Vernaglia, sem encher sua bola, mas honestamente essa sua explicação foi a melhor que assisti até hoje. É o que eu faço, clico em Adobe RGB, cutuco em algo e converto pra final para sRGB. Clicar em RAW é para poucos trabalhos. O mais usual pra mim é o JPEG em Adobe RGB e pequena correção com saída final em sRGB. Sua explicação foi perfeita ! ... Parabéns ! .... eu te pedi essa explicação há muuuitos meses atrás e hoje você me presenteou com essa excepcional explicação ! .... obrigado !
Olá amigo, porque não fotografar sempre em RAW ? Entendo muito pouco ainda sobre a prática profissional da fotografia, mas venho pesquisado bastante sobre aspectos técnicos e até onde eu tenho conhecimento, isso não fez muito sentido. Poderia me explicar por favor ?
Salvou mais uma vezzzzz, obrigadoo Armando. like!!!! Além de eu ter errado na compra de um notebook sem monitor ips, eu tinha comprado um curso que o professor falou sobre colocar em Adobe rgb e acontecia exatamento isso c meus clientes, diferenca de cores. Agora comprei um monitor ips asus calibrado e estou mudando o perfil de cor para srgb pq to dentro desse padrao de internet e revelação simples. Espero me sair bem agora, vivendo e aprendendo.
O que ainda não consegui pensar é se o assunto renderia 2 vídeos, um na história das teorias, outro na aplicabilidade delas, por que a história é longa e a aplicabilidade também, mas um assunto teórico desses tende a gerar menor visibilidade, vou pensar aqui, esbocei os roteiros mas não concluí ainda a direção que quero com eles.
Mais um excelente Pra Lá do Básico! Sim!!! Seria ótimo um vídeo sobre teoria de cor!!!! Também sobre mecanismos de conversão e espaços de cor para os diferentes usos. Mesmo tendo muito conteúdo sobre isso, sua didática ainda é a melhor!
Muito pertinente esta questão! Bom ter abordado e fico agradeçido. São temas que geram duvidas na hora de imprimir e adaptar ao cliente. A impressão nas graficas e tambem importante para se obter o efeito pretendido. Obrigado e parabéns pelo canal.
Caro Armando Vernaglia, Boa noite, Gostei muito desse vídeo... Podia completar o mesmo fazendo um vídeo sobre teoria de cores... Parabéns por este vídeo de espaço de cores...
@@ArmandoVernagliaJunior Caro Armando Vernaglia Jr, Quais cursos on line de fotografia vc tem disponível? Qual o valor deles? É possível pagar no boleto? Eles são vitalícios? Como faço para adquirir? Desde já agradeço...
Vídeo de Teoria de Cor siiiim!! Cara, adoro seus vídeos, e gosto muito dos seus vídeos mais técnicos. É muito bom para mim pois busco construir carreira nessa área, e quero dominar bem fotografia para foto e vídeo. Você explica as coisas de um jeito bastante didático e elucidativo, e isso é muito bom, ainda mais quando é disponibilizado de forma gratuita. Muito obrigado pelo seu trabalho. :D
Caramba esse vídeo me mostra que o que eu ouvi até agora estava tudo errado, eu achava que mesmo clicando em Raw eu tinha que escolher entre adobe RGB e sRGB. Agora eu sei que dependendo do serviço que vou fazer e pra qual finalidade o cliente quer, vou escolher se uso adobe RGB ou sRGB.
Pro raw, a única coisa que muda quando escolhemos sRGB ou Adobe RGB é que o histograma dá uma mudada de formato, justamente por que a câmera acha que gravou dados naquele espaço, mas no raw mesmo esse dado não fica gravado.
Belíssima didática Armando, Parabéns! Uma sugestão para um eventual próximo tema: poderia falar sobre sensores; suas características e funcionamento, arranjo bayer, vantagens e desvantagens do arranjo X-Trans e também da tecnologia foveon! Grande Abraço professor!
Obrigado pela sugestão, vou pensar aqui, Bayer e X-Trans rende um vídeo, seria um vídeo de baixa audiência mas pode valer a pena, Foveon é tecnologia que vai cair no esquecimento, ninguém adotou no fim das contas e tecnicamente não havia vantagem real, era um tanto de marketing ali, já X-trans e Bayer dá para discutir um pouco se existem vantagens, vou pensar aqui em como reunir isso num roteiro, obrigado, não prometo que vou fazer mas vou pensar e se chegar num roteiro interessante aí eu gravo.
Por isso tem que converter o arquivo que for usar naquele dispositivo antes de mandar para ele, na exportação do computador já tem que passar para sRGB e aí no smartphone trabalha esse arquivo em sRGB mesmo.
Excelente a explicação Vernaglia e um ótimo tema que você trouxe. Uma coisa que eu não sei dizer é porque o AdobeRGB a ponta dele sempre tende a ir para cima, ou seja ele tem muito mais verde do que vermelho e azul em relação ao sRGB, talvez tenha a ver com o sensor das câmeras que tem o sensor de bayer com 2 verdes para cada azul e vermelho. Se souber se é isso mesmo me diga pois tenho curiosidade :) Aliás, bem pontuado essa "necessidade" do fotógrafo dos espaços de cor, o mesmo vale para câmeras e lentes e todo o resto, sempre em função do que vai usar. Parabéns pelo vídeo.
Acho que a resposta vem da história dos espaços de cor, o sRGB (bem como o Rec709 em vídeo) foram inventados para padronizar dispositivos de imagem em um determinado tempo, então na tecnologia da época, calcularam um conjunto de cores possíveis para dispositivos que envolviam scanners, televisores, monitores, projetores etc., a ideia do espaço era criar padrão para que fabricantes tivessem uma meta a atingir e assim padronizar a reprodução de cores era uma necessidade da indústria, quando esse padrão já estava assimilado, era hora de corrigir alguns problemas com a falta de algumas cores em gráficas , assim o Adobe RGB veio de necessidades da indústria gráfica na conversão entre RGB e CMYK, ter mais verde parece fazer sentido nesse espaço pois CMYK não tem verde, assim tendo mais cores nessa parte do espectro pode permitir mais combinações de ciano+amarelo que é de onde vem o verde em gráficas, antes do AdobeRGB havia muita perda de cor em verdes e alguns azuis, pega uma revista antiga e você vai ver isso, bons vermelhos, bons amarelos mas verdes muito pobres, aí dos anos 90 para frente com a adoção do AdobeRGB (que é de 1998) temos impressões melhores de verdes em termos da quadricromia de gráficas. Isso tudo vem andando junto com a evolução da tecnologia, hoje temos telas melhores que as velhas telas de tubo, temos sensores melhores, e processos gráficos melhores, aí surgiram ProPhotoRGB e outros espaços ainda maiores. A questão dos pixels verdes a mais que os azuis e vermelhos do que li uma vez foi para imitar o olho humano que tem a mesma tendência de menor sensibilidade pros verdes.
