Para a moça solteira e sem filhos: não ligue e seja feliz do seu jeito. Fui educada no pensamento de que mulher precisa casar e fazer de tudo para manter o casamento, mesmo que seja ruim. Mas não cedi à pressão de ter filhos. Me divorciei depois de 12 anos de casamento e não ser mãe foi a melhor decisão. Faça o que seu coração mandar, e se achar que deve responder, diga que está bem assim, pra quê mudar. Só.
@@saragozabloco1368 Não cedi à pressão de ter filhos porque minha mãe insistia em manter um casamento ruim em que quatro crianças eram as vítimas. Eu me casei porque já estava com uma certa idade, havia uma pressão, ele parecia ser uma boa pessoa. Ele trabalha, não bebia, diferente do meu pai. Mas aí fui descobrindo que isso é o mínimo, existem outras formas de ser um mau marido. Respeito, companheirismo, muita coisa faz um relacionamento ser realmente saudável e feliz.
Eu aprendi com a vida que sogra é mãe do seu marido e não a sua mãe. Fiquei com meu ex por 12 anos e sempre ajudava a mãe dele. Ela me chamava de filha, até o dia que descobri que ele tinha amante e que ela sabia e nunca me contou. E ainda achou exagero eu me separar por isso. Hj sou casada de novo, mas cuido apenas do que é meu. Sogra pra mim é apenas mãe dele e não confio mais, prefiro manter uma distância emocional. Eu a respeito, porém, cada um no seu quadrado.
Já tive sogra maquiavélica e a irmã dela se dizia mãe dos filhos ou seja eu tinha "a sogra mãe e a sogra tia" ambas com indícios narcisistas e altamente perturbadoras.. ambas já foram pra eternidade e o mundo passou a respirar mais aliviado.. por mais varreduras do universo.😂
minha ex nora morou comigo 9 anos, meu filho deixou ela com um filho, que é especial eu não poderia deixar meu neto ao relento por conta disso meu filho não fala comigo mais não mim arrependo do que fis sempre falei pra ele que filho é responssabidade hoje ela vive na casa dela já tem outra pessoa e mim dou muito bem com eli .rezo sempre pelo meu filho.
Só uma reflexão sobre a questão de se trabalhar com o que gosta, como você diz, eu não sou régua moral para nada, mas por anos corri atrás do que amava e depois de muitos anos resolvi sem conseguir me sustentar direito com o que eu amava, decidi estudar para concurso. Anos de instabilidade financeira, sem conseguir pagar boletos afetaram minha saúde mental, e eu não tinha dinheiro nem para boletos, nem para terapia. Decidi que é melhor ter um mínimo de estabilidade, pagar meus boletos e conseguir pagar terapia caso não esteja feliz no trabalho, do que não conseguir me sustentar fazendo o que amo. Maslow tinha uma certa de razão.
Eu advogado até os 47 anos, na pandemia resolvi largar tudo e virei costureira sem saber pregar um botão. Fiz cursos e continuo me aperfeiçoando. Descobri a felicidade no trabalho e me livrei de reclamações e brigas. Ganho pouco ( por enquanto), mas estou feliz. ❤
Com todo o respeito, não existe obrigação social no caso do rapaz com a sogra. A obrigação é da filha dela, isso sim. Ela que trate bem a mãe e ponto final. Ninguém é obrigado a conviver e sorrir para quem não gosta.
Concordo, mas no meu caso, quando eu trato bem a sogra encrenqueira, meu marido fica feliz. Se eu bater peito e ñ receber arrumo problema com ele. Gostando ou ñ, o casamento flui melhor quando eu mostro consideração por ela.
@@flaviabianca1924 aí o problema é o marido banana que não coloca a mãe no lugar dela. Vai levando em banho Maria...faz o mínimo pra ele ficar feliz e ok.
Para aqueles que tem um genitor(a) que desapareceu da sua vida desde criança ou abandonou afetivamente em outras fases da vida. Retirem o nome dele da sua certidão de nascimento, procurem a justiça, isso é plenamente possível. Evitar tanto aborrecimento, inclusive de pagar pensão e cuidar na velhice.
