Caramba!! Na faculdade esse tipo de conteúdo é entendido e calculado, mas a forma dinâmica que a presentou o problema é de tirar o chapéu!! Excelente!!!! + 1 inscrito!
Boa noite doutor Helber! Tô sempre aqui aprendendo. Me chamo Wellington, sou construtor de Recife PE. Ontem parte de um triplex próximo de onde estou trabalhando entrou em colapso devido a ruptura das vigas em balanço. Duas pessoas que trabalhavam na obra ficaram gravemente feridas 😔😔😔 exatamente por conta disso aí que você nos explicou hoje. Um mal dimencionamento dos balanços fez com que toda, toda a lateral da edificação entrasse em colapso de uma só vez atingindo também duas casas ao lado e a coberta de alumínio que havia em cima caio sob a rede elétrica 🤦🏻♂️ pence num desespero.
Muito bom pra quem não tem convivência com obras. Infelizmente as faculdades estão fornecendo diplomas a qualquer semi analfabeto e isso acaba com a valorização dos engenheiros. Parabéns pelo conteúdo
Por tanto esse modelo é somemte quando trabalhamos com marquise e ferragem en conjuntos negativos sobre a laje .falo porq sou mestre e de obras e com experiência em edificações
PARABÉNS pela aula, gosto muito de assuntos engenharia no geral, NÃO sou tua área. Sou técnico eletrônica trabalho com assistência técnica naqiinas, voltando Na viga em balanço se colocar uma Mão francesa (reforços apoio) (ah teria outras tensoes desse apoio na viga. Bom diz ai.) Bom não ajuda a dar mais SEGURANÇA reduzindo a tensão e fadiga com isso mais segurança? Ou nem tanto,m NÃO usam por causa da estética, colocam entao ferros maiores aumento da viga. E quando essa construção ja tiver muitos anos ??? Observamos muito uso das MÃO francesa nas construções antigas hoje décadas ou centenarias e construções de madeira aparece muito. As paredes eram mais largas e se via muito em vãos pequenos ou grandes aqueles arcos, semi círculo, tijolos colocados de forma singular, parece que chamavam arco Romano ( me corrija) usado muito em VÃO como portas e pontes. Arcos. Claro Construções antigas não tinham tecnologia (concreto armado ?) , e mais recente uso estruturas ferro.armado.
Olá Boa tarde, estou para começar uma reforma na minha casa, em um dos quartos tem uma porta balcão com uma pequena varanda e um telhado em cima de uma laje, quero quebrar essa varanda, remover o telhado e azulejar tudo para fazer uma varanda grande, mas parte do telhado se estende além da parede para fazer a cobertura das janelas do andar inferior e pingadeira, não quero perder isso, gostaria de fazer uma emenda da laje, 1 metro se possível, não sei os limites disso, essa emenda teria 1 metro por 10 metros de comprimento, nas 2 pontas e no meio pensei em descascar a laje e fazer uma viga acima da laje com os ferros soldados nos ferros da laje existente q se estenderia nesse 1 metro de laje, tenho hj 3 metros de telhado, essas vigas teriam 4 metros contando com a emenda (vai ter no meio dos 5 metros tb pq é uma casa geminada e minha vizinha tb quer fazer), não vai ter parede nem nada em cima disso, só um guarda corpo, tb pensei em fazer furos no topo da laje existente para colocar ferros com compound para ajudar na gaiola de ferros da emenda da laje, pode me dizer se meu pensamento esta correto ? Não sou eu q vou fazer, vou contratar um profissional para isso, mas quero saber para poder dizer o q eu quero e para saber se ele esta fazendo corretamente. Obrigado Eduardo Cinta
Olá grande amigo Elber! Seus vídeos são excelentes. Você poderia fazer um vídeo explicando como fazer uma laje de 6 metros por 12 metros sem pilares no meio. Ou seja, toda com vão livre. É possível uma obra dessa com segurança? No caso, seria um salão em baixo e casa em cima.
