Altas Habilidades ou Transtorno de Personalidade Antissocial e Narcisista - Estudo de Caso

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 25 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 84

  • @mafiasszk
    @mafiasszk 2 หลายเดือนก่อน +27

    Nossa, adorei o formato desse estudo de caso. (Meu no caso rsrs) Na minha cabeça fez total sentido tudo que você falou. Sobre eu pensar em "Bobagem" não se preocupe, eu senti que estava caminhando para um final trágico, mas com essas descobertas estou conseguindo ressignificar a minha vida. Já conversei com a minha psicóloga e ela se dispos a estudar e me ajduar nessa nova fase. Deus abençoe infinitamente sua vida, não sabe o quanto está ajudando as pessoas.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 หลายเดือนก่อน +1

      Amém! ✨ Que ótimo receber a sua mensagem, @mafiasszk!
      Muito obrigada pelo feedback e por nos atualizar a respeito da sua terapia!
      Desejo uma excelente fase de apropriação das suas reais características, sem culpa e sem máscaras!
      Divirta-se!!! 🧠

    • @ElinaH
      @ElinaH 2 หลายเดือนก่อน +2

      Gostaria de pontuar também que para pessoas asiáticas, é muito comum essa sensação de não lugar, pois não somos lidos como brasileiros aqui, nem japonês no Japão. É uma questão levantada em alguns estudos, então sugiro você estudar esse lugar social que nos colocam. Recomendo Monge Han e Leo Hwan para começar, na minha busca, abriu várias caixas.

    • @ElinaH
      @ElinaH 2 หลายเดือนก่อน

      自分は二世ですが、こちらの日系人とも会う気がしない事が多かった。

    • @mafiasszk
      @mafiasszk 2 หลายเดือนก่อน +1

      @@ElinaH その 気持ち わかります

    • @fernandaartstudio
      @fernandaartstudio 2 หลายเดือนก่อน

      @@mafiasszk que felicidade que vc não está mais com pensamentos de fim! Isso é um NOVO COMEÇO! Conhecimento que liberta e nos reabilita aos nossos próprios olhos. Eu, mais velha que vc, também tive recentemente meus esclarecimentos. Continue conosco, com a comunidade e com a Dra Lygia. Ela é das pessoas mais inteligentes, capacitadas e bondosas que conheci na vida! 🙏🌟❤

  • @jacqueb.476
    @jacqueb.476 2 หลายเดือนก่อน +37

    Meu marido e eu somos autistas e superdotados. Meu marido em especial, sofre muito por ser mal interpretado pelas pessoas, de uma inteligência absurda, não consegue se enturmar, firmar amizades, sempre julgado por ser sincero demais, falar demais, senso de justiça altíssimo. "Arrogante", "prepotente", "sabe-tudo" esses são um dos nomes pejorativos que ele recebe e recebeu durante toda a vida. Ele é a pessoa mais inteligente e dedicada que eu conheço, psicólogos e psiquiatras não conseguem acompanhá-lo, na igreja, é deixado de lado por não o compreenderem e não acompanharem a mente dele. A sociedade não está preparada para lidar com superdotados, não existe estrutura, não há interesse, é muito sofrimento

    • @GALLY239
      @GALLY239 2 หลายเดือนก่อน +2

      Vc tem Instagram? Eu desconfio as vezes se não tenho alguma neurodivergencia

    • @jacqueb.476
      @jacqueb.476 2 หลายเดือนก่อน

      ​​@@GALLY239 não tenho Instagram, te aconselho a procurar um psicólogo ou psiquiatra especialista em neurodivergencia em adultos para uma avaliação. Acredite, é transformador.

    • @karenespindola6034
      @karenespindola6034 2 หลายเดือนก่อน +3

      Tenho diagnóstico e problemas semelhantes tenho Autismo/ TDAH e AH/SD. Acredito que nós mulheres aprendemos a lidar com a situação, através de masking..
      Já me chamaram de medita, na faculdade disseram que eu queria ser mais inteligente do que todos ali... confesso que na hora, eu fiquei triste e desapontada pq eu achei que estava dando uma contribuição como tds fizeram.vpergo muitas amizades, principalmente mulheres que começam a fala mal de mim e eu nunca entendo nada e nem por que? Não gosto de grupinhos, pois eu saio de boba, Não consigo entender as insinuações e as vezes nem a mudança repentina na conversa. Fora que eu curto mesmo ser antissociail; ficar no meu canto sem ser invadida. Nao aguento tb as conversas de neuro tipicos rs.

    • @AlexandredeCarli
      @AlexandredeCarli 24 วันที่ผ่านมา +1

      A sociedade neurotípica não foi treinada para lidar conosco.
      A gente é sedento por conhecimento e nossa válvula de escape é continuar estudando para compreender porque as pessoas não nos compreendem.
      Este ano eu coloquei na minha cabeça que eu não preciso agradar ninguém e deixei de ser trouxa e trabalhar para gente maldosa que se aproveita das minhas habilidades. Decidi ganhar dinheiro com minhas habilidades vendendo minha capacidade para quem está querendo que eu resolva problemas reais em troca de dinheiro.
      Pelo menos com dinheiro eu gero uma segurança financeira e posso trabalhar no que eu quiser sem ter que ficar agradando ninguém!
      Atualmente também atuo no Rotary, onde posso realmente ajudar quem quer ser ajudado e quem precisa ser ajudado, voluntariado tem me ajudado a não cair em depressão e a ter um significado de vida.
      Se Deus colocou essas habilidades na nossa vida, vamos usar para o bem, com quem quer nosso bem e pra quem consegue perceber que cada um tem seu dom e que não somos iguais e ser diferente é o que faz a vida ser bela.

