Eu creci vendo(futebol anos 90´) a maioria dos goleiros dar chutoes na saida de bola, brigar pela segunda jogada no meio campo por causa disso, nao tinha saida de bola por baixo trabalhada de maneira ensaiada e com variacoes como hoje, os atacantes nao tinham a costume nem a obrigacao de fazer uma pressao na saida de maneira coletiva, ficava a decisao de maneira individual e intuitiva na leitura do jogador pra cortar linhas de passe, tinha mais espaco e tempo na decisao do passe ou da jogada, hoje isso diminuiu, tem menos tempo e espacos, e mais rapido, fisico e intenso, o que precisa fazer nosso futebol e se adaptar as mudancas agregando a essencia do nosso futebol, o futebol mudou e com isso a parte fisica e tatica tambem, nosso erro e continuar dividindo nosso meio-campo entre meias e volantes. Precisamos formar meiocampistas modernos, jogadores que ataquem, criam e defendam com a mesma eficiencia, nao da pra continuar dependendo do talento do camisa 10 preguicoso na marcacao, lento e pouco intenso franzino "file de borboleta", no futebol atual o talento individual trabalha pra beneficiar o jogo coletivo, o futebol e um jogo coletivo e nao individual, o brasileiro tem essa tara de sonhar com o salvador da patria o camisa 10, essa posicao-funcao nao existe mais, precisamos jogar como um time e ter variacoes no esquema tatico, hoje ta tudo muito estudado. Essa mentalidade de ficar achando o pensando que o futebol raiz morreu, so vai nos perjudicar, olhar pra tras , frustrados, nos queixando, nos leva a lugar nenhum, o cursinho mequetrefe da cbf academy nao presta, nossos treinadores precisam evoluir, estudar na AFA ou na UEFA, de outro jeito so vai continuar a invasao de portugas e argentinos no brasileirao.
O futebol de hoje taticamente é outro patamar, o Guardiola fez uma revolução no esporte e outros adicionaram mudanças que também foram fundamentais (Klopp, Tuchel e alguns outros). Hoje em dia temos jogos com muitos gols, podemos ver uma Premier League com muitos gols, diferente de alguns anos atrás. Gosto muito do futebol de começo dos anos 2000 pra trás, mas não podemos achar que o futebol pré-2010 era tão bom. Os anos 2000 estava sendo a década do Capello e do Mourinho, jogo retrancado e de muitos contra-ataques, mas o Guardiola mostrou ao mundo que é possível ganhar jogando pra frente, e isso fez com que muitos times jogassem assim. Outra coisa, algumas coisas coisas do passado eram ruins. Não sei se você assistia aos jogos nos anos 90, mas era bem comum a prática de chuveirinhos. O time, quando não tinha ideias com a bola, simplesmente jogava a bola na área e era uma verdadeira chatice, além dos muitos chutões dos goleiros nos tiros de meta. Sem contar que os jogadores costumavam morrer fisicamente já aos 25 do segundo tempo (diferente de hoje que a gente pode ver um jogo disputado até a última gota dos acréscimos). Uma coisa que sinto saudade dos anos 90 é a qualidade técnica dos jogadores do meio de campo e ataque (laterias inclusos). Tínhamos muitos craques que eram verdadeiros monstros, infelizmente muitos deles nasceram naquela época. Queria muito que alguns grandes jogadores jogassem no futebol de hoje porque poderiam brilhar muito mais na carreira. Tivemos grandes centroavantes que não fizeram muitos gols por causa do futebol mais fechado, hoje empilhariam muitos gols devido ao jogo tático ofensivo evoluído. Poderíamos ter um Luizão, França, Marcelo Ramos, Viola, Evair e muitos outros marcando gols pelos gigantes europeus, e eles teriam tudo pra brilharem por lá. Poderíamos ver grandes segundo atacantes e meias se destacando nos gigantes europeus também, aproveitando o jogo mais ofensivo de hoje. Enfim, acho o futebol de hoje melhor, mas acho também que nos faltam grandes jogadores, principalmente brasileiros.
