ÁREAS DE ATUAÇÃO EM HISTÓRIA | Just! Sam

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 25 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 61

  • @pedrowolffenbuttel9763
    @pedrowolffenbuttel9763 3 หลายเดือนก่อน +2

    Me formei em Ciências Econômicas no início desse ano. Acabei a faculdade e me dei conta de que minha paixão nunca esteve na economia, mas sim na história. Hoje, desejo cursar história e estou refletindo sobre as possibilidades/rumos que a área disponibiliza. Sonho em ser professor desde sempre, mas a área da pesquisa também me atrai. Espero que eu consigo encontrar meu caminho, mas disso estou certo: minha paixão é a história. Obrigado pelo vídeo! Me possibilitou um maior vislumbre sobre a profissão e suas áreas de atuação. ☺️

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  3 หลายเดือนก่อน +1

      Eu e quem agradeço pelo seu comentário, Pedro! Espero que consiga realizar o seu sonho e encontrar o teu caminho 🩷

  • @atemwrlima
    @atemwrlima 8 หลายเดือนก่อน +5

    Você fala muito bem, parabéns. Sou estudante de Licenciatura de história, estou no primeiro semestre 😅 k k, espero que quando eu terminar já tenha uma clareza e maiores oportunidades no mercado do trabalho

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  8 หลายเดือนก่อน +1

      Terá sim! Pensamos que não, mas esperamos que cada vez mais o mercado para historiadores se amplie cada vez mais ❤️

    • @atemwrlima
      @atemwrlima 8 หลายเดือนก่อน

      @@canaljustsam que assim seja 🙏

  • @rafaeljunior3819
    @rafaeljunior3819 2 ปีที่แล้ว +16

    Sano minhas dúvidas! E eu tbm acho que em alguns filmes e séries eles fogem da veracidade histórica kkk!

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  2 ปีที่แล้ว +3

      Fico feliz em saber 😊! Não é, as séries/filmes e novelas de época acho que não fazem consultoria histórica kkk kkk por que foge muito

  • @TheNatanbr
    @TheNatanbr 4 หลายเดือนก่อน +1

    Show! O único video q falou do bacharelado kkk

  • @anacarolinecorreiabezerra2891
    @anacarolinecorreiabezerra2891 ปีที่แล้ว +2

    Estou no 2° semestre de bacharelado. Obrigada pelo bideo ajudou muito. Eu amo essa profissão.

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว +1

      De nada, Ana 🩷
      História é apaixonante, não 🥰

  • @jadyfernandatorrezani4883
    @jadyfernandatorrezani4883 2 ปีที่แล้ว +2

    Muito bacana! Obrigada

  • @AmeliaVeleda
    @AmeliaVeleda หลายเดือนก่อน

    Sou bacharel em história, formada há mais de 10 anos e nunca trabalhei na área, alguma sugestão?

  • @PauloSilva-cf3zp
    @PauloSilva-cf3zp 10 หลายเดือนก่อน +2

    Um historiador pode se especializar em História Econômica e seguir na área da economia teórica?

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  10 หลายเดือนก่อน

      Olá Paulo! Sim se fizer mestrado, doutorado na área de História econômica pode sim, atuar com docência na área ou mesmo em âmbitos fora do campo acadêmico.

  • @egcm3
    @egcm3 11 หลายเดือนก่อน +1

    como um formado em bacharelado pode fazer parte de consultoria de filmes ou produção de livros, didáticos ou literários?

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  11 หลายเดือนก่อน +2

      Olá o Historiador pode trabalhar com assessoramento voltado para essas áreas devido a sua formação enquanto pesquisador. A novela "Gênesis" da Record por exemplo, teve a contribuição de historiadores como Rodrigo Silva que é também especialista em arqueologia.
      Ele trabalhou com a parte de pesquisa histórica e arqueológica para a produção televisiva da Record. E deste modo que o historiador trabalha, porém é um campo "difícil" mas não impossível de atuarmos.
      Assim como, livros didáticos, o historiador trabalha como consultor dessas obras para editoras, verificando as informações contidas a cronologia sugerida na obra, avaliando e revisando possíveis inconsistências históricas contidas nesses materiais.

