BÍBLIA CATÓLICA OU PROTESTANTE?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 7 ก.ย. 2024

ความคิดเห็น • 4.5K

  • @giselerochadasilvarodrigue7184
    @giselerochadasilvarodrigue7184 3 ปีที่แล้ว +1200

    Boa noite Pastor! Sou Católica, porém aprendo muito com vc. E gosto muito do que você transmite, principalmente pq tem respeito. Eu aceito até rever conceitos que aprendi na minha igreja porque vi que é fato. Obrigada por nos ensinar!

    • @verdade2175
      @verdade2175 3 ปีที่แล้ว +48

      uma igreja que ensina que apenas seus membros serão salvos é uma seita, todo aquele que aceita JESUS como seu SALVADOR e segue seus passos é salvo, e tem pessoas assim em todas as igrejas

    • @thiagohenriquevdeoliveira1292
      @thiagohenriquevdeoliveira1292 3 ปีที่แล้ว +75

      @@verdade2175 "E perseveravam na DOUTRINA DOS APÓSTOLOS, e na COMUNHÃO, e no PARTIR DO PÃO, e nas ORAÇÕES.E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.E todos OS QUE CRIAM ESTAVAM JUNTOS, e tinham TUDO EM COMUM." (Atos 2,42-44)

    • @verdade2175
      @verdade2175 3 ปีที่แล้ว +41

      @@thiagohenriquevdeoliveira1292 que garantia voce tem que a igreja católica não perverteu as crenças apostólicas ? tantas crenças e doutrinas que vemos atualmente na igreja católica que não existiam no período do livro de Atos

    • @thiagohenriquevdeoliveira1292
      @thiagohenriquevdeoliveira1292 3 ปีที่แล้ว +125

      Se a Sra reveu conceitos sobre a fé, somente através da linha teológica de um só homem, cujo linha de pensamento se difere de "sua" Igreja, certamente é pq não conhece A IGREJA ou desvaloriza tudo o que ela sempre significou. Por que ao invés de rever esses conceitos, a Sra não busca conhecê-los e entendê-los? O CATÓLICO ignorante é um futuro protestante.

    • @giselerochadasilvarodrigue7184
      @giselerochadasilvarodrigue7184 3 ปีที่แล้ว +235

      Ainda bem que você "acha", não tem certeza! Afinal não me conhece. Não sou a Católica que só vai na igreja em missa de sétimo dia ou casamento, pertenço à Comunidade SãoJosé Operário e meu Padre é maravilhoso e muito sábio. Mas sou humilde o suficiente para aprender com outros irmãos de outras Igrejas. Graças à Deus! Porque antes de tudo sou Cristã!
      E é à Cristo Jesus que eu busco servir com todo meu amor! E pra isso vou precisar aprender muuuuito até o último dia da minha vida!

  • @MarceloGegers
    @MarceloGegers 3 ปีที่แล้ว +994

    Sabendo usar a internet é uma bênção, receber uma aula dessas gratuita, obrigado prof Rodrigo

    • @carlosmagnonascimento9166
      @carlosmagnonascimento9166 3 ปีที่แล้ว +11

      Ainda tem q o chame de soberbo

    • @andrejuba6566
      @andrejuba6566 3 ปีที่แล้ว +8

      Rodrigão vc estuda tanto que se atrapalha e outra todos seus videos vc tenta ser neutro ou imparcial na religião, mas sempre passa uma imagem que a religião católica esta errada. Não consigo assistir um video seu inteiro, começa bem depois distorce a verdade e acaba puxando a "sardinha" pro protestantismo, ou seja vc tem estudo mas não tem experiência com Deus.

    • @moniquevital996
      @moniquevital996 3 ปีที่แล้ว +62

      @@andrejuba6566 Será que ele está de fato "puxando sardinha" ou é um preconceito seu?
      Eu fui católica de berço até meus 18 anos, e também tinha conceitos pré estabelecidos pelas tradições que eu cultuava e por palavras contrárias ao protestantismo. Mas quando eu estudei a fundo deixando de lado meus preconceitos eu pude ver a Verdade que é Cristo Jesus. Ele é o Único Caminho, ninguém vai ao Pai se não por Ele (João 14:6). Ele é o Único Mediador entre nós e Deus Pai (I Timóteo 2:5, Hebreus 8:6/9:15). É isso que está na Bíblia (que deveria ser a regra de Fé de todo Cristão, mas na realidade não é bem assim), e é diferente de certos dogmas da Igreja de Roma.
      Sugiro que o senhor escute sem preconceitos, e se questione. Pois a Fé é racional e não emocional. Não devemos seguir a Cristo porque nossos pais o seguiram todavia sim porque nós O conhecemos e tivemos um relacionamento pessoal com Ele. Foi por isso que Ele veio ao mundo para nós reconciliar com o Pai.
      Que Adonai o abençoe e lhe dê sua luz.

    • @eltonjonatas3188
      @eltonjonatas3188 3 ปีที่แล้ว +5

      A paz de Cristo! Vamos tratar de alguns argumentos levantados pelo sr Rodrigo Silva, no vídeo em questão:
      Antes de iniciar algumas questões, cabe a recomendação do livro: "Manual de defesa dos livros Deuterocanônico". Autor: Rafael Rodrigues. Sem mais delongas: Militão de Sardes (+ 170 d.C), não cita os livros deuterocanônicos? Ora, em Eusébio, 2000 ele cita o livro de Sabedoria. Mais detalhes do pensamento e contexto que a lista de Mileto foi citada, nos é oculto, pois pouco se sabe sobre o autor; no entanto, do pouco que temos conservado de Mileto, por Eusébio de Cesareia em história Eclesiástica, podemos encontrar duas vezes que ele cita os deuterocanônicos como Sagrada Escritura: livro de Sabedoria (IX- de "a chave") e o "acréscimo" de Ester (mesma referência). Pode- se encontrar essas referências na página 119 e 120 do Manual de defesa dos livros deuterocanônicos.
      Um outro argumento, é que os livros deuterocanônicos só foram proclamados como canônicos, de forma universal, no concílio de Trento (século XVI). Porém, essa informação não bate com a realidade histórica! De fato, os concílios eram primeiramente regionais e careciam de aprovação da Igreja Romana para valerem para toda Igreja (o que já desmonta a supremacia papal, nos primeiros séculos). A aprovação ocorre em 419 d.C, com o papa Bonifácio.
      Sobre a aparente recusa de São Jerônimo pelos livros deuterocanônicos: alguns desses discursos contrários aos livros deuterocanônicos, são, no máximo, do ano 394 d.C e não traduzem o que São Jerônimo pensou em toda sua vida. Na verdade, é desonesto fazer esse recorte da vida de alguém, sem, é claro, desmontar que esse é apenas um período da vida do autor. Se fosse assim, poderíamos usar a figura de Santo Agostinho de Hipona, para dar crédito ao maniqueísmo. Essa atitude contaria aos deuterocanônicos por parte de São Jerônimo, segundo J.N.D Kelly, foi por "[...] concessões temporárias por razões táticas ou outras [...] (Kelly 2000). Tato o é, que São Jerônimo cita os deuterocanônicos como Escritura em: Carta 65, 1- A Principia, A Salvina, carta 79, 10, Jerônimo, 402 e etc...
      Enfim... Fica aqui a recomendação do livro "Manual de defesa dos livros deuterocanônicos", onde tirei as argumentação.
      Para finalizar a minha argumentação: Católicos não devem aceitar os livros deuterocanônicos por causa que estão na Septuaginta, ou por x autores primitivos. Aceitamos, devido a autoridade conferida por Cristo Jesus a Igreja Católica Apostólica Romana. Se fosse ir apenas pelo campo argumentativo que o Sr Rodrigo Silva propôs, até o Novo Testamento, em partes, etaria em dúvida. Visto que Apocalipse de São João, foi tido como livro "ruim" em História Eclesiástica- livro VII capítulo XXV verso I e etc... Enquanto, por exemplo "Apocalipse de Pedro, era inclusive lido na liturgia na região da Palestina. Poderia citar vários outros exemplos, mesmo dentro do Novo Testamento, que se fossemos por linha semelhante ao sr Rodrigo Silva, não teríamos segurança.
      Conclusão: o reconhecimento do que é bíblia, é resultado da autoridade conferida a Igreja Católica! A diferença é que nós católicos reconhecemos isso, ao contrário dos protestantes.

    • @miroslav.h86
      @miroslav.h86 3 ปีที่แล้ว +1

      Recomendo o site Respostas Cristãs do Bruno Lima, melhor site de apologética protestante com especialidade em patrística. Lá ele consulta as fontes usadas pelos católicos e dá as referências para rastrear e conferir. Detalhe importante é que ele enterrou a carreira de apologista do Rafael Lima, cujo livro "Manual de Defesa dos Deuterocanônicos" eu já tive. Não percam tempo trocando farpas na área de comentários. Apenas procurem ouvir argumentos dos dois lados. É fácil perceber que o ponto católico é frágil. Recomendo também o Resistência Apologética do Elisson Freire.

  • @PedroHenrique-cp5gx
    @PedroHenrique-cp5gx 3 ปีที่แล้ว +552

    Boa noite pastor Rodrigo Silva... Eu conheci no flow.
    E deste então venho assistido seus vídeos e aprendendo muito. Obrigado por tudo. Pois o seu dom e seus conhecimentos tanto o que Deus lhe deu e o que vc lutou pra obter tem me ajudado muito em minha nova caminhada. DEUS lhe abençoe.

  • @arcemarjunior2593
    @arcemarjunior2593 2 ปีที่แล้ว +234

    Sou católico, mas é impressionante o quanto aprendo sobre minha igreja com esse Pastor. Parabéns! Deus te abençoe sempre.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว +22

      Você pensa que é católico.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว +42

      No vídeo "Bíblia Católica, Bíblia Protestante" foi dito aos 30 min que Hugo de São Victor (o certo é Hugo de São Vitor) não aceitava os livros apócrifos. Desconfiei que o grande comentarista da Bíblia faria tal despropósito e numa folheada rápida já encontrei citado Livro de Tobias. Parece que Rodrigo Silva não leu Hugo de São Vitor, e não tem a menor ideia do que escreveu.
      Após séculos de discussão, o papa fechou questão e a partir de então quem se diz católico deve também fechar questão.
      Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Mais recentemente, os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870)”
      Cita Guilherme de Ockham, que é um nominalista e não é boa referência. Lutero bebeu da fonte de Ockham. Não sei se Ockham aceitava ou não a Bíblia Católica, mas isto pouco importa, pois se não aceitava estava fora da fé Católica.
      Aliás, falando de Lutero, não estou confrontando nenhuma denominação protestante, pois nem os Luteranos seguem o que disse Lutero.
      Rodrigo Silva dá um ar de respeitador ao catolicismo, mas sua tendência para entortar é perigosa para a fé de muitos.
      Lamentável um protestante querer determinar como a Igreja Católica estabeleceu os livros da Bíblia, e querer determinar que foi apenas no Concílio de Trento, após a Reforma. Rodrigo Silva deve ter consultado fontes protestantes para afirmar tal coisa. Como pode um pesquisador se apegar apenas em fontes secundárias e não consultar fontes Católicas? Não foi pesquisar em entender as fontes da Igreja, e se foi, não as entendeu e tomou como verdade os seus próprios entendimentos de forma errada. Dizer que a Igreja Antiga não tinha determinado os livros da Bíblia serve para dizer que Lutero e os protestantes não estão em desacordo com Igreja dos primeiros tempos, para deslegitimar a Igreja Católica e legitimar a sua denominação. Isso é uma falsificação por interesses de um grupo.
      Sobre o Concílio de Trento, para excomungar primeiro precisa admoesta, por isso determinar a excomunhão para os que não aceitarem os livros Bíblia não quer dizer que a partir daquela data determinou que seria daquele jeito, mas quer dizer que já foram admoestados e a partir de então seriam excomungados.
      São Jerônimo pode ter discordado até na data da determinação do papa, depois disto passou a concordar, assim como todo Católico.
      www.bibliacatolica.com.br/blog/sao-jeronimo-rejeitou-os-deuterocanonicos/
      As discussões existem intensamente e por longos períodos até a determinação dogmática, quando se encerram todas as polêmicas e discórdias.
      No episódio ao vivo com o PADRE PAULO | 4 Set 2017 - Sem Igreja não há Bíblia, explica o que segue.
      A formação da lista dos livros do Novo Testamento não aconteceu de maneira tranquila, rápida e consensual, como erroneamente imaginam os protestantes. Durante mais de três séculos a Igreja teve de lidar com grupos diversos que, por um lado, defendiam a inclusão de vários livros apócrifos no cânon bíblico - como era o caso dos gnósticos - e, por outro, queriam a exclusão de vários livros sagrados, reconhecendo como verdadeiros apenas o Evangelho de Lucas e algumas cartas paulinas - como no caso dos marcionitas, discípulos do herege Marcião. Coube à Igreja Católica, representada pela autoridade apostólica dos bispos e apoiada na Tradição, a missão de discernir a respeito do assunto e listar, depois de um consenso por parte de todo o orbe católico, os livros que deveriam estar presentes no cânon das Sagradas Escrituras. A lista mais antiga de que temos notícia é a lista do Papa Dâmaso, no século IV (cf. Decretum Damasi: DS 179-180):
      Para o Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus (....). Para o Novo Testamento: Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João; os Atos dos Apóstolos; as epístolas de São Paulo: aos Romanos, primeira e segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos (....). Antes da formação do cânon bíblico, os primeiros cristãos passaram séculos a fio vivendo apenas da Tradição. Para que fique claro, o livro mais antigo do Novo Testamento, a I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, foi redigido quase 20 anos após a ascensão de Jesus, ao passo que o mais recente, o livro do Apocalipse, foi escrito por volta do ano 90. Além disso, esses livros não estavam reunidos em um único pergaminho, mas espalhados por várias regiões, de modo que a Igreja primitiva não possuía um Novo Testamento como nós o conhecemos. Os primeiros cristãos, luminares de santidade, viveram absolutamente da Tradição, da Palavra de Deus encarnada, não de um livro.
      www.veritatis.com.br/como-e-quem-definiu-quais-seriam-os-livros-da-biblia/amp/
      Nos mais antigos escritos dos Santos Padres da Igreja (Patrística), os livros rejeitados pelos protestantes (deuterocanônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros estes rejeitados pelos protestantes. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e do 2Macabeus; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos.
      Se Rodrigo Silva não concorda com os católicos, será uma questão pessoal. Mas antes de definir o que os católicos pensam, deve buscar fontes católicas e perguntar para católicos conhecedores do assunto.
      Para se chegar ao Novo Testamento que temos, a Igreja Católica teve de rejeitar diversos livros que não eram inspirados por Deus.Apócrifos referentes ao Novo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. Evangelho segundo os Hebreus (gnóstico) – Fim do Séc I d.C.
      2. Proto-Evangelho de Tiago.
      3. Evangelho do Pseudo Tomé.
      4. O Evangelho de Pedro – Meados do Séc II d.C.
      5. O Evangelho de Nicodemos.
      6. O Evangelho dos Ebionitas ou dos Doze Apóstolos – Meados do Séc II d.C.
      7. Evangelho segundo os Egípcios – Meados do Séc II d.C.
      8. Evangelho de André – Séc II/III d.C.
      9. Evangelho de Felipe – Séc II/III d.C.
      10. Evangelho de Bartolomeu – Séc II/III d.C.
      11. Evangelho de Barnabé – Séc II/III d.C.
      12. O drama de Pilatos.
      13. A morte e assunção de Maria.
      14. A Paixão de Jesus.
      15. Descida de Jesus aos Infernos.
      16. Declaração de José de Arimatéia.
      17. História de José o garimpeiro.
      18. Atos de Pedro.
      19. Atos de Paulo.
      20. Atos de André.
      21. Atos de João.
      22. Atos de Tomé.
      23. Atos de Felipe.
      24. Atos de Tadeu.
      25. Epístola de Barnabé.
      26. III Epístola aos Coríntios – Séc. II d.C.
      27. Epistola aos Loadicenses – Fim do Séc. II d.C.
      28. Carta dos Apóstolos – 180 d.C.
      29. Correspondência entre Sêneca e São Paulo – Séc. IV d.C.
      30. Apocalipse de Pedro – Meados do Séc. II d.C.
      31. Apocalipse de Paulo – 380 d.C.
      32. Sibila Crist㠖 Séc. III d.C.
      Também em relação ao Antigo Testamento, a Igreja Católica rejeitou diversos livros como apócrifos, utilizando-se mais uma vez da sua autoridade para a delimitação do Cânon Bíblico.
      Apócrifos referentes ao Antigo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. A vida de Adão e Eva.
      2. 1Henoque.
      3. 2Henoque.
      4. Apocalipse de Abraão.
      5. Testamento de Abraão.
      6. Testamento de Isaac.
      7. Testamento de Jacó.
      8. Escada de Jacó.
      9. José e Asenet.
      10. Testamento dos Doze Patriarcas.
      11. Assunção de Moisés.[15] 12. Testamento de Jô.
      13. Salmos de Salomão.
      14. Odes de Salomão.
      15. Testamento de Salomão.
      16. Apocalipse de Elias.
      17. Ascensão de Isaías.
      18. Paralipômenos de Jeremias.
      19. Apocalipse Siríaco de Baruc.
      20. Apocalipse de Sofonias.
      21. Apocalipse de Esdras.
      22. Apocalipse de Sedrac.
      23. 3Esdras.
      24. 4Esdras.
      25. Sibilinos.
      26. Pseudo-Filemon.
      27. 3Macabeus.
      28. 4Macabeus.
      29. Salmos 151-155.
      30. Oração de Manassés.
      31. Carta de Aristeu.
      32. As Dezoito Bênçãos.
      33. Ahigar.
      34. Vida dos Profetas.
      35. Recabitas.
      Pequena relação de citações implícitas dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento nos escritos do Novo Testamento:
      Sabedoria 13,1-9 > Romanos 1,19-32; Sabedoria 6,1-4 > Romanos 13,1; Sabedoria 2,13.18 > Mateus 27,43; Eclesiástico 4,34 > Tiago 1,19; Eclesiástico 27,30-28,1-7 > Lucas 11,4; Mateus 6,15; Eclesiástico 31,1–11 > Lucas 18,24-25; Eclesiástico 35,11–24 > Lucas 18,1-8; 1Macabeus 2,29-48 > Marcos 2,27; 2Macabeus 6,18-7,42 > Hebreus 11,34-40; Tobias 12,15 > Apocalipse 8,2; Tobias 12,1-22 > Mateus 6,1-18; Tobias 13,11-18 > Apocalipse 21,1-22,1-5.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      No vídeo "Imagem da Besta na ONU?", aos 20 min cita que alguns padres e bispos reconhecem o papa Francisco como antipapa e como anticristo. Rodrigo Silva fala do que não sabe, confundir antipapa e anticristo ou é ignorância da história da Igreja Católica, ou é malícia. Dizer que o Papa Francisco não é papa legítimo, porque a votação não foi válida, e dizer que por isso o papa Francisco é um antipapa, não quer dizer que os padres e bispos reconhecem o papa Francisco como o anticristo dos fins dos tempos. Houve alguns poucos antipapas, e o mundo não acabou. Rodrigo Silva força a sua narrativa para colocar o poder de Roma (o papa) como peça fundamental do fim dos tempos, que se junta a forças malignas. Argumenta que o anticristo deve ser um ex-cristão, e dentro tantos milhões que podem ser poderosos e ex-cristãos, fica a sua crença do fina dos tempos no papa, e manipula seus argumentos para que encaixe numa narrativa razoável. Parece que leu apenas estudiosos adventistas.
      Parece que se baseia a sua tese de ser o anticristo um papa nos escritos de Joaquim de Fiori, que foram considerados hereges (tercalivre.wordpress.com/2016/11/22/loryel-rocha-fiore-e-o-discurso-dialetico/amp/ ). Alguns consideram que ele gerou heresias milenaristas que muito prejudicaram a fé cristã e trouxeram tantos males. Joaquim de Fiori talvez tenha influenciado e sido influenciado por gnósticos e hereges. Algumas gnoses levaram ao socialismo e ao comunismo, porque achavam que chegariam a criar o paraíso na Terra por esforço humano. Levar a série os escritos de Joaquim de Fiori é temerário, pois pelos frutos conhecereis. Certamente Joaquim de Fiori não era profeta para levar a sério as suas profecias. Alguns acreditavam que a idade do Espírito Santo começaria em 1260, por causa das criação das ordens franciscanas e dominicanas. Se algum franciscana guardou com zelo os escritos de Joaquim de Fiori, ou foi como um documento histórico, ou foi porque era herege e tinha a pretensão que a ordem franciscana fosse a grande alavanca para novos tempos. Acreditar em profecias de hereges e tempos novos pelas mãos humanas é temerário e maligno.
      A sua tese de que o anticristo deve ser o papa está baseado na premissa de que só pode ser anticristo quem era cristão antes. Não tem sentido dizer que o anti de algo era aquilo antes. Anti significa contrário, que combate Cristo, ou seja, o cristianismo e os cristãos, não significa que antes era cristão. O anti não é ex, mas quem é contrário. Dessa premissa falsa de que o anticristo deve ser um ex-cristão, conclui que os ateus ou muçulmanos não podem ser o anticristo. Por que não podem os ateus comunistas serem o anticristo? Qualquer um que for se opor a Cristo é um anticristo. Todos que professarem ou cometerem algo que vai contra Cristo com consciência e vontade é um anticristo. O anticristo do fim dos tempos pode ser sim um comunista, um judeu, um muçulmano, induísta, ou um falso cristão, fingindo-se de ser cristão para melhor confundir. Parece que quer diminuir o poder dos poderosos do mundo, ateus, satanistas, comunistas etc, e a capacidade deles fazerem o mal, só para justificar as premissas e conclusões de suas pré-concepções, tomadas como teorias definitivas, fechando-se para suas conclusões prévias, e direcionando todos os seus argumentos para levar no que já foi tomado como definitivo. Isto são manobras intelectuais perniciosas.
      É intelectualmente infantil basear-se nas maluquices de Joaquim de Fiori com sua teoria das três idades, coisa que não encaixa em nada no que está escrito na Bíblia, nem nos primeiros textos cristãos, e nem em nenhum escrito coerente de sábios, dos grandes pensadores, como Santo Agostinho, o bispo de Hipona, Santo Tomás de Aquino, e tantos outros.
      Parece que cita os primeiros cristão como se não fossem católicos, ou talvez ressalte quem são os católicos após a Reforma. Se quer dizer que os primeiros cristão, não são católicos, então o que eram? Adventistas? Se for essa ideia, que manobra macabra é esta?
      Acho lógico que a adoração dos fins dos tempos não seja uma imagem material, como uma escultura. Vai ser adorada "a paz e a segurança", que a ONU vende como a solução para todos os problemas. Isto é, o hedonismo, egoísmo, falta de valores cristão, o aborto para não criar filhos, a eutanásia para não ter trabalho com os velhos "inúteis" etc.
      Quem é cristão sabe que no mundo teremos choro e ranger de dentes para depois termos uma contrapartida junto de Deus.
      Quem procura segurança, conforto, prazer aqui, está indo para o caminho errado.
      Rodrigo não cita a passagem de Carta de Paulo aos Tessalonicenses 5,3, quando os homens disserem paz e segurança.
      Colocar um jaguar, um animal selvagem com capacidade destruidora, e com asas, com poder de mobilidade extraordinário, e chamar esse bicho terrível de guardião da paz e da segurança é uma loucura. As pessoas estão tão entorpecida que não percebem.a contradição e a hipocrisia de chamar que gera destruir em defensor da paz e segurança. E é o que Tessalonicenses 5,3 expressa, a contrariedade do símbolo com a realidade. Se foi uma brincadeira, foi de muito mal gosto e a forma de desafiar o cristianismo. Vale no mínimo como um alerta. Tratar com displicência porque se tem outra teoria é imprudente e oportunista.
      Tessalonicenses 5 3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.
      Muito esquisito um animal selvagem simbolizar a paz e a segurança. Só por esse fato, não se pode confiar e deve-se desconfiar. Símbolo da paz é uma pomba.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      No vídeo Imagem da besta na ONU? aos 31 min diz que a ONU já se mostrou fracassada em resolver os problemas mundiais. Enquanto rolos como acreditam que a ONU não gera problemas, eles avançam com a agenda 2030. A ONU é hoje dominada por pessoas malignas, que implementam ideias anticristão. Por dinastias de famílias que são os donos do mundo e estão destruindo todos os valores cristão na vista de todos. Segue os mais evidentes.
      Liberação do aborto.
      Mudança do conceito de família.
      Renúncia às liberdades individuais e prol do bem social, como o passaporte sanitário.
      Censura nas redes sociais e espiral do silêncio nas mídias tradicionais.
      Nova religião mundial para mudar os valores, com a união de todas as religiões para que ninguém mais acredite em nada, a não ser forças cósmicas, extraterrestres etc.
      Se é o fim dos tempos, não sei.
      O que sei é que a cegueira para os desmandos no mundo por parte do Rodrigo Silva é patente. Parece que não sabe que o prédio da ONU foi doado pelos Rockefellers, que se dizia um batista, mas que na verdade trabalhava para o outro lado, financiam tudo quanto é portacaria, como pesquisas sexuais fraudulentas, que ajudaram a disseminar a pornografia pelo mundo. Parece que não sabe que os donos do mundo se reunirem em vários grupos para planejar o destino da humanidade nos próximos anos. Parece que não sabe que as verbas para as pesquisas científicas são milionários, e que as financiam são os de sempre, que da anticristão. Os valores cristão estão se corroendo claramente pelas mãos deles, que dominam a ONU, as mídias tradicionais, as mídias sociais na internet, tem poder econômico para comprar políticos etc.
      Além das dinastias, disputam o domínio do mundo os comunistas, e está a China impondo ao mundo seus valores materialista, e o controle total da sociedade por meios eletrônicos. Mas para o Rodrigo Silva os comunistas não são o perigo. Não fale do que não sabe.
      Fonte das notícias abaixo:PHVox telegram
      🚨 Finlândia 🇫🇮: as pessoas não podem entrar na Igreja sem passaporte de vacina, então eles se reúnem para cantar do lado de fora.
      🚨Itália 🇮🇹: A polícia italiana faz controles diários no transporte público. Sem “passaporte sanitário” ninguém entra.
      🚨Áustria 🇦🇹: A Áustria está procurando pessoas para controlar aqueles que se recusam a ser vacinados.
      Em 2022 a vacinação será obrigatória, e a cidade de Linz já busca funcionários que devem cuidar das penalidades para quem não quiser se vacinar.
      Aqueles que ainda não quiserem ser vacinados enfrentam multas severas até 3.600 euros.
      Devido à importância da notícia, estamos disponibilizando dois links:
      www.heute.at/s/linz-sucht-impfpflicht-sheriff-zahlt-2774-im-monat-100179971
      www.blick.ch/ausland/wegen-impfpflicht-ab-februar-oesterreich-sucht-angestellte-die-impf-verweigerer-jagen-id17087556.html
      Romênia 🇷🇴: O parlamento da Romênia adiou a votação que tornaria lei a imposição de um “passaporte sanitário” no país nesta terça-feira. Milhares de manifestantes ameaçavam invadir o parlamento caso a medida fosse aprovada. O parlamento ainda não definiu outra data para “avaliar” o projeto.
      China 🇨🇳: A China desenvolveu um promotor de inteligência artificial que pode acusar pessoas por crimes com mais de 97% de precisão, afirmam os pesquisadores. A máquina distópico pode identificar “dissidências” contra o estado e sugerir sentenças para supostos criminosos.
      Suíça🇨🇭: A partir de 01/01/22, será mais fácil mudar legalmente de sexo na Suíça. Quem quiser, terá de se apresentar ao cartório, sem ter que se submeter a terapias hormonais, diagnósticos médicos ou outras avaliações e procedimentos burocráticos
      Brasil 🇧🇷 : em nome da unanimidade da ciência impuseram a vacinação obrigatória, mas é próprio da ciência não ser unânime, senão não haveria teorias contrárias, que possibilitam novas descobertas.
      www.conjur.com.br/2020-dez-17/stf-decide-vacinacao-obrigatoria-constitucional - depois vão proibir as igrejas, aí será tarde.
      Brasil 🇧🇷 : O compromisso do STF é com a.agenda 2030 da ONU, não mais com a Constituição do Brasil.
      th-cam.com/video/sdpGohiNKEs/w-d-xo.html
      Espanha 🇪🇸: Segundo uma reforma da lei de segurança nacional, com o intuito de criar uma reserva estratégica para enfrentar crises e pandemias, o governo poderá requisitar temporariamente bens privados em caso de emergência, de acordo com o projeto.
      Austria 🇦🇹: Uma lei que permite o suicídio assistido entrou em vigor na Áustria. 01/01/2022. A partir de hoje, os adultos em estado terminal ou em condição permanente e debilitante podem optar por providenciar uma morte assistida. O Parlamento aprovou a nova lei em dezembro.O Estado auxiliando pessoas a irem para o inferno. A guerra é ANTES DE TUDO espiritual: Suicídio, aborto, gênero, vida desregrada. A revolução avança com tudo que tem em todas frentes. Quando a sociedade entender que aqui reside a fonte do problema, talvez tenhamos chance.
      Holanda 🇳🇱:Neste domingo, 02/01/2022, milhares de pessoas saíram às ruas da capital Amsterdam em protesto contra as medidas autoritárias no combate à pandemia. A polícia e os manifestantes entraram em confronto (imagens fortes)
      No momento em que estamos publicando essa notícia a situação voltou ao normal e o protesto continua.
      🚨França🇫🇷:Aprovada a reforma do “passaporte sanitário” (06/01/2022) Pessoas com mais de 12 anos de idade deverão comprovar seu estado de vacinação para ter acesso a restaurantes e bares, espaços culturais ou transporte público inter-regional. Um teste negativo de Covid-19 não será suficiente. O projeto agora deve ser aprovado pelo senado, se aprovada a lei entra em vigor dia 15 de janeiro
      🚨Filipinas 🇵🇭: O presidente Duterte das Filipinas ordenou às autoridades que prendessem pessoas não vacinadas se elas fossem ao ar livre (06/02022). Em discurso agora pouco pela televisão ele declarou: “Se ele recusar, se ele sair de casa e andar pela comunidade, ele pode ser contido. Se ele se recusar, o capitão tem agora o poder de prender pessoas recalcitrantes ”
      França🇫🇷: O senado francês aprovou a lei que deixa o “passaporte sanitário” mais rigoroso.
      Será necessário, provar o status de vacinação para acessar restaurantes e bares, locais culturais ou transporte público inter-regional.
      Um teste Covid-19 negativo não será mais suficiente (12/01/21)
      Canadá🇨🇦: Um pai canadense que não foi vacinado contra a Covid perdeu temporariamente o direito de ver seu filho de 12 anos.
      Um juiz decidiu que suas visitas não seriam do "melhor interesse" da criança. A decisão suspende os direitos de visitação do pai até fevereiro, a menos que ele decida se vacinar. (13/01/21).
      🚨Austrália 🇦🇺:Novak Djokovic deverá ser deportado da Austrália nas próximas horas. (16/01/21)
      Ele perdeu o recurso contra o governo australiano no tribunal federal. O governo australiano alegou a posição contrária a vacinação por parte de Djokovic como argumento. A aliança de advogados da Austrália, não apoia a decisão de deportar Djokovic
      “Um dos aspectos mais perigosos do assunto é a preparação do governo para considerar alguém um risco para a ordem pública somente com base no que ele percebe sobre as opiniões dessa pessoa”
      França 🇫🇷: O “passaporte sanitário” entrará em vigor segunda-feira (24/01/21). A partir desta data, os franceses com 16 anos ou mais terão que apresentar comprovação de um calendário completo de vacinação para poder ir ao cinema, ao teatro, ao restaurante para tomar um trem (TGV).
      Itália 🇮🇹: O primeiro ministro italiano Mário Draghi, assinou um decreto onde o “passaporte sanitário” será necessário para receber a pensão.
      Muitas pessoas precisam ir a uma agencia dos correios para retirar o dinheiro da aposentadoria. (21/01/22).
      Suécia 🇸🇪: Milhares de pessoas protestam contra a imposição de um “passaporte sanitário” no centro de Estocolmo, na Suécia neste sábado (22/01/22).
      Austria 🇦🇹: A Austria anunciou o fim do lockdown para não vacinados
      “Pessoas sem vacinação contra o coronavírus podem deixar suas casas a partir de 31/01
      Porém, eles ainda serão impedidos de participar de grande parte da vida pública, incluindo restaurantes e varejo não essencia.
      O anúncio foi feito pelo chanceler austríaco Karl Nehammer.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว +37

      Não adianta ser católico de batismo e casamento e concordar com os absurdos que o Rodrigo Silva diz sobre o catolicismo.

  • @herbertmarques4424
    @herbertmarques4424 3 ปีที่แล้ว +359

    Agradecido por ter condições de pagar por internet e assim assistir seus ensinamentos. Vejo frutos do amor de Deus em suas palavras e ações. O bom testemunho!

    • @Maria-pr2eo
      @Maria-pr2eo 3 ปีที่แล้ว +6

      Amém 🙏🏻

    • @Malouco
      @Malouco 3 ปีที่แล้ว +3

      Isso isso 👆👉👆👉💋

    • @andrejuba6566
      @andrejuba6566 3 ปีที่แล้ว +7

      Rodrigão vc estuda tanto que se atrapalha e outra todos seus videos vc tenta ser neutro ou imparcial na religião, mas sempre passa uma imagem que a religião católica esta errada. Não consigo assistir um video seu inteiro, começa bem depois distorce a verdade e acaba puxando a "sardinha" pro protestantismo, ou seja vc tem estudo mas não tem experiência com Deus.

    • @eltonjonatas3188
      @eltonjonatas3188 3 ปีที่แล้ว

      A paz de Cristo! Vamos tratar de alguns argumentos levantados pelo sr Rodrigo Silva, no vídeo em questão:
      Antes de iniciar algumas questões, cabe a recomendação do livro: "Manual de defesa dos livros Deuterocanônico". Autor: Rafael Rodrigues. Sem mais delongas: Militão de Sardes (+ 170 d.C), não cita os livros deuterocanônicos? Ora, em Eusébio, 2000 ele cita o livro de Sabedoria. Mais detalhes do pensamento e contexto que a lista de Mileto foi citada, nos é oculto, pois pouco se sabe sobre o autor; no entanto, do pouco que temos conservado de Mileto, por Eusébio de Cesareia em história Eclesiástica, podemos encontrar duas vezes que ele cita os deuterocanônicos como Sagrada Escritura: livro de Sabedoria (IX- de "a chave") e o "acréscimo" de Ester (mesma referência). Pode- se encontrar essas referências na página 119 e 120 do Manual de defesa dos livros deuterocanônicos.
      Um outro argumento, é que os livros deuterocanônicos só foram proclamados como canônicos, de forma universal, no concílio de Trento (século XVI). Porém, essa informação não bate com a realidade histórica! De fato, os concílios eram primeiramente regionais e careciam de aprovação da Igreja Romana para valerem para toda Igreja (o que já desmonta a supremacia papal, nos primeiros séculos). A aprovação ocorre em 419 d.C, com o papa Bonifácio.
      Sobre a aparente recusa de São Jerônimo pelos livros deuterocanônicos: alguns desses discursos contrários aos livros deuterocanônicos, são, no máximo, do ano 394 d.C e não traduzem o que São Jerônimo pensou em toda sua vida. Na verdade, é desonesto fazer esse recorte da vida de alguém, sem, é claro, desmontar que esse é apenas um período da vida do autor. Se fosse assim, poderíamos usar a figura de Santo Agostinho de Hipona, para dar crédito ao maniqueísmo. Essa atitude contaria aos deuterocanônicos por parte de São Jerônimo, segundo J.N.D Kelly, foi por "[...] concessões temporárias por razões táticas ou outras [...] (Kelly 2000). Tato o é, que São Jerônimo cita os deuterocanônicos como Escritura em: Carta 65, 1- A Principia, A Salvina, carta 79, 10, Jerônimo, 402 e etc...
      Enfim... Fica aqui a recomendação do livro "Manual de defesa dos livros deuterocanônicos", onde tirei as argumentação.
      Para finalizar a minha argumentação: Católicos não devem aceitar os livros deuterocanônicos por causa que estão na Septuaginta, ou por x autores primitivos. Aceitamos, devido a autoridade conferida por Cristo Jesus a Igreja Católica Apostólica Romana. Se fosse ir apenas pelo campo argumentativo que o Sr Rodrigo Silva propôs, até o Novo Testamento, em partes, etaria em dúvida. Visto que Apocalipse de São João, foi tido como livro "ruim" em História Eclesiástica- livro VII capítulo XXV verso I e etc... Enquanto, por exemplo "Apocalipse de Pedro, era inclusive lido na liturgia na região da Palestina. Poderia citar vários outros exemplos, mesmo dentro do Novo Testamento, que se fossemos por linha semelhante ao sr Rodrigo Silva, não teríamos segurança.
      Conclusão: o reconhecimento do que é bíblia, é resultado da autoridade conferida a Igreja Católica! A diferença é que nós católicos reconhecemos isso, ao contrário dos protestantes.

    • @arielhelom5137
      @arielhelom5137 3 ปีที่แล้ว +7

      @@eltonjonatas3188 - reconhecimento do que é bíblia católica! a autoridade maior são do povo que a criaram: os hebreus. e os hebreus NÃO reconhecem esses livros apócrifos, pois os tais contém doutrinas estranhas e heresias ( justificacao pelas obras, mediação dos santos, superstições, erros de datas e locais, trato cruel com os escravos, incentiva ódio aos samaritanos, oração e missa pelos mortos ).

