Já houve um exclave a nível "estadual" no Brasil, no caso na época das capitanias hereditárias, a Capitania de São Vicente era separada em duas pela Capitania de Santo Amaro
Aquiraz também tem um exclave. Pra chegar na praia do batoque tem que passar por dentro de Pindoretama. Mentira! É pq não tem estrada direto de Aquiraz pra la mesmo. Kkkk
Caramba! Super legal! Não fazia ideia que existiam municipios com exclaves no BR... e é uma informação curiosa pouco divulgada. Muito legal do pessoal do IBGE compartilhar essa informação e de ti divulgar aqui. hehe Quem sabe uma ideia legal para um video futuro seja explicar a origem desses exclaves Brasileiros... mas também será um conteudo dificil de levantar informações. hehe
Caramba! Minha tia mora em Barra do Bugres, MT . Fui pra lá muitas vezes, desde criança. Jamais imaginaria que lá é uma exclave. Impressionante! Grato pela postagem!
Se esse pedaço de Humberto de Campos separado do resto do município pela água conta, tem os trechos da Restinga de Marambaia no RJ que fazem parte de Mangaratiba e Itaguaí, além da capital fluminense. Mas no final das contas, ninguém tem como conferir porque a marinha controla o acesso (é área de proteção ambiental junto com boa parte da baía de Ilha Grande, mas, cof cof, tem presidente que vá lá pra pescar) e ai de você se tentar ir lá.
Já trabalhei em Arauá/SE, na verdade esses 4 exclaves, são 4 povoados (na zona rural), sendo eles: Camboatá, Limoeiro, Eugênia e Tabuleiro. Sendo que 3 exclaves estão no território do município de Santa Luzia e 1 exclave no território do município de Umbaúba/SE.
Esqueceu de falar de um exclave NA MAIOR ÁREA TURÍSTICA DO RJ. É o caso da cidade de Araruama. Existe a parte norte (parte principal e sede do município) e existe a parte sul (o distrito de Praia Seca). Essas duas partes são separadas pelas águas de uma enorme laguna QUE NÃO TEM SEQUER UMA PONTE NESSE TRECHO, e para ir da parte norte para a parte sul (ou vice-versa) por terra ou ao menos por veículos terrestres é necessário passar pelo município de Saquarema. Até houve uma proposta aprovada lá pela década de 2010 que permitia a interligação entre a parte norte e a parte sul por meio de transporte aquaviário de linha regular, mas parece que essa proposta não saiu do papel.
Meu município até por volta de 2006 possuía um exclave. Um pequeno povoado chamado de Sambaíba ficou por algum tempo pertencendo a Campo Maior, depois do desmembramento de vários municípios a partir do nosso território. Esse povoado ficava "ilhado" entre três municípios. Até que após negociações, o povoado Sambaíba ficou para o município de Boqueirão do Piauí.
Minha cidade e a vizinha tem exclaves um bairro da minha cidade está isolado fazendo com que atravessemos toda área urbana da cidade vizinha pra chegar lá, no mapa parece que não é porém a porção grudada é a represa da região Sul do estado do Rio de Janeiro. E essa mesma cidade vizinha tem um exclave no alto da Serra que tem apenas um acesso que é por dentro da minha cidade já as pedreiras e matas isolam o bairro geográficamente.
Mangaratiba/RJ poderia ser um exemplo de exclave? Parte do território dele fica entre Angra dos Reis e Itaguaí e uma outra parte fica na parte Oeste da Restinga da Marambaia... será que pode ser considerado ou tem algum tipo diferente?
Nunca ouvi a palavra 'exclave' (que por conhecer um pouco de línguas antigas, imagino que deva derivar de 'chave' 'exterior'), aprendi o significado, curti muito o vídeo e de brinde ganhei um novo canal para seguir.
Santos tem a sua maior parte territorial em um exclave. A sede do município é na Ilha de São Vicente, ao passo que a maior parte do Município é na parte continental sem qualquer acesso físico entre eles.