Vernaglia... eu queria te fazer um pedido... não sei em que tempo você vai me atender, mas acho que pode ser um tema interessante.... meu pedido é: comparar um monitor Beng ou Dell, por exemplo, com os novo televisores lançados, com resolução 4k e 8k.... São televisores que rodam com perfeição jogos com gráficos e cores cada vez mais perfeito.... e já existem tratadores de imagens que já utilizam desses televisores devido ao tamanho da e Tela, etc, com 42", 58" e até 65".... acho que isso teria um conteúdo interessante para ser abordado, e ainda mais com suas explicações técnicas sempre muito bem pontuada.... tomara que você atenda meu pedido... kkkkk.... abs
Acho difícil que eu vá fazer a comparação pela complexidade de ter os itens para fazer esse comparativo, mas forma geral televisor é mais voltado a ter taxa de atualização rápida e cores vibrantes mais do que cores precisas, e monitores de qualidade tem mais o objetivo de ter cores precisas, monitores de games tendem a ter atualização rápida em detrimento da qualidade de cor, assim o projeto dessas telas tem prioridades diferentes, um bom monitor de foto e vídeo sempre terá cores melhores pois é feito para isso, diferente de uma TV, qualquer que seja a tecnologia dela.
Ola bom dia Professor Armando tudo bem com vc? Espero que sim. Olha depois que assisti esse video aqui fiquei na duvida. O seguinte sou fotografo e modelo da câmera minha é a Canon 80D e tem os dois formatos para fotografar espaço de cor Adobe RGB e sRGB. O meu monitor os modelos novos que já vem de fabrica padrão formato RGB, no caso eu tenho que configura na minha câmera o formato cor Adobe RGB? Porque o meu monitor já vem de fabrica como padrão RGB. Outra coisa se eu for fotografar no formato que seria RGB o que esta na minha câmera, e o monitor também é RGB, Mas tenho que fazer o tratamento no CC( PHOTOSHOP) e depois imprimir as fotos que comporão o álbum, nesse caso o que devo fazer na questão da configuração da câmera, monitor, CC e imprimir? Porque no laboratório lá eles usa o formato sRGB, O que eu devo fazer ? Detalhe eu as vezes uso o formato sRGB ou RGB e fotografo em JPEG.
Parabéns Armando, um conteúdo sempre bastante educativo e pertinente.. Mas, será que eu poderia te colocar ainda uma questão? Após tudo que foi dito, eu poderia entender que, visando principalmente a impressão em papéis especiais ("fine art"), configurar o equipamento em Adobe RGB seria efetivamente a melhor coisa a se fazer? Um abraço!
Depende. Não existe um único processamento viável em fine art, existem muitos, varia com a impressão, varia com o papel, e varia com o resultado que quer atingir, não tem como abraçar isso num vídeo pro TH-cam, recomendo dois livros importantes: Real World Color Management, do Bruce Fraser e Photoshop Lab Color do Dan Margulis, por que aí terá a real compreensão de tudo que envolve espaços de cor no tratamento para poder pensar as conversões para espaços de impressão. Li esses dois livros, são espetaculares e muito do que sei deriva deles dois. Existem processos para fine art que podem justificar trabalhar em ProPhotoRGB ou Lab Color durante o tratamento para aplicar conversões só antes da impressão, por isso não é o caso de pensar apenas em sRGB ou AdobeRGB neste caso, vai depender do tratamento e dos mecanismos de conversão para impressão, e se a impressão busca quais resultados de cor, se vibrantes, se delicados, se quentes, frios... e com quais papeis, enfim, muda muita coisa aí.
@@ArmandoVernagliaJunior Muito obrigado mais uma vez, pela dica os livros, pela resposta, e por multiplicar seu conhecimento! Um grande abraço pra você, e muito sucesso em seu caminho!
Sempre uma aula! Aproveitando que o assunto é cor, você acha que há muita diferença nas cores que as câmeras entregam? Vejo muita gente falando, por exemplo, que as cores da Fuji são melhores que as da Canon. Ou isso é só bobagem de fã de marca?
Fiz um vídeo sobre isso uma vez, chamado "ciência de cores e as bobagens que falamos sobre isso" que em boa parte responde sua pergunta - th-cam.com/video/8CM3SXKT0tY/w-d-xo.html - quem fala que as cores de uma marca são melhores que as de outra marca está sempre falando bobagem, o que a pessoa pode dizer é que prefere, e isso é outra história, mas melhor/pior não existe nesse caso... pensa assim, se de fato existisse um melhor, realmente verificável, não veríamos todos os grandes profissionais escolhendo aquele equipamento que é uma unanimidade como melhor? Se não vemos esse movimento é por que essa unanimidade não existe, e não existe por que não tem como determinar esse melhor/pior de forma verificável, confiável etc. É só questão de gosto mesmo e sim, é bastante diferente o registro de cor de uma marca para outra, muda bastante, mas a escolha é apenas questão de gosto.
Parabéns pelo conteúdo sempre! Quando fizer análise da 85mm Rf f2 macro, se puder fazer uma comparação com a 100m ef 2.8 macro acho que seria bem válido. Abs
Não tem muito como comparar essas duas por vários motivos. Seria uma lente EF contra uma RF, o que faz com que apelem para públicos pouco diferentes. Uma é macro, a outra é quase macro (macro real, 1:1 - veja meu review da 100mm macro da série L, versus 50% de macro, 1:2, veja meu review da RF 35mm f/1.8, nesses dois vídeos explico isso), e comparar uma lente de retrato, que tem curvatura maior de elementos ópticos com uma lente macro, que tem elementos menos curvos (de novo, no review da 100mm macro explico isso), então são lentes muito diferentes na proposta, uma é focada em retratos, e que também faz fotos de perto mas pensando em retratos, outra é uma macro, especializada nisso, mas que também pode ser usada para retratos, então não faria um vídeo, mas procurei colocar os pontos principais nesse comentário assim você já tem a resposta do que difere nelas.
Aula excelente, Vernaglia! Parabéns! Uma dúvida que sempre me fez coçar a cabeça é o fato do ProPhoto ultrapassar as cores do especto. Saberia dizer como se explica isso? Já busquei bastante essa informação em livros, net e simplesmente não encontro. Obrigado e um abraço!
É como falei no começo, existem cores que são possíveis de serem calculadas matematicamente, não quer dizer que possam ser reproduzidas por qualquer dispositivo. Assim, o modo de cor pode ter mais cores do que a que podemos ver, são são teorizáveis matematicamente, existem por combinações de números mas jamais veremos, acontece isso no modo Lab por exemplo, tem um livro do Dan Margulis sobre Lab Color que ele fala muito de cores imaginárias, calculáveis mas não visíveis, então dentro de um modo estão os espaços, é possível criar um espaço teoricamente tão amplo quanto o modo em si, caso do ProPhoto que é quase todo o modo de cor RGB num espaço de cor determinado, mas nenhum dispositivo exibe as cores, assim elas ficam no campo matemático, elas existem, estão lá, mas não podem ser exibidas então o que vemos na tela é um ajuste nessa cor para o que o dispositivo é capaz de exibir. Hoje os melhores dispositivos vão exibir 100% do Adobe RGB e isso tá bem longe ainda do que pode ter de cores num ProPhoto ou num modo como Lab, e seja como for, eu acho questionável a utilidade de ter cores que jamais poderão ser vistas, apenas para as manobrar no tratamento até chegar em algo visível, nesse livro do Dan Margulis ele alega utilidades para essas cores, acho questionável, mas conheço quem advogue em favor dessa maneira de trabalhar.
Show de bola! Conheço o livro do Margulis, mas não cheguei a ler. Particularmente eu vejo a utilidade do ProPhoto apenas em um workflow de tratamento e manipulações pesadas, como publicidade e matte painting (talvez ainda fine art), pra que a gente possa obter o máximo que o raw pode nos oferecer, mesmo tendo que converter pra AdobeRGB antes de inicar a edição, já que o Photoshop consegue preservar o máximo de cores através das opções de conversão do Color Settings. Mais uma vez, obrigado pelo esclarecimento e muita luz e sucesso!
Não há previsão de entrar em promoção neste momento, agradeço bastante o interesse, e espero que venha a se tornar um dos participantes desse que é meu curso de coração, aquele que mais gosto de ter feito e tenho muito orgulho dos resultados dele, mas neste momento sem planos para valores promocionais, os de PB e Fotometria tiveram preço reduzido no começo do ano e seguem em preço reduzido, o de composição deve permanecer no valor atual um tempo ainda.
Seus vídeos são muito bons! Ganhou +1 inscrita 😁 Aliás, vc fala aqui do vídeo que fez com as dicas pra escolher um monitor. (Eu descobri teu canal por esse vídeo!) Vc acha que o monitor Benq Bl2420pt, que vc indica no outro vídeo, está ficando obsoleto? 🤔 Estou pensando em comprá-lo, e ele está R$3k agora. Vc poderia me dar um feedback? Obrigada desde já 😁
Obrigado. :) Sobre o monitor, eu sigo usando aquele monitor do vídeo em um dos computadores aqui, o outro está com um de 27" da mesma linha adquirido pouco depois do de 24, seguem sendo ótimos monitores em termos de recursos, cores, qualidade de construção etc.
eai Armando tudo bem? exclente vídeo cara, perfeito! vai rolar o video de teorias de cor? historia dos modos rsrs eu quero! ps: pirei no autofoco e na qualidade da imagem
Possivelmente sim, mas vai demorar pois tem muita pesquisa histórica para fazer, é um roteiro com complicações pois tem muitas teorias de cor ao longo da história, desde muito antes da fotografia, na pintura já foram elaboradas as primeiras teorias então tem séculos disso para enfiar num vídeo, aí o roteiro tem que ser bem amarrado.
Que aula! Mas me gerou uma dúvida, 95% do meu fluxo de trabalho é voltado para web, mas sempre faço em RAW porque sinto uma liberdade maior no controle de sombras e recuperação de altas e baixas (talvez seja coisa da minha cabeça), e ao fechar fecho o arquivo em sRGB no tamanho original para pessoa ter a opção de visualizar com mais qualidade e revelar futuramente e uma versão para rede social, mas a dúvida é, vez ou outra um cliente pede para revelar a foto, tem alguma diferença significativa em enviar aquele arquivo fechado em sRGB para gráfica revelar?
9 หลายเดือนก่อน
Não sei se tem no canal, mas seria muito legal se tivesse um vídeo entrando a fundo nessa questão de fechamento de arquivo para gráfica, revelação química e impressão. Sinto uma carência de informação sobre material físico, hoje em dia tá todo mundo falando em rede social, mas eu pessoalmente gosto de admirar um trabalho impresso ou revelado com qualidade.
Sou suspeito pra falar. Tenho monitor com perfil Adobe rgb, faço a captação em Adobe rgb, mas sempre dou a saída em srgb, pela limitação do meio digital de massa e faço pouca saída de impressão.
O importante é estar com o fluxo definido e controlado, trabalhar em Adobe para ter mais opção durante o tratamento é um método válido, sempre lembrando de converter na saída e talvez fazer algum ajuste final depois dessa conversão pros dispositivos finais, é por aí mesmo.
Não, é novo, maior e mais detalhado. Na EduK existiam algumas limitações por conta do formato ao vivo e carga horária restrita, tenho orgulho dos cursos que fiz lá, mas em termos comparativos tanto o de fotometria como o de composição podem ser considerados introdutórios do tema enquanto os que vendo pelo meu site são completos pois pude desenvolver a carga horária e a didática de um jeito mais aprofundado por ser um curso gravado, mesmo por que eu não queria fazer uma segunda versão do mesmo curso, assim esses novos nasceram do zero.
Olá Armando parabéns pela aula , mesmo sendo com 2 anos de postagem , me ajudou muito nesta duvida , sempre aprendi da maneira errada como se a definição do espaço de cor for definida para o processo em RAW para ir para um processo de edição. E tenho uma duvida sobre a quantidade de bits e o espaço de cor suportado de fato, pois até fiz uma pesquisa e me informa que o SRGB me dá 8 Bits ou seja no modo de cor RGB ele gera 16.7 Milhões de cores. Porem na importação de uma imagem no photoshop eu consigo setar SRGB com uma profundidade de bits de 16 , visto que minha camera capta canon RP capta imagens a 14 bits, gostaria de saber se de fato esta informação que consigo setar ao abrir uma imagem é valido para este espaço de cor SRGB e se sim, mesmo eu tendo um monitor que me mostre 100% do SRGB ele vai me mostrar esta profundidade de bits? Agradeço a atenção se puder responder me ajudaria bastante na minha duvida. Grande Abraço.
Os mais caros e melhores monitores do mercado exibem 10 bits, a maioria dos monitores exibe 8 bits, assim, se o arquivo tem 14, 16 bits, você nunca vê essa diferença, esses dados estão no arquivo, mas você não nota visualmente diferenças pois o monitor é incapaz de exibir. Assim, trabalhar em 16 bits no photoshop é para quem precisa de muitos dados para possíveis conversões, como a conversão em cmyk para gráficas, ou para processos bem controlados de impressão fine art, mas isso é para printers experientes que sabem o que estão fazendo em termos de conversão do arquivo 16bits para o perfil ICC da impressora específica que for usada, para o papel exato etc. No mundo da imensa maioria das pessoas, o processamento em 8 bits é mais que suficiente e será melhor visto no monitor, qualquer que seja o monitor.
Armando, boa noite. Mudando um pouco de assunto tenho tentado fugir do Lightroom, não estou gostando do resultado ultimamente. Eu já vi no canal um vídeo sobre o Luminar mas eles lançaram uma versão com inteligência artificial, será que poderia fazer um Review.
Olha, testei as versões mais recentes do Luminar mas não falei mais do software aqui no canal pois no fim das contas ele não se tornou minha ferramenta de dia a dia, não ofereceu qualidades a mais do que os softwares que uso (PS preferencialmente, LR em segundo plano) mas o que eu queria dizer é que se o LR não te satisfaz hoje, provavelmente é mais uma questão sua, das suas técnicas com ele, do que do software em si, visto que uma grande parte, maioria mesmo, dos profissionais usa LR e PS no dia a dia, então talvez estudando pouco melhor o LR você consiga chegar no que busca. PS ultimamente adicionou ferramentas de IA também, não é revolução nem nada, são ferramentas bem semelhantes às que tem no Luminar, no fim todos os softwares hoje são bem bons, nenhum se destaca demais na minha opinião, talvez o PS siga sendo o melhor por ser o mais completo, mas também é o com maior curva de aprendizado pois é mais complexo.
Olá Vernaglia, ocorreu me uma dúvida, fotografo em RAW, no tratamento no lightroom uso ao exportar para jpg as opções do programa para internet ou para impressão. Não tenho tido problemas de forma muito evidente. Talvez com uma análise mais crítica encontre. Qual sua opinião?
Se não tem tido problema de forma evidente, não se preocupe. Cada situação e cada demanda na fotografia pode pedir maiores ou menores preocupações, se na forma como você trabalha hoje tem dado certo, apenas continue.
Mais didático impossível, só não entende e não aprende quem não quiser. Parabéns pelo conteúdo, professor.
Obrigado pelo elogio, fico feliz em saber que ficou bem didático. :)
Gostaria muito de ver um vídeo sobre teorias de cores!
Sugestão anotada!
Busco essas informações há anos, cheguei aqui e sanei todas as minhas dúvidas. Parabéns mestre!
2024
Espetaculares: a didática e a profundidade dessa aula!
Obrigado 😊👍
Esclarecedor, principalmente quando fala que se você tirar foto em RAW, tanto faz o espaço de cor escolhido. Muito obrigado.
Vernaglia, sem encher sua bola, mas honestamente essa sua explicação foi a melhor que assisti até hoje. É o que eu faço, clico em Adobe RGB, cutuco em algo e converto pra final para sRGB. Clicar em RAW é para poucos trabalhos. O mais usual pra mim é o JPEG em Adobe RGB e pequena correção com saída final em sRGB. Sua explicação foi perfeita ! ... Parabéns ! .... eu te pedi essa explicação há muuuitos meses atrás e hoje você me presenteou com essa excepcional explicação ! .... obrigado !
Muito obrigado. :)
Olá amigo, porque não fotografar sempre em RAW ? Entendo muito pouco ainda sobre a prática profissional da fotografia, mas venho pesquisado bastante sobre aspectos técnicos e até onde eu tenho conhecimento, isso não fez muito sentido. Poderia me explicar por favor ?
Eu acho a ideia da teoria de cor muito legal!
Com certeza , Quero ver vídeos sobre como fotografar pessoas e como trabalhar com fundo escuro e claro
Sugestões anotadas, obrigado.
Obrigado Vernaglia... Esse video foi muito importante pra mim 👍🏻
Fico feliz em saber
Salvou mais uma vezzzzz, obrigadoo Armando. like!!!! Além de eu ter errado na compra de um notebook sem monitor ips, eu tinha comprado um curso que o professor falou sobre colocar em Adobe rgb e acontecia exatamento isso c meus clientes, diferenca de cores. Agora comprei um monitor ips asus calibrado e estou mudando o perfil de cor para srgb pq to dentro desse padrao de internet e revelação simples. Espero me sair bem agora, vivendo e aprendendo.
Aeeeee, gostei da camiseta, além do vídeo 🤘❤
Obrigado. :)
Tirou minha dúvida que eu tinha há anos!!
Fico muito feliz que o conteúdo tenha ajudado. :)
Melhor didatica para explicação deste assunto que já ouvi, especialmente pela correlação com a aplicação prática.
Obrigado pelo elogio 😃👍
Valeu, Vernaglia. Quando der, seria legal aquele vídeo sobre teoria de cores. Saudações!
Obrigado. :) Vou começar a preparar o roteiro pois é um tema bem amplo, vai tomar um tempo mas é um tema bacana.
@@ArmandoVernagliaJunior Penso que seria muito legal.
O que ainda não consegui pensar é se o assunto renderia 2 vídeos, um na história das teorias, outro na aplicabilidade delas, por que a história é longa e a aplicabilidade também, mas um assunto teórico desses tende a gerar menor visibilidade, vou pensar aqui, esbocei os roteiros mas não concluí ainda a direção que quero com eles.
Mais um excelente Pra Lá do Básico! Sim!!! Seria ótimo um vídeo sobre teoria de cor!!!! Também sobre mecanismos de conversão e espaços de cor para os diferentes usos. Mesmo tendo muito conteúdo sobre isso, sua didática ainda é a melhor!
Muito obrigado. :) Outros vídeos no tema estão nos planos.
Quero vídeo de teoria de cor. 😎
Como sempre, o pra lá do básico, é realmente excelente! Muito obrigado por isso amigo.
Muito obrigado. :)
Quero ver as teorias de cores. 😀😀😀😀😀
Bem didático, o que torna fácil entender o conteúdo. Excelente, como sempre.
Muito obrigado
Ótimo vídeo! Tirou todas as minhas dúvidas sobre o tema! Valeu!
Obs: Belissima camiseta do Sabbath!
Muito obrigado. :)
Muito pertinente esta questão! Bom ter abordado e fico agradeçido. São temas que geram duvidas na hora de imprimir e adaptar ao cliente. A impressão nas graficas e tambem importante para se obter o efeito pretendido. Obrigado e parabéns pelo canal.
