Expliquei a questão do registro para a minha mãe, mas ela nem me deu bola kkkk. Mandei o link pra ela. Acho que agora ela vai entender. Muito bem explicado. Parabéns!
Casei recentemente e o gás aqui de casa durou 1 ano Minha dica para economizar é: almoço e janta na casa da sogra, mãe, irmã, cunhado etc... Economizei muito com essa dica!
Faço sempre uma dica que aprendemos no TH-cam, quando vamos cozinhar feijão... após pegar pressão deixo uns 10 min apago fogo e deixa a pressão da panela acabar por si só, na média é os 30 a 40 min em fogo. Obs: gás já chegou aturar até 6 meses aqui em casa.
não só o feijão, mas o arroz tb kkk aqui é só na panela de pressão! com apenas 2 minutos na pressão ja desliga, daí só aguardar a pressão sair sozinha é um caminho sem volta, rápido, simples e super econômico
A dica principal, que não está no vídeo é: "reduzir fontes de vento, portas/janelas abertas", as quais desviam a chama do fogão e interferem substancialmente no aquecimento do recipiente e no tempo de cozimento.
1- Mantenha as bocas do fogão limpo. 2- Manter as panelas fechadas 3- Usar panela de pressão sempre que for possível 4- Diminuir o fogo depois que começar a ferver 5- Aproveitar alguma coisa que esta cozinhando para cozinhar outra coisa. 6- Nunca ter uma chama maior que a panela 7- Cortar os alimentos em pedaços menores 8- Não abrir o forno o tempo inteiro 9- Cuidar do sistema do botijao 10- Não usar panela grande atoa
Sobre a segunda dica: Se vc deixar o alimento cozinhando do começo ao fim com ele tampado. Sim, ele vai cozinhar mais rápido pq vai ter mais calor, porém a tampa vai reciclar parte do líquido e dependendo do alimento, ele pode cozinhar d+ e ainda conter muito líquido.
@@MeuPagoSul stonks kkk Mas falo isso pro pessoal não achar q é 80 80. É importante conhecer o alimento Saber q ele precisa de menos ou mais tempo pela consistência, saber se precisa de mais ou menos água, pq tem uns alimentos mais secos e outro q também vai soltar um tanto de líquido. E assim vai
Eu não sei se funciona deixar o registro pela metade ou não, mas meu pai fez, mas sem abaixar tanto a ponto de deixar a chama diminuir, o tamanho da chama ficou do mesmo jeito que era antes e incrivelmente já durou um mês a mais do que normalmente dura.
Aqui em casa tbm funciona, o gás já chegou a durar 9 meses kkkk e meu Cooktop é muito forte, mesmo mínimo as vezes preciso q seja mais baixo, principalmente se for fazer panqueca.
6:00 Sobre essa dica, eu sempre fiz isso, mas aqui em casa não tem essa panela especificamente, no entanto, para requentar uma comida eu uso aquela panela de fazer cuscuz, e sempre funciona
Eu faço macarrão instantâneo com essa 11ª dica. Fervo a água, coloco o macarrão, tampo a panela e desligo o fogo. Demora um pouco mais pra ele amolecer, mas acredito que a diferença de consumo de gás é bem significativa.
2 ปีที่แล้ว +3
aqui uso uma técnica diferente, fervo a água e coloco junto com o macarrão em uma vasilha e fecho e economizo de lavar a panela tbm, rsrs.
Bom dia Iberê espero que estejam bem parabéns pelo trabalho pela disposição de transmitir seu conhecimento conosco obrigado pelo vídeo ótimas dicas tenham um ótimo final de semana.
Prejuízo para a indústria de gás seria se todos tivessem condições de optar por forno e fogão elétrico (indução) utilizando também geração solar. Há 2 anos não uso glp… economizei bastante, o que no final das contas, está sendo pago “sozinho”
@@amd11011 estou baseando meu comentário no achismo. Creio que fornos por indução consomem bem menos que fornos com resistência elétrica, de forma que o consumo nem seja tão alto a ponto de inviabilizar a troca. Supondo que o gás está 120 reais, se a energia aumentar 100, terá uma economia de 20 pila. Mas tem de entrar na conta que cocção por indução requer panelas específicas, o que pode dificultar bastante a troca
Iberê, boas dicas. Meu botijão dura mais de 5 meses. Cozinho na panela de pressão. Fogo alto até pegar pressão. Fogo mínimo por 5 min para carnes ou 3 para vegetais. Desliga e deixa sobre a boca desligada, panela fechada, até perder a pressão, que leva em torno de 20min.Coloco pouca água para carnes e vegetais não precisam de água. Na panela normal, tbm pouca água, tampada, fogo alto até ferver, mínimo por alguns minutinhos, desliga e deixa. Grãos e carnes, levam mais tempo que legumes. Para ovo, ferver no forte, baixa e deixa 1 minuto no mínimo, desliga e deixa tampado por 20min. Macarrão idem. Ferve água, coloca macarrão, baixar para mínimo por 5 min, desliga e deixa tampado até o ponto que gostar. Qto mais deixar, mais macio fica. Controle da chama, só no fogão mesmo.
