A Florbela Espanca nasceu no final do séc. XIX em Vila Viçosa (Alentejo) e faleceu em 1930 na minha cidade, Matosinhos (Porto). A biblioteca de Matosinhos tem o seu nome.
Essa canção, de nome "Perdidamente", fecha o álbum Terra Firme do grupo Trovante, editado em 1987. Essa canção, a que Luis Represas dá a voz, tem autoria musical de João Gil, que fazia à época igualmente parte do grupo . Esse álbum abre com a canção "125 Azul" para a qual sugiro reação, numa interpretação de Carlão e Lúcia Moniz. Florbela Espanca nasceu em 1894 e faleceu em 1930.
Também de Florbela Espanca, o cantor e compositor brasileiro Fagner interpretou o poema "Fanatismo", da coletânea Soror Saudade, com sua composição do mesmo nome no álbum Traduzir-se (1981) e também "Fumo", Tortura” e “Frieza” no álbum Fagner (1982)
Isto fou no tempo do grupo "Trovanhe", não me lembro quantos anos tem mas é a musuca deficada à minha primogénita que ja tem 39 anos e no do aniversario, canto lge sempre esta musica e ela ainda chora ❤❤❤❤
Ser Poeta Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior Do que os homens! Morder como quem beija! É ser mendigo e dar como quem seja Rei do Reino de Aquém e de Além Dor! É ter de mil desejos o esplendor E não saber sequer que se deseja! É ter cá dentro um astro que flameja, É ter garras e asas de condor! É ter fome, é ter sede de Infinito! Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim... É condensar o mundo num só grito! E é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma e sangue e vida em mim E dizê-lo cantando a toda gente!
Experimente ouvir Fausto Bordalo Dias que faleceu há poucos meses. Aconselho " A Guerra é a Guerra" , " Por esse Rio Acima", ou " Rosalina"... Assim como toda a obra dele é simplesmente fantástica.
Esse poema de Florbela Espanca é maravilhoso!e o Luís Represas fez magia ao musicar esse belíssimo poema!na escadaria da biblioteca municipal de Matosinhos em cada degrau está uma estrofe desse poema!homenageando A Florbela Espanca que viveu uns Anos em Matosinhos!
Boa tarde Jonnhy. Esta música cantada pelo Luís Represas, inunda-me de melancolia, duma saudade que me fractura e me quebra a essência. O poema é da Florbela Espanca , tudo isto me dá uma insónia prazerosa, afunda-me e entontece-me.
A Florbela Espanca nasceu ainda nos últimos anos do século 19 em 1894❤️ e faleceu no século 20 em 1930. Era um mulher à frente do seu tempo e muito inteligente e se suicidou ainda jovem😞 Não sei se foi de depressão por várias razões e que naquele tempo nem se sabia o que era, ou se foi de um desgosto amoroso isso eu não sei💔😞. O Luís Represas tinha uma boa voz e muito agradável de se ouvir, na sua juventude também era um jovem muito bonito, inteligente e cantava muito bem❤ 😊
Este poema foi escrito pela grande poetisa portuguesa Florbela Espanca no princípio do século XXI, penso que João Gil escreveu a música e claro o Luís Represas emprestou a sua voz e sensibilidade virou esta obra prima, lindíssima. Obrigada aos dois por nos proporcionarem este belíssimo momento ❤
Trovante é do mais especial da música nacional. É património e cada um dos seus membros músicos excelentes! E sim LR é de uma sensibilidade artística enorme!
