Dodge polara 1980. Um verdadeiro trator. O meu tinha 85 hps,e usava corrente dupla de comando. Cilindro mestre de freio, deu defeito, e troquei pelo do opala,que é o mesmo. Também troquei os dois cilindros de roda traseira, pelos do corcel 1. Quase todos os dodges, faziam um barulho na trizeta, que fica entre a coluna de direção e o setor. Troquei pela trizeta do corcel 2. Adeus barulho no calçamento. Economia não era ponto forte. Na cidade, 5 kms Por litro, na estrada 12 kms por litro a 120 kms por hora. Do jeito que descia, ele subia. O interior era todo marron, muito lindo. Deixou saudades.
Eu tive um Polara desses, 1981... comprei em 1987 e fiquei com ele até 1993... ótimo carro, super ágil, mas por causa de sua tração traseira , tinha umas particularidades... Tenho boas lembranças dele... ;-)
Meu pai tinha um 1979 e deu pau em vários ts,eu era menino tinha 13 anos e testemunhei os rachas pois estava junto no polara,inclusive aprendi a dirigir nele.
O Polara realmente papava os Passat L e LS, contra os TS a conversa mudava, o GLS deu um gás maior aos Polara mas era pau brabo, nas estradas o TS, mais girador, ainda era algo superior, vivi à época e a disputa era bem parelha, muitas vezes era a tocada do motorista que era decisiva.
Eu era dessa epoca tambem. Na tocada, na dinamica dos dois carros, os Passat eram superiores, ja' representavam uma geracao de carros mais nova que os dodginhos. Os dodginhos nasceram velhos no Brasil. Por isso mesmo que eu gostava deles, na verdade. Enquanto os Passat representavam os carros mais modernos, mas tambem mais frageis. Os dodginhos era mais serios. Nos pegas ilegais em Porto Alegre (ali no "parcão") os dodginhos nao apareciam. Sobre estilo, eu gostava os carros de quatro farois. Na verdade, em todos os carros (Opala, Chevette, Passat, Dodginho), eu sempre achei as versoes com farois redondos as mais bonitas. Quando comecaram as gambiarras estilisticas no Brasil pra modernizar projetos antigos sem o investimento apropriado (lembra que Collor chamava os carros brasileiros de carroças?), colocando farois quadrados pra disfarcar desenhos antigos? Acho sempre os melhores os desenhos orginais, que sairam do estilista original, antes dos meia-boca (desenhistas influenciados pelos contadores de feijao) botarem a mao nos projetos pra "modernizar." Por isso gosto dos opala SS dos anos 70, dos primeiros chargers (tres primeiros anos), os primeiros passat TS de quatro farois, etc. Abraco Badola.
O fôlego extra do Passat se dava pelo carburador corpo duplo solex alemão super dimensionado , já os simples do resto da linha limitava muito o rendimento , o motor Dodge girava menos com mais torque em baixa ( tive os dois )
4 ปีที่แล้ว +14
Meu pai tirou um Dodginho zero em 82 (encalhado) na Brozauto em Canoas. Mandou fazer um comando com uma empresa da Serra gaúcha na época, colocou duas Weber 40, fez cabeçote, mandou balancear todo o conjunto de pistões, biela, VB na manutenção da VARIG (tinha um amigo lá dentro que fazia isso pra ele) volante aliviado, etc. Diversão do velho, na época novo, era dar susto nos Passat TS e Opala 4100. Ninguém dava bola pros Dodginho.
Meu Pai tinha um GLS Vermelho e comprou vários itens de série original pensando em reformar no futuro. Este carro ficou parado em casa do final da decada de oitenta até meados dos 2000, quando mudou um vizinho novo apaixonado por carros que ficou com o Doginho e o restaurou! Hoje ele roda e participa de exposição aqui em Sorocaba/SP! Está lindo!
Nos anos 80, a fórmula 3 Latino americana, usava 2 motores, o motor do Doginho" 1.5 " Argentino e o motor MD 270 do Passat . Geralmente o carro Brasileiro melhor colocado com o motor do Passat era do David Muffato.. chegava em "sètimo ou oitavo"...Nos anos 70 , na divisão 3 , Andreas Mattei corriade Polara, junto a Mavericks V8 , Dodges V8 , Opala 6 250S, numa prova de 12 horas em Interlagos , chegou em Segundo..,,Passat faz mais curva, mas rebaixando o Polara, não dá para um Passat 1.6 ,sei pq a tive 2 e testei na "prática ". Os mais rápidos são os 76 e 77 que usam agulha grande no carb SU ...GLS com carburador Weber anda junto a muito opala 6 ...Só testar !
De fato, os polaras GLS com essa weber só foram superados pelos passat a álcool com motor torque MD 270 q tb utilizava essa carburação weber, os mecânicos da época afirmavam que a volks testou essa carburação no dodge polara GLS pra empregar nos passat e voyage a partir de 1983. Quando o motor AP surgiu em 1985 os dodginhos já estavam no bico do urubu e não tinham mais condições mecânicas pra fazer rachas contra gols e passats zero kms, novinhos e movidos a álcool, desenvolviam 90cv com marchas e carrocerias mais leves, eu aprendi a dirigir num dodginho polara 1800 com bura weber adaptado e anos mais tarde comprei um passat GTS pointer 1.8s a álcool.
Carlos Acioly bela explicação, meu primeiro carro foi um TS 78 , quatro faróis, faixa, console e aquele volante que é no meu gosto, é o mais bonito de toda linha VW. Esse deixou saudades, hoje são raros e quem tem um TS e não precisa vender, sabe que não acha outro igual. Comprei um 75L para restaurar mas no meio do caminho vendi, falta aquele charme dos TSs.
Que beleza de carrinho. Gostei do desenho do painel, e acabamento. Lembro que qdo criança ainda era fácil ver um deles na rua, mas não dava tanta importância como agora.
Excelente. Conheci um azul metálico em 1985. Chamava atenção pela cor e barulho do motor. Nessa época a gente conhecia os carros nacionais pelo barulho do motor. Mas tem carros parecidos com barulhos iguais como Gol, Voyage e Passat, VW a ar... mas barulho igual aos Dodginhos não tinha.