  • @BorboletaBsb
    @BorboletaBsb 2 หลายเดือนก่อน +24

    Meu primeiro diagnóstico foi bipolaridade, resolvi procurar outro profissional depois de anos sendo tratada errada descobri asperger e super habilidade, sempre fui travada e ridicularizada por meus amigos e familiares. Acabei me enfiando dentro de uma caixa e profissionalmente sou uma derrota, vida social uma caos. Agora que comecei a terapia.

  • @olgavaleska
    @olgavaleska 2 หลายเดือนก่อน +6

    Uma sugestão para vídeo: diagnóstico de autismo na terceira idade. Acho que é um diagnóstico difícil ❤

  • @MultiSenhor
    @MultiSenhor 2 หลายเดือนก่อน +10

    As pessoas criticam os Estados Unidos - e, realmente, tem muitos pontos a serem criticados, mas eles acertam bastante em algumas questões do sistema educacional:
    1. Se você "é adiantado", eles ou te sobem de série, ou te dão a opção de fazer aulas extras, ou te colocam em aulas avançadas só daquela matéria em que você se destaca (geralmente é línguas ou matemática);
    2. Atividades extra-curriculares/Clubes, com uma sala dentro da própria escola, e.x.: Clube da Música, Clube de Informática, Clube do Jornal da Escola, Clubr de Quadrinhos, Clube de Dança, Clube de Teatro, Clube de Biologia, etc. Facilita encontrar pessoas com interesses parecidos, socializar, e fazer aquele "networking" que aqui a gente só faz depois que chega na faculdade (e olhe lá);
    3. Se você perde numa matéria, não precisa repetir o ANO todo a mesma série, _NEM_ ser passado de série sem ter aprendido, fica "pendurado" só na matéria que perdeu, como aula extra;
    4. Quem tem alguma necessidade especial, por outro lado, tem aulas mais "lentas" e outras habilidades, (sociais, motoras) são estimuladas também;
    [Editado, lembrei de mais um ponto:
    5. É possível estudar em casa, todo o currículo até a conclusão do Ensino Médio, o que tem prós e contras, mas para algumas pessoas vale a pena desvincular o lado da educação do lado social e/ou das demandas da instituição de ensino (ou seja, a pessoa pode focar em estudar conteúdos que a escola não teria como oferecer, ou de uma maneira que a escola não poderia, ou num tipo de ambiente que a escola não tenha. A maioria das crianças que estudam em casa e têm habilidades sociais a um nível comum e que têm uma família saudável, conseguem se desenvolver socialmente dentro do próprio bairro, na família, igreja, ou outras atividades em grupo fora de casa).]
    É claro que não devem ser todas as escolas, e que não deve ser um sistema perfeito, e também sei que não deve ser tão fácil de coordenar, mas essas são algumas coisas que seriam boas em qualquer sistema educacional.

    • @AlexandredeCarli
      @AlexandredeCarli 24 วันที่ผ่านมา

      Alemanha também tem um sistema aprimorado, é bem interessante por lá também, separa as crianças em 3 escolas em 3 níveis de habilidades diferentes.

  • @acrisviaja
    @acrisviaja 2 หลายเดือนก่อน +1

    Eu sempre achei que fosse autista, já fiz teste em sites de personalidade para saber o que tenho, é difícil ser eu huahau, morro de vontade de ser estudada, pq olha, hora sou emocionada demais, hora fria demais, nem eu entendo, minha psiquiatra me diagnosticou com depressão pos parto, ansiedade e fobia social, escrever aqui para todos lerem e falar em publico, me causa muito medo, dá vontade de se enfiar no quarto escuro e nao sair mais, estou melhorando, mas olha, não é fácil, muito obrigada pelo seu trabalho.

  • @joaolucaswrk
    @joaolucaswrk 2 หลายเดือนก่อน +7

    Lygia, acho bem bacana um vídeo específico sobre as altas habilidades serem confundidas com um estado de mania/hipomania

  • @fabiana3588
    @fabiana3588 2 หลายเดือนก่อน +12

    Senhor que mandou o texto:
    Sinto muito por tudo o que passou.
    Compreendo perfeitamente.
    Sinta-se abraçado.
    Essa avaliadora deveria perder o diploma.
    Você não é anti-social nem narcisista.
    É superdotado mesmo.
    E brasileiros não compreendem esse jeito de funcionar.

  • @camillalima6601
    @camillalima6601 หลายเดือนก่อน

    Nossa, eu amo os seus vídeos porque o seu tom de voz é maravilhoso e você sempre vai direto ao ponto. Maratonando aqui há semanas o seu conteúdo.

