"Vida intelectual" virou fetiche
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 14 ม.ค. 2025
- 🎙 Chave PIX do podcast: flaviomorgen@sensoincomum.org
🚨 Chave PIX do processo de Caetano Veloso: flaviomartinstrad@gmail.com
⚓️ Formação Senso Incomum / Guten Morgen Go: Primeira Guerra Mundial:
cursology.com.br/
📕 Livraria Senso Incomum:
livraria.senso...
"A Vida Intelectual", de A.-G. Sertillanges:
livraria.senso...
"Contra a Vida Intelectual", de Ronald Robson:
livraria.senso...
Senso Incomum: sensoincomum.org/
Instagram: senso.incomum
X/Twitter: x.com/sensoinc
Telegram: t.me/sensoinc
Facebook: sensoincomumorg
"Estou iniciando a minha vida intelectual". "Quais livros são importantes para a vida intelectual?" "Vou te ajudar na vida intelectual". O nome do excelente e imprescindível livro do padre A. G. Sertillanges, que ensejou a criação do Curso Online de Filosofia do professor Olavo de Carvalho, hoje virou mote apenas para uma gincana de nerds falando sempre dos mesmos livros numa bolha de influencers que vive de repetição. Flavio Morgenstern comenta neste vídeo que a fetichização da tal "vida intelectual" é, justamente, o contrário de uma vida de leituras digna do nome.
O escritor Ronald Robson já criticou essa pantomima em seu último livro, com o provocativo título de "Contra a Vida Intelectual", já analisado em nosso canal.
Neste vídeo, Flavio Morgenstern joga luzes sobre como toda essa algarvia costuma ser mera performance - ou seja, uma mania coletiva, teatral e artificial de transformar aquilo que deveria ser um estudo sério em uma série de esgares e cacoetes que todos copiam, envidando os maiores esforços para continuarem nas redes sociais e nunca abrirem uma porcaria de um livro.
A "vida intelectual" virou quase um sucedâneo do videogame ou das novelas. São pessoas conversando, dentro e fora das redes, sobre outras pessoas. Apenas uma fofoca sobre "produtores de conteúdo". Não se discute sobre livros e autores, a não ser os mesmos de sempre, que são os campeões de buscas, e que portanto devem ser citados repetidamente para lucrar com o algoritmo. E tome Tolkien, Chesterton, C. S. Lewis, 1984 e Jordan Peterson pela milésima vez na semana...
Se queremos ter alguma chance de reacender a cultura brasileira, "precisamos falar sobre a vida intelectual", como era a modinha anterior. Flavio Morgenstern desmistifica as narrativas sobre a vida intelectual de algoritmo e desprovida de estantes.
A ideia de Vida Intelectual se tornou um meio de pessoas com redes sociais venderem cursos. Basicamente isso. Criei o canal Três Vias há sete anos e nunca vendi cursos por entender que tudo isso é falso. Acho que é preciso comer muito feijão com arroz para chegar a ser um intelectual.
E qual o problema de se vender curso? No bar vende até cachaça....
@@sthetatos Não há problema em vender curso, desde que você realmente incorpore na sua pessoa "a vida do espírito", como diria Ronald Robson. A crítica tanto de Robson quanto do Flávio reside na vacuidade de trabalhos feitos por aqueles que querem ensinar os outros a serem o que eles próprios não são. A vida intelectual se tornou um mero comentário pleonástico das "grandes obras" (e olhe lá.. já vi gente fazer análise de Senhor dos Anéis como se fosse o suprassumo das obras literárias). Ninguém está interessado em formar, de fato, uma intelectualidade capaz de produção, mas apenas em vender infoprodutos. Não há escritores, não há artistas plásticos, não há filósofos... há apenas gente vivendo de aparência.
Já dizia Nosso Senhor: "Pelos frutos vos conhecereis"
@@sthetatoso problema é que virou esquema de pirâmide.
