Isso não existia há uns 20 anos atrás. Quando criança, mesmo eu tendo pouco entendimento, sempre via os adultos como sérios e fechados. Os adultos tinham um "ar" de seriedade e experiência. Hoje em dia, as pessoas de 30 anos parecem eternos adolescentes. Se comportando igual, falando igual, se vestindo igual e sendo irresponsável igual. A questão é que com a chegada da internet e a popularização da mesma, a felicidade se tornou um "produto" e as pessoas de caráter duvidoso, criam e-book, apostila, curso, e sei lá mais o que, pra venderem felicidade. Eu saí de rede social justamente por conta disso. As pessoas mega felizes (aparentemente), com vidas resolvidas e ditando o caminho para a mesma. Isso se tornou uma epidemia. Ninguém mais quer ficar triste ou encarar perdas de forma natural. Inventaram uma "lei" onde você tem que buscar SER feliz o tempo inteiro. Quando eu entendi que a felicidade é um ESTADO ESPIRITUAL/MENTAL, eu parei de correr atrás. É IMPOSSÍVEL ser feliz o tempo todo, a vida toda. A melhor forma de se tornar adulto, é entender isso.
Ontem, coincidentemente, comecei a ler um livro cujo tema está diretamente relacionado ao que é abordado neste vídeo do Pondé. O livro chama-se "A sociedade que não quer crescer: quando os adultos se negam a ser adultos" (Sergio Sinay, editora Guarda-Chuva).
Nossa, conversei sobre isso com a minha gerente sexta-feira passada! Porque no ambiente de trabalho, tá demais o “Parque de diversões” 😮 obrigada pelo vídeo!!!!
Essa busca desenfreada pela felicidade plena ocasiona isso. Estão vendendo a falácia de que a felicidade pode ser encontrada e comprada como se fosse algo no supermercado.
De fato... E todo caminho q se escolhe há tristezas, se vc escolheu o caminho A ao invés do B, nao estará vivendo a tristeza de B, e sim a de A que um dia virá, faz parte da vida
Associaram a felicidade a perfeição. Quando tudo a sua volta, familiares, amigos, moradia, trabalho, profissão forem perfeitos, ai seremos felizes. E isso não existe.
Eu acrescentaria ao seu excelente comentário um outro ponto, que é o da felicidade tóxica. A pessoa "tem" que ser grata até por ter sido esmagada por um rolo compressor! _Desse acontecimento é que a lagarta que você era se transmutou em borboleta!_ "Seu pai morreu? Você perdeu seu emprego/sustento? Seu marido te deixou com filhos pequenos pra criar sozinha? Sorria!!!!! A vida é bela e curta demais pra você sofrer por ... bobagens! 😮 (Detalhe é que quem diz essas coisas tá com a vida redondinha, certinha. Aí é fácil falar!)
Pior de tudo, foi ouvir de 1 pai de família que quando ele chega do trabalho, liga o videogame e fica jogando até as 3:00 hs da manhã, sendo que tem 1 filha de 8 anos de outro relacionamento e 1 bebê de 1 ano. A mulher tem que implorar pra ele ir dormir , pra ir trabalhar no dia seguinte. O outro, tem 1 filha de 14 anos de outro relacionamento e 1 de 1 ano, você bêbado, já perdeu vários empregos e vive no bar. Mora na casa da mãe é só trabalha quando o filho pequeno está sem fralda e leite.
Esse papinho de "externar a criança interior" que os psicólogos e coachs têm emplementado nos dias atuais mais as redes sociais, contribui e muito para este caos de adultos infantilizados.
Verdade. Não é fácil viver, mas tenho tentado encarar a vida de frente, com tranqulidade e sabedoria, procurando aceitar o quw cabe a mim, ser único. Comparações, padrões muito rígidos e fórmulas mágicas causam muitas frustrações. Grata, Pondé. Depois que assumi a minha idade, com as vantagens e os desafios, minha relação com a minha filha mudou. Ela passou a me respeitar mais. Isso ocorreu pela leitura de um capítulo de livro de sua autoria.
Também noto há bastante tempo e com frequência muitos adultos infantilóides, o problema para mim desse comportamento é quando atravancam a vida dos outros de alguma forma... Eles passarão, eu passarinho... assim espero.... espero que amadureçam ao menos um pouco.
A propósito, para o meu comentário anterior não parecer arrogante, aproveito para dizer que possuo aspectos imaturos ou bem imaturos com certeza, assim, até porque tenho essa percepção, sempre procuro refletir naquilo que posso melhorar, consequentemente, acredito que por causa disso nunca fui tão imaturo ao ponto de ser um destes infantilóides citados no vídeo (certas reflexões devem ser feitas com mais atenção).
Eu regredi sim, depois que tomei contato com esta geração de incapazes e em 2022 dei adeus a ela. Hoje vivo recluso, longe destes infantis, lendo os clássicos, alimentando-me do conhecimento de valores antigos e gente interessante...
Felicidade ou ser feliz é algo subjetivo, eu propriamente só tenho essa conta no youtube e nenhuma outra mais em qualquer rede social, eu não preciso mostrar minha vida a ninguém, contrário a isso, eu não gosto que as pessoas saibam da minha vida, das minhas conquistas, não preciso de parabéns de ninguém, eu só preciso estar bem comigo mesmo, fazendo o que eu gosto e compartilhar minhas conquistas com quem eu mais aprecio que é minha esposa e meu filho.
A felicidade se consegue sem ser infantil, basta ficar feliz em ter um emprego, uma casa para morar, poder comer uma comida simples, uma marmita. A felicidade vem da simplicidade, só complementaria isso no comentário dele. Realmente, hoje em dia adultos infantilizados que precisam a todo momento postar fotos, ostentar, aparecer, ter hobbies juvenis como filmes de super herói, os filmes hoje em dia mostram a queda intelectual do ser humano, clichês, pautas ridículas, tendências...