  • @fera4442
    @fera4442 ปีที่แล้ว +2

    Você pode me explicar aqui ou fazer um vídeo explicando se depois que eu me formar em história eu vou poder dar aula de além dela, de geografia, sociologia e filosofia? Por favor

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว

      Olá, não você não poderá/Está habilitado para dar aulas além de História. Pois a formação em História (Bacharel ou Licenciatura) te habilita para exercer na área, caso deseje dar aula de outras áreas precisa fazer a Faculdade de Geografia, sociologia ou de filosofia!

    • @leovitorrochaflor8769
      @leovitorrochaflor8769 ปีที่แล้ว +1

      ​@@canaljustsamoii tudo bem??
      Estou no segundo ano do ensino médio, e aqui na minha escola tem um professor que dá filosofia, sociologia e história
      Acho que ele é formado em filosofia
      Mas dá essas disciplinas

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว

      @leovitorrochaflor8769 Olá Leo, o acúmulo de funções tem sido algo muito debatido nos últimos tempos. A legislação educacional no Brasil até permite que professores de História lecionem disciplinas relacionadas, com o a Filosofia desde que possua em seu Histórico escolar um número mínimo cursados nessa disciplina.
      E vou pôr como base o currículo da UFF, tive geohistoria no primeiro semestre, assim como sociologia e nunca tive filosofia durante graduação. Logo não tenho o mínimo de conhecimento prévio nessas áreas e observando o currículo de particulares não há praticamente nenhuma matéria relacionada a essas áreas do conhecimento. Logo, o professor(a) precisaria obter ou cursar disciplinas nessas áreas com um carga mínima para poder atuar. Mas faço outra reflexão:
      Você acha justo? Se há professores dessas áreas porque não contrata-los ao invés de acumular em um único professor essa função? Conheço professores de filosofia que lutam para ingressar, porém quase não há concurso na área...

  • @rafiuskscaldeira7976
    @rafiuskscaldeira7976 ปีที่แล้ว +4

    EU Gosto bastante de mitologia grega e queria entrar nessa área mais não sei que matéria estuda!

