#JáLi

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ก.ย. 2024

ความคิดเห็น • 34

  • @taissamaia5038
    @taissamaia5038 5 ปีที่แล้ว +14

    Vídeo maravilhoso!!!!! Impressionante como vc consegue pegar uma leitura tão difícil e explicar numa linguagem simples e divertida. Sou fã! Queria adicionar só um comentário a respeito do final, quando vc aborda a problemática do lugar de fala. O Bourdieu, apesar de ser branco e europeu, é um homem que vem de uma origem camponesa. Ele teve muita dificuldade de se inserir no mundo dos letrados, desde criança. Por isso, toda a trajetória acadêmica dele foi direcionada para explicar os mecanismos de poder e de desigualdade que são reproduzidos em espaços como a escola e a academia. Ele desconstruiu opressões que eram naturalizadas e que se voltaram contra ele durante a vida. Nesse sentido, o bourdieu me parece ser um autor bem anti sistema. Como as opressões de gênero são básicas na sociedade, seria estranho que ele não tivesse falado sobre isso kkkk seria como se a teoria dele estivesse incompleta. Bjs Manu! ❤❤ continua esse trabalho incriv q vc faz!

    • @ManoelaMayrink
      @ManoelaMayrink  5 ปีที่แล้ว +4

      Por isso que é bom ter amiga acadêmica estudada! Valeu por acrescentar aqui!

    • @rilaarruda
      @rilaarruda 4 ปีที่แล้ว +1

      Total de acordo com seu comentário. E ainda digo mais: homens acadêmicos precisam analisar mais a dominação masculina, que é o universo de privilégio de gênero deles. Saber fazer autonálise no mundo social é importante, já dizia Bourdieu. Lugar de fala não serve pra tudo, senão a Antropologia acaba (aqui eu que estou dizendo).

  • @canaldomatutoofc
    @canaldomatutoofc ปีที่แล้ว +2

    Comprei o livro recentemente e ele está na lista dos livros polêmicos de 2023 que eu irei ler.

  •  5 ปีที่แล้ว +1

    Amei, tô louca por esse livro do Bordieu!

  • @lindalvaandradina65
    @lindalvaandradina65 3 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns pela análise. Uso muito Bordieu em minhas aulas de Redação.

  • @murilloferreira4105
    @murilloferreira4105 5 ปีที่แล้ว +2

    Maravilhosa sua resenha! Queria o posicionamento de uma mulher referente a questão de ser um homem falando sobre o tema, e a maneira que abordou foi ótima. Vai me ajudar na minha prova hoje. Obrigado! =D

    • @ManoelaMayrink
      @ManoelaMayrink  4 ปีที่แล้ว +1

      Que bom! Você chegou a ler o comentário da Taissa Maia aqui embaixo? Ela complementa bastante o vídeo a partir de informações da biografia de Bourdieu que eu não tinha conhecimento!
      Espero que tenha ido bem na prova. :D

    • @murilloferreira4105
      @murilloferreira4105 4 ปีที่แล้ว +1

      Siiiiiim! Fui muito bem, cara. Tirei nota máxima. Hahahahaha. Fazia tempo que não sabia o que era isso. Seu vídeo me ajudou muito mesmo. Obrigado!

  • @tamires.nempareceaula
    @tamires.nempareceaula 5 ปีที่แล้ว +3

    Adorei a resenha!

    • @ManoelaMayrink
      @ManoelaMayrink  5 ปีที่แล้ว +1

      O homi num é fácil não, mas vale a pena quebrar a cabeça com ele rs

  • @patrinevargas2775
    @patrinevargas2775 2 ปีที่แล้ว +1

    Estou lendo esse livro, e a leitura é bem difícil. Mas seguimos! hahaha

  • @sergivanosantos5431
    @sergivanosantos5431 4 ปีที่แล้ว +2

    Excelente exposição!

  • @tamires.nempareceaula
    @tamires.nempareceaula 5 ปีที่แล้ว +2

    Você já leu Quem tem medo do feminismo negro, da Djamila Ribeiro? Caso não tenha lido, recomendo!

    • @ManoelaMayrink
      @ManoelaMayrink  5 ปีที่แล้ว

      Ainda não! Mas ele está muito na lista rs

  • @kelencristinaduarte2447
    @kelencristinaduarte2447 4 ปีที่แล้ว +1

    Adorei o video! Você poderia me indicar leituras mais fáceis que falem do tema?

