Lembre-se. Um pintor ilegal nos EUA ganha 78mil dólares LIMPOS! Se for só por dinheiro, vai ser pedreiro ou pintor que vai ganhar mais que 90% dos Devs.
Pintor ganhando em média 40 dol por hora? 1625 por semana? 6500 por mês???? Cara… queria muito conhecer o cara que paga isso por que lá em MA,CT e NY eu ganhava 125 por dia 🤡 na pintura, na construção tu ganha mais
Moro na Irlanda ha 2 anos, pago 900 de aluguel + contas inclusas para UM QUARTO de casal (isso é raro, geralmente é 1300 sem contas hj em dia), gasto 250 mensal com mercado comendo muito bem, tenho carro gasto 25 euros de gasolina por semana + 1000 anual de seguro, 300 anual de taxa de rodagem. ganho 2k euro, minha esposa 2k euro, vivemos e viajamos de boa. Nosso primeiro ano foi um lixo até conseguirmos nos adaptar e os dois trabalharem certinho, mas agora esta tudo ok!
Não existe melhor custo-benefício do que morar no BR e trabalhar pra gringa ganhando em moeda forte, especialmente quando temos govs que pressionam inflação / câmbio
Melhor ainda se morar em região do interior fora das capitais onde o custo é menor não tem tanta violência, morar próximo a uma cidade grande pra ter acesso fácil a saúde porque de resto muitas cidades do interior são muito melhores pra se viver
Exceto que morando no Brasil tu não tem nenhum sossego de andar na rua com o último iPhone que tu comprou com teu salário gringo, de estacionar teu carro do ano que tu comprou com teu salário gringo, de ir viajar tranquilo e deixar tua casa, que tu comprou com teu salário gringo, sem cerca elétrica, cachorro, câmera de segurança, vigia, ... Eh Brasil! 😂
Mas a inflaçao da na mesma, moeda fica mais barata mas recebemos em maior quantidade, é ate pior, estimula a desvalorizaçao temporal, que é uma inflaçao que ocorre entre as pessoas mas sem o estado ter imprimido dinheiro, entao agora o dinheiro ficou mais barato mas nao estamos recebendo em maior quantidade. Ainda tem os outros problemas que o mano citou, aqui nao é seguro etc...
@@elgleidsonnconcordo em partes... Eu moro no interior do Brasil e não temos nem de perto os problemas de violência das grandes cidades. Mas confesso que não se compara com o sossego do interior da Europa.
@@Beauty-hj7kc n discordo que desvalorização cambial vai acarretar inflação e na prática vai ser aumento dos 2 lados , mas a inflação não tem acompanhado nos mesmos níveis a desvalorização cambial, momentos de incerteza o dólar sempre é o escape do mundo
Imposto da igreja, sim é verdade, se chama Kirchensteuer. Algo em torno de 8% do salário bruto (mas o valor varia pra cada estado), descontado na fonte, direto no seu holerite. E outro detalhe, isso vale para todas as religiões reconhecidas pelo governo como "oficiais". Se você for Judeu, por exemplo, os 8% são descontado e enviados para o "CNPJ" da Sinagoga "Central" do estado em que você mora. É por isso que até viralizou dia desses no twitter que tem mais cristão em Dubai do que em Berlin. Isso se deve simplesmente ao fato de ninguém gostar de pagar impostos, pois existem muitas igrejas em Berlin que estão sempre cheias aos domingos (especialmente as evangélicas mais moderninhas). Vale ressaltar que muitas pessoas colocam oficialmente que não tem religião para não pagar o imposto e depois fazem as contribuições diretamente para as igreja de bairro que frequenta, sem fazer o dinheiro ir pra alguma igreja central oficial.
Bizarro. Mas eu vi que tu tem a opção de sair (www.kirchenaustritt.de/english.htm), com um pagamento de um taxa. E sae tu é batizado em alguma igreja, quando atinge a maioridade e tem o primeiro emprego, o imposto já começa a ser descontado.
Outro ponto bizarro: os sacerdotes, padres, etc, são remunerados através do dinheiro desse imposto. Eles são praticamente funcionários públicos. Bizarro.
Eu amo que programador é literalmente uma das maiores demandas hoje e mesmo um senior vivendo fora vive de respão no conforto, o mundo ta muito fudido.
Cada dia que passa eu chego a conclusão que não adianta ficar procurando salário quando se quer ganhar muito. O jeito tá sendo empreender de alguma forma ou outra.
Moro em Berlim, salário de 80k não é tão simples conseguir. Aluguéis novos giram entre 1.5k e 2.0k, além de ser quase impossível alugar um apê no início. O imposto sobre religião é real, no lugar de vc dar o dízimo ou ofertar na igreja, isso aí vai pelo imposto. Se for católico e quiser batizar o filho vai ter que pagar o imposto/dízimo também.
Morando em Berlin há 4 anos, eu acho que o que deveria entrar na conta mas fica dificil são questões como: segurança, saúde e educação, quanto isso custa pra você e sua familia? (Vim com a minha familia quando meu filho tinha 3 anos) Eu já tentei fazer uma conta de padeiro pra ver quanto eu precisaria ganhar morando no Brasil pra ter a mesma qualidade de vida (usando como base uma cidade que poderia oferecer o mesmo que berlin me oferece), e eu sempre tive na cabeça algo em torno de 40k R$ liquido. Eu sei que talvez consiga esse valor trabalhando como PJ, ou pra alguma empresa gringa morando no Brasil, a questão são os beneficios sociais (quase nenhum) em se trabalhar dessa forma, além de você ter que optar por soluções privadas pra lidar com as questões que geralmente são oferecidas de forma gratuita na Alemanha. Na minha cabeça pra um cara solteiro, ou casado sem filhos, dá pra ter uma vida legal no Brasil com muito menos, mas quando filhos entram na equação a coisa começa a complicar, e nem tudo da pra precificar como valores fixos no fim do mes.
Esse valor medio ai é uma vergonha mesmo, infelizmente muita gente ganha isso na area e até menos. Mas tudo por falta de informação ou desespero ou falta de preparo (experiencia e conhecimento) na profissão.
Eu acho mais fácil entrar no site de algum supermercado da cidade e fazer o carrinho com o que as compras que eu faço normalmente mensal e outro que faço de 3 em 3 meses tipo produto de limpeza que dura bastante.
Nem todos os países tem mercados online onde vc pode ver o preço. E dependendo de onde vc vai morar, vc vai ter um hábito de alimentação diferente do que vc tinha no Brasil. É válido, mas não é mto eficaz
Da pra ter noção, mas bem extrapolado. Aqui na Bélgica os serviços de mercado online são bem mais caros do que ir ao mercado comprar. Sem contar que alguns itens são mais baratos em alguns mercados, então eu e minha esposa costumamos ir em 2 ou 3 mercados todo mês. (Isso quando não rola de ir no país vizinho comprar algo que é mais barato kkkkk)
Boa parte das empresas que eu trabalhei e que faliu foi pq o empresario gastou todo o faturamento para se enriquecer. (carro bem caro, casa ou ape bem caros) e outras empresa que procurei saber o motivo de falir foi pq era um "sonho" ou "sei fazer salgado vou abrir uma fabrica de salgado" e nem se quer faz uma pesquisa se no local vale a pena abrir o negocio tal... 90% das empresas falem pq o empresario acha que vai ganhar 10 a 20 mil por mes com trabalho de um clt minimo, sem estudo, pesquisa sem nada.
Ainda sobre o aluguel, uma coisa que vivenciei mais de uma vez em Milão trocando de apto, é que muita imobiliária pede uma cópia do último ou dos 3 últimos meses de rendimento (tipo o teu holerite). Se pedirem isso tu pode recusar porque você não é obrigado por lei, mas a coisa mais importante não é nem isso (claro que é importante também), mas se fizerem a conta e o aluguel chegar a 1/3 do teu salário geralmente eles não te retornam, a não ser que tu tenha algum tipo de patrimônio ou fiador (seja no país ou no BR, tipo alguem da sua família). Por esse motivo morei alguns anos dividindo quarto e depois dividindo apto, até ganhar o suficiente pra um kitnet ("studio" ne kk). Deixando claro que isso aconteceu comigo em Milão, não sei se se repete em outras cidades da Itália, mas se tratando se mercado imobiliário eu suspeitaria que sim.
Olha, uma coisa que eu aprendi é que o mais comum é as pessoas pegarem sua experiência pessoal e compartilhar como regra. Um exemplo: uma galera dizendo pra pessoa focar em apenas uma linguagem e uma área (front ou back). Daí recentemente uma pessoa saiu de sua vaga onde era apenas backend durante 4 anos, e foi forçada a correr e aprender algo de Front porque simplesmente não existe mais vaga apenas front ou back (e ainda que seja, sempre pedem algum conhecimento da outra área). Enfim, desde que entrei na área fui orientada a saber algo de back e algo de front (pesando mais para um lado). E bastava dar uma olhada, nas vagas, né? Eu vi MUITA gente cair nessa armadilha de recomendação de merda e tá sem conseguir emprego.
Trabalhei 1 ano e meio home office para a Republica Tcheca ganhando em media 3000 euros por mes. Faz 1 mes que imigrei para a Europa e posso te dizer que, se seu foco for dinheiro, fica no Brasil. Aqui a realidade é outra, no BR eu podia gastar com o que eu quisesse que ainda teria dinheiro para pagar as contas. Aqui na RT, com esse valor eu posso alugar um apartamento bom, e VIVER mas preciso controlar os gastos. Em contra partida, aqui a janela de crescimento é maior, qualidade de vida e segurança é absurda. Aqui na Republica Tcheca o custo de vida eh mais barato que por exemplo na Alemanha. Sinceramente, dado o conforto que voce pode ter no BR ganhando 1500, 2000 euros por mes na minha opiniao nao vale a pena voce mudar pra Europa. Voce pode? sim! Mas considere dividir aluguel com estranhos e controlar bem os gastos. Se voce for solteiro ai eh de boa da pra arriscar, agora se voce tiver familia ou dependentes pense bem...
@@wag6181 Atualmente estou pagando proximo 25% (seguro saude incluso, e funciona demais pelas experiencias de outras pessoas que ouvi). Porem pretendo virar contractor (pj)
Lucas brabissimo. Realmente e vdd e faz todo sentido. Oque nao foi falado por exemplo, na alemanha 40 por cento do salario e descontado para o governo antes de cair na conta. La e fda para qualquer um que ganha acima da media.
É praticamente impossível ser classe alta como é no Brasil, tipo casa com piscina, com empregada, carrão etc... Quer ganhar e ficar (ou parecer) rico? viva no Brasil e trabalhe pra gringa. Europa você tem segurança, viaja bastante mas não tem vida de luxo. Se bem que... pra mim, luxo é segurança e poder curtir um fds na Itália, França, Grécia etc :D
Lucas Montanha! Poderia considerar a possibilidade de produzir um video sobre CONCURSOS na area de TI? Dos ytbrs tech, só vi o Guanabara falando desse tema, os outros somente de vagas em empresas privadas. Desde ja, agradeço!
