'Bovarismo Brasileiro': entrevista com Maria Rita Kehl
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 18 พ.ย. 2024
- Em entrevista ao ‘Nexo’, a psicanalista e escritora Maria Rita Kehl discorre sobre o papel da psicanálise para entender o mundo, as questões sociais e políticas que aparecem no divã e as patologias brasileiras que considera herdeiras da escravidão e do autoritarismo.
Entrevista Gabriela Terenzi.
Acesse o Nexo: www.nexojornal...
Curta a página do Nexo no Facebook: / nexojornal
Todos os comentários em vídeos do canal do Nexo passam por moderação. Conheça nossa política: nxo.do/2oFhIdo
#NexoEntrevista #Psicanálise
Que clareza, lucidez e serenidade. Uma entrevista que devia se espalhar Brasil a fora e ser levada a todos e todas, simplificada ainda mais, para que todos e todas possam entender as origens de nosso Brasil, e das mazelas de nossa sociedade.
Maravilhosa essa entrevista! Traduziu o Brasil em menos de 30 minutos.
Excelente entrevista! Obrigado a equipe do Nexo por fazer essa entrvista e publicar de uma forma livre, fazendo assim que várias pessoas possam ter conhecimento dos temas abordados!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 sem palavras! Preciso ler esse livro!! Tantos insights! 🤔 Parabéns pela entrevista-palestra. Excelente!
Excelente. Maria Rita muito obrigada pela clareza.
Excelente entrevista! Este conceito também foi abordado pela Lilia Schwarcz no livro "Brasil: uma biografia". Achei muito interessante esta análise sobre um Brasil bovarista como uma patologia social.
Grande aula! Racionalizou de forma concisa nossa desordem social, no âmbito de nosso processo civilizatório. Que urge de civilidade...uma sociedade doente. A violência é triste...torna uma sociedade coagida e amedrontada.
Dra. Maria Rita Kehl, grata! 😍
Gosto tanto de ouvir essa senhora.
Gentil, sensata...e principalmente inteligente de uma maneira real!!
M. RITA, -PARABENS, POR SUAS REFLEXÕES TÃO NECESSÁRIAS E COERENTES
PARA UMA VIVA CONPREENÇÃO DE NOSSA COTIDIANIDADE.- UM GRANDE ABRAÇO.
Maria Rita Khel sendo sempre pontual, segura e mestra em suas ideias e colocações, ótima entrevista..agora quero ler o livro.
SIMPLESMENTE uma aula brilhante de ética, bom senso, realismo e crítica, com enorme capital cultural.
Obrigado, Rita. Estou ssaindo para comprar o livro. Obrigado, de novo.
Que maravilhosa! Que capacidade incrível de associar conhecimentos/saberes. Preciso desse livro.
Vou ler esse livro... Maria Rita tem muito a nos dizer sobre nossa subjetivadade,e sobre as patologias da nossa sociedade...
Sempre cirúrgica. Mulher brilhante.
Parabéns Maria Rita Kehl... excelente análise...
Vc é um orgulho
Excelente entrevista!!
Excelente Entrevista!
Reginaldo Almeida: ela é uma famosa
psicoideologoesquerdistaterapeuta. Uma das seguidoras da Escola do Divã Canhoto, criadora da "terapia militancional"...
Maravilhosamente lucida nos tropicos
Adoro você, Maria Rita . ♡
Esse canal é maravilhoso!
Gosto muito das análises dessa senhora. Respeito muito seus posicionamentos.
Adorei a entrevista. Muito esclarecedora para esse momento político que nós vivemos. Graças a Deus não sofro dessas patologias dos defensores da extrema direita. Sou a favor dos direitos humanos e a favor da democracia. SEMPRE!
Esta entrevista foi uma verdadeira aula, parabéns pelo trabalho.
Boa reflexão sobre as patologias sociais brasileiras! Super Recomendo!!!
Parabéns aos profissionais da Nexo Jornal. 😍
Que entrevista maravilhosa sobre " Bovarismo Brasileiro "esse tema precisa ser abordado mais ainda e se espalhar pro nosso continente chamado BRASIL!
Maria Rita Kehl, maravilhosa!
Livre pensamento associado a um grande conhecimento teórico/bibliográfico.
Queria ser assim quando crescer.👏🏻
Ótima leitura da cultura brasileira. Gostei muito de conhecer o terno Bovarismo e me identificar, eqto brasileiro, com este anseio em ser outro que não eu.
Sempre maravilhosa!!
Que análise mais excelente!
Adorei e aprendei muito
Obrigada por expor a verdade que muitos não querem ver.
Obrigado pelas palavras, gostei mesmo. Me fez lembrar da definição de Estado de Poulantzs como uma relação de forças.
É verdade. Muito boa. Muito obrigada!
Pena que não dá pra curtir mil vezes... Fantástica!
Genial, obrigado
Maravilhosa eu a conheci agora como pode? agora virei fã.
Maria Rita Kehl arrasa muito!
Excelente vídeo!
Maravilhosa!
Excelente!
Esse discurso encanta a esquerdalha !!
Aaaaaa!! Vaamo nessa!!
Maria Rita maravilhosa! 💜
Mulher inteligentíssima. Muita admiração
Ótima entrevista. "Vai você pra Miami" é uma ótima resposta!
Adoro esta mulher
A elite brasileira não quer ver a classe trabalhadora com melhores condições de vida, também porque não quer perder seus escravos.