Na verdade o futebol está bem mais bonito de se ver, o jogo é melhor, os atletas são mais versáteis, tivemos o melhor jogador de todos os tempos ,Messi, atuando nesta ERA, a questão é que o ser humano começa a envelhecer e com ele vem o Saudosismo e aquela questão de que tudo que é antigo é melhor. O futebol dos anos 40 é totalmente diferente do futebol dos anos 70 e o dos anos 70 é totalmente diferente dos anos 90 e dos anos 90 diferente do de agora. O futebol muda e isso sempre aconteceu. E o Saudosismo tbm sempre foi constante, os que envelheciam nos anos 70 cultivavam o futebol de décadas anteriores e assim por diante.
confia, eu nem idade tenho pra ver o futebol dos anos 90 e 2000, mesmo assim eu posso te garantir que o numero de jogadas lindas caiu nesse esporte, falo isso como um nerd do esporte que passa muito tempo olhando jogadas épicas, mas pra mim eu acho que isso vai começar a mudar denovo porque essa baixa de jogadas épicas é temporário, não vai demorar muito tempo pra surgir novos jogadores bons em massa, oque tava matando esse esporte é os técnicos impedindo jogadas individuais assim matando o potencial de vários atletas, porem oque pra mim virou a chave foi o estilo do diniz, eu sinto que esse jeito de jogar bola ainda vai evoluir e já está inspirando outro técnicos a fazerem o mudanças parecidas em juntar mais jogadores, usando mais individualmente dos mesmos. eu não acho que o diniz vai ser um dos maiores técnicos do mundo porem ele parece ter começado uma onda de relacionismo no futebol, ou o futebol pode ir em uma linha diferente que usando a do técnico da italia que eu não me lembro o nome que levou ao extremo o toque de bola e mantendo o time sem muita corrida apenas mantendo a posse, fazendo ataque por espaços que ele cria com toques de lá pra cá, se esse esporte seguir por esse meio vai matar completamente o individualismo, assim acabando com a graça do esporte. de qualquer maneira eu não quero assistir o esporte mais enquanto não tem rivalidades mais, agora que não temos mais grandes rivais no esporte ele perdeu a graça, antes até dava vontade de ver o messi contra cristiano mais quando o cristiano saiu do real, acabou e as rivalidades dos times brasileiros também nem existem mais, o futebol é um esporte pra ser provocativo, fazer o outro de bobo, zoar com a cara dos perdedores, não tem isso mais, agora tudo oque eu posso fazer é esperar que uma nova rivalidade grande aconteça, eu espero muito que o vitor roque e o endrick, cresçam muito no real e barça, pra pelo menos surgir alguma nova rivalidade por lá, enquanto no brasil eles deveriam começar a liberar pra os jogadores fazerem graça em campo, eu vejo vídeos do edilson capetinha que jogava no corinthians num jogo classico contra o palmeiras que eles ganharam e ele simplesmente começou a fazer embaixadinha no meio do campo, aquilo deu uma treta foi épico, eu queria estar lá para assistir essas provocações, porem eu não peguei nada disso, o futebol nacional hoje é ridículo e chato, o europeu é só chato, afinal eles continuam sendo mais técnicos que agente, eu quero ver os atletas fazendo provocação no esporte, é tipo na formula 1 quando tinha grandes nomes como pique, senna, proste, etc era legal ver eles competindo e você sabia que eles ficavam putassos quando perdiam isso fazia o esporte ser legal e divertido, após a formula 1 ficar sem grandes nomes pra competir um com o outro e os carros ficarem muito fortes e pouco dinâmico, ela perdeu a graça, na década passada era só schumacher, o esporte ficou chato e ninguém mais gosta dele, eu temo que o futebol acabe virando isso.