Amo minha Sogra! Mesmo ex sogra. Era uma grande mãe. Faleceu há 1 mês, aos 99 anos. Sinto falta e amor por ela. Muito sabia, apesar de analfabeta. Está iluminada. Saudades.
Minha primeira sogrinha era um anjo na minha vida. Carinhosa, amorosa, sinto falta dela até hoje na minha vida. Ela faleceu há mais de 30 amoe mas até hj lembro dela com muito carinho.
Verdade!!!Os pais da minha esposa sempre resolvem com ela.A minha opinião não conta muito.O certo é eu me impor,mas vou absorvendo aos poucos até chegar o ponto de me irritar com a voz deles,olhar pra eles,etc...Uma palavra e pronto....ficam de mal comigo.Sera que estou errando na maneira e quando me imponho???
Eu sou sogra,mas sei o meu lugar não interferir na vida dos filhos, não quer ter filho,tudo bem quem vai criar são eles não eu ,sou vó e amo meus netos,mas não fico dando opinião pra minguem😊
Eu era apaixonada pela minha sogra. Lurdinha era melhor pessoa. Demorei pra divorciar por causa dela, sofria de saudade antecipada. Era como uma mãe pra mim.
@drajoelmagomes meu então noivo há mais de 30 anos terminou comigo para voltar com a ex. Sofri muito, mas muito mais por ter me distanciar dos meus “ex-quase-sogros”. Pensei muito, o tempo passou e tive um “insight”: os pais dele não terminaram comigo, e retomamos o contato. O amor e a afinidade permaneceram; eu me casei com outra pessoa, tive uma filha, eu os visito sempre que surge uma oportunidade, pois moram longe de mim, e sou sempre bem recebida, assim como minha família. O mesmo ocorreu com outros “ex-quase-sogros”, que tive o privilégio de reencontrá-los até que recentemente essa outra “ex-quase-sogra” faleceu… digo que foi um privilégio enorme poder reencontrá-los, ser recebida com tanto amor e carinho recíprocos, já que nos separamos dos filhos(as), mas em muitos casos não dos pais deles(as), que também podem sofrer com a separação, pois já anteveem o provável distanciamento. Meus sogros atuais vivem em outro país, temos pouco contato; mas mesmo que morássemos perto, sei que não teria a mesma relação de amizade e afinidade como tenho com meus ex-sogros; mas procuro tratá-los com todo o respeito e deferência, mesmo sabendo que não sou “a nora que eles desejavam ao filho”, já que são excelentes pais e avós.
Estou a 1 ano morando juntos, e minha sogra é muito receptiva e atenciosa. Ela diz que sou como uma filha. Eu agradeço e gosto muito dela. Só não consigo me entregar completamente a esse afeto pq nunca tive exemplos na minha família sobre relacionamentos com sogra casamento, família unida essas coisas. Então sempre fico com um pé atrás. Estou aprendendo muito até o momento. Vídeo necessário ❤️🙏
Me vejo na mesma situação que você. A avó e a mãe do meu esposo são pessoas maravilhosas mas me sinto assim também, as vezes não me abro como gostaria.
Entregue se menina.Aceite esse carinho há sogras melhores wue muitas mães. EU amo minha nora.entendo me melhor com minha nora do que com a minha filha.....
Eu sou sogra e também sou nora... Não me intrometo na vida da minha filha, ajudo se puder mas não critico nem intrometo... Graças a Deus, minha sogra é melhor que minha mãe...😄
Se a gente for agradar a todo mundo e suprir as expectativas das pessoas... Nunca seriamos felizes ❤ obrigada Marcos, vc não sabe o quanto me ajuda com seus videos. 😊
Sou sogra de nora e genro e sempre abracei qualquer escolha dos meus filhos. Só posso desgostar do que conheço então preciso conviver pra analisar. Mas o que quero mesmo é que essas pessoas gostem deles e os tratem bem. Isso me satisfaz.🌹
Vocês que são sogra, por favor. Estou com uma dúvida. Eu sinto que minha sogra DIZ coisas entre as linhas. Tipo. Na família dele tem uma brincadeira que quando vc pega o último pedaço de algo é pq vc não quer casar. Aí eu fui pegar o último pedaço de um petisco, e meu namorado brincou sobre. Aí do nada ela fala " pode pegar pq o carlos não quer mais casar mesmo" . Eu fiquei incomodada, pq ela falou convicta e detalhe estávamos em um momento descontraído no dia do Natal. Me senti mal. Porém percebi que ela não sabe nem metade dos planos do filho dela. Sei lá, sabe sinto q tem algo que não encaixa???? Eu sempre sinto isso quando estou perto. E também ela mostra sinais claros de competição e eu fico boiando do por que. Vocês acham q é isso mesmo que eu estou pensando? Acho q ela tem um gostar falso sobre mim.