Flor bela espanca nasceu a 8 de Dezembro em vila viçosa e faleceu em 1930 em matosinhos com 36 anos mesmo dia que nasceu 8 de Dezembro estudou na faculdade de direito de Lisboa mas esse poema ficou conhecido acho depois da sua morte em 1930 ou 1931 acho e foi feita a música através de João Gil e dos trovante acho mas não deixa de ser 1 belo poema e bela música viva Portugal
Johnny e Amanda, a Florbela Espanca nasceu em 8/12/1894 em Vila Viçosa, Baixo Alentejo e morreu em 8/12/1930 em Matosinhos, perto do Porto. Ela tirou um curso universitário e fundou uma escola em que dava aulas. Tem poemas lindos mas muito tristes. Felicidades para os três. Do outro lado do Atlântico. Maria
@@MariaCardoso-fg2itisso mesmo! Distrito de Évora! A 4km donde escrevo! Ainda esta tarde lá estive! Na entrada do cemitério, no lado direito, lá está o túmulo da Enorme poetisa em pedra mármore da sua terra!
Nasceu em 1894 e morreu em 1930 uma grande poetisa tem outros também musicados já estive na casa onde ela nasceu e na rua que o seu nome em vila viçosa Alentejo
Johnny acompanho há um tempo seu canal e parabenizo-o pelo conteúdo. Reparei que ainda não reagiu a Tiago Bettencourt, um dos melhores músicos e compositores lusos. Tem um já largo percurso na música, e a propósito de musicalizar poemas, tem um álbum "Tiago na toca" onde ele pega em poemas de autores clássicos e contemporâneos e transforma em música. Recomendo fortemente o "Só nós dois" (uma outra versao, de Francisco Jose, já teve reação no cana) ou "Saudades eu nao as quero". lMas todo repertório de Bettencourt é mto bom e rico, nas letras e arranjos.
Boa tarde Johnny , arrepio-me sempre que ouço essa música , quando poder pode passar a música feiticeira com o Luís represas e o Francisco Viana ou o Pablo milanês
Grande poetisa. Vamos lá mais uma.vez. AMÁLIA RODRIGUES ' MOURARIA LUCÍLIA DO CARMO - MADALENA HERMINIA SILVA - A TENDINHA SERGIO E MADI - CRY TO ME CONJ. OLIVEIRA MUGE - MÃE SHEIKS - MISSING YOU Um abraço
Florbela Espanca escreveu muitos dos poemas de "Charneca em Flor" entre 1929 e 1930. O livro "Charneca em Flor" foi publicado 1 ano após a sua morte em 1931, se não estou enganado.
Sugiro que extraía e passe aqui no canal a canção do Janita Salomé, No Reino do Verão, do C D. Em Nome da Rosa. Aqui a voz do Janita estala-me as paredes do crânio, abafa todos os instrumentos musicais que o acompanham , uma voz modulada, com timbres poderosos, tudo condensado num ajuste perfeito , com incidências intercalares de vigor gutural em jactos sonoros de dilúvio, que nos parece apenas poder existir em sonhos
Conhecido Janita Salomé nos anos 60! Era meu vizinho. Fazia-me serenatas nas escadas das traseiras do prédio! Essas traseiras davam para o hospital de Sta Marta, a alguma distância. E a voz do Janita, a cantar Samaritana! Os doentes do hospital punham-se à janela para o ouvir cantar e aplaudiam!!! Grande voz!!!
Florbela de Espanca tinha poemas maravilhosos . Luís Represas canta-nos este poema lindíssimo. Boa noite amigos! Beijinhos e abraços Ela era aqui de Setúbal
Como sonetista é do melhor que Portugal teve, e que a nivel de construção, os seus sonetos podem-se equiparar ao grande Luís de Camões. Poderá ser polémica a minha opinião , mas é o que penso.
É uma poetisa inimitável, que viveu e morreu jovem como um furacão. Viveu muitas vidas numa pequena vida, mas eterna na poesia. Infringiu todas as regras conservadoras e sociais.
Adoro Luís Represas! A voz dele é um colosso! E a figura tão charmosa!!! Agora sinto verdadeira pena!! Ao que parece seguiu caminhos pouco aconselhados...e, envelheceu muito. Está irreconhecível! Porquê, Luís?!!! O todo era uma avalanche!!!
