Todo fã do Shaman sabe dessa parada dos cinco patinhos. Se prestar atenção na letra da musica vai perceber que faz referencia aos soldados que vão pra guerra e não voltam. Andre era um GÊNIO!!!!
@@flaviolemos8315teoricamente se vc pagou os direiros nao é plagio. Mas na pratica muitos artistas enganavam seus fans deixando eles pensarem que a musicas eram deles. Em uma epoca sem internet e com o mercado totalmente controlado, algumas gravadoras ate proibiam as musicas originais de tocar nas radios brasileiras.
Rapaz, eu moro nos EUA hj em dia, e ouço nas rádios várias versões originais de músicas br q eu fico de queixo caído!! Quando descobri q “Borbulhas de amor” do Fagner era apenas uma versão, fiquei mó decepcionado!!😂😂😂 Mas q se dane, eles tb já roubaram muita música nossa!!😂😂🤷🏽♂️
Prince compôs Purple Rain baseada em Faithfully do Journey. Com medo de ser acusado de plágio ele entrou em contato com a banda para perguntar se haveria problema e se queriam entrar como coautores da música e os caras disseram que não tinha problema e que se sentiram homenageados.
No caso da Over Your Head do Shaman a banda já explicou que seria uma ideia de fazer um clima tranquilo e infantil no inicio dela para depois entrar a música com uma letra diferente. Por isso o teclado com timbres mais de brinquedos e essas vozes de crianças. A temática da música fala de soldados que vão pra guerra e não voltam então uma forma de citar a ida e não volta de maneira super inteligente.
Duas músicas que eu sempre achei mega parecidas o seu início e que, numa set list eu sempre me confundia qual era qual, são a "Simple Man" do Lynyrd Skynyrd e a "Always somewhere" do Scorpions.
Melodia deixa a coisa mais flagrante. Mas quando a acusação tem base na harmonia, eu sempre fico em dúvida se é justo. O próprio campo harmônico impõe opções limitadas para o próximo acorde em uma composição e fica quase impossível algo não ter sido explorado anteriormente. Por isso eu acho difícil acusar de plágio uma música, simplesmente por ter a mesma sequência de acordos de uma outra.
Sim, acho meio complicado isso ae... pessoal fala "ah, se cantar a melodia por cima, encaixa", mas basta ser o mesmo campo harmônico que realmente vai encaixar, não necessariamente por ser plágio, tem uns padrões de acordes, por exemplo, que são super manjados... outro dia eu comecei tocar sultans of swing no violão e um amigo meu falou "pow, me fez lembrar outra música" dae começou cantar a música malandragem da cássia eller por cima e simplesmente encaixou. É bastante discutível isso ae mesmo.
A música "Lutar pelo que é meu" do CBJR também tem plágio da música "Celebration Song" da banda Unwritten Law. Na do CBJR, minuto 1:21, na do Unwritten, minutos 2:06.
Teve um caso aqui no Brasil, com a banda Tihuana (Pula) e uma banda de Curitiba chamada King Kong de Conga. O Tihuana plágiou a música "Pule" do King Kong. Rolou prcesso judicial, reportagem na Rede Globo, mas a grande Sony (se não me engano), mexeu os pauzinhos.
A base de in between days do The Cure, foi usada pelo Pato Fu em Tempestade, do álbum, Televisão de Cachorro. Mas a nobre Fernanda Takai é uma fã manifesta do Cure.👍🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Charlie brown jr. Tem umas outras músicas também q meio semelhante a de outros artistas. Algumas musicas q recomendo a vcs em comparação são essas: O corô vai comer (CBjr.) - A place for my head (LINKIN PARK) Champanhe e água benta(CBJR.) - Time and time again (PAPA ROACH)
Músicos BR também serviram de inspiração para bandas gringas, principalmente da MPB... Uma que tenho notado é o riff de Samurai do Djavan na Virtual Insanity do Jamiroquai
Faz algo sobre a banda Badfinger. E faltou o Led Zeppelin que tem um monte de músicas "plagiadas" sem contar o Black Sabbath com a Vanusa rs. E Jorge Ben com o Rod Stewart.
@@ges2211pra ser considerado plágio mano, os caras teriam que copiar tudo, letras e acordes iguais, as letras eram escritas pelo chorão, autênticas, já o instrumental, era baseado nas músicas que eles ouviam, não acho que os acordes sejam 100% iguais, muda sempre uma coisinha ou outra, se for levar tudo como plágio kkk vc teria que pegar a maioria dos cantores de sertanejo e por aí vai kkkk, a maioria é tudo instrumental e até letra copiada uma do outro
Outra curiosidade tbm a banda brasileira B5 tem uma música chamada "Algum Lugar" que é muito parecida com "Vindicated" do Dashboard Confessional, tema do Homem Aranha 2, a primeira de 2005 a última de 2004 🤔
Alguém notou que da pra cantar "Creep" da radiohead inteira na "A minha casa é assombrada" da Fresno? Pitty também tem uma semelhança na música "Memórias" com "All my life", do Foo Fighters.
Melodia deixa a coisa mais flagrante. Mas quando a acusação tem base na harmonia, eu sempre fico em dúvida se é justo. O próprio campo harmônico impõe opções limitadas para o próximo acorde em uma composição e fica quase impossível algo não ter sido explorado anteriormente. Por isso eu acho difícil acusar de plágio uma música, simplesmente por ter a mesma sequência de acordos de uma outra.
@@tiagopedra1957 Perfeito. Sem falar que a Radiohead, suposta maior interessada deve ta cagando pra isso. Mas se eu tivesse a chance de perguntar pro Lucas Silveira qual a inspiração pra essa música, eu faria. Até porque, a própria letra tem o tema autodepreciativo como em Creep. Isso me pegou de jeito.
Nossa como esperava esse vídeo Gente eu canto desde cedo e vejo vários toques de músicas que sao plágios e vou pesquisar os toques e batem certinho, no Brasil várias bandas principalmente as antigas dos anos 70, 80 e 90 que a Internet quase não existia Entre elas tem Do rei Roberto Carlos Roupa nova Yahoo Charlie brow Detonautas E muitos outros FAÇA A PARTE 2, 3, 4, 5, 6 desse tema 😅😅😅
Tem que falar sobre os plagios que comem soltos aqui no Brasil,de bandas de forro, pisadinha e "sertanejo" que roubam na cara dura toda uma estrutura de musicas da gringa. Já ouvi forro com uma base completa da In the end do linkin park kkkkkk
nada se cria, tudo se copia: certa vez eu pensei ter criado uma música, 3 anos depois eu descobri que "copiei errado" ---- acontece que qualquer música pode ecoar na cabeça de um músico, mesmo ele só tendo ouvido uma vez, daí faz do jeito dele e acha que criou.