Opa, peça por peça em que sentido? Se você fala de fabricar todas as peças e componentes do computador, já adianto que é uma tarefa impossível, os chips usados nos processadores e circuitos eletrônicos são peças fabricadas com milhões de transistores, esses transistores são minúsculos, medidos em nanômetros
@@jonatanmilczarek9497 É, as peças que vem nos computadores que a gente usa não dá pra fazer, mas dá pra montar um computador pela sua definição, escolhendo algum nível de abstração. Dá pra, por exemplo, comprar um micro controlador, alguns componentes, display, etc e fazer algo semelhante a uma calculadora. Ou o que eu acharia ainda mais legal, que é abstrair ainda mais, comprar transistores e fazer um computador simples criando as próprias portas lógicas com circuitos elétricos. No fim tudo depende de o que você entende por computador
@@jonatanmilczarek9497 dá pra você comprar transistores e fazer seus próprios portões lógicos, mas o computador iria fazer no máximo alguns cálculos. é possível fazer chips em casa, mas é meio complicado e caro
Uma sugestão Iberê que não tem nada a ver com o vídeo. A tábua do Manual é linda! Mas por ser de vidro, 3 coisas podem acontecer: 1. Desafiar mais rapidamente as facas. 2. A faca pode escorregar ao cortar coisas mais duras. 3. Caso caia, a tábua pode quebrar ou lascar um canto, o que deixa ela perigosa. Adorei a tábua! Lindona mesmo, mas fica uma humilde sugestão de um fã do Manual e cozinheiro profissional pra no dia a dia usarem uma tábua de plástico ou de alguma madeira que não absorva água, para não mofar. Um grande abraço!
Essa dica extra de cozinhar com o fogo apagado no final funciona muito bem com frituras à óleo, pois o óleo se mantém bem quente por um bom tempo mesmo depois de apagar o gás. Isso somado à dica de diminuir o fogo (assim que o óleo estiver bem quente, diminua um pouco o fogo q frita as batatas do mesmo jeito), fazem fritar coisas com óleo saírem bem baratas.
Todo mundo tem uma dica super, e as casas continuam pegando fogo, as pessoas se acidentando e até morrendo ou ficando com sequelas graves. Talvez até seja o caso de você dividir o canal entre "ciência" ou qualquer outro nome do tipo e "NÃO FAÇA ISTO", alertando sobre prejuízos e até danos mais graves. Gostei muito deste vídeo. Muito obrigada.
minha mãe já manja disso tudo e eu ficava bolado com ela kkkkkk, mas agora não vou ficar mais... única que não ficava bolado pq eu já conhecia melhor é a dica da espuma
Outra dica, deixe pra adicionar o sal só após iniciar a fervura, pois a água previamente salgada leva mais tempo pra atingir a temperatura de fervura, gastando assim mais gás. No final, cada grãozinho de gás economizado, vai fazer a diferença.
Em 1970 meu pai que gosta de experimentos fez para nós arroz que assim que fervia bem ele enrolava a panela (com cuidado pra não derramar!) em folhas de jornais e depois em um cobertor! (por exagero ainda colocava dentro do guarda-roupas!) Depois de um tempo tirava e ali estava o arroz prontinho!!! Nunca vou esquecer!!!
Iberê você já ensinou a cozinhar OVO em 1 minuto! Fazendo essa técnica de apagar o fogo depois que a água ferver!! Eu já fiz e funciona mesmo! Faz muito tempo.. vc nem lembrou no final quando falou sobre essa técnica!
Iberê uso a dica 11 a mais de 10 anos, principalmente em legumes , arroz e macarrão... Quase 1/4 do tempo de cozimento já faço só com a temperatura da panela e da "trempe", não tiro ele na boca que estava, pois ali ainda tem muito calor Só não dá muito certo em Cooktop... Talvez pela área de conta com ambiente ser maior e calor da trempe se dispensa no ambiente
@Manual Do Mundo, poderia aproveitar a vibe de fogão, botijão e explicar sobre a panela de pressão... Aquela válvula de alumínio é segura? Quando trocar o peso? Quando trocar a borracha de vedação, etc...
Iberê faz um vídeo comparando o consumo com fogão/forne a gás e o forno elétrico. É impossível achar algo didático sobre esse assunto na Internet e hoje, com o preço do gás e da energia elétrica, é muito rica esta análise. Obrigado
Eu uso aquelas panelas de fundo triplo da Tramontina. Elas continuam cozinhando por uns 15-20 minutos a comida depois do fogo apagado. Um investimento que valeu muito a pena
A primeira parte, sobre fechar a válvula, minha mãe viu no whatsapp. Eu sofri e teimei demais com ela de que essa dica não ajudava em nada. O máximo que essa dica do C@%#, que me causou muito estresse, serviu foi para impedir de ligar mais de uma boca ao mesmo tempo. Tive que passar mais de um mês abrindo totalmente a válvula todas as vezes que ela deixava na metade até ela desistir de teimar.
Cozinho o arroz aqui em casa sempre dessa maneira que é deixar a água ferver bem e depois ponho um pano de prato limpo e a tampa e logo em seguida desligo o fogo e da super certo
Top de mais! Tem umas panelas que são feitas de uma material que consegue manter quente por mais tempo, aí creio que consegue terminar de cozinhar assim que apagar o fogo!
Iberê, eu acabei de mudar e uma das maiores duvidas que eu tive é sobre o gás, questão de segurança e o melhor uso possível, esse vídeo esclareceu tudo, muito obrigado.
Show de bola,e bem mais importante é isso manter as bocas,a caixinha de ar limpa e os giclês limpos pra manter sempre o fogo bem azul,e também as bocas em bom estado de conservação.