    • @ManoelaMayrink
      @ManoelaMayrink  4 ปีที่แล้ว +2

      Oie! Recentemente li dois livros pra pensarmos feminismo, cada um de um ponto de vista: "O Mito da Beleza", de Naomi Wolf, e "e eu não sou uma mulher?", de bell hooks. Depois me diz o que achou!

  • @dyovannarosario4820
    @dyovannarosario4820 4 ปีที่แล้ว +1

    Vc é maravilhosa!!!!

  • @FlaviaLuizaL
    @FlaviaLuizaL 4 ปีที่แล้ว +1

    Flor, pode nos dizer quais livros poderíamos encontrar sobre o assunto escrito por mulheres? Os dos quais vc falou no vídeo. Gratidão!

  • @mariobritojr
    @mariobritojr 2 ปีที่แล้ว

    A dominacao masculina acontece tbm por que as mulheres adoram serem dominadas. Veja o sucesso de 50 tons de cinza. Veja o tipo de homem que as mulheres procuram: mais ricos que elas, mais altos, mais fortes, que têm muita atitude (sinônimo de lideranca).

  • @isaquesouza8281
    @isaquesouza8281 5 ปีที่แล้ว +1

    Estou lendo um livro que e professor homem na educação infantil, e a autora cita essa livro, interessante esse livro!

  • @paulooliveira7511
    @paulooliveira7511 4 ปีที่แล้ว

    Será que realmente o homem é que domina mesmo?

    • @ManoelaMayrink
      @ManoelaMayrink  4 ปีที่แล้ว +1

      Ou será que é a Pablo Vittar?

  • @Sapereaude452
    @Sapereaude452 2 ปีที่แล้ว

    ….. somos animais, todos nós, sem exceção, não escapamos de nossas origens e nosso lugar na natureza, não alcançamos as estrelas, não colonizamos a galáxia, logo, ainda somos primitivos, com os mesmos instintos e comportamento dos demais animais do planeta. As fêmeas buscando macho dominantes, maiores, mais musculosos, mais ricos, mais bonitos, que tenham status e poder. Há quem chama isso de seleção natural e os que dizem que os machos estão escravizando as fêmeas humanos, mas não falam o mesmo de um bando de Impala africano que um macho domina um rebanho de fêmeas, uma alcateia de hienas dominada por uma fêmea líder, um bando de leão dominado por um único macho e as fêmeas desse bando não se insurgem contra o domínio do alfa e se liberta dessa escravidão…. acho que quando chegarmos aos 70 ou 80 anos, seremos um pouco mais entendidos da dinâmica da natureza e romperemos com esses conceitos infantis de machismo e feminismo…

  • @amarildoalves3785
    @amarildoalves3785 ปีที่แล้ว

    A IDEOLOGIA REVOLUCIONÁRIA CONTEMPORÂNEA ,DEFINE COMO VILÕES DA HISTÓRIA:HOMENS BRANCOS,HETEROSEXUAIS E RICOS...EM "PROL" DA DAS MINORIAS SOCIAIS...

  • @taissamaia5038
    @taissamaia5038 5 ปีที่แล้ว +5

    Vídeo maravilhoso!!!!! Impressionante como vc consegue pegar uma leitura tão difícil e explicar numa linguagem simples e divertida. Sou fã! Queria adicionar só um comentário a respeito do final, quando vc aborda a problemática do lugar de fala. O Bourdieu, apesar de ser branco e europeu, é um homem que vem de uma origem camponesa. Ele teve muita dificuldade de se inserir no mundo dos letrados, desde criança. Por isso, toda a trajetória acadêmica dele foi direcionada para explicar os mecanismos de poder e de desigualdade que são reproduzidos em espaços como a escola e a academia. Ele desconstruiu opressões que eram naturalizadas e que se voltaram contra ele durante a vida. Nesse sentido, o bourdieu me parece ser um autor bem anti sistema. Como as opressões de gênero são básicas na sociedade, seria estranho que ele não tivesse falado sobre isso kkkk seria como se a teoria dele estivesse incompleta. Bjs Manu! ❤❤ continua esse trabalho incrivel q vc faz!