🧩 Dificuldades de ADULTOS com TEA - AUTISMO - Intituto Farol - EP

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 2 ต.ค. 2024
  • Dr. Thiago Lopes fala sobre algumas dificuldades de adultos com Autismo.
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Link da pós Graduação: Pós-Graduação em Intervenção Precoce Comportamental Naturalista - Baseada no Modelo Denver
    Link da nossa plataforma NeuroAcademy: abrir.link/dcKnp
    Dr. Thiago Lopes, Desenvolvimento Infantil, Autismo e Intervenção Precoce, Diretor do Instituto Edward Tolman. Foi formador do modelo de Intervenção Precoce por 3 anos pelo Mind Institute, pioneiro da implementação desse modelo no Brasil, responsável pela formação de mais de 1000 profissionais no Brasil, Canadá, EUA, e outros países. Thiago Lopes tem mais de 14 anos de experiência internacional em intervenção precoce, 1 ano de experiência trabalhando diretamente na equipe de pesquisa e intervenção da Doutora Sally Rogers, criadora do Modelo Denver, em Sacramento, Califórnia. Experiência fazendo diagnóstico de crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento, na região metropolitana de Montreal, Canadá. 4 anos de experiência em coach parental baseado no Modelo Denver, em centros públicos e privados de tratamento da Província de Quebec, Canadá. Seu canal de TH-cam é um dos maiores canais focados em autismo e suas postagens alcançam milhares de pessoas, trazendo informações atualizadas para pais e profissionais.
    Conheça nosso cursos e formações: HOME | Dr. Thiago Lopes

ความคิดเห็น • 139

  • @Sousamayla
    @Sousamayla 3 ปีที่แล้ว +43

    Anos antes de ter filhos eu já achava que meu esposo estava no espectro, no mínimo como asperger, hoje, com um filho de quase 4 anos com diagnóstico de autismo e depois de tudo o que tenho estudado e aprendido sobre o espectro, tenho 99% de certeza que meu esposo também é autista, e sinceramente, recentemente, após alguns vídeo-aulas do Thiago Lopes, do Lucelmo e do Paulo Liberalesco, olhando pra trás e pra tanta dificuldade que tive e algumas que ainda tenho, na vida social, familiar, acadêmica e profissional, desconfio que eu também sou.

  • @milenajohnston
    @milenajohnston 2 ปีที่แล้ว +22

    Gostei muito desta abordagem sobre essa questão do autista não conseguir perceber a maldade dos outros e acabar se dando mal e perdendo tudo ou não conseguindo sair de uma relação abusiva. E o pior é ser achincalhado por pessoas que não percebem essa dificuldade, chamando de burro, idiota, bobo, abestado e por aí vai. Isso causa uma depressão profunda...

  • @RENATASOLE
    @RENATASOLE 2 ปีที่แล้ว +11

    Tenho 48 anos. Minha filha foi diagnosticada recentemente aos 13 anos. Tenho certeza q eu também sou. Estou numa avaliação neuropsicologica. Tudo q caracteriza minha filha era o q minha mãe sempre disse " ela puxou a vc ". Seletividade alimentar , ser reservada.
    Eu acredito nas pessoas. Passei 16 anos numa relação abusiva de amizade pq não percebia os abusos.
    Depois q passei a meditar melhorou muito minha percepção.
    Confesso q , depois de algumas exclusões sociais , tipo trabalho, decidi q vou trabalhar em casa. Tinha tomado essa decisão antes da pandemia. Hoje , dou aula em casa e pretendo viver assim. Com a possibilidade de eu estar no espectro , decidi q vou viver minha " natureza autista " sem me preocupar em adequações sociais. Passei uma vida inteira de sofrimento pq não entendia minhas "estranhezas " , hoje , sabendo q são, vou viver.
    Eu adorooooo ficar só. Depois q me separei , meus natais foram os melhores. Minhas filhas sempre iam festejar com os pais ou amigos.
    No meu aniversário eu gosto de passar sozinha. Festejo no café da manhã com a família ( minha mãe e filhas ) e depois o dia é meu. Faço o q eu quero ... danço, como , bebo. Eu gosto muito do meu aniversário e não quero q ninguém estrague esse dia.
    Tenho sensibilidade auditiva. Não suporto gota d'água, tictoc de relógio , choro de cachorro.
    Tenho fixação com música..rs escuto o mesmo álbum por meses.
    Não fico a vontade quando recebo visitas, mesmo sendo pessoas q eu gosto. Enfim , sei q sou , mas preciso do diagnóstico.

    • @sabrinabisch9063
      @sabrinabisch9063 2 ปีที่แล้ว +1

      Sintomas muito parecidos com os meus!... será q somos?

    • @rodrigomendes2135
      @rodrigomendes2135 2 ปีที่แล้ว +2

      Tenho TODAS essas características. Tenho um filho que ja foi diagnósticado. Descobri que provavelmente sou também autista pesquisando o problema que tinha meu filho.

    • @Silva13-92
      @Silva13-92 2 ปีที่แล้ว +1

      Sou assim mesmo.

    • @MarciaOliveira-cm8bd
      @MarciaOliveira-cm8bd ปีที่แล้ว +1

      Estou na mesma situação, o pior é que minha família não aceita...

    • @nanabrito6647
      @nanabrito6647 8 หลายเดือนก่อน +1

      Me identifiquei

  • @carolnovais7258
    @carolnovais7258 2 ปีที่แล้ว +30

    Hj eu vejo q a pior coisa q fiz na minha vida foi camuflar demais meu autismo, tentar ser “normal”. Fui diagnosticada com autismo leve, contei apenas para minha mãe, meu irmão e uma tia, tenho uma família enorme e pedi para q eles não contassem para ninguém. Td minha família sempre foi muito crítica comigo e não quero q eles mudem agora por conta do meu diagnóstico, quero q isso venha deles independente do diagnóstico, pois se eu fosse neuro típica tbm mereceria respeito, não quero q me respeitem apenas pela minha condição, quero q me respeitem independente da minha condição.