@@adrianohenrique5619 Essa discussão me remeteu à celeuma entre os sofistas e os filósofos socráticos!
@@adrianohenrique5619 E isso é problema do Flávio, do Robson ou de quem quer que seja? "Incorpore na sua pessoa a vida do espírito". Quem vai julgar isso? Querem ensinar o que eles não são. Quem julga isso? Cada um que cuide da sua vida. Se as pessoas vivem de aparência isso não é problema de vocês. Sejam vocês autênticos e pronto. Gente pretensiosa.
O tapa na cara que o professor Rafael Falcon deu em todo mundo, em uma live no instituto Borborema, é uma das melhores coisas, parafraseando o professor, ele simplesmente diz que tem pessoas que não precisam estudar, simplesmente isso, um belo "ler não é para todo mundo", e cita alguns santos que simplesmente eram analfabetos. O ponto dele era esse marketing agressivo de "você precisa ler", "você precisa estudar para ser um ser humano", caiu como uma luva no IB, já que eles estavam fazendo justamente esse tipo de marketing...
A mensagem dele fica na live intitulada "O domínio da linguagem e os graus de letramento / Rafael Falcón, Mateus Mota e Felipe Gonçalves" em 2:22:00
Amei. Vou assistir
Essa live eu já assisti duas vezes .
Mas vou assistir novamente. Muito inteligente d+++++
Perfeito! Esse fetiche de "ler tantos livros" ou "lista de leitura", acaba afastando muita gente da realidade. Não nego a importância da leitura, mas o que vc vai fazer com ela se nao tiver a capacidade de se situar, de absorver os problemas e meditá-los desde o seu próprio horizonte de consciência? Viram abstrativos deslocados que se tornam meros afetamentos, e acabam sendo instrumentos de marketeiros obcecados engolindo mentes abobadas e deslumbradas.
@@SK0M4ADC7 cara, honestamente...o pessoal precisa ler sim. Esquece a santidade. Aqui ninguém vai virar santo. Aqui só tem gente pretensiosa demais.
Para os reles mortais, segue a dica do Prof Olavo: 75 livros por ano ou mais!
E não se esqueça: apenas com a idade vem o real conhecimento. 🙏🏻
12:42 Perfeito. Sinto que os "intelectuais de direita" estão regredindo. Saudades das conversas entre o Flávio e o Filipe Martins. ❤❤❤
“Caipirismo intelectual”… Que termo maravilhoso!
Infelizmente o falecimento do professor Olavo deixou um vácuo gigantesco no sistema de aprendizado brasileiro. Os alunos se espalharam, e alguns deles se tornaram "intelectuais" de Instagram.
Isso já acontecia quando ele ainda era vivo.
Ser idólatra de intelectual é anti-intelectual.
Estou lendo "O retrato de Dorian Gray" por influência do Senso, com isso espero perder pelo menos 1 amigo.
Há li a muito tempo.. excelente livro.😊😊😊
hahahaha Ganhou um agora. Lamento.
Ganhou mais um amigo...
Eu estou lendo este no grupode de estudos do Dr. Pacheco, rsrs.
Não li o livro, mas assisti o filme.
É isso mesmo. A banalização do que significa de fato "vida intelectual".
Até tinha um bom comentário, mas estou usando bermuda e há pouco estava escutando Iron Maiden (e ainda não encomendei o sobretudo, o suspensório, o charuto, e os meus discos de canto gregoriano pra ouvir em meu gramophone vintage do início do século XX). Fica pra próxima.
Desfazer esse costume brasileiro de fazer pose não será uma tarefa fácil. Já vi alguns estrangeiros reclamarem desse costume daqui do Brasil. O culto a auto-imagem é talvez a maior desgraça desse povo!
"O avançado é o básico bem feito."
o que tem de gente ignorante fazendo listinha de livros em Instagram e Threads não está no gibi!! Assunto necessário, Flávio, obrigada.
