Oi SERGIO, quero lhe parabenizar por divulgar competentemente a ASTRONOMIA para todos nós, sou de uma cidade no interior de Minas Gerais - LAGOA DA PRATA. Abraço.
Sergio a qualidade desse seu microfone é tão foda que toda vez que eu assisto um video seu eu tenho que abaixar o volume pra menos da metade! :D Quem tbm tem que fazer a masma coisa dá um joia...
Eu vou pela ipotese das estresse se unirem pela magnetismo da luz como se fosse uma teia de aranha de luz, a gente pode tirar pela estrutura molecular dos compostos até do nosso corpo msm o q fica no meio da estrutura? Só o espaço para se criar ou gerar uma nova estrutura
Eu ja falei que a matéria escura nao existe mas no sentido de pararem de procurar uma partícula ou conjunto de partículas responsáveis Deve existir, porém faz bem pensar fora da caixinha e trabalhar as interações antes de buscar um novo elemento influenciador
eu tinha visto que tem alguns fenomenos que a matéria escura não consegue explicar, que existe uma teoria chamada de inércia quantizada que consegue explicar tudo o q a matéria escura explica e ainda explicar as exceções que nao conseguem ser explicadas por ela.
Será que a matéria escura é apenas o resultado da interação gravitacional entre as dimensões do Universo? O que explicaria o nível de sua força por estar diluída entre os Universos, mas ao mesmo tempo interagindo entre os Universos. Aliais, Sérgio, porque não faz uma matéria sobre a atualização das novas descobertas da teoria das cordas, se é que houve?
Eu ouvi o Nerdcast que vc participou, muito, mas muito mais legal os Nerdcast de ciência, e o time de divulgadores de astronomia desse último episódio sobre buracos negros ficou excelente Só o time de ciência para levantar o Nerdcast que andava bem caído. Parabéns Serjão, curto muito seu trabalho e gostei muito da sua participação no Nerdcast.
Uma nova teoria que prevê a existência de uma partícula primordial é capaz de explicar tanto matéria quanto energia escuras além de definir um parâmetro quântico para a gravidade que se encaixa à relatividade... uma ideia nova, diferente apenas o suficiente para se encaixar no modelo padrão. Hau
Sergio adoro seus vidéos, participo de um grupo de astronomia no whatsapp e vc é bastante famoso la. Queria te fazer uma pergunta se vc tiver essa informação, em questão de tecnologia e estudo o que podemos ter de grande novidade em breve para nosso maravilhoso mundo da astronomia?
A Matéria escura é o próprio tecido do espaçotempo, quando uma grande massa de materia curva o espaço apertandoo e distorcendo esse deslocamento de espaço cria seu peso... é como o fundo do navio deslocando a água, esse deslocamento que causa as distorções..... não sei como não viram isso ainda, pensa ae sergio!!!
Todos os estudos aceitos demonstram a existência da matéria escura. Entretanto, intuitivamente, ainda acredito que aparecerá uma tese alternativa que demonstre outra sistemática gravitacional.
Já que a gravidade é consequência da deformação do espaço tempo pela matéria. Talvez exista outras formas de deformar o Universo. Será que o universo já não nasceu com algumas deformações? Aí a matéria se aglutinou exatamente nelas formando as galáxias? 🤔
Prof. Sergio, na sua opinião, você acha que seria possível que a Matéria Escura fosse um tipo de matéria relacionada a uma dimensão extra do universo, além da quadridimensional que conhecemos?
@@laerteoliveira7923 Por que? Se a Matéria Escura praticamente não interage com a bariônica (que está limitada ao espaço quadridimensional), apenas interagindo gravitacionalmente... O que descartaria a hipótese dela (ME) estar presente no universo de uma forma "dentro-fora", ou seja, além das quatro dimensões conhecidas?
As vezes fico pensando que o nosso universo pode ter se chocado com outro, e a matéria escura seria só matéria oriunda de outro universo, por isso quase não interage com nada, exceto com a gravidade que atua em longas distancias, então deve ser comum a ambos.
