REDAÇÃO ENEM 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira - Imaginie

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 16 ม.ค. 2021
  • TEMA REDAÇÃO ENEM 2020: Comentário dos especialistas - Imaginie Redação
    O que era esperado da redação do Enem:
    “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, esse foi o tema da REDAÇÃO ENEM 2020!
    Neste vídeo vou te mostrar quais são as expectativas da banca de correção em relação aos argumentos, aos repertórios e às informações a serem apresentadas.
    Antes, não deixe de inscrever neste canal e comentar aí como vocês foram na redação.
    Para começar vamos analisar o comando do tema. O aluno deve se atentar a cada palavra-chave para não cometer tangenciamento ou mesmo fuga ao tema.
    A palavra “Estigma” dá origem ao verbo estigmatizar, sabe o que isso significa? Quando estigmatizamos algo ou alguém, queremos qualificar pejorativamente, ou seja, negativamente. Isso pode ser marcado de várias formas, inclusive por uma condição do indivíduo, como ter Depressão, Transtorno de Ansiedade, Síndrome do Pânico, dentre outros. O estigma está muito ligado ao preconceito sobre algo.
    Veja, alguns repertórios socioculturais que podem ser citados sobre o tema.
    O Livro “Holocausto brasileiro”, de Daniela Arbex: relata a história do Hospital Colônia de Barbacena, conhecido pela superlotação e pelos maus-tratos aos pacientes. Pessoas de todo o Brasil eram recolhidas e levadas à instituição.
    Conto “O alienista”, de Machado de Assis: narra a história de Simão Bacamarte, um médico que, à menor suspeita de traços que fogem à “normalidade”, interna os moradores da vila de Itaguaí no manicômio Casa Verde.
    Filme "Coringa", dirigido por Todd Philips: aborda a questão da saúde mental do personagem Coringa, interpretado por Joaquin Phoenix, as negligências sofridas nos serviços de tratamento para transtornos psicológicos e o preconceito da sociedade em relação aos doentes mentais.
    Filme “Nise: O coração da loucura”, dirigido por Roberto Berliner e estrelado por Glória Pires: conta a história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999), que renovou o tratamento oferecido às pessoas com problemas mentais e, em especial, àquelas com esquizofrenia.
    Movimento da Luta Antimanicomial: ocorreu em São Paulo, em 1987, e promoveu a retirada dos pacientes com doenças mentais dos hospitais. O movimento denunciava os abusos e a violação de direitos humanos sofridos pelos pacientes nos manicômios, os quais passavam por medidas agressivas mascaradas de tratamento.
    Confira agora alguns possíveis argumentos:
    . Muitas pessoas encaram doenças psiquiátricas como sinal de fraqueza, frescura e até mesmo loucura, devido ao fato de as doenças mentais não serem vistas como parte da saúde física, já que não são palpáveis. Muitas pessoas não acreditam que seus parentes mais próximos possam estar com problemas clínicos sérios, o que ocorre em parte porque, muitas vezes, a saúde mental não é vista como parte da saúde física. As doenças psiquiátricas não são levadas a sério porque não são visíveis, como um osso quebrado ou uma enfermidade de pele, por exemplo.
    Segundo Drauzio Varella, “Quando se tem depressão, pacientes são tachados de preguiçosos e pessimistas, e o medo de um rótulo faz com que muitos não procurem tratamento. Só passamos a acreditar que algo realmente está errado quando o pior acontece.”
    . Também a criação de um padrão de felicidade inalcançável, em que demonstrações de tristeza são vistas como frescura ou falta de esforço. A criação desse ideal traça um padrão de comportamento social uniformizante. Nele, todos devem ser felizes, trabalhar e esconder sentimentos antagônicos: como tristeza, angústia e ansiedade. Logo, a tentativa de se encaixar nesse modelo cria distância dos sentimentos reais, e quem os demonstra é rotulado, o que progressivamente dificulta a interação social.
    Confira agora alguns possíveis argumentos:
    . Muitas pessoas encaram doenças psiquiátricas como sinal de fraqueza, frescura e até mesmo loucura, devido ao fato de as doenças mentais não serem vistas como parte da saúde física, já que não são palpáveis. Muitas pessoas não acreditam que seus parentes mais próximos possam estar com problemas clínicos sérios, o que ocorre em parte porque, muitas vezes, a saúde mental não é vista como parte da saúde física. As doenças psiquiátricas não são levadas a sério porque não são visíveis, como um osso quebrado ou uma enfermidade de pele, por exemplo.
    Segundo Drauzio Varella, “Quando se tem depressão, pacientes são tachados de preguiçosos e pessimistas, e o medo de um rótulo faz com que muitos não procurem tratamento. Só passamos a acreditar que algo realmente está errado quando o pior acontece.”
    ...
    ---------
    CUPOM DE DESCONTO EXCLUSIVO DO CANAL DO TH-cam: "QUERO1000" ganhe 15% de desconto!
    ➡ Conheça os planos de correção de redação da Imaginie: bit.ly/imgn-youtube
    ➡ Saiba mais sobre Redação, Temas de Redação, ENEM e outros Vestibulares em: bit.ly/youtube-imaginie
    #ENEM2020 #REDAÇÃO

