por aí. Taaalveeez tenha algum progresso... Se concordar com algum defeito do Lula pode servir de incentivo também kkkk
Então, eu já fui não um apoiador mas simpatizei com a revolta que acarretou na eleição do Bolsonaro. Continuo conservador mas definitivamente para os próprios conservadores o Bolsonaro é um símbolo de revolta e asco. Tivemos a oportunidade de ver a mesma coisa que houve com o Lula mas agora com o Bolsonaro, pessoas que por uma revolta/indignação abraçaram um político e começaram a se negar de qualquer sinal de corrupção dentro de casa. Sem contar é claro a fomentação da mídia, das redes sociais e dos influencers que absorvem essa revolta e simplificam a discussão a um jogo de futebol. O que me ajuda muito e que ajudaria muito a todos os lados é começar o questionamento: "Será que estou sendo inflexível? Será que eu não estou mais engajado com a minha visão de mundo do que com a realidade de fato? Será que eu não sou igual a esse cara intolerante e inflexível?" Mas resumo da história é: as pessoas estão machucadas, cansadas de corrupção e acabam se apegando a esse sentimento e consumindo informações que validam ainda mais esse sentimento, seja de cá ou seja de lá, e é um problema gigantesco porque morre o diálogo. Todos os lados querem revoluções, ditaduras, mudanças bruscas mas precisamos aceitar que nem tudo vai ser como eu quero ou como você quer, temos que achar alguma coisa que atenda ambos na medida do satisfatório e por isso o diálogo é necessário. E o mais legal com esses diálogos é que você vai ver que tem gente muito inteligente do outro lado, os espantalhos e caricaturas caem e o nível da conversa sobe e fica mais civilizado. Mas a morte desse diálogo fomenta extremos cada vez mais perigosos para todos. Ixe, dá pra escrever muito mais, dá até vontade de conversar mas isso aqui é comentário de youtube e eu preciso voltar a programar.
Para influenciar alguém vc tem q primeiramente provar q é confiável, e para provar q é confiável tem q ceder, escutar muito, respeitar, pagar um rango, chamar em casa, dar um presente, etc. Só depois disso, ouvidos se abrirão. Enquanto vc falar sem sacrifício, nada terá.
@@zedejoaoagoraelula4796 mas alguns se arrependem! Kkkk (mesmo que às vezes por motivos questionáveis) Tem que deixar uma porta aberta pra esses caras, mesmo que você não receba eles com um abraço e um sorriso...
Oi Gabi, sendo racional eu não consigo imaginar que todos (ou a maioria dos que apoiam o bolsonaro HOJE) o apoiem por falta de informação. Muitos o apoiam porque compactuam com muito do que ele faz e representa, que defendem o absurdo assim como ele. Mas de fato eu sempre acreditei que uma parte dessa galera não mudou de lado ainda apenas por não receber a nossa mensagem. Tem muita gente presa na própria bolha, consumindo fakenews sem saber, eu conheço várias, inclusive. Entendo e concordo que nossa voz não está chegando em todos os lugares onde deveria chegar. O difícil está sendo encontrar formas de conversar com quem se recusa a abrir a própria mente e ouvidos pra nós. Situação triste. Enfim, amei o vídeo, como sempre. Obrigado.
Sei não, Gabriela! Acho que não há narrativa viável que mude a cabeça desses cabeças-duras, até porque eles vivem num mundo paralelo. Sei do que estou falando porque convivo com alguns no seio da própria família…😭😭😭
As pessoas não mudam abertamente a opinião política, mas elas enxergam os problemas. Bem, o voto é secreto. Não precisamos vencer no debate. Mas acho que dá pra encontrar coisas no mundo que vc e o bolsonarista queiram melhorar né? Acho que primeiro a gente senta na mesa para fazer a seia, depois a gente percebe que nenhum dos lados é tão ruim assim. Um presidente não é tão importante assim. O melhor que se pode fazer é tirar Bolsonaro e Lula do centro da questão.
@@gustavoluca4029 se falar de transito\dentran eles vão dizer que é culpa do "senador dpvat" ( Randolfe Rodrigues ) e por isso que ele ta querendo derrubar o presidente
@@Angeli92490 será que fora da internet essa discussão é tão instruída? Pode até ser que sim, mas mesmo assim acaba sendo um ponto que aproxima as opiniões. O que de fato implica num resultado que está no campo da convivência e não simplesmente da opinião política. Acho que é vantagem tirar todos os nomes da mesa. O trânsito é uma das coisas que mais mata no Brasil, ainda assim é um instrumento de arrecadação que os estados não têm muitos escrúpulos em utilizar. Salvar ou condenar nomes não vai permitir criar um espírito de boa convivência que vai nos ajudar a defender questões mais determinantes. Acho que a ideia é sair da polêmica. É melhor criticar junto com o bolsonarista o trânsito, que escutar um monte de ofensas dele por defender alguma política de inclusão que ele vê como ameaça. Assim se estabelece uma linha em que os dois lados respeitam a opinião. Esse foi o objetivo do meu comentário, procurar essa linha. O trânsito foi só um exemplo.
@@gustavoluca4029 Eu quero que melhor as políticas voltadas para o meio ambiente. Será que rola diálogo? Eu quero que se combata o racismo com políticas públicas consistentes e efetivas. Será que rola diálogo? Não conheço os serviços do Detran porque não tenho carro… hehehe
Esse final foi perfeito: às vezes a gente fala o que quer falar e isso é até bom, fácil pra gente; mas aí acaba não atingindo o público e não adianta de nada. O importante é ouvir o recado do outro lado pra tentar ser o mais claro possível e, quem sabe, conseguir ser ouvido!
A questão de estar na bolha é bem crucial. Mesmo quem consegue perceber que existe uma bolha, fica difícil de saber em qual bolha estamos e tem coragem de rompê-la. Acredito que é preciso ter humildade de perceber que erramos em nossa tentativa de convencimento do passado para poder transformar o discurso e de fato argumentar com quem pensa diferente de nós. Um dos problemas que vejo é que a pessoa que está querendo convencer muitas vezes também não está aberta a ceder em alguns pontos, como se ela fosse a dona de uma verdade absoluta. No fim, não adianta fazer a cirurgia perfeita se o paciente morre. É preciso quebrar esse "monólogo coletivo" ou "diálogo de surdos" sociais. Adorei o vídeo.
Quem se indigna com a corrupção (os casos de OSs nos hospitais de campanha trazidos no @showdavida domingo são escabrosos) e apoia a reforma administrativa que amplia de forma exponencial a indicação política na máquina pública não esta entendendo nada. #PEC32VaiPiorar
Ganhar os gados? Quase impossível, quando a grande maioria deles projeta o "eu interior" personificado no mito! É como trazer o Bolsonaro que tem um perfil absolutista, para a democracia.
igual o gado do Lula, infelizmente só vamos mudar isso quando a população ''não gado'' começar a votar e deixar de se abster, pq aí só ficam os 2 fã clubes bolsopetistas.
Gado sao aproximadamente 25% do eleitorado de 2018. A grande maioria só escolheu o minto pra nao votar no pete e são nesses que se deve focar, fora os 10kk que foram de branco ou nulo (fora as desistencias)
@@patriciaalencar7818 Até parece que os isentões não são gados. São o que que o professor Dufour chama de rebanho ego gregário. Cada gado acredita que não faz parte do rebanho, enquanto segue pro matadouro. kkkk
Muito de acordo! Há mais de 6mil indígenas reunidos em Brasília em uma grande mobilização e os jornais de maior circulação ignoram esse fato... Ainda estamos vivendo à sombra dos escândalos que é o que a maioria ouve, ou quer ouvir
Há a necessidade de entender que as ideias não podem estar acima das pessoas, e como a Gabriela já mencionou tantas vezes, discutir dentro da nossa bolha não vai contribuir muito para mudar os resultados das próximas eleições. Por isso me entristece ver o “clubismo” de defensores do Lula x defensores do Ciro, por exemplo.
São as ideias que devem ser discutidas. As pessoas são maiores do que as ideias.Igual Voltaire dizia:” ideias também podem mudar mundos, conservar mundos e destruir mundos. Então, a intolerância também pode nos matar, nos destruir e matar o bom senso de reconhecer o outro apesar das diferenças”
Convivendo com um bolsonarista, não tenho tanta esperança que algo vai funcionar, pois democracia, feminismo, combate a extrema pobreza, inclusão e paz não são valorizados por todos. Não consigo achar um ponto em comum para construir algo.
É preciso garantir a segurança do núcleo do sistema de crenças dessa pessoa. Por isso assuntos como família, combate a corrupção, ou melhor, honestidade e segurança são bons temas para isso. Acredito que existem caminhos por aí. Por exemplo, em questões de segurança é imperativo um debate sobre as melhorias de condições do trabalho policial. Inclusive sua humanização. É um bom ponto para abordar direitos humanos sem dar a entender que se está "defendendo bandido". Mostra empatia com esse grupo que frequentemente é tratado como vilão, mas que está vivendo constantemente situações de extrema violência. A família como um valor essencial, mesmo que não se trate da família nuclear. Podemos aqui mudar um pouco o espaço da discussão de gênero. "Na falta da família em que eu nasci, vivo naquela que construí". Que família não é resultado de uma construção? Há muitos pontos de encontro. Nenhuma ideologia prega a miséria, nem a desonestidade. Além disso, dá para demonstrar apoio a diversas pautas cristãs. Como pautas das campanhas da fraternidade passadas. Muitos padres vêm acenando para uma necessidade de mudança nesse quadro de polarização. Enfim, o bolsonarismo é mais novo que as relações que você estabelece com os bolsonaristas. Você certamente deve ter no campo das suas memórias, momentos de felicidade com essa, ou essas pessoas. Elas valem mais que política. O brasileiro médio fala de política da boca pra fora. Ele tem mais orgulho de não depender de ninguém. Ter seu próprio "jeito" de resolver as coisas. Em algum momento, essa pessoa que nunca acreditou na política passou a apoiar o Bolsonaro. Isso porque ele acha que faz parte de uma tribo urbana e de uma tribo vencedora. Os verdadeiros valores dessas pessoas estão em outro lugar.
Pede pra ele próprio criticar alguma coisa do governo... Apontar *UM* defeito do presidente. Ora, esse pessoal pedia auto crítica do PT, né? Dependendo de onde estiver a insatisfação dele, vê o que dá pra construir.