Morei em Lisboa por 2 anos, essa questão da incompatibilidade do salário com os preços do aluguel é real, além disso o teto salarial é baixo. Por esse motivo me mudei pra Amsterdam, que é uma cidade cara mas os salários ainda permite alugar um apartamento e viver relativamente bem.
Primeiramente parabéns por trazer esse assunto! A galera brisa demais com informações leigas que são passadas na internet, como dizer que vc ganhar em euro (presumindo que é como se fosse ganhar reais) sendo que se ganha menos euros do que reais, a questão dos impostos e do custo de vida, e vc chegar a média de ganhos em situações específicas, enfim muito bom! Só um ponto, em relação ao custo de vida que é passado pelo numbeo não é o custo de vida super básico como ele colocou de Aluguel, energia e mercado, e sim o custo de vida contando diversos custos, como restaurante, serviços no geral, compra de vestuário etc. Ou seja, não é apenas moradia que é mais cara, tem que colocar nessa conta outros custos também, principalmente considerando a comparação de como pode viver um engenheiro de software em ambos lugares, por exemplo delivery, restaurante, diarista, um Uber, entre outros, então não é todo o dinheiro que sobra pra comprar produtos. Mas sim o que sobra no final de tudo pra comprar produtos tem um poder de compra alto, só que fazendo a mesma conta no Brasil também vai já que vão sobrar muitos reais.
Sobre imposto de renda na Alemanha: há mta confusão e desinformação a respeito. Se você é solteiro e sem filhos, é realmente alto. Casado e com filhos (e declarando todo ano) cai bastante. E outra: o percentual q você encontra na internet é o máximo pago sobre o ultimo euro, mas o percentual real é coisa de 15 a 25% abaixo. O meu imposto seria em tese de 42%, mas eu pago menos q 30% no montante final (sou casado e tenho filhos)
e bom falar também que é por faixas, não é como se tudo fosse taxado aos 42%… o único fator que pega pra mim aqui é que estando na última faixa tu perde incentivo de buscar ganhar aquele pouco a mais já o ponto a favor é que é melhor pra família ter duas pessoas trabalhando do que apenas uma tendo “sucesso” na carreira + o apoio e descontos na questão dos filhos. Isso eu acho muito bom!
@@LucasMontano sim, é verdade. Na Alemanha também é assim. E declarar o imposto de renda tb faz diferença. você tem vários retornos a favor, se se inteirar da legislação.
Nossa bem lembrado, aqui na Bélgica é assim também. A alíquota se eu fosse solteiro ia ser 40%. Como sou casado hoje a alíquota está em 29%. Mas quando minha esposa era dependente, era 20%. Aqui para cada filho reduz uns 3%, e a partir de 3 filhos e casado zera o imposto federal, só paga o municipal que deve ser uns 7%. Sem contar que o governo da uma grana para quem tem filho. Então por isso que é comum os belgas hoje em dia terem bastante filhos.
@@taekbrowley5370 eh sim, a taxa vem aumentando desde 2019 (quando essa lei foi colocada em vigor). E eu vejo isso nas ruas, a quantidade de casais com mais de 2 filhos eh grande. Tem muita gente que nao tem filho, mas os que tem, tem muitos, eh 8 ou 80.
Em resumo: você vai ser um mero classe média lá nesses países. Tudo vai depender do que vc quer da vida. Ter mais segurança, viajar pela Europa, ter produtos de mais qualidade ok Agora vai enfrentar solidão/distância, clima horrível (um frio q mto brasileiro nem sonha), comprar uma casa provavelmente só depois de muitos e muitos anos (nem crédito te oferecem no começo), saúde porca (da-lhe cházinho e paracetamol) e agora imigração descontrolada, por ai vai Não achem que é o paraíso mesmo. Vale mto falar com quem mora nesses lugares e que seja honesto.
Existem outros gastos quando se mora longe da sua casa. Normalmente voce leva duas malas. Na minha casa no Brasil, eu tenho diversos objetos, posso pegar outros objetos emprestado dos meus pais ou irmaos. Morando fora, eu tive que comprar muitos: aspirador de pó, liquidificador, panelas, colchao bom, ….entao todo mês uma graninha extra vai embora. Uma vez na Europa, voce vai querer viajar, e isso sai caro. E tambem sai caro voltar para o Brasil uma vez ao ano.
Oxi desde quando? 1000€ é quase nada na Europa, é o custo de um aluguel de um apartamento de menos de 30m² em varias cidades 🤔 Também 6000 reais por si só se faz nada muito importante no Brasil
Depende para quê, meu caro. Para o supermercado do mês, é muito. Para uma viagem de 10 dias pela Europa, é ok. Para aluguel é muito pouco, a menos que divida apto com um monte de gente. Pra quem tem filho esquece, isso é só a creche.
Lucas gosto muito dos teus pontos de vista, as vezes eu descordo, mas várias vezes faz refletir e até mudar de opinião, apesar do teu humor e ou sarcasmo.
Estou no Porto (Portugal) um pouco mais de 2 anos. Cheguei aqui ganhando 1720€ líquidos e 6 meses depois cerca de 2000€. Pagava aluguel (Apto 1 quarto) de 600€ numa área central de Vila Nova de Gaia. Minha esposa conseguiu uma renda de 950€ líquidos. Juntando aí nossos salários, sobram no fim do mês cerca de 1200€ para fazermos o que quisermos com essa grana. Ou seja, cerca de 1700/1800€ para um casal viver aqui em Portugal sem muitas regalias.
Tô considerando migrar pra algum job na gringa de maneira remota nos últimos dias, esse vídeo foi bem útil pq eu sei que o GOV BR vai pegar a fatia dele, mas sabia que o GOV da empresa também pegaria a parte deles, só não sabia quanto kkkkk. O objetivo é farmar mesmo, pra investir aqui nos juros compostos da vida e gerar patrimônio. Valeu, Lucas Montano do Canal Lucas Montano.
Moro em Reading no Reino Unido ao lado de Londres, aluguel de um pequeno apartamento de um quarto no centro 1300 libras, salário de dev com 2 anos de experiência por volta de 55 mil libras ao ano, sobra mais ou menos 3400 libras, custo de vida super alto, comida, eletricidade e outras contas são mais de 500 libras tranquilo. Um sênior vai ganhar uns 100 mil mais ou menos, trabalhando para alguma empresa em Londres. Morar dentro de Londres esta uma loucura, aluguéis são surreais e salários os mesmos. Transporte público é de primeira mas muito caro, e saúde é grátis
Alem da "taxa da ingreja" na Alemanha temos a "Taxa de TV/Radio" obrigatoria, caso tenha cachorro tbm existe imposto para cachorro, 120 euros ao ano e assim vai... 😥
Moro e trabalho na Alemanha. Pago 640 euros por mês por um apartamento mobiliado de 17 m². Água, eletricidade, aquecimento e internet estão incluídos no valor do aluguel. Na Alemanha, é necessário pagar uma taxa de rádio e TV. Além disso, se você declarar filiação a alguma religião (católica, protestante, entre outras), será necessário pagar o imposto eclesiástico.
18:00 sobre Portugal, so compensa se for vir a trabalhar por Recibos Verdes (PJ). Consegue sim fechar valores entre 30k-45k. Abaixo disso, nao compensa.
Para quem já tem uma vida confortavel no Brasil o melhor é continuar aí mesmo se o objetivo for conforto. No Brasil dá para fazer happy hour com os amigos mais de uma vez na semana se quiser, ou comer fora. Aqui na Suécia da ate tristeza de tão caro que é sair para beber ou comer em geral. Vai gastar o equivalente a uns 30 euros para descobrir no final das contas que a comida é sem graça. 8 euros em uma cerveja num bar. O que fazemos mais aqui é reunir o pessoal na casa dos amigos. Comemos e bebemos melhor. Concordo totalmente com o vídeo. Façam o dever de casa antes de vir para cá. A grande maioria vem ganhando abaixo da média e só vai perceber depois que está aqui que se aproveitaram de você como estrangeiro. No final das contas cabe a cada pessoa aceitar vir por um salario baixo ou perder a oportunidade de sair do Brasil. Mas pelo menos se estiver informado vai vir com a expectativa certa, além de tentar negociar um pouco melhor.
Moro em Luxemburgo e é isso mesmo. Qualquer ida a restaurante 30 euros. Um pint em qualquer bar é 8-10 euros. Para um serviço muitas vezes meia boca. Mas os supermercados são excelentes, vc compra carne boa, vinho e cerveja bons, e faz em casa. Resultado: quase não saio mais. O povo aqui acho que sai mais pelo simples fato de sair de casa, nem tanto pela comida/bebida.
Eu moro em Portugal, recebo razoavelmente bem e consigo guardar algum dinheiro todo mês. O grande problema das pessoas que vem para Portugal é querer morar no centro e acredito que o mesmo se aplica a outros países. Vai uma dica: Geralmente quanto mais ao centro, menor a qualidade de vida e maior o custo de vida.
Moro há 10 anos em Berlim, aluguel fica em torno de 1.2k euros pra 65m quadrados morando próximo ao centro. Na Alemanha o plano de saúde tb é obrigatório. E você pode optar por pagar taxas pra igreja ou não.
Sim, você tem que pagar imposto se você for registrado com alguma religião no seu documento lá na Alemanha. Quando o meu amigo alemão disse isso pra mim, perguntei se era sério mesmo e ele disse "sim, eu sei. É ridiculo." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu me mudei a pouco para Áustria. Sobre pagar taxa de religião: sim, se vc for católico ou protestante. E pasmem, há forças na comunidade islã tentando aprovar a mesma lei para eles! Teoricamente, esse imposto é passado diretamente para a comunidade religiosa que você declarar.
No UK até onde sei a empresa não pode pagar menos só pelo fato de ter dado um visto para o contratado. Comigo não foi assim. Comigo e com dois ex-colegas do Brasil que vieram na mesma condição de visto e foram para empresas diferentes.
@@Mr.Whitiee8922 to tirando do meu dia a dia, vivo aqui desde Dezembro e essa é a média (imaginando um Senior que acabou de chegar aqui). Mais que isso só com recibos verdes e/ou mais tempo de casa.
Independentemente de quanto se ganha com o trabalho de um funcionário, é o empregador quem concede a oportunidade para ele exercer a função. Ou seja, se não fosse pelo patrão, você estaria parado. E se você acha que pode fazer melhor do que quem está te empregando, é muito simples, abra a sua própria empresa. Simples assim.
A empresa que depende dos funcionários não o contrário. Nessa relação o patrão depende mais dos funcionários que os funcionários do patrão. Afinal a empresa poderia ser claramente gerenciada apenas pelos funcionários.
@@j.raimundosilva2101 Concordo em partes. Uma empresa funcionava antes de mim ou de você e continuará existindo depois. De qualquer forma, o mérito de ter começado e feito a empresa rodar e ser o que é não deve ser tirado do "patrão".
