Dimer torna variável a tensão, sendo assim, reduz velocidade e torque. Já o frequencímetro trabalha na frequencia elétrica atuando na variação da velocidade e sem variação do torque.
Ola professor ricardo aqui jose trabalhei com seu pai na caryma Fucei pra achar video igual seu pra surpreza so seu mesmo melhor video ja adotei seu para meu projeto Grato avçe seus conteudos.
Eu vou explicar! Para partida reduzir pico e bom, mas se vc usar esse equipamento para reduzir a velocidade de trabalho do motor com carga, ou sem carga, no máximo 30 minuto o motor queima, pois com a redução da tensão sem redução de frequência a corrente sobe. A tesão e uma grandeza vetorial, por isso que foi inventado inversor de frequência
Desculpa amigão mas Eu discordo Um fabricante desse dispositivo fez diversos testes e não teve o problema inclusive com relação à frequência e tensão a chave de soft Starter trabalha diretamente na atenção e não oferece Perigo Para o motor esse dispositivo trabalha da mesma forma
Faz o seguinte, pega aquela bomba que vc fez o teste, pega um alicate amperímetro regula a velocidade para metade da nominal dela, e fique conferindo a amperagem do motor.
@@edsonaraujo9176 Você está correto, pois esta peça nada mais é que um triac que com o potenciômetro ligado no seu gatilho diminui a tensão na carga, e não serve para ligar em motor monofásico com platinado , pois se diminuir a rotação, o centrífugo irá ligar o enrolamento auxiliar vindo a queimar o enrolamento ou o capacitor de partida, neste vídeo foi usado um motor com capacitor permanente.
Variar um motor de indução só dá certo com um inversor de frequência. Nem os transformadores Variac dá certo neles, os Variac são bem mais precisos que os Dimmers, pois controlam a tensão mas a frequencia ainda continua a mesma, já os dimmers só controlam a corrente, por isso que eles só vão bem em resistências ou lâmpada incandecentes. Esse dimmer aí é igual ao encontrados dentro dos chuveiros eletrônicos mais antigos.
@@miltongalegomotores Exatamente, o problema muitos eletricista não procura estudar as leis da física, alguns acham que a pratica que e importante. A voltagem não faz parte da formula da varição de velocidade de motores.
Só tem um probleminha que você tá esquecendo meu caro, o interruptor centrifugo do enrrolamento de partida. Esse interruptor só desarma apartir de uma determinada rotação que se não for atingida ( se a rotação ficar muito baixa por conta desse limitador de tensão ) esse enrrolamento vai ficar alimentado e vai dar zica.
No teste apresentado , o rotor só começou a girar aos 55% ,antes disso realmente a bobina estava sendo alimentado mas o rotor ainda não estava girando , talvez o rotor estava um pouco travado é normal acontecer isso , qdo acontece é só girar um pouco o rotor com uma chave de fenda . Tenho uma bomba igual !
Girou aos 55% devido a potência elétrica no motor, quando você coloca um dimmer, consequentemente você diminui a potência, é só acima de 50% da potência do motor ele consegue tirar o eixo da inércia. Se ocorrer algum esforço no eixo com ele em baixa rotação o motor vai pro saco
muito legal a explicação e eu gostaraia de saber como posso fazer para usar um CONTADOR DIGITAL para contar voltas e parar um motor 110v 1/2 sem utilizar um inversor de frequencia. juntamente com esse aparelho que vc demostrou
No caso você precisa de um contador digital e um sensor indutivo que detecta metais, ai você cola um pedacinho de metal no eixo do motor, assim em cada volta ele vai detectar aquele metal sobressalente que você colou.
Diminuir um pouco da velocidade até funciona, mas não pode diminuir muito desta forma, porque o motor quando gira devagar esquenta mais e provavelmente vai queimar,Aí tem que adaptar uma ventoinha separada para resfriar o motor no lugar certo, para ajudar.
Sim e diminuindo a tensão, a corrente se eleva muito, pode ser que o relê aguente, mas os cabos do motor são dimensionados para a potência nominal, podem aquecer e queimar também.
Amigo parabéns pela dica, vídeo top fiz um torno caseiro mas mesmo com as polos de redução ficou muito veloz, motor 1/3 cv 60hz, posso usar esse seu dispositivo que vc mostrou no vídeo? Desde já agradeço, abraço
Poder usar ante pode, mas não é eficaz, pois esse tipo d dispositivo trabalha reduzindo á corrente o que vai resulta n perca d torque. Ô ideal seria um inversor d frequência pr ô torno, mais é bem caro 👍
Dimmer só serve para cargas resistivas, aplicações indutivas tem que ser outro sistema. Para motores de indução o dimmer não serve, eles não são dimmerizáveis. Quando eles começam a girar eles já partem para rotação nominal. Para motores universais da certo, aí fica igual gatilho de velocidade variável de furadeiras e ferramentas elétricas que tem dimmer nos gatilhos. Motor de indução tem que ser um inversor de frequencia, pois esses motores são nativos, sua rotação é fixa de acordo com a quantidade de polos e a frequencia da rede elétrica que no caso nossa região é 60Hz.
