Muito bom!! Fiz medidor de carga de bateria do grestScott e me incomodava a corrente caindo com a tensão. Realmente a descarga com corrente constante facilita muito a vida. Mais uma vez, parabéns!
Muito obrigado por essa ótima aula professor. Agradeço também por dividir o seu conhecimento e tempo possoas que buscam aprender cada vez mais. Professor por favor o senhor poderia fazer uma aula sobre como aproveitar e reutilizar as bms de notebook nos peck de baterias que fazemos. Ja desmontei umas 20 baterias e tentei utilizar as bms com os peck novos que fiz mas eles nao funcionam nao apresenta voltagem. Estou ancioso pelo coregador descarregador de baterias com arduino. Grande abraço, fica com Deus e tudo de bom para vc e a família.
Sou novo nesse canal, mas estou gostando muito. Professor Marlon explica muito bem, orgulhoso de assinar um canal de tanta qualidade. Parabéns e já sou seu fã.
esse teste da corrente constante é interessante, caso a bateria esteja ligada a um motor eu poderia fazer um teste com motor em baixa rotação e outro com alta e tirar uma média ponderada dos dois resultados
Fiz o meu circuito assim que vc postou o video e funciona 100% até hoje, só me incomodou o fato que se vc esquecer a bateria no circuito ela vai a zero e estraga, então montei um circuito com regulagem que desliga a bateria quando tensão cai ao ponto de corte ajustável, no meu caso 2,8v assim preservando a integridade da bateria, complementei com um buzzi que avisa o término do teste e um voltimetro amp. Tudo ficou show de bola.
11:26 - Me tira uma dúvida: quando vc ajustou na fonte de bancada uma tensão de 2,7 V simulando a baixa tensão na bateria, ele conseguiu manter uma corrente de 494 mA (desvio de apenas 6 mA da corrente desejada). E se no caso eu quiser testar a capacidade de uma bateria de NiMH, em que ela é considerada descarregada com tensão em torno de 1 V, mesmo assim esse circuito conseguirá manter os 500 mA sem muita alteração?
Muito bom!!! Já até sei qual vai ser o incremento desse circuito. Limitar a queda de tensão pra não ultrapassar os 2,75v e assim não danificando a bateria. Show!!!
Olá Marlon, parabens pelo canal!! Eu montei o circuito a risca e em 5v ele não drena mais que 230 mA mantendo ~4,90V ... Ai mudei a fonte para uma de 12V, a corrente não passa de 600 mA. Ai fui diminuindo o valor de R1 para 0,1 Ohm ... ai a corrente subiu para proximo de 1,3A. Ai fechei o circuito (aterrei o Source) ai a corrente chegou a 1,55A ... achei tudo muito estranho, até substitui o LM 358 e tudo continuou assim ...
Conhece o DL24[carga eletronica com Bluetooth????.Serve perfeitamente e pode ser configurado da forma necessaria para os teste e o custo e bem acessivel
Ótimo vídeo estou esperando o vídeo de como aproveitar o BMS da bateria de notebook, vi um vídeo em inglês que o cara liga um cooler na fonte de entrada para ativar o carregador, teria outra forma de ativar? Uso 12v ou 19v?
Estou estudando a possibilidade de implementar este circuito juntamente com um arduino, assim permitirá um controle automático de carga e descarga de 8 baterias simultâneas, e também o cálculo da capacidade dessas baterias. Obrigado pela explanação Marlon!
Boa tarde, uma duvida se eu reduzir o valor do resisto para um de 0.50 Ohms teoricamente eu dobraria a corrente de saída? Pretendo adaptar esse circuito ou construir um outro q suporte até 6 Amperes com tensão mínima de 3 volts
Marlon,preciso de sua ajuda.Não entendo muito de arduino como você,mas eu queria fazer um projeto na qual eu pudesse usar dois joysticks para controlar seis servos-motores.Mas o arduino uno só suporta um joystick pelo o que eu saiba.É possível colocar os dois joysticks no arduino mega? Como faço as ligações e a programação nesse caso? Valeu!
Sensacional, rapaz. Ótimo circuito!!! 😃 Agora falta o Arduino, uma fonte de 5v... Um sensor de voltagem da bateria, pra poder parar o teste... O programa, óbvio... O que mais?
brother, comprei aqueles voltimetro/amperimetro chines que usa pra medir corrente/tensão de aparelhos em funcionamento, quando tento aferir bateria de lítio não dá nada, no meu multímetro que registra até 10ah aparece a capacidade ah sem problemas, existe algum truque para que eu posso usar o voltímetro/amperímetro com bateria de lítio? além do shunt interno dele tenho também o shunt de 100a separado!