Eu creci vendo(futebol anos 90´) a maioria dos goleiros dar chutoes na saida de bola, brigar pela segunda jogada no meio campo por causa disso, nao tinha saida de bola por baixo trabalhada de maneira ensaiada e com variacoes como hoje, os atacantes nao tinham a costume nem a obrigacao de fazer uma pressao na saida de maneira coletiva, ficava a decisao de maneira individual e intuitiva na leitura do jogador pra cortar linhas de passe, tinha mais espaco e tempo na decisao do passe ou da jogada, hoje isso diminuiu, tem menos tempo e espacos, e mais rapido, fisico e intenso, o que precisa fazer nosso futebol e se adaptar as mudancas agregando a essencia do nosso futebol, o futebol mudou e com isso a parte fisica e tatica tambem, nosso erro e continuar dividindo nosso meio-campo entre meias e volantes.
Precisamos formar meiocampistas modernos, jogadores que ataquem, criam e defendam com a mesma eficiencia, nao da pra continuar dependendo do talento do camisa 10 preguicoso na marcacao, lento e pouco intenso franzino "file de borboleta", no futebol atual o talento individual trabalha pra beneficiar o jogo coletivo, o futebol e um jogo coletivo e nao individual, o brasileiro tem essa tara de sonhar com o salvador da patria o camisa 10, essa posicao-funcao nao existe mais, precisamos jogar como um time e ter variacoes no esquema tatico, hoje ta tudo muito estudado. Essa mentalidade de ficar achando o pensando que o futebol raiz morreu, so vai nos perjudicar, olhar pra tras , frustrados, nos queixando, nos leva a lugar nenhum, o cursinho mequetrefe da cbf academy nao presta, nossos treinadores precisam evoluir, estudar na AFA ou na UEFA, de outro jeito so vai continuar a invasao de portugas e argentinos no brasileirao.
O futebol de hoje taticamente é outro patamar, o Guardiola fez uma revolução no esporte e outros adicionaram mudanças que também foram fundamentais (Klopp, Tuchel e alguns outros). Hoje em dia temos jogos com muitos gols, podemos ver uma Premier League com muitos gols, diferente de alguns anos atrás. Gosto muito do futebol de começo dos anos 2000 pra trás, mas não podemos achar que o futebol pré-2010 era tão bom. Os anos 2000 estava sendo a década do Capello e do Mourinho, jogo retrancado e de muitos contra-ataques, mas o Guardiola mostrou ao mundo que é possível ganhar jogando pra frente, e isso fez com que muitos times jogassem assim.
Outra coisa, algumas coisas coisas do passado eram ruins. Não sei se você assistia aos jogos nos anos 90, mas era bem comum a prática de chuveirinhos. O time, quando não tinha ideias com a bola, simplesmente jogava a bola na área e era uma verdadeira chatice, além dos muitos chutões dos goleiros nos tiros de meta. Sem contar que os jogadores costumavam morrer fisicamente já aos 25 do segundo tempo (diferente de hoje que a gente pode ver um jogo disputado até a última gota dos acréscimos).
Uma coisa que sinto saudade dos anos 90 é a qualidade técnica dos jogadores do meio de campo e ataque (laterias inclusos). Tínhamos muitos craques que eram verdadeiros monstros, infelizmente muitos deles nasceram naquela época. Queria muito que alguns grandes jogadores jogassem no futebol de hoje porque poderiam brilhar muito mais na carreira. Tivemos grandes centroavantes que não fizeram muitos gols por causa do futebol mais fechado, hoje empilhariam muitos gols devido ao jogo tático ofensivo evoluído. Poderíamos ter um Luizão, França, Marcelo Ramos, Viola, Evair e muitos outros marcando gols pelos gigantes europeus, e eles teriam tudo pra brilharem por lá. Poderíamos ver grandes segundo atacantes e meias se destacando nos gigantes europeus também, aproveitando o jogo mais ofensivo de hoje.