Querido amigo Existe diferença entre dimmer e esse sistema você precisa entender que o dimmer não vai receber carga ele vai simplesmente comandar este modelo de relé de estado sólido
Comprei um dimmer pra instalar em um motor desse com intuito de variar a velocidade para fazer um torno de madeira caseiro, e aconteceu o que vc disse. Ele já parte para a velocidade nominal... A pergunta é: esse sistema mostrado no vídeo, vou conseguir variar a velocidade do motor sem ter problemas?
@Eduardo de Paula Dias, vc está certo, acredito que esse relê de estado sólido é só mais um dimmer com triac de de 40 Amperes. Para esse tipo de motor teria que usar um inversor (ou controle) de frequência para que se consiga variar a rotação sem perder torque no motor.
@@SerEletricista ao meu ver esse relé de estado sólido não aparente ter nenhum microcontrolador, capacitores e transistores que seria o utilizado para fazer uma inversão de frequência, um bom teste para saber se falo besteira seria fazer um vídeo com um motor, posicionar o potenciometro no mínimo e ir aumentando até o eixo começar a girar, após segure com a mão e você verá que não existe torque! Em um inversor de frequência você controla a rotação e nao perde torque.
Gambiarra. Só se pode usar trafo ou equipamentos do tipo em motor monofásico para compensarar partida. Motor monofásico não tem como fazer redução de rotação, a não ser motor de escova. Inversor apenas para motor trifásico. Até mesmo o motor com capacitor permanente irá queimar com esse tipo de equipamento.
Olá Apicultores... Meu Amigo, que é técnico em eletrônica e Apicultor, usou um motor de esteira elétrica de academia para girar a centrífuga, colocou engrenagens e um Dimmer para controle de velocidade e funciona muito bem!
A (V) é inversalmente proporcional a (I), portanto, se vc diminue a (V) consquentente vc aumenta a (I) e assim vice versa, no entanto os motores são enrolados p/ suportar X (I), se vc diminue a (V) de tal maneira que ultrapasse a (I) que o motor suporta, ele trabalhará com superaquecimento, danificando o motor aos poucos até a sua queima. Devemos utilizar este rele com muito cuidado, pois ele não deve ser usado em qlq tipo de aplicação e nem de qlq motor. Lembrando: o que equip. que varia a veloc de motores é o inversor de freq. se for partir com muita carga na ponta do eixo usa se uma soft start. Agr, este eng. não inventou nada, pois como dizia o chacrinha, nada se cria, tudo se copia.
@@SerEletricista existe varias categorias que te dão direito a uma patente, este pode ter se encaixado numa categoria de melhora de um produto que ja existia, cuidado! esta peça não serve para aumentar ou diminuir qlq tipo de motor ou qlq tipo de aplicação, cada caso é um caso. Existe inversores de freq. , softsatart, etc para determinados tipos de aplicação em motores, o q determina o RPM do motor é o n° de polos, agr, se vc modular a freq. então vc manipula a veloc. do motor em = ou até mais que 100% da sua capacidade, dep das caracteristicas e de estrutura do motor.
Na realidade se vc ficar trabalhando com motor reduzido com esse dizer, vai estragar com certeza, e tbm queima capacitor pra caranba. O certo msm é um inverssor de frequencia como o amigo disse aí no comentário.
Resumindo todos os comentários aonde comprar esse produto. Achei muito interessante. E gostaria de comprar um para reduzir a velocidade do meu esmeril.
Alem de perder potencia acredito que ao reduzir a tensao almenta a corrente. Com isso nao pode daninificar o motor? Eu tenho um dimer que suporta ate 30a em um motor 1cv, ligado em 127v, reduz um pouco mas almenta a corrente. Uso ele bem pouco com a reduçao de tensao pois tenho medo de ele nao suportar a alta corrente maior que a nominal
Esses sistemas reduzem a potência junto com a tensão. por isso a corrente não sobe. Se o motor consome 2A 220V, esse sistema vai fornecer 2A também, com 220V (um exemplo).
eu fiz um trabalho parecido no curso, mas usei um motor univesal e um arduino, criando um dimmer digital, mas usei dois optoacopladores, um para o angulo de disparo e outro para passagem por zero
Boa Noite Leandro! Estou precisando controlar uma resistência de um forno eletrico com arduíno, você sabe qual potenciômetro digital posso usar? Grato!
Boa tarde vídeo muito bom acompanho sempre q possível, Com este controlador consigo controlar a velocidade de ventilador de aviario motor de 1/2cv 220v
Eu ja fiz teste na bancada com instrumentação e osciloscopio para cargas resistivas ele é muito bom mas para cargas indutivas a corrente subiu demais em um motor de 1/4 cv 220v a corrente em 10 minutos com metade da carga nominal torrou o motor por isso que para cargas indutivas ele é danoso mas para cargas resistivas é excelente .
Olá amigão desculpa mas o fabricante fez diversos testes inclusive é um engenheiro na área e realmente funciona se tiver qualquer dúvida pode conversar com ele o link está na descrição do vídeo
Não funciona, perde muita potência. No torno você precisa de torque para trabalhar. Isso aí funciona como nas furadeiras, se precisar de força vai ter que por velocidade.