Obrigado. :)
Teoria de cores...Com certeza...Cultura e conhecimento sempre...
Excelente o vídeo, só pela camisa já valeria o like!
Valeu 😀
Esse eu gostei demais, Armando !
Obrigado. :)
É muito conhecimento, bicho!!!
Parabéns
Valeu obrigado. :D
Ótimo vídeo, por isso que já comprei seu curso preto e branco e vou comprar os outros
Obrigado. :)
Queremos um vídeo sobre teoria de cor ✌️😄
Ajudou bastante, obrigado! Eu usava Adobe RGB, porque Adobe é de marca, rsrsrs
Eita, baita aula!
Obrigado meu caro. :)
Excelente, uma verdadeira aula de dicas importantes e atalhos
Obrigado. 😊👍
Eu quero um vídeo de teoria de cor! Quanto mais teoria e técnica, melhor!
Por favor rs
Sugestão anotada aqui, é um roteiro que leva um tempo pois é uma história longa, mas vou planejar sim.
Tremendamente instrutivo, como de costume. E, sim: se puder, fale sobre teoria de cores pois sinto falta demais desse tipo de conteúdo!
Seria uma boa um vídeo sobre teoria de cor. Gosto muito dos vídeos de reviews de equipamentos, mas prefiro este tipo àqueles.
Muito didático e bem esclarecedor como sempre!
Grato.
Teoria sempre é bem vinda e fundamental para quem realmente quer aprender. Manda bala!
Muito obrigado. :)
Muito esclarecedor...valeu...parabéns Prof Armando
Sempre uma aula!!! Obrigado!!
Obrigado. :)
Vernaglia, excelente vídeo. Bastante esclarecedor. Foi direto, porém na dose certa para fazer entender bem o assunto.
Legal, uma coisa a menos para se preocupar! Curti!
Caro Armando Vernaglia,
Boa noite,
Gostei muito desse vídeo...
Podia completar o mesmo fazendo um vídeo sobre teoria de cores...
Parabéns por este vídeo de espaço de cores...
Obrigado. :)
@@ArmandoVernagliaJunior Caro Armando Vernaglia Jr,
Quais cursos on line de fotografia vc tem disponível? Qual o valor deles? É possível pagar no boleto? Eles são vitalícios? Como faço para adquirir?
Desde já agradeço...
Obrigado pelo esclarecimento!!!
Um vídeo sobre teoria de cores seria TOP
Muito obrigado. :)
Parabéns!!! Um informação interessante.
Obrigado
Gostaria de video sobre teoria de cor
Vídeo de Teoria de Cor siiiim!! Cara, adoro seus vídeos, e gosto muito dos seus vídeos mais técnicos. É muito bom para mim pois busco construir carreira nessa área, e quero dominar bem fotografia para foto e vídeo. Você explica as coisas de um jeito bastante didático e elucidativo, e isso é muito bom, ainda mais quando é disponibilizado de forma gratuita. Muito obrigado pelo seu trabalho. :D
Muito boa informação pra mim que edito fotos em celular 🙂
Como sempre.. incorrigível, Professor! Gratidão
Muito obrigado. :)
Sempre aprendendo coisas novas com vc! Obrigado!
Fico feliz em saber, obrigado. :)
Aquele vídeo que sempre ensina e trás o conhecimento necessário para trabalho.
Parabéns mestre!!
Obrigado pelo elogio. :)
Armando, mais uma vez parabéns pela aula.
Muito obrigado
Caramba esse vídeo me mostra que o que eu ouvi até agora estava tudo errado, eu achava que mesmo clicando em Raw eu tinha que escolher entre adobe RGB e sRGB. Agora eu sei que dependendo do serviço que vou fazer e pra qual finalidade o cliente quer, vou escolher se uso adobe RGB ou sRGB.
Pro raw, a única coisa que muda quando escolhemos sRGB ou Adobe RGB é que o histograma dá uma mudada de formato, justamente por que a câmera acha que gravou dados naquele espaço, mas no raw mesmo esse dado não fica gravado.
Que vídeo incrível Vernaglia. Por gentileza, quando for possível faz o vídeo em relação a teoria de cores. Gratidão 🖖🙏
Sugestão anotada aqui, é um roteiro que leva um tempo pois é uma história longa, mas vou planejar sim.
Ótima vídeos, muito obrigado
Obrigado. :)
Aula excelente!
Obrigado 😃
Baita aula Vernaglia! Gostaria de ver um vídeo de teoria das cores. Obrigda :)
Muito bom, confesso que sempre fiquei em dúvida com relação os espaços de cores da câmera influenciaria o arquivo RAW.
Dúvida extinta com sucesso.
Sim eu quero saber o que é!
Ótimo vídeo, sempre trazendo conhecimento de qualidade!!!!
Obrigado 😃
É uma disciplina da fotografia que me atrai, gostaria que falasse sobre teoria de cor, obrigado.
Sugestão anotada!
Faz um vídeo de teoria de cor, excelente vídeo, mantendo o nível como sempre, parabéns pelo conteúdo
Vídeo top Arnaldo 👍🏾👊🏾
Obrigado. :)
boa ideia! TEORIA DAS CORES!!!👍🙏🙏🙏🙏
Tratei um tanto desse tema nesse outro vídeo, não sei se viu th-cam.com/video/N-D2bDIb4CQ/w-d-xo.html
Ótimo vídeo!! Foi bem útil para mim.
Que bom que ajudou
Manda o video de teoria de cor, Vernaglia valeu!
Sugestão anotada aqui, é um roteiro que leva um tempo pois é uma história longa, mas vou planejar sim.
Eu sabia de alguma coisinha sobre o assunto, mas completo assim não.... Parabéns pelo conteúdo.
Obrigado. :)
Valeu pelo vídeo..acho interessante um vídeo sobre tabela de cores...da pra utilizar na composição das fotos...seria interessante.. obrigado
Que vídeo maravilhoso ! Muito obrigado, Vernaglia. Acabou com muitas dúvidas que eu tinha
Que bom que ajudou.
Boa
video sensacional Armando!
Obrigado 😊👍
Mais uma explicação sensacional, obrigado!
Obrigado. :)
Perfeito!
Obrigado 😃
Parabéns pelo conteúdo sempre muito bom, e com uma didática incrível.
Muito obrigado 😃
Bahhh, baita vídeo, obrigado pela explicação mestre. Uma boa noite aí. E quero ver um video sobre teoria das cores
Obrigado. :)
Belíssima didática Armando, Parabéns!