    • @grazielajacyntolara204
      @grazielajacyntolara204 2 หลายเดือนก่อน

      Oi Carol. Como disse no meu comentário, meu companheiro tbm é autista. E ele mascara sempre. A família dele sabe, mas ninguém se envolve e na minha opinião isso atrapalha bastante o desenvolvimento dele.
      Eu sempre digo pra ele não ter receio de se assumir autista. Pois ele já passou por muitas situações difíceis só por ser autista. E mesmo as pessoas neurotípicas não se respeitam como deveriam. E não há mal nenhum você exigir respeito, inclusive por causa do autismo. Assumir o autismo falar sobre isso, também é um ato de amor, pois assim vamos educando a sociedade.
      Desejo tudo de bom pra vc.

    • @cleidefernandes440
      @cleidefernandes440 23 วันที่ผ่านมา

      Passei por isso. Mas, diga sobre seu diagnostico, não esconda.

  • @Henrique132268
    @Henrique132268 2 ปีที่แล้ว +16

    eu estou sofrendo muito com isso (malícias do mundo*). para eu poder ficar seguro, eu sempre trato o que as pessoas falam como malícias. mas sofro muito, pois isso pode causar certas coisas, por exemplo quando criança, uma vez na escola, um aluno me pediu uma régua emprestado, quando eu a emprestei, ele quebrou a régua na minha frente (bullying). outra vez quando eu já adulto, um colega me pediu a régua emprestado na faculdade (eu tive essa lembrança do passado), isso me gerou muito estresse, depois que eu emprestei , ele usou realmente a régua.
    eu nao consigo entender o rosto das pessoas, é como as pessoas nao tivessem nenhum sentimento e eu vivesse no mundo cheio de psicopatas. mas existem pessoas muito boas nesse mundo (mesmo assim preciso ver como malícia para nao .... ). para eu poder entender um sentimento da pessoa, ela precisa me dizer ou eu tento descubrir pelo movimento do corpo dela e respiração.
    sei que todos tem sentimentos, eu só nao posso entende-los, incluindo eu.

    • @mimincore
      @mimincore ปีที่แล้ว

      Me identifiquei muito

  • @adrianetembra4047
    @adrianetembra4047 3 หลายเดือนก่อน +1

    Obrigada por seus vídeos. Por favor, prossiga neste projeto, você nos ajuda como psicólogo e orientador.

  • @sergiobuennobuenno
    @sergiobuennobuenno 4 หลายเดือนก่อน +1

    Obrigado por me dar esperança ! GRAÇAS AO SEU VÍDEO POSSO ME COMPREENDER MELHOR E PEDIR AJUDA ❗DEUS LHE ABENÇOE MUITO 🙏

  • @samuellucas3044
    @samuellucas3044 2 ปีที่แล้ว +6

    Não consigo atender ligações ou fazer pedidos via telefone.
    Não consigo expressar emoções, sinto mas não consigo demonstrar ou entendo o porquê demonstrar.
    Não sei realizar conversas cotidianas "como foi o dia" "dormiu bem"?
    Tenho uma desconfiança em ser autista.
    Minha maior dificuldade é fazer amizades e manter laços

    • @sabrinabisch9063
      @sabrinabisch9063 2 ปีที่แล้ว

      Tenho essa dificuldade de falar ao telefone tbem!... nunca ligo para ninguém, mas sofri abuso relacionado a isso qdo minha mãe me obrigava a ligar para o meu pai (separados) a infância inteira....

  • @julianamorais5664
    @julianamorais5664 3 ปีที่แล้ว +17

    Eu gostaria muito de que vc falasse sobre a relação do pai com TEA, com o filho tb autista , pq aqui em casa o pai tem na crise do filho gatilho para uma crise e muitas vezes fica pior que a criança . A questão da falta de reciprocidade , falta de "educação " , só superei depois que tivemos um filho com autismo e percebi TB o autismo nele , agora que entendo é mais fácil pra mim , na verdade o autismo até salvou meu casamento , pq sem entender já teria me separado

    • @lilianaleixodeandradeandra2781
      @lilianaleixodeandradeandra2781 2 ปีที่แล้ว +4

      Duas!
      Aqui em casa a mesma coisa... o pai acaba ficando em crise ao não saber lidar dar com a crise da filha. Minha sorte que percebi que o Pai era autista, tratando da minha filha, senão já teria separado.

  • @lisianepalamar3999
    @lisianepalamar3999 3 ปีที่แล้ว +3

    Sempre desconfiei que meu esposo tinha algum problema piscicologico, sempre agarrei a Deus para superar as dificuldades, hoje tenho diagnóstico do meu filho de 3 anos com tea, hoje percebo que o tea pode estar em nossas vidas a muito tempo, ele faz as coisas acima e ainda passou a vida tendo crises de jogar as coisas no chão quando tínhamos que discutir algumas coisas na relação e na vida, ele é músico a vida inteira, muito bom por sinal, e aprendeu tudo de ouvido, super inteligente, e tem super foco em série de gerra, as vezes me bate até um medo kkk

    • @deborah2196
      @deborah2196 2 ปีที่แล้ว

      Cuidado para não confundirmos autismo à homem safado opressor! Mande ele ir se tratar! E quem diagnostica é o médico!.

    • @thaysalmeida9404
      @thaysalmeida9404 2 ปีที่แล้ว

      Rsrsrs. Há duas semanas atrás eu estava com esse hiperfoco também, mas já passou. Depois comecei a pesquisar tudo sobre terra plana, passava o dia inteiro pesquisando. Mas depois passou. Eu acho que é uma válvula de escape, enquanto estamos focados em alguma coisa não temos tempo pra pensar, aí da um alívio.