@@SerEletricista o último lustre q montei com guincho talha coloquei uma placa de portão eletrônico com fim de curso mas dá muito trabalho para regular quando chega no teto, vc podia fazer um vídeo com um esquema desse.. abraços!!!
Bom dia achei esse vídeo no TH-cam. Tenho uma esteira ergométrica com motor kolbach bivolt de 1/2 CV. Gostaria de saber se usando esse relé com o dimmer conforme vc apresentou, consigo controlar a velocidade da esteira
Mestre, tenho uma sera de bancada makita 2704, percebo que para alguns trabalhos ela corta com muita potência. Eu poderia ligar um dimmer na parede e ligar a serra de bancada nele e tentar baixar um pouco mais a potencia? Ela tem uma potencia de 1650w
Preciso de variar a rotação de uma lixadeira de cinta é um motor 3cv monofásico de alta rotação, esse equipamento nao estraga o motor não pois uns falam que não pode por que queima,
Olá, tudo bem? tenho um sistema de aquecimento solar, com circulação forçada por uma bomba de recirculação, [Bomba De Circulação De Água Quente BCL-6 Lorenzetti] porém o mínimo dela ainda é muito para o sistema, então comprei um "dimmer eletrônico" [somente o dimmer] ou como vc chama no vídeo de potenciômetro, que vou regulando a 'potência' da bomba, mas percebi, de forma leiga, que a bomba não aciona quando regulo ali no mínimo, ela só starta em um determinado ponto, quase que na sua totalidade, por gentileza, pode me orientar se este seu equipamento posso utilizar no lugar do dimmer? que de fato reduza a 'força' da bomba? A bomba possui três níveis de regulagem: 1, 2 e 3, em posição 1 45W, e na posição 3, 100W. Caso não seja este, tem algum? Estou usando a bomba em 127v. Me parece que este seu tem uma peça a mais, um 'rele de estado sólido'. Agradeço
Aí para motores não é muito bom porque perde potência mas lâmpadas resistências ventilador muito bom eu tenho um dimer no meu ventilador controlo a velocidades tranquilo ele tem bem menos poder de corrente mas é bem mais barato do que o relé em motores com escovas furadeira esmerilhadeira é muito bom abraço a todos e um bom ano novo.
Pra motores eu não aconselharia pq vc varia só a energia que entrega e não como inversor frequência que entra a mesma energia mas não variando a frequência. Então pra motores não é aconselhável pq vai queimado. Qdo vc fazer carga nele ele não vai ter força. Sem carga pode até vc fazer teste mas com carga não vai dar certo. Mas com resistência show de bola . Ae sim funciona .. espero professor que vc saiba isso.
Tenho uma furadeira de bancada e vou colocar um motor monofásico nela de 1/2 cv (WEG 220V/4A/60Hz) e 1730 RPM fixo. Queria tb colocar um pedal tipo aqueles de maquina se costura ou parecido pra acionar esse motor com variação de velocidade. pode me passar alguma dica?
Na verdade esta bomba não pode funcionar sem água porque irá queimar o selo mecânico e não por que precisa ser refrigerada, e também esta peça não serve para motores monofásicos com capacitor de partida pois tem o platinado que é acionado pela força centrífuga, dai se diminuir a rotação, o centrífugo volta e liga o enrolamento auxiliar provocando a queima do motor ou do capacitor.
E se usarmos um rele de estado solido trifazico normal e no sinal fisessemos o acionamento do sinal por pwm ou seja seria a mesma coisa de ficar ligando e desligando a energia mas com frequencia elevada na teoria iria variar a tenssao do motor eletrico por pico de energia e ao mesmo tempo iriamos ter controle de velocidade oque vc acha?
Prezado, antes de iniciar gostaria de parabeniza-lo pelas apresentações, tenho uma Tupia de coluna que trabalha invertida, para trabalhos em madeira, essa possui motor a escova de carbono, opera em 220 a 240 VAC , 1600W e aproximadamente 10A de potência, rotação de 22.000 rpm fixo, ferramenta semelhante a uma furadeira de mão . Preciso de ter uma partida mais suave e reduzir a rotação para algo próximo de 18.000 rpm. Esse dispositivo atende, existe alguma possibilidade de danificar a Tupia. Muito obrigado pela ajuda
No seu caso seria bom motor trifásico e inversor de frequência
5 ปีที่แล้ว
Boa dica ! eu queria usar um controle em bombinhas de máquina de lavar roupa, a bomba é monofásica de 127 v de 35 watts, a bomba vou usar em outra finalidade, só queria reduzir a velocidade do fluxo de água posso usar esse controle ?
Olá boa noite amigo tudo bem? Min tira uma dúvida tenho um motor de 3cv baixa monofásico Presciso diminuir ele pouquinho coisa, Posso usar esse variador no 127 nesse motor?
Fantástico!!!
Eu conhecia um modelo de relé de estado sólido semelhante, mas on/off. Este modelo variável é muito prático!
Fk
vai ficar certinho eu tenho esse mesmo tipo de motor mas quero proutros testes e essas informacoes caiu legal valeu a dica grato amigo
Boa noite, obrigado pela resposta. Fique com Deus.
