O tipo de informação que toda mãe precisa saber, eu nunca tinha ouvido falar, quando meu bebê nasceu com ptc foi um choque, e por incrível que pareça existem médicos ortopedista que não sabem nada sobre ptc e muito menos sobre o tratamento ponset.
Grata por esse "vídeo aula" Dr. Eu tenho 18 anos e tenho pé torto congênito. O Sr explicou tudo o que em 18 anos nunca me foi passado. Muito obrigada de vdd.
Bom dia tenho um BB de 2 meses que irá iniciar o tratamento em setembro, gostei muito do conteúdo parabéns muito explicativo, mas gostaria de saber quanto tempo em média a criança usa a órtese? E depois que tirar a órtese qual próximo passo?!
Olá nasci com pé torto congênito, já adianto pras mães que estão preocupadas que eu tenho 45 anos e tive uma vida bem agitada, treinei muitos tipos de lutas esportes radicais e muita montanha, o problema foi nos dois pés e fiz cirurgia, a técnica de Poncet não funcionou, não sei o porquê, esse ano comecei a sentir dores nos dois tornozelos e descobri que é uma consequência do pé torto, um desgaste natural pra quem nasceu com esse problema, poderia falar um pouco sobre isso doutor?
Olá! Não sei dizer por que o método não funcionou, mas foi 45 anos atrás, então talvez não fosse a técnica correta (no Brasil só se popularizou há uns 20-25 anos). De qualquer forma, pés operados sofrem muito mais desgaste do que aqueles tratados com gesso, então, provavelmente este é o motivo.
Ótimo vídeo Doutor! Nasci com pé torto congênito, usei o gesso na infância mas de forma errada meu pé ficou normal com o passar do tempo, hoje em dia estou com 35, mas sofro com dores intensas diariamente. Poderia me indicar o que fazer?
@@samuelbatista5277 Olá, Samuel! Procure um ortopedista de pé, ou mesmo um pediátrico, que está acostumado com pé torto congênito, para avaliação. Difícil dizer sem ver o que está acontecendo.
Eu nasci com pé torto congênito um pé foi operado e o outro colocado gesso .hoje com 44 anos sinto dores no pé e na perna e tenho que usar tênis ortopédicos.
Eu também Adelaine tenho 44 hoje fui operada quando pequena nos dois pés e hoje sinto muitas dores todos os dias nao me aguento ficar de pé por mais de 1hora já sinto dor😢
@@janadutra1461 no geral, não. As panturrilhas permanecem sempre finas. Mesmo que ganhe fortalecendo, ainda assim ficará mais fina que o normal ou em comparação com a perna nao afetada.
Boa Noite , tenho 29 anos nasce com o pé direito congênito e com má formação no joelho . Com um ano minha mãe me levou a recife pra fazer a cirurgia fez a do pé porém a do joelho não foi feita era pra ela voltar depois de um ano pra fazer a cirurgia do joelho nesse meio tempo comecei andar e ela teve medo de fazer e eu não andar . Teve uma infância adolescência normal corria fazia de tudo que uma criança faz , só que faz uns dois anos que venho sentindo muita dor no pé na perna , na lombar e nos últimos dia essa dor tá ficando insuportável, meu pe fica inchado . Tô pensando em procurar um médico . Tá atrapalhando até no meu trabalho . Até sentada o pé começa incha. Será que tem cura isso ?
meu bebê nasceu com o pé direito torto congênito,fiz as duas morfológica e nem uma mostrou o pesinho dele torto,só vi na hora do parto 😔 tô esperando pra começar o tratamento ele vai fazer 2 meses,com muita fé em Deus que vai dar tudo certo 🙏🏽
PTC se enquadra como PCD , tenho um filho que nasceu assim, fez tratamento e cirurgia porem tem dificuldade para andar ou ficar em pe por muito tempo, ele pode concorrer a vagas para pcd
Meu filho nasceu com os dois pés assim,com 15 dias de nascido ele colocou o primeiro gesso,com 1 ano de idade fez a primeira cirurgia, só que quando ele cresceu sempre sentia dores nos pés, agora com 18 anos ele fez a segunda cirurgia,ele ficou com o gesso depois da cirurgia 30 dias, tirou o gesso e agora está se readaptando pra voltar a andar, mais ainda sente muito medo de colocar os pés no chão.meu filho nasceu com os pés torto congênito.o Dr pediu pra ele usar andador.depois da cirurgia.a segunda cirurgia que ele teve que fazer foi nos tendão e articulação.
