Canção do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá - Letra e música: Franscisco Fernandes.
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 28 พ.ย. 2024
- No dia 13 de outubro de 2022, na área de formatura da ACADEMIA BOMBEIRO MILITAR - ABM, os alunos do CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS MÚSICOS 2022, que fazem parte da Banda de Música do CBMAP, realizaram a gravação de um vídeoclipe da Canção do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá. O Objetivo do vídeoclipe foi de forma áudiovisual, mostrar o trabalho desenvolvido pelos alunos Casm Pedro, Couto, Alex, Jasiel, Luis Eugênio e Tarcísio, onde criaram e executaram o novo arranjo da Canção do Corpo de Bombeiros do Amapá, como resultado de matérias da grade de música e a matéria de Metodologia da Pesquisa Aplicada à Atividade Bombeiro Militar.
Fizeram participação do vídeoclipe, os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos Músicos, alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, do Curso de Formação de Sargentos, alunos do Curso Especial de Formação de Sargentos e alunos do Curso Especial de Formação de Cabos.
Histórico da Canção do Corpo de Bombeiros do Amapá e seu novo Arranjo.
Composta na década de 1990 a canção do corpo de bombeiros do Amapá exprime com clareza e emoção o cotidiano e as glórias do ser bombeiro militar e seus combatentes a cantam com orgulho e empolgação.
A canção é estruturada em três estrofes e um refrão que se repete entre cada estrofe.
O professor Tiago Fernandes (IN MEMORIAN), importante professor de música no Estado, foi o compositor da letra e da música da canção, porém, esta não possuia arranjo registrado para execução por Banda de Música.
Ao perceber essa necessidade, alunos do curso de aperfeiçoamento de sargentos músicos da turma 2022 preservaram letra e melodia e organizaram o arranjo oficial da Canção do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá e cederam os direitos do mesmo a instituição com registro em arquivo físico e virtual além da produção de clip que foi apresentado no encerramento do referido curso, onde também foram prestadas homenagens aos familiares do autor professor Tiago.
Este trabalho afirma a identidade da instituição através da execução e preservação de um de seus maiores bens imateriais, a Canção do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá.