surreal que vocês vêm QUALQUER pessoa criticando alguma coisa relacionada à aclamada sarah j maas e já querem vir bater boca, mesmo que às custas da ignorância de não parar pra ouvir a introdução do vídeo onde ele diz CLARAMENTE que as opiniões não são dele. mesmo se fossem, tem muitas que fazem sentido, sim! eu, como leitora de trono de vidro e corte de espinhos e rosas, concordei com várias, e aí? vocês ficam tão presos ao fato de terem gostado dos livros dela que simplesmente ignoram que ela é muitas vezes problemática, sim!
Nossa, sim, eu li até o 4° livro, depois de toda essa treta vou ler os próximos da força do ódio, mas eu concordo com muita coisa, principalmente esse lance de macho estereotipado (todos tinham algum estereótipo, seja Dorian sendo um cafajeste até se apaixonar pela moça diferenciada, até o Chaol sendo chato e superprotetor ou o Rowan, o magnífico homi gostoso mas grosso e marrento), esse lance das mortes é uma merda mesmo, a falta de representatividade é uma vergonha e por aí vai. Povo quer pôr obra em pedestal por causa da memória afetiva, gente, sem condições.
deixem de ser ignorantes, ele não está apontando erros de livros que não leu, ele está apenas comentando sobre a treta da sarah e sobre os motivos desses problemas, apenas tentando esclarecer tudo o que envolve a autora. pelo amor, ninguém é obrigado a gostar do seu livrinho favorito não.
Mas você querer fazer uma crítica baseada em opiniões de outras pessoas e não ter a sua própria, sinto muito, mas seus argumentos perdem credibilidade.
@@cupcakedoce956 você viu o vídeo todo? ele não está criticando, está apontando os erros que EXISTEM. agora se vcs se doem por causa da verdade é problema de vocês
Corte de espinhos e rosas me mudou muito, eu amo a série e lembro como eu sentia a agonia da Feyre enquanto lia. Concordo em alguns pontos mas em outros não, acho que todos deveriam ler quando tiverem um amadurecimento como leitor para não romantizar alguns acontecimentos. Em ACOTAR nós vemos um relacionamento tóxico, passa por traumas, depressão e no decorrer da história a própria protagonista enxerga a situação.
Exato ! Dá mesma forma que ser fã ñ é só passar pano e aceitar tudo! Vejo mtos erros nos livros dela,mas mesmo ñ vou deixar de ler ou gostar só por causa disso , até pq ,já tá escrito lá, a única coisa é esperar uma explicacao melhor vinda ou da autora ou em outros livros ,e exigir dela em próximos livros tbm,mas tirando isso , ñ tem oque fazer , cancelar ñ vai adiantar nada
Eu amo os livros de acotar (nn li tog ainda), e real, eu acho incrível, mas pra mim é exatamente o que vc falou, tem algumas coisas problemáticas, mas nn tem problema vc amar a série, desde que vc reconheça isso
@@MariaEduarda-ti3zp pelo q entendi do video, ele quis explicar pq n vai ler a série baseado nas coisas q falaram pra ele, e nas tretas que a autora está envolvida. Ele deixou claro que estava recontando o que escutou, então não vejo problema em ele não ter lido o livro.
@@MarcelleLeiturasPreguicosas Não vejo motivo pra fazer um vídeo disseminando fake news, não acho compreensível, muita gente vai assistir e acreditar no que ele ta falando e vão pensar errado sobre o livro ... apenas
@@MarcelleLeiturasPreguicosas exceto a falta de representividade, todas as outras informações estão erradas e distorcidas e lendo os comentários você pode ver que tem muita gnt levando o que ele disse no vídeo como verdade sendo que não é.
Só quero dizer que ri muito quando vi a miniatura, pq só lembrei dos stories do GF kkkkkkk "Será que você consegue colocar uma espada na minha mão?" Kkkkkkk
MEU PAI O QUANTO QUE EU FIQUEI FELIZ DE TÁ ROLANDO OS RELACIONADOS E ACHAR ESSE VIDEO! Sempre soube que tem uma galera que torce o nariz pra Sarah J. Maas e nunca entendi o porquê. Só tive uma experiencia com a autora lendo o primeiro livro de ACOTAR e não gostei nenhum pouco da história e muitas coisas me incomodaram e por isso me desanimei total pra ler Trono de Vidro!
Pena que você desistiu de ler porque o que te incomodou teria sido desenvolvido a partir do 2 livro e mostrado que foi intencional da autora pra poder abordar o tema. Amo trono de vidro, recomendo muito a Celaena é fantástica!
Finalmente estou vendo alguém falar sobre diversidade em mundos de fantasia. Pessoas escrevem sobre dragões e outros seres inexistentes, características de personagens irreais, mas uma pessoa "fora do padrão" aparentemente é passar dos limites kkkk Já sobre a questão de ler algo e tirar sua própria opinião, sinceramente gente eu também tenho pessoas que confio e que conhecem o meu gosto. Quando você acompanha uma série de livros e constrói um certo apego, óbvio que apesar das problemáticas não vai parar de gostar. Mas é MUITO mais complicado ter interesse quando se ouve tanto críticas da tal obra.
Eu não posso falar sobre trono pq ainda estou no segundo (apesar de ja ter pego uns 15 mil spoilers), mas em corte eu creio q a autora começou evoluir no aspecto da diversidade, 3 dos 6 personagens do grupo principal (a corte dos sonhos) são pardos (apesar do povo fazer fanart deles brancos), uma tem características asiáticas, outra é bi (demora pra gente descobrir, mas eu acho q essa personagem vai ter um livro próprio onde a autora vai se aprofundar na sexualidade dela), sem contar q dos sete grão-senhores existentes na história o Tamlin é branco, o Kallias é albino (ou pelo menos parece ser), o Tarquin e o Helion são pretos, o Rhys o Thesan e o Beron são pardos (eu não tenho certeza sobre o Beron), e , geralmente, as pessoas das cortes deles tem a mesma cor de pele q eles, tb tem o fato de q o Thesan é gay e q o Helion é bi. Pra mim, lembrando q esse não é meu lugar de fala, a autora evoluiu bastante no quesito diversidade em relação a cores de pele, mas eu ainda sinto falta de uma maior diversidade de personagens LGBTQIA+.
e ainda bem que vc deixou claro que esse n é o seu lugar de fala, pq ela n evoluiu em basicamente nada com rep de raça, vcs realmente acham que descrever tal personagem como moreno ou bronzeado eh representatividade, a mulher não tem nem coragem de usar a palavra NEGRO pra descrever um personagem, a rep dela é podre e vazia
Sim, a representatividade dela nos livros ainda é bem falha, porém antes no começo era pior. Creio que ela evolua a representatividade em seus futuros livros de maneira mais transparente e protagonizada, e não em segundo plano.
Eu acho uma besteira, se ela quer colocar todo mundo branco, hétero é homem não teria problema, parece que é obrigatório colocar diversidade nos livros agora. Olha oq aconteceu com a JK rowling
Dos personagens masculinos acho o pior o Aedion, ele é colocado como um cara completamente escroto, muito arrogante, com uma postura péssima. O que ele faz com a Lysandra durante a guerra e a postura dele com a Alien, ele é muito agressivo e está sempre com aquela postura de macho superior, que nunca é problematizada e que a única "redenção" é um pedido insosso de desculpas. Não deu mesmo, acho impossível gostar dele. Para mim, ele perpetua muito a postura de homens tóxicos e é intolerável.
11:00 não é o Rhysand é o Tamlin. Só corrigindo mesmo. E a representatividade, realmente não é muito. E eu achei muito bom, ela trabalhar o relacionamento abusivo como ele realmente é. Eu acho errado essa cultura do cancelamento.
@@SukAndrade alguns momentos no segundo e no início do terceiro, e não sei se no primeiro também. Em que ele tem uns rompantes de raiva com a Feyre e acaba machucando ela.
@@heloisaalexandre1662 sim, as agressões físicas e mentais dele com a Feyre eu lembro. O que queria Saber era essa questão de pensar no filho e gozar como foi dito no livro, essa parte que não recordo.
@@SukAndrade ah isso não aconteceu não, ele distorceu o contexto da cena. Até porque ele não leu, mas acontece uma cena em Acofas que eles pensam no futuro, em ter um filho e depois de conversarem eles tem um momento íntimo.
@@melxgoncalves pra opinar é necessário SABER do que se fala e só dá pra saber se LER. opinião não é bagunça assim não. ai saem soltando um monte de coisa nada a ver, informações ERRADAS e acham que tão arrasando
Esse é o melhor comentário 😂 mas falando sério hj em dia todo mundo ama essa mulher, eu já tava até me sentindo excluída por ser a única que não endeusava ela no meu círculo de amigos.
Tudo bem gostar do livro, mas o pessoal exagera. Li as duas séries (achei péssimas, por sinal) e eu pude notar, sim, problemas muito grandes. Gostar faz parte, reconhecer as problemáticas também. O que não dá é fingir que nada disso existe e "aceitar" que ela continue agindo dessa forma.
"Não quero forçar diversidade" Como se vivêssemos em um mundo onde só existem pessoas brancas, cis, hétero e no padrão de beleza eurocêntrico e escrever um personagem fora disso fosse nossa surreal. Pelo amor de deus que sono de gente assim
Eu penso diferente sobre a questão da queda de qualidade na história, em Trono de Vidro eu gostei muito mais dos últimos livros do que dos primeiros, pq me pareceu que ela pensou em tudo, tanto que algo que aparece no primeiro livro que vc imaginava ser sem importância, no quinto vc entende exatamente o porquê daquilo, e que aquilo significava algo muito maior do que vc imaginava. Eu não entendo quem achou que depois ficou ruim kkkk, mas enfim, cada um tem sua opinião e eu respeito. E sobre muita gnt falar que a série fica ruim, ok, isso realmente acontece, mas por outro lado MUITA gnt tbm fala que ela fica muito melhor. Ngm é obrigado a ler algo, lógico, mas basear isso apenas em um determinado grupo que não gostou, enquanto vários outros gostaram, a meu ver, não é algo que faz muito sentido.
Ele se expressa muito bem, tá claro que o vídeo é sobre pq ele n quer ler livros da Sarah J e o pessoal fica cobrando que ele tem que ler os livros... A vida é muito curta pra perder tempo lendo livro que não vai agradar (ele menciona que não curte retelling tbm)
Algumas informações do vídeo estão erradas. E eu sinto que algumas das opniões que você recebeu foram de pessoas que não leram a série inteira. A representatividade racial é sim um problema, a maioria dos personagens são descritos como brancos ou “bronzeado do sol”. Isso ninguém pode negar! Sobre os relacionamentos: por não se tratar de humanos na maioria dos casos, não existe “hétero” “Bi” ou “gay”, existem parceiros e mais para o final de TOG da pra ver isso ser bem explorado e explicado. Mas quando são relacionamentos humanos são todos héteros sim, e sem qualquer representatividade. Sobre destruir pessoas e personagens: a história se passa em uma guerra. Muita gente morre. Muitos sacrifícios são feitos para salvar um reino ou pessoas. É tipo game of thrones. E muitos casais são destruídos e mudados, assim como na vida real, não acho que isso seja um problema. O relacionamentos abusivo se passa no primeiro livro de Corte de Rosas e Espinhos e foi feito propositalmente para ser uma pauta de discussão no livro, recomendo você ler. Em todos os livros, as personagens femininas são empoderadas e mais fortes - literalmente, elas são sempre as mais poderosas. Aelin e Amren estão aí de prova - mas como se passa em uma época imperial, os Homens são retratados muitas vezes como machistas e protetores. O que é um retrato real da sociedade, mas o livro deixa bem claro que a protagonista nunca se sujeita a eles. Enfim, amo seu canal e amo que vc se sujeita a novas coisas! Ganhou uma inscrita!
Eu queria MUITO que você lesse acotar para ter sua própria opinião a respeito da construção dos personagens e de como ela reescreve o conto da Bela e a Fera (primeiro livro), e o conto de Perséfone e Hades (segundo livro).Sou suspeita pra falar porque gostei bastante da trilogia, mas eu amo suas resenhas e desabafos literários!Se algum dia decidir ler, serei a primeira a assistir.
Li todos. O que gostei foi da Celina não se limitar a parceiro nenhum. Quando ela evolui, e seu companheiro, além de não evoluir, fica "magoadinho" pq é mais fraco, ou fica assustado pela força dela, eles terminam e ela encontra alguém melhor. Sem essa de se fixar em relacionamento abusivo.
Para ser sincera, acho que a escrita dela só vai melhorando conforme os livros avançam. O segundo e o terceiro livros de Corte são bem melhores que o primeiro, e isso acontece tbm com Trono
Em trono de vidro mal conhecemos Celaena, então falar que ela não mata ninguém é pra quem realmente não leu a série. Sobre a queda de qualidade eu discordo, os livros só ficam melhores.
@@deboravasconcellos8571 válido tbm! Ninguém vai agradar todo mundo né....bom pra SJM que tem gente que gosta, mas se não gostam... está tudo bem também hahahha
Gente, preciso falar meu ponto de vista como fã das séries da SJM. Eu acho que muito dos problemas da série são criados pelo próprios fãs. Os livros da sarah são hipersexualizados pelo fandom, mas se você de fato vai ler não é nada do jeito que é pintado (a menos que eu tenha amnésia, grande parte do que é falado, não acontece). Agora quanto aos personagens, de fato são tóxicos em parte da história sim, mas eu pessoalmente acho que isso vem do ambiente que eles estão inseridos e do arco que eles terão que cumprir. Então pelo menos pra mim, não me incomoda pq não da pra esperar plenitude de alg que está inserido num ambiente tóxico e considero mais importante esse arco de redenção, principalmente porque isso não vem só dos personagens homens. Infelizmente não tem como defender a falta de representatividade e posicionamento da sarah, e espero que num futuro ela compreenda que esse tipo de coisa é importante e MUITO. Eu adoro a historia dos livros, apesar dos seus defeitos, e espero q a autora evolua nesse sentido e não seja outra JK. De fato, esses livros deveriam ser indicados para um publico mais adulto, pq vc precisa de certa percepção de mundo pra não romantizar o que ta sendo escrito e ter um senso mais crítico. Enfim, acho importante esse tipo de discussão e cobrança com a autora também. Só queria opinar mesmo kkkkk
AMG SIMMMM O fandom sexualiza muuuito os persongens... tipo muito mesmo, a ponto de as pessoas de fora acharem q todos os livros são repletos de putaria e véi- kkkk Eu posso contar nos dedos quantas cenas hot apareceu na trilogia de acotar, e olha q os livros são enormes Principalmente no Twitter os stans são insuportáveis, sempre quando falam "Azriel" pode ter certeza q estão falando da rola dele e isso é tão ???? Ninguém aguenta esse fandom
1- Rys nunca bateu na Ferye na série de corte de espinhos e rosas! 2- Tamlin que possuía um comportamento abusivo e tóxico, e ela deixou bem claro com isso pode destruir! 3- Ainda na série de corte de espinhos e rosas, tem um pouco de representatividade sim! Tudo que indica que será explorado nos próximos livros. 4- Acho que deveria ler a série e apenas depois vir falar sobre a autora. Entendo que confia na suas amigas. Mas, como booktube, formador de opinião, seria importante ler e somente depois opinar sobre os problemas da autora! Fazendo uma analogia, é criticar um prato de comida apenas pela aparência... Tem que seguir e explorar mais a série e vê o desenrolar. É o que você diz no final do vídeo “precisa ter o máximo de informação possível...” 5- Acotar é muuuito, mais muuuuuito diferente de a bela a fera! E a autora apenas explora a problemática do comportamento abusivo da fera (que não tem o desfecho feliz com no conto da Disney). Ela explora justamente o que um comportamento abusivo faz com a mulher! Mas precisa seguir na série para ver isso, para ver abaixo das camadas iniciais mostra no primeiro livro... Sobre TOG, não posso opinar porque não li!
Concordo com oq vc disse, exceto no caso da representatividade. Ali nos personagens principais não tem uma pessoa negra, e a sarah jogou a mor como bi pq era conveniente, pq acho que no final a mor não vai ficar com ninguém aparentemente (e tbm pq o próximo livro vai ser focado no cassian e na nestha).
@@lenara885 também acho que jogou Mor como bi porque foi cobrada sobre representatividade, inclusive ficou bem forçado e ainda tenho a impressão que ela tinha pretensão de deixar a Mor com o Azriel sim, porém acabou mudando de ideia por causa da representatividade.
Tbm acho, os recontos dos contos de fadas não passam de uma ideia, pq quando vc realmente lê não tem praticamente nada de reconto nos livros da Sarah, é algo diferente e totalmente original
Não entendo qual o problema de ele compartilhar a informação que recebeu com a gente, seria a mesma coisa de ele compartilhar a dele: é apenas opinião.
O pessoal aqui nos comentários realmente não entendeu. É muito fácil ficar chateado com o rapaz e vir xingando ele de mentiroso sendo que em nenhum momento ele afirmou como verdade absoluta. 50 vezes ele falou que perdeu o interesse de ler e que o intuito do vídeo é reunir informações que são importantes sim de ter noção pra quem não tem acesso a elas em inglês. Se ele confia nisso tudo, é uma decisão do coração dele e cabe a gente ter senso crítico de procurar a respeito e tomar nossas próprias decisões. A falta de atenção e interpretação tá braba!
eu concordo sobre a qualidade da escrita, eu ja li muitas series e quando eu fui ler acotar depois de todo o hype, achei bem raso, a escrita repetitiva, livros super longos com muita encheção de liguinça sabe? já li uma critica sobre ela que dizia que ela já tem uma fan base tão solidificada que já não se esforça tanto na qualidade da escrita dos livros e a editora não cobra muito isso dela porque sabe que vai vender, parece que falta revisão, falta edição, a novela que ela lançou depois da trilogia de acotar foi a coisa mais sem sentido que eu li esse ano.
desculpa, mas a escrita dela é incrível. é sempre assim, né? a pessoa uma a norma culta e uma escrita criativa e sempre começam a dizer o tal "encher linguiça". isso é ignorância.
@@ben-ke3rw Opinião e experiência de leitura: sabe o que tem em comum? As duas coisas são pessoais. Ignorância é você falar que uma pessoa é ignorante, simplesmente por não gostar do estilo de escrita de SJM. Levando em consideração que não é só ela que acha. Assim como você tem sua opinião sobre a escrita de SJM, ela tem a dela e tudo bem. Você não é o dono da verdade.
@@NHYUXIE da mesma forma como ela teve o direito de dar a opinião do que ela acha, eu também posso da mesma forma. dizer que a escrita de alguém é "encher linguiça", é um desrespeito e tanto, caso não saiba.
@@ben-ke3rw Olha, "encheção de linguiça" não é nenhum xingamento ou ofensa, no máximo uma crítica construtiva, e vai do autor investigar isso ou não. As opiniões de alguém por um livro dificilmente podem ser chamada de "desrespeitosas", pois é sobre a experiência, que para ninguém é igual. Pra alguns parece que é encheção de linguiça, pra outros não. Nenhum dos dois está certo. Nenhum dois está errado.
@@ben-ke3rw Leia Tolkien e Martin, depois releia a Maas e me diga se ela está nesse mesmo patamar de literatura. Ela não tem um escrita incrível e já li livros nacionais com escritas melhores que os dela, mas por fãs que nem você, que acham que a Sarah é alguma deusa da escrita, ela não se esforça pra melhorar.
Só fiquei com medo de descobrir, que ele sabe o que nos compramos com o link dele kkkk já comprei várias coisas pelo o link dele kkkk inclusive brinquedos sexual kkkkk
Robson Vilela Ele disse que uma vez compraram camisinha com o link dele. Agora não sei se a pessoa contou para ele ou ele recebeu alguma notificação. Hahhaha
As garotas que falam que querem um namorado superprotetor e ciumento, não sabe o que diz. É justamente por não ter tido um namorado assim. É horrível. No começo pode até ser fofo, mas com o tempo, você vai morrendo sufocado por tudo isso. Assim que começa um relacionamento abusivo.
Eu gosto de ToG mas assim... Os personagens são todos iguais, realmente só muda a cor do olho ou a tonalidade do loiro nas mulheres. Aí entra a Nehemia que era negra e tinha TUDO pra ser uma personagem super bem trabalhada, e a Sarah mata. Representatividade lgbt também quase não existe. Outra coisa que me irrita é o quanto todos os homens são completamente tóxicos e as mulheres continuam ali em cima deles (O Rowan mesmo parece um animal com a Aelin cara). Eu perdi super o interesse no quarto livro porque começou a me irritar certas situações, mesmo assim terminei porque já tinha comprado todos.
[SPOILER ALERT] Bom... Esse vídeo já não é mais tão recente assim, porém eu o assisti agora e sinto que posso falar sobre, visto que li ambas as séries e devo ressaltar algumas informações... Falam de falta de representatividade do movimento LGBTQ+, porém se esquecem de uma das personagens mais amadas de ACOTAR Mor, que revela para Feyre em um momento emocionante de conversa que não se sente atraída por homens... Ela simplesmente não escancara essa informação na história, e conhecendo o lugar terrível de onde ela veio (que foi relatado propositalmente dessa maneira) talvez seja um pouco de receio ou medo de como as pessoas irão encarar tal situação ... Bem parecido com a realidade, não acham? Assim como os relacionamentos “abusivos” são formados inteiramente por características mundanas embora muitos sejam por feéricos o que justificaria um sentimento mais territorial... Porém o que mais me encanta na escrita dessa autora incrível é que tudo é proposital, se há um relacionamento abusivo ela faz questão de ressaltar essa informação, e não é romantizado como muitos pensam. E uma das coisas que eu mais gosto é a construção e desconstrução de personagens, nem mesmo o vilão é totalmente trabalhado em vilania, e nem todo mocinho é santo. Sabe, o que mais me intrigou nesse vídeo? Foi de fato não haver embasamento concreto. Não entenda como uma ofensa ao seu trabalho, visto que eu não acompanhei muitos de seus vídeos, mas acredito que para cada crítica exista um embasamento, e como leitora devo ressaltar o que vi em diversos comentários desse vídeo, que sem ler é difícil criar opiniões, e quando as cria, é difícil se levar a sério. E a propósito, Trono de Vidro não é mesmo uma série para ser vista como tendo uma protagonista mocinha que não faz merda, muito pelo contrário... Seu surgimento e por consequência disso sua fama se cria por ser uma ASSASSINA... E sobre sua relação com Rowan, é difícil realmente falar coisas desse tipo sem ter lido, porque um fato que eu não me lembro de ter visto ninguém apontando por aqui, foi o de que o Rowan estava sob acordo de lealdade com Maeve, a verdadeira vilã, que o obrigou a “preparar” Aelin para o que estava por vir, e de resto, ela é uma assassina incontrolável e de pavio curto, enquanto ele é do mesmo jeito, só que tem isso envelhecido por 300 anos! Enfim... Pra finalizar minha crítica gostaria de compartilhar um artigo de uma escritora que fala sobre sua experiência com ACOTAR, e como não desistir no meio do caminho por uma relação tóxica tornou essa uma leitura indispensável para ela. bookwormscientist.com/um-post-para-falar-bem-de-corte-de-espinhos-e-rosas/ E peço encarecidamente que se for fazer esse tipo de vídeo novamente, por favor leia, não se baseie em experiências alheias, isso tira total credibilidade do que está sendo dito.
Obrigada por nao me fazer surtar com os comentários que vi nesse vídeo... é realmente lamentável as pessoas falarem dos livros sem ao menos ter finalizado a série e ter uma informação concreta😪
Tem uma frase do George R.R Martin que diz " Se você procura principalmente por histórias representativas e com diversidade, então procure autores que sejam diversos". Isso não tira o fato de que autores brancos também devem incluir outros tipos de personagem a história, mas sim que o retrato mais fiel vai ser das pessoas que têm características em comum com os personagens. Se você é branco e hetero você está mais propenso a escrever histórias com personagens mais parecidos com vc, por ser parte de sua vivência, se é negro, asiático ou de outra sexualidade vai retratar com mais fidelidade o que pessoas assim passam. Não estou dizendo que ela não deveria por mais diversidade na história, mas sim que ela vai estar mais propensa a escrever com as vivências dela.E sobre as cenas para "maiores", sim é muito desconfortável de ler pq não é necessário, porém até agora só vi no quinto livro de tog.