  • @lutapopular100
    @lutapopular100 2 ปีที่แล้ว +26

    Minha esposa percebi no começo do relacionamento que ela agia de forma diferenciada e fui percebendo aos poucos. Sofreu a vida toda com bullying e muitas foi enganada por acreditar em "gentilezas". Ela está sendo ajudada por um grupo de autistas adultos de Minas, que é muito bom. Ótimo vídeo.

    • @suzanne6274
      @suzanne6274 2 ปีที่แล้ว +3

      Qual o grupo? Gostaria de participar

    • @ROG344
      @ROG344 2 ปีที่แล้ว

      Oi! eu tbm gostaria de saber qual é o grupo? em que lugar dd Minas??

    • @alinexavier8123
      @alinexavier8123 2 ปีที่แล้ว +1

      Alan, me recomenda esse grupo por favor? Estou precisando

    • @talitareis
      @talitareis ปีที่แล้ว

      Me identifiquei com seu comentário!

  • @mariliamartins6467
    @mariliamartins6467 2 ปีที่แล้ว

    Eu tenho muitas dificuldades mas não sabia que era por isso. Desenvolvi muitas síndromes a partir da Adolescência. Me trato por Depressão e ansiedade, síndromes do pânico,psicoses.Mas só agora aos 47 anos investigando meu filho na escola que fui perceber isso .Não fomos diagnosticados ainda mas tenho 95 por cento de certeza.

  • @kuesiafariasfreitasmendes4750
    @kuesiafariasfreitasmendes4750 3 ปีที่แล้ว +6

    Bom meu esposo está em processo de diagnóstico. Porém a terapeuta dele me falou que tem muitas características autisticas. O que percebo é: ele faz pouco contato visual, é frio na questão de carinho, quando quer me agradar faz demais. Ele não sabe dosar. Quando tem festa de família se isola, seus parentes acham ele um pouco estranho. Acho ele muito fácil de persuadi-lo. O que mais percebo nele é a vontade de se isolar do mundo, mas a questão paterna entra em conflito. Porque ele sabe que tem que dar atenção aos nossos filhos.

  • @caiquepereira3860
    @caiquepereira3860 ปีที่แล้ว +1

    Todo autista leve tem dificuldade em reconhecer expressão facial? Ou pode ter autista que consegue reconhecer?

  • @isabelawanderley9140
    @isabelawanderley9140 3 ปีที่แล้ว +1

    Interessante! Tenho filhos gêmeos são autistas. Uma coisa que mim ajuda é sempre aprender o mundo deles para poder ajudar, para isso precisa ser compreensível e ter paciência.

  • @Xandao-EquipePédiVelaVinhedoSP
    @Xandao-EquipePédiVelaVinhedoSP 2 ปีที่แล้ว +3

    Como minha mãe diz sou muito ingênuo não vejo maldade nas pessoas tenho TDAH e Anciedade meu filho tem autismo provavelmente eu tenha tb

  • @valerialobao8634
    @valerialobao8634 2 ปีที่แล้ว +4

    Dificuldade em se expressar e se fazer compreender pelos outros. Como uma "empatia reversa"

  • @jackeflor4710
    @jackeflor4710 3 ปีที่แล้ว +5

    Meu pai é assim,parece q não tem sentimentos.
    Já confiou e perdeu muita coisa!
    Confia em tudo mundo.

  • @sandygushiken4729
    @sandygushiken4729 2 ปีที่แล้ว +3

    Nossa tinha um carinha que eu tentava flertar k k e era muito difícil mds. Eu ficava triste e com raiva dele várias vezes. Daí recentemente eu comecei a perceber q ele tem vários sinais de autismo leve (estereotipia, ficava toda hora desviando o olhar, era bem focado em estudo, era reservado, etc) tenho certeza que é autista n diagnosticado coitado e se ele for msm tudo faz sentido k

    • @ivandossantos9073
      @ivandossantos9073 3 หลายเดือนก่อน

      Que tipo de flerte vc usava?

  • @adrianetembra4047
    @adrianetembra4047 3 หลายเดือนก่อน +1

    Eu tenho muita dificuldade de quebrar a rotina desde pequena, também sou vista como antissocial por não gostar de interagir, "sangue de barata" por não saber me defender e tenho extrema dificuldade de dizer "não" para os pedidos. Enfim... essas são algumas dificuldades que trago desde a infância e só agora, adulta e laudada, entendo o porquê.

  • @marlasilva7132
    @marlasilva7132 2 ปีที่แล้ว +4

    Fui diagnosticada com altismo leve! As dificuldades são assim mesmo

  • @cassialuzindo7742
    @cassialuzindo7742 3 ปีที่แล้ว +8

    Meu filho foi diagnosticado com autismo moderado e eu desconfio fortemente que o pai dele também é. Eu percebo todas essas características que vc citou e a rigidez cognitiva é bem forte. Ele é muito apegado à rotinas e se sai alguma coisa do controle dele, ele já se desregula!!!

  • @marciasantos3259
    @marciasantos3259 2 ปีที่แล้ว

    Minhas dúvidas foram tiradas assistindo seus vídeos quando meu filho ainda tinha um pouco mais de um ano .
    Ele recebeu laudo com 1 ano e 6 meses .
    Hoje assistindo novamente porque tenho dúvidas se meu marido e autista .
    Estamos em investigação.
    Obrigada

  • @deboradebyvaladares2610
    @deboradebyvaladares2610 3 ปีที่แล้ว +3

    Estou gostando muito de acompanhar seus videos em virtude do meu filho com TEA sem diagnóstico. Descobri que EU FUI autista através deste video qdo saiu. Minha mae dizia que com 2 anos eu nao falava, e relatos da infância na escola supreendentes ( eu viajava na maionese) tive muita dificuldade monstra na escola, repeti pré e outras series, estou certa disto e estagnada ao mesmo tempo. Nao sei explicar como sai dessa, hje tenho uma vida normal como outra qualquer, mae, esposa. Estou boba com esta descoberta

    • @elisabetesampaio8203
      @elisabetesampaio8203 2 ปีที่แล้ว +1

      acredito que ma desconfiança é sempre bom investigar, procura um neuropsicólogo com especialização de diagnóstico de TEA em adultos pra ver se é traço ou autismo.

