Tô estudando pro vestibular agora e pretendo prestar para engenharia da computação, esse vídeo me ajudou tanto! Sempre achei a UNICAMP incrível, mas agora deu até uma vontade a mais de estudar kkkk Muito muito obrigada, sério, vcs são incríveis
Cara, tenho muita vontade de fazer Engenharia da Computação na UNICAMP, mas tbm tenho medo de fazer e msm assim ficar desempregado, como vc lida com isso??
Eae galera do Zero! muito obrigado mesmo pelo episódio, vcs dois mataram muitas dúvidas minhas!!! sobraram só umas duas e eu gostaria de saber se poderiam pedir pro Felipe ver se ele consegue me ajudar com elas: os alunos do eng. comput. têm acesso a alguma máquina virtual ou algo do tipo, ou é necessário ter um computador minimamente decente pro curso?(o i3 do meu note é mais velho que eu kkkk, mas o carinha é guerreiro e ta funcionando) sabe me dizer o nome do professor que dá aula de arquitetura de computadores e linguagem de máquina?(falaram dele em 55:17) pergunto, pois, inicialmente, eu planejava cursar eng. eletrônica, pensando que seria um bom caminho para trabalhar com o desenvolvimento de circuitos integrados e tals
Na moral, to fazendo Eng. Comp na EESC e queria ter visto esse video antes de ter entrado no curso. Muito boa a qualidade do podcast, papo 10. Eu tava com a ideia de criar um podcast nesse estilo, com qualidade e bons convidados e, pelo visto, cê já tá fazendo isso! Satisfação demais meu mano, boa sorte aí!
@@gustavohitomi1999 bom tu pode pegar algumas materias do icmc também, eu vou tentar ciencia da computacao e como eu curto um pouco de eletronica depois eu tento puxar umas matérias também pra ver se eu gosto
Olá! Então, em relação a engenharia de computação da Unicamp, vc percebeu se o número de mulheres no curso vem aumentando ou se ainda há poucas/nenhuma mulheres no curso? Em relação a idade dos alunos do curso, qual mais ou menos a faixa de idade da galera que entra, caso eu passe esse ano vou entrar com 24, vc acha muito velho pra esse curso? E pra se manter durante o curso, os estágios na facul são remunerados? Vc acredita que daria pra trabalhar durante o curso? Muito obrigada!
Oi @@MariaClara-nw4sw! Tudo bem? Bom, eu vou começar pelo mais fácil: quanto a idade, eu não vejo problema nenhum! Existem pessoas que trocam de curso, entram mais velhar e isso não afeta em absolutamente nada! Quanto aos estágios, existe uma matéria de estágio na grade e pode ser remunerado sim, mas dá pra pegar o trabalho por fora também! A única questão é que a engenharia, por ser um curso integral, fica mais difícil de conciliar o trampo e a facul nos 2/3 primeiros anos, mas depois disso fica bem gerenciável. Se você precisa de um trabalho full time e estudar desde o início eu recomendaria a ciência da computação por ser um curso noturno, o que deixa mais possível de trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Mas isso foi a minha experiência, tá? Eu acho que existem pessoas que conseguem levar o curso de engenharia e o trabalho ao mesmo tempo. Chegando a parte de mulheres no curso: realmente entram poucas se for olhar o % do curso. No meu ano entraram entre 10 e 15 de uma turma de 90 pessoas. Lembro que nos anos seguintes esse número até deu uma aumentada, mas a notícia que chegou a mim é que nesse último ano diminuiu novamente, entrando mais ou menos 10 em engenharia e 10 em ciência(que tem um número total de alunos um pouco menor). Olhando pro mercado de trabalho você pode se basear nesses dados aqui também: www.statista.com/statistics/311967/us-women-computer-workers-ethnicity/. Mas mesmo sendo poucas, acredito que não seja motivo para desanimar! Nos últimos anos tenho percebido um grande aumento na discussão sobre mulheres na computação dentro e fora da faculdade. No curso as entidades tem puxado bastante discussões sobre o assunto e eu até tive uma palestra em uma aula sobre também. No lugar que eu trabalho esse fator sempre é pauta para discussão e entendimento também! Espero ter ajudado! Qualquer coisa entra em contato, pode chamar na dm :)
Acho que não tem um número específico. Oq é levado em consideração é o tempo que você vai levar parar fazer as DPs.. se elas juntas ultrapassarem o tempo limite que você tem pra se formar, você é jubilado (expulso)
Tô estudando pro vestibular agora e pretendo prestar para engenharia da computação, esse vídeo me ajudou tanto! Sempre achei a UNICAMP incrível, mas agora deu até uma vontade a mais de estudar kkkk
Muito muito obrigada, sério, vcs são incríveis
Deu certo?
Pra unicamp não kkkk mas passei na poli (USP) e tô estudando aqui agora
@@larissasueiro7416 que bom!
Irei prestar para unicamp e USP esse ano, esperro que de tudo certo.
Curso engenharia na UNICAMP, e realmente é uma universidade incrível
Cara, tenho muita vontade de fazer Engenharia da Computação na UNICAMP, mas tbm tenho medo de fazer e msm assim ficar desempregado, como vc lida com isso??