Oi Dr! Existe alguma possibilidade desse ptc não ter nascido assim? Pq meu filho está com o pé torto ele tem 4 anos,mas ele não nasceu assim. Observei q o pé dele estava ficando torto e levei ele no ortopedista eu pensei q ele fosse passar só um sapato ortopédico,mas não,disse que ele não poderia usar,pq poderia piorar. Ortopedista encaminhou para investigação com a neuropediatra e geneticista. Depois de todos os exames q eu vou voltar,estou muito preocupada. Todos os exames da neuropediatra não deu nada,agora estou com a geneticista,ela passou outros exames genéticos q são bem demorados,e os últimos exames estou aguardando o plano de saúde autorizar pq custa 10.000 dois exames genéticos,isso está tirando a minha paz. Só Deus na causa 🥹😭
Oi Fabiane! Imagino como vc deve está se sentindo, mas fica em paz. Se não nasceu assim, não é congênito. O meu filho nasceu com o pé torto congênito. No início também fiquei desesperada, mas tudo está se resolvendo.
Ola doutor boa noite, Gostaria de saber se e possivel volta o pé com a órtese dps da cerugia. Pq eu nao coloquei os tres meses como o medico mandou e tbm so coloco as vezes a tarde. Pq esse motivo o pezinho dele virou um pouco so o esquerdo
Um dos meus gêmeos nasceu com o pé esquerdo torto congênito e confesso que estou com muito medo dele não poder andar e ter uma vida normal. Toda vez que olho o pezinho dele me dói muito! O médico que fez o parto dele disse para eu não me preocupar porque se fazer o tratamento direitinho o pé volta para o lugar . O pé dele quando a gente puxa ele vem para o lugar e quando solta ele volta a ficar com o pé tortinho. Na minha família não tem ninguém com essa condição e nem da meu esposo. Estou muito preocupada com isso.
A pessoa com essa condição pode ser enquadrada como pcd? Eu nasci com os dois pés tortos e fiz cirurgia, mas ainda tenho limitação de movimento, e o tendão curto
Minha filha nasceu com o pe torto, so o pé esquerdo, ela fez o tratamento exatamente como o sr. explicou, está usando ortese, fez cirurgia, hoje o pezinho dela esta normal, mas quando ela anda o pezinho, melhor o dedinho maior fica meio virado pra dentro, será q pode voltar?
Isso é algo muito comum no PTC. Eles têm uma ativação anômala da musculatura interna da perna e do pé, puxando para dentro (algumas crianças sem PTC também fazem isso). No geral, a gente trata com fisioterapia. Não há, porém, evidência por enquanto de que só isso leve a recidiva do PTC.
O.meu filho nasceu cm pés torto congênito ele começou tratamento em 2020 Era ter terminado 2023 Mas o pé dele continua torto. Vai usa gesso de novo. Cirurgia... 😣
Tem graus mais leve dr Minha filha teve dificuldade pra comecar a andar e se apoiar em pe hoje ta com 7 anos os pes sao tortos pra dentro parece que os dedoes que pega todo o peso do corpo ela cai bastante 😢 nem consegue correr que bate um joelho no outro Qual seria o tratamento dr ?
Rita, parar poder ajudá-las, é necessário avaliá-la. Existem muitas diferentes alterações do pé, e, embora o PTC em geral seja tratado com método de Ponseti, as outras não são.
Tenho 23 anos e nasci com os dois pés tortos ( operei no INTO NO RIO DE JANEIRO), o que sofreu mais foi o pé esquerdo, fiz várias cirurgias de correções, hoje em dia tenho uma vida normal, consigo fazer coisas que os médicos falavam que eu não conseguiria fazer, jogo futebol, pego onda, jogo vôlei, e etc... Porém tenho sequelas, tenho pouquíssima mobilidade de tornozelo, que acaba que tenho dificuldade de equilíbrio, e quando fico muito tempo em pé, meus tornozelos dói muito, e acaba que sinto meu joelho e minha lombar. Se caso eu entrasse no Pilates, nessa idade, eu conseguiria tem bons resultados em cima dessas "sequelas"? Se puder me ajudar ficarei grato
Meu filho nasceu com pé torto postural bilateral, está com 18 dias já senti uma melhora principalmente no pé direito. Quando ele está dormindo, eu consigo colocar facilmente no lugar, mas depois volta aos poucos, e quando ele se espreguiça aí ele curva todinho pra dentro de novo.. Qual tempo em média para voltar no lugar?
Boa noite, minha filha nasceu com pé torto congenito, fez cirurgia com 1 mês e 7 dias, só que o pé dela voltou um pouco, agora ela vai fazer outra cirurgia, na verdade 2 vai colocar um titânio, pois tem diferença de 7 cm do pé, depois de fazer essa cirurgia fizer tudo certinho, ela vai levar um vida normal, ou vai sentir dores no decorrer do tempo? ela tem 5 anos!
@@dr.nordon4022e a pessoa tem que fazer uso de colágeno depois de adulto? Eu fiz a cirurgia corretiva é normal ainda ter fraqueza muscular? A panturrilha fina?
@@deborakrolownão, colágeno não tem qualquer evidência científica de que funcione melhor do que placebo para nada em ortopedia. A panturrilha permanece fina, mesmo, mas a força muscular é muito próxima da perna normal.
@@dr.nordon4022 a entendi. Pq a panturrilha permanece fina? Eu tinha os pés assim e fiz cirugia colocaram botão e fio para puxar o tendão depois retiraram e permaneci com um pino.ele ficou mais "reto" só q a perna sempre ficou mais até a panturrilha e os glúteos também? Antes da cirugia mesmo com os pés tortos parecia q eu tinha mais força e mais músculos. Agora sempre tenho fraqueza muscular e são finas é normal?
Olá Dr, parabéns pelo trabalho. Sou de Salto-SP, Meu filho nasceu com o PTC,e não estou conseguindo fazer o tratamento na minha região,gostaria de saber se consigo fazer o tratamento com o senhor?
Oi, Robson! Sim, consegue. Entre em contato pelo 11-91057-8000. Se quiser, me mande seu contato pelo instagram (@drnordon) ou email (nordondg@gmail.com), que eu repasso para a minha secretária. Nos vemos em breve! Forte abraço!
Dr. Minha filha esta com dois anos e meio, ela comecou o tratamento com 12 dias de nascida, gesso, cirurgia, ortese 23 hs, mas agora ela comecou a falar e nao quer de geito nenhum usar a ortese, to conseguindo fazer 12 hs só, so consigo colocar nela dormindo. Sera que 12 horas ta bom?
Isso, infelizmente, acontece com bastante frequência! Mas não temos escolha: tem que usar a órtese de forma adequada, se nao, o risco de recidiva aumenta. E a forma adequada é de 14 a 16 horas por dia até os 4 anos de idade.
Boa noite minha bebê nasceu com o pé torto. Porém flexível, como você disse no vídeo posicional. Você poderia me ajudar , tô com medo de fazer o tratamento errado pois na minha cidade não tem ortopedista pediátrico. Como faço pra entrar em contato com você? Aguardo. Sou de Imperatriz-ma parabéns pelo trabalho
A diferenciação entre os dois é feita já ao nascimento! Ocasionalmente, alguns casos de PTC muito leves são diagnosticados erroneamente como posturais. Se em dois a três meses ele não estiver totalmente normalizado, tendo a classificá-los como PTC e tratá-los com gesso e órtese. Mas, nestes casos, o diagnóstico mudou: não é um pé torto postural é grave, é um PTC leve. Ou seja: se você está tratando, é PTC.
Meu filho começou o tratamento com geso mais aí o pé dele começou a inchar o médico interrompeu o tratamento, alegando ser nervo. Vou busca agora com outro médico.
A princípio não. O termo que usamos é cavo varo, ou varo equino. Estava curvatura talvez queira dizer um metatarso aduto, mas é difícil dizer sem ver o caso.
Eu nasci com os dois pés torto pra dentro tenho 22 anos e até hoje não fiz cirurgia mim sinto constrangido de SAIR de sandália pq mim dá uma impressão que os pessoal fica olhando pro meus pé eu só saio de sapato
Em hospitais públicos e convênio, o procedimento é realizado no centro cirúrgico por questões burocráticas. No particular, depende do cirurgião. Quanto à anestesia, também depende da preferência do cirurgião. Ponseti recomendava fazer em consultório, com anestesia local, sem sedação.
olá, tenho 27 anos e nasci com os dois pés tortos, porém, eles eram calcaneovalgo (é considerado pé torto?) e ainda nasci com desvio na bacia, meu método foi de gesso durante todo tratamento, as vezes eu fica uma semana sem, e usei durante 2 anos mas foi por causa da bacia e ainda fiz a tendotomia. Eu sempre fico curiosa com os métodos, nasci em 1995 no Rio de Janeiro e usei o método com o gesso e tive bons resultados (apesar que há "sequelas" como não poder ficar na ponta do pé sem sentir dor nos tendoes e ligamentos do joelho até o pé). Só o método Ponseti que utiliza o gesso?
O pé calcaneovalgo não é a mesma coisa que o PTC. São coisas diferentes. No geral, no calcaneovalgo a gente faz um gesso para puxar para baixo e, às vezes, precisa liberar os tendões do dorso do pé. É meio que o oposto. O tratamento ainda continua com gesso e cirurgia. Este método não tem nome. Existe a técnica de Dobbs, que é semelhante à que usamos para pé calcaneovalgo, mas ela é para pé tálus vertical, uma doença que causa pé chato congênito em forma de mata borrão. Do quadril, temos a DDQ, que tratamos com suspensório de Pavlik e, em casos mais difíceis, gesso.
@@mateusfaetty3767 eu já trato ele desde os primeiros dias de vida, não quero beneficio pra meu Bem estar , e sim pra eu andar com ele para as cidades que são distante de onde trato ele.
@marcosroberto ele tem sim direito pois é considerado PCD pessoa com deficiência física bem provável se menor precisa ser acompanhado e até onibus não deve pagar. E tem outros direitos sim
Oi doutor nem todo mundo e curioso .a gente so vem ao video pra ver como e ou tem um filho com issi
Dr manda o vídeo de como tira o gesso mais fácil por favor
Que video bom, leve e didático!🏆🏆🏆🏆
Dr em aduto de 43 anos, tem jeito ainda
Tem, sim! É possível tratar até mesmo com o Ponseti
E qual medico especialista devo procurar por favor?
@@andreiapoli5384 o dr Davi Haje em Brasília costuma tratar adultos com PTC pelo método de Ponseti!
O meu deu jeito porém ficou muito torto pro outro lado a perna continua fina, sinto muita dor também @@dr.nordon4022
O tipo de informação que toda mãe precisa saber, eu nunca tinha ouvido falar, quando meu bebê nasceu com ptc foi um choque, e por incrível que pareça existem médicos ortopedista que não sabem nada sobre ptc e muito menos sobre o tratamento ponset.
Infelizmente, aqueles que trabalham com adultos têm pouco ou nenhum contato com isso... E acabam não sabendo!
Agradeço se o doutor poder mim responder.
Ansiosa pelo próximo vídeo!
Parabéns Dr.
Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!
Que bom!!! Já postei o próximo, corre lá!
Grata por esse "vídeo aula" Dr. Eu tenho 18 anos e tenho pé torto congênito. O Sr explicou tudo o que em 18 anos nunca me foi passado. Muito obrigada de vdd.
Que bom!!! FIco muito feliz de ter ajudado!
Eu também tenho. Descobri recentimente e vim buscar mais informações. Tenho 20 anos.
Bom dia tenho um BB de 2 meses que irá iniciar o tratamento em setembro, gostei muito do conteúdo parabéns muito explicativo, mas gostaria de saber quanto tempo em média a criança usa a órtese? E depois que tirar a órtese qual próximo passo?!
Olá nasci com pé torto congênito, já adianto pras mães que estão preocupadas que eu tenho 45 anos e tive uma vida bem agitada, treinei muitos tipos de lutas esportes radicais e muita montanha, o problema foi nos dois pés e fiz cirurgia, a técnica de Poncet não funcionou, não sei o porquê, esse ano comecei a sentir dores nos dois tornozelos e descobri que é uma consequência do pé torto, um desgaste natural pra quem nasceu com esse problema, poderia falar um pouco sobre isso doutor?
Olá! Não sei dizer por que o método não funcionou, mas foi 45 anos atrás, então talvez não fosse a técnica correta (no Brasil só se popularizou há uns 20-25 anos).
De qualquer forma, pés operados sofrem muito mais desgaste do que aqueles tratados com gesso, então, provavelmente este é o motivo.
Sou ptc e por isso tive que por uma protese de tornozelo, chega um momento que a artrose destrói o pé e aí é só sofrimento.
@@fscnanda os médicos dizem que no máximo em 3 anos vou ter que fazer uma ortodese ou prótese, me conta como ficou pra você caminhar?
Muito bom, mas tenho uma dúvida, esse método vale para criança com mais de 3anos
Vai, sim. Não importa a idade.
Ótimo vídeo Doutor!
Nasci com pé torto congênito, usei o gesso na infância mas de forma errada meu pé ficou normal com o passar do tempo, hoje em dia estou com 35, mas sofro com dores intensas diariamente. Poderia me indicar o que fazer?