  • @Liz3000
    @Liz3000 2 หลายเดือนก่อน +9

    Ficou muito bom esse formato, desenhou pra nós.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 หลายเดือนก่อน +4

      Muito obrigada pelo feedback e pela presença, @Liz3000!

  • @lucasgraboschii4100
    @lucasgraboschii4100 2 หลายเดือนก่อน +2

    Esse vídeo me fez tão bem. Já fui taxado de todas essas coisas. No fundo eu sabia que a pessoa não sabia me compreender, hoje me sinto tranquilo como AHSD e sei lidar com todas esses conflitos, graças a Deus e às terapias

  • @joao_OP
    @joao_OP 2 หลายเดือนก่อน +3

    gostei bastante desse formato, trazer um caso real exemplifica bem o q esta sendo explicado no video, talvez eu tenha um caso interessante então vou dar meu relato, se vc achar interessante o suficiente pra um video eu posso dar mais detalhes
    começando pelos diagnosticos oficiais eu tenho tdah e ah/sd, minha mãe foi atras do diagnostico pq minhas notas cairam "do nada", ate esse ponto eu tinha otimas notas na escola mas parando pra analisar hj em dia nem 10% do q eu sabia tinha de fato vindo da escola (e isso ainda vale pro ensino tradicional ate hj) e simplesmente chegou em um ponto onde o q tinha na escola não era algo q dava pra absorver naturalmente sem o estimulo adequado (ate pq o conteudo da escola e a forma q ele é passado distoa completamente do mundo real, especialmente pra pessoas neurodivergentes) sobre a parte do diagnostico eu acho q foi o melhor q poderia ter sido na epoca mas o tratamento teve um grande problema, a superdotação foi quase q completamente ignorada, por muito tempo eu fui em uma fonoaudióloga e uma psicologa e basicamente o q eu fazia era responder as mesmas perguntas e ganhar delas em jogos q n pareciam ter muito proposito, como agravante elas atendiam crianças mais novas q eu entao n só eu n era tratado como alguem com ah/sd mas eu era tratado como uma criança abaixo do normal, pelo menos eu tive uma otima psicopedagoga mas mesmo assim em termos de tratamento n foi muito eficiente, agora indo pras minhas suspeitas recentes: eu comecei a ver bastante conteudo de psicologia e especialmente autismo mas eu n tava considerando essa possibilidade ate o seu video sobre evitação extrema de demandas onde de repente as peças começaram a se encaixar, especialmente pesquisando mais sobre. provavelmente eu tenho todas as condiçoes citadas no comentario e eu n faço ideia de como proceder
    (acidentalmente o comentario ficou gigante mas se alguem se interessar eu tb poderia falar dos problemas q geralmente acompanham essas coisas, apesar de eu achar q os problemas são essencialmente os mesmos eles se manifestam de formas completamente não usuais em mim, talvez pela minha forma de lidar, citando um exemplo eu costumo estar perfeitamente calmo 97% do tempo em vez de ter ansiedade)

  • @fernandaartstudio
    @fernandaartstudio 2 หลายเดือนก่อน +1

    Pobre rapaz! Tomara que vc consiga ajudá-lo! Esse é mesmo o relato da devastação que sofremos com tanto julgamento e invalidação por toda a vida! 👁🌟❤

  • @jessicacristina4228
    @jessicacristina4228 2 หลายเดือนก่อน +5

    Toda vez que chega notificação, já corro pra assistir, seus vídeos sempre tem conteúdo de qualidade.❤😊

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 หลายเดือนก่อน +1

      Que alegria!!! Muito obrigada pela mensagem, querida!🌻

    • @panpanllon3895
      @panpanllon3895 2 หลายเดือนก่อน

      Um dos meus canais preferidos

  • @valerialobao8634
    @valerialobao8634 2 หลายเดือนก่อน +1

    No filme "O Jogo da Imitação" fica bem clara a diferença!
    O filme é revelador.
    Recomendo ao Tiago que assista.
    Alan Turing era muito focado e foi confundido com narcizista, mas o seu comportamento rigoroso e sua dificuldade de relacionar-se, demonstrados no filme, remetem a autismo e altas habilidades e superdotação.

  •  2 หลายเดือนก่อน +3

    Eu também racionalizo todos os eventos a minha volta.

  • @divinamaria6103
    @divinamaria6103 2 หลายเดือนก่อน

    Imagia quantos outras não sofrem com essa mesma falta de diagnóstico correto.

  • @yanagoncalveaalmeida5181
    @yanagoncalveaalmeida5181 2 หลายเดือนก่อน +3

    Oi Lygia eu me vi aí.... Fui diagnosticada com TDAH e fobia social.....
    Mas não tenho tais características..Comecei a trabalhar tem menos de 3 meses, e comecei a ter crises com o ambiente super iluminado com barulho e muitos cheiros diferentes.
    Não me entendo, não sei o que fazer...me sinto como uma estrangeira, nunca consegui socializar e na escola sofri bullyng e já na vida adulta preconceito por meu jeito de ser.... Escondo tudo o que me incômoda, para tentar manter manter o emprego.
    E as invalidacoes é real ...dói
    Me sinto perdida , não sei onde é meu lugar de pertencimento... Tem sido dias difíceis.... Eu descobri que a forma que aprendo é diferente, sempre gostei de ciências, amo... E os assuntos que gosto é diferente de outras pessoas.
    Estou tentando me achar Lygia .