V. esteve muito bem, Johnny do Carmo, quando subitamente a sua atenção se deteve na incrível Modernidade do poema de Florbela ( e repare que não digo Modernismo, porque não a quero implicar noutras coisas...). Sem rodeios escolares alguns, digo que é um fantástico poema musicado magistralmente por um excelente músico Português e interpretado pelo colega de banda de uma forma que só consigo definir como telepatia necromântica luminosa. Tive a sorte de ver os Trovante ao vivo ainda em 1978, salvo erro em Outubro, quando andavam pelo país, em salas familiares de cidades de província, a divulgar o seu 2º álbum, o marcante ''Em nome da vida''(erroneamente referido como de 79), numa altura em que ainda não tinham jazzificado a 100% o seu Folk moderno, o que me fez perder algum interesse pela banda mais tarde. Claro está, nada contra, pois o disco que os afirmou em 1981, o incrível Baile no Bosque, é um caleidoscópio estonteante de estilos e géneros da música popular autêntica, orgânica, música que respira e transpira e que reverte o húmus do bosque em verde-vida. Se ainda não conhece, então, recomendo-lhe a audição atenta dos 3 primeiros álbuns desse mirabolante septeto nacional que só encontra rival na ''exquisite'' Banda do Casaco. Bem haja!
Eu já musicalizei um poema mas o problema é q não sou compositora de fato, só tenho a voz mesmo e ninguém tem a paciência de ouvir as notas e a melodia num canto ou poema.
Meus caros, Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, Alentejo, sob o nome de Flor Bela Lobo em 8 de dezembro de 1894 e morreu a 8 de dezembro de 1930. Viveu 36 anos de uma vida agitada e cheia. Suicidou-se quando soube que iria morrer de edema pulmonar. Apesar de tudo, mais uma vez, está de parabéns Johnny, porque posso garantir-lhe que, sem querer adiantar números, uma parte muito significativa da população portuguesa, não faz a mais pequena ideia de quem é Florbela Espanca.
o poema foi publicado no ano 1931, no livro de poemas Charneca em Flor, 1 ano depois da morte da Florbela Espanca.
E nos concertos ao vivo dos trovante cantavamos a plenos pulmões. Muito muito conhecida por nós Portugueses.
Esta música é dos Trovante. Tenho este albúm em vinil. Foi e é ouvido continuamente de tão lindo/linda que é.
Quem musicou foi João Gil. Este tema faz parte do espólio do grupo Trovante, já extinto mas ainda nos corações dos fãs.
É verdade!!! Os Trovante fazem parte da minha vida!
A Florbela Espanca nasceu no final do séc. XIX em Vila Viçosa (Alentejo) e faleceu em 1930 na minha cidade, Matosinhos (Porto).
A biblioteca de Matosinhos tem o seu nome.
Florbela Espanca! E a voz do Represas! Que mais se podes desejar???!!! Conjugação perfeita!!!👍👏👏👏
Grande, enorme poetisa lusa Florbela Espanca. Musicada maravilhosamente pelos Trovante.
Floribela Espanca grande poetiza lindo poema
Essa canção, de nome "Perdidamente", fecha o álbum Terra Firme do grupo Trovante, editado em 1987. Essa canção, a que Luis Represas dá a voz, tem autoria musical de João Gil, que fazia à época igualmente parte do grupo . Esse álbum abre com a canção "125 Azul" para a qual sugiro reação, numa interpretação de Carlão e Lúcia Moniz.
Florbela Espanca nasceu em 1894 e faleceu em 1930.
Também de Florbela Espanca, o cantor e compositor brasileiro Fagner interpretou o poema "Fanatismo", da coletânea Soror Saudade, com sua composição do mesmo nome no álbum Traduzir-se (1981) e também "Fumo", Tortura” e “Frieza” no álbum Fagner (1982)
Isto fou no tempo do grupo "Trovanhe", não me lembro quantos anos tem mas é a musuca deficada à minha primogénita que ja tem 39 anos e no do aniversario, canto lge sempre esta musica e ela ainda chora ❤❤❤❤
Ser Poeta
Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma e sangue e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda gente!
