FESTEJO ao Caboclo Tupinambá
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 พ.ย. 2024
- Pai Thiago de Oxóssi, ministro da Casa de Axé Tupinambá, localizado na comunidade de Santa Rita - Cururupu- MA, há 20 anos faz festividade em alusao a passagem do Índio Tupinambá em seu ori (cabeça). Em conversa com o Pai Thiago, o mesmo firma que dentro das sua iniciação sempre fez obrigação para caboclos, nunca para Santos, pois cada Casa tem seu modo em desenvolver os princípios religioso dentro umbanda
O Caboclo Tupinambá é um índio com uma maneira de pensar muito otimista. Como ele gosta de dizer: “Tupinambá é como um bambu: sabe se vergar e, por isso, não pode ser quebrado.”
Possui um humor sereno que permite com que ele seja firme sem deixar de ser carinhoso. Muito alegre ele é bastante carismático. Sua energia, em terra, é intensa e vibrante. Gosta muito de dançar e geralmente seus movimentos na dança são giratórios. Costuma usar pintura e adereços no rosto. E, em ocasiões festivas, usa um grande cocar que vai até o chão.
Sempre acompanhado de uma cobra e uma onça, ele trabalha juntamente com esses animais para auxiliar os consulentes. As cobras realizam a limpeza do períspirito das pessoas e do ambiente. Já a onça atua combatendo o que for mais pesado e grosseiro e, ainda existe o javali, que aparece quando é necessário para combater algo muito grave.
Seus médiuns trabalham com guias nas cores predominantemente verde utilizam o charuto como instrumento de trabalho.