Já fui piloto agricola, nos anos 60/70 mais preciso em 69.Éramos pilotos da AIA Aviação Industrial e Agricola, tive um incidente em 26 de janeiro de 69 , cortando tres cabos de alta tensão, a hélice cortou os três em 45°.Tive mais duas paradas de motor, uma em Ituverava na fazenda Maeda e outra em Castro aplicando herbicida no trigo, parou e cai na roça, e graças à Deus , em nenhum dos incidentes tive qualquer lesão isso voando PA 18 com 135 CV.Totalmente Adaptado.Mas era muito bom.Araraquara sp,
No caso do primeiro acidente mostrado, o CENIPA constatou que a manutenção de uma peça ,responsável pela fixação das asas, nunca foi feita. Os usuários não respeitaram as orientações para a manutenção da aeronave , conforme determinava o fabricante EMBRAER.
*Não posso negar que as vezes tem obstáculos como fios de alta tensão e árvores, mas é bem raro em meio a grandes lavouras.* _A maior causa de acidentes na aviação agrícola, pra começar, a maioria dos pilotos são jovens, início de carreira, inexperientes, com excesso de confiança, que gera falta de atenção e irresponsabilidade._ *Muitos deles começam a voar, vão ganhando confiança, começam a fazer manobras arriscadas e em pouco tempo estarão fazendo acrobacias aéreas, tirando finas das coisas, pensam que estão na esquadrilha da fumaça e o trabalho perde a importância e segurança, passando a ser uma grande brincadeira!*
Sim, boa parte dos pilotos agrícolas são jovens, porém, jamais inexperientes; para se fazer o curso, o mínimo requerido é de 370 horas de voo, e, muitas vezes, o próprio aeroclube recusa pilotos que chegam com essa quantidade de horas; outrossim, a primeira safra do piloto agrícola é muito difícil, justamente pela falta de experiência. Dá para se dizer que mais de 90% dos pilotos que voam nas lavouras tem mais de 1000 horas de voo. Porém, não nego, há pessoas no meio aeroagrícola que acabam se deixando levar pela confiança excessiva na máquina e em suas próprias habilidades.
@coriscotupi Você concordando ou não, 370 horas já são o suficiente na prática para um piloto entrar em uma Azul da vida e voar Caravan, assumir um Sêneca, Sertanejo, etc... O mesmo acontece com a AVAG, fica fora de mão aumentar os mínimos exigidos, haja vista que já é o curso comercial que mais exige horas para ser realizado, o piloto que queira entrar nessa área de trabalho vai ciente dos riscos da profissão e é bem orientado no curso de CAVAG. Conheço amigos que fizeram o curso com algo em torno de 400h e não tiveram dificuldade alguma, nunca se acidentaram e estão bem. Lembrando que 200h em avião convencional diferem de 200h feitas em 152, da mesma forma que uma safra em avião agrícola difere de um ano trabalhando em linha aérea. Abçs.
@@silvanschneider1288 *"370 horas já são o suficiente na prática para um piloto entrar em uma Azul da vida e voar Caravan"* Onde ele voará bastante tempo como copíloto, sendo supervisionado pelo aeu comandante/instrutor, até fazer o cheque re rota, etc. *"Lembrando que 200h em avião convencional diferem de 200h feitas em 152"* Experiência em avião convencional serve para voar avião convencional. Na prática, a diferença está no solo, em manter a reta na corrida de decolagem e após o pouso. Uma vez voando, m avião convencional é exatamente igual a um 152. Me pergunte como eu sei. *"uma safra em avião agrícola difere de um ano trabalhando em linha aérea"* Claro, ninguém disse que é a mesma coisa, são necessidades inteiramente diferentes. O que não refuta meu comentário inicial: 370 horas é bem pouca experiência.
Eles por só só, não são perigosos, o que os torna perigosos é a sua característica de operação. Muitas vezes operando fora do envelope de segurança estipulado pelo fabricante.
