Pessoal, gostaria de esclarecer nesse comentário é que apesar dos pontos que cito como negativo nesse vídeo, ainda assim eu prefiro o grupo de apenas uma coroa, pois entendo que para o meu estilo de pedal os pontos positivos superam os negativos, mas fiquem a vontade para opinar sobre o que acham melhor. Abraço a todos.
Uns 95% dos ciclistas fazem um cross country que alterna trechos de terra batida e asvezes barro com topografia de média pra pesada,com estradas e avenidas de asfalto,e ese tipo de relação(1 coroa é inútil) as empresas empurram essa porcaria no consumidor para lucrar, e muitas vezes este vai ter que troca a relação e gastar mais,simplesmente vergonhoso,
@@clebertorre715concordo plenamente, a maioria dos ciclistas andam em trechos como você mencionou, esse tipo de grupo foi criado baseado em profissionais de alta performance, e o cara desce a bike do carro e vai para a pista de prova, terreno acidentados, subidas íngremes e tals. A agora a gente que sai de casa no final de semana ou final da tarde e pega vários tipos de terrenos e tals. Não acho tão vantajoso, vai exigir do ciclista condicionamento físico 😂 mas isso aí é bom.
Concordo totalmente. Eu fiz um erro. Sai da minha Relação c21 marchas pra uma coroa só. No meu caso não valeu a pena. Não alivia na subida e não desenvolve nos planos
Coroa single é ótima pra que faz trilhas fora isso só traz desvantagens, que gosta de pedalar asfalto/trilha ou só asfalto grupo de 2 coroas é muito mais vantagem.
Plenamente de acordo. Na minha opinião, fora trilha fechada, trata-se de um downgrade e nao upgrade. Sou bem peba, mas, não me imagino pedalando essa coroinha de 34 dentes. Acho que se trata de jogada de marketing das fábricas. Se fosse bom, usavam no World Tour e ciclocross.
uma coisa que não entendo: me lembro que na época das 18, 21, 24, e depois 27, 30 marchas, a desculpa para "evolução" ( fazendo todos trocar de grupo), era que com mais marchas tinham mais possibilidades de combinações e principalmente o salto de uma marcha para outra seria menor, o que contribuiria para uma melhor cadência (fato) sem perdas e 3 coras na frente fariam com que a corrente trabalhasse sem cruzar e assim teria uma maior durabilidade além de um range de mais de 500%. Então quer dizer que magicamente agora com relações 1x12 esses problemas se acabaram ou é mais uma questão de mercado? Concordo que com menos marchas fica mais simples e pratico a utilização, mas o range de quase todos os grupos de 12 é limitado como foi citado no vídeo. Pretendo algum dia migrar para esse tipo de relação, mas fazendo algumas contas simples aqui (que a maioria ignora) para eu ter um range próximo ao que eu uso atualmente com 3X9 teria que ser um K7 de 9-52 e coroa 34, sei que tem um K7 da Sram com essa combinação mas o preço ainda é proibitivo. Quando ficar popular as relações com esse range ai penso em trocar até lá vou pedalar feliz e contente com minha relação alivio 3x9 que me atende em todas as situações.
Boa análise amigo,eu tbm pensava exatamente assim,pedalei vários anos com 3x6 e 3x7 e com a regra de não cruzar a corrente, recentemente montei uma MTB do zero,e, depois de uma pesquisa enorme, optei por relação 1x12 sem nunca ter andado em uma,e,pasme, não tenho intenção nenhuma de voltar a relação antiga,perdi velocidade final, é fato, mais eu faço muitas trilhas também,e a troca de marchas da " pesada pra leve" se tornou rápida nas trilhas, consigo uma troca rápida pro cog menor pra ganhar velocidade,e retorno pra leve rapidamente, é pena não termos acesso a um teste drive pra conhecer esse aspecto,e aí, só pesquisando e arriscando como eu fiz!!
Apesar de dizer 27 marchas, na realvoce acaba tendo 15 marchas, pois muitas machas da coroa menor são praticamente iguais a da coroa do meio, o mesmo acontece com a coroa maior. Mas ainda vale ressaltar as relações 12 v ainda sofrem com o tamanho do cog, tanto para menor de 11 quanto para maior de 46
@@angeloagnolon Grupo de 1 coroa nunca vai ter um relação mais leve ou mais rápida que com 2 coroas, por exemplo pegue coroa 44 + cassete 11 = muita velocidade ou coroa 26 + cassete 40 = muito mais leve, não vejo nenhum grupo 1x que atenda esse gap.
É importante observar q na relação 1x q, como a coroa única é maior q q pequena da relação 2x ou 3x, a transferência de força traz um resultado melhor mesmo mantendo a razão de dentes. Um razão 0,7 com a coroa de 32d tem melhor desempenho comparado com uma coroa 22d. Vc anda mais com a mesma qtde de giros da coroa.
Sobre a sua dúvida, acredito que a relação "1x11" e "1x12" surgiu da evolução das competições de XCO, onde se tem circuitos fechados e previsíveis, os atletas trocam a coroa de acordo com o relevo da prova, a bike fica mais leve e as trocas são mais ágeis dando vantagem COMPETITIVA para os atletas. Outro ponto que pesou forte para essas relações foram as bikes de enduro Full Suspension, que agora conseguem ter uma geometria do quadro diferenciada tendo mais espaço para o shock traseiro tendo em vista que eliminaram o cambio dianteiro, isto para bikes de Enduro e DownHill foi excelente. Considerando esses pontos, é natural que todo entusiasta e amante de bike quer andar com a relação do campeão Nino e Avancini etc... O mercado só se aproveita desse tesão que todo ciclista tem por bike. Ainda utilizo 3x9 também, pelo mesmo motivo que voce. Não penso em upgrade por agora pois o custo não vale a pena, a relação 3x9 me atende muito bem, penso em mudar no máximo para 2x9 pois quase nunca uso a coroa 22.
Ate que enfim alguem falou sobre as desvantagens. Acredito que realmente tem pessoas que compram e entendem do assunto (1 coroa na frente apenas), mas acho que tem uma galera que compra apenas por que o Mercado colocou e que temos que consumir este produto. Conforme o relato do amigo, nao sabia que a relacao mais leve (coroa 34 cassete 50) nao é tao boa asssim como uma relacao tradicional (3 coroas casse 12 - 32). Preco fora da realidade. Dizer que a vantagem do material todo ser mais leve que a tradicional 3 coroas: Qual seria a deferenca 1kg ?? 2 kg?? O Mercado empurrou aro 29 freio a disco !!!! Vida longa as Montain Bike aro 26 freio vbrake 3 coroas (MTB raiz mano !!)
A minha 26, vbreak, 3 coroas estava parada fazia um tempão, depois da coroa única, 11v, 11x46. Precisei rodar nela. Desenvolvi até melhor que na outra😳.
Nem todo mundo quer se igual, ESSA SIM É A VANTAGEM, TENHO 1,80 DE ALTURA, se eu pedalasse o mesmo tanto que pedalo na 29 teria forte dores no joelho, nas costas principalmente e outras séries de problemas, ressalto problemas ocorrem para quem pedala muito, não digo q é obrigatório usar uma 29 de acordo com sua ALTURA, e sim pelo tanto que vc pedala por dia. NÃO EXISTE TAMANHO DE BIKE RAIZ. TODAS SÃO IGUAIS ATE PORQUE COMECEI COM UMA CALOI ARO 24. FORTE ABRAÇO AMIGO.
Vish estava pensando em pôr... Mudei de ideia kk msm pq meus trajetos são urbanos e oscilam entre subidas e planos. Ter opções de alternar entre coroas menores e maiores é fundamental
Nem 3 nem 1 coroa, a melhor relação para os vários tipos de terrenos é 2x, encara subidas e no plano e descidas tem velocidade. Pra mim oq faz menos sentido mesmo é relação com 3 coroas pq tem muitas repetições de marchas e ainda tem o problema da corrente cruzada
Tenho uma carbono que era com 2 coroas e mudei para uma só. Resultado: Na trilha nota 10. No asfalto nota 5. Não consigo acompanhar quem usa 3. Se tiver um pouquinho de declive pega um embalo da porra.
Coloquei Deore 11V na minha bike... simplesmente sensacional, bom demais pedalar sem ter que ficar cuidando marchas. Com um único trocador acesso todas opções. Coroa 34 com K7 51x11 ficou perfeito. Bem reduzido pras subidas fortes e na medida certa pra ter uma velocidade máxima decente sem pedalar como um ventilador e nem fazer força.
PARABÉNS, Moisés! 1. Conteúdo: Técnico, abordado com profundidade adequada e bons exemplos e transmitido de maneira simples, bem didática. 2. Honestidade: Só pediu like no final, como deve ser. A grande maioria pede like antes de apresentar o conteúdo. 3. Imparcialidade: Apresenta as opções, prós e contras de cada um, deixando a decisão por nossa conta - cada um sabe melhor onde o próprio calo aperta. Tudo de bom e que Deus sempre lhe abençoe. Paz e Bem!
Super bacana os esclarecimentos. Eu estou acabando de passar os 4 mil km com meu conjunto 1x12v. Até o momento não troquei nenhuma peça do conjunto. A meta é chegar os 10 mil km e depois trocar o conjunto. Preciso dizer que utilizo minha bike para o trabalho, rodando uma média de 500 km por mês. É um conjunto de entrada, nada caro, e faço a limpeza a seco, utilizando óleo de cambio com gotas nos elos apenas. Limpo uma vez por semana. A manutenção vai do cuidado que a gente tem, é claro. Se seguir assim e chegar aos 10 mil km, com certeza vai valer a pena. Lembrando que utilizo conjunto de entrada.
já não vou mais comprar bike com uma coroa,vou comprar de duas por ganhar mais velocidade nas retas e pela manutenção que é menos, muito bem explicativo
Tenho duas bikes, uma com coroa única de 34 e k7 11-51 e outra com três coroas, 24-34-42 e k7 11-34 e vou dizer uma coisa, eu prefiro o conforto da bike com a relação de três coroas. Com a de três coroas tenho muito mais opção a começar por ter mais velocidade por causa da coroa 42, porém, nas subidas, sempre fico para trás, mas meu negócio não é competição e sim, curtição! Os mais rápidos que me esperem nos topos das ladeiras 😂! Com relação a manutenção... é como você falou, a manutenção de uma bike com coroa única é muito mais caro! O que eu gasto com a relação de coroa única, dá para comprar 3x a relação da bike com três coroas! Para competidores é uma coisa, mas para amantes do esporte, a gente sempre coloca o custo benefício na balança! Abraço!
Não acho que seja mais cara a manutenção,pq se acaba a coroa da frente ,vc troca só uma coroa ,AGR o ,3 v ,vc sempre vai desgastar uma coroa a mais q a outra ,fica mais caro pra troca !
@@josematheus3133 > Um exemplo que pode ser útil: Um pedivela 3 coroas shimano tourney custa 99,00 no MercadoLivre enquanto esta coroa deore 12v custa 144,00 no mesmo MercadoLivre. E o desgaste da coroa é menor no sistema de coroa tripla. O pessoal do cicloturismo muitas vezes opta por 3 coroas pois ficam revezando as marchas pra poupar o pedivela.
Independente de análises, o que manda no final das contas é o bolso. Uso grupo Deore 3x9 dos antigos, troquei minhas roldanas do câmbio por menos de R$80, troquei o cassete de 9v por outro de marca paralela por menos de R$200 ... Então vamo de 3x9 até o dia em que grupos 1X custem um valor justo, repito: apenas JUSTO.
Infelizmente descobri tardiamente que a única vantagem da coroa única, é só pra lavar a relação. Fora isso as vantagens ficam pros fabricantes e vendedores de peças.
É horrível! Tem que ficar trocando coroa, sendo que na tecnologia que dizem ultrapassada é só mudar a marcha kkkkk além disso, esse hollowtech não aguenta 500km sem começar a ranger ou fazer estalos....
Para quem pedala estradão e asfalto com pouca inclinação pode optar por uma coroa 36 ou se tiver perna sobrando mete uma 38. Uma relação de 12v (11-50, 10-51 ou 10-52) tu nunca mais vai querer saber de duas coroas. Eu particularmente curto andar de single pois mantenho cokpit limpo de cabos e acessórios como trocadores.
Meu querido ! Me da uma luz Rodo 24 marchas 11 / 34 uma Caloi atacama hibrida garfo rígido pneu 700 x 35 To pra montar k7 8v 11/ 40 e coroa única 38 será se fica bom ??? Mais fácil manutenção
@@juliobrandao5752 se tiver muita subida pode ficar pesado,se tiver um bom mecânico a manutenção é tranquilo mas t que ver a compatibilidade das peças o ideal é grupo fechado
Boa tarde, eu sempre usei 3x9 . Faz um ano que troquei de bike e na nova bike 1 x 12 . De inicio fiquei meio preocupado , mas com o tempo a unica modificaçao que fiz fo icolocar 34 dentes na corroa com 11/52 k7 e não me arrependo. Velocidade final no meu caso não é prioridade . Adorei 1x12 e não pretendo voltar para mais de um coroa.. Voce sempre com otimos conteudos Abraço e obrigado
Vídeo bacana sobre assunto polêmico e os 4 pontos colocados são reais. Mudei de 2x10 (que me atendia bem) pra 1x12, pois montei uma bike nova. 1200km depois, não me arrependo. Os pontos 2 e 3, que ouço frequentemente, são confusos! Se vc quer conforto, é pedal passeio e não pode reclamar de não correr na reta! Uso 32 e tem uns cavalos no grupo com 36 e até 38, mas fogem de subidas e tá tudo certo. Tem gente mais sem pressa ainda que usa coroa 30 (fizeram o caminho da fé). Fazendo as contas da relação, tem a vovozinha sim (uso 32 e tenho 51 maior atrás)! Pra iniciante, só ter um câmbio facilita o uso, e a manutenção, regulagem e limpeza são mais simples. Mas, o que vale é o mercado, a tendência a ser seguida e pode ser que mude! Tá muito caro ainda por ser tendência, mas com opções aparecendo, deve cair o $.
Muito bem colocado, quem busca performance deve optar pela coroa única. Os competidores trocam a coroa, de acordo com as características da prova. Como não sou competidor e não pretendo trocar de coroa toda hora, então já tenho as três instaladas na minha bike.
Andei com a 3x6, 3x7, 3x9 e migrei para a 2x10. Nessa última senti uma diferença enorme para melhor. Continuei pedalando e acabei por avançar para a 1x12 (há 2 anos). Exceto o custo absurdo, digo que avancei pq realmente avancei, evolui de um para o outro. A sensação foi a mesma de qd eu saí da 3x9 para a 2x10. Claro, não sei se naquela época eu subiria trechos com 1x12, como eu subia com 3x9, mas com a evolução natural do condicionamento, hj subo com certo conforto (34x50) e no plano não me falta giro (34x10) msm pq com 38x11 a força que se tem que fazer para manter uma velocidade alta, não será um iniciante/intermediário (como eu era e a maioria que usa esse tipo de relação) terá. 🤷🏻♂️
Lembrando que as novas relações já estão vindo com 51 e até 52 dentes, deixando ainda mais leve. Claro, tem uma distância maior de uma coroa para outra. Eu ando com um 2x10 e creio que estou em um momento em que me serve mais. Mas acredito que minha próxima bike já poderá ser com um 1x12 tranquilamente, com o condicionamento melhorando.
Tu acha vantagem pegar uma 12v 50 dentes traseira e colocar um pedivela reduzido na frente ? onde moro tem uns trajetos de estradão que são pura subida, 1 a 2 kms e com inclinção muito grande, só pra atleta PRO conseguir subir sem pedir água ..
Parabéns, muito esclarecedor o vídeo! Nem tudo que chega como novo só tem vantagens. Isso evita acompanhar o efeito manada, onde uma tendencia faz todos mudar. Vale muito a pena avaliar antes de fazer trocas muitas vezes sem necessidade.
Mais um ótimo vídeo, eu uso Coroa Única a um bom tempo e não tenho o que reclamar. Uso Coroa 38 com K7 11/51 e msm assim tenho uma boa marcha leve e uma ótima pesada pra final.
Exatamente hahahahahah...com 32 nao da pra ter velocidade final. Tb uso 38 e tenho em tudo uma boa marcha leve e pesada. E vamos lá preço nao é uma desvantagem isso é tão ridículo como comparar um carro de performance com um de passeio falando que o de passeio é mais barato HAHAHAHAHHA
o k7 é de quantas velocidades? to pensando entre 2x9 e 1x10/11 pois meu uso é mais urbano. se for 1x vai ser com coroa 38 pois criei gosto de fazer força nas pernas kkk. como é o teu uso?
Excelente vídeo!! Parabéns pelos temas abordados e fazem muito sentido pra quem esta na dúvida. Eu saí de uma 27 marchas direto para 1x12 da Sram (11x50 com coroa 32). No início realmente é estranho, ter que se adaptar a nova 'vovozinha' e saber que vai perder pedal quando atingir velocidade acima de 34km/h. Mas pra mim, atende muito bem! Fiz o Caminho da Fé e relação das marchas foram mais que suficientes. Quanto a manutenção, estou indo para a terceira troca de corrente, o cassete é o original, e já rodei perto de 6000km. Se cuidar, não tem grandes gastos frequentes.
6:30 Esse é um erro comum que as pessoas cometem, você não deve buscar a coroa ideal para você e sim para o percurso. Essa é uma técnica utilizada em corrida automobilisticas, por exemplo. Em nurburgring você usa uma relação de marchas mais longas já em Mônaco (circuito mais travado) os engenheiros optam por uma relação mais curta que te dará mais aceleração, com menos velocidade final. Na bike deve (quando possível $$) ter coroas entre 30 e 38 e trocá-las de acordo com o percurso que você fará. Num XCO ou XCC dificilmente você conseguirá mais que uma 32, já num XCM a 32 é muito curta, o mínimo é uma 34, sendo legal uma 36 num cassete 10-52.
Coroa única é pra competidor e assim mesmo eles estudam muito qual é a coroa ideal pra prova... A tendência do mercado é coroa única, uso uma tmbm. Mas é pura tendência de mercado.
Concordo com muitos pontos aí sitados , principalmente na parte em que quem busca performance que é a melhor opção uma Coroa só, e acredito que cada grupo acompanha a vida do ciclista , conforme vai evoluindo vai substituindo o grupo ,não tem como um grupo torney 3 coroas ser melhor que um nx mesmo tendo final em ambos os lados, e sim na questão do preço, mas tudo vai depende em que proposta o ciclista está , tem coisa que é jogado dinheiro fora principalmente em questão de peso de Bike.
Comprei uma MTB com pedivela 36/26, e com 2 meses de uso em estradão já troquei por 38/28, mantendo o k7 de 11/42. Só não coloquei uma coroa de 40 porque me obrigaria a aumentar o offset do movimento central para a coroa não tocar no quadro. Para mim, tá de boa pegar trilha porque a coroa 28 não me exige tanto esforço. Cogitei coroa única mas descartei porque não me daria a versatilidade q preciso. Sem contar com o custo que não sabia que era mais caro até ver esse vídeo. Parabéns pelo conteúdo. Bom canal para tirar dúvidas. Vlw.
Gostei do vídeo. Para quem como eu anda apenas nas ruas da cidade de São Paulo e também nas estradas de asfalto três coroas é muito bom. Tenho uma com 42/32/24 e o cassete tem 11-36 de dez velocidades. Mesmo subidas muito íngremes eu consigo subir e sou peba. Com a relação pesada dá para manter 40 km/h com uma cadência que eu consigo manter. Jamais teria isso com uma relação 1x12. A minha bike 2-10 já dá umas dificultada na hora de manter alta velocidade pois tem coroa 38 e o menor cog tem 11 dentes. Para manter 40 km/h nessa já fica com a cadência puxada para mim. Tudo que falei é em asfalto e nao tenho speed.
Eu uso uma relação 2x10 que é show de bola para o meu uso, asfalto e estradas leves, a única coisa que eu gostaria é trocar o quadro por um quadro boost mas a Sense não vende os quadros separados. Faz um vídeo indicando quadro boost para upgrade da bike.
Olá Moisés tudo bem? Eu conheci seu canal a poucos dias, mas já virei seu fã, vc explica muito bem e passa muita confiança no que fala, parabéns pelo canal e muito obrigado por compartilhar o seu amor ao ciclismo com milhares de pessoas....a sua simplicidade e a humildade que vc tem , engrandece o canal ..... que Deus te abençoe grandemente , felicidades sabedoria conquistas realizações e sucesso!
Pedalei por 1000 km na minha bike com a transmissão usando somente uma coroa. De fato é um sistema simples de troca de marchas, que permite por exemplo um controle "fino" em subidas, aumentando a eficiência. Porém, é um sistema que se estiver levemente desalhidado inevitavelmente leva a saída da corrente. E isso acaba demandando muito mais ajustes que o grupo com 2 ou 3 coroas. Por mais que a tecnologia avance, a corrente trabalha muito deslocada lateralmente. E isso acaba levando a um desgaste grande da corrente e da coroa. Sem contar que não tem velocidade angular suficiente nas retas. Graças a Deus joguei esse sistema fora e voltei para as 3 coroas, à moda antiga. E meu pedal melhorou demais.
Tinha uma 2x9, mas também não usava a coroa menor, daí ia fazer um upgrade do grupo, porém fiz um upgrade de bike, sai de um OGGI 7.0 e fui para 7.2 e sem sacanagem nenhuma, foi a melhor coisa que fiz.
Comprei kit 1x11x50 coroa 34 Shimano Deore show Mas troquei a coroa por 36 pq sobrava perna quando queria + velocidade, claro dá 1pesadinha nas lombas maiores, mas pra mim compensou! Cada 1 tem q testar o q fik melhor pra si!
Acredito que um ponto negativo não comentado foi o maior arrasto ou atrito da corrente contra a coroa devido a torção da corrente em marchas mais leves.
Isso até pode ser um ponto negativo, no entanto coroa e corrente para esse situação são mais caras justame te pq tbm são mais reforçadas, então uma coisa acaba anulando a outra, pra mim isso não é nem vantagem e nem desvantagem, mas obrigado de verdade pela observacao, abraço.
Eu tenho uma 1x12 e, particularmente, eu só encontrei duas desvantagens. 1 - aceleração é mais lenta (desprezando a resistência do ar e o atrito do pneu porque a aceleração varia devido a essas resistências 2 - Comparando com a minha 2x9 , a 1x12 na cidade com muito transito e semáforos exige muito uso do cambio para aceleração (depois que o semáforo estiver verde) e desaceleração (antes de parar no semáforo vermelho). Se for em piso plano, com a minha outra bke 2x9 eu consigo arrancar em 2x6 e ir acelerando ao máximo possível com 3 cliques. Com a 1x12 tenho de arrancar em 1x5 no mínimo se for em piso plano e ir acelerando ao máximo possível com 7 cliques. Entende o que eu quero dizer? Não se pode arrancar com uma marcha pesada nem parar sem ir reduzindo as marchas de modo a que a bike fique preparada para novo arranque dos 0Km/h. Uma vez eu esqueci fazer isso, arranquei em 1x9 e zás...a engrenagem nº9 partiu-se. Foi como tentar arrancar com um carro em segunda marcha.
Moisés, excelente vídeo. A minha tem 34 e sempre fui acostumado com speed, então estranhei bastante, tanto que quando pego uma reta, 34x 11 não passa de 42km/h. Vou trocar por 38 ou 40
Bom dia. Foram boas as informações. Eu gostaria de acrescentar mais uma informação em relação às marchas mais pesadas. Com coroa e engrenagens (cog) maiores, se faz menos força do que a mesma relação para coroa e engrenagens menores. Como assim? Considere uma coroa de 48 dentes e um cog de 14 dentes, teremos uma relação de 3.4 (uma volta no pedivela dá 3.4 voltas na roda). Agora considere uma coroa de 34 dentes e um cog de 10 dentes, teremos a mesma relação 3.4. No entanto, no caso das peças menores (menos dentes), a gente aplica força mais perto do eixo de giro, o que requer aplicar mais força nos pedais para produzir o mesmo torque. Uma analogia para facilitar o entendimento... é como se vc fosse abrir uma porta puxando perto da dobradiça ao invés de puxar longe da dobradiça. Longe, se faz menos força para movimentar a porta.
@@Rota_32 Isso não é fácil mesmo de analisar. Não sei bem se sua pergunta foi em relação as marchas mais leves, mas considerando que seja, a resposta é sim. Meu comentário é válido para a mesma relação entre coroa e cog. Considerando o exemplo que falei no comentário, vc pode ter uma razão 3.4 (coroa/cog) de diversas maneiras, mas com o tamanho das engrenagens maiores, é necessário menos força nos pedais para obter o mesmo torque. No entanto, para as marchas mais leves, a percepção de esforço pode ser enganosa. O Ideal é medir isso com algum tipo de dinamômetro, computando a força aplicada nos pedais.