Eu arrisco que matéria escura não existe, apenas interação gravitacional, distorções no tecido espaço-tempo e observações equivocadas, talvez por não considerar tais distorções.
Acho o canal muito bom, mas tenho que discordar: a matéria escura é uma hipótese ad hoc, usada para "salvar as aparências". Ela não é um fato científico, portanto falar que ela "existe", em um sentido estritamente científico é bastante equivocado. Um estudo histórico, por outro lado, pode nos levar a crer que a matéria escura é uma hipótese que desempenha um papel muito semelhante ao do éter luminífero durante o século XIX: as evidências de que a luz tinha um comportamento ondulatório levaram os físicos da época a postular, e com toda a razão, que para que a mesma pudesse percorrer a distância do Sol até a Terra em um espaço livre de matéria comum ou no vácuo, essa região deveria estar cheia de algo que pudesse sustentar a propagação da onda luminosa, o qual eles chamaram de éter luminífero. Essa hipótese era necessária, porque o modelo ou paradigma científico da época era o Newtoniano e, de acordo com ele, uma onda só pode ser propagar em um meio denso e tensionado (ondas mecânicas). Ou seja, a história e a filosofia da ciência nos ensinam que uma comunidade científica de uma determinada época, em um primeiro momento, não abandona o modelo científico até então bem sucedido, mas se empenha em adequar as "anomalias" ao modelo, criando hipóteses e versões alternativas ao modelo adotado como padrão. Na minha opinião isso é exatamente o que está acontecendo, mais uma vez, dentro da astronomia. De acordo com Thomas Kuhn isso configura uma "crise" do paradigma científico adotado: um sintoma de que em breve (décadas?) um novo modelo emergirá e substituirá o antigo.
Excelente comentário, uma raridade entre os que discordam , meus parabéns, mas me permita discordar de vc no ponto em que o éter era uma proposta baseada no fato de que a experiência mostrava que ondas precisavam de um meio material para se propagar , mas sem qualquer evidência , então a colocação do éter foi feita a "mão". Já a matéria e e energia escuras são colocadas para dar sentidos a certas medidas do universo.
Os modelos que sugerem que matéria escura não existe no universo mais parece com o argumento que só se casa por amor...ai quando aparece o dinheiro (matéria escura), faz mais sentido existir harmonia no casamento...então volta-se a matéria escura que se encaixa em vários modelos.
Quem sabe essa matéria escura seja na verdade algum tipo de interação do nosso Universo com os multiversos. Por isso não conseguimos detectá-la, apenas estipular, pois está além das dimensões que estamos inseridos.
Parabéns, excelente vídeo. Consegue passar de forma simples e objetiva artigos e publicações bem complexas. Só uma observação, minha candidata para matéria escura é que seja matéria no estado do condensado de Bose-Einstein. Valeu.
A gravidade pode ser um fluido q empurra as coisas uma contra a outra, analogo a atmosfera exerce mais pressao onde esta mais concentrada, entao pode ter difentes "pressoes" no universo tornando a gravidade mais fraca ou forte. Nao digo q nao existe materia escura, mas me espanta mais eh nao saber oq eh gravidade.
Não só creio na ΛCDM como também penso em uma ligação direta com neutrinos. Assim que a humanidade tomar um certo nível de conhecimento, ainda teremos que desmembrar a partícula. A ligação direta com a matéria escura estará lá...
Se tiverem um tempinho para ler um livro chamado "Genese" de Alan Kardec, vão ver que todo o universo está imerso em um "fuido cósmico universal" e que compõe todo o universo visível e invisivel .
“No creo en brujas, pero que las hay, las hay”, sabemos dos efeiros, demos nome à causa, mas não sabemos o que ela é. Matéria escura? Gravidade furtiva? Fuga gravitacional de uma dimensão mais elevada ou de outra "brana"? Mistério difícil de solucionar.
Compreendi parte desse estudo e posso até estar enganado, porém creio que está muito cedo para descartar os buracos negros primordiais que ainda não foram detectados e uma possível quantidade não esperada de exoplanetas. Além disso há também a possibilidade da matéria escura realmente existir, porém com uma parcela de contribuição menor, justamente devido aos corpos massivos que ainda não foram contabilizados por não emitirem luz.