Gostei muito
Cada dia me pergunto... o que diabos as pessoas estão indo fazer nas escolas! não ensinam nada de útil para crescimento pessoal! Empatia, entendimento de desigualdades, controle do ego, entender que a vida é feita de dicotomias e controvérsias, aprender a conviver em sociedade! Aí crescemos pra poder vir pra um youtube e saber o que é bovarismo.... Socorro
Sensacional
Parabéns pelo vídeo, transbordou inteligência. Queria saber qual a solução?
A função dela é analisar nossa realidade. Os governos são os que têm que encontrar as soluções!!
UM ESTADO SEM GOVERNO , OPRESSÃO , SEM PARTIDOS .....VIVA O ANARQUISMO !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Essa sua ideia sobre anarquismo está mal trabalhada. Seria legal você se aprofundar na teoria anarquista porque considero o anarquismo uma forma de alto desenvolvimento político.
Faço uma conservação: não há corrupção apenas no estado Brasileiro, nem aqui temos o Estado mais corrupto.
Como diria Jessé de Souza "O que explica o Brasil não é o patrimonialismo e o populismo, mas a escravidão" e mais "Escravidão, e não corrupção, define sociedade brasileira" Maria Rita Kehl apesar de ser brilhante reproduz esse discurso patrimonialista, e da corrupção como um mantra, uma representante que faz jus a elite uspiana.
Até que ponto melhorar minha situação financeira é bovarismo, porque minha situação financeira está horrível e eu sou forçada a não aceitar essa condição.
Preste a atenção ao vídeo. Ela em momento algum disse que não devemos procurar crescer como pessoa.
Assista novamente a entrevista.
Achei maravilhosa a entrevista...e a visão dela realmente muito profunda... Porém me pergunto se essa última afirmação, de que "ninguém perdeu nada"...se está considerando certas coisas das quais o governo tinha obrigação de manter minimamente controlado pra população...como hospitais, escolas, etc...acho q todo mundo perdeu muito, só quem não perdeu foram os muito ricos... A classe média perdeu muito, e os muito pobres ganharam uma falsa melhoria...pq quando a pessoa sai da extrema pobreza...onde não tinha o q comer...e se depara com outros problemas, como educação e saúde...daí fica nítido q "a tentativa foi boa", mas se perderam no meio do caminho e viraram os ladrões mais famosos do mundo... é complicado...se ela q tem toda essa propriedade no assunto não perdoou o PT...imagina nós.
que mulher!
Ao meu ver, a carência de identidade tem gerado uma identidade precária, mais baseada no "anti" do que outra coisa. Isto é, as pessoas estão se assumindo reacionárias - contra avanços modernos no campo dos costumes , porém chamando isso de "conservadorismo". Estão usando símbolos nacionais de maneira vazia, principalmente para se diferenciar do que odeiam, e chamando isso de "patriotismo". Não estão oferecendo soluções exequíveis para os problemas nacionais ou estão acreditando em soluções simplórias fadadas ao fracasso, ilusões, e dizendo que isso é "direita".
Uma linguagem que seduz, mas sei lá, continuo achando que aumentar o Estado diluí a liberdade do individuo. Devido a necessidade de ampliar suas bases de manutenção, maior custo. Que fica mais pesado ainda para um pais emergente. Sobre o ponto de imitar modelos externo, concordo que é necessária a valorização daquilo que é particular ao Brasil, mas penso: O marxismo não um modelo externo que tentam adaptar para as terras Brasileiras? Sei lá..
Aprender a aceitar nosso limite, nosso lugar. Porque pinto que segue pato se afoga.
63,880 assassinatos no ano passado foi tudo que conseguimos com a tal democracia...bela aquisição. (Charles Manson que morreu na prisão no incio desse ano depois de quase 50 anos preso nem estava no local dos crimes pelos quais foi condenado..aqui ele seria uma celebridade com entrevistas na TV, sua própria banda de rock, e a admiração geral e não
passaria uma dia na prisão)
Que bom que ela reconhece o erro do PT.
Eu acho que quem quer a ditadura quer os ganhos que teve na ditadura militar, quem divulga a volta da ditadura quer os lucros que tiveram na ditadura. Quem quer a volta da ditadura não pagou os erros da ditadura e, infelizmente, não devemos perdoar porque ocorrem reincidências. Os erros da ditadura devem ser veiculados como comportamentos errados e que devem ser trabalhados, corrigidos, reeducados. Eu sou contra a perseguição de militares porque considero a perseguição um comportamento de direita. Temos que pensar uma estratégia de mudança de comportamento pra essas pessoas que querem a volta da tortura.
Quem popularizou a radicalização não foi a direita, mas a EXTREMA-DIREITA, talvez seja isso que Maria Rita quis dizer. A extrema-esquerda (não a esquerda mais moderada) também já radicularizou claro.
Uma revolucionária, Marx, Freud, escola de Frankfurt, Deus nos ajude.
Eu não ia comentar quando ela falou que a direita que é violenta, mas não explica os BlackBlock que a esquerda defende, mas quando chegou no '22:00' morri de rir e não pude comentar a frase "cara que ocupa o espaço público para fazer sua casa" kkkkkkk o MST faz o que? O que é a grilagem, ou você acha que o MST só ocupa espaço privado, ai esse pode!?
função social
Conversei com um grupo de Blackblocks nas manifestações que aconteceram naquele ano e todos eram anarquistas...
A indignação que protesta não é a mesma que violenta, são movimentos diferentes, são pessoas que não aceitam o dialogo.
Os Blackblock estão cumprindo pena agora. Até que ponto vocês são responsáveis pelo que aconteceu em 2013. Vocês também apoiaram os Blackblock ou não.
Espaço privado aka terras de latifundiários nas quais grande parte da propriedade não tem função social alguma. E a que tem eles enchem de agrotóxico e vendem para a população