    • @fabiana3588
      @fabiana3588 2 หลายเดือนก่อน +1

      Tem TEA aí.
      Faça uma avaliação com quem entende de AH e TEA com diagnóstico tardio. Ou seja, para adultos.

  • @veronicadimari2215
    @veronicadimari2215 2 หลายเดือนก่อน

    Muito obrigada pelo depoimento, isso é muito importante para informar e esclarecer as dúvidas de outras pessoas também, além de encorajar a fazer avaliação correta e procurar suporte. ❤

  • @terapiando22
    @terapiando22 2 หลายเดือนก่อน +1

    Fui diagnosticada na infância com superlotação (tenho 48 anos), mas foi completamente ignorado o laudo por meus familiares e não tive tratamento adequado
    Hoje depois de muito sofrer com a síndrome da impostora, eu estou aprendendo a me aceitar
    Mas mesmo assim tive e tenho dificuldades de socialização, as pessoas me acham muito arrogante e fria, mas choro por tudo e tenho uma empatia imensa com tudo e com todos
    E para ajudar a piorar o processo todo tive que em virar sozinha, pois fui criada por um pai ausente e uma mãe narcisista psicopata encoberta
    Jogava um filho contra o outro e fazia o auê, ainda faz
    Fui considerada a diferentona por ter pensamentos muito questionadores e diferentes da maioria das pessoas
    Sempre questionei o mundo, as injustiças desde pequena
    Sofri muito por ter comprado brigas que não eram minhas, em nome de ajudar o próximo, achando que era isso que me faria ser aceita e compreendida, mas só piorava
    Psiquiatra me diagnosticou com TOC e tive por algumas vezes síndrome do pânico
    Mas todas as descobertas sobre mim mesma fiz correndo atrás, estudando muito
    Desconfiei por várias vezes que eu pudesse ter algum grau de autismo tbm, porque era muito difícil eu olhar por muito tempo para os olhos das pessoas sem sentir
    um profundo incômodo
    Enfim, devo ter várias coisas juntas e sigo no caminho de ser melhor para mim mesma, pois sempre fui boa para os outros e para mim não
    Ensino meu filho a ser bom e não bonzinho, não querer agradar todo mundo, porque o sofrimento para ser aceito em uma sociedade que não perdoa quem é diferente, é muito penoso
    É isso
    Se quiserem conversar comigo, eu gostaria de saber mais como posso melhorar

    • @joao_OP
      @joao_OP 2 หลายเดือนก่อน

      eu gostaria de conversar com alguém sobre esse tipo de coisa, passei por problemas parecidos e quero dar meu ponto de vista, eu tb fui diagnosticado cedo com tdah e superdotação e a parte da superdotação n foi ignorada só pela minha familia, tb foi ignorada no tratamento o q fez ele ser praticamente inutil
      Agora lendo seu comentario acho q eu devia pesquisar sobre a sindrome do impostor, eu n tinha considerado pq na minha cabeça ela esta ligada a baixa autoestima e eu tenho o problema oposto mas de fato eu meio q sempre tentei negar a superdotação pq tudo q eu ouvi sobre ela no tratamento foi "ela compensa um pouco seu tdah mas n deixe isso subir a cabeça" kkkkkkkkkkk n ajudou mt (se quiser falar um pouco sobre a sindrome eu agradeço)
      sobre ser questionador demais eu nem tento perguntar mais pq minhas perguntas aparentemente são tao fora da casinha q eu pergunto "a?" e as pessoas me respondem maçã kkkkkkkkkkk só me resta procurar uma resposta sozinho ou aceitar q n tem resposta
      sobre comprar as brigas dos outros uma das coisas mais tristes q eu aprendi é q geralmente as pessoas sequer querem ajuda e é melhor deixar elas se fuderem e estar la quando der errado(no maximo avisar antes se vc tiver abertura, geralmente n ouvem mas vc tentou) obviamente se n for algo realmente arriscado, ai é bom tomar atitudes mais bruscas. só recentemente eu parei pra analizar q eu provavelmente tenho muito mais empatia q o normal pq pra mim esse era o comum
      provavelmente eu tb tenho autismo e evitação extrema de demandas, no minimo tenho muitos traços de autismo e a eed eu tenho quase certeza, sobre isso provavelmente é melhor ir atras de um diagnostico mas eu n sei como proceder, no caso de possivelmente ter muitas coisas juntas me parece dificil achar aguem capacitado pra fazer isso de forma precisa

  • @francieledias3142
    @francieledias3142 2 หลายเดือนก่อน +2

    Se puder, poderia explicar sobre as diferenças de aprendizagem? Sempre notei capacidade um pouco acima da média, mas quase nunca aplicável. Na escola nunca fui de estudar pra prova, tirava boas notas só prestando atençao nas aulas msm, mas notei algumas dificuldades após a quinta serie, quando começaram a aparecer varias materias diferentes e apresentadas de forma desconexa, fragmentada, e sempre que algum assunto me interessava, ele era abordado de forma superficial. A matematica era assimilada de forma mecânica e eu logo esquecia qd tirava nota, sempre me faltou uma ponte entre a matematica e a realidade e tmbm linearidade em assuntos abordados em sala de aula. Lembro que em 2 momentos eu realmente consegui assimilar um calculo com um uso prático, um na oitava serie e outro na faculdade, apesar de não me lembrar os detalhes, sei que basta uma leitura superficial pra relembrar sobre esses 2 assuntos, então a falta de exemplos de aplicação prática é algo que prejudica meu aprendizado. Hj parece que meu cérebro tenta dar uma ignição a cada vez que estudo algo complexo, é como se o conhecimento estivesse lá e eu não conseguisse acessar. Tenho 40 anos e descobri TEA ano passado.

