Linhas Cruzadas | O “nós contra eles” é para sempre? | 25/05/2023
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
- O #LinhasCruzadas desta semana debate a polarização política no mundo e, especialmente, na sociedade brasileira.
Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé discutem como essa discussão ultrapassa os limites da política, afetando, por exemplo, as relações pessoais e de consumo. Como isso pode afetar a democracia?
Essas e outras perguntas são debatidas no Linhas Cruzadas. Participe desta conversa!
#TVCultura
▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️
Play Store: bit.ly/3KUUHhI
Apple Store: apple.co/3LgEK72
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes do Jornalismo TV Cultura!
Facebook: / jornalismotvcultura
Twitter: / jornal_cultura
Instagram: / jornalismotvcultura
TikTok: www.tiktok.com...
Site: tvcultura.com.br/
O melhor programa de nossa TV tanto aberta como fechada. Um espaço para realmente exercitarmos nossa inteligência e aprender alguma coerência entre relações entre seres pensantes.
"As pessoas que são polarizadas tendem ser um pouco mais mal-educadas do que a média. Mas elas tendem também a ser muito óbvias, porque você já sabe tudo o que elas vão dizer. Então é um pouco entediante ter amigos polarizados." Thaís brilhou muito nesse comentário. É o exatamente o que eu sinto com esse pessoal.
Real!
O final dos episodios sempre é a melhor parte, ponde define muito bem a hipocrisia da sociedade!
Episódio paga ver e rever muitas vezes. "Qualquer homem sensato sabe hoje que numa discussão com uma mulher no supermercado, o melhor a se fazer é abaixar a cabeça e ir embora." Tempos sombrios
Eita...hahahahaha...
Ponde sempre equilibrado , ótimo mesmo...
Excelente!O Pondé explica o mundo contemporâneo direitinho,fico admirado.
Esse programa, além de enriquecer meu conhecimento e ampliar minha visão de mundo, está servindo como repertório para a produção das minhas redações durante a minha preparação para concursos. Obrigada!!!!Vocês são a luz no fim do túnel desse mundo insano.
melhor programa de TV que existe parabéns
Pondé arrasando no look! Adoooro! Viva o canal TV Cultura!! 🎉❤
Eu procurando pra ver se mais alguém tinha observado. Que bom, não estou só!
esse tênis rosa tá show, continuem, adoro o programa!!!!!!!!!!!!!!!!!
O programa trouxe uma radiografia nua e crua da sociedade atual. Mais uma vez sensacional!!!
Gostei muito. Realmente muitos homens são afastados de seus filhos no divórcio. A Alienação Parental é uma praga no Brasil e o judiciário lento e ineficaz para lidar com esse problema! 😢
Veja que mesmo se dizendo não polarizados, os exemplos que dão sobre autoritarismo são ambos do mesmo espectro político. Mesmo gostando muito do Pondé é preciso estar sempre com o filtro ativo.
Certamente um dos melhores programas da série. Análises precisas, esclarecedoras e até reveladoras do comportamento social atual. Parabéns!
Um dos melhores programas dessa temporada 🎉
Professor, vc é o melhor !!! Parabéns!
Esse programa é sensacional! Pondé fala tudo que foge do politicamente correto e não se pode dizer hoje. Parabéns!
51:26: quinta-feira. Melhor momento pensante do dia. Obriagada dupla❤❤
Acabei de descobrir o canal. Só via os vídeos dessa dupla em cortes. Excelente diálogo. Duas cabeças pensantes e densas se encontrando.
Excelente tema! Falas perfeitas dos participantes. E essa consideração final do Pondé ilustra bem como é o olhar sobre essa polarização de gêneros. Parabéns pelo programa, Thaís e Pondé!
" A alma também pode calcificar❤"
Adorei hoje simplesmente Thaís!!! I loved it❣️thanks 😊
Sempre ótimos. Por favor envie para seus filhos.
Não temos mais os amistosos.....entre... política e também na sociedade....em geral.....