Perfeita como sempre. Precisamos manter o diálogo com quem pensa diferente e tentar entender os seus argumentos (geralmente bordões, frases feitas e fake news). E aí vai o que sempre vc diz. Se manter informado e ter dados para confrontar. Ideologia não se combate com ideologia.
É verdade. Mas ainda assim eu agradeço por não lecionar mais para o ensino fundamental. Porque alí o filho dessas pessoas vão chegar reproduzindo o discurso dos pais. Professores de História ou Geografia precisam desse ponto de diálogo caso contrário não conseguem ensinar e passam por charlatães. Esse resultado é mais grave que a política.
Exatamente esse argumento da Gabriela, vocês da esquerda não respeitam opiniões, você é o exemplo do que ela diz quando fala sobre entender o porquê votaram no Bolsonaro.
@@m41c00 é que é difícil você ouvir um pensamento burro e ignorante e pensar com carinho na pessoa que está falando coisas burras, sabe? Ainda mais quando a pessoa fala coisas erradas ou claramente enviesadas com tanta convicção. Fica difícil achar uma brecha. Sem contar que tem muito Bolsonarista que não importa o que você diga, ele vai pegar tudo e jogar no lixo por que pra ele, qualquer contraditório é de "esquerda" e pra ele tudo que é "esquerda" é ruim, é inimigo. A esquerda jamais colocou a direita inteira como inimiga. Não no Brasil.
@@Gustangela A esquerda sempre demonizou o "neoliberalismo" sendo que o país é um dos mais fechados do mundo. Precisamos é de reformas liberais para diminuir burocracias e abrir o mercado. Por isso eu vou sempre votar mais em candidatos "à direita" mesmo sendo mais liberal. Porém quero uma terceira via de centro direita. Cangaciro, luladrão, Boulos invasor e Manuela comunista de modo algum.
@@luisamaria3068 criticar o neoliberalismo e o capitalismo faz parte da esquerda. Assim como defender o liberalismo econômico, da direita. Mas a esquerda não coloca a direita como inimiga do mesmo jeito que Bolsonaro colocou a esquerda. A esquerda não fala "a direita" pra se referir ao Bolsonaro e seu desgoverno, nem mesmo ao "liberalismo", pois entende que o Bolsonaro é que é o problema. A esquerda brasileira entende que o mercado é fundamental e que o Brasil é um país capitalista, e sempre governa sob esse aspecto, impedindo privatizações que julga desnecessárias enquanto privatiza outros setores, só ver o histórico do país. Seu próprio discurso cheio de adjetivos pra se referir a literalmente TODA a esquerda, expõe que um pouco dessa lógica nociva entrou na sua cabeça. A esquerda é oposição da direita, e não uma entidade inimiga a ser extinta, como o Bolsonaro coloca. Vocês precisam ter noção do quão perigoso esse pensamento é.
Sou uma simples professora. Vejo essa classe dividida, sem ânimo, desacreditada. Sem voz e direito de fala. Principalmente a massa da educação básica. Que pessoas como vc, possa usar sua visibilidade para fazer esse trabalho tão necessário e urgente em nosso país. Cada um de nós em nosso nicho criar um eco para melhorar nossas condições socio políticas. Muito trabalho, mas sigamos acreditando em dias melhores.
Tem uma realidade muito difícil e muito inconveniente a ser levada em consideração ao responder a sua pergunta "o que queremos com nosso discurso? Não é convencer?". E essa verdade é que, pra uma grande parcela, não, não é convencer. É só masturbação mental mesmo. É só autoafirmação, compensação de inseguranças e vontade de ser aplaudido pelos colegas de bolha. É triste, mas é verdade. Tem muito pouca gente realmente disposta a estabelecer debate, a educar, a abrir diálogo. Infelizmente, a visão de "união" da maioria é uma união dos outros sob a sua bandeira.
GABY, SEUS COMENTÁRIOS TEM SIDO PROVEITOSOS PARA O CONVENCIMENTO DAS PESSOAS INDECISAS. CONTUDO ACREDITO QUE VOCÊ PRECISA IR ALÉM... PRECISAMOS DE VOCÊ NA CÂMARA FEDERAL.
Problema é que são 513 deputados e mais da metade é centrão. Não vejo muita saída para o país com um parlamento de 30 partidos. Não temos 30 ideologias. Não. Nem 10 temos e por isso os partidos se prestam ao papel eleitoreiro de "fisiologismo político"
Eu penso que, isso de ele dizer "não depende só de mim pra fazer isso ou aquilo", não se limita a chegar a conclusão de que ele é um líder fraco, mas talvez ele queira passar a ideia de que "precisamos dar mais força ao nosso líder" o que corrobora com o objetivo de golpe. Gosto muito dos seus vídeos, e do seu trabalho que através deles contribui para uma melhor conscientização do que é política e mais o que é a nossa política atual, parabéns pelo belíssimo trabalho!
Concordo plenamente com o que vc diz, Gabi. A questão é que eu acho que quem continua com o Bolsonaro até hoje depois de tudo que já aconteceu, não vai abandonar independente do que falamos ou da forma que falamos. As pessoas sempre tem uma justificativa para tudo o que ele faz e, quando não tem, finalizam a conversa dizendo que não vai votar no Lula e que eu sou comunista. É triste!
Gabriela, eu assisti ao vídeo pensando que vc faria uma análise do discurso dos presidenciáveis ao fazerem oposição, até pq cada um vem apresentando estratégias diferentes. Acho que seria interessante vc fazer essa análise em outro vídeo, talvez como continuação deste. Obrigada pela atenção
Estou me recordando aqui que na época da campanha, no 1° turno ainda, na metade da campanha, eu já estava vendo tudo como um jogo de estratégias e, como eu sempre fui #elenão , eu já pensava o meu voto como estratégico. Lembro de comentar em algum grupo de internet que eu participava e algumas mulheres me entenderem e me indagar se eu achava que todos e todas tinham essa mesma visão. Foi nessa hora que eu percebi a possibilidade dos engajamentos, de ambos os lados, serem mais emoção do que razão. Eu fiz a minha parte.
Na minha humilde opinião, acredito que mais importante ainda do que convencer quem se declara bolsonarista - muito difícil - a mudar de barco, é convencer àqueles que não são bolsonaristas a não votarem nele no segundo turno com a explicação de que foi a única opção que "sobrou". Depois de tudo que já aconteceu, quem ainda defende Bolsonaro já pagou caro demais na aposta, difícil ter uma parte expressiva desses mudando de ideia. No entanto, a maior parcela da população está nesse limbo de não querer nenhuma opção já declarada (inclusive eu), e é nessa galera que a gente deveria focar nossas atenções. A gente precisa convencer de que Bolsonaro não representa um candidato do campo democrático e que até um cabrito governando causaria menos danos ao nosso país. As pessoas precisam chegar na eleição ano que vem com o pensamento: "vamos lá, qualquer pessoa, menos Bolsonaro."
é vdd Gabriela. Há muitos anos atrás (em 2015, mais ou menos) eu era uma das que defendia essa aberração (não me orgulho disso, e não votei nele). Na época ele tava tomando notoriedade e fui muito alvo de chacota por defendê-lo. Isso me fez refletir? Claro q não! Cada dia que se passava eu apoiava mais e mais ele por causa desse comportamento. Foi vendo os absurdos q ele falava e pessoas tipo o Felipe Neto que me fizeram repensar meu apoio. Me desconstruí muito de lá pra cá, graças ao discurso que vc prega: de RESPEITO.
Como alguém q ver pessoas q são usados por Deus para falar sua mensagem, vai duvidar da mensagem política dos representantes do Divino? O buraco é bem mais em baixo e a esquerda tá por fora.
Em primeiro lugar, POR QUE CARALHOS DEUS IRIA PERDER TEMPO SE PREOCUPANDO COM A POLÍTICA HUMANA? Política não tem que se envolver com religião de forma alguma. Política é sobre homens e os homens não são só cristãos, existem diversos indivíduos diferentes, com crenças e necessidades diferentes na sociedade. Não se pode ter religião e moral religiosa como base pra política e para leis humanas. As leis divinas existem, tem na bíblia e o caralho a quatro, todas as religiões tem suas leis divinas. Não faz sentido forçar essas leis sobre as leis dos homens. Quebra todo o senso de livre arbítrio que o próprio cristianismo tenta passar. E essa ideia de que "o divino deu a tal homem o que falar e o que fazer" é uma ideia extremamente absolutista. Não existe um ser humano 100% certo, porque independente de alguma divindade o usar ou não, a divindade não vai ficar 100% do tempo dela, no corpo daquele cara falando e fazendo as coisas no lugar dele. Política deve ser livre e deve englobar toda a sociedade. O ESTADO precisa atender a todos os indivíduos da sociedade, não tem como misturar isso com religião e funcionar.
@@Chasssper Concordo com vc 100%, mas na cosmovisão da maioria das igrejas evangélicas, sobretudo petencostais e neo-petencostais esse argumento não significa absolutamente nada.
@@domgiovanne5982 o protestantismo e calvinismo é pró-capitalismo, possui uma base muito liberal na economia e ao mesmo tempo, valores conservadores. Eles sempre vão tender a direita, e é fato que o brasil precisa de reformas liberais para se abrir mais ao comércio e facilitar os pequenos e médios empreendedores. Temos burocracias demais, impostos altos para um país emergente. Privatizar estatais são necessárias, e isso não quer dizer que a direita quer destruir o SUS ou as escolas, até o NOVO que eu sigo não pretende privatizar os serviços. Lembrando que o Mandeta falou de aliança público-privada caso alguns locais os hospitais públicos estejam lotados, algo parecido com o corujão do Dória em São Paulo. A esquerda que distorceu totalmente o que ele disse.