Só não curto essa musica de fundo... Me cansa demais. 😞
Concordo.
Já eu curto muito esse som. 😂
Verdade, dava pra tirar ou mudar pelo menos
De acordo!!!
Música horrível!
Flávio por favor, coloca as molduras dos vídeos na cor azul, pois o vermelho não me deixa saber se já vi ou aonde parei.
Excelente, Flávio! Temos o melhor coordenador: o Professor Olavo de Carvalho. Ele simplifica ao mesmo tempo que, objetivamente, convida o sujeito que presta atenção à sua inteligência extraordinária, a desenvolver por si próprio, e organicamente, o seu intelecto.
Só respeito influencer que lê “A Abolição do Homem” no original em grego. 👍🏻
Ou seja, o pessoal está com o fetiche da vida intelectuanal.
3:50 eu sempre achei ridícula as expressões "consumindo conteúdo" e "produzindo conteúdo"
A romantização da dita "vida intelectual" me tapa de nojo... se as pessoas soubessem o peso e custo disso... começando pelo fato de ser uma vida solitária, ou acham que terá muitos amigos para discutir os mais variados temas? Tem tempo para se dedicar aos estudos? Olavo era solitário nessa jornada desde quando começou, não havia redes sociais para divulgar seu trabalho, era árdua a empreitada!
Estou há anos estudando e tentando desenvolver uma vida intelectual. Eu leio, estudo filosofia, sou formado em Física, terminando a segunda formação, em Filosofia. Tenho o hábito de leitura desde o ensino médio. Escrevi meu TCC sobre epistemologia da ciência. Contudo, ter uma rotina intelectual minimamente séria tem se mostrado um desafio hercúleo e eu não me considero um intelectual, nem de longe. No máximo, sou um aspirante teimoso. Concordo 100% que isso não é uma coisa que deveria ser banalizada e fetichizada.
Ninguém banaliza e "fetichiza". Eu acho que cada um faz o que está dentro das suas possibilidades. No livro "Cartas de formação", Romano Guardini faz uma reflexão interessante sobre isso.
Mta gente se se deparasse com a rotina real de um intelectual desistiria dessa história. A galera acha q é sair lendo livro aleatório por aí. Nem todo mundo precisa disso e nem é a sua vocação. As pessoas podem ter diversas outras afinidades.
Mais um ótimo vídeo Flávio Morgenstern!!👍🙋♀️
Sempre coeso, grande Flávio Morgen. 🫡🤝
O TH-cam está um repeteco total. O último assunto repetido em todos os canais sem originalidade é "a associação do barulho com a pobreza".
Pra mim parece óbvio que as pessoas não leem tudo o que afirmam ter lido do contrário elas não teriam feito mais nada na vida. A menos que a pessoa em questão não precise trabalhar e ganhar dinheiro.
Está correta. 90% das pessoas acordam entre 4/5 horas da manhã pra ir trabalhar e só chegam em casa depois das 19 h, que horas elas leem? Uma pessoa intelectual, nasce pra isso ou tem dinheiro desde que nasceu.
Nem os influenciadores leram tudo o que dizem ter lido.
Tem gente com maior capacidade de leitura que outras. Aceitem.
@@leandrorocha3078 rapaz eu leio nas minhas folgas, dps de arrumar a casa fazer oq tem q fazer. Aí leio 30 PG e dps só vou ler dnv na próxima folga
Realmente a literatura que o professor Olavo nos deixou, já seria o bastante para nos inspirar e mergulharmos nos seus escrito de cabeça, o qual uma vida inteira já não daria conta.