ความคิดเห็น • 57

  • @emersonbarbosa6835
    @emersonbarbosa6835 3 ปีที่แล้ว +2

    Ganhou mais um inscrito.

  • @kleberb4840
    @kleberb4840 ปีที่แล้ว +2

    Gostei do vídeo, muito esclarecedor pois eu n tava entendendo nada kkkkkk

  • @Imaginie
    @Imaginie  3 ปีที่แล้ว +1

    Vocês podem tirar suas dúvidas na live do dia 27/01: th-cam.com/video/CzrjrkJTdUA/w-d-xo.html ;)

  • @patricialorrayne1333
    @patricialorrayne1333 3 ปีที่แล้ว +5

    Falei no primeiro parágrafo do desenvolvimento da falta de conhecimento dos estudantes e a separação das pessoas que sofrem de de doenças mentais. No entanto, no segundo falei do descauso do governo com a saúde dessas pessoas que sofrem, tem a ver alguma coisa

  • @heloizasilva3162
    @heloizasilva3162 3 ปีที่แล้ว +7

    Eu sitei dados do psiquiatra e escritor algusto Cury na introdução argumentando a falta de discussão sobre o assunto que gera o preconceito na sociedade brasileira, o livro o futuro da humanidade no d1 e o personagem Thor (Pois no último filme ele estava em depressão) no D2.
    Estou confiante, espero ter tirado uma boa nota💗

  • @andersonalmeida5059
    @andersonalmeida5059 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu fiz uma citação a fala do Guido Palomba Psiquiatra Forense de renome internacional e autor de vários livros e tbm foi diretor do Manicômio Judiciário de São Paulo, " O meio em que os psicopatas mas aparecem na sociedade é na política". Será que vou perder pontos ou é uma boa citação?!?! Me Ajudem ai galera!

  • @JeanCarlos-xh6fd
    @JeanCarlos-xh6fd 3 ปีที่แล้ว +3

    Citar a falta de investimentos governamentais em prevenir essas doenças , está errado?

  • @leonardofiori1727
    @leonardofiori1727 ปีที่แล้ว

    Oi tudo bem?
    Pode me dizer duas teses por favor sobre esse tema?
    Porque tenho redação na minha escola sobre esse tema

  • @lud436
    @lud436 3 ปีที่แล้ว +3

    Professora, eu citei estigmas na introdução e na conclusão. Mas no primeiro parágrafo de desenvolvimento eu falei sobre como o cotidiano acelerado da vida urbana contribui para o surgimento de mais casos de problemas mentais. Tenho medo de perder pontos por n ter centrado esse parágrafo nos estigmas, abordei mais sobre um agravador dos problemas mentais. Porém, 2º de desenvolvimento eu falei sobre o preconceito por parte da sociedade, a banalização e romantização das doenças mentais. Nesse eu achei que entrei mais na temática de estigmas. Será que perderei pontos pelo primeiro parágrafo do desenvolvimento? O tema foi tangenciado ou o 2° do desenvolvimento salvou meu texto? Achei minha redação bem escrita mas me bateu muito medo de n ter entrado bem no tema. É meu primeiro enem valendo...