Vey, já li muito autor homem branco hetero cis que são super diversos nas obras. Acho isso muito desculpa de pessoas para não se responsabilizarem pelas suas construções. Quando a gente fala de representatividade racial e étnica por exemplo, essa responsabilidade não se limita a pessoas não-brancas, e muito pelo contrário, é responsabilidade da branquitude de desconstruir e repensar sua visão de mundo e a forma como eles reproduzem isso nas suas obras, até porquê são livros famosos e influenciam toda uma geração.
Concordo que tem que procurar autorres mais diversos, mas o fato dela ser padrão nao significa que ela não consiga trazer mais diversidade pro livro. Não da pra usar isso como desculpa.
@@pradisa_mas se for pra pesquisar, precisa ser em fontes confiáveis né? que falem oq de fato aconteceu na história, e pelo vídeo dele percebe-se que a única informação correta foi sobre a representatividade.
@@tainactorfavs Né? Nem precisa ler a série toda, mas pelo menos pesquisar o trecho, ou capítulo para ter uma visão mais ampla sobre o assunto, não usar apenas uma fonte e tal. 💁♀️
Se ela realmente falou que não quer "forçar diversidade", isso pode ser indício de mal-caratismo sem tamanho. Se ela quer escrever só gente branca e hétera, é um direito dela, mas agir como se todas as outras fosse "forçar", aí já estamos num patamar muito, mas MUITO errado.
pois é! Eu fiquei chocada com essa fala dela. Queria ter me informado disso antes de ter comprado os primeiros 2 livros de Trono de Vidro, porque agora com certeza não irei me sentir 100% confortável lendo livros de uma autora que pensa que colocar personagens de outras raças é *_"forçar"_* diversidade.
mau-caratismo porque? oq vc prefere, a diversidade forçada da Globo que só coloca minorias de forma pejorativa? A diversidade forçada da Marvel/DC que um personagem só faz parte de uma minoria pra agradar uma parcela de nerds? A diversidade forçada de várias obras onde minorias só existem pra cumprir tabela e agradar militante de Twitter? o ideal é q n haja msm uma diversidade forçada. Pq todo autor, sem exceção, que vem com o papinho de "vou incluir minorias pq elas são importantes" costuma fazer mais bosta doq qm exclui elas. Assim como todo autor q inclui minorias pq quer e n pra agradar os outros n faz essas msms bostas, obras feitas de minorias para minorias raramente sofrem com isso
@@garudadrakon4728 mas como ela quer tentar não força diversidades se todos os personagens dela são brancos?? Entendo que tem autores que, realmente, botam tanta diversidade que chega a ser forçado. Mas ela nem tentou fazer essa "forcaçao ou inclusão " de nada até agora. Acho que por isso as pessoas veem essa fala como incoerente ou de má fé.
@@nath_duraes6646 o único livro que a maioria dos personagens são brancos é tog em acotar mesmo da pra contar nos dedos o número de personagens brancos a mesma coisa com cidade da lua crescente. Ela ñ falou de força representatividade de forma que "a eu ñ quero botar" ela falou que ñ ia forçar representatividade em que botasse lgbts, negros, asiáticos.... naquele papel padrão dos livros que é isso pobres coitados os personagens que mais sofrem ou que são extremamente caricatos . Cidade da lua crescente mesmo tem um personagem que é um homem negro gay assumido e está na posição de poder ele é um dos personagens principais.
@@adrianeclarice319 kkkkkkkkkkkkkkk bronzeado nao é ser negro... onde foi que vc achou gente preta em acotar? pq eu me recordo de 2 ou 3 personagens que aparecem em um ou dois capitulos de toda a historia mas que nao possuem importancia nenhuma no roteiro... o que acontece é que a racista homofobica da sarah j mass coloca um personagem em um capitulo e o fandom tenta torná-lo um deus só pra passar o pano pra autora
não sabia de nada disso... que bom saber, prestarei mais atenção. já comprei os boxs e gostei bastante de ACOTAR. mas realmente estes pontos são super importantes e temos que falar, porque quando alguém pede indicação, podemos escolher outras opções. obrigada pelo video!
15:26 discordo sobre a qualidade da escrita, ao meu ver ela só evoluiu e sobre as séries, tog é completamente diferente de acotar e isso é nítido quando vc lê pelo menos dois livros de cada saga
Juro que fiquei vendo ele dizer isso e falei: "queeeeee". Reino das Cinzas, o último volume de TOG é maravilhoso, em todos os sentidos. Como pode ter havido uma involução. 😒
Isso q da pegar coisas fora do contexto e sem ler. Eu vim nesse video querendo ver se realmente estava dando dinheiro para uma autora bosta. Mas tirando a representatividade, que concordo q falta, o vídeo ta cheio de furos. E ele quis falar de uma pessoa q ele nunca nem conheceu. É difícil falar de algo q vc n tem conhecimento.
Sobre a Celaena não matar ninguém, em Lâmina é um banho de sangue, a partir do terceiro também. Hahaha Na minha opinião, só o segundo livro tem uma perda de ritmo de leitura, todos os outros são muito bons, favoritos inclusive haha. Os últimos dois livros são perfeitos!!!
@Gian Mazetto Tipo, a mina tá em um castelo com 700 guardas em cada cômodo, treinados para matar até um mosquito, caso ele importunasse alguém, tem uma fera matadora que arranca as peles das vítimas rondando o castelo, a única arma que ela tem são algumas facas improvisadas feitas com prendedores de cabelo, e ela ainda tem que bancar a daminha da corte que não sabe nem matar uma mosca, e eles esperam que ela fosse lá fria e calculista matadora e matasse cada pessoa na frente dela? São esse tipo de pessoas que não pesquisam nada sobre determinada obra e quando não é como eles esperavam eles ficam bravos e ficam fazendo crítica no skoob, todo mundo tem o direito de não gostar, mas a pessoa não ler nem direito a sinopse e ficar falando mal porque não é oque a capa mostra é no mínimo falta de senso.
Concordo com diversos pontos que você comentou e inclusive acho que DEVEM ser validados. Mas vou colocar meu lado de fã da Sarah a parte e dizer que sim, houveram relacionamentos tóxicos ao longo dos livros (Celaena e Chaol, Aedin e Lysandra, Tamlin e Feyre) mas houveram ali, coisas que foram necessárias serem impostas também. Celaena construiu um relacionamento muito bonito com o Rowan, assim como Feyre com Rhysand, e como leitora assídua e uma pessoa com mentalidade já formada, eu posso afirmar que nenhum desses relacionamentos foram abusivos. Houveram sim, momentos conturbados, e sim brigas que vejo como algum totalmente esperado se tratando de qualquer casal comum. É claro que algumas atitudes dos personagens foram erradas, mas isso também é esperado já que não temos personagens perfeitos. Além da questão da representatividade que a Sarah tem acrescentado nos livros e que muita gente escolhe ignorar ou fecha os olhos pra isso. Sarah não é um autora perfeita, mas em questão de saber fazer o trabalho dela, a admiro e vejo como inspiração pra minhas histórias também. Parabéns pelo vídeo e espero ver mais assim nesse estilo. Na questão de confiar na palavra de suas amigas, eu super concordo, mas sou do time das que acreditam, que é melhor ler e descobrir o que VOCÊ pensa da história. Antes de ler ACOTAR, eu vi algumas resenhas negativas que só me fizeram desanimar de ler a história. Mas se eu não tivesse lido, não sei o que estaria fazendo hoje em dia. Ler elas me deu uma outra visão de vida a qual eu não possuía.
E SIM, em ACOTAR temos representatividade tanto da comunidade LGBT quanto na questão das pessoas negras. Na corte estival, todos os moradores são negros. A representatividade LGBT também é mais presente do que nos outros livros, pois temos ali grãos senhores que inclusive são casados o que eu achei incrível!
vcs tem uma ideia muito rasa do que é representivadadekkkkk a famigerada corte de feericos negros que n tem destaque algum e só tão ali pra ela e vcs poderem dizer que ela coloca sim representativade racial !!! e a forma que ela descreve esses personagens "negros" que tao mais pra brancos bronzeados, e rep lgbt que fica de lado e ela ainda constrói de uma forma podre, parem de passar pano pra autora branca medíocre só pq vcs gostam dos livros dela
@@aphrwodite passo mesmo pq? Porque não me importo se gosto dos livros dela ou não, pessoalmente eles mudaram minha concepção de vida. Medíocre é vc q não sabe o que é respeito! Corte estival teve sim, muita representatividade caso você não tenha lido o livro direito. E a Sarah não é obrigada a ficar colocando personagens assim na história só porque pediram. Isso é problema dela, e pra alguém que a acompanha a muito tempo posso dizer sim, que ela é uma autora incrível e talentosa e sabe bem medir as coisas. A escrita dela amadureceu muito e muitas coisas que ela fez no passado não se encaixam na vida dela agora. Em Crescent City temos bastante representatividade também. Diversidade nos livros é importante sim, mas tenta explicar isso pra uma garota de dezesseis anos que escrevia em uma plataforma de auto publicação! É direito dela escolher se pronunciar sobre isso ou pôr isso nos livros. Mas por enquanto eu continuo apaixonada pelas histórias e é somente isso que ME importa. Tenha uma boa noite
@@marjorieswift8983 kkkkkkkkkkkkkkkkk pelo menos vc n tem vergonha de admitir que passa pano, e ela é sim, uma autora medíocre com uma escrita medíocre, o fato das histórias dela terem te ajudado n apaga o fato de que ela precisa melhorar e muito, e colocar personagens secundários como minorias enquanto os protagonistas são brancos cis heteros n é representatividade
O Paulo em muitos momentos ressalta que o vídeo foi baseado em pesquisas, opiniões de amigos (além das muitas críticas que recebe em contexto geral), é um conteúdo jornalístico de PESQUISA sobre a AUTORA e, consequentemente, os livros. Vai do telespectador TER A NOÇÃO que algumas críticas são místicas e vale sempre a pena a experiência. Grande parcela das críticas é por total falta de interpretação!!!!
Velho, achei bem interessante a ideia do quadro mas acho que toda a "pesquisa" seria mais verídica se tivesse lido os livros... Num outro vídeo você falou que gosta de ter lido o livro até o fim só pra falar "mal" dele com propriedade então por favor que as próximas críticas aos livros sejam baseadas no que você leu (mesmo que seja sobre a autora mas a obra dela foi citada logo tem que ter um conhecimento mais abrangente não só pedaços de opniões alheias) SPOILER (provavelmente) A SEGUIR Mas obviamente ToG e ACOTAR tem seus problemas e em questão disso temos que reconhecer ne - Ta mais do que óbvio a falta da representatividade LGBT e étnica, isso a SJM tá de fato pecando muito porque é algo que é necessário num livro (e é Necessário pronto e acabou)... A questão com a Mor e mal ser comentado a relação com a Fêmea a qual não sabemos quase nada e a Nehemia (única personagem negra de relevância no começo de ToG ter sido morta sem dar muito tempo de desenvolver complexamente) são essa pontinha do iceberg - Corte de Espinhos e Rosas (o livro 1 ta) aparenta algo que de fato foi o relacionamento abusivo, e isso é algo que é trabalhado nos outros livros até porque a proposta do livro ser um reconto de A Bela e A Fera é utilizada muito bem. Mas Quem é a Fera? O relacionamento da Feyre com o Tamlin deu indícios a todo momento de que tinha algo errado. E de fato tinha, tanto que foi algo totalmente diferente com o Rhysand. (Lembro de que a ~primeira coisa que o Tamlin fez quando viu a Feyre em Sob a Montanha foi querer transar com ela e eu fiquei tipo "????" Pq ne que se foda a segurança dela ou a vida) - Ah algo que eu odeio é ela querer formar casais usando todos os personagens mesmo que não seja relevante pra trama - Acho incrível como ela trabalhou a questão do Rhysand ter seus traumas e a Feyre também (ele estuprado por 50 anos e ela destruída por causa de um macho tóxico)e o relacionamento deles em se apoiar e respeitar - Em questão das personagens femininas eu acho um descaso porque a maioria delas são bem trabalhadas e construídas sendo fortes e tals, tipo As Treze, Aelin mesmo ou até Elide que aparentava ser fraca mas na verdade se desenvolveu muito bem (Em Trono de Vidro) e Feyre que me surpreendeu o desenvolvimento dela desde o primeiro livro (pra mim no começo ela parecia ser meio "morta" sabe, sem brilho mas dps que se livrou do embuste deu pra mostrar de fato o "porquê" de toda essa impressão) - Todos os personagens tem traumas e são coisas bem pesadas e trágicas tipo a tortura em Endovier, a família do Rhysand mas tudo tem um contexto e são relevantes para os personagens e suas histórias porque o mundo deles não é exatamente o nosso e no meio de guerras e sofrimento acaba sendo comum (infelizmente) - Sobre a Cealena não condizer com a personalidade de "Melhor Assassina de Adarlan" isso está totalmente errado, essa personagem é bem mais complexa e sabe manipular e se utilizar das situações. Devo dizer que em Coroa da Meia-Noite quando aconteceu a tal morte e a Celaena caçou e esquartejou o cara ela botou pra valer as habilidades dela - Pra mim o livro mais cansativo de ToG foi o Herdeira do fogo mas entendo que foi uma transição para a abertura do mundo que viria a seguir e sinceramente eu teria abandonado acotar se n tivesse pego o segundo pra ler logo em seguida confiando que seria bom pq eu não acreditei que os livros iam se sustentar só com os personagens que foram apresentados no começo Ai olha tem muito mais coisas a serem discutidas mas acho que algumas destas foram esclarecidas em outros comentários... mas é isso espero que você dê uma chance a mais para a SJM Ah me perdoe se pareci grossa ou coisa assim, o objetivo era só apontar e fazer comentários sobre algumas questões do video. Mas enfim adoro o canal e é isso kakkkkkk...
Eu posso sim concordar com muitos dos pontos nesses livros. Mas é algo tão engraçado, porque muitas das coisas que considerou negativa, era exatamente o oposto do que eu vi. Por exemplo, temos a Nehemia que é uma personagem negra, SEMPRE considerada linda demais, e que foi SUPER importante em Trono de vidro. Em ACOTAR temos uma pessoa que entende que esta em um relacionamento abusivo e SAI dele. Uma coisa que eu AMO na SJM é como a "princesa" não precisa ser imaculada. Essa questão dela ser a maior assassina era uma característica dela de antes do TOG, depois ela não quer mais ser isso e sim... ela mata muita gente. Acho que se a gente procurar, vai ver problemas em qualquer livro ou autor que encontrarmos... Eu não sou uma pessoa que fica procurando a negatividade das coisas, eu prefiro valorizar o que é bom, e SJM tem MUITA coisa boa!
@@isadoraromero7558 eu entendo que deveriam ter mais personagens negros, mas ela não morreu à toa, porque a autora queria cumprir tabela, ela era um ícone da rebelião, ela foi um mártir. Acho isso mais importante do que ter vários personagens negros apenas de enfeite.
@@nolan3398 discordo de você. Ela morreu pela revolução. Ou não se lembra do episódio próximo ao da morte dela, onde uma menina em Callacula começa a pensar em revolução? Não se ganha uma guerra com uma pessoa apenas, e para se ter um exército, as pessoas precisam de um motivo para lutar por aquilo. A morte da Nehemia foi o motivo de muita gente. A cor da Aelin não importa em nada nisso. É querer caçar um problema onde não tem
@@laisharnisch7635 São personagens q só servem pra incentivar o protagonista. Nunca tem realmente alguma necessidade,e podem ser facilmente substituidos(jogos vorazes). E o personagem negro mais importante de ACOTAR é o Tarquin,que só tá lá pra ser roubado kkkkk,colocaram a Mor bissexual só por causa da polêmica da representatividade.
Adorei o vídeo, Paulo. Sou fã dos livros da Sarah e comecei a ler eles bem novinha. Sinceramente não me recordo desses relacionamentos abusivos. Eu comecei a reler Trono de Vidro agora e quero prestar atenção nessas coisas. Concordo muito com a questão da representatividade que não existe. Mas não concordo que a Celaena é uma assassina que não mata kkkkk, em Lâmina da Assassina é que realmente conhecemos essa faceta da Celaena, é lá que vemos ela atuar assim. A partir do primeiro livro o foco é outro, é pós vida de assassina, ela foi levada até lá por esse passado mas, a história toma outro rumo.
Até porque trono de vidro tem romance, mas ele não é o foco. Se a Celaena terminasse sozinha pra mim não ia ter muita diferença. Nem sei como comentar sem dar spoiler, mas enfim, foca mais na trajetória da personagem e dos reinos desse mundo do que nos casais que são formados, não que esses não tenham importância.
@@marimp6095 Simm, eu particularmente gosto muito do par romântico dela. Mas concordo muito que o romance é secundário na história, sempre falo isso para pessoas que vão ler tog depois de ter lido Corte. Trono foca muito mais na construção dos personagens e do universo.
Sou muito cadelinha da Sarah mas concordo que falta representatividade em Trono de vidro, Acotar e minha série favorita mas as duas são especiais p mim (gente Corte de Espinhos e Rosas também TRABALHA a questão do relacionamento abusivo) a personagem tem um grande desenvolvimento e me ensinou muito.
A SJM realmente falha MUITO na falta de representatividade, mas em relação ao resto, infelizmente tem muita informação errada e distorcida no vídeo :( e muita gente que não leu vai sair propagando essas “informações” por causa da sua influência; amo você, Paulo, mas realmente a maior parte do conteúdo do vídeo não condiz. Rhys nunca bateu na Feyre, o relacionamento da Feyre com o Tamlin (o baseado em A Bela e a Fera) não é romantizado e sim tratado como um problema e isso é desenvolvido a partir do segundo livro quando a personagem percebe que tipo de relação teve e ela sofre com tudo o que foi gerado a partir dessa relação abusiva, os homens são mais grossos e muito protetores porque são guerreiros e isso não é direcionado às mulheres, apenas quando querem protegê-las em momentos de risco (com exceção do Tamlin), etc.
Li Corte de Espinhos e Rosas a umas duas semanas pq vi muitas pessoas falando bem do Rhyssand (acho que se escreve assim) e como ele era um cavalheiro. Porém me deparei com ele drogando a Feyre, obrigando ela a ficar semi nua em um local público, abusando dela na frente de todos e depois ainda fazendo uma tatuagem no braço dela (com um olho para vigiá-la). Isso tudo, acumulado com as outras situações, fez a Feyre entrar em um estado depressivo e desejar ser drogada novamente apenas para não ter que sentir a realidade de seu tormento. E veja bem: ACHO O TAMLIN DESPREZÍVEL só que isso não apaga de forma alguma o que o Rhyssand causou a Feyre, independente dos motivos que o levaram a cometer esses atos, ele os fez. Fiquei incrédula, desesperada, quando no final do livro a Feyre simplesmente esqueceu tudo isso. E não; não estou dizendo que o Rhyssand não merece uma redenção, mas juntar ele e a Feyre é muito perigoso! Simplesmente joga fora qualquer identidade corporal da personagem. Teria sido melhor se a autora tivesse trazido outro personagem para ser par romântico da Feyre e Rhyssand, como amigo, alcançasse a redenção ajudando-a a sair do relacionamento abusivo com Tamlin; EU acho que seria um desfecho melhor, mais respeitoso com a comunidade feminina que sofre constantemente com casos de dopagem, o “boa noite Cinderela”. Não tenho intenção de continuar a série, li apenas o primeiro livro e uns spoilers do Instagram, pois Corte de Espinhos e Rosas quase me arrastou para um abismo. Como li em pdf, fiquei pensando na possibilidade de ter baixado o book errado, mas tudo leva a crer que não.
@@mariarodriguesbohmer2465 leia o restante e você vai entender melhor, o Rhys errou sim a drogar a Feyre, mas há um desenvolvimento disso nos demais livros. E sim ele sabe que errou e se arrepende dos seus erros. Ele é um personagem incrível, recomendo você terminar a saga pra entender melhor.
@@mariarodriguesbohmer2465 o Rhys realmente errou ao drogar a Feyre mas no desenrolar do segundo livro ele explica do por que fez aquilo, e realmente foi um motivo plausível. Mas em nenhum momento a Feyre foi abusada. O Rhysand a pintou para ela mesma ver que ninguém a havia tocado e os únicos toques foram na cintura. Vejo muitas pessoas falando mal quanto a série a a autora sem ter lido o resto, e o segundo livro principalmente explica o primeiro, não só a relação abusiva como o comportamento de certos personagens. O Rhysand ajudou a Feyre a se ver na situação abusiva que estava e ao mesmo tempo os dois iam se curando de traumas sofridos juntos. Além de que boa parte do comportamento do Rhys em a montanha é uma máscara a coisas que depois são explicadas.
Luisa Sa insistência impertinente, perseguição, s•u•g•e•s•t•ã•o ou pretensão constante em relação a alguém são formas de abuso. São poucos os motivos plausíveis para se dopar alguém (um médico anestesiar um paciente para um procedimento cirúrgico, por exemplo). Não pretendo estender esta leitura, mas agradeço o diálogo.
@@mariarodriguesbohmer2465 usando esse exemplo do médico, naquela situação onde ele a estava dopando da para comparar com um paciente que fica sendo dopado por morfina quando está com muita dor... Ele fez isso justamente para poupá-la dá dor. E como foi dito só no segundo livro para ter uma explicação.
Em acotar, em alguns momentos eu senti que Feyre perdeu seu protagonismo para personagens masculinos. No final senti que faltou mais ação dela como a grã feérica especial que se tornou.
Eu enquanto estava lendo os livros senti realmente que os personagens homens realmente são tipo muito protetores e exagerando nessa proteção, em relação a representatividade realmente não muito não em corte de espinhos e rosas até tem uma personagem que é lésbica então nisso ela deve um pouco, agora em relação a qualidade dos livros irem caindo eu discordo completamente as tramas ficam muito mais envolventes e os personagens crescem de um jeito sensacional que é incrível de acompanhar e uma das coisas que eu mais gosto nos livros da sarah é como ela traz mulheres sempre fortes e que vão atrás do que querem e que não tem medo de lutar o empoderamento e a união que as mulheres têm é muito legal e eu acho que a sarah como escritora está crescendo muito e espero que nessa nova série dela ela traga mais representatividade porque aí nos vamos ter uma ótima história
Em acotar pra mim isso da qualidade cair não aconteceu muito. Na verdade por mim a qualidade aumentou até pq o meu favorito é o segundo mas em tog pra mim aconteceu mesmo ficou uma coisa meio jogada. Mas eu amo os dois kkkkk
Esse negócio dos feericos serem superprotetores, a Aelin até caçoa disso. Ela brinca que parecem cachorros marcando território. Mas fora o Tamlin, não vi nenhum feerico que machucou ou foi abusivo com a parceira
Mana, sim. Estou em uma LC de Corte e ontem foi o debate do livro dois e eu até cheguei a comentar com as meninas como era bonito o fato da Sarah empoderar as mulheres. Que apesar dos guerreiros Illyrianos serem gigantes e temidos as mais poderosas e que tinha os maiores cargos na corte noturna, nos cargos as imediatas, eram as mulheres e como os caras, principalmente o Rhys, sempre deu toda a liberdade da Feyre ser e fazer o que quiser.
Sobre a Sarah talvez ter votado no Donald Trump: era só ter feito uma pesquisa no instagram dela. Em 2016 ela postou uma foto dizendo que já tinha votado (aquela campanha que lá nos EUA rola muito para as pessoas irem votar etc) e ela colocou hashtag #ImWithHer que era a hashtag de apoio a Hillary Clinton. A Sarah votou na Hillary. Se posicionou abertamente sobre as eleições. Só não fez alarde sobre isso.
@@marimp6095 Também acho. Tipo no vídeo ele diz trazer algumas polêmicas envolvendo a autora, mas não coloca nenhum material fonte na descrição. Além disso, ele assumiu não ter lido todos os livros da série e cita alguns supostos momentos da história que são machistas só por que ouviu comentários de terceiros.
Eu vim do vídeo da autora de Belo desastre q nossa falou muita merda,aí pensei q esse seria algo do tipo tb,mas n basicamente é só cobrança chata msm do q a autora deveria retratar no seu livro( obs: nunca li belo desastre nem os dessa outra autora,tô aqui só pelas fofocas e bem decepcionada pq achava q era sobre coisas q ela realmente tinha dito e feito como a de Belo desastre ou até a jk de Harry Potter 😅
Gente eu só não concordo com muita gente que vejo no twitter tipo (eu não sei nada sobre Rowan e Aelin porque não li ainda), mas muita gente reclama que em livros de fantasias, guerras, e LUTAS as protagonistas acabam apanhando e machucas... E VOCÊS QUERIAM O QUE?! Que no meio da luta de espadas, o vilão virasse e falasse "opa não pera, não posso porque você é mulher". Pelo que sei da tal cena de Rowan e Aelin, é um treino, e não tem muito o que fazer ué! Em um livro que tem morte, galera apanhando, muitas pessoas querem que a protagonista saia intacta? Não é assim gente, pra mim é muito pior galera falar "ah mas porque é mulher" como se fosse algo de pena, como se ela não pudesse peitar uma porrada. Não sei se é essa a tal treta ou dos comentários, mas vim desabafar mesmo, porque muita gente lê livros que sabe que vai ter luta, e quer que simplesmente o mundo pegue leve com a protagonista, gente, ela sendo mulher ou homem, no livro vai ter porradaria, você goste ou não. Uso como exemplo a Katniss de jogos vorazes, que entrou naquilo, sofreu, apanhou, lutou. Como qualquer homem ou mulher poderia fazer. Aí vem fã em Insta falar "ah mas acho erra ela apanhar na luta", gente...
Eu adoro os livros da SJM. Corte de Espinhos e Rosas me ajudou a sair de um relacionamento bem bosta. Corte de Espinhos e Rosas é minha serie favorita atualmente. Gosto bastante de Trono de Vidro também. Sinceramente, não entendo essa tour de cancelamento com a autora. Pessoal falou que até no Trump ela votou, sendo que não tem nada disso em canto nenhum. Tanta gente e autor fazendo bosta por aí e o pessoal fica dando “biscoito negativo” pra uma autora que não fez nada. Sim, os livros dela pecam na representatividade, e eu espero que ela resolva isso, mas a maioria das pessoas que reclama disso ao invés de ir ler livros com representatividade e dar destaque a autores que escrevem sobre isso só ficam cobrando, sendo que nem elas próprias leem. Sobre os personagens, vários deles tiveram atitudes bem bostas, mas tipo... você lê e você entende o contexto (e alguns eu entendo e sigo achando bem bostas mesmo, faz parte). E eu não tô falando de entender persongens tipo o Tamlin, até porque ele é um personagem abusivo, e no primeiro livro o relacionamento é romantizado de forma proposital, e desconstruído no segundo livro. E as personagens femininas não tem o brilho roubado pelos homens, são elas que SALVAM os livros. Assim, eu acho que tem pessoas que gostam e pessoas que não gostam. Não quer dizer que seja ruim. É igual se eu não gostasse de terror, lesse Stephen King, não gostasse e chegasse aqui dizendo É UM LIXO. Pra mim, na hora de fazer uma crítica séria sobre algo você tem que levar em conta questões objetivas além do seu próprio gosto literário. Não entendo esse rolê de ler o livro que você SABE que não é pra você, mas lê pra falar mal. É um livro de fantasia adulto, e o pessoa reclama porque tem sexo?
mas a crítica a esses livros não é puramente por gosto literário, é? é justamente por causa dessas coisas que ele falou no vídeo, não aprovar falta de representatividade e personagens/relacionamentos abusivos não é "gosto literário". o problema é que apesar de ser adulto ainda é vendido como literatura jovem adulta simplesmente pq vende mais, não é à toa que o fandom de acotar é um monte de adolescente
@@paolaramos5435 acho que os relacionamentos abusivos que li até hoje nos livros da Sarah J. Maas foram todos propositais, para a pessoa entender mesmo que aquilo é ruim e não é o correto. Sobre representatividade tem que melhorar mesmo, por mais que tenha Nehemia e casais lgbtq+ mais para frente em tog poderia ter tido mais presença. Já sobre o vídeo sinto que houve coisas distorcidas, pois por exemplo a cena do soco, foi durante um treinamento, enfim, muita coisa fora de contexto.
cheguei na conclusão que têm informações distorcidas, e que as pessoas deveriam ler e dar as suas próprias opiniões.... nem sempre essas coisas que lêem na internet são verdades. ps: concordo com a parte da representatividade
também concordo nessa parte, porém isso que ele disse sobre a cena do rowan batendo na aelin foi muito nada ver, ele "bateu" nela pois eles estavam treinando (não vou usar o que ela disse como motivo), essa cena não é o mesmo sentido de um namorado/marido batendo na mulher/namorada, não é sobre isso que quer falar, eles estavam, treinando como eu ja disse, poderia ser ela batendo nele ou um ferimento muito mais grave, aquilo aconteceu como uma luta de dois guerreiros, e não uma briga de casal, esse tipo de coisa ja aconteceu com a celeana e o chaol (tudo bem que ele só não bateu nela pq ela é mais forte mais enfim kkkk) ele nem leu e quer dar opinião, voce esta certisssima
@@julianaravelli5263 eu fiquei chateada porque ele nem sequer leu (não que seja obrigado) e passa essas informações equivocadas, o que acaba encorajando outros a não ler... mas ok, né...
@@julianaravelli5263 eu acabei de ler a cena do soco e ele estava levando ela para o quarto a mando da rainha. Eles não estavam treinando!!! Eu li essa cena hoje!!!!
Letícia Rodrigues em corte de espinhos e rosas teve a mor que é lésbica, mas isso só foi citado no ultimo livro da triologia, de forma que não foi nem um pouco explorado
@@beatrizalmeidasantos7746 sim mas não é citada explicitamente assim, é citada como "mais bronzeada que o normal" ou "beijada pelo sol, dourada" , então não tem como eu falar que a sjm botou varios personagens negros em trono de vidro, sendo que ela nem descreve eles corretamente
Esse é o vídeo que estou compartilhando desesperadamente ao meus amigos leitores. Uma discussão extremamente necessária, clara e explicativa! Parabéns pelo quadro! Amei muito mesmo!!!!
Adorei o que disse sobre ouvir conselhos de pessoas de sua confiança, Paulo. Sempre tinha em mente isso de "Ah mas é bom ter minha própria opinião", mas com o tempo aprendi que nem todos os livros precisam ser lidos pra se ter noção do que está nele. Ouvir conselhos de pessoas maduras/de confiança sobre isso evitou que eu seguisse com algumas leituras que seriam extremamente tóxicas. E eu adorei o formato do vídeo, achei super interessante!
Muito bom Paulo. Temos que ir além... gostando muito das suas reflexões. Minha filha ficou brava com a sua resenha de A Seleção, mas depois discutimos vários pontos. Isso é ótimo! Valeu!!
Não sei o que os outros acham, não li trono de vidro, mas já comprei. Eu li corte de espinhos e rosas, eu amei, literalmente virou minha trilogia favorita. Eu acho que apesar de começar como um retelling ele muda muito, a Feyre é uma personagem incrível, muito forte e eu particularmente acho o Rhys um personagem que ajuda ela a brilhar e não diminuir como foi citado. Mas acho que isso tudo é questão de opinião.
Povo do "Ah, mas agora tem que ter representatividade em tudo": Uma coisa é vc escrever um livro no qual a história é focada em poucos personagens (como um romance, por exemplo), e nele só conter personagem branco, hetéro, etc. outra é ter TODA uma SOCIEDADE assim. Sabe quem adoraria esse tipo de livro? Gente do final do século 19 - começo do 20 que acreditava no movimento eugenista. (e não tô falando de nenhum da Sarah J. Maas, pois não li. Minha crítica aqui é pra quem pensa como a frase citada no começo)
Ai colega conheci seu canal recentemente e até gostei, mas sobre esse vídeo sinceramente é meio complicado vc querer fazer um video no seu papel de influencer e falar sobre uma autora que vc não se deu o trabalho de ler e formar sua própria opinião, levar em consideração a opinião de amigos é importante? É! Mas nada é mais válido do que a sua própria, afinal o mesmo livro pode funcionar de diferente formas para diferente pessoas, o fato de vc não ter lido os livros fez vc falar coisas dos livros totalmente fora do contexto em que elas aconteceram, e vc já deve ter percebido isso pelos comentários, pq várias pessoas já comentaram isso, inclusive errou até o personagem e teve que corrigir após os vários comentários sobre. Não quero que esse comentário seja visto como Hate, pq não é, é apenas para que vc nos próximos vídeos sobre os autores vc se proponha a realmente ter uma opinião formada através da SUA experiência literária, para que não ocorra equívocos ou coisas fora de contexto como nesse vídeo
aconteceu o mesmo comigo conheci o canal dele recentemente mas achei esse vídeo extremamente sem necessidade ele nem leu os livros como assim a pessoa fala sobre algo que nem leu
@@dudass2s exatamente, acho que ele acaba perdendo a credibilidade do vídeo, pq ele tá falando de livros que ele nem leu. E ainda vai influenciar diversas pessoas a não lerem, baseado neste vídeo onde diversas informações estão fora de contexto
@@ivanildeoliveira9511 Eu li a corte de espinhos e rosas é uma das minhas séries favoritas! Posso dizer que fiquei extremamente enojada com ele falando sobre ela. Rhys nunca bateu na Feyre e muito menos teve um orgasmo pensando no filho deles MEU DEUS TÃO ???????
@@dudass2s siimmm, fiquei bem ??? Isso que dá fazer vídeo sem ler o livro, essa cena nem existe, parece que a pessoa que falou da série pra ele tbm não leu.
Ok, temos um pouco de informações distorcidas no vídeo... desculpa mas eu realmente acho q pra gravar um vídeo sobre os livros da sarah vc deveria ter lido e tals mas ok ne
Paulo, concordo com muito do que você falou. Já acompanhei muitos comentários no Twitter, mas resolvi vir comentar aqui também haha Trono de Vidro eu só li o primeiro (mas pretendo continuar), mas ACOTAR li tudo até agora. O que o fandom precisa entender é que personagens cometem atitudes erradas sim, e isso deve ser questionado! Vc não precisa cancelar a personagem, a série ou a autora, mas vc PRECISA problematizar situações inadequadas e abusivas. É assim que aprendemos, crescemos e podemos cobrar uma atitude correta da sociedade. Em ACOTAR, mais vale um Tamlin abusivo que sofre represália, pagou por isso e se redimiu na história (e o fandom continua cancelando ele), do que um Rhysand abusivo “mas eu fiz tudo isso para o seu bem”. Enquanto não houver maturidade para questionar as situações e ouvir a opinião de outras pessoas, e tentar aprender com isso, será muito difícil qualquer tipo de crescimento e coerência.
Alerta de spoiler: O que mais me incomodou muito em acotar foi que a autora coloca o Rhysand como um anjo na terra, feminista e justo. Fiquei indignada quando ele apresenta a biblioteca subterrânea para Feyre que abriga mulheres que sofreram abuso e 2 minutos depois está quase metendo nela. Além da cena no meio da guerra que né... A Feyre e o Rhysand no final decidem perdoar o Tamlin, mas o Rhys vai até a casa do coitado, que já tá na merda, e acaba com ele. Outros personagens que não me descem, que são quase todos, é a Nestha, a outra irmã que é tão sem sal que nem lembro o nome e o Chaol. Não vou nem falar de Rowan e Aelin, a briguinha insuportável do Chaol com ela e a tentativa de representatividade. Mas foi legalzinha a leitura dessas séries.
Pra mim a sarah escreve muito bem, a qualidade é bem impressionante pro publico ya. Mas acho chocante como o público dela não consefue enxergar os problemas (basta olhar os comentários). Quando li o livro 1 de acotar amei muito, lembro de ter lido logo depois de trono de vidro e ter visto a evolução dela. Só que, para mim, essa historinha de "tamlin era abusivo e rhys era um pobre coitado sofredor que salvou a freya" não colou, terminei o livro 2 com ódio. E ela faz isso simplesmente em todo livro, fora a freya ser uma personagem nada feminista e independente no livro 1 e no livro 2 isso ser jogado nas costas do tamlin. Em tog ela trocou a personagem principal de par romântico pelo menos 3 vezes. Além disso acho que ela alongou demais as séries, os livros tem 600 páginas, mas tudo podia se resolver em 300/400. Eu pretendo reler e finalizar pelo menos acotar um dia, mas peguei um ranço da autora, prefiro dar meu dinheiro para as séries menos hypadas
@@luanalins7724 amg, você não tem obrigação de gostar dos livros, eu respeito a sua opinião, mas assim... metade das informações que você deu aqui estão distorcidas. Rhysand nunca foi pintado como um anjo na terra. Ele foi pintado como o Grão Senhor mais poderoso e perigoso de todos. Ele mesmo se acha um monstro. Feyre destaca o tempo todo o quanto ele é altruísta porque ele realmente É. Doou o próprio corpo por 50 anos pra salvar os amigos e a cidade que ele amava. E pra salvar as pessoas que ama, ele é capaz de matar qualquer um. Isso não é pintar alguém de anjo, ele é um personagem complexo e bem construído. Segundo, na cena da biblioteca, eles estão flertando através do laço, ou seja, NENHUMA daquelas mulheres poderia ouvir os dois e acabar tendo um gatilho ou algo do tipo. Quando ele percebe que estão exagerando NOS FLERTES (porque pelo que eu lembre, eles nem se beijaram nessa cena), é ele quem se afasta, para não desrespeitar o local. Se isso não mostra as intenções do personagem, eu não sei o que mais pode mostrar. Terceiro, a cena de sexo da guerra não ofendeu ninguém. Eles estavam sozinhos na tenda, achavam que poderiam morrer ou perder quem amavam a qualquer momento. Qualquer pessoa no lugar deles poderia ter feito o mesmo. Quarto, eles NUNCA decidiram perdoar o Tamlin. Em nenhum momento isso é dito. Eles só decidiram não matá-lo. E o Tamlin não é um coitado, é um homem abusivo que está sofrendo as consequências das próprias ações. A única razão pra Rhys ir lá é pra conversar sobre a fronteira da Corte Primaveril com o mundo humano, pois ele estava sem sentinelas pra guardar o local (afinal, o próprio exército abandonou o posto de tão tóxico que o Tamlin foi com eles). E quando vê a situação do Tamlin, o Rhys sente pena e ainda o ajuda a comer. Sobre a Nestha, eu tbm não gosto dela, ela é uma personagem tóxica, porém não tem um coração ruim e está depressiva. Ela ainda será trabalhada no próximo livro da série. Ou seja, a chance dela evoluir é muito grande. Por último, a Feyre não precisava ser feminista para lutar contra o relacionamento abusivo do Tamlin. Ela sofreu pra caramba, foi trancada dentro da própria casa mesmo depois de passar 3 meses trancada dentro de uma cela pra salvar a bunda do Tamlin. Feminista ou não, ninguém merece passar por isso. E sobre a Feyre não ser independente... desde a infância a garota já caçava, já fazia todo o trabalho pesado de casa. Com o Tamlin, ela conheceu um conforto que ninguém nunca tinha dado pra ela, já que sempre passou frio e fome. É normal ela querer usufruir disso. Mas no momento em que precisou ir até Sob Montanha e salvar todo mundo, mostrar a garra e a lutadora que ela era, ela foi lá e fez tudo sozinha. Depois disso, ela merecia muito mais do que um macho mandando e desmandando em onde ela ia, o que vestia, o que fazia e com quem falava o tempo inteiro. Sem contar que a cena da destruição da biblioteca foi uma alusão à violência física. Se ela não tivesse se protegido com magia (como ela acabou fazendo no último livro), a Feyre teria se machucado. Ou seja, Tamlin não só abusou psicologicamente, mas também fisicamente da Feyre. E o Rhys não foi um anjo salvador, ele e a Mor agiram como qualquer amigo deveria ter agido, agiram como o Lucien deveria ter agido, que é tirando a pessoa do local e levando pra longe.
@@elen.mendes0 miga, mas não fui eu quem disse que o rhys foi pintado como um anjo na terra, mesmo que pra mim tenha sido idealizado. Não perdoaram o tamlin, mas perdoaram o rhys, porque ele aparentemente tem motivos pra ser "assim" e o tamlin não? Pra mim abusador é abusador e fim, não existe menos ou mais, existe evolução sim, mas não depende de uma mulher chegar, depende da pessoa se modificar e entender que suas ações foram erradas. Li o livro em 2015/2016, então minha visão pode ser diferente da sua, é uma questão de perspectiva. Sobre a questão da personagem ser forte, bem, o tamlin só tem todo aquele ataque de possessividade no 2° livro que eu me lembre, como uma pessoa que dizia amar tanto a outra muda de opinião no meio do 2° livro sem nem tentar ajudar o "amor da vida"? Nao preciso nem dizer que uma pessoa que passou por tantos abusos, precisaria tomar um tempo pra si, não achar um boy novo que "cure" ela. O arc do tamlin sumiu depois do primeiro livro, ele foi esquecido pq é um personagem cuja função era servir de comparativo para um interesse amoroso mais forte🤷♀️
@@luanalins7724 você disse no seu primeiro comentário que o que mais te incomodou foi ele ser pintado como um anjo. Sobre o Tamlin, eu acho que ele não merecia perdão até aquele momento. Ele não fez nada para merecer. A única atitude boa que ele teve foi salvar a Feyre e o Rhys no último livro, mas se não fosse por ela, ele teria virado um escravo sexual da Amarantha pela eternidade. Se não fosse pelo Rhys, o Caldeirão teria sido destruído e todos morreriam. Era obrigação dele e de todos os outros Grão Senhores ajudar os dois. Ninguém perdoou o Beron, por exemplo, por ele ter ajudado a salvar o Rhys no final. Por que seria diferente com o Tamlin? Eu fiquei muito chateada com as coisas que o Rhys fez no primeiro livro, mas entendi porque ele fez aquelas coisas. Eles estavam sob as garras da Amarantha e não tinham outra saída. No segundo livro, Tamlin tentava proteger a Feyre de quê? Ele trancava ela em casa para quê? Forçava ela a usar roupas que não queria por quê? Entende que não existia motivo justificável pras atitudes dele? Eu concordo que existe a questão da evolução. No final de Corte de Gelo e Estrelas, o Tamlin se mostra arrependido e ainda teremos mais três livros, então ele pode ser trabalhado ainda, assim como a Nestha. Não vejo outro motivo pra Sarah ter citado ele ali se não tivesse essa intenção. Porém, não acredito que ele tenha sido colocado de lado. Pra ser colocado de lado, ele teria que ser o mocinho em algum momento, mas o cara já era abusivo desde o início, só era bem mais sutil do que no segundo livro. Caso algum dia você decida reler, você vai encontrar referências ao Rhys nas primeiras páginas de acotar. Rhys sempre foi o protagonista, a gente é que não sabia disso.
@@luanalins7724 sobre o ataque de possessividade.. ele já existia desde o início. Não lembra como ele brigava com o Lucien por ciúmes da Feyre? Ele mal deixava ela sair de casa. Vivia mostrando as garras pra ela quando ela dizia qualquer coisa mínima. Isso é ser controlador e possessivo, porém, algo muito sutil. E assim, amg, depois de ter sido trancada dentro de casa mulher NENHUMA tem obrigação de ajudar o macho a ser melhor, muito menos a Feyre que deu tudo de si em Sob a Montanha pelo Tamlin. Essa fala sua é bem problemática. Se algum dia você estiver em uma situação semelhante, por favor, não pense que é sua obrigação ajudar o homem a melhorar. Mulher não é rehab. Além disso, Feyre não procurou um boy novo para curá-la, ela foi viver na Corte Noturna para ter a liberdade que era negada a ela na Primaveril. E ainda levou MUITO tempo pra ela se relacionar romanticamente com o Rhys, mesmo já estando apaixonada. Os dois eram parceiros, destinados um ao outro, e mesmo assim ela se sentia culpada pelo Tamlin. O ódio dela por ele só veio quando ele permitiu que a Ianthe ajudasse o Rey de Hybern a sequestrar a Nestha e a Elain. Antes disso, ela vivia dizendo pra si mesma que sempre se importaria com o Tamlin, mesmo depois de tudo.
Rhysand não é branco, é bronzeado. Tem treta entre mulher e homem e o crescimento absurdo da Feyre e da Aelin. Mas não vejo ninguém falando sobre isso. Fora a Kaltain, a Manon, a Amren, a Mor que é homossexual e é uma baita personagem. Não consegui pegar esse negócio de representatividade.
Concordo bastante com a questão do "macho tóxico" nos livros dela. Outra coisa que me incomodou bastante quando Li ACOTAR (Corte de Espinhos e Rosas) foram coisas do tipo: "Ah, mas ele era mais O MAIS PODEROSO, O MAIS BONITO, O MAIS Ñ SEI O QUE..." E isso é INSUPORTÁVEL, não tinha necessidade nenhuma disso.
Acho que todos os homens dos de ACOTAR são bonitos, os únicos que não são descrito como deuses gregos são os maldosos. Parece que nesse mundo que ela criou todo mundo é 100% lindo.
eu vou fingir que não vi isso. Trono de vidro é tudo pra mim, o desenvolvimento de Rowaelin é o meu favorito, tem que >ler< pra aí sim falar algo. agora deu! é um mundo de fantasia, eles saem no tapa mesmo, e ela não está em desvantagem, é uma guerreira como ele, igualmente habilidosa. é uma saga de 8 LIVROS, agora chegar aqui e julgar sem nem entender o contexto das situações é muito fácil né. Sarah, conte comigo pra tudo. Tog e Acotar são meus bbs. ❤️
Exatamente tipo eu escutava o povo falando que não gosta de herdeira do fogo, quando li fiquei boiando a agora descobri que foi por causa do soco???? Tipo sério??? Cara eu vejo ela de igual pra igual com ele, ela é até melhor que ele...até por que esse até agora é o meu favorito!
@@karolynasilva4015 SIMMMM! Quem desiste da série por causa dessa cena não sabe oq tá perdendo, fico é com sono vendo essas coisas. Eles são como iguais mesmo, não tem essa de "ah, vou pegar mais leve pq ela é mulher". Em Tog tem algo chamando >igualdade
@@karolynasilva4015 e fora que vi muita gente falando dessa cena específica totalmente fora de contexto! Outra coisa que me incomodou foi "ah, eu mesmo não li, mas vejo comentários de pessoas que leram"... Pra mim sua opinião não vale de nada, e sem a opinião dessas outras pessoas que leram e tiraram suas próprias conclusões. Cada pessoa tem sua bagagem e sua vivência, cada um vai tirar daquilo uma experiência própria e desenvolver suas próprias opiniões e conclusões.
E fez errado. Como criticar algo que ele não leu, só tendo base opinião de terceiros? Tem muita coisa fora de contexto. Realmente falta representatividade nos livros, mas o resto, como falei tá fora de contexto e totalmente desconexo.
É muita infantilidade se achar no direito de condenar alguém que sequer conhece.Essa caça as bruxas é nociva demais. Ninguém se preocupa com o que a outra pessoa vai sentir sendo julgada de forma tão pesada.