  • @ldcosta8
    @ldcosta8 2 ปีที่แล้ว +282

    Sou uma senhora de 63a e tenho pouco estudo e pouquíssima leitura perto do Rodrigo e consigo entender uma grande maioria da sua aula. Mto obgada pastor.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว +7

      No vídeo "Bíblia Católica, Bíblia Protestante" foi dito aos 30 min que Hugo de São Victor (o certo é Hugo de São Vitor) não aceitava os livros apócrifos. Desconfiei que o grande comentarista da Bíblia faria tal despropósito e numa folheada rápida já encontrei citado Livro de Tobias. Parece que Rodrigo Silva não leu Hugo de São Vitor, e não tem a menor ideia do que escreveu.
      Após séculos de discussão, o papa fechou questão e a partir de então quem se diz católico deve também fechar questão.
      Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Mais recentemente, os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870)”
      Cita Guilherme de Ockham, que é um nominalista e não é boa referência. Lutero bebeu da fonte de Ockham. Não sei se Ockham aceitava ou não a Bíblia Católica, mas isto pouco importa, pois se não aceitava estava fora da fé Católica.
      Aliás, falando de Lutero, não estou confrontando nenhuma denominação protestante, pois nem os Luteranos seguem o que disse Lutero.
      Rodrigo Silva dá um ar de respeitador ao catolicismo, mas sua tendência para entortar é perigosa para a fé de muitos.
      Lamentável um protestante querer determinar como a Igreja Católica estabeleceu os livros da Bíblia, e querer determinar que foi apenas no Concílio de Trento, após a Reforma. Rodrigo Silva deve ter consultado fontes protestantes para afirmar tal coisa. Como pode um pesquisador se apegar apenas em fontes secundárias e não consultar fontes Católicas? Não foi pesquisar em entender as fontes da Igreja, e se foi, não as entendeu e tomou como verdade os seus próprios entendimentos de forma errada. Dizer que a Igreja Antiga não tinha determinado os livros da Bíblia serve para dizer que Lutero e os protestantes não estão em desacordo com Igreja dos primeiros tempos, para deslegitimar a Igreja Católica e legitimar a sua denominação. Isso é uma falsificação por interesses de um grupo.
      Sobre o Concílio de Trento, para excomungar primeiro precisa admoesta, por isso determinar a excomunhão para os que não aceitarem os livros Bíblia não quer dizer que a partir daquela data determinou que seria daquele jeito, mas quer dizer que já foram admoestados e a partir de então seriam excomungados.
      São Jerônimo pode ter discordado até na data da determinação do papa, depois disto passou a concordar, assim como todo Católico.
      www.bibliacatolica.com.br/blog/sao-jeronimo-rejeitou-os-deuterocanonicos/
      As discussões existem intensamente e por longos períodos até a determinação dogmática, quando se encerram todas as polêmicas e discórdias.
      No episódio ao vivo com o PADRE PAULO | 4 Set 2017 - Sem Igreja não há Bíblia, explica o que segue.
      A formação da lista dos livros do Novo Testamento não aconteceu de maneira tranquila, rápida e consensual, como erroneamente imaginam os protestantes. Durante mais de três séculos a Igreja teve de lidar com grupos diversos que, por um lado, defendiam a inclusão de vários livros apócrifos no cânon bíblico - como era o caso dos gnósticos - e, por outro, queriam a exclusão de vários livros sagrados, reconhecendo como verdadeiros apenas o Evangelho de Lucas e algumas cartas paulinas - como no caso dos marcionitas, discípulos do herege Marcião. Coube à Igreja Católica, representada pela autoridade apostólica dos bispos e apoiada na Tradição, a missão de discernir a respeito do assunto e listar, depois de um consenso por parte de todo o orbe católico, os livros que deveriam estar presentes no cânon das Sagradas Escrituras. A lista mais antiga de que temos notícia é a lista do Papa Dâmaso, no século IV (cf. Decretum Damasi: DS 179-180):
      Para o Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus (....). Para o Novo Testamento: Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João; os Atos dos Apóstolos; as epístolas de São Paulo: aos Romanos, primeira e segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos (....). Antes da formação do cânon bíblico, os primeiros cristãos passaram séculos a fio vivendo apenas da Tradição. Para que fique claro, o livro mais antigo do Novo Testamento, a I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, foi redigido quase 20 anos após a ascensão de Jesus, ao passo que o mais recente, o livro do Apocalipse, foi escrito por volta do ano 90. Além disso, esses livros não estavam reunidos em um único pergaminho, mas espalhados por várias regiões, de modo que a Igreja primitiva não possuía um Novo Testamento como nós o conhecemos. Os primeiros cristãos, luminares de santidade, viveram absolutamente da Tradição, da Palavra de Deus encarnada, não de um livro.
      www.veritatis.com.br/como-e-quem-definiu-quais-seriam-os-livros-da-biblia/amp/
      Nos mais antigos escritos dos Santos Padres da Igreja (Patrística), os livros rejeitados pelos protestantes (deuterocanônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros estes rejeitados pelos protestantes. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e do 2Macabeus; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos.
      Mas antes de definir o que os católicos pensam, deve buscar fontes católicas e perguntar para católicos conhecedores do assunto.
      Para se chegar ao Novo Testamento que temos, a Igreja Católica teve de rejeitar diversos livros que não eram inspirados por Deus.Apócrifos referentes ao Novo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. Evangelho segundo os Hebreus (gnóstico) - Fim do Séc I d.C.
      2. Proto-Evangelho de Tiago.
      3. Evangelho do Pseudo Tomé.
      4. O Evangelho de Pedro - Meados do Séc II d.C.
      5. O Evangelho de Nicodemos.
      6. O Evangelho dos Ebionitas ou dos Doze Apóstolos - Meados do Séc II d.C.
      7. Evangelho segundo os Egípcios - Meados do Séc II d.C.
      8. Evangelho de André - Séc II/III d.C.
      9. Evangelho de Felipe - Séc II/III d.C.
      10. Evangelho de Bartolomeu - Séc II/III d.C.
      11. Evangelho de Barnabé - Séc II/III d.C.
      12. O drama de Pilatos.
      13. A morte e assunção de Maria.
      14. A Paixão de Jesus.
      15. Descida de Jesus aos Infernos.
      16. Declaração de José de Arimatéia.
      17. História de José o garimpeiro.
      18. Atos de Pedro.
      19. Atos de Paulo.
      20. Atos de André.
      21. Atos de João.
      22. Atos de Tomé.
      23. Atos de Felipe.
      24. Atos de Tadeu.
      25. Epístola de Barnabé.
      26. III Epístola aos Coríntios - Séc. II d.C.
      27. Epistola aos Loadicenses - Fim do Séc. II d.C.
      28. Carta dos Apóstolos - 180 d.C.
      29. Correspondência entre Sêneca e São Paulo - Séc. IV d.C.
      30. Apocalipse de Pedro - Meados do Séc. II d.C.
      31. Apocalipse de Paulo - 380 d.C.
      32. Sibila Cristã - Séc. III d.C.
      Também em relação ao Antigo Testamento, a Igreja Católica rejeitou diversos livros como apócrifos, utilizando-se mais uma vez da sua autoridade para a delimitação do Cânon Bíblico.
      Apócrifos referentes ao Antigo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. A vida de Adão e Eva.
      2. 1Henoque.
      3. 2Henoque.
      4. Apocalipse de Abraão.
      5. Testamento de Abraão.
      6. Testamento de Isaac.
      7. Testamento de Jacó.
      8. Escada de Jacó.
      9. José e Asenet.
      10. Testamento dos Doze Patriarcas.
      11. Assunção de Moisés.[15] 12. Testamento de Jô.
      13. Salmos de Salomão.
      14. Odes de Salomão.
      15. Testamento de Salomão.
      16. Apocalipse de Elias.
      17. Ascensão de Isaías.
      18. Paralipômenos de Jeremias.
      19. Apocalipse Siríaco de Baruc.
      20. Apocalipse de Sofonias.
      21. Apocalipse de Esdras.
      22. Apocalipse de Sedrac.
      23. 3Esdras.
      24. 4Esdras.
      25. Sibilinos.
      26. Pseudo-Filemon.
      27. 3Macabeus.
      28. 4Macabeus.
      29. Salmos 151-155.
      30. Oração de Manassés.
      31. Carta de Aristeu.
      32. As Dezoito Bênçãos.
      33. Ahigar.
      34. Vida dos Profetas.
      35. Recabitas.
      Pequena relação de citações implícitas dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento nos escritos do Novo Testamento:
      Sabedoria 13,1-9 > Romanos 1,19-32; Sabedoria 6,1-4 > Romanos 13,1; Sabedoria 2,13.18 > Mateus 27,43; Eclesiástico 4,34 > Tiago 1,19; Eclesiástico 27,30-28,1-7 > Lucas 11,4; Mateus 6,15; Eclesiástico 31,1-11 > Lucas 18,24-25; Eclesiástico 35,11-24 > Lucas 18,1-8; 1Macabeus 2,29-48 > Marcos 2,27; 2Macabeus 6,18-7,42 > Hebreus 11,34-40; Tobias 12,15 > Apocalipse 8,2; Tobias 12,1-22 > Mateus 6,1-18; Tobias 13,11-18 > Apocalipse 21,1-22,1-5.

    • @adrianodeoliveira9354
      @adrianodeoliveira9354 2 ปีที่แล้ว

      Leila, infelizmente o Rodrigo Silva ocultou muitas informações importantes sobre os deuterocanônicos, que fazem com que o leitor tenha uma percepção errada sobre estes livros. A verdadeira pesquisa em fontes confiáveis demonstra, sem sombra de dúvidas, que os deuterocanônicos são inspirados por Deus. No link abaixo, lhe apresento um vídeo refutando os erros de Rodrigo Silva e mostrando a verdade sobre o cânon bíblico. Veja e divulgue. Desde já agradeço. th-cam.com/video/-nPI5h1s-cg/w-d-xo.html

    • @jcostaadvocaciajoaopauloda5140
      @jcostaadvocaciajoaopauloda5140 2 ปีที่แล้ว

      th-cam.com/video/-nPI5h1s-cg/w-d-xo.html combatendo fake news religiosa

    • @neivindaoliveira1282
      @neivindaoliveira1282 2 ปีที่แล้ว +7

      Eu tenho uma uma resposta a Bíblia católica ela é completa não tenha que aumentar nem diminuir a Bíblia evangélica foi tirada da Bíblia católica não pode aumentar nem diminuir nem sequer uma, quem quer acreditar acredite quem não quer fica com aquilo que vocês mesmo escolheram para a vossa salvação

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว +4

      @@neivindaoliveira1282 Seu texto não tem pontos e nem vírgulas. Por isso tornou-se incompreensível.

  • @evandroj2011
    @evandroj2011 3 ปีที่แล้ว +70

    Eu faço parte da família Rodrigo Silva Arqueologia RS!
    Um forte abraço! Aqui Evandro Júnior, Assembléia de Deus, RJ.

  • @mitelles80
    @mitelles80 หลายเดือนก่อน +4

    O professor está certíssimo, o ideal é que possamos ter acesso a essas Bíblias em vários idiomas para estudarmos. Sobre a versão protestante ter 7 livros a menos, eu havia compreendido que essa exclusão se deu após a reforma protestante. Realmente preciso estudar mais antes de formar opinião sobre o assunto. Obrigada por compartilhar seu conhecimento.

  • @katiennedecastrocazumbakat2035
    @katiennedecastrocazumbakat2035 3 ปีที่แล้ว +82

    Não sou adventista mas gosto muito dos seus sermões e estudos
    Sempre muito claro, culto, respeitoso e educado
    Um grande exemplo de cristão 🤝

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว +7

      No vídeo "Bíblia Católica, Bíblia Protestante" foi dito aos 30 min que Hugo de São Victor (o certo é Hugo de São Vitor) não aceitava os livros apócrifos. Desconfiei que o grande comentarista da Bíblia faria tal despropósito e numa folheada rápida já encontrei citado Livro de Tobias. Parece que Rodrigo Silva não leu Hugo de São Vitor, e não tem a menor ideia do que escreveu.
      Após séculos de discussão, o papa fechou questão e a partir de então quem se diz católico deve também fechar questão.
      Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Mais recentemente, os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870)”
      Cita Guilherme de Ockham, que é um nominalista e não é boa referência. Lutero bebeu da fonte de Ockham. Não sei se Ockham aceitava ou não a Bíblia Católica, mas isto pouco importa, pois se não aceitava estava fora da fé Católica.
      Aliás, falando de Lutero, não estou confrontando nenhuma denominação protestante, pois nem os Luteranos seguem o que disse Lutero.
      Rodrigo Silva dá um ar de respeitador ao catolicismo, mas sua tendência para entortar é perigosa para a fé de muitos.
      Lamentável um protestante querer determinar como a Igreja Católica estabeleceu os livros da Bíblia, e querer determinar que foi apenas no Concílio de Trento, após a Reforma. Rodrigo Silva deve ter consultado fontes protestantes para afirmar tal coisa. Como pode um pesquisador se apegar apenas em fontes secundárias e não consultar fontes Católicas? Não foi pesquisar em entender as fontes da Igreja, e se foi, não as entendeu e tomou como verdade os seus próprios entendimentos de forma errada. Dizer que a Igreja Antiga não tinha determinado os livros da Bíblia serve para dizer que Lutero e os protestantes não estão em desacordo com Igreja dos primeiros tempos, para deslegitimar a Igreja Católica e legitimar a sua denominação. Isso é uma falsificação por interesses de um grupo.
      Sobre o Concílio de Trento, para excomungar primeiro precisa admoesta, por isso determinar a excomunhão para os que não aceitarem os livros Bíblia não quer dizer que a partir daquela data determinou que seria daquele jeito, mas quer dizer que já foram admoestados e a partir de então seriam excomungados.
      São Jerônimo pode ter discordado até na data da determinação do papa, depois disto passou a concordar, assim como todo Católico.
      www.bibliacatolica.com.br/blog/sao-jeronimo-rejeitou-os-deuterocanonicos/
      As discussões existem intensamente e por longos períodos até a determinação dogmática, quando se encerram todas as polêmicas e discórdias.
      No episódio ao vivo com o PADRE PAULO | 4 Set 2017 - Sem Igreja não há Bíblia, explica o que segue.
      A formação da lista dos livros do Novo Testamento não aconteceu de maneira tranquila, rápida e consensual, como erroneamente imaginam os protestantes. Durante mais de três séculos a Igreja teve de lidar com grupos diversos que, por um lado, defendiam a inclusão de vários livros apócrifos no cânon bíblico - como era o caso dos gnósticos - e, por outro, queriam a exclusão de vários livros sagrados, reconhecendo como verdadeiros apenas o Evangelho de Lucas e algumas cartas paulinas - como no caso dos marcionitas, discípulos do herege Marcião. Coube à Igreja Católica, representada pela autoridade apostólica dos bispos e apoiada na Tradição, a missão de discernir a respeito do assunto e listar, depois de um consenso por parte de todo o orbe católico, os livros que deveriam estar presentes no cânon das Sagradas Escrituras. A lista mais antiga de que temos notícia é a lista do Papa Dâmaso, no século IV (cf. Decretum Damasi: DS 179-180):
      Para o Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus (....). Para o Novo Testamento: Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João; os Atos dos Apóstolos; as epístolas de São Paulo: aos Romanos, primeira e segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos (....). Antes da formação do cânon bíblico, os primeiros cristãos passaram séculos a fio vivendo apenas da Tradição. Para que fique claro, o livro mais antigo do Novo Testamento, a I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, foi redigido quase 20 anos após a ascensão de Jesus, ao passo que o mais recente, o livro do Apocalipse, foi escrito por volta do ano 90. Além disso, esses livros não estavam reunidos em um único pergaminho, mas espalhados por várias regiões, de modo que a Igreja primitiva não possuía um Novo Testamento como nós o conhecemos. Os primeiros cristãos, luminares de santidade, viveram absolutamente da Tradição, da Palavra de Deus encarnada, não de um livro.
      www.veritatis.com.br/como-e-quem-definiu-quais-seriam-os-livros-da-biblia/amp/
      Nos mais antigos escritos dos Santos Padres da Igreja (Patrística), os livros rejeitados pelos protestantes (deuterocanônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros estes rejeitados pelos protestantes. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e do 2Macabeus; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos.
      Mas antes de definir o que os católicos pensam, deve buscar fontes católicas e perguntar para católicos conhecedores do assunto.
      Para se chegar ao Novo Testamento que temos, a Igreja Católica teve de rejeitar diversos livros que não eram inspirados por Deus.Apócrifos referentes ao Novo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. Evangelho segundo os Hebreus (gnóstico) - Fim do Séc I d.C.
      2. Proto-Evangelho de Tiago.
      3. Evangelho do Pseudo Tomé.
      4. O Evangelho de Pedro - Meados do Séc II d.C.
      5. O Evangelho de Nicodemos.
      6. O Evangelho dos Ebionitas ou dos Doze Apóstolos - Meados do Séc II d.C.
      7. Evangelho segundo os Egípcios - Meados do Séc II d.C.
      8. Evangelho de André - Séc II/III d.C.
      9. Evangelho de Felipe - Séc II/III d.C.
      10. Evangelho de Bartolomeu - Séc II/III d.C.
      11. Evangelho de Barnabé - Séc II/III d.C.
      12. O drama de Pilatos.
      13. A morte e assunção de Maria.
      14. A Paixão de Jesus.
      15. Descida de Jesus aos Infernos.
      16. Declaração de José de Arimatéia.
      17. História de José o garimpeiro.
      18. Atos de Pedro.
      19. Atos de Paulo.
      20. Atos de André.
      21. Atos de João.
      22. Atos de Tomé.
      23. Atos de Felipe.
      24. Atos de Tadeu.
      25. Epístola de Barnabé.
      26. III Epístola aos Coríntios - Séc. II d.C.
      27. Epistola aos Loadicenses - Fim do Séc. II d.C.
      28. Carta dos Apóstolos - 180 d.C.
      29. Correspondência entre Sêneca e São Paulo - Séc. IV d.C.
      30. Apocalipse de Pedro - Meados do Séc. II d.C.
      31. Apocalipse de Paulo - 380 d.C.
      32. Sibila Cristã - Séc. III d.C.
      Também em relação ao Antigo Testamento, a Igreja Católica rejeitou diversos livros como apócrifos, utilizando-se mais uma vez da sua autoridade para a delimitação do Cânon Bíblico.
      Apócrifos referentes ao Antigo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. A vida de Adão e Eva.
      2. 1Henoque.
      3. 2Henoque.
      4. Apocalipse de Abraão.
      5. Testamento de Abraão.
      6. Testamento de Isaac.
      7. Testamento de Jacó.
      8. Escada de Jacó.
      9. José e Asenet.
      10. Testamento dos Doze Patriarcas.
      11. Assunção de Moisés.[15] 12. Testamento de Jô.
      13. Salmos de Salomão.
      14. Odes de Salomão.
      15. Testamento de Salomão.
      16. Apocalipse de Elias.
      17. Ascensão de Isaías.
      18. Paralipômenos de Jeremias.
      19. Apocalipse Siríaco de Baruc.
      20. Apocalipse de Sofonias.
      21. Apocalipse de Esdras.
      22. Apocalipse de Sedrac.
      23. 3Esdras.
      24. 4Esdras.
      25. Sibilinos.
      26. Pseudo-Filemon.
      27. 3Macabeus.
      28. 4Macabeus.
      29. Salmos 151-155.
      30. Oração de Manassés.
      31. Carta de Aristeu.
      32. As Dezoito Bênçãos.
      33. Ahigar.
      34. Vida dos Profetas.
      35. Recabitas.
      Pequena relação de citações implícitas dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento nos escritos do Novo Testamento:
      Sabedoria 13,1-9 > Romanos 1,19-32; Sabedoria 6,1-4 > Romanos 13,1; Sabedoria 2,13.18 > Mateus 27,43; Eclesiástico 4,34 > Tiago 1,19; Eclesiástico 27,30-28,1-7 > Lucas 11,4; Mateus 6,15; Eclesiástico 31,1-11 > Lucas 18,24-25; Eclesiástico 35,11-24 > Lucas 18,1-8; 1Macabeus 2,29-48 > Marcos 2,27; 2Macabeus 6,18-7,42 > Hebreus 11,34-40; Tobias 12,15 > Apocalipse 8,2; Tobias 12,1-22 > Mateus 6,1-18; Tobias 13,11-18 > Apocalipse 21,1-22,1-5.

    • @Bia_CS
      @Bia_CS 10 หลายเดือนก่อน +3

      ​@@wladimirkarasek3373 mimimimi
      Tem tanta certeza do que acredita que precisa tentar convencer os outros em todos os comentários 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 10 หลายเดือนก่อน

      @@Bia_CS Uma das diferenças entre protestantes e católicos: os católicos têm dogmas que explicam quem é Jesus, enquanto as denominações protestantes não tem doutrina que explique.
      Quem é Jesus? Ou melhor: o que é Jesus? Na Bíblia, consta que Jesus é Deus que se fez carne. Jesus é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
      NÃO É ISTO QUE É A PERGUNTA.
      Podem responder que Jesus é "meu Senhor e meu Deus", como Tomé.
      Podem dizer como Pedro: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
      Não vejo possibilidade dos protestantes responderem a essas perguntas de forma satisfatória, porque seus pensamentos, teses e explicações são em geral baseadas em filosofia moderna, que está afastada de considerar Deus e homem em seus devidos lugares, como Criador e criatura. Apesar de não saberem, estão dominados por ideias gnósticas, que querem colocar o homem como Criador. Por isso, não podem responder as questões teológicas profundas.
      Jesus Cristo é homem e Deus? Qual a porcentagem de homem e qual a porcentagem de Deus? Como pode ser um homem-Deus ao mesmo tempo? Jesus é Filho de Deus, mas não é Deus, pois se fosse Deus, ninguém se escandalizam quando ouvisse os católicos chamarem Maria da mãe de Deus. Se achassem que Jesus é Deus, e se a mãe de Jesus é Maria, então não se escandalizaram em chamá-la mãe de Deus.Por que Jesus teve que ter uma mãe? Por que Jesus teve que passar 30 anos "escondido" como homem? e ser submisso aos pais? Trabalhar fazendo trabalhos braçais de carpintaria? Parece tão escandaloso que Deus encarnado tenha passado por isto.
      Por que Jesus passou 40 dias jejuando no deserto? Por que Jesus se deixou tentar por Satanás no final do período que ficou no deserto?
      Por que Jesus orava? Por que Jesus teve que suportar Judas como apóstolo? Por que Jesus não "forçou" Judas mudar? Por que Jesus no Getsêmani, quando suou sangue, orava e clamava com angústia e fervor? Por que Jesus deve que passar uma vida de penitência se Ele é o rei do universo? Por que teve que ser perseguido, preso, humilhado, flagelado, carregar a sua própria cruz, passando por um sofrimento que nem podemos imaginar, depois ainda passar horas pendurado na cruz, perdendo gota por gota o seu sangue? Por que Jesus permitiu que o pegassem na cruz, se poderia com um gesto ou talvez apenas um pensamento causar pavor em todos, e se livrar de toda dor, humilhação e angústia? Por que Jesus se auto-denomina Filho do Homem, se todas as coisas subsistem d' Ele? Era chamado Filho do Homem porque Jesus era da descendente de Davi, o Messias prometido.
      Como pode Jesus ser homem, se Jesus é antes de todas as coisas (Col 1:17)? Ser homem é ser criatura, mas Jesus é Deus. Como explicar João 6:38? Jo 6:38: Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Como explicar Jo 6:38 e outras passagens semelhantes? Por que Deus coloca todo o seu agrado em seu Filho, quando diz: Este é o meu Filho amado, em que me comprazo?
      Como pode o Criador nascer de uma criatura, fazendo-a a sua mãe? Como pode o Onipotente e Infinito se encerrar no seio de uma mulher e se vestir da limitada natureza humana e de se fazer passível? Como pode Jesus ser homem e Deus ao mesmo tempo, se o homem é criatura de Deus e Deus é o criador? Jesus não pode ser criatura e criador ao mesmo tempo, ou pode? Ou Deus tomou um homem como um instrumento para dar a sua Palavra? Qual a natureza de Jesus, natureza humana e divina? Jesus tem alma humana? Jesus realmente tinha corpo e alma humanas? ou eram divinas com aparência humana?, ou era algo temporário ou emprestado? Jesus é um avatar como na crença hinduísta? Avatar na crença hinduísta é a descida de um ser divino à terra, em forma materializada [Particularmente cultuados pelos hindus são Krishna e Rama, avatares do deus Vixnu; os avatares podem assumir a forma humana ou a de um animal. Como pode Jesus ter alma humana e ser Deus? Se Jesus tem alma, seria a sua alma criada por Deus? Seria a alma de Jesus uma criatura de Deus? Se Jesus é humano e divino, como pode Deus ser uno? Se Jesus é humano, onde Ele está agora com seu corpo? Jesus era como um espectro depois da ressurreição? Como pode um corpo humano ser como um fantasma, que aparece em todos os lugares, entra no Cenáculo fechado sem abrir portas, e desaparece, quando quer. O homem Jesus era meramente um instrumento de Deus? Ou era humano-divino? E se era humano-divino então não sentia dor, tristeza, e amarguras como nós?
      Ou era humano-divino, por isso tinha uma sensibilidade muito mais aguçada que a nossa?
      Jesus é uma Pessoa divina com duas naturezas ou Jesus é uma Pessoa e Deus é outra Pessoa?
      Jesus é Deus e tem apenas uma aparência humana sem alma humana? Por que Jesus não veio como adulto? Por que Jesus se "aviltou" no ventre de Maria? Para que Jesus passou por todas as fases da vida de bebê até a sua vida adulta, passou frio, alimentou-se do leite materno de Maria, passou necessidades das mais diversas, se fez pobre, nasceu num lugar impróprio até para os mais pobres? Como Jesus nasceu de uma virgem? Então Jesus é um fluído e não um bebê como nós? Jesus realmente nasceu e morreu? Jesus foi ou não humano e divino? Ou foi um fluído, um instrumento, um avatar, uma imagem? Se Jesus não nasceu e nem morreu porque não era realmente humano, estão o gênero humano não foi redimido?
      Como Jesus foi igual a nós em tudo exceto no pecado? Maria, para ser mãe de Jesus, foi criada por Deus sem manchas do pecado original, porque Deus não habitaria onde houvesse mácula. Se Jesus é Deus, a Santíssima Trindade desceu com sua perfeição em um pequeno espaço no útero de Maria, encerrando o Infinito, sem diminuir com isso, pois aquele espaço transformou-se no Céu. Como poderia assim ocorrer se Maria estivesse manchada? Se Jesus é Deus, certamente, Deus a fez, desde todos os tempos, a mais nobre das criaturas. Que mãe assistiria a morte na cruz de seu filho? Certamente, nenhuma, exceto Maria. Ela foi a que mais amou Deus, que assistiu a sua morte. Um amar tão acima de qualquer outra pessoa, que é incomparável. Quem tem mais glória no Céu? Certamente, quem amou mais a Deus Uno e Trino. Até o anjo Gabriel exaltou Maria como nunca os anjos nunca exaltaram: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é (está) convosco. A resposta de Maria ao anjo Gabriel e uma declaração de entrega total por amor: eis aqui a escrava (traduzem por serva de maneira imprópria) do Senhor, …. Os protestantes dizem muito: o sangue de Jesus Cristo tem poder. O que significa o sangue de Jesus Cristo para o protestante, que gosta desta expressão? Seria o sacrifício de Jesus na cruz? Seria o sacrifício da humanidade vinda de Maria? Se Jesus tem um corpo, veio de sua mãe Maria. Afinal, Maria é mãe ou não é mãe de Jesus Cristo? E o sangue preciosíssimo de Nosso Senhor veio de Maria ou é apenas algo que deve ser imaginado? A contradição do protestantismo está em sua própria raiz e fundação, o protestantismo é inconciliável se não esquecer algumas partes do que Jesus ensinou e do que Jesus foi. Ao mesmo tempo que falam que o sangue de Jesus tem poder e do Leão de Judá, enfatizando o poder de Jesus perante qualquer dificuldade, esquecem-se de que Jesus morreu na cruz em meio aos maiores sofrimentos físicos e morais, e mandou que cada um carregasse a sua cruz. Na afirmação o sangue de Jesus tem poder, lembram-se apenas do poder, e esquecem-se da cruz de Jesus e própria. Quem não sabem quem é Jesus, estão mais perto do islã, hinduísmo e budismo, do que do cristianismo.
      Quando analisado sem a profundidade necessária, há uma aparente impossibilitada lógica e falta de argumentos bíblicos para tratar Jesus como Homem-Deus. Não saber quem é Jesus pode gerar uma série de confusões doutrinárias. Se um pregador não souber responder quem é Jesus, ou melhor, o que é Jesus, a sua palavra é vã. Os protestantes não têm doutrinas ou dogmas que expliquem quem é Jesus. Já a doutrina católica explicou quem é Jesus, quando se estabeleceu dogmas de fé já nos primeiros Concílios, em reação as primeiras heresias, que pregaram contra a consubstancialidade da Segunda e da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
      Livro Hugo e Ricardo de São Vitor, obras selecionadas P. 308 e 309. Porventura podemos dizer que não é eterna a natividade daquele para quem não há mudança, nem sombra de vicissitudes (Ti 1,17). Se houve um momento em que Ele ainda não tinha nascido, como poderia ser coeterno e coigual ao Pai? E se haverá um momento em que não mais nascerá, como aquela natureza poderia ser imutável, já que algo nela pode mudar? ….Isso falamos sobre o nascimento do Filho, podemos, seguindo o mesmo raciocínio, também perguntar acerca da processão do Espírito Santo. (...) Se o Espírito Santo tem a mesma potência que o Pai (...) então poderia gerar um Filho assim como o faz o Pai? (...) Que coisa é está na qual a humanidade e a divindade se uniram, formando uma só pessoa? Porventura a pessoa de Cristo é uma parte do homem, uma parte de Deus, ou uma parte comum a ambos? (...) Se é algo do homem, é criatura. (...).
      Livro Hugo e Ricardo de São Vitor, obras selecionadas, p. 59. As grandes discussões surgidas nos primeiros séculos da cristandade sobre a Santíssima Trindade tiveram uma primeira solução com os Concílios de Nicéia (325) e Constantinopla ((381), que definiram as grandes linhas do mistério tributário. Logo em seguida, Santo Agostinho dedicou dezesseis anos de sua vida, entre os anos de 400 e 416, meditando e escrevendo o Tratado sobre a Santíssima Trindade, também conhecido como De Trinitate, que iria marcar decisivamente todo o pensamento subsequente da Igreja sobre este tema. A Igreja Católica tem uma base sólida.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 10 หลายเดือนก่อน

      @@Bia_CS TORRE DE BABEL MODERNA (protestantismo).
      Vídeo do Padre Gabriel Vila Verde - As heresias de Lutero.
      th-cam.com/video/mtFWFl8VnR4/w-d-xo.htmlsi=Guu9436hWwuylDKT
      Ex-pastor presbiteriana se converte ao catolicismo e explica os motivos.
      th-cam.com/video/_urbYhkOqwc/w-d-xo.htmlsi=ayJr5qqe7Jdu3c-b
      Hoje, existe mais de 50 mil denominações diferentes com doutrinas que não se harmonizam.
      O protestantismo gerou um TORRE DE BABEL moderna.
      Sem perceber, ACUSAM Jesus Cristo de mentiroso, que as portas do inferno não prevaleceram na sua Igreja. Se os protestantes estão certos Jesus mentiu. Se as portas do inferno não prevaleceriam, a Igreja dos apóstolos permaneceria até hoje, apesar dos homens, apesar de Judas, Caifás, Anás, o Sinédrio, os doutores da Lei, Heródes, Pilatos. Se não prevaleceriam as portas do inferno em sua Igreja, então ou Jesus mentiu, ou os protestantes inventaram uma falsidade para justificar a existência de suas denominações.
      Afinal, qual é a Igreja de Jesus? A Santa Igreja Católica tem 2 mil anos, mas os protestantes querem dizer que a verdade veio depois de mais de 1.400 anos, com pretensiosos como Lutero, Calvino e outros que se dizem portadores da verdade, profetas ou inspirados pelo Espírito Santo, mas criaram cada qual a sua própria doutrina nova.
      O que os protestantes conseguiram?
      Hoje, existe mais de 30 mil denominações diferentes com doutrinas que não se harmonizam.
      Conseguiram fazer um INFERNO, UMA TORRE DE BABEL, UMA CONFUSÃO DEMONÍACA.
      A Torre de Babel é a paródia demoníaca da escada de Jacó.
      Quando os protestantes acusam a Igreja de Cristo de ter se degenerado após o império de Constantino, acham que Deus não opera na história, e que Deus abandonou a Sua Igreja (e provavelmente o mundo), só reaparecendo quando homens resolveram fundar uma nova igreja. Mas se a igreja protestante fosse a de Jesus, não se dividiria em milhares, mas manteria a sua unidade.
      Toda vez que a Igreja passa por crises, Deus manda santos extraordinários para manter o depósito da fé. Mesmo com tantos traidores dentro e acusadores fora, Deus garante que as portas do inferno não prevalecerão. A aparências pode ser de degradação, mas o depósito da fé se mantém. No tempo da heresia ariana, o filho de Constantino, o imperador Constâncio, quase destruiu a Igreja, quando perseguiu os bispos católicos, perseguiu, tentaram matá-lo e baniu o grande Santo Atanásio em cinco ocasiões. Deus colocou Santo Atanásio para manteve a Igreja firme, apesar da aparente destruição.
      Filosofia da Religião, Fulton J. Sheen, pág. 320.: " Lutero afirmou que o homem era intrinsecamente corrupto, ao qual os méritos de Cristo eram atribuídos extrinsecamente. Não existiria a regeneração interior sendo os méritos de Cristo apenas um manto com que se cobria o pecado".
      Lutero conclui que o sobrenatural não regenera intrinsecamente o homem, logo a próxima conclusão é que o sobrenatural não é natural no homem. Com isto, Lutero foi um que ajudou abrir a porta para o comunismo, o ateísmo, o agnosticismo, a visão deísta, o iluminismo e todos os pensamentos modernos relativista, tolos, toscos e materialistas, que desprezam a existência de Deus.
      Os protestantes precisam negar a instituição da Igreja de Cristo e do sacerdócio como ministro de Cristo para manterem a sua lógica de poder criar uma igreja em cada esquina, conforme a vontade dos homens, e não a vontade de Deus.
      LUTERO era atormentado pelo medo da condenação e criou uma nova doutrina para abrandar os seus temores, com a ideia de que se salva somente pela fé e, para isto, alterou a Bíblia.
      afeexplicada.wordpress.com/2014/03/19/alteracoes-de-lutero-na-biblia/
      "Lutero, fundando o protestantismo, resolveu fazer sua tradução e adulterou Romanos 1,17, onde diz que “o justo viverá pela fé”. Ele acrescentou a palavra alemã “allein” que significa “somente”, e passou a pregar que o justo “viverá SOMENTE pela fé”."
      Comentário: Lutero atormentado queria ter certeza da sua salvação, mas não podemos saber com plena certeza se somos dignos de amor ou de ódio. Ecle 9,1: "Deveras todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas OBRAS, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele". Mas o Espírito pode nos certificar moralmente da nossa salvação (1 Cor 2, 10-12; Rm 8,16) pelos frutos da nossa vida.
      O problema de Lutero é que os frutos de sua vida não o tranquilizava, e a sua consciência o incomodava, precisando criar justificativas para ele mesmo que o tranquilizasse, criando a ideia da salvação SOMENTE PELA FÉ.
      LUTERO APOIOU A MORTE DOS CAMPONESES NA REVOLTA DOS CAMPONESES, que ousaram interpretar a Bíblia. Os camponeses ousaram interpretar a Bíblia, ousaram fazer o que LUTERO disse que era para fazer. Que contradição!
      www.dw.com/pt-br/1525-fim-da-guerra-dos-camponeses/a-542971
      "Os revoltosos baseavam-se na Bíblia para afirmar que os camponeses nasceram livres e reivindicavam a livre escolha dos líderes espirituais, a abolição da servidão, a diminuição dos impostos sobre a terra e a liberdade para caçar nas florestas pertencentes à nobreza. Lutero condenou o movimento dos camponeses, apoiando os príncipes e nobres."
      Calvino fez a primeira tirania do mundo em Genebra, entrando até na casa das pessoas para fiscalizar os seus hábitos mais íntimos, e obrigando a confissão em público, sendo intolerante com quem não seguisse as suas determinações.
      Os calvinistas mataram milhares de mulheres acusando-as de bruxas.
      www.veritatis.com.br/ainda-as-inquisicoes-protestantes-2/amp/
      "Reforma Protestante, com sua doutrina da “Sola Scriptura” contribuiu em muito, principalmente para a “caça às bruxas”."
      'própria Inquisição (protestante), a qual foi muito mais violenta e cruel, com procedimentos muito mais injustos, às vezes sem julgamento nem apelação ou tribunais próprios".
      Calvino: “Sabendo que homem ele é (certo teólogo que não concordava com Calvino), desejaria que ficasse na podridão de alguma cova e asseguro-vos: para cumprir o meu dever, se isto tivesse ao meu alcance, NÃO DEIXARIA DE O MANDAR QUEIMAR”
      A história está repleta de assassinatos cruéis que os protestantes praticaram contra os católicos.
      No Brasil houve o massacre holandês no Nordeste brasileiro por intolerância religiosa:
      www.bbc.com/portuguese/brasil-41568388
      th-cam.com/video/oq3AWwd862I/w-d-xo.html
      Massacrados por calvinistas franceses 40 jovens da Companhia de Jesus (entre 20 e 30 anos), 32 portugueses e 8 espanhóis, destinados às missões no Brasil em 1570.
      pt.m.wikipedia.org/wiki/Quarenta_M%C3%A1rtires_do_Brasil
      Em Brielle, junto ao rio Mosa, na Holanda, a paixão dos santos mártires Nicolau Pieck, presbítero, e dez companheiros* da Ordem dos Frades Menores e oito do clero diocesano ou regular, que, por terem defendido a presença real de Cristo na Eucaristia e a autoridade da Igreja Romana, foram submetidos pelos calvinistas a numerosas torturas e humilhações e, finalmente, suspensos na forca, consumaram o seu combate.
      A perseguição dos católicos franceses por calvinistas
      www.veritatis.com.br/a-perseguicao-dos-catolicos-franceses-por-calvinistas/amp/
      Inventaram e propagaram mentiras sobre a Santa Igreja Católica para legitimarem falsamente as suas igrejas.
      Quem persegue a Igreja, persegue Jesus Cristo: Saulo, Saulo, por que me persegues?
      LUTERO
      Baseado no curso Lutero e o Mundo Moderno, do Padre Paulo Ricardo.
      Lutero, devido em parte à sua formação nominalista, que lhe desfigurava o rosto de Deus, parecia ter sérias dúvidas quanto à misericórdia divina. Além do que, dava mostras de ser excessivamente autocentrado: sua vida como monge e fiel católico NÃO TINHA POR FINALIDADE SERVIR E AMAR A DEUS, mas APENAS SALVAR A PRÓPRIA ALMA. (......) muitos dos problemas espirituais de Lutero foram devidos ao seu constante voltar-se sobre si mesmo, à sua OBSESSÃO COM O BEM E A SALVAÇÃO da PRÓPRIA ALMA.
      Um outro aspecto que também se manifesta nas crises de Lutero foi a sua BUSCA INCANSÁVEL por aquela CERTEZA DE FÉ SOBRE A PRÓPRIA SALVAÇÃO (....) Não podemos nesta vida ter uma certeza absoluta, mas apenas moral e suficiente, de que estamos na graça de Deus (....). LUTERO NÃO PODIA CONTENTAR-SE COM ESTA CERTEZA MORAL, que deveria ser suficiente para tranquilizar a consciência de qualquer fiel (....) queria, antes, uma garantia inquebrantável, que lhe apaziguasse de uma vez para sempre os escrúpulos. (...) Lutero já parece ter lugar um FENÔMENO QUE SERÁ CONSTANTE NA MODERNIDADE e que irá distinguir o pensamento moderno da tradição filosófica anterior, a saber: o primado da certeza sobre a verdade e o desejo de alcançar, não um conhecimento verdadeiro, mas algo certo e seguro. (....)
      Lutero nunca teve vida de oração íntima. (....) Orar, aos olhos de Lutero, não significava abrir-se à ação da graça, mas um simples ato de “MORALISMO”, UM DEVER que se devia cumprir COMO MEIO DE LUCRAR, com suas próprias forças, o estado de justiça.(....)
      LUTERO acredita que é por um DECRETO DIVINO PURAMENTE ARBITRÁRIO, independente do ser constitutivo das coisas, que o homem “se torna” justo aos olhos de Deus.
      Com uma visão deturpada da natureza humana, decaída e irreparável, LUTERO alimentou durante toda a vida um PROFUNDO TERROR DE SER CONDENADO AO INFERNO. E, para livrar-se desse medo persistente, ele ELABOROU UMA JUSTIFICAÇÃO FICTÍCIA que, por sua vez, é efeito de um “ato de fé” realizado pelos esforços internos do próprio homem: quem está no centro da ação salvífica não é Deus, com o auxílio de sua graça curativa e santificante, mas o próprio homem, voltado sobre si mesmo e sobre os seus próprios atos psicológicos.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 10 หลายเดือนก่อน

      @@Bia_CS TORRE DE BABEL MODERNA (protestantismo).
      O protestantismo mudou o cristianismo, quando jogou fora o lado visível do Corpo Místico de Cristo, isto é, a Igreja instituída por Cristo Se Jesus quisesse que só existisse o lado invisível, chamaria de Alma Mística de Cristo, e não de Corpo.
      Jogou fora os sacramentos, o sacerdócio, a comunhão eucarística, a noção do purgatório, os dogmas de fé, o juízo particular, a intercessão dos santos, a interpretação da Bíblia com método e apoiada na Tradição e no Magistério, a Tradição, a sucessão apostólica, a sucessão de Pedro, a santidade, a mística dos santos, os escritos dos Doutores e dos Padres da Igreja (patrística).
      Inventaram um cristianismo esvaziado e com um racionalismo estranho, parecido com o cientificismo materialista e ateu, que adapta a Bíblia conforme o seu pensamento, e não o pensamento conforme a Bíblia.
      O que gerou o protestantismo? Gerou divisão em mais de 30 mil denominações diferentes, alguns dizem que são mais de 50 mil. Começaram negando o sacerdócio e a missa. Criaram a livre interpretação da Bíblia e cada pessoa pensa o que quer. Daí para a Torre de Babel moderna foi a consequência.
      SACERDOTE. Diferença entre católicos e protestantes: o protestantismo não tem sacerdote.
      PROTESTANTISMO É O CRISTIANISMO SEM SACERDÓCIO.
      Retirado do site do padre Paulo Ricardo: "Como impedir que o mundo desabe?"
      O protestante é uma pessoa que acredita em Jesus, mas não no sacerdócio: ele acha que todos os cristãos são iguais - os batizados são iguais aos pastores, que não têm poder algum a mais do que eles.
      (...)
      A quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; a quem os retiverdes, lhes serão retidos (João 20, 23).
      Ao fazer isso, Jesus instituiu o sacramento da Confissão. E Jesus também disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós. fazei isto em memória de mim (Lc 22, 19).
      Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia (João 6, 54)
      A Missa não é um ritual “folclórico”. A Missa é o Calvário, é o sacrifício da Cruz. O protestantismo está todo baseado num ódio ao sacerdócio e num ódio à Missa (no ódio de Lutero).
      (....) Foi ao negarem isso (missa, sacerdócio e eucaristia) que todas as revoluções começaram.
      Mas o protestantismo foi somente a primeira revolução: 300 anos depois de Lutero veio a Revolução Francesa. E o que é a Revolução Francesa? Ódio a Jesus. “Jesus não tem nada de mais diante das outras religiões”. E qual é a religião da Revolução Francesa? É a religião maçônica.
      É essa a religião que, infelizmente, está na cabeça da sociedade inteira, (...): “Todas as religiões são boas, o importante é crer em alguma coisa”.
      O que você faz quando diz isso? Manda Jesus para “a lata do lixo”. Para você, Jesus não é Deus que se fez homem. É só mais um homem “iluminado”, como Buda, Maomé, Confúcio…
      Mas nós, católicos, cremos que Ele é Deus que se fez homem. E mais: que esse homem está vivo naquele pão consagrado pelo sacerdote na Eucaristia. É Deus! Na hóstia tem um homem vivo de verdade.
      (....)
      E, finalmente, há 200 anos, veio a terceira revolta: veio o NÃO a Deus, com a revolução comunista.
      Na revolução comunista, o problema começou a ser… Deus: “Crer em Deus é uma alienação”; “Nós não podemos agora falar de Deus, a sociedade é laica”; “Os crucifixos precisam ser retirados dos tribunais porque vocês estão fazendo apologia e impondo cristianismo às outras pessoas…”
      Assim nenhum monumento, nenhum sinal de fé, pode se sobrepor à ideologia do “Estado laico”. Porque só quem pode manifestar suas convicções em público - claro - sem ser perturbado, são os ateus.
      (...)
      O ateísmo é uma atitude religiosa. Portanto, na prática, nosso Estado não é laico; nosso Estado é ateu.
      (...)
      Portanto: 500 anos atrás, NÃO ao sacerdócio e à Missa: protestantismo; 200 anos atrás, NÃO a Jesus: o indiferentismo religioso da Revolução Francesa; 100 anos atrás, o NÃO a Deus, com a ascensão política do marxismo.
      E você acha que parou por aí? Infelizmente não, porque nós estamos vivendo agora a quarta revolução: NÃO ao homem.
      Com a ideologia de gênero, nós vamos nos transformando em “mutantes”; com o ecologismo radical, vamos nos transformando no “câncer do planeta Terra”. “O homem é quem prejudica o planeta, precisamos controlar a população, a humanidade tem que diminuir…”
      Então, a família natural, como Deus a criou, também precisa ser destruída: “Vamos promover a diversidade sexual, para termos menos nascimentos de seres humanos, e quanto menos seres humanos melhor”.
      (...)
      Foram os sacramentos da Santa Igreja que, durante 1500 anos, mantiveram o eixo da civilização ocidental.
      Quando começamos com o NÃO ao sacerdócio, isso parece inofensivo; depois vem o NÃO a Jesus e isso parece tolerante; depois vem o NÃO a Deus, e isso já parece estranho. Mas depois vem o NÃO ao homem, e aí já é tarde demais para entendermos que perdemos o trem da história quando abandonamos a nossa santa religião, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
      (...)
      Quando não se crê nisto - que é somente através das mãos do sacerdote, validamente ordenado, que esse Deus vivo vem entre nós -, o mundo perde o seu eixo.
      Jesus Cristo, sacerdote e vítima, morreu por nós para expiar os nossos pecados. Jesus, como o sacerdote eterno, se entregou como vítima.
      Na última ceia, Jesus disse somente aos apóstolos: "Fazei isto em memória de Mim"(1 Cor 11:25, Lc 22:19). Com está ordem, Jesus os nomeou seus ministros sacerdotais para oferecerem o seu sacrifício eterno a Deus. Quem oferece sacrifícios a Deus pelo povo são sacerdotes, porque são a ponte entre o povo e Deus. O sacerdote ordenado é o ministro de Jesus Cristo para atualizar, renovar e eternizar o Seu sacrifício perfeito.
      Na missa, cada fiel deve oferecer-se em sacrifício, oferecer a sua pequena cruz, que se junta a cruz de Cristo para que seja aceita. Assim somos a geração eleita e o sacerdócio real que São Pedro diz.
      1 Pedro 2:9: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
      Sacerdote na Bíblia tem vários sentidos: sacerdote eterno e único, sacerdote ordenado ministro de Cristo e sacerdotes que oferecem as suas pequenas cruzes.

  • @taniasalvatti3329
    @taniasalvatti3329 11 หลายเดือนก่อน +94

    Vou comprar minha primeira Bíblia, depois de assistir tantos vídeos do Rodrigo. Ah! Conheci você no Flow

    • @xjoTa88
      @xjoTa88 11 หลายเดือนก่อน +6

      Eai, comprou? Também comprei a minha primeira bíblia recentemente.

    • @rosalages5222
      @rosalages5222 9 หลายเดือนก่อน +3

      A minha primeira bíblia, peguei no lixo na década de 80, era bíblia protestante sendo eu católica. Fiquei um bom tempo usando essa Bíblia até que comprei uma nova.

    • @PatristicaBrasil
      @PatristicaBrasil หลายเดือนก่อน

      RODRIGO OMITE VÁRIAS COISAS, JUDEUS TEM TALMUD, TOSEFTA, MIDRASH, ENTRE OUTROS LIVROS COMO SENDO PALAVRA DE DEUS ENTREGUES NO MONTE SINAI A MOISES, PROTESTANTES DEVERIAM SEGUIR ESSES LIVROS E RODRIGO NÃO DIZ. JUDEUS BETA ISRAEL TEM TODOS OS DEUTEROCANÔNICOS, GRUPO QUE EXISTE A 800 ANOS ANTES DE CRISTO. EM QUMRAM, NOS ESCRITOS DO MAR MORTO, $ LIVROS DOS DEUTEROCANÔNICOS FORAM ENCONTRADOS, EM GENIZAH, SINAGOGA DO CAIRO RINHA 5 DEUTEROCANÔNICOS, QUE ERAM USADOS NA SINAGOGA DURANTE PELO MENOS 2000 ANOS. EM NENHUM MUSEU DO MUNDO EXISTIU BÍBLIA COM 66 LIVROS ANTES DA DEFORMA PROTESTANTE, SÓ E SOMENTE SÓ BÍBLIAS COM 73.

  • @fabriciobonassa5643
    @fabriciobonassa5643 2 ปีที่แล้ว +24

    Eu admiro a sua elegância, Dr Rodrigo, em conversar com todos os ramos denominacionais.

    • @adrianodeoliveira9354
      @adrianodeoliveira9354 2 ปีที่แล้ว

      Fabrício, infelizmente o Rodrigo Silva ocultou muitas informações importantes sobre os deuterocanônicos, que fazem com que o leitor tenha uma percepção errada sobre estes livros. A verdadeira pesquisa em fontes confiáveis demonstra, sem sombra de dúvidas, que os deuterocanônicos são inspirados por Deus. No link abaixo, lhe apresento um vídeo refutando os erros de Rodrigo Silva e mostrando a verdade sobre o cânon bíblico. Veja e divulgue. Desde já agradeço. th-cam.com/video/-nPI5h1s-cg/w-d-xo.html

    • @PatristicaBrasil
      @PatristicaBrasil หลายเดือนก่อน

      RODRIGO OMITE VÁRIAS COISAS, JUDEUS TEM TALMUD, TOSEFTA, MIDRASH, ENTRE OUTROS LIVROS COMO SENDO PALAVRA DE DEUS ENTREGUES NO MONTE SINAI A MOISES, PROTESTANTES DEVERIAM SEGUIR ESSES LIVROS E RODRIGO NÃO DIZ. JUDEUS BETA ISRAEL TEM TODOS OS DEUTEROCANÔNICOS, GRUPO QUE EXISTE A 800 ANOS ANTES DE CRISTO. EM QUMRAM, NOS ESCRITOS DO MAR MORTO, $ LIVROS DOS DEUTEROCANÔNICOS FORAM ENCONTRADOS, EM GENIZAH, SINAGOGA DO CAIRO RINHA 5 DEUTEROCANÔNICOS, QUE ERAM USADOS NA SINAGOGA DURANTE PELO MENOS 2000 ANOS. EM NENHUM MUSEU DO MUNDO EXISTIU BÍBLIA COM 66 LIVROS ANTES DA DEFORMA PROTESTANTE, SÓ E SOMENTE SÓ BÍBLIAS COM 73.

  • @paulojunqueira5581
    @paulojunqueira5581 10 หลายเดือนก่อน +11

    Rodrigo Silva, você é um canal de Bençãos na vida dos que desejam conhecer mais a Deus e os seus Propósitos. Que Deus continue te abençoando e te ilumine sempre. Glórias a Deus.

    • @PatristicaBrasil
      @PatristicaBrasil หลายเดือนก่อน

      RODRIGO OMITE VÁRIAS COISAS, JUDEUS TEM TALMUD, TOSEFTA, MIDRASH, ENTRE OUTROS LIVROS COMO SENDO PALAVRA DE DEUS ENTREGUES NO MONTE SINAI A MOISES, PROTESTANTES DEVERIAM SEGUIR ESSES LIVROS E RODRIGO NÃO DIZ. JUDEUS BETA ISRAEL TEM TODOS OS DEUTEROCANÔNICOS, GRUPO QUE EXISTE A 800 ANOS ANTES DE CRISTO. EM QUMRAM, NOS ESCRITOS DO MAR MORTO, $ LIVROS DOS DEUTEROCANÔNICOS FORAM ENCONTRADOS, EM GENIZAH, SINAGOGA DO CAIRO RINHA 5 DEUTEROCANÔNICOS, QUE ERAM USADOS NA SINAGOGA DURANTE PELO MENOS 2000 ANOS. EM NENHUM MUSEU DO MUNDO EXISTIU BÍBLIA COM 66 LIVROS ANTES DA DEFORMA PROTESTANTE, SÓ E SOMENTE SÓ BÍBLIAS COM 73.

  • @italagomesdasilva9599
    @italagomesdasilva9599 3 ปีที่แล้ว +23

    Eu gosto de pessoas inteligentes e Sabia o conhecimento desse Homem é Belíssimo Doutor Rodrigo Silva Verdadeiramente você é uma Benção de DEUS.

    • @gibranlacerda5854
      @gibranlacerda5854 3 ปีที่แล้ว

      fica 1 questão para responder:
      onde esteve o Espírito Santo que permitiu XVI SÉCULOS dos católicos espalhando um falso canon?
      daí ele aparece na reforma (que coincidência) e ilumina os cristãos a corrigir esse terrível erro?
      esteve o espírito acompanhando pequenas comunidades que desaparecerem e nao deram fruto nenhum ao evangelho?
      daí ele escolhia outra comunidade que desaparecia e depois outra e depois outra?
      onde esteve? jesus prometeu ficar com eles todos os dias.....

  • @marabarth7144
    @marabarth7144 3 ปีที่แล้ว +104

    Olá Rodrigo, sou agradecida a Deus por sua vida.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      No vídeo "Bíblia Católica, Bíblia Protestante" foi dito aos 30 min que Hugo de São Victor (o certo é Hugo de São Vitor) não aceitava os livros apócrifos. Desconfiei que o grande comentarista da Bíblia faria tal despropósito e numa folheada rápida já encontrei citado Livro de Tobias. Parece que Rodrigo Silva não leu Hugo de São Vitor, e não tem a menor ideia do que escreveu.
      Após séculos de discussão, o papa fechou questão e a partir de então quem se diz católico deve também fechar questão.
      Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Mais recentemente, os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870)”
      Cita Guilherme de Ockham, que é um nominalista e não é boa referência. Lutero bebeu da fonte de Ockham. Não sei se Ockham aceitava ou não a Bíblia Católica, mas isto pouco importa, pois se não aceitava estava fora da fé Católica.
      Aliás, falando de Lutero, não estou confrontando nenhuma denominação protestante, pois nem os Luteranos seguem o que disse Lutero.
      Rodrigo Silva dá um ar de respeitador ao catolicismo, mas sua tendência para entortar é perigosa para a fé de muitos.
      Lamentável um protestante querer determinar como a Igreja Católica estabeleceu os livros da Bíblia, e querer determinar que foi apenas no Concílio de Trento, após a Reforma. Rodrigo Silva deve ter consultado fontes protestantes para afirmar tal coisa. Como pode um pesquisador se apegar apenas em fontes secundárias e não consultar fontes Católicas? Não foi pesquisar em entender as fontes da Igreja, e se foi, não as entendeu e tomou como verdade os seus próprios entendimentos de forma errada. Dizer que a Igreja Antiga não tinha determinado os livros da Bíblia serve para dizer que Lutero e os protestantes não estão em desacordo com Igreja dos primeiros tempos, para deslegitimar a Igreja Católica e legitimar a sua denominação. Isso é uma falsificação por interesses de um grupo.
      Sobre o Concílio de Trento, para excomungar primeiro precisa admoesta, por isso determinar a excomunhão para os que não aceitarem os livros Bíblia não quer dizer que a partir daquela data determinou que seria daquele jeito, mas quer dizer que já foram admoestados e a partir de então seriam excomungados.
      São Jerônimo pode ter discordado até na data da determinação do papa, depois disto passou a concordar, assim como todo Católico.
      www.bibliacatolica.com.br/blog/sao-jeronimo-rejeitou-os-deuterocanonicos/
      As discussões existem intensamente e por longos períodos até a determinação dogmática, quando se encerram todas as polêmicas e discórdias.
      No episódio ao vivo com o PADRE PAULO | 4 Set 2017 - Sem Igreja não há Bíblia, explica o que segue.
      A formação da lista dos livros do Novo Testamento não aconteceu de maneira tranquila, rápida e consensual, como erroneamente imaginam os protestantes. Durante mais de três séculos a Igreja teve de lidar com grupos diversos que, por um lado, defendiam a inclusão de vários livros apócrifos no cânon bíblico - como era o caso dos gnósticos - e, por outro, queriam a exclusão de vários livros sagrados, reconhecendo como verdadeiros apenas o Evangelho de Lucas e algumas cartas paulinas - como no caso dos marcionitas, discípulos do herege Marcião. Coube à Igreja Católica, representada pela autoridade apostólica dos bispos e apoiada na Tradição, a missão de discernir a respeito do assunto e listar, depois de um consenso por parte de todo o orbe católico, os livros que deveriam estar presentes no cânon das Sagradas Escrituras. A lista mais antiga de que temos notícia é a lista do Papa Dâmaso, no século IV (cf. Decretum Damasi: DS 179-180):
      Para o Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus (....). Para o Novo Testamento: Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João; os Atos dos Apóstolos; as epístolas de São Paulo: aos Romanos, primeira e segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos (....). Antes da formação do cânon bíblico, os primeiros cristãos passaram séculos a fio vivendo apenas da Tradição. Para que fique claro, o livro mais antigo do Novo Testamento, a I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, foi redigido quase 20 anos após a ascensão de Jesus, ao passo que o mais recente, o livro do Apocalipse, foi escrito por volta do ano 90. Além disso, esses livros não estavam reunidos em um único pergaminho, mas espalhados por várias regiões, de modo que a Igreja primitiva não possuía um Novo Testamento como nós o conhecemos. Os primeiros cristãos, luminares de santidade, viveram absolutamente da Tradição, da Palavra de Deus encarnada, não de um livro.
      www.veritatis.com.br/como-e-quem-definiu-quais-seriam-os-livros-da-biblia/amp/
      Nos mais antigos escritos dos Santos Padres da Igreja (Patrística), os livros rejeitados pelos protestantes (deuterocanônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros estes rejeitados pelos protestantes. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e do 2Macabeus; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos.
      Mas antes de definir o que os católicos pensam, deve buscar fontes católicas e perguntar para católicos conhecedores do assunto.
      Para se chegar ao Novo Testamento que temos, a Igreja Católica teve de rejeitar diversos livros que não eram inspirados por Deus.Apócrifos referentes ao Novo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. Evangelho segundo os Hebreus (gnóstico) - Fim do Séc I d.C.
      2. Proto-Evangelho de Tiago.
      3. Evangelho do Pseudo Tomé.
      4. O Evangelho de Pedro - Meados do Séc II d.C.
      5. O Evangelho de Nicodemos.
      6. O Evangelho dos Ebionitas ou dos Doze Apóstolos - Meados do Séc II d.C.
      7. Evangelho segundo os Egípcios - Meados do Séc II d.C.
      8. Evangelho de André - Séc II/III d.C.
      9. Evangelho de Felipe - Séc II/III d.C.
      10. Evangelho de Bartolomeu - Séc II/III d.C.
      11. Evangelho de Barnabé - Séc II/III d.C.
      12. O drama de Pilatos.
      13. A morte e assunção de Maria.
      14. A Paixão de Jesus.
      15. Descida de Jesus aos Infernos.
      16. Declaração de José de Arimatéia.
      17. História de José o garimpeiro.
      18. Atos de Pedro.
      19. Atos de Paulo.
      20. Atos de André.
      21. Atos de João.
      22. Atos de Tomé.
      23. Atos de Felipe.
      24. Atos de Tadeu.
      25. Epístola de Barnabé.
      26. III Epístola aos Coríntios - Séc. II d.C.
      27. Epistola aos Loadicenses - Fim do Séc. II d.C.
      28. Carta dos Apóstolos - 180 d.C.
      29. Correspondência entre Sêneca e São Paulo - Séc. IV d.C.
      30. Apocalipse de Pedro - Meados do Séc. II d.C.
      31. Apocalipse de Paulo - 380 d.C.
      32. Sibila Cristã - Séc. III d.C.
      Também em relação ao Antigo Testamento, a Igreja Católica rejeitou diversos livros como apócrifos, utilizando-se mais uma vez da sua autoridade para a delimitação do Cânon Bíblico.
      Apócrifos referentes ao Antigo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. A vida de Adão e Eva.
      2. 1Henoque.
      3. 2Henoque.
      4. Apocalipse de Abraão.
      5. Testamento de Abraão.
      6. Testamento de Isaac.
      7. Testamento de Jacó.
      8. Escada de Jacó.
      9. José e Asenet.
      10. Testamento dos Doze Patriarcas.
      11. Assunção de Moisés.[15] 12. Testamento de Jô.
      13. Salmos de Salomão.
      14. Odes de Salomão.
      15. Testamento de Salomão.
      16. Apocalipse de Elias.
      17. Ascensão de Isaías.
      18. Paralipômenos de Jeremias.
      19. Apocalipse Siríaco de Baruc.
      20. Apocalipse de Sofonias.
      21. Apocalipse de Esdras.
      22. Apocalipse de Sedrac.
      23. 3Esdras.
      24. 4Esdras.
      25. Sibilinos.
      26. Pseudo-Filemon.
      27. 3Macabeus.
      28. 4Macabeus.
      29. Salmos 151-155.
      30. Oração de Manassés.
      31. Carta de Aristeu.
      32. As Dezoito Bênçãos.
      33. Ahigar.
      34. Vida dos Profetas.
      35. Recabitas.
      Pequena relação de citações implícitas dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento nos escritos do Novo Testamento:
      Sabedoria 13,1-9 > Romanos 1,19-32; Sabedoria 6,1-4 > Romanos 13,1; Sabedoria 2,13.18 > Mateus 27,43; Eclesiástico 4,34 > Tiago 1,19; Eclesiástico 27,30-28,1-7 > Lucas 11,4; Mateus 6,15; Eclesiástico 31,1-11 > Lucas 18,24-25; Eclesiástico 35,11-24 > Lucas 18,1-8; 1Macabeus 2,29-48 > Marcos 2,27; 2Macabeus 6,18-7,42 > Hebreus 11,34-40; Tobias 12,15 > Apocalipse 8,2; Tobias 12,1-22 > Mateus 6,1-18; Tobias 13,11-18 > Apocalipse 21,1-22,1-5.

    • @adrianodeoliveira9354
      @adrianodeoliveira9354 2 ปีที่แล้ว

      Mara, infelizmente o Rodrigo Silva ocultou muitas informações importantes sobre os deuterocanônicos, que fazem com que o leitor tenha uma percepção errada sobre estes livros. A verdadeira pesquisa em fontes confiáveis demonstra, sem sombra de dúvidas, que os deuterocanônicos são inspirados por Deus. No link abaixo, lhe apresento um vídeo refutando os erros de Rodrigo Silva e mostrando a verdade sobre o cânon bíblico. Veja e divulgue. Desde já agradeço. th-cam.com/video/-nPI5h1s-cg/w-d-xo.html

    • @Leo-kp7fl
      @Leo-kp7fl 9 หลายเดือนก่อน

      ​@@wladimirkarasek3373😂 continua com o mesmo blablabla

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 9 หลายเดือนก่อน

      @@Leo-kp7fl VADE RETRÔ, SATANÁS!

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 9 หลายเดือนก่อน

      @@Leo-kp7fl TORRE DE BABEL MODERNA (protestantismo). Mt 7, 15.Guardai-vos dos falsos profetas. (...) 16.Pelos seus frutos os conhecereis. (...)
      Vídeo do Padre Gabriel Vila Verde - As heresias de Lutero.
      th-cam.com/video/mtFWFl8VnR4/w-d-xo.htmlsi=Guu9436hWwuylDKT
      Ex-pastor presbiteriana se converte ao catolicismo e explica os motivos.
      th-cam.com/video/_urbYhkOqwc/w-d-xo.htmlsi=ayJr5qqe7Jdu3c-b
      Hoje, existe mais de 50 mil denominações diferentes com doutrinas que não se harmonizam.
      O protestantismo gerou um TORRE DE BABEL moderna.
      Sem perceber, ACUSAM Jesus Cristo de mentiroso, que as portas do inferno não prevaleceram na sua Igreja. Se os protestantes estão certos Jesus mentiu. Se as portas do inferno não prevaleceriam, a Igreja dos apóstolos permaneceria até hoje, apesar dos homens, apesar de Judas, Caifás, Anás, o Sinédrio, os doutores da Lei, Heródes, Pilatos. Se não prevaleceriam as portas do inferno em sua Igreja, então ou Jesus mentiu, ou os protestantes inventaram uma falsidade para justificar a existência de suas denominações.
      Afinal, qual é a Igreja de Jesus? A Santa Igreja Católica tem 2 mil anos, mas os protestantes querem dizer que a verdade veio depois de mais de 1.400 anos, com pretensiosos como Lutero, Calvino e outros que se dizem portadores da verdade, profetas ou inspirados pelo Espírito Santo, mas criaram cada qual a sua própria doutrina nova.
      O que os protestantes conseguiram?
      Hoje, existe mais de 30 mil denominações diferentes com doutrinas que não se harmonizam.
      Conseguiram fazer um INFERNO, UMA TORRE DE BABEL, UMA CONFUSÃO DEMONÍACA.
      A Torre de Babel é a paródia demoníaca da escada de Jacó.
      Quando os protestantes acusam a Igreja de Cristo de ter se degenerado após o império de Constantino, acham que Deus não opera na história, e que Deus abandonou a Sua Igreja (e provavelmente o mundo), só reaparecendo quando homens resolveram fundar uma nova igreja. Mas se a igreja protestante fosse a de Jesus, não se dividiria em milhares, mas manteria a sua unidade.
      Toda vez que a Igreja passa por crises, Deus manda santos extraordinários para manter o depósito da fé. Mesmo com tantos traidores dentro e acusadores fora, Deus garante que as portas do inferno não prevalecerão. A aparências pode ser de degradação, mas o depósito da fé se mantém. No tempo da heresia ariana, o filho de Constantino, o imperador Constâncio, quase destruiu a Igreja, quando perseguiu os bispos católicos, perseguiu, tentaram matá-lo e baniu o grande Santo Atanásio em cinco ocasiões. Deus colocou Santo Atanásio para manteve a Igreja firme, apesar da aparente destruição.
      Filosofia da Religião, Fulton J. Sheen, pág. 320.: " Lutero afirmou que o homem era intrinsecamente corrupto, ao qual os méritos de Cristo eram atribuídos extrinsecamente. Não existiria a regeneração interior sendo os méritos de Cristo apenas um manto com que se cobria o pecado".
      Lutero conclui que o sobrenatural não regenera intrinsecamente o homem, logo a próxima conclusão é que o sobrenatural não é natural no homem. Com isto, Lutero foi um que ajudou abrir a porta para o comunismo, o ateísmo, o agnosticismo, a visão deísta, o iluminismo e todos os pensamentos modernos relativista, tolos, toscos e materialistas, que desprezam a existência de Deus.
      Os protestantes precisam negar a instituição da Igreja de Cristo e do sacerdócio como ministro de Cristo para manterem a sua lógica de poder criar uma igreja em cada esquina, conforme a vontade dos homens, e não a vontade de Deus.
      LUTERO era atormentado pelo medo da condenação e criou uma nova doutrina para abrandar os seus temores, com a ideia de que se salva somente pela fé e, para isto, alterou a Bíblia.
      afeexplicada.wordpress.com/2014/03/19/alteracoes-de-lutero-na-biblia/
      "Lutero, fundando o protestantismo, resolveu fazer sua tradução e adulterou Romanos 1,17, onde diz que “o justo viverá pela fé”. Ele acrescentou a palavra alemã “allein” que significa “somente”, e passou a pregar que o justo “viverá SOMENTE pela fé”."
      Comentário: Lutero atormentado queria ter certeza da sua salvação, mas não podemos saber com plena certeza se somos dignos de amor ou de ódio. Ecle 9,1: "Deveras todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas OBRAS, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele". Mas o Espírito pode nos certificar moralmente da nossa salvação (1 Cor 2, 10-12; Rm 8,16) pelos frutos da nossa vida.
      O problema de Lutero é que os frutos de sua vida não o tranquilizava, e a sua consciência o incomodava, precisando criar justificativas para ele mesmo que o tranquilizasse, criando a ideia da salvação SOMENTE PELA FÉ.
      LUTERO APOIOU A MORTE DOS CAMPONESES NA REVOLTA DOS CAMPONESES, que ousaram interpretar a Bíblia. Os camponeses ousaram interpretar a Bíblia, ousaram fazer o que LUTERO disse que era para fazer. Que contradição!
      www.dw.com/pt-br/1525-fim-da-guerra-dos-camponeses/a-542971
      "Os revoltosos baseavam-se na Bíblia para afirmar que os camponeses nasceram livres e reivindicavam a livre escolha dos líderes espirituais, a abolição da servidão, a diminuição dos impostos sobre a terra e a liberdade para caçar nas florestas pertencentes à nobreza. Lutero condenou o movimento dos camponeses, apoiando os príncipes e nobres."
      Calvino fez a primeira tirania do mundo em Genebra, entrando até na casa das pessoas para fiscalizar os seus hábitos mais íntimos, e obrigando a confissão em público, sendo intolerante com quem não seguisse as suas determinações.
      Os calvinistas mataram milhares de mulheres acusando-as de bruxas.
      www.veritatis.com.br/ainda-as-inquisicoes-protestantes-2/amp/
      "Reforma Protestante, com sua doutrina da “Sola Scriptura” contribuiu em muito, principalmente para a “caça às bruxas”."
      'própria Inquisição (protestante), a qual foi muito mais violenta e cruel, com procedimentos muito mais injustos, às vezes sem julgamento nem apelação ou tribunais próprios".
      Calvino: “Sabendo que homem ele é (certo teólogo que não concordava com Calvino), desejaria que ficasse na podridão de alguma cova e asseguro-vos: para cumprir o meu dever, se isto tivesse ao meu alcance, NÃO DEIXARIA DE O MANDAR QUEIMAR”
      A história está repleta de assassinatos cruéis que os protestantes praticaram contra os católicos.
      No Brasil houve o massacre holandês no Nordeste brasileiro por intolerância religiosa:
      www.bbc.com/portuguese/brasil-41568388
      th-cam.com/video/oq3AWwd862I/w-d-xo.html
      Massacrados por calvinistas franceses 40 jovens da Companhia de Jesus (entre 20 e 30 anos), 32 portugueses e 8 espanhóis, destinados às missões no Brasil em 1570.
      pt.m.wikipedia.org/wiki/Quarenta_M%C3%A1rtires_do_Brasil
      Em Brielle, junto ao rio Mosa, na Holanda, a paixão dos santos mártires Nicolau Pieck, presbítero, e dez companheiros* da Ordem dos Frades Menores e oito do clero diocesano ou regular, que, por terem defendido a presença real de Cristo na Eucaristia e a autoridade da Igreja Romana, foram submetidos pelos calvinistas a numerosas torturas e humilhações e, finalmente, suspensos na forca, consumaram o seu combate.
      A perseguição dos católicos franceses por calvinistas
      www.veritatis.com.br/a-perseguicao-dos-catolicos-franceses-por-calvinistas/amp/
      Inventaram e propagaram mentiras sobre a Santa Igreja Católica para legitimarem falsamente as suas igrejas.
      Quem persegue a Igreja, persegue Jesus Cristo: Saulo, Saulo, por que me persegues?
      LUTERO
      Baseado no curso Lutero e o Mundo Moderno, do Padre Paulo Ricardo.
      Lutero, devido em parte à sua formação nominalista, que lhe desfigurava o rosto de Deus, parecia ter sérias dúvidas quanto à misericórdia divina. Além do que, dava mostras de ser excessivamente autocentrado: sua vida como monge e fiel católico NÃO TINHA POR FINALIDADE SERVIR E AMAR A DEUS, mas APENAS SALVAR A PRÓPRIA ALMA. (......) muitos dos problemas espirituais de Lutero foram devidos ao seu constante voltar-se sobre si mesmo, à sua OBSESSÃO COM O BEM E A SALVAÇÃO da PRÓPRIA ALMA.
      Um outro aspecto que também se manifesta nas crises de Lutero foi a sua BUSCA INCANSÁVEL por aquela CERTEZA DE FÉ SOBRE A PRÓPRIA SALVAÇÃO (....) Não podemos nesta vida ter uma certeza absoluta, mas apenas moral e suficiente, de que estamos na graça de Deus (....). LUTERO NÃO PODIA CONTENTAR-SE COM ESTA CERTEZA MORAL, que deveria ser suficiente para tranquilizar a consciência de qualquer fiel (....) queria, antes, uma garantia inquebrantável, que lhe apaziguasse de uma vez para sempre os escrúpulos. (...) Lutero já parece ter lugar um FENÔMENO QUE SERÁ CONSTANTE NA MODERNIDADE e que irá distinguir o pensamento moderno da tradição filosófica anterior, a saber: o primado da certeza sobre a verdade e o desejo de alcançar, não um conhecimento verdadeiro, mas algo certo e seguro. (....)
      Lutero nunca teve vida de oração íntima. (....) Orar, aos olhos de Lutero, não significava abrir-se à ação da graça, mas um simples ato de “MORALISMO”, UM DEVER que se devia cumprir COMO MEIO DE LUCRAR, com suas próprias forças, o estado de justiça.(....)

  • @cristinatavares1004
    @cristinatavares1004 3 ปีที่แล้ว +146

    Que maravilha . Fiz 4 anos de teologia 😏 E nunca obtive uma aula como tal . Obrigada por compartilhar .Mesmo sendo uma aula, não deixa de ser muito valiosa para mim .

    • @fabriciobarbosasoares6007
      @fabriciobarbosasoares6007 3 ปีที่แล้ว

      Porque ele aceita o cânon do nt ,avia centenas de evangelhos falando q um judeu era o Deus de Israel, para idolatria o nt serve ,kkkkkk,homem deus idolatria pagã.

    • @Cristaoconservadorapenas
      @Cristaoconservadorapenas 2 ปีที่แล้ว +10

      @@fabriciobarbosasoares6007 aprende ao menos escrever primeiro. Talvez depois disso alguém ligue para os seus argumentos

    • @cientista3820
      @cientista3820 2 ปีที่แล้ว +2

      Vê a explicação do padre Ricardo tbm.

    • @ailtonpereira3339
      @ailtonpereira3339 2 ปีที่แล้ว +1

      A Bíblia é pra por em prática, e evangelizar, não pra condenar ninguém ,irmão você fala baseado na patristica!

    • @cristinatavares1004
      @cristinatavares1004 2 ปีที่แล้ว +1

      @Fabricio Barbosa Soares. O importante é que você entendeu meu recado . Se teve ou tem erros gramaticais ou de concordância, lhe dou permissão para corrigir .

  • @elisabeteduran7151
    @elisabeteduran7151 10 หลายเดือนก่อน +9

    Rodrigo ... quanta informação armazenada em vc ! Acho incrível tanto conhecimento numa só pessoa ! Deus te abençõe com muuuuitos anos de vida para continuar compartilhando dessa forma tão clara sobre a Bíblia.

  • @lucileneseabra4398
    @lucileneseabra4398 3 ปีที่แล้ว +82

    Excelente conteúdo. Gosto demais de escutar esse sábio servo de Deus.

    • @andrejuba6566
      @andrejuba6566 3 ปีที่แล้ว +1

      Rodrigão vc estuda tanto que se atrapalha e outra todos seus videos vc tenta ser neutro ou imparcial na religião, mas sempre passa uma imagem que a religião católica esta errada. Não consigo assistir um video seu inteiro, começa bem depois distorce a verdade e acaba puxando a "sardinha" pro protestantismo, ou seja vc tem estudo mas não tem experiência com Deus.

    • @jmmarcosv9648
      @jmmarcosv9648 3 ปีที่แล้ว +1

      @@andrejuba6566 meu irmão, se tá errado tem que falar mesmo, e quem é você pra julgar a experiência alheia com Deus?

    • @miroslav.h86
      @miroslav.h86 3 ปีที่แล้ว +1

      Recomendo o site Respostas Cristãs do Bruno Lima, melhor site de apologética protestante com especialidade em patrística. Lá ele consulta as fontes usadas pelos católicos e dá as referências para rastrear e conferir. Detalhe importante é que ele enterrou a carreira de apologista do Rafael Lima, cujo livro "Manual de Defesa dos Deuterocanônicos" eu já tive. Não percam tempo trocando farpas na área de comentários. Apenas procurem ouvir argumentos dos dois lados. É fácil perceber que o ponto católico é frágil. Recomendo também o Resistência Apologética do Elisson Freire.

    • @andrejuba6566
      @andrejuba6566 3 ปีที่แล้ว +1

      @@jmmarcosv9648 é isso mesmo se o Rodrigão esta errado eu tenho que falar mesmo. Não é julgar a experiência alheia, quem tem experiência com Deus sabe que a verdade esta além do que ele fala, mesmo ele sendo um pesquisador, estudioso, etc.

    • @CarlosFidencio
      @CarlosFidencio 2 ปีที่แล้ว +2

      Falou Falou e não disse nada quanto mais você estuda a bíblia mais confuso você fica , os teólogos vieram para confundir os cristãos ✝️ se você têm fé acredita em Jesus Cristo vai até à sua Bíblia e leia o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo e peça expiração do ispirito santo. não vão pôr filósofo que você será enganado. Jesus disse que os sabios seriam confundido e os umilde entenderiam o que Jesus pregou .

  • @thaisasonnemann8655
    @thaisasonnemann8655 9 หลายเดือนก่อน +5

    Super bem explicado! Citando fontes ! Parabens por essa sua posicao de explicar tudo sem criticar quem é de determinada religiao sempre respeitando o proximo 🙏

  • @ivety1548
    @ivety1548 3 ปีที่แล้ว +19

    Amei o conteúdo, muitas pessoas já havia me feito está pergunta. Trouxe bastante acréscimos. Amo seus ensinos, sem levantar bandeiras de denominações. Apenas a verdade, só verdade.

    • @PatristicaBrasil
      @PatristicaBrasil หลายเดือนก่อน

      RODRIGO OMITE VÁRIAS COISAS, JUDEUS TEM TALMUD, TOSEFTA, MIDRASH, ENTRE OUTROS LIVROS COMO SENDO PALAVRA DE DEUS ENTREGUES NO MONTE SINAI A MOISES, PROTESTANTES DEVERIAM SEGUIR ESSES LIVROS E RODRIGO NÃO DIZ. JUDEUS BETA ISRAEL TEM TODOS OS DEUTEROCANÔNICOS, GRUPO QUE EXISTE A 800 ANOS ANTES DE CRISTO. EM QUMRAM, NOS ESCRITOS DO MAR MORTO, $ LIVROS DOS DEUTEROCANÔNICOS FORAM ENCONTRADOS, EM GENIZAH, SINAGOGA DO CAIRO RINHA 5 DEUTEROCANÔNICOS, QUE ERAM USADOS NA SINAGOGA DURANTE PELO MENOS 2000 ANOS. EM NENHUM MUSEU DO MUNDO EXISTIU BÍBLIA COM 66 LIVROS ANTES DA DEFORMA PROTESTANTE, SÓ E SOMENTE SÓ BÍBLIAS COM 73.