Uma sugestão para um eventual próximo tema: poderia falar sobre sensores; suas características e funcionamento, arranjo bayer, vantagens e desvantagens do arranjo X-Trans e também da tecnologia foveon!
Grande Abraço professor!
Obrigado pela sugestão, vou pensar aqui, Bayer e X-Trans rende um vídeo, seria um vídeo de baixa audiência mas pode valer a pena, Foveon é tecnologia que vai cair no esquecimento, ninguém adotou no fim das contas e tecnicamente não havia vantagem real, era um tanto de marketing ali, já X-trans e Bayer dá para discutir um pouco se existem vantagens, vou pensar aqui em como reunir isso num roteiro, obrigado, não prometo que vou fazer mas vou pensar e se chegar num roteiro interessante aí eu gravo.
Teoria das cores 🙏
Ótimo conteúdo,excelente explicação que me ajudou muito.
Que bom que ajudou
Sensacional!
Obrigado 😊👍
Isso é muito verdade. Vou editar uma foto em Adobe RGB. Quando passo para o celular.... desastre total. O celular nunca lê da mesma forma que o pc.
Por isso tem que converter o arquivo que for usar naquele dispositivo antes de mandar para ele, na exportação do computador já tem que passar para sRGB e aí no smartphone trabalha esse arquivo em sRGB mesmo.
Como consigo os cursos completo, do básico ao profissional?
Excelente a explicação Vernaglia e um ótimo tema que você trouxe. Uma coisa que eu não sei dizer é porque o AdobeRGB a ponta dele sempre tende a ir para cima, ou seja ele tem muito mais verde do que vermelho e azul em relação ao sRGB, talvez tenha a ver com o sensor das câmeras que tem o sensor de bayer com 2 verdes para cada azul e vermelho. Se souber se é isso mesmo me diga pois tenho curiosidade :) Aliás, bem pontuado essa "necessidade" do fotógrafo dos espaços de cor, o mesmo vale para câmeras e lentes e todo o resto, sempre em função do que vai usar. Parabéns pelo vídeo.
Acho que a resposta vem da história dos espaços de cor, o sRGB (bem como o Rec709 em vídeo) foram inventados para padronizar dispositivos de imagem em um determinado tempo, então na tecnologia da época, calcularam um conjunto de cores possíveis para dispositivos que envolviam scanners, televisores, monitores, projetores etc., a ideia do espaço era criar padrão para que fabricantes tivessem uma meta a atingir e assim padronizar a reprodução de cores era uma necessidade da indústria, quando esse padrão já estava assimilado, era hora de corrigir alguns problemas com a falta de algumas cores em gráficas , assim o Adobe RGB veio de necessidades da indústria gráfica na conversão entre RGB e CMYK, ter mais verde parece fazer sentido nesse espaço pois CMYK não tem verde, assim tendo mais cores nessa parte do espectro pode permitir mais combinações de ciano+amarelo que é de onde vem o verde em gráficas, antes do AdobeRGB havia muita perda de cor em verdes e alguns azuis, pega uma revista antiga e você vai ver isso, bons vermelhos, bons amarelos mas verdes muito pobres, aí dos anos 90 para frente com a adoção do AdobeRGB (que é de 1998) temos impressões melhores de verdes em termos da quadricromia de gráficas. Isso tudo vem andando junto com a evolução da tecnologia, hoje temos telas melhores que as velhas telas de tubo, temos sensores melhores, e processos gráficos melhores, aí surgiram ProPhotoRGB e outros espaços ainda maiores. A questão dos pixels verdes a mais que os azuis e vermelhos do que li uma vez foi para imitar o olho humano que tem a mesma tendência de menor sensibilidade pros verdes.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigado pela resposta e do amigo encima também. Fiquei mais que satisfeito com as respostas. Abraços
Vernaglia, eu quero vídeo sobre Teoria das cores! haha s2
Muito Bom
Vernaglia... eu queria te fazer um pedido... não sei em que tempo você vai me atender, mas acho que pode ser um tema interessante.... meu pedido é: comparar um monitor Beng ou Dell, por exemplo, com os novo televisores lançados, com resolução 4k e 8k.... São televisores que rodam com perfeição jogos com gráficos e cores cada vez mais perfeito.... e já existem tratadores de imagens que já utilizam desses televisores devido ao tamanho da e
Tela, etc, com 42", 58" e até 65".... acho que isso teria um conteúdo interessante para ser abordado, e ainda mais com suas explicações técnicas sempre muito bem pontuada.... tomara que você atenda meu pedido... kkkkk.... abs
Acho difícil que eu vá fazer a comparação pela complexidade de ter os itens para fazer esse comparativo, mas forma geral televisor é mais voltado a ter taxa de atualização rápida e cores vibrantes mais do que cores precisas, e monitores de qualidade tem mais o objetivo de ter cores precisas, monitores de games tendem a ter atualização rápida em detrimento da qualidade de cor, assim o projeto dessas telas tem prioridades diferentes, um bom monitor de foto e vídeo sempre terá cores melhores pois é feito para isso, diferente de uma TV, qualquer que seja a tecnologia dela.
Teoria de cooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooor
Ola bom dia Professor Armando tudo bem com vc? Espero que sim.
Olha depois que assisti esse video aqui fiquei na duvida. O seguinte sou fotografo e modelo da câmera minha é a Canon 80D e tem os dois formatos para fotografar espaço de cor Adobe RGB e sRGB.
O meu monitor os modelos novos que já vem de fabrica padrão formato RGB, no caso eu tenho que configura na minha câmera o formato cor Adobe RGB? Porque o meu monitor já vem de fabrica como padrão RGB.
Outra coisa se eu for fotografar no formato que seria RGB o que esta na minha câmera, e o monitor também é RGB,
Mas tenho que fazer o tratamento no CC( PHOTOSHOP) e depois imprimir as fotos que comporão o álbum, nesse caso o que devo fazer na questão da configuração da câmera, monitor, CC e imprimir? Porque no laboratório lá eles usa o formato sRGB, O que eu devo fazer ?
Detalhe eu as vezes uso o formato sRGB ou RGB e fotografo em JPEG.
Parabéns Armando, um conteúdo sempre bastante educativo e pertinente..
Mas, será que eu poderia te colocar ainda uma questão? Após tudo que foi dito, eu poderia entender que, visando principalmente a impressão em papéis especiais ("fine art"), configurar o equipamento em Adobe RGB seria efetivamente a melhor coisa a se fazer?
Um abraço!