Bons tempos.. Como disse meu pai teve um GLS preto.. Muitas viagens para o interior de São Paulo.. Eu ficava louco para acender todas aquelas luzes espia do painel. Vi o interior desse carro.. o que meu pai teve tinha os bancos e as forrações das portas xadrez preto com listras cinza..
Quanto à provocação com o Passat, acredito que o Passat tinha uma design com apelo mais esportivo, tinha um design muito bom, à frente dos demais VW da época, tinha um conjunto mecânico confiável e boa revenda. O Dodginho já era um carro mais para aqueles apaixonados por Dodge da época e entregava um acabamento mais esmerado. Eu optaria pelo Dodginho pelo conjunto da obra.
Badola, meu pai tinha uma Belina L 84 que tinha esse toca fitas! Era fabricado pela Motorrádio e não era auto reverse, mas era sensacional! Quando a fita acabava, acendia uma luz vermelha e entrava o som do rádio. Daí tinha que ejetar e virar manualmente. Sensacional!!! Um abraço!
Esse carro sonho conseguir um bom hoje. Fui criado dentro de um desse,dês de criança lembro do meu pai com a caravan dele 88 e minha mãe com seu polara marrom metálico.. top o canal parabéns
Eu sou fã dos dois, do Passat e do Polara, inclusive em termos de design, ambos são bem parecidos, principalmente na frente. Minha família teve um Passat 77 e outro 80, um LS e outro TS, eram ambos maravilhosos, mas eu sempre gostei dos Polara. Excelente coleção!!! Parabéns
Meu pai tinha um teve um polara deste modelo o carburador era um weber 450 miniprogressivo, me recordo bem do tic tac do relogio de horas, hoje tenho um polara 1980 contudo é painel tradicional nao o Veglia, nosso atual é da cor cinza durepoxi. fantastico a troca de marcha deste famoso polarinha. Abracos Badola.
Mais um Doginho? Que delícia, pode colocar mais Doginhos, que esses carros eram ótimos! Ainda mais comprado aqui em Ourinhos, na saudosa Marinho Veículos. Parabéns, belo exemplar!
Esse carro e um sonho , só vi três em toda minha vida o Polara e muito raro e esteticamente lindo , oque mais agrada e a exclusividade e a tração traseira .
Que carro bonito, muito bem acabado, painel bem completo e esportivo. Olhando a forração de porta e o painel de um carro novo, se comparar com o Polara... o carro zero sai de fininho para não passar vergonha! 😂😂
Um vizinho do meu pai tinha um GLS igual, só que com interior marrom e automático. Não me recordo se era branco ou bege. Eu tinha um colega de escola de nome Adriano, que contava que seu pai era um entusiasta desse carro e tinha alguns.
Boa tarde. Agradeço sempre aos seus vídeos cada dia melhores. O dodge polara e o Passat . Eu sempre teve uma rivalidade . E ainda existe uma lenda. Que a distância entre os eixos do Dodge era menor. Ou prejudicando nas curvas. A solução encontrada foi dar um um tranco. Amarraram o veículo em uma árvore. E dar uma esticada no chassis( dodginho ). Melhorou muito a aderência nas curvas. Essa é a lenda . Não tenho como provar se é verdade.
Em 81 um amigo de meu Pai, representante comercial, usava Passat 1.6 pra trabalhar viajando, aí trocou por um GLS vermelho 80. Dizia que o Polar era melhor em tudo.
Minha nossa o Dodge Polara ė um destes carros que me deixaram saudades do começo dos anos 80,e a algum tempo atrás fui pesquisar pra comprar um; e vi alguns custando a quantias de 15 a 25 mil reais e até mais e não desisti vou te lo novamente em breve.
Badola, aqui em Londrina, nos anos 80, houveram batalhas enormes entre os Polaras e os Passats !! tínhamos arrancadão de 400 mts quase todo sábado !!! chegou ao ponto da concessionária Dodge daqui, antiga Transparaná, mandar 2 Polaras para o Orestes Berta na Argentina preparar !! vieram com motor 2.000, comando Berta, cabeçote refeito, e dupla Webber 40 !! andaram muito mas foi por pouco tempo. o pessoal dos Passats, para equilibrar o poder de fogo, enviamos os Passats para o lobo Camillo Cristófaro preparar com uma receita bem parecida e aí a coisa ficou feia pros Polaras Berta ! bons tempos aqueles !!!!
Só pela tração traseira eu nem penso em Passat contra esse aí. E adorei o painel de instrumentos. Aliás eu adoro esse canal por isso. Mostra o painel todo. Sou fã do canal.
Meu pai tinha um Polara GL 1979 Marrom Sumatra, carro em que eu aprendi a dirigir com 11 anos de idade !!! Detalhe desse farol meu pai trocou as lampadas por biodo na época era muito top rssss.
Meu pai era assinante da Quatro Rodas e lembrei desse exemplar da revista mostrado no vídeo. Esse toca fitas do Polara era fabricado pela Motoradio. Além de revermos esses clássicos relembramos bons momentos. Muito top!!!
Em 1989, Eu tinha um Dodginho Polara 1979, que comprei por Tipo 300 Dolares, já meio sucateadao. Mas era um carro ótimo pra uso diário.Muito confortavel. Engraçado que hoje em dia um carro de Dez anos , ainda permanece meio novo. Naquela época não se tinha informação . Um Veículo parava na rua ate por Bomba de gasolina. Só Ricos revisavam carros. O classe Media comprava e usava como estava. Os Picaretas diziam , este carro não precisa fazer nada, e não abaixa uma gota de óleo. É só pegar e andar...kkkk, e Eu jovem acreditava e só andava. Meus melhores carros velhos foram, Dodge Polara, Fiat 147, e Chevete, e Eu considerava assim , porque são os carros que tive que nunca quebraram. Incrivel a Juventude e inocência.