Creio que o futuro dos Air tractor e Ipanemas é torna-los um "semi-drone", áreas planas sem obstáculos, o avião voa sem piloto e controlado do solo e com ajuda de um dronesinho para observação, já áreas mais complicadas , o avião decola tripulado.
querem robotizar tudo hoje em dia é IA praca é IA pra la, daqui uns tempos ate medico vai ser um robo sendo que o planeta esta cada vez mais superpopuloso e o ser humano vai servir praque afinal no futuro?
--Negativo, o motivo de acidentes é a irresponsabilidade de grande parte dos pilotos agrícolas. --Se o piloto fizer tudo certo, nunca ira cair. apenas nos casos de falha de motor que mesmo assim se vc for um piloto responsável vc ainda terá chance de fazer um pouso forçado na lavoura mesmo. --Ta cheio de piloto morto por abusar da aerodinâmica em manobras extremamente apertados. --O cara prefere correr o risco de um stoll a fazer uma curva mais larga.
Claramente dá pra ver que esses aviões tem uma falha nas asas que não aguenta a pressão do vento quando o piloto puxa o controle pra cima pro avião subir rapidamente.
Negativo, existe algo chamado "envelope de vôo", basicamente, ele diz a que velocidade e com que peso pode-se efetuar manobras mais "apertadas", como procedimento padrão de alijamento, o piloto deve "picar" e não "cabrar", isto é: controlar o avião para baixo e não para cima, pois a própria descarga rápida de centenas de quilos fará com que o avião suba.
Pode ser mesmo estrutura, mas creio q estão dentro das normas de segurança devido à necessidade de manobras forçadas mesmo! E penso q aí se consegue economia de combustível ao fazer manobras muito longas
Quando chega o dia do cara partir não tem jeito ele vai mesmo. Um avião quebra as asas , fica todo destruído e o piloto sobrevive . O outro o avião ficou praticamente intacto e o piloto se foi . É cada um com sua vela da vida acesa . Quando ela apaga meu amigo já era .
O registro de incidentes não é representativo de todas as operações de aeronaves agrícolas no Brasil. Muitos pilotos e companhias aéreas ainda operam com segurança e eficiência, sem sofrer quaisquer incidentes graves.
@@FazendaHighTech Toda maquina , tudo que se é construído por .meios humanos , são filhos. Um colega de trabalho, bateu uma moto, que estourou o pneu. Moto com 60 dias de comprada. E teve o várias faturar e ficou prensado, embaixo de um camionete . Seu capacete quebrou, capacete esse ganhado na compra da moto. E teve até perca de massa encefálica. Fico 3 meses enternado, perdeu o movimento do lado esquerdo e teve deficiência de fala . Um ano e meio depois ele caiu da arquibancada do centro poli esportivo da cidade onde morava. Bateu a cabeça num.dos degraus e teve um pequeno corte próximo.da orelha esquerda . Foi ao médico, tirou Raio X e levou 3 pontos . 12 dias depois teve dores forte na cabeça, voltou ao hospital já com acidente vascular cerebral . Faleceu a 1 hora e 23 minutos do mesmo dia . Segundo os médicos esse derreme vulgarmente falando , foi consequências da queda no ginásio de esportes. Ou seja . Por tudo que passou não morreu. Os médicos deram 15% de chances dele sobreviver . E não morreu . Faleceu de um tombo bobo que em nada teria de gravidade . Ou seja morreu no dia e hora que tinha de morrer .
No meu entendimento essas aeronaves deveriam pusuir o trem de pouso retrátil pois em emergência pousaria de barriga sem correr o risco da aeronave afundar no terreno sulcado e capotar
Então né. Tem que falar. Tá cheio de crianças abusando da aerodinâmica das aeronaves. Depois ficam espalhando que a aviação agrícola é perigosa, para os irresponsável é perigosa mesmo.
Pois é....e para o Ministério do Trabalho, não é perigoso, pois consideram apenas o risco pela exposição ao barulho e vibração. UM ABSURDO !!!! AQUI É O BRASIL !!!!!!!!??!
O NARRADOR DESSE VÍDEO, PRECISA FAZER ALGUMAS AULAS DE PORTUGUÊS, PORQUE EM UM DETERMINADO MOMENTO DO VÍDEO ELE DIZ QUE AS AMBULÂNCIA JÁ TINHA ( CHEGO ) ISSO TA COMPLETAMENTE ERRADO, O CORRETO É ( C H E G A D O !!!! )
*_"as ambulância"_*_ (sic)_ Não é engraçado quando alguém comete erro justamente ao tentar corrigir o erro de outra pessoa? Hahaha Ambulâncias. Plural.