Sou pós-doutor em Direito. Doutor em Direito. Doutor em Filosofia do Direito. Mestre em Filosofia. Mestre em Direito. Estou no meu terceiro mestrado e segundo pós-doutorado. Estudei tudo isso na Europa. Leio Nietzsche regularmente. Sinceramente, eu não considero que tenha alguma vida intelectual, apenas vivo e faço o que gosto. Aprender é algo inerente ao ser humano. A mercantilização do que não é passível de venda ou destrói o seu objeto ou engana o seu consumidor. Mais uma vez, as redes sociais massificam e destróem. O ser que se estimula com esse tipo de imagem priva-se do conteúdo que desejaria apreender. Mas o que esperar de uma sociedade formada por pessoas que têm a média de QI inferior à de um macaco?
Isso de QI inferior a macaco é mito.
Hum, já está na hora de saltar de Nietzsche para algum autor 'para adultos', tipo Dostoiévski.
Tive a oportunidade de ler todos os livros citados, com exceção do Mito Santificador de Tolkien. Muito triste… 😢
O livro do Ronald Robinson "Contra a vida intelectual" é excelente. Dica do Morg que valeu demais.
16:57 simplesmente as pessoas ignoram professores sérios, como Henrique Elfes, Joel Gracioso, Fábio Florence...
Muito bem observado Mabia. Me fala um professor da nova geração que consiga dar uma aula como o Henrique Elfes?
O sono tem sido meu inimigo da "vida intelectual", vou continuar com o sono
“ Sou culpado por tudo e por todos.”
Show!
Totalmente excelente 👏👏👏, Ernesto sabato é muito phoda😂
Ninguém curte essa música, até mesmo que agita muito meu filho..
Não tenho vida intelectual, apenas leio livros desde os 9 anos de idade...
A pior merda do mundo atual é você fazer qualquer coisa e NÃO PODER MOSTRAR PRA NINGUÉM... A galera na real nem quer fazer, quer se mostrar fazendo.
Hoje não há mais diálogo, só palestra.
Verdade, ando com ranço dessa expressão: "Vida intelectual"... Quase tanto quanto de "demogracinha"...
Ainda preciso melhorar muito, e confesso que sou viciando no Instagramsci. A minha única vantagem é saber que não vai ser de lá que vai sair minha "Vida intelectual"...
Abraços e parabéns pelo trabalho!
Parabens
Quem tá lendo A vida intelectual está com a oração em dia como pede o livro?
Isso realmente é da sua conta? Não seja como o fariseu.
Discordo
Livro chato demais
Abaixa o som!!
Excelente exposição.
Sou de direita e quero ter uma vida intelectual. Já comprei uma gravata borboleta. 🦋 👔
Falta o charuto e virar chatólico. 😂😂😂😂
E o suspensório?
@leorodri4597 Boa 🤣
Deixa a barba crescer
Vida longa ao rei do fetiche 🍷🗿
Vida longa! 😊
Ótimo vídeo.
Estou lendo os livros do Olavo e fiz algumas aulas do COF. O Olavo dos livros e do Cof não é o Olavo do Facebook. Em 2014, tínhamos intelectuais de direita. Agora temos youtubers.
Cara, estou estou estudando e lendo regularmente faz uns 6 anos. Já li vários livros de Dostoievski, mas é claro, faltam vários. Eu não posto nada na internet sobre isso, mas incentivo as pessoas a fazer o mesmo, como o mestre Olavo ensinou.
Meu erro é que de fato, eu não tenho um critério para leitura, como você menciona. Vou lendo literatura de vários grandes autores como Machado de Assis, Albert Camus, Tolstoi, Balzac, etc. Tentei participar de um círculo de estudos há uns anos atrás, mas o pessoal ali tava mais preocupado em fingir do que em estudar e me afastei. Se alguém puder acrescentar algo pra mim, por favor escreva abaixo.
na livraria do senado tem a coleção da história da literatura do Otto Maria carpeaux num preço bem camarada. claro que tem uns erros de digitação e as vezes o editor confunde Aristóteles com Aristofánes, mas vale a pena.
Ps: O Olavo leu esse livro quando tinha uns 14 anos e anotava as obras mencionadas para ler depois.