A, eu considerava também a carga no comprimento, ou seja, se os vergalhões de maior bitola forem alojados na parte de cima que é o correto no resto da viga estará invertido em relação ao momento, já que são bi apoiadas. Pensando só nos vergalhões, em eventual ruptura se daria no ponto de apoio, logo os vergalhões na parte de cima estão sofrendo tração. Os de baixo compressão, já que a carga ocorrera em angulo. Esforço progressivo centímetro a centímetro em função de efeito alavanca. Então, ferragem na posição correta em relação a viga por inteiro e reforço no dobro do avanço. Reforço em x com maior bitola daquele com amarração na ferragem superior. Não deixa eu lembrar, o contrário, ferragem com maior bitola amarrada na extremidade interior, ou seja, aplicando reforço de tração na parte inferior. Sera que fica fora de conformidade professor?
Vou sempre estar aqui tirando minhas dúvidas e aprendendo mais tem 60 anos
A 40 anos atrás não tinha essa informação tão valiosa
Parabéns professor
Caramba!! Na faculdade esse tipo de conteúdo é entendido e calculado, mas a forma dinâmica que a presentou o problema é de tirar o chapéu!! Excelente!!!! + 1 inscrito!
Muitíssimo obrigado pela aula. Não deixe de alimentar essa fonte de conhecimento!
Parabéns pelo carinho de encina Vanderlei pedreiro 50 anos Rj
Através desse canal estou mais e mais aprendendo.
Boa noite doutor Helber! Tô sempre aqui aprendendo. Me chamo Wellington, sou construtor de Recife PE. Ontem parte de um triplex próximo de onde estou trabalhando entrou em colapso devido a ruptura das vigas em balanço. Duas pessoas que trabalhavam na obra ficaram gravemente feridas 😔😔😔 exatamente por conta disso aí que você nos explicou hoje. Um mal dimencionamento dos balanços fez com que toda, toda a lateral da edificação entrasse em colapso de uma só vez atingindo também duas casas ao lado e a coberta de alumínio que havia em cima caio sob a rede elétrica 🤦🏻♂️ pence num desespero.
Mas tinha um calculista? Ou táva sendo feita de acordo com o dono?
muito grato, muito obrigado...
tenho aprendido muito com voces...
Muito bom pra quem não tem convivência com obras.
Infelizmente as faculdades estão fornecendo diplomas a qualquer semi analfabeto e isso acaba com a valorização dos engenheiros.
Parabéns pelo conteúdo
Eu Abenir moro em São José SC . Nossa estou feliz por esta aula você é 1 Engenheiro Bença dê Deus, quê Deus te Ilumine Sempre Amém.
Amém brother 🙏🙏🙏🙏
Excelente explicação na prática! Continue compartilhando o conhecimento que Jesus o recompensará.
Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
Parabéns sou técnico, e por mais experiência que se tem mais podemos aprender, obrigado por compartilhar seus conhecimentos
Parabéns SR; HELBER ..além de ser ENGENHEIRO..também é um profissional de um grau muito elevado👏👏👏
Tamo junto brother.🤜🤛
Não dá pra tirar a legenda? Atrapalha, não dá pra vê.
Vc t o dom de ensinar...isso foi Deus que te deu,o seu esforço em estudar e buscar conhecimento aprimorou esse dom . Parabéns! !
Valeu brother.
Tamo juntaço🙏🙏🙏🙏
Parabéns muito boa as explicações para mim foi de grande relevância!
Parabéns quê Deus abençoe sempre felicidades ótima aula
Gracias por la explicación ING. Muy didáctico siga adelante saludos desde La pa Bolivia...
Esse canal está entre meus 10 tops preferidos, cada video uma dose de conhecimento.
Tamo junto
Parabéns professor... Sou técnico em edificações as dúvidas que tenho sempre venho ao seu canal... Continue sempre nos apoiando
Parabéns Helber, essas dicas e orientações ajudam demais!