Não é? Se for pra cancelar autor pelos motivos apontados, não vai sobrar quase nenhum... acho interessante se discutir os problemas, mas as pessoas andam ridículas demais... fora quando o povo não quer cancelar por motivos de não saber interpretar um texto ( vide Rhysand e pedofilia)... seria mais produtivo auxiliar na divulgação dos autores não canceláveis, do que ficar sendo hater e inventando problemas como o acima citado
As pessoas estão simplesmente descontextualizando toda uma história/trabalho de autores pra fazerem problematizações que muitas vezes não fazem sentido. Cada um cria uma narrativa completamente distorcida de algo que já está fechado. Concordo 100% com a questão da representatividade, é realmente um problema nos livros da Sarah e espero que ela possa “corrigir” isso nos próximos trabalhos. De resto, acho que isso se trata da falta de uma melhor imersão do leitor no universo do qual está lendo.
Mas há de concordar q os féericos são bestas possessivas e territoriais, apesar de ser uma característica da espécie. Também achei estranho a classificação de alguns livros separados, considerando as cenas explícitas.
Li a série acotar e para mim a falta de representatividade é nítida, fora que quando tem alguma representatividade ela parece mal desenvolvida ou forçada, fora isso o Rhys me incomoda bastante as vezes, como se a autora quisesse o enaltecer como um "ícone feminista", mas que me passou uma imagem de macho biscoiteiro, ademais, ao meu ver o Tamlin é usada mais como uma forma de mostrar o quanto o Rhys é incrível do que para realmente desenvolver o tema relacionamento abusivo, enfim, eu realmente gostei da série, mas acho que ela não é nem um terço tão boa quanto falam
Estou no aguardo pra ver o vídeo que vc vai falar a fundo do rolê com a J.K Rowling. Vídeo bacana Paulo, acho muito interessante a gente se educar a prestar atenção no que consumimos, por que as vezes não vale a pena a gente ler uma coisa que tem problemas e situações que contribuem pra perpetuar esses comportamentos, como é o caso dessa autora e não só dela, mas de muitos outros autores que escrevem essas situações sem alertar e se policiar.
Pessoal que leu Acotar se esquece de como o Rhysand era no primeiro livro, quando ele ainda era o "vilão". O vídeo tá perfeito como sempre, realmente tem várias questões importantes envolvendo a Sarah J Maas. Não li Trono de Vidro, mas AMOOO Acotar e recomendo bastante, ainda mais porque a autora fala sobre relacionamento abusivo mostrando como a personagem vence isso, e não romantizando
@Ray Queiros Paulo trocou o nome dos personagens,só isso. Mas o Rhys no primeiro livro drogou a Feyre para fazero que ele queria com ela,ela perdeu a autonomia do corpo e o motivo do personagem fazer isso foi pra ela se manter "intacta" pro Tamlin caso fosse estuprada enquanto estivesse sob efeito da droga
@@carous7675 Naninanão. No segundo livro, ele explica que o motivo pra ele ter feito ela beber o vinho, foi pra que ela não se lembrasse de nada que acontecesse naquele lugar horrível, na hora da festa, onde a Amarantha fazia maldades. Ok que drogar é errado, isso eu super concordo, mas não foi com essa intenção aí não
Estava muito ansiosa por esse vídeo. A Sarah é minha autora favorita, e acho muito importante sabermos mais sobre a pessoa que escreve os livros que amamos
O problema é que essa discordância foi mais pra dar um toque nele sobre alguns assuntos que foram abordados de forma problemática no vídeo. Não é porque nós gostamos do conteúdo dele que temos que concordar com tudo.
@@marimp6095 ok, não disse que concordo com tudo que ele falou no vídeo. Inclusive comentei antes de assistir o vídeo, tanto que disse que "estava muito ansiosa" e não que amei o vídeo. Discordo, por exemplo, de dizerem que a Sarah é racista só pq a Nehemia morreu. Mas achei super válida a proposta do vídeo pq, além do relacionamento problemático em ToG, eu não entendia o pq de criticarem tanto a autora.
Só de ler alguns comentários tirei uma conclusão: as fãs da Sarah são insuportáveis. Gostar dos livros delas, ok. Mas dizer que é perfeito independente de qualquer coisa, me poupe! Acotar é cheio problemas e tem gente que considera perfeito. Tomei foi nojo dessa autora por causa dos fãs sem noção 🤮.
Somos duas. Nossa. Que clima pesadooooooo!!!! Essas pessoas são sem noção a ponto de achar bonito relacionamento abusivo só porque uma mulher escreveu que é bonito! Que escravidão é essa?
Li a trilogia "corte de espinhos e rosas" e amei, mas reconheço alguns problemas. Só foi aparecer personagens pretos e LGBT+ no último livro. Outra coisa que me incomodou foi que teve sexo até no meio de uma guerra, onde literalmente as pessoas estavam morrendo ao redor, achei mt apelativo. Além disso não vi mais nada problemático. O relacionamento abusivo no primeiro livro foi intencional e as atitudes de Rhys foram explicadas também
Explicadas, mas nunca justificadas. Principalmente quando ele drogou a Feyre. Gostaria que alguém NA VIDA REAL fizesse isso com você e depois dissesse: "Foi pro seu próprio bem, bola pra frente"?
Me senti da mesma forma! Também fiquei mto incomodada em como o rhys é o próprio percurssor do feminismo né kkkkkkkk o homem perfeito protetor rei do feminismo e mano ??? as mulheres em si ficam meio .... esperando o rhys falar sobre feminismo 🤡
@@michelegimenis1794 a Sarah J. Maas foi sutil como um elefante com esse Rhysand "woke". Óbvio q foi pra contrastar com o Tamlin mas nem precisava dessas frases clichês.
eu sempre percebi uma diferença enorme entre a fanbase br e gringa da sjm, enquanto a fanbase br jura por deus que os livros são bons apesar de tudo, os gringos tratam os livros dela como uma bomba nuclear que eles leem pra se entreter
@@julianaoliveira8472 praticamente tudo oq o paulo faloukkkkk se vc quiser vê mais, veja as resenhas de 1 estrela dos livros dela no goodreads e se tu souber inglês, tem uma youtuber gringa readwithcindy que ela resenhou todos os livros de acotar ate o especial
@@aphrwodite minha nossa... olha, pra vc vê a paixão toda da fanbase brasileira, eu quando fui ler acotar tomei um susto quando descobri que na vdd o par inicial da prota era o Talmin. De tanto falarem do Rhysand e do plote da história, eu pensei que a história já se seguia com o Talmin podre e o Rhysand bonitinho fazendo pouquíssimas coisas RUINS na história e sempre sendo o alecrim dourado. Fiquei foi besta quando eu vi que não, que a evolução do Rhysand era um plote "incrível" e maravilhoso da autora que por conta dos fãs não me surpreendeu (e olha que eu nem conheço leitor algum dela e nem página fanbase alguma)
@@julianaoliveira8472 simkkk a fanbase br eh toda emocionada o povo aqui JURANDO que as cenas hot são bem escritas mas oq vc mais vê no lado gringo eh o povo zoando essas cenas de tão ridículas que elas são, uma menina aqui ficou puta pq eu chamei a sarah de autora medíocre mas tipo, é o que ela é, eu li acotar todo, a escrita da sjm não tem absolutamente nada demais kk
@@julianaoliveira8472 existe um meme de que o rhysand tomou aulas de feminismo do primeiro ate o segundo livro, pq no primeiro ele era basicamente um vilão, ai chegou no segundo o macho virou um santo e vc n pode criticar as merdas que ele fez no primeiro livro, pq depois ele se desculpou 😔😔 e explicou 😔😔 pq fez merda, como se existisse explicaçao pelo oq ele fez
Ain... Acho que você deveria ler acotar ou tog, eu tinha um visão externa bem parecida Entendo que não quer "perder tempo" em algo problemático, mas acho que é válido para construir uma visão autênticamente sua sobre as obras fora as opiniões. Adorei sua sensibilidade ao tratar do assunto
Ele não querer perder tempo eu até entendo. Mas fazer um vídeo criticando algo que ele não leu a partir de comentários de terceiros foi bem falta de profissionalismo.
@@brunasouza4540 sim sim, pq tudo bem confiar em críticas, ainda mais de pessoas que confiamos, mas n tem como saber se vai gostar ou não. Ainda mais pq no meios dessas críticas ele falou aí sobre umas coisas que não aconteceram, como sobre o Ryshand bater em mulher ou ter um orgasmo pensando no filho... Isso aí foi bem chato, acho que antes de falar tinha que confirmar sabe?
@@brunasouza4540 O foco do vídeo era expor as tretas e polêmicas envolvendo o nome daquele autor (assim como ele fez em outros vídeos) e não simplesmente fazer uma resenha de algo que ele não leu
Paulo, eu só li Corte de espinhos e rosas, no quesito representatividade eu super concordo. Tem uma personagem negra que a Sarah forçou muito a barra, ela falou da “Linda pele cor de madeira” da Alys umas 500 vezes, pareceu algo realmente MUITO forçado, como se ela tivesse feito isso só pra não reclamarem da representatividade, como se ela só jogasse um personagem preto ali pra dizer “eu coloquei, tem sim representatividade no meu livro”.
Sobre cena que o Rowan bate na Aelin: Aelin chega na fortaleza (que eu esqueci o nome) que fica entre o reino humano e o reino feéricos para treinar a mando da rainha. Depois das coisas horríveis que aconteceram com ela, a Aelin tá completamente destruída e com comportamento destrutivo (vide que ela perdia o anel do Chaol de propósito em apostas, só pra poder brigar pra pegar ele de volta). O Rowan é designado pela rainha pra fazer o treinamento da Aelin, ele não é um personagem simpático, mas leva ela em segurança (dando comida e água) até a fortaleza. Ao chegar na fortaleza, a Aelin começa a provocar o Rowan cheia de deboche, visivelmente querendo provocar uma briga, igual ela fazia antes pelo anel. Então, depois de várias provocações, sem que o Rowan tivesse nenhuma reação, ela diz algo do tipo "se todos os feericos são como você, não posso culpar o rei por matar todos da sua espécie", se referindo a um genocídio horrível dos feéricos, que faz parte da base da história do mundo. (Importante destacar que, na época do genocídio, o Rowan perdeu a mulher e o filho, que foram assassinados) Ai o Rowan dá um socão na boca dela (aqui é importante destacar que a Aelin não é nenhuma mulher frágil não, a bixa é a assassina mais famosa da história, já apanhou muito na vida, e é muito mais forte que o Rowan). Ai quando o Rowan se prepara pra desferir o segundo soco, ele para o ato na metade, e a Aelin diz "faça", pedindo pra ele continuar, num claro comportamento destrutivo. Mas ele não faz, ele vira as costas pra ela e vai embora. Enfim... Eles só começam a ter um relacionamento amoroso muito tempo depois disso, e isso nunca mais se repete. Agora, com o contexto em claro, tirem suas conclusões
Ai gente, pra mim quem reclama dessa é só quem fica problematizando onde não tem o que problematizar. A Aelin tava claramente querendo apanhar pra anestesiar a dor dos acontecimentos que só aconteceram por culpa do gênio horrível dela, como assim explica no começo do terceiro livro. Caçava briga de rua, e mesmo ela sendo mais forte que os oponentes, deixava eles baterem nela só pra ela ficar inconsciente no outro dia e não lembrar de nada. Eu adoro a Aelin, mas nossa, que personalidade terrível. Ela foi treinada pelos melhores mestres, em diversos tipos de luta, se ela quisesse desviar do soco do Rowan, ela tinha desviado sim. Eu acho que ou ela não desviou pq queria apanhar, ou ela não desviou pq percebeu a coisa horrível que disse e queria aceitar a punição. Claro que se essa cena tivesse acontecido durante a amizade ou relacionamento deles, eu condenaria super. Mas não. Aconteceu quando os dois mal se conheciam e odiavam um ao outro. O Rowan mesmo fala que não acreditava que a rainha tinha escolhido ele -o guerreiro dos guerreiros- pra treinar uma menina mimada que se recusava a aprender e a lidar com o passado dela. No momento dessa briga, mostra o quanto os dois estavam quebrados por dentro, a vida, nesse momento, armargurou os dois ao extremo. E mais: o Rowan que treinou a Aelin na magia e luta feericas, é claro que ele sentou a porrada nela várias vezes, e ela também. Agora, se muito tempo depois (3 livros depois), eles resolveram se perdoar e namorar, já é problema deles, e não tem nada de errado com isso. O Rowan vira literalmente a cadelinha da Aelin, chega a ser engraçado.
"ela tinha 16 anos quando começou a escrever" TÁ EXPLICADO quando eu tinha 16 anos tinha uma ideia TERRÍVEL de relacionamento. Nunca nem tinha ouvido falar de relacionamento abusivo. (Não tô defendendo não hein)
10:54 Paulo eu acho que você queria falar com Tamlin nessa parte, não sei se era dele que você queria falar, mas so avisando aqui que talvez não seja do Rhysand. Depois do vídeo eu ainda consigo amar essa mulher.
@@LorranneKarine eu não li trono de vidro, eu vou ler em janeiro, mas ele falou do Rhys e ele não bate na Feyre, só comentei pro caso de ele ter se enganado, não quero treta e muito menos Spoiler de Trono de Vidro
Sim, também acho. No primeiro livro o contato dela é basicamente exclusivo com o Tamlin e tem aquela cena durante o Calanmai que ocorreu a agressão entre ambos, em que o Tamlin morde ela (????)
21:55 Vou ter que discordar. Ninguém precisa, não importa as circunstâncias, expor a opinião política dessa forma. As consequências para alguém público são imensas, e sendo ela que vai sofrer tudo isso, não há nada de errado em negar isso. Estamos numa democracia, e qualquer pessoas pode expor, ou não, uma opinião sobre qualquer assunto. Isso não é irresponsabilidade ou covardia, apenas uma escolha que, em tempo de extremos, deve ser bem pensada. Mas entendo o seu lado.
Concordo com você. Mas Sarah J. Maas realmente declarou voto a Hillary Clinton na época, e mesmo que ela tivesse votado em Trump isso não deveria interferir em nada. Pois, para mim um autor deve ser julgado pela obra não por uma posição política.
Depois de ler Bicho da Seda, estranhei muito o tal comentário transfóbico. Eu só não entrei nessa de "cultura de cancelamento" porque lembro que quando critiquei Dr. House e Futurama por tratarem assexualidade como doença, lançaram um "pára de mimimi" dos próprio LGBT. Então se ninguém se importa com algumas minorias, eu não vou me importar com outras.
@@karinevitoria1852 um em que a esposa diz que é assexual, mas na verdade ela estava com um distúrbio psicológico porque o marido não podia transar. Troca isso pelo trans que na verdade é trans porque a mãe queria uma criança daquele gênero ou o gay que é gay porque teve uma decepção amorosa e por aí vai
A unica cena que me machucou mesmo que me fez odiar o protagonista masculino foi quando ele deu um socão de esquerda na cara da aelin NÃO FAZ SENTIDO o mocinho SOCAR a cara da mocinha e sair impune, e eu sei que ele faz isso antes mesmo deles começarem a se gostar, mas foi tão absurdo, tão ridículo o jeito que ele tratava ela como se ela fosse um inseto impertinente, e tão absurda a maneira que a aelin simplesmente DECIDE que ele é parecido com ela e começa a gostar dele que quebrou completamente o livro pra mim, sério. É surreal, é bobo, me dá raiva até hoje quando penso sobre MAS, se você ignorar todos os momentos que os homens são completamente tratados como os machos alfas, sobre o pretexto de não serem humanos e que é "coisa de féerico" os livros são incriveis SIM, a escrita dela é imersiva, deixa a gente super focado na trama, é muito muito bom, e eu pessoalmente não vou parar de ler a autora por causa dessas situações que podem sim, ser irritantes e impertinentes, mas de forma alguma estragam a experiência do leitor (a trilogia de ACOTAR vale a pena ler só pelo segundo livro, o primeiro e o terceiro são ruins)
eu só quero dizer que tá FEIO vcs tentando justificar agressão com "mas eles são feericos" e rep lgbt PODRE "mas feericos nao são heteros" e rep negra (ou de qualquer outra raça) inexistente, esses personagens bronzeados que vcs tão citando como negro, olhem só, NÃO SÃO NEGROS, a mão da sarah jamais não vai cair se ela usar a palavra NEGRO pra descrever um personagem, parem de tentar justificar a clara falta de interesse de uma mulher branca cis hetero, a mulher já escreveu sei lá quantos livros, e nao melhorou em absolutamente nada essas questões
Um esclarecimento, a tal cena do cara batendo na menina é entre o Rowan e a Aelin.
Já ia comentar isso 👏🏽
E eles estão treinando
Ahhh tá já tava aqui quebrando a cabeça procurando essa cena no livro hahaha
@@bibiias acho q ele tá falando da cena que Aelin diz que entende porque os feericos foram escravizados ou algo assim, e aí Rowan dá um soco nela
Eles estavam treinando e ela não é um simples ser humano
Amei esse quadro pq eu nunca entendo as tretas q rolam no universo literário
Eu também, ja quero vídeo sobre outros 30 autores
Também nunca entendo nada, até as tretas das editoras
tbm n.. fico boiando
Já quero mais kkk
Tbm
Eu vindo do futuro para dizer que o Paulo leu todos os livros de ACOTAR, kkkkkkkkkkkk Odiou, mas leu.
surreal que vocês vêm QUALQUER pessoa criticando alguma coisa relacionada à aclamada sarah j maas e já querem vir bater boca, mesmo que às custas da ignorância de não parar pra ouvir a introdução do vídeo onde ele diz CLARAMENTE que as opiniões não são dele. mesmo se fossem, tem muitas que fazem sentido, sim! eu, como leitora de trono de vidro e corte de espinhos e rosas, concordei com várias, e aí? vocês ficam tão presos ao fato de terem gostado dos livros dela que simplesmente ignoram que ela é muitas vezes problemática, sim!
@Seraphine Schreave também! eu amei trono de vidro, mas enxergo diversas problemáticas. sobre corte de espinhos e rosas não vou nem comentar...
@@kalindialves856 ouvi dizer que o livro novo além de estar cheio de furos, tem várias problemáticas também. Essa mulher não aprende...
Fui cheia de expectativa ler Acotar e me decepcionei. Tem uns absurdos que eu fico me perguntando como tem gente que não viu problema nenhum?
Maravilhosa!!!!!
Nossa, sim, eu li até o 4° livro, depois de toda essa treta vou ler os próximos da força do ódio, mas eu concordo com muita coisa, principalmente esse lance de macho estereotipado (todos tinham algum estereótipo, seja Dorian sendo um cafajeste até se apaixonar pela moça diferenciada, até o Chaol sendo chato e superprotetor ou o Rowan, o magnífico homi gostoso mas grosso e marrento), esse lance das mortes é uma merda mesmo, a falta de representatividade é uma vergonha e por aí vai. Povo quer pôr obra em pedestal por causa da memória afetiva, gente, sem condições.
deixem de ser ignorantes, ele não está apontando erros de livros que não leu, ele está apenas comentando sobre a treta da sarah e sobre os motivos desses problemas, apenas tentando esclarecer tudo o que envolve a autora. pelo amor, ninguém é obrigado a gostar do seu livrinho favorito não.
kkkkkk é verdade
Principalmente quando o livro é ruim
Mas você querer fazer uma crítica baseada em opiniões de outras pessoas e não ter a sua própria, sinto muito, mas seus argumentos perdem credibilidade.
@@cupcakedoce956 você viu o vídeo todo? ele não está criticando, está apontando os erros que EXISTEM. agora se vcs se doem por causa da verdade é problema de vocês
@Café Literário se não importa pra que vc tá aqui brigando comigo? fica o questionamento
Corte de espinhos e rosas me mudou muito, eu amo a série e lembro como eu sentia a agonia da Feyre enquanto lia. Concordo em alguns pontos mas em outros não, acho que todos deveriam ler quando tiverem um amadurecimento como leitor para não romantizar alguns acontecimentos.
Em ACOTAR nós vemos um relacionamento tóxico, passa por traumas, depressão e no decorrer da história a própria protagonista enxerga a situação.
sim!
Exato
Gente sò um adendo, o fato de você reconhecer os problemas que tem um livro ou uma serie, não significa que você tem que parar de gostar.
Eu sou apaixonada por ela, reconheço que ela tem seus erros, e suas histórias tbm, mas não consigo deixar de amar as histórias dela
Exato ! Dá mesma forma que ser fã ñ é só passar pano e aceitar tudo! Vejo mtos erros nos livros dela,mas mesmo ñ vou deixar de ler ou gostar só por causa disso , até pq ,já tá escrito lá, a única coisa é esperar uma explicacao melhor vinda ou da autora ou em outros livros ,e exigir dela em próximos livros tbm,mas tirando isso , ñ tem oque fazer , cancelar ñ vai adiantar nada
@@_malditageni__1201 concordo com voce ❤
Eu amo os livros de acotar (nn li tog ainda), e real, eu acho incrível, mas pra mim é exatamente o que vc falou, tem algumas coisas problemáticas, mas nn tem problema vc amar a série, desde que vc reconheça isso
o problema é a pessoa inventar problemas sem nem ter lido a série
Adorei o fofocalizando literário.
É chato que ele não leu e deu um monte de informação errada ... :/
@@MariaEduarda-ti3zp pelo q entendi do video, ele quis explicar pq n vai ler a série baseado nas coisas q falaram pra ele, e nas tretas que a autora está envolvida. Ele deixou claro que estava recontando o que escutou, então não vejo problema em ele não ter lido o livro.
@@MarcelleLeiturasPreguicosas Não vejo motivo pra fazer um vídeo disseminando fake news, não acho compreensível, muita gente vai assistir e acreditar no que ele ta falando e vão pensar errado sobre o livro ... apenas
@@MarcelleLeiturasPreguicosas exceto a falta de representividade, todas as outras informações estão erradas e distorcidas e lendo os comentários você pode ver que tem muita gnt levando o que ele disse no vídeo como verdade sendo que não é.
Só quero dizer que ri muito quando vi a miniatura, pq só lembrei dos stories do GF kkkkkkk
"Será que você consegue colocar uma espada na minha mão?" Kkkkkkk
Eu ia comentar isso agoraaaa abri o vídeo pensando "GF co seguir colocar a espada sim" HSHHSUSGSYGSHZGZHZGAGS
simmm
MEU PAI O QUANTO QUE EU FIQUEI FELIZ DE TÁ ROLANDO OS RELACIONADOS E ACHAR ESSE VIDEO!
Sempre soube que tem uma galera que torce o nariz pra Sarah J. Maas e nunca entendi o porquê. Só tive uma experiencia com a autora lendo o primeiro livro de ACOTAR e não gostei nenhum pouco da história e muitas coisas me incomodaram e por isso me desanimei total pra ler Trono de Vidro!
Pena que você desistiu de ler porque o que te incomodou teria sido desenvolvido a partir do 2 livro e mostrado que foi intencional da autora pra poder abordar o tema. Amo trono de vidro, recomendo muito a Celaena é fantástica!
Finalmente estou vendo alguém falar sobre diversidade em mundos de fantasia. Pessoas escrevem sobre dragões e outros seres inexistentes, características de personagens irreais, mas uma pessoa "fora do padrão" aparentemente é passar dos limites kkkk
Já sobre a questão de ler algo e tirar sua própria opinião, sinceramente gente eu também tenho pessoas que confio e que conhecem o meu gosto. Quando você acompanha uma série de livros e constrói um certo apego, óbvio que apesar das problemáticas não vai parar de gostar. Mas é MUITO mais complicado ter interesse quando se ouve tanto críticas da tal obra.