@@lucasmazzi A melhor pessoa para te ajudar com isso é José Monir Nasser. Muitos comentários e listas de leitura dos vendedores de curso de hoje foram baseados nele.
Aqui no YT estão os seminários dele sobre esses autores que vc mencionou.
A qualidadr do audio não é boa, mas vale muito a pena.
Continue assim, não precisa de método
@ ok. vou procurar. Obrigado
Vc tem q ter um objetivo nos estudos. Não adianta ficar atirando pra todo lado, tás desperdiçando tempo. Defina aquilo que vc quer se especializar (ainda q possam criticar a tal especialização, é impossível abraçar o mundo). Vc quer entender de literatura? Sociologia? Filosofia? Teologia? Se é literatura, qual pretende focar? De que país? Que época? O que vc precisa aprender antes pra entender essas obras a fundo? É preciso conhecimento filosófico ou teológico? Estruture seus estudos de forma sólida em vez de ficar lendo aleatoriamente.
Para o algoritmo ajudar o canal do Flávio.
queria entender pq o Flavio tem tanta raiva do Guilherme Freire... ele fala do cara todo vídeo sem citar o nome kkkk
Kkkk
Simples porque ele é um charlatão
Teve alguma coisa interna, acho q da época q o Guilherme trabalhava na BP. Não sei se com ele (Flávio) ou importado do Thomas Giulianno, q odeia o Guilherme e é amigo do Flávio
Muito bom!
Flávio, você não é um intelectual! Você não está vestido adequadamente, não está fumando um charuto e não tem 18 filhos. Um absurdo esse tipo de vídeo.
E não está com 500 livros (não lidos) de fundo
Então era só fazer o que eu já sabia que era pra fazer?!
😮
Qual é o ponto em questão?Permita-me compartilhar meu entendimento. A vida intelectual jamais se aprofundará sem vida espiritual dinâmica. Vivemos ainda dentro da gaiola kantiana, que divide o mundo supostamente objetivo da ciência do mundo “subjetivo” do espírito, sendo o último tendo um status inferior dentro desta mentalidade. A coisa principal que aprendi com Olavo foi a unificação destes dois mundos, que na verdade sempre foram um só.
Obrigado
Boas dicas. Estamos amarrotados de intectuais de sofa ou digital 😊😊😊😊
A galera gostou do prestígio, msm q virtual. Na vida real msm é um bando de zé ninguém.
Fabio, estou lendo Os Irmãos Karamázov.
Boa Flávio! Alguém tinha que falar. Hahha
estou seguindo meu mestre Guilherme Freire, comendo carne vermelha e fazendo jiu jitsu. Amo monarquia também. acho q já sou intelectual.
Tá bebendo água?
Já tem 4 filhos?
AUMENTE MAIS O SOM DE FUNDO, POIS ESTÁ MUITO BAIXOOOOOOOO!!!!!!!
Isso 👏🏽
🎯🎯
Esse efeito do provincianismo é real, mas vou te dizer que é muito difícil de sair do "jardim do olavo", é preciso muito tempo investido para sair da rede de referências dele.
Ainda podemos fazer pix? Não tem agora uma lei que obriga a discriminar cada pix?
1. Vida intelectual virou fetiche 2. Compre a formação senso incomum em 12x de 49,90 kkkkkkkkkkkk
😂😂😂
Kkkkkkkkkkkkkkk
Comentando para educar o algoritmo.
Obrigado pelo vídeo. Por favor, sem música de fundo no próximo. 👌
A música é boa, mas acaba poluindo demais o áudio. Fica mais difícil compreender o áudio.
Flávio, que livro você acha que devo ler para dar sorte neste começo de ano? 🤡
👏🏻👏🏻👏🏻
Mais um pix de 3,33
Cada um aqui faça o mesmo e vamos ajudar o canal
Sim, muita gente iniciando a "vida intelectual" e fazendo pose de culto, chega a ser engraçado. Um novo tipo de status
👏👏👏👏
6:37 que frase é essa?
