Romantismo no Brasil - Prosa Verso (poesia) *Maior liberdade espacial. Linhas preenchidas irregularmente. Prosa *Preenchimento regular das linhas, de uma margem à outra. *Atenção: “romance romântico” não é pleonasmo! Trata-se de uma narrativa longa, produzida no Romantismo, com as características desse período. *Início: Brasil - século XIX. *Leitura de romances publicados em jornal capítulo a capítulo (folhetins). *No Romantismo, prosa e poesia foram produzidas simultaneamente. *A narrativa romântica é dividida em tipos de romances. Tipos de Romances Românticos: Indianista: nacionalismo, construção da identidade nacional, índio como elemento da formação do povo brasileiro. Exemplos: O Guarani e Iracema (José de Alencar). Histórico: passado mais recente, bandeirantes, formação histórica do Brasil contada de maneira idealizada - exaltação de um herói nacional. Regionalista: interior do Brasil (ambiente, cotidiano), local de preservação dos tradicionais e legítimos valores brasileiros do séc.XIX. Exemplos: Inocência (Visconde de Taunay) e a Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães. Urbano: histórias sobre a corte, painel social sobre a vida urbana do Rio de Janeiro. Prosa Romântica Brasileira *Principal nome: José de Alencar. *1º folhetim de sucesso: A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. *Machado de Assis, apesar de ser caracterizado como realista, teve sua fase romântica na juventude.
@@mauroluiz8114 pra que isso cara????? Precisa diminuir um pra exaltar o outro.? Os dois são fodas e ajudam muita gente que n tem condições de pagar um curso.
7:23 Prevejo professores de português do seculo 31 explicando para os alunos como os povos antigos consumiam um estilo de texto chamado "streaming" por uma veiculo chamado "Netflix", que publicava seus textos separados em "temporadas", um conjunto de textos que sempre acabava com o mocinho pegando folego para falar com a mocinha.
Bom dia, Professor. Suas aulas têm ajudado muito nestes tempos de pandemia. Também sou professor de Língua Portuguesa e uso seu material para reforçar o conteúdo de minhas lições. Obrigado por compartilhar conosco. Forte abraço.
Olá, professor! Vi seu vídeo e me inscrevi na hora! Também sou professora e amei sua aula. Dando os devidos créditos, é claro, vou indicar esse vídeo como material de apoio para minha turma do 2°ano, ok? Vocês são muito dinâmicos e divertidos. 👏👏
Esse professor Gabriel é top, ensina bem demais. Muito obrigado professor Noslen e Gabriel por estarem divulgando esse conteúdo aqui no yt e ajudando nós vestibulandos.
Muito boa a aula. Assisti completamente sem me dar conta de que estava estudando (normalmente um processo chato), essa conversação tira toda a tensão de aprender. Parabéns, professores.
| Romantismo no Brasil: prosa A prosa no Romantismo no Brasil ocorreu simultaneamente com a poesia. Os chamados "Romances Românticos" eram narrativas longas publicadas, inicialmente, em folhetins semanais. | Poesia (verso) - divisão em versos e estrofes - maior liberdade espacial; escrita livre - linhas preenchidas irregularmente - poesia romântica: 1ª, 2ª e 3ª Geração | Prosa - divisão em linhas e parágrafos - preenchimento regular de uma margem à outra - ocorre em vários gêneros textuais - prosa romântica: divisão em tipos de romance | Romance romântico - trata-se de uma narrativa longa, com uma trama ou núcleo central e outras tramas menores ao redor desta, produzida no Romantismo, com as características desse período literário. | Principais características - início no Brasil, períodos do século XIX - romances publicados em jornais (folhetins) - publicação capítulo à capítulo em cada edição - prosa e poesia produzidas simultaneamente - poesia dividida em gerações - narrativa (prosa) dividida em tipos de romance | Poesia romântica - 1ª Geração: nacionalista - 2ª Geração: ultrarromântica - 3ª Geração: condoreira | Tipos de romances românticos 1. Indianista: nacionalismo, trabalha a contrução da identidade nacional brasileira, e tem o indígena como elemento nativo da formação do povo brasileiro. Se relaciona com a 1ª Geração. Exemplos: "O Guarani" e "Iracema" (José de Alencar) 2. Histórico: trabalha um passado mais recente em relação à época, bandeirantes, formação histórica do Brasil contada de maneira idealizada - exaltação de um herói nacional. O indianista também é histórico, mas ele trata do início da colonização, da chegada dos portugueses ao Brasil. 3. Regionalista: mostram o interior do Brasil (ambiente, cotidiano), local de preservação dos tradicionais e legítimos valores e costumes (cultura) brasileiros do século XIX. Exemplos: Inocência (Visconde de Taunav) e A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães 4. Urbano: histórias sobre a corte, painel social sobre a vida urbana do Rio de Janeiro. A capital é o lugar dos valores novos e da modernidade. | Romantismo na Europa e Brasil - valorização da pátria pelo resgate do passado - cavaleiro simboliza os valores da pátria - indígena simboliza os valores naturais do povo | Principais autores - principal nome: José de Alencar - 1° folhetim de sucesso: Joaquim Manuel de Macedo ("A Moreninha") - Machado de Assis, apesar de ser caracterizado como realista, teve sua fase romântica na juventude.