Andre, tinha uma bike com duas coroas e cheguei a 54Km/h numa descida e hoje com uma coroa, chego a 52Km/h na mesma descida, claro que pedalo mais para chegar nessa velocidade com uma coroa, mas nem ligo e quero chegar a 54 ou passar dessa velocidade em breve.
Bom dia,gostei das explicações,como já pedalo tem 20 anos(no modo trabalho),este modo não me seria tão útil,já que,conhecendo o terreno que tráfego,eu precisaria está fazendo manutenção nela pelo menos a cada 3 meses,aí já sabe,o custo beneficio será alto...não dá.
Outra desvantagem e o desgaste da corroa por ter apenas uma opção, e da corrente por cruzar mais em comparação com os grupos de duas ou três coroas. Isto acaba aumentando o custo de manutenção.
Na verdade o desgaste é menor amigo, pedivela com uma coroa é feito para suportar e resistir muito mais, alem de o formato dos dentes tbm serem diferenciados para evitar o desgaste precoce. Já a corrente, ela pode até cruzar am alguns momentos, mas não desgasta como grupos de 2 ou 3 coroas, por que ela não torce tanto, ele fica muito mais estável justamente pq a coroa e o k7 encaixam muito melhor.
@@brunodiassf9377 Atualmente estou com coroa dupla e rodo 36.000 km, sempre fazendo o revezamento com três correntes e invertendo o sentido da rotação.. Não da para comparar.
Parabéns pelo vídeo! são pontos realmente importantes que foram colocados. Na minha opinião cada ciclista tem a sua particularidade, e a sua maneira mais confortável de pedalar, mas sinceramente, eu acredito que coroa única seja mais uma questão de modismo que começou com os circuitos fechados e previsiveis do XCO, do que um upgrade, afinal como foi dito no vídeo, perde-se muita velocidade final nas retas, e conforto nas subidas, dependendo da relação. Claro que tem a vantagem da bike ficar mais leve pela redução de componentes, mas será que isso não deveria refletir numa redução do preço final da bike? Ao invés disso o custo é muito maior pra tudo. Para meu uso em particular, que pedalo em terrenos mistos e no asfalto, existem muito mais vantagens numa 3x9 que é meu caso do que numa 1x12, sem contar a economia nas peças e na manutenção.
O problema das 3 coroas e o cruzamento das marchas, no final das contas o ciclista não vai utilizar todas a marchas que a bike oferece. O meu problema era esse, na minha de 18 marchas, eu sempre se atrapalhava na hora de fazer o cruzamento, fazia perde tempo pensando na qual marcha seria possível, então, optei pela coroa single. Como eu não sabia qual coroa única era adequada para mim, comecei na 32, agora estou me preparando para usar a 34. Sempre falo para meus amigos que querem mudar a relação para single, a melhor opção é começar na 32, depois vai subindo até achar a ideal. (Esclarecendo, quando me refiro cruzamento, é do cambio dianteiro com o cambio traseiro sem forçar a corrente e a catraca/cassete). Obs: Uma vantagem da coroa single é que o ciclista não vai ter a preocupação na questão de cruzamento das marchas.
Uma coroa, desde que o cassete tenha o menor de 10 dentes e seja de 12v, se adequar a coroa atenderá qualquer ciclista! (Levando em consideração a MTB para seu real propósito)
Verdade irmão muita gente reclama quando troca pra uma coroa pois perde velocidade nas retas melhor e ter duas coroas a maior 36 dentes da pra andar mais
Sou do tempo da barra forte, e meu poder aquisitivo ñ é dos melhores então fico com vontade mais sem coragem de avançar p essas "bikes tecnológicas de hoje kkk " . Gostei do vídeo.
Eu não penso em voltar para os três coroas , a coroa single além de ter um maior range você consegue manter uma maior cadência sem se desgastar , pelo menos pra mim ė assim !
6:37- ex: quero velocidade, ponho 38, primeira subida que tiver 😭. Quero leveza, ponho 32, primeira reta que tiver 😭. Pra quem não é competidor, coloca uma coroa dupla. Uma para velocidade e a outra para subida. É apenas passeio com conforto.
Iniciante no ciclismo, assisto aos vídeos com o intuito de aprender. Como minha intenção é fazer cicloturismo e já tendo 61 anos (portanto não busco performance), gostaria de saber qual relação seria a melhor para mim. Nos meus treinos a velocidade média gira em torno de 14 km/h e a máxima nunca passou de 30.
Eu e meus amigos pedalamos pela cidade em torno de 30 a 50k e aqui tem subidas íngremes, então optei por Shimano 3x8 com coroa 22/33/44 e catraca Mega Range 8v 11/34. Me serve bem em todas as situações.
Eu ainda nao engulo o disco único na frente. Ainda pedalo com a ultima geração do SLX de 27 velocidades que veio na minha Scott Spark 960. Funciona como um relógio suíço, nao sai corrente e tenho um bom range de velocidades. Não acredito que um piloto de XC não tenha coordenação suficiente para lidar com dois trocadores e o papo de redução de peso é balela. Vai se reduzir 400g e olhe lá. Para mim nao passa de uma baita estratégia da indústria para reduzir custos de produção e aumentar o lucro. E o mais incrível conseguiram empurrar isso nos consumidores com preço ainda mais alto o que nao faz o menor sentido sendo que tem muito menos material e valor adicionado em um kit com apenas um disco. 🤷
Incrível. Na hora do vídeo a pessoa fica animada pra montar o kit. Depois que usa por um tempo se arrepende da grana e tempo investido na transformação da bike pra pior. Parabéns pelo vídeo. Felicidades.
Na minha bike que uso diariamente na cidade, asfalto e terra batida, utilizo um pedivela com duas coroas 34-50 e um cassete 11-36, aliados a garfo rígido e pneus de bike gravel 700x32, com essa bike não faço trilhas muito fechadas mas para o uso que mencionei é muito melhor que relação coroa única. Minha bike de trilha é toda em fibra de carbono com grupo sram GX de 1x12 e essa sim é para enfrentar trilhas brutas.
O fato é que poucos explicam pra que serve realmente o 1x12.....especificamente, as empresas explicam que isso ai não é para estradão....é para xc não xcm....estrada é 2 ou 3 coroas! Isso ai é só pra te fazer gastar grana que não tem....tem nego que anda pra cacete independente do grupo....tú não vai alcançar ele nem com 1, 2 ou 3 coroas! O que manda na bike em 98% é o cara que tá montado nela, o resto é história!
@@MinhaBikeLifeStyle sim, mas equipamento bom não quer dizer 1x12 e sim tá mais ligado com o produto x e y,ou seja, Shimano ou Sram acima do X01, sram abaixo disso nem percam tempo! E os outros é furada independente de ter bolso ou não, pra quem tem a bala compra de boa, e pra quem não tem, economize e compre um grupo shimano Deore, tú vai gastar só uma vez.....outros produtos paralelos é o barato que sai caríssimo!
@zeteixeira448 Falou tudo, o que manda é perna.. não adianta colocar a culpa na relação! kkkkkk tem tiozao ai dando pinote de barra circular em pelotao de speed hahahahah, 1x12 a pior bosta que eu já vi... fui entrar pra moda me lasquei.. que arrependimento... eu vivo na bicicletaria agora, trocando centro, corrente, coisa que era raridade na 3x9.....
Como dito na matéria este tipo de grupo é para performance, todo material para competição é mais caro, mais leve e mais frágil sim, para quem quer entrar na onda deste material aconselho os grupos de entrada para performance como o Deore Shimano é o mais pesado mais de maior durabilidade e já que o caso de não ser patrocinado pra ganhar um grupo novo quando necessário será a melhor opção, depois teste, o meu veio com a coroa 32 que utilizo quando sei que a trilha vai ser mais técnica e íngreme, quando vai ser um estradão utilizo uma 36 que me serve bem sem me deixar na mão na subida. Antes utilizava um 3 x 9 (11x42) que hoje ficou pra minha bike de cicloturismo.
Uso 3 coroas Shimano, câmbio dianteiro Shimano Altus, traseiro Shimano Acera M3020, corrente KMC X8 e K7 Sunrace 11x40. Pensa numa transmissão elástica para todo tipo de terreno, em todas as circunstâncias, jamais abandonarei as 3 coroas.
Primeiro parabéns pelo vídeo. Eu odeio coroa única, numa emergência numa subida súbita você perde muito tempo em super as marchas no K7, tendo 3 ou duas coroas rapidamente você desce marcha rapidamente retomando força na subida e na sequência se necessário vai subindo no K7, fato. Usop 2 coroas 22/36 e K7 11/40 e fica um conjunto espetacular e confortável.
"Modinha" *Caro investimento e manutenção { SÓ É VIÁVEL 100% EM COMPETIÇÕES ONDE JÁ TEM TRAJETO DETERMINADO , PARTINDO ,DO PERCURSO O CARA JA TEM BASE DE (QUAL COROA USAR PELA FALTA DE MARCHAS) 32,34,36 talvez um 38 se o circuito for plano } peso a vantagem o resto é insignificante. PARA A GRANDE MAIORIA esmagadora é muito melhor o sistema tradicional 2 ou 3 coroas na frente pense bem vc tem mais opções de marchas mais barato investimento se não é competidor profissional pra que passar perrengue em subidas e retas e até vergonha ,tudo pra para dizer minha bike tá clean moderna aí o cara muda para esse sistema de ( 1 coroa ) na frente para bancar de brutao mais perde nas retas e nas subidas ,pra quem usa sistema tradicional ,sair de 2 ou 3 coroas para apenas 1 coroa para ganhar 450 gramas no máximo de redução de peso com um 🤣motorzinho de dentista nas perninhas de grilo 🤣 é muito burrice melhor investir em treino pesado e ganhar esses 450 gramas de força muscular e dá na cabeça de tudo mundo com uma coroa 👑 só e por experiência própria eles ficam putos dos cornos quando estão de modinha 1x12 gx Sram ou superior tomando pau de 3x8 altos acera alívio 😏 se vc não tem um puto condicionado físico suba um degrau de cada vez sem querer pular de dois em dois ou até mais 😏 Obs: meu ponto de vista baseado em 20 anos de conhecimento de causa MTB e speed e afins do ciclismo 😉💪
Amigo vc usou aqui bons argumentos e concordo com vc em vários pontos, porém preciso discordar quando vc fala que é modinha, pois não é. Na verdade o ciclismo está sempre em constante evolução e precisamos ir nos adaptando.
Melhor comentário, além disso tem o povo que usa 1 coroa que te olham com outros olhos, na sua 2 ou 3 coroas. Tipo, não tem dinheiro pra colocar 1 coroa. Só que aí tomam tomam pau no pedal, falam que não estão tão preparados condicionalmente, as vezes melhor o pedal sozinho.
@@rodolforods535💪👍 Vdd parceiro meu forte é plano e subidas quanto mais forte melhor,e já cansei de dá pau em burguesinho com nave de 30k, 50k eles podem ter um bom poder aquisitivo mas superar a galera das antigas com sangue nos olhos é outro papo 😎🤝
Bela reflexão! Os grupos de uma coroa são focados em performance em circuito de xco. Atletas de altíssimo nível que utilizam poucas marchas em razão da condição da prova e preparação física. Já os meros mortais, usam a bike em todas situações e tem preparo de Homer Simpson, daí três ou duas coroas são ideais pq atendem maior gama de situações. Agora bota isso na cabeça do gado !!! Não conseguem entender.
Ha sim Moises no meu caso eu tinha duas coroas dianteira e um piao atras troquei a relecao e coloquei uma coroa dianteira com 32 dentes por 51 da GTA mesmo mais barata. Nao senti esta questao ta mais duras das marchas pesadas e mais difíceis para empurrar a bike e tambem este mesmo argum no canal Bike e legal. Para mim ficou bem mais suave. Claro as maschas passam mais rapidas se voce querer alta permance precisa esta preparado para isto e ter mais potência nas pernas para pedelar. Mas isto e perfeitamente normal quando usavse uma coroa unica na dianteira, as marchas fluem com mais rapidez e voce precisa ficar ligado nisto. Quando era com duas coroas atras as marchas demoravam mais para encaixa ou seja tinha se uma distancia maior tempo entre uma marchar outra. Eu amei este sistema coroa unica dianteira.