@@j.raimundosilva2101depende do tamanho da empresa, depende de como ela ta indo no mercado. A empresa tambem esta investindo em vc, vc por enquanto esta dando prejuizo para a impresa. Ela poderia pagar suas dividas, mas aí seu salario seria de 0 reais durante meses ou anos, ate a empresa tampar os prejuizos.
@@j.raimundosilva2101 quando vc diz que a empresa poderia ser gerenciada apenas pelos funcionários é parcialmente vdd pq para empresa existir alguém teve que gastar uma grana considerável até ela chegar no ponto que os funcionários poderiam gerenciá-la, não basta juntar alguns funcionários que a empresa magicamente aparece, o problema é que o funcionário geralmente não iria investir o patrimônio dele num negócio correndo o risco de perder tudo, exatamente por isso ele é funcionário e não patrão e está tudo bem com isso tem gente que tem aversão a risco
Ótimo vídeo. Um único ponto que achei q ficou solto: um apartamento de 100m2 para uma pessoa solteira é grande demais para o padrão e mentalidade da Europa. 100m2 é casal ou talvez família pequena. Se é casal, a outra pessoa pode ter renda também e aí basicamente todos os custos caem, teoricamente, pela metade. Moro em Frankfurt e aqui com 1k euros vc acha um apartamento bom para solteiro. 1500 um apartamento para um casal. Eu estou solteiro e pago 850 num apartamento de 1 quarto.
Tbm moro na Holanda, a melhor forma de ganhar mais aqui é sendo freelancer, ganha bem mais, coisa de quase o dobro, ta me faltando um pouquinho de coragem e reserva de emergencia pra mudar, tem empresa que paga 100 euros a hora, que dá mais de 150k anual, o negócio é a falta de segurança, eu senti que esse ano nao foi um ano mt bom pra dev aqui, ta mais concorrido tudo
Legal o vídeo. Concordo com muitas informações. Também trabalho em Padova e considero meu salário baixo porém consigo fazer bastante coisa e inclusive acabei de comprar um apartamento (financiado). Porém o comentário sobre “nem sempre tão ganhando dinheiro em cima de vc” achei irrelevante, acho que não é problema do empregado, se alguém decidiu investir e ter riscos para ficar rico no futuro tem que arcar com esse risco. Vc que tá procurando emprego: se valorize. As empresas fazem sim grana em cima. Consciência de classe!
Acredito que existem duas análises importantes para serem avalaidas: "Custo/Benefício" x "Clima do Local" , pois são estas duas grandes análises que deveremos avaliar para uma mudança estratégica!!! Após 1 ano a ganhar bem mas a morar em um local que faz poucos dias de sol, tem grande probabilidade de voltar... Mas sim, segurança, gastronomia e sa+ude ajudam muito numa decisão importante como esta!!!
Ainda não achei um mercado melhor que o Americano... paga-se mais, a cultura é mais parecida com a nossa, e se vc quiser morar lá (em vez d ser remoto do Brasil já que o fuso horário é praticamente o mesmo) como o país é gigante, tem de todos os preços e clima pra se escolher...
Sim, moro aqui em PT e o que mais tem é nômade digital que recebe salário de países ricos da UE estourando os preços de alugueis. Recentemente os valores de alugueis em Lisboa ultrapassaram Paris e Barcelona.
Pelo menos aquí na Alemania a questão de salários é discutida com a empresa… você basicamente diz o que quer ganhar, de acordo com a base salarial…. O acordo é sigiloso. Berlin apartamento você pode encontrar sem mobília entre 1000-2500 depende da área. + custos mensais do apartamento (internet+tv, imposto de tv e rádio, energia, água e gás) pode colocar uns 150/200€ Meu aluguel em Colônia ( quarto, sala, e cozinha + balcão)custa 940€ Imposta de religião Mercado - 300-500€ Conta de celular + internet : xxx€ Transporte : 49€( Deutschland ticket) Enfim , com esse salário você pode viver bem sim, como pessoa solteira e sem custos com terceiros. Pelo menos na Alemanha, dá pra viver bem sim, colocando no papel a questão da segurança e liberdade que se tem aqui. Preciso aprender a segurar mais o dinheiro porque eu não consigo me segurar e não sair toda semana para fazer algo: restaurante, festa, café, mini viagens todo mês, e viagens a cada três meses.
Estou morando em Israel. Em 2017 recebi uma oferta pra me mudar pra Eindhoven. O site da Numbeo me ajudou muito a calcular os custos. O que percebi que aluguel + creche são estupidamente caros na Holanda. O resto era realmente mais barato que aqui. Na minha situação familiar não valia a pena sair daqui. Mas é preciso fazer esses cálculos muito bem pra não se desapontar mais adiante.
O imposto para quem diz que é religioso é verdade, pode ir até 9% do salário se voce decidir declarar na hora de entrar no país, mesmo assim você pode mudar depois.
Uma curiosidade. Quando você tirou o passaporte italiano, você conseguiu manter o blue card ou foi obrigado a entregá-lo? Às vezes poderia ser mais vantajoso mantê-lo, se possível?
O problema é que sobram mil ou 2 mil euros todo mês, mas não consegue comprar uma casa, nas grandes capitais da europa um apto pequeno sem garagem custa centenas de milhares ou milhões de euros, acaba não conseguindo ter patrimônio com valor de verdade. Eu gosto de ter meu carro, mesmo sabendo que é um passivo, posso ter a casa grande com piscina privativa, não gosto de apartamento, não gosto de vizinhos. Pra mim, não compensa, já tive todo o meu dinheiro investido no mercado de ações, mas percebi que a segurança financeira para a família começa pela casa própria, em último caso, pelo menos vão ter abrigo permanente. No melhor caso é possível juntar esses mil euros por mês, comprar uma casa aqui no Brasil, mesmo que pequena, e deixar ela alugada, mas assim você não vai de uma vez, vai sempre ter o plano de voltar para o Brasil ao invés de criar a sua dinastia lá mesmo.
Saudações! Estou considerando fazer um curso gratuito na Coursera, mas estou em dúvida sobre qual escolher. Entre as opções que estou avaliando estão: Ciência de Dados da IBM, Desenvolvedor de Software Full-Stack da IBM, Engenheiro de Software DevOps da IBM, Engenharia de IA da IBM, Analista de Dados do Google e Desenvolvedor Front-End da Meta. Todos esses cursos têm uma duração aproximada de 6 meses. Gostaria de saber qual desses cursos vocês recomendariam como o mais promissor para 2025. Meu objetivo é concluir um desses cursos até o final deste ano e, no ano seguinte, iniciar uma graduação.
Vamos começar do começo: Você já trabalha na área? Se sim, onde? As opções que você listou acima são muito diferentes e no fim das contas tudo vai depender do que você quer fazer, rs.
@@canalrafaelcavalcante Cara eu gosto de ciência de dados, só fico um pouco apreensivo pois tem que lidar muito com pessoas, pois sou introvertido. Eu quero muito em um futuro breve estudar engenharia de robôs ou mecatrônica.
Eu pago 3k pounds em Londres e mais um 800 pounds pra viver num lugar legal em um flat novinho. Pra ter uma vida de bom padrão por aqui tem que ganhar no mínimo 5k por mês.
O bizarro de sobrar todo esse dinheiro é que por causa da economia não inflacionária, os investimentos aí são muito "estagnados" aí vc fica com vontade de gastar tudo só pq não vê o dinheiro render...
Moro na Espanha há 7 anos e sou senior, pagamos 1.5k de alguel em um apê com 2 piscinas, porteiro 24h e viajamos não só pela europa como asia e eua. Passei muito perrengue quando cheguei, dividi apê, fiquei sem trampo uma época, e hoje acabo de comprar um apê aqui... Eu e a minha mina ganhamos bem, e custo de vida na Espanha é bem mais baixo comparado com Holanda/Alemanha (os salários não são tão altos também), mas ganhando bem aqui vive-se muito bem.
Eu moro na Austria a quase 20 anos e aqui tb rola esse negocio de taxa de igreja catolica. Se vc quiser sair depois, tem que preencher um formulario, entrar com processo... mó dor de cabeça.
Uma diferença importante entre sistemas de taxação: No Brasil se taxa principalmente sobre o consumo: os produtos são caros pq tem muito imposto em cima No exterior se taxa principalmente sobre renda: os produtos são baratos pq tem pouco imposto em cima. Só por isso não deveria nem existir impostos de renda no Brasil, ou deveria-se mudar totalmente o sistema de impostos.
Para quem mora fora, vocês não investem em aposentadoria? Só vejo galera falando que torra viajando, conhecendo outros países. Vocês não investem no futuro? Das pessoas que conheço, vejo que sobra muito pouco.
Tem muuuuito gasto que as pessoas nem calculam. Considere 1 pessoa morando num ap sozinho alugado + 1 carro. Carro: Seguro, manutencao, combustivel, depreciacao. Casa: aluguel, produtos de limpeza, taxas de lixo, contas de energia, internet. Alimentacao: mercado. Lazer: cinema, netflix, spotify, sair para comer, beber, etc. Fora gastos com vestuario, saude, academia etc. Gasto com visto / registro na imigracao. Tem muuuuita coisa picada que quando somada conta muito no final do mes. Vale muito a pena colocar tudo no excel para ter uma nocao de quanto vc gasta no mes hoje e quanto vc gastaria em outro pais. Caso vc nao saiba nem por onde comecar, da uma olhada na sua fatura to cartao de debito / credito.
27k anuais é baixo mesmo para os padrões de Portugal. Há empresas que pagam menos pior, mas estas não são as que fazer sponsor com estrangeiros: Olx, TripAdvisor, Outsystems, Gympass/Wellhub, Feedzai, etc. Geralmente o TC para um sênior fica entre 70k-90k. Mesmo no mundo das consultorias a média depois de 1 ano de imigração fica entre 40k-50k. Mas não há como negar que os aluguéis são horríveis, mesmo em cidades menores como Braga e Coimbra. Lisboa e Porto um aluguel (depois de tentar buscar por 3 meses) custa entre 1000-1500 euros, geralmente um apartamento velho, pequeno e mal localizado, e geralmente pedem de 12 a 24 meses de caução. Sinceramente, 80-90k na alemanha me parece um valor baixo, não sairia de Portugal por isso não kkkk
aqui na Alemanha o seguro de saude é obrigatorio, no entanto de tu trabalhar ele ja é descontado automaticamente mas estamos a falar de mais de 300€ mes, e sim se tu tiver religiao tu paga uma % (dizem que se tu mo.,rrer tem o funeral pago)
Fala Lucas, se puder faz um react do canal Ponto Azul, é um casal que vive como nomade digital e estão passando uma temporada na tailandia. Abraço Ótimo vídeo
Isso também se aplica para Irlanda. Salários podem ate ser interessantes mas o imposto e muito alto e alugueis mais altos ainda. Pra guardar mais dinheiro so se vc dividir casa com um monte de gente.
Recebi algumas ofertas pra ir morar fora e fiz exatamente isso que ele fala e vi que não valia a pena pra mim, valia mais ir atrás de um que eu pudesse ficar aqui recebendo de lá. Não tenho essa vontade alta de sair do brasil e com os salários oferecidos (claro que iniciais de chegada) não daria pra juntar dinheiro algum, seja em portugal.