Aprendi mais uma!!! Valeu professor!! Agora, preciso de uma ajuda... tenho uma fonte com ajuste de tensão 1,25V---24V e 10A. Tem alguma ideia de circuito para inserir na saída dela um limitador de corrente regulável??? Tipo aquele das fontes profissionais.
@Marlon Nardi, Parabéns pela aula!! Excelente mesmo! Já salvei na minha playlist pra poder fazer o circuito logo em breve. Mas, por favor, você poderia explicar melhor porque temos que usar o IRLZ44N ao invés do IRFZ44N? Eu até tenho o IRFZ44N aqui em casa, mas queria entender o motivo de não podermos usar ele. Até olhei os dois datasheets e fiquei comparando os valores dos parâmetros, mas no meu limitado conhecimento, eu não consegui identificar nenhum disparate entre eles, provavelmente pq não entendo mesmo quase nada nos datasheets... estou iniciando em eletrônica :) Você poderia também indicar outros MOSFETs que possa substituir o IFLZ44N neste circuito?? Valeu!!
Amigão, veja com um osciloscópio a tensão em cima do resistor de 1Ohm (ou corrente). Montei esse circuito uma vez e para alguns valores de corrente ele não é estável, a corrente oscila. Tive que projetar um compensador pra estabilizar a planta. Abraços!
Nesse circuito eu poderia usar uma tensão de 30 volts, a fim de ter como carregar baterias de 24v, 12v, 3,7v, etc? Claro, sempre com o potenciômetro no mais baixo valor de corrente? Queria tb colocar algo para aferir a corrente no próprio equipamento, tipo um VU ou digital.
Como eu faço pra monitorar a tensão dele via arduino? Atualmente tentei de duas maneiras: via divisor de tensão com 2 resistores de 2.2k e a outra maneira é lendo diretamente na porta A1, já que a tensão é menor do que 5V. Pergunto como faço para ler corretamente, pois ao ativar o circuito de descarga, as leituras oscilam demais. No multímetro a tensão fica correta, mas no arduino varia demais. Quero monitorar via arduino para desligar um relé e desconectar a bateria automaticamente quando esta atingir 3V. Grato!
PODE ME AJUDAR? Me indica um bom multímetro com relação custo e benefício! Pensei em comprar um modelo da Fluke ate R$400, infelizmente sem o "True RMS" também cogitei modelos da Hikari e Minipa, que são em sua grande maioria remarcados chineses de baixa qualidade. 🙈🙉🙊
Boa tarde Marlon. Show o Vídeo. Mas me explica como se eu fosse uma criança de 7 anos: nesse vídeo do exemplo esta Bateria não tem 2200mAh e sim 1550mAh??? Isso mesmo? Então a Bateria estaria fazendo propaganda enganosa pois diz que tem mais capacidade do que realmente possui. Isso mesmo???Obrigado.😉👍
Faaaaala criadores de gambiarras, ops... canal errado... huahauha... Estou "devorando" esses vídeos e aprendendo bastante, não sou técnico, apenas gosto de eletrônica como passa tempo e arrisco minhas gambiarras aqui e ali...
vc é máquina a explicar , parabéns muito bom video , ganhou +1 ....
Muito bom Marlon mas estamos todos anciosos esperando a continuação da série, por favor não abandone esta série.
Video top, incrivel, eu tava precisando desses cálculos e ainda de quebra ganhei um circuito de corrente constante Show de bola
Muito bom!! Fiz medidor de carga de bateria do grestScott e me incomodava a corrente caindo com a tensão. Realmente a descarga com corrente constante facilita muito a vida.
Mais uma vez, parabéns!
Excelente vídeo...i boa explicação. Irei elaborar o teste.
Completíssimo! Excelente! Incrível a qualidade deste canal!!!
Cadê a sequência, incrível esses vídeos
Muito obrigado por essa ótima aula professor.
Agradeço também por dividir o seu conhecimento e tempo possoas que buscam aprender cada vez mais.
Professor por favor o senhor poderia fazer uma aula sobre como aproveitar e reutilizar as bms de notebook nos peck de baterias que fazemos.
Ja desmontei umas 20 baterias e tentei utilizar as bms com os peck novos que fiz mas eles nao funcionam nao apresenta voltagem.
Estou ancioso pelo coregador descarregador de baterias com arduino.
Grande abraço, fica com Deus e tudo de bom para vc e a família.