Eu acredito muito em coincidência, eu já toquei em uma banda de thrash chamada "krifkill" e eu fiz uma música toda do zero chamada "dead attack", pos depois que foi gravada e lançada no youtube, nãou demorou pra aparecer um gringo e dizer q eu copiei o riff de outra banda gringa de thrash, pior q o riff é muito parecido msm, mas eu nunca tinha ouvido e nem visto, as únicas bandas de thrash q eu havia escutado era slayer e exodus, apenas , foi uma baita coincidencia da vida msm
@@alissonzakka de nada eu notei num dia que estava escutando um compilado do Green Day e a minha irmã rachou de rir dizendo: 😂😂😂 olha isso o Charlie Brown plágiou até o Green Day eu já estava chorando de rir aí foi a risada tomou conta
Faltou comentar o caso do Ritchie Blackmore do Deep Purple e a música de um compositor brasileiro chamado Carlos Lyra com Maria Moita de 1964, que se tornou a famosa Smoke on the Water de 1972...
Cara sobre a musica da Xuxa de fundo do Shaman... confesso que depois de algumas ouvidas eu peguei logo que comprei o cd, eu ouvia (e ainda ouço) muito no fone pra correr e com isso é mais facil de pescar essas musicas e falas de fundo...até porque eu também peguei mania de reparar nisso ouvindo Dream Theater que sempre coloca algo assim nos sons deles... agora nunca consegui saber se existia algum conceito e tal ou se foi só de sacanagem que o André Matos fez isso kkkkkkk.... parabéns pelo trampo nos videos cara!!!
Tem um conceito sim. Me lembro que na época eles falaram sobre. É sobre um ataque aéreo no momento em que as crianças estavam brincando (a inspiração saiu dos ataquesdas torres gêmeas). Isso foi que minha memória lembrou rs
Sensacional esse vídeo, parabéns! Tem uma semelhança tbm na música "Drain You" do album Nevermind do Nirvana (a partir de 1 min e 50 seg) com a "Bulldog Front" do 1° EP do Fugazi (a partir de 2 min e 40 seg). Detalhe: esse EP saiu 3 anos antes.
Se você tem uma boa ideia a probabilidade de alguem já ter pensado na mesma coisa é altíssima, muita coisa é coincidência por conta de influência. Campos harmônicos,escalas, é super comum coincidirem ideias.
Brother, esqueceu o clássico do Rod Stwart com taj mahal bem no refrão. Ele ainda tinha passado um tempo do rio curtindo com os músicos daqui. Depois ele se desculpou até onde sei pagaou uns bons Dolores para o Jorge Ben.
"Ainda Sei Tentar " do Reação em Cadeia lembra muito "Rise Abouve This " do Seether, tanto que em nenhuma plataforma digital encontramos a primeira canção,e o vídeo clipe, que é muito legal tem os comentários destivados. E é claro tem o caso de "Sabbath Bloody Sabbath" do Black Sabbath e "What to Do" da Vanusa .
Um processo antigo que rolou por 22 anos na terra da Rainha, "Bitter Sweet Symphony" do Verve é um plágio descarado de "The Last Time Orchestral Version" dos Rolling Stones, já no Brasil, "Que País é Este" da Legião Urbana utiliza a mesma base de "I Don't Care" dos Ramones.
@@Diego-kj3mj, sim... As vezes me lembra Holiday In Cambodia do Dead Kennedys, mas tem diferenças de notas e velocidade. Mas você tem razão, até por que o Renato também recebeu grande influencia do DK!
O caso do Vanilla Ice foi complicado porque os rappers sempre samplearam músicas antigas para usar como beat para escrever suas letras. Ele achou que não ia pegar nada fazendo algo que sempre foi feito no Hip-Hop. Pelo menos agora ele conseguiu os royalties de Under Pressure.
Sobre o Vanilla Ice(Ice Ice, Baby) Vi num filme onde o Próprio Vanilla Ice participa e relata que perdeu tudo que ganhou com essa música, pagando valores ao Queen. Era filme de comédia. Só não me lembro o nome. Foi hilário essa trecho. Ri muito nesse dia 😂😂😂
A Adele tem uma música que a parte musical é uma cópia exata da música "mulheres" cantada pelo Martinho da Vila. Aliás, o compositor da música estava em um processo de plágio contra a gravadora de lá. Embora a Cantora Adele seja só a interprete da música e provavelmente não é responsável pelo plágio.
Bom vídeo. Ao menos você utilizou exemplos literais de plágio. O "renomado" Régis Tadeu mesmo parece até hoje não entender o contexto literal de um plágio. Ele já chegou a dizer que Será, da Legião Urbana era um plágio, isso baseado numa frase comumente usada desde que a humanidade existe, que é : "Tire suas mãos de mim" uma frase usada milhares de vezes em livros, filmes, TV, e fatalmente também em músicas, e no cotidiano, por milhões de pessoas
Muito bom seu vídeo, mas poderia colocar imagens das bandas citadas em segundo plano. Embora vc seja um cara bonitão, é mais interessante ver quais são as bandas citadas naquela parte do burguer king. Hehe
tem mais músicas do Charlie Brown Jr que não foram mostradas na lista. Parece que algum membro da banda era muito fã de Tool, pois o começo da música "como tudo deve ser" tem as exatas mesmas notas da música "Lateralus" do Tool. Além do riff da "Só os loucos sabem" também ter as exatas mesmas notas de um dos riffs da música "Sober".
Cara esse canal é um alivio kkkk nunca falha nas colocações, diferente de outro canal aí que eu seguia de um "carequinha de barba" que falava mal dos troozão mas só tem feito conteúdo de tiozão chato kkk
Mais normal q tudo na vida e os plágios, muitas vezes acontece proposital outras inconcientemente. Massa o vídeo, total respeito a todos os artistas citados. Sempre ocorrerá, ate pq e dificil com tantas criações ja feitas.