Parabéns professor Ricardo bola
Dimer torna variável a tensão, sendo assim, reduz velocidade e torque. Já o frequencímetro trabalha na frequencia elétrica atuando na variação da velocidade e sem variação do torque.
Ok ,como faço pra colocar um dimer num motor bifásico 220v - 3 vc
@@leandrorafael4994 Assiste o vídeo, é exatamente o que foi explicado.
Onde adiguiro?
Quanto maior a frequência menor o torque
@@leandrorafael4994 fizesse deu certo? Tenho a mesma situação
Gostei do canal, pois percebi que são respondidas todas as perguntas até onde olhei...
O dimmer é somente um variado, já esse aparelho tem todo um esquema eletrônico
Parabéns. Ótimo vídeo. Bem explicado.
Ola professor ricardo aqui jose trabalhei com seu pai na caryma
Fucei pra achar video igual seu pra surpreza so seu mesmo melhor video ja adotei seu para meu projeto
Grato avçe seus conteudos.
Olá querido amigo tudo bem? Isso mesmo, meu pai trabalhou lá. Luiz serpa. Infelizmente faleceu há dois anos atrás. Um abraço amigão
Eu vou explicar! Para partida reduzir pico e bom, mas se vc usar esse equipamento para reduzir a velocidade de trabalho do motor com carga, ou sem carga, no máximo 30 minuto o motor queima, pois com a redução da tensão sem redução de frequência a corrente sobe. A tesão e uma grandeza vetorial, por isso que foi inventado inversor de frequência
Desculpa amigão mas Eu discordo Um fabricante desse dispositivo fez diversos testes e não teve o problema inclusive com relação à frequência e tensão a chave de soft Starter trabalha diretamente na atenção e não oferece Perigo Para o motor esse dispositivo trabalha da mesma forma
Faz o seguinte, pega aquela bomba que vc fez o teste, pega um alicate amperímetro regula a velocidade para metade da nominal dela, e fique conferindo a amperagem do motor.
@@edsonaraujo9176 Você está correto, pois esta peça nada mais é que um triac que com o potenciômetro ligado no seu gatilho diminui a tensão na carga, e não serve para ligar em motor monofásico com platinado , pois se diminuir a rotação, o centrífugo irá ligar o enrolamento auxiliar vindo a queimar o enrolamento ou o capacitor de partida, neste vídeo foi usado um motor com capacitor permanente.
Variar um motor de indução só dá certo com um inversor de frequência. Nem os transformadores Variac dá certo neles, os Variac são bem mais precisos que os Dimmers, pois controlam a tensão mas a frequencia ainda continua a mesma, já os dimmers só controlam a corrente, por isso que eles só vão bem em resistências ou lâmpada incandecentes.
Esse dimmer aí é igual ao encontrados dentro dos chuveiros eletrônicos mais antigos.
@@miltongalegomotores Exatamente, o problema muitos eletricista não procura estudar as leis da física, alguns acham que a pratica que e importante. A voltagem não faz parte da formula da varição de velocidade de motores.
QUE TOP IRMAO. MUITO BEM EXPLICADO
Só tem um probleminha que você tá esquecendo meu caro, o interruptor centrifugo do enrrolamento de partida. Esse interruptor só desarma apartir de uma determinada rotação que se não for atingida ( se a rotação ficar muito baixa por conta desse limitador de tensão ) esse enrrolamento vai ficar alimentado e vai dar zica.
ola por isto este é uma opção para monofasico
boa
Fiz e ficou show a minha serra DW. Obrigado
Valeu amigão Que ótimo
Preciso de baixa rotação,em certos tipos de acabamento muito bom valeu amigo!👍
E show ne
Obrigado Ricardo. breve estarei realizando o curso!
bem explicado. algum modelo de dissipador de calor e como trocar este dimmer manual por um digital via arduino? obrigado.
Olá Desculpa mas esse assunto é extremamente extenso para explicar por mensagem
Excelente trabalho parabéns pelo vídeo
No teste apresentado , o rotor só começou a girar aos 55% ,antes disso realmente a bobina estava sendo alimentado mas o rotor ainda não estava girando , talvez o rotor estava um pouco travado é normal acontecer isso , qdo acontece é só girar um pouco o rotor com uma chave de fenda . Tenho uma bomba igual !
opa concordo. bom mesmo e usar inversor ne
Girou aos 55% devido a potência elétrica no motor, quando você coloca um dimmer, consequentemente você diminui a potência, é só acima de 50% da potência do motor ele consegue tirar o eixo da inércia. Se ocorrer algum esforço no eixo com ele em baixa rotação o motor vai pro saco
muito legal a explicação e eu gostaraia de saber como posso fazer para usar um CONTADOR DIGITAL para contar voltas e parar um motor 110v 1/2 sem utilizar um inversor de frequencia. juntamente com esse aparelho que vc demostrou
No caso você precisa de um contador digital e um sensor indutivo que detecta metais, ai você cola um pedacinho de metal no eixo do motor, assim em cada volta ele vai detectar aquele metal sobressalente que você colou.