Um show de conhecimento.. se tivéssemos a função que descreve a descarga também daria para resolver por cálculo integral, porém não a vi no datasheet.
Sou novo nesse canal, mas estou gostando muito. Professor Marlon explica muito bem, orgulhoso de assinar um canal de tanta qualidade. Parabéns e já sou seu fã.
Por favoooooor faz o vídeo do projeto no Arduino!!! Ótimos vídeos!!! Volta com essa saga!!!! Abraço
esse teste da corrente constante é interessante, caso a bateria esteja ligada a um motor eu poderia fazer um teste com motor em baixa rotação e outro com alta e tirar uma média ponderada dos dois resultados
Continuo aguardando a sequência...
Eu também 😅
Agora sim o canal vai bombar com esses vídeos de eletrônica bem explicados. Like!
Aula perfeita, obrigado!
marlon- e pra carregar pack 3s, poderia ser uma fonte de corrente constante, uns 500 mA e 3 comparadores para as tensoes 3.7, 7.4, 11.1 v
Fiz o meu circuito assim que vc postou o video e funciona 100% até hoje, só me incomodou o fato que se vc esquecer a bateria no circuito ela vai a zero e estraga, então montei um circuito com regulagem que desliga a bateria quando tensão cai ao ponto de corte ajustável, no meu caso 2,8v assim preservando a integridade da bateria, complementei com um buzzi que avisa o término do teste e um voltimetro amp. Tudo ficou show de bola.
Qual a amperagem maxima q ele consegue ?
Oi Marlon, por favor explique a diferença entre os Mosfets IRLZ44N e IRFZ44N, obrigado.
11:26 - Me tira uma dúvida: quando vc ajustou na fonte de bancada uma tensão de 2,7 V simulando a baixa tensão na bateria, ele conseguiu manter uma corrente de 494 mA (desvio de apenas 6 mA da corrente desejada). E se no caso eu quiser testar a capacidade de uma bateria de NiMH, em que ela é considerada descarregada com tensão em torno de 1 V, mesmo assim esse circuito conseguirá manter os 500 mA sem muita alteração?
Tai um canal que não vai demorar ir em alguma entrevista de televisão sucesso amigo tmj
Obrigado amigo, sucesso para nós dois com nossos canais!
@@MarlonNardi Boa, com certeza! 😊
Eu ja vi ele na globo se nao me angano. E indirectamente em outro canal que paga a globo aqui em Mocambique
Até eu, que não entendo nada, acabei entendendo. Parabéns!!!
Muito bom!!! Já até sei qual vai ser o incremento desse circuito. Limitar a queda de tensão pra não ultrapassar os 2,75v e assim não danificando a bateria. Show!!!
Fantástico Marlon, obrigado! E o tema sobre as plaquinhas BMS, chegou a fazer?
Rapaz, muito show... pena que não teve continuidade a série!
Parabéns, Marlon! Sucesso!
Marlon, existe algum substituto para esse mosfet? estou com dificuldade para achar ele. Sensacional esse video.
Olá Marlon! Porque o mosfet deve ser o IRLZ44? Qual a diferença para o IRFZ44? Obrigado.
Olá Marlon, parabens pelo canal!!
Eu montei o circuito a risca e em 5v ele não drena mais que 230 mA mantendo ~4,90V ... Ai mudei a fonte para uma de 12V, a corrente não passa de 600 mA. Ai fui diminuindo o valor de R1 para 0,1 Ohm ... ai a corrente subiu para proximo de 1,3A. Ai fechei o circuito (aterrei o Source) ai a corrente chegou a 1,55A ... achei tudo muito estranho, até substitui o LM 358 e tudo continuou assim ...
Socorro Marlon!!!
Olá alguém sabe me dizer quais e por quais componentes eu teria que que substituir no circuito para que passe 7A em 12V???
Salve Marlon., parabéns. Vc disse que faria um projeto com arduino, poderia fazê-lo? Grato.
Posso alimentar na entrada do circuito 12V? em vez de 5V? pois quero testar uma bateria de 12V.
Olá. Sou muito fã do seu canal. Nao vai ter continuidade desse projeto do carregador de baterias com arduino ???
Conhece o DL24[carga eletronica com Bluetooth????.Serve perfeitamente e pode ser configurado da forma necessaria para os teste e o custo e bem acessivel
Muito bom . Trabalho bem feito
Da pra usar essa técnica em baterias de celular?
para mim esse vídeo é pura nostalgia
nota 1000,parabéns Marlon
existe a parte 3?
com arduino.