O caso dos bairros de Caruara e Monte Cabrão, que são totalmente separados de Santos/SP mas pertencem ao município, seriam considerados exclaves? Ou este "fenômeno" tem algum outro nome?
Não é um exclave porque Paranapiacaba está no território contínuo de Santo André. Mas podemos comparar Paranapiacaba com os "exclaves práticos", que são aqueles lugares que, no mapa, estão contínuos aos principais, mas só são acessíveis cruzando outros territórios. É o caso da cidade de Kleinwalsertal, na Áustria, que está dentro do mapa do país, mas na qual só se consegue chegar passando pela Alemanha! Como o caminho mais comum do centro de Santo André para Paranapiacaba é passando pelas outras cidades (Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra), acaba se assemelhando um pouco!
Aqui em Ouro Preto-MG, não rola um exclave, mas um dos nossos distritos, Antônio Pereira, é mais acessível passando pela cidade vizinha de Mariana do que passando pelo caminho dentro de Ouro Preto.
Grande Olavo, gostei do assunto! Ao ver o vídeo me lembre de Ceuta, território espanhol que fica no continente africano. Seria esse o único caso de exclave intercontinental?
A Espanha vive um paradoxo. Ela possui territórios do outro lado do Mediterrâneo, e ao mesmo tem há um encrustrado em seu próprio território mas que pertence a outro país. Gibraltar...
Paranapiacaba não chega a ser exatamente um exclave porque está no território contínuo de Santo André. Mas é o que se chama de "exclave prático", já que só é acessível passando por outras cidades.
Muito legal! Uma sugestão: Vc deveria fazer um vídeo sobre as cidades brasileiras que estão ao mesmo tempo em dois estados, aquelas que ultrapassaram a malha estadual
Sou de Foz do Iguaçu, e aqui há um exclave, a Vila Bananal é do município de Do do Iguaçu, mas pra chegar até a referida vila e necessário atravessar as cidades, de Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.
Paranapiacaba em São Paulo, pertence a Santo André, mas tem uma distancia enorme entre eles, inclusive alguns outros municípios no meio. Paranapiacaba seria um Exclave?
A Capital Belém do Pará, seria considerada um exclave visto que sua parte do território que são Ilhas, a parte que fica a Ilha do Mosqueiro fica colada por ponte com o território de Santa Bárbara do Pará.
Muito bom professor, mas minha pergunta é, qual a vantagem em manter porções de terras separadas como no caso do município em Sergipe? Porções de terras tão distantes e pequenas não poderiam ser absorvidas pelo município vizinho? Me parece fazer mais sentido...
É uma coisa do passado, são 4 povoados que se recusaram(as pessoas) fazer parte de cristinápolis(cidade vizinha), na época em que arauá se separou dela, moro em Estância, que inclusive está no mapa do video, e essa é a história que contam por lá.
Uma região que não tem ligação terrestre com o resto do país/município, mas que tem saída para o mar (o caso do Alaska), pode ser considerado um exclave?
@@CanalExclave , a Alemanha teve um exclave na China até 1914, a cidade de Tsingtao. Até hoje, Tsingtao tem cervejarias herdadas dessa época, sendo que uma marca com o nome dessa cidade está disponível no Brasil. 🍺 A história de Tsingtao, embora não apresentada diretamente, entra no mesmo contexto do filme "55 Dias em Pequim".
@@TitusFlaviusDivus , aí entra uma outra dúvida minha: em situações como essa, o que distingue uma colônia de um exclave? Qual seria o limite de descontinuidade territorial e status político entre ambos?
Já trabalhei em Arauá/SE, na verdade esses 4 exclaves, são 4 povoados (na zona rural), sendo eles: Camboatá, Limoeiro, Eugênia e Tabuleiro. Sendo que 3 exclaves estão no território do município de Santa Luzia e 1 exclave no território do município de Umbaúba/SE.