  • @camilavitoria6471
    @camilavitoria6471 3 ปีที่แล้ว +14

    Eu queria saber se eu fugi do tema ou tangenciei. pqe eu não citei o estigma no texto eu só citei depressão, suicido, como as pessoas estão tentam se enquadrar cada vez mais no padrão que as redes sociais impõe. Citei Platão "o importante não é viver, mas viver bem" citei tbm a série "os 13 porques" e coloquei na introdução a constituição federal de 1988 (art 6°) tô tão triste com medo de ter fugido de tema e zerar

  • @hv4345
    @hv4345 3 ปีที่แล้ว +17

    Minha introdução foi essa, creio que fugir um pouco do tema.
    Consoante ao cantor e compositor, brasileiro, Roberto Carlos em sua canção " é preciso saber " nos leva, a reflexão que é dever nosso saber viver. No entanto, esse dever não tem sido compreendido, uma vez que, o estigmas associados a saúde mental atual, permanecem em nossa sociedade. Entretanto, os tratamentos oferecidos a pessoas com transtornos mentais são precários. Visto que, a falta de informação gera preconceito e exclusão pessoas com problemas mentais, por diversas vezes são exclusas.

  • @renatomenezes5189
    @renatomenezes5189 3 ปีที่แล้ว +9

    Bom dia profs, quando vocês vão botar o tema do enem na plataforma para correção??

    • @Imaginie
      @Imaginie  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá Renato, está disponível na plataforma.

  • @FernandaSantos-dd5dx
    @FernandaSantos-dd5dx 3 ปีที่แล้ว +4

    Falei em questão do tabu associado como uma forma de estigma e a ascensão de uma sociedade do desempenho,tangenciei?

  • @marianazzorzenon
    @marianazzorzenon 3 ปีที่แล้ว +6

    acontece q eles colocaram outro significado pra estigma, como que faz? Fiquei super na dúvida

    • @henriquemezadredasilvz242
      @henriquemezadredasilvz242 3 ปีที่แล้ว

      SIMMMMMM

    • @vw2422
      @vw2422 3 ปีที่แล้ว

      Eu não sabia o significado, então eu fui com o que tava lá KKKKKKK tô lascada

  • @costa3026
    @costa3026 3 ปีที่แล้ว +1

    Olá , o imaginie faz correções de redações com foco também na UERJ/ UEMA , ou é disponibilizado apenas o estilo ENEM ?

  • @juliamaia1920
    @juliamaia1920 3 ปีที่แล้ว +3

    Creio q fui bem, pois abrangi as redes socias como incentivadores à procura por profissionais.

  • @BOPEJUAN360
    @BOPEJUAN360 ปีที่แล้ว +1

    Olha que legal! Minha prova de Língua portuguesa, será sobre 3 possíveis temas: "Invisibilidade e registro civil", "Estigma associado às doenças mentais" e "A valorização dos povos tradicionais", cujo os temas mencionados, serão os possíveis de cair na redação/prova. Portanto, devo estudar para tirar boa nota.

    • @Lionxs8624
      @Lionxs8624 10 หลายเดือนก่อน

      facinho po

  • @lisiamoreira5363
    @lisiamoreira5363 3 ปีที่แล้ว +1

    Falar estigma negativo é redundante? Se sim perco ponto rm qual competencia?

  • @astikos270
    @astikos270 3 ปีที่แล้ว

    the rock 😎😎😎

  • @kaito7298
    @kaito7298 ปีที่แล้ว

    Alguém do Sá Nunes vendo isso???

  • @mateusmarques3130
    @mateusmarques3130 3 ปีที่แล้ว +1

    Vocês vão colocar a redação na plataforma pra correção????

    • @Imaginie
      @Imaginie  3 ปีที่แล้ว

      Olá Mateus, sim. Já está disponível.