@@luisamaria3068 a esquerda de modo hegemônica é fortemente favorável a economia de mercado (capitalismo), atualmente defende de forma mais enfática que a direita o pilar fundamental do Estado Democrático difundido por John Stuart Mill, qual seja, os valores que foram contidos no tratado internacional sobre as liberdades individuais denominado Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948, cujo Brasil é signatário e o transpôs para a sua Constituição no ART. 5. A dita "direita conservadora" costuma atacar este pilar garantidor da democracia, legado da revolução francesa, odiado por muitos que se denominam "conservadores". Ademais, dentre os valores do referido pilar se encontra a liberdade de culto e religião (Estado Laico), que permitiu a implantação e expansão do protestantismo no Brasil a partir da queda do império em 1889 e a promulgação da Constituição de 1891que adotou o Estado Laico. Vale lembrar que os conservadores da época (defensores da monarquia) eram contra o modelo de Estado Laico que era uma pauta progressista (liberal nos costumes). O conservadores defendiam o Estado Católico. Deste modo, a liberdade de culto e religião protestante no Brasil advém do progressismo do século XIX. Outrossim, os Direitos fundamentais Sociais, núcleo do Estado de bem estar social brasileiro (well fare State) - consignados no Capítulo II da CF) são mais aguerridamente defendidos pela esquerda. Enfim, fica claro que a esquerda hoje no Brasil está muito mais adaptada aos valores do Estado Democrático de Direito, enquanto a dita "direita conservadora" tende ao golpismo, a disrupção por inadaptação aos valores democráticos.
Não, é impossível. Usei toda paciência e disposição pra dialogar respeitosamente com o gado lá na eleição. E se ainda por cima o "ele não" saiu ao contrario isso só indica que nada pode ser feito mesmo.
A Prioli reduz a esquerda a uma bolha de burros que não sabe dialogar, ou totalitários como já disse em outros vídeos. NÃO PASSARÂO. Prioli, até o PCO esta abrindo para a dissolução e a renovação do STF, por conta do partidarismo. E você esquece de citar que muitos da esquerda são contra não a ciência, mas a vacinação compulsória e obrigatória de caráter emergencial, e o Bozo ganhou força para essas pessoas, quando ele enfatizava que não compraria nada antes de passar pela ANVISA e que não obrigaria ninguém a tomar, e foi o primeiro a pensar na economia enquanto todos queriam que a economia se fodessem. Não vai demorar muito, a Prioli trairá a esquerda. NãoPassarão
nas eleições não tinha como saber que o governo dele ia ser um lixo. A narrativa da esquerda pra não eleger o bolsonaro foi em torno de "a ele é homofóbico, nazista, taxista e bla bla bla". O que vemos atualmente é um verdadeiro ataque a democracia, traição à direita e as pautas liberais(coisas que não tinhamos como saber na época da eleição).
@@TheMathues123 Na época já se tinha Queiroz, suspeita de rachadinha (ou seja, corrupção) e funcionários fantasma, além da homofobia/misoginia/xenofobia que já indicava claramente como ele não se importa com a vida de um pessoa. Se isso não é suficiente, nada é.
Discordo de que é impossível dialogar. Acho q vc pode ter tentado abordar pelo lado errado o assunto. Pra quem apoia o Bolso ate hj pode ter ctz q vc chamar ele de machista, racista, homofóbico, misógino de nada vai adiantar pq eles ja fecham o ouvido pra isso, ou não se importam ou são um pouco disso tudo tb, e infelizmente eles podem ser necessários pra se construir uma maioria de votos. Vc tem q "ir pro campo deles", começar a falar de falta de coerência do Bolso com relação ao discurso anti centrão/"eu sou centrão". Das contradições sobre o suposto liberalismo dele e a constante liberação de dinheiro pro centrão. Vc tem q ir nas pautas q ele defendeu e mostrar q nem isso ele fez. Não vai ser possível chegar até todos os bolsonaristas msm, mas ainda hj é possível chegar a alguns. Não é da noite pro dia, é trabalho, é mt conversa e tem q saber abordar os temas. Nada de agressividade vai funcionar, isso só deixaria eles mais beligerantes. é horrível nao poder xingar e falar tudo q quer sobre o Bolso, porém, é o q pode ter algum resultado. Acho q foi isso q a Gabi quis dizer no vídeo. É trabalho de formiguinha, mas cada vez q um bolsonarista consegue entender um ponto negativo do Bolso é um vitória.
Esse vídeo é o que precisamos: achar urgentemente as semelhanças e não as diferenças entre nós. Também mostrar que as diferenças não ameaçam ninguém e podem ser inclusive fatores de união. Exemplo: mostrar que educação sexual não se trata de ensino de sexo, mas de segurança sexual para nossas crianças, mulheres e famílias. A grosso modo devemos perder o ranço e o prejuízo uns com os outros para eliminar a animosidade feroz que existe hoje. É isso, um ótimo dia para todos, paz!
Acho tão complicado estabelecer qualquer diálogo quando essas pessoas só acreditam no que querem, não acreditam na ciência, no jornalismo, nas universidades. Se tiver dicas de como fazer eles apenas se questionarem sobre o que creem verdadeiro, seria ótimo. Estou perdendo as esperanças!
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se… conheces a ti mesmo, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Caso não conheça nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” Já passou da hora de conhecermos o bolsonarismo a fundo. Senão é uma guerra perdida.
Você atinge bem uma boa parte desses ouvidos e conseguimos ter a certeza de que infelizmente vc não tem razão. Embora vc tenha boa intenção, tenta se embasar em dados a vida dos brasileiros é bem diferente . E a imagem que vc tenta passar do presidente de ser um perigo a democracia na percepção nossa é muito diferente. Nunca vou esquecer do seu entusiasmo junto de uma convidada sua para falar do discurso do Lula. O corpo fala e o seu não só falou como transbordou.
Gabi, conteúdo maravilhoso como sempre. Amo seu ponto de vista em diversos assuntos. Mas seu áudio é muito baixo 😞🤭 dá uma aumentadinha por favooor 🙏🏻❤️
Pois é. Eu acho muito tiro no pé essa galera que se opõem ao Bolsonaro e perde uma oportunidade de ouro para estabelecer o diálogo com quem se arrependeu de ter acreditado no genocida. Vide um exemplo claríssimo a resistência de muitos aceitarem e receberem o MBL… os caras fizeram o mea-culpa de terem defendido o Bolsonaro e fazem uma campanha brutal contra o governo. Estão com manifestação marcada para o dia 12 de setembro e fizeram questão de dizer que todo mundo é bem-vindo, fazendo referência explícita àqueles que são de esquerda e querem protestar contra o Bolsonaro. Outro exemplo triste foi o quase espancamento de membros do PSDB por membros do PCO naquela manifestação na Paulista mês passado. Pragmatismo, galera. Todo mundo que quer tirar esse cara de lá deveria ser bem-vindo, principalmente aqueles que se arrependeram de ter votado nele.
Na Ilíada (Homero), Cassandra tinha o dom da vidência e a maldição do descrédito. Ela alertou o rei de Troia (pai dela) tanto acerca das ameaças mais remotas quanto dos perigos mais evidentes que rondavam a cidade. Mas ninguém dava bola pra ela, ainda ficavam com raiva.
oi Gabriela, adoraria um ver um vídeo seu sobre a questão da demarcação de terras indígenas, melhor ainda se puder entrevistar alguém que entenda melhor do assunto🥰
O centrão é uma dura realidade, mas ele não é meramente fisiológico, também é orgânico. Aqui em Goiás praticamente não há no interior algo que não seja o centrão. Fora tudo que eles representam de ruim no congresso suas emendas levam benfeitorias aos municípios e mesmo criando o clientelismo político, acabam por assistir as pessoas que vivem nos pequenos municípios do interior. Muitas prefeituras pequenas não sabem como acessar recursos que a eles são destinados. Em suma, o centrão vai perder força quando partidos com agendas mais claras alcançarem esses espaços e forem pragmáticos o bastante para resolver esses problemas. Lembro ainda, que o MDB é, ou foi, o maior partido do Brasil e ele nem sequer costuma lançar candidatos à presidência.
Genial, Gabi. Você foi ao ponto. Seria legal se vc fizesse um vídeo simulando (ou real mesmo) alguns diálogos com pessoas que votaram 17 em 2018 e tb com algumas que ainda acham Bolsonaro a melhor opção para 2022.
Eu já tentei falar com essa galera, mas a resposta é sempre "e o Lula? e o PT? ", daí cansa, até porque , obviamente, votaria em qualquer candidato do PT se tivesse que decidir entre esse candidato e o Bozo, como o fiz em 2018.
Não há canseira alguma. Eu, sem sombra de dúvida, votarei em um candidato do PT se este for ao segundo turno com o Bolsonaro. Agora, voltando ao tema proposto, qual a narrativa da oposição lulopetista? Aliança com o mercado? Com os liberais!? Acenar ao empresariado que precariza a mão de obra enquanto usurpa o dinheiro público? Que tal essa tal oposição à esquerda mostrar o seu projeto de reforma tributária? (Lula já falou que não taxará grandes fortunas)
@@wilsonjoses ah sei lá, eu já to resignado, se o Bozo não for impeachmado e perder os direitos políticos, com a polaridade que o país está é Lula lá direto.
Os fanáticos dos 2 lados são praticamente impossíveis de dialogar. Mas quero acreditar que eles sejam minoria e que consigamos sim atingir as pessoas com essas constatações que vc citou.
Fui eleitor do Bolsonaro em 2018 e ao que tudo aponta serei novamente em 2022. A forma de vocês alcançarem o eleitor do Bolsonaro é bem simples, PAREM DE APOIAR O PT! Quase ninguém vota no Bolsonaro porque ele é um grande estadista, e sim porque ele aparenta ser a opção menos pior em relação à quadrilha que saqueou o país por 14 anos. Quando a esquerda sair debaixo das asas do Lula e começar a trabalhar com outros nomes vocês terão apoio de grande parte da população que está insatisfeita com a situação atual mas simplesmente não vê possibilidade de dar votos novamente a um partido extremamente corrupto.
Sou eleitor do Ciro e estou conseguindo trazer muito eleitor do Bolsonaro exatamente por isso. O PT quem separou o país, nesse discurso de “nós estamos certos e eles errados”, nesse falso moralismo que enquanto pregava igualdade e combate à corrupção metia a mão em dinheiro público. Da uma pesquisa na campanha do Ciro, ele tem denunciado o PT e Bolsonaro com denúncias coesas, com provas e dados. O Brasil não pode ser Lula x Bolsonaro, esses são os com maior rejeição e só ganham se for um contra o outro.
@@BlogHabblet Não concordo com os ideais do Ciro mas acho que hoje ele seria a opção mais realista para a presidência, num segundo turno entre ele e Bolsonaro eu votaria nele tranquilamente, infelizmente sei que não é isso que vai acontecer e que mais uma vez veremos a quadrilha do PT no segundo turno.
