Eu venho PARABENIZAR o Prof. Bairros com toda estima e orgulho!!! Seus vídeos são a mais pura aula e aprendizado Profissional e didático d maneira simples q provam q quando se tem conhecimento, consegue ensinar d maneira simples, coisas q são em sua realidade muito complexas, porém com tanta inteligência e sabedoria o Prof. Bairros deixa tudo simples, preciso e com tearia singular muito bem explicada, entende-se tudo !!! Muito obrigado Prof. Bairros, eu digo q pessoas desse nível deveriam receber prêmios e serem reconhecidos como patrimônio da sabedoria, técnica, e mestre no ensino !!!
Verdade Eduardo vamos divulgar esse canal aí..... O professor é fera na eletrônica, elétrica, é eletrotécnica.! Merece mêsmo. Obrigado mestre...!! Já estou divulgando
Top aula como sempre Agora existe a condição do transformador convencional se comportar como 2 transformadores toroidais unidos, pois fisicamente (em teoria) não precisamos necessariamente se valer somente do núcleo central no convencional. Ao invés de uma estrutura metálica quadrada podería-se utilizar uma estrutura em *8* para facilitar a passagem dos cabos e distribuição das correntes.
Sim professor transformador toroidal é mais eficiente mas em questão de durabilidade Eu acho que o convencional dura mais porque eu nunca peguei um amplificador com o transformador convencional em curto sempre o toroidal
Pois é, vi poucos trafos toroidais, a maioria dos que vi foram indutores e trafos para aplicações específicas, como bobinas de choque de linha, obrigado pelo vídeo, abração!!!
Luiz, é bastante comum em amplificadores musicais e PAs de média e alta potência. Tenho uma caixa para guitarra Cygnus de 200W RMS e uma vez consertei um PA do meu cunhado de 2.000 W RMS, esse dava medo só de olhar, tanto que no teste de ligar ele, derrubou o disjuntor de casa, o problema era o capacitor da fonte de entrada, 10.000 Uf, aqueles que tem parafusos ao invés de terminais.
@@airtonfabian2765 sim, já vi alguns desses, foi a aplicações como essas que eu me referi como sendo específicas, pois se tratam de equipamentos profissionais e/ou industriais... Abração!!!
@@luizmarxsenjr Isso, são bem mais caros mas para a mesma potência ficam muito menores que os tradicionais. Tenho uma caixa amplificada Cygnus de 200W rms e usa um toroide dentro.
Então estou pretendo fazer uma experiência fazer um estator com a Lâminas de uma Trena métrica de 3 metros de comprimento quê ficou ruim kkkk, vou ver o que vai acontecer.
Pode parecer brincadeira, mas já usei trafo toroidal pra ouvir música, fiz um primário e secundário de mesmo n° de espiras, e comprei plug P2 macho e fêmea.
Olá Mandar, eu estou preparando um vídeo exatamente destqa forma, mas tem um segredinho, o número de voltas do secundário deve ser menor do que o número de voltas do primário, mas a ideia é excelente....