Kra, Moro em Vienna e por aqui é bem similar do que na Alemanha, aqui não divide o salário por 12 e sim por 14. A minha empresa paga 1/2 a cada 3 meses. O que alivia
Na Alemanha o seguro de saúde é obrigatório também. O imposto da igreja se aplica apenas a Evangélicos ou Católicos. Isso se aplica se você se declarar, mas pode dar saída se quiser, é o que acontece com muitos evangélicos que não frequentam a igreja luterana "oficial" mas outras denominações.
Lucas, essa imagem do twitter não faz sentido. O sujeito estava reclamando da clt no post. Ferias, FGTs e 13° vão para o funcionário no final. Fora que o custo do funcionario depende do regime tributário da empresa. Sem falar em compensação da folha. Só pode haver má fé pois burrisse seria demais.
como assim "vão para o funcionário ao final?". Se logo ao te contratar é feito um cálculo deduzindo todas essas merdas de encargos até lhe pagar o mínimo e logo: Você custando mais que o dobro para a empresa. Onde que está a vantagem? Quero ver é conseguir aumento depois. FGTS rendendo absurdamente menos que a inflação real e 13º é o seu salário, diluído em doze meses e ainda levando mais desconto em dezembro. Acorda, filhão!
SIM, eu tenho um amigo católico na alemanhã que paga 10% de dízimo direto na fonte. Se ele não pagar e for pego indo à igreja, dá problema, então ele paga.
TaXa por ser religioso é verdade, não só na Alemanha, na Suíça também. Quando cheguei na Alemanha, eu tinha um agente pra me ajudar, ele me falou por mais que seja cristão é melhor falar que não, se não descontam em folha a taxa da igreja, e na Suíça é a mesma coisa. Pasmem, tem gente que paga, pq teoricamente pra vc frequentar igreja vc precisa pagar e sofre pressão pra isso - TEORICAMENTE.
Pois é, se a gente pagasse 49% de imposto de renda igual na Holanda com a compensação de zerar impostos no consumo, nosso poder de compra ia disparar. Embora 49% seja uma aliquota assustadora, o que os outros 51% te permitem comprar é o que realmente importa.
@@WesleyOliveira-mi4dvno Brasil isso é inviável, já que para taxar a renda é necessário que o país tenha uma renda alta, algo que não é a realidade de um país cujo salário médio é menor que 3000 reais e 90% das pessoas ganham menos que isso.
Vendo esse vídeo eu chego a conclusão que eu não saio da Espanha, ganha menos mas a qualidade de vida é muito melhor que esses outros países e no final fica bem próximo do q sobra
A proposta do Blind é bacana, mas tem muita zoeira e mentira. Surpreendentemente lá a maioria dos usuários possuem TC de $450k/year, óbvio que muitos estão mentindo, como se todos fossem principals em FAANGS.
Eu queria saber mesmo é como o Lucas Montano do canal Lucas Montano decidiu ir pra holanda, eu acompanho o canal desde a ida para lá mas nunca soube se ele foi por que foi o país que ele conseguiu que alguém bancasse o visto ou se ele já tinha a holanda como pais alvo, e se for o segundo caso o que o fez escolher a holanda em vez de algum outro da europa.
Meu relato: Eu larguei mão de ir morar na Europa, a empresa que eu trabalho até oferece para mudar pra lá, e apesar de ser um dos melhores países e com os mais baixos impostos compensa mais ficar aqui. Enquanto o Brasil ainda está habitável (economicamente e segurança)vou ficar por aqui, depois quando pegar fogo vou para Argentina, Uruguai ou Paraguai. Meu cunhado é Alemão e trabalha como Dev lá e tem uma qualidade de vida pior que a minha aqui no Bananil e também pensa em futuramente se mudar para o Uruguai ou Paraguai. A europa está caminhando para o abismo econômico e social. De todos os negocios ainda mais vale trabalhar pra empresa americana: Trabalha menos e ganha mais. Sim e na europa a gente trabalha pra caralho, mais que no Brasil! (Não caia no papo de coach de job na gringa). Abraços.
Você veio morar aqui na Europa ou te falaram isso? As horas trabalhadas em vários lugares na Europa (Holanda, Alemanha, Bélgica, Nordics) são bem menores que no Brasil. Férias aqui na Holanda? Tenho 30 dias úteis e se quiser posso comprar mais horas. Imposto de renda é realmente alto depois que passa pelos 75k por ano. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é imensamente melhor, além de empregados poderem negociar quantas horas de trabalho. Muitos optam trabalhar entre 32 e 36 horas por semana.
Aqui em Portugal 🇵🇹 o salário está um absurdo. 600 euros a 900 um quarto. Casas ou T1? Prepare o bolso de 800 a bem mais de 1000. Raramente vc encontra lugares mais baratos que isso. Mesmo sendo afastado do centro.
Eu moro na Suíça, um senior em empresa gringa paga em media 129k mas da pra ganhar mais até +200k em empresas grandes, não to falando de google e facebook, falando tipo industrias. Eu morei na Alemanha em Berlim, meu salário era de 80mil francos entre 2016 - 2019, deste 2019 estou na Suíça e comecei aqui com 110 Mil Francos, hoje já passei disso pq fui mudando de posição. A vantagem da Suíça é pagar menos de 12% de imposto, na Alemanha eu pagava 45%. Ai vai vir os manés falar, mas a Suíça tudo é caro - Mano, salário é proporcional e vc tem tem mais dinheiro no bolso final do mês, além disso, TODO Suíços e maioria que moram aqui faz férias FORA da Suíça, pq? Imagina tu ganhar 110k e ir pra um pais onde ganham 60k? Vc tem muito mais poder de compra. Como dizem, fora da Suica a galera tem grana pesada, nas ferias.
Quero saber qual é o país que o salário da nossa área me permite aposentar mais rapidamente. O salário da nossa área no país me permite guardar quanto em tempo de custo de vida médio nesse país?
Cara se for religioso tem que pagar taxa, aqui no Brasil tinha uns deputados malucos que queriam cobrar de toda população mesmo sem que você seja religioso. Precisa de uma avaliação de custo com saúde também
os caras viajam demais na maionese kkkk, cobrar ou nao por ser religioso, estão tao dessesperados que querem inventar imposto pra qlqr coisa kkk, ai se tu perguntar onde vai ser aplicado esse dinheiro, eles ficam calados rsrs
@@Metroyd91 joga isso no Google: Deputado evangélico quer dízimo descontado direto do salário, igual pensão alimentícia, o cara queria criar a lei para benefício próprio, ele é pastor kkkkkk
@@Metroyd91 essa onda da Alemanha seria bom aqui no Brasil só se a pessoa fosse religiosa igualmente é lá, aí poderíamos ver o que aconteceu lá, quem sabe teríamos menos religiosos na política
Exatamente isso ai, moro na Irlanda e o sonho aqui é não dividir casa kkkkkkkkkkk, infelizmente distante da realidade, o jeito é dividir, juntar grana e sair do aluguel... porem lá no brasil :D
no momento que vc comentou o quanto o BR custa pro patrão, ali tem apenas o que ele vai gastar com o br de impostos e etc, mas falta o custo da empresa realmente, então acho que ele n lucra o dobro com o Br, pelo menos eu acho.
Lembre-se. Um pintor ilegal nos EUA ganha 78mil dólares LIMPOS! Se for só por dinheiro, vai ser pedreiro ou pintor que vai ganhar mais que 90% dos Devs.
E somado a isso uma não resistência a trabalho braçal. Galera acha que ser servente de pedreiro é moleza.
Pintor ganhando em média 40 dol por hora? 1625 por semana? 6500 por mês????
Cara… queria muito conhecer o cara que paga isso por que lá em MA,CT e NY eu ganhava 125 por dia 🤡 na pintura, na construção tu ganha mais
Fiascão, um bom pintor em São Paulo (capital) consegue 200k/ano fácil fácil também! haha
@@verquo200k pintando? Eita porra, aceita currículo?
Mas @@GrandeFiasco de pintar você entende? você pinta com...😏
Moro na Irlanda ha 2 anos, pago 900 de aluguel + contas inclusas para UM QUARTO de casal (isso é raro, geralmente é 1300 sem contas hj em dia), gasto 250 mensal com mercado comendo muito bem, tenho carro gasto 25 euros de gasolina por semana + 1000 anual de seguro, 300 anual de taxa de rodagem. ganho 2k euro, minha esposa 2k euro, vivemos e viajamos de boa. Nosso primeiro ano foi um lixo até conseguirmos nos adaptar e os dois trabalharem certinho, mas agora esta tudo ok!
Não existe melhor custo-benefício do que morar no BR e trabalhar pra gringa ganhando em moeda forte, especialmente quando temos govs que pressionam inflação / câmbio
Melhor ainda se morar em região do interior fora das capitais onde o custo é menor não tem tanta violência, morar próximo a uma cidade grande pra ter acesso fácil a saúde porque de resto muitas cidades do interior são muito melhores pra se viver
Exceto que morando no Brasil tu não tem nenhum sossego de andar na rua com o último iPhone que tu comprou com teu salário gringo, de estacionar teu carro do ano que tu comprou com teu salário gringo, de ir viajar tranquilo e deixar tua casa, que tu comprou com teu salário gringo, sem cerca elétrica, cachorro, câmera de segurança, vigia, ...
Eh Brasil! 😂
Mas a inflaçao da na mesma, moeda fica mais barata mas recebemos em maior quantidade, é ate pior, estimula a desvalorizaçao temporal, que é uma inflaçao que ocorre entre as pessoas mas sem o estado ter imprimido dinheiro, entao agora o dinheiro ficou mais barato mas nao estamos recebendo em maior quantidade.
Ainda tem os outros problemas que o mano citou, aqui nao é seguro etc...
@@elgleidsonnconcordo em partes... Eu moro no interior do Brasil e não temos nem de perto os problemas de violência das grandes cidades. Mas confesso que não se compara com o sossego do interior da Europa.
@@Beauty-hj7kc n discordo que desvalorização cambial vai acarretar inflação e na prática vai ser aumento dos 2 lados , mas a inflação não tem acompanhado nos mesmos níveis a desvalorização cambial, momentos de incerteza o dólar sempre é o escape do mundo
Imposto da igreja, sim é verdade, se chama Kirchensteuer. Algo em torno de 8% do salário bruto (mas o valor varia pra cada estado), descontado na fonte, direto no seu holerite. E outro detalhe, isso vale para todas as religiões reconhecidas pelo governo como "oficiais". Se você for Judeu, por exemplo, os 8% são descontado e enviados para o "CNPJ" da Sinagoga "Central" do estado em que você mora. É por isso que até viralizou dia desses no twitter que tem mais cristão em Dubai do que em Berlin. Isso se deve simplesmente ao fato de ninguém gostar de pagar impostos, pois existem muitas igrejas em Berlin que estão sempre cheias aos domingos (especialmente as evangélicas mais moderninhas). Vale ressaltar que muitas pessoas colocam oficialmente que não tem religião para não pagar o imposto e depois fazem as contribuições diretamente para as igreja de bairro que frequenta, sem fazer o dinheiro ir pra alguma igreja central oficial.