@@larissasobral5526 No meu entender, mãe e namorada/noiva/esposa, ocupam lugares muito diferentes na vida do homem. E, quem tem que estabelecer estes "limites" é ele! Como? Conversando e se posicionando. Com ambas! Vc deve dizer a ele o que a incomoda, a deixa desconfortável, mostrando que vc quer fazer parte da vida dele e, por consequência, da família! Que, se existe algum problema da mãe dele com vc, precisa ser esclarecido. Se ele disser que não há nada, é só brincadeira dela, vc pede a ele pra observar, num próximo encontro entre vcs duas, e que ele intervenha quando notar que vc não gostou, que indiretas desnecessárias não fortificam nenhuma relação. Converse! 🌹
ปีที่แล้ว +4
Lidar com expectativas sociais de forma funcional e empática envolve autoconsciência, comunicação assertiva e limites saudáveis. É importante entender nossos desejos e metas pessoais, expressar sentimentos e necessidades com respeito e estabelecer limites para cuidar de si mesmo. Empatia e compreensão são cruciais ao considerar perspectivas diferentes. Praticar autoaceitação e amor-próprio, valorizar conquistas e características únicas, buscar apoio em pessoas que nos valorizam são formas de fortalecer-se.
Ruim não é a profissão que si escolhe. Mais depois que vc exerce a profissão, da o nosso melhor. Seja em qualquer profissão, da o nosso melhor. Obrigada Marcos, vc é show ❤
Olha doutor Marcos Lacerda. Eu só tenho o ensino médio gosto muito de ler, não consegui ir muito longe fazer o que, mas gosto de ler já tentei passar os vídeos do senhor para amigos, acredite as pessoas falam que não tem paciência de ovi lá. Eu fico pensando é por isso que essas pessoas não têm sabedoria porque depois que conheci o seu trabalho eu sou uma outra pessoa. Obrigada por conhecer o senhor ❤
Marcos, caso você tenha ainda contato com esse paciente que paga pensão pro pai e nunca teve contato com ele, isso já foi revertido no STF. Caso um pai ou mãe nunca teve contato com o filho, desobriga o filho de qualquer tipo de pagamento de pensão.
Também achei um bocado absurda a decisão da justiça sobre esse caso. A mãe criou o filho sozinha, com toda dificuldade do mundo, e o pai apareceu do "nada" depois de adulto, apenas para recolher os louros. É um parasita. Espero que ele tenha consciência destas mudanças, e caso este pai permaneça vivo, que recorra da decisão da justiça.
Tem um policial que é também músico. Antes de ir para a Polícia aconteceu algo na família dele: Uma vez o irmão sofreu um acidente e a família não ficou sem recursos, uma vez que o irmão dele tinha estabilidade, e isso fez ele pensar que se fosse com ele a família não teria esse amparo, e daí ele resolveu ir atrás de um emprego estável. Está feliz nos dois trabalhos. Tem que pensar no plano de saúde, na aposentadoria...