Não professor, não acho não, vaza fluxo do mesmo jeito. Se o senhor fizer um corte no nucleo toroidal e estica-lo (se tivesse jeito de esticar) ele formaria um letra "I" comprida, ou seja um núcleo de um carretel bem largo mas sem as pernas laterais. Quando as linhas de fluxo fazem o circulo contornando a letra "I" metade do circulo (perímetro) passa por dentro do núcleo e a outra metade (um pouco mais da metade) passa por fora, onde no núcleo "E" passaria na perna lateral. O problema é que na lâmina 'E" o comprimento do núcleo (ou largura do carretel) é apenas uma perna central e meia de medida e no toroidal ela é muito mais comprida. O toroidal esquenta mais por ser mais econômico em quantidade de ferro (dissipa menos). O toroidal o vazamento não interfere porque ele vaza pra cima e pra baixo (ele é sempre montado deitado). O núcleo laminado o conjunto de lâminas tem sempre 4 lados mas as linhas de indução sempre seguem apenas em dois lados (quase nada nos outros 2 lados). O toroidal não tem tunel de indução (ele é aberto num dos lados). Se fizer um trafo EI com um tunel beeeem largo eu acho que ele vai render mais, mas vai gastar muito ferro e ter uma indutância muito alta criando muito harmonicos da frequência o que não é bom em trafos de força. O toroidal é muito mais econômico para o fabricante de lâminas, estampar lâminas E além do esperdicio (os retângulos dentro do "E") é um processo muito mais caro do que cortar tiras de lâminas para toroidal. Os rendimentos podem se equiparar e chegar as ser o mesmo nos dois tipos, depende da construção e da aplicação (pra quê que é trafo). Imagine uma máquina de solda com um trafo toroidal e e imagine um trafo de audio com um toroidal, não cola. Essa é a minha maneira de enxergar a coisa. Mas tem muito mais detalhes a serem analizados.
ótima contra prova rsrsrsrsrsrs,essas lendas sobre toroidais implantadas por fabricantes que estao ficando ricos com esses trafos mentirosos tende acabar !!!
Parabéns professor! A sua voz parece a de um personagem de um desenho que eu não me lembro agora. Rsrsrs. Mas pfv me responda a pergunta: Se eu colocar dois toroides empilhados eu consigo uma tensão no secundário?
Oi professor Bairros, amo seus conteudos, gostaria de saber se pode-se usar núcleo toroidal para confeccionar transformador para fontes chaveadas? Eu faço curso de eletrônica comfoco em fontes chaveadas, e tem vários cálculos para determinar o transformador, o nucleo, o "gap", etc. nos toroidais não há gap.
Olá Lucas, eu uso o flash antigão, e tenho uma mesa digitalizadora, com aquelas canetinhas e tudo mais, o pessoal hoje em dia não usa mais o flash prá desenhar , trem esse fotoshop que faz quase tudo, inclusive acaba com a memória do meu computadorzinho, por isso eu uso o flash, e na animação o flash ainda é o melhor..
Meu caro professor me tire uma dúvida... Porqueos transformadores toroidais tem maior facilidade em queimar? Trabalho com amplificadores e ja pude observar que os toroidais resistem menos a transientes elétricos.
@@canaldopicco não é esse o motivo. A maioria absoluta dos amplificadores profissionais são em 220 volts... Mas basta uma chave liga-desliga ou disjuntor fazer mau contato que eles queimam. Já os tradicionais, sofrem bem menos com isso.
ninguem aqui vai te falar,mais eu te digo,todos trafos toroidais do mercado sao enrrolados "de forma errada",todos os fabricantes enrrolam os toroidais saturando,um toroidal que seria pra 100w eles saturam para fornecer 200w,por isso essa lenda que transformador toroidal é mais eficiente,o que é uma mentira deslavada,um transformador convencional por exemplo aguenta trabalhar muito mais saturado pela massa muito maior que eles tem,sendo assim os nucleos toroidais ja estao no limite do limite,qualquer variaçao e o primario entra em colapso,sempre desconfie de toroidais pequenos que sao vendidos com o milagre da multiplicaçao de potencia !!!
Vamos divulgar o canal do professor. Conteúdo sucinto e de excelente qualidade, tudo o que precisamos nos dias de hoje.
Eu venho PARABENIZAR o Prof. Bairros com toda estima e orgulho!!! Seus vídeos são a mais pura aula e aprendizado Profissional e didático d maneira simples q provam q quando se tem conhecimento, consegue ensinar d maneira simples, coisas q são em sua realidade muito complexas, porém com tanta inteligência e sabedoria o Prof. Bairros deixa tudo simples, preciso e com tearia singular muito bem explicada, entende-se tudo !!! Muito obrigado Prof. Bairros, eu digo q pessoas desse nível deveriam receber prêmios e serem reconhecidos como patrimônio da sabedoria, técnica, e mestre no ensino !!!