Amo o programa, conteúdos sérios e bem importantes. Cultura mesmo! Parabéns
Denis Diderot (1713-1784)"Ter escravos não é nada, mas o que se torna intolerável é ter escravos chamando-lhes cidadãos."D.D.
Sensacional ❤
Como sempre excelente programa! Adorei o tênis conga rosa do Pondé.... lembrei dos meus quando era criança.
Sobre esse ultimo ponto antes do fim: Teve uma epoca que o Leo Lins disse em algum lugar que deixava sua esposa ficar com outras mulheres mas não com outro homem. A internet veio abaixo "Machista!" e etc. Não gosto do Leo Lins, mas meu pensamento foi: Oxi é uma coisa entre eles, se para ele tudo bem ela ficar com outra mulher mas não gostava da ideia de ela ficar com outro homem é uma decisão feita a partir de um acordo de convivência entre eles. Nenhum dos dois é obrigado a aceitar algo que não quer, se para ele, ela ficar com mulher esta ok é problema dos dois, se para a mulher ela queria ficar com outros homens e ele não deixa, e o deixar não é uma posse sobre o outro mas uma relação mutua de respeito e confiança, então ela poderia deixar ele e procurar outro que deixasse.
Agora vem o ponto dessa história que ressoa no ultimo ponto: Já vi muitas criticas à homens com mulheres bi ou liberais, que só aceitam que ela fique com pessoas do mesmo gênero. Mesmo ponto feito, mas se por alguma razão o homem permitisse que a mulher se relacionasse com quantos homens bem entendesse de repente ele viraria o Evoluido, a Norma a ser seguida e etc.
Ou seja existe sim um duplo peso e dupla medida, mas no fim o pessoal se intromete aonde não tem que se meter. Sim culturalmente somos condicionados para achar que deixa a mulher para viver com outra é um canalha, especialmente se tem filhos. Não se quer saber como era a relação ou até se havia abusos, porque pasmem: Mulheres são plenamente capazes de fazer abuso psicologico, sei disso porque estive numa relacionamento assim.
Agora pra mim independente de qual dos dois gêneros seja sempre vou achar quem largou o outro para ficar com terceiro como x canalhx da relação. Um divorcio que posteriormente segue para cada um seguir seu caminho me pesa diferente.
Muito bom, como sempre.
Adoro este programa.
Parabéns à jornalista e ao filósofo.
Estão perfeitos
Brigados para sempre sim
Programa fantástico
bala essa camiseta
Eu amo vcs ❤
👏🏼👏🏼👏🏼 Mas um show de idéias.
Ser objetivo, és a questão 🤔!
Salve Thaís e Pondé.
❤
os comentários da thaís sempre são voltados para suas posições implícitas
Muito bom !
TOMARE QUE O PONDÉ NUNCA MORRA...FARÁ MUITA FALTA.
Sobre a polarização ir além da política, isso é uma questão de marketing e de redes sociais. Com o advento das redes sociais, a atenção das pessoas começou a estar mais difusa, com isso algumas pessoas começaram a se posicionar de formas específicas em torno de temas como ativistas e influenciadores, e isso começou a se sustentar. Ao longo da última década na área de marketing convencionou-se de forma muito clara que uma marca deveria buscar formas de aparecer de maneira mais orgânica, ou seja, menos parecida com uma propaganda e mais com um interesse genuíno das pessoas. Aí como tivemos uma polarização na política, as empresas começaram a se engajar nas causas políticas de forma muito natural. Isso traz invariavelmente a política para o campo econômico, onde a represália pode ser financeira ao invés de apenas política. Seria enriquecedor tentar observar uma marca que tenha se mantido neutra a estas questões no ocidente (que eu não acredito que exista), ou observar uma marca que seja multinacional e observar seus comportamentos em países não ocidentais.
Não sou intolerante, mas como ser tolerante com alguém tão intolerante como são os extremistas!!!
DIZIA ....Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)...."""EM TODA PARTE A HUMANIDADE SE ENCONTRA PRESA """" A FRASE EXATA DITA SERIA MELHOR ASSIM: ""O homem nasceu livre, e em toda parte se encontra acorrentado."""