Não quer "forçar representatividade" kkkkkk
Eu não posso falar sobre trono pq ainda estou no segundo (apesar de ja ter pego uns 15 mil spoilers), mas em corte eu creio q a autora começou evoluir no aspecto da diversidade, 3 dos 6 personagens do grupo principal (a corte dos sonhos) são pardos (apesar do povo fazer fanart deles brancos), uma tem características asiáticas, outra é bi (demora pra gente descobrir, mas eu acho q essa personagem vai ter um livro próprio onde a autora vai se aprofundar na sexualidade dela), sem contar q dos sete grão-senhores existentes na história o Tamlin é branco, o Kallias é albino (ou pelo menos parece ser), o Tarquin e o Helion são pretos, o Rhys o Thesan e o Beron são pardos (eu não tenho certeza sobre o Beron), e , geralmente, as pessoas das cortes deles tem a mesma cor de pele q eles, tb tem o fato de q o Thesan é gay e q o Helion é bi. Pra mim, lembrando q esse não é meu lugar de fala, a autora evoluiu bastante no quesito diversidade em relação a cores de pele, mas eu ainda sinto falta de uma maior diversidade de personagens LGBTQIA+.
rhysand pardo??? KKKKKKKKKKKKKKKKKK vcs tão realmente achando que bronzeado do sol eh raça agora, rhys eh branco gata, sempre foi
e ainda bem que vc deixou claro que esse n é o seu lugar de fala, pq ela n evoluiu em basicamente nada com rep de raça, vcs realmente acham que descrever tal personagem como moreno ou bronzeado eh representatividade, a mulher não tem nem coragem de usar a palavra NEGRO pra descrever um personagem, a rep dela é podre e vazia
Sim, a representatividade dela nos livros ainda é bem falha, porém antes no começo era pior. Creio que ela evolua a representatividade em seus futuros livros de maneira mais transparente e protagonizada, e não em segundo plano.
Eu acho uma besteira, se ela quer colocar todo mundo branco, hétero é homem não teria problema, parece que é obrigatório colocar diversidade nos livros agora. Olha oq aconteceu com a JK rowling
Acho péssimo que a gente ainda tenha que cobrar representatividade
Mas o pior è que a representatividade è algo recente
@@beatrizalmeidasantos7746 mas o negro sempre existiu ....
Beatriz Almeida Santos infelizmente!! mas acho que em pleno século XXI não deveria ser algo cobrado mais e sim vindo naturalmente.
Nathy Sun exatamente!!
@@nathysun4479 não mas eu quero dizer que a cobrança pela representativida a consciência por ela è algo muitooooo
*eu:* nossa odeio fofoca, odeio gente fofoqueira
*also eu:* ih rapaz a victoria aveyard não gosta da sarah? que bafo gente *_*comendo batatinha_**
isso me fez amar mais a victoria scrr skksks
Hahahahahaha!! 😂😂
Também.
so que no caso os livros da victoria sao horriveis
Pq ela não gosta da Sarah?
Dos personagens masculinos acho o pior o Aedion, ele é colocado como um cara completamente escroto, muito arrogante, com uma postura péssima. O que ele faz com a Lysandra durante a guerra e a postura dele com a Alien, ele é muito agressivo e está sempre com aquela postura de macho superior, que nunca é problematizada e que a única "redenção" é um pedido insosso de desculpas. Não deu mesmo, acho impossível gostar dele. Para mim, ele perpetua muito a postura de homens tóxicos e é intolerável.
Isso é verdade
a conclusão do video foi quase um "nada contra pessoas que leem trono de vidro.... até tenho amigos que leram" shuahsuahsuahsuha td pra mim
11:00 não é o Rhysand é o Tamlin. Só corrigindo mesmo. E a representatividade, realmente não é muito. E eu achei muito bom, ela trabalhar o relacionamento abusivo como ele realmente é. Eu acho errado essa cultura do cancelamento.
Acontece isso? Não lembro
@@SukAndrade alguns momentos no segundo e no início do terceiro, e não sei se no primeiro também. Em que ele tem uns rompantes de raiva com a Feyre e acaba machucando ela.
@@heloisaalexandre1662 sim, as agressões físicas e mentais dele com a Feyre eu lembro. O que queria Saber era essa questão de pensar no filho e gozar como foi dito no livro, essa parte que não recordo.
@@SukAndrade ah isso não aconteceu não, ele distorceu o contexto da cena. Até porque ele não leu, mas acontece uma cena em Acofas que eles pensam no futuro, em ter um filho e depois de conversarem eles tem um momento íntimo.
@@heloisaalexandre1662 ah tá, pensei que eu já tava ficando louca de não lembrar de uma coisas dessas. Kkk
Sempre tive vontade de entender porque ela era cancelada. Seu resumo e vídeo foi tudo, pra entender a treta. AMEI
Mds, não, ele falou tanta besteira nesse vídeo, nem é a opinião dele. Só lendo mesmo os livros.
As informações estão todas erradas, recomendo você ler o livro e tirar as próprias conclusões sobre o livro
não escute nada do que ele disse. em grande maioria tudo errado
@@biancasilva2a638 ninguém vai gastar tempo nesses calhamaços só pra conseguir opinar KKKKK
@@melxgoncalves pra opinar é necessário SABER do que se fala e só dá pra saber se LER. opinião não é bagunça assim não. ai saem soltando um monte de coisa nada a ver, informações ERRADAS e acham que tão arrasando
“Não tenho preconceito com leitores da Sarah, tenho até amigos que são”
Esse é o melhor comentário 😂 mas falando sério hj em dia todo mundo ama essa mulher, eu já tava até me sentindo excluída por ser a única que não endeusava ela no meu círculo de amigos.
caraca, eu tbm??? Ainda mais no twitter q volte e meia tem um linchamento virtual kkkkkk
Eu gosto dos livros dela, mas tem uns tog e acotar stans que são realmente um porre kkkkkk
JKKKKKKKKKK eu realmente não entendo todo hype nela. Pra mim ela é bem mediana, nada de especial
Tudo bem gostar do livro, mas o pessoal exagera. Li as duas séries (achei péssimas, por sinal) e eu pude notar, sim, problemas muito grandes. Gostar faz parte, reconhecer as problemáticas também. O que não dá é fingir que nada disso existe e "aceitar" que ela continue agindo dessa forma.
"Não quero forçar diversidade"
Como se vivêssemos em um mundo onde só existem pessoas brancas, cis, hétero e no padrão de beleza eurocêntrico e escrever um personagem fora disso fosse nossa surreal.
Pelo amor de deus que sono de gente assim
Eu penso diferente sobre a questão da queda de qualidade na história, em Trono de Vidro eu gostei muito mais dos últimos livros do que dos primeiros, pq me pareceu que ela pensou em tudo, tanto que algo que aparece no primeiro livro que vc imaginava ser sem importância, no quinto vc entende exatamente o porquê daquilo, e que aquilo significava algo muito maior do que vc imaginava. Eu não entendo quem achou que depois ficou ruim kkkk, mas enfim, cada um tem sua opinião e eu respeito. E sobre muita gnt falar que a série fica ruim, ok, isso realmente acontece, mas por outro lado MUITA gnt tbm fala que ela fica muito melhor. Ngm é obrigado a ler algo, lógico, mas basear isso apenas em um determinado grupo que não gostou, enquanto vários outros gostaram, a meu ver, não é algo que faz muito sentido.
concordo total!! leram errado
appreciation post para elogiar a didática do paulo
socorro imagina esse homem apresentando um tcc??? tudo pra mim
Kķķkkk Pena da banca pra conseguir acompanhar esse homem falando rápido kkk
Ele se expressa muito bem, tá claro que o vídeo é sobre pq ele n quer ler livros da Sarah J e o pessoal fica cobrando que ele tem que ler os livros... A vida é muito curta pra perder tempo lendo livro que não vai agradar (ele menciona que não curte retelling tbm)
Algumas informações do vídeo estão erradas. E eu sinto que algumas das opniões que você recebeu foram de pessoas que não leram a série inteira.
A representatividade racial é sim um problema, a maioria dos personagens são descritos como brancos ou “bronzeado do sol”. Isso ninguém pode negar!
Sobre os relacionamentos: por não se tratar de humanos na maioria dos casos, não existe “hétero” “Bi” ou “gay”, existem parceiros e mais para o final de TOG da pra ver isso ser bem explorado e explicado. Mas quando são relacionamentos humanos são todos héteros sim, e sem qualquer representatividade.
Sobre destruir pessoas e personagens: a história se passa em uma guerra. Muita gente morre. Muitos sacrifícios são feitos para salvar um reino ou pessoas. É tipo game of thrones. E muitos casais são destruídos e mudados, assim como na vida real, não acho que isso seja um problema.
O relacionamentos abusivo se passa no primeiro livro de Corte de Rosas e Espinhos e foi feito propositalmente para ser uma pauta de discussão no livro, recomendo você ler.
Em todos os livros, as personagens femininas são empoderadas e mais fortes - literalmente, elas são sempre as mais poderosas. Aelin e Amren estão aí de prova - mas como se passa em uma época imperial, os Homens são retratados muitas vezes como machistas e protetores. O que é um retrato real da sociedade, mas o livro deixa bem claro que a protagonista nunca se sujeita a eles.
Enfim, amo seu canal e amo que vc se sujeita a novas coisas! Ganhou uma inscrita!
exatamente!!
Perfeita colocação 👏🏻
Assino embaixo
concordo em gênero,número e grau
Disse tudo
Eu queria MUITO que você lesse acotar para ter sua própria opinião a respeito da construção dos personagens e de como ela reescreve o conto da Bela e a Fera (primeiro livro), e o conto de Perséfone e Hades (segundo livro).Sou suspeita pra falar porque gostei bastante da trilogia, mas eu amo suas resenhas e desabafos literários!Se algum dia decidir ler, serei a primeira a assistir.
Up
Também queria que ele tivesse sua própria opinião. Algumas coisas que ele citou no vídeo sobre os livros não eram verdades
Eu queria que ele lesse todos antes que falar qualquer coisa com base na opinião de outras pessoas 🥰
SIM
@@arielymaciel6139 e ele leu todos e continua praticamente com a msm opinião 🤭
Li todos. O que gostei foi da Celina não se limitar a parceiro nenhum. Quando ela evolui, e seu companheiro, além de não evoluir, fica "magoadinho" pq é mais fraco, ou fica assustado pela força dela, eles terminam e ela encontra alguém melhor. Sem essa de se fixar em relacionamento abusivo.
Que livro é esse?
@@beatrizpedroza4841 ela tá falando de Trono de Vidro. Isso de trocar de parceiro acontece mais ou menos no terceiro livro da série
Para ser sincera, acho que a escrita dela só vai melhorando conforme os livros avançam. O segundo e o terceiro livros de Corte são bem melhores que o primeiro, e isso acontece tbm com Trono
Em trono de vidro mal conhecemos Celaena, então falar que ela não mata ninguém é pra quem realmente não leu a série. Sobre a queda de qualidade eu discordo, os livros só ficam melhores.
concordo
Concordo completamente
discordo kkkkk
@@deboravasconcellos8571 válido tbm! Ninguém vai agradar todo mundo né....bom pra SJM que tem gente que gosta, mas se não gostam... está tudo bem também hahahha
Gente , essa série é um banho de sangue kkkk e a Celaena contribui muito pra isso.
Gente, preciso falar meu ponto de vista como fã das séries da SJM. Eu acho que muito dos problemas da série são criados pelo próprios fãs. Os livros da sarah são hipersexualizados pelo fandom, mas se você de fato vai ler não é nada do jeito que é pintado (a menos que eu tenha amnésia, grande parte do que é falado, não acontece).
Agora quanto aos personagens, de fato são tóxicos em parte da história sim, mas eu pessoalmente acho que isso vem do ambiente que eles estão inseridos e do arco que eles terão que cumprir. Então pelo menos pra mim, não me incomoda pq não da pra esperar plenitude de alg que está inserido num ambiente tóxico e considero mais importante esse arco de redenção, principalmente porque isso não vem só dos personagens homens.
Infelizmente não tem como defender a falta de representatividade e posicionamento da sarah, e espero que num futuro ela compreenda que esse tipo de coisa é importante e MUITO.
Eu adoro a historia dos livros, apesar dos seus defeitos, e espero q a autora evolua nesse sentido e não seja outra JK. De fato, esses livros deveriam ser indicados para um publico mais adulto, pq vc precisa de certa percepção de mundo pra não romantizar o que ta sendo escrito e ter um senso mais crítico. Enfim, acho importante esse tipo de discussão e cobrança com a autora também. Só queria opinar mesmo kkkkk
Achei perfeito seu posicionamento, parabéns !
Adorei o posicionamento também!
AMG SIMMMM
O fandom sexualiza muuuito os persongens... tipo muito mesmo, a ponto de as pessoas de fora acharem q todos os livros são repletos de putaria e véi- kkkk
Eu posso contar nos dedos quantas cenas hot apareceu na trilogia de acotar, e olha q os livros são enormes
Principalmente no Twitter os stans são insuportáveis, sempre quando falam "Azriel" pode ter certeza q estão falando da rola dele e isso é tão ????
Ninguém aguenta esse fandom
Falou tudo o que eu penso! 👍🏻
@@lorraynecamille4939 nossa exatamente isso. É um sacoooo, e depois os stans do Twitter ficam reclamando de algo que eles mesmos criaram sabe
1- Rys nunca bateu na Ferye na série de corte de espinhos e rosas!
2- Tamlin que possuía um comportamento abusivo e tóxico, e ela deixou bem claro com isso pode destruir!
3- Ainda na série de corte de espinhos e rosas, tem um pouco de representatividade sim! Tudo que indica que será explorado nos próximos livros.
4- Acho que deveria ler a série e apenas depois vir falar sobre a autora. Entendo que confia na suas amigas. Mas, como booktube, formador de opinião, seria importante ler e somente depois opinar sobre os problemas da autora! Fazendo uma analogia, é criticar um prato de comida apenas pela aparência...
Tem que seguir e explorar mais a série e vê o desenrolar. É o que você diz no final do vídeo “precisa ter o máximo de informação possível...”
5- Acotar é muuuito, mais muuuuuito diferente de a bela a fera! E a autora apenas explora a problemática do comportamento abusivo da fera (que não tem o desfecho feliz com no conto da Disney). Ela explora justamente o que um comportamento abusivo faz com a mulher! Mas precisa seguir na série para ver isso, para ver abaixo das camadas iniciais mostra no primeiro livro...
Sobre TOG, não posso opinar porque não li!
Concordo com oq vc disse, exceto no caso da representatividade. Ali nos personagens principais não tem uma pessoa negra, e a sarah jogou a mor como bi pq era conveniente, pq acho que no final a mor não vai ficar com ninguém aparentemente (e tbm pq o próximo livro vai ser focado no cassian e na nestha).
@@lenara885 também acho que jogou Mor como bi porque foi cobrada sobre representatividade, inclusive ficou bem forçado e ainda tenho a impressão que ela tinha pretensão de deixar a Mor com o Azriel sim, porém acabou mudando de ideia por causa da representatividade.
Tbm acho, os recontos dos contos de fadas não passam de uma ideia, pq quando vc realmente lê não tem praticamente nada de reconto nos livros da Sarah, é algo diferente e totalmente original
Não entendo qual o problema de ele compartilhar a informação que recebeu com a gente, seria a mesma coisa de ele compartilhar a dele: é apenas opinião.
Falou tudooo, opinar sem ler NÃO DÁ.
O pessoal aqui nos comentários realmente não entendeu. É muito fácil ficar chateado com o rapaz e vir xingando ele de mentiroso sendo que em nenhum momento ele afirmou como verdade absoluta. 50 vezes ele falou que perdeu o interesse de ler e que o intuito do vídeo é reunir informações que são importantes sim de ter noção pra quem não tem acesso a elas em inglês. Se ele confia nisso tudo, é uma decisão do coração dele e cabe a gente ter senso crítico de procurar a respeito e tomar nossas próprias decisões. A falta de atenção e interpretação tá braba!
eu concordo sobre a qualidade da escrita, eu ja li muitas series e quando eu fui ler acotar depois de todo o hype, achei bem raso, a escrita repetitiva, livros super longos com muita encheção de liguinça sabe? já li uma critica sobre ela que dizia que ela já tem uma fan base tão solidificada que já não se esforça tanto na qualidade da escrita dos livros e a editora não cobra muito isso dela porque sabe que vai vender, parece que falta revisão, falta edição, a novela que ela lançou depois da trilogia de acotar foi a coisa mais sem sentido que eu li esse ano.
desculpa, mas a escrita dela é incrível. é sempre assim, né? a pessoa uma a norma culta e uma escrita criativa e sempre começam a dizer o tal "encher linguiça". isso é ignorância.
@@ben-ke3rw Opinião e experiência de leitura: sabe o que tem em comum? As duas coisas são pessoais. Ignorância é você falar que uma pessoa é ignorante, simplesmente por não gostar do estilo de escrita de SJM. Levando em consideração que não é só ela que acha.
Assim como você tem sua opinião sobre a escrita de SJM, ela tem a dela e tudo bem. Você não é o dono da verdade.
@@NHYUXIE da mesma forma como ela teve o direito de dar a opinião do que ela acha, eu também posso da mesma forma. dizer que a escrita de alguém é "encher linguiça", é um desrespeito e tanto, caso não saiba.
@@ben-ke3rw Olha, "encheção de linguiça" não é nenhum xingamento ou ofensa, no máximo uma crítica construtiva, e vai do autor investigar isso ou não. As opiniões de alguém por um livro dificilmente podem ser chamada de "desrespeitosas", pois é sobre a experiência, que para ninguém é igual. Pra alguns parece que é encheção de linguiça, pra outros não. Nenhum dos dois está certo. Nenhum dois está errado.
@@ben-ke3rw Leia Tolkien e Martin, depois releia a Maas e me diga se ela está nesse mesmo patamar de literatura. Ela não tem um escrita incrível e já li livros nacionais com escritas melhores que os dela, mas por fãs que nem você, que acham que a Sarah é alguma deusa da escrita, ela não se esforça pra melhorar.
qualquer pessoa: a
paulo: COMPRA COM MEU LINK
Ele fala isso pq faz parte de seu trabalho. Reforçar nunca e demais rs
Só fiquei com medo de descobrir, que ele sabe o que nos compramos com o link dele kkkk já comprei várias coisas pelo o link dele kkkk inclusive brinquedos sexual kkkkk
Kkkkkkkkkk verdade
Ele tá certo, ontem comprei meu Kindle no link dele pq lembrei dele falando isso😂😂😂.
Robson Vilela Ele disse que uma vez compraram camisinha com o link dele. Agora não sei se a pessoa contou para ele ou ele recebeu alguma notificação. Hahhaha
Paulo , como sempre, nos dando mimos. A própria Juh Nogueira do booktube ✨
KKKKKKKKKKKKKKKK
Kkkkkkkkkkkkkkkk
hahahahahahahahaha
As garotas que falam que querem um namorado superprotetor e ciumento, não sabe o que diz. É justamente por não ter tido um namorado assim. É horrível. No começo pode até ser fofo, mas com o tempo, você vai morrendo sufocado por tudo isso. Assim que começa um relacionamento abusivo.
Eu gosto de ToG mas assim... Os personagens são todos iguais, realmente só muda a cor do olho ou a tonalidade do loiro nas mulheres. Aí entra a Nehemia que era negra e tinha TUDO pra ser uma personagem super bem trabalhada, e a Sarah mata. Representatividade lgbt também quase não existe. Outra coisa que me irrita é o quanto todos os homens são completamente tóxicos e as mulheres continuam ali em cima deles (O Rowan mesmo parece um animal com a Aelin cara). Eu perdi super o interesse no quarto livro porque começou a me irritar certas situações, mesmo assim terminei porque já tinha comprado todos.
[SPOILER ALERT]
Bom... Esse vídeo já não é mais tão recente assim, porém eu o assisti agora e sinto que posso falar sobre, visto que li ambas as séries e devo ressaltar algumas informações...
Falam de falta de representatividade do movimento LGBTQ+, porém se esquecem de uma das personagens mais amadas de ACOTAR Mor, que revela para Feyre em um momento emocionante de conversa que não se sente atraída por homens... Ela simplesmente não escancara essa informação na história, e conhecendo o lugar terrível de onde ela veio (que foi relatado propositalmente dessa maneira) talvez seja um pouco de receio ou medo de como as pessoas irão encarar tal situação ... Bem parecido com a realidade, não acham?
Assim como os relacionamentos “abusivos” são formados inteiramente por características mundanas embora muitos sejam por feéricos o que justificaria um sentimento mais territorial... Porém o que mais me encanta na escrita dessa autora incrível é que tudo é proposital, se há um relacionamento abusivo ela faz questão de ressaltar essa informação, e não é romantizado como muitos pensam.
E uma das coisas que eu mais gosto é a construção e desconstrução de personagens, nem mesmo o vilão é totalmente trabalhado em vilania, e nem todo mocinho é santo.
Sabe, o que mais me intrigou nesse vídeo? Foi de fato não haver embasamento concreto. Não entenda como uma ofensa ao seu trabalho, visto que eu não acompanhei muitos de seus vídeos, mas acredito que para cada crítica exista um embasamento, e como leitora devo ressaltar o que vi em diversos comentários desse vídeo, que sem ler é difícil criar opiniões, e quando as cria, é difícil se levar a sério.
E a propósito, Trono de Vidro não é mesmo uma série para ser vista como tendo uma protagonista mocinha que não faz merda, muito pelo contrário... Seu surgimento e por consequência disso sua fama se cria por ser uma ASSASSINA... E sobre sua relação com Rowan, é difícil realmente falar coisas desse tipo sem ter lido, porque um fato que eu não me lembro de ter visto ninguém apontando por aqui, foi o de que o Rowan estava sob acordo de lealdade com Maeve, a verdadeira vilã, que o obrigou a “preparar” Aelin para o que estava por vir, e de resto, ela é uma assassina incontrolável e de pavio curto, enquanto ele é do mesmo jeito, só que tem isso envelhecido por 300 anos!
Enfim... Pra finalizar minha crítica gostaria de compartilhar um artigo de uma escritora que fala sobre sua experiência com ACOTAR, e como não desistir no meio do caminho por uma relação tóxica tornou essa uma leitura indispensável para ela.
bookwormscientist.com/um-post-para-falar-bem-de-corte-de-espinhos-e-rosas/
E peço encarecidamente que se for fazer esse tipo de vídeo novamente, por favor leia, não se baseie em experiências alheias, isso tira total credibilidade do que está sendo dito.
Maravilhoso seu comentário. Vc leu e de fato, entendeu a trama
Obrigada por nao me fazer surtar com os comentários que vi nesse vídeo... é realmente lamentável as pessoas falarem dos livros sem ao menos ter finalizado a série e ter uma informação concreta😪
Gente, eu nem sabia que ela era "cancelada".
Né menina?
Também não sabia, só via um povo comentando Sarah J Mass e rolando os olhinhos e eu sem entender nada do que tava acontecendo.
Eu também não kkk nem sonhava
Tem uma frase do George R.R Martin que diz " Se você procura principalmente por histórias representativas e com diversidade, então procure autores que sejam diversos". Isso não tira o fato de que autores brancos também devem incluir outros tipos de personagem a história, mas sim que o retrato mais fiel vai ser das pessoas que têm características em comum com os personagens. Se você é branco e hetero você está mais propenso a escrever histórias com personagens mais parecidos com vc, por ser parte de sua vivência, se é negro, asiático ou de outra sexualidade vai retratar com mais fidelidade o que pessoas assim passam. Não estou dizendo que ela não deveria por mais diversidade na história, mas sim que ela vai estar mais propensa a escrever com as vivências dela.E sobre as cenas para "maiores", sim é muito desconfortável de ler pq não é necessário, porém até agora só vi no quinto livro de tog.
concordo, é muito pacifico buscar diversidades em autores de hipe norte americanos..
Vey, já li muito autor homem branco hetero cis que são super diversos nas obras. Acho isso muito desculpa de pessoas para não se responsabilizarem pelas suas construções. Quando a gente fala de representatividade racial e étnica por exemplo, essa responsabilidade não se limita a pessoas não-brancas, e muito pelo contrário, é responsabilidade da branquitude de desconstruir e repensar sua visão de mundo e a forma como eles reproduzem isso nas suas obras, até porquê são livros famosos e influenciam toda uma geração.
Concordo que tem que procurar autorres mais diversos, mas o fato dela ser padrão nao significa que ela não consiga trazer mais diversidade pro livro. Não da pra usar isso como desculpa.
@@deboramyrlan3968 exato
@@deboramyrlan3968 Tipo Rick Riordan.