Ótimo vídeo estou esperando o vídeo de como aproveitar o BMS da bateria de notebook, vi um vídeo em inglês que o cara liga um cooler na fonte de entrada para ativar o carregador, teria outra forma de ativar? Uso 12v ou 19v?
tem o link desse video?
6:12 Empolgante!!!
Estou estudando a possibilidade de implementar este circuito juntamente com um arduino, assim permitirá um controle automático de carga e descarga de 8 baterias simultâneas, e também o cálculo da capacidade dessas baterias. Obrigado pela explanação Marlon!
Oi Marlon tudo bom?
Sobre cnc, queria usar ponte H no lugar dos drivers.
É possível, e como devo ligar no arduino com o grbl?
aprofundando um pouco mais pq gosto da parte de cálculo, quais as fórmulas para saber a frequência?
Show de bola seu trabalho professor mais 1 inscrito !Posso colocar mais que 5 volts neste circuito?
Top, como faz esse mesmo projeto mas consumindo até 10A ?
Boa tarde, uma duvida se eu reduzir o valor do resisto para um de 0.50 Ohms teoricamente eu dobraria a corrente de saída? Pretendo adaptar esse circuito ou construir um outro q suporte até 6 Amperes com tensão mínima de 3 volts
Esse é o litokala Brasileiro , parabéns professor 👍
Caramba mas que circuito top
muito bom , aula de verdade
Valeu pessoal ágora sei como calculá uma bateria ou sua capacidade de energia
Da pra fazer um circuito eletrônico de luz de emergência usando ci 358 e leds com pilhas de notebook ?
bom dia! este mosfet pode ser substituido por outro se sim qual? eu tenho justamente oq vc disse q nao pode.... :( 6:30
Amigão você acha que é possível construir uma bateria de carro com bateria de notebook velhas e se teria segurança
Olá, quando vamos continuar com essa série? Quando vamos fazer o testador com arduíno? Estamos ansiosos!
Muito bom parabéns, excelente.
Só um detalhe: esse desenho é um retângulo e não um quadrado.
Sucesso. Até o próximo vídeo.
Professor marlon ' porque não pode ser o o mosfet irfz????
Tem como usar outro no lugar do lm358 ? Não estou achando este nas minhas sucatas
muito DEZ!!!!!!!!!!!!
Marlon,preciso de sua ajuda.Não entendo muito de arduino como você,mas eu queria fazer um projeto na qual eu pudesse usar dois joysticks para controlar seis servos-motores.Mas o arduino uno só suporta um joystick pelo o que eu saiba.É possível colocar os dois joysticks no arduino mega? Como faço as ligações e a programação nesse caso? Valeu!
Sensacional, rapaz. Ótimo circuito!!! 😃
Agora falta o Arduino, uma fonte de 5v... Um sensor de voltagem da bateria, pra poder parar o teste... O programa, óbvio... O que mais?
eu só tenho o IRLF aqui em casa, eu cosigo adaptar de algum modo pra fazer funcionar?
Marlon, não encontro esse mosfet IRLZ44N em nenhuma loja na minha região. Qual seria o substituto para ele?
desde já agradeço!
Muito bom esperando o próximo vídeo da série mais tem um vídeo que eu n entendi uma mulher falando estranho na playlist
brother, comprei aqueles voltimetro/amperimetro chines que usa pra medir corrente/tensão de aparelhos em funcionamento, quando tento aferir bateria de lítio não dá nada, no meu multímetro que registra até 10ah aparece a capacidade ah sem problemas, existe algum truque para que eu posso usar o voltímetro/amperímetro com bateria de lítio? além do shunt interno dele tenho também o shunt de 100a separado!
Gostaria se possível, o esquema ou aula de como fazer uma fonte com controle de Corrente e voltagem, o mais simples possível, desde já agradeço
Não daria pra fazer essa carga constante com um lm317 mantendo uma corrente fixa na saída ?
muito legal, parabems e obrigado
Aprendi mais uma!!! Valeu professor!!
Agora, preciso de uma ajuda... tenho uma fonte com ajuste de tensão 1,25V---24V e 10A.
Tem alguma ideia de circuito para inserir na saída dela um limitador de corrente regulável??? Tipo aquele das fontes profissionais.
Também queria um circuito pra controlar a corrente , muito boa a pergunta
massa ta ficando curioso gosto muito de tipo de aula que faz a pessoa mesmo pensar
@Marlon Nardi, Parabéns pela aula!! Excelente mesmo! Já salvei na minha playlist pra poder fazer o circuito logo em breve.