Tem uma música do MC PH "eternos alunos " música nova , q tem uma melodia idêntica ao Creed acho q a música inside us all , quando eu ouvi fiquei pensando q já tinha ouvido aquela melodia em outra música e fiquei martelando até lembrar
Felipe parabéns pelo vídeo. Curto muito esse tipo de assunto. Eu mesmo antes pensava em ter um canal como o seu, mas isso não vem ao caso agora. Existem outro exemplos de plágio do Iron Maiden, com todo respeito pela banda que aliás foi muito influente na minha juventude. Gosto muito do som dos caras. Dê uma olhada nisso, acredito que você pode fazer um vídeo bem Interessante: Iron Maiden th-cam.com/video/dPTti1_9CJw/w-d-xo.htmlsi=BAiG40W8vAIA9SFK Shaman th-cam.com/video/-aLG6Yj8qzM/w-d-xo.htmlsi=wNDWKeIkfCr5bj7A Sucesso pra vpcê, ganhou mais um inscrito
Fala, rapaziada! Convém também mostrar o plágio que a gigante do progressive Metal, Dream Theater, fez de um solo de uma música de... Leandro e Leonardo! hahaha Comparem o solo de "The Best of times" de 2009 e "Em nome do amor" de 1993.
Isso da música da Xuxa no início da Over Your Head, uma vez vi uma entrevista com o Hugo Mariuti e ele comentou que nessa música, eles pediram para a sobrinha do Hugo cantar a música. Eles acharam que a intro dessa forma ficaria um pouco mais 'sinistra'. Isso que você comentou da The FourHorsemen faz muito sentido, inclusive eles não tocam essa parte mais 'tranquila' ao vivo, pois alegam que quebra o ritmo da música
Caramba, nunca tinha reparado nesse lance da xuxa na over your head… talvez uma metáfora de 5 patinhos foram passear (angra), e só 4 patinhos voltaram de lá (shaman)…
A música fala sobre guerra. As crianças da música são sobrinhos do Hugo e do Luis. Um dia o Hugo viu eles brincando e achou Interessante colocar isso nessa música, pra representar as crianças brincando em meio a guerra.
Satriani vs Coldplay. Virou até comoção nessa própria plataforma com os fãs do Coldplay postando vídeos comparativos e mostrando que a música If o could fly tinha raízes em até música mexicanas (aqui posso estar cometendo um erro). Enter Sandman do Metallica também fez barulho pois o riff era igual a Tapping Into The Emotional Void da banda Excel
Mas cara na questão cbjr são 27 faixas no mínimo 12 faixas e menos de 5 faixas foram plagiadas se não tivessem feito isso estariam passando fome pq nos dias atuais o mercado tem impõe regras, agora será que das 27 faixas do segundo álbum tem maís que um plágio ou dois, fica a dúvida pq ninguém pode ser generalizado sem analisar o contraponto.
O lado bom de tudo isso,é que podemos conhecer mais bandas através dessas infos de copia,homenagem,inspiração seja la o que for ao meu ver quem gosta agrega na biblioteca musical!
Eu já ví esse caso do nirvana, não levaram o caso pro tribunal, pq os caras da qual o Kurt copiou, também copiaram essa música de outra banda. Ou seja é uma cópia de uma cópia.
Dava pra falar mais de NX Zero. A própria Daqui Pra Frente tem o início igual uma do All Time Low, acho. E Razões e Emoções é plágio de uma outra banda tbm.
Todas as bandas que falou são influências do próprio Chorão, Champs, Marcão, Tiago e Pelado! Na época escutavamos fitas e depois Cds, não tinhamos muito acesso. Não havia internet muito menos celular. Pra sermos alternativos tinhamos que buscar a nossa propria fonte pra não depender só da rádio e Tv.
Apesar de eu nem curtir e nem conhecer esses casos desse pessoal Emo, não me parece plágio e no som deles aí apresentado as comparações é notável que não passa de inspiração junto com homenagem. Quanto aos demais da lista é na caruda mesmo, pra mim é tudo plagiuzão, mas não consigo deixar de curtir o som de cada um em suas versões pessoais😁 Aliás, forte recomendação ao sonzaço de Nirvana, Killing Joke e The Damned, amo essas bandas🥰🥰
Mushroomhead x Slipknot é um clássico desse tipo de embate. Na minha época "Tr00" ouvia só Slipknot e achava que o "resto" era cópia até ouvir Mushroomhead com a mente aberta. As duas bandas só se parecem mesmo...aliás, se parecem não, apenas lembram uma da outra por conta do visual porque o som é diferente. Tem os mesmos elementos? Tem! Mas é outra pegada, curti demais o som dos caras. Sugestão, ouçam Before I Forget do Slipknot e depois ouçam Before I Die do Mushroomhead e reparem nas semelhanças porém com pegadas totalmente diferente. Aliás, Before I Die tem um trecho que se você cantar com a letra de SiC do Slipknot casa direitinho hehehe...
Boa parte da música brasileira, principalmente dos anos 90 pra trás, são plágios, regravações e samplers de músicas gringas. Até mesmo as faixas "ícones musicais" tem disso. Os artistas BR se aproveitavam do Brasil ser uma roça fechada pro mundo onde só quem tinha mais grana tinha acesso a material gringo, então o povão não reconhecia que eram plágios ou regravações e os discos vendiam igual água no BR com o povo achando que era música original BR.
Esses tempos tava ouvindo a banda Hole pra conhecer melhor, quando ouvi a intro da musica "Malibu" comecei a chorar de dar risada e mandei pro meu amigo que é batera da banda de tributo do CBJR chamada DZ6
No caso do Metallica também tem a questão dos riffs do Dave Mustaine, onde o mesmo alega que o Metallica teria se apropriado desse conteúdo após sua "saída" da banda.
Very Ape do Nirvana é plágio de Kanishka, da banda argentina Los Brujos, que eles viram tocar quando estiveram na Argentina no começo dos anos 1990, em turnê.
Referente o 2 minutes to midnight do Iron Maiden creio que até a banda em questão citada já havia copiado um musico dos anos 70. Rory Gallegher - moonchild (que inclusive é o nome de uma outra musica do Iron Maiden) Tenta escutar depois. Acho que a musica era de 1976.