Na época desse carro me lembro de ir de Araçatuba SP para são Paulo num Chevette e várias vezes fomos ultrapassado por esses Dodge polara 👍 abraço Araçatuba SP
Mais um Dodge show. O que sempre gostei nesses Dodginho era o som do escapamento, bem peculiar. E realmente, o desenho traseiro do Dodge Argentino era terrível
Eu tenho um Polara L 80-80 bem raro tb né pq só saio no modelo 80 só foram fabricados ano 79 modelo 80 e ano e modelo 80, o q importa é o modelo do ano né , então é só 80, e interessante é o Painel tabelier dos L e GL 80 ainda eram os mesmo dos antigos , só o GLS q era esse todo diferenciado, mais em 81 ai o GL tb ganhou esse tabelier painel, e o L não fabricou mais, o meu é um tom de bege parecido com amarelo na época muitos carros usavam esse tom de bege 147, Opala, Brasília e outros ,claro cada marca deve ter o seu tom diferente mais é muito parecido um com o outros, o meu o é interior preto , não tem pintura nenhuma em preto nem na caixa de AR nem na traseira entre lanternas q são características originais do L, só q vou ter q restauralo inteiro tem muita coisa pra fazer bastante podre, pra começas tem q trocar a lateral traseira esquerda. Meu amigo de Barbacena tem um Polara GL branco zero novo mesmo pneus de fabrica tem ate plastico no banco ta como se tivesse comprado hoje, o Dodginho é show mesmo! Esse GLS Preto eu conheço ele é um q teve com o Rodrigo Copelo né, oq ficaria bacana era a parte debaixo cinza ou prata , eu já vi fotos de protótipo de um Polara assim acho q é de 78 com aparte debaixo prata e o carro preto, fica muito bonito! Eu tenho um jogo de roda de liga leve bacana pra colcoar nele e são muito raras foram fabricadas na época do Dodge 1800 mesmo usada nos Dodginho de corrida são rodas muito leve acho q é ântalio elas são da Scorro Graças a Deus estão em bom estado de conserva e tem as 4 calotinhas S, o modelo dela tem 8 quadradinhos em volta com o fundo pintado de escuro elas são tala 6 ou é 5 acho q é 6 ela tem a lata um pouco larga
Meu Pai trabalhou em SBC na fábrica de 1979 até seu final em 1988 como VW. Nasci em 1975 e vi vários destes 0 km, mas só tivemos um GL 1981 montado após o final da produção vermelho. Carrinho legal mas eu achava ele cansado quando comparava ao Passat TS e ao Corcel II.
Essa calota por sinal é horrorosa..chegou a ser vendida em 1980..como opcional e chama- se "cuk "..0 polara era bem legal..mas nunca nem fez cocegas nós passat..basta comparar os números de vendas..
O que eu acho mais bacana neste GLS é o quadro de instrumentos Veglia, completo. Em tempo: se não me engano, o Gol em seu lançamento, em 1980, na versão LS, tinha uma padronagem xadrez na parte central dos assentos, só que em bege e preto, ao invés de preto e branco. Gostaria muito de saber se ainda existe algum Gol assim, em bom estado. Ah, e concordo: outro dia estava me perguntando se o Hillman Avenger e o Escort Mk2 não teriam saído da prancheta de um mesmo designer. (BATDAT)
Pena esse modelo não vir com carburador de venturi variável. Os SU, Stromberg ou Hitachi dão um banho de desempenho em qualquer carburador de venturi fixo. Uso dois carburadores de moto de competição adaptados de venturi variável juntos de 34mm cada em meu Logus 2,0 e nunca dá menos que 14km litro cidade e 16 estrada. antes na injeção monoponto dava 9 e 12. Parabéns pelo belíssimo carro, eu adoro Polara.
boa noite, muito gostoso de dirigir. Parece um SE atualizado e com motor mais "bravo". Essa idéia dos 3 juntos é muito interessante. Agora imaginem um Dart SE, motor PS, caixa 4 marchas e descarga dupla, mais leve, tchau RT, kkkkk
Mais uma Jóia que da gosto de ver, com um painel lindo e completo! E não foi só a Chrysler que copiou o Escort mk1 e mk2, o Nissan Datsum, se não me engano o modelo 510, copiava o Escort MK 1 na forma, na ergonomia e na motorização, eram bem equivalentes. Show .
Tem bastante acabanmeors de outras marcas, no console central os botões são Fiat, as saídas de ar designer igual os do chevette tubarão, o painel de instrumentos tem semelhança com a brasilia 80, os parachoques é uma mistura de passat com Chevette... como as calotas que você citou... Muito interessante na época... O que mais gostei é este carburador-multiuso vai do 1.8 dorginho, opala 4e 6cc é Dodge V8... kkkk É impressionante o bom funcionamento deste 446!
Vou falar por experiência própria do Polara (1.8, 93cv) versus a versão TS do Passat (1.6, 96cv). Tive um TS enquanto um amigo tinha um Polara; isso quando eram bons carros, em 1982. O Polara podia até sair na frente numa arrancada, por ter tração traseira. Mas não era páreo para a esticada do Passat TS. Uma vez desafiei esse amigo para um comparativo de arrancada e ele recusou, alegando que não teria chance. E ele entendia do assunto, pois foi piloto de kart por muitos anos. Sobre o Polara contra as versões 1.5 do Passat, não sei dizer. O TS foi ícone de desempenho e estabilidade na época. Seu excelente motor, após algumas alterações, passou a ser conhecido como AP e ainda hoje tem admiradores. Posso dizer que era realmente um carro muito bom. O Polara sem dúvida não tinha pretensões esportivas. Era mais luxuoso e uma de suas versões lançou o primeiro câmbio automático de 4 marchas no Brasil, pois até então todos eram de 3 marchas. Era também um bom carro, mas na minha percepção não alcançou o mesmo sucesso do Passat por dois motivos: seu design não agradou muito e a tração traseira estava caindo em desuso nos carros de menor porte porque fazia aumentar o consumo e cair o desempenho, numa época de crise do petróleo. Além disso, a marca Dodge lembrava os grandes V8 americanos que consumiam muito combustível e uma associação dessa característica ao Polara acabava sendo inevitável. Já o Passat surgira como um modelo europeu moderno, com a versão TS sendo a esportiva de alto desempenho.