Me lembrei da física dos fluidos que supunha a transferência de calor como uma espécie de eter invisivel (fluogístico) componente da energia e descobriu-se que se tratava apenas de vibração molecular. Acho que falta conhecer melhor a natureza da matéria ordinária para se repensar as leis newtonianas na grande escala galáctica. Não creio que a matéria escura, indetectável possa existir!
O que ninguém ainda percebeu é que a gravidade tem um comportamento dual. Ou seja, a gravidade não é apenas uma força de atração, ela também é uma força de repulsão. Para manter a coesão física da matéria, a gravidade se comporta como uma força de atração. Por outro lado, para manter a estabilidade desta coesão física da matéria, a gravidade se comporta como uma força de repulsão. São duas faces de uma mesma moeda. Enquanto a atração gravitacional tem o papel de tornar visível o reino da matéria (matéria normal e matéria escura), a repulsão gravitacional tem o papel de manter a harmonia do reino criado. Relacionado a cada força, existe uma energia associada. A força de atração gravitacional está relacionada à energia potencial gravitacional, tal como a conhecemos, que agora poderia ser nomeada como energia potencial da atração gravitacional. Da mesma forma, a força de repulsão gravitacional está relacionada à energia escura, tal como a conhecemos, que agora poderia ser nomeada como energia potencial da repulsão gravitacional. Por isso que o universo não irá se colapsar devido à atração gravitacional, como também não haverá uma ruptura devido à repulsão gravitacional, pois a coesão dentro dos aglomerados de galáxias permanecerá estável por causa da matéria escura com características de atração gravitacional, apesar do afastamento das galáxias.
Em 9 ,20 sgs Você diz que esse novo trabalho trouxe informações interessantes sobre a origem e a natureza da matéria escura! mais não falou sobre essas informações! ou eu perdi essa parte?
O que eu queria entender sobre a matéria escura é: existem antielementos químicos formados pela antimatéria? Se alguém souber responder essa questão, por favor, me explique.
Eu gosto muito do canal ja es membros vcs precisam ajudar o proferssor .......e estou querendo saber o valor de uma nave .. vou comprar uma para mandar o povo do pt ir a m87...
Imaginemos uma espaçonave fictícia viajando pela galáxia. O piloto dessa nave enlouqueceu e se tornou suicida. Ele direciona sua nave para um planeta e se choca com ele, realizando seu objetivo. Minha pergunta: esse piloto suicida conseguiria se suicidar na matéria escura?
Space Today: Sérgio, há um equívoco na proporção da matéria escura que vc falou. A estimativa de matéria escura no Universo é de 23% a 25%. Quem é predominante é a energia escura (responsável pela expansão acelerada do Universo) com cerca de 70%. A matéria comum, chamada de matéria bariônica (que forma galáxias, estrelas, planetas e nós), tem cerca de no máximo 5%.
Parabéns. Todas as noites ligo nesse canal. PARABÉNS MESMO. UM DOS MELHORES DO TH-cam BRASIL. Simples e objetivo, linguagem simples, mas eficaz. BZ.
Ainda acompanha o canal depois de 4 anos ?
Após uma análise bem atenta aos gráficos mostrados no vídeo eu pude perceber que não entendi foi nada
Oi SERGIO, quero lhe parabenizar por divulgar competentemente a ASTRONOMIA para todos nós, sou de uma cidade no interior de Minas Gerais - LAGOA DA PRATA. Abraço.
Aos poucos a ciência vai descobrindo e confirmando muita coisa! Estamos avançando cada vez mais e tenho certeza que muita surpresa vem por aí 👏👏👏
Faz um vídeo explicando o método científico para que o pessoal possa entender a diferença entre hipótese, teoria , observação etc.
Que delicia ouvir tanta informação de maneira clara e didática. Obrigada por teu ímpar desprendimento intelectual….