Tenho de uma coroa 34 dentes e 11x46... dependendo do grupo que estou na velocidade final falta um pouco de marcha. Mas de forma geral da para brincar legal
A questão é que dificilmente vejo alguém usando eficientemente a troca de marcha nas coroas, e se você só tem câmbio traseiro fica tudo mais fácil. Concordo com as questões de manutenção, preços e etc. Minha regra é: sempre que tiver que usar o câmbio dianteiro use juntamente o câmbio traseiro, para o câmbio traseiro isso não é necessário; então sempre que usar o indicador esquerdo, use o indicador direito, e para o dedão esquerdo, use o dedão direito, isso para os rapidfire tradicionais. Se você não fizer isso, o salto no uso da troca de marcha somente nas coroas é muito grande e há um desperdício na combinação das marchas.
Tenho duas bike uma com SLX 2x10 no K7 11-36 e uma com SLX 1x12 com coroa 32 no K7 10-51, gosto de ambas, mas a 1x12 vc tem mais agilidades nas trocas de marchas, principalmente em subidas íngremes, mas ambas tem a mesma relação se vc fazer os cálculos. Mas com certeza se colocar um K7 11-42 ou 11-46 a 2x10 vai ficar muito melhor.
Troquei pra uma coroa de 32 e cassete 10 / 51 e confesso que até agora não vi vantagens! Voce desce e quando vai subir, tem um numero de troca de marchas muito maior. Outro dia fiz trilha de 40k com 1400 de altimetria e tudo que eu queria no fim era a vovozinha, que nao existia. Realmente falta final no asfalto com vento a favor. Estou cogitando trocar a coroa por uma de 30 já que faço em geral trilhas com bastante altimetria. Mas a velocidade final vai ficar ainda mais comprometida. No momento, estou é sentindo saudades de 2 coroas!
O assunto já é velho até, mas vamos lá. Por tudo que eu já vi nos pedais, grupo 1x12 voltado pra competição e alta performance, não há desculpas. Transmissão 3x9 é pra iniciantes pq dá uma elasticidade muito maior, conforto em subidas, etc. E bem mais barato de fato, mas a questão de quedas de correntes, cruzamento de corrente é algo a ser levado em consideração. Outro ponto chave, a duração da corrente e dos cogs menores na relação 1x12 é bem puxado, enfim.. caro de vdd. No meu último upgrade e depois de pesquisar bastante, achei minha zona de conforto no que se refere a performance, custo e estilo de pedal que pratico. Tenho 48 anos e uso 2x10, sendo nas coroas 26-36 dentes e no k7, 11-42. Uma bike de 20 marchas, não. Pq também é possível cruzar corrente, mas deixa a bike mega versátil. Na prática tenho 14 Marchas. Na mais pesada fica 3,27 e na mais leve fica 0,62. Saber fazer a leitura do terreno e antecipar qual coroa usar é fundamental pra não perder cadência. Relação 1x12 não é pra mim por motivos de grana e também não extrair da bike/relação o que ela pode oferecer.
Rapazeada, pra quem anda veloz no plano e asfalto em sua maioria, Corre atrás de vaco de ônibus, Carros e caminhões pra atingir seus 55/60km/h no plano, ou colar na roda dos speedeiros por longas distâncias, não entre na moda de 1 coroa porque para atingir 40km/h no plano será uma tarefa bem árdua girando igual correia dentada de carro, hahaha, quer velocidade??? Invista sempre em coroa maior possível e K7 com o COG menor possível eis a receita da velocidade final alta em planos e descidas! Pega essa aí!
Tem vantagens sim,menor peso na bike.,troca de marchas mais rapido e se quiser trocar a coroa por uma de 34 d foi o que eu fiz na minha e na subida vai numa boa.Agora colocar 36 ou 38 eu não aconselho so se a pessoa tiver muito bem condicionada,pois tem subidas.
Também há um desgaste prematuro nas coroas menores do k7, já que são mais usadas em lugares planos. Aí quando vc precisar dar um tork na pedalada, pode ser que dê aquela pulada feia. Quando vc ta na terceira coroa (maior) , a corrente estica o câmbio, fazendo um ajuste melhor nas marchas menores do k7. Todo mundo tem preguiça de pensar enquanto pedala e acaba cruzando a marcha sempre e esse conjunto de uma coroa é melhor nesse caso pra quem ta começando tbm.
Relação coroa 32 com 11x50 serve mais para iniciantes, o ideal seria 34 na coroa com 11x50... Os mais treinados usam 36.... Quem usa maior que 36 ja pratica o xcm. Se for xcpessado seria 32 a 34 dependendo do ciclista.....usar uma coroa nao tem ponto negativo...alias o oonto negativo é que dependendo de como desce tem que usar guia de corrente
Eu particularmente não gosto, fica um monte de pinhão atrás, roda pesa mais, e você perde precisão na escolha de marchas, as vezes tu tem que passar varias para chegar onde se quer, a coroa por exemplo as vezes se consegue oque se quer só mudando ela, mas enfim tem gente que gosta e nada contra também...
Coroa de 1v com um pinhão de +10v, existe a torção da corrente, é o mesmo que pegar uma bike de 18v e colocar a corrente nos cog menor da coroa com o cog menor do pinhão (ou no maior cog nas duas peças), assim tendo mais atrito lateral nos elos da corrente.
Não sou ciclista profissional... Masss...vivo em cima d uma bike ah mais d 30 anos Até msmo la atrás não tinha condição d ter uma moto muito menos carro... Bom até hj não tenho tanta condição assim kkkk... Mais ja passei por 21 , 24 , 27 e 30 marchas... d la pra ca só vim descendo 20 , 18 e agora 12 e pra mim é a melhor relação q ja inventaram haha 🚀🚀🚀👏🏼👏🏼👏🏼..abçs Moisés parabéns canal ta crescendo em...👏🏼👏🏼👏🏼
Com essa coroa aí de 32 dentes, a bicicleta ficará muito restrita até mesmo pra mountain bike, pois não existe terreno onde só vem ladeira, sem falar que tem muita gente que utiliza a mesma bicicleta pra asfalto e terra. Porém, se trocar por uma coroa de 38 dentes, ficará excelente pra qualquer terreno, uma vez que haja um pião de dez dentes atrás.
Não existe grupo ruim (estou me referindo a relação e não a marca).... ou seja, cada grupo tem a sua finalidade e cada um deve procurar aquilo que atenda a sua necessidade....
A única vantagem para quem não usa bike pra alta performance é a não necessidade de ficar mudando câmbio dianteiro do mas não vai ficar mais leve que uma dupla 36-22 com cassete 11-42 mas com certeza vai ter redução na velocidade final nos retoes então se sua região não tem mais montanhas que retoes ou você não tem perna pra coroas acima de 32 fica na sua 2x10 mesmo que a felicidade tá garantida.
Sou cicloturista e andava com uma relação 3x10, Shimano Deore. O grupo funcionava bem, mas depois de minha última viagem, em julho de 2021, ida e volta, 1939 Km, do interior de São Paulo ao Vale Europeu (SC), cruzando o Estado do Paraná duas vezes, resolvi trocar o sistema para o Shimano Deore 1x12. Apesar de já ter pedalado bastante, principalmente em subidas, ainda não fiz viagens na bicicleta com essa mudança que fiz e, confesso que, não estou tão seguro das vantagens desse sistema para meu tipo de pedal. Comecei usando uma coroa com 34 dentes, pedalei bem, mas percebi que não iria bem em subidas fortes e eu pedalo muito em subidas; recentemente, coloquei uma coroa de 30 dentes e melhorou a subida, mas parece que, ainda, não será o ideal. Testarei a coroa de 32 dentes, em breve. Vamos ver como fica. Se ver que não me atenderá, mudarei para um sistema de 2 ou mesmo de três coroas, como usava anteriormente.
Pessoal, gostaria de esclarecer nesse comentário é que apesar dos pontos que cito como negativo nesse vídeo, ainda assim eu prefiro o grupo de apenas uma coroa, pois entendo que para o meu estilo de pedal os pontos positivos superam os negativos, mas fiquem a vontade para opinar sobre o que acham melhor. Abraço a todos.
Excelente,justamente isso,depende do estilo de pedal,aqui no sul de Minas é só montanha e na minha oficina aparece todos os estilos!!👏🏾👏🏾
@@silviorochasilveira4563 cada um sabe o que e melhor, e devemos respeitar, afinal claro agente tem uma ideia ou noção das coisas não kkk
A muito preconceito entre 1 coroa a três e de três a 1, muita gente fala que três coroas e coisa do passado ,
Uns 95% dos ciclistas fazem um cross country que alterna trechos de terra batida e asvezes barro com topografia de média pra pesada,com estradas e avenidas de asfalto,e ese tipo de relação(1 coroa é inútil) as empresas empurram essa porcaria no consumidor para lucrar, e muitas vezes este vai ter que troca a relação e gastar mais,simplesmente vergonhoso,
@@clebertorre715concordo plenamente, a maioria dos ciclistas andam em trechos como você mencionou, esse tipo de grupo foi criado baseado em profissionais de alta performance, e o cara desce a bike do carro e vai para a pista de prova, terreno acidentados, subidas íngremes e tals. A agora a gente que sai de casa no final de semana ou final da tarde e pega vários tipos de terrenos e tals. Não acho tão vantajoso, vai exigir do ciclista condicionamento físico 😂 mas isso aí é bom.
Coroa única é pra piazada que quer performance. Eu sou um tiozão que anda pra se divertir e circular o sangue. NUNCA vou abandonar a coroa tripla...
Valeu pelo feedback maigão
Eita patrão, faço as minhas palavras.
Concordo totalmente. Eu fiz um erro. Sai da minha Relação c21 marchas pra uma coroa só. No meu caso não valeu a pena. Não alivia na subida e não desenvolve nos planos
Realmente a velha relação 3x7 ainda é super versátil .
concordo,
Coroa single é ótima pra que faz trilhas fora isso só traz desvantagens, que gosta de pedalar asfalto/trilha ou só asfalto grupo de 2 coroas é muito mais vantagem.
Tbm indico 2 coroas para pedais longos e cicloviagens
34
10x 52
Melhora
Plenamente de acordo. Na minha opinião, fora trilha fechada, trata-se de um downgrade e nao upgrade. Sou bem peba, mas, não me imagino pedalando essa coroinha de 34 dentes. Acho que se trata de jogada de marketing das fábricas. Se fosse bom, usavam no World Tour e ciclocross.
Se for asfalto compra uma speed 😂😂😂
Não concordo pedalo a 30 anos coroa única é muito eficiente sim ...uso o grupo 11 V 32 50 só alegria tanto em asfalto. como em trilhas parceiro.
uma coisa que não entendo: me lembro que na época das 18, 21, 24, e depois 27, 30 marchas, a desculpa para "evolução" ( fazendo todos trocar de grupo), era que com mais marchas tinham mais possibilidades de combinações e principalmente o salto de uma marcha para outra seria menor, o que contribuiria para uma melhor cadência (fato) sem perdas e 3 coras na frente fariam com que a corrente trabalhasse sem cruzar e assim teria uma maior durabilidade além de um range de mais de 500%. Então quer dizer que magicamente agora com relações 1x12 esses problemas se acabaram ou é mais uma questão de mercado?
Concordo que com menos marchas fica mais simples e pratico a utilização, mas o range de quase todos os grupos de 12 é limitado como foi citado no vídeo.
Pretendo algum dia migrar para esse tipo de relação, mas fazendo algumas contas simples aqui (que a maioria ignora) para eu ter um range próximo ao que eu uso atualmente com 3X9 teria que ser um K7 de 9-52 e coroa 34, sei que tem um K7 da Sram com essa combinação mas o preço ainda é proibitivo.
Quando ficar popular as relações com esse range ai penso em trocar até lá vou pedalar feliz e contente com minha relação alivio 3x9 que me atende em todas as situações.
Boa análise amigo,eu tbm pensava exatamente assim,pedalei vários anos com 3x6 e 3x7 e com a regra de não cruzar a corrente, recentemente montei uma MTB do zero,e, depois de uma pesquisa enorme, optei por relação 1x12 sem nunca ter andado em uma,e,pasme, não tenho intenção nenhuma de voltar a relação antiga,perdi velocidade final, é fato, mais eu faço muitas trilhas também,e a troca de marchas da " pesada pra leve" se tornou rápida nas trilhas, consigo uma troca rápida pro cog menor pra ganhar velocidade,e retorno pra leve rapidamente, é pena não termos acesso a um teste drive pra conhecer esse aspecto,e aí, só pesquisando e arriscando como eu fiz!!