Galera sogra não é mãe, mãe é quem cuida, cria e ver a gente amadurecer e crescer. Ter carinho tudo bem, agora comparar com alguém que sempre cuidou e amou da gente é demais. A minha sogra só tem uma coisa de mim, DISTÂNCIA, ela gosta da outra nora que baba ela e não ajuda com nada, eu ajudava e não babava ai por isso não era a preferida ou querida, então tchauzinho pra ela, não preciso dela e nem ela de mim, então nos mantemos assim 🙏
No começo do casamento do meu filho, minha nora fez de um tudo para eu "não prestar". Provocava discussões sem sentido, falava de mim para terceiros, enfim, era bem difícil. Com o tempo e paciência, fui trazendo-a para perto, dando suporte quando eu podia, ajudando-os com a netinha e suas cólicas, enfim, hoje nos damos muito bem. Somos o que devemos ser; pessoas que amam as mesmas pessoas (filho e netos) e querem o melhor para família. Estamos sempre juntas.🙏🏾🥰
Minha sogra é asim,começou a toda vez que eu ia na casa dela, ela inventava asuntos sem pé nem cabeça e ficava colocando eu comtra meu marido, parei de andar lá, então ela passou a frequentar minha casa pra ficar com desaforo, então disse a ela que não queria a vizita dela em minha casa pra ficar fazendo inferno na minha casa não, hj tenho paz,sei que quem chega na casa dela ,ela fala de mim não me importo, me importo em ter paz.
Eu trabalho num setor que tem uma mulher que já puxou meu tapete de várias formas...optei por continuar trabalhando nesse local que gosto e aprendi a ter uma relação cordial com essa criatura...assim como o Doutor exemplificou...e sou muito feliz com essa relação cordial ...vamos deixar de ser crianças cheio de mimimi com as pessoas difíceis...como minha sogra mesmo...isso se chama inteligência emocional
Ser útil fazendo o que gostamos e otimo,e dar pra ver que o Marcos lacerda ama o que faz. percebemos pelo entusiasmo nas explicações e na ajudadiaria, gratidão por existir❤😊
Boa tarde! Amo seus vídeos, posso dá uma sugestão de um próximo tema? Vc poderia falar sobre o "abandono paterno" e os traumas que isso causa na criança e na vida adulta dessa pessoa que foi abandonada, e o que fazer para curar essa ferida? Desde já agradeço!
Não sou régua, como já diz o bom amigo Marcos Lacerda, mas estou saindo da minha área de atuação (que escolhi sem influência da família), por que esta não me dá estabilidade, e um bom retorno financeiro e indo para uma, que apesar das dificuldades que sei que vou enfrentar, me permitirá ter estabilidade e uma boa aposentadoria. Cada pessoa é um mundo, uma experiência e uma história diferente. Adoro seus vídeos e o seu bom humor. =)
Cuidei da minha sogra do meu sogro ate a morte deles, me separei do marido a 23 anos, sou amiga de todos da familia, os sobrinhos continuam pedindo bênção e chamando de tia, eu amo a todos, sao meus cunhados e meus sobrinhos...sou sogra e o que posso fazer por minha nora eu sempre fiz, faço e farei enquanto eu viver... Essa coisa de falar mal de sogra no meu ponto de vista e uma burrice, pois existem sogras boas e mas, e noras tbm da mesma forma
Eu também: a minha primeira sogra foi uma benção na minha vida - sempre me tratou com amor, nunca se intrometeu no meu casamento e ainda me ajudou demais na criação do meu filho. A segunda, é tão tóxica que tentou arruinar o dia do meu casamento; colocou a família dela inteira contra o meu marido e eu, tudo as custas de muita mentira. Hoje a trato com respeito e educação; e só. Mas agradeço a Deus que ele enxerga quem ela é.
Tenho dois filhos e escolheram profissão..amor..um é casado ..outro não é são felizes bem sucedidos e principalmente bem resolvidos e pra mim é o que conta. Apoiei dei e continuo dando muito amor, nos damos muito bem.❤❤❤❤❤
Tive uma sogra q me adorava enquanto eu vivi com o narcisista filho dela , larguei e nao sou mais bem quista Tô nem aí, eles q lutem com o narcisista agora
Cara, esse relato do caso do paciente, que o pai abandonou, nunca apareceu, e depois só pq ta velho e precisando de dinheiro ele é obrigado a pagar pensão? isso é um absurdo, o poste mijando no cachorro, vem com essa de obrigação legal, não faz sentido neste caso, diferente de um pai que tem que pagar as coisas para o filho menor, o velho que procure a assistência social da cidade ou sei lá, ele que viva como se nunca tivesse tido filho, que foi o que fez quando era jovem e com dinheiro, essa juíza é louca!