É complicado fazer esse tipo de vídeo quando os livros não foram lidos. Pode acabar pontuando coisas de maneira equivocada.
exatamente, não vejo como seja possível trazer tantos pontos e críticas sem nem mesmo ter lidos os livros em si.
@@carolrf1414 da mesma forma como tem como escrever sobre determinado período histórico sem vivenciar ele...pesquisando.
@@pradisa_mas se for pra pesquisar, precisa ser em fontes confiáveis né? que falem oq de fato aconteceu na história, e pelo vídeo dele percebe-se que a única informação correta foi sobre a representatividade.
@@tainactorfavs Né? Nem precisa ler a série toda, mas pelo menos pesquisar o trecho, ou capítulo para ter uma visão mais ampla sobre o assunto, não usar apenas uma fonte e tal. 💁♀️
concordo , aí acaba pegando cenas soltas fora de contexto
Se ela realmente falou que não quer "forçar diversidade", isso pode ser indício de mal-caratismo sem tamanho. Se ela quer escrever só gente branca e hétera, é um direito dela, mas agir como se todas as outras fosse "forçar", aí já estamos num patamar muito, mas MUITO errado.
pois é! Eu fiquei chocada com essa fala dela. Queria ter me informado disso antes de ter comprado os primeiros 2 livros de Trono de Vidro, porque agora com certeza não irei me sentir 100% confortável lendo livros de uma autora que pensa que colocar personagens de outras raças é *_"forçar"_* diversidade.
mau-caratismo porque?
oq vc prefere, a diversidade forçada da Globo que só coloca minorias de forma pejorativa? A diversidade forçada da Marvel/DC que um personagem só faz parte de uma minoria pra agradar uma parcela de nerds? A diversidade forçada de várias obras onde minorias só existem pra cumprir tabela e agradar militante de Twitter?
o ideal é q n haja msm uma diversidade forçada. Pq todo autor, sem exceção, que vem com o papinho de "vou incluir minorias pq elas são importantes" costuma fazer mais bosta doq qm exclui elas. Assim como todo autor q inclui minorias pq quer e n pra agradar os outros n faz essas msms bostas, obras feitas de minorias para minorias raramente sofrem com isso
@@garudadrakon4728 mas como ela quer tentar não força diversidades se todos os personagens dela são brancos?? Entendo que tem autores que, realmente, botam tanta diversidade que chega a ser forçado. Mas ela nem tentou fazer essa "forcaçao ou inclusão " de nada até agora. Acho que por isso as pessoas veem essa fala como incoerente ou de má fé.
@@nath_duraes6646 o único livro que a maioria dos personagens são brancos é tog em acotar mesmo da pra contar nos dedos o número de personagens brancos a mesma coisa com cidade da lua crescente. Ela ñ falou de força representatividade de forma que "a eu ñ quero botar" ela falou que ñ ia forçar representatividade em que botasse lgbts, negros, asiáticos.... naquele papel padrão dos livros que é isso pobres coitados os personagens que mais sofrem ou que são extremamente caricatos . Cidade da lua crescente mesmo tem um personagem que é um homem negro gay assumido e está na posição de poder ele é um dos personagens principais.
@@adrianeclarice319 kkkkkkkkkkkkkkk bronzeado nao é ser negro... onde foi que vc achou gente preta em acotar? pq eu me recordo de 2 ou 3 personagens que aparecem em um ou dois capitulos de toda a historia mas que nao possuem importancia nenhuma no roteiro... o que acontece é que a racista homofobica da sarah j mass coloca um personagem em um capitulo e o fandom tenta torná-lo um deus só pra passar o pano pra autora
não sabia de nada disso... que bom saber, prestarei mais atenção. já comprei os boxs e gostei bastante de ACOTAR. mas realmente estes pontos são super importantes e temos que falar, porque quando alguém pede indicação, podemos escolher outras opções. obrigada pelo video!
15:26 discordo sobre a qualidade da escrita, ao meu ver ela só evoluiu e sobre as séries, tog é completamente diferente de acotar e isso é nítido quando vc lê pelo menos dois livros de cada saga
Juro que fiquei vendo ele dizer isso e falei: "queeeeee". Reino das Cinzas, o último volume de TOG é maravilhoso, em todos os sentidos. Como pode ter havido uma involução. 😒
@@mariasoares95 eu estou lendo herdeira do fogo agora e amando. Eu amei a dinâmica, é bem diferente de todos os livros da Sarah
Isso q da pegar coisas fora do contexto e sem ler. Eu vim nesse video querendo ver se realmente estava dando dinheiro para uma autora bosta. Mas tirando a representatividade, que concordo q falta, o vídeo ta cheio de furos.
E ele quis falar de uma pessoa q ele nunca nem conheceu. É difícil falar de algo q vc n tem conhecimento.
Sim!! Eu li ACOTAR dos li TOG e realmente a escrita é bem diferente
Sinceramente não minha opinião a escrita dela é bem do mesmo... Não tem nada muito impressionante
Sobre a Celaena não matar ninguém, em Lâmina é um banho de sangue, a partir do terceiro também. Hahaha
Na minha opinião, só o segundo livro tem uma perda de ritmo de leitura, todos os outros são muito bons, favoritos inclusive haha. Os últimos dois livros são perfeitos!!!
Tô no segundo é bem difícil continuar a leitura, mas tô tentando
@@YasminSantos-db6oe eu adoro o segundo kkkk mais a partir do 3 a historia muda totalmente o rumo e fica mto melhor .
@Gian Mazetto Tipo, a mina tá em um castelo com 700 guardas em cada cômodo, treinados para matar até um mosquito, caso ele importunasse alguém, tem uma fera matadora que arranca as peles das vítimas rondando o castelo, a única arma que ela tem são algumas facas improvisadas feitas com prendedores de cabelo, e ela ainda tem que bancar a daminha da corte que não sabe nem matar uma mosca, e eles esperam que ela fosse lá fria e calculista matadora e matasse cada pessoa na frente dela? São esse tipo de pessoas que não pesquisam nada sobre determinada obra e quando não é como eles esperavam eles ficam bravos e ficam fazendo crítica no skoob, todo mundo tem o direito de não gostar, mas a pessoa não ler nem direito a sinopse e ficar falando mal porque não é oque a capa mostra é no mínimo falta de senso.
Sim. Concordo plenamente!!!
nossa, to relendo a série e estou no segundo, mas está um porreeee pra ler, acho q nunca tinha ficado procrastinando um livro dela rsrsrs
Concordo com diversos pontos que você comentou e inclusive acho que DEVEM ser validados. Mas vou colocar meu lado de fã da Sarah a parte e dizer que sim, houveram relacionamentos tóxicos ao longo dos livros (Celaena e Chaol, Aedin e Lysandra, Tamlin e Feyre) mas houveram ali, coisas que foram necessárias serem impostas também. Celaena construiu um relacionamento muito bonito com o Rowan, assim como Feyre com Rhysand, e como leitora assídua e uma pessoa com mentalidade já formada, eu posso afirmar que nenhum desses relacionamentos foram abusivos. Houveram sim, momentos conturbados, e sim brigas que vejo como algum totalmente esperado se tratando de qualquer casal comum. É claro que algumas atitudes dos personagens foram erradas, mas isso também é esperado já que não temos personagens perfeitos. Além da questão da representatividade que a Sarah tem acrescentado nos livros e que muita gente escolhe ignorar ou fecha os olhos pra isso. Sarah não é um autora perfeita, mas em questão de saber fazer o trabalho dela, a admiro e vejo como inspiração pra minhas histórias também. Parabéns pelo vídeo e espero ver mais assim nesse estilo.
Na questão de confiar na palavra de suas amigas, eu super concordo, mas sou do time das que acreditam, que é melhor ler e descobrir o que VOCÊ pensa da história. Antes de ler ACOTAR, eu vi algumas resenhas negativas que só me fizeram desanimar de ler a história. Mas se eu não tivesse lido, não sei o que estaria fazendo hoje em dia. Ler elas me deu uma outra visão de vida a qual eu não possuía.
E SIM, em ACOTAR temos representatividade tanto da comunidade LGBT quanto na questão das pessoas negras. Na corte estival, todos os moradores são negros. A representatividade LGBT também é mais presente do que nos outros livros, pois temos ali grãos senhores que inclusive são casados o que eu achei incrível!
tudo que eu queria dizer
vcs tem uma ideia muito rasa do que é representivadadekkkkk a famigerada corte de feericos negros que n tem destaque algum e só tão ali pra ela e vcs poderem dizer que ela coloca sim representativade racial !!! e a forma que ela descreve esses personagens "negros" que tao mais pra brancos bronzeados, e rep lgbt que fica de lado e ela ainda constrói de uma forma podre, parem de passar pano pra autora branca medíocre só pq vcs gostam dos livros dela
@@aphrwodite passo mesmo pq? Porque não me importo se gosto dos livros dela ou não, pessoalmente eles mudaram minha concepção de vida. Medíocre é vc q não sabe o que é respeito! Corte estival teve sim, muita representatividade caso você não tenha lido o livro direito. E a Sarah não é obrigada a ficar colocando personagens assim na história só porque pediram. Isso é problema dela, e pra alguém que a acompanha a muito tempo posso dizer sim, que ela é uma autora incrível e talentosa e sabe bem medir as coisas. A escrita dela amadureceu muito e muitas coisas que ela fez no passado não se encaixam na vida dela agora. Em Crescent City temos bastante representatividade também. Diversidade nos livros é importante sim, mas tenta explicar isso pra uma garota de dezesseis anos que escrevia em uma plataforma de auto publicação! É direito dela escolher se pronunciar sobre isso ou pôr isso nos livros. Mas por enquanto eu continuo apaixonada pelas histórias e é somente isso que ME importa. Tenha uma boa noite
@@marjorieswift8983 kkkkkkkkkkkkkkkkk pelo menos vc n tem vergonha de admitir que passa pano, e ela é sim, uma autora medíocre com uma escrita medíocre, o fato das histórias dela terem te ajudado n apaga o fato de que ela precisa melhorar e muito, e colocar personagens secundários como minorias enquanto os protagonistas são brancos cis heteros n é representatividade
O Paulo em muitos momentos ressalta que o vídeo foi baseado em pesquisas, opiniões de amigos (além das muitas críticas que recebe em contexto geral), é um conteúdo jornalístico de PESQUISA sobre a AUTORA e, consequentemente, os livros. Vai do telespectador TER A NOÇÃO que algumas críticas são místicas e vale sempre a pena a experiência.
Grande parcela das críticas é por total falta de interpretação!!!!
Velho, achei bem interessante a ideia do quadro mas acho que toda a "pesquisa" seria mais verídica se tivesse lido os livros...
Num outro vídeo você falou que gosta de ter lido o livro até o fim só pra falar "mal" dele com propriedade então por favor que as próximas críticas aos livros sejam baseadas no que você leu (mesmo que seja sobre a autora mas a obra dela foi citada logo tem que ter um conhecimento mais abrangente não só pedaços de opniões alheias)
SPOILER (provavelmente) A SEGUIR
Mas obviamente ToG e ACOTAR tem seus problemas e em questão disso temos que reconhecer ne
- Ta mais do que óbvio a falta da representatividade LGBT e étnica, isso a SJM tá de fato pecando muito porque é algo que é necessário num livro (e é Necessário pronto e acabou)... A questão com a Mor e mal ser comentado a relação com a Fêmea a qual não sabemos quase nada e a Nehemia (única personagem negra de relevância no começo de ToG ter sido morta sem dar muito tempo de desenvolver complexamente) são essa pontinha do iceberg
- Corte de Espinhos e Rosas (o livro 1 ta) aparenta algo que de fato foi o relacionamento abusivo, e isso é algo que é trabalhado nos outros livros até porque a proposta do livro ser um reconto de A Bela e A Fera é utilizada muito bem. Mas Quem é a Fera? O relacionamento da Feyre com o Tamlin deu indícios a todo momento de que tinha algo errado. E de fato tinha, tanto que foi algo totalmente diferente com o Rhysand. (Lembro de que a ~primeira coisa que o Tamlin fez quando viu a Feyre em Sob a Montanha foi querer transar com ela e eu fiquei tipo "????" Pq ne que se foda a segurança dela ou a vida)
- Ah algo que eu odeio é ela querer formar casais usando todos os personagens mesmo que não seja relevante pra trama
- Acho incrível como ela trabalhou a questão do Rhysand ter seus traumas e a Feyre também (ele estuprado por 50 anos e ela destruída por causa de um macho tóxico)e o relacionamento deles em se apoiar e respeitar
- Em questão das personagens femininas eu acho um descaso porque a maioria delas são bem trabalhadas e construídas sendo fortes e tals, tipo As Treze, Aelin mesmo ou até Elide que aparentava ser fraca mas na verdade se desenvolveu muito bem (Em Trono de Vidro) e Feyre que me surpreendeu o desenvolvimento dela desde o primeiro livro (pra mim no começo ela parecia ser meio "morta" sabe, sem brilho mas dps que se livrou do embuste deu pra mostrar de fato o "porquê" de toda essa impressão)
- Todos os personagens tem traumas e são coisas bem pesadas e trágicas tipo a tortura em Endovier, a família do Rhysand mas tudo tem um contexto e são relevantes para os personagens e suas histórias porque o mundo deles não é exatamente o nosso e no meio de guerras e sofrimento acaba sendo comum (infelizmente)
- Sobre a Cealena não condizer com a personalidade de "Melhor Assassina de Adarlan" isso está totalmente errado, essa personagem é bem mais complexa e sabe manipular e se utilizar das situações. Devo dizer que em Coroa da Meia-Noite quando aconteceu a tal morte e a Celaena caçou e esquartejou o cara ela botou pra valer as habilidades dela
- Pra mim o livro mais cansativo de ToG foi o Herdeira do fogo mas entendo que foi uma transição para a abertura do mundo que viria a seguir e sinceramente eu teria abandonado acotar se n tivesse pego o segundo pra ler logo em seguida confiando que seria bom pq eu não acreditei que os livros iam se sustentar só com os personagens que foram apresentados no começo
Ai olha tem muito mais coisas a serem discutidas mas acho que algumas destas foram esclarecidas em outros comentários... mas é isso espero que você dê uma chance a mais para a SJM
Ah me perdoe se pareci grossa ou coisa assim, o objetivo era só apontar e fazer comentários sobre algumas questões do video. Mas enfim adoro o canal e é isso kakkkkkk...
KKKKKKKKKKKK o embuste Kkkkkkkkk
Amei o comentário ❤ o embuste foi épico kkkkkkkkk
Nossa você comentou exatamente o que eu penso...muito obrigada ❤️
eu burra vi o alerta de spoiler e fui ler
AGORA SEI Q A PRINCESA MORRRE SCR EU SOU MUITO BURRA MSM
Eu posso sim concordar com muitos dos pontos nesses livros. Mas é algo tão engraçado, porque muitas das coisas que considerou negativa, era exatamente o oposto do que eu vi. Por exemplo, temos a Nehemia que é uma personagem negra, SEMPRE considerada linda demais, e que foi SUPER importante em Trono de vidro. Em ACOTAR temos uma pessoa que entende que esta em um relacionamento abusivo e SAI dele. Uma coisa que eu AMO na SJM é como a "princesa" não precisa ser imaculada. Essa questão dela ser a maior assassina era uma característica dela de antes do TOG, depois ela não quer mais ser isso e sim... ela mata muita gente. Acho que se a gente procurar, vai ver problemas em qualquer livro ou autor que encontrarmos... Eu não sou uma pessoa que fica procurando a negatividade das coisas, eu prefiro valorizar o que é bom, e SJM tem MUITA coisa boa!
Engraçado que a única personagem negra de ToG foi morta na metade/início da saga mas enfim...
@@isadoraromero7558 eu entendo que deveriam ter mais personagens negros, mas ela não morreu à toa, porque a autora queria cumprir tabela, ela era um ícone da rebelião, ela foi um mártir. Acho isso mais importante do que ter vários personagens negros apenas de enfeite.
@@nolan3398 discordo de você. Ela morreu pela revolução. Ou não se lembra do episódio próximo ao da morte dela, onde uma menina em Callacula começa a pensar em revolução? Não se ganha uma guerra com uma pessoa apenas, e para se ter um exército, as pessoas precisam de um motivo para lutar por aquilo. A morte da Nehemia foi o motivo de muita gente. A cor da Aelin não importa em nada nisso. É querer caçar um problema onde não tem
O problema é que tanto a Nehemiah quanto a Sorscha morrem pra desenvolver personagens brancos.
@@laisharnisch7635 São personagens q só servem pra incentivar o protagonista. Nunca tem realmente alguma necessidade,e podem ser facilmente substituidos(jogos vorazes). E o personagem negro mais importante de ACOTAR é o Tarquin,que só tá lá pra ser roubado kkkkk,colocaram a Mor bissexual só por causa da polêmica da representatividade.
Adorei o vídeo, Paulo. Sou fã dos livros da Sarah e comecei a ler eles bem novinha. Sinceramente não me recordo desses relacionamentos abusivos. Eu comecei a reler Trono de Vidro agora e quero prestar atenção nessas coisas. Concordo muito com a questão da representatividade que não existe. Mas não concordo que a Celaena é uma assassina que não mata kkkkk, em Lâmina da Assassina é que realmente conhecemos essa faceta da Celaena, é lá que vemos ela atuar assim. A partir do primeiro livro o foco é outro, é pós vida de assassina, ela foi levada até lá por esse passado mas, a história toma outro rumo.
Até porque trono de vidro tem romance, mas ele não é o foco. Se a Celaena terminasse sozinha pra mim não ia ter muita diferença. Nem sei como comentar sem dar spoiler, mas enfim, foca mais na trajetória da personagem e dos reinos desse mundo do que nos casais que são formados, não que esses não tenham importância.
@@marimp6095 Simm, eu particularmente gosto muito do par romântico dela. Mas concordo muito que o romance é secundário na história, sempre falo isso para pessoas que vão ler tog depois de ter lido Corte. Trono foca muito mais na construção dos personagens e do universo.
Sou muito cadelinha da Sarah mas concordo que falta representatividade em Trono de vidro, Acotar e minha série favorita mas as duas são especiais p mim (gente Corte de Espinhos e Rosas também TRABALHA a questão do relacionamento abusivo) a personagem tem um grande desenvolvimento e me ensinou muito.
A SJM realmente falha MUITO na falta de representatividade, mas em relação ao resto, infelizmente tem muita informação errada e distorcida no vídeo :( e muita gente que não leu vai sair propagando essas “informações” por causa da sua influência; amo você, Paulo, mas realmente a maior parte do conteúdo do vídeo não condiz. Rhys nunca bateu na Feyre, o relacionamento da Feyre com o Tamlin (o baseado em A Bela e a Fera) não é romantizado e sim tratado como um problema e isso é desenvolvido a partir do segundo livro quando a personagem percebe que tipo de relação teve e ela sofre com tudo o que foi gerado a partir dessa relação abusiva, os homens são mais grossos e muito protetores porque são guerreiros e isso não é direcionado às mulheres, apenas quando querem protegê-las em momentos de risco (com exceção do Tamlin), etc.
Li Corte de Espinhos e Rosas a umas duas semanas pq vi muitas pessoas falando bem do Rhyssand (acho que se escreve assim) e como ele era um cavalheiro. Porém me deparei com ele drogando a Feyre, obrigando ela a ficar semi nua em um local público, abusando dela na frente de todos e depois ainda fazendo uma tatuagem no braço dela (com um olho para vigiá-la). Isso tudo, acumulado com as outras situações, fez a Feyre entrar em um estado depressivo e desejar ser drogada novamente apenas para não ter que sentir a realidade de seu tormento. E veja bem: ACHO O TAMLIN DESPREZÍVEL só que isso não apaga de forma alguma o que o Rhyssand causou a Feyre, independente dos motivos que o levaram a cometer esses atos, ele os fez. Fiquei incrédula, desesperada, quando no final do livro a Feyre simplesmente esqueceu tudo isso. E não; não estou dizendo que o Rhyssand não merece uma redenção, mas juntar ele e a Feyre é muito perigoso! Simplesmente joga fora qualquer identidade corporal da personagem. Teria sido melhor se a autora tivesse trazido outro personagem para ser par romântico da Feyre e Rhyssand, como amigo, alcançasse a redenção ajudando-a a sair do relacionamento abusivo com Tamlin; EU acho que seria um desfecho melhor, mais respeitoso com a comunidade feminina que sofre constantemente com casos de dopagem, o “boa noite Cinderela”.
Não tenho intenção de continuar a série, li apenas o primeiro livro e uns spoilers do Instagram, pois Corte de Espinhos e Rosas quase me arrastou para um abismo. Como li em pdf, fiquei pensando na possibilidade de ter baixado o book errado, mas tudo leva a crer que não.
@@mariarodriguesbohmer2465 leia o restante e você vai entender melhor, o Rhys errou sim a drogar a Feyre, mas há um desenvolvimento disso nos demais livros. E sim ele sabe que errou e se arrepende dos seus erros. Ele é um personagem incrível, recomendo você terminar a saga pra entender melhor.
@@mariarodriguesbohmer2465 o Rhys realmente errou ao drogar a Feyre mas no desenrolar do segundo livro ele explica do por que fez aquilo, e realmente foi um motivo plausível. Mas em nenhum momento a Feyre foi abusada. O Rhysand a pintou para ela mesma ver que ninguém a havia tocado e os únicos toques foram na cintura. Vejo muitas pessoas falando mal quanto a série a a autora sem ter lido o resto, e o segundo livro principalmente explica o primeiro, não só a relação abusiva como o comportamento de certos personagens. O Rhysand ajudou a Feyre a se ver na situação abusiva que estava e ao mesmo tempo os dois iam se curando de traumas sofridos juntos. Além de que boa parte do comportamento do Rhys em a montanha é uma máscara a coisas que depois são explicadas.
Luisa Sa insistência impertinente, perseguição, s•u•g•e•s•t•ã•o ou pretensão constante em relação a alguém são formas de abuso. São poucos os motivos plausíveis para se dopar alguém (um médico anestesiar um paciente para um procedimento cirúrgico, por exemplo). Não pretendo estender esta leitura, mas agradeço o diálogo.
@@mariarodriguesbohmer2465 usando esse exemplo do médico, naquela situação onde ele a estava dopando da para comparar com um paciente que fica sendo dopado por morfina quando está com muita dor... Ele fez isso justamente para poupá-la dá dor. E como foi dito só no segundo livro para ter uma explicação.
Em acotar, em alguns momentos eu senti que Feyre perdeu seu protagonismo para personagens masculinos. No final senti que faltou mais ação dela como a grã feérica especial que se tornou.
Eu enquanto estava lendo os livros senti realmente que os personagens homens realmente são tipo muito protetores e exagerando nessa proteção, em relação a representatividade realmente não muito não em corte de espinhos e rosas até tem uma personagem que é lésbica então nisso ela deve um pouco, agora em relação a qualidade dos livros irem caindo eu discordo completamente as tramas ficam muito mais envolventes e os personagens crescem de um jeito sensacional que é incrível de acompanhar e uma das coisas que eu mais gosto nos livros da sarah é como ela traz mulheres sempre fortes e que vão atrás do que querem e que não tem medo de lutar o empoderamento e a união que as mulheres têm é muito legal e eu acho que a sarah como escritora está crescendo muito e espero que nessa nova série dela ela traga mais representatividade porque aí nos vamos ter uma ótima história
Em acotar pra mim isso da qualidade cair não aconteceu muito. Na verdade por mim a qualidade aumentou até pq o meu favorito é o segundo mas em tog pra mim aconteceu mesmo ficou uma coisa meio jogada. Mas eu amo os dois kkkkk
Esse negócio dos feericos serem superprotetores, a Aelin até caçoa disso. Ela brinca que parecem cachorros marcando território. Mas fora o Tamlin, não vi nenhum feerico que machucou ou foi abusivo com a parceira
@@rayqueiros7973 também não me lembro
Ray Queirós tbm não, acho q Acotar nesse sentido é muito melhor, pq mostra um cara abusivo e ela não tem dó de destruir ele
Mana, sim.