1 Aquele que abita no esconderijo do altíssimo, à sombra do onipotente descansará. 2 Direi do senhor: Ele é meu Deus, meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 3 Por que ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. -Salmos 91
Noslen, o que mais me entusiasma é esse teu prazer e amor pelo que faz. Chego a sentir exalar do teu sorriso, a essência da alma. Meus cadernos estão parecendo pinturas vivas, tão organizados . Tenho um só de conteúdos de literaturas e outro com coletâneas com poesias e poemas que adoro. Entre eles: Flor Bela Espanca, Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes, Pablo Neruda e outros.
resumo para quem precisar! - romantismo no Brasil - prosa : - verso (poesia) maior liberdade espacial, linhas preenchidas irregularmente. - prosa preenchimento regular das linhas, de uma margem à outra. • atenção: “romance romântico” não é pleonasmo! trata-se de uma narrativa longa, produzida no Romantismo, com as características desse período. - início: Brasil - século XIX. • leitura de romances publicados em jornal capítulo a capítulo (folhetins). • no romantismo, prosa e poesia foram produzidas simultaneamente. • a narrativa romântica é dividida em tipos de romances. - tipos de romances românticos: • indianista: nacionalismo, construção da identidade nacional, índio como elemento da formação do povo brasileiro. exemplos: O Guarani e Iracema (José de Alencar). • histórico: passado mais recente, bandeirantes, formação histórica do Brasil contada de maneira idealizada - exaltação de um herói nacional (índio). • regionalista: interior do Brasil (ambiente, cotidiano), local de preservação dos tradicionais e legítimos valores brasileiros do séc XIX. exemplos: Inocência (Visconde de Taunay) e a Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães. • urbano: histórias sobre a corte, painel social sobre a vida urbana do Rio de Janeiro. - prosa romântica brasileira • principal nome: José de Alencar. • 1º folhetim de sucesso: A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. • Machado de Assis, apesar de ser caracterizado como realista, teve sua fase romântica na juventude.
Me salvou muito, tenho prova de português amanhã e não sabia nada sobre esse conteúdo, agora graças ao seu vídeo eu já estou preparada pra fazer a prova, obrigadaaaaaaaaaaa🙏🏻🙏🏻
Olá!Sou Rebecca aluna], da Escola Humberto Soares, Petrolina/PE, Parabéns! Ótima aula, além de me ajudar a aprender me deverti muito,com o humor dos professores ,quebra o galho da aula chata ...enfim adorei!! canal/blog].
Suas aulas me dão realmente vontade de aprender português !! Sempre me animam. Didática excelente e com bom humor. As vezes to desanimado estudando, mas seus vídeo me animam rapidinho ^-^
Eu vi em uma história em quadrinhos do Pateta (Vasco da Gama), em que ele ia escrever uma mensagem para a mãe dele. E aí o Mickey falava: "Só não vá escrever um romance". Nesse momento ele se referia a um grande texto...