Seja ateu, resolvido !!
Bizarro. Mas eu vi que tu tem a opção de sair (www.kirchenaustritt.de/english.htm), com um pagamento de um taxa. E sae tu é batizado em alguma igreja, quando atinge a maioridade e tem o primeiro emprego, o imposto já começa a ser descontado.
Vale a pena pagar direto pra igreja pq se da pro estado uma parte se perde
Outro ponto bizarro: os sacerdotes, padres, etc, são remunerados através do dinheiro desse imposto. Eles são praticamente funcionários públicos. Bizarro.
e se vc se declarar ateu, e for na missa todo domingo? (será que fiscalizam? te rastreiam?)
Eu amo que programador é literalmente uma das maiores demandas hoje e mesmo um senior vivendo fora vive de respão no conforto, o mundo ta muito fudido.
Cada dia que passa eu chego a conclusão que não adianta ficar procurando salário quando se quer ganhar muito. O jeito tá sendo empreender de alguma forma ou outra.
Você chegou a essa conclusão agora? É quase um Schrodinger cat, você está atrasado ou a frente de um afegão médio bananense
Moro em Berlim, salário de 80k não é tão simples conseguir. Aluguéis novos giram entre 1.5k e 2.0k, além de ser quase impossível alugar um apê no início. O imposto sobre religião é real, no lugar de vc dar o dízimo ou ofertar na igreja, isso aí vai pelo imposto. Se for católico e quiser batizar o filho vai ter que pagar o imposto/dízimo também.
Morando em Berlin há 4 anos, eu acho que o que deveria entrar na conta mas fica dificil são questões como: segurança, saúde e educação, quanto isso custa pra você e sua familia? (Vim com a minha familia quando meu filho tinha 3 anos)
Eu já tentei fazer uma conta de padeiro pra ver quanto eu precisaria ganhar morando no Brasil pra ter a mesma qualidade de vida (usando como base uma cidade que poderia oferecer o mesmo que berlin me oferece), e eu sempre tive na cabeça algo em torno de 40k R$ liquido.
Eu sei que talvez consiga esse valor trabalhando como PJ, ou pra alguma empresa gringa morando no Brasil, a questão são os beneficios sociais (quase nenhum) em se trabalhar dessa forma, além de você ter que optar por soluções privadas pra lidar com as questões que geralmente são oferecidas de forma gratuita na Alemanha.
Na minha cabeça pra um cara solteiro, ou casado sem filhos, dá pra ter uma vida legal no Brasil com muito menos, mas quando filhos entram na equação a coisa começa a complicar, e nem tudo da pra precificar como valores fixos no fim do mes.
Esse salário de Portugal tá horrível até se comparar com a média no Brasil
Portugal é complicado, pra dizer o mínimo. O aluguel em Porto tá o mesmo preço que lugares da Alemanha como colônia, Düsseldorf, Dortmund e Hamburgo
Esse valor medio ai é uma vergonha mesmo, infelizmente muita gente ganha isso na area e até menos.
Mas tudo por falta de informação ou desespero ou falta de preparo (experiencia e conhecimento) na profissão.
Muita gente em SP ganha mais, mesmo convertendo.
3 anos em Portugal, cheguei ganhando 1500 liquido e hoje tiro mais de 3k
Portugal tem que trabalhar remoto pra outro país da Europa. Aí fica bom. Posso afirmar pois essa é minha realidade.
Eu acho mais fácil entrar no site de algum supermercado da cidade e fazer o carrinho com o que as compras que eu faço normalmente mensal e outro que faço de 3 em 3 meses tipo produto de limpeza que dura bastante.
Não reflete a realidade, porque a pessoa precisa de alimentação, mas também precisa de moradia.
@@gabriel8088 fui específico na parte do supermercado. Claro que tem que pesquisar sobre os valores da moradia, transporte, saúde e outros.
Nem todos os países tem mercados online onde vc pode ver o preço. E dependendo de onde vc vai morar, vc vai ter um hábito de alimentação diferente do que vc tinha no Brasil. É válido, mas não é mto eficaz
Da pra ter noção, mas bem extrapolado. Aqui na Bélgica os serviços de mercado online são bem mais caros do que ir ao mercado comprar. Sem contar que alguns itens são mais baratos em alguns mercados, então eu e minha esposa costumamos ir em 2 ou 3 mercados todo mês. (Isso quando não rola de ir no país vizinho comprar algo que é mais barato kkkkk)
Apto de 100m2 dentro do Ring em Berlin é no mínimo 2000€ por mês, e não é facil de achar. Pode baixar a expectativa para 65m2 por 1500€ ou mais.
Boa parte das empresas que eu trabalhei e que faliu foi pq o empresario gastou todo o faturamento para se enriquecer. (carro bem caro, casa ou ape bem caros) e outras empresa que procurei saber o motivo de falir foi pq era um "sonho" ou "sei fazer salgado vou abrir uma fabrica de salgado" e nem se quer faz uma pesquisa se no local vale a pena abrir o negocio tal... 90% das empresas falem pq o empresario acha que vai ganhar 10 a 20 mil por mes com trabalho de um clt minimo, sem estudo, pesquisa sem nada.
Você acabou de definir o afegão médio brasileiro
Ainda sobre o aluguel, uma coisa que vivenciei mais de uma vez em Milão trocando de apto, é que muita imobiliária pede uma cópia do último ou dos 3 últimos meses de rendimento (tipo o teu holerite). Se pedirem isso tu pode recusar porque você não é obrigado por lei, mas a coisa mais importante não é nem isso (claro que é importante também), mas se fizerem a conta e o aluguel chegar a 1/3 do teu salário geralmente eles não te retornam, a não ser que tu tenha algum tipo de patrimônio ou fiador (seja no país ou no BR, tipo alguem da sua família).
Por esse motivo morei alguns anos dividindo quarto e depois dividindo apto, até ganhar o suficiente pra um kitnet ("studio" ne kk).
Deixando claro que isso aconteceu comigo em Milão, não sei se se repete em outras cidades da Itália, mas se tratando se mercado imobiliário eu suspeitaria que sim.
Po imobiliária faz isso aqui no Brasil também, aqui em Florianópolis fazem exatamente isso e é o mais normal que tem.
@@matheusb.dambrowski4639 "é muita falta de sacanagem" (cit.)
Olha, uma coisa que eu aprendi é que o mais comum é as pessoas pegarem sua experiência pessoal e compartilhar como regra. Um exemplo: uma galera dizendo pra pessoa focar em apenas uma linguagem e uma área (front ou back). Daí recentemente uma pessoa saiu de sua vaga onde era apenas backend durante 4 anos, e foi forçada a correr e aprender algo de Front porque simplesmente não existe mais vaga apenas front ou back (e ainda que seja, sempre pedem algum conhecimento da outra área). Enfim, desde que entrei na área fui orientada a saber algo de back e algo de front (pesando mais para um lado). E bastava dar uma olhada, nas vagas, né?
Eu vi MUITA gente cair nessa armadilha de recomendação de merda e tá sem conseguir emprego.
Trabalhei 1 ano e meio home office para a Republica Tcheca ganhando em media 3000 euros por mes.
Faz 1 mes que imigrei para a Europa e posso te dizer que, se seu foco for dinheiro, fica no Brasil. Aqui a realidade é outra, no BR eu podia gastar com o que eu quisesse que ainda teria dinheiro para pagar as contas. Aqui na RT, com esse valor eu posso alugar um apartamento bom, e VIVER mas preciso controlar os gastos. Em contra partida, aqui a janela de crescimento é maior, qualidade de vida e segurança é absurda.
Aqui na Republica Tcheca o custo de vida eh mais barato que por exemplo na Alemanha. Sinceramente, dado o conforto que voce pode ter no BR ganhando 1500, 2000 euros por mes na minha opiniao nao vale a pena voce mudar pra Europa. Voce pode? sim! Mas considere dividir aluguel com estranhos e controlar bem os gastos. Se voce for solteiro ai eh de boa da pra arriscar, agora se voce tiver familia ou dependentes pense bem...
Qual o % de imposto ai na Rep Tcheca?
@@wag6181 Atualmente estou pagando proximo 25% (seguro saude incluso, e funciona demais pelas experiencias de outras pessoas que ouvi). Porem pretendo virar contractor (pj)
@@wag6181 Com todos os descontos e seguro saude da quase 25%. Pretendo no futuro ser terceiro (PJ) ja que nao sei se pretendo me aposentar aqui.
@@wag6181 O seguro saude eh obrigatorio, ja eh descontado no pagamento
Você pode até ter menos dinheiro, mas ganha em segurança, infraestrutura e bem estar social.
Lucas brabissimo. Realmente e vdd e faz todo sentido. Oque nao foi falado por exemplo, na alemanha 40 por cento do salario e descontado para o governo antes de cair na conta. La e fda para qualquer um que ganha acima da media.
É praticamente impossível ser classe alta como é no Brasil, tipo casa com piscina, com empregada, carrão etc...
Quer ganhar e ficar (ou parecer) rico? viva no Brasil e trabalhe pra gringa.
Europa você tem segurança, viaja bastante mas não tem vida de luxo.
Se bem que... pra mim, luxo é segurança e poder curtir um fds na Itália, França, Grécia etc :D
Lucas Montanha! Poderia considerar a possibilidade de produzir um video sobre CONCURSOS na area de TI? Dos ytbrs tech, só vi o Guanabara falando desse tema, os outros somente de vagas em empresas privadas. Desde ja, agradeço!
Morei em Lisboa por 2 anos, essa questão da incompatibilidade do salário com os preços do aluguel é real, além disso o teto salarial é baixo. Por esse motivo me mudei pra Amsterdam, que é uma cidade cara mas os salários ainda permite alugar um apartamento e viver relativamente bem.
O canal do Augusto Galego foi um achado, canal bom demais
Esses são dão um dos poucos canais que ainda assisto de brasileiros. Duas pessoas sensacionais.
Primeiramente parabéns por trazer esse assunto! A galera brisa demais com informações leigas que são passadas na internet, como dizer que vc ganhar em euro (presumindo que é como se fosse ganhar reais) sendo que se ganha menos euros do que reais, a questão dos impostos e do custo de vida, e vc chegar a média de ganhos em situações específicas, enfim muito bom! Só um ponto, em relação ao custo de vida que é passado pelo numbeo não é o custo de vida super básico como ele colocou de Aluguel, energia e mercado, e sim o custo de vida contando diversos custos, como restaurante, serviços no geral, compra de vestuário etc.
Ou seja, não é apenas moradia que é mais cara, tem que colocar nessa conta outros custos também, principalmente considerando a comparação de como pode viver um engenheiro de software em ambos lugares, por exemplo delivery, restaurante, diarista, um Uber, entre outros, então não é todo o dinheiro que sobra pra comprar produtos. Mas sim o que sobra no final de tudo pra comprar produtos tem um poder de compra alto, só que fazendo a mesma conta no Brasil também vai já que vão sobrar muitos reais.