  • @MultiSenhor
    @MultiSenhor 2 หลายเดือนก่อน

    "Intelectualização" e "racionalização" são mecanismos parecidos até no nome, mas diferentes na prática

  • @laisbg
    @laisbg 2 หลายเดือนก่อน +1

    Lygia, poderia falar sobre a possibilidade de Masking em pessoas superdotadas ou AH?

  • @CisleneTeixeira
    @CisleneTeixeira 2 หลายเดือนก่อน +1

    O mais grave é pagar caro para um neuropsicologo te violentar com um laudo desse. É raro mas acontece sempre kkkk

  • @mallasbarber
    @mallasbarber 2 หลายเดือนก่อน +1

    Primeiro 🧩✂️💙 obrigado por cada conteúdo sou fã

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 หลายเดือนก่อน

      Ah!!! Obrigada pela presença, Carlos! 🌻

  • @karakisihmas
    @karakisihmas 2 หลายเดือนก่อน

    A professora também me achava arrogante kkk, só porque eu disputava matemática com um aluno 10 ano mais velho.

  • @candicelouiseoficial
    @candicelouiseoficial 2 หลายเดือนก่อน

    Eu não sei se é superdotação porém possuo muitas habilidades e de forma que em grupos eu saia como arrogante. Amo auxiliar as pessoas e como eu sei fazer várias coisas e sei sobre vários assuntos, sempre que estou em algum lugar que vejo o profissional com alguma dificuldade eu já vou auxiliando e não sei explicar o motivo de saber fazer certas coisas sem nunca ter estudado sobre. Por ser assim eu notava q as pessoas se afastavam de mim e comecei a mudar meu jeito, hoje não exponho que sei sobre algum assunto, fico mais quieta observando ( e sofro por dentro por ver alguém com dificuldade de solucionar algo e eu ali olhando sabendo a resposta e o método que poderia resolver a questão específica), não me envolvo mais e percebi que estou sendo mais bem aceita entre amigas. Cheguei a pensar q era narcisita mas sei que não sou, pois nunca me achei melhor que ninguém e possuo uma empatia gigantesca. Minha mente não para eu me cobro bastante e sou super exigente com as coisas que me proponho a fazer.
    Meu filho mais velho é asperger e eu possuo muitos traços principalmente hiperfoco e sensibilidade auditiva. Esse vídeo me fez me sentir tão bem... acordei hoje bastante chateada por ser muito racional mas compreendi muita coisa e me ajudou bastante.
    Sou hiperativa e o que mais amo no meu trabalho são os desafios. Sou super interessada em aprender cada dia mais. Sou criativa demais e autoestima elevada porém por ser muito autocrítica sofro um pouco. E busco sempre avaliar meu comportamento para sempre melhorar.
    Obrigada Ligia ❤🎉

  • @fabiana3588
    @fabiana3588 2 หลายเดือนก่อน +3

    Lígia, os especialistas como você têm que lutar para Superdotação ser considerado um transtorno di neurodesenvolvimento.
    Somos tão estranhos e neurodivergentes qto os TEA e TDAH, inclusive com traços semelhantes.
    E ser diferente é um transtorno nessa sociedade e causa muitos males na nossa vida.
    Seremos muito mal avaliados e compreendidos e estimulados enato os profissionais não enxergarem isso como um transtorno e dar às crianças um tratamento diferenciado e os estimulos certos.

    • @panpanllon3895
      @panpanllon3895 2 หลายเดือนก่อน

      Querido ser super dotado não é um transtorno, costuma ser acompanhado por transtornos como tea e tdha mas você pode ser apenas super dotado um exemplo é o savantismo.
      Agora, infelizmente. a gente de fato vive numa sociedade que adoece a gente física e mentalmente. Mas isso tem a ver com a logica de produção desse nosso sistema, o capitalista.
      Como diria o Jones Manuel, note, que mesmo pessoas que não nascem com síndromes ou super dotação sao adoecidas nesse sistema pela exploração. Pessoas com super dotação costumam ser adoecidas porque são forçadas a se encaixar na lógica de produção, e essas pessoas conseguem ter uma percepção melhor de como essa lógica não tem um sentido social "pras nossas vidas, proletários".
      Isso é um problema sistêmico e não de analise psicologica.