E no caso de um território que tem parte insular parte continental, isso é considerado um exclave? Lembro de cara de Santos e São Vicente aqui em SP, que o centro ta numa ilha, mas tem partes da cidade no continente. Vim pelo canal Mundano e me interessei muito pelo seu, ganhou um inscrito.
As águas que separam a ilha do continente são parte dos territórios desses municipios, São Vicente tem dois pedaços do território no continente, a região de Samaritá e a região do Japuí, as duas tem acesso por pontes. Santos insular e continental ainda não tem essa ligação, para ir do bairro mais distante precisa passar por Cubatão ou Guarujá.
@@Caramedoro-zn4uc sim, não sei qual delas que é ligada pela Ponte Pênsil em São Vicente mas eu adorava passar por lá quando criança! Já a parte continental de Santos deve ser mais portuária, imagino. Eu não moro na Baixada mas descemos bastante pro Guarujá e sei que essas duas cidades têm territórios no continente. Agora se essas partes são populosas, acessíveis, etc, não faço ideia. Tem muito mangue por ali, né.
@@NiloGiacomelli o Japuí é ligado pela Ponte Pênsil, Samaritá tem a Ponte dos Barreiros que levou quase 30 anos para ser feita, começaram a falar nela no final dos anos 60. E Santos continental é enorme, 240 km ², faz limite até com Mogi das Cruzes.
Excelente conteúdo. Em Cotia não temos exclave porém existe um distrito Caucaia do Alto que não acessa por Cotia. O acesso se da por Vargem Grande Pta. Existe um nome para isso?
Grande abraço Olavo! Aqui é José Augusto Cruz em Salvador-BA. Gostaria que você falasse sobre a as cidades de Itaparica e Vera Cruz,ambas ficam na margem oposta da Baía de Todos os Santos. Obrigado e parabéns pelo belíssimo trabalho.
A classificação do IBGE parece arbitrária. O caso de Paranaguá é similar aos casos de Cururupu e Humberto de Campos. Uma grande parte do seu território só é acessivel da sede do município por via marítima (atravessando a Baía de Paranaguá) ou pelo território de um município vizinho (mas nem existem estradas por ali).
Guarapari é um exclave de Minas gerais no Espírito santo kkkk
Gostei, acho que Guarapari é distrito de Ipatinga
Tem que anexar 🤣
Guarapari, Marataízes e Cabo Frio. Rsrs
E Juiz de Fora é um exclave do Rio. kkk
😄😄😄😄😄😄😄
@@GeraldoJose , boa ! 😂😂😂😂😂
Já houve um exclave a nível "estadual" no Brasil, no caso na época das capitanias hereditárias, a Capitania de São Vicente era separada em duas pela Capitania de Santo Amaro
Mas Brasil ainda não era País. Era colônia ainda, e foi bem nos primórdios. Então não conta muito
@@matheuslimafernandes7538 ratio
Mas São Vicente ainda tem um exclave; o distrito do Japuí.
@@TV-Omega A capitania é o estado (que hoje conhecemos como São Paulo) e não a cidade vizinha de Santos.
só na teoria, na prática ela era unida, a Capitania de Santo Amaro só avançou na região de São Sebastião
Não sabia que Baturité, aqui no Ceará, tinha exclave, e fica justamente entre Aracoiaba, Capistrano e Itapiúna, muito interessante!
Aquiraz também tem um exclave. Pra chegar na praia do batoque tem que passar por dentro de Pindoretama.
Mentira! É pq não tem estrada direto de Aquiraz pra la mesmo. Kkkk
Por descaso político não se faz um acesso direto da praia de Barro Preto para o Batoque.
O Parque Cemucam é um exclave do município de São Paulo dentro do município de Cotia.
Caramba! Super legal! Não fazia ideia que existiam municipios com exclaves no BR... e é uma informação curiosa pouco divulgada. Muito legal do pessoal do IBGE compartilhar essa informação e de ti divulgar aqui. hehe
Quem sabe uma ideia legal para um video futuro seja explicar a origem desses exclaves Brasileiros... mas também será um conteudo dificil de levantar informações. hehe
Acho q na primeira vez q ouvi falar em exclave foi quando me deparei com Cabinda num mapa.