@@samuelbatista5277 Olá, Samuel! Procure um ortopedista de pé, ou mesmo um pediátrico, que está acostumado com pé torto congênito, para avaliação. Difícil dizer sem ver o que está acontecendo.
Parabéns Dr.David💙💙
Eu nasci com pé torto congênito um pé foi operado e o outro colocado gesso .hoje com 44 anos sinto dores no pé e na perna e tenho que usar tênis ortopédicos.
Eu também Adelaine tenho 44 hoje fui operada quando pequena nos dois pés e hoje sinto muitas dores todos os dias nao me aguento ficar de pé por mais de 1hora já sinto dor😢
@@andreiapoli5384 começa a usar sapatos ortopédicos que melhora muito .
A Dennis brown é colocada logo após a retirada do gesso que é colocado na cirurgia?
@@luanamachado825 exatamente! Fazemos a tenotomia e deixamos o gesso por 3 semanas. Depois disso, é colocada a órtese, que devemos usar até os 4 anos.
Gostaria de saber se após todo os procedimentos, tratamento e cirurgias,se a perna fina volta a pegar um pouco de massa?
@@janadutra1461 no geral, não. As panturrilhas permanecem sempre finas. Mesmo que ganhe fortalecendo, ainda assim ficará mais fina que o normal ou em comparação com a perna nao afetada.
Boa Noite , tenho 29 anos nasce com o pé direito congênito e com má formação no joelho . Com um ano minha mãe me levou a recife pra fazer a cirurgia fez a do pé porém a do joelho não foi feita era pra ela voltar depois de um ano pra fazer a cirurgia do joelho nesse meio tempo comecei andar e ela teve medo de fazer e eu não andar . Teve uma infância adolescência normal corria fazia de tudo que uma criança faz , só que faz uns dois anos que venho sentindo muita dor no pé na perna , na lombar e nos últimos dia essa dor tá ficando insuportável, meu pe fica inchado . Tô pensando em procurar um médico . Tá atrapalhando até no meu trabalho . Até sentada o pé começa incha. Será que tem cura isso ?
Somente avaliando em consulta para poder dizer, é uma história antiga e complexa
meu bebê nasceu com o pé direito torto congênito,fiz as duas morfológica e nem uma mostrou o pesinho dele torto,só vi na hora do parto 😔 tô esperando pra começar o tratamento ele vai fazer 2 meses,com muita fé em Deus que vai dar tudo certo 🙏🏽
Pois é, infelizmente muitas vezes passa reto! Mas, se Deus quiser, vai dar tudo certo!
PTC se enquadra como PCD , tenho um filho que nasceu assim, fez tratamento e cirurgia porem tem dificuldade para andar ou ficar em pe por muito tempo, ele pode concorrer a vagas para pcd
Se ainda há sequelas, ele se enquadra. É possível tentar um laudo com um ortopedista e pedir o benefício.
Meu filho nasceu com os dois pés assim,com 15 dias de nascido ele colocou o primeiro gesso,com 1 ano de idade fez a primeira cirurgia, só que quando ele cresceu sempre sentia dores nos pés, agora com 18 anos ele fez a segunda cirurgia,ele ficou com o gesso depois da cirurgia 30 dias, tirou o gesso e agora está se readaptando pra voltar a andar, mais ainda sente muito medo de colocar os pés no chão.meu filho nasceu com os pés torto congênito.o Dr pediu pra ele usar andador.depois da cirurgia.a segunda cirurgia que ele teve que fazer foi nos tendão e articulação.
Oi Dr!
Existe alguma possibilidade desse ptc não ter nascido assim?
Pq meu filho está com o pé torto ele tem 4 anos,mas ele não nasceu assim.
Observei q o pé dele estava ficando torto e levei ele no ortopedista eu pensei q ele fosse passar só um sapato ortopédico,mas não,disse que ele não poderia usar,pq poderia piorar.
Ortopedista encaminhou para investigação com a neuropediatra e geneticista.
Depois de todos os exames q eu vou voltar,estou muito preocupada.
Todos os exames da neuropediatra não deu nada,agora estou com a geneticista,ela passou outros exames genéticos q são bem demorados,e os últimos exames estou aguardando o plano de saúde autorizar pq custa 10.000 dois exames genéticos,isso está tirando a minha paz.