Enfim, acho o futebol de hoje melhor, mas acho também que nos faltam grandes jogadores, principalmente brasileiros.
Na verdade o futebol está bem mais bonito de se ver, o jogo é melhor, os atletas são mais versáteis, tivemos o melhor jogador de todos os tempos ,Messi, atuando nesta ERA, a questão é que o ser humano começa a envelhecer e com ele vem o Saudosismo e aquela questão de que tudo que é antigo é melhor. O futebol dos anos 40 é totalmente diferente do futebol dos anos 70 e o dos anos 70 é totalmente diferente dos anos 90 e dos anos 90 diferente do de agora.
O futebol muda e isso sempre aconteceu. E o Saudosismo tbm sempre foi constante, os que envelheciam nos anos 70 cultivavam o futebol de décadas anteriores e assim por diante.
confia, eu nem idade tenho pra ver o futebol dos anos 90 e 2000, mesmo assim eu posso te garantir que o numero de jogadas lindas caiu nesse esporte, falo isso como um nerd do esporte que passa muito tempo olhando jogadas épicas, mas pra mim eu acho que isso vai começar a mudar denovo porque essa baixa de jogadas épicas é temporário, não vai demorar muito tempo pra surgir novos jogadores bons em massa, oque tava matando esse esporte é os técnicos impedindo jogadas individuais assim matando o potencial de vários atletas, porem oque pra mim virou a chave foi o estilo do diniz, eu sinto que esse jeito de jogar bola ainda vai evoluir e já está inspirando outro técnicos a fazerem o mudanças parecidas em juntar mais jogadores, usando mais individualmente dos mesmos.
eu não acho que o diniz vai ser um dos maiores técnicos do mundo porem ele parece ter começado uma onda de relacionismo no futebol, ou o futebol pode ir em uma linha diferente que usando a do técnico da italia que eu não me lembro o nome que levou ao extremo o toque de bola e mantendo o time sem muita corrida apenas mantendo a posse, fazendo ataque por espaços que ele cria com toques de lá pra cá, se esse esporte seguir por esse meio vai matar completamente o individualismo, assim acabando com a graça do esporte.
de qualquer maneira eu não quero assistir o esporte mais enquanto não tem rivalidades mais, agora que não temos mais grandes rivais no esporte ele perdeu a graça, antes até dava vontade de ver o messi contra cristiano mais quando o cristiano saiu do real, acabou e as rivalidades dos times brasileiros também nem existem mais, o futebol é um esporte pra ser provocativo, fazer o outro de bobo, zoar com a cara dos perdedores, não tem isso mais, agora tudo oque eu posso fazer é esperar que uma nova rivalidade grande aconteça, eu espero muito que o vitor roque e o endrick, cresçam muito no real e barça, pra pelo menos surgir alguma nova rivalidade por lá, enquanto no brasil eles deveriam começar a liberar pra os jogadores fazerem graça em campo, eu vejo vídeos do edilson capetinha que jogava no corinthians num jogo classico contra o palmeiras que eles ganharam e ele simplesmente começou a fazer embaixadinha no meio do campo, aquilo deu uma treta foi épico, eu queria estar lá para assistir essas provocações, porem eu não peguei nada disso, o futebol nacional hoje é ridículo e chato, o europeu é só chato, afinal eles continuam sendo mais técnicos que agente, eu quero ver os atletas fazendo provocação no esporte, é tipo na formula 1 quando tinha grandes nomes como pique, senna, proste, etc era legal ver eles competindo e você sabia que eles ficavam putassos quando perdiam isso fazia o esporte ser legal e divertido, após a formula 1 ficar sem grandes nomes pra competir um com o outro e os carros ficarem muito fortes e pouco dinâmico, ela perdeu a graça, na década passada era só schumacher, o esporte ficou chato e ninguém mais gosta dele, eu temo que o futebol acabe virando isso.