  • @carlinhosxavier
    @carlinhosxavier 2 ปีที่แล้ว +17

    Agradeço a Deus muito emocionado pela sua vida, pela mente iluminada e esclarecida! Precisávamos de instrutores da Palavra em nossas vidas! Isso mostra o quanto o Senhor Jesus é glorificado, pois foi revelado o conhecimento através do Espírito Santo de Deus aos humildes!! Muito obrigado por nos representar neste mundo em que nos falta conhecimento e por deixar um belíssimo legado. A Paz do Senhor Jesus Cristo!

    • @cristaoy4480
      @cristaoy4480 2 ปีที่แล้ว

      Atenta o diálogo que segue:
      cristão y
      + anónima
      1 Tm 6: 8
      anónima
      +cristão y
      Só esqueceu de mencionar que ninguém compra ou vende se não tiver a marca da besta ou o nome ou o número do seu nome. os mandamentos de Deus aqui não encaixam. Questão de lógica! Não vou nem colocar textos longos...porque ninguém lê. !
      cristao y
      + anónima
      Está tudo perdido, pois pertencem ao mundo, falam do mundo, trabalham para o mundo, não renunciam ao seu "umbigo" mas julgam-se salvos.
      cristao y
      +anónima
      Não lêm porque são preguiçosos preferem satisfazer a sua carne.
      cristao y
      +anónima
      A marca da besta (desobediência aos mandamentos) é que permite ao Homem comprar/vender. São os que têm a marca da besta os únicos que podem comprar/vender. Os outros que não aceitam a marca da besta (os que são obedientes, salvos) é que não podem comprar/vender, justamente porque não se pode comprar/vender a não ser que se tenha a marca da besta.
      A razão é a seguinte:
      E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais devedores do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
      Luc. 13:4
      A cobiça é a raiz de todas as dívidas.
      Cristo mandou que os endividados se arrependessem.
      Se não se arrependerem não entram no reino dos céus.
      Aquilo que está posto à venda nas lojas comerciais pertence ao dono da loja. Antes de comprar qualquer produto, a primeira coisa que o comprador faz é cobiçar o produto. Produto esse que tem dono, o dono do estabelecimento, pois ainda não foi comprado.Então quem compra produtos transgride também o 10 º mandamento.
      Quem vende produtos desobedece à ordem de Jesus: "Dai" e servo-lo-à dado.
      A única coisa que se pode fazer é ofertar e receber ofertas.
      A vida que a maioria das pessoas está a viver está em completo desacordo com as leis de Deus e não vai entrar no céu.
      Esforçai-vos em entrar pela porta estreita porque larga é a porta que conduz à perdição.
      anónima
      +cristao y
      É pra rir kkkkkkkkkkkk marca da besta quem não tem os mandamentos de Deus! os mandamentos são 2: Amarás o teu Deus de todo o teu entendimento e ao próximo como a ti mesmo.
      cristao y
      +anónima
      Esse mandamentos que referiste são um resumo de todos os Seus mandamentos que aí não estão desenvolvidos. Não penses que são ao nosso critério. Eles são vários mas bem específicos. Amar a Deus é obedecer aos mandamentos de Deus (João 14:21) Lucas 9: 23 (conversão)
      Quem quiser vir pós Mim = se alguém quiser ir para o céu.
      negue-se a si mesmo = deixe de fazer a sua vontade
      tome a sua cruz = mate os seus pecados diáriamente (arrependa-se dos seus pecados + deixe de cometer esses pecados).
      siga-Me = faça a vontade de Deus (obedecer aos Seus 10+1 mandamentos).
      A mesma coisa em: Amar o próximo = negar a si mesmo + seguir o próximo.
      Ainda estás a rir? Se sim lembra-te do tempo de Noé! Os impios também faziam isso.
      anónima
      +cristao y
      os colega. olha só....: Assim como VC desmembrou os 2 mandamentos em os demais, imagine tbm, que a marca da besta tbm será o resultado de tudo de pior..Vou esmiuçar um pouco: Vejamos, não precisa ninguém dizer que o sistema que envolve a besta são pessoas que não obedecem os mandamentos de Deus!!! Isso é claro e simplório!!! não tem novidade!!! o que VC precisa é abrir a sua mente pois há mais coisas a serem reveladas! Hj nós compramos o que queremos , bastando ter dinheiro, independente se compramos de pessoas que obedecem os mandamentos de Deus ou não ou se nós obedecemos ou não! ( isso é invisível). ninguém sabe quem é quem. Entenda. .. só poderá comprar ou vender quem tiver a marca, ou o nome, ou o número do seu nome! ( Terá de ser algo visível, notório) .
      cristao y
      +anónima
      Lê bem o escrevi pois não leste. Jesus manda dar tudo. Como é que podes comprar se fizeste isso que Ele ordena? No caso de lhe teres obedecido ficas sem coisa alguma logo é impossível comprares. Como retiveste para ti dinheiro, desobedeceste, tens a marca da besta, é que compras.
      Não sei se já ouviste falar de pessoas que dão tudo, obedecem, ficando sem nada? Onde está escrito que é fisica? Deus imprime as Suas leis no coração de maneira visível? Não vemos quem são?
      testa simboliza a consciência.
      mão " o proceder.
      Isto é sério.
      anónima
      +cristao y
      Então colega .... Já que tu disseste que quem compra e vende já tem a marca da besta...o que aliás eu já estou marcada do fio de cabelo a ponta dos pés (conforme o colega me acusou). Pergunto lhe: como vives? és um ermitão? vive de doações? como vc pessoa tão pura sobrevive?
      anónima
      +cristao y
      ow colega!! Leia novamente o que eu falei ...Aonde disse que a marca seria física?? Eu disse VISIVEL!!! Ap. 13 do 14 ao 18. Dá um retorno lá. .talvez ache algo de intetessante!
      cristao y
      +anónima
      Sim abandonei o trabalho há muitos anos. Vivo de quem me ajuda. A marca não é visível (Deus não põe as Suas Leis no coração visivelmente) , nem física. Está na própria pessoa que foi tornada inconsciente pela mesma. Já te disse. Vocês são bem identificados, pois, compram/vendem. Quando morreres vais para o inferno. Posteriormente destruída no lago de fogo.
      cristao y
      +anónima
      Referi-me ao trabalho do mundo.
      Agora para pregar o evangelho continuo no trabalho.
      Abandona o trabalho para ti própria.

    • @saramatarazzo7587
      @saramatarazzo7587 ปีที่แล้ว

      th-cam.com/video/Q25SBV6FHH0/w-d-xo.html

  • @ionerodrigues6854
    @ionerodrigues6854 3 ปีที่แล้ว +43

    Dr Rodrigo é uma benção,q inteligência,q o Senhor o abençoe sempre.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      No vídeo "Bíblia Católica, Bíblia Protestante" foi dito aos 30 min que Hugo de São Victor (o certo é Hugo de São Vitor) não aceitava os livros apócrifos. Desconfiei que o grande comentarista da Bíblia faria tal despropósito e numa folheada rápida já encontrei citado Livro de Tobias. Parece que Rodrigo Silva não leu Hugo de São Vitor, e não tem a menor ideia do que escreveu.
      Após séculos de discussão, o papa fechou questão e a partir de então quem se diz católico deve também fechar questão.
      Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Mais recentemente, os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870)”
      Cita Guilherme de Ockham, que é um nominalista e não é boa referência. Lutero bebeu da fonte de Ockham. Não sei se Ockham aceitava ou não a Bíblia Católica, mas isto pouco importa, pois se não aceitava estava fora da fé Católica.
      Aliás, falando de Lutero, não estou confrontando nenhuma denominação protestante, pois nem os Luteranos seguem o que disse Lutero.
      Rodrigo Silva dá um ar de respeitador ao catolicismo, mas sua tendência para entortar é perigosa para a fé de muitos.
      Lamentável um protestante querer determinar como a Igreja Católica estabeleceu os livros da Bíblia, e querer determinar que foi apenas no Concílio de Trento, após a Reforma. Rodrigo Silva deve ter consultado fontes protestantes para afirmar tal coisa. Como pode um pesquisador se apegar apenas em fontes secundárias e não consultar fontes Católicas? Não foi pesquisar em entender as fontes da Igreja, e se foi, não as entendeu e tomou como verdade os seus próprios entendimentos de forma errada. Dizer que a Igreja Antiga não tinha determinado os livros da Bíblia serve para dizer que Lutero e os protestantes não estão em desacordo com Igreja dos primeiros tempos, para deslegitimar a Igreja Católica e legitimar a sua denominação. Isso é uma falsificação por interesses de um grupo.
      Sobre o Concílio de Trento, para excomungar primeiro precisa admoesta, por isso determinar a excomunhão para os que não aceitarem os livros Bíblia não quer dizer que a partir daquela data determinou que seria daquele jeito, mas quer dizer que já foram admoestados e a partir de então seriam excomungados.
      São Jerônimo pode ter discordado até na data da determinação do papa, depois disto passou a concordar, assim como todo Católico.
      www.bibliacatolica.com.br/blog/sao-jeronimo-rejeitou-os-deuterocanonicos/
      As discussões existem intensamente e por longos períodos até a determinação dogmática, quando se encerram todas as polêmicas e discórdias.
      No episódio ao vivo com o PADRE PAULO | 4 Set 2017 - Sem Igreja não há Bíblia, explica o que segue.
      A formação da lista dos livros do Novo Testamento não aconteceu de maneira tranquila, rápida e consensual, como erroneamente imaginam os protestantes. Durante mais de três séculos a Igreja teve de lidar com grupos diversos que, por um lado, defendiam a inclusão de vários livros apócrifos no cânon bíblico - como era o caso dos gnósticos - e, por outro, queriam a exclusão de vários livros sagrados, reconhecendo como verdadeiros apenas o Evangelho de Lucas e algumas cartas paulinas - como no caso dos marcionitas, discípulos do herege Marcião. Coube à Igreja Católica, representada pela autoridade apostólica dos bispos e apoiada na Tradição, a missão de discernir a respeito do assunto e listar, depois de um consenso por parte de todo o orbe católico, os livros que deveriam estar presentes no cânon das Sagradas Escrituras. A lista mais antiga de que temos notícia é a lista do Papa Dâmaso, no século IV (cf. Decretum Damasi: DS 179-180):
      Para o Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus (....). Para o Novo Testamento: Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João; os Atos dos Apóstolos; as epístolas de São Paulo: aos Romanos, primeira e segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos (....). Antes da formação do cânon bíblico, os primeiros cristãos passaram séculos a fio vivendo apenas da Tradição. Para que fique claro, o livro mais antigo do Novo Testamento, a I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, foi redigido quase 20 anos após a ascensão de Jesus, ao passo que o mais recente, o livro do Apocalipse, foi escrito por volta do ano 90. Além disso, esses livros não estavam reunidos em um único pergaminho, mas espalhados por várias regiões, de modo que a Igreja primitiva não possuía um Novo Testamento como nós o conhecemos. Os primeiros cristãos, luminares de santidade, viveram absolutamente da Tradição, da Palavra de Deus encarnada, não de um livro.
      www.veritatis.com.br/como-e-quem-definiu-quais-seriam-os-livros-da-biblia/amp/
      Nos mais antigos escritos dos Santos Padres da Igreja (Patrística), os livros rejeitados pelos protestantes (deuterocanônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros estes rejeitados pelos protestantes. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e do 2Macabeus; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos.
      Mas antes de definir o que os católicos pensam, deve buscar fontes católicas e perguntar para católicos conhecedores do assunto.
      Para se chegar ao Novo Testamento que temos, a Igreja Católica teve de rejeitar diversos livros que não eram inspirados por Deus.Apócrifos referentes ao Novo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. Evangelho segundo os Hebreus (gnóstico) - Fim do Séc I d.C.
      2. Proto-Evangelho de Tiago.
      3. Evangelho do Pseudo Tomé.
      4. O Evangelho de Pedro - Meados do Séc II d.C.
      5. O Evangelho de Nicodemos.
      6. O Evangelho dos Ebionitas ou dos Doze Apóstolos - Meados do Séc II d.C.
      7. Evangelho segundo os Egípcios - Meados do Séc II d.C.
      8. Evangelho de André - Séc II/III d.C.
      9. Evangelho de Felipe - Séc II/III d.C.
      10. Evangelho de Bartolomeu - Séc II/III d.C.
      11. Evangelho de Barnabé - Séc II/III d.C.
      12. O drama de Pilatos.
      13. A morte e assunção de Maria.
      14. A Paixão de Jesus.
      15. Descida de Jesus aos Infernos.
      16. Declaração de José de Arimatéia.
      17. História de José o garimpeiro.
      18. Atos de Pedro.
      19. Atos de Paulo.
      20. Atos de André.
      21. Atos de João.
      22. Atos de Tomé.
      23. Atos de Felipe.
      24. Atos de Tadeu.
      25. Epístola de Barnabé.
      26. III Epístola aos Coríntios - Séc. II d.C.
      27. Epistola aos Loadicenses - Fim do Séc. II d.C.
      28. Carta dos Apóstolos - 180 d.C.
      29. Correspondência entre Sêneca e São Paulo - Séc. IV d.C.
      30. Apocalipse de Pedro - Meados do Séc. II d.C.
      31. Apocalipse de Paulo - 380 d.C.
      32. Sibila Cristã - Séc. III d.C.
      Também em relação ao Antigo Testamento, a Igreja Católica rejeitou diversos livros como apócrifos, utilizando-se mais uma vez da sua autoridade para a delimitação do Cânon Bíblico.
      Apócrifos referentes ao Antigo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. A vida de Adão e Eva.
      2. 1Henoque.
      3. 2Henoque.
      4. Apocalipse de Abraão.
      5. Testamento de Abraão.
      6. Testamento de Isaac.
      7. Testamento de Jacó.
      8. Escada de Jacó.
      9. José e Asenet.
      10. Testamento dos Doze Patriarcas.
      11. Assunção de Moisés.[15] 12. Testamento de Jô.
      13. Salmos de Salomão.
      14. Odes de Salomão.
      15. Testamento de Salomão.
      16. Apocalipse de Elias.
      17. Ascensão de Isaías.
      18. Paralipômenos de Jeremias.
      19. Apocalipse Siríaco de Baruc.
      20. Apocalipse de Sofonias.
      21. Apocalipse de Esdras.
      22. Apocalipse de Sedrac.
      23. 3Esdras.
      24. 4Esdras.
      25. Sibilinos.
      26. Pseudo-Filemon.
      27. 3Macabeus.
      28. 4Macabeus.
      29. Salmos 151-155.
      30. Oração de Manassés.
      31. Carta de Aristeu.
      32. As Dezoito Bênçãos.
      33. Ahigar.
      34. Vida dos Profetas.
      35. Recabitas.
      Pequena relação de citações implícitas dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento nos escritos do Novo Testamento:
      Sabedoria 13,1-9 > Romanos 1,19-32; Sabedoria 6,1-4 > Romanos 13,1; Sabedoria 2,13.18 > Mateus 27,43; Eclesiástico 4,34 > Tiago 1,19; Eclesiástico 27,30-28,1-7 > Lucas 11,4; Mateus 6,15; Eclesiástico 31,1-11 > Lucas 18,24-25; Eclesiástico 35,11-24 > Lucas 18,1-8; 1Macabeus 2,29-48 > Marcos 2,27; 2Macabeus 6,18-7,42 > Hebreus 11,34-40; Tobias 12,15 > Apocalipse 8,2; Tobias 12,1-22 > Mateus 6,1-18; Tobias 13,11-18 > Apocalipse 21,1-22,1-5.

  • @jackierufino
    @jackierufino 3 ปีที่แล้ว +50

    A Paz de Cristo Pastor ! Gosto muito do conteúdo que o Senhir traz ! Muito esclarecedores para nossa vida Cristã.

    • @josefabarreto5536
      @josefabarreto5536 3 ปีที่แล้ว +1

      Uma aula espetacular! Deus abençoe tua vida pastor

    • @ciceroantoniosilvasilva7559
      @ciceroantoniosilvasilva7559 2 ปีที่แล้ว

      Amém shalom que vc da Bíblia hebraica

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      O Rodrigo Silva é um embusteiro e mal intencionado ou um ignorante em arqueologia e história da Igreja.JESUS CRISTO se encarnou, não se encardenou.
      (...) A Bíblia não é a premissa fundamental porque ela mesma possui argumentos aparentemente contraditórios. É a interpretação autorizada da Igreja que a ilumina e revela a intenção de cada autor sagrado. (...) A Bíblia por si mesma não pode ser a base do acordo quando ela é a causa do desacordo.
      Entendam uma coisa. Não existe Bíblia sem Igreja. Sacra Scriptura principalius est in corde Ecclesiae quam in materialibus instrumentis scripta, dizem os Santos Padres. Ou seja, a Sagrada Escritura está escrita no coração da Igreja, mais do que em instrumentos materiais. E isso por uma razão muito simples: JESUS SE ENCARNOU, NÃO SE ENCADERNOU. A Igreja, por sua vez, guiada pelo Espírito Santo, perpetua-se na história e dá continuidade a essa encarnação. Não nos esqueçamos: ELA É O CORPO DE CRISTO. QUEM A NEGA, DESTARTE, NEGA O PRÓPRIO CRISTO, pois não é possível aceitar a cabeça sem o corpo (cf. Mt 10, 40). Alguns contestam: "Ah, mas os bispos cometem muitos pecados". E daí? Cristo assegurou a infalibilidade da Igreja. Nada disse sobre a impecabilidade de seus pastores. Uma coisa nada tem que ver com a outra. SE ACEITAMOS QUE A IGREJA ERRA NOS JUÍZOS DE FÉ, A PRÓPRIA VERACIDADE DAS ESCRITURAS É POSTA EM XEQUE. Dan Brown ganha muitas razões para apontar o dedo em nossas caras. As coisas mudam de rumo somente se acolhemos a Tradição, na certeza de que a promessa de Cristo sobre a incorruptibilidade da Igreja é verdadeira - non praevalebunt (cf. Mt 16, 18).
      Que fique claro: não pretendemos com isso ofender nossos irmãos protestantes. A Igreja, vale lembrar, admite, em várias circunstâncias - mas sobretudo na defesa da dignidade do homem -, a colaboração "com outras Igrejas cristãs, comunidades e grupos religiosos, a fim de ensinar e promover" o conteúdo moral e social do Evangelho [3]. Apenas desejamos esclarecer alguns pontos de discordâncias que, as mais das vezes, só contribuem para aumentar as divisões e, pior, para a difusão do indiferentismo religioso.
      Um pouco de bom senso e humildade nunca fez mal a ninguém. Cristo deixou-nos a Igreja e seus sacramentos para a santificação de nossas almas. Não podemos, a pretexto de uma interpretação particular da Bíblia, relativizar tudo isso (cf. 2 Pd 1, 20). É pecado. É temerário. Sem a Igreja, a Bíblia vira letra morta. Ou aceitamos o Magistério, ou perdemos as Sagradas Escrituras. Tertium non datur.
      Referências
      Capítulo Why I am a catholic publicado no livro The Thing (1929), sem tradução no Brasil. Fonte: Sociedade Chesterton Brasil.
      VAZ, Henrique C. de Lima. Ontologia e história: escritos de filosofia VI. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012, pág. 31.
      Pornografia e violência nas comunicações sociais: uma resposta pastoral, n. 29

    • @PatristicaBrasil
      @PatristicaBrasil หลายเดือนก่อน

      RODRIGO OMITE VÁRIAS COISAS, JUDEUS TEM TALMUD, TOSEFTA, MIDRASH, ENTRE OUTROS LIVROS COMO SENDO PALAVRA DE DEUS ENTREGUES NO MONTE SINAI A MOISES, PROTESTANTES DEVERIAM SEGUIR ESSES LIVROS E RODRIGO NÃO DIZ. JUDEUS BETA ISRAEL TEM TODOS OS DEUTEROCANÔNICOS, GRUPO QUE EXISTE A 800 ANOS ANTES DE CRISTO. EM QUMRAM, NOS ESCRITOS DO MAR MORTO, $ LIVROS DOS DEUTEROCANÔNICOS FORAM ENCONTRADOS, EM GENIZAH, SINAGOGA DO CAIRO RINHA 5 DEUTEROCANÔNICOS, QUE ERAM USADOS NA SINAGOGA DURANTE PELO MENOS 2000 ANOS. EM NENHUM MUSEU DO MUNDO EXISTIU BÍBLIA COM 66 LIVROS ANTES DA DEFORMA PROTESTANTE, SÓ E SOMENTE SÓ BÍBLIAS COM 73.

  • @isabelbiazini9828
    @isabelbiazini9828 3 ปีที่แล้ว +32

    Boa noite pastor , sou católica praticante , mais eu gosto demais de te ouvir , aprendo muito com o senhor , o senhor sabe oque fala , e a gente não cansa de ouvi lo .parabéns.

    • @desativado3571
      @desativado3571 3 ปีที่แล้ว +7

      Beleza,palavras bonitas e outras aparências é onde mora o perigo. Não se esqueça que ele é um adorador e pregador das doutrinas antiblica da falsa profetisa Ellen White.

    • @valmorcastrojr
      @valmorcastrojr 3 ปีที่แล้ว +4

      @@desativado3571 poderia, por favor, apontar o que há de antibíblico no que Ellen White nos deixou escrito? Nenhum adventista adora à Ellen White, adoramos somente a Deus. Consideramos os escritos de Ellen White como instruções valiosas e ensinamentos úteis pra interpretação da palavra, mas em tudo ela mesma afirmou que deveríamos verificar na bíblia. Sempre foi honesta e sincera em fé, nem ela nem nenhum adventista coloca seus escritos acima da bíblia, como muitas vezes fazem as outras religiões que tem escritos de seus profetas, que não são atacados como nós. Espero que você realmente saiba algo a respeito de Ellen White ao invés de estar atacando a ela e a nossa igreja sem sequer ter esse conhecimento, apenas reproduzindo ideias de outras pessoas.

    • @lenildoferreira3626
      @lenildoferreira3626 3 ปีที่แล้ว +3

      @@desativado3571 Que boçal é vc hein , quem é vc pra julgar os outros, vc deve praticar coisa pior e fica condenando os outros

    • @viniciusj.7995
      @viniciusj.7995 3 ปีที่แล้ว +2

      Irmãos, não briguem! Pq Cristo ama todos vcs. Logo, vcs devem se amar uns aos outros como Ele nos ama!! Abraço manoos

    • @desativado3571
      @desativado3571 3 ปีที่แล้ว

      @@lenildoferreira3626 Então acusações contra ele na qual ele não respondeu.Será que tu não sabe de tal.
      Isso é boçal.Defender uma tal de Ellen que ficou horas sem respirar e ficou viva.Viagem planetária onde viu Enoque em Saturno.Quadrado perfeito.Igreja remanescente única e verdadeira.Batizar em nome da mulher.Sábado é o selo de Deu.Olhe o Cacp o quanto criticam essa Seita maldita.Tudo apoiado por ele.
      Pregando mentiras.Assista esses vídeo Zé mané. Fora outras abominações.
      th-cam.com/video/Ecwcks4OGzo/w-d-xo.html&ab_channel=CACPVIDEOS
      th-cam.com/video/2vybcc0-QAI/w-d-xo.html&ab_channel=CACPVIDEOS

  • @VinnyFerri
    @VinnyFerri หลายเดือนก่อน +1

    Deus abençoe, Dr. Rodrigo Silva!! É sempre um deleite aprender mais contigo. Forte abraço!

  • @izaiasmendes5473
    @izaiasmendes5473 2 ปีที่แล้ว +24

    Dr.Rodrigo sempre se superando, com respeito e honra em suas explicações, DEUS abençoe .

  • @matheusmeloduarte1614
    @matheusmeloduarte1614 3 ปีที่แล้ว +19

    O mais legal, é que após uma aula gratuíta de HISTÓRIA, o Profº Rodrigo cumprimenta os irmãos católicos e se justifica pela escolha pessoal dos livros que segue. Muito obrigado, Profº Rodrigo!

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      Deixa de ser besta. Ele é um pilantra. Um anticristo que ofende a Santa Igreja Católica.
      Você é muito burro.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว +5

      No vídeo "Bíblia Católica, Bíblia Protestante" foi dito aos 30 min que Hugo de São Victor (o certo é Hugo de São Vitor) não aceitava os livros apócrifos. Desconfiei que o grande comentarista da Bíblia faria tal despropósito e numa folheada rápida já encontrei citado Livro de Tobias. Parece que Rodrigo Silva não leu Hugo de São Vitor, e não tem a menor ideia do que escreveu.
      Após séculos de discussão, o papa fechou questão e a partir de então quem se diz católico deve também fechar questão.
      Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Mais recentemente, os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870)”
      Cita Guilherme de Ockham, que é um nominalista e não é boa referência. Lutero bebeu da fonte de Ockham. Não sei se Ockham aceitava ou não a Bíblia Católica, mas isto pouco importa, pois se não aceitava estava fora da fé Católica.
      Aliás, falando de Lutero, não estou confrontando nenhuma denominação protestante, pois nem os Luteranos seguem o que disse Lutero.
      Rodrigo Silva dá um ar de respeitador ao catolicismo, mas sua tendência para entortar é perigosa para a fé de muitos.
      Lamentável um protestante querer determinar como a Igreja Católica estabeleceu os livros da Bíblia, e querer determinar que foi apenas no Concílio de Trento, após a Reforma. Rodrigo Silva deve ter consultado fontes protestantes para afirmar tal coisa. Como pode um pesquisador se apegar apenas em fontes secundárias e não consultar fontes Católicas? Não foi pesquisar em entender as fontes da Igreja, e se foi, não as entendeu e tomou como verdade os seus próprios entendimentos de forma errada. Dizer que a Igreja Antiga não tinha determinado os livros da Bíblia serve para dizer que Lutero e os protestantes não estão em desacordo com Igreja dos primeiros tempos, para deslegitimar a Igreja Católica e legitimar a sua denominação. Isso é uma falsificação por interesses de um grupo.
      Sobre o Concílio de Trento, para excomungar primeiro precisa admoesta, por isso determinar a excomunhão para os que não aceitarem os livros Bíblia não quer dizer que a partir daquela data determinou que seria daquele jeito, mas quer dizer que já foram admoestados e a partir de então seriam excomungados.
      São Jerônimo pode ter discordado até na data da determinação do papa, depois disto passou a concordar, assim como todo Católico.
      www.bibliacatolica.com.br/blog/sao-jeronimo-rejeitou-os-deuterocanonicos/
      As discussões existem intensamente e por longos períodos até a determinação dogmática, quando se encerram todas as polêmicas e discórdias.
      No episódio ao vivo com o PADRE PAULO | 4 Set 2017 - Sem Igreja não há Bíblia, explica o que segue.
      A formação da lista dos livros do Novo Testamento não aconteceu de maneira tranquila, rápida e consensual, como erroneamente imaginam os protestantes. Durante mais de três séculos a Igreja teve de lidar com grupos diversos que, por um lado, defendiam a inclusão de vários livros apócrifos no cânon bíblico - como era o caso dos gnósticos - e, por outro, queriam a exclusão de vários livros sagrados, reconhecendo como verdadeiros apenas o Evangelho de Lucas e algumas cartas paulinas - como no caso dos marcionitas, discípulos do herege Marcião. Coube à Igreja Católica, representada pela autoridade apostólica dos bispos e apoiada na Tradição, a missão de discernir a respeito do assunto e listar, depois de um consenso por parte de todo o orbe católico, os livros que deveriam estar presentes no cânon das Sagradas Escrituras. A lista mais antiga de que temos notícia é a lista do Papa Dâmaso, no século IV (cf. Decretum Damasi: DS 179-180):
      Para o Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus (....). Para o Novo Testamento: Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João; os Atos dos Apóstolos; as epístolas de São Paulo: aos Romanos, primeira e segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos (....). Antes da formação do cânon bíblico, os primeiros cristãos passaram séculos a fio vivendo apenas da Tradição. Para que fique claro, o livro mais antigo do Novo Testamento, a I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, foi redigido quase 20 anos após a ascensão de Jesus, ao passo que o mais recente, o livro do Apocalipse, foi escrito por volta do ano 90. Além disso, esses livros não estavam reunidos em um único pergaminho, mas espalhados por várias regiões, de modo que a Igreja primitiva não possuía um Novo Testamento como nós o conhecemos. Os primeiros cristãos, luminares de santidade, viveram absolutamente da Tradição, da Palavra de Deus encarnada, não de um livro.
      www.veritatis.com.br/como-e-quem-definiu-quais-seriam-os-livros-da-biblia/amp/
      Nos mais antigos escritos dos Santos Padres da Igreja (Patrística), os livros rejeitados pelos protestantes (deuterocanônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros estes rejeitados pelos protestantes. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e do 2Macabeus; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos.
      Mas antes de definir o que os católicos pensam, deve buscar fontes católicas e perguntar para católicos conhecedores do assunto.
      Para se chegar ao Novo Testamento que temos, a Igreja Católica teve de rejeitar diversos livros que não eram inspirados por Deus.Apócrifos referentes ao Novo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. Evangelho segundo os Hebreus (gnóstico) - Fim do Séc I d.C.
      2. Proto-Evangelho de Tiago.
      3. Evangelho do Pseudo Tomé.
      4. O Evangelho de Pedro - Meados do Séc II d.C.
      5. O Evangelho de Nicodemos.
      6. O Evangelho dos Ebionitas ou dos Doze Apóstolos - Meados do Séc II d.C.
      7. Evangelho segundo os Egípcios - Meados do Séc II d.C.
      8. Evangelho de André - Séc II/III d.C.
      9. Evangelho de Felipe - Séc II/III d.C.
      10. Evangelho de Bartolomeu - Séc II/III d.C.
      11. Evangelho de Barnabé - Séc II/III d.C.
      12. O drama de Pilatos.
      13. A morte e assunção de Maria.
      14. A Paixão de Jesus.
      15. Descida de Jesus aos Infernos.
      16. Declaração de José de Arimatéia.
      17. História de José o garimpeiro.
      18. Atos de Pedro.
      19. Atos de Paulo.
      20. Atos de André.
      21. Atos de João.
      22. Atos de Tomé.
      23. Atos de Felipe.
      24. Atos de Tadeu.
      25. Epístola de Barnabé.
      26. III Epístola aos Coríntios - Séc. II d.C.
      27. Epistola aos Loadicenses - Fim do Séc. II d.C.
      28. Carta dos Apóstolos - 180 d.C.
      29. Correspondência entre Sêneca e São Paulo - Séc. IV d.C.
      30. Apocalipse de Pedro - Meados do Séc. II d.C.
      31. Apocalipse de Paulo - 380 d.C.
      32. Sibila Cristã - Séc. III d.C.
      Também em relação ao Antigo Testamento, a Igreja Católica rejeitou diversos livros como apócrifos, utilizando-se mais uma vez da sua autoridade para a delimitação do Cânon Bíblico.
      Apócrifos referentes ao Antigo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. A vida de Adão e Eva.
      2. 1Henoque.
      3. 2Henoque.
      4. Apocalipse de Abraão.
      5. Testamento de Abraão.
      6. Testamento de Isaac.
      7. Testamento de Jacó.
      8. Escada de Jacó.
      9. José e Asenet.
      10. Testamento dos Doze Patriarcas.
      11. Assunção de Moisés.[15] 12. Testamento de Jô.
      13. Salmos de Salomão.
      14. Odes de Salomão.
      15. Testamento de Salomão.
      16. Apocalipse de Elias.
      17. Ascensão de Isaías.
      18. Paralipômenos de Jeremias.
      19. Apocalipse Siríaco de Baruc.
      20. Apocalipse de Sofonias.
      21. Apocalipse de Esdras.
      22. Apocalipse de Sedrac.
      23. 3Esdras.
      24. 4Esdras.
      25. Sibilinos.
      26. Pseudo-Filemon.
      27. 3Macabeus.
      28. 4Macabeus.
      29. Salmos 151-155.
      30. Oração de Manassés.
      31. Carta de Aristeu.
      32. As Dezoito Bênçãos.
      33. Ahigar.
      34. Vida dos Profetas.
      35. Recabitas.
      Pequena relação de citações implícitas dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento nos escritos do Novo Testamento:
      Sabedoria 13,1-9 > Romanos 1,19-32; Sabedoria 6,1-4 > Romanos 13,1; Sabedoria 2,13.18 > Mateus 27,43; Eclesiástico 4,34 > Tiago 1,19; Eclesiástico 27,30-28,1-7 > Lucas 11,4; Mateus 6,15; Eclesiástico 31,1-11 > Lucas 18,24-25; Eclesiástico 35,11-24 > Lucas 18,1-8; 1Macabeus 2,29-48 > Marcos 2,27; 2Macabeus 6,18-7,42 > Hebreus 11,34-40; Tobias 12,15 > Apocalipse 8,2; Tobias 12,1-22 > Mateus 6,1-18; Tobias 13,11-18 > Apocalipse 21,1-22,1-5.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว +1

      No vídeo "Bíblia Católica, Bíblia Protestante" foi dito aos 30 min que Hugo de São Victor (o certo é Hugo de São Vitor) não aceitava os livros apócrifos. Desconfiei que o grande comentarista da Bíblia faria tal despropósito e numa folheada rápida já encontrei citado Livro de Tobias. Parece que Rodrigo Silva não leu Hugo de São Vitor, e não tem a menor ideia do que escreveu.
      Após séculos de discussão, o papa fechou questão e a partir de então quem se diz católico deve também fechar questão.
      Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Mais recentemente, os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870)”
      Cita Guilherme de Ockham, que é um nominalista e não é boa referência. Lutero bebeu da fonte de Ockham. Não sei se Ockham aceitava ou não a Bíblia Católica, mas isto pouco importa, pois se não aceitava estava fora da fé Católica.
      Aliás, falando de Lutero, não estou confrontando nenhuma denominação protestante, pois nem os Luteranos seguem o que disse Lutero.
      Rodrigo Silva dá um ar de respeitador ao catolicismo, mas sua tendência para entortar é perigosa para a fé de muitos.
      Lamentável um protestante querer determinar como a Igreja Católica estabeleceu os livros da Bíblia, e querer determinar que foi apenas no Concílio de Trento, após a Reforma. Rodrigo Silva deve ter consultado fontes protestantes para afirmar tal coisa. Como pode um pesquisador se apegar apenas em fontes secundárias e não consultar fontes Católicas? Não foi pesquisar em entender as fontes da Igreja, e se foi, não as entendeu e tomou como verdade os seus próprios entendimentos de forma errada. Dizer que a Igreja Antiga não tinha determinado os livros da Bíblia serve para dizer que Lutero e os protestantes não estão em desacordo com Igreja dos primeiros tempos, para deslegitimar a Igreja Católica e legitimar a sua denominação. Isso é uma falsificação por interesses de um grupo.
      Sobre o Concílio de Trento, para excomungar primeiro precisa admoesta, por isso determinar a excomunhão para os que não aceitarem os livros Bíblia não quer dizer que a partir daquela data determinou que seria daquele jeito, mas quer dizer que já foram admoestados e a partir de então seriam excomungados.
      São Jerônimo pode ter discordado até na data da determinação do papa, depois disto passou a concordar, assim como todo Católico.
      www.bibliacatolica.com.br/blog/sao-jeronimo-rejeitou-os-deuterocanonicos/
      As discussões existem intensamente e por longos períodos até a determinação dogmática, quando se encerram todas as polêmicas e discórdias.
      No episódio ao vivo com o PADRE PAULO | 4 Set 2017 - Sem Igreja não há Bíblia, explica o que segue.
      A formação da lista dos livros do Novo Testamento não aconteceu de maneira tranquila, rápida e consensual, como erroneamente imaginam os protestantes. Durante mais de três séculos a Igreja teve de lidar com grupos diversos que, por um lado, defendiam a inclusão de vários livros apócrifos no cânon bíblico - como era o caso dos gnósticos - e, por outro, queriam a exclusão de vários livros sagrados, reconhecendo como verdadeiros apenas o Evangelho de Lucas e algumas cartas paulinas - como no caso dos marcionitas, discípulos do herege Marcião. Coube à Igreja Católica, representada pela autoridade apostólica dos bispos e apoiada na Tradição, a missão de discernir a respeito do assunto e listar, depois de um consenso por parte de todo o orbe católico, os livros que deveriam estar presentes no cânon das Sagradas Escrituras. A lista mais antiga de que temos notícia é a lista do Papa Dâmaso, no século IV (cf. Decretum Damasi: DS 179-180):
      Para o Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus (....). Para o Novo Testamento: Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João; os Atos dos Apóstolos; as epístolas de São Paulo: aos Romanos, primeira e segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos (....). Antes da formação do cânon bíblico, os primeiros cristãos passaram séculos a fio vivendo apenas da Tradição. Para que fique claro, o livro mais antigo do Novo Testamento, a I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, foi redigido quase 20 anos após a ascensão de Jesus, ao passo que o mais recente, o livro do Apocalipse, foi escrito por volta do ano 90. Além disso, esses livros não estavam reunidos em um único pergaminho, mas espalhados por várias regiões, de modo que a Igreja primitiva não possuía um Novo Testamento como nós o conhecemos. Os primeiros cristãos, luminares de santidade, viveram absolutamente da Tradição, da Palavra de Deus encarnada, não de um livro.
      www.veritatis.com.br/como-e-quem-definiu-quais-seriam-os-livros-da-biblia/amp/
      Nos mais antigos escritos dos Santos Padres da Igreja (Patrística), os livros rejeitados pelos protestantes (deuterocanônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros estes rejeitados pelos protestantes. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e do 2Macabeus; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos.
      Mas antes de definir o que os católicos pensam, deve buscar fontes católicas e perguntar para católicos conhecedores do assunto.
      Para se chegar ao Novo Testamento que temos, a Igreja Católica teve de rejeitar diversos livros que não eram inspirados por Deus.Apócrifos referentes ao Novo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. Evangelho segundo os Hebreus (gnóstico) - Fim do Séc I d.C.
      2. Proto-Evangelho de Tiago.
      3. Evangelho do Pseudo Tomé.
      4. O Evangelho de Pedro - Meados do Séc II d.C.
      5. O Evangelho de Nicodemos.
      6. O Evangelho dos Ebionitas ou dos Doze Apóstolos - Meados do Séc II d.C.
      7. Evangelho segundo os Egípcios - Meados do Séc II d.C.
      8. Evangelho de André - Séc II/III d.C.
      9. Evangelho de Felipe - Séc II/III d.C.
      10. Evangelho de Bartolomeu - Séc II/III d.C.
      11. Evangelho de Barnabé - Séc II/III d.C.
      12. O drama de Pilatos.
      13. A morte e assunção de Maria.
      14. A Paixão de Jesus.
      15. Descida de Jesus aos Infernos.
      16. Declaração de José de Arimatéia.
      17. História de José o garimpeiro.
      18. Atos de Pedro.
      19. Atos de Paulo.
      20. Atos de André.
      21. Atos de João.
      22. Atos de Tomé.
      23. Atos de Felipe.
      24. Atos de Tadeu.
      25. Epístola de Barnabé.
      26. III Epístola aos Coríntios - Séc. II d.C.
      27. Epistola aos Loadicenses - Fim do Séc. II d.C.
      28. Carta dos Apóstolos - 180 d.C.
      29. Correspondência entre Sêneca e São Paulo - Séc. IV d.C.
      30. Apocalipse de Pedro - Meados do Séc. II d.C.
      31. Apocalipse de Paulo - 380 d.C.
      32. Sibila Cristã - Séc. III d.C.
      Também em relação ao Antigo Testamento, a Igreja Católica rejeitou diversos livros como apócrifos, utilizando-se mais uma vez da sua autoridade para a delimitação do Cânon Bíblico.
      Apócrifos referentes ao Antigo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. A vida de Adão e Eva.
      2. 1Henoque.
      3. 2Henoque.
      4. Apocalipse de Abraão.
      5. Testamento de Abraão.
      6. Testamento de Isaac.
      7. Testamento de Jacó.
      8. Escada de Jacó.
      9. José e Asenet.
      10. Testamento dos Doze Patriarcas.
      11. Assunção de Moisés.[15] 12. Testamento de Jô.
      13. Salmos de Salomão.
      14. Odes de Salomão.
      15. Testamento de Salomão.
      16. Apocalipse de Elias.
      17. Ascensão de Isaías.
      18. Paralipômenos de Jeremias.
      19. Apocalipse Siríaco de Baruc.
      20. Apocalipse de Sofonias.
      21. Apocalipse de Esdras.
      22. Apocalipse de Sedrac.
      23. 3Esdras.
      24. 4Esdras.
      25. Sibilinos.
      26. Pseudo-Filemon.
      27. 3Macabeus.
      28. 4Macabeus.
      29. Salmos 151-155.
      30. Oração de Manassés.
      31. Carta de Aristeu.
      32. As Dezoito Bênçãos.
      33. Ahigar.
      34. Vida dos Profetas.
      35. Recabitas.
      Pequena relação de citações implícitas dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento nos escritos do Novo Testamento:
      Sabedoria 13,1-9 > Romanos 1,19-32; Sabedoria 6,1-4 > Romanos 13,1; Sabedoria 2,13.18 > Mateus 27,43; Eclesiástico 4,34 > Tiago 1,19; Eclesiástico 27,30-28,1-7 > Lucas 11,4; Mateus 6,15; Eclesiástico 31,1-11 > Lucas 18,24-25; Eclesiástico 35,11-24 > Lucas 18,1-8; 1Macabeus 2,29-48 > Marcos 2,27; 2Macabeus 6,18-7,42 > Hebreus 11,34-40; Tobias 12,15 > Apocalipse 8,2; Tobias 12,1-22 > Mateus 6,1-18; Tobias 13,11-18 > Apocalipse 21,1-22,1-5.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว +3