Apesar de dizer 27 marchas, na realvoce acaba tendo 15 marchas, pois muitas machas da coroa menor são praticamente iguais a da coroa do meio, o mesmo acontece com a coroa maior. Mas ainda vale ressaltar as relações 12 v ainda sofrem com o tamanho do cog, tanto para menor de 11 quanto para maior de 46
@@angeloagnolon Grupo de 1 coroa nunca vai ter um relação mais leve ou mais rápida que com 2 coroas, por exemplo pegue coroa 44 + cassete 11 = muita velocidade ou coroa 26 + cassete 40 = muito mais leve, não vejo nenhum grupo 1x que atenda esse gap.
É importante observar q na relação 1x q, como a coroa única é maior q q pequena da relação 2x ou 3x, a transferência de força traz um resultado melhor mesmo mantendo a razão de dentes. Um razão 0,7 com a coroa de 32d tem melhor desempenho comparado com uma coroa 22d. Vc anda mais com a mesma qtde de giros da coroa.
Sobre a sua dúvida, acredito que a relação "1x11" e "1x12" surgiu da evolução das competições de XCO, onde se tem circuitos fechados e previsíveis, os atletas trocam a coroa de acordo com o relevo da prova, a bike fica mais leve e as trocas são mais ágeis dando vantagem COMPETITIVA para os atletas. Outro ponto que pesou forte para essas relações foram as bikes de enduro Full Suspension, que agora conseguem ter uma geometria do quadro diferenciada tendo mais espaço para o shock traseiro tendo em vista que eliminaram o cambio dianteiro, isto para bikes de Enduro e DownHill foi excelente.
Considerando esses pontos, é natural que todo entusiasta e amante de bike quer andar com a relação do campeão Nino e Avancini etc... O mercado só se aproveita desse tesão que todo ciclista tem por bike.
Ainda utilizo 3x9 também, pelo mesmo motivo que voce. Não penso em upgrade por agora pois o custo não vale a pena, a relação 3x9 me atende muito bem, penso em mudar no máximo para 2x9 pois quase nunca uso a coroa 22.
Ate que enfim alguem falou sobre as desvantagens. Acredito que realmente tem pessoas que compram e entendem do assunto (1 coroa na frente apenas), mas acho que tem uma galera que compra apenas por que o Mercado colocou e que temos que consumir este produto. Conforme o relato do amigo, nao sabia que a relacao mais leve (coroa 34 cassete 50) nao é tao boa asssim como uma relacao tradicional (3 coroas casse 12 - 32).
Preco fora da realidade.
Dizer que a vantagem do material todo ser mais leve que a tradicional 3 coroas: Qual seria a deferenca 1kg ?? 2 kg??
O Mercado empurrou aro 29 freio a disco !!!!
Vida longa as Montain Bike aro 26 freio vbrake 3 coroas (MTB raiz mano !!)
Fala Adriano, muito obrigado pelo seu feedback amigão
Amigo tudo na vida tem vantagens e desvantagens ,pois não existe nada perfeito 100%.
O mundo evolui
A minha 26, vbreak, 3 coroas estava parada fazia um tempão, depois da coroa única, 11v, 11x46. Precisei rodar nela. Desenvolvi até melhor que na outra😳.
Nem todo mundo quer se igual, ESSA SIM É A VANTAGEM, TENHO 1,80 DE ALTURA, se eu pedalasse o mesmo tanto que pedalo na 29 teria forte dores no joelho, nas costas principalmente e outras séries de problemas, ressalto problemas ocorrem para quem pedala muito, não digo q é obrigatório usar uma 29 de acordo com sua ALTURA, e sim pelo tanto que vc pedala por dia. NÃO EXISTE TAMANHO DE BIKE RAIZ. TODAS SÃO IGUAIS ATE PORQUE COMECEI COM UMA CALOI ARO 24. FORTE ABRAÇO AMIGO.
Vish estava pensando em pôr... Mudei de ideia kk msm pq meus trajetos são urbanos e oscilam entre subidas e planos. Ter opções de alternar entre coroas menores e maiores é fundamental
Nesse tipo de trajeto pode ser mais indicado 2 coroas
Nem 3 nem 1 coroa, a melhor relação para os vários tipos de terrenos é 2x, encara subidas e no plano e descidas tem velocidade. Pra mim oq faz menos sentido mesmo é relação com 3 coroas pq tem muitas repetições de marchas e ainda tem o problema da corrente cruzada
2 coroas é bem interessante mesmo, atende bem em vários casos
Ainda tem o peso também.
Tenho uma carbono que era com 2 coroas e mudei para uma só.
Resultado:
Na trilha nota 10.
No asfalto nota 5.
Não consigo acompanhar quem usa 3.
Se tiver um pouquinho de declive pega um embalo da porra.
Quando quiser andar no asfalto vou de speed.
Coloquei Deore 11V na minha bike... simplesmente sensacional, bom demais pedalar sem ter que ficar cuidando marchas. Com um único trocador acesso todas opções. Coroa 34 com K7 51x11 ficou perfeito. Bem reduzido pras subidas fortes e na medida certa pra ter uma velocidade máxima decente sem pedalar como um ventilador e nem fazer força.
Obrigado pelo feedback, abraço
PARABÉNS, Moisés!
1. Conteúdo: Técnico, abordado com profundidade adequada e bons exemplos e transmitido de maneira simples, bem didática.
2. Honestidade: Só pediu like no final, como deve ser. A grande maioria pede like antes de apresentar o conteúdo.
3. Imparcialidade: Apresenta as opções, prós e contras de cada um, deixando a decisão por nossa conta - cada um sabe melhor onde o próprio calo aperta.
Tudo de bom e que Deus sempre lhe abençoe. Paz e Bem!
Agradeço demais or esse feedback sensacional, grande abraço
Super bacana os esclarecimentos. Eu estou acabando de passar os 4 mil km com meu conjunto 1x12v. Até o momento não troquei nenhuma peça do conjunto. A meta é chegar os 10 mil km e depois trocar o conjunto. Preciso dizer que utilizo minha bike para o trabalho, rodando uma média de 500 km por mês. É um conjunto de entrada, nada caro, e faço a limpeza a seco, utilizando óleo de cambio com gotas nos elos apenas. Limpo uma vez por semana. A manutenção vai do cuidado que a gente tem, é claro. Se seguir assim e chegar aos 10 mil km, com certeza vai valer a pena. Lembrando que utilizo conjunto de entrada.
Ótimo feedback, vc está numa estratégia bacana de uso do grupo já que é de entrada.
Informacoes interessantes! Já descobri que coroa única não é viável para mim. Abs!
Show, obrigado pelo feedback
já não vou mais comprar bike com uma coroa,vou comprar de duas por ganhar mais velocidade nas retas e pela manutenção que é menos, muito bem explicativo
Obrigado pelo feedback
Tenho duas bikes, uma com coroa única de 34 e k7 11-51 e outra com três coroas, 24-34-42 e k7 11-34 e vou dizer uma coisa, eu prefiro o conforto da bike com a relação de três coroas. Com a de três coroas tenho muito mais opção a começar por ter mais velocidade por causa da coroa 42, porém, nas subidas, sempre fico para trás, mas meu negócio não é competição e sim, curtição! Os mais rápidos que me esperem nos topos das ladeiras 😂!
Com relação a manutenção... é como você falou, a manutenção de uma bike com coroa única é muito mais caro! O que eu gasto com a relação de coroa única, dá para comprar 3x a relação da bike com três coroas! Para competidores é uma coisa, mas para amantes do esporte, a gente sempre coloca o custo benefício na balança! Abraço!
Excelente contribuição. Muito obrigada
Não acho que seja mais cara a manutenção,pq se acaba a coroa da frente ,vc troca só uma coroa ,AGR o ,3 v ,vc sempre vai desgastar uma coroa a mais q a outra ,fica mais caro pra troca !
@@josematheus3133 > Um exemplo que pode ser útil: Um pedivela 3 coroas shimano tourney custa 99,00 no MercadoLivre enquanto esta coroa deore 12v custa 144,00 no mesmo MercadoLivre. E o desgaste da coroa é menor no sistema de coroa tripla. O pessoal do cicloturismo muitas vezes opta por 3 coroas pois ficam revezando as marchas pra poupar o pedivela.
Minha bike life style, agora sim, vc mostrou o outro lado da história!! Show de bola!!!
Valeu amigão
Independente de análises, o que manda no final das contas é o bolso. Uso grupo Deore 3x9 dos antigos, troquei minhas roldanas do câmbio por menos de R$80, troquei o cassete de 9v por outro de marca paralela por menos de R$200 ...
Então vamo de 3x9 até o dia em que grupos 1X custem um valor justo, repito: apenas JUSTO.
sim, é uma boa observação tbm
Infelizmente descobri tardiamente que a única vantagem da coroa única, é só pra lavar a relação. Fora isso as vantagens ficam pros fabricantes e vendedores de peças.
Vc me fez lembrar que eu esqueci de citar isso no video das vantagens, obrigado
Concordo! Montei uma relação 11/50 e coroa 36T.
Eu antigamente com uma relação 3x7 eu andava mais KK
É horrível! Tem que ficar trocando coroa, sendo que na tecnologia que dizem ultrapassada é só mudar a marcha kkkkk além disso, esse hollowtech não aguenta 500km sem começar a ranger ou fazer estalos....
Para quem pedala estradão e asfalto com pouca inclinação pode optar por uma coroa 36 ou se tiver perna sobrando mete uma 38. Uma relação de 12v (11-50, 10-51 ou 10-52) tu nunca mais vai querer saber de duas coroas. Eu particularmente curto andar de single pois mantenho cokpit limpo de cabos e acessórios como trocadores.
Sim sim, otima colocação, estradão pode aumentar bastante a coroa tranquilo
Eu uso 36 com 10/50 ja me acostumei giro pra todas as áreas
Meu querido ! Me da uma luz
Rodo 24 marchas 11 / 34 uma Caloi atacama hibrida garfo rígido pneu 700 x 35
To pra montar k7 8v 11/ 40 e coroa única 38 será se fica bom ???
Mais fácil manutenção
@@juliobrandao5752 se tiver muita subida pode ficar pesado,se tiver um bom mecânico a manutenção é tranquilo mas t que ver a compatibilidade das peças o ideal é grupo fechado
Migrei para o grupo de 12 velocidades. Hoje usa a coroa de 38. Quando vou para trilha usa a de 34.
Boa tarde, eu sempre usei 3x9 . Faz um ano que troquei de bike e na nova bike 1 x 12 . De inicio fiquei meio preocupado , mas com o tempo a unica modificaçao que fiz fo icolocar 34 dentes na corroa com 11/52 k7 e não me arrependo. Velocidade final no meu caso não é prioridade . Adorei 1x12 e não pretendo voltar para mais de um coroa.. Voce sempre com otimos conteudos Abraço e obrigado
Agradeço pelo feedback
Minha relação é 1x9 coroa 38 e k7 11/40, gostei tô pedalando bem.
Ficou show
Que show
Foi a melhor aquisição que fiz hj uso coroa 36 k7 11/42 estou migrando pra 11/52 muito bom
Show, valeu pelo feedback
Ótimo vídeo. Entendi perfeitamente que JAMAIS vou precisar de um geupo desses pq não correaponde às minhas necessidades. Obrigado!
Que bom que ajudou
Vídeo bacana sobre assunto polêmico e os 4 pontos colocados são reais. Mudei de 2x10 (que me atendia bem) pra 1x12, pois montei uma bike nova. 1200km depois, não me arrependo. Os pontos 2 e 3, que ouço frequentemente, são confusos! Se vc quer conforto, é pedal passeio e não pode reclamar de não correr na reta! Uso 32 e tem uns cavalos no grupo com 36 e até 38, mas fogem de subidas e tá tudo certo. Tem gente mais sem pressa ainda que usa coroa 30 (fizeram o caminho da fé). Fazendo as contas da relação, tem a vovozinha sim (uso 32 e tenho 51 maior atrás)! Pra iniciante, só ter um câmbio facilita o uso, e a manutenção, regulagem e limpeza são mais simples. Mas, o que vale é o mercado, a tendência a ser seguida e pode ser que mude! Tá muito caro ainda por ser tendência, mas com opções aparecendo, deve cair o $.