  • @gabrielcunha1178
    @gabrielcunha1178 3 ปีที่แล้ว +3

    no d1 eu falei sobre como a superexposição dos influenciadores digitais influenciam no aumento de casos de doenças mentais, no d2 falei sobre como o governo contribui para a manutenção do preconceito ao não investir na saúde mental dos brasileiros... é meu primeiro enem, nem conhecia esse tangeciamento, tô com mt receio

    • @gabrielcunha1178
      @gabrielcunha1178 3 ปีที่แล้ว

      Uma parte do d2 foi até assim: "o sistema governamental falha com a população brasileira ao não investir suficientemente na saúde mental dos brasileiros contribuindo, assim, na manutenção do preconceito no que diz respeito ao estigma às doenças mentais"

  • @clenylsoncastro2837
    @clenylsoncastro2837 3 ปีที่แล้ว +9

    Eu abordei em quase toda a redação a depressão podie ser considerado fuga ao tema?

  • @osmarnogueira6268
    @osmarnogueira6268 3 ปีที่แล้ว +2

    SIM...EU REGACEI NA REDAÇÃO.

  • @MatheusOliveira-ue2nx
    @MatheusOliveira-ue2nx 3 ปีที่แล้ว +3

    Minha redacao:
    "No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". Atraves deste trecho, do poeta modernista carlos drumonnd de andrade, ve-se que as doencas mentais, se configuram como um obstaculo na vida de muitos brasileiros, nesse contexto, nao ha duvidas de que esse problema é um desafio no país, o qual ocorre, infelizmente, devido nao so a negligencia do governo, mas tambem ao preconceito de algumas pessoas.
    Deve se pontuar, de inicio, que a negligencia do governo esta entre as causas da problematicA, de acordo com a organizacao mundial da saude (OMS), mais de 11,5 milhoes de brasileiros tem depressao,isso ocorre, porque o governo nao promove a criacao de tratamentos eficaces para doencas mentais, os tratamentos sao bem precarios, principalmente em hospitais publicos, diante do exposto, nota-se que é inadimissivel esse descaso do governo em relacao a essa situacao.
    Cabe salientar, outrossim, que o preconceito que algumas pessoas tem com doencas mentais, tambem é fator responsavel pelo revés." eu vejo o futuro repetir o passado". Analogamente a este fragmento da cancao "o tempo nao para", do cantor e poeta brasileiro cazuza, percebe-se que o preconceito nao surgiu agora, outrora, tal problematica ja existia, no entanto, ultimamente, esse preconceito em relacao a doencas mentais aumentou bastante, muitas pessoas consideram esses problemas como "frescura". Diante de tal contexto, evidencia-se que é inconcebivel esse preconceito por parte de algumas pessoas.
    Infere- se, portanto, que o problema se mostra uma grande pedra a ser removida do caminho para o desenvolvimento, neste sentido, é imprescindivel, que o governo cria tratamentos eficientes para doencas mentais, por meio de melhorias em hospitais, melhorias nas informacoes passadas para as pessoas que sofrem desse problema, como dicas em jornais, tv e internet por exemplo, e etc, com a finalidade de acabar com este estigma relacionado a doencas mentais no brasil, so assim, com base na 1° lei de newton, esse problema sairá da inercia.
    O que acharam ?

    • @TheofDun007
      @TheofDun007 3 ปีที่แล้ว

      Exagero do cara falar que você tira no máximo “680”. Você focou bem no tema, acredito que tira em torno de 900.

    • @marcelabriitoo5352
      @marcelabriitoo5352 3 ปีที่แล้ว

      @@TheofDun007 eu acabei de ver que no tópico frasal do D2 eu esqueci a palavra estigma, coloquei “ apresentam-se como fator para permanecia das doenças pisicologicas no país”. Porém ao longo do D2 falei sobre o estigma pautado na ausência de tratamentos. Posso ter tangenciado por conta dessa frase ?

    • @LucasAlmeida-rt6jd
      @LucasAlmeida-rt6jd 3 ปีที่แล้ว +2

      @@marcelabriitoo5352 @Marcela Briitoo Se você citou a palavra estigma ou qualquer sinônimo em alguma parte da sua redação não poderá ser acusado de tangenciar o texto, mesmo que voce não se aprofundar no assunto, mesmo que tenha citado a palavra superficialmente.

    • @jaianasantos506
      @jaianasantos506 2 ปีที่แล้ว

      Qual foi sua nota @matheus

    • @MatheusOliveira-ue2nx
      @MatheusOliveira-ue2nx 2 ปีที่แล้ว +2

      @@jaianasantos506 720