MACAÉ - RIO DE JANEIRO

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 พ.ย. 2019
  • Macaé é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. O nome do município é uma referência ao Rio Macaé. Não restam dúvidas de que este é um vocábulo de origem indígena, porém seu significado ainda é controverso:
    - Queriam alguns estudiosos que o termo procedesse da corruptela de maca-ê, "que, entre os nativos, significa macaba doce, por extensão coco doce, produzido pela palmeira macabaíba, abundante na região". Eduardo de Almeida Navarro aponta, como origem etimológica, o termo do tupi antigo mokaîé, que designava a variedade de palmeira conhecida como mocajaíba ou bocaiuva. A atual bandeira da cidade apresenta o desenho de um coqueiro;
    - Outros afirmavam que os índios goitacás se utilizavam da palavra Macaé, que significaria "Rio dos Bagres", para denominar o Rio Macaé.
    Descobertas de sambaquis na Praia de Imbetiba comprovam que a região já era povoada por indígenas há milhares de anos atrás. Quando os primeiros colonos de origem europeia chegaram ao local, no século XVI, encontraram duas tribos rivais: os tamoios e os goitacás.
    As terras do atual município faziam parte da Capitania de São Tomé, indo do Rio Itabapoana ao Rio Macaé e foi batizada de "Macahé".
    Seu povoamento de origem europeia iniciou-se em 1614, quando Portugal se encontrava sob o domínio da Espanha. Para evitar invasões de inimigos, criou-se uma aldeia de índios catequizados.
    No dia 11 de abril de 1832, o famoso naturalista inglês Charles Robert Darwin, após meses de viagem a bordo do navio Beagle, vindo com seus auxiliares da região dos lagos a cavalo e após passar por barra de São João (Distrito de Casimiro de Abreu) se sentiu mal e, ao chegar a Macaé, devido à forte exaustão, desmaiou, sendo levado à localidade situada a três quilômetros ao sul da entrada do Rio Macaé (Praia de Imbetiba, onde hoje existe a Base da Petrobras). Neste lugar, Darwin pernoitou em um estabelecimento comercial chamado "Venda do Mato" e, no dia seguinte, foi para a "Fazenda do Socego", de propriedade de Manoel Figueiredo, cuja filha era casada com um escocês chamado Lawrie, que Darwin conhecera no Rio de Janeiro. Nesta fazenda, hoje parte do município de Conceição de Macabu, Darwin coletou insetos e répteis que foram catalogados e incorporados a sua famosa coleção e que serviram de base para sua mais notável publicação, "A Origem das Espécies" (On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life) publicada em 1859.
    Em 1875, foi construída a Cia. Estrada de Ferro Macahé-Campos.
    A via férrea trouxe novo impulso e, mais tarde, os trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina.
    A partir de 1974, com a descoberta de petróleo na Bacia de Campos, o município, que permanecia rural, começou a sofrer profundas mudanças em sua economia e cultura, recebendo grande quantidade de pessoas de várias partes do país e do mundo, a fim de atender a crescente demanda desta cidade por mão de obra especializada, até hoje ainda não suprida totalmente, tornando os salários oferecidos na cidade bem atraentes.
    Contando com 23 quilômetros de litoral, o clima é quente e úmido na maior parte do ano, com temperaturas que variam entre 23 °C e 38 °C, amplitude térmica considerável, ocasionada pela troca de ventos entre o litoral e a serra, relativamente próximos. É também conhecida como "Princesinha do Atlântico".
    O petróleo é maior força econômica de Macaé. A cidade vive em um grande crescimento econômico desde a década de 1970, quando a Petrobras escolheu Macaé para ser a sede de suas operações na Bacia de Campos. Mais de quatro mil empresas Offshore se instalaram no município, surgiram hotéis de luxo e empreendimentos do setor de serviços e restaurantes, com aumento do turismo de negócios. Macaé também sedia a Brasil Offshore, feira do setor de petróleo que reúne quase 500 empresas, de 50 países. A feira é realizada no Centro de Convenções Jornalista Marinho, o segundo maior do estado, construído em uma área de 110.000 m2.
    Um levantamento da produção de óleo e gás nacional, atualizado pela ANP em maio de 2019 indica que o pós-sal, concentrado na Bacia de Campos, gerou 1.367 milhões de barris, o que representa 40% da produção nacional. Para desenvolvimento de projetos e ampliação da capacidade produtiva, a Petrobras anunciou que vai investir US$ 21 bilhões na Bacia de Campos nos próximos cinco anos, o que deve gerar indiretamente emprego, renda e royalties para a cidade.
    Maiores informações sobre a cidade de Macaé e sobre outras cidades brasileiras, suas histórias, suas economias e suas atrações turísticas, culturais e de lazer, podem ser encontradas no endereço www.imagensdobrasil.com.br. . Dê o prazer de sua visita!
    Referência para o texto: Wikipédia.

ความคิดเห็น •