Excelente analise da sua parte amigão, agradeço pelo seu feedback
Muito bem colocado, quem busca performance deve optar pela coroa única. Os competidores trocam a coroa, de acordo com as características da prova. Como não sou competidor e não pretendo trocar de coroa toda hora, então já tenho as três instaladas na minha bike.
obrigado pelo feedbak e polo apoio
Andei com a 3x6, 3x7, 3x9 e migrei para a 2x10. Nessa última senti uma diferença enorme para melhor. Continuei pedalando e acabei por avançar para a 1x12 (há 2 anos). Exceto o custo absurdo, digo que avancei pq realmente avancei, evolui de um para o outro. A sensação foi a mesma de qd eu saí da 3x9 para a 2x10. Claro, não sei se naquela época eu subiria trechos com 1x12, como eu subia com 3x9, mas com a evolução natural do condicionamento, hj subo com certo conforto (34x50) e no plano não me falta giro (34x10) msm pq com 38x11 a força que se tem que fazer para manter uma velocidade alta, não será um iniciante/intermediário (como eu era e a maioria que usa esse tipo de relação) terá. 🤷🏻♂️
Excelente depoimento amigão. Muito obrigado, foi uma ótima contribuição
Lembrando que as novas relações já estão vindo com 51 e até 52 dentes, deixando ainda mais leve. Claro, tem uma distância maior de uma coroa para outra. Eu ando com um 2x10 e creio que estou em um momento em que me serve mais. Mas acredito que minha próxima bike já poderá ser com um 1x12 tranquilamente, com o condicionamento melhorando.
Tu acha vantagem pegar uma 12v 50 dentes traseira e colocar um pedivela reduzido na frente ? onde moro tem uns trajetos de estradão que são pura subida, 1 a 2 kms e com inclinção muito grande, só pra atleta PRO conseguir subir sem pedir água ..
Parabéns, muito esclarecedor o vídeo! Nem tudo que chega como novo só tem vantagens. Isso evita acompanhar o efeito manada, onde uma tendencia faz todos mudar. Vale muito a pena avaliar antes de fazer trocas muitas vezes sem necessidade.
Obrigado
Mais um ótimo vídeo, eu uso Coroa Única a um bom tempo e não tenho o que reclamar. Uso Coroa 38 com K7 11/51 e msm assim tenho uma boa marcha leve e uma ótima pesada pra final.
Show, valeu
Exatamente hahahahahah...com 32 nao da pra ter velocidade final. Tb uso 38 e tenho em tudo uma boa marcha leve e pesada.
E vamos lá preço nao é uma desvantagem isso é tão ridículo como comparar um carro de performance com um de passeio falando que o de passeio é mais barato HAHAHAHAHHA
@@pedrocardosos verdade meu amigo, melhor custo beneficio que tenho na bike.
o k7 é de quantas velocidades? to pensando entre 2x9 e 1x10/11 pois meu uso é mais urbano. se for 1x vai ser com coroa 38 pois criei gosto de fazer força nas pernas kkk. como é o teu uso?
Caso use o k7 10x51, tranquilamente a coroa pode ser de 34 ou 32 dentes e mesmo assim vai ter uma boa velocidade nas retas e subir muitooo
Excelente vídeo!! Parabéns pelos temas abordados e fazem muito sentido pra quem esta na dúvida.
Eu saí de uma 27 marchas direto para 1x12 da Sram (11x50 com coroa 32). No início realmente é estranho, ter que se adaptar a nova 'vovozinha' e saber que vai perder pedal quando atingir velocidade acima de 34km/h. Mas pra mim, atende muito bem!
Fiz o Caminho da Fé e relação das marchas foram mais que suficientes.
Quanto a manutenção, estou indo para a terceira troca de corrente, o cassete é o original, e já rodei perto de 6000km. Se cuidar, não tem grandes gastos frequentes.
Muito obrigado pelo feedback
6:30 Esse é um erro comum que as pessoas cometem, você não deve buscar a coroa ideal para você e sim para o percurso. Essa é uma técnica utilizada em corrida automobilisticas, por exemplo. Em nurburgring você usa uma relação de marchas mais longas já em Mônaco (circuito mais travado) os engenheiros optam por uma relação mais curta que te dará mais aceleração, com menos velocidade final.
Na bike deve (quando possível $$) ter coroas entre 30 e 38 e trocá-las de acordo com o percurso que você fará. Num XCO ou XCC dificilmente você conseguirá mais que uma 32, já num XCM a 32 é muito curta, o mínimo é uma 34, sendo legal uma 36 num cassete 10-52.
Otima analise, obrigado pela sua contribuição, grande abraço
Coroa única é pra competidor e assim mesmo eles estudam muito qual é a coroa ideal pra prova...
A tendência do mercado é coroa única, uso uma tmbm.
Mas é pura tendência de mercado.
Boa analise
Concordo com muitos pontos aí sitados , principalmente na parte em que quem busca performance que é a melhor opção uma Coroa só, e acredito que cada grupo acompanha a vida do ciclista , conforme vai evoluindo vai substituindo o grupo ,não tem como um grupo torney 3 coroas ser melhor que um nx mesmo tendo final em ambos os lados, e sim na questão do preço, mas tudo vai depende em que proposta o ciclista está , tem coisa que é jogado dinheiro fora principalmente em questão de peso de Bike.
Opa, show amigão, seu comentário ajudou bastante tbm, valeu pela contribuição e um forte abraço
Comprei uma MTB com pedivela 36/26, e com 2 meses de uso em estradão já troquei por 38/28, mantendo o k7 de 11/42. Só não coloquei uma coroa de 40 porque me obrigaria a aumentar o offset do movimento central para a coroa não tocar no quadro. Para mim, tá de boa pegar trilha porque a coroa 28 não me exige tanto esforço. Cogitei coroa única mas descartei porque não me daria a versatilidade q preciso. Sem contar com o custo que não sabia que era mais caro até ver esse vídeo. Parabéns pelo conteúdo. Bom canal para tirar dúvidas. Vlw.
Show ehm
Gostei do vídeo. Para quem como eu anda apenas nas ruas da cidade de São Paulo e também nas estradas de asfalto três coroas é muito bom. Tenho uma com 42/32/24 e o cassete tem 11-36 de dez velocidades. Mesmo subidas muito íngremes eu consigo subir e sou peba. Com a relação pesada dá para manter 40 km/h com uma cadência que eu consigo manter. Jamais teria isso com uma relação 1x12. A minha bike 2-10 já dá umas dificultada na hora de manter alta velocidade pois tem coroa 38 e o menor cog tem 11 dentes. Para manter 40 km/h nessa já fica com a cadência puxada para mim. Tudo que falei é em asfalto e nao tenho speed.
Valeu irmão, obrigado
Boa noite, muito obrigado viuuu tirou todas as minhas dúvidas!!!!!!
Que bom que te ajudei!
Eu uso uma relação 2x10 que é show de bola para o meu uso, asfalto e estradas leves, a única coisa que eu gostaria é trocar o quadro por um quadro boost mas a Sense não vende os quadros separados.
Faz um vídeo indicando quadro boost para upgrade da bike.
Sim tbm indico para esses trajetos
Depois de prós e contras... vendo o vídeo... valeu para eu decidir em ficar com a minha velha e boa 3 coroas...
Show
Olá Moisés tudo bem? Eu conheci seu canal a poucos dias, mas já virei seu fã, vc explica muito bem e passa muita confiança no que fala, parabéns pelo canal e muito obrigado por compartilhar o seu amor ao ciclismo com milhares de pessoas....a sua simplicidade e a humildade que vc tem , engrandece o canal ..... que Deus te abençoe grandemente , felicidades sabedoria conquistas realizações e sucesso!
Opa, muito obrigado pelo seu carinho amigão, com certeza é muito gratificante receber um feedback desses, grande abraço.
Pedalei por 1000 km na minha bike com a transmissão usando somente uma coroa. De fato é um sistema simples de troca de marchas, que permite por exemplo um controle "fino" em subidas, aumentando a eficiência. Porém, é um sistema que se estiver levemente desalhidado inevitavelmente leva a saída da corrente. E isso acaba demandando muito mais ajustes que o grupo com 2 ou 3 coroas. Por mais que a tecnologia avance, a corrente trabalha muito deslocada lateralmente. E isso acaba levando a um desgaste grande da corrente e da coroa. Sem contar que não tem velocidade angular suficiente nas retas. Graças a Deus joguei esse sistema fora e voltei para as 3 coroas, à moda antiga. E meu pedal melhorou demais.
Obrigado
Sempre usei grupo 3x9 e raramente uso as coroas menores. Vou fazer upgrade pro 1x12. Vamos ver o desempenho.
Bacana, vai ficar top
Tinha uma 2x9, mas também não usava a coroa menor, daí ia fazer um upgrade do grupo, porém fiz um upgrade de bike, sai de um OGGI 7.0 e fui para 7.2 e sem sacanagem nenhuma, foi a melhor coisa que fiz.
vai se arrepender, não faça isso vai acabar sua paz em pedalar..
Tô procurando vários vídeos pensando em trocar e como sempre seu vídeo é muito didático e esclarecedor.
Obrigado
Espero ter ajudado
Comprei kit 1x11x50 coroa 34
Shimano Deore show
Mas troquei a coroa por 36 pq sobrava perna quando queria + velocidade, claro dá 1pesadinha nas lombas maiores, mas pra mim compensou! Cada 1 tem q testar o q fik melhor pra si!
36 pra mim já não dá, mas parabens para vc amigão, top
Acredito que um ponto negativo não comentado foi o maior arrasto ou atrito da corrente contra a coroa devido a torção da corrente em marchas mais leves.
Isso até pode ser um ponto negativo, no entanto coroa e corrente para esse situação são mais caras justame te pq tbm são mais reforçadas, então uma coisa acaba anulando a outra, pra mim isso não é nem vantagem e nem desvantagem, mas obrigado de verdade pela observacao, abraço.
@@MinhaBikeLifeStyle Parece que já existem alguns estudos que indicam perda de potência por conta desse atrito. Mas é coisa mínima!
Eu tenho uma 1x12 e, particularmente, eu só encontrei duas desvantagens. 1 - aceleração é mais lenta (desprezando a resistência do ar e o atrito do pneu porque a aceleração varia devido a essas resistências 2 - Comparando com a minha 2x9 , a 1x12 na cidade com muito transito e semáforos exige muito uso do cambio para aceleração (depois que o semáforo estiver verde) e desaceleração (antes de parar no semáforo vermelho). Se for em piso plano, com a minha outra bke 2x9 eu consigo arrancar em 2x6 e ir acelerando ao máximo possível com 3 cliques. Com a 1x12 tenho de arrancar em 1x5 no mínimo se for em piso plano e ir acelerando ao máximo possível com 7 cliques. Entende o que eu quero dizer? Não se pode arrancar com uma marcha pesada nem parar sem ir reduzindo as marchas de modo a que a bike fique preparada para novo arranque dos 0Km/h. Uma vez eu esqueci fazer isso, arranquei em 1x9 e zás...a engrenagem nº9 partiu-se. Foi como tentar arrancar com um carro em segunda marcha.
Entendi sim, agradeço o muito pelas dicas e pela contribuição, grande abraço.
Muito didático, principalmente para iniciantes, parabéns amigo, vídeo show de bola !
Espero ter ajudado, agradeço demais pela confiança, abraço
O meu é 3 X 7 . Acho bom .
Eu também nunca usei outro grupo, a minha bike 🚲 é de entrada , a OX .
Não tenho condições de comprar outra
Show amigão, obrigado pela contribuição e pelo feedback, abraço
Moisés, excelente vídeo. A minha tem 34 e sempre fui acostumado com speed, então estranhei bastante, tanto que quando pego uma reta, 34x 11 não passa de 42km/h. Vou trocar por 38 ou 40
Sim é possível
Esse estilo de 1 coroa com o cassete de 12 velocidades é perfeita pra mim eu vou usar pra ir no trabalho, eu só pego decida e preciso disso na subida.
Valeu pelo feedback
Muito bom. É muito legal seus comentários.
Obrigado
Bom dia. Foram boas as informações. Eu gostaria de acrescentar mais uma informação em relação às marchas mais pesadas. Com coroa e engrenagens (cog) maiores, se faz menos força do que a mesma relação para coroa e engrenagens menores. Como assim? Considere uma coroa de 48 dentes e um cog de 14 dentes, teremos uma relação de 3.4 (uma volta no pedivela dá 3.4 voltas na roda). Agora considere uma coroa de 34 dentes e um cog de 10 dentes, teremos a mesma relação 3.4. No entanto, no caso das peças menores (menos dentes), a gente aplica força mais perto do eixo de giro, o que requer aplicar mais força nos pedais para produzir o mesmo torque. Uma analogia para facilitar o entendimento... é como se vc fosse abrir uma porta puxando perto da dobradiça ao invés de puxar longe da dobradiça. Longe, se faz menos força para movimentar a porta.