Q anjo,agora q vim aprender literatura, vou ensinar minha filha, professor, tenho q fazer uma paródia sobre:romantismo, realismo e naturalismo uma paródia falando dos três
Romantismo no Brasil - Prosa
Verso (poesia)
*Maior liberdade espacial. Linhas preenchidas irregularmente.
Prosa
*Preenchimento regular das linhas, de uma margem à outra.
*Atenção: “romance romântico” não é pleonasmo! Trata-se de uma narrativa longa, produzida no Romantismo, com as características desse período.
*Início: Brasil - século XIX.
*Leitura de romances publicados em jornal capítulo a capítulo (folhetins).
*No Romantismo, prosa e poesia foram produzidas simultaneamente.
*A narrativa romântica é dividida em tipos de romances.
Tipos de Romances Românticos:
Indianista: nacionalismo, construção da identidade nacional, índio como elemento da formação do povo brasileiro.
Exemplos: O Guarani e Iracema (José de Alencar).
Histórico: passado mais recente, bandeirantes, formação histórica do Brasil contada de maneira idealizada - exaltação de um herói nacional.
Regionalista: interior do Brasil (ambiente, cotidiano), local de preservação dos tradicionais e legítimos valores brasileiros do séc.XIX.
Exemplos: Inocência (Visconde de Taunay) e a Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães.
Urbano: histórias sobre a corte, painel social sobre a vida urbana do Rio de Janeiro.
Prosa Romântica Brasileira
*Principal nome: José de Alencar.
*1º folhetim de sucesso: A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo.
*Machado de Assis, apesar de ser caracterizado como realista, teve sua fase romântica na juventude.
poha, te amo, namoral
Perfeita pqp
@@ayallaoliveira7113 🥺❤
@@brendhafernandes9784 👀❤
@@goncalves_beea deu trabalho escrever hein...
O professor Gabriel é muito bom! Parece que já nasceu sabendo do assunto
Melhor que noslen
@@mauroluiz8114 pra que isso cara????? Precisa diminuir um pra exaltar o outro.? Os dois são fodas e ajudam muita gente que n tem condições de pagar um curso.
@@mauroluiz8114 eu gosto mais do Noslen e preferia um vídeo dele sozinho explicando o assunto 😅.
1 já é bom, imagina 2 profs bons juntos😇👏👏👏🙏☺️🥰😁
@@mauroluiz8114 cala boca ai parceiro
7:23 Prevejo professores de português do seculo 31 explicando para os alunos como os povos antigos consumiam um estilo de texto chamado "streaming" por uma veiculo chamado "Netflix", que publicava seus textos separados em "temporadas", um conjunto de textos que sempre acabava com o mocinho pegando folego para falar com a mocinha.
E um conjunto de textos sobre adolescente fazendo sexo e usando drogas. Não entendo a netflix.
O mundo num dura até lá não
Ou também sobre fanfics
@@guilhermesouza4668 XD
Bom dia, Professor. Suas aulas têm ajudado muito nestes tempos de pandemia. Também sou professor de Língua Portuguesa e uso seu material para reforçar o conteúdo de minhas lições. Obrigado por compartilhar conosco. Forte abraço.
Olá, professor!
Vi seu vídeo e me inscrevi na hora! Também sou professora e amei sua aula. Dando os devidos créditos, é claro, vou indicar esse vídeo como material de apoio para minha turma do 2°ano, ok? Vocês são muito dinâmicos e divertidos. 👏👏
Mais um professor presente aqui durante a pandemia e indicando esse material de excelente qualidade aos meus alunos. Abraço.
Uau! Que delícia estudar com vocês dois juntos. Muito divertida a aula, aprendi muito!!
Esse professor Gabriel é top, ensina bem demais. Muito obrigado professor Noslen e Gabriel por estarem divulgando esse conteúdo aqui no yt e ajudando nós vestibulandos.
O livro físico nunca será ultrapassado, é perfeito demais
❤
A frase "separados já são bons, imagina juntos", nunca fez tanto sentido 😅 Muito bom!!! 👏🏻❤
Que vídeo excepcional! Eu amei!
Que Deus abençoe e que Nossa Senhora interceda! ❤️
"Por isso que a expectativa de vida era menor"
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
dorme!