Muito. Bom. Este. Conteúdo. Parabéns
Show 👏👏👏👏👏
Melhor canal de engenharia civil no TH-cam, sem sombra de dúvidas 👏👏👏👏
Tamo junto brother.
🤜🤛
parabéns, professor 👏👏👏🤩
PARABABÉNS!!!! SUPER AULAS. DEUS TE ABENÇOE.
Amém brother
perfeito , viga bi apoiada reforço na parte debaixo e vigas em balanço reforço encima !!! obrigado pelas dicas
Passando por aqui pra dar um joinha 👍 e plante uma árvore de preferência frutífera eu já estou plantando as minhas
Parabéns, excelente aula ( na prática e com uma didática muito bacana)
Parabéns !!! dr.Helder...passando conhecimentos básicos e com isso, evitando acidentes muitas vezes com vítimas fatais..
Sua explicação é bem clara e objetiva!! Parabéns 👏👏
Muito explicado parabéns 👏
Esso é um tipo de vídeo que pode salvar muitas obras. Obrigado
Por tanto esse modelo é somemte quando trabalhamos com marquise e ferragem en conjuntos negativos sobre a laje .falo porq sou mestre e de obras e com experiência em edificações
muito gratificante este exemplo
Parabéns muito bom gostei Nato de Januária MG
Show 👏 👏 👏 de explicação!! , muita gente confunde isso !!
O melhor canal de engenharia do TH-cam.
É nós.
Tamo junto.
Parabéns bem espricado Deus abençoe
Muito top as explicações bem ilustrativa 👏👏👏
Parabéns Helder, show de bola.
PARABÉNS pela aula, gosto muito de assuntos engenharia no geral, NÃO sou tua área. Sou técnico eletrônica trabalho com assistência técnica naqiinas, voltando
Na viga em balanço se colocar uma Mão francesa (reforços apoio) (ah teria outras tensoes desse apoio na viga. Bom diz ai.) Bom não ajuda a dar mais SEGURANÇA reduzindo a tensão e fadiga com isso mais segurança? Ou nem tanto,m NÃO usam por causa da estética, colocam entao ferros maiores aumento da viga. E quando essa construção ja tiver muitos anos ???
Observamos muito uso das MÃO francesa nas construções antigas hoje décadas ou centenarias e construções de madeira aparece muito.
As paredes eram mais largas e se via muito em vãos pequenos ou grandes aqueles arcos, semi círculo, tijolos colocados de forma singular, parece que chamavam arco Romano ( me corrija) usado muito em VÃO como portas e pontes. Arcos.
Claro Construções antigas não tinham tecnologia (concreto armado ?) , e mais recente uso estruturas ferro.armado.
Muito interessante... 👏🏽👏🏽👏🏽😄😃
Muito boa tarde! Espetacular os seus ensinamentos nos vídeos!
Bom dia Helber ! Agora sim, eu entendi , rss . Obrigada , é sempre muito bom aprender .
Q bacana muito bem explicado
Elber sempre que posso eu vejo seus vídeos, parabéns pelo seu trabalho.
Boa.
Muito bom parabéns
Sou pedreiro e essa dica vai me ajudar muito obrigado 😀👍
Parabéns show a explicação
Parabéns! Gostei muito!
Excelente, dicas valiosas.
Parabéns... muito bem explicado gostei
Obrigado pela aula.
super aula.