Já fui piloto agricola, nos anos 60/70 mais preciso em 69.Éramos pilotos da AIA Aviação Industrial e Agricola, tive um incidente em 26 de janeiro de 69 , cortando tres cabos de alta tensão, a hélice cortou os três em 45°.Tive mais duas paradas de motor, uma em Ituverava na fazenda Maeda e outra em Castro aplicando herbicida no trigo, parou e cai na roça, e graças à Deus , em nenhum dos incidentes tive qualquer lesão isso voando PA 18 com 135 CV.Totalmente Adaptado.Mas era muito bom.Araraquara sp,
Ituverava sp ? Eu moro aqui em Ituverava kkkk
Muito bom o vídeo, parabéns!
No caso do primeiro acidente mostrado, o CENIPA constatou que a manutenção de uma peça ,responsável pela fixação das asas, nunca foi feita. Os usuários não respeitaram as orientações para a manutenção da aeronave , conforme determinava o fabricante EMBRAER.
*Não posso negar que as vezes tem obstáculos como fios de alta tensão e árvores, mas é bem raro em meio a grandes lavouras.*
_A maior causa de acidentes na aviação agrícola, pra começar, a maioria dos pilotos são jovens, início de carreira, inexperientes, com excesso de confiança, que gera falta de atenção e irresponsabilidade._
*Muitos deles começam a voar, vão ganhando confiança, começam a fazer manobras arriscadas e em pouco tempo estarão fazendo acrobacias aéreas, tirando finas das coisas, pensam que estão na esquadrilha da fumaça e o trabalho perde a importância e segurança, passando a ser uma grande brincadeira!*
Sim, boa parte dos pilotos agrícolas são jovens, porém, jamais inexperientes; para se fazer o curso, o mínimo requerido é de 370 horas de voo, e, muitas vezes, o próprio aeroclube recusa pilotos que chegam com essa quantidade de horas; outrossim, a primeira safra do piloto agrícola é muito difícil, justamente pela falta de experiência. Dá para se dizer que mais de 90% dos pilotos que voam nas lavouras tem mais de 1000 horas de voo.
Porém, não nego, há pessoas no meio aeroagrícola que acabam se deixando levar pela confiança excessiva na máquina e em suas próprias habilidades.
@@silvanschneider1288 Sim. A "inexperiência" que eu quis dizer, não é pelas horas de vôo, mas no sentido de "amadurecimento pessoal" mesmo.
@@silvanschneider1288
*"o mínimo requerido é de 370 horas de voo"*
O que é uma experiência reduzidíssima.
@coriscotupi Você concordando ou não, 370 horas já são o suficiente na prática para um piloto entrar em uma Azul da vida e voar Caravan, assumir um Sêneca, Sertanejo, etc... O mesmo acontece com a AVAG, fica fora de mão aumentar os mínimos exigidos, haja vista que já é o curso comercial que mais exige horas para ser realizado, o piloto que queira entrar nessa área de trabalho vai ciente dos riscos da profissão e é bem orientado no curso de CAVAG. Conheço amigos que fizeram o curso com algo em torno de 400h e não tiveram dificuldade alguma, nunca se acidentaram e estão bem.
Lembrando que 200h em avião convencional diferem de 200h feitas em 152, da mesma forma que uma safra em avião agrícola difere de um ano trabalhando em linha aérea. Abçs.
@@silvanschneider1288
*"370 horas já são o suficiente na prática para um piloto entrar em uma Azul da vida e voar Caravan"*
Onde ele voará bastante tempo como copíloto, sendo supervisionado pelo aeu comandante/instrutor, até fazer o cheque re rota, etc.
*"Lembrando que 200h em avião convencional diferem de 200h feitas em 152"*
Experiência em avião convencional serve para voar avião convencional. Na prática, a diferença está no solo, em manter a reta na corrida de decolagem e após o pouso. Uma vez voando, m avião convencional é exatamente igual a um 152. Me pergunte como eu sei.