Depende. Não existe um único processamento viável em fine art, existem muitos, varia com a impressão, varia com o papel, e varia com o resultado que quer atingir, não tem como abraçar isso num vídeo pro TH-cam, recomendo dois livros importantes: Real World Color Management, do Bruce Fraser e Photoshop Lab Color do Dan Margulis, por que aí terá a real compreensão de tudo que envolve espaços de cor no tratamento para poder pensar as conversões para espaços de impressão. Li esses dois livros, são espetaculares e muito do que sei deriva deles dois. Existem processos para fine art que podem justificar trabalhar em ProPhotoRGB ou Lab Color durante o tratamento para aplicar conversões só antes da impressão, por isso não é o caso de pensar apenas em sRGB ou AdobeRGB neste caso, vai depender do tratamento e dos mecanismos de conversão para impressão, e se a impressão busca quais resultados de cor, se vibrantes, se delicados, se quentes, frios... e com quais papeis, enfim, muda muita coisa aí.
@@ArmandoVernagliaJunior Muito obrigado mais uma vez, pela dica os livros, pela resposta, e por multiplicar seu conhecimento! Um grande abraço pra você, e muito sucesso em seu caminho!
Sempre uma aula! Aproveitando que o assunto é cor, você acha que há muita diferença nas cores que as câmeras entregam? Vejo muita gente falando, por exemplo, que as cores da Fuji são melhores que as da Canon. Ou isso é só bobagem de fã de marca?
Fiz um vídeo sobre isso uma vez, chamado "ciência de cores e as bobagens que falamos sobre isso" que em boa parte responde sua pergunta - th-cam.com/video/8CM3SXKT0tY/w-d-xo.html - quem fala que as cores de uma marca são melhores que as de outra marca está sempre falando bobagem, o que a pessoa pode dizer é que prefere, e isso é outra história, mas melhor/pior não existe nesse caso... pensa assim, se de fato existisse um melhor, realmente verificável, não veríamos todos os grandes profissionais escolhendo aquele equipamento que é uma unanimidade como melhor? Se não vemos esse movimento é por que essa unanimidade não existe, e não existe por que não tem como determinar esse melhor/pior de forma verificável, confiável etc. É só questão de gosto mesmo e sim, é bastante diferente o registro de cor de uma marca para outra, muda bastante, mas a escolha é apenas questão de gosto.
Parabéns pelo conteúdo sempre! Quando fizer análise da 85mm Rf f2 macro, se puder fazer uma comparação com a 100m ef 2.8 macro acho que seria bem válido. Abs
Não tem muito como comparar essas duas por vários motivos. Seria uma lente EF contra uma RF, o que faz com que apelem para públicos pouco diferentes. Uma é macro, a outra é quase macro (macro real, 1:1 - veja meu review da 100mm macro da série L, versus 50% de macro, 1:2, veja meu review da RF 35mm f/1.8, nesses dois vídeos explico isso), e comparar uma lente de retrato, que tem curvatura maior de elementos ópticos com uma lente macro, que tem elementos menos curvos (de novo, no review da 100mm macro explico isso), então são lentes muito diferentes na proposta, uma é focada em retratos, e que também faz fotos de perto mas pensando em retratos, outra é uma macro, especializada nisso, mas que também pode ser usada para retratos, então não faria um vídeo, mas procurei colocar os pontos principais nesse comentário assim você já tem a resposta do que difere nelas.
Aula excelente, Vernaglia! Parabéns!
Uma dúvida que sempre me fez coçar a cabeça é o fato do ProPhoto ultrapassar as cores do especto. Saberia dizer como se explica isso? Já busquei bastante essa informação em livros, net e simplesmente não encontro. Obrigado e um abraço!
É como falei no começo, existem cores que são possíveis de serem calculadas matematicamente, não quer dizer que possam ser reproduzidas por qualquer dispositivo. Assim, o modo de cor pode ter mais cores do que a que podemos ver, são são teorizáveis matematicamente, existem por combinações de números mas jamais veremos, acontece isso no modo Lab por exemplo, tem um livro do Dan Margulis sobre Lab Color que ele fala muito de cores imaginárias, calculáveis mas não visíveis, então dentro de um modo estão os espaços, é possível criar um espaço teoricamente tão amplo quanto o modo em si, caso do ProPhoto que é quase todo o modo de cor RGB num espaço de cor determinado, mas nenhum dispositivo exibe as cores, assim elas ficam no campo matemático, elas existem, estão lá, mas não podem ser exibidas então o que vemos na tela é um ajuste nessa cor para o que o dispositivo é capaz de exibir. Hoje os melhores dispositivos vão exibir 100% do Adobe RGB e isso tá bem longe ainda do que pode ter de cores num ProPhoto ou num modo como Lab, e seja como for, eu acho questionável a utilidade de ter cores que jamais poderão ser vistas, apenas para as manobrar no tratamento até chegar em algo visível, nesse livro do Dan Margulis ele alega utilidades para essas cores, acho questionável, mas conheço quem advogue em favor dessa maneira de trabalhar.
Show de bola! Conheço o livro do Margulis, mas não cheguei a ler. Particularmente eu vejo a utilidade do ProPhoto apenas em um workflow de tratamento e manipulações pesadas, como publicidade e matte painting (talvez ainda fine art), pra que a gente possa obter o máximo que o raw pode nos oferecer, mesmo tendo que converter pra AdobeRGB antes de inicar a edição, já que o Photoshop consegue preservar o máximo de cores através das opções de conversão do Color Settings. Mais uma vez, obrigado pelo esclarecimento e muita luz e sucesso!
Boa noite Armando,
Eu gostaria de comprar seu curso de Composição, ele vai entrar em promoção nessa semana no consumidor?
Não há previsão de entrar em promoção neste momento, agradeço bastante o interesse, e espero que venha a se tornar um dos participantes desse que é meu curso de coração, aquele que mais gosto de ter feito e tenho muito orgulho dos resultados dele, mas neste momento sem planos para valores promocionais, os de PB e Fotometria tiveram preço reduzido no começo do ano e seguem em preço reduzido, o de composição deve permanecer no valor atual um tempo ainda.
Que vídeo maravilhoso. Muito obrigado :)
Seus vídeos são muito bons!
Ganhou +1 inscrita 😁
Aliás, vc fala aqui do vídeo que fez com as dicas pra escolher um monitor. (Eu descobri teu canal por esse vídeo!)
Vc acha que o monitor Benq Bl2420pt, que vc indica no outro vídeo, está ficando obsoleto?
🤔
Estou pensando em comprá-lo, e ele está R$3k agora.
Vc poderia me dar um feedback?
Obrigada desde já 😁
Obrigado. :) Sobre o monitor, eu sigo usando aquele monitor do vídeo em um dos computadores aqui, o outro está com um de 27" da mesma linha adquirido pouco depois do de 24, seguem sendo ótimos monitores em termos de recursos, cores, qualidade de construção etc.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigada pelo teu feedback!