Mas, por favor, você poderia explicar melhor porque temos que usar o IRLZ44N ao invés do IRFZ44N? Eu até tenho o IRFZ44N aqui em casa, mas queria entender o motivo de não podermos usar ele. Até olhei os dois datasheets e fiquei comparando os valores dos parâmetros, mas no meu limitado conhecimento, eu não consegui identificar nenhum disparate entre eles, provavelmente pq não entendo mesmo quase nada nos datasheets... estou iniciando em eletrônica :)
Você poderia também indicar outros MOSFETs que possa substituir o IFLZ44N neste circuito??
Valeu!!
O IRLZ44N usa uma entrada lógica para aciona-lo (5v)..
Já o IRFZ44N usa analógica
forums.futura-sciences.com/electronique/6210-differences-entre-un-irfz44-un-irlz44.html
Amigão, veja com um osciloscópio a tensão em cima do resistor de 1Ohm (ou corrente). Montei esse circuito uma vez e para alguns valores de corrente ele não é estável, a corrente oscila. Tive que projetar um compensador pra estabilizar a planta. Abraços!
Marlon tem a plaquinha a venda
Prof. Marlon, você pensa em continuar esse projeto?
Nesse circuito eu poderia usar uma tensão de 30 volts, a fim de ter como carregar baterias de 24v, 12v, 3,7v, etc? Claro, sempre com o potenciômetro no mais baixo valor de corrente?
Queria tb colocar algo para aferir a corrente no próprio equipamento, tipo um VU ou digital.
Show!!!!!!!! Parabéns
Como eu faço pra monitorar a tensão dele via arduino? Atualmente tentei de duas maneiras: via divisor de tensão com 2 resistores de 2.2k e a outra maneira é lendo diretamente na porta A1, já que a tensão é menor do que 5V. Pergunto como faço para ler corretamente, pois ao ativar o circuito de descarga, as leituras oscilam demais. No multímetro a tensão fica correta, mas no arduino varia demais. Quero monitorar via arduino para desligar um relé e desconectar a bateria automaticamente quando esta atingir 3V. Grato!
PODE ME AJUDAR? Me indica um bom multímetro com relação custo e benefício! Pensei em comprar um modelo da Fluke ate R$400, infelizmente sem o "True RMS" também cogitei modelos da Hikari e Minipa, que são em sua grande maioria remarcados chineses de baixa qualidade. 🙈🙉🙊
Colega, eu tenho um Minipa ET 2082, e comprei um Aneng AN8008, melhor custo benefício, pesquisa sobre ele, você vai gostar.
@@ThemistoclesSouzadaSilva vlw
Daoha, é o mesmo circuito de carga de bancada que o Wagner Rambo do WR kits mostrou.
com outra amperagem daria o mesmo resultado?
Como fazer uma fonte de corrente constante de potência como por exemplo 450A?
Cara vc é foda mesmo... Showw
Meu deus. Primeira vez que vejo utilidade de calculo integral na minha vida
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to arrependido de ter matado tanta aula e não ter prestado mais atenção :S
Qual a maior voltagem que o circuito suporta?
Cade a continuação????
Você vai fazer com arduíno ????
Que show Marlon!
Muito bom vou montar um
posso montar com lm741? e porq nao pode ser o irfz44n?
Excelente! Vou fazer.
Vc sabe como se calcula o cca de uma bateria automotiva?
Tem pra vender uma plaquinha dessa ja montada?
Muito top!
o video 2 sobre bateria tá com link para um de outro canal,
Se alguém souber de quem tenha esse circuito pronto pra vender, por favor, me avise. Tenho interesse em comprar uma ou duas unidades. Obrigado.
Show!
Porque não serve o irfz44n?
Seria interessante fazer uma de corrente de saida estabilizada ,com entrada variável .🙈
excelente video , vlw
Boa tarde Marlon. Show o Vídeo. Mas me explica como se eu fosse uma criança de 7 anos: nesse vídeo do exemplo esta Bateria não tem 2200mAh e sim 1550mAh??? Isso mesmo? Então a Bateria estaria fazendo propaganda enganosa pois diz que tem mais capacidade do que realmente possui. Isso mesmo???Obrigado.😉👍
Faaaaala criadores de gambiarras, ops... canal errado... huahauha... Estou "devorando" esses vídeos e aprendendo bastante, não sou técnico, apenas gosto de eletrônica como passa tempo e arrisco minhas gambiarras aqui e ali...