Vc ta certo eu sei essa parte do pais Angola separado pelo pais zaire ou melhor Gongo
Podia fazer um vídeo sobre os enclaves que tem no Brasil.
Tenho um sobre isso! Dá uma olhada na lista de vídeos.
@@CanalExclavegostoso
Trabalho fantástico. Parabéns ao Canal Exclave.
Caramba! Minha tia mora em Barra do Bugres, MT . Fui pra lá muitas vezes, desde criança. Jamais imaginaria que lá é uma exclave. Impressionante!
Grato pela postagem!
Valeu!
@@CanalExclaveo apresentador é muito gostoso
Se esse pedaço de Humberto de Campos separado do resto do município pela água conta, tem os trechos da Restinga de Marambaia no RJ que fazem parte de Mangaratiba e Itaguaí, além da capital fluminense. Mas no final das contas, ninguém tem como conferir porque a marinha controla o acesso (é área de proteção ambiental junto com boa parte da baía de Ilha Grande, mas, cof cof, tem presidente que vá lá pra pescar) e ai de você se tentar ir lá.
Conheci essa canal hoje já estou viciado
Uhu!
Já trabalhei em Arauá/SE, na verdade esses 4 exclaves, são 4 povoados (na zona rural), sendo eles:
Camboatá,
Limoeiro,
Eugênia e
Tabuleiro.
Sendo que 3 exclaves estão no território do município de Santa Luzia e
1 exclave no território do município de Umbaúba/SE.
Parabéns pelo vídeo muito bom
Muito obrigado!
Eu sou de Sergipe e não sabia disso e acho que nem o povo de Arauá sabe também. Muito interessante!
Obrigado!
Esqueceu de falar de um exclave NA MAIOR ÁREA TURÍSTICA DO RJ. É o caso da cidade de Araruama. Existe a parte norte (parte principal e sede do município) e existe a parte sul (o distrito de Praia Seca). Essas duas partes são separadas pelas águas de uma enorme laguna QUE NÃO TEM SEQUER UMA PONTE NESSE TRECHO, e para ir da parte norte para a parte sul (ou vice-versa) por terra ou ao menos por veículos terrestres é necessário passar pelo município de Saquarema. Até houve uma proposta aprovada lá pela década de 2010 que permitia a interligação entre a parte norte e a parte sul por meio de transporte aquaviário de linha regular, mas parece que essa proposta não saiu do papel.
Moro em Barra do Garças MT, pertinho da cidade de Mineiros GO e não sabia disso... Obrigado pelo vídeo...
Passa lá no exclave e tira umas fotos pra nós!
Gostei!👊
Obrigado!
Legal seu vídeo. Veja se na Grande São Paulo isso ocorre com São Paulo, Osasco e Cotia
Park Way , uma região administrativa em Brasília também é Descontínuo.
Ola. Legal, obrigado por nos compartilhar esta informação. Saúde, paz e muito sucesso.
Muito obrigado!
Por que tem pessoas que dão dislike num conteúdo tão rico?
Obrigado pelas palavras!
São haters.
Meu município até por volta de 2006 possuía um exclave. Um pequeno povoado chamado de Sambaíba ficou por algum tempo pertencendo a Campo Maior, depois do desmembramento de vários municípios a partir do nosso território. Esse povoado ficava "ilhado" entre três municípios. Até que após negociações, o povoado Sambaíba ficou para o município de Boqueirão do Piauí.
Bacana! Não sabia disso!
Muito bom seu canal. Inscrito!
Obrigado!
Minha cidade e a vizinha tem exclaves um bairro da minha cidade está isolado fazendo com que atravessemos toda área urbana da cidade vizinha pra chegar lá, no mapa parece que não é porém a porção grudada é a represa da região Sul do estado do Rio de Janeiro.