Sobre imposto de renda na Alemanha: há mta confusão e desinformação a respeito. Se você é solteiro e sem filhos, é realmente alto. Casado e com filhos (e declarando todo ano) cai bastante.
E outra: o percentual q você encontra na internet é o máximo pago sobre o ultimo euro, mas o percentual real é coisa de 15 a 25% abaixo.
O meu imposto seria em tese de 42%, mas eu pago menos q 30% no montante final (sou casado e tenho filhos)
e bom falar também que é por faixas, não é como se tudo fosse taxado aos 42%… o único fator que pega pra mim aqui é que estando na última faixa tu perde incentivo de buscar ganhar aquele pouco a mais
já o ponto a favor é que é melhor pra família ter duas pessoas trabalhando do que apenas uma tendo “sucesso” na carreira + o apoio e descontos na questão dos filhos. Isso eu acho muito bom!
@@LucasMontano sim, é verdade. Na Alemanha também é assim. E declarar o imposto de renda tb faz diferença. você tem vários retornos a favor, se se inteirar da legislação.
Nossa bem lembrado, aqui na Bélgica é assim também. A alíquota se eu fosse solteiro ia ser 40%. Como sou casado hoje a alíquota está em 29%. Mas quando minha esposa era dependente, era 20%. Aqui para cada filho reduz uns 3%, e a partir de 3 filhos e casado zera o imposto federal, só paga o municipal que deve ser uns 7%.
Sem contar que o governo da uma grana para quem tem filho. Então por isso que é comum os belgas hoje em dia terem bastante filhos.
@@Vecchete comum não é não. só olhar para as taxas de natalidade cada vez menores. não faz sentido nenhum dizer que o belgas estão tendo mais filhos
@@taekbrowley5370 eh sim, a taxa vem aumentando desde 2019 (quando essa lei foi colocada em vigor). E eu vejo isso nas ruas, a quantidade de casais com mais de 2 filhos eh grande.
Tem muita gente que nao tem filho, mas os que tem, tem muitos, eh 8 ou 80.
Em resumo: você vai ser um mero classe média lá nesses países.
Tudo vai depender do que vc quer da vida. Ter mais segurança, viajar pela Europa, ter produtos de mais qualidade ok
Agora vai enfrentar solidão/distância, clima horrível (um frio q mto brasileiro nem sonha), comprar uma casa provavelmente só depois de muitos e muitos anos (nem crédito te oferecem no começo), saúde porca (da-lhe cházinho e paracetamol) e agora imigração descontrolada, por ai vai
Não achem que é o paraíso mesmo. Vale mto falar com quem mora nesses lugares e que seja honesto.
Boa. Aqui dá para ser classe media-alta ou ate alta se partir para empreender
Existem outros gastos quando se mora longe da sua casa. Normalmente voce leva duas malas. Na minha casa no Brasil, eu tenho diversos objetos, posso pegar outros objetos emprestado dos meus pais ou irmaos. Morando fora, eu tive que comprar muitos: aspirador de pó, liquidificador, panelas, colchao bom, ….entao todo mês uma graninha extra vai embora. Uma vez na Europa, voce vai querer viajar, e isso sai caro. E tambem sai caro voltar para o Brasil uma vez ao ano.
Galera, tem que entender um negocio.
€1000 é muito dinheiro aqui na europa. Isso que alguns ai nos comentarios nao entendem mt bem kkkk
€1000 é muito dinheiro no brasil, também
Oxi desde quando? 1000€ é quase nada na Europa, é o custo de um aluguel de um apartamento de menos de 30m² em varias cidades 🤔 Também 6000 reais por si só se faz nada muito importante no Brasil
com R$6000 dá pra viver bem praticamente em qualquer lugar do BR, mas não sobra muita coisa
@@averdadeeumaso4003 kkkk blz neu filho a comparaçao é
€1000 com R$1000
O que voce faz com €1k euros comparado a 1k de real é GRITANTE
Depende para quê, meu caro. Para o supermercado do mês, é muito. Para uma viagem de 10 dias pela Europa, é ok. Para aluguel é muito pouco, a menos que divida apto com um monte de gente. Pra quem tem filho esquece, isso é só a creche.
Lucas gosto muito dos teus pontos de vista, as vezes eu descordo, mas várias vezes faz refletir e até mudar de opinião, apesar do teu humor e ou sarcasmo.
Estou no Porto (Portugal) um pouco mais de 2 anos. Cheguei aqui ganhando 1720€ líquidos e 6 meses depois cerca de 2000€. Pagava aluguel (Apto 1 quarto) de 600€ numa área central de Vila Nova de Gaia. Minha esposa conseguiu uma renda de 950€ líquidos. Juntando aí nossos salários, sobram no fim do mês cerca de 1200€ para fazermos o que quisermos com essa grana. Ou seja, cerca de 1700/1800€ para um casal viver aqui em Portugal sem muitas regalias.
Tô considerando migrar pra algum job na gringa de maneira remota nos últimos dias, esse vídeo foi bem útil pq eu sei que o GOV BR vai pegar a fatia dele, mas sabia que o GOV da empresa também pegaria a parte deles, só não sabia quanto kkkkk.
O objetivo é farmar mesmo, pra investir aqui nos juros compostos da vida e gerar patrimônio.
Valeu, Lucas Montano do Canal Lucas Montano.
Moro em Reading no Reino Unido ao lado de Londres, aluguel de um pequeno apartamento de um quarto no centro 1300 libras, salário de dev com 2 anos de experiência por volta de 55 mil libras ao ano, sobra mais ou menos 3400 libras, custo de vida super alto, comida, eletricidade e outras contas são mais de 500 libras tranquilo. Um sênior vai ganhar uns 100 mil mais ou menos, trabalhando para alguma empresa em Londres. Morar dentro de Londres esta uma loucura, aluguéis são surreais e salários os mesmos. Transporte público é de primeira mas muito caro, e saúde é grátis
Alem da "taxa da ingreja" na Alemanha temos a "Taxa de TV/Radio" obrigatoria, caso tenha cachorro tbm existe imposto para cachorro, 120 euros ao ano e assim vai... 😥
Moro e trabalho na Alemanha. Pago 640 euros por mês por um apartamento mobiliado de 17 m². Água, eletricidade, aquecimento e internet estão incluídos no valor do aluguel. Na Alemanha, é necessário pagar uma taxa de rádio e TV. Além disso, se você declarar filiação a alguma religião (católica, protestante, entre outras), será necessário pagar o imposto eclesiástico.
18:00 sobre Portugal, so compensa se for vir a trabalhar por Recibos Verdes (PJ). Consegue sim fechar valores entre 30k-45k. Abaixo disso, nao compensa.
Preparando a minha jornada
Para quem já tem uma vida confortavel no Brasil o melhor é continuar aí mesmo se o objetivo for conforto.
No Brasil dá para fazer happy hour com os amigos mais de uma vez na semana se quiser, ou comer fora.
Aqui na Suécia da ate tristeza de tão caro que é sair para beber ou comer em geral. Vai gastar o equivalente a uns 30 euros para descobrir no final das contas que a comida é sem graça. 8 euros em uma cerveja num bar.
O que fazemos mais aqui é reunir o pessoal na casa dos amigos. Comemos e bebemos melhor.
Concordo totalmente com o vídeo. Façam o dever de casa antes de vir para cá. A grande maioria vem ganhando abaixo da média e só vai perceber depois que está aqui que se aproveitaram de você como estrangeiro.
No final das contas cabe a cada pessoa aceitar vir por um salario baixo ou perder a oportunidade de sair do Brasil. Mas pelo menos se estiver informado vai vir com a expectativa certa, além de tentar negociar um pouco melhor.
Moro em Luxemburgo e é isso mesmo. Qualquer ida a restaurante 30 euros. Um pint em qualquer bar é 8-10 euros. Para um serviço muitas vezes meia boca. Mas os supermercados são excelentes, vc compra carne boa, vinho e cerveja bons, e faz em casa. Resultado: quase não saio mais. O povo aqui acho que sai mais pelo simples fato de sair de casa, nem tanto pela comida/bebida.
Eu moro em Portugal, recebo razoavelmente bem e consigo guardar algum dinheiro todo mês. O grande problema das pessoas que vem para Portugal é querer morar no centro e acredito que o mesmo se aplica a outros países. Vai uma dica: Geralmente quanto mais ao centro, menor a qualidade de vida e maior o custo de vida.
Moro há 10 anos em Berlim, aluguel fica em torno de 1.2k euros pra 65m quadrados morando próximo ao centro.
Na Alemanha o plano de saúde tb é obrigatório.
E você pode optar por pagar taxas pra igreja ou não.
Sim, você tem que pagar imposto se você for registrado com alguma religião no seu documento lá na Alemanha.
Quando o meu amigo alemão disse isso pra mim, perguntei se era sério mesmo e ele disse "sim, eu sei. É ridiculo."
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu me mudei a pouco para Áustria.
Sobre pagar taxa de religião: sim, se vc for católico ou protestante.
E pasmem, há forças na comunidade islã tentando aprovar a mesma lei para eles!
Teoricamente, esse imposto é passado diretamente para a comunidade religiosa que você declarar.
No UK até onde sei a empresa não pode pagar menos só pelo fato de ter dado um visto para o contratado. Comigo não foi assim. Comigo e com dois ex-colegas do Brasil que vieram na mesma condição de visto e foram para empresas diferentes.
Aqui em Portugal não é tão baixo assim, mas sim os alugueis aqui estào muito elevados, então é bom se planejar se for vir morar aqui.
Opa, qual uma média que você daria para mid-level em Portugal?
@@lingming9512sênior tá na casa dos 2k líquidos, tira isso por base
@@lucas6496 Ta tirando isso da onde cara? Tá na média de 2700 a 3200.
3 anos em Portugal, cheguei ganhando 1500 liquido e hoje tiro mais de 3k
@@Mr.Whitiee8922 to tirando do meu dia a dia, vivo aqui desde Dezembro e essa é a média (imaginando um Senior que acabou de chegar aqui). Mais que isso só com recibos verdes e/ou mais tempo de casa.
Independentemente de quanto se ganha com o trabalho de um funcionário, é o empregador quem concede a oportunidade para ele exercer a função. Ou seja, se não fosse pelo patrão, você estaria parado. E se você acha que pode fazer melhor do que quem está te empregando, é muito simples, abra a sua própria empresa. Simples assim.
A empresa que depende dos funcionários não o contrário. Nessa relação o patrão depende mais dos funcionários que os funcionários do patrão. Afinal a empresa poderia ser claramente gerenciada apenas pelos funcionários.
@@j.raimundosilva2101 Concordo em partes. Uma empresa funcionava antes de mim ou de você e continuará existindo depois. De qualquer forma, o mérito de ter começado e feito a empresa rodar e ser o que é não deve ser tirado do "patrão".
@@j.raimundosilva2101depende do tamanho da empresa, depende de como ela ta indo no mercado.