    • @negegomes9275
      @negegomes9275 2 ปีที่แล้ว +1

      Ninguém sai do espectro autista apenas os sintomas diminuir

    • @deboradebyvaladares2610
      @deboradebyvaladares2610 2 ปีที่แล้ว +1

      @@negegomes9275 acredito, mas como tdo é novo para mim e estou aprendendo. Agora entendo que sinto dificuldade ainda em concentração na leitura, texturas entre outras. Qdo escrevi isso foi a três meses atrás e de la pra cá, ja aprendi mais coisas sobre o Tea

  • @fernandasousaleite6594
    @fernandasousaleite6594 4 หลายเดือนก่อน +1

    Sou psicóloga e tenho uma pergunta: muitos pacientes autistas relatam que não tem interesse em saber da vida do outro, não perguntam porque também não querem saber, não interessam em construir essa rede, não gostam de conversar com as pessoas proximas etc. como manejar isso na clinica ???

  • @veronicadossantos4917
    @veronicadossantos4917 3 ปีที่แล้ว +2

    Proficional otimo" sou seguidora do seu canal

  • @thaisalimamilanez6645
    @thaisalimamilanez6645 3 ปีที่แล้ว +2

    Mas algumas dessas dificuldades também estão presentes no TDAH, certo???

  • @virginianykanen4694
    @virginianykanen4694 2 ปีที่แล้ว +3

    Muito bom seu vídeo. Infelizmente, eu não consigo mais manter meu casamento, estou cansada, sozinha. Moramos em outro país, e isso me deixa mais sozinha ainda. Eu tenho TOC e estou a ponto de explodir. Eu sinto às vezes que estou doida.

    • @najaraoliveira6523
      @najaraoliveira6523 2 ปีที่แล้ว +1

      Estou nessa mesma situação. Cansadaaa! Deprimida.

  • @katiacileny2568
    @katiacileny2568 5 หลายเดือนก่อน

    Doutor,eu tenho essas dificuldades, será que sou autista?🤔

  • @margarethpellegrini1345
    @margarethpellegrini1345 2 ปีที่แล้ว +1

    Tenho uma colega no trabalho que tem todas as características de uma pessoa que tem autismo.mas acredito que ela não saiba exatamente de sua condição. Inclusive ela exerce a sua profissão como uma pessoa que se readaptou definitivamente. Seu laudo está como fobia social mas acho que ela é portadora TEA. Eu não sou a unica a perceber isto no trabalho,gostaria muito de orienta-la mas fico pensando que não cabe a mim em tocar no assunto e sim , a sua família .É uma situação muito delicada. Somos professoras, a unica coisa que fiz foi em orienta-la a procurar um terapeuta comportamental.

    • @Sabrinabine26
      @Sabrinabine26 2 ปีที่แล้ว

      quais são as características dela? Olha, a família muitas vezes é a última a perceber. Talvez pq convive e já se acostumou. Se vc quer ajudá-la pode dar pequenos toques sim. Eu acho que ela possivelmente irá pesquisar sobre o assunto. E pq ter fobia social seria melhor que ter TEA? A gente tem que parar com esse preconceito... Agora claro que tudo vai depender da abordagem...

  • @amandamotta1131
    @amandamotta1131 3 ปีที่แล้ว +8

    Meu esposo é assim. Não tem essa reciprocidade. Me sinto sozinha. Meu filho é autista severo. Muitas vezes os dois estao em crises ao mesmo tempo. E eu tenho vontade de sumir. 😞

    • @pri280577
      @pri280577 3 ปีที่แล้ว +1

      Entendo completamente seu sofrimento.

    • @cintiaabilio8212
      @cintiaabilio8212 3 ปีที่แล้ว +2

      Super te compreendo, da um desespero, uma solidão. Já tive pensamentos de acabar com tudo, já blasfemei contra Deus no desespero. Mas outro dia é outro dia... Amo os dois, nem sei o que faria sem eles

    • @virginianykanen4694
      @virginianykanen4694 2 ปีที่แล้ว +1

      Sinto muito! Eu estou me divorciando. Não consigo mais, vou ficar louca se continuar casada.

    • @najaraoliveira6523
      @najaraoliveira6523 2 ปีที่แล้ว +1

      Sei como e 😢

    • @amandamotta1131
      @amandamotta1131 2 ปีที่แล้ว

      @@virginianykanen4694 já pensei em tantas saídas... parece que estou algemada nisso pra sempre. Nunca fui egoísta.. mas confesso que estou muito cansada! 😞

  • @z39256
    @z39256 2 ปีที่แล้ว

    Tudo que vc disse é o que o meu marido fala de mim.

  • @RENATASOLE
    @RENATASOLE 2 ปีที่แล้ว +2

    Me vi em quase tudo q vc falou.
    Qdo alguém diz " eu te amo " , nem sempre eu retribuo...rs às vezes digo " eu também. " Assim não fica muito claro se eu amo a pessoa ou a mim mesmo..kkkk pq devo retribuir se eu não estiver sentindo vontade de dizer ? E se eu não amar a pessoa ?
    Outro dia a psicóloga perguntou se eu tenho medo de ficar só... e eu achei estranho pq não existe chance de eu ficar só...eu falei " isso é impossível...todas as pessoas do mundo vão morrer? Ou , todos os meus familiares e amigos morrerão ao mesmo tempo ?
    Essa pergunta não fez sentido pra mim. Se ela tivesse perguntado " vc tem medo de perder as pessoas q vc gosta ? " , faria sentido.

    • @MarciaOliveira-cm8bd
      @MarciaOliveira-cm8bd ปีที่แล้ว +1

      Meu Deus, sempre tive medo de ouvir "eu te amo" e não saber o que fazer, principalmente se eu não sentir o mesmo...