    • @LEONARDOSantos-uv6bb
      @LEONARDOSantos-uv6bb ปีที่แล้ว +4

      As fontes literárias e arqueológicas para o estudo da mitologia grega
      As fontes literárias e arqueológicas para o estudo da mitologia grega
      Os gregos antigos não deixaram gravações de cânticos, poemas ou fábulas, mesmo assim muita coisa chegou até nós
      A arqueologia ESTUDA OK ...
      Como podemos conhecer a mitologia grega? A resposta pode parecer óbvia: por meio de suas histórias, não é mesmo? Bem, mas essas histórias chegaram até nós por diversos meios. Para que se possa estudar o passado, sempre temos de recorrer às fontes, aos documentos. Os gregos antigos não nos deixaram gravações dos seus cânticos, poemas ou de suas fábulas, que se ouviam no dia-a-dia das cidades gregas antigas: claro, não havia gravadores de voz. Tanto tempo depois, o que chegou até nós?
      Em primeiro lugar, temos a tradição textual, todas as reproduções copiadas, durante séculos, dos escritos antigos, em duas línguas: grego e latim. A maioria das histórias mitológicas aparece em poemas antigos, como na Ilíada e na Odisséia, de Homero, e nos chamados Hinos homéricos, mas temos também uma poesia como a Teogonia de Hesíodo, que viveu por volta de 700 a.C. Outros grandes mananciais são as obras teatrais, as tragédias que retratam muitos personagens históricos e míticos, como o famoso caso de Édipo, de Sófocles (431 a.C.). A prosa, igualmente, apresenta muitas referências mitológicas, mesmo em obras sarcásticas como o Diálogo dos deuses de Luciano, do século 2 d.C. Por outro lado, como os gregos foram educados em sua mitologia através da transmissão oral, apenas relativamente tarde encontramos um acervo de mitologia grega. O primeiro acervo sobrevivente, e o melhor, data do século 1 ou 2 d.C. A autoria é geralmente atribuída ao grande gramático Apolodoro de Atenas e o livro intitulado A biblioteca, para indicar sua abrangência. Apolodoro é de grande importância para nós, e como a mais útil fonte isolada de mitologia grega, é sempre citada em todos os trabalhos que versam sobre o tema. Na verdade, ele não relata todos os mitos gregos, nem inclui todos os detalhes, mas fornece uma narrativa da maioria dos mitos que passaram a ter importância para além dos limites da cidade-estado local. É, sobretudo, sua interpretação do que ele julga ter importância que moldou nossa noção atual e relativamente estável do que entendemos por “mitologia grega”. Há ainda referências importantes em autores latinos, como nas Metamorfoses, de Ovídio (43 a.C. - 18 d.C.).
      A Arqueologia tem produzido uma quantidade imensa de testemunhos sobre a religião e a mitologia grega antiga, a começar pelas inscrições em santuários e em outros lugares de culto, que nos permitem ter uma noção da devoção na religião olímpica em seu cotidiano. Os restos dos templos gregos mostram-nos a onipresença da mitologia entre os gregos. O templo de Apolo em Delfos, em uma paisagem montanhosa fabulosa, ainda hoje impressiona o visitante. O omphalós, ou umbigo, de mármore decorado, cópia romana do original grego, encontra-se no Museu de Delfos, e nos dá uma sensação muito direta do “umbigo do mundo”. Há, ainda, belíssimas representações na estatuária antiga, assim como nas moedas, nos vasos gregos pintados e até mesmo nas paredes romanas que reproduziam quadros mitológicos gregos. Um simples sarcófago podia mostrar imagens vívidas, como no caso de Neoptólemo, filho de Aquiles, que apedreja Plixena, filha do rei de Tróia. Personagens mitológicos como os centauros ganham vida nos relevos e pinturas antigas reveladas pela Arqueologia.
      As fontes arqueológicas fornecem muitas informações independentes das obras literárias. O famoso cavalo de Tróia, usado para esconder os guerreiros gregos como um falso presente para os troianos, não aparece na Ilíada, apenas na Odisséia é mencionado, mas aparece em muitas representações antigas, como em vasos arcaicos de cerâmica. O namoro de Marte (Ares) e Vênus (Afrodite), retratado em uma parede da cidade romana de Pompéia, reproduz um quadro grego que mostra bem o caráter antropomorfo dos deuses gregos, assim como a morte de Penteu é retratada com emoção, ou como o saque de Tróia aparece algo real (para os antigos, o mito era uma história verdadeira). Hermes, o deus de tantas facetas masculinas, é às vezes apresentado como um jovenzinho.
      As fontes, literárias ou arqueológicas, não falam por si só, nem são tão claras quanto podem parecer. Por isso, para que possamos estudá-las é necessário lermos também obras que interpretem a mitologia antiga e estabeleçam certos princípios de interpretação. Convém, portanto, ler aqueles estudiosos da nossa época que procuraram entender como a mitologia grega funcionava e fazia sentido. Talvez o autor mais relevante, para isso, seja o helenista francês Jean-Pierre Vernant, autor de inúmeras obras sobre a mitologia grega. Para um contato inicial, o mais saboroso, até para se ler com crianças, é o seu O universo, os deuses e os homens. Todos os seus livros para adultos são grandes guias. Em uma palavra, pode-se dizer que Vernant interpreta toda a mitologia como uma oposição binária entre princípios, como masculino e feminino, bosque e lar, rua e casa. Várias de suas obras estão traduzidas para o português.

  • @claudiamariaanadacosta2543
    @claudiamariaanadacosta2543 ปีที่แล้ว

    Bom dia!! Eu gosto de história, mas.. não sei se pra dá aula! E com a minha ignorância, não sabia que podia fazer bacharelado independente da licenciatura 🤦🏽‍♀️, pra mim, pra fazer bacharelado tinha q fazer primeiro licenciatura... pois não sei ao certo que queria fazer história pra dá aula! Então, eu posso fazer o bacharelado!! Eu trabalho na educação, só se for pra dá aula pro Peja!! Adorei o vídeo 😊❤

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว +2

      Olá Cláudia, acredito que seja porque pouco se fala do Bacharelado quando o assunto são áreas do conhecimento que têm a opção de Licenciatura.
      Fico feliz que tenha gostado 🧡

    • @claudiamariaanadacosta2543
      @claudiamariaanadacosta2543 ปีที่แล้ว +1

      @@canaljustsam Boa noite!! Exatamente!!! Muito obrigada pelo retorno 😘

  • @samuelbecket3498
    @samuelbecket3498 ปีที่แล้ว +5

    Nunca imaginei que um professor de história pudesse trabalhar como uma espécie de auxiliar de cineasta! Achava que filme seria apenas uma ficção, sem qualquer compromisso com a realidade, por isso não seria preciso ter esse tipo de responsabilidade, pois não é uma história real.