Verdade Eduardo vamos divulgar esse canal aí..... O professor é fera na eletrônica, elétrica, é eletrotécnica.! Merece mêsmo.
Obrigado mestre...!! Já estou divulgando
Olá Edson, fiquei feliz com o teu comentário, muito obrigado pela força e muita luz no teu caminho....
Com aulas como essa, uma criança pode se tornar um especialista em pouco tempo. ❤
Simmm Sayser e se divertindo ainda ...
Bom dia a todos o amante da eletrônica bem explicada. Me sinto na cadeira de uma escola técnica quando vejo os tutorias do professor.
simmm Jose, que bacana essa observação, obrigado...
Excelente. Muito utilizado em amplificadores de som e caixas amplificadas.
ESTE PROFESSOR BAIRROS É UM TRANSFORMADOR DE SENHOS EM REALIDADE!
Top aula como sempre
Agora existe a condição do transformador convencional se comportar como 2 transformadores toroidais unidos, pois fisicamente (em teoria) não precisamos necessariamente se valer somente do núcleo central no convencional.
Ao invés de uma estrutura metálica quadrada podería-se utilizar uma estrutura em *8* para facilitar a passagem dos cabos e distribuição das correntes.
Didática perfeita. Obrigado Professor 😊
Excelente aula, professor. Realmente, foram poucos os aparelhos que vi um toroidal, mas eram aparelhos de boa qualidade. Abraço de Niterói.
Obrigado Luiz Fernando, gostei da informação...
Sempre muito didático!
Parabéns!
Explicação sensacional...!! 😃
Parabéns...!!👏👏👏👏
Que riqueza de informação! 🏆🏆🏆
Sim professor transformador toroidal é mais eficiente mas em questão de durabilidade Eu acho que o convencional dura mais porque eu nunca peguei um amplificador com o transformador convencional em curto sempre o toroidal
Parabéns por mais um video.Sempre repasso para estudantes,pois sua didática é excepcional.
Ótima explicação!
Muito interessante e simples de entender. Parabéns 👏
Obrigado 😃 Mário alves se dá prá simplificar por que conplicar...
Toooop!!!!!😎👍👍👍
Professor, canal top em.
Sempre maravilhosas são suas aulas, professor!
Parabéns Prof, excelente assunto com belíssima explicação. Muito bom.
Bom dia a todos. Ótima explicação
Boa professor, cada vez melhor!
Obrigado 😃Márcio e bons estudos
Professor o senhor é dádiva do nosso pai JEOVÁ.
Mais uma informação excelente. Obrigado por compartilhar professor. Virei seu fã SIMMMMMM
Olá Fazendo coisas legais, obrigado, e bora fazer coisas legais na eletrônica.
@@professorbairros Desafio aceito.
Ótimo!
simmm álvaro, obirgado e bons estudos...
Você é o cara!
Meu Deus, que explicação magnífica!! Parabéns🎉🎉🎉
Pois é, vi poucos trafos toroidais, a maioria dos que vi foram indutores e trafos para aplicações específicas, como bobinas de choque de linha, obrigado pelo vídeo, abração!!!
Luiz, é bastante comum em amplificadores musicais e PAs de média e alta potência. Tenho uma caixa para guitarra Cygnus de 200W RMS e uma vez consertei um PA do meu cunhado de 2.000 W RMS, esse dava medo só de olhar, tanto que no teste de ligar ele, derrubou o disjuntor de casa, o problema era o capacitor da fonte de entrada, 10.000 Uf, aqueles que tem parafusos ao invés de terminais.
@@airtonfabian2765 sim, já vi alguns desses, foi a aplicações como essas que eu me referi como sendo específicas, pois se tratam de equipamentos profissionais e/ou industriais...
Abração!!!