    • @brunabs4947
      @brunabs4947 10 หลายเดือนก่อน +1

      kkkkkkkk ai velho esse de eu te amo é foda, sobre falar bom dia tbm ai ai

  • @Arlequina26
    @Arlequina26 2 ปีที่แล้ว +3

    Ela tem muita dificuldade de lidar com a mentira, uma coisa que por muitas vezes p nós é banal p eles é como o fim do mundo.
    Ela é recíproca porém há traços de não perceber minhas feições ou tbm entender frases que não seja direta e objetiva..

  • @Sabrinabine26
    @Sabrinabine26 2 ปีที่แล้ว +2

    Que dó desse homem que perdeu tudo! Poxa, queria saber se ele ficou bem depois. Dá uma tristeza saber que há pessoas ruins que se aproveitam das outras.

  • @mariadocarmomartinusso210
    @mariadocarmomartinusso210 3 ปีที่แล้ว +4

    Vc é uma bênção p nossas vidas

  • @luciavieira3829
    @luciavieira3829 2 ปีที่แล้ว +3

    Há 1 ano fui diagnosticada com autismo (Asperger), e dentre tantos sinais ou sintomas do autismo uma de minhas maiores dificuldades é expressar emoções como tristeza ou alegria e tentar entender como realmente são estes sentimentos ou emoções. Isto me faz parecer uma pessoa fria e até indiferente. É muito complicado!

  • @marciamarcia7551
    @marciamarcia7551 3 ปีที่แล้ว +2

    Moro em Israel . Meu neto de 4 anos tem autismo esta na escola tempo integral sendo tratado .Obrigada pelas suas informações !!

  • @grazielajacyntolara204
    @grazielajacyntolara204 2 หลายเดือนก่อน

    Meu companheiro é autista com diagnóstico tardio. Sou professora e logo que nos conhecemos percebi algo diferente, mas não sabia o que. Até que conseguimos chegar no diagnóstico. Ele não é ingênuo como disseram. Ao contrário é extremamente desconfiado. Muito negativo. Tem pensamentos repetitivos e sempre negativos. Se há expectativa de acontecer alguma coisa, pra ele certamente terá um resultado ruim. Isso está me deixando esgotada.
    Mas eu aprendi muito com essa relação. Aprendi a separar o que eu sou, o que é meu sentimento, meu interesse, das coisas dele. Nós temos algumas coisas em comum e são essas coisas que sustentam a relação. Eu tento ter uma vida independente, do contrário não sobreviveria nessa relação.

  • @grazielajacyntolara204
    @grazielajacyntolara204 2 หลายเดือนก่อน

    Meu companheiro é autista com diagnóstico tardio. Sou professora e logo que nos conhecemos percebi algo diferente, mas não sabia o que. Até que conseguimos chegar no diagnóstico. Ele não é ingênuo como disseram. Ao contrário é extremamente desconfiado. Muito negativo. Tem pensamentos repetitivos e sempre negativos. Se há expectativa de acontecer alguma coisa, pra ele certamente terá um resultado ruim. Isso está me deixando esgotada.
    Mas eu aprendi muito com essa relação. Aprendi a separar o que eu sou, o que é meu sentimento, meu interesse, das coisas dele. Nós temos algumas coisas em comum e são essas coisas que sustentam a relação. Eu tento ter uma vida independente, do contrário não sobreviveria nessa relação.

  • @emeemiliayou
    @emeemiliayou ปีที่แล้ว +1

    Depois que percebi no meu neto comecei a perceber algumas atitudes do meu marido e do minha filha.

  • @jeanferraz4750
    @jeanferraz4750 ปีที่แล้ว +1

    Vc me descreveu tenho 43 anos .. infelizmente na parte de confiar nas pessoas e emprestar quantia salto em dinheiro ou colocar pessoas dentro da nossa casa e quase perder a casa.....

  • @marjorepriscila4464
    @marjorepriscila4464 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu e minha psicologa suspeitamos que eu esteja no espectro. Me identifico com vários pontos levantados no vídeo, já me apontaram situações que cheguei passar risco por acreditar nos outros. E que não me defendo. Ao mesmo tempo a maioria das pessoas ao redor não possuem conhecimento a respeito e acham que esse tipo de investigação é supérfluo. Estou transitando desta psicologa particular que de fato suspeita para o atendimento do CAPs de minha cidade devido uma recente internação de 20 dias que passei por tentativa de S. mas não sei como demonstrar no CAPS que realmente me faria diferença confirmar ou não se tenho autismo de grau 1. Não falam sobre hipóteses diagnóstica lá, me sugeriram terapia em grupo... A minha intenção não é ser prepotente ou pedante surgindo já com hipóteses, mas me sentiria melhor direcionada sabendo se estou ou não no espectro.

    • @flavia.de.castro
      @flavia.de.castro 2 ปีที่แล้ว

      Entendo sua agonia. Tudo público além de demorado não existe especialista, ou existem poucos.

  • @MEDEIROSVIDEOSful
    @MEDEIROSVIDEOSful 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu sempre fui muito esquecido, distraído, reservado. Minha mãe disse que eu preferia brincar sozinho. A cerca de um ano meu filho com 2 anos e meio foi detectado com autismo.

    • @nanabrito6647
      @nanabrito6647 8 หลายเดือนก่อน

      Uma psicóloga me disse que quando uma criança tem autismo as vezes o pai ou a mãe tem , as vezes só descobrimos quando a criança tem o diagnóstico.

  • @daniebento
    @daniebento หลายเดือนก่อน

    Eu tenho muito toc desde de adolecente as vezes fico afadigada pq eu não queria ter isso , varias outras coisa meu esposo fala que eu tenho um raciocinio lento que eu demoro muito para entender as coisa eu fico rindo kkk eu não gosto de sair para lugares cheios de pessoas eu nunca fui sociavel eu não sei se tenho oi não .Pq o meu filho ele foi diagostico em 2023 .