1:52 Charlie Brown Jr
3:18 Charlie Brown Jr
3:50 Charlie Brown Jr
4:18 Charlie Brown Jr
6:33 NX Zero
8:17 Strike
9:14 Iron Maiden
9:53 Metallica
10:07 Metallica
10:25 Metallica
11:09 Beach Boys
12:29 Nirvana
13:33 Killing Joke
15:08 Beatles
15:25 Burguer King
18:05 Vinilla Ice
Valeu meu nobre
Você é um ser iluminado
Nunca achei graça no Charlie Brown Jr mesmo .
Obrigado amigo, você é um amigo! 🔥🔥🔥
@@MASISSONAMINHAOPINIAO E devemos respeitar. Porém tem outras bandas magníficas no meio.
Todo fã do Shaman sabe dessa parada dos cinco patinhos. Se prestar atenção na letra da musica vai perceber que faz referencia aos soldados que vão pra guerra e não voltam. Andre era um GÊNIO!!!!
Chorão e o Badauí já comentaram que no início eles praticamente "traduziam" musicas gringas para o português, aproveitando a melodia e tal
Você sabia que algumas músicas do cbjr e praticamente cópia de bandas gringas??,e sou fã da banda desde sempre.
Eles poderiam pelo menos assumir a "inspiração" 😅
Mas essa é a jovem guarda
Cpm plagiou millencolin, pennywise entre outros clássicos do hardcore gringo
Quando vejo esse tanto de plágio com "artistas BR" fico p* da vida, tipo "fui tapeado" 🤣
Se for pro lado do Sertanejo dos anos 80, 90 e 2000 nossa senhora de cada 10 músicas 8 são plagios
Muitas acredito que são versões autorizadas
Os nego confundem versão com plágio. É muita ignorância.
@@flaviolemos8315teoricamente se vc pagou os direiros nao é plagio. Mas na pratica muitos artistas enganavam seus fans deixando eles pensarem que a musicas eram deles. Em uma epoca sem internet e com o mercado totalmente controlado, algumas gravadoras ate proibiam as musicas originais de tocar nas radios brasileiras.
Todas são versões autorizadas. É diferente daqueles que fazem no Pará aqueles lá não podem 😂😂😂
Rapaz, eu moro nos EUA hj em dia, e ouço nas rádios várias versões originais de músicas br q eu fico de queixo caído!! Quando descobri q “Borbulhas de amor” do Fagner era apenas uma versão, fiquei mó decepcionado!!😂😂😂 Mas q se dane, eles tb já roubaram muita música nossa!!😂😂🤷🏽♂️
Prince compôs Purple Rain baseada em Faithfully do Journey. Com medo de ser acusado de plágio ele entrou em contato com a banda para perguntar se haveria problema e se queriam entrar como coautores da música e os caras disseram que não tinha problema e que se sentiram homenageados.
Caraca mas é bem diferente
É tão bacana quando as coisas se resolvem na moral!
@@Mago_Cleyton Sim.
Sem crise é bem melhor.
Será que não se arrependeram? Essa música é o maior sucesso do Prince.
No caso da Over Your Head do Shaman a banda já explicou que seria uma ideia de fazer um clima tranquilo e infantil no inicio dela para depois entrar a música com uma letra diferente.
Por isso o teclado com timbres mais de brinquedos e essas vozes de crianças.
A temática da música fala de soldados que vão pra guerra e não voltam então uma forma de citar a ida e não volta de maneira super inteligente.
Simple man do Lynyrd Skynyrd
E Always somewhere do Scorpions, porém curto muito as duasss
Sobre a Over your Head. Eu descobri essa semana que tinha a Xuxa cantando no fundo. (André sendo gênio kkkk)
Nossa, vou ter que ouvir essa música, não lembro desse detalhe de fundo.
Não é a Xuxa, é as sobrinhas dos mariutti
Duas músicas que eu sempre achei mega parecidas o seu início e que, numa set list eu sempre me confundia qual era qual, são a "Simple Man" do Lynyrd Skynyrd e a "Always somewhere" do Scorpions.
E Metallica
Caramba, comentei a mesma coisa agora a pouco kkkkkkkk
São muito parecidas mesmo mano
Melodia deixa a coisa mais flagrante. Mas quando a acusação tem base na harmonia, eu sempre fico em dúvida se é justo.
O próprio campo harmônico impõe opções limitadas para o próximo acorde em uma composição e fica quase impossível algo não ter sido explorado anteriormente. Por isso eu acho difícil acusar de plágio uma música, simplesmente por ter a mesma sequência de acordos de uma outra.
Sim, acho meio complicado isso ae... pessoal fala "ah, se cantar a melodia por cima, encaixa", mas basta ser o mesmo campo harmônico que realmente vai encaixar, não necessariamente por ser plágio, tem uns padrões de acordes, por exemplo, que são super manjados... outro dia eu comecei tocar sultans of swing no violão e um amigo meu falou "pow, me fez lembrar outra música" dae começou cantar a música malandragem da cássia eller por cima e simplesmente encaixou. É bastante discutível isso ae mesmo.
@@felipelima9213 ótimo exemplo 👍
Também acho complicado, várias vezes quando estou tirando uma música vem outra, exatamente pelo campo harmônico.
A música "Lutar pelo que é meu" do CBJR também tem plágio da música "Celebration Song" da banda Unwritten Law. Na do CBJR, minuto 1:21, na do Unwritten, minutos 2:06.
Ta maluco.
Me lembra mais uma parte de "Ninguém entende você"
Teve um caso aqui no Brasil, com a banda Tihuana (Pula) e uma banda de Curitiba chamada King Kong de Conga. O Tihuana plágiou a música "Pule" do King Kong. Rolou prcesso judicial, reportagem na Rede Globo, mas a grande Sony (se não me engano), mexeu os pauzinhos.
Uma coisa pra se levar em consideração sobre riffs: a maioria é feito em cima de escalas amplamente usadas e por isso ficam muito parecidos hehe
A base de in between days do The Cure, foi usada pelo Pato Fu em Tempestade, do álbum, Televisão de Cachorro. Mas a nobre Fernanda Takai é uma fã manifesta do Cure.👍🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Charlie brown jr. Tem umas outras músicas também q meio semelhante a de outros artistas. Algumas musicas q recomendo a vcs em comparação são essas:
O corô vai comer (CBjr.) - A place for my head (LINKIN PARK)
Champanhe e água benta(CBJR.) - Time and time again (PAPA ROACH)
Pô, meu patrão. O coro vai comê é de 97 e o Hybrid Theory do Linkin Park é do ano 2000. Não tem como ser plágio não.