E essa mesma cidade vizinha tem um exclave no alto da Serra que tem apenas um acesso que é por dentro da minha cidade já as pedreiras e matas isolam o bairro geográficamente.
Cara, que vídeo superinteressante!
😀😀😀
Valeu!!
Fiquei sabendo do seu canal através do vídeo do Ibere, o Manual do Mundo.
Espero que goste do conteúdo!
O município de Foz do Iguaçu também tem exclave, dá uma olhada no mapa!
exatamente, para chegar na Vila Bananal é preciso passar por duas cidades
Muito interessante!!
Muito legal.
Cotia e Vargem Grande Paulista em SP tambem é
Fantástico! Parabéns!
Obrigado!
Mangaratiba/RJ poderia ser um exemplo de exclave? Parte do território dele fica entre Angra dos Reis e Itaguaí e uma outra parte fica na parte Oeste da Restinga da Marambaia... será que pode ser considerado ou tem algum tipo diferente?
Tamoios, também é um exclave de Cabo Frio, entre Búzios e Casemiro de Abreu.
Nunca ouvi a palavra 'exclave' (que por conhecer um pouco de línguas antigas, imagino que deva derivar de 'chave' 'exterior'), aprendi o significado, curti muito o vídeo e de brinde ganhei um novo canal para seguir.
Parabéns pelo trabalho de vocês. É muito importante.
Obrigado!!
(mas não é "vocês", é "você" 😉)
Fantástico este vídeo sobre exclaves
😀😀
Ribeirão das Neves MG TBM TEM
ótimo conteúdo, ótimo vídeo!
Santos tem a sua maior parte territorial em um exclave.
A sede do município é na Ilha de São Vicente, ao passo que a maior parte do
Município é na parte continental sem qualquer acesso físico entre eles.
Mas aí não é separado por terra.
@@Piraja fisicamente divididos por água apenas, mas o acesso se dá por Guarujá, ou por Cubatão, outrora territórios que faziam parte de Santos.
interessante. eu ja conhecia o enclave.
Acabei de conhecer o canal, aprender geografia assim é bem legal, parabéns pelo canal
Legal! Seja bem-vinda!
Tem em Araruama-RJ um exclave distrital, que é Praia Seca que é Administrado pelos municípios de Saquarema e Araruama
Morei em um sítio na cidade de Tapiratiba SP e o estado de minas gerais era o que limitava esse sítio.
O caso dos bairros de Caruara e Monte Cabrão, que são totalmente separados de Santos/SP mas pertencem ao município, seriam considerados exclaves? Ou este "fenômeno" tem algum outro nome?
no meu entender sim, se olharmos o mapa, veremos que para chegar a parte continental de santos, tem que passar por cidades vizinhas ou de barco.
Muito bacana esse vídeo. Parabéns pelo conteúdo, amigo.
Valeu demais!
Paranapiacaba não é um enclave, certo?! Qual a nominação correta?! Parabéns pelo canal!
Não é um exclave porque Paranapiacaba está no território contínuo de Santo André. Mas podemos comparar Paranapiacaba com os "exclaves práticos", que são aqueles lugares que, no mapa, estão contínuos aos principais, mas só são acessíveis cruzando outros territórios. É o caso da cidade de Kleinwalsertal, na Áustria, que está dentro do mapa do país, mas na qual só se consegue chegar passando pela Alemanha! Como o caminho mais comum do centro de Santo André para Paranapiacaba é passando pelas outras cidades (Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra), acaba se assemelhando um pouco!
@@CanalExclave Seria esse também o caso de Sobral, aqui no Ceará?
Gostei da sua explicação. Com fica a administração pública municipal neste casos?
São Bento do Sapucaí é quase um exclave paulista em minas
Aqui em Ouro Preto-MG, não rola um exclave, mas um dos nossos distritos, Antônio Pereira, é mais acessível passando pela cidade vizinha de Mariana do que passando pelo caminho dentro de Ouro Preto.