  • @MarianaCosta-qm7se
    @MarianaCosta-qm7se 2 ปีที่แล้ว +1

    Sofro muitas dessas característica e meu filho tb. Percebi nele não temos laudo

  • @enospaisnoautismo
    @enospaisnoautismo 2 ปีที่แล้ว

    Bem real!

  • @rosangelasoares3310
    @rosangelasoares3310 3 ปีที่แล้ว

    benção

  • @maranataamorim8270
    @maranataamorim8270 3 ปีที่แล้ว +1

    tenho uma bebê de 1 ano e 7 meses que a pediatra está desconfiando que ela tem autismo. jà desconfiava antes que meu marido tinha tb.. e cada dia isso fica mais certo. é uma pessoa com hiperfoco.. cada tempo uma coisa diferente. queria saber como ajudar ele... o que devo falar para o meu marido. Ele precisa procurar um psiquiatra? precisa tomar medicamento? sempre teve fama de ser muito nervoso. e tb muito desligado no contato social... e afetivamente comigo tb..parece cada dia mais distante.. como posso ajudá-lo?

  • @cintiaabilio8212
    @cintiaabilio8212 3 ปีที่แล้ว +3

    Meu esposo , a neuropsicologa, e eu vemos nele o autismo. Difícil a convivência, realmente não veem.maldade em.nada. adora ficar no mundo dele, pega mania de uma coisa parece que aquilo tem de ser pra sempre. Falta de iniciativa, tipo não tem.percepcao de ajudar em outra coisa, ex. Tô colocando a toalha na mesa, aí ele.diz deixa que eu coloco, mas pq ele não pode já pegar os pratos ele quer terminar o que vc já está terminando entende?
    Difícil de entender e compreender algumas situações.
    As vezes estou falando de mim, ele tá falando dele.
    As vezes me sinto sozinha, pois não tem.como conversar, pois já sei que é não vai entender. Não percebe as coisas a seu redor. E a sofreria, vamos a um casamento ele já fica pensando no caminho, onde vai por o carro, felizmente agora com.o.maps GPS, melhorou muiitooo.

    • @amandamotta1131
      @amandamotta1131 3 ปีที่แล้ว +1

      Sou casada com um e é mto dificil mesmo. 😞

    • @fabhy24043
      @fabhy24043 2 ปีที่แล้ว +1

      A psicoterapia pode ajudar muito nisso. Alguns profissionais, inclusive, sabendo da dificuldade que é estar ao lado de um autista, fazem sessões planejadas para ouvir a família e mediar esse diálogo...

  • @ruthcampos3079
    @ruthcampos3079 3 ปีที่แล้ว

    Tiago minha Mae sempte dizia que demorei a fala agpra minha. Filha com3anos tem autismo

  • @nelisantosneili8076
    @nelisantosneili8076 ปีที่แล้ว

    Meu esposo acho que tem porque surgiu neto dele com autismo ele tem essa característica assim não me olha não se entra gosta d trabalhar livre porque não para eu tenho que resolver tudo ele não foca que tem que ir no banco ele fica só esperando como alguém socorre

  • @tamycoutto9262
    @tamycoutto9262 ปีที่แล้ว

    Fui em um Neuro e ele descartou a hipótese de autismo só pelo fato de eu já ter morado sozinha, ele disse que autistas não tem condições de morar sozinho, a gente fica até desanimando em procurar por profissionais, ficar pagando até achar um profissional que é bom é triste.

    • @alcidespasoka8722
      @alcidespasoka8722 7 หลายเดือนก่อน

      ola tamiris . e asim mesmo eu tambem tenho altismo leve descobrir faz 2 anos. morei 19 anos somente eu e um gato.hoje sou casado porque um amigo me ajudou a perceber que ela me dava mole ela e uma maravilha mas isso foi sorte porque escolher eu não sou bom.tenho depressão e ainda quero morar sozinho e fora da cidade e sozinho mesmo que me simto bem ...

  • @Silva13-92
    @Silva13-92 2 ปีที่แล้ว

    Me encaixe em tudo isso que você falou. Me sinto estranha😣

  • @monicanascimento3781
    @monicanascimento3781 3 หลายเดือนก่อน

    Meu Deus como explica bem , ainda não vi igual 😮

  • @anapaulafreitas3996
    @anapaulafreitas3996 3 ปีที่แล้ว

    Eu sou assim Doutor

  • @keilakell
    @keilakell 2 ปีที่แล้ว +1

    quando eu era criança era mais dificil ter empatia aprendi comparando pessoas a cachorrinhos que eu tenho muito sentimento, reciprocidade com palavras é muito dificil mas msm assim eu sinto ate em excesso, e aprendi a desconfiar de tudo mas uma parte de mim continua confiando ate que a pessoa diga que eu to certa em desconfiar, e encaro nos olhos apesar de nao gostar e estar sempre procurando um lugar certo no rosto pra olhar, me expressar escrevendo é mais facil que falando. Isso tira da possibilidade de autismo ou deveria procurar um medico para avaliar?

  • @nanilopest9969
    @nanilopest9969 3 ปีที่แล้ว +2

    Então. O que você falou não me identifico, pelo contrário tenho dificuldade em confiar nas pessoas mas o toque inesperado me incomoda. Tenho que me controlar pra não pular e me afastar da pessoa quando isso acontece. Pode ser autismo?

    • @enospaisnoautismo
      @enospaisnoautismo 2 ปีที่แล้ว

      Só por essa característica não. O autismo envolve muitas outras questões, aí vc tem que procurar mais fontes e ve se se encaixa ou não

    • @LuanAlves-cc3ki
      @LuanAlves-cc3ki 4 หลายเดือนก่อน

      Sim, as vezes você não confia nas pessoas mas também não percebe segundas intenções ou piadas que estão no ar, as vezes quer ta junto e as vezes não quer contato ou fica irritado do nada...