Estou em uma LC de Corte e ontem foi o debate do livro dois e eu até cheguei a comentar com as meninas como era bonito o fato da Sarah empoderar as mulheres. Que apesar dos guerreiros Illyrianos serem gigantes e temidos as mais poderosas e que tinha os maiores cargos na corte noturna, nos cargos as imediatas, eram as mulheres e como os caras, principalmente o Rhys, sempre deu toda a liberdade da Feyre ser e fazer o que quiser.
Sobre a Sarah talvez ter votado no Donald Trump: era só ter feito uma pesquisa no instagram dela. Em 2016 ela postou uma foto dizendo que já tinha votado (aquela campanha que lá nos EUA rola muito para as pessoas irem votar etc) e ela colocou hashtag #ImWithHer que era a hashtag de apoio a Hillary Clinton. A Sarah votou na Hillary. Se posicionou abertamente sobre as eleições. Só não fez alarde sobre isso.
Cara, esse ódio todo e as mentiras só podem ser por inveja ( por parte das pessoas que inventaram os boatos e não do Paulo) sei lá.
@@marimp6095 Também acho. Tipo no vídeo ele diz trazer algumas polêmicas envolvendo a autora, mas não coloca nenhum material fonte na descrição. Além disso, ele assumiu não ter lido todos os livros da série e cita alguns supostos momentos da história que são machistas só por que ouviu comentários de terceiros.
Além do mesmo q ela realmente tivesse votado no Trump, n era motivo pra polêmica, até pq, querendo ou n, ela vota em quem ela quer...
E mesmo assim não teria nada a ver,o fato de que ele votou
Somos livres pra votar em qualquer pessoa.
eu tenho fé q um dia eu ganho um sorteio do Paulo, não é possível q com esse tanto de coisa sendo sorteada eu não ganhe NADA
Eu mesma hahahahhaha
Confia em mim, um dia você ganha! Eu vivia achando que nunca ia ganhar até que ganhei não só um, mas DOIS sorteios.
@@AnaBooks oq ce ganho?
Meu sonho é ganhar qualquer sorteio kkkk
@@pedrooctavio1608 ganhei livros nos dois, Crescent City e Regretting You!
Ele esperava: Acontecimentos realmente podres de autores que não merecem um centavo pela merda que cometeram. Ele recebeu: Fofocas pegadas em Fóruns
Eu vim do vídeo da autora de Belo desastre q nossa falou muita merda,aí pensei q esse seria algo do tipo tb,mas n basicamente é só cobrança chata msm do q a autora deveria retratar no seu livro( obs: nunca li belo desastre nem os dessa outra autora,tô aqui só pelas fofocas e bem decepcionada pq achava q era sobre coisas q ela realmente tinha dito e feito como a de Belo desastre ou até a jk de Harry Potter 😅
@@sarahdesousasoares1766 o título do vídeo dele é bem autoexplicativo, não sei o que você esperava, mas esperou algo que não foi prometido kkkkkkk
Gente eu só não concordo com muita gente que vejo no twitter tipo (eu não sei nada sobre Rowan e Aelin porque não li ainda), mas muita gente reclama que em livros de fantasias, guerras, e LUTAS as protagonistas acabam apanhando e machucas... E VOCÊS QUERIAM O QUE?! Que no meio da luta de espadas, o vilão virasse e falasse "opa não pera, não posso porque você é mulher". Pelo que sei da tal cena de Rowan e Aelin, é um treino, e não tem muito o que fazer ué! Em um livro que tem morte, galera apanhando, muitas pessoas querem que a protagonista saia intacta? Não é assim gente, pra mim é muito pior galera falar "ah mas porque é mulher" como se fosse algo de pena, como se ela não pudesse peitar uma porrada. Não sei se é essa a tal treta ou dos comentários, mas vim desabafar mesmo, porque muita gente lê livros que sabe que vai ter luta, e quer que simplesmente o mundo pegue leve com a protagonista, gente, ela sendo mulher ou homem, no livro vai ter porradaria, você goste ou não. Uso como exemplo a Katniss de jogos vorazes, que entrou naquilo, sofreu, apanhou, lutou. Como qualquer homem ou mulher poderia fazer. Aí vem fã em Insta falar "ah mas acho erra ela apanhar na luta", gente...
Eu adoro os livros da SJM. Corte de Espinhos e Rosas me ajudou a sair de um relacionamento bem bosta. Corte de Espinhos e Rosas é minha serie favorita atualmente. Gosto bastante de Trono de Vidro também.
Sinceramente, não entendo essa tour de cancelamento com a autora. Pessoal falou que até no Trump ela votou, sendo que não tem nada disso em canto nenhum. Tanta gente e autor fazendo bosta por aí e o pessoal fica dando “biscoito negativo” pra uma autora que não fez nada. Sim, os livros dela pecam na representatividade, e eu espero que ela resolva isso, mas a maioria das pessoas que reclama disso ao invés de ir ler livros com representatividade e dar destaque a autores que escrevem sobre isso só ficam cobrando, sendo que nem elas próprias leem.
Sobre os personagens, vários deles tiveram atitudes bem bostas, mas tipo... você lê e você entende o contexto (e alguns eu entendo e sigo achando bem bostas mesmo, faz parte). E eu não tô falando de entender persongens tipo o Tamlin, até porque ele é um personagem abusivo, e no primeiro livro o relacionamento é romantizado de forma proposital, e desconstruído no segundo livro. E as personagens femininas não tem o brilho roubado pelos homens, são elas que SALVAM os livros.
Assim, eu acho que tem pessoas que gostam e pessoas que não gostam. Não quer dizer que seja ruim. É igual se eu não gostasse de terror, lesse Stephen King, não gostasse e chegasse aqui dizendo É UM LIXO. Pra mim, na hora de fazer uma crítica séria sobre algo você tem que levar em conta questões objetivas além do seu próprio gosto literário. Não entendo esse rolê de ler o livro que você SABE que não é pra você, mas lê pra falar mal. É um livro de fantasia adulto, e o pessoa reclama porque tem sexo?
mas a crítica a esses livros não é puramente por gosto literário, é? é justamente por causa dessas coisas que ele falou no vídeo, não aprovar falta de representatividade e personagens/relacionamentos abusivos não é "gosto literário". o problema é que apesar de ser adulto ainda é vendido como literatura jovem adulta simplesmente pq vende mais, não é à toa que o fandom de acotar é um monte de adolescente
Tog é Y.A mas o 1 primeiro e o segundo de acotar já é 16+
Nossa, arrasou
@@marinacosta2223 Apesar de q trono de vidro tem bastante cena de sexo no últimos livros
@@paolaramos5435 acho que os relacionamentos abusivos que li até hoje nos livros da Sarah J. Maas foram todos propositais, para a pessoa entender mesmo que aquilo é ruim e não é o correto. Sobre representatividade tem que melhorar mesmo, por mais que tenha Nehemia e casais lgbtq+ mais para frente em tog poderia ter tido mais presença. Já sobre o vídeo sinto que houve coisas distorcidas, pois por exemplo a cena do soco, foi durante um treinamento, enfim, muita coisa fora de contexto.
cheguei na conclusão que têm informações distorcidas, e que as pessoas deveriam ler e dar as suas próprias opiniões.... nem sempre essas coisas que lêem na internet são verdades.
ps: concordo com a parte da representatividade
também concordo nessa parte, porém isso que ele disse sobre a cena do rowan batendo na aelin foi muito nada ver, ele "bateu" nela pois eles estavam treinando (não vou usar o que ela disse como motivo), essa cena não é o mesmo sentido de um namorado/marido batendo na mulher/namorada, não é sobre isso que quer falar, eles estavam, treinando como eu ja disse, poderia ser ela batendo nele ou um ferimento muito mais grave, aquilo aconteceu como uma luta de dois guerreiros, e não uma briga de casal, esse tipo de coisa ja aconteceu com a celeana e o chaol (tudo bem que ele só não bateu nela pq ela é mais forte mais enfim kkkk) ele nem leu e quer dar opinião, voce esta certisssima
@@julianaravelli5263 eu fiquei chateada porque ele nem sequer leu (não que seja obrigado) e passa essas informações equivocadas, o que acaba encorajando outros a não ler... mas ok, né...
blair waldorf Tb acho
vdd, é complicado dar uma opinião sem ter lido e conhecido realmente a história de cada personagem
@@julianaravelli5263 eu acabei de ler a cena do soco e ele estava levando ela para o quarto a mando da rainha. Eles não estavam treinando!!! Eu li essa cena hoje!!!!
Ja li todos os livros da sjm então queria dar minha opinião, porem so vou dar minha opinião sobre os livros da serie >>Trono de Vidroatualmente
A yrene è negra tbm nè?
Letícia Rodrigues em corte de espinhos e rosas teve a mor que é lésbica, mas isso só foi citado no ultimo livro da triologia, de forma que não foi nem um pouco explorado
@@beatrizalmeidasantos7746 sim , é muitos dos outros personagens do continente sul tem peles mais escuras, como a nesryn e sartaq
@@beatrizalmeidasantos7746 sim mas não é citada explicitamente assim, é citada como "mais bronzeada que o normal" ou "beijada pelo sol, dourada" , então não tem como eu falar que a sjm botou varios personagens negros em trono de vidro, sendo que ela nem descreve eles corretamente
@@jenni5653 a nesryn é asiática, e o satarq eu não sei
Esse é o vídeo que estou compartilhando desesperadamente ao meus amigos leitores. Uma discussão extremamente necessária, clara e explicativa! Parabéns pelo quadro! Amei muito mesmo!!!!
Adorei o que disse sobre ouvir conselhos de pessoas de sua confiança, Paulo. Sempre tinha em mente isso de "Ah mas é bom ter minha própria opinião", mas com o tempo aprendi que nem todos os livros precisam ser lidos pra se ter noção do que está nele. Ouvir conselhos de pessoas maduras/de confiança sobre isso evitou que eu seguisse com algumas leituras que seriam extremamente tóxicas.
E eu adorei o formato do vídeo, achei super interessante!
Muito bom Paulo. Temos que ir além... gostando muito das suas reflexões. Minha filha ficou brava com a sua resenha de A Seleção, mas depois discutimos vários pontos. Isso é ótimo! Valeu!!
Quem já esta esperando o próximo sobre a J.K da um like :p
Continua com essa série, temos muitos autores problemáticos
Não sei o que os outros acham, não li trono de vidro, mas já comprei. Eu li corte de espinhos e rosas, eu amei, literalmente virou minha trilogia favorita. Eu acho que apesar de começar como um retelling ele muda muito, a Feyre é uma personagem incrível, muito forte e eu particularmente acho o Rhys um personagem que ajuda ela a brilhar e não diminuir como foi citado. Mas acho que isso tudo é questão de opinião.
Povo do "Ah, mas agora tem que ter representatividade em tudo": Uma coisa é vc escrever um livro no qual a história é focada em poucos personagens (como um romance, por exemplo), e nele só conter personagem branco, hetéro, etc. outra é ter TODA uma SOCIEDADE assim. Sabe quem adoraria esse tipo de livro? Gente do final do século 19 - começo do 20 que acreditava no movimento eugenista.
(e não tô falando de nenhum da Sarah J. Maas, pois não li. Minha crítica aqui é pra quem pensa como a frase citada no começo)
O ruim de chegar cedo é que não tem comentários pra ler KKKK,mas nem terminei o vídeo já quero dizer que te admiro muito Paulo,seu canal é tudo❤️
To na mesma kkkkkkkkk
Ai colega conheci seu canal recentemente e até gostei, mas sobre esse vídeo sinceramente é meio complicado vc querer fazer um video no seu papel de influencer e falar sobre uma autora que vc não se deu o trabalho de ler e formar sua própria opinião, levar em consideração a opinião de amigos é importante? É! Mas nada é mais válido do que a sua própria, afinal o mesmo livro pode funcionar de diferente formas para diferente pessoas, o fato de vc não ter lido os livros fez vc falar coisas dos livros totalmente fora do contexto em que elas aconteceram, e vc já deve ter percebido isso pelos comentários, pq várias pessoas já comentaram isso, inclusive errou até o personagem e teve que corrigir após os vários comentários sobre. Não quero que esse comentário seja visto como Hate, pq não é, é apenas para que vc nos próximos vídeos sobre os autores vc se proponha a realmente ter uma opinião formada através da SUA experiência literária, para que não ocorra equívocos ou coisas fora de contexto como nesse vídeo
achei totalmente coerente o seu comentário. Obrigada!
aconteceu o mesmo comigo conheci o canal dele recentemente mas achei esse vídeo extremamente sem necessidade ele nem leu os livros como assim a pessoa fala sobre algo que nem leu
@@dudass2s exatamente, acho que ele acaba perdendo a credibilidade do vídeo, pq ele tá falando de livros que ele nem leu. E ainda vai influenciar diversas pessoas a não lerem, baseado neste vídeo onde diversas informações estão fora de contexto
@@ivanildeoliveira9511 Eu li a corte de espinhos e rosas é uma das minhas séries favoritas! Posso dizer que fiquei extremamente enojada com ele falando sobre ela. Rhys nunca bateu na Feyre e muito menos teve um orgasmo pensando no filho deles MEU DEUS TÃO ???????
@@dudass2s siimmm, fiquei bem ??? Isso que dá fazer vídeo sem ler o livro, essa cena nem existe, parece que a pessoa que falou da série pra ele tbm não leu.
Ok, temos um pouco de informações distorcidas no vídeo... desculpa mas eu realmente acho q pra gravar um vídeo sobre os livros da sarah vc deveria ter lido e tals mas ok ne
Paulo, concordo com muito do que você falou. Já acompanhei muitos comentários no Twitter, mas resolvi vir comentar aqui também haha
Trono de Vidro eu só li o primeiro (mas pretendo continuar), mas ACOTAR li tudo até agora.
O que o fandom precisa entender é que personagens cometem atitudes erradas sim, e isso deve ser questionado! Vc não precisa cancelar a personagem, a série ou a autora, mas vc PRECISA problematizar situações inadequadas e abusivas. É assim que aprendemos, crescemos e podemos cobrar uma atitude correta da sociedade.
Em ACOTAR, mais vale um Tamlin abusivo que sofre represália, pagou por isso e se redimiu na história (e o fandom continua cancelando ele), do que um Rhysand abusivo “mas eu fiz tudo isso para o seu bem”.
Enquanto não houver maturidade para questionar as situações e ouvir a opinião de outras pessoas, e tentar aprender com isso, será muito difícil qualquer tipo de crescimento e coerência.
Alerta de spoiler:
O que mais me incomodou muito em acotar foi que a autora coloca o Rhysand como um anjo na terra, feminista e justo. Fiquei indignada quando ele apresenta a biblioteca subterrânea para Feyre que abriga mulheres que sofreram abuso e 2 minutos depois está quase metendo nela. Além da cena no meio da guerra que né...
A Feyre e o Rhysand no final decidem perdoar o Tamlin, mas o Rhys vai até a casa do coitado, que já tá na merda, e acaba com ele.
Outros personagens que não me descem, que são quase todos, é a Nestha, a outra irmã que é tão sem sal que nem lembro o nome e o Chaol.
Não vou nem falar de Rowan e Aelin, a briguinha insuportável do Chaol com ela e a tentativa de representatividade. Mas foi legalzinha a leitura dessas séries.
Pra mim a sarah escreve muito bem, a qualidade é bem impressionante pro publico ya. Mas acho chocante como o público dela não consefue enxergar os problemas (basta olhar os comentários). Quando li o livro 1 de acotar amei muito, lembro de ter lido logo depois de trono de vidro e ter visto a evolução dela. Só que, para mim, essa historinha de "tamlin era abusivo e rhys era um pobre coitado sofredor que salvou a freya" não colou, terminei o livro 2 com ódio. E ela faz isso simplesmente em todo livro, fora a freya ser uma personagem nada feminista e independente no livro 1 e no livro 2 isso ser jogado nas costas do tamlin. Em tog ela trocou a personagem principal de par romântico pelo menos 3 vezes. Além disso acho que ela alongou demais as séries, os livros tem 600 páginas, mas tudo podia se resolver em 300/400. Eu pretendo reler e finalizar pelo menos acotar um dia, mas peguei um ranço da autora, prefiro dar meu dinheiro para as séries menos hypadas
@@luanalins7724 amg, você não tem obrigação de gostar dos livros, eu respeito a sua opinião, mas assim... metade das informações que você deu aqui estão distorcidas. Rhysand nunca foi pintado como um anjo na terra. Ele foi pintado como o Grão Senhor mais poderoso e perigoso de todos. Ele mesmo se acha um monstro. Feyre destaca o tempo todo o quanto ele é altruísta porque ele realmente É. Doou o próprio corpo por 50 anos pra salvar os amigos e a cidade que ele amava. E pra salvar as pessoas que ama, ele é capaz de matar qualquer um. Isso não é pintar alguém de anjo, ele é um personagem complexo e bem construído. Segundo, na cena da biblioteca, eles estão flertando através do laço, ou seja, NENHUMA daquelas mulheres poderia ouvir os dois e acabar tendo um gatilho ou algo do tipo. Quando ele percebe que estão exagerando NOS FLERTES (porque pelo que eu lembre, eles nem se beijaram nessa cena), é ele quem se afasta, para não desrespeitar o local. Se isso não mostra as intenções do personagem, eu não sei o que mais pode mostrar. Terceiro, a cena de sexo da guerra não ofendeu ninguém. Eles estavam sozinhos na tenda, achavam que poderiam morrer ou perder quem amavam a qualquer momento. Qualquer pessoa no lugar deles poderia ter feito o mesmo. Quarto, eles NUNCA decidiram perdoar o Tamlin. Em nenhum momento isso é dito. Eles só decidiram não matá-lo. E o Tamlin não é um coitado, é um homem abusivo que está sofrendo as consequências das próprias ações. A única razão pra Rhys ir lá é pra conversar sobre a fronteira da Corte Primaveril com o mundo humano, pois ele estava sem sentinelas pra guardar o local (afinal, o próprio exército abandonou o posto de tão tóxico que o Tamlin foi com eles). E quando vê a situação do Tamlin, o Rhys sente pena e ainda o ajuda a comer. Sobre a Nestha, eu tbm não gosto dela, ela é uma personagem tóxica, porém não tem um coração ruim e está depressiva. Ela ainda será trabalhada no próximo livro da série. Ou seja, a chance dela evoluir é muito grande. Por último, a Feyre não precisava ser feminista para lutar contra o relacionamento abusivo do Tamlin. Ela sofreu pra caramba, foi trancada dentro da própria casa mesmo depois de passar 3 meses trancada dentro de uma cela pra salvar a bunda do Tamlin. Feminista ou não, ninguém merece passar por isso. E sobre a Feyre não ser independente... desde a infância a garota já caçava, já fazia todo o trabalho pesado de casa. Com o Tamlin, ela conheceu um conforto que ninguém nunca tinha dado pra ela, já que sempre passou frio e fome. É normal ela querer usufruir disso. Mas no momento em que precisou ir até Sob Montanha e salvar todo mundo, mostrar a garra e a lutadora que ela era, ela foi lá e fez tudo sozinha. Depois disso, ela merecia muito mais do que um macho mandando e desmandando em onde ela ia, o que vestia, o que fazia e com quem falava o tempo inteiro. Sem contar que a cena da destruição da biblioteca foi uma alusão à violência física. Se ela não tivesse se protegido com magia (como ela acabou fazendo no último livro), a Feyre teria se machucado. Ou seja, Tamlin não só abusou psicologicamente, mas também fisicamente da Feyre. E o Rhys não foi um anjo salvador, ele e a Mor agiram como qualquer amigo deveria ter agido, agiram como o Lucien deveria ter agido, que é tirando a pessoa do local e levando pra longe.
@@elen.mendes0 miga, mas não fui eu quem disse que o rhys foi pintado como um anjo na terra, mesmo que pra mim tenha sido idealizado. Não perdoaram o tamlin, mas perdoaram o rhys, porque ele aparentemente tem motivos pra ser "assim" e o tamlin não? Pra mim abusador é abusador e fim, não existe menos ou mais, existe evolução sim, mas não depende de uma mulher chegar, depende da pessoa se modificar e entender que suas ações foram erradas. Li o livro em 2015/2016, então minha visão pode ser diferente da sua, é uma questão de perspectiva. Sobre a questão da personagem ser forte, bem, o tamlin só tem todo aquele ataque de possessividade no 2° livro que eu me lembre, como uma pessoa que dizia amar tanto a outra muda de opinião no meio do 2° livro sem nem tentar ajudar o "amor da vida"? Nao preciso nem dizer que uma pessoa que passou por tantos abusos, precisaria tomar um tempo pra si, não achar um boy novo que "cure" ela. O arc do tamlin sumiu depois do primeiro livro, ele foi esquecido pq é um personagem cuja função era servir de comparativo para um interesse amoroso mais forte🤷♀️
@@luanalins7724 você disse no seu primeiro comentário que o que mais te incomodou foi ele ser pintado como um anjo. Sobre o Tamlin, eu acho que ele não merecia perdão até aquele momento. Ele não fez nada para merecer. A única atitude boa que ele teve foi salvar a Feyre e o Rhys no último livro, mas se não fosse por ela, ele teria virado um escravo sexual da Amarantha pela eternidade. Se não fosse pelo Rhys, o Caldeirão teria sido destruído e todos morreriam. Era obrigação dele e de todos os outros Grão Senhores ajudar os dois. Ninguém perdoou o Beron, por exemplo, por ele ter ajudado a salvar o Rhys no final. Por que seria diferente com o Tamlin? Eu fiquei muito chateada com as coisas que o Rhys fez no primeiro livro, mas entendi porque ele fez aquelas coisas. Eles estavam sob as garras da Amarantha e não tinham outra saída. No segundo livro, Tamlin tentava proteger a Feyre de quê? Ele trancava ela em casa para quê? Forçava ela a usar roupas que não queria por quê? Entende que não existia motivo justificável pras atitudes dele? Eu concordo que existe a questão da evolução. No final de Corte de Gelo e Estrelas, o Tamlin se mostra arrependido e ainda teremos mais três livros, então ele pode ser trabalhado ainda, assim como a Nestha. Não vejo outro motivo pra Sarah ter citado ele ali se não tivesse essa intenção. Porém, não acredito que ele tenha sido colocado de lado. Pra ser colocado de lado, ele teria que ser o mocinho em algum momento, mas o cara já era abusivo desde o início, só era bem mais sutil do que no segundo livro. Caso algum dia você decida reler, você vai encontrar referências ao Rhys nas primeiras páginas de acotar. Rhys sempre foi o protagonista, a gente é que não sabia disso.
@@luanalins7724 sobre o ataque de possessividade.. ele já existia desde o início. Não lembra como ele brigava com o Lucien por ciúmes da Feyre? Ele mal deixava ela sair de casa. Vivia mostrando as garras pra ela quando ela dizia qualquer coisa mínima. Isso é ser controlador e possessivo, porém, algo muito sutil. E assim, amg, depois de ter sido trancada dentro de casa mulher NENHUMA tem obrigação de ajudar o macho a ser melhor, muito menos a Feyre que deu tudo de si em Sob a Montanha pelo Tamlin. Essa fala sua é bem problemática. Se algum dia você estiver em uma situação semelhante, por favor, não pense que é sua obrigação ajudar o homem a melhorar. Mulher não é rehab. Além disso, Feyre não procurou um boy novo para curá-la, ela foi viver na Corte Noturna para ter a liberdade que era negada a ela na Primaveril. E ainda levou MUITO tempo pra ela se relacionar romanticamente com o Rhys, mesmo já estando apaixonada. Os dois eram parceiros, destinados um ao outro, e mesmo assim ela se sentia culpada pelo Tamlin. O ódio dela por ele só veio quando ele permitiu que a Ianthe ajudasse o Rey de Hybern a sequestrar a Nestha e a Elain. Antes disso, ela vivia dizendo pra si mesma que sempre se importaria com o Tamlin, mesmo depois de tudo.
vim aqui pra defender a patroa de qualquer comentário negativo
Eu aqui com o esfregão já pronta pra passar o paninho pro Rhys. Vamos unir forças, ami.