A regressão é um mecanismo de defesa conhecido da psicologia. Ele basicamente remete a pessoa a um estado psíquico infantil em que a vida parecia ser menos árdua. Pessoas que permanecem longo tempo em estado regredido como meio de evitar o enfrentamento dos problemas da maturidade tornam-se infantilizadas. Não raro, alguns parentes e amigos acabam mesmo por relevar muitos dos comportamentos descabidos dessa pessoa. Entretanto, é de se notar que a infantilização acarreta conflitos internos, visto que as vivências do adulto maduro não são suprimidas pela rememoração da infância.
Interessante seu comentário. Dias atrás uma amiga disse-me que as pessoas tem seu próprio tempo de amadurecimento. Respeitei o ponto de vista, mas não concordo. Percebo que muitos adultos (muitos, e não todos) preferem ficar "no play" a assumir a passagem do tempo, que trás responsabilidades e o brincar brincar brincar diminui.
@@wormond Bem, eu sempre fui assim, antes e depois de panico. Sim, Panico é uma baita ferramenta pra sobreviver, inclusive eu to assistindo o ep de hoje neste momento kk
Não existe adultos infantilizados. Existe uma sociedade inteira muito imatura e infantilizada até mesmo quando a gente vai falar de guerras entre países ponto final a imaturidade da sociedade misturada com perversão ela é constante em toda a história da humanidade
Bom dia. Parabéns Pondé. Sou médico e trabalho com gastroenterologia e obesidade. Que tal você discutir sobre hábitos saudáveis e não saudáveis e como conseguir realizar mudanças para ter melhor saúde física e mental. Este é um verdadeiro dilema no meu dia a dia pois apesar de aplicarmos técnicas baseadas em evidências a resposta é insatisfatória. Você pode dizer “Isto vai te matar logo se não mudar” e mesmo assim nada 😮 Grande abraço
Acho que a moda é a "cultura da infantilização", atualmente, no Brasil vc tem que responder exatamente o que as pessoas querem ouvir, na forma como as pessoas querem ouvir; sem nenhum mas, e isso vem de uns dez anos pra cá!
Porque é muito mais simples ser filho do que ser pai. Minha geração de pessoas entre 40 e 50 anos são péssimos pais, eu conheço poucos que são de fato bons.
Padrões, padrões e mais padrões. Pelo amor de deus. Cada um que viva como quiser. Não prejudicando terceiros com suas atitudes está de bom tamanho e os colegas que querem vomitar regras que as engula.
Vivemos na era que os terapeutas orientam a não nos cobrarmos tanto, a levar a vida de forma mais leve, voltar a ser criança, bla, bla, bla. Somos adultos e não podemos acatar esses conselhos. Isso só serve pra quem não precisa trabalhar e correr atrás de dinheiro pra sobreviver. Por isso que os adultos negam a maturidade, dessa forma regredindo.
Nem 8 e nem 80 a meu ver.... Acho que o importante é encontrar um meio termo que faça a pessoa evoluir e não sofrer demasiadamente, pois sofrimento demais, acredito, apenas resultará num desfecho que será ruim no final das contas, até porque, como dizem, certas coisas são aprendidas com o amor e outras com a dor... a diferença eventualmente do remédio para o veneno é a dose...
Pondé, o que você pensa sobre a diferença social/financeira nas relações amorosas? Alguém não não querer o outro devido a diferença. A cobrança do sucesso nas relações amorosas…
Perfeito! Por isso, Jesus o nosso mestre por excelência disse em João 16:33: "Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo."
@@rafaellourenco307 Ele quis dizer que devemos ter a inocência, humildade, curiosidade, pureza, sinceridade, ter o coração aberto como uma criança, ter as várias qualidades de uma criança. Mas Ele não disse para sermos infantis, entendeu?
A gente precisa buscar a paz...a serenidade... buscando isso... tanto faz vc estar feliz ou infeliz...vc apenas observa esses estados de espírito sem se apegar a qualquer um dos dois...pois vc está em paz... quando vc se esforça para ser feliz...vc não observa mas a infelicidade tb está presente (é o yang e o yin da filosofia chinesa)... não tem como se apropriar de apenas um lado da moeda... Namastê...
Eu tenho 31 anos, sou cirurgião dentista E tenho algumas infantilidades que me dou ao luxo, gosto de assistir pica-pau final de semana quando acordo, jogar video game comendo bolacha com nescau😂 Fujo de relacionamentos e compromissos afetivos pois sinto que pessoas na minha vida me atrapalham Tenho minha vida otima e muito estável, mas fujo de certas “coisas de adultos” e tenho nesses momentos de infantilidade a minha fuga para a realidade do dia dia que me deixa exausto psicologicamente Mas to bem feliz assim, amo meu trabalho, minhas responsabilidades, amo estudar, mas sempre que posso vou buscar o conforto da minha infância nessas pequenas coisas
Pois é, é uma visão rasa baseada na percepção dele sobre o mundo e as pessoas, no fundo todos fazemos isso, pq é impossível se colocar 100% na pele de outra pessoa, no fim tudo acaba sendo opinião, as vezes acertamos e outras erramos.
Na verdade a vida é um conjunto de histórias de todos os tipos mas que terminam todas do mesmo jeito ( morte). Uns levam por um bom lado, outros levam da pior forma. Uns gostam outros não. Nessas histórias, há muitos que tratam as histórias de outros com injustiça e desprezo, por conta da sua ter sido mais proveitosa. Se Deus não existir para corrigir o curso dessas histórias infelizes, além de todos sermos uma existência vã, os injustiçados são os mais infelizes pois nunca contemplarão a justiça
alem do agravente imaturidade masculina, os caras 40 anos na cara uns moleques nao tem noção de nada tudo na barra da saia da mãe... vamos se ajudar pessoal, de tabela ajuda os outros tb....