*"uma safra em avião agrícola difere de um ano trabalhando em linha aérea"*
Claro, ninguém disse que é a mesma coisa, são necessidades inteiramente diferentes. O que não refuta meu comentário inicial: 370 horas é bem pouca experiência.
Esse acidente de chapadas do sul foi perto da minha casa mora no meio de chapadas e cassilandia
Eles por só só, não são perigosos, o que os torna perigosos é a sua característica de operação. Muitas vezes operando fora do envelope de segurança estipulado pelo fabricante.
Creio que o futuro dos Air tractor e Ipanemas é torna-los um "semi-drone", áreas planas sem obstáculos, o avião voa sem piloto e controlado do solo e com ajuda de um dronesinho para observação, já áreas mais complicadas , o avião decola tripulado.
Eu não acredito, a única vantagem é não pagar o salário do piloto do avião, mas vai pagar o salário do controlador do drone do mesmo jeito.
querem robotizar tudo hoje em dia é IA praca é IA pra la, daqui uns tempos ate medico vai ser um robo sendo que o planeta esta cada vez mais superpopuloso e o ser humano vai servir praque afinal no futuro?
--Negativo, o motivo de acidentes é a irresponsabilidade de grande parte dos pilotos agrícolas.
--Se o piloto fizer tudo certo, nunca ira cair. apenas nos casos de falha de motor que mesmo assim se vc for um piloto responsável vc ainda terá chance de fazer um pouso forçado na lavoura mesmo.
--Ta cheio de piloto morto por abusar da aerodinâmica em manobras extremamente apertados.
--O cara prefere correr o risco de um stoll a fazer uma curva mais larga.
Vôo critico, falta de experiência e falhas de manutenção e sinônimo de acidente....
O Brasil já evoluiu agora tem os drones agrícolas
Gostei👍
Parabéns, ótimo video sobre as pulverizações aérea!
Vídeo meio triste mas necessário
O PERIGO NÃO E VOAR BAIXO
E O TAL DO TELEFONE QUE O PERIGO
😢 TRISTE DEMAIS 😢
só nào fazer merda. a grande maioria abusa da sorte.
ESSE IPANEMA É FRIA, PESQUISEM QUANTOS JÁ TIVERAM SUAS ASAS ARRANCADAS. ERRO DE CÁLCULO DO PROJETO, MOSTRA QUE É FRÁGIL MESMO.
Claramente dá pra ver que esses aviões tem uma falha nas asas que não aguenta a pressão do vento quando o piloto puxa o controle pra cima pro avião subir rapidamente.
Negativo, existe algo chamado "envelope de vôo", basicamente, ele diz a que velocidade e com que peso pode-se efetuar manobras mais "apertadas", como procedimento padrão de alijamento, o piloto deve "picar" e não "cabrar", isto é: controlar o avião para baixo e não para cima, pois a própria descarga rápida de centenas de quilos fará com que o avião suba.
Pode ser mesmo estrutura, mas creio q estão dentro das normas de segurança devido à necessidade de manobras forçadas mesmo! E penso q aí se consegue economia de combustível ao fazer manobras muito longas
Quando chega o dia do cara partir não tem jeito ele vai mesmo. Um avião quebra as asas , fica todo destruído e o piloto sobrevive . O outro o avião ficou praticamente intacto e o piloto se foi . É cada um com sua vela da vida acesa . Quando ela apaga meu amigo já era .
O registro de incidentes não é representativo de todas as operações de aeronaves agrícolas no Brasil. Muitos pilotos e companhias aéreas ainda operam com segurança e eficiência, sem sofrer quaisquer incidentes graves.