Lindo o dorginho 1980 branco, a ideia foi Boa desmontagem dos dorginho preto e prata fazer um galpão as prateleiras com as peças embaladas e ainda fazer um outdoor inscrito linha de montagem da chasller do Brasil
Boa noite, gostaria de saber quais as cores que existiram no gls ,pois sabemos que branco,vermelho,prata existiram, mais o cinza chumbo metálico e o verde turmalina também ?
Badola, Voyage/Parati herdaram faróis e lanternas dianteiras do Polara. Até curvatura superior correspondente ao estampo do Polara permaneceram nos VW.
Quando ainda brincava na rua , tinham uns chilenos que tinham doginho só era o marronzinho ! Lá na rua de cima de casa . He he he ! Se Deus quiser nos vamos ser parceiros no projeto dos Doginhos que fica depois dos lagos ! Sempre em frente ! ( Sonhando acordado hehehe valeu ! ! ! ) ✌️🤠👍 ! ! !
Boa tarde!! Eu abastecia um parecido com esse só que era da cor cinza, era muito bem conservado cara, quando ele ia no posto pra abastecer eu já ia quase correndo pra atender pra ver os detalhes do carro kk, carro bonitinho e "simpático" , abraço e até o próximo vídeo valeu
Quando eu restaurei o meu Polara GLS, eu não achei as molduras da trava de porta na cor prata, aí eu pintei as molduras pretas com wash primer e depois pintei de prata, restaurei em 2007 e estão até hoje em perfeito estado, fica a dica.... Creio que o plástico prata deteriora mais rápido que o preto quando exposto ao sol, recomendo trocar as duas molduras.
Ola Badolato....o console desse seu Polara Gls...e dele mesmo e original de fabrica....porque tambem tive um Polara GLS 81..e vinha com esse mesmo tipo de console....mas o meu ..tava muito judiado que vendi ha muitos anos atras...como doador de peças
Eu tinha uns 12 anos em 94 +ou - eu morava na saudosa periferia da cidade Tiradentes extremo da zl ,lá tinha um cara que não sei onde ele arrumava os carros mas ele desmanchava só cheyller polara ,dart e a Carcaça ele jogava num barranco aí eu e meus amigos tocamos fogo sem nem saber que seria um clássico
Sensacional esse carro. Esse era um dos vídeos que eu mais esperava, é realmente fantástico. Badolato, fora os GLS branco e preto, os 1800 preto e verde, o SE amarelo, e o Gl marrom, você tem plano de mais algum modelo de dodginho na coleção, ou tem mais algum dodginho aguardando restauro? Mais uma vez parabéns pelo conteúdo. Abraços
Aqui na Argentina foi conhecido como dodge 1500 (carro popular da clase media) desde 1971 a 1981 depois a volkswagen continuou até 1989 em versão 4 portas e wagon deu pau a muitos no "TC 2000" contra ford sierra y renault fuego...achei muito estranho cuando eu vi no brasil essa raridade
Dodge polara 1980.
Um verdadeiro trator.
O meu tinha 85 hps,e usava corrente dupla de comando.
Cilindro mestre de freio, deu defeito, e troquei pelo do opala,que é o mesmo.
Também troquei os dois cilindros de roda traseira, pelos do corcel 1.
Quase todos os dodges, faziam um barulho na trizeta, que fica entre a coluna de direção e o setor.
Troquei pela trizeta do
corcel 2. Adeus barulho no calçamento. Economia não era ponto forte. Na cidade, 5 kms
Por litro, na estrada 12 kms por litro
a 120 kms por hora.
Do jeito que descia, ele subia.
O interior era todo marron,
muito lindo.
Deixou saudades.
Eu tive um Polara desses, 1981... comprei em 1987 e fiquei com ele até 1993... ótimo carro, super ágil, mas por causa de sua tração traseira , tinha umas particularidades... Tenho boas lembranças dele... ;-)
Meu pai tinha um 1979 e deu pau em vários ts,eu era menino tinha 13 anos e testemunhei os rachas pois estava junto no polara,inclusive aprendi a dirigir nele.
O Polara realmente papava os Passat L e LS, contra os TS a conversa mudava, o GLS deu um gás maior aos Polara mas era pau brabo, nas estradas o TS, mais girador, ainda era algo superior, vivi à época e a disputa era bem parelha, muitas vezes era a tocada do motorista que era decisiva.
Eu era dessa epoca tambem. Na tocada, na dinamica dos dois carros, os Passat eram superiores, ja' representavam uma geracao de carros mais nova que os dodginhos. Os dodginhos nasceram velhos no Brasil. Por isso mesmo que eu gostava deles, na verdade. Enquanto os Passat representavam os carros mais modernos, mas tambem mais frageis. Os dodginhos era mais serios. Nos pegas ilegais em Porto Alegre (ali no "parcão") os dodginhos nao apareciam. Sobre estilo, eu gostava os carros de quatro farois. Na verdade, em todos os carros (Opala, Chevette, Passat, Dodginho), eu sempre achei as versoes com farois redondos as mais bonitas. Quando comecaram as gambiarras estilisticas no Brasil pra modernizar projetos antigos sem o investimento apropriado (lembra que Collor chamava os carros brasileiros de carroças?), colocando farois quadrados pra disfarcar desenhos antigos? Acho sempre os melhores os desenhos orginais, que sairam do estilista original, antes dos meia-boca (desenhistas influenciados pelos contadores de feijao) botarem a mao nos projetos pra "modernizar." Por isso gosto dos opala SS dos anos 70, dos primeiros chargers (tres primeiros anos), os primeiros passat TS de quatro farois, etc. Abraco Badola.
Tenho uma revista q mostra fotos de todos os polaras, inclusive um monocromático automático
O fôlego extra do Passat se dava pelo carburador corpo duplo solex alemão super dimensionado , já os simples do resto da linha limitava muito o rendimento , o motor Dodge girava menos com mais torque em baixa ( tive os dois )
Meu pai tirou um Dodginho zero em 82 (encalhado) na Brozauto em Canoas. Mandou fazer um comando com uma empresa da Serra gaúcha na época, colocou duas Weber 40, fez cabeçote, mandou balancear todo o conjunto de pistões, biela, VB na manutenção da VARIG (tinha um amigo lá dentro que fazia isso pra ele) volante aliviado, etc. Diversão do velho, na época novo, era dar susto nos Passat TS e Opala 4100. Ninguém dava bola pros Dodginho.