      JESUS CRISTO se encarnou, não se encardenou.
      (...) A Bíblia não é a premissa fundamental porque ela mesma possui argumentos aparentemente contraditórios. É a interpretação autorizada da Igreja que a ilumina e revela a intenção de cada autor sagrado. (...) A Bíblia por si mesma não pode ser a base do acordo quando ela é a causa do desacordo.
      Entendam uma coisa. Não existe Bíblia sem Igreja. Sacra Scriptura principalius est in corde Ecclesiae quam in materialibus instrumentis scripta, dizem os Santos Padres. Ou seja, a Sagrada Escritura está escrita no coração da Igreja, mais do que em instrumentos materiais. E isso por uma razão muito simples: JESUS SE ENCARNOU, NÃO SE ENCADERNOU. A Igreja, por sua vez, guiada pelo Espírito Santo, perpetua-se na história e dá continuidade a essa encarnação. Não nos esqueçamos: ELA É O CORPO DE CRISTO. QUEM A NEGA, DESTARTE, NEGA O PRÓPRIO CRISTO, pois não é possível aceitar a cabeça sem o corpo (cf. Mt 10, 40). Alguns contestam: "Ah, mas os bispos cometem muitos pecados". E daí? Cristo assegurou a infalibilidade da Igreja. Nada disse sobre a impecabilidade de seus pastores. Uma coisa nada tem que ver com a outra. SE ACEITAMOS QUE A IGREJA ERRA NOS JUÍZOS DE FÉ, A PRÓPRIA VERACIDADE DAS ESCRITURAS É POSTA EM XEQUE. Dan Brown ganha muitas razões para apontar o dedo em nossas caras. As coisas mudam de rumo somente se acolhemos a Tradição, na certeza de que a promessa de Cristo sobre a incorruptibilidade da Igreja é verdadeira - non praevalebunt (cf. Mt 16, 18).
      Que fique claro: não pretendemos com isso ofender nossos irmãos protestantes. A Igreja, vale lembrar, admite, em várias circunstâncias - mas sobretudo na defesa da dignidade do homem -, a colaboração "com outras Igrejas cristãs, comunidades e grupos religiosos, a fim de ensinar e promover" o conteúdo moral e social do Evangelho [3]. Apenas desejamos esclarecer alguns pontos de discordâncias que, as mais das vezes, só contribuem para aumentar as divisões e, pior, para a difusão do indiferentismo religioso.
      Um pouco de bom senso e humildade nunca fez mal a ninguém. Cristo deixou-nos a Igreja e seus sacramentos para a santificação de nossas almas. Não podemos, a pretexto de uma interpretação particular da Bíblia, relativizar tudo isso (cf. 2 Pd 1, 20). É pecado. É temerário. Sem a Igreja, a Bíblia vira letra morta. Ou aceitamos o Magistério, ou perdemos as Sagradas Escrituras. Tertium non datur.
      Referências
      Capítulo Why I am a catholic publicado no livro The Thing (1929), sem tradução no Brasil. Fonte: Sociedade Chesterton Brasil.
      VAZ, Henrique C. de Lima. Ontologia e história: escritos de filosofia VI. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012, pág. 31.
      Pornografia e violência nas comunicações sociais: uma resposta pastoral, n. 29

  • @jorgedasilvasouza6198
    @jorgedasilvasouza6198 ปีที่แล้ว +5

    Excelente explanação sobre Cânon Bíblico, Rodrigo Silva! Teu vídeo me prendeu do início até o fim por ser interessante e bem fundamentado. Sou católico (estudei teologia) e já sabia dessa história da traduçao da Bíblia até chegar ao Canoni de Trento. No entanto, você trás riquesas de detalhes sobre os quais eu não havia me detido ou percebido antes...
    Gosto muito da Bíblia Sagrada Edição da Família (Editora Vezes), Bíblia de Jerusalém, Bíblia TEB, Biblia Pastoral (Editora Paulus), e Bíblia Almeida na Linguagem de hoje... Parabéns pelo trabalho que realizas!

  • @robertorodriguesgomes
    @robertorodriguesgomes ปีที่แล้ว +8

    A forma como o Rodrigo expõe os fatos é incrível, sempre com respeito aos irmãos de religião diferente da dele. E a frase final foi a essencia do evangelho: " o mais importante é estudar a palavra de Deus e vive-la!"

  • @lucivandamariano6665
    @lucivandamariano6665 3 ปีที่แล้ว +11

    Deus escolheu esse Pastor para dar-lhes sabedoria da palavra cheio da graça e do conhecimento! Deixo minha palavra de gratidão e meus parabéns!

    • @fabriciobarbosasoares6007
      @fabriciobarbosasoares6007 3 ปีที่แล้ว

      Engraçado o nt dos católicos serve para ele ne, fazer a idolatria dele ,fala que o Eterno e um homem, a as escrituras dos católicos serve .

  • @kely4862
    @kely4862 3 ปีที่แล้ว +54

    Eu sei q ele estuda, mas ele tem um dom de Deus. Desejo que meu filho seja tão dedicado aos estudos e tão sábio quanto ele.

    • @cristaoy4480
      @cristaoy4480 2 ปีที่แล้ว +1

      Atenta o diálogo que segue:
      cristão y
      + anónima
      1 Tm 6: 8
      anónima
      +cristão y
      Só esqueceu de mencionar que ninguém compra ou vende se não tiver a marca da besta ou o nome ou o número do seu nome. os mandamentos de Deus aqui não encaixam. Questão de lógica! Não vou nem colocar textos longos...porque ninguém lê. !
      cristao y
      + anónima
      Está tudo perdido, pois pertencem ao mundo, falam do mundo, trabalham para o mundo, não renunciam ao seu "umbigo" mas julgam-se salvos.
      cristao y
      +anónima
      Não lêm porque são preguiçosos preferem satisfazer a sua carne.
      cristao y
      +anónima
      A marca da besta (desobediência aos mandamentos) é que permite ao Homem comprar/vender. São os que têm a marca da besta os únicos que podem comprar/vender. Os outros que não aceitam a marca da besta (os que são obedientes, salvos) é que não podem comprar/vender, justamente porque não se pode comprar/vender a não ser que se tenha a marca da besta.
      A razão é a seguinte:
      E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais devedores do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
      Luc. 13:4
      A cobiça é a raiz de todas as dívidas.
      Cristo mandou que os endividados se arrependessem.
      Se não se arrependerem não entram no reino dos céus.
      Aquilo que está posto à venda nas lojas comerciais pertence ao dono da loja. Antes de comprar qualquer produto, a primeira coisa que o comprador faz é cobiçar o produto. Produto esse que tem dono, o dono do estabelecimento, pois ainda não foi comprado.Então quem compra produtos transgride também o 10 º mandamento.
      Quem vende produtos desobedece à ordem de Jesus: "Dai" e servo-lo-à dado.
      A única coisa que se pode fazer é ofertar e receber ofertas.
      A vida que a maioria das pessoas está a viver está em completo desacordo com as leis de Deus e não vai entrar no céu.
      Esforçai-vos em entrar pela porta estreita porque larga é a porta que conduz à perdição.
      anónima
      +cristao y
      É pra rir kkkkkkkkkkkk marca da besta quem não tem os mandamentos de Deus! os mandamentos são 2: Amarás o teu Deus de todo o teu entendimento e ao próximo como a ti mesmo.
      cristao y
      +anónima
      Esse mandamentos que referiste são um resumo de todos os Seus mandamentos que aí não estão desenvolvidos. Não penses que são ao nosso critério. Eles são vários mas bem específicos. Amar a Deus é obedecer aos mandamentos de Deus (João 14:21) Lucas 9: 23 (conversão)
      Quem quiser vir pós Mim = se alguém quiser ir para o céu.
      negue-se a si mesmo = deixe de fazer a sua vontade
      tome a sua cruz = mate os seus pecados diáriamente (arrependa-se dos seus pecados + deixe de cometer esses pecados).
      siga-Me = faça a vontade de Deus (obedecer aos Seus 10+1 mandamentos).
      A mesma coisa em: Amar o próximo = negar a si mesmo + seguir o próximo.
      Ainda estás a rir? Se sim lembra-te do tempo de Noé! Os impios também faziam isso.
      anónima
      +cristao y
      os colega. olha só....: Assim como VC desmembrou os 2 mandamentos em os demais, imagine tbm, que a marca da besta tbm será o resultado de tudo de pior..Vou esmiuçar um pouco: Vejamos, não precisa ninguém dizer que o sistema que envolve a besta são pessoas que não obedecem os mandamentos de Deus!!! Isso é claro e simplório!!! não tem novidade!!! o que VC precisa é abrir a sua mente pois há mais coisas a serem reveladas! Hj nós compramos o que queremos , bastando ter dinheiro, independente se compramos de pessoas que obedecem os mandamentos de Deus ou não ou se nós obedecemos ou não! ( isso é invisível). ninguém sabe quem é quem. Entenda. .. só poderá comprar ou vender quem tiver a marca, ou o nome, ou o número do seu nome! ( Terá de ser algo visível, notório) .
      cristao y
      +anónima
      Lê bem o escrevi pois não leste. Jesus manda dar tudo. Como é que podes comprar se fizeste isso que Ele ordena? No caso de lhe teres obedecido ficas sem coisa alguma logo é impossível comprares. Como retiveste para ti dinheiro, desobedeceste, tens a marca da besta, é que compras.
      Não sei se já ouviste falar de pessoas que dão tudo, obedecem, ficando sem nada? Onde está escrito que é fisica? Deus imprime as Suas leis no coração de maneira visível? Não vemos quem são?
      testa simboliza a consciência.
      mão " o proceder.
      Isto é sério.
      anónima
      +cristao y
      Então colega .... Já que tu disseste que quem compra e vende já tem a marca da besta...o que aliás eu já estou marcada do fio de cabelo a ponta dos pés (conforme o colega me acusou). Pergunto lhe: como vives? és um ermitão? vive de doações? como vc pessoa tão pura sobrevive?
      anónima
      +cristao y
      ow colega!! Leia novamente o que eu falei ...Aonde disse que a marca seria física?? Eu disse VISIVEL!!! Ap. 13 do 14 ao 18. Dá um retorno lá. .talvez ache algo de intetessante!
      cristao y
      +anónima
      Sim abandonei o trabalho há muitos anos. Vivo de quem me ajuda. A marca não é visível (Deus não põe as Suas Leis no coração visivelmente) , nem física. Está na própria pessoa que foi tornada inconsciente pela mesma. Já te disse. Vocês são bem identificados, pois, compram/vendem. Quando morreres vais para o inferno. Posteriormente destruída no lago de fogo.
      cristao y
      +anónima
      Referi-me ao trabalho do mundo.
      Agora para pregar o evangelho continuo no trabalho.
      Abandona o trabalho para ti própria.

    • @omegaomega7179
      @omegaomega7179 ปีที่แล้ว

      Porque vc Acha certo Viver Ma IDOLATRIA ? E Ainde que Estão os Antigos 10 Mandamentos No Novo Testamento ? Não existem mais irmão. Foram Aperfeiçoados por JESUS

    • @PatristicaBrasil
      @PatristicaBrasil หลายเดือนก่อน

      RODRIGO OMITE VÁRIAS COISAS, JUDEUS TEM TALMUD, TOSEFTA, MIDRASH, ENTRE OUTROS LIVROS COMO SENDO PALAVRA DE DEUS ENTREGUES NO MONTE SINAI A MOISES, PROTESTANTES DEVERIAM SEGUIR ESSES LIVROS E RODRIGO NÃO DIZ. JUDEUS BETA ISRAEL TEM TODOS OS DEUTEROCANÔNICOS, GRUPO QUE EXISTE A 800 ANOS ANTES DE CRISTO. EM QUMRAM, NOS ESCRITOS DO MAR MORTO, $ LIVROS DOS DEUTEROCANÔNICOS FORAM ENCONTRADOS, EM GENIZAH, SINAGOGA DO CAIRO RINHA 5 DEUTEROCANÔNICOS, QUE ERAM USADOS NA SINAGOGA DURANTE PELO MENOS 2000 ANOS. EM NENHUM MUSEU DO MUNDO EXISTIU BÍBLIA COM 66 LIVROS ANTES DA DEFORMA PROTESTANTE, SÓ E SOMENTE SÓ BÍBLIAS COM 73.

  • @RicardoSilva2006
    @RicardoSilva2006 3 ปีที่แล้ว +15

    Gostei da sua explicação. Tenho esquisofrenia e leio a biblia , mas gostei das suas eplicaçoes porque foi mais facil pra eu entender. Deus cuide de todos nos

    • @angelbor19
      @angelbor19 4 หลายเดือนก่อน

      RicardoSilva2006,
      Que o Senhor te abençoe abundantemente.

    • @PatristicaBrasil
      @PatristicaBrasil หลายเดือนก่อน

      RODRIGO OMITE VÁRIAS COISAS, JUDEUS TEM TALMUD, TOSEFTA, MIDRASH, ENTRE OUTROS LIVROS COMO SENDO PALAVRA DE DEUS ENTREGUES NO MONTE SINAI A MOISES, PROTESTANTES DEVERIAM SEGUIR ESSES LIVROS E RODRIGO NÃO DIZ. JUDEUS BETA ISRAEL TEM TODOS OS DEUTEROCANÔNICOS, GRUPO QUE EXISTE A 800 ANOS ANTES DE CRISTO. EM QUMRAM, NOS ESCRITOS DO MAR MORTO, $ LIVROS DOS DEUTEROCANÔNICOS FORAM ENCONTRADOS, EM GENIZAH, SINAGOGA DO CAIRO RINHA 5 DEUTEROCANÔNICOS, QUE ERAM USADOS NA SINAGOGA DURANTE PELO MENOS 2000 ANOS. EM NENHUM MUSEU DO MUNDO EXISTIU BÍBLIA COM 66 LIVROS ANTES DA DEFORMA PROTESTANTE, SÓ E SOMENTE SÓ BÍBLIAS COM 73.

  • @MadalenaTrevisan-ly2gf
    @MadalenaTrevisan-ly2gf 10 หลายเดือนก่อน +10

    Sou católica mas gosto demais dos seus ensimentos Deus abençoe.

    • @xjoTa88
      @xjoTa88 9 หลายเดือนก่อน +1

      ​​@purchasesonlineA bíblia que Jesus conheceu do AT não tinha esses livros a mais. Ele não disse nenhuma mentira. É literalmente um fato, com provas e embasamento.

    • @user-ix5ru3kt5s
      @user-ix5ru3kt5s 5 หลายเดือนก่อน

      Já deixou de ser católico vc aderiu a escomuhao automática,a palavra de Deus diz que sejamos quente ou frio que morno ele vomitara.

  • @taynaramgmgallo3418
    @taynaramgmgallo3418 2 ปีที่แล้ว +19

    Rodrigo, te conheci naquele debate religioso no podcast inteligência ltda. Que aula. Eu achei muito engrandecedor conhecer vc e ouvir o que tens a nos passar. Tanto conhecimento... parabéns.

    • @DoutorSpock2002
      @DoutorSpock2002 ปีที่แล้ว

      Ensinar muita mentira.

    • @PatristicaBrasil
      @PatristicaBrasil หลายเดือนก่อน

      RODRIGO OMITE VÁRIAS COISAS, JUDEUS TEM TALMUD, TOSEFTA, MIDRASH, ENTRE OUTROS LIVROS COMO SENDO PALAVRA DE DEUS ENTREGUES NO MONTE SINAI A MOISES, PROTESTANTES DEVERIAM SEGUIR ESSES LIVROS E RODRIGO NÃO DIZ. JUDEUS BETA ISRAEL TEM TODOS OS DEUTEROCANÔNICOS, GRUPO QUE EXISTE A 800 ANOS ANTES DE CRISTO. EM QUMRAM, NOS ESCRITOS DO MAR MORTO, $ LIVROS DOS DEUTEROCANÔNICOS FORAM ENCONTRADOS, EM GENIZAH, SINAGOGA DO CAIRO RINHA 5 DEUTEROCANÔNICOS, QUE ERAM USADOS NA SINAGOGA DURANTE PELO MENOS 2000 ANOS. EM NENHUM MUSEU DO MUNDO EXISTIU BÍBLIA COM 66 LIVROS ANTES DA DEFORMA PROTESTANTE, SÓ E SOMENTE SÓ BÍBLIAS COM 73.

  • @rosaliaferreira2751
    @rosaliaferreira2751 3 ปีที่แล้ว +13

    Boa noite pastor Rodrigo Silva,realmente o senhor tem o dom de ensinar é maravilhoso ouvir seus ensinamentos,que o Senhor nosso Deus continue te abençoando.

  • @osvaldomac8152
    @osvaldomac8152 3 ปีที่แล้ว +28

    Boa noite Pastor Rodrigo Silva, é sempre um grande prazer assistir as suas aulas. Escrevo apartir de Angola. Que Deus continue a abençoar-te muito.
    Osvaldo Neto

    • @MikeCab
      @MikeCab 3 ปีที่แล้ว

      Não saia do barco, porqueJesus vai te honrar!

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      No vídeo "Bíblia Católica, Bíblia Protestante" foi dito aos 30 min que Hugo de São Victor (o certo é Hugo de São Vitor) não aceitava os livros apócrifos. Desconfiei que o grande comentarista da Bíblia faria tal despropósito e numa folheada rápida já encontrei citado Livro de Tobias. Parece que Rodrigo Silva não leu Hugo de São Vitor, e não tem a menor ideia do que escreveu.
      Após séculos de discussão, o papa fechou questão e a partir de então quem se diz católico deve também fechar questão.
      Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Mais recentemente, os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870)”
      Cita Guilherme de Ockham, que é um nominalista e não é boa referência. Lutero bebeu da fonte de Ockham. Não sei se Ockham aceitava ou não a Bíblia Católica, mas isto pouco importa, pois se não aceitava estava fora da fé Católica.
      Aliás, falando de Lutero, não estou confrontando nenhuma denominação protestante, pois nem os Luteranos seguem o que disse Lutero.
      Rodrigo Silva dá um ar de respeitador ao catolicismo, mas sua tendência para entortar é perigosa para a fé de muitos.
      Lamentável um protestante querer determinar como a Igreja Católica estabeleceu os livros da Bíblia, e querer determinar que foi apenas no Concílio de Trento, após a Reforma. Rodrigo Silva deve ter consultado fontes protestantes para afirmar tal coisa. Como pode um pesquisador se apegar apenas em fontes secundárias e não consultar fontes Católicas? Não foi pesquisar em entender as fontes da Igreja, e se foi, não as entendeu e tomou como verdade os seus próprios entendimentos de forma errada. Dizer que a Igreja Antiga não tinha determinado os livros da Bíblia serve para dizer que Lutero e os protestantes não estão em desacordo com Igreja dos primeiros tempos, para deslegitimar a Igreja Católica e legitimar a sua denominação. Isso é uma falsificação por interesses de um grupo.
      Sobre o Concílio de Trento, para excomungar primeiro precisa admoesta, por isso determinar a excomunhão para os que não aceitarem os livros Bíblia não quer dizer que a partir daquela data determinou que seria daquele jeito, mas quer dizer que já foram admoestados e a partir de então seriam excomungados.
      São Jerônimo pode ter discordado até na data da determinação do papa, depois disto passou a concordar, assim como todo Católico.
      www.bibliacatolica.com.br/blog/sao-jeronimo-rejeitou-os-deuterocanonicos/
      As discussões existem intensamente e por longos períodos até a determinação dogmática, quando se encerram todas as polêmicas e discórdias.
      No episódio ao vivo com o PADRE PAULO | 4 Set 2017 - Sem Igreja não há Bíblia, explica o que segue.
      A formação da lista dos livros do Novo Testamento não aconteceu de maneira tranquila, rápida e consensual, como erroneamente imaginam os protestantes. Durante mais de três séculos a Igreja teve de lidar com grupos diversos que, por um lado, defendiam a inclusão de vários livros apócrifos no cânon bíblico - como era o caso dos gnósticos - e, por outro, queriam a exclusão de vários livros sagrados, reconhecendo como verdadeiros apenas o Evangelho de Lucas e algumas cartas paulinas - como no caso dos marcionitas, discípulos do herege Marcião. Coube à Igreja Católica, representada pela autoridade apostólica dos bispos e apoiada na Tradição, a missão de discernir a respeito do assunto e listar, depois de um consenso por parte de todo o orbe católico, os livros que deveriam estar presentes no cânon das Sagradas Escrituras. A lista mais antiga de que temos notícia é a lista do Papa Dâmaso, no século IV (cf. Decretum Damasi: DS 179-180):
      Para o Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus (....). Para o Novo Testamento: Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João; os Atos dos Apóstolos; as epístolas de São Paulo: aos Romanos, primeira e segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos (....). Antes da formação do cânon bíblico, os primeiros cristãos passaram séculos a fio vivendo apenas da Tradição. Para que fique claro, o livro mais antigo do Novo Testamento, a I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, foi redigido quase 20 anos após a ascensão de Jesus, ao passo que o mais recente, o livro do Apocalipse, foi escrito por volta do ano 90. Além disso, esses livros não estavam reunidos em um único pergaminho, mas espalhados por várias regiões, de modo que a Igreja primitiva não possuía um Novo Testamento como nós o conhecemos. Os primeiros cristãos, luminares de santidade, viveram absolutamente da Tradição, da Palavra de Deus encarnada, não de um livro.
      www.veritatis.com.br/como-e-quem-definiu-quais-seriam-os-livros-da-biblia/amp/
      Nos mais antigos escritos dos Santos Padres da Igreja (Patrística), os livros rejeitados pelos protestantes (deuterocanônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros estes rejeitados pelos protestantes. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e do 2Macabeus; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos.
      Mas antes de definir o que os católicos pensam, deve buscar fontes católicas e perguntar para católicos conhecedores do assunto.
      Para se chegar ao Novo Testamento que temos, a Igreja Católica teve de rejeitar diversos livros que não eram inspirados por Deus.Apócrifos referentes ao Novo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. Evangelho segundo os Hebreus (gnóstico) - Fim do Séc I d.C.
      2. Proto-Evangelho de Tiago.
      3. Evangelho do Pseudo Tomé.
      4. O Evangelho de Pedro - Meados do Séc II d.C.
      5. O Evangelho de Nicodemos.
      6. O Evangelho dos Ebionitas ou dos Doze Apóstolos - Meados do Séc II d.C.
      7. Evangelho segundo os Egípcios - Meados do Séc II d.C.
      8. Evangelho de André - Séc II/III d.C.
      9. Evangelho de Felipe - Séc II/III d.C.
      10. Evangelho de Bartolomeu - Séc II/III d.C.
      11. Evangelho de Barnabé - Séc II/III d.C.
      12. O drama de Pilatos.
      13. A morte e assunção de Maria.
      14. A Paixão de Jesus.
      15. Descida de Jesus aos Infernos.
      16. Declaração de José de Arimatéia.
      17. História de José o garimpeiro.
      18. Atos de Pedro.
      19. Atos de Paulo.
      20. Atos de André.
      21. Atos de João.
      22. Atos de Tomé.
      23. Atos de Felipe.
      24. Atos de Tadeu.
      25. Epístola de Barnabé.
      26. III Epístola aos Coríntios - Séc. II d.C.
      27. Epistola aos Loadicenses - Fim do Séc. II d.C.
      28. Carta dos Apóstolos - 180 d.C.
      29. Correspondência entre Sêneca e São Paulo - Séc. IV d.C.
      30. Apocalipse de Pedro - Meados do Séc. II d.C.
      31. Apocalipse de Paulo - 380 d.C.
      32. Sibila Cristã - Séc. III d.C.
      Também em relação ao Antigo Testamento, a Igreja Católica rejeitou diversos livros como apócrifos, utilizando-se mais uma vez da sua autoridade para a delimitação do Cânon Bíblico.
      Apócrifos referentes ao Antigo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. A vida de Adão e Eva.
      2. 1Henoque.
      3. 2Henoque.
      4. Apocalipse de Abraão.
      5. Testamento de Abraão.
      6. Testamento de Isaac.
      7. Testamento de Jacó.
      8. Escada de Jacó.
      9. José e Asenet.
      10. Testamento dos Doze Patriarcas.
      11. Assunção de Moisés.[15] 12. Testamento de Jô.
      13. Salmos de Salomão.
      14. Odes de Salomão.
      15. Testamento de Salomão.
      16. Apocalipse de Elias.
      17. Ascensão de Isaías.
      18. Paralipômenos de Jeremias.
      19. Apocalipse Siríaco de Baruc.
      20. Apocalipse de Sofonias.
      21. Apocalipse de Esdras.
      22. Apocalipse de Sedrac.
      23. 3Esdras.
      24. 4Esdras.
      25. Sibilinos.
      26. Pseudo-Filemon.
      27. 3Macabeus.
      28. 4Macabeus.
      29. Salmos 151-155.
      30. Oração de Manassés.
      31. Carta de Aristeu.
      32. As Dezoito Bênçãos.
      33. Ahigar.
      34. Vida dos Profetas.
      35. Recabitas.
      Pequena relação de citações implícitas dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento nos escritos do Novo Testamento:
      Sabedoria 13,1-9 > Romanos 1,19-32; Sabedoria 6,1-4 > Romanos 13,1; Sabedoria 2,13.18 > Mateus 27,43; Eclesiástico 4,34 > Tiago 1,19; Eclesiástico 27,30-28,1-7 > Lucas 11,4; Mateus 6,15; Eclesiástico 31,1-11 > Lucas 18,24-25; Eclesiástico 35,11-24 > Lucas 18,1-8; 1Macabeus 2,29-48 > Marcos 2,27; 2Macabeus 6,18-7,42 > Hebreus 11,34-40; Tobias 12,15 > Apocalipse 8,2; Tobias 12,1-22 > Mateus 6,1-18; Tobias 13,11-18 > Apocalipse 21,1-22,1-5.

    • @jcostaadvocaciajoaopauloda5140
      @jcostaadvocaciajoaopauloda5140 2 ปีที่แล้ว

      Fake news religiosa digna de Lutero que tentou alterar a bíblia th-cam.com/video/-nPI5h1s-cg/w-d-xo.html

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      Quem é Jesus para vocês? Jesus é Deus que se fez carne, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Não é isto que estou perguntando.
      Podem responder que Jesus é "meu Senhor e meu Deus", como Tomé. Uma resposta bíblica, mas o que isto significa?
      Podem dizer como Pedro: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Outra resposta bíblica, mas o que isto significa?
      Jesus Cristo é homem e Deus? Qual a porcentagem de homem e qual a porcentagem de Deus?
      Como pode ser um homem-Deus ao mesmo tempo? Não pode?
      Ou Deus tomou um homem para dar a sua Palavra?
      O que a sua denominação diz sobre qual a natureza de Jesus, natureza humana e divina?
      Jesus tem alma humana? Jesus realmente tinha corpo e alma humanas? ou eram divinas com aparência humana?, ou era algo temporário ou emprestado?
      Jesus é um avatar como na crença hinduísta? Avatar na crença hinduístane é a descida de um ser divino à terra, em forma materializada [Particularmente cultuados pelos hindus são Krishna e Rama, avatares do deus Vixnu; os avatares podem assumir a forma humana ou a de um animal.]
      Como pode Jesus ter alma humana e ser Deus? Se Jesus tem alma, seria a sua alma criada por Deus? Seria a alma de Jesus uma criatura de Deus?
      Se Jesus é humano e divino, como pode Deus ser uno? Se Jesus é humano, onde Ele está agora com seu corpo?
      Jesus era como um espectro depois da ressurreição? Como pode um corpo humano ser como um fantasma, que aparece em todos os lugares, entra no Cenáculo fechado sem abrir portas, e desaparece, quando quer.
      Jesus era um instrumento de Deus?
      Ou era humano-divino, por isso não sentia dor, tristeza, e amarguras como nós?
      Ou era humano-divino, por isso tinha uma sensibilidade muito mais aguçada que a nossa?
      Jesus é uma Pessoa divina com duas naturezas ou Jesus é uma Pessoa e Deus é outra Pessoa?
      Jesus é Deus e tem apenas uma aparência humana sem alma humana?
      Os protestantes, em sua maioria, não aceitam que Maria seja chamada mãe de Deus, apesar de ser mãe de Jesus
      Jesus nasceu do ventre de uma mulher? Ou nasceu de uma árvore? Ou apareceu e pronto? Se Jesus é Deus que se fez carne, então Maria é mãe de Deus, sendo uma criatura feita por Deus como todos nós, mas certamente sem manchas, porque Deus não habitaria onde houvesse mácula. Se Jesus é Deus, a Santíssima Trindade desceu com sua perfeição em um pequeno espaço no útero de Maria, encerrando o Infinito, sem diminuir com isso, pois aquele espaço transformou-se num Céu. Como poderia assim ocorrer se Maria estivesse manchada? Se Jesus é Deus, certamente, Deus a fez, desde todos os tempos, a mais nobre das criaturas.
      Que mãe assistiria a morte na cruz de seu filho? Certamente, nenhuma, exceto Maria. Ela foi a que mais amou Deus, que assistiu a sua morte. Um amar tão acima de qualquer outra pessoa, que é incomparável.
      Como entender as coisa celestes com a razão humana limitada? Vamos para alguns exemplos.
      Deus não sofre paixões, mas está dito que Deus se entristeceu, se irou, se arrependeu.
      Como pode Deus se irar?
      Quando pouco a sua ira se acender ( SL 2,13)
      Como pode Deus se arrepender?
      Arrependo-me de ter criado o homem (Gn 6,7)
      Ao mesmo tempo: Não se perdoa o triunfante em Israel, nem se dobra pelo arrependimento (1Rs 15,29)
      Há risco de se tomar as palavras como realidades. Algumas vezes, de forma errada, não se distingue o que está em sentido própria do que está em sentido metafórico devido a semelhança dos efeitos.
      Como os protestantes, em sua maioria não sabem quem é Jesus, estão mais perto do islã, hinduísmo e budismo, do que do cristianismo.
      Texto abaixo recortado do site do Padre Paulo Ricardo, O indiferentismo maçônico
      Jesus faz uma "pesquisa de opinião" com seus Apóstolos: o que é que as pessoas andam dizendo por aí sobre Ele?
      "Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou".
      - São Lucas 9, 19b
      Veja que a impressão geral do povo era muito positiva. Todos achavam alguma coisa boa de Jesus. No entanto, todos estavam profundamente errados. É exatamente o que acontece no mundo hoje.
      (...) quando você pergunta "quem é Jesus?", vai ouvir as respostas mais disparatadas.
      (...) Quem é Jesus para os milhões e milhões de adeptos do islamismo?
      (...) Para os muçulmanos, Jesus é um dos Profetas. E, veja só, o Alcorão diz coisas maravilhosas de Jesus: que Ele nasceu milagrosamente da Virgem Maria, que subiu aos céus e que Ele um dia vai voltar!
      Os muçulmanos creem, portanto, que Jesus é uma pessoa realmente importante, que precisa ser respeitada. Só que eles não sabem quem é Jesus. Porque Ele não é somente o Filho da Virgem Maria. Ele é o Filho de Deus, o próprio Deus que se fez homem, e isso os muçulmanos não aceitam.
      (....) Para um hindu, Jesus é um homem santo, uma pessoa "divina", um deus com "d" minúsculo (porque eles são politeístas).
      Um budista pode dizer que Jesus é um buda - ou seja, um iluminado. Eles aceitam isso!
      (...) Convenhamos, são todas opiniões muito elogiosas (....)
      A fé cristã como recebemos dos Apóstolos e nós, católicos, cremos, diz o seguinte: Jesus é o próprio Deus do universo! Aquela criança, nascida em Belém e sustentada pelos braços de Maria, é o mesmo Deus criador que sustenta as galáxias.
      (....) Para essas outras religiões, se Deus não entrou na História concreta, qualquer um pode dizer "Eu sigo o deus verdadeiro" e, de alguma forma, todos estariam, fundamentalmente, falando do "mesmo deus", mas apenas sob aspectos diferentes.
      Só que nós, cristãos, dizemos escandalosamente: "Tudo bem, vocês podem ter entendido aspectos de Deus. Mas Deus, de verdade, se fez homem, Ele tem data de nascimento, biografia, pisou aqui nesta terra" - e isto nenhuma religião está disposta a aceitar.
      (....) nós, cristãos, estamos sendo contaminados, cada vez mais, por uma doença chamada "indiferentismo religioso".
      O que é o indiferentismo religioso?
      É dizer que todas as religiões são boas, que o importante é crer em alguma coisa; que tanto faz se eu creio em Jesus, o muçulmano em Maomé e o budista em Buda.
      Só que não percebemos como isso é absurdo, porque nenhuma das outras religiões crê que seu profeta foi Deus que se fez homem.
      Então, para eles, Deus continua lá em cima - transcende a História - e nenhum desses personagens históricos (Buda, Maomé, Confúcio) é Deus; e, portanto, por mais importantes que sejam, eles podem ser sempre relativizados. (...)
      Nos últimos 300 anos, o cristianismo está sendo esvaziado nesse indiferentismo religioso. Todos estão dispostos a aceitar o cristianismo, desde que ele fique comportadinho e faça de conta que é igualzinho às outras religiões.
      A cultura geral (...) é maçônica.(...) a visão de religião maçônica é que todas as religiões são iguais (...)

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      Quem é Jesus para vocês? Jesus é Deus que se fez carne, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Não é isto que estou perguntando.
      Podem responder que Jesus é "meu Senhor e meu Deus", como Tomé. Uma resposta bíblica, mas o que isto significa?
      Podem dizer como Pedro: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Outra resposta bíblica, mas o que isto significa?
      Jesus Cristo é homem e Deus? Qual a porcentagem de homem e qual a porcentagem de Deus?
      Como pode ser um homem-Deus ao mesmo tempo? Não pode?
      Como pode Jesus for homem e Deus ao mesmo tempo, se o homem é criatura de Deus e Deus é o criador? Jesus não pode ser criatura e criador ao mesmo tempo, ou pode?
      Ou Deus tomou um homem para dar a sua Palavra?
      O que a sua denominação diz sobre qual a natureza de Jesus, natureza humana e divina?
      Jesus tem alma humana? Jesus realmente tinha corpo e alma humanas? ou eram divinas com aparência humana?, ou era algo temporário ou emprestado?
      Jesus é um avatar como na crença hinduísta? Avatar na crença hinduístane é a descida de um ser divino à terra, em forma materializada [Particularmente cultuados pelos hindus são Krishna e Rama, avatares do deus Vixnu; os avatares podem assumir a forma humana ou a de um animal.]
      Como pode Jesus ter alma humana e ser Deus? Se Jesus tem alma, seria a sua alma criada por Deus? Seria a alma de Jesus uma criatura de Deus?
      Se Jesus é humano e divino, como pode Deus ser uno? Se Jesus é humano, onde Ele está agora com seu corpo?
      Jesus era como um espectro depois da ressurreição? Como pode um corpo humano ser como um fantasma, que aparece em todos os lugares, entra no Cenáculo fechado sem abrir portas, e desaparece, quando quer.
      O homem Jesus era meramente um instrumento de Deus?
      Ou era humano-divino? E se era humano-divino então não sentia dor, tristeza, e amarguras como nós?
      Ou era humano-divino, por isso tinha uma sensibilidade muito mais aguçada que a nossa?
      Jesus é uma Pessoa divina com duas naturezas ou Jesus é uma Pessoa e Deus é outra Pessoa?
      Jesus é Deus e tem apenas uma aparência humana sem alma humana?
      Os protestantes, em sua maioria, não aceitam que Maria seja chamada mãe de Deus, apesar de ser mãe de Jesus
      Jesus nasceu do ventre de uma mulher? Ou nasceu de uma árvore? Ou apareceu e pronto? Se Jesus é Deus que se fez carne, então Maria é Jesus, que é Deus. Sendo mãe de Jesus é mãe de Deus.
      Quem não aceita que Maria é mãe de Deus, provavelmente atribui duas pessoas para Jesus, uma pessoa humana e uma pessoa divina, o que seria uma mostruosidade.
      Maria, para ser mãe de Jesus, foi criada por Deus sem manchas do pecado original, porque Deus não habitaria onde houvesse mácula. Se Jesus é Deus, a Santíssima Trindade desceu com sua perfeição em um pequeno espaço no útero de Maria, encerrando o Infinito, sem diminuir com isso, pois aquele espaço transformou-se num Céu. Como poderia assim ocorrer se Maria estivesse manchada? Se Jesus é Deus, certamente, Deus a fez, desde todos os tempos, a mais nobre das criaturas.
      Que mãe assistiria a morte na cruz de seu filho? Certamente, nenhuma, exceto Maria. Ela foi a que mais amou Deus, que assistiu a sua morte. Um amar tão acima de qualquer outra pessoa, que é incomparável.
      Como entender as coisa celestes com a razão humana limitada? Vamos para alguns exemplos.
      Deus não sofre paixões, mas está dito que Deus se entristeceu, se irou, se arrependeu.
      Como pode Deus se irar?
      Quando pouco a sua ira se acender ( SL 2,13)
      Como pode Deus se arrepender?
      Arrependo-me de ter criado o homem (Gn 6,7)
      Ao mesmo tempo: Não se perdoa o triunfante em Israel, nem se dobra pelo arrependimento (1Rs 15,29)
      Há risco de se tomar as palavras como realidades. Algumas vezes, de forma errada, não se distingue o que está em sentido própria do que está em sentido metafórico devido a semelhança dos efeitos.
      Como os protestantes, em sua maioria não sabem quem é Jesus, estão mais perto do islã, hinduísmo e budismo, do que do cristianismo.