👏👏👏👏👏👏
❤ Florbela Espanca, grande alentejana
Experimente ouvir Fausto Bordalo Dias que faleceu há poucos meses.
Aconselho " A Guerra é a Guerra" , " Por esse Rio Acima", ou " Rosalina"... Assim como toda a obra dele é simplesmente fantástica.
Esse poema de Florbela Espanca é maravilhoso!e o Luís Represas fez magia ao musicar esse belíssimo poema!na escadaria da biblioteca municipal de Matosinhos em cada degrau está uma estrofe desse poema!homenageando A Florbela Espanca que viveu uns Anos em Matosinhos!
Johnny ouça um poema do José Carlos Ary dos Santos Estrela da tarde,interpretados por Carlos do Carmo
Isso mesmo!!! Traga esse grande Carlos do Carmo e mais o belíssimo poema de Ary dos Santos!... Não me canso de o ouvir!!!...
Florbela Espanca nasceu em 1894 e faleceu em 1930.
Uma mulher fora do tempo.
Os Trovante no seu nelhor.
Que saudade.!
Foi uma mulher á frente do seu tempo.
Boa tarde Jonnhy. Esta música cantada pelo Luís Represas, inunda-me de melancolia, duma saudade que me fractura e me quebra a essência. O poema é da Florbela Espanca , tudo isto me dá uma insónia prazerosa, afunda-me e entontece-me.
Timor de Luís Represas ...Fabuloso!!!!
Também o arranjo musical está fenomenal
A Florbela Espanca nasceu ainda nos últimos anos do século 19 em 1894❤️ e faleceu no século 20 em 1930. Era um mulher à frente do seu tempo e muito inteligente e se suicidou ainda jovem😞 Não sei se foi de depressão por várias razões e que naquele tempo nem se sabia o que era, ou se foi de um desgosto amoroso isso eu não sei💔😞. O Luís Represas tinha uma boa voz e muito agradável de se ouvir, na sua juventude também era um jovem muito bonito, inteligente e cantava muito bem❤ 😊
O Represas ainda é um grande cantor! A Florbela Espanca matou-se! Diz que era apaixonada pelo irmão!!!Tenho um livro de poemas dela! Maravilhosa!
Este poema foi escrito pela grande poetisa portuguesa Florbela Espanca no princípio do século XXI, penso que João Gil escreveu a música e claro o Luís Represas emprestou a sua voz e sensibilidade virou esta obra prima, lindíssima. Obrigada aos dois por nos proporcionarem este belíssimo momento ❤
joao gil no seculo xxi ? esta cançao é quase de certeza dos primeiros exitos deles , varios anos antes de entrar em xxi
Adoro esta música. Obrigada
Luís Represas, ex vocalista do grupo Trovante no tema " 125 Azul "
Assisti ao concerto ao vivo na Expo 98 em Lisboa, foi maravilhoso.
A Florbela era uma vanguardista mas foi a mulher muito infeliz. Era um amor incestuoso. Era apaixonada pelo irmão e estes poemas eram para ele. 😢
Trovante é do mais especial da música nacional. É património e cada um dos seus membros músicos excelentes! E sim LR é de uma sensibilidade artística enorme!
Flor bela espanca nasceu a 8 de Dezembro em vila viçosa e faleceu em 1930 em matosinhos com 36 anos mesmo dia que nasceu 8 de Dezembro estudou na faculdade de direito de Lisboa mas esse poema ficou conhecido acho depois da sua morte em 1930 ou 1931 acho e foi feita a música através de João Gil e dos trovante acho mas não deixa de ser 1 belo poema e bela música viva Portugal
Simplesmente maravilhosa! Adoro❤❤
Luís Represas, interpreta muito bem qualquer canção, só que esta é um poema da grande Florbela Espanca. Bonita música, bonito poema. Um grande abraço.