@@FazendaHighTech Toda maquina , tudo que se é construído por .meios humanos , são filhos. Um colega de trabalho, bateu uma moto, que estourou o pneu. Moto com 60 dias de comprada. E teve o várias faturar e ficou prensado, embaixo de um camionete . Seu capacete quebrou, capacete esse ganhado na compra da moto. E teve até perca de massa encefálica. Fico 3 meses enternado, perdeu o movimento do lado esquerdo e teve deficiência de fala . Um ano e meio depois ele caiu da arquibancada do centro poli esportivo da cidade onde morava. Bateu a cabeça num.dos degraus e teve um pequeno corte próximo.da orelha esquerda . Foi ao médico, tirou Raio X e levou 3 pontos . 12 dias depois teve dores forte na cabeça, voltou ao hospital já com acidente vascular cerebral . Faleceu a 1 hora e 23 minutos do mesmo dia . Segundo os médicos esse derreme vulgarmente falando , foi consequências da queda no ginásio de esportes. Ou seja . Por tudo que passou não morreu. Os médicos deram 15% de chances dele sobreviver . E não morreu . Faleceu de um tombo bobo que em nada teria de gravidade . Ou seja morreu no dia e hora que tinha de morrer .
Verdade mesmo!
No meu entendimento essas aeronaves deveriam pusuir o trem de pouso retrátil pois em emergência pousaria de barriga sem correr o risco da aeronave afundar no terreno sulcado e capotar
Esse ano eu vi um acidente caio na marta
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
E sobe esses abates dos javali? É Eva ou ilegalmente?
Qual seu problema com a aviação agrícola?
Algum piloto agrícola pegou sua mulher ?
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Então né. Tem que falar. Tá cheio de crianças abusando da aerodinâmica das aeronaves. Depois ficam espalhando que a aviação agrícola é perigosa, para os irresponsável é perigosa mesmo.
@@williammelek8318 Quem tem que falar disso são os pilotos experientes e os especialistas em segurança da aviação, apenas.
Aqui no Brasil tá pior que estados unidos,e não pode matar né , sabe pq, dá crime ambiental 😢
Meu amigo morreu nesta aviação
Meu primo morreu em um deste em Roraima
Cenipa fica sabendo desses acidentes
OLA BOA NOITE/ SEGUNDA FEIRA/ 23/09/2024.OK
Na minha cidade
Deveria conversar menos e mostrar mais
Pois é....e para o Ministério do Trabalho, não é perigoso, pois consideram apenas o risco pela exposição ao barulho e vibração. UM ABSURDO !!!!
AQUI É O BRASIL !!!!!!!!??!
Então por isso inventaram os drones agrícolas
Pq n usam drone?
Quero tirar minha licença
O MEU VO TEM U
M junhers 87 de passar veneno
Inpresario só que ganha dinheiro
A imagem que “vende” o vídeo é enganosa, uma pena porque o conteúdo é bastante interessante, mas... a mentira não me convence pessoalmente.
Primeiro 😢😢😢😢
Os Drones já estou subistituindo os aviões.
Os drones só vão operar na grande maioria nas fazendas menores, nas fazendas grandes creio que os aviões serão os preferêncial ainda.
Nem tudo dá para fazer com drones, devido a grandes propriedades, a precisão e suas consistências de alguns defensivos.
Só que o homem ñ para de avançar nas tecnologias... gosta dos desafios e de quebra suas limitações
Tá sim, fazendo estourando 30ha por hora? Quero ver drone fazer 3000ha em um dia.
@@silvanschneider1288 Vai ver. Eu também não acreditei quando vi ordenhadeira robótica tirando leite de vaca.
😅😅😅😅😅kkkkkkkkkkk
Nao sabe nada de aviação agricola!
Defensivos agrícolas? Por que não dar nome aos bois?
Profissão com dias contados. Irá dar lugar aos drones. 100% seguro e mais eficaz
Drone está mal mal dando conta de área pequena
O NARRADOR DESSE VÍDEO, PRECISA FAZER ALGUMAS AULAS DE PORTUGUÊS, PORQUE EM UM DETERMINADO MOMENTO DO VÍDEO ELE DIZ QUE AS AMBULÂNCIA JÁ TINHA ( CHEGO ) ISSO TA COMPLETAMENTE ERRADO, O CORRETO É ( C H E G A D O !!!! )
Sério noooooosssa q mais se sabe corrigir kkkkkk
*_"as ambulância"_*_ (sic)_
Não é engraçado quando alguém comete erro justamente ao tentar corrigir o erro de outra pessoa? Hahaha
Ambulâncias. Plural.
Me segue lá mano