No primeiro caso, a música "O Coro Vai Comê" foi lançada antes.
@user-zf5gu6lh2ge se o Charlie Brown Jr teve acesso a essa demo em 96?rsrs
Músicos BR também serviram de inspiração para bandas gringas, principalmente da MPB...
Uma que tenho notado é o riff de Samurai do Djavan na Virtual Insanity do Jamiroquai
adoro estes papos!!! foi otimo assitir
Caraí mano... Kkkkkk virvana fez o plágio de um plágio. Genial... Como é q a s gunda banda vai reclamar de alguma coisa? 😂😂😂😂😂 Muito bom
Faz algo sobre a banda Badfinger.
E faltou o Led Zeppelin que tem um monte de músicas "plagiadas" sem contar o Black Sabbath com a Vanusa rs.
E Jorge Ben com o Rod Stewart.
Tambem tem a Time and Time Again do Papa Roach que é igual a Champanhe e Agua Benta do Charlie Brown
Charlie Brow é só plágio, tem aquela do fugazi tb, fizeram uma versão merda com as letras imbecis do Cheirão
@@ges2211E também tem a confisco, que é chupinhação total de Coffee Shop, do RHCP.
São varias e varias do CBJR, nao param só nessas
@@ges2211pra ser considerado plágio mano, os caras teriam que copiar tudo, letras e acordes iguais, as letras eram escritas pelo chorão, autênticas, já o instrumental, era baseado nas músicas que eles ouviam, não acho que os acordes sejam 100% iguais, muda sempre uma coisinha ou outra, se for levar tudo como plágio kkk vc teria que pegar a maioria dos cantores de sertanejo e por aí vai kkkk, a maioria é tudo instrumental e até letra copiada uma do outro
@@kingmatr , n, só a musica já é plágio e n precisaser tudo. As letrasdo retardado Cheirão é um amontoado de imbecilidades rsrs
Outra curiosidade tbm a banda brasileira B5 tem uma música chamada "Algum Lugar" que é muito parecida com "Vindicated" do Dashboard Confessional, tema do Homem Aranha 2, a primeira de 2005 a última de 2004 🤔
Alguém notou que da pra cantar "Creep" da radiohead inteira na "A minha casa é assombrada" da Fresno?
Pitty também tem uma semelhança na música "Memórias" com "All my life", do Foo Fighters.
Escuta a introdução de "All My Life" do FF, e depois a introdução de "Desire" do Ozzy.
Melodia deixa a coisa mais flagrante. Mas quando a acusação tem base na harmonia, eu sempre fico em dúvida se é justo.
O próprio campo harmônico impõe opções limitadas para o próximo acorde em uma composição e fica quase impossível algo não ter sido explorado anteriormente. Por isso eu acho difícil acusar de plágio uma música, simplesmente por ter a mesma sequência de acordos de uma outra.
A manifesto tbm tem uma melodia bem parecida com a música tema do filme a origem
@@tiagopedra1957 Perfeito. Sem falar que a Radiohead, suposta maior interessada deve ta cagando pra isso. Mas se eu tivesse a chance de perguntar pro Lucas Silveira qual a inspiração pra essa música, eu faria. Até porque, a própria letra tem o tema autodepreciativo como em Creep. Isso me pegou de jeito.
@@02jonss interessante sim e eu me amarro na letra de creep 👍
Nossa como esperava esse vídeo
Gente eu canto desde cedo e vejo vários toques de músicas que sao plágios e vou pesquisar os toques e batem certinho, no Brasil várias bandas principalmente as antigas dos anos 70, 80 e 90 que a Internet quase não existia
Entre elas tem
Do rei Roberto Carlos
Roupa nova
Yahoo
Charlie brow
Detonautas
E muitos outros
FAÇA A PARTE 2, 3, 4, 5, 6 desse tema 😅😅😅
O Yahoo, todas, simplesmente todas suas músicas são versões de músicas internacionais.
Tem que falar sobre os plagios que comem soltos aqui no Brasil,de bandas de forro, pisadinha e "sertanejo" que roubam na cara dura toda uma estrutura de musicas da gringa. Já ouvi forro com uma base completa da In the end do linkin park kkkkkk
Mas aqui no nordeste é meio fodase kkk aqui a galera quer ouvir tomando uma e dançar forro beijando kkkkkkkkk
@@aocggwp sim kkkkkkkkk
Sim! Scorpions é campeão 😅
kkkkkkkkkkk normal por aque
Sou do nordeste e já vi essas bizarrices, nordeste é podre em questão de música
Da uma olhada na semelhança entre a intro inicial da música:
(This means war) do Avenged Sevenfold
com a música:
(Sad But True) do Metallica
👍
nada se cria, tudo se copia: certa vez eu pensei ter criado uma música, 3 anos depois eu descobri que "copiei errado" ---- acontece que qualquer música pode ecoar na cabeça de um músico, mesmo ele só tendo ouvido uma vez, daí faz do jeito dele e acha que criou.
essa do Nirvana me quebrou kk eles reclamaram de plagio sendo q eles tambem plagiaram a musica !!!
Mas eles não reclamaram. Até o próprio vocalista não queria lançar essa música.
@@Luquitas991 logico que reclamaram !!
kkkkk sim
Viajou legal hein kkkk
@@christiangeorgegutierrez4405 assiste o video !!!