Fato!!!
Se você persevera, toda, eu quero dizer TODA, polarização dilui. Nada bate de frente com a compaixão, sacrifício e carinho.
Lindo seu pensamento!
Esse tênis do Pondé é bem atrativo quero um ... um diálogo inteligente esclarecedor.
👏🏻 👏🏻 👏🏻
Quem é hoje adversário já foi aliado. Quem hoje é aliado já foi adversário. "dança das cadeira". Contra fatos não há argumentos. Só olhar o histórico de todos, absolutamente todos os políticos
Só apagar a luz que vira "suruba"
Gostaria muito que o programa fosse um diálogo entre filósofos diferentes e não um monólogo.
Ocitocina " essa é a palavra para mim
Mas há informações da empresa, que vão além do marketing, aos mais atentos importam, sim.
Não escuto o Caetano faz 30 anos e não foi por inclinação ideológica
Queria mudar para os anos 80 e ficar por lá.
O Pondé vai morrer de rir com a vegana liberal! 😂😂😅😅
"Sociedades politicamente divididas são frágeis": ao comentário já feito há 8 horas, acrescento o trecho final do artigo escrito por Marco Aurélio Nogueira no Estado de SP de 27/05/2023, para discussão futura.
O lado tóxico da Objetividade no jornalismo, é a obstinação da notícias sem censura ou as publicações que inter"ferem" nos valores Éticos do uso de imagens preservadas, de agressões que motivaram o objetivo da reportagem/ objeto- fonte do artigo.
Gostei do tênis, careca!!
Fiquei curiosa sobre os sorvetes de esquerda e de direita!!! Pagar 30,00 numa bola é de direita??
Um dos poucos resquícios de vida inteligente na televisão . Vamos ver até quando
Em algumas pessoas quando a maturidade chegar e se chegar vao comprara o que precisa e nao quer
Nós eles???
É verdade que um dos lados não gosta de patrão?
Só tem um ponto que acho que foi fora, pelo menos ao que eu entendo: Alienação Parental é crime. Então esse ponto que a mulher pode fazer com que o cara não tenha contato com o filho não sei bate. Obvio, estou falando do que fui informado na teoria, não sei se na prática acaba sendo assim.
Comprar é um ato político! 🤣 Só você mesmo capitalismo!
Para mim não se trata de qual ideologia a pessoa defende, MAS COMO ELA DEFENDE. Se for da forma irracional e idiota que temos visto, o problema não está à esquerda ou à direita. O CASO É MAIS GRAVE.
SANIDADE OU INSANIDADE.
É PREFERÍVEL O " NÓS CONTRA ELES" DO QUE A HIPOCRESIA DE QUERER AGRADAR
Seu *
Sim...Sempre fomos assim. Faz parte da psicologia do Homo sapiens.
Temos que ter flexibilidade , principalmente com as mulheres … até hoje nenhum homem venceu uma mulher em uma contenda . As mulheres fincam o pé em suas opiniões . Melhor perder para não enlouquecer 😊.
Verdade verdadeira
No meu último livro, Quem Matou os Relacionamentos? Explico a fundo os gêneros ressentidos, ( homens e mulheres ressentidos ( Red pill, mgtowns , deusas raras, etc
MGTOW é um movimento de reação ao feminismo
Este tema consegue ser tão chato quanto o "inquérito" parlamentar à Tap, em Portugal. Vou para outro video.
última vez que eu troquei um "oi" deste... to namorando com ela até hoje
'Modular discurso' é eufemismo de 'covardia moral'.
É a realidade, meu amigo... O homem nesta sociedade contemporânea, tem menor valor do que um cão de estimação
O maior beneficiário do "nós contra eles" é o atual expresidetento, o bandido da luz vermelha que "subiu" na vida com esse discurso. Ele fala em amor mas é o primeiro a pregar o ódio. Sacripanta!