A empresa tambem esta investindo em vc, vc por enquanto esta dando prejuizo para a impresa.
Ela poderia pagar suas dividas, mas aí seu salario seria de 0 reais durante meses ou anos, ate a empresa tampar os prejuizos.
@@j.raimundosilva2101 quando vc diz que a empresa poderia ser gerenciada apenas pelos funcionários é parcialmente vdd pq para empresa existir alguém teve que gastar uma grana considerável até ela chegar no ponto que os funcionários poderiam gerenciá-la, não basta juntar alguns funcionários que a empresa magicamente aparece, o problema é que o funcionário geralmente não iria investir o patrimônio dele num negócio correndo o risco de perder tudo, exatamente por isso ele é funcionário e não patrão e está tudo bem com isso tem gente que tem aversão a risco
@@j.raimundosilva2101A empresa depende dos clientes, depois dos funcionários.
Ótimo vídeo. Um único ponto que achei q ficou solto: um apartamento de 100m2 para uma pessoa solteira é grande demais para o padrão e mentalidade da Europa. 100m2 é casal ou talvez família pequena. Se é casal, a outra pessoa pode ter renda também e aí basicamente todos os custos caem, teoricamente, pela metade. Moro em Frankfurt e aqui com 1k euros vc acha um apartamento bom para solteiro. 1500 um apartamento para um casal. Eu estou solteiro e pago 850 num apartamento de 1 quarto.
Tbm moro na Holanda, a melhor forma de ganhar mais aqui é sendo freelancer, ganha bem mais, coisa de quase o dobro, ta me faltando um pouquinho de coragem e reserva de emergencia pra mudar, tem empresa que paga 100 euros a hora, que dá mais de 150k anual, o negócio é a falta de segurança, eu senti que esse ano nao foi um ano mt bom pra dev aqui, ta mais concorrido tudo
Legal o vídeo. Concordo com muitas informações. Também trabalho em Padova e considero meu salário baixo porém consigo fazer bastante coisa e inclusive acabei de comprar um apartamento (financiado). Porém o comentário sobre “nem sempre tão ganhando dinheiro em cima de vc” achei irrelevante, acho que não é problema do empregado, se alguém decidiu investir e ter riscos para ficar rico no futuro tem que arcar com esse risco. Vc que tá procurando emprego: se valorize. As empresas fazem sim grana em cima. Consciência de classe!
Acredito que existem duas análises importantes para serem avalaidas: "Custo/Benefício" x "Clima do Local" , pois são estas duas grandes análises que deveremos avaliar para uma mudança estratégica!!!
Após 1 ano a ganhar bem mas a morar em um local que faz poucos dias de sol, tem grande probabilidade de voltar...
Mas sim, segurança, gastronomia e sa+ude ajudam muito numa decisão importante como esta!!!
Ainda não achei um mercado melhor que o Americano... paga-se mais, a cultura é mais parecida com a nossa, e se vc quiser morar lá (em vez d ser remoto do Brasil já que o fuso horário é praticamente o mesmo) como o país é gigante, tem de todos os preços e clima pra se escolher...
Portugal ta assim pq a galera ta recebendo salário de Berlin e vivendo aqui.
Faz bastante sentido einh
Sim, moro aqui em PT e o que mais tem é nômade digital que recebe salário de países ricos da UE estourando os preços de alugueis. Recentemente os valores de alugueis em Lisboa ultrapassaram Paris e Barcelona.
@@GodSlayer120 Moro em PT, mas moro proximo de Viseu, nao sou louco de morar em Lisboa/Porto e pagar um absurdo de louco
Pelo menos aquí na Alemania a questão de salários é discutida com a empresa… você basicamente diz o que quer ganhar, de acordo com a base salarial…. O acordo é sigiloso.
Berlin apartamento você pode encontrar sem mobília entre 1000-2500 depende da área.
+ custos mensais do apartamento (internet+tv, imposto de tv e rádio, energia, água e gás) pode colocar uns 150/200€
Meu aluguel em Colônia ( quarto, sala, e cozinha + balcão)custa 940€
Imposta de religião
Mercado - 300-500€
Conta de celular + internet : xxx€
Transporte : 49€( Deutschland ticket)
Enfim , com esse salário você pode viver bem sim, como pessoa solteira e sem custos com terceiros.
Pelo menos na Alemanha, dá pra viver bem sim, colocando no papel a questão da segurança e liberdade que se tem aqui. Preciso aprender a segurar mais o dinheiro porque eu não consigo me segurar e não sair toda semana para fazer algo: restaurante, festa, café, mini viagens todo mês, e viagens a cada três meses.
Moro na Alemanha e o imposto para religioso realmente existe. É cobrado 9% mensalmente do seu salário.
Almoço garantido com sucesso!
Apartamenteo com 100m2 o minimo deles kk 13:00 - no Brasil as pessoas tentam morar em um de 25m2 a 37m2 que é o que dá.
Estou morando em Israel. Em 2017 recebi uma oferta pra me mudar pra Eindhoven. O site da Numbeo me ajudou muito a calcular os custos. O que percebi que aluguel + creche são estupidamente caros na Holanda. O resto era realmente mais barato que aqui.
Na minha situação familiar não valia a pena sair daqui.
Mas é preciso fazer esses cálculos muito bem pra não se desapontar mais adiante.
Trabalha com oq? Estudou oq no BR?
O imposto para quem diz que é religioso é verdade, pode ir até 9% do salário se voce decidir declarar na hora de entrar no país, mesmo assim você pode mudar depois.
Uma curiosidade. Quando você tirou o passaporte italiano, você conseguiu manter o blue card ou foi obrigado a entregá-lo? Às vezes poderia ser mais vantajoso mantê-lo, se possível?
E ai Lucas, beleza?
Faz um vídeo sobre a StopKillingGames, uma campanha que tá ganhando muita forca ma Europa, era bacana ver teu insight sobre o tema
O problema é que sobram mil ou 2 mil euros todo mês, mas não consegue comprar uma casa, nas grandes capitais da europa um apto pequeno sem garagem custa centenas de milhares ou milhões de euros, acaba não conseguindo ter patrimônio com valor de verdade. Eu gosto de ter meu carro, mesmo sabendo que é um passivo, posso ter a casa grande com piscina privativa, não gosto de apartamento, não gosto de vizinhos. Pra mim, não compensa, já tive todo o meu dinheiro investido no mercado de ações, mas percebi que a segurança financeira para a família começa pela casa própria, em último caso, pelo menos vão ter abrigo permanente. No melhor caso é possível juntar esses mil euros por mês, comprar uma casa aqui no Brasil, mesmo que pequena, e deixar ela alugada, mas assim você não vai de uma vez, vai sempre ter o plano de voltar para o Brasil ao invés de criar a sua dinastia lá mesmo.
Saudações!
Estou considerando fazer um curso gratuito na Coursera, mas estou em dúvida sobre qual escolher. Entre as opções que estou avaliando estão: Ciência de Dados da IBM, Desenvolvedor de Software Full-Stack da IBM, Engenheiro de Software DevOps da IBM, Engenharia de IA da IBM, Analista de Dados do Google e Desenvolvedor Front-End da Meta. Todos esses cursos têm uma duração aproximada de 6 meses.
Gostaria de saber qual desses cursos vocês recomendariam como o mais promissor para 2025. Meu objetivo é concluir um desses cursos até o final deste ano e, no ano seguinte, iniciar uma graduação.
Vamos começar do começo: Você já trabalha na área? Se sim, onde?
As opções que você listou acima são muito diferentes e no fim das contas tudo vai depender do que você quer fazer, rs.
@@canalrafaelcavalcante Cara eu gosto de ciência de dados, só fico um pouco apreensivo pois tem que lidar muito com pessoas, pois sou introvertido. Eu quero muito em um futuro breve estudar engenharia de robôs ou mecatrônica.
Mais uma vez conteúdo riquíssimo.
Eu pago 3k pounds em Londres e mais um 800 pounds pra viver num lugar legal em um flat novinho. Pra ter uma vida de bom padrão por aqui tem que ganhar no mínimo 5k por mês.
Amem agr posso comer lucas montano assistindo meu almoço
Imita mas não copia, comédia
@@mcardosodev mas ce ta bem? Plena quarta assim? Deadline ta chegando?
@@julioviana237 ninguém ta puro… final de sprint…
@@mcardosodevnada se cria, tudo se copia
O bizarro de sobrar todo esse dinheiro é que por causa da economia não inflacionária, os investimentos aí são muito "estagnados" aí vc fica com vontade de gastar tudo só pq não vê o dinheiro render...
O que mata na europa é a quantidade de imposto, absurdo pagar 40% pra mais.
Moro na Espanha há 7 anos e sou senior, pagamos 1.5k de alguel em um apê com 2 piscinas, porteiro 24h e viajamos não só pela europa como asia e eua. Passei muito perrengue quando cheguei, dividi apê, fiquei sem trampo uma época, e hoje acabo de comprar um apê aqui... Eu e a minha mina ganhamos bem, e custo de vida na Espanha é bem mais baixo comparado com Holanda/Alemanha (os salários não são tão altos também), mas ganhando bem aqui vive-se muito bem.
Qual a sua faixa??
@@mararochas 60-70k
Aos olhos de uma empresa, trazer alguém de fora sognifica riscos. O ganhar menos é compensar estes riscos.
Eu moro na Austria a quase 20 anos e aqui tb rola esse negocio de taxa de igreja catolica. Se vc quiser sair depois, tem que preencher um formulario, entrar com processo... mó dor de cabeça.
Uma diferença importante entre sistemas de taxação:
No Brasil se taxa principalmente sobre o consumo: os produtos são caros pq tem muito imposto em cima
No exterior se taxa principalmente sobre renda: os produtos são baratos pq tem pouco imposto em cima.
Só por isso não deveria nem existir impostos de renda no Brasil, ou deveria-se mudar totalmente o sistema de impostos.
Para quem mora fora, vocês não investem em aposentadoria? Só vejo galera falando que torra viajando, conhecendo outros países. Vocês não investem no futuro? Das pessoas que conheço, vejo que sobra muito pouco.
Tem muuuuito gasto que as pessoas nem calculam. Considere 1 pessoa morando num ap sozinho alugado + 1 carro. Carro: Seguro, manutencao, combustivel, depreciacao. Casa: aluguel, produtos de limpeza, taxas de lixo, contas de energia, internet. Alimentacao: mercado. Lazer: cinema, netflix, spotify, sair para comer, beber, etc. Fora gastos com vestuario, saude, academia etc. Gasto com visto / registro na imigracao. Tem muuuuita coisa picada que quando somada conta muito no final do mes. Vale muito a pena colocar tudo no excel para ter uma nocao de quanto vc gasta no mes hoje e quanto vc gastaria em outro pais. Caso vc nao saiba nem por onde comecar, da uma olhada na sua fatura to cartao de debito / credito.
27k anuais é baixo mesmo para os padrões de Portugal.