Olá Flávio, agradeço muito pela sua contribuição, ajudou ainda mais, obrigado
Isso serve pros cogs maiores? Desculpe a ignorância
@@Rota_32 Isso não é fácil mesmo de analisar. Não sei bem se sua pergunta foi em relação as marchas mais leves, mas considerando que seja, a resposta é sim. Meu comentário é válido para a mesma relação entre coroa e cog. Considerando o exemplo que falei no comentário, vc pode ter uma razão 3.4 (coroa/cog) de diversas maneiras, mas com o tamanho das engrenagens maiores, é necessário menos força nos pedais para obter o mesmo torque. No entanto, para as marchas mais leves, a percepção de esforço pode ser enganosa. O Ideal é medir isso com algum tipo de dinamômetro, computando a força aplicada nos pedais.
@@flaviolemos1583 vlw amigo pela atenção
Esclareceu todas as minhas dúvidas muito obrigado valeu!
Obrigado pelo feedback, abraço
Estou bem satisfeito com uma coroa, meu estilo de pedalar não requer altas velocidades. Parabéns pelo vídeo!!!!!
Sensacional
Andre, tinha uma bike com duas coroas e cheguei a 54Km/h numa descida e hoje com uma coroa, chego a 52Km/h na mesma descida, claro que pedalo mais para chegar nessa velocidade com uma coroa, mas nem ligo e quero chegar a 54 ou passar dessa velocidade em breve.
Bom dia,gostei das explicações,como já pedalo tem 20 anos(no modo trabalho),este modo não me seria tão útil,já que,conhecendo o terreno que tráfego,eu precisaria está fazendo manutenção nela pelo menos a cada 3 meses,aí já sabe,o custo beneficio será alto...não dá.
Obrigado pelo feedback
Outra desvantagem e o desgaste da corroa por ter apenas uma opção, e da corrente por cruzar mais em comparação com os grupos de duas ou três coroas. Isto acaba aumentando o custo de manutenção.
Na verdade o desgaste é menor amigo, pedivela com uma coroa é feito para suportar e resistir muito mais, alem de o formato dos dentes tbm serem diferenciados para evitar o desgaste precoce.
Já a corrente, ela pode até cruzar am alguns momentos, mas não desgasta como grupos de 2 ou 3 coroas, por que ela não torce tanto, ele fica muito mais estável justamente pq a coroa e o k7 encaixam muito melhor.
#SóPraQuemPedala 🚴♂️ 👍👏
Uma coroa dekas chega rodar 12 mil km, nem as 3 coroas da shimano chega nesse km.
@@brunodiassf9377 Atualmente estou com coroa dupla e rodo 36.000 km, sempre fazendo o revezamento com três correntes e invertendo o sentido da rotação.. Não da para comparar.
@@hugomedeiros9035 senhor amado
Eu tô pensando em fazer um remake na minha bike tirando das 27 marchas para apena x11. Parabéns pela explicação.
Obrigado pelo feedback
Parabéns pelo vídeo! são pontos realmente importantes que foram colocados.
Na minha opinião cada ciclista tem a sua particularidade, e a sua maneira mais confortável de pedalar, mas sinceramente, eu acredito que coroa única seja mais uma questão de modismo que começou com os circuitos fechados e previsiveis do XCO, do que um upgrade, afinal como foi dito no vídeo, perde-se muita velocidade final nas retas, e conforto nas subidas, dependendo da relação.
Claro que tem a vantagem da bike ficar mais leve pela redução de componentes, mas será que isso não deveria refletir numa redução do preço final da bike? Ao invés disso o custo é muito maior pra tudo. Para meu uso em particular, que pedalo em terrenos mistos e no asfalto, existem muito mais vantagens numa 3x9 que é meu caso do que numa 1x12, sem contar a economia nas peças e na manutenção.
Show, valeu pelo feedback
experimenta 2 x 10, nossa eu gostei demais, bem melhor do que 3 coroas. Agora 1 coroa não sei dizer, nunca tive.
O problema das 3 coroas e o cruzamento das marchas, no final das contas o ciclista não vai utilizar todas a marchas que a bike oferece. O meu problema era esse, na minha de 18 marchas, eu sempre se atrapalhava na hora de fazer o cruzamento, fazia perde tempo pensando na qual marcha seria possível, então, optei pela coroa single. Como eu não sabia qual coroa única era adequada para mim, comecei na 32, agora estou me preparando para usar a 34. Sempre falo para meus amigos que querem mudar a relação para single, a melhor opção é começar na 32, depois vai subindo até achar a ideal. (Esclarecendo, quando me refiro cruzamento, é do cambio dianteiro com o cambio traseiro sem forçar a corrente e a catraca/cassete).
Obs: Uma vantagem da coroa single é que o ciclista não vai ter a preocupação na questão de cruzamento das marchas.
Obrigado pela contribuição
Uma coroa, desde que o cassete tenha o menor de 10 dentes e seja de 12v, se adequar a coroa atenderá qualquer ciclista! (Levando em consideração a MTB para seu real propósito)
Concordo tbm
Vídeo TOP didática perfeita!
Obrigado
Nas retas basta usar o k7 10x51 c coroa 34 ou36 e vai andar muito
Sim
Andar vai... Mas tu vá gastar 3x mais pra andar com uma 24v básica se os 2 atletas foram iguais em performance kkkkk
Show de bola.
Na minha bick eu coloquei o grupo de 11/42 e coroa de 38. Ficou top
Que show, valeu pelo feedback
Quantas velocidades?
@@filipelimabarros 10 velocidades Absolut
Verdade irmão muita gente reclama quando troca pra uma coroa pois perde velocidade nas retas melhor e ter duas coroas a maior 36 dentes da pra andar mais
Isso mesmo
Sou do tempo da barra forte, e meu poder aquisitivo ñ é dos melhores então fico com vontade mais sem coragem de avançar p essas "bikes tecnológicas de hoje kkk " . Gostei do vídeo.
Muito obrigado pelo feedback
Eu não penso em voltar para os três coroas , a coroa single além de ter um maior range você consegue manter uma maior cadência sem se desgastar , pelo menos pra mim ė assim !
Sim, boa colocação amnigão
6:37- ex: quero velocidade, ponho 38, primeira subida que tiver 😭. Quero leveza, ponho 32, primeira reta que tiver 😭. Pra quem não é competidor, coloca uma coroa dupla. Uma para velocidade e a outra para subida. É apenas passeio com conforto.
Excelente
Iniciante no ciclismo, assisto aos vídeos com o intuito de aprender. Como minha intenção é fazer cicloturismo e já tendo 61 anos (portanto não busco performance), gostaria de saber qual relação seria a melhor para mim. Nos meus treinos a velocidade média gira em torno de 14 km/h e a máxima nunca passou de 30.
Caso vc encontre um bom grupo, pelo menos um Shimano alívio, te recomendo 3 x 9, ou demore 3x10 ou então um 2 X 9.
Eu e meus amigos pedalamos pela cidade em torno de 30 a 50k e aqui tem subidas íngremes, então optei por Shimano 3x8 com coroa 22/33/44 e catraca Mega Range 8v 11/34. Me serve bem em todas as situações.
Eu ainda nao engulo o disco único na frente. Ainda pedalo com a ultima geração do SLX de 27 velocidades que veio na minha Scott Spark 960. Funciona como um relógio suíço, nao sai corrente e tenho um bom range de velocidades. Não acredito que um piloto de XC não tenha coordenação suficiente para lidar com dois trocadores e o papo de redução de peso é balela. Vai se reduzir 400g e olhe lá. Para mim nao passa de uma baita estratégia da indústria para reduzir custos de produção e aumentar o lucro. E o mais incrível conseguiram empurrar isso nos consumidores com preço ainda mais alto o que nao faz o menor sentido sendo que tem muito menos material e valor adicionado em um kit com apenas um disco. 🤷
ok, obrigado pela contribuição meu amigo
Para mim, O k7 9/50 fica top demais!
Fica mesmo, com certeza
Incrível. Na hora do vídeo a pessoa fica animada pra montar o kit. Depois que usa por um tempo se arrepende da grana e tempo investido na transformação da bike pra pior. Parabéns pelo vídeo. Felicidades.
Agradeço pelo elogio, grande abraço.
Uso diariamente minha bike para quase tudo , 3 coroas na minha realidade jamais irei abandonar .
Agradeço pelo feedback
Na minha bike que uso diariamente na cidade, asfalto e terra batida, utilizo um pedivela com duas coroas 34-50 e um cassete 11-36, aliados a garfo rígido e pneus de bike gravel 700x32, com essa bike não faço trilhas muito fechadas mas para o uso que mencionei é muito melhor que relação coroa única. Minha bike de trilha é toda em fibra de carbono com grupo sram GX de 1x12 e essa sim é para enfrentar trilhas brutas.
Obrigado pelo feedback
A vantagem pra mim que sou pobre, é que uma coroa é menos manutenção e menos coisa que pode estragar :D
Obrigado
Video muito esclarecedor, tirou minhas dúvidas,em relação há trocar o K7 e também trocar para coroa única.
Que bom que ajudei
O fato é que poucos explicam pra que serve realmente o 1x12.....especificamente, as empresas explicam que isso ai não é para estradão....é para xc não xcm....estrada é 2 ou 3 coroas!
Isso ai é só pra te fazer gastar grana que não tem....tem nego que anda pra cacete independente do grupo....tú não vai alcançar ele nem com 1, 2 ou 3 coroas!
O que manda na bike em 98% é o cara que tá montado nela, o resto é história!
Sim condicionamento é um fator decisivo amigo, mas se até para o cara bom equipamento faz diferença, quanto mais para o iniciante.
@@MinhaBikeLifeStyle sim, mas equipamento bom não quer dizer 1x12 e sim tá mais ligado com o produto x e y,ou seja, Shimano ou Sram acima do X01, sram abaixo disso nem percam tempo!
E os outros é furada independente de ter bolso ou não, pra quem tem a bala compra de boa, e pra quem não tem, economize e compre um grupo shimano Deore, tú vai gastar só uma vez.....outros produtos paralelos é o barato que sai caríssimo!
@zeteixeira448 Falou tudo, o que manda é perna.. não adianta colocar a culpa na relação! kkkkkk tem tiozao ai dando pinote de barra circular em pelotao de speed hahahahah, 1x12 a pior bosta que eu já vi... fui entrar pra moda me lasquei.. que arrependimento... eu vivo na bicicletaria agora, trocando centro, corrente, coisa que era raridade na 3x9.....
Como dito na matéria este tipo de grupo é para performance, todo material para competição é mais caro, mais leve e mais frágil sim, para quem quer entrar na onda deste material aconselho os grupos de entrada para performance como o Deore Shimano é o mais pesado mais de maior durabilidade e já que o caso de não ser patrocinado pra ganhar um grupo novo quando necessário será a melhor opção, depois teste, o meu veio com a coroa 32 que utilizo quando sei que a trilha vai ser mais técnica e íngreme, quando vai ser um estradão utilizo uma 36 que me serve bem sem me deixar na mão na subida. Antes utilizava um 3 x 9 (11x42) que hoje ficou pra minha bike de cicloturismo.
Valeu pelo comentário amigão, com certeza uma otima contribuição, abraço
Uso 3 coroas Shimano, câmbio dianteiro Shimano Altus, traseiro Shimano Acera M3020, corrente KMC X8 e K7 Sunrace 11x40. Pensa numa transmissão elástica para todo tipo de terreno, em todas as circunstâncias, jamais abandonarei as 3 coroas.
Show
não entra na minha cabeça uma bike custar mais caro que um carro popular.
Eu tbm não entendia.
Primeiro parabéns pelo vídeo. Eu odeio coroa única, numa emergência numa subida súbita você perde muito tempo em super as marchas no K7, tendo 3 ou duas coroas rapidamente você desce marcha rapidamente retomando força na subida e na sequência se necessário vai subindo no K7, fato. Usop 2 coroas 22/36 e K7 11/40 e fica um conjunto espetacular e confortável.
Obrigado pelo seu feedback
"Modinha"
*Caro investimento e manutenção
{ SÓ É VIÁVEL 100% EM COMPETIÇÕES ONDE JÁ TEM TRAJETO DETERMINADO , PARTINDO ,DO PERCURSO O CARA JA TEM BASE DE (QUAL COROA USAR PELA FALTA DE MARCHAS) 32,34,36 talvez um 38 se o circuito for plano } peso a vantagem o resto é insignificante.