Esse Polara tem ar condicionado?
Meu Pai tinha um GLS Vermelho e comprou vários itens de série original pensando em reformar no futuro. Este carro ficou parado em casa do final da decada de oitenta até meados dos 2000, quando mudou um vizinho novo apaixonado por carros que ficou com o Doginho e o restaurou! Hoje ele roda e participa de exposição aqui em Sorocaba/SP! Está lindo!
Nos anos 80, a fórmula 3 Latino americana, usava 2 motores, o motor do Doginho" 1.5 " Argentino e o motor MD 270 do Passat . Geralmente o carro Brasileiro melhor colocado com o motor do Passat era do David Muffato.. chegava em "sètimo ou oitavo"...Nos anos 70 , na divisão 3 , Andreas Mattei corriade Polara, junto a Mavericks V8 , Dodges V8 , Opala 6 250S, numa prova de 12 horas em Interlagos , chegou em Segundo..,,Passat faz mais curva, mas rebaixando o Polara, não dá para um Passat 1.6 ,sei pq a tive 2 e testei na "prática ". Os mais rápidos são os 76 e 77 que usam agulha grande no carb SU ...GLS com carburador Weber anda junto a muito opala 6 ...Só testar !
De fato, os polaras GLS com essa weber só foram superados pelos passat a álcool com motor torque MD 270 q tb utilizava essa carburação weber, os mecânicos da época afirmavam que a volks testou essa carburação no dodge polara GLS pra empregar nos passat e voyage a partir de 1983. Quando o motor AP surgiu em 1985 os dodginhos já estavam no bico do urubu e não tinham mais condições mecânicas pra fazer rachas contra gols e passats zero kms, novinhos e movidos a álcool, desenvolviam 90cv com marchas e carrocerias mais leves, eu aprendi a dirigir num dodginho polara 1800 com bura weber adaptado e anos mais tarde comprei um passat GTS pointer 1.8s a álcool.
Carlos Acioly bela explicação, meu primeiro carro foi um TS 78 , quatro faróis, faixa, console e aquele volante que é no meu gosto, é o mais bonito de toda linha VW. Esse deixou saudades, hoje são raros e quem tem um TS e não precisa vender, sabe que não acha outro igual. Comprei um 75L para restaurar mas no meio do caminho vendi, falta aquele charme dos TSs.
Só uma correção, era o Pedro Muffato, pai do Davi.
Certíssimo
Que beleza de carrinho. Gostei do desenho do painel, e acabamento. Lembro que qdo criança ainda era fácil ver um deles na rua, mas não dava tanta importância como agora.
Agora sim ,encheu meus olhos de água,,tive dois Dodginho polara..aprendi a dirigir num Dart
A ironia é que depois a Chysler do Brasil foi absorvida pela Volkswagen e "papou" tudo, até a divisão de caminhões.
Excelente. Conheci um azul metálico em 1985. Chamava atenção pela cor e barulho do motor. Nessa época a gente conhecia os carros nacionais pelo barulho do motor. Mas tem carros parecidos com barulhos iguais como Gol, Voyage e Passat, VW a ar... mas barulho igual aos Dodginhos não tinha.
A revista Quatro Rodas fez o comparativo em 79, entre Dodginho, Passat e Corcel II. Em desempenho, deu Dodginho.
Bons tempos.. Como disse meu pai teve um GLS preto.. Muitas viagens para o interior de São Paulo.. Eu ficava louco para acender todas aquelas luzes espia do painel. Vi o interior desse carro.. o que meu pai teve tinha os bancos e as forrações das portas xadrez preto com listras cinza..
Quanto à provocação com o Passat, acredito que o Passat tinha uma design com apelo mais esportivo, tinha um design muito bom, à frente dos demais VW da época, tinha um conjunto mecânico confiável e boa revenda. O Dodginho já era um carro mais para aqueles apaixonados por Dodge da época e entregava um acabamento mais esmerado. Eu optaria pelo Dodginho pelo conjunto da obra.
Badola, meu pai tinha uma Belina L 84 que tinha esse toca fitas! Era fabricado pela Motorrádio e não era auto reverse, mas era sensacional! Quando a fita acabava, acendia uma luz vermelha e entrava o som do rádio. Daí tinha que ejetar e virar manualmente. Sensacional!!! Um abraço!
Esse carro sonho conseguir um bom hoje. Fui criado dentro de um desse,dês de criança lembro do meu pai com a caravan dele 88 e minha mãe com seu polara marrom metálico.. top o canal parabéns
Eu sou fã dos dois, do Passat e do Polara, inclusive em termos de design, ambos são bem parecidos, principalmente na frente.
Minha família teve um Passat 77 e outro 80, um LS e outro TS, eram ambos maravilhosos, mas eu sempre gostei dos Polara.
Excelente coleção!!! Parabéns
Dirigi muito um Dodge polara 1980 automático prata , carro excelente na cidade e estrada, tinha que ser Chrysler.
Meu pai tinha um teve um polara deste modelo o carburador era um weber 450 miniprogressivo, me recordo bem do tic tac do relogio de horas, hoje tenho um polara 1980 contudo é painel tradicional nao o Veglia, nosso atual é da cor cinza durepoxi. fantastico a troca de marcha deste famoso polarinha. Abracos Badola.
Mais um Doginho? Que delícia, pode colocar mais Doginhos, que esses carros eram ótimos! Ainda mais comprado aqui em Ourinhos, na saudosa Marinho Veículos. Parabéns, belo exemplar!
Esse carro e um sonho , só vi três em toda minha vida o Polara e muito raro e esteticamente lindo , oque mais agrada e a exclusividade e a tração traseira .
Que carro bonito, muito bem acabado, painel bem completo e esportivo.