  • @thiagoxin8005
    @thiagoxin8005 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu tenho dificuldade em querer estar com as pessoas fico colocando impecilios, mas quando as pessoas vem fico pensando porque não queria e não acho motivo. Sou muito ansioso e tenho um problema muito forte com barulhos, odeio mesmo, as vezes uso protetor auricular em casa rs, quando estou focado em algo fico 1000% , mas posso me desapegar e mudar de desejo rapidamente. Minha esposa acha que eu posso ser autista.

    • @ingrydcristina8394
      @ingrydcristina8394 ปีที่แล้ว

      Eu sou exatamente assim

    • @LuanAlves-cc3ki
      @LuanAlves-cc3ki 4 หลายเดือนก่อน

      Colega, achei que eu tinha TDAH e descobri que tenho TEA leve. Também tenho dificuldade em me relacionar e em focar quando tem algum barulho ou movimentação, perco o foco completamente, tenho algumas manias também mas nunca imaginei que fosse TEA. Antes achava que era um simples TDAH. Sugiro que investigue melhor

  • @aarsamado
    @aarsamado ปีที่แล้ว

    eu não tenho amigos nem relacionamentos social... muito mais sozinho ate mesmo se estou em lugares com muita gente... nao sei conversar.

    • @ivandossantos9073
      @ivandossantos9073 3 หลายเดือนก่อน

      Não é fácil.
      Vamos nos apegar a Deus.

  • @betysobrinho7480
    @betysobrinho7480 ปีที่แล้ว

    Eu tenho 49anos e estou achando que sou autista 😕😕

  • @RosaOliveira-zk8uz
    @RosaOliveira-zk8uz 4 หลายเดือนก่อน

    Eu sou autista leve( asperger) . Um dos vários problemas que sempre tive desde criança é reconhecer as pessoas. Poucas pessoas falam sobre isso . Se eu ver uma pessoa.pela primeira e encontrar com ela depois,eu ja nâo sei mais quem é. Isso me traz muito sofrimento tambem. Da impressão que sou arrogante . Mas é pq realmente eu nâo a reconheço.

    • @ivandossantos9073
      @ivandossantos9073 3 หลายเดือนก่อน

      As pessoas não vão ficar magoadas.
      Eu falo por mim, tenho um vizinho a mais de 5 anos e ele ainda pergunta o meu nome.😂. Tipo ele não tem problema nenhum intelectual mas ninguém é obrigado a saber dos nomes de todas as pessoas.

  • @gicfa77
    @gicfa77 9 หลายเดือนก่อน

    4 min.20 - Comigo era assim.. acreditava em quase tudo. Principalmente na época da faculdade... Agora, parece que há uma situação oposta, mas ao mesmo tempo, problemática para mim: A desconfiança com tudo e todos! Justamente, essa situação oposta é por ter passado por alguns prejuízos relacionados a ter uma maior dificuldade nas questões da teoria da mente, das quais eu não sabia. Ir em banco, por exemplo, ainda é algo que eu não gosto...

  • @mamativaeco
    @mamativaeco 3 ปีที่แล้ว +1

    Me identifico muito. 🤭 Tenho um filho com TEA

  • @JO-vc1zk
    @JO-vc1zk 6 หลายเดือนก่อน

    Olá! Comecei a me observar mais em relação ao meu comportamento, comecei a trabalhar a 2 anos em uma empresa onde as pessoas são irônicas, é a primeira vez que passo por essa situação, eu simplesmente não compreendo ironia e também sou muito enfática quando falo, parece que estou brigando com as pessoas mas não estou, apenas acredito piamente no que estou falando, desde oa 20 anos de idade diziam que eu era diferente, me perguntavam porque eu questionava tanto. Não consigo fazer nada sem antes compreender porque tenho que fazer. Autoridade e mentira são incompreensíveis pra mim, as vezes reago de forma rígida nessas situações. Tudo isso está me fazendo buscar uma terapia para me entender melhor, só que hoje tenho 62 anos e só agora comecei a observar mais a fundo meu comportamento. Gosto muito de aprender e agora vou prestar mais atenção em mim e o que posso aprender para me sentir melhor.

  • @Xandao-EquipePédiVelaVinhedoSP
    @Xandao-EquipePédiVelaVinhedoSP 2 ปีที่แล้ว

    Eu não vejo maldade nas pessoas, meu filho foi diaquinosticado com AUTISMO e estou desconfiando que eu tenha também tenho muita ANSIEDADE.

  • @josirenepereiradasilvaandr7329
    @josirenepereiradasilvaandr7329 ปีที่แล้ว

    Eu descobri que sou autista aos 39 anos , após levar um de meus filhos em uma APAE, e a TO começou mim fazer perguntas estranhas, e falou pra mim perguntar algumas coisas para minha mãe, ela perguntou se eu demorei andar eu disse que sim, aí fiz as perguntas para minha mãe, ela disse que sempre fui diferente de meus irmãos! Minha irmã mais velha também falou, tive muita dificuldade para aprender usar o banheiro, pra fazer coisas simples, meus irmãos conseguiam e eu quando conseguia demorava muito, hoje eu tenho 2 filhos autistas, 1 com 4 anos e o outro vai fazer 3 agora dia 11 de abril. Resumindo fui em um pisiquiatra e ele fechou o meu diagnóstico na hora, ñ tenho amizades, tenho dificuldade de manter amizades até mesmo pelo o zap por exemplo, perdi o chão quando descobri que eu tinha, e as pessoas falavam que tinham percebido que eu tinha, porém ninguém nunca mim falou nada, mim senti traída, sensação horrível

  • @allanfrancisdemarinslins5979
    @allanfrancisdemarinslins5979 2 ปีที่แล้ว

    O que adianta olhar todos os sintomas, mas por mais que não tenha de fato autismo, mas não saber nem por onde começar, desde criança tive muito prejuízo social inclusive em família, tive que aprender a conviver com isso, na escola tive que brigar constantemente onde não tive apoio nem da escola sendo tachado de garoto problema, inclusive tive meu braço quebrado na escola, na vida adulta já não podia mas brigar, onde tive que muitas vezes ver as pessoas usar a minha falta de tato ou entendimento sobre brincadeira de mal gosto até hoje sou muito literal e rígido, mas não sei por onde começo, pq todo vídeo fala de sintomas, mas não fala de como é o caminho.