Eu acredito muito em coincidência, eu já toquei em uma banda de thrash chamada "krifkill" e eu fiz uma música toda do zero chamada "dead attack", pos depois que foi gravada e lançada no youtube, nãou demorou pra aparecer um gringo e dizer q eu copiei o riff de outra banda gringa de thrash, pior q o riff é muito parecido msm, mas eu nunca tinha ouvido e nem visto, as únicas bandas de thrash q eu havia escutado era slayer e exodus, apenas , foi uma baita coincidencia da vida msm
BRABISSIMO!!! Eu tenho uma playlist no Spotify que se chama PLÁGIOS DO CHARLIE BROWN JR hahaha
Você incluiu na sua playlist dos plágios a música papo reto que é idêntica a when I como around do Green Day😂😂😂
@@eduardosantos-cg3po nossa, nunca parei pra pensar nisso, boa ein
@@alissonzakka de nada eu notei num dia que estava escutando um compilado do Green Day e a minha irmã rachou de rir dizendo: 😂😂😂 olha isso o Charlie Brown plágiou até o Green Day eu já estava chorando de rir aí foi a risada tomou conta
no caso seria te levar, essa sim é plágio de when i come around
😂😂😂
Faltou comentar o caso do Ritchie Blackmore do Deep Purple e a música de um compositor brasileiro chamado Carlos Lyra com Maria Moita de 1964, que se tornou a famosa Smoke on the Water de 1972...
Parabéns pelo trabalho Incrível Felipe , já somos fãs e sonhamos um dia ter uma conversa aqui com você no nosso podcast !
Opa pessoal, tamo ai pro que precisar beleza? Abraço!!
Ótimo vídeo!!
E em "Die For Love" (Marc Ferr) x "Wasting Love" (Iron Maiden)? Qual é a desse caso?
Cara sobre a musica da Xuxa de fundo do Shaman... confesso que depois de algumas ouvidas eu peguei logo que comprei o cd, eu ouvia (e ainda ouço) muito no fone pra correr e com isso é mais facil de pescar essas musicas e falas de fundo...até porque eu também peguei mania de reparar nisso ouvindo Dream Theater que sempre coloca algo assim nos sons deles... agora nunca consegui saber se existia algum conceito e tal ou se foi só de sacanagem que o André Matos fez isso kkkkkkk....
parabéns pelo trampo nos videos cara!!!
Eu ouvi logo de início mas não tive certeza achei que era noia da minha cabeça. 😂
Tem um conceito sim. Me lembro que na época eles falaram sobre. É sobre um ataque aéreo no momento em que as crianças estavam brincando (a inspiração saiu dos ataquesdas torres gêmeas).
Isso foi que minha memória lembrou rs
depois de perceber mesmo assim você fica na duvida e se pergunta que diabos é isso? haha! foda@@alexandreteixeira6077
mesmo depois que você perceber o que ta ouvindo você fica sem entender haha foda!@@alexandreteixeira6077
Sensacional esse vídeo, parabéns! Tem uma semelhança tbm na música "Drain You" do album Nevermind do Nirvana (a partir de 1 min e 50 seg) com a "Bulldog Front" do 1° EP do Fugazi (a partir de 2 min e 40 seg). Detalhe: esse EP saiu 3 anos antes.
Quando você falou do Strike, achei que seria a música " Paraíso proibido" com a " Fat Lip" do Sum41
Pô, eu tbm kkkk riffs e melodia "semelhantes"
Mano. Seu canal eh mto top. Descobri faz pouco tempo e ja estou maratonando. Forte abraco!
Ohhh Renan, Vlw mano, brigado!
Se você tem uma boa ideia a probabilidade de alguem já ter pensado na mesma coisa é altíssima, muita coisa é coincidência por conta de influência. Campos harmônicos,escalas, é super comum coincidirem ideias.
Brother, esqueceu o clássico do Rod Stwart com taj mahal bem no refrão. Ele ainda tinha passado um tempo do rio curtindo com os músicos daqui. Depois ele se desculpou até onde sei pagaou uns bons Dolores para o Jorge Ben.
A música da Xuxa em Over Your Head, do Shaman, foi uma das primeiras coisas que eu notei e estranhei na época!!!!
Tem uma música da Adele que a base é toda sobre a música “mulheres” do Martinho da vila.
A semelhança é assustadora
Fale sobre Tédio (Biquíni Cavadão) e Adultério (MC Catra).
0:03 Outra curiosidade, quand vc vai ouvir SUPERMODEL do Maneskin la no final da música aos 2:24 vc ouve um mano BR no fundo falando "Qual q é aii??"
"Ainda Sei Tentar " do Reação em Cadeia lembra muito "Rise Abouve This " do Seether, tanto que em nenhuma plataforma digital encontramos a primeira canção,e o vídeo clipe, que é muito legal tem os comentários destivados. E é claro tem o caso de "Sabbath Bloody Sabbath" do Black Sabbath e "What to Do" da Vanusa .
"Proibida para mim" também tem um "quê" da "Good Enogh" do Mudhoney, de 1991.
Um processo antigo que rolou por 22 anos na terra da Rainha, "Bitter Sweet Symphony" do Verve é um plágio descarado de "The Last Time Orchestral Version" dos Rolling Stones, já no Brasil, "Que País é Este" da Legião Urbana utiliza a mesma base de "I Don't Care" dos Ramones.
A base é toda de I dont care, mas presta atenção na introdução, lembra muito uma do dead Kennedys.
@@Diego-kj3mj, sim... As vezes me lembra Holiday In Cambodia do Dead Kennedys, mas tem diferenças de notas e velocidade. Mas você tem razão, até por que o Renato também recebeu grande influencia do DK!
Renato Russo assumiu que plagiou os Ramones nessa música.
Gimme shelter
@Diego-kj3mj, holydays im cambodja
Quando colocou o Slipknot, pensei que ia falar sobre o plágio do riff de Pode-Pá (início) do Project46 com o de Nero Forte (0:24).
Crypta tbm tem uma música do primeiro álbum, que a baterista Luana Dameto faz igualzinho ao Jay em Unsainted.
@@oliverlima8269 no caso foi o Slipknot que plagiou o Project46 🤣...
Não lembro qual foi a banda,mas tem um chorus do no life do slipknot que foi plagiado
Hoje de noite do cbjr lembra come as you are do nirvana. 7 vezes do Rappa tem a mesma linha de baixo da musica do ice cube you know how we do it.
O caso do Vanilla Ice foi complicado porque os rappers sempre samplearam músicas antigas para usar como beat para escrever suas letras. Ele achou que não ia pegar nada fazendo algo que sempre foi feito no Hip-Hop. Pelo menos agora ele conseguiu os royalties de Under Pressure.
O problema foi o plágio na caruda e nenhum crédito na obra
Ja quero uma parte 2.