O pano tá prontinho
Eu também, to rebatendo tudo
Já trouxe o meu pano tbm
Rhysand não é branco, é bronzeado. Tem treta entre mulher e homem e o crescimento absurdo da Feyre e da Aelin. Mas não vejo ninguém falando sobre isso. Fora a Kaltain, a Manon, a Amren, a Mor que é homossexual e é uma baita personagem. Não consegui pegar esse negócio de representatividade.
Concordo bastante com a questão do "macho tóxico" nos livros dela. Outra coisa que me incomodou bastante quando Li ACOTAR (Corte de Espinhos e Rosas) foram coisas do tipo: "Ah, mas ele era mais O MAIS PODEROSO, O MAIS BONITO, O MAIS Ñ SEI O QUE..." E isso é INSUPORTÁVEL, não tinha necessidade nenhuma disso.
acho q vc confunde o termo "tóxico" com "perfeitinho". tóxico não pode ser banalizado
Siiim
Acho que todos os homens dos de ACOTAR são bonitos, os únicos que não são descrito como deuses gregos são os maldosos. Parece que nesse mundo que ela criou todo mundo é 100% lindo.
@@rayqueiros7973 se liga no "outra coisa que me incomodou bastante", ou seja, são opiniões que não estão atreladas.
@@andresasantos4917 sim. Achei muito irritante isso
Bom quadro!! Eu acho bem problemática a série de Acotar, não li trono de vidro pq a Corte já me desanimou... Ah, e faz da colleen hoover tbm!!
eu vou fingir que não vi isso.
Trono de vidro é tudo pra mim, o desenvolvimento de Rowaelin é o meu favorito, tem que >ler< pra aí sim falar algo. agora deu! é um mundo de fantasia, eles saem no tapa mesmo, e ela não está em desvantagem, é uma guerreira como ele, igualmente habilidosa. é uma saga de 8 LIVROS, agora chegar aqui e julgar sem nem entender o contexto das situações é muito fácil né. Sarah, conte comigo pra tudo. Tog e Acotar são meus bbs. ❤️
Exatamente tipo eu escutava o povo falando que não gosta de herdeira do fogo, quando li fiquei boiando a agora descobri que foi por causa do soco????
Tipo sério??? Cara eu vejo ela de igual pra igual com ele, ela é até melhor que ele...até por que esse até agora é o meu favorito!
@@karolynasilva4015 SIMMMM! Quem desiste da série por causa dessa cena não sabe oq tá perdendo, fico é com sono vendo essas coisas. Eles são como iguais mesmo, não tem essa de "ah, vou pegar mais leve pq ela é mulher". Em Tog tem algo chamando >igualdade
@@karolynasilva4015 e fora que vi muita gente falando dessa cena específica totalmente fora de contexto! Outra coisa que me incomodou foi "ah, eu mesmo não li, mas vejo comentários de pessoas que leram"... Pra mim sua opinião não vale de nada, e sem a opinião dessas outras pessoas que leram e tiraram suas próprias conclusões. Cada pessoa tem sua bagagem e sua vivência, cada um vai tirar daquilo uma experiência própria e desenvolver suas próprias opiniões e conclusões.
N tem problema vc gostar, assim como n tem problema pessoal achar a escrita da Sarah ruim
O comentário mais burro e cego que eu li até agr
FINALMENTE alguém vai explicar essa treta!! Paulo faz tudo 🖤
E fez errado. Como criticar algo que ele não leu, só tendo base opinião de terceiros? Tem muita coisa fora de contexto. Realmente falta representatividade nos livros, mas o resto, como falei tá fora de contexto e totalmente desconexo.
Eu acho que essa cultura do cancelamento está sem limites!!!
Se vc continuar assim
Você vai ser cancelada
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@pedrovieira8925 Hahahahahahahahaha
Quem aguenta ficar no Twitter deveria ser cancelado aksksks o lugarzinho tóxico.
É muita infantilidade se achar no direito de condenar alguém que sequer conhece.Essa caça as bruxas é nociva demais. Ninguém se preocupa com o que a outra pessoa vai sentir sendo julgada de forma tão pesada.
Não é? Se for pra cancelar autor pelos motivos apontados, não vai sobrar quase nenhum... acho interessante se discutir os problemas, mas as pessoas andam ridículas demais... fora quando o povo não quer cancelar por motivos de não saber interpretar um texto ( vide Rhysand e pedofilia)... seria mais produtivo auxiliar na divulgação dos autores não canceláveis, do que ficar sendo hater e inventando problemas como o acima citado
As pessoas estão simplesmente descontextualizando toda uma história/trabalho de autores pra fazerem problematizações que muitas vezes não fazem sentido. Cada um cria uma narrativa completamente distorcida de algo que já está fechado. Concordo 100% com a questão da representatividade, é realmente um problema nos livros da Sarah e espero que ela possa “corrigir” isso nos próximos trabalhos. De resto, acho que isso se trata da falta de uma melhor imersão do leitor no universo do qual está lendo.
da me dando uma dó pq ta tudo distorcido. realmente a questao da representatividade eu concordo mas pqp o resto ai senhor
Pois é 🤦♀️
Concordo completamente! Eu vi esse vídeo com uma vontade de gritar dizendo que está tudo errado ;-;
Sim!!! Cada distorção. Acontece muito quando você tenta opinar sobre uma coisa sem ter conhecimento de causa.
Mas há de concordar q os féericos são bestas possessivas e territoriais, apesar de ser uma característica da espécie. Também achei estranho a classificação de alguns livros separados, considerando as cenas explícitas.
Li a série acotar e para mim a falta de representatividade é nítida, fora que quando tem alguma representatividade ela parece mal desenvolvida ou forçada, fora isso o Rhys me incomoda bastante as vezes, como se a autora quisesse o enaltecer como um "ícone feminista", mas que me passou uma imagem de macho biscoiteiro, ademais, ao meu ver o Tamlin é usada mais como uma forma de mostrar o quanto o Rhys é incrível do que para realmente desenvolver o tema relacionamento abusivo, enfim, eu realmente gostei da série, mas acho que ela não é nem um terço tão boa quanto falam
Achei que só eu tinha achado isso kkkkkkkkkkk
Estou no aguardo pra ver o vídeo que vc vai falar a fundo do rolê com a J.K Rowling. Vídeo bacana Paulo, acho muito interessante a gente se educar a prestar atenção no que consumimos, por que as vezes não vale a pena a gente ler uma coisa que tem problemas e situações que contribuem pra perpetuar esses comportamentos, como é o caso dessa autora e não só dela, mas de muitos outros autores que escrevem essas situações sem alertar e se policiar.
Pessoal que leu Acotar se esquece de como o Rhysand era no primeiro livro, quando ele ainda era o "vilão". O vídeo tá perfeito como sempre, realmente tem várias questões importantes envolvendo a Sarah J Maas. Não li Trono de Vidro, mas AMOOO Acotar e recomendo bastante, ainda mais porque a autora fala sobre relacionamento abusivo mostrando como a personagem vence isso, e não romantizando
Ai ai esse Rhys...
mas Rhys não fez nada. ele nunca nem levantou a mão pra Feyre
@Ray Queiros Paulo trocou o nome dos personagens,só isso. Mas o Rhys no primeiro livro drogou a Feyre para fazero que ele queria com ela,ela perdeu a autonomia do corpo e o motivo do personagem fazer isso foi pra ela se manter "intacta" pro Tamlin caso fosse estuprada enquanto estivesse sob efeito da droga
@@carous7675 Naninanão. No segundo livro, ele explica que o motivo pra ele ter feito ela beber o vinho, foi pra que ela não se lembrasse de nada que acontecesse naquele lugar horrível, na hora da festa, onde a Amarantha fazia maldades.
Ok que drogar é errado, isso eu super concordo, mas não foi com essa intenção aí não
e não rolou nada de estupro. inclusive, ele pintava ela toda, pra justamente mostrar pro Tamlin que só tocava na cintura e nos ombros
Leio Sarah J. Maas? Não
Gosto do estilo dela? Não
Mas vim saber as fofocas e dar engajamento pro canal 😎
same
Me too
Idem hahah
O mesmo kkkk
Euuuuu kkkkk
Estava muito ansiosa por esse vídeo. A Sarah é minha autora favorita, e acho muito importante sabermos mais sobre a pessoa que escreve os livros que amamos
Acho que você é uma das poucas pessoas que não ficaram com raiva do vídeo, a maioria assistiu só para discordar do Paulo
O problema é que essa discordância foi mais pra dar um toque nele sobre alguns assuntos que foram abordados de forma problemática no vídeo. Não é porque nós gostamos do conteúdo dele que temos que concordar com tudo.
@@marimp6095 ok, não disse que concordo com tudo que ele falou no vídeo. Inclusive comentei antes de assistir o vídeo, tanto que disse que "estava muito ansiosa" e não que amei o vídeo. Discordo, por exemplo, de dizerem que a Sarah é racista só pq a Nehemia morreu.
Mas achei super válida a proposta do vídeo pq, além do relacionamento problemático em ToG, eu não entendia o pq de criticarem tanto a autora.
Só de ler alguns comentários tirei uma conclusão: as fãs da Sarah são insuportáveis. Gostar dos livros delas, ok. Mas dizer que é perfeito independente de qualquer coisa, me poupe! Acotar é cheio problemas e tem gente que considera perfeito. Tomei foi nojo dessa autora por causa dos fãs sem noção 🤮.
Somos duas. Nossa. Que clima pesadooooooo!!!! Essas pessoas são sem noção a ponto de achar bonito relacionamento abusivo só porque uma mulher escreveu que é bonito! Que escravidão é essa?
Adorei! Sempre vejo as pessoas enaltecendo as séries da autora e até sentia vontade de ler... Gostei de ter uma informação como essa! Faz sobre a J.K
Li a trilogia "corte de espinhos e rosas" e amei, mas reconheço alguns problemas. Só foi aparecer personagens pretos e LGBT+ no último livro. Outra coisa que me incomodou foi que teve sexo até no meio de uma guerra, onde literalmente as pessoas estavam morrendo ao redor, achei mt apelativo.
Além disso não vi mais nada problemático. O relacionamento abusivo no primeiro livro foi intencional e as atitudes de Rhys foram explicadas também
Explicadas, mas nunca justificadas. Principalmente quando ele drogou a Feyre. Gostaria que alguém NA VIDA REAL fizesse isso com você e depois dissesse: "Foi pro seu próprio bem, bola pra frente"?
Tbem achei muuuuito apelativo... desnecessário.
As cenas de sexo na guerra me incomodaram demais tb. Achei bizarro
Me senti da mesma forma! Também fiquei mto incomodada em como o rhys é o próprio percurssor do feminismo né kkkkkkkk o homem perfeito protetor rei do feminismo e mano ??? as mulheres em si ficam meio .... esperando o rhys falar sobre feminismo 🤡
@@michelegimenis1794 a Sarah J. Maas foi sutil como um elefante com esse Rhysand "woke". Óbvio q foi pra contrastar com o Tamlin mas nem precisava dessas frases clichês.
eu sempre percebi uma diferença enorme entre a fanbase br e gringa da sjm, enquanto a fanbase br jura por deus que os livros são bons apesar de tudo, os gringos tratam os livros dela como uma bomba nuclear que eles leem pra se entreter
Sério mesmo??? To chocada! O que os gringos falam?
@@julianaoliveira8472 praticamente tudo oq o paulo faloukkkkk se vc quiser vê mais, veja as resenhas de 1 estrela dos livros dela no goodreads e se tu souber inglês, tem uma youtuber gringa readwithcindy que ela resenhou todos os livros de acotar ate o especial
@@aphrwodite minha nossa... olha, pra vc vê a paixão toda da fanbase brasileira, eu quando fui ler acotar tomei um susto quando descobri que na vdd o par inicial da prota era o Talmin. De tanto falarem do Rhysand e do plote da história, eu pensei que a história já se seguia com o Talmin podre e o Rhysand bonitinho fazendo pouquíssimas coisas RUINS na história e sempre sendo o alecrim dourado. Fiquei foi besta quando eu vi que não, que a evolução do Rhysand era um plote "incrível" e maravilhoso da autora que por conta dos fãs não me surpreendeu (e olha que eu nem conheço leitor algum dela e nem página fanbase alguma)
@@julianaoliveira8472 simkkk a fanbase br eh toda emocionada o povo aqui JURANDO que as cenas hot são bem escritas mas oq vc mais vê no lado gringo eh o povo zoando essas cenas de tão ridículas que elas são, uma menina aqui ficou puta pq eu chamei a sarah de autora medíocre mas tipo, é o que ela é, eu li acotar todo, a escrita da sjm não tem absolutamente nada demais kk
@@julianaoliveira8472 existe um meme de que o rhysand tomou aulas de feminismo do primeiro ate o segundo livro, pq no primeiro ele era basicamente um vilão, ai chegou no segundo o macho virou um santo e vc n pode criticar as merdas que ele fez no primeiro livro, pq depois ele se desculpou 😔😔 e explicou 😔😔 pq fez merda, como se existisse explicaçao pelo oq ele fez
Ain... Acho que você deveria ler acotar ou tog, eu tinha um visão externa bem parecida Entendo que não quer "perder tempo" em algo problemático, mas acho que é válido para construir uma visão autênticamente sua sobre as obras fora as opiniões. Adorei sua sensibilidade ao tratar do assunto
Ele não querer perder tempo eu até entendo. Mas fazer um vídeo criticando algo que ele não leu a partir de comentários de terceiros foi bem falta de profissionalismo.
@@brunasouza4540 sim sim, pq tudo bem confiar em críticas, ainda mais de pessoas que confiamos, mas n tem como saber se vai gostar ou não. Ainda mais pq no meios dessas críticas ele falou aí sobre umas coisas que não aconteceram, como sobre o Ryshand bater em mulher ou ter um orgasmo pensando no filho... Isso aí foi bem chato, acho que antes de falar tinha que confirmar sabe?
@@brunasouza4540 O foco do vídeo era expor as tretas e polêmicas envolvendo o nome daquele autor (assim como ele fez em outros vídeos) e não simplesmente fazer uma resenha de algo que ele não leu
@@karlannekeityoliveira1120 o povo parece q é burro né?
Paulo, eu só li Corte de espinhos e rosas, no quesito representatividade eu super concordo. Tem uma personagem negra que a Sarah forçou muito a barra, ela falou da “Linda pele cor de madeira” da Alys umas 500 vezes, pareceu algo realmente MUITO forçado, como se ela tivesse feito isso só pra não reclamarem da representatividade, como se ela só jogasse um personagem preto ali pra dizer “eu coloquei, tem sim representatividade no meu livro”.
Alis tem pele de madeira. Tipo, literalmente madeira
mas a pele dela é literalmente madeira amg, tipo um tronco de árvore
A única autora que eu nunca vi polêmica é a Suzanne Collins. ❤😶
Jogos Vorazes fica no meu coração 🥺❣️
Também gostei muito de Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Acho que a única crítica que eu vi foi sobre a inspiração para Jogos Vorazes, mas nada relacionado a ela mesmo
@@alinemaiab mas essa treta aí nem é válida pq ela nem conhecia a outra obra lá (Battle Royale)
@@eugeyh e sinceramente a maioria só começou a conhecer a obra, Battle Royale, depois dos jogos vorazes kkk ela que popularizou o gênero nessa época
Foi o Tamlin que foi abusivo com a Feyre, Socorro ksksksks Rhysand= tudo para mim
um vídeo de 25 minutos é tudo que eu pedi simmmm 💜
ps: a thumb com a espada que o paulo pediu ficou ótima
Sobre cena que o Rowan bate na Aelin:
Aelin chega na fortaleza (que eu esqueci o nome) que fica entre o reino humano e o reino feéricos para treinar a mando da rainha.
Depois das coisas horríveis que aconteceram com ela, a Aelin tá completamente destruída e com comportamento destrutivo (vide que ela perdia o anel do Chaol de propósito em apostas, só pra poder brigar pra pegar ele de volta).
O Rowan é designado pela rainha pra fazer o treinamento da Aelin, ele não é um personagem simpático, mas leva ela em segurança (dando comida e água) até a fortaleza.
Ao chegar na fortaleza, a Aelin começa a provocar o Rowan cheia de deboche, visivelmente querendo provocar uma briga, igual ela fazia antes pelo anel.
Então, depois de várias provocações, sem que o Rowan tivesse nenhuma reação, ela diz algo do tipo "se todos os feericos são como você, não posso culpar o rei por matar todos da sua espécie", se referindo a um genocídio horrível dos feéricos, que faz parte da base da história do mundo.
(Importante destacar que, na época do genocídio, o Rowan perdeu a mulher e o filho, que foram assassinados)
Ai o Rowan dá um socão na boca dela (aqui é importante destacar que a Aelin não é nenhuma mulher frágil não, a bixa é a assassina mais famosa da história, já apanhou muito na vida, e é muito mais forte que o Rowan).
Ai quando o Rowan se prepara pra desferir o segundo soco, ele para o ato na metade, e a Aelin diz "faça", pedindo pra ele continuar, num claro comportamento destrutivo.
Mas ele não faz, ele vira as costas pra ela e vai embora.
Enfim...
Eles só começam a ter um relacionamento amoroso muito tempo depois disso, e isso nunca mais se repete.
Agora, com o contexto em claro, tirem suas conclusões
Ai meus deus eu tô me tremendo de indignação do comentário de Paulo em relação a essa cena, mas você falou tudo.
você fez tudooo!!!
Ai gente, pra mim quem reclama dessa é só quem fica problematizando onde não tem o que problematizar.
A Aelin tava claramente querendo apanhar pra anestesiar a dor dos acontecimentos que só aconteceram por culpa do gênio horrível dela, como assim explica no começo do terceiro livro. Caçava briga de rua, e mesmo ela sendo mais forte que os oponentes, deixava eles baterem nela só pra ela ficar inconsciente no outro dia e não lembrar de nada.
Eu adoro a Aelin, mas nossa, que personalidade terrível.
Ela foi treinada pelos melhores mestres, em diversos tipos de luta, se ela quisesse desviar do soco do Rowan, ela tinha desviado sim.
Eu acho que ou ela não desviou pq queria apanhar, ou ela não desviou pq percebeu a coisa horrível que disse e queria aceitar a punição.
Claro que se essa cena tivesse acontecido durante a amizade ou relacionamento deles, eu condenaria super. Mas não. Aconteceu quando os dois mal se conheciam e odiavam um ao outro.
O Rowan mesmo fala que não acreditava que a rainha tinha escolhido ele -o guerreiro dos guerreiros- pra treinar uma menina mimada que se recusava a aprender e a lidar com o passado dela.
No momento dessa briga, mostra o quanto os dois estavam quebrados por dentro, a vida, nesse momento, armargurou os dois ao extremo.
E mais: o Rowan que treinou a Aelin na magia e luta feericas, é claro que ele sentou a porrada nela várias vezes, e ela também.
Agora, se muito tempo depois (3 livros depois), eles resolveram se perdoar e namorar, já é problema deles, e não tem nada de errado com isso. O Rowan vira literalmente a cadelinha da Aelin, chega a ser engraçado.
"ela tinha 16 anos quando começou a escrever" TÁ EXPLICADO quando eu tinha 16 anos tinha uma ideia TERRÍVEL de relacionamento. Nunca nem tinha ouvido falar de relacionamento abusivo.
(Não tô defendendo não hein)
O simples fato da pessoa não se posicionar já é um posicionamento que diz muito.
sim!!!
10:54 Paulo eu acho que você queria falar com Tamlin nessa parte, não sei se era dele que você queria falar, mas so avisando aqui que talvez não seja do Rhysand.
Depois do vídeo eu ainda consigo amar essa mulher.
Na verdade, é o Rowan que bate na Aelin.
@@LorranneKarine até onde eu li ele bate nela pq eles estavam treinando...
@@LorranneKarine eu não li trono de vidro, eu vou ler em janeiro, mas ele falou do Rhys e ele não bate na Feyre, só comentei pro caso de ele ter se enganado, não quero treta e muito menos Spoiler de Trono de Vidro
NÃO DÊEM SPOILER DE TRONO DE VIDRO NESSE COMENTÁRIO POR FAVOR
Sim, também acho. No primeiro livro o contato dela é basicamente exclusivo com o Tamlin e tem aquela cena durante o Calanmai que ocorreu a agressão entre ambos, em que o Tamlin morde ela (????)
21:55 Vou ter que discordar. Ninguém precisa, não importa as circunstâncias, expor a opinião política dessa forma. As consequências para alguém público são imensas, e sendo ela que vai sofrer tudo isso, não há nada de errado em negar isso. Estamos numa democracia, e qualquer pessoas pode expor, ou não, uma opinião sobre qualquer assunto. Isso não é irresponsabilidade ou covardia, apenas uma escolha que, em tempo de extremos, deve ser bem pensada. Mas entendo o seu lado.
Concordo com você. Mas Sarah J. Maas realmente declarou voto a Hillary Clinton na época, e mesmo que ela tivesse votado em Trump isso não deveria interferir em nada. Pois, para mim um autor deve ser julgado pela obra não por uma posição política.
"acho que algumas pessoas devem ser canceladas sim"
JK Rowling sentiu a indireta lá da Inglaterra
Eriçou um pelinho da bunda homofóbica dela
Sim kkkkk
Depois de ler Bicho da Seda, estranhei muito o tal comentário transfóbico.
Eu só não entrei nessa de "cultura de cancelamento" porque lembro que quando critiquei Dr. House e Futurama por tratarem assexualidade como doença, lançaram um "pára de mimimi" dos próprio LGBT. Então se ninguém se importa com algumas minorias, eu não vou me importar com outras.
@@capsuladahamiko Em que episódio de House isso acontece? Eu realmente não lembro ksksks
@@karinevitoria1852 um em que a esposa diz que é assexual, mas na verdade ela estava com um distúrbio psicológico porque o marido não podia transar.
Troca isso pelo trans que na verdade é trans porque a mãe queria uma criança daquele gênero ou o gay que é gay porque teve uma decepção amorosa e por aí vai
A unica cena que me machucou mesmo que me fez odiar o protagonista masculino foi quando ele deu um socão de esquerda na cara da aelin
NÃO FAZ SENTIDO o mocinho SOCAR a cara da mocinha e sair impune, e eu sei que ele faz isso antes mesmo deles começarem a se gostar, mas foi tão absurdo, tão ridículo o jeito que ele tratava ela como se ela fosse um inseto impertinente, e tão absurda a maneira que a aelin simplesmente DECIDE que ele é parecido com ela e começa a gostar dele que quebrou completamente o livro pra mim, sério. É surreal, é bobo, me dá raiva até hoje quando penso sobre
MAS, se você ignorar todos os momentos que os homens são completamente tratados como os machos alfas, sobre o pretexto de não serem humanos e que é "coisa de féerico" os livros são incriveis SIM, a escrita dela é imersiva, deixa a gente super focado na trama, é muito muito bom, e eu pessoalmente não vou parar de ler a autora por causa dessas situações que podem sim, ser irritantes e impertinentes, mas de forma alguma estragam a experiência do leitor (a trilogia de ACOTAR vale a pena ler só pelo segundo livro, o primeiro e o terceiro são ruins)
eu só quero dizer que tá FEIO vcs tentando justificar agressão com "mas eles são feericos" e rep lgbt PODRE "mas feericos nao são heteros" e rep negra (ou de qualquer outra raça) inexistente, esses personagens bronzeados que vcs tão citando como negro, olhem só, NÃO SÃO NEGROS, a mão da sarah jamais não vai cair se ela usar a palavra NEGRO pra descrever um personagem, parem de tentar justificar a clara falta de interesse de uma mulher branca cis hetero, a mulher já escreveu sei lá quantos livros, e nao melhorou em absolutamente nada essas questões