Bom, eu segui o esquema e realmente meu gás que durava no máximo 3 meses, já estou indo para o quinto mês, sendo que o fogão foi usado além do normal, devido ao cozimento dos alimentos para o Natal e ano novo. O esquema é não reduzir até a metade o registro, mas sim ir reduzindo aos poucos até antes do momento que ele começa a reduzir a chama. Eu testei e realmente houve uma economia grande sim, mas para ter a total certeza estou fazendo um segundo teste com um botijão novo, comprado inclusive de um local diferente para ter certeza absoluta, mas posso antecipar, funcionou para mim, fazendo o botijão durar dois meses a mais, com uma utilização maior.
Essa do arroz eu faço assim: quando tá quase secando eu desligo e tampo a panela, termina de cozinhar normalmente. Pra cozinhar ovo eu coloco o ovo e quando a água ferve deixo só mais 3 min fervendo depois apago e abafo pelo resto do tempo q ele demoraria pra cozinhar. Fica ótimo
Uma dica sobre abrir o registro do pela metade não erá para abaixar o fogo e na dica dizia que não fechasse a ponto de abaixar o fogo se funciona ou não não sei agora eu tenho uma que com serteza funciona colocar a panela direito encima da boca do fogo sem as grandes essa eu garanto que funciona já fiz e refiz o teste
Parabéns pelo vídeo, exelente conteúdo! Vale salientar que a mangueira tambem possui validade e que sempre que for comprar esse tipo de equipamento vc deve optar por marcas confiaveis e por produtos que possuam certificação (INMETRO, ABNT, ISO) além de sempre procurar profissionais qualificados para executar qualquer tipo de serviço relacionado. Espero ter agregado algo. Obs: sou tecnico de fogões e redes de gás
Boa tarde Iberê e galera do manual do mundo, nós sabemos que o feijão quando fica de molho. Ele libera alguns gases, é possível fazer. Com que o feijão em um pote de vidro fechado, estoure tudo. Pelos gases que ele solta?? Ou praticamente impossível? Seria legal tentar fazer esse teste em grande escala.
Essa dica do arroz funciona para o macarrão espaguete. Depois que a água ferve é só colocar o macarrão, desligar o fogo e mexer de vez em quando pelo tempo recomendado na embalagem. Use a tampa da panela para manter o calor por mais tempo. As panelas de fundo triplo conservam o calor por muito mais tempo.
Essa válvula é possível regular baixando a pressão de trabalho diminuindo o tamanho da chama, também baixar a grade do fogão deixando a panela mais perto do fogo.
Muito bom! Faltou dica de número 12. Tirar os alimentos antes da geladeira. Para que os mesmos possam estar numa temperatura mais proxima do ambiente. Para carnes, é recomendado descongelar dentro da geladeira...Vai um vídeo para torar essa dúvida...Se pode ou não descongelar fora da geladeira.
Boa tarde!!!! Iberê, uso essa técnica de cozimento de arroz na panela de pressão. Começo o arroz de forma normal e quando acrescento a água, tampo a panela. Quando o chiado da panela começa, conto uns 2 minutos e desligo. Agora é só deixar a pressão e temperatura fazerem o resto. Isso é muito bom quando não teremos tempo ou lugar para cozinhar o arroz na hora de comer. Por exemplo faz de manhã, enquanto toma banho, sai para trabalhar e volta para almoçar, vai fazer um almoço no clube... Só precisa tomar o cuidado de medir bem a quantidade de água em relação ao arroz, pq se for a mais, vai virar angu e se for a menos vira alpiste.
Fala Iberê, blz? Parabéns aí pelas dicas. Todas são ótimas com exceção de dizer que reduzir um pouco a pressão da válvula, não gera econômica. Vc fez um teste bem meia boca do tipo (ou no máximo ou no mínimo não recomendável) Nem tentou regular direito e o mais importante... Medir o consumo. Uso o meu botijão de gás e cozinho praticamente as mesmas coisas todos os meses variando muito pouco a durabilidade dele que é de 40 a 42 dias (tenho anotado os últimos 12 meses). Fiz o procedimento na válvula que reduzio um pouquinho a chama, mas mantendoa uma chama boa mesmo com os botões no mínimo. Fechei o consumo com 8 dias extras a mais que a duração habitual totalizando 50 dias. Mesmo considerando as variações, representou uma economia significativa. Se fizer as outras dicas de economia do seu vídeo, ainda da pra economizar mais. Claro, é preciso lembrar que não recomendo ninguém fazer isso. Fiz por minha conta em risco e fui muito cuidadoso... Diria, meticuloso. Mas é isso. Forte abraço e até a próxima.
Gostei de todas as dicas, porque o preço do gás hoje parece que fizemos uma assinatura. kkkkk A que mais gostei foi a dez, pra que usar panelas tão grandes só uso aqui em casa se realmente precisar. O preço aqui na minha cidade é cento e trinta reais por isso muitos aqui usam fogão a lenha. Eu também uso esse app Lenha gás pra me ajudar a economizar.
Essa de aproveitar o calor da panela p terminar de cozinhar eu sempre faço com o feijão. Deixo o feijão cozinhando na pressão por 15 minutos, desligo o fogo e deixo a pressão sair naturalmente. Dá super certo!