Gosto muito desse pensamento estratégico! Não adianta nada diminuir os eleitores do bolsonaro! Precisamos dar argumentos que façam eles pensarem!
Entenda, quem é de esquerda, JAMAIS irá se comunicar com os Bolsonaristas, Só o discurso politicamente correto já causa ataques de nervos neles!! A estratégia é deixar quem fala a lingua deles fazer o trabalho de acolhimento dos apoiadores bolsonaristas arrependidos! EXEMPLO: Nando Moura, vc pode repudiar este cara, mas ele fala a lingua dos bolsonarisas, atinge e comunica diretamente á eles e hoje ele é um crítico feroz do Bolsonarismo! Este sim pode convencer bolsonaristas a abandonar o barco, já vcs, sugiro que nem tentem, senão serão mandados para cuba e ponto!
Já tentei. Mas grande parte prefere estar errado do que "ser convencido por um esquerdista". Ego não deixa eles entenderem que estão se enforcando
É perca de tempo quando eles já vêm com as frases mastigadas: "cOLuniSm0 PaSsar f0nE talkey?"
@@mateusherculano1412," tal e qual"!! É escusado. Essa gente obedece aos seus instintos primários, não há possibilidade de argumentação com eles, eles poem os seus preconceitos à frente de qualquer racionalidade. Eles nem entendem que o "politicamente correcto" é necessário como base de entendimento. São literalmente uns selvagens!!
A questão é que, embora se digam defensores da moralidade, eles argumentam que a corrupção do governo é "pouca coisa" se comparada à era PT. Isso me referindo àqueles que admitem que há/houve alguma corrupção, pois a maioria que conheço jura que é um governo ilibado. Indo mais fundo, apelam para a religiosidade (que deveria estar bem afastada dessa política suja). É bastante difícil.
Sim, eu tenho evitado chamar as pessoas de “gado” ou de “bolsomínion”. Dale Carnegie já dizia que ninguém jamais “vence” uma discussão. Então a conversa com respeito, tentando entender o lado do outro é muito mais produtivo.
Prócer
A Prioli reduz a esquerda a uma bolha de burros que não sabe dialogar, ou totalitários como já disse em outros vídeos. NÃO PASSARÂO. Prioli, até o PCO esta abrindo para a dissolução e a renovação do STF, por conta do partidarismo. E você esquece de citar que muitos da esquerda são contra não a ciência, mas a vacinação compulsória e obrigatória de caráter emergencial, e o Bozo ganhou força para essas pessoas, quando ele enfatizava que não compraria nada antes de passar pela ANVISA e que não obrigaria ninguém a tomar, e foi o primeiro a pensar na economia enquanto todos queriam que a economia se fodessem.
Não vai demorar muito, a Prioli trairá a esquerda.
NãoPassarão
Acho q depende, o diálogo é extremamente fundamental sim, mas pra quem quer ouvir. Debater com ignorante não adianta. Tem 2 tipos de bolsonaristas, aqueles que ainda dá pra estabelecer um diálogo, e os gados, os ignorantes, que só querem ouvir o que lhes interresam. Tem pessoas que não adianta vc mostrar fatos, argumentos e etc pq elas estão cegas por uma ideologia, nesses casos oq vai acontecer é que vc pode "derrotar" eles no argumento, então a mesma parará de responder. Mas essa pessoa não foi mudada sabe? E nem vai, pq ela não quer ouvir. Mas essa parte extremista é muito pequena, e o que nos cabe é a calar! Sim, não se tolera intolerante. O bolsonarismo deu voz ao imbecil, orgulho ao ignorante e espaço ao sem caráter, e a gente tem que fazer eles sentirem medo de novo!! Essas pessoas sempre existiram, mas não tinham voz. Quando eram só elas berrando pro grupinho delas não fazia barulho, eles começaram a ter espaço quando a gente começou a dar atenção a eles. Então basicamente: Deixa o minion berrar. Denuncie, mas não dê espaço. Só gaste o seu diálogo com quem vc vê que realmente está disposto a mudar.
@@ennealv vocês que é visto como piada, ou maconheiro coisa do tipo kkk #Bolsonaro2022
Conversa com respeito com quem quer te ver morto, só porque não vota no presidente de cemitério? Tô fora!
Esse final de semana eu quase apanhei só por dizer que não era bolsonarista. Na mesma hora o cara me colocou como Petista e disse que eu nem deveria estar alí conversando com ele. Só pq eu disse que não era à favor do Bolsonaro. Então eu te digo. Impossível manter um diálogo com essa galera.
Se vc desistiu de convencer e influenciar, desistiu da democracia. Tão bovino quanto.
@@fabio-a.-dos-santos E sua mãe, está boa?
é o que sempre digo , estamos falando para quem pensa igual e não estamos conseguindo atingir quem está preso na bolha bolsonarista. Muitos enxergam nele o espaço que não tem. Muitos pensam igual a ele , não entendem as distorções da realidade. Temos que nos unir para explicar, ensinar , e divulgar as verdades. De uma forma de simples compreensão, pois a maioria são pessoas conservadoras que pensam e defender a família.
Já me mandam ir pra cuba antes da conversa kkkkkk
Ir pra passear é uma coisa agora morar é foda kkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkk
te mandaram ir ver como fica um país depois de aplicarem sua ideologia lá por anos
Entenda, quem é de esquerda, JAMAIS irá se comunicar com os Bolsonaristas, Só o discurso politicamente correto já causa ataques de nervos neles!! A estratégia é deixar quem fala a lingua deles fazer o trabalho de acolhimento dos apoiadores bolsonaristas arrependidos! EXEMPLO: Nando Moura, vc pode repudiar este cara, mas ele fala a lingua dos bolsonarisas, atinge e comunica diretamente á eles e hoje ele é um crítico feroz do Bolsonarismo! Este sim pode convencer bolsonaristas a abandonar o barco, já vcs, sugiro que nem tentem, senão serão mandados para cuba mesmo!!
@@samuelflordarosa9204 O pessoal de esquerda são mais violentos que eles, se você falar lula roubou eles já vem um um pedaço de madeira para de atacar! Além da esquerda não poder falar muito kkkkk
Vão falar:
- Bolsonaro está ameaçando ditadura!
Eles vão replicar:
- Lula financiou várias e você não falou nada! (E o Lula?)
Gabriela vc tem razão como sempre.
Sugestão de entrevista: Padre Julio Lancellotti. Exemplo, respeito e admiração, definem
O padre é um grande exemplo de caridade e nobreza. Os esquerdistas cristãos, como o governador Flávio Dino, tem uma grande contribuição a dar nesse diálogo com os Cristãos bolsonaristas.
Apoio!!
Um verdadeiro cristão.
Vai trazer um pastor também?
Religião e política.. hmm melhor não
@@mrpeacemm a Gabriela sabe como conduzir um papo saudável, que chame, tá sussa e é o diálogo que nos faz evoluir!
Gabriela, parabéns pela sobriedade através da qual você fala de e política.
Proponho uma narrativa simples "EU NÃO VOTO EM OTÁRIOS" o cara que vai governar o país não pode ser """enganado""" nem deixando roubar a Petrobrás e nem deixando roubarem o Ministério da Saúde!
Parabéns pelo seu trabalho!!!
Concordo! Nas eleições de 2018 eu tinha muito um pré-conceito das pessoas que declaravam seu voto em Bolsonaro, hoje já consigo ter empatia suficiente para entender as angústias que os levaram a votar nele. Mas ainda hoje tem uma galera que continua colocando o Bolsonaro como o mito acima de tudo e de todos aí fica difícil dialogar com essa galera...
eu sempre entendi, a verdade é que sempre foi uma ideia imbecil votar nele
Acho ter empatia com quem quer me ver morto é coisa de gado...
Muito bom, Gabi. Tu és uma das poucas jornalistas que vejo abordar essa questão do sentimento do eleitorado e de como nós devemos nos comunicar com aqueles que divergem de nós. Diplomacia é a ponte para a democracia!
Sou de Centro-Direita e adoro ver os seus vídeos. Estamos todos no mesmo barco, então é bom todos saber dialogar com quem pensa diferente. Parabéns pelo trabalho.
Que benção ler esse tipo de comentário!!! Que se multiplique mais pessoas assim. Amigo, se tiver algum canal que contempla sua linha de pensamento, manda aqui! Quero ampliar mais a minha compreensão.
@@bobsampaio3817 conheço um canal muito bom, do Rafael Scapella. Ele fala sobre economia não apenas do Brasil, mas de vários países, tendo um ponto de vista LIBERAL na economia e nos costumes. Outros economistas com viés liberal que eu sigo : Ricardo Amorin, Sami Dana, Renata Barreto, Marina Helena
Perfeitas colocações
Sempre é possível ser respeitoso e empático. É preciso se dedicar, mas conseguiremos.
Tamos juntos 👍!!
A manifestação Fora Bolsonaro, 12/09, é essencial!
Sim , vamos todos la unidos pelo impeachment do bozo
Sinto pena de vcs Kk #BolsonaroAté2026
@@PedroAugusto-wc5gs Sente tanta pena que veio aqui, comentar e chorar. Quando se tem pena, nem o conteúdo é consumido.
Excelente!
#CIRO12
Taxação de Grandes Fortunas, já!
Que aula
12 de setembro fora Bolsonaro!
🙏🙏🙏🙏🙏
@@artuzinho1387 nem lula nem Bolsonaro!
Não é fácil conseguir dialogar com quem defende Bolsonaro a essa altura. Mas precisamos fazê-lo pelo Brasil e tendo sempre em mente que não, não somos donos da verdade também não.
É muito difícil de conversar com os apoiadores do Bolsonaro.
Porque o Bolsonarismo é um culto.
Mas você já se dispôs a ouvir essas pessoas de forma imparcial? Eu ouvi o governo da esquerda durante 16 anos e eu estava de saco cheio! E isso não tem relação nenhuma com o Bolsonaro! Eu particularmente não sou eleitor de A ou B mas sigo atento, não acredito na mídia, nem em políticos e sim em resultados! Abraço
Aqui em SC é muito fácil ouvir o que os apoiadores do "mito" pensam. Eles estão em toda parte. E, sinceramente, dá um desânimo ouvir o que eles falam.
@@66151514 Sem falsas equivalências, por gentileza.
O discurso já começa errado ao dizer que foram 16 anos, sendo que foram 13 anos.