Obrigado meninas por repassar as perguntas ao professor.... eu gostaria muito de ter a minha pergunta respondida... Por que hoje as mulheres buscam tanto mostrar que dão um bom caldo? #sucesso
a pergunta é para o Pondé, mas se me permite a intromissão de dar minha opinião, eu acho é pq as relações estão se tornando cada vez mais superficiais . As pessoas estão dando menos valor às qualidades de fato ( sem generalizar ). Mulheres estão ficando muito interesseiras e buscando mais segurança financeira, e homens cada vez mais exigindo beleza e juventude. Relacionamentos e pessoas estão se tornando descartáveis. Mas como sempre as mulheres ficam em desvantagem, porque dinheiro tá dificil mas dá pra correr atrás, já beleza e juventude passa muito rápido. Por isso se a mulher não for bem sucedida e independente, tem que se afirmar tanto. Ai vira essa guerrinha de homens e mulheres futeis que vemos na internet,
Eu acredito que a filosofia é tão profunda e a muitas vezes tão controversa que muitas vezes é melhor a gente largar a filosofia e mudar de ramo. Mas enfim vamos falar a respeito eu acredito que tem algo a mais é isso também que o nosso queridíssimo filósofo Luiz Felipe Pondé falou mas também tem uma questão que é a mudança natural no mundo a partir da tecnologia por exemplo, antes os nossos pais não podiam ter uma vida que nós podemos ter hoje eles tinham que ter muitas responsabilidades eles tinham muitos filhos Eles trabalhavam na mesma empresa durante muitos anos ou a vida toda e hoje não é mais assim hoje nós temos muitas possibilidades e oportunidades inclusive de não engravidar mais isso faz com que a gente mude na questão comportamental e de maturidade, naturalmente
Hoje em dia parece que a adolescência vai até os 30 anos!! Tem uma geração entre 20-30 anos que não aguenta frustração. Querem ser paparicados e ter suas vontades atendidas 100% do tempo, parecem crianças de 2 anos fazendo birra. Trabalhar com essa galera está sendo tão desafiante, que as empresas voltaram a contratar pessoal +40/+50! As redes sociais vendem uma falsa ideia de juventude, beleza e uma vida só de prazeres, viagens e alegrias eternas. A gente abre o Instagram e é um monte de "influenciadores" cheios de filtros ou "harmonização" facial, sempre ricos, lindos, em festas, viajando pra lugares exóticos. Só que isso não é a vida real! Aí a pessoa passa o dia inteira só vendo isso, acha que a própria vida é uma merd@ (e às vezes é mesmo!) e vive frustrada...
> A felicidade plena existe, mas acredito que ela só será alcançada quando estivermos plenamente satisfeitos com quem somos e como o mundo é. > Em outras palavras: torna-se cada vez mais difícil aceitar as barbaridades humanas a cada dia, e portanto jamais estaremos satisfeitos com o mundo como ele é neste momento. > Somos dependentes uns dos outros, somos responsáveis por nossos próprios demônios internos e também por como isso afeta o mundo. > O homem natural perfeito não pode ser alcançado enquanto houver maus exemplos no mundo. > Somos escravos de nós mesmos e dos nossos semelhantes de certa maneira, e eternamente neste plano. > Eu particularmente prefiro me apegar a uma esperança superior a este mundo, pois o que acabei de mencionar nas frases acima é um ciclo que está se repetindo há milênios. > Influenciamos negativamente o mundo, o mundo negativamente nos influencia.
Olha, eu não sei se o Pondé acredita em algo maior, num paraíso...mas eu Tmb tenho poucas esperanças nessa vida e nesse sistema, isso aqui não me parece a vida que nós deveríamos viver, tem que ter algo melhor.
Acho que o importante é encontrar um meio termo que faça a pessoa evoluir e não sofrer demasiadamente, pois sofrimento demais, acredito, apenas resultará num desfecho que será ruim no final das contas, até porque, como dizem, certas coisas são aprendidas com o amor e outras com a dor... a diferença eventualmente do remédio para o veneno é a dose.
Está na moda ser regredido ou esteve na moda por muito tempo encarar a vida adulta como um exercício de sobrevivência penoso e enfadonho? Se desvencilhar de obrigações que não trarão nada de retorno é ruim por que? Se uma mulher entende que o casamento iria limitá-la ela deve mudar de ideia e casar só porque alguém disse que altar é marco de vida adulta?
Já vejo o adulto chato como alguém infeliz que não conseguiu alcançar seus objetivos, a felicidade na vida adulta tende a rejuvenescer realmente, não vejo mal num adulto q tenta buscar felicidade convivendo em meio a pessoas mais jovens, a felicidade, paz de espírito é algo q contagia, ser contrário à felicidade de outrem é ser chato.
A questão não é essa. É ser chato no sentido de que não se deve negar a parte chata da vida. É não fingir que a vida também tem o lado chato e que a felicidade não é vivida o tempo todo.
@@givaldoalves6740 nesse ponto é uma busca utópica igual o povo que acredita em socialismo, igualdade social, ser humano é competitivo e só evolui onde existe competição. Inclusive essa tentativa de fuga da realidade em busca da felicidade eterna é uma porta de entrada pro mundo das drogas.
Eu sou chato sim porque a vida não me deixou ser um eterno adolescente. E ser adulto é ser chato sim. Se não não trabalhar, não paga os boletos, se não adiar os sonhos, os boletos vão se acumular e o Serasa vai te atormentar. A vida não é rede social, não é balada direto, não é pai e mãe colocando comidinha na boca. Hoje são poucos que querem encarar a "verdadeira" vida adulta. Não tem mais volta, já estamos em extinção.