  • @pedropescadinha4487
    @pedropescadinha4487 ปีที่แล้ว +48

    É lamentável que dos cinco pastores que perguntei isso,de três denominações diferentes, não souberam me explicar a matéria desse vídeo. Ótimo tema e vídeo.

  • @josianeleone6905
    @josianeleone6905 3 ปีที่แล้ว +6

    Rodrigo silva,tenho aprendido muito ,sobre a palavra de Deus e arqueologia com suas palavras cheias de sabedoria e muito conhecimento.Que Deus continue te usando como instrumento nessa terra. Glória à Deus!!

  • @leniduarte7163
    @leniduarte7163 9 หลายเดือนก่อน +9

    Sou Católica e sigo a Igreja Católica Apostólica Romana... gosto de suas colocações, assisto e sigo você, sempre que posso... bem esclarecedor. Obrigada. Deus o abençoe! 🙏🙏

    • @brenocaetano5340
      @brenocaetano5340 9 หลายเดือนก่อน

      Leni, se a senhora realmente é católica e ama a Santa Igreja, faz-se necessário deixar de ouvir os Protestantes, incluindo o Rodrigo Silva. Infelizmente há várias divergências teológicas entre o que ele diz e a Verdade das Escrituras e a Tradição da Igreja. Para maior conhecimento da Verdade, sugiro à senhora assistir às aulas do Professor Lucas Lancaster e do Padre Paulo, que em consonância com os escritos da época, elucidam com maestria toda a formação da cânon e da tradição.
      Infelizmente o Rodrigo Silva, que possui uma oratória invejável, vêm destilando mentiras à respeito da Santa Igreja Católica e de toda a doutrina, a começar pelas Escrituras.
      Fica apenas uma pergunta após esse vídeo: Porque o Protestantismo aceita a autoridade da Santa Igreja Católica na formação do Novo Testamento e não aceita no Antigo Testamento?

    • @mafurron6413
      @mafurron6413 6 หลายเดือนก่อน

      ​@@brenocaetano5340Religião não salva viu, vocês são iguais aos fariseus do tempo de Jesus, se apegam a religião e doutrinas humanas, mas são apóstatas que ao invés de unir e respeitar, apenas afastam e destroem, e por que ? Apego a religião.

  • @kekabiscuit4385
    @kekabiscuit4385 3 ปีที่แล้ว +7

    Não entendo pq o Pastor não falou a mais importante diferença que é na lei dos 10 mandamentos. Mas o estudo foi muito bom como sempre! Deus te abençoe sempre Pastor e a todos os meus irmãos.

  • @Rayane016
    @Rayane016 ปีที่แล้ว +26

    Eu gosto muito das suas explicações porque você é sempre muito muito neutro, respeitoso e nos deixa livres pra tirarmos nossas próprias conclusões! ♥

    • @GleydsonNascimento
      @GleydsonNascimento ปีที่แล้ว +2

      O verdadeiro teólogo, nos ensina as escrituras.

    • @PatristicaBrasil
      @PatristicaBrasil หลายเดือนก่อน

      RODRIGO OMITE VÁRIAS COISAS, JUDEUS TEM TALMUD, TOSEFTA, MIDRASH, ENTRE OUTROS LIVROS COMO SENDO PALAVRA DE DEUS ENTREGUES NO MONTE SINAI A MOISES, PROTESTANTES DEVERIAM SEGUIR ESSES LIVROS E RODRIGO NÃO DIZ. JUDEUS BETA ISRAEL TEM TODOS OS DEUTEROCANÔNICOS, GRUPO QUE EXISTE A 800 ANOS ANTES DE CRISTO. EM QUMRAM, NOS ESCRITOS DO MAR MORTO, $ LIVROS DOS DEUTEROCANÔNICOS FORAM ENCONTRADOS, EM GENIZAH, SINAGOGA DO CAIRO RINHA 5 DEUTEROCANÔNICOS, QUE ERAM USADOS NA SINAGOGA DURANTE PELO MENOS 2000 ANOS. EM NENHUM MUSEU DO MUNDO EXISTIU BÍBLIA COM 66 LIVROS ANTES DA DEFORMA PROTESTANTE, SÓ E SOMENTE SÓ BÍBLIAS COM 73.

  • @AnaLucia-uq7qz
    @AnaLucia-uq7qz 3 ปีที่แล้ว +12

    Que sabedoria, e que inteligência maravilhosa! Deus continue te abençoando pastor Rodrigo

  • @canallodrigues8949
    @canallodrigues8949 3 ปีที่แล้ว +11

    A paz de Deus, Professor Rodrigo Silva, muito boa a explicação, realmente seus vídeos enriquecem os meus conhecimentos! Deus te abençoe continue nesse bom ânimo meu irmão em Jesus Cristo! Abraço

  • @katrinevieira2056
    @katrinevieira2056 ปีที่แล้ว +4

    Nossa você é incrível Rodrigo ! Não desrespeita nenhuma religião ! Ensina a história , parabéns !

  • @samueljunior9754
    @samueljunior9754 2 ปีที่แล้ว +9

    Que Deus abençoe você também
    Em nome do pai do filho e do Espírito Santo Amém 🙏🙏🙏
    Graças à Deus tô bem edificado na Santa igreja católica
    Sempre respeitando a todos
    Que Deus abençoe todos nós

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      No vídeo "Bíblia Católica, Bíblia Protestante" foi dito aos 30 min que Hugo de São Victor (o certo é Hugo de São Vitor) não aceitava os livros apócrifos. Desconfiei que o grande comentarista da Bíblia faria tal despropósito e numa folheada rápida já encontrei citado Livro de Tobias. Parece que Rodrigo Silva não leu Hugo de São Vitor, e não tem a menor ideia do que escreveu.
      Após séculos de discussão, o papa fechou questão e a partir de então quem se diz católico deve também fechar questão.
      Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Mais recentemente, os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870)”
      Cita Guilherme de Ockham, que é um nominalista e não é boa referência. Lutero bebeu da fonte de Ockham. Não sei se Ockham aceitava ou não a Bíblia Católica, mas isto pouco importa, pois se não aceitava estava fora da fé Católica.
      Aliás, falando de Lutero, não estou confrontando nenhuma denominação protestante, pois nem os Luteranos seguem o que disse Lutero.
      Rodrigo Silva dá um ar de respeitador ao catolicismo, mas sua tendência para entortar é perigosa para a fé de muitos.
      Lamentável um protestante querer determinar como a Igreja Católica estabeleceu os livros da Bíblia, e querer determinar que foi apenas no Concílio de Trento, após a Reforma. Rodrigo Silva deve ter consultado fontes protestantes para afirmar tal coisa. Como pode um pesquisador se apegar apenas em fontes secundárias e não consultar fontes Católicas? Não foi pesquisar em entender as fontes da Igreja, e se foi, não as entendeu e tomou como verdade os seus próprios entendimentos de forma errada. Dizer que a Igreja Antiga não tinha determinado os livros da Bíblia serve para dizer que Lutero e os protestantes não estão em desacordo com Igreja dos primeiros tempos, para deslegitimar a Igreja Católica e legitimar a sua denominação. Isso é uma falsificação por interesses de um grupo.
      Sobre o Concílio de Trento, para excomungar primeiro precisa admoesta, por isso determinar a excomunhão para os que não aceitarem os livros Bíblia não quer dizer que a partir daquela data determinou que seria daquele jeito, mas quer dizer que já foram admoestados e a partir de então seriam excomungados.
      São Jerônimo pode ter discordado até na data da determinação do papa, depois disto passou a concordar, assim como todo Católico.
      www.bibliacatolica.com.br/blog/sao-jeronimo-rejeitou-os-deuterocanonicos/
      As discussões existem intensamente e por longos períodos até a determinação dogmática, quando se encerram todas as polêmicas e discórdias.
      No episódio ao vivo com o PADRE PAULO | 4 Set 2017 - Sem Igreja não há Bíblia, explica o que segue.
      A formação da lista dos livros do Novo Testamento não aconteceu de maneira tranquila, rápida e consensual, como erroneamente imaginam os protestantes. Durante mais de três séculos a Igreja teve de lidar com grupos diversos que, por um lado, defendiam a inclusão de vários livros apócrifos no cânon bíblico - como era o caso dos gnósticos - e, por outro, queriam a exclusão de vários livros sagrados, reconhecendo como verdadeiros apenas o Evangelho de Lucas e algumas cartas paulinas - como no caso dos marcionitas, discípulos do herege Marcião. Coube à Igreja Católica, representada pela autoridade apostólica dos bispos e apoiada na Tradição, a missão de discernir a respeito do assunto e listar, depois de um consenso por parte de todo o orbe católico, os livros que deveriam estar presentes no cânon das Sagradas Escrituras. A lista mais antiga de que temos notícia é a lista do Papa Dâmaso, no século IV (cf. Decretum Damasi: DS 179-180):
      Para o Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus (....). Para o Novo Testamento: Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João; os Atos dos Apóstolos; as epístolas de São Paulo: aos Romanos, primeira e segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos (....). Antes da formação do cânon bíblico, os primeiros cristãos passaram séculos a fio vivendo apenas da Tradição. Para que fique claro, o livro mais antigo do Novo Testamento, a I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, foi redigido quase 20 anos após a ascensão de Jesus, ao passo que o mais recente, o livro do Apocalipse, foi escrito por volta do ano 90. Além disso, esses livros não estavam reunidos em um único pergaminho, mas espalhados por várias regiões, de modo que a Igreja primitiva não possuía um Novo Testamento como nós o conhecemos. Os primeiros cristãos, luminares de santidade, viveram absolutamente da Tradição, da Palavra de Deus encarnada, não de um livro.
      www.veritatis.com.br/como-e-quem-definiu-quais-seriam-os-livros-da-biblia/amp/
      Nos mais antigos escritos dos Santos Padres da Igreja (Patrística), os livros rejeitados pelos protestantes (deuterocanônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros estes rejeitados pelos protestantes. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e do 2Macabeus; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos.
      Mas antes de definir o que os católicos pensam, deve buscar fontes católicas e perguntar para católicos conhecedores do assunto.
      Para se chegar ao Novo Testamento que temos, a Igreja Católica teve de rejeitar diversos livros que não eram inspirados por Deus.Apócrifos referentes ao Novo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. Evangelho segundo os Hebreus (gnóstico) - Fim do Séc I d.C.
      2. Proto-Evangelho de Tiago.
      3. Evangelho do Pseudo Tomé.
      4. O Evangelho de Pedro - Meados do Séc II d.C.
      5. O Evangelho de Nicodemos.
      6. O Evangelho dos Ebionitas ou dos Doze Apóstolos - Meados do Séc II d.C.
      7. Evangelho segundo os Egípcios - Meados do Séc II d.C.
      8. Evangelho de André - Séc II/III d.C.
      9. Evangelho de Felipe - Séc II/III d.C.
      10. Evangelho de Bartolomeu - Séc II/III d.C.
      11. Evangelho de Barnabé - Séc II/III d.C.
      12. O drama de Pilatos.
      13. A morte e assunção de Maria.
      14. A Paixão de Jesus.
      15. Descida de Jesus aos Infernos.
      16. Declaração de José de Arimatéia.
      17. História de José o garimpeiro.
      18. Atos de Pedro.
      19. Atos de Paulo.
      20. Atos de André.
      21. Atos de João.
      22. Atos de Tomé.
      23. Atos de Felipe.
      24. Atos de Tadeu.
      25. Epístola de Barnabé.
      26. III Epístola aos Coríntios - Séc. II d.C.
      27. Epistola aos Loadicenses - Fim do Séc. II d.C.
      28. Carta dos Apóstolos - 180 d.C.
      29. Correspondência entre Sêneca e São Paulo - Séc. IV d.C.
      30. Apocalipse de Pedro - Meados do Séc. II d.C.
      31. Apocalipse de Paulo - 380 d.C.
      32. Sibila Cristã - Séc. III d.C.
      Também em relação ao Antigo Testamento, a Igreja Católica rejeitou diversos livros como apócrifos, utilizando-se mais uma vez da sua autoridade para a delimitação do Cânon Bíblico.
      Apócrifos referentes ao Antigo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. A vida de Adão e Eva.
      2. 1Henoque.
      3. 2Henoque.
      4. Apocalipse de Abraão.
      5. Testamento de Abraão.
      6. Testamento de Isaac.
      7. Testamento de Jacó.
      8. Escada de Jacó.
      9. José e Asenet.
      10. Testamento dos Doze Patriarcas.
      11. Assunção de Moisés.[15] 12. Testamento de Jô.
      13. Salmos de Salomão.
      14. Odes de Salomão.
      15. Testamento de Salomão.
      16. Apocalipse de Elias.
      17. Ascensão de Isaías.
      18. Paralipômenos de Jeremias.
      19. Apocalipse Siríaco de Baruc.
      20. Apocalipse de Sofonias.
      21. Apocalipse de Esdras.
      22. Apocalipse de Sedrac.
      23. 3Esdras.
      24. 4Esdras.
      25. Sibilinos.
      26. Pseudo-Filemon.
      27. 3Macabeus.
      28. 4Macabeus.
      29. Salmos 151-155.
      30. Oração de Manassés.
      31. Carta de Aristeu.
      32. As Dezoito Bênçãos.
      33. Ahigar.
      34. Vida dos Profetas.
      35. Recabitas.
      Pequena relação de citações implícitas dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento nos escritos do Novo Testamento:
      Sabedoria 13,1-9 > Romanos 1,19-32; Sabedoria 6,1-4 > Romanos 13,1; Sabedoria 2,13.18 > Mateus 27,43; Eclesiástico 4,34 > Tiago 1,19; Eclesiástico 27,30-28,1-7 > Lucas 11,4; Mateus 6,15; Eclesiástico 31,1-11 > Lucas 18,24-25; Eclesiástico 35,11-24 > Lucas 18,1-8; 1Macabeus 2,29-48 > Marcos 2,27; 2Macabeus 6,18-7,42 > Hebreus 11,34-40; Tobias 12,15 > Apocalipse 8,2; Tobias 12,1-22 > Mateus 6,1-18; Tobias 13,11-18 > Apocalipse 21,1-22,1-5.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      Se acreditou em alguma coisa que o embusteiro do Rodrigo Silva disse, entrou no engano

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      Você disse que sempre respeita todos. Oras, o Rodrigo Silva é um embusteiro e não merece respeito. Quem engana é filhote do Capiroto

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      Não respeite mentirosos e caluniadores.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      CRISTO FUNDOU A IGREJA
      João 20.
      21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
      22 E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
      23 Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.
      Está claro a instituição dos sacerdotes e do sacramento da confissão. Como podem os protestantes refutarem?
      Apenas os apóstolos poderiam ordenar outros sacerdotes, que passariam para outros o poder de perdoar os pecados.
      Protestantes jogaram fora o sacramento da confissão.
      .
      SUCESSÃO APOSTÓLICA
      São Mateus 28,18-20. "Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: TODA AUTORIDADE me foi dada no céu e na terra. IDE, pois, [com esta autoridade] e ENSINAI A TODAS AS NAÇÕES; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a OBSERVAR TUDO O QUE VOS PRESCREVI. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo".
      PRIMEIRO CONCÍLIO
      Em At 15,1-7; 22-33, consta o Primeiro Concílio em Jerusalém, 51 d.C., que mostra que, desde o começo, a Igreja precisava de unidade doutrinal.
      São Marcos 3,16-19. A Simão, a quem pôs o nome de Pedro,
      E a Tiago, filho de Zebedeu, (....) E a Judas Iscariotes, o que o entregou.
      São Lucas 6,13-16. "13.Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: 14.Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; (...) e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor."
      Atos 1,13. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmào de Tiago.
      Os protestantes acham que a Igreja de Jesus não pode ser a Igreja Católica, porque houve traidores de Jesus dentro dela, mas desde o começo houve traidores, como Judas Iscariotes, e também todos os apóstolos, exceto João, fugiram, quando Jesus Cristo foi capturado. Pedro, o fundamento da Igreja, negou Jesus três vezes. Jesus já previa que a sua Igreja seria atacada interna e externamente, mas os ataques não prevaleceriam. As próprias mentiras inventadas por protestantes sobre a história da Igreja foi uma arma potente para acabar com a Igreja. Lógico que houve coisas terríveis dentro da Igreja, mas há mentiras, que até hoje permanecem como senso comum. Mesmo assim a Igreja permanece, nem que no fim permaneçam muitos poucos.
      Marcos 3:13-19. Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele. Escolheu doze, (.....), e Judas Iscariotes, que o traiu.
      Se Jesus escolheu um apóstolo, que seria traidor por sua livre vontade, porque tanto escândalo com os traidores da Igreja?
      As almas puras dos protestantes vão pulando de igreja em igreja até encontrarem a pureza encarnada nos pastores e irmãos?
      A Igreja é santa, mas composta por santos e pecadores. Por pecadores comuns e grandes pecadores, que traíram Jesus Cristo.
      Se há escândalo, então se escandalizam com Jesus por ter escolhido Iscariotes e também Pedro.
      Pedro, mesmo com sua grande fé, negou Cristo 3 vezes. Para a pureza dos protestantes, Pedro seria um mau exemplo para ser um pastor. Ainda bem que Jesus é misericordioso e dá as graças para segui-Lo. Com o pensamento puro dos protestantes, a Igreja não teria se formado, porque teve no seu meio um traidor, Judas, além do chefe dos apóstolos, Pedro, ter negado Jesus.
      Do livro Do Sinal ao Calvário:
      Será uma Igreja santa, composta por homens santos e pecadores, mas em meio à imundície, que é consequência da miséria humana, brilharão como estrelas muitos que cumprirem seus votos e promessas.
      1 Coríntios 11:23-26. Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
      Se Jesus mandou fazer (fazei isto em memória de mim), está claro que instituiu a Igreja, os seus apóstolos como sacerdotes. Sem a tradição apostólica não haveria como manter a Igreja, que instituiu.
      Tradição. São Paulo explica que recebeu por tradição: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei". Não havia os evangelhos na época, tudo era passado oralmente, e certamente muitos ensinamentos transmitidos oralmente não foram escritos no Novo Testamento.
      A Igreja guardou e escolheu os livros que iriam compor a Bíblia por mais de 300 anos. Sem a tradição apostólica não se guardaria nem as palavras, nem se escreveria o Novo Testamento, nem se guardariam os livros para se compor a Bíblia.
      Jogar fora tudo o que foi escrito pelos primeiros cristão seria uma temeridade. Jogar fora só porque não combina com o que defende é separar as coisas conforme os interesses. Cadê a busca da verdade com sinceridade?
      IGREJA NASCEU ANTES DA REDAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO
      Texto abaixo recortado do site:
      veritatiscatholicus.com.br/jesus-fundou-igreja-sucessao-apostolica-tradicao-e-magisterio/amp/
      Alguns cristão dizem: “A Bíblia é tudo do que preciso”, contudo, tal afirmação não se encontra na própria Bíblia. Na verdade, a Bíblia ensina justamente o contrário, como lemos em 2Pd 3,15-17 (.... como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição …. descaiais da vossa firmeza). Além disso, a teoria de que “somente a Bíblia basta” nunca foi professada pela Igreja primitiva.
      Trata-se, assim, de um conceito novo, surgido durante a Reforma Protestante do séc. XVI. Tal teoria é “tradição dos homens” que anula a Palavra de Deus, distorcendo a verdadeira regra bíblica e excluindo a autoridade da Igreja estabelecida por Jesus (cf. Mc 7,1-8).
      Ainda que seja popular em muitas igrejas cristãs, a teoria de que “somente a Bíblia basta” simplesmente não funciona na prática. A experiência histórica desaprova essa ideia, pois a cada ano vemos surgir mais e mais religiões, cada qual com uma interpretação bíblica diferente.
      Existem hoje dezenas de milhares de denominações, cada qual afirmando que sua interpretação particular da Bíblia é a correta. As divisões que geram causam confusões indescritíveis entre milhões de cristãos sinceros, mas desorientados.
      (.....)
      Porém, podemos ter a certeza de uma coisa: o Espírito Santo não pode ser o autor de toda essa confusão (cf. 1Cor 14,33). Deus não pode conduzir as pessoas através de crenças contraditórias já que a Verdade é uma só. Que conclusão podemos então tirar? De que a teoria que diz que “somente a Bíblia basta” [para o cristão] é falsa.
      (.....)
      Devemos ter em mente que a IGREJA NASCEU ANTES DA REDAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO; e não o inverso! Os membros da Igreja, inspirados por Deus, escreveram os livros que formam o Novo Testamento da mesma maneira como os escritores do Antigo Testamento também eram divinamente inspirados; e é a Igreja que é guiada pelo Espírito Santo para guardar e interpretar toda a Bíblia, tanto o Novo quanto o Antigo Testamento.
      Assim, torna-se absolutamente necessário um intérprete oficial quando precisamos compreender a Bíblia apropriadamente (ora, todos nós sabemos o que diz a Constituição Federal, porém, cabe ao Supremo Tribunal Federal interpretá-la realmente).
      O Magistério é infalível quando ensina oficialmente já que Jesus prometeu enviar o Espírito Santo para guiar os apóstolos e seus sucessores no conhecimento de toda a Verdade (cf. Jo 16,12-13).
      Catholic Answers - Livro “Pillar of Fire, Pillar of Truth” (2ª ed.) traduzido por: Carlos Martins Nabeto.

  • @eneidarocha4083
    @eneidarocha4083 3 ปีที่แล้ว +10

    Boa noite a tds abençoada por Deus 🙌. A paz do Senhor Jesus ! Mais um vídeo enriquecedor. GR💕TID💕O

  • @sennaweverton2891
    @sennaweverton2891 3 ปีที่แล้ว +5

    Deus enviou este cara pra nós orientar perfeitamente sobre as coisas de Deus ,que Deus abençoe sempre você e sua família!!

  • @messiaspires2883
    @messiaspires2883 2 ปีที่แล้ว +47

    O Sr .... tem o dom do ensinamento... Da palavra de Deus.... Parabéns

    • @PatristicaBrasil
      @PatristicaBrasil หลายเดือนก่อน

      RODRIGO OMITE VÁRIAS COISAS, JUDEUS TEM TALMUD, TOSEFTA, MIDRASH, ENTRE OUTROS LIVROS COMO SENDO PALAVRA DE DEUS ENTREGUES NO MONTE SINAI A MOISES, PROTESTANTES DEVERIAM SEGUIR ESSES LIVROS E RODRIGO NÃO DIZ. JUDEUS BETA ISRAEL TEM TODOS OS DEUTEROCANÔNICOS, GRUPO QUE EXISTE A 800 ANOS ANTES DE CRISTO. EM QUMRAM, NOS ESCRITOS DO MAR MORTO, $ LIVROS DOS DEUTEROCANÔNICOS FORAM ENCONTRADOS, EM GENIZAH, SINAGOGA DO CAIRO RINHA 5 DEUTEROCANÔNICOS, QUE ERAM USADOS NA SINAGOGA DURANTE PELO MENOS 2000 ANOS. EM NENHUM MUSEU DO MUNDO EXISTIU BÍBLIA COM 66 LIVROS ANTES DA DEFORMA PROTESTANTE, SÓ E SOMENTE SÓ BÍBLIAS COM 73.

  • @herbertmedeiros5883
    @herbertmedeiros5883 11 หลายเดือนก่อน +2

    Boa noite @rodrigo que bela explanação e muito esclarecedor. Saiba que o senhor e um homem usado por Deus. Adoramos a suas pregações e palestras. Parabéns e oremos por Israel e pelo povo cativo pelo HAMAS E seu próprio povo que são escravisados

  • @matheusrodrigues9234
    @matheusrodrigues9234 3 ปีที่แล้ว +110

    Que isso, esse cara é fera dms. Que privilégio poder assistir uma AULA dessa qualidade.

    • @gibranlacerda5854
      @gibranlacerda5854 3 ปีที่แล้ว +3

      fica 1 questão para responder:
      onde esteve o Espírito Santo que permitiu XVI SÉCULOS dos católicos espalhando um falso canon?
      daí ele aparece na reforma (que coincidência) e ilumina os cristãos a corrigir esse terrível erro?
      esteve o espírito acompanhando pequenas comunidades que desaparecerem e nao deram fruto nenhum ao evangelho?
      daí ele escolhia outra comunidade que desaparecia e depois outra e depois outra?
      onde esteve? jesus prometeu ficar com eles todos os dias.....

    • @eltonjonatas3188
      @eltonjonatas3188 3 ปีที่แล้ว +2

      A paz de Cristo! Vamos tratar de alguns argumentos levantados pelo sr Rodrigo Silva, no vídeo em questão:
      Antes de iniciar algumas questões, cabe a recomendação do livro: "Manual de defesa dos livros Deuterocanônico". Autor: Rafael Rodrigues. Sem mais delongas: Militão de Sardes (+ 170 d.C), não cita os livros deuterocanônicos? Ora, em Eusébio, 2000 ele cita o livro de Sabedoria. Mais detalhes do pensamento e contexto que a lista de Mileto foi citada, nos é oculto, pois pouco se sabe sobre o autor; no entanto, do pouco que temos conservado de Mileto, por Eusébio de Cesareia em história Eclesiástica, podemos encontrar duas vezes que ele cita os deuterocanônicos como Sagrada Escritura: livro de Sabedoria (IX- de "a chave") e o "acréscimo" de Ester (mesma referência). Pode- se encontrar essas referências na página 119 e 120 do Manual de defesa dos livros deuterocanônicos.
      Um outro argumento, é que os livros deuterocanônicos só foram proclamados como canônicos, de forma universal, no concílio de Trento (século XVI). Porém, essa informação não bate com a realidade histórica! De fato, os concílios eram primeiramente regionais e careciam de aprovação da Igreja Romana para valerem para toda Igreja (o que já desmonta a supremacia papal, nos primeiros séculos). A aprovação ocorre em 419 d.C, com o papa Bonifácio.
      Sobre a aparente recusa de São Jerônimo pelos livros deuterocanônicos: alguns desses discursos contrários aos livros deuterocanônicos, são, no máximo, do ano 394 d.C e não traduzem o que São Jerônimo pensou em toda sua vida. Na verdade, é desonesto fazer esse recorte da vida de alguém, sem, é claro, desmontar que esse é apenas um período da vida do autor. Se fosse assim, poderíamos usar a figura de Santo Agostinho de Hipona, para dar crédito ao maniqueísmo. Essa atitude contaria aos deuterocanônicos por parte de São Jerônimo, segundo J.N.D Kelly, foi por "[...] concessões temporárias por razões táticas ou outras [...] (Kelly 2000). Tato o é, que São Jerônimo cita os deuterocanônicos como Escritura em: Carta 65, 1- A Principia, A Salvina, carta 79, 10, Jerônimo, 402 e etc...
      Enfim... Fica aqui a recomendação do livro "Manual de defesa dos livros deuterocanônicos", onde tirei as argumentação.
      Para finalizar a minha argumentação: Católicos não devem aceitar os livros deuterocanônicos por causa que estão na Septuaginta, ou por x autores primitivos. Aceitamos, devido a autoridade conferida por Cristo Jesus a Igreja Católica Apostólica Romana. Se fosse ir apenas pelo campo argumentativo que o Sr Rodrigo Silva propôs, até o Novo Testamento, em partes, etaria em dúvida. Visto que Apocalipse de São João, foi tido como livro "ruim" em História Eclesiástica- livro VII capítulo XXV verso I e etc... Enquanto, por exemplo "Apocalipse de Pedro, era inclusive lido na liturgia na região da Palestina. Poderia citar vários outros exemplos, mesmo dentro do Novo Testamento, que se fossemos por linha semelhante ao sr Rodrigo Silva, não teríamos segurança.
      Conclusão: o reconhecimento do que é bíblia, é resultado da autoridade conferida a Igreja Católica! A diferença é que nós católicos reconhecemos isso, ao contrário dos protestantes.

    • @isaiassousa6931
      @isaiassousa6931 3 ปีที่แล้ว +2

      @@gibranlacerda5854 ELE( O ESPÍRITO SANTO) SEMPRE ESTEVE COM O SEU POVO, ALIÁS O FATO DE A IGREJA ROMANA FAZER O WYE QUE FAZER, REVELA QUE DEUS DÁ O LIVRE ARBÍTRIO A TODOS, MAS DEUS SEMPRE PRESERVOU SUA PALAVRA.

    • @gibranlacerda5854
      @gibranlacerda5854 3 ปีที่แล้ว +1

      @@isaiassousa6931 Jesus manda ir pelo mundo pregar o evangelho.....os católicos hereges cumprem esse missão enquanto a comunidade verdadeira (nao se sabe o nome) fica pregando para não se sabe quem....
      Tá certo viu.....põe a mão na consciência irmão....
      Digite no Google "catatumbas de roma" e vai ver que no ano 100 (antes dos evangelhos) já pintavam imagens nas paredes.....já eram hereges no ano 100???

    • @fabiomotta923
      @fabiomotta923 2 ปีที่แล้ว +2

      @@eltonjonatas3188 não sou religioso, mas é fato histórico q a igreja católica primitiva deturpou o evangelho,como muitas igrejas evangélicas atuais.

  • @NicoGatin_cortes
    @NicoGatin_cortes 3 ปีที่แล้ว +5

    Louvado seja Deus!
    Que benção é poder aprender e obter conhecimento.
    Deus te abençoe!
    Gratidão ao SENHOR!

  • @AbelhaseNativas
    @AbelhaseNativas 3 ปีที่แล้ว +18

    Deus abençoe a sua casa Rodrigo.🙏🙏
    Abs.

  • @user-dr7on1yu3k
    @user-dr7on1yu3k 10 หลายเดือนก่อน +2

    Olá
    Sou do Ceará
    Os seus ensinamentos chegaram até aqui e estou agarrando com muita satisfação e aprendendo muito! Agradeço um grande abraço.

  • @marciacosta3277
    @marciacosta3277 3 ปีที่แล้ว +21

    Muito bom , muito esclarecedor, só tenho a agradecer , você me inspira a estudar mais a Bíblia

    • @Jussararoque.
      @Jussararoque. 3 ปีที่แล้ว +1

      Qual bíblia vc vai estudar ? A católica ou a bíblia de Lutero ? Porque Lutero foi quem avacalhou c tudo .

    • @gibranlacerda5854
      @gibranlacerda5854 3 ปีที่แล้ว

      fica 1 questão para responder:
      onde esteve o Espírito Santo que permitiu XVI SÉCULOS dos católicos espalhando um falso canon?
      daí ele aparece na reforma (que coincidência) e ilumina os cristãos a corrigir esse terrível erro?
      esteve o espírito acompanhando pequenas comunidades que desaparecerem e nao deram fruto nenhum ao evangelho?
      daí ele escolhia outra comunidade que desaparecia e depois outra e depois outra?
      onde esteve? jesus prometeu ficar com eles todos os dias.....

    • @angelagomes1645
      @angelagomes1645 3 ปีที่แล้ว

      @@Jussararoque. Pior que até Lutero nunca deixou de seguir a Católica.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      JESUS CRISTO se encarnou, não se encardenou.
      (...) A Bíblia não é a premissa fundamental porque ela mesma possui argumentos aparentemente contraditórios. É a interpretação autorizada da Igreja que a ilumina e revela a intenção de cada autor sagrado. (...) A Bíblia por si mesma não pode ser a base do acordo quando ela é a causa do desacordo.
      Entendam uma coisa. Não existe Bíblia sem Igreja. Sacra Scriptura principalius est in corde Ecclesiae quam in materialibus instrumentis scripta, dizem os Santos Padres. Ou seja, a Sagrada Escritura está escrita no coração da Igreja, mais do que em instrumentos materiais. E isso por uma razão muito simples: JESUS SE ENCARNOU, NÃO SE ENCADERNOU. A Igreja, por sua vez, guiada pelo Espírito Santo, perpetua-se na história e dá continuidade a essa encarnação. Não nos esqueçamos: ELA É O CORPO DE CRISTO. QUEM A NEGA, DESTARTE, NEGA O PRÓPRIO CRISTO, pois não é possível aceitar a cabeça sem o corpo (cf. Mt 10, 40). Alguns contestam: "Ah, mas os bispos cometem muitos pecados". E daí? Cristo assegurou a infalibilidade da Igreja. Nada disse sobre a impecabilidade de seus pastores. Uma coisa nada tem que ver com a outra. SE ACEITAMOS QUE A IGREJA ERRA NOS JUÍZOS DE FÉ, A PRÓPRIA VERACIDADE DAS ESCRITURAS É POSTA EM XEQUE. Dan Brown ganha muitas razões para apontar o dedo em nossas caras. As coisas mudam de rumo somente se acolhemos a Tradição, na certeza de que a promessa de Cristo sobre a incorruptibilidade da Igreja é verdadeira - non praevalebunt (cf. Mt 16, 18).
      Que fique claro: não pretendemos com isso ofender nossos irmãos protestantes. A Igreja, vale lembrar, admite, em várias circunstâncias - mas sobretudo na defesa da dignidade do homem -, a colaboração "com outras Igrejas cristãs, comunidades e grupos religiosos, a fim de ensinar e promover" o conteúdo moral e social do Evangelho [3]. Apenas desejamos esclarecer alguns pontos de discordâncias que, as mais das vezes, só contribuem para aumentar as divisões e, pior, para a difusão do indiferentismo religioso.
      Um pouco de bom senso e humildade nunca fez mal a ninguém. Cristo deixou-nos a Igreja e seus sacramentos para a santificação de nossas almas. Não podemos, a pretexto de uma interpretação particular da Bíblia, relativizar tudo isso (cf. 2 Pd 1, 20). É pecado. É temerário. Sem a Igreja, a Bíblia vira letra morta. Ou aceitamos o Magistério, ou perdemos as Sagradas Escrituras. Tertium non datur.
      Referências
      Capítulo Why I am a catholic publicado no livro The Thing (1929), sem tradução no Brasil. Fonte: Sociedade Chesterton Brasil.
      VAZ, Henrique C. de Lima. Ontologia e história: escritos de filosofia VI. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012, pág. 31.
      Pornografia e violência nas comunicações sociais: uma resposta pastoral, n. 29

    • @valdiralves9968
      @valdiralves9968 2 ปีที่แล้ว

      @@wladimirkarasek3373 " NOSSOS IRMÃOS" PROTESTANTES? PRÁ SER MEU IRMÃO, TEM Q. RENUNCIAR AO PECADO: IDOLATRIA VÍCIOS, PALAVRÕES...ENFIM, TEM Q. NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO SANTO! E OS CATs. Q. CONHEÇO NÃO NASCERAM DE NOVO!

  • @moondoor9031
    @moondoor9031 3 ปีที่แล้ว +49

    Esse é um assunto sempre rende diversos debates nas redes sociais. Sempre quis ouvir sobre o ponto de vista do Doutor Rodrigo Silva neste quesito.

    • @azifre
      @azifre 3 ปีที่แล้ว +4

      Ponto de vista tendencioso. Diz que Jerônimo rejeitou os deuterocânonicos, quando esse na verdade não foi o seu posicionamento nos anos seguintes.
      Diz que Cristo utilizava a bíblia Hebraica, quando a história e o próprio Novo testamento nos diz que ele usava a Grega (Septuaginta). Das mais de 300 citações que o Novo Testamento faz ao antigo, 90% se referem a Septuaginta.

    • @moondoor9031
      @moondoor9031 3 ปีที่แล้ว +1

      @@azifre Você é católico?

    • @azifre
      @azifre 3 ปีที่แล้ว +1

      @@moondoor9031 Apostólico Romano

    • @moondoor9031
      @moondoor9031 3 ปีที่แล้ว +6

      @@azifre Então dificilmente você teria uma visão diferente. No vídeo ele apenas explica o ponto de vista dele e finaliza dizendo que respeita a doutrina católica. Então não há muito o que dizer pois você vai continuar seguindo a sua doutrina com as suas convicções e ele a dele.

    • @azifre
      @azifre 3 ปีที่แล้ว +2

      @@moondoor9031 Eu não sigo as minhas convicções, mas a da Santa Igreja, corpo mistico de Cristo ao longo da história. Essa é a grande diferença do católico para o protestante, que prefere acreditar nas próprias ideias que retira da bíblia ou nas de homens que se rebelaram contra a verdadeira Igreja de Cristo. A igreja é una a mais de 2 mil anos, aí no sec XVI surge aquele que se rebelou contra ela na chamada reforma protestante, raiz de milhares de denominações divergentes entre si. Vc acha mesmo que Cristo concorda com está quantidade de denominações??