@@eliasray920 😐
@@ingridvitoria9355 manda ele se lascar
@@geovanafernandes4989 já falei pra margarete mais ela n quis pagar o almoço de ontem
Faço minha leitura pelo celular. Mas não pq eu goste e sim pelo fato do livro impresso ser muito caro.
É duas!
É três
É quatro
É cinco
Eu tô relendo todos os meus livros pelo celular.
Mds eu nunca vi um professor tão maravilhoso como ele 💖💖💖, me salvando de cada assunto KKKK
NOSLEN E GABRIEL, SOU FÃ!!!!! OBRIGADA!!! ME AJUDA MUITO ESSAS INFORMAÇÕES COM OS ALUNOS.
Professor Noslen, você é o melhorrrr! Muito obrigada pelas suas aulas!!!
gente, eles dois juntos são uma fofora, amei a aula, muito obrigado!!
Muito boa a aula. Assisti completamente sem me dar conta de que estava estudando (normalmente um processo chato), essa conversação tira toda a tensão de aprender. Parabéns, professores.
Não troco livro físico por nadaaaaa nesse mundo ❤ Aula perfeita Mds
Eu amo as participações do Gabriel, ótimo professor!!
Adoro quando vocês dão aulas juntos, um super agitado o outro mais calmo, parece que se complementam.
Ótima aula professor Noslen e professor Gabriel 💕 vocês são incríveis
parabéns, professor Gabriel. Você é um excelente profissional.
Professor Noslen sério mesmo, vc é incrível!♥️ obrigada pelas suas aulas. Elas estão me salvando bjs 😘
nem vou ter mais prova de literatura, mas já vou dando meu like pra não perder o costume e pra dar aquela fortalecida
Tenho prova amanha e me deparo com esse video maravilhoso
Eu mesma
Também
Eu tenho segunda kkkk
Olá! Sou Polyana, da Escola Humberto Soares, Petrolina/PE, gostei muuuuitooo, o melhor com certeza!!!
| Romantismo no Brasil: prosa
A prosa no Romantismo no Brasil ocorreu simultaneamente com a poesia. Os chamados "Romances Românticos" eram narrativas longas publicadas, inicialmente, em folhetins semanais.
| Poesia (verso)
- divisão em versos e estrofes
- maior liberdade espacial; escrita livre
- linhas preenchidas irregularmente
- poesia romântica: 1ª, 2ª e 3ª Geração
| Prosa
- divisão em linhas e parágrafos
- preenchimento regular de uma margem à outra
- ocorre em vários gêneros textuais
- prosa romântica: divisão em tipos de romance
| Romance romântico
- trata-se de uma narrativa longa, com uma trama ou núcleo central e outras tramas menores ao redor desta, produzida no Romantismo, com as características desse período literário.
| Principais características
- início no Brasil, períodos do século XIX
- romances publicados em jornais (folhetins)
- publicação capítulo à capítulo em cada edição
- prosa e poesia produzidas simultaneamente
- poesia dividida em gerações
- narrativa (prosa) dividida em tipos de romance
| Poesia romântica
- 1ª Geração: nacionalista
- 2ª Geração: ultrarromântica
- 3ª Geração: condoreira
| Tipos de romances românticos
1. Indianista: nacionalismo, trabalha a contrução da identidade nacional brasileira, e tem o indígena como elemento nativo da formação do povo brasileiro. Se relaciona com a 1ª Geração.
Exemplos: "O Guarani" e "Iracema" (José de Alencar)
2. Histórico: trabalha um passado mais recente em relação à época, bandeirantes, formação histórica do Brasil contada de maneira idealizada - exaltação de um herói nacional. O indianista também é histórico, mas ele trata do início da colonização, da chegada dos portugueses ao Brasil.
3. Regionalista: mostram o interior do Brasil (ambiente, cotidiano), local de preservação dos tradicionais e legítimos valores e costumes (cultura) brasileiros do século XIX.