Iberê, pra começar eu devo ser de Marte por q ainda não recebi o tal vídeo! Ainda bem!kkk E tmb eu já estava pensando em perguntar sobre a questão do tamanho da chama ser menor que a panela pois se for maior, desperdiça calor. Mas já fui respondida. Obrigada! E pra terminar, estou feliz da vida por que, mesmo sem saber, eu já seguia todas essas dicas aí (menos o da panela de vapor a vou comprar já). Muito obrigada por esse canal incrível que nos instrui tanto. Sou fã. Abraços! Deus lhes abençoe
Essa dica do registro pela metade funciona com outro regulador, eu tinha um desse do vídeo e troquei recente, porém ele deixava a chama mais forte e o registro é blindado, sem essa parte amarela plástica que expõe a válvula de vazão, ou seja, meu registro não consigo ajustar a vazão do gás e se eu deixar na metade ele deixa a chama ideal no fogão cooktop que tenho em casa
A 11a dica eu uso há uns 4 anos pra cozinhar feijão. Antes eu deixava MEIA HORA no fogo e depois "tirava a pressão" levantando o "pitoco" que fica em cima da tampa. Hj eu espero "pegar a pressão", deixo o fogo 🔥 aceso SÓ 3 MINUTOS (às vezes só 2), e aí desligo o fogo e deixo o feijão cozinhando sozinho, sem "tirar a pressão". Depois é só temperar.
Faço sempre 1 copo de arroz integral na pressão, desligo com 12 minutos, mas fica na panela até 18+-, assim de 12 a 18 enquanto perde a pressão ele chega no ponto.
Expliquei a questão do registro para a minha mãe, mas ela nem me deu bola kkkk. Mandei o link pra ela. Acho que agora ela vai entender. Muito bem explicado. Parabéns!
registro usado aq tem uns 30 anos kk
@@RenanMsV_YT aqui também kkkkk vou ter que trocar...
que nada, ela vai dizer: "esse cara qualquer não passa credibilidade nenhuma"
Kkkkk a minha tbm 🤣
@@RenanMsV_YT
Casei recentemente e o gás aqui de casa durou 1 ano
Minha dica para economizar é: almoço e janta na casa da sogra, mãe, irmã, cunhado etc...
Economizei muito com essa dica!
Sim
isso é folga mesmo
O botijão de dois quilos do meu pai durou dois anos no fogareiro 🤣🤣
A melhor dica que já vi kkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Faço sempre uma dica que aprendemos no TH-cam, quando vamos cozinhar feijão... após pegar pressão deixo uns 10 min apago fogo e deixa a pressão da panela acabar por si só, na média é os 30 a 40 min em fogo. Obs: gás já chegou aturar até 6 meses aqui em casa.
Feijão novo funciona!
@@cristianerodrigues7315 Colocar de molho antes ajuda bastante também
Se deixar ele de molho por umas 12h tb vai cozinhar mais rápido, aí vc junta as 2 formas, heheheh
não só o feijão, mas o arroz tb kkk aqui é só na panela de pressão!
com apenas 2 minutos na pressão ja desliga, daí só aguardar a pressão sair sozinha
é um caminho sem volta, rápido, simples e super econômico
@@rodrigofpf0 Vou aderir a isto tbm kkkkk comprar uma panela pressão pequena só pro arroz.
Eu simplesmente amo todos os vídeos do manual do mundo. Explicações fantásticas
Linda 😍
A dica principal, que não está no vídeo é: "reduzir fontes de vento, portas/janelas abertas", as quais desviam a chama do fogão e interferem substancialmente no aquecimento do recipiente e no tempo de cozimento.
nossa fala serio? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@chillibeansrioanilloja1779 Alguns jovens não sabem ou podem não dar importância, por isso o relato. 99% já sabe, claro.
1- Mantenha as bocas do fogão limpo.
2- Manter as panelas fechadas
3- Usar panela de pressão sempre que for possível
4- Diminuir o fogo depois que começar a ferver
5- Aproveitar alguma coisa que esta cozinhando para cozinhar outra coisa.
6- Nunca ter uma chama maior que a panela
7- Cortar os alimentos em pedaços menores
8- Não abrir o forno o tempo inteiro
9- Cuidar do sistema do botijao
10- Não usar panela grande atoa
Sobre a segunda dica:
Se vc deixar o alimento cozinhando do começo ao fim com ele tampado. Sim, ele vai cozinhar mais rápido pq vai ter mais calor, porém a tampa vai reciclar parte do líquido e dependendo do alimento, ele pode cozinhar d+ e ainda conter muito líquido.
Aí é só usar menos água! Economiza gás água e tempo
@@MeuPagoSul stonks kkk
Mas falo isso pro pessoal não achar q é 80 80. É importante conhecer o alimento
Saber q ele precisa de menos ou mais tempo pela consistência, saber se precisa de mais ou menos água, pq tem uns alimentos mais secos e outro q também vai soltar um tanto de líquido. E assim vai
@@Rienkc caraca tu é um gênio ter pensado isto! Sério, ninguém que cozinhe imaginaria algo tão tão óbvio! Pode acredita kkkkkkk
eu cozinho lentilha na panela de pressão. pra 500g eu coloco 1 xícara de água e da o ponto certo sem ficar com caldo
Iberê, faz um vídeo sobre os terrario aguaticos, e bem legal e daria para você explicar sobre muita coisa
Up
Eu não sei se funciona deixar o registro pela metade ou não, mas meu pai fez, mas sem abaixar tanto a ponto de deixar a chama diminuir, o tamanho da chama ficou do mesmo jeito que era antes e incrivelmente já durou um mês a mais do que normalmente dura.
comigo tbm funcionou
Aqui em casa tbm funciona, o gás já chegou a durar 9 meses kkkk e meu Cooktop é muito forte, mesmo mínimo as vezes preciso q seja mais baixo, principalmente se for fazer panqueca.