Se vc fosse adulto não estaria em redes sociais, quando eu for adulto terei prioridades, responsabilidades que obviamente não será comentando em bate papo do TH-cam.
Chato não, PACÍFICO! As pessoas enchem a boca para falar que querem paz, sem nem ao menos saber o que isso significa. Paz é a ausência de percausos exorbitantes, exagerados, tanto no sentido ruim como uma grande depressão, fome, etc, como no sentido "bom", como apaixonamento, freneticidade e afins. Normalmente, quando alguém fala que é chato, ela tem em mente a análise apenas das coisas "boas" que eu citei, mas todas essas coisas são ilusões, e não há nada mais imaturo e idiota que caminhar por uma via irreal. Não tem como isso ser "bom"
Deve ser porque o mundo regrediu em maturidade. Exemplo uma criança da década de 30 sabia qual era seu gênero sexual, sabia de qual classe social ele nasceu, mais ou menos como mundo funciona. O que ele precisa fazer para sobreviver, é claro que tinha sonhos etc mas a realidade tava batendo na porta. O jovem de hoje não aceita seu corpo, condição sócial alguém falou pra ele que o mundo tá errado, ele não tem noção de tempo que ele envelhece e seus Pais morrem. Que ele precisa de uma ocupação mesmo que não goste. Enquanto o jovem da década de 30 morre nesta década com vida nem sempre feliz mas vivida. O jovem de hoje já toma antidepressivo e acha que a vida acabou
Esta na moda ser um adulto bobao como eu sou… kkkkk… mas assumir nao muda nada! Pagar boletos nao significa ser adulto. Adultos eram seus avós… viviam a realidade sem se queixar…
Isso não existia há uns 20 anos atrás. Quando criança, mesmo eu tendo pouco entendimento, sempre via os adultos como sérios e fechados. Os adultos tinham um "ar" de seriedade e experiência. Hoje em dia, as pessoas de 30 anos parecem eternos adolescentes. Se comportando igual, falando igual, se vestindo igual e sendo irresponsável igual. A questão é que com a chegada da internet e a popularização da mesma, a felicidade se tornou um "produto" e as pessoas de caráter duvidoso, criam e-book, apostila, curso, e sei lá mais o que, pra venderem felicidade. Eu saí de rede social justamente por conta disso. As pessoas mega felizes (aparentemente), com vidas resolvidas e ditando o caminho para a mesma. Isso se tornou uma epidemia. Ninguém mais quer ficar triste ou encarar perdas de forma natural. Inventaram uma "lei" onde você tem que buscar SER feliz o tempo inteiro. Quando eu entendi que a felicidade é um ESTADO ESPIRITUAL/MENTAL, eu parei de correr atrás. É IMPOSSÍVEL ser feliz o tempo todo, a vida toda. A melhor forma de se tornar adulto, é entender isso.
Ótima observação
Olé!
Perfeito seu comentário.
👍🎯🎯🎯
Sai do instagram, facebook, tiktok, youtube é a unica coisa que restou, vamos ver até onde...
Ontem, coincidentemente, comecei a ler um livro cujo tema está diretamente relacionado ao que é abordado neste vídeo do Pondé. O livro chama-se "A sociedade que não quer crescer: quando os adultos se negam a ser adultos" (Sergio Sinay, editora Guarda-Chuva).
Obrigada pela dica.
Boa sugestão. Já fui ver pra comprar. Obrigada
Ponde foi elegante ao utilizar a expressão "regressão". No português claro, eu traduziria como "emburrecimento" mesmo .
Nossa, conversei sobre isso com a minha gerente sexta-feira passada! Porque no ambiente de trabalho, tá demais o “Parque de diversões” 😮 obrigada pelo vídeo!!!!
Essa busca desenfreada pela felicidade plena ocasiona isso.
Estão vendendo a falácia de que a felicidade pode ser encontrada e comprada como se fosse algo no supermercado.
Concordo em gênero, número e grau.
De fato... E todo caminho q se escolhe há tristezas, se vc escolheu o caminho A ao invés do B, nao estará vivendo a tristeza de B, e sim a de A que um dia virá, faz parte da vida
Associaram a felicidade a perfeição.
Quando tudo a sua volta, familiares, amigos, moradia, trabalho, profissão forem perfeitos, ai seremos felizes.
E isso não existe.
@@moises1311 exato...
Eu acrescentaria ao seu excelente comentário um outro ponto, que é o da felicidade tóxica. A pessoa "tem" que ser grata até por ter sido esmagada por um rolo compressor! _Desse acontecimento é que a lagarta que você era se transmutou em borboleta!_ "Seu pai morreu? Você perdeu seu emprego/sustento? Seu marido te deixou com filhos pequenos pra criar sozinha? Sorria!!!!! A vida é bela e curta demais pra você sofrer por ... bobagens! 😮 (Detalhe é que quem diz essas coisas tá com a vida redondinha, certinha. Aí é fácil falar!)
Muita gente inteligente por aqui, parabéns a todos estes. Admiro .
Pior de tudo, foi ouvir de 1 pai de família que quando ele chega do trabalho, liga o videogame e fica jogando até as 3:00 hs da manhã, sendo que tem 1 filha de 8 anos de outro relacionamento e 1 bebê de 1 ano. A mulher tem que implorar pra ele ir dormir , pra ir trabalhar no dia seguinte. O outro, tem 1 filha de 14 anos de outro relacionamento e 1 de 1 ano, você bêbado, já perdeu vários empregos e vive no bar. Mora na casa da mãe é só trabalha quando o filho pequeno está sem fralda e leite.