Olhando a forração de porta e o painel de um carro novo, se comparar com o Polara... o carro zero sai de fininho para não passar vergonha! 😂😂
Mais uma cápsula do tempo e super preservado. Lindo carro, em breve veremos os irmãos dele ganhando forma.....
Doginhos, Polaras são carros que ficaram sempre na memória , tive vários e ainda terei..valeu bela vídeo!!! Abraço
Meu pai tinha um no dia em que ele vendeu todo mundo lá de casa chorou muitas saudades incrível um forte abraço a todos
Este carro é incrível e está muito novo. Parabéns!
Um vizinho do meu pai tinha um GLS igual, só que com interior marrom e automático. Não me recordo se era branco ou bege.
Eu tinha um colega de escola de nome Adriano, que contava que seu pai era um entusiasta desse carro e tinha alguns.
Boa tarde. Agradeço sempre aos seus vídeos cada dia melhores. O dodge polara e o Passat . Eu sempre teve uma rivalidade . E ainda existe uma lenda. Que a distância entre os eixos do Dodge era menor. Ou prejudicando nas curvas. A solução encontrada foi dar um um tranco. Amarraram o veículo em uma árvore. E dar uma esticada no chassis( dodginho ). Melhorou muito a aderência nas curvas. Essa é a lenda . Não tenho como provar se é verdade.
O que mais gosto nessa versão do Polara e justamente o painel...completissimo!
Tenho um GLS 80 Vermelho, carro espetacular, o melhor sem dúvida
Para mim a mais linda cor ...
Depois você faz um vídeo pra mostrar para os espectadores o seu Polara 80 GLS Vermelho.
Painel super completo para sua época...
Em 81 um amigo de meu Pai, representante comercial, usava Passat 1.6 pra trabalhar viajando, aí trocou por um GLS vermelho 80. Dizia que o Polar era melhor em tudo.
@@jefersoncamargo2149 eu tô pra pegar um, mais tô preocupado com preço de manutenção e peças compatíveis, vc pode me ajudar?
Minha nossa o Dodge Polara ė um destes carros que me deixaram saudades do começo dos anos 80,e a algum tempo atrás fui pesquisar pra comprar um; e vi alguns custando a quantias de 15 a 25 mil reais e até mais e não desisti vou te lo novamente em breve.
Badola, aqui em Londrina, nos anos 80, houveram batalhas enormes entre os Polaras e os Passats !! tínhamos arrancadão de 400 mts quase todo sábado !!! chegou ao ponto da concessionária Dodge daqui, antiga Transparaná, mandar 2 Polaras para o Orestes Berta na Argentina preparar !! vieram com motor 2.000, comando Berta, cabeçote refeito, e dupla Webber 40 !! andaram muito mas foi por pouco tempo. o pessoal dos Passats, para equilibrar o poder de fogo, enviamos os Passats para o lobo Camillo Cristófaro preparar com uma receita bem parecida e aí a coisa ficou feia pros Polaras Berta ! bons tempos aqueles !!!!
Só pela tração traseira eu nem penso em Passat contra esse aí. E adorei o painel de instrumentos. Aliás eu adoro esse canal por isso. Mostra o painel todo. Sou fã do canal.
Eu sou fã de passat!!!
Acho o passat uma obra de arte da volkswagen.
Video muito bom Badolla!!!
7:36 é onde se avalia a integridade da carroceria, o som da batida de porta é como se o carro fosse zero!
Meu pai tinha um Polara GL 1979 Marrom Sumatra, carro em que eu aprendi a dirigir com 11 anos de idade !!! Detalhe desse farol meu pai trocou as lampadas por biodo na época era muito top rssss.
Meu pai era assinante da Quatro Rodas e lembrei desse exemplar da revista mostrado no vídeo. Esse toca fitas do Polara era fabricado pela Motoradio. Além de revermos esses clássicos relembramos bons momentos. Muito top!!!
Em 1989, Eu tinha um Dodginho Polara 1979, que comprei por Tipo 300 Dolares, já meio sucateadao. Mas era um carro ótimo pra uso diário.Muito confortavel. Engraçado que hoje em dia um carro de Dez anos , ainda permanece meio novo. Naquela época não se tinha informação . Um Veículo parava na rua ate por Bomba de gasolina. Só Ricos revisavam carros. O classe Media comprava e usava como estava.
Os Picaretas diziam , este carro não precisa fazer nada, e não abaixa uma gota de óleo. É só pegar e andar...kkkk, e Eu jovem acreditava e só andava.
Meus melhores carros velhos foram, Dodge Polara, Fiat 147, e Chevete, e Eu considerava assim , porque são os carros
que tive que nunca quebraram. Incrivel a Juventude e inocência.
Na época desse carro me lembro de ir de Araçatuba SP para são Paulo num Chevette e várias vezes fomos ultrapassado por esses Dodge polara 👍 abraço Araçatuba SP
Tá aí um carro que tenho muita vontade de ter. Muito bacana essa versão.
Mais um Dodge show. O que sempre gostei nesses Dodginho era o som do escapamento, bem peculiar. E realmente, o desenho traseiro do Dodge Argentino era terrível
Eu tenho um Polara L 80-80 bem raro tb né pq só saio no modelo 80 só foram fabricados ano 79 modelo 80 e ano e modelo 80, o q importa é o modelo do ano né , então é só 80, e interessante é o Painel tabelier dos L e GL 80 ainda eram os mesmo dos antigos , só o GLS q era esse todo diferenciado, mais em 81 ai o GL tb ganhou esse tabelier painel, e o L não fabricou mais, o meu é um tom de bege parecido com amarelo na época muitos carros usavam esse tom de bege 147, Opala, Brasília e outros ,claro cada marca deve ter o seu tom diferente mais é muito parecido um com o outros, o meu o é interior preto , não tem pintura nenhuma em preto nem na caixa de AR nem na traseira entre lanternas q são características originais do L, só q vou ter q restauralo inteiro tem muita coisa pra fazer bastante podre, pra começas tem q trocar a lateral traseira esquerda. Meu amigo de Barbacena tem um Polara GL branco zero novo mesmo pneus de fabrica tem ate plastico no banco ta como se tivesse comprado hoje, o Dodginho é show mesmo! Esse GLS Preto eu conheço ele é um q teve com o Rodrigo Copelo né, oq ficaria bacana era a parte debaixo cinza ou prata , eu já vi fotos de protótipo de um Polara assim acho q é de 78 com aparte debaixo prata e o carro preto, fica muito bonito! Eu tenho um jogo de roda de liga leve bacana pra colcoar nele e são muito raras foram fabricadas na época do Dodge 1800 mesmo usada nos Dodginho de corrida são rodas muito leve acho q é ântalio elas são da Scorro Graças a Deus estão em bom estado de conserva e tem as 4 calotinhas S, o modelo dela tem 8 quadradinhos em volta com o fundo pintado de escuro elas são tala 6 ou é 5 acho q é 6 ela tem a lata um pouco larga
Bem legal esse interior hein, painel completo, esse relógio analógico, nunca tinha visto um nesse estado. Parabéns. PAZ e SAÚDE.