    • @joao_OP
      @joao_OP 2 หลายเดือนก่อน

      eu concordo q superdotação pertence a mesma categoria q o tea e tdah mas eu n acho q transtorno seja um termo preciso pra nenhuma dessas condições pq a maioria dos problemas relacionados a elas me parecem estar muito mais ligadas a como a sociedade trata pessoas diferentes do q as condiçoes em si

    • @fabiana3588
      @fabiana3588 2 หลายเดือนก่อน +2

      @@joao_OP
      Perfeito.
      São apenas Condições diferentes.
      E ser diferente é que leva a transtornos na vida e no emocional, pq o mundo ainda não se abre para as diferenças.
      Eu que o diga.
      Já nasci gêmea univitelina, canhota, branquela e timida no meio dos xariocas morenos e extrovertidos.
      Isso foi só a superfície.
      Imagina todo o resto.
      Não tem nada de errado, mas causa transtornos.

  • @Mariana.Rodrigues.
    @Mariana.Rodrigues. 2 หลายเดือนก่อน

    Muito interessante o vídeo

  • @Cintia.mobelia
    @Cintia.mobelia 2 หลายเดือนก่อน +4

    12:35 ou vira alcoolatra pra nivelar para baixo?

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 หลายเดือนก่อน +1

      Realmente pode acontecer. Muito triste...

  • @priscillatorres1313
    @priscillatorres1313 2 หลายเดือนก่อน +1

    Olá. Quando abre sua agenda? Obrigada

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 หลายเดือนก่อน

      Olá, @priscillatorres1313! Tudo joia?
      Obrigada pela mensagem! Reabrirei a agenda no início de 2025.
      Será um prazer conhecê-la! 🌻

    • @CatiaRCordeiro
      @CatiaRCordeiro หลายเดือนก่อน

      @@lygia.pereira acho que preciso urgente do seu trabalho ou da indicação de um profissional para ajudar meu filho.

  • @gabrielalouvorescarneiro165
    @gabrielalouvorescarneiro165 2 หลายเดือนก่อน +4

    Deveria ser o oposto a falta de raciocínio é que 💕 deveria assustar os profissionais.

    • @panpanllon3895
      @panpanllon3895 2 หลายเดือนก่อน

      Você não se assusta com o que ou quem, vc consegue ter controle.
      imagina vc tá lá de boa após fazer apenas +72 anos de psicologia na facul e um paciente diplomado na CPTK, olha pra vc e diz: É mas isso ai q vc ta me falando doutore ta tudo errado.
      É de raiva.
      As pessoas não gostam de serem corrigidas, ainda mais em suas próprias áreas.

  • @evechris9723
    @evechris9723 2 หลายเดือนก่อน +2

    Qual o nome do efeito que vc citou?

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 หลายเดือนก่อน +1

      Efeito Golem, @evechris9723.

  • @brendaleal5963
    @brendaleal5963 2 หลายเดือนก่อน

    Doutora e quando há tripla excepcionalidade? Eu fiz testes padronizados pra TEA e TDAH, resultado TEA nivel 2 (por causa do TDAH ou por causa da falta de suporte por 28 anos) e TDAH desatento, mas suspeita de altas habilidades por causa da alta consicencia a respeito de si mesmo, excelente comunicação, mas incapaz de produzir qualquer coisa. Na escola era boa só no que me interessava, e ia pra recuperação ou passava raspando. Aprendi japones em 1 ano ( e depois esqueci tudo). Aprendi ingles a partir dos 8 anos, em 2 anos de mestrado aprendi a escrever e ler em inglês. Estou interessada em aprender mais um idioma e provavelmente se não me entediar, terminarei o doutorado com 2 idiomas. Mas sempre tive a autoestima ruim, parecia que eu estava destacada da realidade. Enquanto eu estava interessada em astronomia, biologia, livros, as garotas da minha idade queriam namorar e eu sentia aversão disso, muito porque admito que não acho que os rapazes tenham o intelecto desenvolvido a ponto de serem interessantes (a maioria). Também sou vista como metida ou arrogante as vezes porque sempre que falo de algo é uma palestra, e se eu tenho a info correta, eu corrijo as pessoas. Também sou muito direta, o que é encarado como grosseria. Como possuo muito mutismo seletivo, arrumo muita confusão porque as vezes não quero conversar bobagem, ter conversas infrutiferas, essas coisas, e meus pais levam pro lado pessoal. Tenho facilidade pra aprender qualquer coisa desde que o professor tenha uma boa didatica. Uma pena que a possivel combinação dos três torna caotica a existencia desse ser, não ficaria rica, nem ganharei prêmios, apenas terei crises porque minha panqueca rachou no meio ou a banana estava madura demais. Enfim, doideras.

  • @joaogabriel-capielcripto2958
    @joaogabriel-capielcripto2958 2 หลายเดือนก่อน

    Racionalizar interações sociais pode ser confundido com narcisismo

  • @guilhermebetcher6317
    @guilhermebetcher6317 2 หลายเดือนก่อน

    Acho que nenhum teste é capaz de medir a inteligência de ninguém 😅. Mas daí altas habilidades só existem em quem tem QI 130+ ou são coisas separadas? Altas habilidades e superdotação?