Eu percebi mais uma do CBJ, a Te Levar Daqui tem o rif da When I Come Around do Green Day
Sobre o Vanilla Ice(Ice Ice, Baby) Vi num filme onde o Próprio Vanilla Ice participa e relata que perdeu tudo que ganhou com essa música, pagando valores ao Queen. Era filme de comédia. Só não me lembro o nome. Foi hilário essa trecho. Ri muito nesse dia 😂😂😂
A Adele tem uma música que a parte musical é uma cópia exata da música "mulheres" cantada pelo Martinho da Vila. Aliás, o compositor da música estava em um processo de plágio contra a gravadora de lá. Embora a Cantora Adele seja só a interprete da música e provavelmente não é responsável pelo plágio.
9:14 Nem iron maiden nem white spirit, esse rife do começo é da música out control " wayne county and the electric chairs" 1978
Charlie Brown Jr. é phóda demais. Eu amo. Isso é muito comum no Rap e ho Hip-Hop, que é usar samples de outras músicas para compor as suas.
Bom vídeo. Ao menos você utilizou exemplos literais de plágio. O "renomado" Régis Tadeu mesmo parece até hoje não entender o contexto literal de um plágio. Ele já chegou a dizer que Será, da Legião Urbana era um plágio, isso baseado numa frase comumente usada desde que a humanidade existe, que é : "Tire suas mãos de mim" uma frase usada milhares de vezes em livros, filmes, TV, e fatalmente também em músicas, e no cotidiano, por milhões de pessoas
A banda Brasileira Crypta tbm tem uma música no primeiro álbum, que a baterista Luana Dameto faz igualzinho ao Jay do Slipknot em Unsainted.
Qual é essa música?
Muito bom seu vídeo, mas poderia colocar imagens das bandas citadas em segundo plano. Embora vc seja um cara bonitão, é mais interessante ver quais são as bandas citadas naquela parte do burguer king. Hehe
tem mais músicas do Charlie Brown Jr que não foram mostradas na lista. Parece que algum membro da banda era muito fã de Tool, pois o começo da música "como tudo deve ser" tem as exatas mesmas notas da música "Lateralus" do Tool. Além do riff da "Só os loucos sabem" também ter as exatas mesmas notas de um dos riffs da música "Sober".
Pow, se for assim a maioria das músicas são plágios por ter a mesma nota(harmonia)
É a mesma progressão tom?
Sober tem nada haver com tudo deve ser
eles sempre pagam musicas desconhecidas no brasil para plagiar e assim passar despercebido
Pode ser o Chorão. Porque em 2001 só tinha um guitarrista (Marcão) e em 2009 o Thiago tinha voltado pra banda, mas o Marcão tava fora.
Não sei não.
@@keiko799 É a Lateralus que parece com a Como tudo deve ser, escuta o começo da música e fala se não parece
Cara esse canal é um alivio kkkk nunca falha nas colocações, diferente de outro canal aí que eu seguia de um "carequinha de barba" que falava mal dos troozão mas só tem feito conteúdo de tiozão chato kkk
Mais normal q tudo na vida e os plágios, muitas vezes acontece proposital outras inconcientemente. Massa o vídeo, total respeito a todos os artistas citados. Sempre ocorrerá, ate pq e dificil com tantas criações ja feitas.
Tem uma música do MC PH "eternos alunos " música nova , q tem uma melodia idêntica ao Creed acho q a música inside us all , quando eu ouvi fiquei pensando q já tinha ouvido aquela melodia em outra música e fiquei martelando até lembrar
Felipe parabéns pelo vídeo. Curto muito esse tipo de assunto. Eu mesmo antes pensava em ter um canal como o seu, mas isso não vem ao caso agora.
Existem outro exemplos de plágio do Iron Maiden, com todo respeito pela banda que aliás foi muito influente na minha juventude. Gosto muito do som dos
caras. Dê uma olhada nisso, acredito que você pode fazer um vídeo bem Interessante:
Iron Maiden th-cam.com/video/dPTti1_9CJw/w-d-xo.htmlsi=BAiG40W8vAIA9SFK
Shaman th-cam.com/video/-aLG6Yj8qzM/w-d-xo.htmlsi=wNDWKeIkfCr5bj7A
Sucesso pra vpcê, ganhou mais um inscrito
"O Dia que não Terminou", do Detonautas. Consigo cantar Numb do Linkin Park em cima. LP 2003, Detonautas, 2004. 😅😂
Só queria saber qual nome desse fundo instrumental que toca no fim dos vídeos, é muito bom
Vou anotar essas bandas que foram inspiração para os plágios
Fala, rapaziada! Convém também mostrar o plágio que a gigante do progressive Metal, Dream Theater, fez de um solo de uma música de... Leandro e Leonardo! hahaha Comparem o solo de "The Best of times" de 2009 e "Em nome do amor" de 1993.
É cópia da cópia kk
Isso da música da Xuxa no início da Over Your Head, uma vez vi uma entrevista com o Hugo Mariuti e ele comentou que nessa música, eles pediram para a sobrinha do Hugo cantar a música. Eles acharam que a intro dessa forma ficaria um pouco mais 'sinistra'.
Isso que você comentou da The FourHorsemen faz muito sentido, inclusive eles não tocam essa parte mais 'tranquila' ao vivo, pois alegam que quebra o ritmo da música
Escutem Right Here In My Arms do HIM e Sou Quem Sou do Charlie Brown Jr (especificamente os refrões). Tirem suas conclusões 😅
Flat on The Floor do Nickelback e Rubão, apesar que a do Nickelback é mais recente.
Faz um video do Static-X!!
foster the people plágio O cantor Otto
Música de Otto - ela falava
foster the people- Coming Of Age
O arranjo é idêntico
Vi o corey na thumb achei q fosse falar da música Nero forte que tem a introdução quase igual a introdução da música pode pá do project46
Assistindo esse vídeo me fez sentir em 2009 assistindo algum programa na Mtv
Caramba, nunca tinha reparado nesse lance da xuxa na over your head… talvez uma metáfora de 5 patinhos foram passear (angra), e só 4 patinhos voltaram de lá (shaman)…
A música fala sobre guerra. As crianças da música são sobrinhos do Hugo e do Luis. Um dia o Hugo viu eles brincando e achou Interessante colocar isso nessa música, pra representar as crianças brincando em meio a guerra.