Meu Pai trabalhou em SBC na fábrica de 1979 até seu final em 1988 como VW. Nasci em 1975 e vi vários destes 0 km, mas só tivemos um GL 1981 montado após o final da produção vermelho. Carrinho legal mas eu achava ele cansado quando comparava ao Passat TS e ao Corcel II.
Me lembro muito bem da reportagem da 4Rodas do Polara GLS revista ... engraçado que realmente foi um carro que dificilmente foi visto pela rua!
Essas calotas tem o mesmo desenho que três anos mais tarde seria usado nas rodas de liga leve dos Passats, Voyages e Paratis.
Quando você for me dar um carro de sua coleção, este é o carro.
Nem precisa pensar muito.
Essa calota por sinal é horrorosa..chegou a ser vendida em 1980..como opcional e chama- se "cuk "..0 polara era bem legal..mas nunca nem fez cocegas nós passat..basta comparar os números de vendas..
Lembro desta 4R com o anuncio deste cara e a cera rally, bons tempos.....
O que eu acho mais bacana neste GLS é o quadro de instrumentos Veglia, completo. Em tempo: se não me engano, o Gol em seu lançamento, em 1980, na versão LS, tinha uma padronagem xadrez na parte central dos assentos, só que em bege e preto, ao invés de preto e branco. Gostaria muito de saber se ainda existe algum Gol assim, em bom estado. Ah, e concordo: outro dia estava me perguntando se o Hillman Avenger e o Escort Mk2 não teriam saído da prancheta de um mesmo designer. (BATDAT)
Eu to vendo eim, aquela chamada no asfalto kkk, deixando brincadeiras de lado ótimo video, carrinho bastante simpatico !!
Parabéns pelo vídeo! Muito bom como sempre.
Torcendo pra dar certo o projeto dos dodginhos Badola, abraços👍🏻👏🏻👏🏻
Finalmente, muito pedi a história desse GLS
Lindo doginho é um carro muito bom de dirigir eu tenho saudade dos que eu tiver
Era papa-Passat siiiim!
Viajei com um Polara GL bege com meu tio, pra Argentina em 1982.
Saudades...
Eu sempre achei os dodges Polara lindos! Especialmente esse da sua coleção Badolato! Ele está muito novo e conservado.
Pena esse modelo não vir com carburador de venturi variável. Os SU, Stromberg ou Hitachi dão um banho de desempenho em qualquer carburador de venturi fixo. Uso dois carburadores de moto de competição adaptados de venturi variável juntos de 34mm cada em meu Logus 2,0 e nunca dá menos que 14km litro cidade e 16 estrada. antes na injeção monoponto dava 9 e 12. Parabéns pelo belíssimo carro, eu adoro Polara.
Dodginho...
Tô ficando nostálgico!!!
Top esse ai!!!
Em Lajeado tinha um GLS preto. Era do irmão dos donos da agência Chrysler em Lajeado, Rio Grande do Sul.
Uma coisa o polara papava com certeza, era a questão de acabamento interno, muito superior ao do passat!!
COISA MAIS LINDA E MAIS RARA ESSE CLASSICO DOGINHO!!
Que carro lindo! eu sonhava com um GLS!
Show Badolato!!!
Uma belezinha esse Polara!!!
Parabéns pelo carro e vídeo!!!
Fantástico!!!
Um grande abraço amigão!!!
Valew .....
boa noite, muito gostoso de dirigir. Parece um SE atualizado e com motor mais "bravo". Essa idéia dos 3 juntos é muito interessante. Agora imaginem um Dart SE, motor PS, caixa 4 marchas e descarga dupla, mais leve, tchau RT, kkkkk
Mas que ronco gostoso de ouvir amigos!!
Fala professor aí sim um ótimo hacht sonho dos sonhos que perfeição lindo polara
Polara não é hacht e sim um três volumes.
Muito legal
Novíssimo
Belo polara, lembro de um igual a venda em uma loja nos anos 80.
Mais uma Jóia que da gosto de ver, com um painel lindo e completo! E não foi só a Chrysler que copiou o Escort mk1 e mk2, o Nissan Datsum, se não me engano o modelo 510, copiava o Escort MK 1 na forma, na ergonomia e na motorização, eram bem equivalentes. Show .
Muito show esse Polara GLS. Tenho os detalhes dele na quatro rodas. Parabéns.
Adorei!!Você atendeu a pedidos!!eu fui um deles!!esse carro é uma pérola!!valeu badola!!😀😀😀😀😀👏👏👏👏👏
Tem bastante acabanmeors de outras marcas, no console central os botões são Fiat, as saídas de ar designer igual os do chevette tubarão, o painel de instrumentos tem semelhança com a brasilia 80, os parachoques é uma mistura de passat com Chevette... como as calotas que você citou...
Muito interessante na época...
O que mais gostei é este carburador-multiuso vai do 1.8 dorginho, opala 4e 6cc é Dodge V8... kkkk
É impressionante o bom funcionamento deste 446!