"Bandido da luz vermelha" 🤣🤣🤣
Nitidamente, a moda daquilo que é modinha virando moda.
No fim, se resume a isso. Só um pouco de "sofisticação" aqui, outro pouco ali e acabou.
Pondé, o Clodovil dos filósofos.
Fios ou cordas de manipular bonecos chakra etc e uma otima representaçao de como somos manipulados .Há técnicas bem elaboradas ,mas é uma engenhoca q da conta de encantar.
30% não escuta por causa do lula e outros 60% não escuta pq não tem musica boa.(fora ums 3)
Gosto muito desse programa, porém, achei o episódio de hoje muito fraco e bem abaixo da média. Acredito que deveriam ter abordado de forma mais aprofundada a questão da polarização e da falsa polarização .Na minha visão, a polarização atual se trata de um embate entre civilização e barbárie, e não apenas uma divergência política. É crucial que não nos deixemos seduzir pela barbárie e compreendamos a complexidade desse fenômeno.
Existe uma variedade de opiniões e pontos de vista, e é importante reconhecer a legitimidade dessas opiniões, mesmo que possamos discordar delas. No entanto, quando se trata de questões como ser anti-vacina, anti-ciência, desrespeitar leis ou buscar transformar o estado laico em um estado religioso, é fundamental analisar os impactos negativos que essas posições podem ter.
Seria válido abordar os aspectos nocivos do discurso da chamada “nova direita” que incentiva a divisão entre famílias com relação a vacinação, ao questionamento de infundado sobre eventos históricos e como esse movimento político capturou as lideranças de grupos neo pentecostais. Também seria importante explorar os aspectos muitas vezes contraditórios dos movimentos de esquerda.
A expressão “o país está polarizado” transmite uma ideia “simplista e burra” O programa já tinha um viés “LIBERAL CONSERVATISM” e considero legítimo que se posicione assim. No entanto, o Pondé disparar um - “VIVEMOS EM UM PERÍODO DITATORIAL” “modulou” bem o discurso para viralizar em cortes pelas redes sociais da extrema direita.
O filósofo chegou até a cuspir no túmulo de Nelson Rodrigues ao elogiar os “idiotas da objetividade”.
Pelo visto o programa se “atarcizou” com vergonha de se “bolsonarizar” de vez.
Ooohhrra verdade, o pai separado se f*d$$$$.
Deveriam colocar uma jornalista com mais personalidade para realmente debater com esse senhor. Muito aquisciente, cordata.
O que é AQUISCIENTE? CORDATA? Tomara que o “par” convidado não venha falar essas coisas imperceptíveis.
impressionante a vontade do Pondé de fazer um comentário conservador. Independente de uma discussão proveitosa, ele faz questão de demonstrar o repúdio a novas pautas ou novas ideologias. que senhor retrógado, utilizando do academicismo pra endossar um discurso atrasado e hierarquico (os jovens são ingênuos, a nova geração é iludida). kkkkkkkk que desserviço
Isso é a vida desde os tempos primordiais, colega. Você se ilude querendo construir uma nova utopia? Legal o seu otimismo… Vejo o Ponde com uma visão bem sensata…Novas pautas? Novas ideologias? Hahaha O mundo não muda tanto assim…
@@netomusic_brSensata? Esse senhor é retrógrado, conservador e causa justamente por sustentar esse papel.
@@yta23xp sensata,por que não?
Que polarização? Da extrema-direita n4zista versus pessoas mentalmente sãs? Isso nunca foi nem será polarização. E é criminoso que formadores de opinião, como esse filósofo caricato, sustentem essa falácia.
O crescimento dessa extrema direita maluca é reflexo direto do extremismo da esquerda canceladora, cujas práticas são assustadoramente similares às dos movimentos totalitários do século XX e da inquisição ibérica. Aliás, o seu comentário só comprovou o que foi dito ao longo do programa.
Quando você julga que pra ser mentalmente sã a pessoa precisa estar no polo oposto ao da direita, o que você está fazendo é justamente polarizar a discussão.
Que mais 🤔
Muito bom!