  • @panpanllon3895
    @panpanllon3895 2 หลายเดือนก่อน +3

    Eu preciso fazer exames pra ter diagnóstico de tea e talvez sd.
    Mas sei lá, talvez só seja viagem minha.
    A realidade tende a ser decepcionante, imagina ter um problema a anos e aí achar que encontrou a resposta mas a médica chega e fala: "Então... Não, não; segundo minha ficha aqui vc não é tea, é só babaca mesmo."
    *Não que eu não possa ser as duas coisas kkk enfim

    • @jessicadelima4855
      @jessicadelima4855 2 หลายเดือนก่อน

      Entendo perfeitamente sua auto-indagação 😂. Já vivenciei isso e sou TEA realmente, TDAH Combinado, tenho Transtorno Dissociativo de Identidade, AH/SD, TAG, Depressão, e sou babaca também.

    • @joao_OP
      @joao_OP 2 หลายเดือนก่อน

      me encontro numa situação parecida, mais 1 pro time dos babacas neurodivergentes kkkkkkkkkkkkk

  •  2 หลายเดือนก่อน

    Casos como o do Tiago, de avaliação inadequada, tem muitos..

  • @kaoruterapeutaocupacional92
    @kaoruterapeutaocupacional92 2 หลายเดือนก่อน

    Não sei se senhora/Lígia está ciente que há grande filhos de brasileiros no Japão. Há uns 10 anos atrás, Por ter muita diferença de cultura japonesa com dó brasileiro, muitos foram diagnóstico erroneamente e sendo "rotulados", na escola japonesa, há classes especiais e assim sendo inserido. Acredito que hoje tenha uma neuropsicológica que tenham conhecimentos das duas culturas.

  • @newtonoliveira3912
    @newtonoliveira3912 2 หลายเดือนก่อน

    Muita gente narcisista falando de narcisista é outras só teorias etc .

  • @fabiana3588
    @fabiana3588 2 หลายเดือนก่อน +3

    Nossa, que raiva desses profissionais e desses professores!
    A insegurança e inveja de muitos que estão numa hierarquia de saber acima dos superdotados fazem eles enxergarem só coisas ruins vindas de quem demonstra mais conhecimento do que eles que são especialistas. E aí colocam o defeito no outro, qdo na verdade precisam de terapia pra se enxergar e ter segurança em si.
    Eu conheço muuuitos narcisistas e convvivi com muitos em cada lugar que ia, fazendo bullying comigo.
    Me reconheci na história de vida deste cara, com a diferença de que minha mãe era superdotada (sem saber) e psicóloga. E ela passou pelas mesmas situações que eu na vida social e escolar. Então ela compreendia completamente o que eu passava e me ajudou a não me sentir louca e a enxergar a realidade.
    Mas minha irmã, que tinha autoestima baixa, varias vezes me chamou de má.
    Eu tenho excesso de empatia. Porém, ao resolver problemas e dar conselhos, eu uso a racionalidade e não a emoção.
    Ao descrever sentimentos, não minto para agradar aos outros. E essas coisas soam rudes para os brasileiros, que não costumam ter empatia, mas decoraram frazes de apoio e qdo se trata de si tudo é baseado em suas emoções, nunca na realidade ou levando em conta também a emoção dos outros. E se vc não concordar em entrar no drama emocional da pessoa ou em odiar quem ele está com raiva ou magoado, vc é considerada uma pessoa má e insensivel.
    Mas não somos.
    Apenas temos valores e usamos a lógica. E o que é errado é errado, não umoorta se foi meu melhor amigo ou meu parente que fez algo errado, não vou dizer que ele está certo, sendo injusto com a outra pessoa, mesmo que seja meu inimigo.
    Mas, isso é uma neurodivergencia. Iu seja, não está dentro dos padrões comportamentais dos seres humanos, ou pelo menos dos brasileiros.
    E por isso, até terapeutas acham errado. Acham que o certo é vc defender sua familia e amigos e mentir por eles, mesmo que prejudique outros inocentes.
    Nessa hora, somente cristãos de verdade (e talvez outros religiosos) vão entender que valores estão acima das pessoas. E defender o errado só pq é da familia ou amigo é ser errado (e Deus não gosta. Mas mesmo sem Deus, nós, superdotados somos assim). E isso está mais para máfia do que familia e amizade.
    Enfim. Eu conheço um cara muitossimo inteligente que é tb narcisista. E o que diferencia racionalidade de narcisismo é que ele ama humilhar as pessoas. Todas as histórias que ele conta pra se vangloriar, são humilhações. Ele não sabe respeitar que nem todos são inteligentes, que nem todos pensam como ele.
    É muito diferente racionalidade e distanciamento social de narcisismo.
    Que ó d io, cara!
    Chamar alguém que sofre, que sofreu bullying de anti-sicial e narcisista é um crime!
    Essa profissional tem que ser presa!

    • @diddy_black
      @diddy_black 2 หลายเดือนก่อน +1

      Sou ateia e considero que os valores estão acima das personalidades e da estética, inclusive acho que ser religioso está intimamente relacionado a essa confusão, já que religiosos adoram arrumar um mito para chamar de seu.