Muito bom
Eu particularmente nao conhecia, e o mais interessante é a capacidade de suportar correntes relativamente elevadas.
Opa valew
isso é um relé de estado solido
Isso e bom ou e ruím??
Show de bola serpa
Valeu brother
Ser Eletricista Tmj Serpa
Diminuir um pouco da velocidade até funciona, mas não pode diminuir muito desta forma, porque o motor quando gira devagar esquenta mais e provavelmente vai queimar,Aí tem que adaptar uma ventoinha separada para resfriar o motor no lugar certo, para ajudar.
Concordo com você
Verdade, estava procurando um motor que seja fácil de regular, mas sempre montam com dimmer
Sim e diminuindo a tensão, a corrente se eleva muito, pode ser que o relê aguente, mas os cabos do motor são dimensionados para a potência nominal, podem aquecer e queimar também.
boa noite ricardo , muito bom
Valeu brother
Amigo parabéns pela dica, vídeo top fiz um torno caseiro mas mesmo com as polos de redução ficou muito veloz, motor 1/3 cv 60hz, posso usar esse seu dispositivo que vc mostrou no vídeo?
Desde já agradeço, abraço
pode sim
Poder usar ante pode, mas não é eficaz, pois esse tipo d dispositivo trabalha reduzindo á corrente o que vai resulta n perca d torque. Ô ideal seria um inversor d frequência pr ô torno, mais é bem caro 👍
@@fuzildevento1544 o inversor de frequência serve para motor 220v monofásico? Ou somente trifásico?
Show de aula. Parabéns.
valew
Dimmer só serve para cargas resistivas, aplicações indutivas tem que ser outro sistema.
Para motores de indução o dimmer não serve, eles não são dimmerizáveis. Quando eles começam a girar eles já partem para rotação nominal.
Para motores universais da certo, aí fica igual gatilho de velocidade variável de furadeiras e ferramentas elétricas que tem dimmer nos gatilhos.
Motor de indução tem que ser um inversor de frequencia, pois esses motores são nativos, sua rotação é fixa de acordo com a quantidade de polos e a frequencia da rede elétrica que no caso nossa região é 60Hz.
Querido amigo Existe diferença entre dimmer e esse sistema você precisa entender que o dimmer não vai receber carga ele vai simplesmente comandar este modelo de relé de estado sólido
Comprei um dimmer pra instalar em um motor desse com intuito de variar a velocidade para fazer um torno de madeira caseiro, e aconteceu o que vc disse. Ele já parte para a velocidade nominal... A pergunta é: esse sistema mostrado no vídeo, vou conseguir variar a velocidade do motor sem ter problemas?
@Eduardo de Paula Dias, vc está certo, acredito que esse relê de estado sólido é só mais um dimmer com triac de de 40 Amperes.
Para esse tipo de motor teria que usar um inversor (ou controle) de frequência para que se consiga variar a rotação sem perder torque no motor.
então não tem como controlar a velocidade de um motor monofasico??
@@SerEletricista ao meu ver esse relé de estado sólido não aparente ter nenhum microcontrolador, capacitores e transistores que seria o utilizado para fazer uma inversão de frequência, um bom teste para saber se falo besteira seria fazer um vídeo com um motor, posicionar o potenciometro no mínimo e ir aumentando até o eixo começar a girar, após segure com a mão e você verá que não existe torque! Em um inversor de frequência você controla a rotação e nao perde torque.
Parabéns pela sabedoria !
Gostei muito professor parabéns sempre trazendo novidades para nois
Valeu meu irmão
Boa dica e Assim que ensina professor
opa, valew
Bom dia onde posso comprar esse relé de estado sólido com esse ponteciometro?
Boa pergunta
Bom dia, casa dos reles, rua general Osório 272 - Santa Efigênia 33377788
Muito bem vídeo aula bom
Que novidade boa e esse valeu
Fala meu querido amigo estamos planejando talvez ir semana que vem aí para Foz
Que bom vamo estar em contato blz
Gambiarra.
Só se pode usar trafo ou equipamentos do tipo em motor monofásico para compensarar partida.
Motor monofásico não tem como fazer redução de rotação, a não ser motor de escova.
Inversor apenas para motor trifásico.
Até mesmo o motor com capacitor permanente irá queimar com esse tipo de equipamento.
claro que tem. veja o video
@@SerEletricista
Não é só colocar para rodar cadê o medidor de amperagem?
gostei muito professor
Muito obrigado
Esse eu também não conhecia
Muito massa né
recurso técnico visite o canal mega elétrica se gosta se escreva e de se like
'-' agr sabe
Fala serpa , erra isso que eu precisava, vou instalar um desse em uma centrífuga de mel ! Valeu abraço
Olá meu amigo. Dei certo no seu caso? Tô querendo um pra mesma finalidade.
@@xistofranca6148 Boa tarde ! Não pude realizar esse serviço, a rapaz acabou desistindo de fazer !
e ai,deu certo ??
Olá Apicultores... Meu Amigo, que é técnico em eletrônica e Apicultor, usou um motor de esteira elétrica de academia para girar a centrífuga, colocou engrenagens e um Dimmer para controle de velocidade e funciona muito bem!