O que seria do cenário do TH-cam brasileiro sem o SpaceToday... Showww demaisss👏🏻👏🏻👏🏻
Comentários equilibrados! Muito a ser aprendido, nem arranhamos a superfície do conhecimento. Legal, parabéns!
Esse canal é maravilhoso.
Assisto sempre, é tão bom receber conhecimento.
Sérgio parabéns por manter o canal com essa qualidade tão boa
Sergio a qualidade desse seu microfone é tão foda que toda vez que eu assisto um video seu eu tenho que abaixar o volume pra menos da metade! :D
Quem tbm tem que fazer a masma coisa dá um joia...
Eu vou pela ipotese das estresse se unirem pela magnetismo da luz como se fosse uma teia de aranha de luz, a gente pode tirar pela estrutura molecular dos compostos até do nosso corpo msm o q fica no meio da estrutura? Só o espaço para se criar ou gerar uma nova estrutura
Eu ja falei que a matéria escura nao existe mas no sentido de pararem de procurar uma partícula ou conjunto de partículas responsáveis
Deve existir, porém faz bem pensar fora da caixinha e trabalhar as interações antes de buscar um novo elemento influenciador
Serjão, o incansável divulgador científico! Grande abraço!
Que interessante sobre a Matéria escura 🤔😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦😦
Dedo na cara, pé no bucho do algoritmo do youtube e um forte abraço pra quem for ou estiver no Acre.
A matéria escura me parece ser o espaço em si mesmo que se expande e contrai. Ótimas noticias.
Gostei do video. Eu acredito que exista
eu tinha visto que tem alguns fenomenos que a matéria escura não consegue explicar, que existe uma teoria chamada de inércia quantizada que consegue explicar tudo o q a matéria escura explica e ainda explicar as exceções que nao conseguem ser explicadas por ela.
Quanto existir ou não matéria escura, concluo que só sei que nada sei. Mas estarei atento aos próximos vídeos do ST. Sds
É MUITO DOIDOOOOOOO TUDO ISSO SERJÃO É INCRÍVEL PARABÉNS ABRAÇO TAMO JUNTO.
Sérgio, qual a distribuição da matéria escura? Ela é ubíqua ou se concentra em glóbulos/nodos como a matéria visível?
Será que a matéria escura é apenas o resultado da interação gravitacional entre as dimensões do Universo? O que explicaria o nível de sua força por estar diluída entre os Universos, mas ao mesmo tempo interagindo entre os Universos. Aliais, Sérgio, porque não faz uma matéria sobre a atualização das novas descobertas da teoria das cordas, se é que houve?
A ciência é basicamente sujeito, predicado e propósito. Enquanto não se sabe vale tudo...
Aí sim hem, videozinho no final do dia.
A gente já chega com a voadora no peito do like!
Melhor conteúdo do TH-cam
Salve Serjão ✌️
Eu ouvi o Nerdcast que vc participou, muito, mas muito mais legal os Nerdcast de ciência, e o time de divulgadores de astronomia desse último episódio sobre buracos negros ficou excelente
Só o time de ciência para levantar o Nerdcast que andava bem caído.
Parabéns Serjão, curto muito seu trabalho e gostei muito da sua participação no Nerdcast.
Buracos negros existem... matéria escura existe... agora ta tudo ficando claro !!!
Contraditório, nao? Kkk
Tá ficando escuro não? ahaeuhuaeuhaeu
Kkk
Kkkk
claro??? cada vez esta é mais escuro...
Uma nova teoria que prevê a existência de uma partícula primordial é capaz de explicar tanto matéria quanto energia escuras além de definir um parâmetro quântico para a gravidade que se encaixa à relatividade... uma ideia nova, diferente apenas o suficiente para se encaixar no modelo padrão. Hau
Sempre que posso estou por aqui.
Sergio adoro seus vidéos, participo de um grupo de astronomia no whatsapp e vc é bastante famoso la. Queria te fazer uma pergunta se vc tiver essa informação, em questão de tecnologia e estudo o que podemos ter de grande novidade em breve para nosso maravilhoso mundo da astronomia?
gravidade é a força que atrai a matéria para o buraco negro mais proximo
A Matéria escura é o próprio tecido do espaçotempo, quando uma grande massa de materia curva o espaço apertandoo e distorcendo esse deslocamento de espaço cria seu peso... é como o fundo do navio deslocando a água, esse deslocamento que causa as distorções..... não sei como não viram isso ainda, pensa ae sergio!!!