  • @rhguilardi
    @rhguilardi 2 ปีที่แล้ว

    Eu li muito e assisti vários vídeos. Mas esse é o que mais me identifiquei. Totalmente minha vida. Estou descobrindo agora que posso ter. Mas preciso fazer a avaliação diagnóstica. Tenho outros sinais tbm. Não gosto que me encostem. De beijo molhado eu limpo. Fico andando na casa enquanto ouço ou dão no telefone. As vezes por hora. Não entendo piadas na maioria das vezes Etc…

  • @marlileite3188
    @marlileite3188 2 ปีที่แล้ว

    Eu percebo q meu irmão é autista desde criança é meio atrapalhado.
    Tem muitas dificuldades em resolver os problemas.

  • @davidrodrigues4763
    @davidrodrigues4763 ปีที่แล้ว

    Olá bom dia. Tenho alguns desses sinais. Qual o primeiro passo para se estudar um possível diagnóstico?

  • @marcelevitta1774
    @marcelevitta1774 2 ปีที่แล้ว

    Olá, estou precisando de um profissional que faça uma avaliação para o diagnóstico de autismo. Pode me indicar algum? Muito obrigada.

  • @Professora_Silvana
    @Professora_Silvana 2 ปีที่แล้ว

    Quando o autista tem percepção extra sensorial? Tem médico humilde que atende esse tipo de cliente? Até agora não encontrei. Só filósofos. Mas filósofos não dão laudos.

  • @simonenascimento7714
    @simonenascimento7714 ปีที่แล้ว

    Já fui casada com um autista

  • @marciagoncalves2040
    @marciagoncalves2040 2 ปีที่แล้ว

    Descobri faz pouco tempo tenho dificuldade em tender palavras frases com dupla linguagem entender piadas saber quando serio algo ou brincadeiras tbm nao dei quando alguem tem segunda intecao tive problemas a bida toda com familia no máximo tres meses trabalhando todas meus registros sao pouco tempo vivo perdida tentando me relacionar com familia filhos mas ja tinha desistido quando vou no medico sempre falo da dificuldade de dormi me tratam como depressão e ansiedade mas andei tarde falei tarde comeco so andava nas pontas dos pes e com ajuda em cima dos pes de quem tava comigo tinha crises minha yia fala q muitas vezes me via no quarto num cantinho entre 2 e 3 anos mas nao entendiam aos 7 fui a escola um dia so pq nao interagia com outros gui levada no medico mas 38 anos atras nao tinha oq temos hj fui tratada por um ano e pouco como retardo mental depois abandonaram o tratamento tenho muitos problemas acabei me isolando de muitas coisas por isso preciso de ajuda

  • @claudiag9339
    @claudiag9339 2 ปีที่แล้ว

    Indica algum profissional Neuro em TEA em adulto?

  • @marisedasilvadeabreu4365
    @marisedasilvadeabreu4365 2 ปีที่แล้ว

    Pode acontecer do homem autista, casado, ser adúltero sem controle?

    • @Sabrinabine26
      @Sabrinabine26 2 ปีที่แล้ว

      acho que sexo não deve ser um tema tão fácil para os autistas. Mas, existe a possibilidade. Embora pelo que eu veja, os autistas são mais reservados e não são tão namoradores.

  • @irlanyalencar6314
    @irlanyalencar6314 2 ปีที่แล้ว

    Estou suspeitando que tenho autismo leve. A questão da reciprocidade ainda é forte, mas com muitos toques do meu marido, estou mais atenta, principalmente com a familia, mas ainda falho muito na rede de amigos, deve ser por isso que não tenho muitos.

  • @janainaathaidesantos4200
    @janainaathaidesantos4200 2 ปีที่แล้ว

    Tenho tanta dificuldade com isso que por muitas vezes eu pergunto: Você tá chateado, ou você está triste e a resposta é sempre o contrário do que pensei.😔

  • @flavia.de.castro
    @flavia.de.castro 2 ปีที่แล้ว

    Essa questão do relacionam abusivo sempre foi extremamente forte em mim, dentre outras coisas.
    Me descreveu.

  • @RosaOliveira-zk8uz
    @RosaOliveira-zk8uz 4 หลายเดือนก่อน

    Me deu ate vontade de chorar. Com a historia do seguro desempregada

  • @vanessalipnharski5606
    @vanessalipnharski5606 3 ปีที่แล้ว +1

    Isolamento mediante frustração, quer ficar sozinho e não conversa.

  • @mariliamartins6467
    @mariliamartins6467 2 ปีที่แล้ว

    Tive tantos prejuízos com isso. Sofro tanto sem saber porquê as vezes

  • @gleicyranielly9761
    @gleicyranielly9761 3 ปีที่แล้ว

    Minha filha tem autismo porém é surda isso dificulta muito para controlar as agressividade dela, gostaria de saber como controlar a agressividade do autista surdo?

  • @deboralima8111
    @deboralima8111 3 ปีที่แล้ว

    Eu tenho um filho autista, eu comecei a percebe q eu também tenho muitas características de autista

  • @ianzone-c6e
    @ianzone-c6e ปีที่แล้ว

    Eu já passei por tudo isso e ainda passo. Fui diagnosticado aos 27 anos.

  • @juliavali7714
    @juliavali7714 ปีที่แล้ว

    Muito bom o vídeo.

  • @mariajbaf11
    @mariajbaf11 3 ปีที่แล้ว

    Eu já percebi sim.

  • @grazielapilatidelima1914
    @grazielapilatidelima1914 3 ปีที่แล้ว

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @analves81
    @analves81 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu tenho muita dificuldade em reciprocidade e toque.