A (V) é inversalmente proporcional a (I), portanto, se vc diminue a (V) consquentente vc aumenta a (I) e assim vice versa, no entanto os motores são enrolados p/ suportar X (I), se vc diminue a (V) de tal maneira que ultrapasse a (I) que o motor suporta, ele trabalhará com superaquecimento, danificando o motor aos poucos até a sua queima. Devemos utilizar este rele com muito cuidado, pois ele não deve ser usado em qlq tipo de aplicação e nem de qlq motor. Lembrando: o que equip. que varia a veloc de motores é o inversor de freq. se for partir com muita carga na ponta do eixo usa se uma soft start. Agr, este eng. não inventou nada, pois como dizia o chacrinha, nada se cria, tudo se copia.
Querido amigo claro que inventou esse produto foi patenteado
@@SerEletricista existe varias categorias que te dão direito a uma patente, este pode ter se encaixado numa categoria de melhora de um produto que ja existia, cuidado! esta peça não serve para aumentar ou diminuir qlq tipo de motor ou qlq tipo de aplicação, cada caso é um caso. Existe inversores de freq. , softsatart, etc para determinados tipos de aplicação em motores, o q determina o RPM do motor é o n° de polos, agr, se vc modular a freq. então vc manipula a veloc. do motor em = ou até mais que 100% da sua capacidade, dep das caracteristicas e de estrutura do motor.
@@cezaraugusto9202 para motor bifasico existe inversor?
Na realidade se vc ficar trabalhando com motor reduzido com esse dizer, vai estragar com certeza, e tbm queima capacitor pra caranba. O certo msm é um inverssor de frequencia como o amigo disse aí no comentário.
Nai é em todos os casos q a tensao diminui e a corrente aumenta..
Parabéns a vc e ao fabricante, gostei
Muito obrigado amigo
Esse produto me parece ótimo; Poderia fazer um outro teste com motor, monitorando a corrente do circuito?
ola boa idéia
Resumindo todos os comentários aonde comprar esse produto. Achei muito interessante. E gostaria de comprar um para reduzir a velocidade do meu esmeril.
o link ta na descrição do vídeo
Quando regula a velocidade de um motor, o que aconteceu? Diminuio a sua tensão e potência também? Qual a explicação?
Exatamente amigão ele trabalha diretamente na tenção
Roniclei Medeiros visite o canal mega elétrica se gosta de seu like
Alem de perder potencia acredito que ao reduzir a tensao almenta a corrente. Com isso nao pode daninificar o motor? Eu tenho um dimer que suporta ate 30a em um motor 1cv, ligado em 127v, reduz um pouco mas almenta a corrente. Uso ele bem pouco com a reduçao de tensao pois tenho medo de ele nao suportar a alta corrente maior que a nominal
Esses sistemas reduzem a potência junto com a tensão. por isso a corrente não sobe. Se o motor consome 2A 220V, esse sistema vai fornecer 2A também, com 220V (um exemplo).
otimo trabalho !!!parabens !!!
Isso tá mais pra um variador de potência
Legal professor.
opa, valew, grande abraço
Mostra outra vez a ligação para o motor não dá pra ver direito
Muito bom, gostei.
poxa, valew mesmo. Deus abençoe
Muito obrigado. eu consegui falar com eles
Show de bola ,posso ligar motor 180vcc com ele ligado na rede 220?
Não amigo
eu fiz um trabalho parecido no curso, mas usei um motor univesal e um arduino, criando um dimmer digital, mas usei dois optoacopladores, um para o angulo de disparo e outro para passagem por zero
Legal amigo.
Boa Noite Leandro! Estou precisando controlar uma resistência de um forno eletrico com arduíno, você sabe qual potenciômetro digital posso usar? Grato!
Boa tarde vídeo muito bom acompanho sempre q possível,
Com este controlador consigo controlar a velocidade de ventilador de aviario motor de 1/2cv 220v
Eu acho que sim
Valeu Serpa pela novidade. Um forte abraço.
Opa outro
Olá amigo obrigado pelo vídeo bem explicativo para eu colocar em um esmeril de bancada daria certo ? Obrigado
acho que sim
Eu ja fiz teste na bancada com instrumentação e osciloscopio para cargas resistivas ele é muito bom mas para cargas indutivas a corrente subiu demais em um motor de 1/4 cv 220v a corrente em 10 minutos com metade da carga nominal torrou o motor por isso que para cargas indutivas ele é danoso mas para cargas resistivas é excelente .
Olá amigão desculpa mas o fabricante fez diversos testes inclusive é um engenheiro na área e realmente funciona se tiver qualquer dúvida pode conversar com ele o link está na descrição do vídeo
Show de bola parabens otimo video
Valew
O meu amigo estes aí serviria pra adptar em um torno mecanico caseiro???
Motor 2 CV monofásico????
Olá amigo acho que vai perder bastante a potência
E verdade mais vi tentar no meu projeto do torno mecanico. Obrigado.
Não funciona, perde muita potência. No torno você precisa de torque para trabalhar. Isso aí funciona como nas furadeiras, se precisar de força vai ter que por velocidade.