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว +2

      Olá Samuel! Sim, podemos trabalhar como consultores de minisséries históricas, novelas e Filmes de época e livros que retratam contextos históricos
      Pois apesar de servir para entreter, há produções como por exemplo: Troia / The Crown da Netflix / Spencer / a novela Nos tempos do Imperador que trabalham contextos históricos, logo o historiador e essencial para que o histórico destes produções se mantenham fiéis à época. Em questão de vestimenta, etc..., sendo essencial que a narrativa esteja de acordo com o período em que se passa!
      E para garantir a precisão e a veracidade das informações o auxílio de um historiador e primordial 😊🧡

    • @milcakristen
      @milcakristen ปีที่แล้ว +1

      Mas muitos filmes e séries são baseados ou inspirados em fatos reais. A arte imita a vida real e vice versa.

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว +1

      Verdade! Sem contar que muitas produções nos últimos tempos tem trazido personagens históricos como Spencer (que conta a vida da Lady Diana) ou séries como A Imperatriz que há ficção em alguns aspectos porque não existiram tais pontos, mas outros sim existiram e cabe uma pesquisa e levantamento histórico que o historiador(a) pode fazer para trazer mais veracidade ou contexto para a trama 😊

    • @milcakristen
      @milcakristen ปีที่แล้ว +1

      @@canaljustsam Eu vou começar a faculdade de bacharel em história porque eu quero ser uma historiadora e fazer pós em pedagogia caso eu me interesse em dar aulas e crescer nessa profissão. Muito bom saber como a área é ampla.

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว +1

      Sim, Milca ela é bem ampla... E difícil estágio e ingresso no mercado de trabalho, não vou mentir, mas a profissão oferece diversos campos de atuação para além da sala de aula! 🧡

  • @01234567897842
    @01234567897842 ปีที่แล้ว +1

    Por favor, me tire uma dúvida...
    Quem se forma em Licenciatura, pode depois fazer uma pós em Museologia ou História da Arte, por exemplo, e trabalhar em museus, ou com pesquisas e todas as áreas que você destacou primeiro, ou elas são exclusivas para Bacharel? Quem fez Licenciatura pode fazer o que um Bacharel faz ou ele fica limitado somente à docência? Será que uma pós de Museologia serviria somente para dar aula em faculdade e não para atuar em um museu, como um bacharel faria?
    Eu adorei o seu vídeo! Obrigada!🙏🏻

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว +3

      Olá, tiro sim! Claro, até quem não é da área dependo do edital pode fazer uma pós em outras áreas do conhecimento. Eu por exemplo, estou fazendo em literatura e em linguística, que nada tem haver com a minha formação em História. Porém, a questão de atuação é complexa, porque eu posso fazer pós lato ou strictu sensu em Literaturas e Linguística, mas não posso por exemplo atua na área de Letras.
      Porém nesse caso específico museologia é História da arte são formações continuada da área de História. E que geralmente, quem faz Licenciatura visa lecionar, caso contrário faria o Bacharelado, porém isso não impede quem fez a Licenciatura de atuar em museus, centros históricos. Na via de regra não deveria, porém nada impede. Porque, sempre digo: o Bacharelado é limitado, porém o licenciando não. Porque quem faz Licenciatura tem todas as matérias do Bacharelado (ao menos na UFF), enquanto que o Bacharelado não.
      Mas você fazendo uma pós e especializando-se você pode mesmo com a Licenciatura atuar em museu.

    • @01234567897842
      @01234567897842 ปีที่แล้ว

      @@canaljustsam Nossa, muito obrigada por responder!!!! Tirou minhas dúvidas e até um pouco mais!😊 Amo História e aqui onde moro só tem Licenciatura. Não que eu não queira dar aulas, mas gostaria de tentar explorar esse outro lado. Obrigada pela paciência e pelo vídeo! Foi muito útil, de verdade! Boa sorte em sua jornada!🙏🏻❤

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว +1

      Igualmente! Eu e quem agradeço e fico feliz em ter ajudado 🩷 Sucesso para você

  • @ederdutrafariasdutra5726
    @ederdutrafariasdutra5726 2 หลายเดือนก่อน +1

    A Licenciatura em história pode trabalhar de pesquisador também?