6:00 Sobre essa dica, eu sempre fiz isso, mas aqui em casa não tem essa panela especificamente, no entanto, para requentar uma comida eu uso aquela panela de fazer cuscuz, e sempre funciona
Também!
Eu faço macarrão instantâneo com essa 11ª dica. Fervo a água, coloco o macarrão, tampo a panela e desligo o fogo. Demora um pouco mais pra ele amolecer, mas acredito que a diferença de consumo de gás é bem significativa.
aqui uso uma técnica diferente, fervo a água e coloco junto com o macarrão em uma vasilha e fecho e economizo de lavar a panela tbm, rsrs.
@ caraaaaaaca mlk q genio bugou a matrix kkkk fez o proprio cup noodles
Bom dia Iberê espero que estejam bem parabéns pelo trabalho pela disposição de transmitir seu conhecimento conosco obrigado pelo vídeo ótimas dicas tenham um ótimo final de semana.
Aquele prejuízo para a indústria de gás!! 😂
Até tu tá querendo economizar kkkkkkkkk
"As distribuidoras de gás odeiam ele."
Eles que se ferre kkk
@Cavaleiro o exército ta cortando gastos
Show de bola,porque o precinho ta pela misericórdia.
Prejuízo para a indústria de gás seria se todos tivessem condições de optar por forno e fogão elétrico (indução) utilizando também geração solar. Há 2 anos não uso glp… economizei bastante, o que no final das contas, está sendo pago “sozinho”
@@amd11011 PLACA SOLAR
@@amd11011 estou baseando meu comentário no achismo. Creio que fornos por indução consomem bem menos que fornos com resistência elétrica, de forma que o consumo nem seja tão alto a ponto de inviabilizar a troca. Supondo que o gás está 120 reais, se a energia aumentar 100, terá uma economia de 20 pila.
Mas tem de entrar na conta que cocção por indução requer panelas específicas, o que pode dificultar bastante a troca
Iberê, boas dicas. Meu botijão dura mais de 5 meses. Cozinho na panela de pressão. Fogo alto até pegar pressão. Fogo mínimo por 5 min para carnes ou 3 para vegetais. Desliga e deixa sobre a boca desligada, panela fechada, até perder a pressão, que leva em torno de 20min.Coloco pouca água para carnes e vegetais não precisam de água. Na panela normal, tbm pouca água, tampada, fogo alto até ferver, mínimo por alguns minutinhos, desliga e deixa. Grãos e carnes, levam mais tempo que legumes.
Para ovo, ferver no forte, baixa e deixa 1 minuto no mínimo, desliga e deixa tampado por 20min.
Macarrão idem. Ferve água, coloca macarrão, baixar para mínimo por 5 min, desliga e deixa tampado até o ponto que gostar. Qto mais deixar, mais macio fica.
Controle da chama, só no fogão mesmo.
Iberê te vejo desde pequenininho te adoro
E tenho uma pergunta vocês vão mesmo fazer um computador do zero peça por peça?
Opa, peça por peça em que sentido? Se você fala de fabricar todas as peças e componentes do computador, já adianto que é uma tarefa impossível, os chips usados nos processadores e circuitos eletrônicos são peças fabricadas com milhões de transistores, esses transistores são minúsculos, medidos em nanômetros
Têm canal no youtube que já ensina
@@jonatanmilczarek9497 É, as peças que vem nos computadores que a gente usa não dá pra fazer, mas dá pra montar um computador pela sua definição, escolhendo algum nível de abstração. Dá pra, por exemplo, comprar um micro controlador, alguns componentes, display, etc e fazer algo semelhante a uma calculadora. Ou o que eu acharia ainda mais legal, que é abstrair ainda mais, comprar transistores e fazer um computador simples criando as próprias portas lógicas com circuitos elétricos. No fim tudo depende de o que você entende por computador
@@jonatanmilczarek9497 té daria,mas o tamanho kkkk
@@jonatanmilczarek9497 dá pra você comprar transistores e fazer seus próprios portões lógicos, mas o computador iria fazer no máximo alguns cálculos. é possível fazer chips em casa, mas é meio complicado e caro
Uma sugestão Iberê que não tem nada a ver com o vídeo. A tábua do Manual é linda! Mas por ser de vidro, 3 coisas podem acontecer:
1. Desafiar mais rapidamente as facas.
2. A faca pode escorregar ao cortar coisas mais duras.
3. Caso caia, a tábua pode quebrar ou lascar um canto, o que deixa ela perigosa.
Adorei a tábua! Lindona mesmo, mas fica uma humilde sugestão de um fã do Manual e cozinheiro profissional pra no dia a dia usarem uma tábua de plástico ou de alguma madeira que não absorva água, para não mofar.
Um grande abraço!
deve ser decorativa mesmo , eu não arriscaria , imagina cortar uma cebola numa dessas? a cebola escorrega e seu devo vai kkkkkkkkkkkkkkkk
Isso sim que é conteudo informativo, vale a pena cada minuto assistido
C V
Bot
Faz uma análise entre o que compensa mais entre forno elétrico e forno a gás Iberê
Up
Principalmente agora com o alto preço, ia comentar mas cheguei atrasado rsrs.
Saiu bem na hora do almoço!