Todos os estudos aceitos demonstram a existência da matéria escura. Entretanto, intuitivamente, ainda acredito que aparecerá uma tese alternativa que demonstre outra sistemática gravitacional.
Já que a gravidade é consequência da deformação do espaço tempo pela matéria.
Talvez exista outras formas de deformar o Universo.
Será que o universo já não nasceu com algumas deformações? Aí a matéria se aglutinou exatamente nelas formando as galáxias? 🤔
Tem alguma chance no modelo de medição das massas e conseguintemente, da gravidade que essas grandes corpos, gerar esta imprecisão?
Corrigindo, então: a matéria escura precisa existir para que os comportamentos observados possam ser explicados com precisão adequada.
saudações a todos. sucesso.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.matéria escura... por que não matéria oculta???
.
.
.
.
.já vi esse infográfico antes???
.
.
.
.
.
.
.parece-me tão familiar.
Faz vídeo sobre dimensões
Gostaria de saber que se supõe que seria a matéria escura que mantém as galáxias unidas, o que acontece naquelas aonde ela não está presente?
Voa planeta pra todo lado
Prof. Sergio, na sua opinião, você acha que seria possível que a Matéria Escura fosse um tipo de matéria relacionada a uma dimensão extra do universo, além da quadridimensional que conhecemos?
@@laerteoliveira7923 Por que? Se a Matéria Escura praticamente não interage com a bariônica (que está limitada ao espaço quadridimensional), apenas interagindo gravitacionalmente... O que descartaria a hipótese dela (ME) estar presente no universo de uma forma "dentro-fora", ou seja, além das quatro dimensões conhecidas?
As vezes fico pensando que o nosso universo pode ter se chocado com outro, e a matéria escura seria só matéria oriunda de outro universo, por isso quase não interage com nada, exceto com a gravidade que atua em longas distancias, então deve ser comum a ambos.
Sensacional esse vídeo.
Agora eu fiquei com dúvidas 😂, estarei aqui quando sair a resposta 👍👏👏👏👏👏👏👏
O jabá no final ficou bem melhor.
Bom vídeo, o que é essa componente ordinária que é falado em 7:26 minutos? 🙂
Eu arrisco que matéria escura não existe, apenas interação gravitacional, distorções no tecido espaço-tempo e observações equivocadas, talvez por não considerar tais distorções.
SERJAO VÁ COMENTAR SOBRE.O.APAGAO DA ESTAÇÃO ESP INT???
Acho o canal muito bom, mas tenho que discordar: a matéria escura é uma hipótese ad hoc, usada para "salvar as aparências". Ela não é um fato científico, portanto falar que ela "existe", em um sentido estritamente científico é bastante equivocado. Um estudo histórico, por outro lado, pode nos levar a crer que a matéria escura é uma hipótese que desempenha um papel muito semelhante ao do éter luminífero durante o século XIX: as evidências de que a luz tinha um comportamento ondulatório levaram os físicos da época a postular, e com toda a razão, que para que a mesma pudesse percorrer a distância do Sol até a Terra em um espaço livre de matéria comum ou no vácuo, essa região deveria estar cheia de algo que pudesse sustentar a propagação da onda luminosa, o qual eles chamaram de éter luminífero. Essa hipótese era necessária, porque o modelo ou paradigma científico da época era o Newtoniano e, de acordo com ele, uma onda só pode ser propagar em um meio denso e tensionado (ondas mecânicas). Ou seja, a história e a filosofia da ciência nos ensinam que uma comunidade científica de uma determinada época, em um primeiro momento, não abandona o modelo científico até então bem sucedido, mas se empenha em adequar as "anomalias" ao modelo, criando hipóteses e versões alternativas ao modelo adotado como padrão. Na minha opinião isso é exatamente o que está acontecendo, mais uma vez, dentro da astronomia. De acordo com Thomas Kuhn isso configura uma "crise" do paradigma científico adotado: um sintoma de que em breve (décadas?) um novo modelo emergirá e substituirá o antigo.