@@luizmarxsenjr Isso, são bem mais caros mas para a mesma potência ficam muito menores que os tradicionais. Tenho uma caixa amplificada Cygnus de 200W rms e usa um toroide dentro.
excelente aula professor, eu vi uns super toroidal no canal do dantes santana com fitas de cobre
Olá fábio, a fita sempre ajuda, mas não é tão importante no toroidal como no convencional.
Buscando ó conhecimento foco na missão bazuka Foz do Iguaçu PR Brazil 🇧🇷🇧🇷
Que cara legal
muito bom
Muito bom esse video.❤
TENho varios nucleo de toroidal e preciso fazer os enrolamentos para FAZER potencia
Tai, gostei. Parabéns
Professor, o Senhor tem algum conteúdo ou teria interesse em fazer algum tutorial sobre cálculos e construções de tranformadores?
Aula top
Parabéns por este excelente vídeo
Obrigado 👍 JHosé ribeiro e bons estudos...
... e sobre o núcleo de ferrite!?
Super didático!!!!
Muito bom. Já dei like! abraços
Então estou pretendo fazer uma experiência fazer um estator com a Lâminas de uma Trena métrica de 3 metros de comprimento quê ficou ruim kkkk, vou ver o que vai acontecer.
siiiiiim muiyo bom . uma 50L6 pro senhor
simm Nilton uma 6V6 cheia de potênica prá você também...
@@professorbairros Simmmmm obrigado professor. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Qual jome da fita transparente que finaliza o transformador?
Excelente top
Obrigado Celso...
@@professorbairros,É nós!.
transformador que usar grão orientado GO e o grão não orientado tem muita diferença
Top top
Pode parecer brincadeira, mas já usei trafo toroidal pra ouvir música, fiz um primário e secundário de mesmo n° de espiras, e comprei plug P2 macho e fêmea.
?
Faz Vídeo
Olá Mandar, eu estou preparando um vídeo exatamente destqa forma, mas tem um segredinho, o número de voltas do secundário deve ser menor do que o número de voltas do primário, mas a ideia é excelente....
E porque não usamos ele em amplificadores?
boa tarde uma pergunta os trafos toroidal em uso de amplificadores comparados aos tradicionais de chapa interfere na qualidade do áudio .
Não professor, não acho não, vaza fluxo do mesmo jeito. Se o senhor fizer um corte no nucleo toroidal e estica-lo (se tivesse jeito de esticar) ele formaria um letra "I" comprida, ou seja um núcleo de um carretel bem largo mas sem as pernas laterais. Quando as linhas de fluxo fazem o circulo contornando a letra "I" metade do circulo (perímetro) passa por dentro do núcleo e a outra metade (um pouco mais da metade) passa por fora, onde no núcleo "E" passaria na perna lateral. O problema é que na lâmina 'E" o comprimento do núcleo (ou largura do carretel) é apenas uma perna central e meia de medida e no toroidal ela é muito mais comprida. O toroidal esquenta mais por ser mais econômico em quantidade de ferro (dissipa menos). O toroidal o vazamento não interfere porque ele vaza pra cima e pra baixo (ele é sempre montado deitado). O núcleo laminado o conjunto de lâminas tem sempre 4 lados mas as linhas de indução sempre seguem apenas em dois lados (quase nada nos outros 2 lados). O toroidal não tem tunel de indução (ele é aberto num dos lados). Se fizer um trafo EI com um tunel beeeem largo eu acho que ele vai render mais, mas vai gastar muito ferro e ter uma indutância muito alta criando muito harmonicos da frequência o que não é bom em trafos de força. O toroidal é muito mais econômico para o fabricante de lâminas, estampar lâminas E além do esperdicio (os retângulos dentro do "E") é um processo muito mais caro do que cortar tiras de lâminas para toroidal. Os rendimentos podem se equiparar e chegar as ser o mesmo nos dois tipos, depende da construção e da aplicação (pra quê que é trafo). Imagine uma máquina de solda com um trafo toroidal e e imagine um trafo de audio com um toroidal, não cola. Essa é a minha maneira de enxergar a coisa. Mas tem muito mais detalhes a serem analizados.