Há empresas que pagam menos pior, mas estas não são as que fazer sponsor com estrangeiros: Olx, TripAdvisor, Outsystems, Gympass/Wellhub, Feedzai, etc. Geralmente o TC para um sênior fica entre 70k-90k. Mesmo no mundo das consultorias a média depois de 1 ano de imigração fica entre 40k-50k.
Mas não há como negar que os aluguéis são horríveis, mesmo em cidades menores como Braga e Coimbra. Lisboa e Porto um aluguel (depois de tentar buscar por 3 meses) custa entre 1000-1500 euros, geralmente um apartamento velho, pequeno e mal localizado, e geralmente pedem de 12 a 24 meses de caução.
Sinceramente, 80-90k na alemanha me parece um valor baixo, não sairia de Portugal por isso não kkkk
4k/mês em Portugal me parece muito mais negócio que 6k/mês na Alemanha considerando o custo de vida.
Nunca vi um único anúncio pedindo 12 meses de caução em Portugal
Quando eu me aventurei de ir trabalhar na alemanha, exatamente em Berlin, eu cheguei ganhando 64k de EUR, limpo dava 4k por mês.
Lucas faz um video explicando essa questão dos impostos mais detalhada e do custo de vida que ninguém fala (curso de dutch, visto, transporte etc)
taxa da prefeitura e tudo mais....
aqui na Alemanha o seguro de saude é obrigatorio, no entanto de tu trabalhar ele ja é descontado automaticamente mas estamos a falar de mais de 300€ mes, e sim se tu tiver religiao tu paga uma % (dizem que se tu mo.,rrer tem o funeral pago)
Fala Lucas, se puder faz um react do canal Ponto Azul, é um casal que vive como nomade digital e estão passando uma temporada na tailandia. Abraço
Ótimo vídeo
Isso também se aplica para Irlanda. Salários podem ate ser interessantes mas o imposto e muito alto e alugueis mais altos ainda. Pra guardar mais dinheiro so se vc dividir casa com um monte de gente.
Recebi algumas ofertas pra ir morar fora e fiz exatamente isso que ele fala e vi que não valia a pena pra mim, valia mais ir atrás de um que eu pudesse ficar aqui recebendo de lá. Não tenho essa vontade alta de sair do brasil e com os salários oferecidos (claro que iniciais de chegada) não daria pra juntar dinheiro algum, seja em portugal.
Kra, Moro em Vienna e por aqui é bem similar do que na Alemanha, aqui não divide o salário por 12 e sim por 14. A minha empresa paga 1/2 a cada 3 meses. O que alivia
Na Alemanha o seguro de saúde é obrigatório também. O imposto da igreja se aplica apenas a Evangélicos ou Católicos. Isso se aplica se você se declarar, mas pode dar saída se quiser, é o que acontece com muitos evangélicos que não frequentam a igreja luterana "oficial" mas outras denominações.
Em Portugal pago 900 EU só de aluguel, é insano! Meu AP de 800 reais no Brasil tinha uns 20m quadrados a mais
Lucas, essa imagem do twitter não faz sentido. O sujeito estava reclamando da clt no post. Ferias, FGTs e 13° vão para o funcionário no final. Fora que o custo do funcionario depende do regime tributário da empresa. Sem falar em compensação da folha. Só pode haver má fé pois burrisse seria demais.
como assim "vão para o funcionário ao final?". Se logo ao te contratar é feito um cálculo deduzindo todas essas merdas de encargos até lhe pagar o mínimo e logo: Você custando mais que o dobro para a empresa. Onde que está a vantagem? Quero ver é conseguir aumento depois. FGTS rendendo absurdamente menos que a inflação real e 13º é o seu salário, diluído em doze meses e ainda levando mais desconto em dezembro. Acorda, filhão!
SIM, eu tenho um amigo católico na alemanhã que paga 10% de dízimo direto na fonte. Se ele não pagar e for pego indo à igreja, dá problema, então ele paga.
TaXa por ser religioso é verdade, não só na Alemanha, na Suíça também. Quando cheguei na Alemanha, eu tinha um agente pra me ajudar, ele me falou por mais que seja cristão é melhor falar que não, se não descontam em folha a taxa da igreja, e na Suíça é a mesma coisa. Pasmem, tem gente que paga, pq teoricamente pra vc frequentar igreja vc precisa pagar e sofre pressão pra isso - TEORICAMENTE.
Podemos foca em diminuir os impostos para sobrar mais dinheiro para o trabalhador tbm.
Pois é, se a gente pagasse 49% de imposto de renda igual na Holanda com a compensação de zerar impostos no consumo, nosso poder de compra ia disparar. Embora 49% seja uma aliquota assustadora, o que os outros 51% te permitem comprar é o que realmente importa.
@@kleberferreira7055 fato, nosso poder de compra é baixo pois taxamos o consumo e não a renda, pratica comum em países desenvolvido.
@@WesleyOliveira-mi4dvno Brasil isso é inviável, já que para taxar a renda é necessário que o país tenha uma renda alta, algo que não é a realidade de um país cujo salário médio é menor que 3000 reais e 90% das pessoas ganham menos que isso.
Vendo esse vídeo eu chego a conclusão que eu não saio da Espanha, ganha menos mas a qualidade de vida é muito melhor que esses outros países e no final fica bem próximo do q sobra
A proposta do Blind é bacana, mas tem muita zoeira e mentira. Surpreendentemente lá a maioria dos usuários possuem TC de $450k/year, óbvio que muitos estão mentindo, como se todos fossem principals em FAANGS.
Era 10 anos na Holanda, aí mudaram pra 8, depois pra 5…
Não sei se sempre foi classe media no brasil mas essa realidade é a da maioria aqui que "sobrevive" com o salario ou melhor saralho!
Eu queria saber mesmo é como o Lucas Montano do canal Lucas Montano decidiu ir pra holanda, eu acompanho o canal desde a ida para lá mas nunca soube se ele foi por que foi o país que ele conseguiu que alguém bancasse o visto ou se ele já tinha a holanda como pais alvo, e se for o segundo caso o que o fez escolher a holanda em vez de algum outro da europa.
Meu relato: Eu larguei mão de ir morar na Europa, a empresa que eu trabalho até oferece para mudar pra lá, e apesar de ser um dos melhores países e com os mais baixos impostos compensa mais ficar aqui. Enquanto o Brasil ainda está habitável (economicamente e segurança)vou ficar por aqui, depois quando pegar fogo vou para Argentina, Uruguai ou Paraguai.
Meu cunhado é Alemão e trabalha como Dev lá e tem uma qualidade de vida pior que a minha aqui no Bananil e também pensa em futuramente se mudar para o Uruguai ou Paraguai.
A europa está caminhando para o abismo econômico e social. De todos os negocios ainda mais vale trabalhar pra empresa americana: Trabalha menos e ganha mais.
Sim e na europa a gente trabalha pra caralho, mais que no Brasil! (Não caia no papo de coach de job na gringa). Abraços.
Você veio morar aqui na Europa ou te falaram isso? As horas trabalhadas em vários lugares na Europa (Holanda, Alemanha, Bélgica, Nordics) são bem menores que no Brasil. Férias aqui na Holanda? Tenho 30 dias úteis e se quiser posso comprar mais horas. Imposto de renda é realmente alto depois que passa pelos 75k por ano. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é imensamente melhor, além de empregados poderem negociar quantas horas de trabalho. Muitos optam trabalhar entre 32 e 36 horas por semana.
Já te aviso que empresa americana geralmente tem mentalidade hustler, é bem corrido também, falo por experiência própria.
Moro na Alemanha tem 2 anos, 80k é BS demais - normalmente 65k pra um sênior aqui em Munique acontece muito
"Se faliu o cara nao ganhava tanto assim acima". Na verdade, existe um grande interesse no mercado de falencias. Existe muita grana nele.
Aqui em Portugal 🇵🇹 o salário está um absurdo. 600 euros a 900 um quarto. Casas ou T1? Prepare o bolso de 800 a bem mais de 1000. Raramente vc encontra lugares mais baratos que isso. Mesmo sendo afastado do centro.
Vem pro interior que ta tendo aluguel bão ainda kkkkkkk
Cara, pago 600 euros em uma casa com 3 andares, 6 quartos e 4 banheiros. Moro a 15 minutos no maximo de Viseu, so saber escolher colega.
Eu moro na Suíça, um senior em empresa gringa paga em media 129k mas da pra ganhar mais até +200k em empresas grandes, não to falando de google e facebook, falando tipo industrias. Eu morei na Alemanha em Berlim, meu salário era de 80mil francos entre 2016 - 2019, deste 2019 estou na Suíça e comecei aqui com 110 Mil Francos, hoje já passei disso pq fui mudando de posição. A vantagem da Suíça é pagar menos de 12% de imposto, na Alemanha eu pagava 45%. Ai vai vir os manés falar, mas a Suíça tudo é caro - Mano, salário é proporcional e vc tem tem mais dinheiro no bolso final do mês, além disso, TODO Suíços e maioria que moram aqui faz férias FORA da Suíça, pq? Imagina tu ganhar 110k e ir pra um pais onde ganham 60k? Vc tem muito mais poder de compra. Como dizem, fora da Suica a galera tem grana pesada, nas ferias.
Quero saber qual é o país que o salário da nossa área me permite aposentar mais rapidamente. O salário da nossa área no país me permite guardar quanto em tempo de custo de vida médio nesse país?
Cara se for religioso tem que pagar taxa, aqui no Brasil tinha uns deputados malucos que queriam cobrar de toda população mesmo sem que você seja religioso.
Precisa de uma avaliação de custo com saúde também
os caras viajam demais na maionese kkkk, cobrar ou nao por ser religioso, estão tao dessesperados que querem inventar imposto pra qlqr coisa kkk, ai se tu perguntar onde vai ser aplicado esse dinheiro, eles ficam calados rsrs
@@Metroyd91 joga isso no Google: Deputado evangélico quer dízimo descontado direto do salário, igual pensão alimentícia, o cara queria criar a lei para benefício próprio, ele é pastor kkkkkk
@@Metroyd91 essa onda da Alemanha seria bom aqui no Brasil só se a pessoa fosse religiosa igualmente é lá, aí poderíamos ver o que aconteceu lá, quem sabe teríamos menos religiosos na política
8:22 Empresario/Investidor não ganha só com lucro. Se fosse assim, startup nenhuma existiria.
Exatamente isso ai, moro na Irlanda e o sonho aqui é não dividir casa kkkkkkkkkkk, infelizmente distante da realidade, o jeito é dividir, juntar grana e sair do aluguel... porem lá no brasil :D
Por um salario que permite uma vida confortavel num apartamento de 40m² e uma Mercedes 2010 eu to indo
Qual LIVRO VOCÊ LEU PRA TER TANTO CONHECIMENTO?
no momento que vc comentou o quanto o BR custa pro patrão, ali tem apenas o que ele vai gastar com o br de impostos e etc, mas falta o custo da empresa realmente, então acho que ele n lucra o dobro com o Br, pelo menos eu acho.
15:40 florianopolis eh uma das 3 capitais mais caras pra se viver no pais...