De um lado a gente pode conversar sobre a corrupção do governo petista, e isso inclui um ex ministro do governo Lula que gosta de pagar de santo. De outro, por favor, não venha sugerir que conversar com quem ataca as instituições diariamente, com quem praticou genocídio na própria população, com quem praticou e ainda pratica tanta corrupção quanto, e dizer que: *é a mesma coisa* .
Não. F.O.D.E.
Pois é. É difícil. Mas qual é a alternativa que existe para mudar a mente dessas pessoas? Não dá pra esperar que caia do céu. Sem que entendamos as motivações delas, não dá para abordar o que importa para fazê-las mudar de ideia. Democracia é isso. Não é fácil em nenhum lugar.
Além do mais… acho que o que ela disse de mais importante é receber bem as pessoas que votaram nele e se arrependeram. Se a gente não trazer essas pessoas para o nosso lado e as deixarmos desassistidas no debate público, elas simplesmente serão presas fáceis para voltarem à esfera Bolsomion.
Oi Gabriela
Vc tem razão
Vejo pela minha irmã q vcs não falam pra todos ainda... infelizmente
Será que essa galera está disposta a nos ouvir? Eu tentei da melhor forma possível, mas infelizmente eles não querem nem ouvir.
Eu "mudei de assunto" e parece estar dando certo. Quando uso os exemplos do Bolsonaro (sem necessariamente usar o nome dele), concluo mentalmente as semelhanças com a gestão pública de onde trabalho...de escala municipal. Como os "golpes mentais" de dominação populista são muito iguais, essa postura minha tem "angariado aliados surpreendentes". Não preciso citar o nome do Bozo para combater o bolsonarismo. Apenas precisamos fingir que mudamos de assunto. Talvez muitos ex-minions do Bozo, o genocida, hoje estejam me apoiando na escala local! Deus nos ajude, progressistas pelo mundo! Acho que, na verdade, nunca saí do "vira-voto" de 2018. Boa sorte!
@@augustoventura9079 tem um exemplo mais específico dessa abordagem?
Bem isso, eu tbm tentei, mas eh como se fosse uma seita religiosa fortíssima, as pessoas estão desorientadas.
@@raphaeldaniel5534 existe um "tom professoral' do Bozo. Ele arrumou espaços blindados da mídia para exercer sua influência a vonté no cercadinho. Essa postura de "paizão sábio e experiente" que ele usa naqueles momentos com os minions, aliado à falta de qualquer contraditório, exatamente por estar fora do alcance dos olhos, mente e boca críticas, é uma pré-legitimação pelo gado. Quase o mesmo que um pastor sem escrúpulos faz. Um momento de doutrinação, mas que, como disfarçada de espaço descontraído, passa qualquer falácia-mentira-baboseira-sem-fundamento. São truques nas mentes. Assuntos às vezes tão mirabolantes que a pessoa simples nem entende a lógica ginasta que ele fez. Mas a postura, o tom de superioridade pretende (veja, aqui é o pulo do gato), apenas pretende parecer bom. Querer parecer bom não vai mais colar quando o truque ilusionista for desmascarado .....No caso do Bozo em conjunto com provas dos crimes, ele tá lascado!!....Não há fórmula...mas que há semelhanças entre populistas, aaah, isso há! ; )
@@tommagalhaes2673 Parabéns! É preciso muita paciência! Mas considero um esforço mais que necessário continuar lutando pela Democracia, e só se ganha esclarecendo, não mentindo, como faz o Bozo! Insistamos com a verdade e a boa vontade! ; )
Ola Gabriela !! Menos emoção, mais razão !! Agradeço !!
Quando misturam religião com política, nunca dará certo ... Eu não consigo entender como não enxergam o obvio.
Oi, Gabriela. Gosto bastante de te ouvir; gosto bastante também da parte em que você diz que é preciso conversar com a diferença, porque quem é igual, já é igual. Só fico me questionando sobre essa “conversa”… isso, porque as minhas conversas aqui, são bem difíceis; p. Ex., em relação a corrupção na compra das vacinas, muitos respondem que “não houve corrupção, pois não houve compra…” 😡😡 em relação à economia, p. Ex., a alta da gasolina, “ah!, mas foi o PT que acabou c a Petrobras e agora temos esse cenário”… 😡😡😡 então, fico pensando daqui que a razão tem limite…
Pede pra eles apontarem *UM* defeito... Diz que, se não tiver nenhum, então é fanatismo... Por mais que eles idolatrem o cara, devem concordar que ele não é perfeito, então tenta começar por aí. Taaalveeez tenha algum progresso... Se concordar com algum defeito do Lula pode servir de incentivo também kkkk
Então, eu já fui não um apoiador mas simpatizei com a revolta que acarretou na eleição do Bolsonaro. Continuo conservador mas definitivamente para os próprios conservadores o Bolsonaro é um símbolo de revolta e asco. Tivemos a oportunidade de ver a mesma coisa que houve com o Lula mas agora com o Bolsonaro, pessoas que por uma revolta/indignação abraçaram um político e começaram a se negar de qualquer sinal de corrupção dentro de casa. Sem contar é claro a fomentação da mídia, das redes sociais e dos influencers que absorvem essa revolta e simplificam a discussão a um jogo de futebol. O que me ajuda muito e que ajudaria muito a todos os lados é começar o questionamento: "Será que estou sendo inflexível? Será que eu não estou mais engajado com a minha visão de mundo do que com a realidade de fato? Será que eu não sou igual a esse cara intolerante e inflexível?" Mas resumo da história é: as pessoas estão machucadas, cansadas de corrupção e acabam se apegando a esse sentimento e consumindo informações que validam ainda mais esse sentimento, seja de cá ou seja de lá, e é um problema gigantesco porque morre o diálogo. Todos os lados querem revoluções, ditaduras, mudanças bruscas mas precisamos aceitar que nem tudo vai ser como eu quero ou como você quer, temos que achar alguma coisa que atenda ambos na medida do satisfatório e por isso o diálogo é necessário. E o mais legal com esses diálogos é que você vai ver que tem gente muito inteligente do outro lado, os espantalhos e caricaturas caem e o nível da conversa sobe e fica mais civilizado. Mas a morte desse diálogo fomenta extremos cada vez mais perigosos para todos. Ixe, dá pra escrever muito mais, dá até vontade de conversar mas isso aqui é comentário de youtube e eu preciso voltar a programar.
Para influenciar alguém vc tem q primeiramente provar q é confiável, e para provar q é confiável tem q ceder, escutar muito, respeitar, pagar um rango, chamar em casa, dar um presente, etc. Só depois disso, ouvidos se abrirão. Enquanto vc falar sem sacrifício, nada terá.
Bolsonaristas não são diferentes: são inimigos. E o gado é perigoso, porque segue o berrante. Não tem diálogo possível.
@@zedejoaoagoraelula4796 mas alguns se arrependem! Kkkk (mesmo que às vezes por motivos questionáveis)
Tem que deixar uma porta aberta pra esses caras, mesmo que você não receba eles com um abraço e um sorriso...
Pois é Gabriela, tá difícil , ter menos emoção e mais razão.
Oi Gabi, sendo racional eu não consigo imaginar que todos (ou a maioria dos que apoiam o bolsonaro HOJE) o apoiem por falta de informação. Muitos o apoiam porque compactuam com muito do que ele faz e representa, que defendem o absurdo assim como ele.
Mas de fato eu sempre acreditei que uma parte dessa galera não mudou de lado ainda apenas por não receber a nossa mensagem. Tem muita gente presa na própria bolha, consumindo fakenews sem saber, eu conheço várias, inclusive.
Entendo e concordo que nossa voz não está chegando em todos os lugares onde deveria chegar. O difícil está sendo encontrar formas de conversar com quem se recusa a abrir a própria mente e ouvidos pra nós. Situação triste.
Enfim, amei o vídeo, como sempre. Obrigado.
Se vc desistiu de convencer e influenciar, desistiu da democracia. Tão bovino quanto.
@@fabio-a.-dos-santos estuda um pouco de interpretação de texto e depois volta aqui, trouxa
@@lucascalixto8973 Nossa! Quer sair na mão pelo teclado. Típico de gado.
Muito bom!!! Parabéns uma vez mais
Sei não, Gabriela! Acho que não há narrativa viável que mude a cabeça desses cabeças-duras, até porque eles vivem num mundo paralelo.
Sei do que estou falando porque convivo com alguns no seio da própria família…😭😭😭
Faça críticas a problemas do cotidiano. O trânsito, os buracos, o mal atendimento do Detran. Isso é um consenso absoluto. Rsrs.
As pessoas não mudam abertamente a opinião política, mas elas enxergam os problemas. Bem, o voto é secreto. Não precisamos vencer no debate.
Mas acho que dá pra encontrar coisas no mundo que vc e o bolsonarista queiram melhorar né? Acho que primeiro a gente senta na mesa para fazer a seia, depois a gente percebe que nenhum dos lados é tão ruim assim.
Um presidente não é tão importante assim. O melhor que se pode fazer é tirar Bolsonaro e Lula do centro da questão.
@@gustavoluca4029 se falar de transito\dentran eles vão dizer que é culpa do "senador dpvat" ( Randolfe Rodrigues ) e por isso que ele ta querendo derrubar o presidente
@@Angeli92490 será que fora da internet essa discussão é tão instruída? Pode até ser que sim, mas mesmo assim acaba sendo um ponto que aproxima as opiniões. O que de fato implica num resultado que está no campo da convivência e não simplesmente da opinião política. Acho que é vantagem tirar todos os nomes da mesa. O trânsito é uma das coisas que mais mata no Brasil, ainda assim é um instrumento de arrecadação que os estados não têm muitos escrúpulos em utilizar. Salvar ou condenar nomes não vai permitir criar um espírito de boa convivência que vai nos ajudar a defender questões mais determinantes.
Acho que a ideia é sair da polêmica.
É melhor criticar junto com o bolsonarista o trânsito, que escutar um monte de ofensas dele por defender alguma política de inclusão que ele vê como ameaça.
Assim se estabelece uma linha em que os dois lados respeitam a opinião.
Esse foi o objetivo do meu comentário, procurar essa linha. O trânsito foi só um exemplo.
@@gustavoluca4029
Eu quero que melhor as políticas voltadas para o meio ambiente. Será que rola diálogo?
Eu quero que se combata o racismo com políticas públicas consistentes e efetivas. Será que rola diálogo?