Florbela Espanca, uma mulher notável à frente do seu tempo
Represas, sempre muito bom.
Florbela Espanca faleceu em 1930 no dia 8 de Dezembro dia em que fez 36 anos tento cometido suicídio.
Johnny e Amanda, a Florbela Espanca nasceu em 8/12/1894 em Vila Viçosa, Baixo Alentejo e morreu em 8/12/1930 em Matosinhos, perto do Porto. Ela tirou um curso universitário e fundou uma escola em que dava aulas. Tem poemas lindos mas muito tristes. Felicidades para os três. Do outro lado do Atlântico. Maria
@@mc9477desculpe mas e' mais pra cima Alto Alentejo ou Central
@@MariaCardoso-fg2itisso mesmo! Distrito de Évora! A 4km donde escrevo! Ainda esta tarde lá estive! Na entrada do cemitério, no lado direito, lá está o túmulo da Enorme poetisa em pedra mármore da sua terra!
@@josepedro4458 Sim, eu tb sou dessa zona embora ha mts anos nao viva la' .Frente ao castelo está o busto de Bento Jesus Caraça.
Nasceu em 1894 e morreu em 1930 uma grande poetisa tem outros também musicados já estive na casa onde ela nasceu e na rua que o seu nome em vila viçosa Alentejo
The Gift música Clássico não sei se o johnny já conhece mas é uma bela canção sugiro a abraço de Portugal
Linda Canção...❤❤❤❤❤
Johnny acompanho há um tempo seu canal e parabenizo-o pelo conteúdo. Reparei que ainda não reagiu a Tiago Bettencourt, um dos melhores músicos e compositores lusos. Tem um já largo percurso na música, e a propósito de musicalizar poemas, tem um álbum "Tiago na toca" onde ele pega em poemas de autores clássicos e contemporâneos e transforma em música. Recomendo fortemente o "Só nós dois" (uma outra versao, de Francisco Jose, já teve reação no cana) ou "Saudades eu nao as quero". lMas todo repertório de Bettencourt é mto bom e rico, nas letras e arranjos.
A maior poetisa portuguesa!!!..........
Excelente tema
Florbela Espanca, uma Mulher fora do seu tempo. Pagou o preço da sua condição, livre e independente. O Mundo precisa dela e de tantas...
Boa tarde Johnny , arrepio-me sempre que ouço essa música , quando poder pode passar a música feiticeira com o Luís represas e o Francisco Viana ou o Pablo milanês
Portugal terra dos poetas e trovadores ❤
Dois grandes poetisa e cantor
Gostei muito
Florbela Espanca grande poetisa Portuguesa nascida em 1894 e falecida em 1930!
Grande poetisa.
Vamos lá mais uma.vez.
AMÁLIA RODRIGUES ' MOURARIA
LUCÍLIA DO CARMO - MADALENA
HERMINIA SILVA - A TENDINHA
SERGIO E MADI - CRY TO ME
CONJ. OLIVEIRA MUGE - MÃE
SHEIKS - MISSING YOU
Um abraço
Florbela Espanca escreveu muitos dos poemas de "Charneca em Flor" entre 1929 e 1930. O livro "Charneca em Flor" foi publicado 1 ano após a sua morte em 1931, se não estou enganado.
❤❤
Sugiro que extraía e passe aqui no canal a canção do Janita Salomé, No Reino do Verão, do C D. Em Nome da Rosa. Aqui a voz do Janita estala-me as paredes do crânio, abafa todos os instrumentos musicais que o acompanham , uma voz modulada, com timbres poderosos, tudo condensado num ajuste perfeito , com incidências intercalares de vigor gutural em jactos sonoros de dilúvio, que nos parece apenas poder existir em sonhos
Conhecido Janita Salomé nos anos 60! Era meu vizinho. Fazia-me serenatas nas escadas das traseiras do prédio! Essas traseiras davam para o hospital de Sta Marta, a alguma distância. E a voz do Janita, a cantar Samaritana! Os doentes do hospital punham-se à janela para o ouvir cantar e aplaudiam!!! Grande voz!!!