  • @elianearaujo2222
    @elianearaujo2222 3 ปีที่แล้ว +36

    Incríveis seus ensinamentos! Amo assistir todos que eu encontro, alguns até duas ou três vezes! Deus te abençoe e sei que Ele está usando você para nos orientar melhor nos estudos bíblicos.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      No vídeo "Bíblia Católica, Bíblia Protestante" foi dito aos 30 min que Hugo de São Victor (o certo é Hugo de São Vitor) não aceitava os livros apócrifos. Desconfiei que o grande comentarista da Bíblia faria tal despropósito e numa folheada rápida já encontrei citado Livro de Tobias. Parece que Rodrigo Silva não leu Hugo de São Vitor, e não tem a menor ideia do que escreveu.
      Após séculos de discussão, o papa fechou questão e a partir de então quem se diz católico deve também fechar questão.
      Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Mais recentemente, os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870)”
      Cita Guilherme de Ockham, que é um nominalista e não é boa referência. Lutero bebeu da fonte de Ockham. Não sei se Ockham aceitava ou não a Bíblia Católica, mas isto pouco importa, pois se não aceitava estava fora da fé Católica.
      Aliás, falando de Lutero, não estou confrontando nenhuma denominação protestante, pois nem os Luteranos seguem o que disse Lutero.
      Rodrigo Silva dá um ar de respeitador ao catolicismo, mas sua tendência para entortar é perigosa para a fé de muitos.
      Lamentável um protestante querer determinar como a Igreja Católica estabeleceu os livros da Bíblia, e querer determinar que foi apenas no Concílio de Trento, após a Reforma. Rodrigo Silva deve ter consultado fontes protestantes para afirmar tal coisa. Como pode um pesquisador se apegar apenas em fontes secundárias e não consultar fontes Católicas? Não foi pesquisar em entender as fontes da Igreja, e se foi, não as entendeu e tomou como verdade os seus próprios entendimentos de forma errada. Dizer que a Igreja Antiga não tinha determinado os livros da Bíblia serve para dizer que Lutero e os protestantes não estão em desacordo com Igreja dos primeiros tempos, para deslegitimar a Igreja Católica e legitimar a sua denominação. Isso é uma falsificação por interesses de um grupo.
      Sobre o Concílio de Trento, para excomungar primeiro precisa admoesta, por isso determinar a excomunhão para os que não aceitarem os livros Bíblia não quer dizer que a partir daquela data determinou que seria daquele jeito, mas quer dizer que já foram admoestados e a partir de então seriam excomungados.
      São Jerônimo pode ter discordado até na data da determinação do papa, depois disto passou a concordar, assim como todo Católico.
      www.bibliacatolica.com.br/blog/sao-jeronimo-rejeitou-os-deuterocanonicos/
      As discussões existem intensamente e por longos períodos até a determinação dogmática, quando se encerram todas as polêmicas e discórdias.
      No episódio ao vivo com o PADRE PAULO | 4 Set 2017 - Sem Igreja não há Bíblia, explica o que segue.
      A formação da lista dos livros do Novo Testamento não aconteceu de maneira tranquila, rápida e consensual, como erroneamente imaginam os protestantes. Durante mais de três séculos a Igreja teve de lidar com grupos diversos que, por um lado, defendiam a inclusão de vários livros apócrifos no cânon bíblico - como era o caso dos gnósticos - e, por outro, queriam a exclusão de vários livros sagrados, reconhecendo como verdadeiros apenas o Evangelho de Lucas e algumas cartas paulinas - como no caso dos marcionitas, discípulos do herege Marcião. Coube à Igreja Católica, representada pela autoridade apostólica dos bispos e apoiada na Tradição, a missão de discernir a respeito do assunto e listar, depois de um consenso por parte de todo o orbe católico, os livros que deveriam estar presentes no cânon das Sagradas Escrituras. A lista mais antiga de que temos notícia é a lista do Papa Dâmaso, no século IV (cf. Decretum Damasi: DS 179-180):
      Para o Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus (....). Para o Novo Testamento: Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João; os Atos dos Apóstolos; as epístolas de São Paulo: aos Romanos, primeira e segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos (....). Antes da formação do cânon bíblico, os primeiros cristãos passaram séculos a fio vivendo apenas da Tradição. Para que fique claro, o livro mais antigo do Novo Testamento, a I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, foi redigido quase 20 anos após a ascensão de Jesus, ao passo que o mais recente, o livro do Apocalipse, foi escrito por volta do ano 90. Além disso, esses livros não estavam reunidos em um único pergaminho, mas espalhados por várias regiões, de modo que a Igreja primitiva não possuía um Novo Testamento como nós o conhecemos. Os primeiros cristãos, luminares de santidade, viveram absolutamente da Tradição, da Palavra de Deus encarnada, não de um livro.
      www.veritatis.com.br/como-e-quem-definiu-quais-seriam-os-livros-da-biblia/amp/
      Nos mais antigos escritos dos Santos Padres da Igreja (Patrística), os livros rejeitados pelos protestantes (deuterocanônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros estes rejeitados pelos protestantes. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e do 2Macabeus; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos.
      Mas antes de definir o que os católicos pensam, deve buscar fontes católicas e perguntar para católicos conhecedores do assunto.
      Para se chegar ao Novo Testamento que temos, a Igreja Católica teve de rejeitar diversos livros que não eram inspirados por Deus.Apócrifos referentes ao Novo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. Evangelho segundo os Hebreus (gnóstico) - Fim do Séc I d.C.
      2. Proto-Evangelho de Tiago.
      3. Evangelho do Pseudo Tomé.
      4. O Evangelho de Pedro - Meados do Séc II d.C.
      5. O Evangelho de Nicodemos.
      6. O Evangelho dos Ebionitas ou dos Doze Apóstolos - Meados do Séc II d.C.
      7. Evangelho segundo os Egípcios - Meados do Séc II d.C.
      8. Evangelho de André - Séc II/III d.C.
      9. Evangelho de Felipe - Séc II/III d.C.
      10. Evangelho de Bartolomeu - Séc II/III d.C.
      11. Evangelho de Barnabé - Séc II/III d.C.
      12. O drama de Pilatos.
      13. A morte e assunção de Maria.
      14. A Paixão de Jesus.
      15. Descida de Jesus aos Infernos.
      16. Declaração de José de Arimatéia.
      17. História de José o garimpeiro.
      18. Atos de Pedro.
      19. Atos de Paulo.
      20. Atos de André.
      21. Atos de João.
      22. Atos de Tomé.
      23. Atos de Felipe.
      24. Atos de Tadeu.
      25. Epístola de Barnabé.
      26. III Epístola aos Coríntios - Séc. II d.C.
      27. Epistola aos Loadicenses - Fim do Séc. II d.C.
      28. Carta dos Apóstolos - 180 d.C.
      29. Correspondência entre Sêneca e São Paulo - Séc. IV d.C.
      30. Apocalipse de Pedro - Meados do Séc. II d.C.
      31. Apocalipse de Paulo - 380 d.C.
      32. Sibila Cristã - Séc. III d.C.
      Também em relação ao Antigo Testamento, a Igreja Católica rejeitou diversos livros como apócrifos, utilizando-se mais uma vez da sua autoridade para a delimitação do Cânon Bíblico.
      Apócrifos referentes ao Antigo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. A vida de Adão e Eva.
      2. 1Henoque.
      3. 2Henoque.
      4. Apocalipse de Abraão.
      5. Testamento de Abraão.
      6. Testamento de Isaac.
      7. Testamento de Jacó.
      8. Escada de Jacó.
      9. José e Asenet.
      10. Testamento dos Doze Patriarcas.
      11. Assunção de Moisés.[15] 12. Testamento de Jô.
      13. Salmos de Salomão.
      14. Odes de Salomão.
      15. Testamento de Salomão.
      16. Apocalipse de Elias.
      17. Ascensão de Isaías.
      18. Paralipômenos de Jeremias.
      19. Apocalipse Siríaco de Baruc.
      20. Apocalipse de Sofonias.
      21. Apocalipse de Esdras.
      22. Apocalipse de Sedrac.
      23. 3Esdras.
      24. 4Esdras.
      25. Sibilinos.
      26. Pseudo-Filemon.
      27. 3Macabeus.
      28. 4Macabeus.
      29. Salmos 151-155.
      30. Oração de Manassés.
      31. Carta de Aristeu.
      32. As Dezoito Bênçãos.
      33. Ahigar.
      34. Vida dos Profetas.
      35. Recabitas.
      Pequena relação de citações implícitas dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento nos escritos do Novo Testamento:
      Sabedoria 13,1-9 > Romanos 1,19-32; Sabedoria 6,1-4 > Romanos 13,1; Sabedoria 2,13.18 > Mateus 27,43; Eclesiástico 4,34 > Tiago 1,19; Eclesiástico 27,30-28,1-7 > Lucas 11,4; Mateus 6,15; Eclesiástico 31,1-11 > Lucas 18,24-25; Eclesiástico 35,11-24 > Lucas 18,1-8; 1Macabeus 2,29-48 > Marcos 2,27; 2Macabeus 6,18-7,42 > Hebreus 11,34-40; Tobias 12,15 > Apocalipse 8,2; Tobias 12,1-22 > Mateus 6,1-18; Tobias 13,11-18 > Apocalipse 21,1-22,1-5.

    • @adrianodeoliveira9354
      @adrianodeoliveira9354 2 ปีที่แล้ว

      Eliane, infelizmente o Rodrigo Silva ocultou muitas informações importantes sobre os deuterocanônicos, que fazem com que o leitor tenha uma percepção errada sobre estes livros. A verdadeira pesquisa em fontes confiáveis demonstra, sem sombra de dúvidas, que os deuterocanônicos são inspirados por Deus. No link abaixo, lhe apresento um vídeo refutando os erros de Rodrigo Silva e mostrando a verdade sobre o cânon bíblico. Veja e divulgue. Desde já agradeço. th-cam.com/video/-nPI5h1s-cg/w-d-xo.html

    • @robisonmoura1559
      @robisonmoura1559 2 ปีที่แล้ว

      @@eliasroschildt Simples e objetivo!!!

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      JESUS CRISTO se encarnou, não se encardenou.
      (...) A Bíblia não é a premissa fundamental porque ela mesma possui argumentos aparentemente contraditórios. É a interpretação autorizada da Igreja que a ilumina e revela a intenção de cada autor sagrado. (...) A Bíblia por si mesma não pode ser a base do acordo quando ela é a causa do desacordo.
      Entendam uma coisa. Não existe Bíblia sem Igreja. Sacra Scriptura principalius est in corde Ecclesiae quam in materialibus instrumentis scripta, dizem os Santos Padres. Ou seja, a Sagrada Escritura está escrita no coração da Igreja, mais do que em instrumentos materiais. E isso por uma razão muito simples: JESUS SE ENCARNOU, NÃO SE ENCADERNOU. A Igreja, por sua vez, guiada pelo Espírito Santo, perpetua-se na história e dá continuidade a essa encarnação. Não nos esqueçamos: ELA É O CORPO DE CRISTO. QUEM A NEGA, DESTARTE, NEGA O PRÓPRIO CRISTO, pois não é possível aceitar a cabeça sem o corpo (cf. Mt 10, 40). Alguns contestam: "Ah, mas os bispos cometem muitos pecados". E daí? Cristo assegurou a infalibilidade da Igreja. Nada disse sobre a impecabilidade de seus pastores. Uma coisa nada tem que ver com a outra. SE ACEITAMOS QUE A IGREJA ERRA NOS JUÍZOS DE FÉ, A PRÓPRIA VERACIDADE DAS ESCRITURAS É POSTA EM XEQUE. Dan Brown ganha muitas razões para apontar o dedo em nossas caras. As coisas mudam de rumo somente se acolhemos a Tradição, na certeza de que a promessa de Cristo sobre a incorruptibilidade da Igreja é verdadeira - non praevalebunt (cf. Mt 16, 18).
      Que fique claro: não pretendemos com isso ofender nossos irmãos protestantes. A Igreja, vale lembrar, admite, em várias circunstâncias - mas sobretudo na defesa da dignidade do homem -, a colaboração "com outras Igrejas cristãs, comunidades e grupos religiosos, a fim de ensinar e promover" o conteúdo moral e social do Evangelho [3]. Apenas desejamos esclarecer alguns pontos de discordâncias que, as mais das vezes, só contribuem para aumentar as divisões e, pior, para a difusão do indiferentismo religioso.
      Um pouco de bom senso e humildade nunca fez mal a ninguém. Cristo deixou-nos a Igreja e seus sacramentos para a santificação de nossas almas. Não podemos, a pretexto de uma interpretação particular da Bíblia, relativizar tudo isso (cf. 2 Pd 1, 20). É pecado. É temerário. Sem a Igreja, a Bíblia vira letra morta. Ou aceitamos o Magistério, ou perdemos as Sagradas Escrituras. Tertium non datur.
      Referências
      Capítulo Why I am a catholic publicado no livro The Thing (1929), sem tradução no Brasil. Fonte: Sociedade Chesterton Brasil.
      VAZ, Henrique C. de Lima. Ontologia e história: escritos de filosofia VI. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012, pág. 31.
      Pornografia e violência nas comunicações sociais: uma resposta pastoral, n. 29

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      O Rodrigo Silva é um embusteiro e mal intencionado ou um ignorante em arqueologia e história da Igreja.JESUS CRISTO se encarnou, não se encardenou.
      (...) A Bíblia não é a premissa fundamental porque ela mesma possui argumentos aparentemente contraditórios. É a interpretação autorizada da Igreja que a ilumina e revela a intenção de cada autor sagrado. (...) A Bíblia por si mesma não pode ser a base do acordo quando ela é a causa do desacordo.
      Entendam uma coisa. Não existe Bíblia sem Igreja. Sacra Scriptura principalius est in corde Ecclesiae quam in materialibus instrumentis scripta, dizem os Santos Padres. Ou seja, a Sagrada Escritura está escrita no coração da Igreja, mais do que em instrumentos materiais. E isso por uma razão muito simples: JESUS SE ENCARNOU, NÃO SE ENCADERNOU. A Igreja, por sua vez, guiada pelo Espírito Santo, perpetua-se na história e dá continuidade a essa encarnação. Não nos esqueçamos: ELA É O CORPO DE CRISTO. QUEM A NEGA, DESTARTE, NEGA O PRÓPRIO CRISTO, pois não é possível aceitar a cabeça sem o corpo (cf. Mt 10, 40). Alguns contestam: "Ah, mas os bispos cometem muitos pecados". E daí? Cristo assegurou a infalibilidade da Igreja. Nada disse sobre a impecabilidade de seus pastores. Uma coisa nada tem que ver com a outra. SE ACEITAMOS QUE A IGREJA ERRA NOS JUÍZOS DE FÉ, A PRÓPRIA VERACIDADE DAS ESCRITURAS É POSTA EM XEQUE. Dan Brown ganha muitas razões para apontar o dedo em nossas caras. As coisas mudam de rumo somente se acolhemos a Tradição, na certeza de que a promessa de Cristo sobre a incorruptibilidade da Igreja é verdadeira - non praevalebunt (cf. Mt 16, 18).
      Que fique claro: não pretendemos com isso ofender nossos irmãos protestantes. A Igreja, vale lembrar, admite, em várias circunstâncias - mas sobretudo na defesa da dignidade do homem -, a colaboração "com outras Igrejas cristãs, comunidades e grupos religiosos, a fim de ensinar e promover" o conteúdo moral e social do Evangelho [3]. Apenas desejamos esclarecer alguns pontos de discordâncias que, as mais das vezes, só contribuem para aumentar as divisões e, pior, para a difusão do indiferentismo religioso.
      Um pouco de bom senso e humildade nunca fez mal a ninguém. Cristo deixou-nos a Igreja e seus sacramentos para a santificação de nossas almas. Não podemos, a pretexto de uma interpretação particular da Bíblia, relativizar tudo isso (cf. 2 Pd 1, 20). É pecado. É temerário. Sem a Igreja, a Bíblia vira letra morta. Ou aceitamos o Magistério, ou perdemos as Sagradas Escrituras. Tertium non datur.
      Referências
      Capítulo Why I am a catholic publicado no livro The Thing (1929), sem tradução no Brasil. Fonte: Sociedade Chesterton Brasil.
      VAZ, Henrique C. de Lima. Ontologia e história: escritos de filosofia VI. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012, pág. 31.
      Pornografia e violência nas comunicações sociais: uma resposta pastoral, n. 29

  • @aguinaldorodrigues5013
    @aguinaldorodrigues5013 6 หลายเดือนก่อน +1

    Parabéns professor Rodrigo, ótima explicação, muito bem embasada e esclarecedora.
    Suas palavras são cheias de bençãos, sem agressão aos que professam uma fé diferente, contudo, deixa em aberto à reflexão de cada um.

  • @EmanupNM
    @EmanupNM 3 ปีที่แล้ว +46

    Rodrigo é um monstro em sabedoria e humildade, já fui católico e hj pentecostal, mas aprendo muito e concordo em tudo que foi falado, até pq é fato!
    Deus te abençoe sempre

    • @gibranlacerda5854
      @gibranlacerda5854 3 ปีที่แล้ว +4

      fica 1 questão para responder:
      onde esteve o Espírito Santo que permitiu XVI SÉCULOS dos católicos espalhando um falso canon?
      daí ele aparece na reforma (que coincidência) e ilumina os cristãos a corrigir esse terrível erro?
      esteve o espírito acompanhando pequenas comunidades que desaparecerem e nao deram fruto nenhum ao evangelho?
      daí ele escolhia outra comunidade que desaparecia e depois outra e depois outra?
      onde esteve? jesus prometeu ficar com eles todos os dias.....

    • @andrejuba6566
      @andrejuba6566 3 ปีที่แล้ว +3

      Rodrigão vc estuda tanto que se atrapalha e outra todos seus videos vc tenta ser neutro ou imparcial na religião, mas sempre passa uma imagem que a religião católica esta errada. Não consigo assistir um video seu inteiro, começa bem depois distorce a verdade e acaba puxando a "sardinha" pro protestantismo, ou seja vc tem estudo mas não tem experiência com Deus.

    • @isaclopes7495
      @isaclopes7495 3 ปีที่แล้ว +4

      Na verdade vc nunca foi católica porque se na época que vc "era" católico nunca teria deixado a santa igreja

    • @EmanupNM
      @EmanupNM 3 ปีที่แล้ว +16

      @@isaclopes7495 Quem é você pra dizer que eu não fui católico? Vc é presunçoso e arrogante, nem me conhece. Fui católico por 7 anos, saí e mesmo assim não fico criticando, pelo contrário, respeito muito os irmãos católicos.
      Sobre o tema "santa igreja", é tratado unicamente sobre a religião, seus dogmas etc, a igreja que Jesus virá buscar é a espiritual, não confunda as coisas.
      Acredito que tanto católicos qnto evangélicos serão salvos nos dois lados, não cabe a mim e NEM A VOCÊ dizer qual é a certa ou errada.
      Seja mais humilde

    • @eltonjonatas3188
      @eltonjonatas3188 3 ปีที่แล้ว +6

      A paz de Cristo! Vamos tratar de alguns argumentos levantados pelo sr Rodrigo Silva, no vídeo em questão:
      Antes de iniciar algumas questões, cabe a recomendação do livro: "Manual de defesa dos livros Deuterocanônico". Autor: Rafael Rodrigues. Sem mais delongas: Militão de Sardes (+ 170 d.C), não cita os livros deuterocanônicos? Ora, em Eusébio, 2000 ele cita o livro de Sabedoria. Mais detalhes do pensamento e contexto que a lista de Mileto foi citada, nos é oculto, pois pouco se sabe sobre o autor; no entanto, do pouco que temos conservado de Mileto, por Eusébio de Cesareia em história Eclesiástica, podemos encontrar duas vezes que ele cita os deuterocanônicos como Sagrada Escritura: livro de Sabedoria (IX- de "a chave") e o "acréscimo" de Ester (mesma referência). Pode- se encontrar essas referências na página 119 e 120 do Manual de defesa dos livros deuterocanônicos.
      Um outro argumento, é que os livros deuterocanônicos só foram proclamados como canônicos, de forma universal, no concílio de Trento (século XVI). Porém, essa informação não bate com a realidade histórica! De fato, os concílios eram primeiramente regionais e careciam de aprovação da Igreja Romana para valerem para toda Igreja (o que já desmonta a supremacia papal, nos primeiros séculos). A aprovação ocorre em 419 d.C, com o papa Bonifácio.
      Sobre a aparente recusa de São Jerônimo pelos livros deuterocanônicos: alguns desses discursos contrários aos livros deuterocanônicos, são, no máximo, do ano 394 d.C e não traduzem o que São Jerônimo pensou em toda sua vida. Na verdade, é desonesto fazer esse recorte da vida de alguém, sem, é claro, desmontar que esse é apenas um período da vida do autor. Se fosse assim, poderíamos usar a figura de Santo Agostinho de Hipona, para dar crédito ao maniqueísmo. Essa atitude contaria aos deuterocanônicos por parte de São Jerônimo, segundo J.N.D Kelly, foi por "[...] concessões temporárias por razões táticas ou outras [...] (Kelly 2000). Tato o é, que São Jerônimo cita os deuterocanônicos como Escritura em: Carta 65, 1- A Principia, A Salvina, carta 79, 10, Jerônimo, 402 e etc...
      Enfim... Fica aqui a recomendação do livro "Manual de defesa dos livros deuterocanônicos", onde tirei as argumentação.
      Para finalizar a minha argumentação: Católicos não devem aceitar os livros deuterocanônicos por causa que estão na Septuaginta, ou por x autores primitivos. Aceitamos, devido a autoridade conferida por Cristo Jesus a Igreja Católica Apostólica Romana. Se fosse ir apenas pelo campo argumentativo que o Sr Rodrigo Silva propôs, até o Novo Testamento, em partes, etaria em dúvida. Visto que Apocalipse de São João, foi tido como livro "ruim" em História Eclesiástica- livro VII capítulo XXV verso I e etc... Enquanto, por exemplo "Apocalipse de Pedro, era inclusive lido na liturgia na região da Palestina. Poderia citar vários outros exemplos, mesmo dentro do Novo Testamento, que se fossemos por linha semelhante ao sr Rodrigo Silva, não teríamos segurança.
      Conclusão: o reconhecimento do que é bíblia, é resultado da autoridade conferida a Igreja Católica! A diferença é que nós católicos reconhecemos isso, ao contrário dos protestantes.

  • @marcosluiz_Marconildo
    @marcosluiz_Marconildo 3 ปีที่แล้ว +10

    Boa noite, meu nobre. O senhor é diferenciado. Cheio da Graça e do conhecimento.

  • @margaridashiroma1501
    @margaridashiroma1501 3 ปีที่แล้ว +4

    Prof. Rodrigo Silva! Como é bom ver as suas publicações, com muito conhecimento.
    E a forma como o senhor trata as diferentes posições dá espaço para que estudemos mais, é tudo o que precisamos, ter liberdade de cavar o nosso tesouro.
    Obrigada!

  • @victorfrangao3287
    @victorfrangao3287 11 หลายเดือนก่อน +2

    Parabéns Rodrigo aprecio muito seu trabalho!👏🏻👏🏻👏🏻
    Não sou protestante, mas tenho respeito e admiração por todos meus irmãos em Cristo 🙌🏻 em diversas correntes mas no fim todos nós buscamos o mesmo Deus é trilhamos o mesmo caminho e que nos encontremos em comunhão no céus 🙌🏻🙌🏻 parabéns pela obra !

  • @taynaramgmgallo3418
    @taynaramgmgallo3418 2 ปีที่แล้ว +6

    Rodrigo, não posso deixar de agradecer o teu testemunho dos momentos difíceis que você enfrentou. E como Deus foi importante pra te chamar de volta pra vida. Comigo foi parecido. Eu me considerava atéia, não tinha certeza sobre Deus, mas não duvidava. Apesar de minha criação católica não praticante. Hoje né identifico mais com a igreja evangélica, aos meus 33 anos eu conheci Deus, numa experiência assim como a sua muito íntima e pessoal. Obrigada por dividir conosco. Abraço

    • @cristaoy4480
      @cristaoy4480 2 ปีที่แล้ว +1

      Jesus reina como Rei para todos nós que cumprimos os Seus mandamento. Não te queres juntar ou estás à espera que todos os judeus se juntem , voltem para a terra prometida, ao mesmo tempo ou num determinado dia, por um decreto ? A paz esteja contigo.
      A MARCA DA BESTA É A DESOBEDIÊNCIA aos mandamentos de Deus dados, a Moisés no Sinai, a Jesus Cristo (amai-vos uns aos outros como Eu vos amei). Pelas leis que obedecemos revelamos o Deus que servimos ou adoramos. Por exemplo: os servos do diabo quando matam obedecem a uma lei dele, que está contra a lei do Criador, que é a do homícidio (matarás).
      Nos versículos que seguem em baixo Jesus Cristo fala do sacrifício de sua própria vida, que vai sofrer através da crucificação, por quem vai fazer. Não fará por aqueles que não são ou não se irão tornar seus amigos. Pois nem todos são ou serão seus amigos. Apenas por aqueles que fazem ou irão fazer a sua vontade (os que lhe obedecem ou irão obedecer). Se ele fizesse pelos inimigos então ele não se referiria a amigos, especificamente, mas a todos os indivíduos.Também se fosse para ser pelos seus inimigos então o amor dele teria de deixar de ser maior para ser menor, já que o maior é para os amigos não para os inimigos, o que seria impossível, pois, ele é perfeito bem como seu amor.
      "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
      Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando."
      Evangelho João 15: 13-14
      Apocalipse 12:17 é bem claro. "os que guardam os mandamentos de Deus E têm o testemunho de Jesus". São "os que guardam os mandamentos de Deus", mas, que também "têm o testemunho de Jesus". Não são pessoas de categoria diferentes. São pessoas da mesma categoria. Se fossem pessoas de categoria distinta tinham utilizado a conjunção, o termo OU, ou seja, "os que guardam os mandamentos de Deus OU têm o testemunho de Jesus". Não há diferença entre ser judeu OU crente. Todas as pessoas têm que ter o testemunho de Jesus e guardar os mandamentos para serem salvas.
      Cristo ressuscitou dentre os mortos.
      Jesus está vivo.
      Arrepende-te para que os teus pecados possam ser perdoados.
      Pecado é transgressão dos mandamentos do Pai edo Filho.
      Póde-se vencer o pecado. Cristo veio em carne para nos mostrar que isso é possível com a ajuda de Deus, do Seu Espírito. As etapas são: arrependimento do pecado, busca do Espírito contrário ao pecado ( pedir a Ele o Espírito), receber o Espírito. Sabemos que recebemos o Êspírito quando deixamos de cometer aquele pecado. É para sermos vencedores sobre o pecado que estamos no mundo. Se fizermos isso receberemos galardão em vez de condenação.
      O Criador não deu autorização para a criação de templos terrestres. O único templo que existe agora, está no céu onde Jesus é o nosso sumo sacerdote.Ele não habita em templos feito por mãos de homens. Nem tão pouco é servido por mãos humanas. Cristo mesmo disse que o Seu reino não era deste mundo. Os que constroem templos (diversas denominações religiosas), procuram os benefícios terrenos, só o fazem para satisfazer os seus desejos da carne, bem como os dos frequentadores dessas instituições. Não acreditam em Deus embora digam que sim. Saí dela povo Meu.
      Adorem ao único Deus, que é imortal! Busquem o Espírito (efésios 5:19)
      Reunam-se ao ar livre, nas casas de cada um, debaixo das pontes, nas praias ...
      Deus por ser imutável, não pode ser pai, filho, espírito santo Há um só Deus o Pai...
      Deus não é Deus de confusão.
      Está escrito.
      Não podemos buscar a Deus em templos feitos por mão humanas porque simplesmente Ele não está (atos 17: 24). O que existe nesses sítios é o espírito do líder fundador da religião, que nunca será perfeito. Não temos a completa liberdade, pois, há regras, que não são divinas, impostas. Ele diz : Buscar-me-eis e Me achareis ... Jeremias 29: 13 É pecado ir ás "igrejas" terrestres porque transgredimos esta Sua Palavra.
      Quando fazemos tal, estamos a negá-Lo porque Ele diz que O buscaríamos, não estamos a buscá-Lo conforme nos é ordenado por Ela. Desde já te aviso que Ele não está nesses lugares, logo, não podes dizer que O estás a buscar porque mentirías ou então não crês na Sua Palavra , fato este que te dará a condenação.
      1 João 4 1 AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.
      Por causa da desobediência aos mandamentos de Deus todos os templos de Israel foram destruídos.
      . Os judeus que não aceitaram Jesus Cristo são considerados anti-cristos. Quando Jesus Cristo falou em templo, referia-se ao Seu próprio corpo que os judeus destruiram quando O crucificaram, mas que Deus reconstruiu, novamente a Jesus Cristo, para Ele ressurgir vivo após a morte passados 3 dias., aparecendo primeiramente aos dísciplos. O Pai não habita em lugares feitos por mãos de homens.Quer morar em todo o ser humano, pois todo ele é sua criaturas feita por Si.
      Mandamentos
      1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
      2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
      3 Não terás outros deuses diante de mim.
      4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
      5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
      6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
      7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
      8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
      9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
      10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
      11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
      12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. 13 Não matarás.
      14 Não adulterarás.
      15 Não furtarás.
      16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
      17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
      Biblia Exodo 20

    • @cristaoy4480
      @cristaoy4480 2 ปีที่แล้ว

      Atenta o diálogo que segue:
      cristão y
      + anónima
      1 Tm 6: 8
      anónima
      +cristão y
      Só esqueceu de mencionar que ninguém compra ou vende se não tiver a marca da besta ou o nome ou o número do seu nome. os mandamentos de Deus aqui não encaixam. Questão de lógica! Não vou nem colocar textos longos...porque ninguém lê. !
      cristao y
      + anónima
      Está tudo perdido, pois pertencem ao mundo, falam do mundo, trabalham para o mundo, não renunciam ao seu "umbigo" mas julgam-se salvos.
      cristao y
      +anónima
      Não lêm porque são preguiçosos preferem satisfazer a sua carne.
      cristao y
      +anónima
      A marca da besta (desobediência aos mandamentos) é que permite ao Homem comprar/vender. São os que têm a marca da besta os únicos que podem comprar/vender. Os outros que não aceitam a marca da besta (os que são obedientes, salvos) é que não podem comprar/vender, justamente porque não se pode comprar/vender a não ser que se tenha a marca da besta.
      A razão é a seguinte:
      E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais devedores do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
      Luc. 13:4
      A cobiça é a raiz de todas as dívidas.
      Cristo mandou que os endividados se arrependessem.
      Se não se arrependerem não entram no reino dos céus.
      Aquilo que está posto à venda nas lojas comerciais pertence ao dono da loja. Antes de comprar qualquer produto, a primeira coisa que o comprador faz é cobiçar o produto. Produto esse que tem dono, o dono do estabelecimento, pois ainda não foi comprado.Então quem compra produtos transgride também o 10 º mandamento.
      Quem vende produtos desobedece à ordem de Jesus: "Dai" e servo-lo-à dado.
      A única coisa que se pode fazer é ofertar e receber ofertas.
      A vida que a maioria das pessoas está a viver está em completo desacordo com as leis de Deus e não vai entrar no céu.
      Esforçai-vos em entrar pela porta estreita porque larga é a porta que conduz à perdição.
      anónima
      +cristao y
      É pra rir kkkkkkkkkkkk marca da besta quem não tem os mandamentos de Deus! os mandamentos são 2: Amarás o teu Deus de todo o teu entendimento e ao próximo como a ti mesmo.
      cristao y
      +anónima
      Esse mandamentos que referiste são um resumo de todos os Seus mandamentos que aí não estão desenvolvidos. Não penses que são ao nosso critério. Eles são vários mas bem específicos. Amar a Deus é obedecer aos mandamentos de Deus (João 14:21) Lucas 9: 23 (conversão)
      Quem quiser vir pós Mim = se alguém quiser ir para o céu.
      negue-se a si mesmo = deixe de fazer a sua vontade
      tome a sua cruz = mate os seus pecados diáriamente (arrependa-se dos seus pecados + deixe de cometer esses pecados).
      siga-Me = faça a vontade de Deus (obedecer aos Seus 10+1 mandamentos).
      A mesma coisa em: Amar o próximo = negar a si mesmo + seguir o próximo.
      Ainda estás a rir? Se sim lembra-te do tempo de Noé! Os impios também faziam isso.
      anónima
      +cristao y
      os colega. olha só....: Assim como VC desmembrou os 2 mandamentos em os demais, imagine tbm, que a marca da besta tbm será o resultado de tudo de pior..Vou esmiuçar um pouco: Vejamos, não precisa ninguém dizer que o sistema que envolve a besta são pessoas que não obedecem os mandamentos de Deus!!! Isso é claro e simplório!!! não tem novidade!!! o que VC precisa é abrir a sua mente pois há mais coisas a serem reveladas! Hj nós compramos o que queremos , bastando ter dinheiro, independente se compramos de pessoas que obedecem os mandamentos de Deus ou não ou se nós obedecemos ou não! ( isso é invisível). ninguém sabe quem é quem. Entenda. .. só poderá comprar ou vender quem tiver a marca, ou o nome, ou o número do seu nome! ( Terá de ser algo visível, notório) .
      cristao y
      +anónima
      Lê bem o escrevi pois não leste. Jesus manda dar tudo. Como é que podes comprar se fizeste isso que Ele ordena? No caso de lhe teres obedecido ficas sem coisa alguma logo é impossível comprares. Como retiveste para ti dinheiro, desobedeceste, tens a marca da besta, é que compras.
      Não sei se já ouviste falar de pessoas que dão tudo, obedecem, ficando sem nada? Onde está escrito que é fisica? Deus imprime as Suas leis no coração de maneira visível? Não vemos quem são?
      testa simboliza a consciência.
      mão " o proceder.
      Isto é sério.
      anónima
      +cristao y
      Então colega .... Já que tu disseste que quem compra e vende já tem a marca da besta...o que aliás eu já estou marcada do fio de cabelo a ponta dos pés (conforme o colega me acusou). Pergunto lhe: como vives? és um ermitão? vive de doações? como vc pessoa tão pura sobrevive?
      anónima
      +cristao y
      ow colega!! Leia novamente o que eu falei ...Aonde disse que a marca seria física?? Eu disse VISIVEL!!! Ap. 13 do 14 ao 18. Dá um retorno lá. .talvez ache algo de intetessante!
      cristao y
      +anónima
      Sim abandonei o trabalho há muitos anos. Vivo de quem me ajuda. A marca não é visível (Deus não põe as Suas Leis no coração visivelmente) , nem física. Está na própria pessoa que foi tornada inconsciente pela mesma. Já te disse. Vocês são bem identificados, pois, compram/vendem. Quando morreres vais para o inferno. Posteriormente destruída no lago de fogo.
      cristao y
      +anónima
      Referi-me ao trabalho do mundo.
      Agora para pregar o evangelho continuo no trabalho.
      Abandona o trabalho para ti própria.

  • @valdivinoc.coelho1246
    @valdivinoc.coelho1246 3 ปีที่แล้ว +36

    uma aula de teologia grátis!! muito bom! e muito obrigado pelo trabalho Rodrigo!!!

    • @cleniltonsoares7323
      @cleniltonsoares7323 2 ปีที่แล้ว +1

      Uma aula de mentira grátis.

    • @evamendesbezerra4118
      @evamendesbezerra4118 2 ปีที่แล้ว +3

      Não é mentira aprenda a respeita se você não crê é problema seu

    • @ritadias5143
      @ritadias5143 2 ปีที่แล้ว +1

      @@evamendesbezerra4118 muito conhecimento

    • @ritadias5143
      @ritadias5143 2 ปีที่แล้ว

      Pastor porque os romanos não não gostavam dos judeus fizeram muita maldade

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      JESUS CRISTO se encarnou, não se encardenou.
      (...) A Bíblia não é a premissa fundamental porque ela mesma possui argumentos aparentemente contraditórios. É a interpretação autorizada da Igreja que a ilumina e revela a intenção de cada autor sagrado. (...) A Bíblia por si mesma não pode ser a base do acordo quando ela é a causa do desacordo.
      Entendam uma coisa. Não existe Bíblia sem Igreja. Sacra Scriptura principalius est in corde Ecclesiae quam in materialibus instrumentis scripta, dizem os Santos Padres. Ou seja, a Sagrada Escritura está escrita no coração da Igreja, mais do que em instrumentos materiais. E isso por uma razão muito simples: JESUS SE ENCARNOU, NÃO SE ENCADERNOU. A Igreja, por sua vez, guiada pelo Espírito Santo, perpetua-se na história e dá continuidade a essa encarnação. Não nos esqueçamos: ELA É O CORPO DE CRISTO. QUEM A NEGA, DESTARTE, NEGA O PRÓPRIO CRISTO, pois não é possível aceitar a cabeça sem o corpo (cf. Mt 10, 40). Alguns contestam: "Ah, mas os bispos cometem muitos pecados". E daí? Cristo assegurou a infalibilidade da Igreja. Nada disse sobre a impecabilidade de seus pastores. Uma coisa nada tem que ver com a outra. SE ACEITAMOS QUE A IGREJA ERRA NOS JUÍZOS DE FÉ, A PRÓPRIA VERACIDADE DAS ESCRITURAS É POSTA EM XEQUE. Dan Brown ganha muitas razões para apontar o dedo em nossas caras. As coisas mudam de rumo somente se acolhemos a Tradição, na certeza de que a promessa de Cristo sobre a incorruptibilidade da Igreja é verdadeira - non praevalebunt (cf. Mt 16, 18).
      Que fique claro: não pretendemos com isso ofender nossos irmãos protestantes. A Igreja, vale lembrar, admite, em várias circunstâncias - mas sobretudo na defesa da dignidade do homem -, a colaboração "com outras Igrejas cristãs, comunidades e grupos religiosos, a fim de ensinar e promover" o conteúdo moral e social do Evangelho [3]. Apenas desejamos esclarecer alguns pontos de discordâncias que, as mais das vezes, só contribuem para aumentar as divisões e, pior, para a difusão do indiferentismo religioso.
      Um pouco de bom senso e humildade nunca fez mal a ninguém. Cristo deixou-nos a Igreja e seus sacramentos para a santificação de nossas almas. Não podemos, a pretexto de uma interpretação particular da Bíblia, relativizar tudo isso (cf. 2 Pd 1, 20). É pecado. É temerário. Sem a Igreja, a Bíblia vira letra morta. Ou aceitamos o Magistério, ou perdemos as Sagradas Escrituras. Tertium non datur.
      Referências
      Capítulo Why I am a catholic publicado no livro The Thing (1929), sem tradução no Brasil. Fonte: Sociedade Chesterton Brasil.
      VAZ, Henrique C. de Lima. Ontologia e história: escritos de filosofia VI. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012, pág. 31.
      Pornografia e violência nas comunicações sociais: uma resposta pastoral, n. 29

  • @BarbaraLima13
    @BarbaraLima13 10 หลายเดือนก่อน +5

    Muito obrigada pelo vídeo. Queria demais conseguir ter um estudo não confessional e historiográfico da Bíblia. E que as igrejas protestantes prezassem por formar pastores e líderes que tem conhecimento PROFUNDO dos textos. Sou de berço evangélico e o não estudo ou o estudo raso foi o que mais me afastou da religião.

  • @lucienegoncalves7589
    @lucienegoncalves7589 2 ปีที่แล้ว +9

    Você é uma benção 🙏
    Um vaso usado por Deus 🙏

  • @andersongomes9851
    @andersongomes9851 3 ปีที่แล้ว +4

    Boa noite pastor Rodrigo Silva. Muitas vezes assistir o senhor dizer como está ansioso pela volta do senhor Jesus, aguardo esperançoso esse dia também.