Olá professor muito boa sua explicação..quero saber ser da pra colocar em um motor guincho talha para erguer um lustre??
Acredito que nesse caso não amigo
@@SerEletricista o último lustre q montei com guincho talha coloquei uma placa de portão eletrônico com fim de curso mas dá muito trabalho para regular quando chega no teto, vc podia fazer um vídeo com um esquema desse.. abraços!!!
Muito show! Daria pra usar com um motorzinho de 12V DC? Estou fazendo um brinquedo pra minha filha!
Este modelo Creio que não
Já achei obrigado
Cara muito bom
Show ne
Muito, mas muito legal mesmo. Vai ficar na alça de mira
Valeu brother
Professor mande o contato para poder adquirir o poteciomitor e o relé de estado sólido
A empresa é brasileira controll
Olá amiga tudo bem parabéns pelo trabalho consigo inverter a rotacao dessa bomba d'água da Ferrari??
Amigo né!!!!
O que verificar na placa dela se tem essa função
DEUS ABENÇOEP
Você também
Bacana professor
Valeu querido amigo
Que legal.
Esta aí mais uma novidade pra facilitar os trabalhos
Muito massa né
Bom dia achei esse vídeo no TH-cam. Tenho uma esteira ergométrica com motor kolbach bivolt de 1/2 CV. Gostaria de saber se usando esse relé com o dimmer conforme vc apresentou, consigo controlar a velocidade da esteira
Olá, não serve para esteira
Mestre, tenho uma sera de bancada makita 2704, percebo que para alguns trabalhos ela corta com muita potência. Eu poderia ligar um dimmer na parede e ligar a serra de bancada nele e tentar baixar um pouco mais a potencia? Ela tem uma potencia de 1650w
Acho que não ficará bom
@@SerEletricista não teria nenhuma possibilidade para baixar mais a potencia desse corte?
Preciso de variar a rotação de uma lixadeira de cinta é um motor 3cv monofásico de alta rotação, esse equipamento nao estraga o motor não pois uns falam que não pode por que queima,
com este aqui não da
Pode me indicar um que fa certo e mais barato por favor
Por favor se puder me ajudar, me falando um que da certo no motor monofásico 3 cv de alta rotação, eu te agradeço muito!
E onde posso comprar,achei muito interessante.
Dá uma pesquisada na internet amigo
@@SerEletricista não sei o nome real do produto!
Olá consigo usar esse equipamento em um motor 2cv 110v pra lixadeira de cinta pra cutelaria?
Nao
Olá, tudo bem?
tenho um sistema de aquecimento solar, com circulação forçada por uma bomba de recirculação, [Bomba De Circulação De Água Quente BCL-6 Lorenzetti] porém o mínimo dela ainda é muito para o sistema, então comprei um "dimmer eletrônico" [somente o dimmer] ou como vc chama no vídeo de potenciômetro, que vou regulando a 'potência' da bomba, mas percebi, de forma leiga, que a bomba não aciona quando regulo ali no mínimo, ela só starta em um determinado ponto, quase que na sua totalidade, por gentileza, pode me orientar se este seu equipamento posso utilizar no lugar do dimmer? que de fato reduza a 'força' da bomba? A bomba possui três níveis de regulagem: 1, 2 e 3, em posição 1 45W, e na posição 3, 100W. Caso não seja este, tem algum?
Estou usando a bomba em 127v.
Me parece que este seu tem uma peça a mais, um 'rele de estado sólido'.
Agradeço
Olá amigão quem pode responder isso é somente fabricante
@@SerEletricista legal, ja falei com ele, obrigado e parabéns pela qualidade!!
Tenho um esmeril posso usar pra baixar rotação pra trabalhar com afiação
acho que pode, mais ve certinho com o fabricante
Muito bom legal
Opa valew
Bom dia! Queria saber se dar para colocar numa bicicleta elétrica
Acredito que nao
Boa tarde amigo, gostei do vídeo.essa chave conssegue controlar velocidade de um motor elétrico 2 cv potencia monofásico?
Acredito que não
@@SerEletricista então obrigado amigo
Queimou o inversor de um climatizador de parede, motor de 1/2CV 220, será que dá para usar 1 deste, no lugar do inversor?, para controlar a velocidade
Não dá certo
Olá professor procurei na descrição e não encontrei o link pra comprar esse dispositivo.
O fabricante é Brazil controll
Também não encontrei, falou que ia colocar o link e não colocou. Quando colocar ganha meu like.
Aí para motores não é muito bom porque perde potência mas lâmpadas resistências ventilador muito bom eu tenho um dimer no meu ventilador controlo a velocidades tranquilo ele tem bem menos poder de corrente mas é bem mais barato do que o relé em motores com escovas furadeira esmerilhadeira é muito bom abraço a todos e um bom ano novo.
Na verdade esse dispositivo é feito para isso
Ola isso serve pra motor de carro elétrico pra controla a velocidade como u acelerador
Não amigão
Gostaria de saber se esse conjunto pode ser aplicado em um exaustor de alta vasão para controle de sua velocidade?