Só Deus na causa 🥹😭
Oi Fabiane! Imagino como vc deve está se sentindo, mas fica em paz. Se não nasceu assim, não é congênito. O meu filho nasceu com o pé torto congênito. No início também fiquei desesperada, mas tudo está se resolvendo.
Ola doutor boa noite,
Gostaria de saber se e possivel volta o pé com a órtese dps da cerugia. Pq eu nao coloquei os tres meses como o medico mandou e tbm so coloco as vezes a tarde. Pq esse motivo o pezinho dele virou um pouco so o esquerdo
Se a órtese não é usada corretamente, o risco de o tratamento falhar e ser necessário fazer outra cirurgia é de mais de 180 vezes.
Um dos meus gêmeos nasceu com o pé esquerdo torto congênito e confesso que estou com muito medo dele não poder andar e ter uma vida normal. Toda vez que olho o pezinho dele me dói muito! O médico que fez o parto dele disse para eu não me preocupar porque se fazer o tratamento direitinho o pé volta para o lugar . O pé dele quando a gente puxa ele vem para o lugar e quando solta ele volta a ficar com o pé tortinho. Na minha família não tem ninguém com essa condição e nem da meu esposo. Estou muito preocupada com isso.
Boa noite, voce sabe se o plano é obrigado a cobrir o metodo ponseti?
@@flaviobink sim, o convênio médico deve fornecer tratamento. Caso eles não tenham o profissional, eles devem reembolsar o seu tratamento.
A pessoa com essa condição pode ser enquadrada como pcd? Eu nasci com os dois pés tortos e fiz cirurgia, mas ainda tenho limitação de movimento, e o tendão curto
Dr. Uma pessoa com o pé torto congênito pode trabalhar? Se ele trabalhar vai ter alguma dor nos pés ou algo do tipo?
Pode, sim! O PTC tratado adequadamente leva a um pé corrigido, flexível e sem dor! Vida normal para os nossos bebês!
Minha filha nasceu com o pe torto, so o pé esquerdo, ela fez o tratamento exatamente como o sr. explicou, está usando ortese, fez cirurgia, hoje o pezinho dela esta normal, mas quando ela anda o pezinho, melhor o dedinho maior fica meio virado pra dentro, será q pode voltar?
Isso é algo muito comum no PTC. Eles têm uma ativação anômala da musculatura interna da perna e do pé, puxando para dentro (algumas crianças sem PTC também fazem isso). No geral, a gente trata com fisioterapia. Não há, porém, evidência por enquanto de que só isso leve a recidiva do PTC.
O.meu filho nasceu cm pés torto congênito ele começou tratamento em 2020
Era ter terminado 2023
Mas o pé dele continua torto.
Vai usa gesso de novo.
Cirurgia...
😣
Devido a isso pode machucar quando eu coloco, pq ele grita de mas e nao para
Se a deformidade voltou, usar a órtese pode machucar. Nestes casos a gente recomeça o tratamento com gesso, antes de voltar a recolocar a órtese.
Tem graus mais leve dr
Minha filha teve dificuldade pra comecar a andar e se apoiar em pe hoje ta com 7 anos os pes sao tortos pra dentro parece que os dedoes que pega todo o peso do corpo ela cai bastante 😢 nem consegue correr que bate um joelho no outro
Qual seria o tratamento dr ?
Rita, parar poder ajudá-las, é necessário avaliá-la. Existem muitas diferentes alterações do pé, e, embora o PTC em geral seja tratado com método de Ponseti, as outras não são.
Tenho 23 anos e nasci com os dois pés tortos ( operei no INTO NO RIO DE JANEIRO), o que sofreu mais foi o pé esquerdo, fiz várias cirurgias de correções, hoje em dia tenho uma vida normal, consigo fazer coisas que os médicos falavam que eu não conseguiria fazer, jogo futebol, pego onda, jogo vôlei, e etc...
Porém tenho sequelas, tenho pouquíssima mobilidade de tornozelo, que acaba que tenho dificuldade de equilíbrio, e quando fico muito tempo em pé, meus tornozelos dói muito, e acaba que sinto meu joelho e minha lombar.
Se caso eu entrasse no Pilates, nessa idade, eu conseguiria tem bons resultados em cima dessas "sequelas"?
Se puder me ajudar ficarei grato
Luan, mal não faz, mas é improvável que o pilates resolva essas sequelas.
@@dr.nordon4022 Entendi, por acaso teria alguma maneira de diminuir essas dores ?
@@luanc.o1263 teria de avaliar para poder pensar e tracar a melhor estratégia.