Esse poena foi dedicado ao irmão da própria poetisa acho por ela ter um amor pelo irmão que era considerado insecto !
👍👍
Florbela Espanca nasceu em 1894.
Florbela de Espanca tinha poemas maravilhosos . Luís Represas canta-nos este poema lindíssimo. Boa noite amigos! Beijinhos e abraços
Ela era aqui de Setúbal
Era de Vila Viçosa
Florbela Espanca, nasceu a 8 de Dezembro de 1893 e faleceu a 8 de Dezembro de 1930
❤ ❤ ❤
Como sonetista é do melhor que Portugal teve, e que a nivel de construção, os seus sonetos podem-se equiparar ao grande Luís de Camões.
Poderá ser polémica a minha opinião , mas é o que penso.
É uma poetisa inimitável, que viveu e morreu jovem como um furacão. Viveu muitas vidas numa pequena vida, mas eterna na poesia. Infringiu todas as regras conservadoras e sociais.
😊
1894-1930. Ganha estatuto poético sobretudo no pós-I Guerra.
RÃO KYAO toca também saxofone. Tem fados, blues, etc. Vale à pena.
Espero que veja a minha sugestão.
Tudo de bom
Adoro Luís Represas! A voz dele é um colosso! E a figura tão charmosa!!!
Agora sinto verdadeira pena!!
Ao que parece seguiu caminhos pouco aconselhados...e, envelheceu muito. Está irreconhecível!
Porquê, Luís?!!!
O todo era uma avalanche!!!
Florbela Espanca nasceu em 8/12/1894 e faleceu a 8/12/1930.
V. esteve muito bem, Johnny do Carmo, quando subitamente a sua atenção se deteve na incrível Modernidade do poema de Florbela ( e repare que não digo Modernismo, porque não a quero implicar noutras coisas...). Sem rodeios escolares alguns, digo que é um fantástico poema musicado magistralmente por um excelente músico Português e interpretado pelo colega de banda de uma forma que só consigo definir como telepatia necromântica luminosa. Tive a sorte de ver os Trovante ao vivo ainda em 1978, salvo erro em Outubro, quando andavam pelo país, em salas familiares de cidades de província, a divulgar o seu 2º álbum, o marcante ''Em nome da vida''(erroneamente referido como de 79), numa altura em que ainda não tinham jazzificado a 100% o seu Folk moderno, o que me fez perder algum interesse pela banda mais tarde. Claro está, nada contra, pois o disco que os afirmou em 1981, o incrível Baile no Bosque, é um caleidoscópio estonteante de estilos e géneros da música popular autêntica, orgânica, música que respira e transpira e que reverte o húmus do bosque em verde-vida. Se ainda não conhece, então, recomendo-lhe a audição atenta dos 3 primeiros álbuns desse mirabolante septeto nacional que só encontra rival na ''exquisite'' Banda do Casaco. Bem haja!
💝🇵🇹
Florbela Espanca era natural de Vila Viçosa e não de Setúbal!!!
Eu já musicalizei um poema mas o problema é q não sou compositora de fato, só tenho a voz mesmo e ninguém tem a paciência de ouvir as notas e a melodia num canto ou poema.
Meus caros, Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, Alentejo, sob o nome de Flor Bela Lobo em 8 de dezembro de 1894 e morreu a 8 de dezembro de 1930. Viveu 36 anos de uma vida agitada e cheia. Suicidou-se quando soube que iria morrer de edema pulmonar.
Apesar de tudo, mais uma vez, está de parabéns Johnny, porque posso garantir-lhe que, sem querer adiantar números, uma parte muito significativa da população portuguesa, não faz a mais pequena ideia de quem é Florbela Espanca.
Não digas asneiras