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  2 หลายเดือนก่อน +1

      Sim, pode ser pesquisador e também em museus, instituições de pesquisa, universidades e até como professor, pois o professor também é pesquisador de sua prática 🩷

  • @jhobsonrudgeri5233
    @jhobsonrudgeri5233 ปีที่แล้ว +4

    E se a pessoa tem licenciatura e quer dar aula em universidade terei q fazer o bacharel ou posso pular pro mestrado e serve?

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว +1

      Olá, a licenciatura equivale tanto para ensino fundamental, médio e ensino superior. Sendo este último necessário o mestrado e o doutorado, pois a depender da instituição de Ensino Superior pede ambas as pós-graduações.
      No caso o Bacharelado mediante ao mesmo processo de mestrado + doutorado pode somente dar aulas em Ensino superior sem a necessidade da Licenciatura.... Porém não pode atuar no fundamental nem no médio 😊🧡

    • @jhobsonrudgeri5233
      @jhobsonrudgeri5233 ปีที่แล้ว

      @@canaljustsam muito obrigada por tirar esse minha dúvida, estou cursando licenciatura em história, boa sorte pra nós kkkkkk forte abraço.

  • @rafiuskscaldeira7976
    @rafiuskscaldeira7976 ปีที่แล้ว +6

    Gostaria de saber se História estuda Mitologia Grega ou é Filosofia!

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว +3

      Olá, na História estudamos Grécia e Roma (a questão histórica) em disciplinas como História Antiga não abarcando a questão de mitologia... Não saberia dizer se a Filosofia estuda

    • @MarcosOliveira-mp9dn
      @MarcosOliveira-mp9dn 11 หลายเดือนก่อน +1

      Estudei 2 disciplinas de mitologia no curso de graduação em Psicologia na PUC-Rio. Eram disciplinas eletivas e faziam relação dos mitos com conteúdos de psicanálise e a psicologia junguiana.

    • @MarcosOliveira-mp9dn
      @MarcosOliveira-mp9dn 11 หลายเดือนก่อน

      Um amigo que fez letras na UFRJ também teve disciplina de mitologia. E um outro que fez filosofia também cursou.

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  11 หลายเดือนก่อน +1

      Na UFF não temos nenhuma matéria específica nem eletiva nem instrumental sobre mitologia ou mitos gregos. Eu acharia interessantíssimo termos, pois gosto!
      Trabalhei a queda de Ícaro sobre a perspectiva da História da Arte, em obras mas o mito não tanto, mas teria sido interessante!

  • @sergiomonteiro9338
    @sergiomonteiro9338 ปีที่แล้ว +3

    O diploma ead é a mesma coisa que o presencial??? Muda alguma coisa???

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว +3

      Olá Sérgio! Sim o diploma do ensino à distância e a mesma coisa que o presencial! Vale do mesmo modo 😊🧡

  • @GabriellaMelo-qm7cg
    @GabriellaMelo-qm7cg ปีที่แล้ว +1

    qual área da história que paga bem?

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว +1

      Olá Gabriella, então não tem. Para não dizer que não há, geralmente Museu, centro Histórico, espaços culturais pagam "bem", porém você precisa ter experiência nessas áreas, com curadoria, com preservação de acervo, alguns exigem pós graduação na área.
      Porque professor(a) dependerá muito do concurso e região, onde moro no Rio de Janeiro não paga bem

  • @liviane4883
    @liviane4883 ปีที่แล้ว +4

    Tô fazendo licenciatura, como fazer bacharelado

    • @canaljustsam
      @canaljustsam  ปีที่แล้ว +4

      Olá Liviane! Depende muito da sua instituição o processo. Geralmente nas públicas (Federal ou Estadual) você solicita a permanência de vínculo para o bacharelado

    • @liviane4883
      @liviane4883 ปีที่แล้ว +1

      Obrigada 😊