Mães no Instagram e os pais no Playstation.
E crianças acessando sites 🔞
Esse papinho de "externar a criança interior" que os psicólogos e coachs têm emplementado nos dias atuais mais as redes sociais, contribui e muito para este caos de adultos infantilizados.
Verdade. Não é fácil viver, mas tenho tentado encarar a vida de frente, com tranqulidade e sabedoria, procurando aceitar o quw cabe a mim, ser único. Comparações, padrões muito rígidos e fórmulas mágicas causam muitas frustrações. Grata, Pondé. Depois que assumi a minha idade, com as vantagens e os desafios, minha relação com a minha filha mudou. Ela passou a me respeitar mais. Isso ocorreu pela leitura de um capítulo de livro de sua autoria.
Também noto há bastante tempo e com frequência muitos adultos infantilóides, o problema para mim desse comportamento é quando atravancam a vida dos outros de alguma forma... Eles passarão, eu passarinho... assim espero.... espero que amadureçam ao menos um pouco.
A propósito, para o meu comentário anterior não parecer arrogante, aproveito para dizer que possuo aspectos imaturos ou bem imaturos com certeza, assim, até porque tenho essa percepção, sempre procuro refletir naquilo que posso melhorar, consequentemente, acredito que por causa disso nunca fui tão imaturo ao ponto de ser um destes infantilóides citados no vídeo (certas reflexões devem ser feitas com mais atenção).
É 50% adultos que querem ser crianças e 50% criança que quer ser adulta, mídia sociais troca de tudo.
"O adolescente não sabe com quantos paus se faz uma canoa." Alguns são leitores de literatura de fantasia e querem ser o suprassumo da erudição.
Resumiu toda a turma "cult" da minha época do ensino médio, pagavam de intelectuais lendo Harry Potter e a menina que roubava livros kkkkkkk
Eu regredi sim, depois que tomei contato com esta geração de incapazes e em 2022 dei adeus a ela. Hoje vivo recluso, longe destes infantis, lendo os clássicos, alimentando-me do conhecimento de valores antigos e gente interessante...
Eu tô fazendo o mesmo, eu não me misturo mais aos porcos por carência de companhias
Mas isso parece uma atitude muito infantil.
Nós, adultos, temos alguns momentos de (verdadeira) felicidade, como conseguir pagar as contas do mês e ainda ter dinheiro sobrando.
Felicidade ou ser feliz é algo subjetivo, eu propriamente só tenho essa conta no youtube e nenhuma outra mais em qualquer rede social, eu não preciso mostrar minha vida a ninguém, contrário a isso, eu não gosto que as pessoas saibam da minha vida, das minhas conquistas, não preciso de parabéns de ninguém, eu só preciso estar bem comigo mesmo, fazendo o que eu gosto e compartilhar minhas conquistas com quem eu mais aprecio que é minha esposa e meu filho.
Faço minhas as suas palavras. Você me descreveu.
Eu sou exatamente como você e sou muito feliz. Meus parabéns!
Sou igual ao Cabrinijr!
A felicidade se consegue sem ser infantil, basta ficar feliz em ter um emprego, uma casa para morar, poder comer uma comida simples, uma marmita. A felicidade vem da simplicidade, só complementaria isso no comentário dele. Realmente, hoje em dia adultos infantilizados que precisam a todo momento postar fotos, ostentar, aparecer, ter hobbies juvenis como filmes de super herói, os filmes hoje em dia mostram a queda intelectual do ser humano, clichês, pautas ridículas, tendências...
E só falam besteira
A regressão é um mecanismo de defesa conhecido da psicologia. Ele basicamente remete a pessoa a um estado psíquico infantil em que a vida parecia ser menos árdua.
Pessoas que permanecem longo tempo em estado regredido como meio de evitar o enfrentamento dos problemas da maturidade tornam-se infantilizadas. Não raro, alguns parentes e amigos acabam mesmo por relevar muitos dos comportamentos descabidos dessa pessoa.
Entretanto, é de se notar que a infantilização acarreta conflitos internos, visto que as vivências do adulto maduro não são suprimidas pela rememoração da infância.
Interessante seu comentário. Dias atrás uma amiga disse-me que as pessoas tem seu próprio tempo de amadurecimento. Respeitei o ponto de vista, mas não concordo. Percebo que muitos adultos (muitos, e não todos) preferem ficar "no play" a assumir a passagem do tempo, que trás responsabilidades e o brincar brincar brincar diminui.
Redes sociais ca- garaam na vida de um monte de gente, inclusive na minha..
Porque existe tanto adulto infantilizado ??? ( RELIGIÃO BÍBLICA )
Me considero um com certeza. E é justamente isso, já que a vida tah foda, pelo menos tento levar a vida na base da zoeira 100%.
Assiste pânico, com certeza
@@wormond Bem, eu sempre fui assim, antes e depois de panico. Sim, Panico é uma baita ferramenta pra sobreviver, inclusive eu to assistindo o ep de hoje neste momento kk
Não existe adultos infantilizados. Existe uma sociedade inteira muito imatura e infantilizada até mesmo quando a gente vai falar de guerras entre países ponto final a imaturidade da sociedade misturada com perversão ela é constante em toda a história da humanidade
"Tá na moda ser regredido"!!! EU AMEI ISSO ❤
Só vim agradecer. Acompanho a muito tempo, mas a cada dia que passa, suas opiniões vem se tornando mais necessárias, assim como mais efetivas.