    • @fabiana3588
      @fabiana3588 2 หลายเดือนก่อน

      @@diddy_black
      Que bom.
      Os ateus da minha época tinham valores.
      Acontece que toda a sociedade desde a idade média foi pautada em valores religiosos.
      A religião sempre comandou o mundo.
      Então quem era ateu se tornava ateu.
      E pra isso ele era criado na religião, ou seja, com os valores religiosos. E então ele conhecia a bíblia e discordava de algo e chegava a conclusão de que Deus não existia. Mas era só sobre Deus e as religiões. Os valores já estavam incutidos nele.
      Hoje em dia, não.
      Já temos gerações na família de ateus e se esqueceram de passar os valores.
      E em vez de conhecer as teorias sobre Deus e religião" para discordar, simplesmente não querem nem ouvir falar.
      Ou seja, discordam do que não sabem.
      Poderiam só dizer "não acredito em Deus". Mas não. Eles são preconceituosos e intolerantes não só com as religiões, como com qualquer um que diga que tem fé (mesmo que eles nem saibam em que).
      Então, hoje, eu digo que temos uma leva que não é ateu. É anti-teu.
      E aí é tao bi tol ado e fa nát ico quanto os fa na ti cos religiosos..

    • @diddy_black
      @diddy_black 2 หลายเดือนก่อน

      @@fabiana3588 acho que você está fazendo uma confusão entre religião e ética, que se separaram há mais tempo que você consegue se lembrar independentemente da sua idade. Mas essa é uma confusão típica entre religiosos, não há nenhuma surpresa.

  • @panpanllon3895
    @panpanllon3895 2 หลายเดือนก่อน +1

    14:28 EU SOU vítima da sociedade E sou anti-social, essas não tem nada a ver uma com a outra.

    • @andreluizmolica
      @andreluizmolica 2 หลายเดือนก่อน

      "Com tom mais soberbo"

  • @gabrielalouvorescarneiro165
    @gabrielalouvorescarneiro165 2 หลายเดือนก่อน +3

    Eu me pergunto o que é que tem de errado em raciocinar sobre as dificuldades fico revoltada com a pobreza da psiquiatria no Brasil 💕 é lamentável por isso sou contra esses laudos fajutos sem profundidade.

    • @panpanllon3895
      @panpanllon3895 2 หลายเดือนก่อน

      Pense no mascaramento autista como um exemplo.
      A pessoa que faz, mímica comportamentos pra se encaixar socialmente.
      E autista costuma fazer isso por não possuir habilidades sociais e não querer ficar isolade, certo?
      Agora imagine que a pessoa que quer mimicar o grupo tem intenções de tirar vantagem daquele grupo e não necessariamente faz porque quer aceitação social/participação.
      Então racionalizar emoções de mais é uma ferramenta pra vc manipular pessoas fingindo transmitir informações (emoções) que você não está sentindo realmente, mas ver que é o que te tornaria mais (aceito no bando).
      Particularmente as vezes me sinto mau qnd to racionalizando prq eu fico na duvida se eu to sentindo aquilo ou só to sendo o Ciano no Among Us.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  2 หลายเดือนก่อน +1

      Olá, @gabrielalouvorescarneiro165!
      Obrigada pelo comentário! 💜
      Um dos problemas de racionalizar muito pode ser, por exemplo, a dificuldade para entrar em contato com as próprias emoções e apaziguá-las. As pessoas que pensam demais tendem a ser ansiosas. Mas, como você viu, um outro grave problema é ser julgado como um ser humano frio.
      A avaliação realmente precisa ser bastante cuidadosa!

    • @gabrielalouvorescarneiro165
      @gabrielalouvorescarneiro165 2 หลายเดือนก่อน

      @@lygia.pereira concordo com vc 💕 ainda assim não vejo critérios para fazer vista grossa ou generalizar os pensadores 🌷e sair emitindo laudos errados 🌷 a questão é que hoje tudo o que foge do padrão é considerado anormal e se torna um transtorno ou qualquer outro tipo de doença 🌷 então vivo a me perguntar 💕 o que é considerado um ser humano normal atualmente 🌷

    • @gabrielalouvorescarneiro165
      @gabrielalouvorescarneiro165 2 หลายเดือนก่อน

      @@panpanllon3895 nós não somos nossas emoções ❤️ não caia no conto da sereia 🌷 tem um neurocientista 🌷 professor Pedro calabrez eu super indico ele para vc 🌷os conteúdos dele são de muita qualidade talvez possa te ajudar 🌷eu amo filosofia posso pensar de maneira saudável e positiva 🌷

  • @panpanllon3895
    @panpanllon3895 2 หลายเดือนก่อน +2

    18:26 Sim eu preciso melhorar.
    Eu preciso cada dia mais me esforçar pra demonstrar menos o quão incrível eu sou pras pessoas não se constrangerem por não chegar aos meus pés.

    • @joaolucaswrk
      @joaolucaswrk 2 หลายเดือนก่อน

      Eu li uma vez e pensei ser arrogância, hahaha mas imagino como você deve se sentir tendo que mascarar aptidões para não despertar olhares de inveja ou ser escanteada

    • @joao_OP
      @joao_OP 2 หลายเดือนก่อน

      é complicado kkkkkkkkkk

  • @gustavodepaulacamapana2726
    @gustavodepaulacamapana2726 2 หลายเดือนก่อน

    Narcisista?