Tem Teresina no Piauí que fica no Maranhão também
A cidade de cabo frio(RJ) tbm tem um exclave
Nossa! nunca imaginaria. qual será a explicação pra esses casos?
Tbm gostaria de saber. Talvez conflitos políticos etc. O Google deve ter sites explicando.
No caso de alguns se percebe que a divisa entre municipios teria continuidade se não fosse as divisas Estaduais.
muito interessante
Valeu!
aqui no DF tem um exclave do Park Way tbm
Verdade!
Grande Olavo, gostei do assunto! Ao ver o vídeo me lembre de Ceuta, território espanhol que fica no continente africano. Seria esse o único caso de exclave intercontinental?
Obrigado, caro! Eu falei sobre Ceuta no segundo vídeo do canal, o "O Brasil é um país muito simples e fácil de entender. Duvida?". Dá uma olhada!
a espanha tem melilla na costa da áfrica também, e outros pontos menores e desabitados
A Espanha vive um paradoxo. Ela possui territórios do outro lado do Mediterrâneo, e ao mesmo tem há um encrustrado em seu próprio território mas que pertence a outro país. Gibraltar...
Em Santa Catarina o município de São Francisco do Sul também é uma caso de exclave
Faltou mencionar Araruama...rj
Faltou santo André SP.... paranapiacaba
Paranapiacaba não chega a ser exatamente um exclave porque está no território contínuo de Santo André. Mas é o que se chama de "exclave prático", já que só é acessível passando por outras cidades.
Muito legal!
Uma sugestão: Vc deveria fazer um vídeo sobre as cidades brasileiras que estão ao mesmo tempo em dois estados, aquelas que ultrapassaram a malha estadual
Eu falei mais ou menos sobre isso aqui:
th-cam.com/video/P2i9hXQDrXw/w-d-xo.html
Sou de Foz do Iguaçu, e aqui há um exclave, a Vila Bananal é do município de Do do Iguaçu, mas pra chegar até a referida vila e necessário atravessar as cidades, de Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.
Paranapiacaba em São Paulo, pertence a Santo André, mas tem uma distancia enorme entre eles, inclusive alguns outros municípios no meio. Paranapiacaba seria um Exclave?
Eu acho q a Ilha de Mosqueiro um exclave do Belém do Pará! Mas posso tá enganado rsrs
Acho que ilhas nao se aplicam em exclaves. Acho que tem que ser por terra
Muito boa matéria, parabéns!
Valeu!
Bom dia amigo o sr poderia falar da cidade de Santos sp tbm tem esclave tem um territorio q fica entre bertioga e guaruja
Bom dia! Não tenho essa informação, vou pesquisar. A definição dos exclaves que cito aqui é a oficial do IBGE. Valeu!
Podia fazer um vídeo explicando o porquê esses municípios tem exclaves
A Capital Belém do Pará, seria considerada um exclave visto que sua parte do território que são Ilhas, a parte que fica a Ilha do Mosqueiro fica colada por ponte com o território de Santa Bárbara do Pará.
Ótimo vídeo, eu sou de Boquim, município vizinho a Arauá e nunca tinha ouvido falar que Arauá tivesse exclave, fiquei bem surpreso kkkkk
Tá aí um negócio que eu não sabia: meu Ceará tem exclave. 😎😁
Excelente canal!!! 👏👏👏👏👏
Obrigado! E viva Baturité!
👏👏👏
Se for assim florianopolis SC tem um exclave, é só ver
O Estado de Michigan também tem um exclave
se não me engano, tem um exclave entre "Águas de São Pedro e São Pedro", e também um entre "Canas e Lorena". Todos no estado de S. Paulo
Excelente vídeo, mas fiquei com uma dúvida: e Fernando de Noronha? Não seria um exclave do estado de Pernambuco?