  • @afponzoni8508
    @afponzoni8508 3 ปีที่แล้ว +7

    Sou católico e admiro a sua inteligência e conhecimento. Teus ensinamentos e fé!
    Parabéns pelo belo trabalho.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      No vídeo "Bíblia Católica, Bíblia Protestante" foi dito aos 30 min que Hugo de São Victor (o certo é Hugo de São Vitor) não aceitava os livros apócrifos. Desconfiei que o grande comentarista da Bíblia faria tal despropósito e numa folheada rápida já encontrei citado Livro de Tobias. Parece que Rodrigo Silva não leu Hugo de São Vitor, e não tem a menor ideia do que escreveu.
      Após séculos de discussão, o papa fechou questão e a partir de então quem se diz católico deve também fechar questão.
      Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Mais recentemente, os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870)”
      Cita Guilherme de Ockham, que é um nominalista e não é boa referência. Lutero bebeu da fonte de Ockham. Não sei se Ockham aceitava ou não a Bíblia Católica, mas isto pouco importa, pois se não aceitava estava fora da fé Católica.
      Aliás, falando de Lutero, não estou confrontando nenhuma denominação protestante, pois nem os Luteranos seguem o que disse Lutero.
      Rodrigo Silva dá um ar de respeitador ao catolicismo, mas sua tendência para entortar é perigosa para a fé de muitos.
      Lamentável um protestante querer determinar como a Igreja Católica estabeleceu os livros da Bíblia, e querer determinar que foi apenas no Concílio de Trento, após a Reforma. Rodrigo Silva deve ter consultado fontes protestantes para afirmar tal coisa. Como pode um pesquisador se apegar apenas em fontes secundárias e não consultar fontes Católicas? Não foi pesquisar em entender as fontes da Igreja, e se foi, não as entendeu e tomou como verdade os seus próprios entendimentos de forma errada. Dizer que a Igreja Antiga não tinha determinado os livros da Bíblia serve para dizer que Lutero e os protestantes não estão em desacordo com Igreja dos primeiros tempos, para deslegitimar a Igreja Católica e legitimar a sua denominação. Isso é uma falsificação por interesses de um grupo.
      Sobre o Concílio de Trento, para excomungar primeiro precisa admoesta, por isso determinar a excomunhão para os que não aceitarem os livros Bíblia não quer dizer que a partir daquela data determinou que seria daquele jeito, mas quer dizer que já foram admoestados e a partir de então seriam excomungados.
      São Jerônimo pode ter discordado até na data da determinação do papa, depois disto passou a concordar, assim como todo Católico.
      www.bibliacatolica.com.br/blog/sao-jeronimo-rejeitou-os-deuterocanonicos/
      As discussões existem intensamente e por longos períodos até a determinação dogmática, quando se encerram todas as polêmicas e discórdias.
      No episódio ao vivo com o PADRE PAULO | 4 Set 2017 - Sem Igreja não há Bíblia, explica o que segue.
      A formação da lista dos livros do Novo Testamento não aconteceu de maneira tranquila, rápida e consensual, como erroneamente imaginam os protestantes. Durante mais de três séculos a Igreja teve de lidar com grupos diversos que, por um lado, defendiam a inclusão de vários livros apócrifos no cânon bíblico - como era o caso dos gnósticos - e, por outro, queriam a exclusão de vários livros sagrados, reconhecendo como verdadeiros apenas o Evangelho de Lucas e algumas cartas paulinas - como no caso dos marcionitas, discípulos do herege Marcião. Coube à Igreja Católica, representada pela autoridade apostólica dos bispos e apoiada na Tradição, a missão de discernir a respeito do assunto e listar, depois de um consenso por parte de todo o orbe católico, os livros que deveriam estar presentes no cânon das Sagradas Escrituras. A lista mais antiga de que temos notícia é a lista do Papa Dâmaso, no século IV (cf. Decretum Damasi: DS 179-180):
      Para o Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus (....). Para o Novo Testamento: Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João; os Atos dos Apóstolos; as epístolas de São Paulo: aos Romanos, primeira e segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos (....). Antes da formação do cânon bíblico, os primeiros cristãos passaram séculos a fio vivendo apenas da Tradição. Para que fique claro, o livro mais antigo do Novo Testamento, a I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, foi redigido quase 20 anos após a ascensão de Jesus, ao passo que o mais recente, o livro do Apocalipse, foi escrito por volta do ano 90. Além disso, esses livros não estavam reunidos em um único pergaminho, mas espalhados por várias regiões, de modo que a Igreja primitiva não possuía um Novo Testamento como nós o conhecemos. Os primeiros cristãos, luminares de santidade, viveram absolutamente da Tradição, da Palavra de Deus encarnada, não de um livro.
      www.veritatis.com.br/como-e-quem-definiu-quais-seriam-os-livros-da-biblia/amp/
      Nos mais antigos escritos dos Santos Padres da Igreja (Patrística), os livros rejeitados pelos protestantes (deuterocanônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros estes rejeitados pelos protestantes. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e do 2Macabeus; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos.
      Se Rodrigo Silva não concorda com os católicos, será uma questão pessoal. Mas antes de definir o que os católicos pensam, deve buscar fontes católicas e perguntar para católicos conhecedores do assunto.
      Para se chegar ao Novo Testamento que temos, a Igreja Católica teve de rejeitar diversos livros que não eram inspirados por Deus.Apócrifos referentes ao Novo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. Evangelho segundo os Hebreus (gnóstico) - Fim do Séc I d.C.
      2. Proto-Evangelho de Tiago.
      3. Evangelho do Pseudo Tomé.
      4. O Evangelho de Pedro - Meados do Séc II d.C.
      5. O Evangelho de Nicodemos.
      6. O Evangelho dos Ebionitas ou dos Doze Apóstolos - Meados do Séc II d.C.
      7. Evangelho segundo os Egípcios - Meados do Séc II d.C.
      8. Evangelho de André - Séc II/III d.C.
      9. Evangelho de Felipe - Séc II/III d.C.
      10. Evangelho de Bartolomeu - Séc II/III d.C.
      11. Evangelho de Barnabé - Séc II/III d.C.
      12. O drama de Pilatos.
      13. A morte e assunção de Maria.
      14. A Paixão de Jesus.
      15. Descida de Jesus aos Infernos.
      16. Declaração de José de Arimatéia.
      17. História de José o garimpeiro.
      18. Atos de Pedro.
      19. Atos de Paulo.
      20. Atos de André.
      21. Atos de João.
      22. Atos de Tomé.
      23. Atos de Felipe.
      24. Atos de Tadeu.
      25. Epístola de Barnabé.
      26. III Epístola aos Coríntios - Séc. II d.C.
      27. Epistola aos Loadicenses - Fim do Séc. II d.C.
      28. Carta dos Apóstolos - 180 d.C.
      29. Correspondência entre Sêneca e São Paulo - Séc. IV d.C.
      30. Apocalipse de Pedro - Meados do Séc. II d.C.
      31. Apocalipse de Paulo - 380 d.C.
      32. Sibila Cristã - Séc. III d.C.
      Também em relação ao Antigo Testamento, a Igreja Católica rejeitou diversos livros como apócrifos, utilizando-se mais uma vez da sua autoridade para a delimitação do Cânon Bíblico.
      Apócrifos referentes ao Antigo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. A vida de Adão e Eva.
      2. 1Henoque.
      3. 2Henoque.
      4. Apocalipse de Abraão.
      5. Testamento de Abraão.
      6. Testamento de Isaac.
      7. Testamento de Jacó.
      8. Escada de Jacó.
      9. José e Asenet.
      10. Testamento dos Doze Patriarcas.
      11. Assunção de Moisés.[15] 12. Testamento de Jô.
      13. Salmos de Salomão.
      14. Odes de Salomão.
      15. Testamento de Salomão.
      16. Apocalipse de Elias.
      17. Ascensão de Isaías.
      18. Paralipômenos de Jeremias.
      19. Apocalipse Siríaco de Baruc.
      20. Apocalipse de Sofonias.
      21. Apocalipse de Esdras.
      22. Apocalipse de Sedrac.
      23. 3Esdras.
      24. 4Esdras.
      25. Sibilinos.
      26. Pseudo-Filemon.
      27. 3Macabeus.
      28. 4Macabeus.
      29. Salmos 151-155.
      30. Oração de Manassés.
      31. Carta de Aristeu.
      32. As Dezoito Bênçãos.
      33. Ahigar.
      34. Vida dos Profetas.
      35. Recabitas.
      Pequena relação de citações implícitas dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento nos escritos do Novo Testamento:
      Sabedoria 13,1-9 > Romanos 1,19-32; Sabedoria 6,1-4 > Romanos 13,1; Sabedoria 2,13.18 > Mateus 27,43; Eclesiástico 4,34 > Tiago 1,19; Eclesiástico 27,30-28,1-7 > Lucas 11,4; Mateus 6,15; Eclesiástico 31,1-11 > Lucas 18,24-25; Eclesiástico 35,11-24 > Lucas 18,1-8; 1Macabeus 2,29-48 > Marcos 2,27; 2Macabeus 6,18-7,42 > Hebreus 11,34-40; Tobias 12,15 > Apocalipse 8,2; Tobias 12,1-22 > Mateus 6,1-18; Tobias 13,11-18 > Apocalipse 21,1-22,1-5.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      Você deve ser católico de batismo e casamento

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      AF, você é robô? Se não for responda.

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      Rodrigo Silva é um embusteiro. Provavelmente usa robôs para impulsionar o canal, principalmente os que se dizem catolicos

  • @franciscasousa2883
    @franciscasousa2883 2 ปีที่แล้ว +9

    Valeu professor por elucidar .é muito importante. Entender as diferenças.

  • @pontoaltocrocheoficial
    @pontoaltocrocheoficial ปีที่แล้ว +1

    Rodrigo sou Adventista, admiro seu trabalho e enriquecido com todas as suas viagens, explicações baseadas na verdade e na história provada. Amo saber que os dízimos Adventistas ajudam um pouquinho na divulgação destes trabalhos, que os Pastores, Missionários, Estudiosos, canais como a Novo Tempo, etc existem para nos confirmar os ensinos corretos, verdadeiros.

  • @sergiomartins2804
    @sergiomartins2804 3 ปีที่แล้ว +6

    Ótima aula Pr. Rodrigo, muito esclarecedor !!! Deus te abençoe grandemente e continue te acrescentando mais sabedoria e humildade porque vc é muito autêntico, idôneo, simples e humano.

    • @gibranlacerda5854
      @gibranlacerda5854 3 ปีที่แล้ว

      fica 1 questão para responder:
      onde esteve o Espírito Santo que permitiu XVI SÉCULOS dos católicos espalhando um falso canon?
      daí ele aparece na reforma (que coincidência) e ilumina os cristãos a corrigir esse terrível erro?
      esteve o espírito acompanhando pequenas comunidades que desaparecerem e nao deram fruto nenhum ao evangelho?
      daí ele escolhia outra comunidade que desaparecia e depois outra e depois outra?
      onde esteve? jesus prometeu ficar com eles todos os dias.....

  •  2 ปีที่แล้ว +13

    Realmente, aulas gratuitas de alta qualidade, muito obrigada!

  • @Francisco3946
    @Francisco3946 3 ปีที่แล้ว +5

    Olá, Rodrigo! Sou católico e gosto muito do seu conteúdo. Tenho aprendido muito. Muito obrigado!

    • @saramatarazzo7587
      @saramatarazzo7587 ปีที่แล้ว

      Tem aprendido errado
      th-cam.com/video/Q25SBV6FHH0/w-d-xo.html

  • @nathalygomes4817
    @nathalygomes4817 5 หลายเดือนก่อน +6

    Sou católica. Mas amo ouvir Rodrigo. Aprendo muito e acho muito bonito o respeito que ele tem por todos/todas religiões.
    Passaria o dia ouvindo suas explicações.

  • @valdirsantosleal143
    @valdirsantosleal143 3 ปีที่แล้ว +8

    Esses esclarecimentos do Pastor Rodrigo Silva são maravilhosos!

    • @gibranlacerda5854
      @gibranlacerda5854 3 ปีที่แล้ว +1

      fica 1 questão para responder:
      onde esteve o Espírito Santo que permitiu XVI SÉCULOS dos católicos espalhando um falso canon?
      daí ele aparece na reforma (que coincidência) e ilumina os cristãos a corrigir esse terrível erro?
      esteve o espírito acompanhando pequenas comunidades que desaparecerem e nao deram fruto nenhum ao evangelho?
      daí ele escolhia outra comunidade que desaparecia e depois outra e depois outra?
      onde esteve? jesus prometeu ficar com eles todos os dias.....

  • @helenamarins4280
    @helenamarins4280 3 ปีที่แล้ว +10

    Oi Rodrigo aula magna prá mim. Excelente conteúdo e muito bem explicado..Vc é Top amigo!!

  • @marleidegomesdossantos9179
    @marleidegomesdossantos9179 3 ปีที่แล้ว +7

    Uma aula incrível como sempre , é sempre um privilégio ouvir as palavras do professor Rodrigo Silva .

    • @Jussararoque.
      @Jussararoque. 3 ปีที่แล้ว

      Não vai na onda dele não . Ele não falou nada de Lutero ... Pesquisa.ai . Tem até um filme sobre Martim Lutero . Tudo se avacalhou apartir daí.

    • @marleidegomesdossantos9179
      @marleidegomesdossantos9179 3 ปีที่แล้ว

      @@Jussararoque. eu já li muito sobre a vida de Martinho Lutero mas o tema do professor hoje era sobre outro assunto .

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      JESUS CRISTO se encarnou, não se encardenou.
      (...) A Bíblia não é a premissa fundamental porque ela mesma possui argumentos aparentemente contraditórios. É a interpretação autorizada da Igreja que a ilumina e revela a intenção de cada autor sagrado. (...) A Bíblia por si mesma não pode ser a base do acordo quando ela é a causa do desacordo.
      Entendam uma coisa. Não existe Bíblia sem Igreja. Sacra Scriptura principalius est in corde Ecclesiae quam in materialibus instrumentis scripta, dizem os Santos Padres. Ou seja, a Sagrada Escritura está escrita no coração da Igreja, mais do que em instrumentos materiais. E isso por uma razão muito simples: JESUS SE ENCARNOU, NÃO SE ENCADERNOU. A Igreja, por sua vez, guiada pelo Espírito Santo, perpetua-se na história e dá continuidade a essa encarnação. Não nos esqueçamos: ELA É O CORPO DE CRISTO. QUEM A NEGA, DESTARTE, NEGA O PRÓPRIO CRISTO, pois não é possível aceitar a cabeça sem o corpo (cf. Mt 10, 40). Alguns contestam: "Ah, mas os bispos cometem muitos pecados". E daí? Cristo assegurou a infalibilidade da Igreja. Nada disse sobre a impecabilidade de seus pastores. Uma coisa nada tem que ver com a outra. SE ACEITAMOS QUE A IGREJA ERRA NOS JUÍZOS DE FÉ, A PRÓPRIA VERACIDADE DAS ESCRITURAS É POSTA EM XEQUE. Dan Brown ganha muitas razões para apontar o dedo em nossas caras. As coisas mudam de rumo somente se acolhemos a Tradição, na certeza de que a promessa de Cristo sobre a incorruptibilidade da Igreja é verdadeira - non praevalebunt (cf. Mt 16, 18).
      Que fique claro: não pretendemos com isso ofender nossos irmãos protestantes. A Igreja, vale lembrar, admite, em várias circunstâncias - mas sobretudo na defesa da dignidade do homem -, a colaboração "com outras Igrejas cristãs, comunidades e grupos religiosos, a fim de ensinar e promover" o conteúdo moral e social do Evangelho [3]. Apenas desejamos esclarecer alguns pontos de discordâncias que, as mais das vezes, só contribuem para aumentar as divisões e, pior, para a difusão do indiferentismo religioso.
      Um pouco de bom senso e humildade nunca fez mal a ninguém. Cristo deixou-nos a Igreja e seus sacramentos para a santificação de nossas almas. Não podemos, a pretexto de uma interpretação particular da Bíblia, relativizar tudo isso (cf. 2 Pd 1, 20). É pecado. É temerário. Sem a Igreja, a Bíblia vira letra morta. Ou aceitamos o Magistério, ou perdemos as Sagradas Escrituras. Tertium non datur.
      Referências
      Capítulo Why I am a catholic publicado no livro The Thing (1929), sem tradução no Brasil. Fonte: Sociedade Chesterton Brasil.
      VAZ, Henrique C. de Lima. Ontologia e história: escritos de filosofia VI. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012, pág. 31.
      Pornografia e violência nas comunicações sociais: uma resposta pastoral, n. 29

  • @naraleao5624
    @naraleao5624 ปีที่แล้ว +8

    Meu sonho é ver você devatendo esse tema com 3 nomes de conhecimento sobre o assunto. Pe. Reginaldo Manzotti, pe. Paulo Ricardo e prof. Felipe Aquino.

    • @DoutorSpock2002
      @DoutorSpock2002 ปีที่แล้ว +1

      Eu também gostaria de ver esse debate, ele seria engolido pelos padres...

    • @naraleao5624
      @naraleao5624 ปีที่แล้ว +1

      @valdomijo malafraudes chama a prostituta da sua mae, tenho certeza que ela é top 😉👌

  • @rafaelalouback4951
    @rafaelalouback4951 3 ปีที่แล้ว +6

    Explicação fantástica e muito esclarecedora. Já havia lido sobre esse assunto mas só agora finalmente consegui entender de fato. Muito obrigada!

    • @gibranlacerda5854
      @gibranlacerda5854 3 ปีที่แล้ว

      fica 1 questão para responder:
      onde esteve o Espírito Santo que permitiu XVI SÉCULOS dos católicos espalhando um falso canon?
      daí ele aparece na reforma (que coincidência) e ilumina os cristãos a corrigir esse terrível erro?
      esteve o espírito acompanhando pequenas comunidades que desaparecerem e nao deram fruto nenhum ao evangelho?
      daí ele escolhia outra comunidade que desaparecia e depois outra e depois outra?
      onde esteve? jesus prometeu ficar com eles todos os dias.....

  • @antoniocarlosdeoliveiraoli1625
    @antoniocarlosdeoliveiraoli1625 3 ปีที่แล้ว +7

    Boa noite pastor Rodrigo Silva. Ótima explanação. Te acompanho em todas suas postagens. Deus te abençoe.

  • @vaniagigliodileu8176
    @vaniagigliodileu8176 2 ปีที่แล้ว +3

    Professor Rodrigo Silva...sou de origem católica...seguidora do seu canal e a cada dia minha admissão e respeito pelo senhor só aumenta.

    • @henricmello
      @henricmello ปีที่แล้ว

      Conhece o canal do Pe. Paulo Ricardo?

    • @CarlosJunior-dq2qs
      @CarlosJunior-dq2qs 9 หลายเดือนก่อน

      @@henricmello tudo mundo conhece ele.

  • @Christtinie
    @Christtinie 10 หลายเดือนก่อน +11

    Eu tenho uma bíblia católica que foi do meu avô e eu gosto demais dela, até já levei à igreja, mas sei dos livros que são a mais, valem como estória!

    • @jck001
      @jck001 9 หลายเดือนก่อน +7

      Esses são os livros originais da bíblia, os 7 livros que você se refere foram removidos pelos protestantes no século XIX ou seja a bíblia existiu com estes livros por 15 séculos 1500 anos, até mesmo os eventos de Lutero se deu com a bíblia original

    • @user-xh9xy9mf1u
      @user-xh9xy9mf1u 8 หลายเดือนก่อน

      ​@@jck001católicos reclamam tanto 7 livros q""" foram retirados """ mais ñ conhecem nem o novo testamento...a maioria dos católicos não tem uma bíblia...

    • @limacooper2576
      @limacooper2576 8 หลายเดือนก่อน

      ​@@jck001Ou seja passaram muitos séculos com livros apócrifos

    • @jck001
      @jck001 8 หลายเดือนก่อน +1

      @@limacooper2576 não são apócrifos, são deuterocanonicos

    • @PatristicaBrasil
      @PatristicaBrasil หลายเดือนก่อน

      RODRIGO OMITE VÁRIAS COISAS, JUDEUS TEM TALMUD, TOSEFTA, MIDRASH, ENTRE OUTROS LIVROS COMO SENDO PALAVRA DE DEUS ENTREGUES NO MONTE SINAI A MOISES, PROTESTANTES DEVERIAM SEGUIR ESSES LIVROS E RODRIGO NÃO DIZ. JUDEUS BETA ISRAEL TEM TODOS OS DEUTEROCANÔNICOS, GRUPO QUE EXISTE A 800 ANOS ANTES DE CRISTO. EM QUMRAM, NOS ESCRITOS DO MAR MORTO, $ LIVROS DOS DEUTEROCANÔNICOS FORAM ENCONTRADOS, EM GENIZAH, SINAGOGA DO CAIRO RINHA 5 DEUTEROCANÔNICOS, QUE ERAM USADOS NA SINAGOGA DURANTE PELO MENOS 2000 ANOS. EM NENHUM MUSEU DO MUNDO EXISTIU BÍBLIA COM 66 LIVROS ANTES DA DEFORMA PROTESTANTE, SÓ E SOMENTE SÓ BÍBLIAS COM 73.

  • @elietebispodossantos729
    @elietebispodossantos729 3 ปีที่แล้ว +6

    Como é bom aprender, só agradeço a Deus e obrigada Rodrigo Silva que Deus te abençoe

  • @jonascardoso4675
    @jonascardoso4675 3 ปีที่แล้ว +11

    Gosto muito de sua Live eu aprendo muito são bem explicado , sou do Rio de janeiro Santa Cruz igreja adventista do sétimo dia de saquasu distrito de paciência 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏🙏

    • @PatristicaBrasil
      @PatristicaBrasil หลายเดือนก่อน

      RODRIGO OMITE VÁRIAS COISAS, JUDEUS TEM TALMUD, TOSEFTA, MIDRASH, ENTRE OUTROS LIVROS COMO SENDO PALAVRA DE DEUS ENTREGUES NO MONTE SINAI A MOISES, PROTESTANTES DEVERIAM SEGUIR ESSES LIVROS E RODRIGO NÃO DIZ. JUDEUS BETA ISRAEL TEM TODOS OS DEUTEROCANÔNICOS, GRUPO QUE EXISTE A 800 ANOS ANTES DE CRISTO. EM QUMRAM, NOS ESCRITOS DO MAR MORTO, $ LIVROS DOS DEUTEROCANÔNICOS FORAM ENCONTRADOS, EM GENIZAH, SINAGOGA DO CAIRO RINHA 5 DEUTEROCANÔNICOS, QUE ERAM USADOS NA SINAGOGA DURANTE PELO MENOS 2000 ANOS. EM NENHUM MUSEU DO MUNDO EXISTIU BÍBLIA COM 66 LIVROS ANTES DA DEFORMA PROTESTANTE, SÓ E SOMENTE SÓ BÍBLIAS COM 73.

  • @malubranco1958
    @malubranco1958 8 หลายเดือนก่อน +13

    Sou católica, mas nunca vi nenhum padre falar de Deus, Jesus e dos escritos bíblicos, como você. Estou aprendendo muito. Obrigada e que Deus te abençoe e continue te dando sabedoria para falar de Nosso Deus.

    • @AlineAraaujoo
      @AlineAraaujoo 8 หลายเดือนก่อน +6

      Olá, recomendo os vídeos do Padre Paulo Ricardo. 😃

    • @enjoyer_stoic
      @enjoyer_stoic 8 หลายเดือนก่อน +3

      Padre Paulo Ricardo...

    • @brunaszavka
      @brunaszavka 6 หลายเดือนก่อน +4

      Paulo Ricado, Frei Gilson, padre Christin Shankar

    • @majome2008
      @majome2008 5 หลายเดือนก่อน +3

      @@AlineAraaujoo Ela não quer ouvir. Padre Paulo Ricardo já deve estar há mais de 20 anos na internet.

    • @AlineAraaujoo
      @AlineAraaujoo 5 หลายเดือนก่อน

      @@majome2008 pois então...

  • @gilgamesh740
    @gilgamesh740 หลายเดือนก่อน

    Muita cultura numa pessoa só! Admiro demais! Deus abençoe sua sabedoria, já assisti a muitos videos seus e podcasts

    • @PatristicaBrasil
      @PatristicaBrasil หลายเดือนก่อน

      RODRIGO OMITE VÁRIAS COISAS, JUDEUS TEM TALMUD, TOSEFTA, MIDRASH, ENTRE OUTROS LIVROS COMO SENDO PALAVRA DE DEUS ENTREGUES NO MONTE SINAI A MOISES, PROTESTANTES DEVERIAM SEGUIR ESSES LIVROS E RODRIGO NÃO DIZ. JUDEUS BETA ISRAEL TEM TODOS OS DEUTEROCANÔNICOS, GRUPO QUE EXISTE A 800 ANOS ANTES DE CRISTO. EM QUMRAM, NOS ESCRITOS DO MAR MORTO, $ LIVROS DOS DEUTEROCANÔNICOS FORAM ENCONTRADOS, EM GENIZAH, SINAGOGA DO CAIRO RINHA 5 DEUTEROCANÔNICOS, QUE ERAM USADOS NA SINAGOGA DURANTE PELO MENOS 2000 ANOS. EM NENHUM MUSEU DO MUNDO EXISTIU BÍBLIA COM 66 LIVROS ANTES DA DEFORMA PROTESTANTE, SÓ E SOMENTE SÓ BÍBLIAS COM 73.

  • @EGallmusica
    @EGallmusica 2 ปีที่แล้ว +4

    Gostei muito de sua exposição e a confirmo plenamente, com base no que também já pesquisei. Observo aqui que há versões da Bíblia em uso pelos católicos ortodoxos orientais com lista ainda maior de apócrifos (Carta de Manassés, etc).

  • @anatainaradesousateixeira6227
    @anatainaradesousateixeira6227 2 ปีที่แล้ว +4

    Pastor, que aula! Glória a Deus por permitir ao homem inteligência para passar ensinamentos que nos abre a mente! Muito obrigada!

  • @sandracarvalho1581
    @sandracarvalho1581 2 ปีที่แล้ว +3

    Obrigada pelo esclarecimento Dr. Rodrigo, sempre ficava na dúvida na hora de comprar uma Bíblia, gostei das dicas, Deus te abençoa.

  • @davialmeidamattos1474
    @davialmeidamattos1474 หลายเดือนก่อน

    ESPLÊNDIDA EXPLICAÇÃO: QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SEU ESTUDO, A SUA UMILDADE EA SUA SABEDORIA.

  • @veralucialopes2460
    @veralucialopes2460 3 ปีที่แล้ว +14

    Querido pastor eu amo seus ensinamentos que Deus lhe abençoe sempre amém

    • @wladimirkarasek3373
      @wladimirkarasek3373 2 ปีที่แล้ว

      No vídeo "Bíblia Católica, Bíblia Protestante" foi dito aos 30 min que Hugo de São Victor (o certo é Hugo de São Vitor) não aceitava os livros apócrifos. Desconfiei que o grande comentarista da Bíblia faria tal despropósito e numa folheada rápida já encontrei citado Livro de Tobias. Parece que Rodrigo Silva não leu Hugo de São Vitor, e não tem a menor ideia do que escreveu.
      Após séculos de discussão, o papa fechou questão e a partir de então quem se diz católico deve também fechar questão.
      Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Mais recentemente, os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870)”
      Cita Guilherme de Ockham, que é um nominalista e não é boa referência. Lutero bebeu da fonte de Ockham. Não sei se Ockham aceitava ou não a Bíblia Católica, mas isto pouco importa, pois se não aceitava estava fora da fé Católica.
      Aliás, falando de Lutero, não estou confrontando nenhuma denominação protestante, pois nem os Luteranos seguem o que disse Lutero.
      Rodrigo Silva dá um ar de respeitador ao catolicismo, mas sua tendência para entortar é perigosa para a fé de muitos.
      Lamentável um protestante querer determinar como a Igreja Católica estabeleceu os livros da Bíblia, e querer determinar que foi apenas no Concílio de Trento, após a Reforma. Rodrigo Silva deve ter consultado fontes protestantes para afirmar tal coisa. Como pode um pesquisador se apegar apenas em fontes secundárias e não consultar fontes Católicas? Não foi pesquisar em entender as fontes da Igreja, e se foi, não as entendeu e tomou como verdade os seus próprios entendimentos de forma errada. Dizer que a Igreja Antiga não tinha determinado os livros da Bíblia serve para dizer que Lutero e os protestantes não estão em desacordo com Igreja dos primeiros tempos, para deslegitimar a Igreja Católica e legitimar a sua denominação. Isso é uma falsificação por interesses de um grupo.
      Sobre o Concílio de Trento, para excomungar primeiro precisa admoesta, por isso determinar a excomunhão para os que não aceitarem os livros Bíblia não quer dizer que a partir daquela data determinou que seria daquele jeito, mas quer dizer que já foram admoestados e a partir de então seriam excomungados.
      São Jerônimo pode ter discordado até na data da determinação do papa, depois disto passou a concordar, assim como todo Católico.
      www.bibliacatolica.com.br/blog/sao-jeronimo-rejeitou-os-deuterocanonicos/
      As discussões existem intensamente e por longos períodos até a determinação dogmática, quando se encerram todas as polêmicas e discórdias.
      No episódio ao vivo com o PADRE PAULO | 4 Set 2017 - Sem Igreja não há Bíblia, explica o que segue.
      A formação da lista dos livros do Novo Testamento não aconteceu de maneira tranquila, rápida e consensual, como erroneamente imaginam os protestantes. Durante mais de três séculos a Igreja teve de lidar com grupos diversos que, por um lado, defendiam a inclusão de vários livros apócrifos no cânon bíblico - como era o caso dos gnósticos - e, por outro, queriam a exclusão de vários livros sagrados, reconhecendo como verdadeiros apenas o Evangelho de Lucas e algumas cartas paulinas - como no caso dos marcionitas, discípulos do herege Marcião. Coube à Igreja Católica, representada pela autoridade apostólica dos bispos e apoiada na Tradição, a missão de discernir a respeito do assunto e listar, depois de um consenso por parte de todo o orbe católico, os livros que deveriam estar presentes no cânon das Sagradas Escrituras. A lista mais antiga de que temos notícia é a lista do Papa Dâmaso, no século IV (cf. Decretum Damasi: DS 179-180):
      Para o Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus (....). Para o Novo Testamento: Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João; os Atos dos Apóstolos; as epístolas de São Paulo: aos Romanos, primeira e segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos (....). Antes da formação do cânon bíblico, os primeiros cristãos passaram séculos a fio vivendo apenas da Tradição. Para que fique claro, o livro mais antigo do Novo Testamento, a I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, foi redigido quase 20 anos após a ascensão de Jesus, ao passo que o mais recente, o livro do Apocalipse, foi escrito por volta do ano 90. Além disso, esses livros não estavam reunidos em um único pergaminho, mas espalhados por várias regiões, de modo que a Igreja primitiva não possuía um Novo Testamento como nós o conhecemos. Os primeiros cristãos, luminares de santidade, viveram absolutamente da Tradição, da Palavra de Deus encarnada, não de um livro.
      www.veritatis.com.br/como-e-quem-definiu-quais-seriam-os-livros-da-biblia/amp/
      Nos mais antigos escritos dos Santos Padres da Igreja (Patrística), os livros rejeitados pelos protestantes (deuterocanônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros estes rejeitados pelos protestantes. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e do 2Macabeus; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos.
      Mas antes de definir o que os católicos pensam, deve buscar fontes católicas e perguntar para católicos conhecedores do assunto.
      Para se chegar ao Novo Testamento que temos, a Igreja Católica teve de rejeitar diversos livros que não eram inspirados por Deus.Apócrifos referentes ao Novo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. Evangelho segundo os Hebreus (gnóstico) - Fim do Séc I d.C.
      2. Proto-Evangelho de Tiago.
      3. Evangelho do Pseudo Tomé.
      4. O Evangelho de Pedro - Meados do Séc II d.C.
      5. O Evangelho de Nicodemos.
      6. O Evangelho dos Ebionitas ou dos Doze Apóstolos - Meados do Séc II d.C.
      7. Evangelho segundo os Egípcios - Meados do Séc II d.C.
      8. Evangelho de André - Séc II/III d.C.
      9. Evangelho de Felipe - Séc II/III d.C.
      10. Evangelho de Bartolomeu - Séc II/III d.C.
      11. Evangelho de Barnabé - Séc II/III d.C.
      12. O drama de Pilatos.
      13. A morte e assunção de Maria.
      14. A Paixão de Jesus.
      15. Descida de Jesus aos Infernos.
      16. Declaração de José de Arimatéia.
      17. História de José o garimpeiro.
      18. Atos de Pedro.
      19. Atos de Paulo.
      20. Atos de André.
      21. Atos de João.
      22. Atos de Tomé.
      23. Atos de Felipe.
      24. Atos de Tadeu.
      25. Epístola de Barnabé.
      26. III Epístola aos Coríntios - Séc. II d.C.
      27. Epistola aos Loadicenses - Fim do Séc. II d.C.
      28. Carta dos Apóstolos - 180 d.C.
      29. Correspondência entre Sêneca e São Paulo - Séc. IV d.C.
      30. Apocalipse de Pedro - Meados do Séc. II d.C.
      31. Apocalipse de Paulo - 380 d.C.
      32. Sibila Cristã - Séc. III d.C.
      Também em relação ao Antigo Testamento, a Igreja Católica rejeitou diversos livros como apócrifos, utilizando-se mais uma vez da sua autoridade para a delimitação do Cânon Bíblico.
      Apócrifos referentes ao Antigo Testamento rejeitados pela Igreja Católica:
      1. A vida de Adão e Eva.
      2. 1Henoque.
      3. 2Henoque.
      4. Apocalipse de Abraão.
      5. Testamento de Abraão.
      6. Testamento de Isaac.
      7. Testamento de Jacó.
      8. Escada de Jacó.
      9. José e Asenet.
      10. Testamento dos Doze Patriarcas.
      11. Assunção de Moisés.[15] 12. Testamento de Jô.
      13. Salmos de Salomão.
      14. Odes de Salomão.
      15. Testamento de Salomão.
      16. Apocalipse de Elias.
      17. Ascensão de Isaías.
      18. Paralipômenos de Jeremias.
      19. Apocalipse Siríaco de Baruc.
      20. Apocalipse de Sofonias.
      21. Apocalipse de Esdras.
      22. Apocalipse de Sedrac.
      23. 3Esdras.
      24. 4Esdras.
      25. Sibilinos.
      26. Pseudo-Filemon.
      27. 3Macabeus.
      28. 4Macabeus.
      29. Salmos 151-155.
      30. Oração de Manassés.
      31. Carta de Aristeu.
      32. As Dezoito Bênçãos.
      33. Ahigar.
      34. Vida dos Profetas.
      35. Recabitas.
      Pequena relação de citações implícitas dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento nos escritos do Novo Testamento:
      Sabedoria 13,1-9 > Romanos 1,19-32; Sabedoria 6,1-4 > Romanos 13,1; Sabedoria 2,13.18 > Mateus 27,43; Eclesiástico 4,34 > Tiago 1,19; Eclesiástico 27,30-28,1-7 > Lucas 11,4; Mateus 6,15; Eclesiástico 31,1-11 > Lucas 18,24-25; Eclesiástico 35,11-24 > Lucas 18,1-8; 1Macabeus 2,29-48 > Marcos 2,27; 2Macabeus 6,18-7,42 > Hebreus 11,34-40; Tobias 12,15 > Apocalipse 8,2; Tobias 12,1-22 > Mateus 6,1-18; Tobias 13,11-18 > Apocalipse 21,1-22,1-5.

  • @antonionogueira3380
    @antonionogueira3380 3 ปีที่แล้ว +5

    Bom dia Pastor !!!
    Que Deus fortaleça o seu Ministério 🙏🙏🙏 Amém 🙏🙏🙏

  • @neveslima6140
    @neveslima6140 3 ปีที่แล้ว +7

    Como eu gosto de ouvir o sr professor Rodrigo!Deus te abençoe sempre.

  • @BringHope
    @BringHope ปีที่แล้ว +1

    PASTOR VC SANOU DE FORMA OBJETIVA, DIDÁTICA E COMPLETA AS MINHAS DÚVIDAS E DE COMO ARGUMENTAR CORRETAMENTE TAL COMPOSIÇÃO DESSA VERSÃO DA BÍBLIA. DEIXA EU MELHORAR DE SAÚDE QUE VOU COMPRAR ESSE LIVRO. POR ENQUANTO VOU SEGUINDO O MEU ESTUDO O LIVRO QUE MEU PASTOR ME DEU IR ME AUXILIANDO DO CHAPLIN. DEUS TE ABENÇOE POR ESSA AULA MAGNIFICA 🥰🙏❤

    • @omegaomega7179
      @omegaomega7179 ปีที่แล้ว

      Se Auto Entitular Pastor Evangélico é pecado GRAVISSIMO. de IDOLATRIA........vc Concorda com IDOLATRIA ?
      E seguir a Seita Adventista do Sétimo dia que foi Criada pela Ellena White é Também Pecado Gravissimo de IDOLATRIA.....

  • @xpj5gamer366
    @xpj5gamer366 ปีที่แล้ว +3

    Estou aprendendo muito.Deus te abençoe grandemente pastor Rodrigo louvado seja Deus por tua vida.

  • @alexandregomes3445
    @alexandregomes3445 3 ปีที่แล้ว +5

    Que estudo maravilhoso! Obrigado pastor Rodrigo. Foi muito esclarecedor. 🔝👏🏻👍🏻🙂

  • @gersonlibaniodemiranda9518
    @gersonlibaniodemiranda9518 3 ปีที่แล้ว +4

    Obrigada Pastor Rodrigo, como eu aprendo c suas esplicacoes q Deus cada dia te capacite, te acompanho e só aprendo

  • @janainabarbosa6105
    @janainabarbosa6105 2 ปีที่แล้ว

    Rodrigo Silva. Vc realmente usa sua inteligência e sabedoria para levar a Palavra de Deus usando um contexto fácil de entender e não saindo dos ensinamentos de Deus. Parabéns que Deus continue abençoando sua vida

  • @eliseurodrigues2885
    @eliseurodrigues2885 3 ปีที่แล้ว +4

    Boa noite Rodrigo! Abençoadas suas palavras, e fluem de Deus seu conhecimento! parabéns!!!

  • @hadassakwon260
    @hadassakwon260 3 ปีที่แล้ว +12

    Querido amado de Deus por Jesus ore por mim por favor obrigada que Deus te abençoe grandemente por Jesus ❤️ amém

    • @angelbor19
      @angelbor19 4 หลายเดือนก่อน

      HadassaKnow, Que o Senhor que tudo vê, tenha visto veja você.. Amém

  • @anagames8046
    @anagames8046 8 หลายเดือนก่อน +3

    Sou católica e aprendo muito com vc Rodrigo vc é um homem expirado por Deus no qual eu admiro muito seu conhecimento , fácil de entender.... gratidão por nos passar tanto conhecimento 🙏🙏

  • @rosalages5222
    @rosalages5222 9 หลายเดือนก่อน +2

    Obrigada, Professor Rodrigo! Muitas dúvidas foram sanadas com essa sua "aula" que por sinal é fantástica. Sou católica, mas reconheço estes livros que foram acrescentados essenciais para uma leitura edificante. Isso é muito bom!

    • @ilzasatiro7517
      @ilzasatiro7517 9 หลายเดือนก่อน

      Esses livros não foram acrescentados e sim retirados pelos protestantes, não são historia complementares mas parte da bíblia.

    • @rosalages5222
      @rosalages5222 9 หลายเดือนก่อน

      @@ilzasatiro7517 Entendi perfeitamente tudo o que ele disse. Obrigada.

    • @mafurron6413
      @mafurron6413 6 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@ilzasatiro7517Não tiraram, apenas seguiram o Canon Judaico, que por Sinal foram as Pessoas que escreveram o Velho Testamento. Ou você acha que Moisés, Isaías, Davi, Salomão, etc. eram católicos?