Ok, obrigado pela atenção! Grande abraço
Meu filho nasceu com pé torto postural bilateral, está com 18 dias já senti uma melhora principalmente no pé direito.
Quando ele está dormindo, eu consigo colocar facilmente no lugar, mas depois volta aos poucos, e quando ele se espreguiça aí ele curva todinho pra dentro de novo..
Qual tempo em média para voltar no lugar?
Geralmente é em torno de 1 mês
Boa noite, minha filha nasceu com pé torto congenito, fez cirurgia com 1 mês e 7 dias, só que o pé dela voltou um pouco, agora ela vai fazer outra cirurgia, na verdade 2 vai colocar um titânio, pois tem diferença de 7 cm do pé, depois de fazer essa cirurgia fizer tudo certinho, ela vai levar um vida normal, ou vai sentir dores no decorrer do tempo? ela tem 5 anos!
Suzane, bom dia! É um caso complexo, só avaliando com cuidado pra poder opinar.
Tenho um filho de 4 anos e ele tem esse problema, os médicos dizem que no nervo é não nos ossos. Pode ocorrer isso doutor?
Não, o pé torto congênito ocorre por um defeito do colágeno, que é o que constitui a pele e estruturas osteomusculares. Não tem nada a ver com nervos.
@@dr.nordon4022 obrigado pela atenção.
@@dr.nordon4022e a pessoa tem que fazer uso de colágeno depois de adulto?
Eu fiz a cirurgia corretiva é normal ainda ter fraqueza muscular? A panturrilha fina?
@@deborakrolownão, colágeno não tem qualquer evidência científica de que funcione melhor do que placebo para nada em ortopedia. A panturrilha permanece fina, mesmo, mas a força muscular é muito próxima da perna normal.
@@dr.nordon4022 a entendi. Pq a panturrilha permanece fina? Eu tinha os pés assim e fiz cirugia colocaram botão e fio para puxar o tendão depois retiraram e permaneci com um pino.ele ficou mais "reto" só q a perna sempre ficou mais até a panturrilha e os glúteos também?
Antes da cirugia mesmo com os pés tortos parecia q eu tinha mais força e mais músculos. Agora sempre tenho fraqueza muscular e são finas é normal?
Olá Dr, parabéns pelo trabalho.
Sou de Salto-SP, Meu filho nasceu com o PTC,e não estou conseguindo fazer o tratamento na minha região,gostaria de saber se consigo fazer o tratamento com o senhor?
Oi, Robson! Sim, consegue. Entre em contato pelo 11-91057-8000. Se quiser, me mande seu contato pelo instagram (@drnordon) ou email (nordondg@gmail.com), que eu repasso para a minha secretária.
Nos vemos em breve! Forte abraço!
@@dr.nordon4022meu filho fez tratamento ,mas n fico perfeito ,iai???
Dr. Minha filha esta com dois anos e meio, ela comecou o tratamento com 12 dias de nascida, gesso, cirurgia, ortese 23 hs, mas agora ela comecou a falar e nao quer de geito nenhum usar a ortese, to conseguindo fazer 12 hs só, so consigo colocar nela dormindo. Sera que 12 horas ta bom?
Isso, infelizmente, acontece com bastante frequência! Mas não temos escolha: tem que usar a órtese de forma adequada, se nao, o risco de recidiva aumenta. E a forma adequada é de 14 a 16 horas por dia até os 4 anos de idade.
Em crianças com 2 anos esse métodos ainda pode funcionar? ou o gesso seria apenas para bbs?
(criança 2 anos, com mielomeningocele)
Funciona, sim! A gente faz até em adulto!
Boa noite minha bebê nasceu com o pé torto. Porém flexível, como você disse no vídeo posicional. Você poderia me ajudar , tô com medo de fazer o tratamento errado pois na minha cidade não tem ortopedista pediátrico. Como faço pra entrar em contato com você? Aguardo. Sou de Imperatriz-ma parabéns pelo trabalho
Com 13 dias de nascida já mudou a posição , ele tá voltando e também as vezes ela deixa normal
Felipe, bom dia!
Me manda um direct no insta, @drnordon. Nos falamos por lá!
@@dr.nordon4022 bom dia, já lhe enviei a mensagem no seu direct
Já com um tempo de tratamento da de saber se realmente é congênito ou postural?