Para mim decidi: fazer primeiro a faculdade que pudesse me dar retorno financeiro. Depois o sonho... Até porquê a gente precisa ganhar dinheiro para bancar o sonho.❤
Fez muito sentido. Se for da vontade do meu filho ,um dia se comprometer,serei sogra. E tenho que saber respeitar as escolhas dele. Isso que pretendo fazer.a maturidade emocional nos ajuda nesse tipo de relacionamento. Cada ponto que o sr mencionou concordo. Hoje ,não tenho sogra. Pois sou divorciada. Mas,se tornou numa amiga. Temos um amor em comum.o meu filho. E como ser humano tenho respeito e carinho por ela. 😊. Essa história do sr ser criado para ser médico e escolher psicologia ,eu já sabia.o sr contou.mas,direito!?😂 . Pra quem tá nde fora foi divertido.pra sua família ,nem um pouco😂.escolheu bem. É um ótimo profissional.🙏
Fui abandonada grávida aos 14 anos, Criei minha filha com ajuda dos meus pais e da madrinha dela!o dito cujo do pai nunca a procurou, Trabalhei muito para não deixar nada faltar a ela, Ela estudou até onde quis, Mas preferiu a carreira da beleza,é uma excelente cabeleireira , Uma mulher de 41 anos, mãe de um garoto de 15 , Solteira e feliz e realizada em suas escolhas! Vira e mexe alguém diz, Prepare-se algum dia esse pai pode bater em sua porta.
Cristina Goncalves, sofri abandono paterno e materno e acho um absurdo essa lei Brasileira, uma pouca vergonha, me mato de trabalhar desde que eu tinha 12 anos de vida para me sustentar e se o homem que ajudou me gerar no utero daquela que me pariu resolver aparecer ,ainda tenho que pagar pensao ? um abuso muito grande essa lei. Moro em um certo País da Europa onde amo acima de tudo a democracia e muitas leis existentes por aqui. Onde moro se uma pessoa prova abandono parental nao é obrigada a pagar pensao a gente abusada que some no mundo e acha que filho é lata de lixo ,só voltam quando já nao podem mais com a propria vida . E se a pessoa é dona de um patrimonio pode deserdar os proprios pais, pode deixar escrito em testamento que se morrer antes dos pais ou pai ou mae que abandonou essa pessoa, esses mesmos nao herdarao nada
Que interessante, não sabia dessa. Eu que sou sua super fã, sempre acompanhando seus vídeos mas só comentando em pontos que não concordo, que são poucos, me formo em Direito final do ano!😂
Pode sim, mas isso vai depender do entendimento do juiz. Por exemplo, o pai nunca pagou pensão, porém, a mãe requisitou? Se não requisitou isso vai contar em defesa do pai. E por aí vai. Direito familiar é muito rebuscado.
@@sir.santos8894Mas mesmo nao tendo requisitado pela mãe, ele nao sabia da obrigação dele como pai? Oxe...é cada uma! Homens sendo homens...fogem as responsabiliades e precisam ser requisitados pra assumirem. P.S: A história muda de figura se ele nao sabia q era pai, nunca soube da existência desse filho e tal, e só na velhice ficou sabendo, a mãe nunca contou.
Sobre a sogra a eu precisava ouvir isso. Mas não estou preparada ainda, pq pessoas desconhecidas vc não tem vínculo e é fácil lidar com a situação na hora. já a sogra tem toda uma história construída e vc fica meio que amarrada sem ação. Mas o que foi dito pelo psicólogo é perfeitamente coerente e é verdadeiro. Mas é difícil… infelizmente não sou tão evoluída ainda…
Sobre o pessoal que fica na duvida de fazer o que gosta ou seguir o dinheiro. Você pode ser o que quiser, o que conta é como MONETIZA sua função. De nada adianta ser um profissional de um dos grandes cursos se vc é incapaz de monetizar e criar Network com outras pessoas da área. Aqui no YT msm tem varios criadores de conteúdo que ganham com divulgação de arte muito mais do que advogados
Para a moça solteira e sem filhos: não ligue e seja feliz do seu jeito. Fui educada no pensamento de que mulher precisa casar e fazer de tudo para manter o casamento, mesmo que seja ruim. Mas não cedi à pressão de ter filhos. Me divorciei depois de 12 anos de casamento e não ser mãe foi a melhor decisão. Faça o que seu coração mandar, e se achar que deve responder, diga que está bem assim, pra quê mudar. Só.