Exemplos: Inocência (Visconde de Taunav) e A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães
4. Urbano: histórias sobre a corte, painel social sobre a vida urbana do Rio de Janeiro. A capital é o lugar dos valores novos e da modernidade.
| Romantismo na Europa e Brasil
- valorização da pátria pelo resgate do passado
- cavaleiro simboliza os valores da pátria
- indígena simboliza os valores naturais do povo
| Principais autores
- principal nome: José de Alencar
- 1° folhetim de sucesso: Joaquim Manuel de Macedo ("A Moreninha")
- Machado de Assis, apesar de ser caracterizado como realista, teve sua fase romântica na juventude.
seu resumo ajudou muito. obrigadaaaa🥰
Melhor professor que ele não existe!
Reaal ❤❤
Vdd
meu deus, o professor gabriel é muito bom! o jeito dele, tudooo.
1 Aquele que abita no esconderijo do altíssimo, à sombra do onipotente descansará. 2 Direi do senhor: Ele é meu Deus, meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 3 Por que ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
-Salmos 91
Noslen, o que mais me entusiasma é esse teu prazer e amor pelo que faz. Chego a sentir exalar do teu sorriso, a essência da alma.
Meus cadernos estão parecendo pinturas vivas, tão organizados . Tenho um só de conteúdos de literaturas e outro com coletâneas com poesias e poemas que adoro. Entre eles: Flor Bela Espanca, Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes, Pablo Neruda e outros.
Conteúdo incrível! Caí aqui de paraquedas e me deparo com essa Didática maravilhosa, muito obrigada professor❣
Olá! Sou Vitória Ellen dos Santos Pereira da Escola Humberto Soares, Petrolina/PE.Parabéns,execelente canal,aula super completa.
resumo para quem precisar!
- romantismo no Brasil - prosa :
- verso (poesia)
maior liberdade espacial, linhas preenchidas irregularmente.
- prosa
preenchimento regular das linhas, de uma margem à outra.
• atenção: “romance romântico” não é pleonasmo! trata-se de uma narrativa longa, produzida no Romantismo, com as características desse período.
- início: Brasil - século XIX.
• leitura de romances publicados em jornal capítulo a capítulo (folhetins).
• no romantismo, prosa e poesia foram produzidas simultaneamente.
• a narrativa romântica é dividida em tipos de romances.
- tipos de romances românticos:
• indianista: nacionalismo, construção da identidade nacional, índio como elemento da formação do povo brasileiro.
exemplos: O Guarani e Iracema (José de Alencar).
• histórico: passado mais recente, bandeirantes, formação histórica do Brasil contada de maneira idealizada - exaltação de um herói nacional (índio).
• regionalista: interior do Brasil (ambiente, cotidiano), local de preservação dos tradicionais e legítimos valores brasileiros do séc XIX.
exemplos: Inocência (Visconde de Taunay) e a Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães.
• urbano: histórias sobre a corte, painel social sobre a vida urbana do Rio de Janeiro.
- prosa romântica brasileira
• principal nome: José de Alencar.
• 1º folhetim de sucesso: A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo.
• Machado de Assis, apesar de ser caracterizado como realista, teve sua fase romântica na juventude.
Aula bastante interativa e explicativa! Gostei muito!
5:54 caraaa é muito bom vc ter o livro em mãos, sentir aquele cheiro de livro maravilhoso
Melhor Professor do YT Brasil! Gostei muito do vídeo parabéns!
Noslen, Vc é d+++++++++! Parabéns! Que abordagem maravilhosa!
Estou acompanhando desde a aula de contexto histórico do Romantismo. Obrigado por esse canal e essas aulas excelentes!
Muito bom! Amo a didática do professor Gabriel
eu amo esses dois ainda mais dando aula juntos!amo,amo!
Suas aulas aqui no TH-cam são as melhores!!
Me salvou muito, tenho prova de português amanhã e não sabia nada sobre esse conteúdo, agora graças ao seu vídeo eu já estou preparada pra fazer a prova, obrigadaaaaaaaaaaa🙏🏻🙏🏻
Olá! Sou Fernanda de Sá ,da Escola Humberto Soares, Petrolina/PE.Excelente aula .
Amei os dois juntos ,façam mais vídeos juntinhos ❤, a aula foi perfeita.
Assistindo com a filhota! Obrigada, professor!
Olá!sou lara dos santos da Escola Humberto soares, Petrolina/PE
Aula super divertida.