Massachussets é outro trem nosso. Coisa do tempo das Capitanias Hereditárias não conta muito, pq era tudo muito despovoado
De certa forma são Vicente SP tem um exclave ( japui)
nao conhecia esse termo, muito bacana, parabens pelo canal
Muito obrigado! Bem-vindo ao canal!
Gente, minha cidade. Cururupu-MA❤
8 letras, 1 só vogal!
Muito bom professor, mas minha pergunta é, qual a vantagem em manter porções de terras separadas como no caso do município em Sergipe? Porções de terras tão distantes e pequenas não poderiam ser absorvidas pelo município vizinho? Me parece fazer mais sentido...
É uma coisa do passado, são 4 povoados que se recusaram(as pessoas) fazer parte de cristinápolis(cidade vizinha), na época em que arauá se separou dela, moro em Estância, que inclusive está no mapa do video, e essa é a história que contam por lá.
@@ElioSch1423 muito interessante, responde bem, obrigado Victor!
Podem servir como bases militares também, mas depende, se o exclave não tem acesso ao oceano é mais difícil passa pra lá
Não há vantagens.Pois existem problemas a cerca das questões de logística e orçamento.
São Francisco do Sul, SC também tem uma área não contínua do território.
O mapa oficial no IBGE mostra um território contínuo, com a exceção das ilhas...
Uma região que não tem ligação terrestre com o resto do país/município, mas que tem saída para o mar (o caso do Alaska), pode ser considerado um exclave?
Sim, sim. Cabinda (Angola) e Caliningrado (Rússia) são exclaves com acesso ao oceano.
@@CanalExclave , a Alemanha teve um exclave na China até 1914, a cidade de Tsingtao. Até hoje, Tsingtao tem cervejarias herdadas dessa época, sendo que uma marca com o nome dessa cidade está disponível no Brasil. 🍺
A história de Tsingtao, embora não apresentada diretamente, entra no mesmo contexto do filme "55 Dias em Pequim".
@@ericktamberg670 Tsingtao era uma colônia, igual Hong Kong e Macau
@@ericktamberg670 talvez a Prussia Oriental seja a informação mais correta
@@TitusFlaviusDivus , aí entra uma outra dúvida minha: em situações como essa, o que distingue uma colônia de um exclave? Qual seria o limite de descontinuidade territorial e status político entre ambos?
Em Foz do Iguaçu tem a vila Bananal que fica separada do município.
e pra chegar até a vila Bananal tem que passar duas cidades
Florianópolis também seria?? A cidade é formada pela Ilha e a parte continental.
No município de Araurá as quatros porções devem ser chacaras e fazendas.
Já trabalhei em Arauá/SE, na verdade esses 4 exclaves, são 4 povoados (na zona rural), sendo eles:
Camboatá,
Limoeiro,
Eugênia e
Tabuleiro.
Sendo que 3 exclaves estão no território do município de Santa Luzia e
1 exclave no território do município de Umbaúba/SE.
Para saber mais, vejam nesse mapa: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_mapas/mapas_municipais/colecao_de_mapas_municipais/2020/SE/araua/2800407_MM.pdf
Agora o que levou a ter esses exclaves daqui. As motivações históricas e etc....
O que aconteceu em Arauá?!
E no caso no município de Ladário MS, que se encontra dentro do município de Corumbá MS, como seria o nome?
A explicação tá aqui:
th-cam.com/video/tgvs_HPRta4/w-d-xo.html
E no caso de um território que tem parte insular parte continental, isso é considerado um exclave? Lembro de cara de Santos e São Vicente aqui em SP, que o centro ta numa ilha, mas tem partes da cidade no continente.
Vim pelo canal Mundano e me interessei muito pelo seu, ganhou um inscrito.
Obrigado, caro! Nesse caso que você mencionou não conta como exclave, porque a separação não é por terra.
As águas que separam a ilha do continente são parte dos territórios desses municipios, São Vicente tem dois pedaços do território no continente, a região de Samaritá e a região do Japuí, as duas tem acesso por pontes.