Obrigado pela observação Magic, Ótima observação....
ótima contra prova rsrsrsrsrsrs,essas lendas sobre toroidais implantadas por fabricantes que estao ficando ricos com esses trafos mentirosos tende acabar !!!
Boa noite professor mas um é Alta frequência e outro de baixa não?logo no circuito que usa um não pode usar o outro certo? oi errado
Show
Simmm Luiz Mariano espero ter ajudado...
Pode ser melhor mas os dois funciona bem
Simmmm, hoje a vantagem do toroide não paga o custo mais alto...
Pq os transformadores de poste não são tiróide
Porque o fluxo magnético praticamente não muda com o Trafo em vazio ou com carga?
No trafo de toroide não existe histerese?
Parabéns professor!
A sua voz parece a de um personagem de um desenho que eu não me lembro agora. Rsrsrs.
Mas pfv me responda a pergunta:
Se eu colocar dois toroides empilhados eu consigo uma tensão no secundário?
Oi professor Bairros, amo seus conteudos, gostaria de saber se pode-se usar núcleo toroidal para confeccionar transformador para fontes chaveadas? Eu faço curso de eletrônica comfoco em fontes chaveadas, e tem vários cálculos para determinar o transformador, o nucleo, o "gap", etc. nos toroidais não há gap.
simmm é o melhor para fontes chaveadas só não é tão fácil de calcular....
qual material costuma ser usado ? ferro silício ou ferrite ou algum super ímã ?
Tdo depende da frequencia, em altas frequencais acima de 20kHz será ferrite, abaixo poderá ser silício, o silício é mais barato, mas menos eficiente.
Professor como vc faz seus desenhos e animações? Preciso de ideia para minhas aulas de física!
Olá Lucas, eu uso o flash antigão, e tenho uma mesa digitalizadora, com aquelas canetinhas e tudo mais, o pessoal hoje em dia não usa mais o flash prá desenhar , trem esse fotoshop que faz quase tudo, inclusive acaba com a memória do meu computadorzinho, por isso eu uso o flash, e na animação o flash ainda é o melhor..
0:16 0:18 0:20 Todo toroidal é de ferrite professor?
Olá Paulo, não tem toroide para ser usado na rede que não precisa ser de ferrite...
Mesmo com as automações de hoje em dia, essa diferença técnica/preço é grande?
simmm, ainda tá muito caro....
Meu caro professor me tire uma dúvida... Porqueos transformadores toroidais tem maior facilidade em queimar? Trabalho com amplificadores e ja pude observar que os toroidais resistem menos a transientes elétricos.
@@canaldopicco em 99% dos casos no primário. É raro ser no secundário.
@@canaldopicco não é esse o motivo. A maioria absoluta dos amplificadores profissionais são em 220 volts... Mas basta uma chave liga-desliga ou disjuntor fazer mau contato que eles queimam. Já os tradicionais, sofrem bem menos com isso.
ninguem aqui vai te falar,mais eu te digo,todos trafos toroidais do mercado sao enrrolados "de forma errada",todos os fabricantes enrrolam os toroidais saturando,um toroidal que seria pra 100w eles saturam para fornecer 200w,por isso essa lenda que transformador toroidal é mais eficiente,o que é uma mentira deslavada,um transformador convencional por exemplo aguenta trabalhar muito mais saturado pela massa muito maior que eles tem,sendo assim os nucleos toroidais ja estao no limite do limite,qualquer variaçao e o primario entra em colapso,sempre desconfie de toroidais pequenos que sao vendidos com o milagre da multiplicaçao de potencia !!!
Macacos me mordam, eu nunca soube disso.
Eu só sabia que os toroidais são melhores
simmm, se fossem mais fácil de construir, só teriamos transformadores toroidais, bons estudos luis carlos...