Adoravel Polara. Grande carrinho.
meus avós tinham este polara na cor marrom, foi para o meu pai depois e ele pegou um passat iraquiano , gostava bastante do passat
Eu amo esse carro o monocromático e a coisa mais linda do mundo parabéns pelo bom gosto
Eu tive a oportunidade de dirigir um igual a esse na época e realmente ele andava muito
Lindo carro, excelente vídeo, como sempre. Abraço 👏👏👏👍
De lado a caida do teto e a lanterna traseira me lembra demais o corcel 2
Vou falar por experiência própria do Polara (1.8, 93cv) versus a versão TS do Passat (1.6, 96cv). Tive um TS enquanto um amigo tinha um Polara; isso quando eram bons carros, em 1982. O Polara podia até sair na frente numa arrancada, por ter tração traseira. Mas não era páreo para a esticada do Passat TS. Uma vez desafiei esse amigo para um comparativo de arrancada e ele recusou, alegando que não teria chance. E ele entendia do assunto, pois foi piloto de kart por muitos anos. Sobre o Polara contra as versões 1.5 do Passat, não sei dizer. O TS foi ícone de desempenho e estabilidade na época. Seu excelente motor, após algumas alterações, passou a ser conhecido como AP e ainda hoje tem admiradores. Posso dizer que era realmente um carro muito bom. O Polara sem dúvida não tinha pretensões esportivas. Era mais luxuoso e uma de suas versões lançou o primeiro câmbio automático de 4 marchas no Brasil, pois até então todos eram de 3 marchas. Era também um bom carro, mas na minha percepção não alcançou o mesmo sucesso do Passat por dois motivos: seu design não agradou muito e a tração traseira estava caindo em desuso nos carros de menor porte porque fazia aumentar o consumo e cair o desempenho, numa época de crise do petróleo. Além disso, a marca Dodge lembrava os grandes V8 americanos que consumiam muito combustível e uma associação dessa característica ao Polara acabava sendo inevitável. Já o Passat surgira como um modelo europeu moderno, com a versão TS sendo a esportiva de alto desempenho.
Lindo o dorginho 1980 branco, a ideia foi Boa desmontagem dos dorginho preto e prata fazer um galpão as prateleiras com as peças embaladas e ainda fazer um outdoor inscrito linha de montagem da chasller do Brasil
Boa noite, gostaria de saber quais as cores que existiram no gls ,pois sabemos que branco,vermelho,prata existiram, mais o cinza chumbo metálico e o verde turmalina também ?
Esse vai ser pra gravar!!!!!! O irmão gêmeo do meu..."ansiosíssimo" para o vídeo de amanhã!!! Badola é o mestre!!!
Badola, Voyage/Parati herdaram faróis e lanternas dianteiras do Polara. Até curvatura superior correspondente ao estampo do Polara permaneceram nos VW.
lindo carro e e com muita honra que digo que foi em um 79 desse que eu aprendi a dirigir
Quando ainda brincava na rua , tinham uns chilenos que tinham doginho só era o marronzinho ! Lá na rua de cima de casa . He he he !
Se Deus quiser nos vamos ser parceiros no projeto dos Doginhos que fica depois dos lagos ! Sempre em frente ! ( Sonhando acordado hehehe valeu ! ! ! )
✌️🤠👍 ! ! !
Sir Badola, o Dodginho é top, mas a playboy regassando foi a melhor kkkk
Já que tocou no EMME LOTUS!! Gostaria de sugerir um trabalho especial para essa lenda, talvez o carro mais misterioso de todos.
No aguardo para o show
Boa tarde!! Eu abastecia um parecido com esse só que era da cor cinza, era muito bem conservado cara, quando ele ia no posto pra abastecer eu já ia quase correndo pra atender pra ver os detalhes do carro kk, carro bonitinho e "simpático" , abraço e até o próximo vídeo valeu
O papa Passat, era o que a Chrysler falava nas propagandas.
Por ironia, a VW acabou papando o Dodginho. kkkkk
Passat existe até hoje😂
Este tecido do forro de porta parece ser o mesmo dos bancos do Passat TS 79. Tenho um e é o que aparenta ser pela filmagem.
Quando eu restaurei o meu Polara GLS, eu não achei as molduras da trava de porta na cor prata, aí eu pintei as molduras pretas com wash primer e depois pintei de prata, restaurei em 2007 e estão até hoje em perfeito estado, fica a dica.... Creio que o plástico prata deteriora mais rápido que o preto quando exposto ao sol, recomendo trocar as duas molduras.
Ola Badolato....o console desse seu Polara Gls...e dele mesmo e original de fabrica....porque tambem tive um Polara GLS 81..e vinha com esse mesmo tipo de console....mas o meu ..tava muito judiado que vendi ha muitos anos atras...como doador de peças
Esse branco paina é o mesmo da vw ,tá top esse pola
seria muito bacana esse projeto para fazer o prata o preto e tbm o amarelo . seriam quantos doginhos hj na coleção?
Eu tinha uns 12 anos em 94 +ou - eu morava na saudosa periferia da cidade Tiradentes extremo da zl ,lá tinha um cara que não sei onde ele arrumava os carros mas ele desmanchava só cheyller polara ,dart e a Carcaça ele jogava num barranco aí eu e meus amigos tocamos fogo sem nem saber que seria um clássico
Bem autêntico mesmo, muito lindo!
Carro muito bom, motor bem durável! Este motor foi usado em corridas, na Europa nos rally, na Argentina em corridas de Endurance!
Sensacional esse carro.
Esse era um dos vídeos que eu mais esperava, é realmente fantástico.
Badolato, fora os GLS branco e preto, os 1800 preto e verde, o SE amarelo, e o Gl marrom, você tem plano de mais algum modelo de dodginho na coleção, ou tem mais algum dodginho aguardando restauro?
Mais uma vez parabéns pelo conteúdo. Abraços
Vi um desse na cor castanho Araguaia com interior beje que cor linda que combinação maravilhosa!
Aqui na Argentina foi conhecido como dodge 1500 (carro popular da clase media) desde 1971 a 1981 depois a volkswagen continuou até 1989 em versão 4 portas e wagon deu pau a muitos no "TC 2000" contra ford sierra y renault fuego...achei muito estranho cuando eu vi no brasil essa raridade