Show de bola 👋
Boa gosto muito do seus vídeos continue parabéns 👏
Muito boa a aula
Parabéns, aprendendo cada dia mais 👏
Uma aula muito obrigado
Extraordinárias explanações 👏👏👏👏👏👏
Olá Boa tarde, estou para começar uma reforma na minha casa, em um dos quartos tem uma porta balcão com uma pequena varanda e um telhado em cima de uma laje, quero quebrar essa varanda, remover o telhado e azulejar tudo para fazer uma varanda grande, mas parte do telhado se estende além da parede para fazer a cobertura das janelas do andar inferior e pingadeira, não quero perder isso, gostaria de fazer uma emenda da laje, 1 metro se possível, não sei os limites disso, essa emenda teria 1 metro por 10 metros de comprimento, nas 2 pontas e no meio pensei em descascar a laje e fazer uma viga acima da laje com os ferros soldados nos ferros da laje existente q se estenderia nesse 1 metro de laje, tenho hj 3 metros de telhado, essas vigas teriam 4 metros contando com a emenda (vai ter no meio dos 5 metros tb pq é uma casa geminada e minha vizinha tb quer fazer), não vai ter parede nem nada em cima disso, só um guarda corpo, tb pensei em fazer furos no topo da laje existente para colocar ferros com compound para ajudar na gaiola de ferros da emenda da laje, pode me dizer se meu pensamento esta correto ? Não sou eu q vou fazer, vou contratar um profissional para isso, mas quero saber para poder dizer o q eu quero e para saber se ele esta fazendo corretamente.
Obrigado
Eduardo Cinta
Admiração por engenharia. Que profissão bonita e essencial.
Parabéns Prof. Helder
Muito bom esta esplicacao.
Obrigado pessoal da engenharia na prática pelas valiosas informações abraços.
Muito bom 06👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍
Parabéns meu amigo que Deus continue te abençoando sempre obg
Parabéns vc explica bem
Ótima explicação parabéns
Adoro estes vídeos......
Obrigado Professor!
Muito bom parabéns pelo trabalho
Muito bem explicado.
O melhor canal de Engenharia ! Parabéns pelo o empenho amigo.
Dicas preciosas, top top
Olá grande amigo Elber!
Seus vídeos são excelentes.
Você poderia fazer um vídeo explicando como fazer uma laje de 6 metros por 12 metros sem pilares no meio. Ou seja, toda com vão livre. É possível uma obra dessa com segurança? No caso, seria um salão em baixo e casa em cima.
Obrigado y bendiciones 🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigado pela explicação
Show de bola Mestre Hélder. Deus lhe pague muito por tudo.
Verdade aprende muito
QUE VÍDEO EXCELENTE
Boa noite vc e nota 10.
Ótima explicação
Muito bem explicado . Obgduuuu
Tamo junto 🤜🤛
Muito bom vídeo, obrigado tirou minhas dúvidas
opa muito boa explicaçao
A, eu considerava também a carga no comprimento, ou seja, se os vergalhões de maior bitola forem alojados na parte de cima que é o correto no resto da viga estará invertido em relação ao momento, já que são bi apoiadas. Pensando só nos vergalhões, em eventual ruptura se daria no ponto de apoio, logo os vergalhões na parte de cima estão sofrendo tração. Os de baixo compressão, já que a carga ocorrera em angulo. Esforço progressivo centímetro a centímetro em função de efeito alavanca. Então, ferragem na posição correta em relação a viga por inteiro e reforço no dobro do avanço. Reforço em x com maior bitola daquele com amarração na ferragem superior. Não deixa eu lembrar, o contrário, ferragem com maior bitola amarrada na extremidade interior, ou seja, aplicando reforço de tração na parte inferior. Sera que fica fora de conformidade professor?
Meus parabéns professor, eu trabalho como pedreiro, eu amo o seus vídeo
Tamo junto 🤜🤛🙏
🤜❤
Muito top suas dicas
Cada dia que passa eu estou aprendendo mais 👏👏👏👏👏
Obrigado pelo vídeo,me ajudou muito.
Que explicação excelente.
Valeu professor. Excelente explicação.
Mais um excelente vídeo, estes vídeos no futuro salvaram muitas vidas, hoje fica na ignorância quem quer.
Verdade brother.
Profissional de excelência.
Boa! muito bom!
Melhor explicação
Parabéns!!!
Já vi e tive que convencer construtor a fazer da maneira correta .
Em outras palavras, em cima preciona para fora esticando o aço e em baixo preciona para dentro comprimindo o aço e concreto.