Santos insular e continental ainda não tem essa ligação, para ir do bairro mais distante precisa passar por Cubatão ou Guarujá.
@@Caramedoro-zn4uc sim, não sei qual delas que é ligada pela Ponte Pênsil em São Vicente mas eu adorava passar por lá quando criança! Já a parte continental de Santos deve ser mais portuária, imagino.
Eu não moro na Baixada mas descemos bastante pro Guarujá e sei que essas duas cidades têm territórios no continente. Agora se essas partes são populosas, acessíveis, etc, não faço ideia. Tem muito mangue por ali, né.
@@NiloGiacomelli o Japuí é ligado pela Ponte Pênsil, Samaritá tem a Ponte dos Barreiros que levou quase 30 anos para ser feita, começaram a falar nela no final dos anos 60.
E Santos continental é enorme, 240 km ², faz limite até com Mogi das Cruzes.
Não pode ser considerado,porque é uma área insular e fica em linha reta com a cidade e pelas águas territoriais.
O exclave mais famoso que eu lembrava de cara era a Província de Cabinda em Angola.
faltou o município de Araruama no interior do Rio, é o Quarto maior exclave do País.
Ilha de mosqueiro de Belém que é mais afastado de Belém e mais próximo do município de Santa Bárbara do Pará
Faltou Paranapiacaba
São paulo tem Birigui e carapicuiba
a mesma coisa acontece com a Itália, com a cidade de San Marino e a cidade do Váticano, tambem campione
Campione é exclave; San Marino e Vaticano são enclaves.
São Bento do Sapucaí fica no estado de São Paulo, mas para ir até São José dos Campos é preciso passar por Minas Gerais
Boa! Isso me faz lembrar do conceito de pene-exclave. Acho que dá jogo pra um vídeo!
Eu sou nascido em sjc e não sabia disso kakaka
o mesmo com sapucai mirim - mg, pra ir pra paraisopolis-mg tem q passar por sao bento do sapucai primeiro kkk
Excelente conteúdo. Em Cotia não temos exclave porém existe um distrito Caucaia do Alto que não acessa por Cotia. O acesso se da por Vargem Grande Pta. Existe um nome para isso?
Não só existe como vamos ter um vídeo sobre isso MUITO EM BREVE!!! Aguarde!
Embora territorial o distrito e município de interliga.
Grande abraço Olavo! Aqui é José Augusto Cruz em Salvador-BA. Gostaria que você falasse sobre a as cidades de Itaparica e Vera Cruz,ambas ficam na margem oposta da Baía de Todos os Santos. Obrigado e parabéns pelo belíssimo trabalho.
Aqui em Minas gerais tem uma cidade chamada nova lima que tem uma perte totalmente distante do resto da cidade acredito que também seja um exclave
Pode ser um exclave prático:
th-cam.com/video/-NGXaOAdGgQ/w-d-xo.html
Nada haver.
Paranaguá, no Paraná, também tem um exclave no norte do litoral paranaense… por que esse município não é mencionado no seu vídeo?
Não é um exclave, segundo o IBGE.
A classificação do IBGE parece arbitrária. O caso de Paranaguá é similar aos casos de Cururupu e Humberto de Campos. Uma grande parte do seu território só é acessivel da sede do município por via marítima (atravessando a Baía de Paranaguá) ou pelo território de um município vizinho (mas nem existem estradas por ali).
Os territórios da Restinga de Marambaia, no RJ, que pertencem a Mangaratiba e Itaguaí, também podem ser considerados exclaves?
Tecnicamente, segundo o IBGE, os exclaves do Brasil são os mencionados no vídeo.
Santos tem uma exclave também.
Qual? Segundo o IBGE, os exclaves são aqueles que cito no vídeo
nós aqui em Portugal chamamos de enclave.Timor Leste tem um enclave em Timor Ocidental que pertence á Indonésia.
Exclave e enclave são conceitos diferentes. Veja mais aqui:
th-cam.com/video/tgvs_HPRta4/w-d-xo.html