PARA A GRANDE MAIORIA esmagadora é muito melhor o sistema tradicional 2 ou 3 coroas na frente pense bem vc tem mais opções de marchas mais barato investimento se não é competidor profissional pra que passar perrengue em subidas e retas e até vergonha ,tudo pra para dizer minha bike tá clean moderna aí o cara muda para esse sistema de ( 1 coroa ) na frente para bancar de brutao mais perde nas retas e nas subidas ,pra quem usa sistema tradicional ,sair de 2 ou 3 coroas para apenas 1 coroa para ganhar 450 gramas no máximo de redução de peso com um 🤣motorzinho de dentista nas perninhas de grilo 🤣 é muito burrice melhor investir em treino pesado e ganhar esses 450 gramas de força muscular e dá na cabeça de tudo mundo com uma coroa 👑 só e por experiência própria eles ficam putos dos cornos quando estão de modinha 1x12 gx Sram ou superior tomando pau de 3x8 altos acera alívio 😏 se vc não tem um puto condicionado físico suba um degrau de cada vez sem querer pular de dois em dois ou até mais 😏
Obs: meu ponto de vista baseado em 20 anos de conhecimento de causa MTB e speed e afins do ciclismo 😉💪
Amigo vc usou aqui bons argumentos e concordo com vc em vários pontos, porém preciso discordar quando vc fala que é modinha, pois não é. Na verdade o ciclismo está sempre em constante evolução e precisamos ir nos adaptando.
Melhor comentário, além disso tem o povo que usa 1 coroa que te olham com outros olhos, na sua 2 ou 3 coroas. Tipo, não tem dinheiro pra colocar 1 coroa. Só que aí tomam tomam pau no pedal, falam que não estão tão preparados condicionalmente, as vezes melhor o pedal sozinho.
@@rodolforods535💪👍 Vdd parceiro meu forte é plano e subidas quanto mais forte melhor,e já cansei de dá pau em burguesinho com nave de 30k, 50k eles podem ter um bom poder aquisitivo mas superar a galera das antigas com sangue nos olhos é outro papo 😎🤝
Video muito bom, se eu tivesse visto antes, talvez não compraria meu 1 X 12, manteria meu 3 X 8
Obrigado pelo feedback
Bela reflexão! Os grupos de uma coroa são focados em performance em circuito de xco. Atletas de altíssimo nível que utilizam poucas marchas em razão da condição da prova e preparação física. Já os meros mortais, usam a bike em todas situações e tem preparo de Homer Simpson, daí três ou duas coroas são ideais pq atendem maior gama de situações.
Agora bota isso na cabeça do gado !!! Não conseguem entender.
Falou gado.. queima
Valeu pelo feedback
Ha sim Moises no meu caso eu tinha duas coroas dianteira e um piao atras troquei a relecao e coloquei uma coroa dianteira com 32 dentes por 51 da GTA mesmo mais barata. Nao senti esta questao ta mais duras das marchas pesadas e mais difíceis para empurrar a bike e tambem este mesmo argum no canal Bike e legal. Para mim ficou bem mais suave. Claro as maschas passam mais rapidas se voce querer alta permance precisa esta preparado para isto e ter mais potência nas pernas para pedelar. Mas isto e perfeitamente normal quando usavse uma coroa unica na dianteira, as marchas fluem com mais rapidez e voce precisa ficar ligado nisto. Quando era com duas coroas atras as marchas demoravam mais para encaixa ou seja tinha se uma distancia maior tempo entre uma marchar outra. Eu amei este sistema coroa unica dianteira.
Obrigado pelo relato
Tenho de uma coroa 34 dentes e 11x46... dependendo do grupo que estou na velocidade final falta um pouco de marcha. Mas de forma geral da para brincar legal
Show, valeu pelo feedback
Muito bom o vídeo!
Estou começando no pedal.
Estou coletando informações para achar o grupo ideal pra mim.
Valeu!!!
Sucesso!
A questão é que dificilmente vejo alguém usando eficientemente a troca de marcha nas coroas, e se você só tem câmbio traseiro fica tudo mais fácil. Concordo com as questões de manutenção, preços e etc. Minha regra é: sempre que tiver que usar o câmbio dianteiro use juntamente o câmbio traseiro, para o câmbio traseiro isso não é necessário; então sempre que usar o indicador esquerdo, use o indicador direito, e para o dedão esquerdo, use o dedão direito, isso para os rapidfire tradicionais. Se você não fizer isso, o salto no uso da troca de marcha somente nas coroas é muito grande e há um desperdício na combinação das marchas.
Obrigado pela contribuição
Tenho duas bike uma com SLX 2x10 no K7 11-36 e uma com SLX 1x12 com coroa 32 no K7 10-51, gosto de ambas, mas a 1x12 vc tem mais agilidades nas trocas de marchas, principalmente em subidas íngremes, mas ambas tem a mesma relação se vc fazer os cálculos. Mas com certeza se colocar um K7 11-42 ou 11-46 a 2x10 vai ficar muito melhor.
Show, valeu pelo feedback
Troquei pra uma coroa de 32 e cassete 10 / 51 e confesso que até agora não vi vantagens! Voce desce e quando vai subir, tem um numero de troca de marchas muito maior. Outro dia fiz trilha de 40k com 1400 de altimetria e tudo que eu queria no fim era a vovozinha, que nao existia.
Realmente falta final no asfalto com vento a favor.
Estou cogitando trocar a coroa por uma de 30 já que faço em geral trilhas com bastante altimetria. Mas a velocidade final vai ficar ainda mais comprometida.
No momento, estou é sentindo saudades de 2 coroas!
O assunto já é velho até, mas vamos lá. Por tudo que eu já vi nos pedais, grupo 1x12 voltado pra competição e alta performance, não há desculpas. Transmissão 3x9 é pra iniciantes pq dá uma elasticidade muito maior, conforto em subidas, etc. E bem mais barato de fato, mas a questão de quedas de correntes, cruzamento de corrente é algo a ser levado em consideração. Outro ponto chave, a duração da corrente e dos cogs menores na relação 1x12 é bem puxado, enfim.. caro de vdd. No meu último upgrade e depois de pesquisar bastante, achei minha zona de conforto no que se refere a performance, custo e estilo de pedal que pratico. Tenho 48 anos e uso 2x10, sendo nas coroas 26-36 dentes e no k7, 11-42. Uma bike de 20 marchas, não. Pq também é possível cruzar corrente, mas deixa a bike mega versátil. Na prática tenho 14 Marchas. Na mais pesada fica 3,27 e na mais leve fica 0,62. Saber fazer a leitura do terreno e antecipar qual coroa usar é fundamental pra não perder cadência. Relação 1x12 não é pra mim por motivos de grana e também não extrair da bike/relação o que ela pode oferecer.
Obrigado pela sua contribuição meu amigo, excelentes consideraçãoes
Bela análise. Se posso dar um dica use corrente Sram é a que tem a melhor durabilidade.
Obrigado pelo feedback e agradeço pela sugestão, tbm uso corrente sram, abraço
Rapazeada, pra quem anda veloz no plano e asfalto em sua maioria, Corre atrás de vaco de ônibus, Carros e caminhões pra atingir seus 55/60km/h no plano, ou colar na roda dos speedeiros por longas distâncias, não entre na moda de 1 coroa porque para atingir 40km/h no plano será uma tarefa bem árdua girando igual correia dentada de carro, hahaha, quer velocidade??? Invista sempre em coroa maior possível e K7 com o COG menor possível eis a receita da velocidade final alta em planos e descidas! Pega essa aí!
Obrigadoo pela dica
Tem vantagens sim,menor peso na bike.,troca de marchas mais rapido e se quiser trocar a coroa por uma de 34 d foi o que eu fiz na minha e na subida vai numa boa.Agora colocar 36 ou 38 eu não aconselho so se a pessoa tiver muito bem condicionada,pois tem subidas.
Obrigado pela observação, tbm já fiz um vídeo aqui falando de todas as vantagens, abraço
Também há um desgaste prematuro nas coroas menores do k7, já que são mais usadas em lugares planos. Aí quando vc precisar dar um tork na pedalada, pode ser que dê aquela pulada feia.
Quando vc ta na terceira coroa (maior) , a corrente estica o câmbio, fazendo um ajuste melhor nas marchas menores do k7.
Todo mundo tem preguiça de pensar enquanto pedala e acaba cruzando a marcha sempre e esse conjunto de uma coroa é melhor nesse caso pra quem ta começando tbm.
Ótimas considerações
Relação coroa 32 com 11x50 serve mais para iniciantes, o ideal seria 34 na coroa com 11x50... Os mais treinados usam 36.... Quem usa maior que 36 ja pratica o xcm. Se for xcpessado seria 32 a 34 dependendo do ciclista.....usar uma coroa nao tem ponto negativo...alias o oonto negativo é que dependendo de como desce tem que usar guia de corrente
Não meu amigo, a quatidade de dentes não tem haver como o nivel de condicionamento e sim com o estilo e local de pedal.
Show de bola o vídeo! Realmente a relação de 12 velocidades tem as suas vantagens e Desvantagens como você citou no vídeo.
Parabéns pelo conteúdo!
Obrigado
Eu particularmente não gosto, fica um monte de pinhão atrás, roda pesa mais, e você perde precisão na escolha de marchas, as vezes tu tem que passar varias para chegar onde se quer, a coroa por exemplo as vezes se consegue oque se quer só mudando ela, mas enfim tem gente que gosta e nada contra também...
Obrigado pelo feedback
Coroa de 1v com um pinhão de +10v, existe a torção da corrente, é o mesmo que pegar uma bike de 18v e colocar a corrente nos cog menor da coroa com o cog menor do pinhão (ou no maior cog nas duas peças), assim tendo mais atrito lateral nos elos da corrente.
ok
Não sou ciclista profissional...
Masss...vivo em cima d uma bike ah mais d 30 anos
Até msmo la atrás não tinha condição d ter uma moto muito menos carro...
Bom até hj não tenho tanta condição assim kkkk...
Mais ja passei por 21 , 24 , 27 e 30 marchas... d la pra ca só vim descendo 20 , 18 e agora 12 e pra mim é a melhor relação q ja inventaram haha 🚀🚀🚀👏🏼👏🏼👏🏼..abçs Moisés parabéns canal ta crescendo em...👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado pelo feedback, Deus abençoe
Amém
Valeu meu amigo pelas dicas pois eu já esta decidido mudar para uma coroa, mais não vai me adender bem pelos tipos de pedais que eu faço.
Espero ter ajudado
Vai dar tudo certo, obrigado pelo feedback
Com essa coroa aí de 32 dentes, a bicicleta ficará muito restrita até mesmo pra mountain bike, pois não existe terreno onde só vem ladeira, sem falar que tem muita gente que utiliza a mesma bicicleta pra asfalto e terra. Porém, se trocar por uma coroa de 38 dentes, ficará excelente pra qualquer terreno, uma vez que haja um pião de dez dentes atrás.
ok
Não existe grupo ruim (estou me referindo a relação e não a marca).... ou seja, cada grupo tem a sua finalidade e cada um deve procurar aquilo que atenda a sua necessidade....
Excelente definição amigão.
Exatamente
A única vantagem para quem não usa bike pra alta performance é a não necessidade de ficar mudando câmbio dianteiro do mas não vai ficar mais leve que uma dupla 36-22 com cassete 11-42 mas com certeza vai ter redução na velocidade final nos retoes então se sua região não tem mais montanhas que retoes ou você não tem perna pra coroas acima de 32 fica na sua 2x10 mesmo que a felicidade tá garantida.
Obrigado pelo feedback
Sou cicloturista e andava com uma relação 3x10, Shimano Deore. O grupo funcionava bem, mas depois de minha última viagem, em julho de 2021, ida e volta, 1939 Km, do interior de São Paulo ao Vale Europeu (SC), cruzando o Estado do Paraná duas vezes, resolvi trocar o sistema para o Shimano Deore 1x12.
Apesar de já ter pedalado bastante, principalmente em subidas, ainda não fiz viagens na bicicleta com essa mudança que fiz e, confesso que, não estou tão seguro das vantagens desse sistema para meu tipo de pedal.
Comecei usando uma coroa com 34 dentes, pedalei bem, mas percebi que não iria bem em subidas fortes e eu pedalo muito em subidas; recentemente, coloquei uma coroa de 30 dentes e melhorou a subida, mas parece que, ainda, não será o ideal.
Testarei a coroa de 32 dentes, em breve. Vamos ver como fica.
Se ver que não me atenderá, mudarei para um sistema de 2 ou mesmo de três coroas, como usava anteriormente.
Amigo para quem faz o seu estilo de pedal, realmente esse não é um grupo indicado, bom mesmo seria 2 coroas para vc