🎉 Parabéns!!! Por abrir mão da maternidade também!
@@saragozabloco1368 Não cedi à pressão de ter filhos porque minha mãe insistia em manter um casamento ruim em que quatro crianças eram as vítimas. Eu me casei porque já estava com uma certa idade, havia uma pressão, ele parecia ser uma boa pessoa. Ele trabalha, não bebia, diferente do meu pai. Mas aí fui descobrindo que isso é o mínimo, existem outras formas de ser um mau marido. Respeito, companheirismo, muita coisa faz um relacionamento ser realmente saudável e feliz.
@@lucapellari5985 , concordo plenamente com o final do seu relato.
O filho dela que lute😂
Me assusta a quantidade de adultos que ainda são reféns de aprovações sociais. Isso não entra na minha cabeça
Eu aprendi com a vida que sogra é mãe do seu marido e não a sua mãe. Fiquei com meu ex por 12 anos e sempre ajudava a mãe dele. Ela me chamava de filha, até o dia que descobri que ele tinha amante e que ela sabia e nunca me contou. E ainda achou exagero eu me separar por isso. Hj sou casada de novo, mas cuido apenas do que é meu. Sogra pra mim é apenas mãe dele e não confio mais, prefiro manter uma distância emocional. Eu a respeito, porém, cada um no seu quadrado.
😮👏👏👏👏
Já tive sogra maquiavélica e a irmã dela se dizia mãe dos filhos ou seja eu tinha "a sogra mãe e a sogra tia" ambas com indícios narcisistas e altamente perturbadoras.. ambas já foram pra eternidade e o mundo passou a respirar mais aliviado.. por mais varreduras do universo.😂
Amem! Por mais varreduras!
Que o universo passe a vassoura aqui tbm 🙌🏻❤🙏🏻
minha ex nora morou comigo 9 anos, meu filho deixou ela com um filho, que é especial eu não poderia deixar meu neto ao relento por conta disso meu filho não fala comigo mais não mim arrependo do que fis sempre falei pra ele que filho é responssabidade hoje ela vive na casa dela já tem outra pessoa e mim dou muito bem com eli .rezo sempre pelo meu filho.
Acredito ser uma sogra presente, companheira e sempre atenciosa! Ah, e principalmente discreta!!!
Só uma reflexão sobre a questão de se trabalhar com o que gosta, como você diz, eu não sou régua moral para nada, mas por anos corri atrás do que amava e depois de muitos anos resolvi sem conseguir me sustentar direito com o que eu amava, decidi estudar para concurso. Anos de instabilidade financeira, sem conseguir pagar boletos afetaram minha saúde mental, e eu não tinha dinheiro nem para boletos, nem para terapia. Decidi que é melhor ter um mínimo de estabilidade, pagar meus boletos e conseguir pagar terapia caso não esteja feliz no trabalho, do que não conseguir me sustentar fazendo o que amo. Maslow tinha uma certa de razão.
Eu advogado até os 47 anos, na pandemia resolvi largar tudo e virei costureira sem saber pregar um botão. Fiz cursos e continuo me aperfeiçoando. Descobri a felicidade no trabalho e me livrei de reclamações e brigas. Ganho pouco ( por enquanto), mas estou feliz. ❤
Com todo o respeito, não existe obrigação social no caso do rapaz com a sogra. A obrigação é da filha dela, isso sim. Ela que trate bem a mãe e ponto final. Ninguém é obrigado a conviver e sorrir para quem não gosta.
Vou já mesmo fingir ser social com uma pessoa que não gosta de mim .kkkk
Concordo, mas no meu caso, quando eu trato bem a sogra encrenqueira, meu marido fica feliz. Se eu bater peito e ñ receber arrumo problema com ele. Gostando ou ñ, o casamento flui melhor quando eu mostro consideração por ela.