Adoro😍😍
Essa dica extra de cozinhar com o fogo apagado no final funciona muito bem com frituras à óleo, pois o óleo se mantém bem quente por um bom tempo mesmo depois de apagar o gás. Isso somado à dica de diminuir o fogo (assim que o óleo estiver bem quente, diminua um pouco o fogo q frita as batatas do mesmo jeito), fazem fritar coisas com óleo saírem bem baratas.
Nossa, melhor conteúdo se encontra aqui
No Manual do Mundo
Muito bom !!!
S vc poder faz mais vídeos assim 👏👏👏
Saudades dos seus vídeos d química também!
Todo mundo tem uma dica super, e as casas continuam pegando fogo, as pessoas se acidentando e até morrendo ou ficando com sequelas graves.
Talvez até seja o caso de você dividir o canal entre "ciência" ou qualquer outro nome do tipo e "NÃO FAÇA ISTO", alertando sobre prejuízos e até danos mais graves.
Gostei muito deste vídeo. Muito obrigada.
01:58 tem fogões com o giclê virado pra cima, daí quando entope é só desobstruir com uma varetinha de metal fino.
Essa ultima dica de deixar terminar o cozimento com o fogo desligado, eu usava direto quando cozinhava arroz, funciona super bem
7:32 dentro da validade 👌👌👌
Sem problema 😉
minha mãe já manja disso tudo e eu ficava bolado com ela kkkkkk, mas agora não vou ficar mais... única que não ficava bolado pq eu já conhecia melhor é a dica da espuma
4:55 Iberê, a chama amarela é por causa da ferrugem dentro dos botijão que se mistura com o pouco GLP?
Outra dica, deixe pra adicionar o sal só após iniciar a fervura, pois a água previamente salgada leva mais tempo pra atingir a temperatura de fervura, gastando assim mais gás. No final, cada grãozinho de gás economizado, vai fazer a diferença.
8:50 eu faço isso pra cozinhar ovo, deixo poucos minutos e depois desligo o fogo, e deixo ferver até a água ir esfriando
Gosto muito do seu canal . Deus te abençoe 🙏🏼
Em 1970 meu pai que gosta de experimentos fez para nós arroz que assim que fervia bem ele enrolava a panela (com cuidado pra não derramar!) em folhas de jornais e depois em um cobertor! (por exagero ainda colocava dentro do guarda-roupas!) Depois de um tempo tirava e ali estava o arroz prontinho!!! Nunca vou esquecer!!!
Iberê você já ensinou a cozinhar OVO em 1 minuto! Fazendo essa técnica de apagar o fogo depois que a água ferver!! Eu já fiz e funciona mesmo! Faz muito tempo.. vc nem lembrou no final quando falou sobre essa técnica!
Iberê faz um vídeo explicando se bomba de gasolina queima na água
Parabéns Iberê
Vou mostrar pra todo mundo em casa
Faça mais vídeos assim
?
Vc não é o irmão do zóio
@@deividramos4285 não que eu saiba
Iberê uso a dica 11 a mais de 10 anos, principalmente em legumes , arroz e macarrão... Quase 1/4 do tempo de cozimento já faço só com a temperatura da panela e da "trempe", não tiro ele na boca que estava, pois ali ainda tem muito calor
Só não dá muito certo em Cooktop... Talvez pela área de conta com ambiente ser maior e calor da trempe se dispensa no ambiente
Muito legal essas dicas..
Quando faço arroz aqui e ele está quase secando a água eu tampo a panela e diminuo a chama para a mais baixa que o mínimo..
Eu sempre abro a metade da valvula, no gás, e eu acho que sim dá diferença ! E quando vou trocar o gás eu coloco sabão nas conexões para vedar
Qnt ao arroz, desligar após ferver, dá super certo, o problema é esperar pois demora bastante. Gostei das dicas.
a dica de cozinhar o arroz com o fogo desligado eu ja fiz com macarrão da super certo. ele fica no ponte certinho 👍👍👍👍👍👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽
@Manual Do Mundo, poderia aproveitar a vibe de fogão, botijão e explicar sobre a panela de pressão... Aquela válvula de alumínio é segura? Quando trocar o peso? Quando trocar a borracha de vedação, etc...
Iberê faz um vídeo comparando o consumo com fogão/forne a gás e o forno elétrico. É impossível achar algo didático sobre esse assunto na Internet e hoje, com o preço do gás e da energia elétrica, é muito rica esta análise. Obrigado
Ainda não começou a parte das 10 dicas e já estou com vontade de dar like pela segunda vez
Eu uso aquelas panelas de fundo triplo da Tramontina. Elas continuam cozinhando por uns 15-20 minutos a comida depois do fogo apagado. Um investimento que valeu muito a pena
Desligar o fogo antes para terminar de cozinhar com o calor já faço a anos e sim ajuda muito economizar o gás.
A primeira parte, sobre fechar a válvula, minha mãe viu no whatsapp. Eu sofri e teimei demais com ela de que essa dica não ajudava em nada. O máximo que essa dica do C@%#, que me causou muito estresse, serviu foi para impedir de ligar mais de uma boca ao mesmo tempo.
Tive que passar mais de um mês abrindo totalmente a válvula todas as vezes que ela deixava na metade até ela desistir de teimar.
Cozinho o arroz aqui em casa sempre dessa maneira que é deixar a água ferver bem e depois ponho um pano de prato limpo e a tampa e logo em seguida desligo o fogo e da super certo
Eu faço arroz na panela de pressão, macarrão, legumes...ajuda muito economizar gás.