Não conheço os serviços do Detran porque não tenho carro… hehehe
Esse final foi perfeito: às vezes a gente fala o que quer falar e isso é até bom, fácil pra gente; mas aí acaba não atingindo o público e não adianta de nada. O importante é ouvir o recado do outro lado pra tentar ser o mais claro possível e, quem sabe, conseguir ser ouvido!
eu quero acreditar que é possível..
Mas vai batendo o cansaço, sabe? é triste
Video incrível
Comecei a gostar e entender a política depois que comecei a te seguir, Vc e maravilhosa no que diz.
A questão de estar na bolha é bem crucial. Mesmo quem consegue perceber que existe uma bolha, fica difícil de saber em qual bolha estamos e tem coragem de rompê-la.
Acredito que é preciso ter humildade de perceber que erramos em nossa tentativa de convencimento do passado para poder transformar o discurso e de fato argumentar com quem pensa diferente de nós.
Um dos problemas que vejo é que a pessoa que está querendo convencer muitas vezes também não está aberta a ceder em alguns pontos, como se ela fosse a dona de uma verdade absoluta.
No fim, não adianta fazer a cirurgia perfeita se o paciente morre. É preciso quebrar esse "monólogo coletivo" ou "diálogo de surdos" sociais.
Adorei o vídeo.
Quem se indigna com a corrupção (os casos de OSs nos hospitais de campanha trazidos no
@showdavida
domingo são escabrosos) e apoia a reforma administrativa que amplia de forma exponencial a indicação política na máquina pública não esta entendendo nada. #PEC32VaiPiorar
tem economistas que não concordam com isso.
Brilhante.
É possível racionalmente. Mas ainda não tô pronta psicologicamente pra isso.
Perfeito simplismente.
Ganhar os gados?
Quase impossível, quando a grande maioria deles projeta o "eu interior" personificado no mito! É como trazer o Bolsonaro que tem um perfil absolutista, para a democracia.
Bem isso mesmo.
Só a psicanálise para explicar o Bolsonarismo, por isso lógica e razão não funciona com eles.
igual o gado do Lula, infelizmente só vamos mudar isso quando a população ''não gado'' começar a votar e deixar de se abster, pq aí só ficam os 2 fã clubes bolsopetistas.
A Prioli chamou vc de gado também e vc nem percebeu
Gado sao aproximadamente 25% do eleitorado de 2018. A grande maioria só escolheu o minto pra nao votar no pete e são nesses que se deve focar, fora os 10kk que foram de branco ou nulo (fora as desistencias)
@@patriciaalencar7818 Até parece que os isentões não são gados. São o que que o professor Dufour chama de rebanho ego gregário. Cada gado acredita que não faz parte do rebanho, enquanto segue pro matadouro. kkkk
Muito de acordo! Há mais de 6mil indígenas reunidos em Brasília em uma grande mobilização e os jornais de maior circulação ignoram esse fato... Ainda estamos vivendo à sombra dos escândalos que é o que a maioria ouve, ou quer ouvir
Gabi sempre sensata, precisamos trazer parte desse eleitorado à discussão racional, beijos Gabi.
Diva
Parabéns pelo vídeo e parabéns aos comentários! Vejo que meu ponto de vista ficou ainda mais sólido depois disso.
Gabriela que mulher!!! Me sinto representada
Aquele comentário maroto para aumentar o engajamento
Há a necessidade de entender que as ideias não podem estar acima das pessoas, e como a Gabriela já mencionou tantas vezes, discutir dentro da nossa bolha não vai contribuir muito para mudar os resultados das próximas eleições. Por isso me entristece ver o “clubismo” de defensores do Lula x defensores do Ciro, por exemplo.
São as ideias que devem ser discutidas. As pessoas são maiores do que as ideias.Igual Voltaire dizia:” ideias também podem mudar mundos, conservar mundos e destruir mundos. Então, a intolerância também pode nos matar, nos destruir e matar o bom senso de reconhecer o outro apesar das diferenças”
@@giovanisauthier1241 você realmente acha que o luladrão é inocente ?
Aeh!! Tamo juntoooo!!! Ganhamos já! A união pela solidariedade é muito melhor do que a disputa devido às diferenças!
Convivendo com um bolsonarista, não tenho tanta esperança que algo vai funcionar, pois democracia, feminismo, combate a extrema pobreza, inclusão e paz não são valorizados por todos. Não consigo achar um ponto em comum para construir algo.
Boa economia acho que é, tenta! A nossa tá fodi**
É preciso garantir a segurança do núcleo do sistema de crenças dessa pessoa. Por isso assuntos como família, combate a corrupção, ou melhor, honestidade e segurança são bons temas para isso. Acredito que existem caminhos por aí. Por exemplo, em questões de segurança é imperativo um debate sobre as melhorias de condições do trabalho policial. Inclusive sua humanização. É um bom ponto para abordar direitos humanos sem dar a entender que se está "defendendo bandido". Mostra empatia com esse grupo que frequentemente é tratado como vilão, mas que está vivendo constantemente situações de extrema violência. A família como um valor essencial, mesmo que não se trate da família nuclear. Podemos aqui mudar um pouco o espaço da discussão de gênero. "Na falta da família em que eu nasci, vivo naquela que construí". Que família não é resultado de uma construção?
Há muitos pontos de encontro. Nenhuma ideologia prega a miséria, nem a desonestidade.
Além disso, dá para demonstrar apoio a diversas pautas cristãs. Como pautas das campanhas da fraternidade passadas. Muitos padres vêm acenando para uma necessidade de mudança nesse quadro de polarização. Enfim, o bolsonarismo é mais novo que as relações que você estabelece com os bolsonaristas. Você certamente deve ter no campo das suas memórias, momentos de felicidade com essa, ou essas pessoas. Elas valem mais que política.
O brasileiro médio fala de política da boca pra fora. Ele tem mais orgulho de não depender de ninguém. Ter seu próprio "jeito" de resolver as coisas. Em algum momento, essa pessoa que nunca acreditou na política passou a apoiar o Bolsonaro. Isso porque ele acha que faz parte de uma tribo urbana e de uma tribo vencedora.
Os verdadeiros valores dessas pessoas estão em outro lugar.
Pede pra ele próprio criticar alguma coisa do governo... Apontar *UM* defeito do presidente. Ora, esse pessoal pedia auto crítica do PT, né?
Dependendo de onde estiver a insatisfação dele, vê o que dá pra construir.
Excelente, obrigada, espero que essas idéias ajudem a guiar muitas conversas para uma boa direção
Rompa
Se candidata a deputada, tem meu apoio
Prioli, sem dúvida vc é maravilhosa e sabe disso, portanto deveria se candidatar, terás meu apoio
Pense!!!
Creio senadora, vice ou até presidente
Maravisolhaaaaa! Com seu livro no meu kindle e só esperando o fim de semana p começar! Não vejo a hora!
Eu acho q te ouvi é muito agradável e relevante.
Sou teu fã
Perfeita como sempre.
Precisamos manter o diálogo com quem pensa diferente e tentar entender os seus argumentos (geralmente bordões, frases feitas e fake news).
E aí vai o que sempre vc diz. Se manter informado e ter dados para confrontar.
Ideologia não se combate com ideologia.
Depois q o ranço se instalou ficou mto difícil estabelecer algum diálogo com quem ainda defende o energúmeno.😬
É verdade. Mas ainda assim eu agradeço por não lecionar mais para o ensino fundamental. Porque alí o filho dessas pessoas vão chegar reproduzindo o discurso dos pais. Professores de História ou Geografia precisam desse ponto de diálogo caso contrário não conseguem ensinar e passam por charlatães. Esse resultado é mais grave que a política.
Exatamente esse argumento da Gabriela, vocês da esquerda não respeitam opiniões, você é o exemplo do que ela diz quando fala sobre entender o porquê votaram no Bolsonaro.
@@m41c00 é que é difícil você ouvir um pensamento burro e ignorante e pensar com carinho na pessoa que está falando coisas burras, sabe? Ainda mais quando a pessoa fala coisas erradas ou claramente enviesadas com tanta convicção. Fica difícil achar uma brecha. Sem contar que tem muito Bolsonarista que não importa o que você diga, ele vai pegar tudo e jogar no lixo por que pra ele, qualquer contraditório é de "esquerda" e pra ele tudo que é "esquerda" é ruim, é inimigo. A esquerda jamais colocou a direita inteira como inimiga. Não no Brasil.
@@Gustangela A esquerda sempre demonizou o "neoliberalismo" sendo que o país é um dos mais fechados do mundo. Precisamos é de reformas liberais para diminuir burocracias e abrir o mercado. Por isso eu vou sempre votar mais em candidatos "à direita" mesmo sendo mais liberal. Porém quero uma terceira via de centro direita. Cangaciro, luladrão, Boulos invasor e Manuela comunista de modo algum.
@@luisamaria3068 criticar o neoliberalismo e o capitalismo faz parte da esquerda. Assim como defender o liberalismo econômico, da direita. Mas a esquerda não coloca a direita como inimiga do mesmo jeito que Bolsonaro colocou a esquerda. A esquerda não fala "a direita" pra se referir ao Bolsonaro e seu desgoverno, nem mesmo ao "liberalismo", pois entende que o Bolsonaro é que é o problema. A esquerda brasileira entende que o mercado é fundamental e que o Brasil é um país capitalista, e sempre governa sob esse aspecto, impedindo privatizações que julga desnecessárias enquanto privatiza outros setores, só ver o histórico do país. Seu próprio discurso cheio de adjetivos pra se referir a literalmente TODA a esquerda, expõe que um pouco dessa lógica nociva entrou na sua cabeça. A esquerda é oposição da direita, e não uma entidade inimiga a ser extinta, como o Bolsonaro coloca. Vocês precisam ter noção do quão perigoso esse pensamento é.
Você é uma das mentes mais brilhantes - se não a mais brilhante! - deste país. Meu Deus!
#Bravíssimo!
Ele não! Ele nunca! Não vai ter golpe!
É verdade o qie disses, não temos que falar só com os que concordam com nós. Se quisermos mudanças temos que atingir o eleitorado do bolsonaro
Retrato narrado é o melhor podcast de jornalismo investigativo que eu já ouvi
É no spotify?
Sim. No Spotify que eu ouvi. Mas pode ser que no deezer tb tenha.