@@flaviabianca1924 aí o problema é o marido banana que não coloca a mãe no lugar dela. Vai levando em banho Maria...faz o mínimo pra ele ficar feliz e ok.
Para aqueles que tem um genitor(a) que desapareceu da sua vida desde criança ou abandonou afetivamente em outras fases da vida. Retirem o nome dele da sua certidão de nascimento, procurem a justiça, isso é plenamente possível. Evitar tanto aborrecimento, inclusive de pagar pensão e cuidar na velhice.
Amo minha Sogra! Mesmo ex sogra. Era uma grande mãe. Faleceu há 1 mês, aos 99 anos. Sinto falta e amor por ela. Muito sabia, apesar de analfabeta. Está iluminada. Saudades.
Minha primeira sogrinha era um anjo na minha vida. Carinhosa, amorosa, sinto falta dela até hoje na minha vida. Ela faleceu há mais de 30 amoe mas até hj lembro dela com muito carinho.
O melhor é ganhar o filho kkk sério gente,as sogras precisam entender que na casa do filho o certo é respeitar o que o casal decide 🙏🏻
Verdade!!!Os pais da minha esposa sempre resolvem com ela.A minha opinião não conta muito.O certo é eu me impor,mas vou absorvendo aos poucos até chegar o ponto de me irritar com a voz deles,olhar pra eles,etc...Uma palavra e pronto....ficam de mal comigo.Sera que estou errando na maneira e quando me imponho???
Verdade porém muitas não entendem, mas o filho que tem que colocar limites também ne
Dr Marcos é de uma leveza tão grande, chega dar uma calmaria no coração! Só gratidão, por passar seus conhecimentos!🌹
Eu sou sogra,mas sei o meu lugar não interferir na vida dos filhos, não quer ter filho,tudo bem quem vai criar são eles não eu ,sou vó e amo meus netos,mas não fico dando opinião pra minguem😊
Parabéns 👏
Bem assim mesmo. Amo meus netos e deixo meus filhos à vontade para viver a vida deles.
Um sonho de sogra 😅❤
Fico muito na minha . Não nego que no início senti kkkk chorava escondido. Não sei da vida deles tenho duas netas deste casamento respeito muito.
isso mesmo,cada um que cuide da sua vida que eu cuido da minha,ok? Muito obrigada😁
Eu era apaixonada pela minha sogra. Lurdinha era melhor pessoa. Demorei pra divorciar por causa dela, sofria de saudade antecipada. Era como uma mãe pra mim.
@drajoelmagomes meu então noivo há mais de 30 anos terminou comigo para voltar com a ex. Sofri muito, mas muito mais por ter me distanciar dos meus “ex-quase-sogros”. Pensei muito, o tempo passou e tive um “insight”: os pais dele não terminaram comigo, e retomamos o contato. O amor e a afinidade permaneceram; eu me casei com outra pessoa, tive uma filha, eu os visito sempre que surge uma oportunidade, pois moram longe de mim, e sou sempre bem recebida, assim como minha família. O mesmo ocorreu com outros “ex-quase-sogros”, que tive o privilégio de reencontrá-los até que recentemente essa outra “ex-quase-sogra” faleceu… digo que foi um privilégio enorme poder reencontrá-los, ser recebida com tanto amor e carinho recíprocos, já que nos separamos dos filhos(as), mas em muitos casos não dos pais deles(as), que também podem sofrer com a separação, pois já anteveem o provável distanciamento. Meus sogros atuais vivem em outro país, temos pouco contato; mas mesmo que morássemos perto, sei que não teria a mesma relação de amizade e afinidade como tenho com meus ex-sogros; mas procuro tratá-los com todo o respeito e deferência, mesmo sabendo que não sou “a nora que eles desejavam ao filho”, já que são excelentes pais e avós.
Estou a 1 ano morando juntos, e minha sogra é muito receptiva e atenciosa. Ela diz que sou como uma filha. Eu agradeço e gosto muito dela. Só não consigo me entregar completamente a esse afeto pq nunca tive exemplos na minha família sobre relacionamentos com sogra casamento, família unida essas coisas. Então sempre fico com um pé atrás. Estou aprendendo muito até o momento. Vídeo necessário ❤️🙏
Me vejo na mesma situação que você.