É bem provável que irei comprar o de 24" então. ☺️
eai Armando tudo bem? exclente vídeo cara, perfeito! vai rolar o video de teorias de cor? historia dos modos rsrs eu quero! ps: pirei no autofoco e na qualidade da imagem
Possivelmente sim, mas vai demorar pois tem muita pesquisa histórica para fazer, é um roteiro com complicações pois tem muitas teorias de cor ao longo da história, desde muito antes da fotografia, na pintura já foram elaboradas as primeiras teorias então tem séculos disso para enfiar num vídeo, aí o roteiro tem que ser bem amarrado.
Obrigado!!!
😊👍
Que aula! Mas me gerou uma dúvida, 95% do meu fluxo de trabalho é voltado para web, mas sempre faço em RAW porque sinto uma liberdade maior no controle de sombras e recuperação de altas e baixas (talvez seja coisa da minha cabeça), e ao fechar fecho o arquivo em sRGB no tamanho original para pessoa ter a opção de visualizar com mais qualidade e revelar futuramente e uma versão para rede social, mas a dúvida é, vez ou outra um cliente pede para revelar a foto, tem alguma diferença significativa em enviar aquele arquivo fechado em sRGB para gráfica revelar?
Não sei se tem no canal, mas seria muito legal se tivesse um vídeo entrando a fundo nessa questão de fechamento de arquivo para gráfica, revelação química e impressão. Sinto uma carência de informação sobre material físico, hoje em dia tá todo mundo falando em rede social, mas eu pessoalmente gosto de admirar um trabalho impresso ou revelado com qualidade.
Sou suspeito pra falar. Tenho monitor com perfil Adobe rgb, faço a captação em Adobe rgb, mas sempre dou a saída em srgb, pela limitação do meio digital de massa e faço pouca saída de impressão.
O importante é estar com o fluxo definido e controlado, trabalhar em Adobe para ter mais opção durante o tratamento é um método válido, sempre lembrando de converter na saída e talvez fazer algum ajuste final depois dessa conversão pros dispositivos finais, é por aí mesmo.
O seu curso de fotometria é igual ao seu curso da EDUK ?
Não, é novo, maior e mais detalhado. Na EduK existiam algumas limitações por conta do formato ao vivo e carga horária restrita, tenho orgulho dos cursos que fiz lá, mas em termos comparativos tanto o de fotometria como o de composição podem ser considerados introdutórios do tema enquanto os que vendo pelo meu site são completos pois pude desenvolver a carga horária e a didática de um jeito mais aprofundado por ser um curso gravado, mesmo por que eu não queria fazer uma segunda versão do mesmo curso, assim esses novos nasceram do zero.
Maravilha. Em breve me inscreverei
Estou um pouquinho atrasado em relação a data de postagem do vídeo, mas quero dizer que: "Quero sim um vídeo sobre a teoria das cores!"
Olá Armando parabéns pela aula , mesmo sendo com 2 anos de postagem , me ajudou muito nesta duvida , sempre aprendi da maneira errada como se a definição do espaço de cor for definida para o processo em RAW para ir para um processo de edição. E tenho uma duvida sobre a quantidade de bits e o espaço de cor suportado de fato, pois até fiz uma pesquisa e me informa que o SRGB me dá 8 Bits ou seja no modo de cor RGB ele gera 16.7 Milhões de cores. Porem na importação de uma imagem no photoshop eu consigo setar SRGB com uma profundidade de bits de 16 , visto que minha camera capta canon RP capta imagens a 14 bits, gostaria de saber se de fato esta informação que consigo setar ao abrir uma imagem é valido para este espaço de cor SRGB e se sim, mesmo eu tendo um monitor que me mostre 100% do SRGB ele vai me mostrar esta profundidade de bits?
Agradeço a atenção se puder responder me ajudaria bastante na minha duvida.
Grande Abraço.
Os mais caros e melhores monitores do mercado exibem 10 bits, a maioria dos monitores exibe 8 bits, assim, se o arquivo tem 14, 16 bits, você nunca vê essa diferença, esses dados estão no arquivo, mas você não nota visualmente diferenças pois o monitor é incapaz de exibir. Assim, trabalhar em 16 bits no photoshop é para quem precisa de muitos dados para possíveis conversões, como a conversão em cmyk para gráficas, ou para processos bem controlados de impressão fine art, mas isso é para printers experientes que sabem o que estão fazendo em termos de conversão do arquivo 16bits para o perfil ICC da impressora específica que for usada, para o papel exato etc. No mundo da imensa maioria das pessoas, o processamento em 8 bits é mais que suficiente e será melhor visto no monitor, qualquer que seja o monitor.
Armando, boa noite. Mudando um pouco de assunto tenho tentado fugir do Lightroom, não estou gostando do resultado ultimamente. Eu já vi no canal um vídeo sobre o Luminar mas eles lançaram uma versão com inteligência artificial, será que poderia fazer um Review.
Olha, testei as versões mais recentes do Luminar mas não falei mais do software aqui no canal pois no fim das contas ele não se tornou minha ferramenta de dia a dia, não ofereceu qualidades a mais do que os softwares que uso (PS preferencialmente, LR em segundo plano) mas o que eu queria dizer é que se o LR não te satisfaz hoje, provavelmente é mais uma questão sua, das suas técnicas com ele, do que do software em si, visto que uma grande parte, maioria mesmo, dos profissionais usa LR e PS no dia a dia, então talvez estudando pouco melhor o LR você consiga chegar no que busca. PS ultimamente adicionou ferramentas de IA também, não é revolução nem nada, são ferramentas bem semelhantes às que tem no Luminar, no fim todos os softwares hoje são bem bons, nenhum se destaca demais na minha opinião, talvez o PS siga sendo o melhor por ser o mais completo, mas também é o com maior curva de aprendizado pois é mais complexo.
Olá Vernaglia, ocorreu me uma dúvida, fotografo em RAW, no tratamento no lightroom uso ao exportar para jpg as opções do programa para internet ou para impressão.
Não tenho tido problemas de forma muito evidente.
Talvez com uma análise mais crítica encontre.
Qual sua opinião?
Se não tem tido problema de forma evidente, não se preocupe. Cada situação e cada demanda na fotografia pode pedir maiores ou menores preocupações, se na forma como você trabalha hoje tem dado certo, apenas continue.
Um bom momento nos vídeos do Prá lá do Básico é quando, no meio das explicações, surge a palavra "depende"... aí a minha atenção redobra.
Vou usar mais o termo depende, por que no final das contas, depende mesmo. :D