É um dos poucos conteúdos que eu realmente gosto de estudar. Viva a Literatura, principalmente a brasileira
Quando esse Gabriel entra, impossível não prestar atenção no assunto, muito bom.
noslen vc salva o brasil inteiro lov u
Um vídeo incrível, dedicado para pessoas que com certeza tirará notas boas
Amei essa aula, super dinâmica e divertida!
Que aula meus amigos, que aula!! Valeu professor
Olá! Sou Maria Alice da escola Humberto Soares de Petrolina PE e gostei muito da sua aula muito boa!
vcs são os melhores! aula mt divertida, parabéns
professor Gabriel e muito bom,explica muito bem.
Olá! Sou Leonardo da escola Humberto Soares, Petrolina PE parabéns pela ótima aula.
cada dia aprendendo mais, valeu professor
Olá!Sou Rebecca aluna], da Escola Humberto Soares, Petrolina/PE, Parabéns!
Ótima aula, além de me ajudar a aprender me deverti muito,com o humor dos professores ,quebra o galho da aula chata ...enfim adorei!!
canal/blog].
Que video incrível!!! Super detalhado💓
Momento perfeito para esse vídeo, tenho prova amanhã sobre esse assunto
Livro físico é maravilhoso! Amo ler ❤️
Caramba, que aula maravilhosa!
Não desmerecendo o Noslen, mas esse professor Gabriel manja demais, sabe tudo de cabeça, digamos assim.
Ótima aula, Professor Gabriel é muito bom também!
Que maravilha estudar com esses dois!
No momento certo Deus fará acontecer 🙏❤❤
Excelente aula! Muito obrigada!!!
caraca mano, os vídeos são tão bons que passam em segundos
Que aula grandiosa, tenha prova essa semana e isso vai me ajudar demais! 💪🏻
É tão divertido estudar com professores assim. 🤣🤣
Devia ser muito bom ler os folhetins capítulo a capítulo.
Eu acho lamentável uma aula de qualidade dessa ter apenas 7mil likes.
Suas aulas me dão realmente vontade de aprender português !! Sempre me animam. Didática excelente e com bom humor. As vezes to desanimado estudando, mas seus vídeo me animam rapidinho ^-^
Antes eu me mataaaavvvaaa pra tirar um 7 em português, e hoje tá tão mamão com açúcar tirar um 10 😍😍 é só estudar com o Nono😁😁
Todo mundo merecia ter um professor que nem o Noslen
Aula maravilhosa! E que dupla! ❤️
Amei a dupla!! 👏👏👏👏
Tiro o chapéu, vocês são craques 🇧🇷
Muito obrigado professor!!! Vi seu vídeo para estudar pra prova e consegui tirar uma nota boa, fui uma das pessoas com a nota mais alta da sala!!!
Amo demais, deveria ser mais conhecido.
Os melhores professores
Eu achei ótima a aula me divertir muitooo!!!
Adoro eles juntos 😍
QUE VÍDEO MARAVILHOSO! VCS SÃO INCRÍVEIS!
Melhor aula ❤️❤️🦋
amanhã tenho prova de port, to assistindo seus videos desde as 10 da manha
Eu vi em uma história em quadrinhos do Pateta (Vasco da Gama), em que ele ia escrever uma mensagem para a mãe dele. E aí o Mickey falava: "Só não vá escrever um romance". Nesse momento ele se referia a um grande texto...
Sim... Kkk
Ei professor o senhor é o melhor do mundo
Estou de olho nessa sua plataforma, pensando seriamente em me matricular .
Pô, o professor Gabriel é top véi
Maravilhosos!👏👏👏👏
Grato por postar ,visando a nossa formação.
Eu amo suas aulas!
Ótima aula, como sempre bem explicado!
Q anjo,agora q vim aprender literatura, vou ensinar minha filha, professor, tenho q fazer uma paródia sobre:romantismo, realismo e naturalismo uma paródia falando dos três
que aula maravilhosaa!! ❤
Olá! Sou Miguel Angelo, da Escola Humberto Soares, Petrolina/PE, muito top
Que aulas, senhores! que aula!!
ótimas aulas e as músicas são ótimas
Melhor professor!