Também gostaria de saber...
Guilherme Freire...
15:15 por isso nao sirvo pra ter vida intelectual kkkkkkk só de ouvir falar em estudar seguindo uma ordem, eu já me sinto totalmente sem liberdade. Só gosto de ler mesmo, deixo a intelectualidade pra quem nasceu pra isso
Olavo não tinha ordem. Se você ler um livro por semana, não precisa de ordem.
Ler aleatoriamente não é intelectualidade mesmo. É como atirar pra todos os lados.
De novo o Flávio com camisa de times, volta com as camisas xadrez que ficam bem melhor Flávio!😸
Parece o Bolsonaro kkkkk
Por isso, calado fico e mudo permaneço.
Pra variar...Flavião cirúrgico!
por que algumas pessoas criticam tanto o Olavo? o que ele falava que alguns amam e outros odeiam? kkk (é uma pergunta genuína, não consumi muita coisa dele - mas tenho curiosidade)
Os do lado vermelho sempre criticam...
@@amandanoleto8125tem gente na Direita que odeia também.
Sempre jogam pedra em árvore q dá frutos. Na direita tradicionalista tb atacam ele. O bom é sempre o youtuber desconhecido, underground.
Flávio sempre preciso nas análises. Em geral os vídeos por aí são cópias do COF. Muitas vezes utilizam quase os mesmos dizeres.
Pior, alguns ainda ficam atacando o Olavo.
Redes sociais de graça, portanto, adivinha quem é o produto? Hehehe, acorde juninho...
Mas muito disso ai é culpa do Olavo, ele que demonizava de tao forma o ensino formal e a universidade que o brasileirinho médio passou a crer que assistir aula de youtuber equivaleria a fazer uma graduação
Faz sentido.
Eu não recomendo ng fazer curso de humanas, mas a universidade tem bons cursos de outras áreas.
Tem um cara que eu conheço que lê filosofia só pra impressionar as garotas soltando frases de pensadores. Tem garota que gosta de cara metido a intelectual. No Brasil, tudo vira palhaçada.
Oxe, é só mandar uns coisas clichês de filosofia (nem precisa ler, só ver uns vídeos) q vc fatura uns tab4cos de menina besta.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri com o Testemunha de Jeová
Fábrica de Charlinhos
kkkk guilherme freire sentiu
Belo moletom, Flavio.
Pelo amor de Deus, POR QUE ESSA MÚSICA HORRÍVEL NO VÍDEO????
Chato(a), deixa a música do homem em paz.
Sei que dá raiva ... mas esquece esse povo e faça você a coisa certa.
Eu "sigo" aqui e o Olavo. Formação senso e o COF. isso basta.
6:16 Eu todo, aí. Cacoete do Ensinou Médio. Falava alguns clichês e os professores me iludiam.
12:15 Agora que o Prof Olavo se faz ainda mais presente. Mormente após eu saber que os alunos mais velhos faziam a transcrição ou gravavam as aulas mas NÃO repassavam ao Prof. Bando de canalhas.
queria que isso fosse um podcast :(( agora que eu vi que tem só 17 minutos
aliás, estou lendo irmãos karamázov por influência sua!
Eu falo sobre vida intelectual mas leio
Esse 'caipira' não seria o 'jeca' falado pelo Paulo Francis?
Essa música é muito cansativa.
Intelectwall BR médio be like: Mas e aí, traiu ou não traiu?
Procurem Orlando Fedeli,Associação cultural Montfort, Flos Carmeli,Centro Dom Bosco,Lucas Lancaster,Marcelo Andrade
Muito joelho no chão e Salve Maria
Paráfrase ao Rasta (cartola e cachimbo)?
Mas o Rasta faz um personagem, não é sério aquele estilo
7:46 Seria mais honesto fazer anúncios de uma loja de dropshipping...
Salve
Mais um vídeo sobre vida intelectual 🙄
Esse pessoal quer vender cursos. 😂