@@jonasreis5991 Também tô querendo fazer lá, e pela experiência que tenho com amigos na área se você for bom no que faz surge várias oportunidades
Muito bom o conteúdo, se puder traz alguém que faz ciência da computação para falar das diferenças entre os cursos
Oi Maria Luiza! Muito obrigado pelo comentário! Pode deixar que vamos trazer sim! Obrigado pela sugestão :)
Eae galera do Zero! muito obrigado mesmo pelo episódio, vcs dois mataram muitas dúvidas minhas!!! sobraram só umas duas e eu gostaria de saber se poderiam pedir pro Felipe ver se ele consegue me ajudar com elas:
os alunos do eng. comput. têm acesso a alguma máquina virtual ou algo do tipo, ou é necessário ter um computador minimamente decente pro curso?(o i3 do meu note é mais velho que eu kkkk, mas o carinha é guerreiro e ta funcionando)
sabe me dizer o nome do professor que dá aula de arquitetura de computadores e linguagem de máquina?(falaram dele em 55:17) pergunto, pois, inicialmente, eu planejava cursar eng. eletrônica, pensando que seria um bom caminho para trabalhar com o desenvolvimento de circuitos integrados e tals
Na moral, to fazendo Eng. Comp na EESC e queria ter visto esse video antes de ter entrado no curso.
Muito boa a qualidade do podcast, papo 10. Eu tava com a ideia de criar um podcast nesse estilo, com qualidade e bons convidados e, pelo visto, cê já tá fazendo isso! Satisfação demais meu mano, boa sorte aí!
Fala Gustavo! Muito obrigado pelo comentário! Fico feliz que tenha curtido nosso projeto! Sucesso pra você!
oq tem de errado com o curso? vc n ta curtindo mt?
@@darkexatas303 tô curtindo sim patrão, mas sinto que, talvez, seria mais feliz fazendo BCC
@@gustavohitomi1999 bom tu pode pegar algumas materias do icmc também, eu vou tentar ciencia da computacao e como eu curto um pouco de eletronica depois eu tento puxar umas matérias também pra ver se eu gosto
@@darkexatas303 a carga de matéria do icmc é boa, o problema é que eu não curto muito a parte de elétrica/eletrônica
Alguem sabe me dizer qual a primeira linguagem de programação vista na faculdade de eng. da comp na unicamp?
Python!
@@PrezadoZero Sério? Jurava que seria C ou C++ kkkk muito obrigado pela informação :)
C e C++
Olá!
Então, em relação a engenharia de computação da Unicamp, vc percebeu se o número de mulheres no curso vem aumentando ou se ainda há poucas/nenhuma mulheres no curso?
Em relação a idade dos alunos do curso, qual mais ou menos a faixa de idade da galera que entra, caso eu passe esse ano vou entrar com 24, vc acha muito velho pra esse curso?
E pra se manter durante o curso, os estágios na facul são remunerados? Vc acredita que daria pra trabalhar durante o curso?
Muito obrigada!
Oi Maria Clara, tudo bem? Muito obrigado por mandar suas dúvidas! Já falamos com o Fe e jaja ele deve aparecer por aqui pra te ajudar!
@@PrezadoZero tudo bem! Muito obrigada!
Oi @@MariaClara-nw4sw! Tudo bem?
Bom, eu vou começar pelo mais fácil: quanto a idade, eu não vejo problema nenhum! Existem pessoas que trocam de curso, entram mais velhar e isso não afeta em absolutamente nada!
Quanto aos estágios, existe uma matéria de estágio na grade e pode ser remunerado sim, mas dá pra pegar o trabalho por fora também! A única questão é que a engenharia, por ser um curso integral, fica mais difícil de conciliar o trampo e a facul nos 2/3 primeiros anos, mas depois disso fica bem gerenciável. Se você precisa de um trabalho full time e estudar desde o início eu recomendaria a ciência da computação por ser um curso noturno, o que deixa mais possível de trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Mas isso foi a minha experiência, tá? Eu acho que existem pessoas que conseguem levar o curso de engenharia e o trabalho ao mesmo tempo.
Chegando a parte de mulheres no curso: realmente entram poucas se for olhar o % do curso. No meu ano entraram entre 10 e 15 de uma turma de 90 pessoas. Lembro que nos anos seguintes esse número até deu uma aumentada, mas a notícia que chegou a mim é que nesse último ano diminuiu novamente, entrando mais ou menos 10 em engenharia e 10 em ciência(que tem um número total de alunos um pouco menor). Olhando pro mercado de trabalho você pode se basear nesses dados aqui também: www.statista.com/statistics/311967/us-women-computer-workers-ethnicity/.
Mas mesmo sendo poucas, acredito que não seja motivo para desanimar! Nos últimos anos tenho percebido um grande aumento na discussão sobre mulheres na computação dentro e fora da faculdade. No curso as entidades tem puxado bastante discussões sobre o assunto e eu até tive uma palestra em uma aula sobre também. No lugar que eu trabalho esse fator sempre é pauta para discussão e entendimento também!
Espero ter ajudado! Qualquer coisa entra em contato, pode chamar na dm :)
@@ftmarruda muito obrigada por me responder, deu pra ter uma ideia legal
Bom, sucesso ai na carreira de vcs!
Muito daora! Até quantas DP o aluno pode ter na UNICAMP?
Acho que não tem um número específico. Oq é levado em consideração é o tempo que você vai levar parar fazer as DPs.. se elas juntas ultrapassarem o tempo limite que você tem pra se formar, você é jubilado (expulso)