A diferenciação entre os dois é feita já ao nascimento! Ocasionalmente, alguns casos de PTC muito leves são diagnosticados erroneamente como posturais. Se em dois a três meses ele não estiver totalmente normalizado, tendo a classificá-los como PTC e tratá-los com gesso e órtese. Mas, nestes casos, o diagnóstico mudou: não é um pé torto postural é grave, é um PTC leve. Ou seja: se você está tratando, é PTC.
Meu filho começou o tratamento com geso mais aí o pé dele começou a inchar o médico interrompeu o tratamento, alegando ser nervo. Vou busca agora com outro médico.
Nos só conseguimos identificar esse problema depois de 1 ano de idade dele, até então o pé dele era normal.
Meu bebê tá com suspeita,vou refazer o exame morfológico do segundo trimestre.Hoje estou com 22 semanas.Preocupada,triste,augustiada.
Fique tranquila que, se for o caso, quando tratado de forma adequada vai super bem!
Olá .
Boa noite
Vc sabe me disser se pé com curvatura plantar medial é a mesma coisa que pé torto congênito
Estamos na semana trinta e meu bebê foi diagnosticado com pé esquerdo curvatura plantar medial
A princípio não. O termo que usamos é cavo varo, ou varo equino.
Estava curvatura talvez queira dizer um metatarso aduto, mas é difícil dizer sem ver o caso.
@@dr.nordon4022 obrigada pela atenção
Eu nasci com os dois pés torto pra dentro tenho 22 anos e até hoje não fiz cirurgia mim sinto constrangido de SAIR de sandália pq mim dá uma impressão que os pessoal fica olhando pro meus pé eu só saio de sapato
Não consegui continuar com ponset com meu filho 😢
Porque moça ?
No hospital onde meu bebê é acompanhado, o bebê parece que fica com anestesia geral. Como funciona sendo assim? Está errado?
Em hospitais públicos e convênio, o procedimento é realizado no centro cirúrgico por questões burocráticas. No particular, depende do cirurgião.
Quanto à anestesia, também depende da preferência do cirurgião.
Ponseti recomendava fazer em consultório, com anestesia local, sem sedação.
olá, tenho 27 anos e nasci com os dois pés tortos, porém, eles eram calcaneovalgo (é considerado pé torto?) e ainda nasci com desvio na bacia, meu método foi de gesso durante todo tratamento, as vezes eu fica uma semana sem, e usei durante 2 anos mas foi por causa da bacia e ainda fiz a tendotomia. Eu sempre fico curiosa com os métodos, nasci em 1995 no Rio de Janeiro e usei o método com o gesso e tive bons resultados (apesar que há "sequelas" como não poder ficar na ponta do pé sem sentir dor nos tendoes e ligamentos do joelho até o pé). Só o método Ponseti que utiliza o gesso?
O pé calcaneovalgo não é a mesma coisa que o PTC. São coisas diferentes.
No geral, no calcaneovalgo a gente faz um gesso para puxar para baixo e, às vezes, precisa liberar os tendões do dorso do pé. É meio que o oposto. O tratamento ainda continua com gesso e cirurgia. Este método não tem nome. Existe a técnica de Dobbs, que é semelhante à que usamos para pé calcaneovalgo, mas ela é para pé tálus vertical, uma doença que causa pé chato congênito em forma de mata borrão.
Do quadril, temos a DDQ, que tratamos com suspensório de Pavlik e, em casos mais difíceis, gesso.
@@dr.nordon4022 Ah sim, entendi agora. Obrigada por tirar essa dúvida
Tenho pé torto congênito bilateral nós dois pé, fiz primeira cirurgia só 3 meses de vida. Posso fazer musculação?
Tenho dores constante
O pé torto não impede que faça musculação, mas é importante que passe com seu médico e veja por que está sentido dores.
@@dr.nordon4022 obrigada Dr
Alguém sabe dizer seu meu filho tem direito a algum benefício sobre essa doença?
TEM O DIREITO DE VC BUSCAR O TRATAMENTO PARA ELE TER UMA VIDA MAIS NORMAL POSIVEL.
@@mateusfaetty3767 eu já trato ele desde os primeiros dias de vida, não quero beneficio pra meu Bem estar , e sim pra eu andar com ele para as cidades que são distante de onde trato ele.
@@mateusfaetty3767 e pago aluguel e minha região não tem emprego se eu tivesse condições não tava atrás dessas informações
@marcosroberto ele tem sim direito pois é considerado PCD pessoa com deficiência física bem provável se menor precisa ser acompanhado e até onibus não deve pagar. E tem outros direitos sim
Eu só vim no video porque o meu BEBÊ nasceu com esse deformidade no pé .