Tem gente de 30 anos que se acha menino e menina
Bom dia. Parabéns Pondé. Sou médico e trabalho com gastroenterologia e obesidade. Que tal você discutir sobre hábitos saudáveis e não saudáveis e como conseguir realizar mudanças para ter melhor saúde física e mental. Este é um verdadeiro dilema no meu dia a dia pois apesar de aplicarmos técnicas baseadas em evidências a resposta é insatisfatória. Você pode dizer “Isto vai te matar logo se não mudar” e mesmo assim nada 😮
Grande abraço
Muitos são infantilizados porque padecem algum tipo de distúrbio de personalidade.
Hoje em dia fala-se muito que as pessoas estão muito"QUINTA SÉRIE B".
Verdade, uma lástima.
E o povo acha graça,
Acho que a moda é a "cultura da infantilização", atualmente, no Brasil vc tem que responder exatamente o que as pessoas querem ouvir, na forma como as pessoas querem ouvir; sem nenhum mas, e isso vem de uns dez anos pra cá!
As pessoas buscam sentido e propósito na vida, mas esquecem que o sentido da vida é dado por nós. Nenhum ente externo irá criar magicamente isso.
Tbm acho
Se nós, mortais, não sabemos nem quem somos, como raios criaríamos um propósito para nós? Nada acontece por acaso.
Você é um deles ponde.
Acho que uma boa explicação para a infantilização dos adultos se passa pela prosperidade material relativa, em comparação com as gerações passadas.
Viajar é multiplicar a vida!!! Viagem mais!!!
Ponde daria tudo para passar uma. noite numa mesa de bar discutindo temas dis mais variados.Voce é nota 10.
Principalmente macho velho.
Uma maturidade muito boa.
Porque é muito mais simples ser filho do que ser pai. Minha geração de pessoas entre 40 e 50 anos são péssimos pais, eu conheço poucos que são de fato bons.
Padrões, padrões e mais padrões. Pelo amor de deus. Cada um que viva como quiser. Não prejudicando terceiros com suas atitudes está de bom tamanho e os colegas que querem vomitar regras que as engula.
Toma tapa na cara!!😂 amo
Vivemos na era que os terapeutas orientam a não nos cobrarmos tanto, a levar a vida de forma mais leve, voltar a ser criança, bla, bla, bla. Somos adultos e não podemos acatar esses conselhos. Isso só serve pra quem não precisa trabalhar e correr atrás de dinheiro pra sobreviver. Por isso que os adultos negam a maturidade, dessa forma regredindo.
Os terapeutas é vítima dos pacientes inveterados!!
Segue o pensamento contrario aí tá todo estourado da mente e não sabe o porquê
As pessoas buscam sentido e propósito na vida, mas esquecem que o sentido da vida é dado por nós. Nenhum ente externo irá criar magicamente isso.
Há terapeutas e terapeutas. O meu não fala isso não rs
Nem 8 e nem 80 a meu ver.... Acho que o importante é encontrar um meio termo que faça a pessoa evoluir e não sofrer demasiadamente, pois sofrimento demais, acredito, apenas resultará num desfecho que será ruim no final das contas, até porque, como dizem, certas coisas são aprendidas com o amor e outras com a dor... a diferença eventualmente do remédio para o veneno é a dose...
Pondé, o que você pensa sobre a diferença social/financeira nas relações amorosas? Alguém não não querer o outro devido a diferença. A cobrança do sucesso nas relações amorosas…
Perfeito! Por isso, Jesus o nosso mestre por excelência disse em João 16:33: "Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo."
o que vocês acham que o Mestre quis dizer quando mencionou que todos nós precisamos ser como crianças para poder entrar no reino dos céus??
@@rafaellourenco307 Ele quis dizer que devemos ter a inocência, humildade, curiosidade, pureza, sinceridade, ter o coração aberto como uma criança, ter as várias qualidades de uma criança. Mas Ele não disse para sermos infantis, entendeu?
Pondé e o melhor filósofo do Brasil. Sempre cirúrgico em suas análises
Amo você Pondé❤
felicidade é relativa.
Que Deus abençoe a todos 🙏🏻❤️
Principalmente as mulheres
Saí da Matrix (facebook e Instagram) e estou mais em paz comigo mesmo Só não saio do TH-cam porque preciso dele para ver conteudos de estudo.
Eu tbm
Um homem infantil consegue ter o instinto provedor?
"O que está acontecendo com os homens?" -Mulher moderna
Boa Pondé🎉
Sempre muito pontual
A gente precisa buscar a paz...a serenidade... buscando isso... tanto faz vc estar feliz ou infeliz...vc apenas observa esses estados de espírito sem se apegar a qualquer um dos dois...pois vc está em paz... quando vc se esforça para ser feliz...vc não observa mas a infelicidade tb está presente (é o yang e o yin da filosofia chinesa)... não tem como se apropriar de apenas um lado da moeda... Namastê...
me resumiu todinho !!
Eu tenho 31 anos, sou cirurgião dentista
E tenho algumas infantilidades que me dou ao luxo, gosto de assistir pica-pau final de semana quando acordo, jogar video game comendo bolacha com nescau😂
Fujo de relacionamentos e compromissos afetivos pois sinto que pessoas na minha vida me atrapalham
Tenho minha vida otima e muito estável, mas fujo de certas “coisas de adultos” e tenho nesses momentos de infantilidade a minha fuga para a realidade do dia dia que me deixa exausto psicologicamente
Mas to bem feliz assim, amo meu trabalho, minhas responsabilidades, amo estudar, mas sempre que posso vou buscar o conforto da minha infância nessas pequenas coisas
Vc sai com garotas de programa?
Cometário sensato de uma pessoa madura
Boa, Pondé! Na mosca! Certeiro! Cirúrgico, como sempre 😃
Pondé às vezes tem umas dissertações geniais e às vezes tem umas meio mesquinhas (tipo essa).