Sou uma simples professora. Vejo essa classe dividida, sem ânimo, desacreditada. Sem voz e direito de fala. Principalmente a massa da educação básica. Que pessoas como vc, possa usar sua visibilidade para fazer esse trabalho tão necessário e urgente em nosso país. Cada um de nós em nosso nicho criar um eco para melhorar nossas condições socio políticas. Muito trabalho, mas sigamos acreditando em dias melhores.
Projeto Nacional de Desenvolvimento ✊🏼 🇧🇷🌹 Ciro 12!
desenvolvimentismo é imitar o Geisel. Vai dar merda.
Perfeita sua colocação a respeito do assunto abordado, sou seu fã.
Tem uma realidade muito difícil e muito inconveniente a ser levada em consideração ao responder a sua pergunta "o que queremos com nosso discurso? Não é convencer?". E essa verdade é que, pra uma grande parcela, não, não é convencer. É só masturbação mental mesmo. É só autoafirmação, compensação de inseguranças e vontade de ser aplaudido pelos colegas de bolha.
É triste, mas é verdade. Tem muito pouca gente realmente disposta a estabelecer debate, a educar, a abrir diálogo. Infelizmente, a visão de "união" da maioria é uma união dos outros sob a sua bandeira.
Você arrasa!! 👏👏👏
GABY, SEUS COMENTÁRIOS TEM SIDO PROVEITOSOS PARA O CONVENCIMENTO DAS PESSOAS INDECISAS. CONTUDO ACREDITO QUE VOCÊ PRECISA IR ALÉM... PRECISAMOS DE VOCÊ NA CÂMARA FEDERAL.
Problema é que são 513 deputados e mais da metade é centrão. Não vejo muita saída para o país com um parlamento de 30 partidos. Não temos 30 ideologias. Não. Nem 10 temos e por isso os partidos se prestam ao papel eleitoreiro de "fisiologismo político"
Eu penso que, isso de ele dizer "não depende só de mim pra fazer isso ou aquilo", não se limita a chegar a conclusão de que ele é um líder fraco, mas talvez ele queira passar a ideia de que "precisamos dar mais força ao nosso líder" o que corrobora com o objetivo de golpe. Gosto muito dos seus vídeos, e do seu trabalho que através deles contribui para uma melhor conscientização do que é política e mais o que é a nossa política atual, parabéns pelo belíssimo trabalho!
Sentir falta do "menos emoção e mas razão"
Essa frase enjoou ...faz uns 3 anos já 😂
Verdadeiro demais.
Que triste essa frase "O Brasil empobreceu a olhos vistos" 😪
Concordo plenamente com o que vc diz, Gabi. A questão é que eu acho que quem continua com o Bolsonaro até hoje depois de tudo que já aconteceu, não vai abandonar independente do que falamos ou da forma que falamos. As pessoas sempre tem uma justificativa para tudo o que ele faz e, quando não tem, finalizam a conversa dizendo que não vai votar no Lula e que eu sou comunista. É triste!
Gabriela, eu assisti ao vídeo pensando que vc faria uma análise do discurso dos presidenciáveis ao fazerem oposição, até pq cada um vem apresentando estratégias diferentes. Acho que seria interessante vc fazer essa análise em outro vídeo, talvez como continuação deste. Obrigada pela atenção
Estou me recordando aqui que na época da campanha, no 1° turno ainda, na metade da campanha, eu já estava vendo tudo como um jogo de estratégias e, como eu sempre fui #elenão , eu já pensava o meu voto como estratégico. Lembro de comentar em algum grupo de internet que eu participava e algumas mulheres me entenderem e me indagar se eu achava que todos e todas tinham essa mesma visão. Foi nessa hora que eu percebi a possibilidade dos engajamentos, de ambos os lados, serem mais emoção do que razão.
Eu fiz a minha parte.
Pacto com essa galera???? Vai ser difícil, fanatismo é difícil combater.....e a vergonha alheia, o que fazer com ela???
se não houver deboches e provocações certamente haverá diálogo sim
@@clarissecarolina453 duvido
Na minha humilde opinião, acredito que mais importante ainda do que convencer quem se declara bolsonarista - muito difícil - a mudar de barco, é convencer àqueles que não são bolsonaristas a não votarem nele no segundo turno com a explicação de que foi a única opção que "sobrou". Depois de tudo que já aconteceu, quem ainda defende Bolsonaro já pagou caro demais na aposta, difícil ter uma parte expressiva desses mudando de ideia. No entanto, a maior parcela da população está nesse limbo de não querer nenhuma opção já declarada (inclusive eu), e é nessa galera que a gente deveria focar nossas atenções. A gente precisa convencer de que Bolsonaro não representa um candidato do campo democrático e que até um cabrito governando causaria menos danos ao nosso país. As pessoas precisam chegar na eleição ano que vem com o pensamento: "vamos lá, qualquer pessoa, menos Bolsonaro."
é vdd Gabriela. Há muitos anos atrás (em 2015, mais ou menos) eu era uma das que defendia essa aberração (não me orgulho disso, e não votei nele). Na época ele tava tomando notoriedade e fui muito alvo de chacota por defendê-lo. Isso me fez refletir? Claro q não! Cada dia que se passava eu apoiava mais e mais ele por causa desse comportamento. Foi vendo os absurdos q ele falava e pessoas tipo o Felipe Neto que me fizeram repensar meu apoio. Me desconstruí muito de lá pra cá, graças ao discurso que vc prega: de RESPEITO.
Gabi vc é a melhor👏👏👏
Como alguém q ver pessoas q são usados por Deus para falar sua mensagem, vai duvidar da mensagem política dos representantes do Divino? O buraco é bem mais em baixo e a esquerda tá por fora.
Em primeiro lugar, POR QUE CARALHOS DEUS IRIA PERDER TEMPO SE PREOCUPANDO COM A POLÍTICA HUMANA? Política não tem que se envolver com religião de forma alguma. Política é sobre homens e os homens não são só cristãos, existem diversos indivíduos diferentes, com crenças e necessidades diferentes na sociedade. Não se pode ter religião e moral religiosa como base pra política e para leis humanas. As leis divinas existem, tem na bíblia e o caralho a quatro, todas as religiões tem suas leis divinas. Não faz sentido forçar essas leis sobre as leis dos homens. Quebra todo o senso de livre arbítrio que o próprio cristianismo tenta passar. E essa ideia de que "o divino deu a tal homem o que falar e o que fazer" é uma ideia extremamente absolutista. Não existe um ser humano 100% certo, porque independente de alguma divindade o usar ou não, a divindade não vai ficar 100% do tempo dela, no corpo daquele cara falando e fazendo as coisas no lugar dele. Política deve ser livre e deve englobar toda a sociedade. O ESTADO precisa atender a todos os indivíduos
da sociedade, não tem como misturar isso com religião e funcionar.
@@Chasssper Concordo com vc 100%, mas na cosmovisão da maioria das igrejas evangélicas, sobretudo petencostais e neo-petencostais esse argumento não significa absolutamente nada.
@@domgiovanne5982 o protestantismo e calvinismo é pró-capitalismo, possui uma base muito liberal na economia e ao mesmo tempo, valores conservadores. Eles sempre vão tender a direita, e é fato que o brasil precisa de reformas liberais para se abrir mais ao comércio e facilitar os pequenos e médios empreendedores. Temos burocracias demais, impostos altos para um país emergente. Privatizar estatais são necessárias, e isso não quer dizer que a direita quer destruir o SUS ou as escolas, até o NOVO que eu sigo não pretende privatizar os serviços. Lembrando que o Mandeta falou de aliança público-privada caso alguns locais os hospitais públicos estejam lotados, algo parecido com o corujão do Dória em São Paulo. A esquerda que distorceu totalmente o que ele disse.
@@luisamaria3068 a esquerda de modo hegemônica é fortemente favorável a economia de mercado (capitalismo), atualmente defende de forma mais enfática que a direita o pilar fundamental do Estado Democrático difundido por John Stuart Mill, qual seja, os valores que foram contidos no tratado internacional sobre as liberdades individuais denominado Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948, cujo Brasil é signatário e o transpôs para a sua Constituição no ART. 5. A dita "direita conservadora" costuma atacar este pilar garantidor da democracia, legado da revolução francesa, odiado por muitos que se denominam "conservadores". Ademais, dentre os valores do referido pilar se encontra a liberdade de culto e religião (Estado Laico), que permitiu a implantação e expansão do protestantismo no Brasil a partir da queda do império em 1889 e a promulgação da Constituição de 1891que adotou o Estado Laico. Vale lembrar que os conservadores da época (defensores da monarquia) eram contra o modelo de Estado Laico que era uma pauta progressista (liberal nos costumes). O conservadores defendiam o Estado Católico. Deste modo, a liberdade de culto e religião protestante no Brasil advém do progressismo do século XIX. Outrossim, os Direitos fundamentais Sociais, núcleo do Estado de bem estar social brasileiro (well fare State) - consignados no Capítulo II da CF) são mais aguerridamente defendidos pela esquerda. Enfim, fica claro que a esquerda hoje no Brasil está muito mais adaptada aos valores do Estado Democrático de Direito, enquanto a dita "direita conservadora" tende ao golpismo, a disrupção por inadaptação aos valores democráticos.
@@luisamaria3068 Vale lembrar, ainda, que na época de Lula a esmagadora maioria dos Protestante/ evangélicos votavam na esquerda.
Show Gabi
Não, é impossível. Usei toda paciência e disposição pra dialogar respeitosamente com o gado lá na eleição. E se ainda por cima o "ele não" saiu ao contrario isso só indica que nada pode ser feito mesmo.
A Prioli reduz a esquerda a uma bolha de burros que não sabe dialogar, ou totalitários como já disse em outros vídeos. NÃO PASSARÂO. Prioli, até o PCO esta abrindo para a dissolução e a renovação do STF, por conta do partidarismo. E você esquece de citar que muitos da esquerda são contra não a ciência, mas a vacinação compulsória e obrigatória de caráter emergencial, e o Bozo ganhou força para essas pessoas, quando ele enfatizava que não compraria nada antes de passar pela ANVISA e que não obrigaria ninguém a tomar, e foi o primeiro a pensar na economia enquanto todos queriam que a economia se fodessem.
Não vai demorar muito, a Prioli trairá a esquerda.
NãoPassarão
nas eleições não tinha como saber que o governo dele ia ser um lixo. A narrativa da esquerda pra não eleger o bolsonaro foi em torno de "a ele é homofóbico, nazista, taxista e bla bla bla". O que vemos atualmente é um verdadeiro ataque a democracia, traição à direita e as pautas liberais(coisas que não tinhamos como saber na época da eleição).