Aconselho conversar com o fabricante Brazil control, ele vai poder passar melhores informações
Ótimo vídeo, vai me ajudar. Onde posso comprar?
Pesquisa na internet fabricante amigão
Pra motores eu não aconselharia pq vc varia só a energia que entrega e não como inversor frequência que entra a mesma energia mas não variando a frequência. Então pra motores não é aconselhável pq vai queimado. Qdo vc fazer carga nele ele não vai ter força. Sem carga pode até vc fazer teste mas com carga não vai dar certo. Mas com resistência show de bola . Ae sim funciona .. espero professor que vc saiba isso.
Bom dia, na verdade o fabricate recomenda. eles fizeram testes com e sem carca. verificando o conjucado, escorregamento .etc.
Boa tarde gostaria de saber onde comprar esse relê de estado sólido não estou encontrando no mercado livre queria só o relê já tenho o dimer.obrigado
Opa, loja brazil control
Um bom dia
pra vc também
Tenho uma furadeira de bancada e vou colocar um motor monofásico nela de 1/2 cv (WEG 220V/4A/60Hz) e 1730 RPM fixo. Queria tb colocar um pedal tipo aqueles de maquina se costura ou parecido pra acionar esse motor com variação de velocidade. pode me passar alguma dica?
Olá amigo o correto você verificar com o fabricante as especificações para saber se dá para colocar
Boa tarde ele serve pra esteira motor corrente DC 1.2hp 90v
não amigo
Bom dia professor ótimo vídeo esse potenciometro é de qnts k
oi, no vídeo eu mostro tudo certinho amigão
Tenho um motor de processador juicer mondial de 800 w, gostaria de instalar um redutor para ele girar em rotação reduzida, é possível?
Somente o fabricante para poder responder
@@SerEletricista obrigado
MUITO BOM!!! POSSO USAR COM ONDAS TRIANGULARES?
Caraca ele pode te responder isso é o fabricante
Obrigado ...tenha
opa, valew amigo
Na verdade esta bomba não pode funcionar sem água porque irá queimar o selo mecânico e não por que precisa ser refrigerada, e também esta peça não serve para motores monofásicos com capacitor de partida pois tem o platinado que é acionado pela força centrífuga, dai se diminuir a rotação, o centrífugo volta e liga o enrolamento auxiliar provocando a queima do motor ou do capacitor.
Isso mesmo amigo todo motor que funciona como bomba deve ter água e não pode rodar assim
E se usarmos um rele de estado solido trifazico normal e no sinal fisessemos o acionamento do sinal por pwm ou seja seria a mesma coisa de ficar ligando e desligando a energia mas com frequencia elevada na teoria iria variar a tenssao do motor eletrico por pico de energia e ao mesmo tempo iriamos ter controle de velocidade oque vc acha?
Amigo realmente tem lógica
@@SerEletricista estou crente que iria funcionar e revolucionar, faz um video e testa ja que vc tem estas peças e motores
Prezado, antes de iniciar gostaria de parabeniza-lo pelas apresentações, tenho uma Tupia de coluna que trabalha invertida, para trabalhos em madeira, essa possui motor a escova de carbono, opera em 220 a 240 VAC , 1600W e aproximadamente 10A de potência, rotação de 22.000 rpm fixo, ferramenta semelhante a uma furadeira de mão . Preciso de ter uma partida mais suave e reduzir a rotação para algo próximo de 18.000 rpm. Esse dispositivo atende, existe alguma possibilidade de danificar a Tupia. Muito obrigado pela ajuda
No seu caso seria bom motor trifásico e inversor de frequência
Boa dica ! eu queria usar um controle em bombinhas de máquina de lavar roupa, a bomba é monofásica de 127 v de 35 watts, a bomba vou usar em outra finalidade, só queria reduzir a velocidade do fluxo de água posso usar esse controle ?
Aconselha verificar com o fabricante o link da descrição do vídeo
@@SerEletricista valeu!
Amigo quero colocar em um motor de 1/2 cv 220 para tocar um torninho caseiro e mais um medidor de velocidade este aparelho vai tocar ?
acho que não
Olá boa noite amigo tudo bem?
Min tira uma dúvida tenho um motor de 3cv baixa monofásico
Presciso diminuir ele pouquinho coisa,
Posso usar esse variador no 127 nesse motor?
Oi, somente testando pra saber
Quais modelos de lâmpadas posso usar led eletrônica ou só incandescente?
Somente incandescente
Ola
.será q consigo ligar um motor elétrico para barco 12V.???.( 44lbs).desse já agradeço
Nao
Td bem meu amigo?da pra estalar no motor de um torno pra madeira de 1cv? Perde a torque do motor?oq vc me indica nesse caso?desde ja agradeço
Aconselho a consultar o fabricante o link tá na descrição do vídeo
Obrigado Roberto, fica com Deus.
valew amigão. tmj
Amigo, posso ligar em um motor de piscina? Para reduzir a conta de luz
Não serve para isso amigo
@@SerEletricista ah, é que eu queria também diminuir a potencia para reduzir a vazão de agua na cascata
Vi que vc respondeu uma pergunta parecida mas as questão dos três fios como ligar ?