Vinil é MELHOR que mídia digital? Qual é a GRAÇA do vinil?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 16 ก.ย. 2024

ความคิดเห็น • 19

  • @diegodacf
    @diegodacf 4 หลายเดือนก่อน +2

    Nada como sentar na frente das caixas com um bom volume e sentir a fluidez de um som sem as compressões absurdas que só o vinil tem. É como vc disse, quem escuta musica de qualquer jeito,jamais saberá a sensação. Ótimo vídeo.

    • @KleversonRoyther
      @KleversonRoyther  4 หลายเดือนก่อน

      Perfeito comentário, bicho! Obrigado!

  • @heversonrodrigues6828
    @heversonrodrigues6828 4 หลายเดือนก่อน

    Cara, adorei o papo do vídeo, e realmente há casos em que o vinil pode superar o "CD", porque pra mim o som do vinil é tridimensional, dá até pra se ouvir a ambiência do estúdio quando se escuta o vinil, claro, por debaixo daquela camada de chiado e estalos. Há poucos álbuns do "Roberto Carlos", por exemplo, que ficaram melhor sonoramente falando, na gravação analógica do vinil!

  • @G.lamaro
    @G.lamaro 4 หลายเดือนก่อน

    Ja tava pensando no vinil, dps de ver teu vídeo vou atrás de conseguir, vlww Klev

    • @KleversonRoyther
      @KleversonRoyther  4 หลายเดือนก่อน

      Poxa, irmão, eu que agradeço por um comentário desse!

  • @igorspn
    @igorspn 4 หลายเดือนก่อน

    ow!!!!!!! mt bom o vídeo. Eu nunca liguei mt, pq achava tudo igual.. e agora tô querendo comprar meu primeiro vinil de alguma banda q "existe", q tá na ativa lançando coisas atualmente, mas n consegui pensar ainda.
    E uma coisa interessante q vc falou dos audiófilos aí: Realmente tem como sentir a diferença entre um som com limiter no talo, e outro com pouca compressão. Da mesma forma q n precisa ser um somelier pra distinguir um vinho doce barato de um razoável. Mas uma pessoa consegue sentir a diferença entre um bom wav comum ou ACC etc pra um som lossless de altíssima resolução? Tem gente q fala q consegue sentir diferença no som q tem 192khz de resolução. Eu simplesmente sou ateu de hi-res, não consigo acreditar q tenha diferença. Alguém pode argumentar q tecnicamente tem diferença e tal. Mas na prática é como um cafeólogo ser capaz de distinguir entre um café feito com água a 95º de outro feito a 95,002º. Em um mundo em que tem tanta pseudociência, pessoas q têm melhoras de dores com tratamentos com evidências de q não funcionam, eu fico pensando nessa coisa do hi-res, pq é algo inofensivo pra sociedade, e não tem nada de ruim alguém falar "eu n gostei dessa música pq a válvula do compressor da voz parece q não foi aquecida o suficiente"... Sério, tem gente q compra sons caríssimos certificados a produzirem o som com uma fidelidade incrível hi-res com precisão quântica. Mas talvez isso seja o que menos influencia no som, e acredito q isso seja inaudível.
    E essa coisa do vinil é mt daora, pq música é arte né. Não é uma dobradiça q vc compra barato e tem a precisão incrível de ser compatível com sua porta. É legal a tecnologia da internet possibilitar um catálogo com praticamente todas as músicas lançadas num lugar só. A tecnologia é top, a exploração dos artistas q n é. Mas como música é arte, o doido é vc viver essa arte do jeito mais legal. Quando a gente compra uma pintura a gente acha foda, mt mais que se fosse uma foto de 50 gigas numa tela de 15k. E o vinil tem um pouco disso. Mesmo que ele tb seja um processo industrial, q n foi o artista q pôs a mão ali no vinil q nem na pintura, é legal q o vinil é uma das coisas mais próximas q podemos ter da arte. Saber q a onda n deixou de ser onda é legal, mas tb a forma de fazer o mix/master, sentir as pancadas, o som pulando pra fora da caixa, é mt bonito.

    • @KleversonRoyther
      @KleversonRoyther  4 หลายเดือนก่อน +1

      Perfeita síntese! Sobre bandas atuais que lançam vinil, sei que no exterior já tem um bocado (o osso é achar um importador que venda a um preço honesto), mas aqui no Brasil tão começando a surgir novas fábricas de discos de vinil, então não duvido que isso pegue por aqui também!

  • @ditorresyt
    @ditorresyt 5 หลายเดือนก่อน +1

    Uma coisa que não vejo ninguém comentando é o quanto vinil é tóxico. Libera particulas tóxicas com o atrito com a agulha. Tem uns vídeos já testando isso aqui no youtube, mas ninguém dá bola.

    • @KleversonRoyther
      @KleversonRoyther  5 หลายเดือนก่อน +1

      Tudo que é feito de PVC vai ter essa toxina, mas o vinil está longe de ser dos mais preocupantes.

    • @ditorresyt
      @ditorresyt 5 หลายเดือนก่อน

      @@KleversonRoyther recomendo assistir o vídeo do Benn Jordan sobre o assunto. Ele testou os níveis de poluição do ar que o disco de vinil proporciona, em minutos as toxinas já chegaram em um nível de risco de inalação até mesmo em curto prazo. Ou seja, em minutos o vinil contaminou o ar do ambiente a ponto de já o transformar em um ambiente tóxico. E isso fica pior o quão mais antigo o disco é, pois o PVC se degrada e libera assim mais toxinas. Tem estudos já comprovando que ficar no mesmo ambiente de um disco de vinil tocando é equivalente a ficar no mesmo ambiente de um fumante, fumando passivamente.

    • @leorighi7865
      @leorighi7865 4 หลายเดือนก่อน

      Opa, eu trabalho com toxicologia e posso falar que a dosagem dessas particulas é bem irrelevante pra nossa saude, a nao ser que tu tenha uma parafilia de lamber o disco

    • @ditorresyt
      @ditorresyt 4 หลายเดือนก่อน +1

      @@leorighi7865 a agulha em contato com o disco libera particulas no ar devido o atrito. Tem testes mostrando que em minutos o ar de um ambiente já é contaminado para niveis não seguros de risco a curto prazo de inalação.

    • @ditorresyt
      @ditorresyt 4 หลายเดือนก่อน

      ​@@leorighi7865 recomendo assistir o vídeo do Benn Jordan sobre o assunto.

  • @heversonrodrigues6828
    @heversonrodrigues6828 4 หลายเดือนก่อน

    Agora eu não sei o porquê, mas mano, por que que você acha que as gravadoras não relançaram ou reeditaram certos álbuns em "CD" de certos artistas ótimos do passado como : "Fernando Mendes", "José Augusto", "Odair José", etc...?

    • @KleversonRoyther
      @KleversonRoyther  4 หลายเดือนก่อน +1

      Cara, ótima pergunta! Eu acredito que o cd só não pegou a mesma tração recente do vinil por causa de toda a experiência "mão na massa" que o vinil proporciona. Um CD, sob essa ótica, não é muito diferente do que um serviço de streaming oferece. Mas mesmo assim já ouvi que tem uma galera da geração Z que tem usado o CD como uma maneira mais barata de fugir do celular.