Pois é, é uma visão rasa baseada na percepção dele sobre o mundo e as pessoas, no fundo todos fazemos isso, pq é impossível se colocar 100% na pele de outra pessoa, no fim tudo acaba sendo opinião, as vezes acertamos e outras erramos.
Tenho 40 anos e estou rabugento 😓
Isso é fato!
Tem razão Pondé.📚
Valeu, Pondé..!!
Na verdade a vida é um conjunto de histórias de todos os tipos mas que terminam todas do mesmo jeito ( morte). Uns levam por um bom lado, outros levam da pior forma. Uns gostam outros não. Nessas histórias, há muitos que tratam as histórias de outros com injustiça e desprezo, por conta da sua ter sido mais proveitosa.
Se Deus não existir para corrigir o curso dessas histórias infelizes, além de todos sermos uma existência vã, os injustiçados são os mais infelizes pois nunca contemplarão a justiça
Nossa, que comentário! Vc respondeu o que é a vida, eu lembrei do Abujamra do Provocações
Obrigado, Pondé, por ter me transformado em marxista. 🥰
Na verdade estamos no meio do caminho... Ser, já está chato😬. Não ser, pior ainda🙄. Um porre isso tudo😭. Um copo de 🍷por favor! Obrigada.
alem do agravente imaturidade masculina, os caras 40 anos na cara uns moleques nao tem noção de nada tudo na barra da saia da mãe... vamos se ajudar pessoal, de tabela ajuda os outros tb....
Resposta direta hoje! 😉
Hoje não achamos pessoas acima dos 50 anos ADULTO,os sessentões e setentões são ADOLESCENTES ENVELHECIDOS, triste!!!
Obrigado meninas por repassar as perguntas ao professor.... eu gostaria muito de ter a minha pergunta respondida... Por que hoje as mulheres buscam tanto mostrar que dão um bom caldo? #sucesso
a pergunta é para o Pondé, mas se me permite a intromissão de dar minha opinião, eu acho é pq as relações estão se tornando cada vez mais superficiais . As pessoas estão dando menos valor às qualidades de fato ( sem generalizar ). Mulheres estão ficando muito interesseiras e buscando mais segurança financeira, e homens cada vez mais exigindo beleza e juventude. Relacionamentos e pessoas estão se tornando descartáveis. Mas como sempre as mulheres ficam em desvantagem, porque dinheiro tá dificil mas dá pra correr atrás, já beleza e juventude passa muito rápido. Por isso se a mulher não for bem sucedida e independente, tem que se afirmar tanto. Ai vira essa guerrinha de homens e mulheres futeis que vemos na internet,
Só hoje??
Eu acredito que a filosofia é tão profunda e a muitas vezes tão controversa que muitas vezes é melhor a gente largar a filosofia e mudar de ramo. Mas enfim vamos falar a respeito eu acredito que tem algo a mais é isso também que o nosso queridíssimo filósofo Luiz Felipe Pondé falou mas também tem uma questão que é a mudança natural no mundo a partir da tecnologia por exemplo, antes os nossos pais não podiam ter uma vida que nós podemos ter hoje eles tinham que ter muitas responsabilidades eles tinham muitos filhos Eles trabalhavam na mesma empresa durante muitos anos ou a vida toda e hoje não é mais assim hoje nós temos muitas possibilidades e oportunidades inclusive de não engravidar mais isso faz com que a gente mude na questão comportamental e de maturidade, naturalmente
Para quem não entendeu, Pondé quis dizer que, a médio e longo prazo, livros de autoajuda e cursos de coach não levam a lugar algum.
Nem a médio e nem a longa prazo coaches são atrasos de vida, até porque a vida não é receita de bolo.
Já dei like assim que ouvi a primeira frase. Concordo com tudo
Hoje em dia parece que a adolescência vai até os 30 anos!! Tem uma geração entre 20-30 anos que não aguenta frustração. Querem ser paparicados e ter suas vontades atendidas 100% do tempo, parecem crianças de 2 anos fazendo birra. Trabalhar com essa galera está sendo tão desafiante, que as empresas voltaram a contratar pessoal +40/+50! As redes sociais vendem uma falsa ideia de juventude, beleza e uma vida só de prazeres, viagens e alegrias eternas. A gente abre o Instagram e é um monte de "influenciadores" cheios de filtros ou "harmonização" facial, sempre ricos, lindos, em festas, viajando pra lugares exóticos. Só que isso não é a vida real! Aí a pessoa passa o dia inteira só vendo isso, acha que a própria vida é uma merd@ (e às vezes é mesmo!) e vive frustrada...
Eu te amo Pondé, eu te amo😅
Conteúdo muito bom.
> A felicidade plena existe, mas acredito que ela só será alcançada quando estivermos plenamente satisfeitos com quem somos e como o mundo é.
> Em outras palavras: torna-se cada vez mais difícil aceitar as barbaridades humanas a cada dia, e portanto jamais estaremos satisfeitos com o mundo como ele é neste momento.
> Somos dependentes uns dos outros, somos responsáveis por nossos próprios demônios internos e também por como isso afeta o mundo.
> O homem natural perfeito não pode ser alcançado enquanto houver maus exemplos no mundo.
> Somos escravos de nós mesmos e dos nossos semelhantes de certa maneira, e eternamente neste plano.
> Eu particularmente prefiro me apegar a uma esperança superior a este mundo, pois o que acabei de mencionar nas frases acima é um ciclo que está se repetindo há milênios.
> Influenciamos negativamente o mundo, o mundo negativamente nos influencia.
Olha, eu não sei se o Pondé acredita em algo maior, num paraíso...mas eu Tmb tenho poucas esperanças nessa vida e nesse sistema, isso aqui não me parece a vida que nós deveríamos viver, tem que ter algo melhor.
Show Pondé!!!!!