Top de mais! Tem umas panelas que são feitas de uma material que consegue manter quente por mais tempo, aí creio que consegue terminar de cozinhar assim que apagar o fogo!
Esse é o vídeo bom pra compartilhar no grupo da família.
Iberê, eu acabei de mudar e uma das maiores duvidas que eu tive é sobre o gás, questão de segurança e o melhor uso possível, esse vídeo esclareceu tudo, muito obrigado.
Deixar a pressão da panela sair sozinha também economiza, além de aproveitar que ainda está tudo muito quente também aproveita a pressão
Show de bola,e bem mais importante é isso manter as bocas,a caixinha de ar limpa e os giclês limpos pra manter sempre o fogo bem azul,e também as bocas em bom estado de conservação.
Bom, eu segui o esquema e realmente meu gás que durava no máximo 3 meses, já estou indo para o quinto mês, sendo que o fogão foi usado além do normal, devido ao cozimento dos alimentos para o Natal e ano novo. O esquema é não reduzir até a metade o registro, mas sim ir reduzindo aos poucos até antes do momento que ele começa a reduzir a chama. Eu testei e realmente houve uma economia grande sim, mas para ter a total certeza estou fazendo um segundo teste com um botijão novo, comprado inclusive de um local diferente para ter certeza absoluta, mas posso antecipar, funcionou para mim, fazendo o botijão durar dois meses a mais, com uma utilização maior.
Nessa ideia de gás, ensina a fazer um sistema biodigestor pra produção de biogás
Essa do arroz eu faço assim: quando tá quase secando eu desligo e tampo a panela, termina de cozinhar normalmente.
Pra cozinhar ovo eu coloco o ovo e quando a água ferve deixo só mais 3 min fervendo depois apago e abafo pelo resto do tempo q ele demoraria pra cozinhar. Fica ótimo
Muito bom. O macarrão parafuso da pra cozinhar desligando o fogo depois que a água ferve.
Muito bom. Não sei se em algum vídeo foi dito mas depois que termina o gás se virarmos o botijão deitado o gás dura mais uns 3 dias.
Uma dica sobre abrir o registro do pela metade não erá para abaixar o fogo e na dica dizia que não fechasse a ponto de abaixar o fogo se funciona ou não não sei agora eu tenho uma que com serteza funciona colocar a panela direito encima da boca do fogo sem as grandes essa eu garanto que funciona já fiz e refiz o teste
Parabéns pelo vídeo, exelente conteúdo!
Vale salientar que a mangueira tambem possui validade e que sempre que for comprar esse tipo de equipamento vc deve optar por marcas confiaveis e por produtos que possuam certificação (INMETRO, ABNT, ISO) além de sempre procurar profissionais qualificados para executar qualquer tipo de serviço relacionado.
Espero ter agregado algo.
Obs: sou tecnico de fogões e redes de gás
Além da panela de pressão as de ferro fundido e inox de fundo triplo também são muito eficientes e reduz o consumo de gas
As panelas de barro e de pedra sabão também guardam muito calor, o truque funciona muito bem nelas. (E acrescentam sabor à comida. 🙂)
Boa tarde Iberê e galera do manual do mundo, nós sabemos que o feijão quando fica de molho. Ele libera alguns gases, é possível fazer. Com que o feijão em um pote de vidro fechado, estoure tudo. Pelos gases que ele solta?? Ou praticamente impossível? Seria legal tentar fazer esse teste em grande escala.
Muuuito massa as dicas, a 5a valeu msm joinha. Minha mãe as vezs até faz msm esse negócio de botar uma panela em cima da outra rs
Dessas que vc falou eu faco:
desligar antes pra cozinhar com o calor
Não deixar chama maior que a panela
Abaixar o fogo quando a água ferve
Iberê- "fique de olho na validade da mangueira".
Validade da mangueira- 04/2019...kkkk
Quando eu vi no zapzap essa dica de deixar a válvula pela metade eu quase tive um treco! Parabéns pelas dicas!
Tbm da pra deixar alguns alimentos de molho antes do cozimento.
Iberê, por favor demonstra a eficiencia entre glp, gás natural, elétrico a resistencia e eletrico indução
Aqui em casa ate o arroz eh feito na panela de pressão, nunca mair errar o ponto, e sempre estar cozido por igual não importando a marca do arroz .
Essa dica do arroz funciona para o macarrão espaguete. Depois que a água ferve é só colocar o macarrão, desligar o fogo e mexer de vez em quando pelo tempo recomendado na embalagem. Use a tampa da panela para manter o calor por mais tempo. As panelas de fundo triplo conservam o calor por muito mais tempo.
Essa válvula é possível regular baixando a pressão de trabalho diminuindo o tamanho da chama, também baixar a grade do fogão deixando a panela mais perto do fogo.
(5:55) A qual "foguinho" ele se refere, ao que fica entre o alto e deligar ou o menor no botão?
Muito bom! Faltou dica de número 12. Tirar os alimentos antes da geladeira. Para que os mesmos possam estar numa temperatura mais proxima do ambiente. Para carnes, é recomendado descongelar dentro da geladeira...Vai um vídeo para torar essa dúvida...Se pode ou não descongelar fora da geladeira.
Boa tarde!!!! Iberê, uso essa técnica de cozimento de arroz na panela de pressão. Começo o arroz de forma normal e quando acrescento a água, tampo a panela. Quando o chiado da panela começa, conto uns 2 minutos e desligo. Agora é só deixar a pressão e temperatura fazerem o resto.