Excelente comentário, uma raridade entre os que discordam , meus parabéns, mas me permita discordar de vc no ponto em que o éter era uma proposta baseada no fato de que a experiência mostrava que ondas precisavam de um meio material para se propagar , mas sem qualquer evidência , então a colocação do éter foi feita a "mão". Já a matéria e e energia escuras são colocadas para dar sentidos a certas medidas do universo.
Nós próximos 20 anos teremos experimentos que mostraram a nulidade da hipótese ou o contrário.
Muito bem👍🏻
Os modelos que sugerem que matéria escura não existe no universo mais parece com o argumento que só se casa por amor...ai quando aparece o dinheiro (matéria escura), faz mais sentido existir harmonia no casamento...então volta-se a matéria escura que se encaixa em vários modelos.
GENTE QUE NÓ QUE DÁ ISSO HEIMMMMMM...
MAS PARABÉNS SÉRGIO...
Quem sabe essa matéria escura seja na verdade algum tipo de interação do nosso Universo com os multiversos. Por isso não conseguimos detectá-la, apenas estipular, pois está além das dimensões que estamos inseridos.
Parabéns, excelente vídeo. Consegue passar de forma simples e objetiva artigos e publicações bem complexas. Só uma observação, minha candidata para matéria escura é que seja matéria no estado do condensado de Bose-Einstein. Valeu.
A gravidade pode ser um fluido q empurra as coisas uma contra a outra, analogo a atmosfera exerce mais pressao onde esta mais concentrada, entao pode ter difentes "pressoes" no universo tornando a gravidade mais fraca ou forte. Nao digo q nao existe materia escura, mas me espanta mais eh nao saber oq eh gravidade.
Não só creio na ΛCDM como também penso em uma ligação direta com neutrinos. Assim que a humanidade tomar um certo nível de conhecimento, ainda teremos que desmembrar a partícula. A ligação direta com a matéria escura estará lá...
Ela interage com a gravidade, Só assim encontramos a única força primordial ao qual a matéria escura interage.
E se a matéria escura for de universos paralelos, os quais não podemos ver por estarem em outras dimensões que não podemos interagir diretamente.
sensacional
Serjäo, oq aconteceria comigo se ingrrisse materia escura? Firaria um super-heroi?
salve serjão, excelente trabalho, sou seu fã, parabéns
SpaceToday
Como detectar algo que interage muito pouco com a matéria convencional?
Se tiverem um tempinho para ler um livro chamado "Genese" de Alan Kardec, vão ver que todo o universo está imerso em um "fuido cósmico universal" e que compõe todo o universo visível e invisivel .
Então ela está entre nós.
Como é possível até este canal ter deslikes?! Enfim.
Salve salve amigos da astronomia em todo mundo.
“No creo en brujas, pero que las hay, las hay”, sabemos dos efeiros, demos nome à causa, mas não sabemos o que ela é. Matéria escura? Gravidade furtiva? Fuga gravitacional de uma dimensão mais elevada ou de outra "brana"? Mistério difícil de solucionar.
Anti-matéria e matéria escura são a mesma coisa? Se não, qual a diferença?
Compreendi parte desse estudo e posso até estar enganado, porém creio que está muito cedo para descartar os buracos negros primordiais que ainda não foram detectados e uma possível quantidade não esperada de exoplanetas. Além disso há também a possibilidade da matéria escura realmente existir, porém com uma parcela de contribuição menor, justamente devido aos corpos massivos que ainda não foram contabilizados por não emitirem luz.
Desvio para o vermelho,constante de Hubble.
Voadora certa! 💜
Cade o texto escrito na descrição?