@@MarcoAurelioOrtis , faz mais sentido. Valeu a explicação 👍🏻
Satriani vs Coldplay. Virou até comoção nessa própria plataforma com os fãs do Coldplay postando vídeos comparativos e mostrando que a música If o could fly tinha raízes em até música mexicanas (aqui posso estar cometendo um erro).
Enter Sandman do Metallica também fez barulho pois o riff era igual a Tapping Into The Emotional Void da banda Excel
Mas cara na questão cbjr são 27 faixas no mínimo 12 faixas e menos de 5 faixas foram plagiadas se não tivessem feito isso estariam passando fome pq nos dias atuais o mercado tem impõe regras, agora será que das 27 faixas do segundo álbum tem maís que um plágio ou dois, fica a dúvida pq ninguém pode ser generalizado sem analisar o contraponto.
O lado bom de tudo isso,é que podemos conhecer mais bandas através dessas infos de copia,homenagem,inspiração seja la o que for ao meu ver quem gosta agrega na biblioteca musical!
Charlie Brown a melhor banda de rock do Brasil ❤
Eu já ví esse caso do nirvana, não levaram o caso pro tribunal, pq os caras da qual o Kurt copiou, também copiaram essa música de outra banda. Ou seja é uma cópia de uma cópia.
Teve o caso de Da Ya Think I'm Sexy, do Rod Stewart que ppageou Taj Mahal do Jorge Ben Jor
Na música é assim mesmo, uns pegam coisas emprestadas aqui e ali e no fim é uma obra maravilhosa e única da forma como foi inspirada.
Dava pra falar mais de NX Zero. A própria Daqui Pra Frente tem o início igual uma do All Time Low, acho. E Razões e Emoções é plágio de uma outra banda tbm.
acho que Come As You Are na versão de álbum tem uma pegada mais lenta e utiliza mt o efeito reverb pra se diferenciar dos outros riff semelhantes
Todas as bandas que falou são influências do próprio Chorão, Champs, Marcão, Tiago e Pelado! Na época escutavamos fitas e depois Cds, não tinhamos muito acesso. Não havia internet muito menos celular. Pra sermos alternativos tinhamos que buscar a nossa propria fonte pra não depender só da rádio e Tv.
Apesar de eu nem curtir e nem conhecer esses casos desse pessoal Emo, não me parece plágio e no som deles aí apresentado as comparações é notável que não passa de inspiração junto com homenagem. Quanto aos demais da lista é na caruda mesmo, pra mim é tudo plagiuzão, mas não consigo deixar de curtir o som de cada um em suas versões pessoais😁
Aliás, forte recomendação ao sonzaço de Nirvana, Killing Joke e The Damned, amo essas bandas🥰🥰
Mushroomhead x Slipknot é um clássico desse tipo de embate. Na minha época "Tr00" ouvia só Slipknot e achava que o "resto" era cópia até ouvir Mushroomhead com a mente aberta. As duas bandas só se parecem mesmo...aliás, se parecem não, apenas lembram uma da outra por conta do visual porque o som é diferente. Tem os mesmos elementos? Tem! Mas é outra pegada, curti demais o som dos caras. Sugestão, ouçam Before I Forget do Slipknot e depois ouçam Before I Die do Mushroomhead e reparem nas semelhanças porém com pegadas totalmente diferente. Aliás, Before I Die tem um trecho que se você cantar com a letra de SiC do Slipknot casa direitinho hehehe...
Boa parte da música brasileira, principalmente dos anos 90 pra trás, são plágios, regravações e samplers de músicas gringas. Até mesmo as faixas "ícones musicais" tem disso. Os artistas BR se aproveitavam do Brasil ser uma roça fechada pro mundo onde só quem tinha mais grana tinha acesso a material gringo, então o povão não reconhecia que eram plágios ou regravações e os discos vendiam igual água no BR com o povo achando que era música original BR.
Pra mim esse video foi um achado, eu nao conhecia essas musicas citadas....
Mano como vc deixou de fora Tédio do Biquíni Cavadão e Pretty Fly for a white guy do Offspring? Hahahaha fica pra parte 2!
Faltou dizer do maior riff do rock. O riff do smoke in the water foi tirado de uma música da bossa nova
Esses tempos tava ouvindo a banda Hole pra conhecer melhor, quando ouvi a intro da musica "Malibu" comecei a chorar de dar risada e mandei pro meu amigo que é batera da banda de tributo do CBJR chamada DZ6
eu lembrei de Drive do Incubus que parece demais com Mumias do Biquini Cavadão ( a parte musical )
O Vitor Kley falou em algum podcast que compôs O Sol baseado em Drive do Incubus.
@@odnalrojr5814 nossa eu não conhecia essa musica, ouvi aqui achei linda!
@@gabrielabittencourtpetronn1353 Não conhecia O Sol? 🤯
@@odnalrojr5814 não kk brigada por me mostra .. é q eu ouço muita musica internacional
Kley é um suspiro de esperança da música nacional!
Manoooooo, eu aqui pensando: Esse carinha é conhecido, a voz é conhecida, o canal também. 😂
Maluco agora tá na régua kkk
No caso do Metallica também tem a questão dos riffs do Dave Mustaine, onde o mesmo alega que o Metallica teria se apropriado desse conteúdo após sua "saída" da banda.
Very Ape do Nirvana é plágio de Kanishka, da banda argentina Los Brujos, que eles viram tocar quando estiveram na Argentina no começo dos anos 1990, em turnê.
O refrão do zóio de lula é um riff do Black sabbath
A National Acrobat, só pesquisar ai
VC já comparou solo ovelha negra Rita Lee 1975 com solo final de baby blue banda Badfinger?
Referente o 2 minutes to midnight do Iron Maiden creio que até a banda em questão citada já havia copiado um musico dos anos 70. Rory Gallegher - moonchild (que inclusive é o nome de uma outra musica do Iron Maiden)
Tenta escutar depois. Acho que a musica era de 1976.
Muitas bandas, se não for todas elas fazem plágio.
Nesse caso então o Latino é o rei dos plágios no Brasil...
Excelente vídeo.
O caso mais inusitado que conheço, é da música Sabbath Blood Sabbath do Black Sabbath ter o riff muito semelhante a música What to Do da Vanusa