Isso é muito bom quando não teremos tempo ou lugar para cozinhar o arroz na hora de comer. Por exemplo faz de manhã, enquanto toma banho, sai para trabalhar e volta para almoçar, vai fazer um almoço no clube...
Só precisa tomar o cuidado de medir bem a quantidade de água em relação ao arroz, pq se for a mais, vai virar angu e se for a menos vira alpiste.
Fala Iberê, blz? Parabéns aí pelas dicas. Todas são ótimas com exceção de dizer que reduzir um pouco a pressão da válvula, não gera econômica. Vc fez um teste bem meia boca do tipo (ou no máximo ou no mínimo não recomendável) Nem tentou regular direito e o mais importante... Medir o consumo. Uso o meu botijão de gás e cozinho praticamente as mesmas coisas todos os meses variando muito pouco a durabilidade dele que é de 40 a 42 dias (tenho anotado os últimos 12 meses). Fiz o procedimento na válvula que reduzio um pouquinho a chama, mas mantendoa uma chama boa mesmo com os botões no mínimo. Fechei o consumo com 8 dias extras a mais que a duração habitual totalizando 50 dias. Mesmo considerando as variações, representou uma economia significativa. Se fizer as outras dicas de economia do seu vídeo, ainda da pra economizar mais. Claro, é preciso lembrar que não recomendo ninguém fazer isso. Fiz por minha conta em risco e fui muito cuidadoso... Diria, meticuloso. Mas é isso. Forte abraço e até a próxima.
O tipo de panela influência, também. A que tu usou de fundo duplo, dá para desligar o fogo e ela. Continua cozinhando os alimentos por muito tempo.
Obrigado pelas dicas meu amigo, vou colocar em prática assim que tiver oportunidade, valeu, um abraço.
Gostei de todas as dicas, porque o preço do gás hoje parece que fizemos uma assinatura. kkkkk A que mais gostei foi a dez, pra que usar panelas tão grandes só uso aqui em casa se realmente precisar. O preço aqui na minha cidade é cento e trinta reais por isso muitos aqui usam fogão a lenha. Eu também uso esse app Lenha gás pra me ajudar a economizar.
Eu reduzi a saída pois a chama estava muito forte (grande) e estava queimando tudo, até as panelas srsrsr
Iberê faz um modelo da fabulosa MÁQUINA DE TURING
Isso sim é um video informativo e de segurança pareabéns Ibêre
Muito bom mesmo , Iberê sendo Iberê , por falar nisso , quem ouviu trompete na música de fundo do manual !
pra quem tem condições financeiras o ideal eh um cooktop de indução. otimas dicas iberê!
seus vídeos são muito bons, muito obrigado
Essa de aproveitar o calor da panela p terminar de cozinhar eu sempre faço com o feijão.
Deixo o feijão cozinhando na pressão por 15 minutos, desligo o fogo e deixo a pressão sair naturalmente. Dá super certo!
Iberê, pra começar eu devo ser de Marte por q ainda não recebi o tal vídeo! Ainda bem!kkk E tmb eu já estava pensando em perguntar sobre a questão do tamanho da chama ser menor que a panela pois se for maior, desperdiça calor. Mas já fui respondida. Obrigada!
E pra terminar, estou feliz da vida por que, mesmo sem saber, eu já seguia todas essas dicas aí (menos o da panela de vapor a vou comprar já).
Muito obrigada por esse canal incrível que nos instrui tanto. Sou fã. Abraços! Deus lhes abençoe
Agora sim uma explicação incrível! Só o Manual do Mundo mesmo pra fazer assim.
Essa dica do registro pela metade funciona com outro regulador, eu tinha um desse do vídeo e troquei recente, porém ele deixava a chama mais forte e o registro é blindado, sem essa parte amarela plástica que expõe a válvula de vazão, ou seja, meu registro não consigo ajustar a vazão do gás e se eu deixar na metade ele deixa a chama ideal no fogão cooktop que tenho em casa
Bom dia Iberê, me responda , pq as barras de ferro do fogão não derretem , já que o fogo fica o tempo todo esquentando elas .
Acho que é porque ela perde calor para as outras partes do ferro que não estão em contato com a chama
Realmente tem Lógica nas ultimas dicas 👏
Da hora esse vídeo! Adorei ver você abrindo o fogão...
Iberê aqui em casa de ves em quando a minha vó faz a comida no fogareiro
Excelente dica compartilhei
Essa dica de desligar o fogo um pouco antes do cozimento é muito boa para fazer bolos, economiza gás e evita de queimar o bolo
Aprendi muito com as Dicas... Valeuuuu
Iberê, a gravidade dos nossos corpos atraem corpos menores para nós, certo?
Seria possível ver esse fenômeno de maneira literal?
A 11a dica eu uso há uns 4 anos pra cozinhar feijão.
Antes eu deixava MEIA HORA no fogo e depois "tirava a pressão" levantando o "pitoco" que fica em cima da tampa.
Hj eu espero "pegar a pressão", deixo o fogo 🔥 aceso SÓ 3 MINUTOS (às vezes só 2), e aí desligo o fogo e deixo o feijão cozinhando sozinho, sem "tirar a pressão". Depois é só temperar.
Eu até hoje uso a dica de cozinhar os ovos fora do fogo, tem vídeo aqui no canal ensinando isso tbm
Faço sempre 1 copo de arroz integral na pressão, desligo com 12 minutos, mas fica na panela até 18+-, assim de 12 a 18 enquanto perde a pressão ele chega no ponto.