Cachoeiras Pegada do Gigante e Monjolos-Santo Alexo-RJ

• เผยแพร่เมื่อ 12 ก.ย. 2024
  • Uma das primeiras cidades da Baixada Fluminense, abriga muitas cachoeiras maravilhosas como a Véu da Noiva. Com boa parte do seu território constituído de Mata Atlântica preservada, o município é um dos últimos refúgios da biodiversidade e com muito potencial para o ecoturismo.
    Neste post vamos falar sobre a cachoeira Pegada do Gigante. Uma cachoeira linda, que mais parece um resort natural em plena Mata Atlântica. a Pegada do Gigante é um aglomerado de poços de diferentes formatos e muito bonitos, sendo um deles semelhante a um pé bem grande. Esses poços fazem parte do fluxo do Rio do Pico, de águas cristalinas esverdeadas, características da região.
    Existem pelo menos duas formas de chegar à cachoeira: uma pela rua Manoel dos Santos Pereira, beirando o Rio do Pico e com trajeto mais residencial; e outra pela rua Capitão Antero, passando por trechos cobertos pelas árvores. O relato deste post é seguindo a trilha pela rua Capitão Antero.
    Pela BR 116, Rio-Teresópolis, pegue a saída para Santo Aleixo e vá seguindo a estrada Adam Blumer até encontrar a rua Otto Linch Bezerra de Melo. Mais à frente você encontra a rua Malvino Ferreira de Andrade e, em seguida, a Capitão Antero. Essa já é a rua onde começa a trilha.
    Você pode conferir o mapa de localização da cachoeira Pegada do Gigante.
    Essa região é uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural). Ou seja, é uma Unidade de Conservação criada em propriedade privada onde o proprietário assume o compromisso com a conservação da natureza. Então faça sua parte e cause o mínimo de impacto possível (faça pouco barulho, leve seu lixo de volta - inclusive orgânico - não tire nada do lugar).
    Em aproximadamente 25 minutos de caminhada, você vai encontrar uma bifurcação. Seguindo em frente, você segue em direção à cachoeira dos Monjolos. Virando à esquerda, seguimos para a Pegada do Gigante.
    espero que tenham gostado das minhas dicas e aventuras. aguardo vocês em algum momento em alguma aventura pelo mundo 🌏 🚌 🎒 🥾 🥾 bjinhos 😘 Dory Aventureira 🦋