@@TheMathues123 Na época já se tinha Queiroz, suspeita de rachadinha (ou seja, corrupção) e funcionários fantasma, além da homofobia/misoginia/xenofobia que já indicava claramente como ele não se importa com a vida de um pessoa. Se isso não é suficiente, nada é.
Discordo de que é impossível dialogar. Acho q vc pode ter tentado abordar pelo lado errado o assunto. Pra quem apoia o Bolso ate hj pode ter ctz q vc chamar ele de machista, racista, homofóbico, misógino de nada vai adiantar pq eles ja fecham o ouvido pra isso, ou não se importam ou são um pouco disso tudo tb, e infelizmente eles podem ser necessários pra se construir uma maioria de votos. Vc tem q "ir pro campo deles", começar a falar de falta de coerência do Bolso com relação ao discurso anti centrão/"eu sou centrão". Das contradições sobre o suposto liberalismo dele e a constante liberação de dinheiro pro centrão. Vc tem q ir nas pautas q ele defendeu e mostrar q nem isso ele fez. Não vai ser possível chegar até todos os bolsonaristas msm, mas ainda hj é possível chegar a alguns. Não é da noite pro dia, é trabalho, é mt conversa e tem q saber abordar os temas. Nada de agressividade vai funcionar, isso só deixaria eles mais beligerantes. é horrível nao poder xingar e falar tudo q quer sobre o Bolso, porém, é o q pode ter algum resultado. Acho q foi isso q a Gabi quis dizer no vídeo. É trabalho de formiguinha, mas cada vez q um bolsonarista consegue entender um ponto negativo do Bolso é um vitória.
@@MarinaSantana Você está enganada. O caso Queiroz e rachadinhas vieram à tona em Dez/2018 e o imbecil foi eleito em Out/2018.
Esse vídeo é o que precisamos: achar urgentemente as semelhanças e não as diferenças entre nós. Também mostrar que as diferenças não ameaçam ninguém e podem ser inclusive fatores de união. Exemplo: mostrar que educação sexual não se trata de ensino de sexo, mas de segurança sexual para nossas crianças, mulheres e famílias. A grosso modo devemos perder o ranço e o prejuízo uns com os outros para eliminar a animosidade feroz que existe hoje. É isso, um ótimo dia para todos, paz!
25 segundo e 24 likes? Essa é fera mesmo bicho
Acho tão complicado estabelecer qualquer diálogo quando essas pessoas só acreditam no que querem, não acreditam na ciência, no jornalismo, nas universidades. Se tiver dicas de como fazer eles apenas se questionarem sobre o que creem verdadeiro, seria ótimo. Estou perdendo as esperanças!
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se… conheces a ti mesmo, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Caso não conheça nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”
Já passou da hora de conhecermos o bolsonarismo a fundo. Senão é uma guerra perdida.
Você atinge bem uma boa parte desses ouvidos e conseguimos ter a certeza de que infelizmente vc não tem razão. Embora vc tenha boa intenção, tenta se embasar em dados a vida dos brasileiros é bem diferente . E a imagem que vc tenta passar do presidente de ser um perigo a democracia na percepção nossa é muito diferente. Nunca vou esquecer do seu entusiasmo junto de uma convidada sua para falar do discurso do Lula. O corpo fala e o seu não só falou como transbordou.
Gabi, conteúdo maravilhoso como sempre. Amo seu ponto de vista em diversos assuntos. Mas seu áudio é muito baixo 😞🤭 dá uma aumentadinha por favooor 🙏🏻❤️
Ótimas considerações , como sempre ! 😉
Depende do nível do bolsonarista, pois com muitos e impossível diálogo 🤡
Pois é. Eu acho muito tiro no pé essa galera que se opõem ao Bolsonaro e perde uma oportunidade de ouro para estabelecer o diálogo com quem se arrependeu de ter acreditado no genocida. Vide um exemplo claríssimo a resistência de muitos aceitarem e receberem o MBL… os caras fizeram o mea-culpa de terem defendido o Bolsonaro e fazem uma campanha brutal contra o governo. Estão com manifestação marcada para o dia 12 de setembro e fizeram questão de dizer que todo mundo é bem-vindo, fazendo referência explícita àqueles que são de esquerda e querem protestar contra o Bolsonaro. Outro exemplo triste foi o quase espancamento de membros do PSDB por membros do PCO naquela manifestação na Paulista mês passado. Pragmatismo, galera. Todo mundo que quer tirar esse cara de lá deveria ser bem-vindo, principalmente aqueles que se arrependeram de ter votado nele.
Na Ilíada (Homero), Cassandra tinha o dom da vidência e a maldição do descrédito. Ela alertou o rei de Troia (pai dela) tanto acerca das ameaças mais remotas quanto dos perigos mais evidentes que rondavam a cidade. Mas ninguém dava bola pra ela, ainda ficavam com raiva.
oi Gabriela, adoraria um ver um vídeo seu sobre a questão da demarcação de terras indígenas, melhor ainda se puder entrevistar alguém que entenda melhor do assunto🥰
Ailton Krenak
Já ouvi bolsogado tentando defender dizendo que "o centrão é necessário" kkkkkk essa galera se torna cada vez mais uma piada...
os passapanistas
O centrão é uma dura realidade, mas ele não é meramente fisiológico, também é orgânico. Aqui em Goiás praticamente não há no interior algo que não seja o centrão. Fora tudo que eles representam de ruim no congresso suas emendas levam benfeitorias aos municípios e mesmo criando o clientelismo político, acabam por assistir as pessoas que vivem nos pequenos municípios do interior.
Muitas prefeituras pequenas não sabem como acessar recursos que a eles são destinados.
Em suma, o centrão vai perder força quando partidos com agendas mais claras alcançarem esses espaços e forem pragmáticos o bastante para resolver esses problemas.
Lembro ainda, que o MDB é, ou foi, o maior partido do Brasil e ele nem sequer costuma lançar candidatos à presidência.
A Prioli chamou vc de gado tb e vc nem percebeu
Escórias.
Eu sempre fico assustada como é que tem gente que perdeu amigos e familiares por causa da covid e ainda assim continua apoiando o Bolsonaro
8:40 não é possível. Para eles, a economia está retomando, não há corrupção etc, repetem exatamente o que manda Bolsonaro/Guedes.
Cara, mas eles estão certos, basta vc olhar a vida com os teus olhos e não com as narrativas da tv ou oposição, não seja massa de manobra
@@PedroAugusto-wc5gs "repetem exatamente o que manda Bolsonaro/Guedes" e "Não seja massa de manobra" - creio que essas frases não possam concordar.
Gabriela acompanho sempre o seu canal. gostaria muito que vc entrevistasse o Cabo DACIOLO.
Menos razão e mais reação.
Lema de todo bolsonarista.
Genial, Gabi. Você foi ao ponto. Seria legal se vc fizesse um vídeo simulando (ou real mesmo) alguns diálogos com pessoas que votaram 17 em 2018 e tb com algumas que ainda acham Bolsonaro a melhor opção para 2022.
Eu já tentei falar com essa galera, mas a resposta é sempre "e o Lula? e o PT? ", daí cansa, até porque , obviamente, votaria em qualquer candidato do PT se tivesse que decidir entre esse candidato e o Bozo, como o fiz em 2018.
Não há canseira alguma. Eu, sem sombra de dúvida, votarei em um candidato do PT se este for ao segundo turno com o Bolsonaro. Agora, voltando ao tema proposto, qual a narrativa da oposição lulopetista? Aliança com o mercado? Com os liberais!? Acenar ao empresariado que precariza a mão de obra enquanto usurpa o dinheiro público? Que tal essa tal oposição à esquerda mostrar o seu projeto de reforma tributária? (Lula já falou que não taxará grandes fortunas)
@@wilsonjoses ah sei lá, eu já to resignado, se o Bozo não for impeachmado e perder os direitos políticos, com a polaridade que o país está é Lula lá direto.
Boas observações! Acredito que rola a gente trabalhar em cima desses pontos!
Os fanáticos dos 2 lados são praticamente impossíveis de dialogar. Mas quero acreditar que eles sejam minoria e que consigamos sim atingir as pessoas com essas constatações que vc citou.
não existe fanáticos dos 2 lados
@@qwertt14 está defendendo qual deles?
@@ssetznagl8165 porque eu teria que estar defendendo um deles??
Ai que preguiça.
@@ssetznagl8165 digo o mesmo ué
Excelente. Basico da comunicação. Emissor e receptor.
Fui eleitor do Bolsonaro em 2018 e ao que tudo aponta serei novamente em 2022.
A forma de vocês alcançarem o eleitor do Bolsonaro é bem simples, PAREM DE APOIAR O PT! Quase ninguém vota no Bolsonaro porque ele é um grande estadista, e sim porque ele aparenta ser a opção menos pior em relação à quadrilha que saqueou o país por 14 anos.
Quando a esquerda sair debaixo das asas do Lula e começar a trabalhar com outros nomes vocês terão apoio de grande parte da população que está insatisfeita com a situação atual mas simplesmente não vê possibilidade de dar votos novamente a um partido extremamente corrupto.
Sou eleitor do Ciro e estou conseguindo trazer muito eleitor do Bolsonaro exatamente por isso.
O PT quem separou o país, nesse discurso de “nós estamos certos e eles errados”, nesse falso moralismo que enquanto pregava igualdade e combate à corrupção metia a mão em dinheiro público.
Da uma pesquisa na campanha do Ciro, ele tem denunciado o PT e Bolsonaro com denúncias coesas, com provas e dados. O Brasil não pode ser Lula x Bolsonaro, esses são os com maior rejeição e só ganham se for um contra o outro.
cara, na boa, como você quer que te respeitem se VOCÊ mente que pessoal tá falando do desastre do bolsonaro pra apoiar o pt??? acorda pra realidade
@@BlogHabblet Não concordo com os ideais do Ciro mas acho que hoje ele seria a opção mais realista para a presidência, num segundo turno entre ele e Bolsonaro eu votaria nele tranquilamente, infelizmente sei que não é isso que vai acontecer e que mais uma vez veremos a quadrilha do PT no segundo turno.
kkkkk a senhora é uma comedia kkkk, a nossa bolha essa foi otima kkkk