Acho que ela é o contraste
Me lembrei da física dos fluidos que supunha a transferência de calor como uma espécie de eter invisivel (fluogístico) componente da energia e descobriu-se que se tratava apenas de vibração molecular. Acho que falta conhecer melhor a natureza da matéria ordinária para se repensar as leis newtonianas na grande escala galáctica. Não creio que a matéria escura, indetectável possa existir!
O que ninguém ainda percebeu é que a gravidade tem um comportamento dual. Ou seja, a gravidade não é apenas uma força de atração, ela também é uma força de repulsão.
Para manter a coesão física da matéria, a gravidade se comporta como uma força de atração.
Por outro lado, para manter a estabilidade desta coesão física da matéria, a gravidade se comporta como uma força de repulsão.
São duas faces de uma mesma moeda. Enquanto a atração gravitacional tem o papel de tornar visível o reino da matéria (matéria normal e matéria escura), a repulsão gravitacional tem o papel de manter a harmonia do reino criado.
Relacionado a cada força, existe uma energia associada. A força de atração gravitacional está relacionada à energia potencial gravitacional, tal como a conhecemos, que agora poderia ser nomeada como energia potencial da atração gravitacional. Da mesma forma, a força de repulsão gravitacional está relacionada à energia escura, tal como a conhecemos, que agora poderia ser nomeada como energia potencial da repulsão gravitacional.
Por isso que o universo não irá se colapsar devido à atração gravitacional, como também não haverá uma ruptura devido à repulsão gravitacional, pois a coesão dentro dos aglomerados de galáxias permanecerá estável por causa da matéria escura com características de atração gravitacional, apesar do afastamento das galáxias.
Ainda e um mistério pois na minha opinião o homem está em passos de formiga no espaço.
É matéria de muita baixa densidade e tem uma lei de distribuição, a mesma que a matéria comum...
Fantástico!
Em 9 ,20 sgs Você diz que esse novo trabalho trouxe informações interessantes sobre a origem e a natureza da matéria escura! mais não falou sobre essas informações! ou eu perdi essa parte?
Salve! Salve
O que eu queria entender sobre a matéria escura é: existem antielementos químicos formados pela antimatéria? Se alguém souber responder essa questão, por favor, me explique.
Quero essa blusa kkk onde compra ?
Eu gosto muito do canal ja es membros vcs precisam ajudar o proferssor .......e estou querendo saber o valor de uma nave .. vou comprar uma para mandar o povo do pt ir a m87...
Ótimo vídeo, mas não entendi o gráfico. Saudações.
Matéria escura é um gás baixa intensidade que mal da para ser vista e sentida e a energia escura é pressão negativa desse gás.
Matéria escura não esta relacionado a buraco negro? Estrelas super massivas não deformam a matéria escura?
Top! Like no peito do dedão!
A ciência já sabe o suficiente sobre os efeitos (se existem) do nada absoluto no tecido do universo?
EHH VÍDEO NOVO
Imaginemos uma espaçonave fictícia viajando pela galáxia.
O piloto dessa nave enlouqueceu e se tornou suicida.
Ele direciona sua nave para um planeta e se choca com ele, realizando seu objetivo.
Minha pergunta: esse piloto suicida conseguiria se suicidar na matéria escura?
CARACA TO ABISMADO!!!!
Space Today: Sérgio, há um equívoco na proporção da matéria escura que vc falou. A estimativa de matéria escura no Universo é de 23% a 25%. Quem é predominante é a energia escura (responsável pela expansão acelerada do Universo) com cerca de 70%. A matéria comum, chamada de matéria bariônica (que forma galáxias, estrelas, planetas e nós), tem cerca de no máximo 5%.
Se eles falam que existe, claro que sim...Obrigada, Professor 😘
Salve!
Aaaaaaaa isso eh hora de postar vídeo sr Sérgio
Matéria escura e buraco negro não teria alguma relação?
Acredito que não.
3:30 Título do vídeo é existe então não existe?
E o astro chamado de P7x ou Nibiru, planeta x, existe a possibilidade???
Eu lendo os comentários dos space today, é possivel dizer que nem existe Haters por aqui, me pergunto porque.
Se é complexo neste nível é porque não existe, o universo funciona sobre regras simples