Solta o verbo!!!!!!
Acho que o importante é encontrar um meio termo que faça a pessoa evoluir e não sofrer demasiadamente, pois sofrimento demais, acredito, apenas resultará num desfecho que será ruim no final das contas, até porque, como dizem, certas coisas são aprendidas com o amor e outras com a dor... a diferença eventualmente do remédio para o veneno é a dose.
Está na moda ser regredido ou esteve na moda por muito tempo encarar a vida adulta como um exercício de sobrevivência penoso e enfadonho?
Se desvencilhar de obrigações que não trarão nada de retorno é ruim por que? Se uma mulher entende que o casamento iria limitá-la ela deve mudar de ideia e casar só porque alguém disse que altar é marco de vida adulta?
Já vejo o adulto chato como alguém infeliz que não conseguiu alcançar seus objetivos, a felicidade na vida adulta tende a rejuvenescer realmente, não vejo mal num adulto q tenta buscar felicidade convivendo em meio a pessoas mais jovens, a felicidade, paz de espírito é algo q contagia, ser contrário à felicidade de outrem é ser chato.
Blá blá blá kkkkkkk
A questão não é essa. É ser chato no sentido de que não se deve negar a parte chata da vida. É não fingir que a vida também tem o lado chato e que a felicidade não é vivida o tempo todo.
@@givaldoalves6740 nesse ponto é uma busca utópica igual o povo que acredita em socialismo, igualdade social, ser humano é competitivo e só evolui onde existe competição.
Inclusive essa tentativa de fuga da realidade em busca da felicidade eterna é uma porta de entrada pro mundo das drogas.
Verdade, daqui uns anos vamos ter um bando de barbado de 40 anos fazendo "pranks" pra postar no TikToc, vai dar muito certo uma sociedade assim.
@@givaldoalves6740O que é "negar a parte chata"? Sinto que a a maioria aqui não entendeu muito do que ele quis dizer.
Eu sou chato sim porque a vida não me deixou ser um eterno adolescente. E ser adulto é ser chato sim. Se não não trabalhar, não paga os boletos, se não adiar os sonhos, os boletos vão se acumular e o Serasa vai te atormentar. A vida não é rede social, não é balada direto, não é pai e mãe colocando comidinha na boca. Hoje são poucos que querem encarar a "verdadeira" vida adulta. Não tem mais volta, já estamos em extinção.
Mas cara, se for assim, não vale a pena ser adulto.
Se vc fosse adulto não estaria em redes sociais, quando eu for adulto terei prioridades, responsabilidades que obviamente não será comentando em bate papo do TH-cam.
E eu que não tive minha eterna infância 😢
Resumindo , ser ADULTO É CHATO KKKKKKKKKKK...😊
Chato não, PACÍFICO!
As pessoas enchem a boca para falar que querem paz, sem nem ao menos saber o que isso significa. Paz é a ausência de percausos exorbitantes, exagerados, tanto no sentido ruim como uma grande depressão, fome, etc, como no sentido "bom", como apaixonamento, freneticidade e afins. Normalmente, quando alguém fala que é chato, ela tem em mente a análise apenas das coisas "boas" que eu citei, mas todas essas coisas são ilusões, e não há nada mais imaturo e idiota que caminhar por uma via irreal. Não tem como isso ser "bom"
Adorei. Gostaria de mais vídeos sobre esse tema.
Deve ser porque o mundo regrediu em maturidade. Exemplo uma criança da década de 30 sabia qual era seu gênero sexual, sabia de qual classe social ele nasceu, mais ou menos como mundo funciona. O que ele precisa fazer para sobreviver, é claro que tinha sonhos etc mas a realidade tava batendo na porta.
O jovem de hoje não aceita seu corpo, condição sócial alguém falou pra ele que o mundo tá errado, ele não tem noção de tempo que ele envelhece e seus Pais morrem. Que ele precisa de uma ocupação mesmo que não goste. Enquanto o jovem da década de 30 morre nesta década com vida nem sempre feliz mas vivida. O jovem de hoje já toma antidepressivo e acha que a vida acabou
Disforia de gênero sempre existiu
Desde quando aceitar as desgraças do mundo é caminho para a felicidade? Se seguissem os seus conselhos a escravidão seria legal ainda. Vc tem QI 70
porque o povo diz gostar de musica sertaneja, e na vdd ninguém suporta mais essas duplas?
essas duplas fazem sucesso por causa do dinheiro do agro, não por gosto popular
O sertanejo atual as letras são sempre traição, cachaça e mulher.
@@angelicasilva1903 e gosto musical dos idiotas
Pior é o funk isso sim, eu gosto do sertanejo universitário
Muita gente gosta de sertanejo, bem melhor que funk que ninguém suporta
Kkkkk o segredo da vida é virar um velho rabujento.😂😂😂😅😅😅
Estamos condenados a repetição?
Há um Peter Pan em cada um de nós.
Alguns intelectuais são piores que os analfabetos..! 🇧🇷
Esta na moda ser um adulto bobao como eu sou… kkkkk… mas assumir nao muda nada!
Pagar boletos nao significa ser adulto. Adultos eram seus avós… viviam a realidade sem se queixar…
Então eu não sou esquisito, só não estou seguindo a moda
TEXTO FANTASTICO
Ponde coach
Por que *
Não busque ser 100% feliz!
Obrigada Pondé👍
The adults are talking
Quem é John Galt?
Pondé você acha que o QI serve pra alguma coisa? Já fez um teste do seu QI pra saber?
me veio o Michael Scott na cabeça
Pedrada
Síndrome de Peter Pan! 😢
parte pode ser educação formação criança/adolescente
Duvidar de tudo e todos, assim como Descartes, nos deixaria paranoicos?