A avó e a mãe do meu esposo são pessoas maravilhosas mas me sinto assim também, as vezes não me abro como gostaria.
Entregue se menina.Aceite esse carinho há sogras melhores wue muitas mães. EU amo minha nora.entendo me melhor com minha nora do que com a minha filha.....
"O amor é opcional o cuidado é obrigatório."
Eu sou sogra e também sou nora...
Não me intrometo na vida da minha filha, ajudo se puder mas não critico nem intrometo...
Graças a Deus, minha sogra é melhor que minha mãe...😄
Se a gente for agradar a todo mundo e suprir as expectativas das pessoas... Nunca seriamos felizes ❤ obrigada Marcos, vc não sabe o quanto me ajuda com seus videos. 😊
Eu amo minha sogra e a tenho como minha mãe,me trata bem e sempre me ajudou,estou com meu marido a mais de 20 anos.
Pois dê graças a Deus, porque encontrar uma sogra que se dê bem com você não é facil kkkkk
@@aliciabezerra2316sim, a minha é péssima, me afastei, não consigo mais conviver bjos
@@ritadecassiamarianipenha7441nao SE culpe! Fez o certo é EU Fix igusl
A minha ex sogra 😅so Deus na causa manipuladora..narcisista e la vai deixa ela bem longe de mim
Sou sogra de nora e genro e sempre abracei qualquer escolha dos meus filhos. Só posso desgostar do que conheço então preciso conviver pra analisar. Mas o que quero mesmo é que essas pessoas gostem deles e os tratem bem. Isso me satisfaz.🌹
Penso como vc , a escolha é deles e quero que sejam felizes
Vocês que são sogra, por favor. Estou com uma dúvida. Eu sinto que minha sogra DIZ coisas entre as linhas. Tipo. Na família dele tem uma brincadeira que quando vc pega o último pedaço de algo é pq vc não quer casar. Aí eu fui pegar o último pedaço de um petisco, e meu namorado brincou sobre. Aí do nada ela fala " pode pegar pq o carlos não quer mais casar mesmo" . Eu fiquei incomodada, pq ela falou convicta e detalhe estávamos em um momento descontraído no dia do Natal. Me senti mal. Porém percebi que ela não sabe nem metade dos planos do filho dela. Sei lá, sabe sinto q tem algo que não encaixa???? Eu sempre sinto isso quando estou perto. E também ela mostra sinais claros de competição e eu fico boiando do por que. Vocês acham q é isso mesmo que eu estou pensando?
Acho q ela tem um gostar falso sobre mim.
@@larissasobral5526 No meu entender, mãe e namorada/noiva/esposa, ocupam lugares muito diferentes na vida do homem. E, quem tem que estabelecer estes "limites" é ele! Como? Conversando e se posicionando. Com ambas! Vc deve dizer a ele o que a incomoda, a deixa desconfortável, mostrando que vc quer fazer parte da vida dele e, por consequência, da família! Que, se existe algum problema da mãe dele com vc, precisa ser esclarecido. Se ele disser que não há nada, é só brincadeira dela, vc pede a ele pra observar, num próximo encontro entre vcs duas, e que ele intervenha quando notar que vc não gostou, que indiretas desnecessárias não fortificam nenhuma relação. Converse! 🌹
Lidar com expectativas sociais de forma funcional e empática envolve autoconsciência, comunicação assertiva e limites saudáveis. É importante entender nossos desejos e metas pessoais, expressar sentimentos e necessidades com respeito e estabelecer limites para cuidar de si mesmo. Empatia e compreensão são cruciais ao considerar perspectivas diferentes. Praticar autoaceitação e amor-próprio, valorizar conquistas e características únicas, buscar apoio em pessoas que nos valorizam são formas de fortalecer-se.
Já coloquei Ela no lugar dEla ha anos! Pessoas tóxicas e narcisistas longe da minha vida!
Ruim não é a profissão que si escolhe. Mais depois que vc exerce a profissão, da o nosso melhor.
Seja em qualquer profissão, da o nosso melhor.
Obrigada Marcos, vc é show ❤
Olha doutor Marcos Lacerda. Eu só tenho o ensino médio gosto muito de ler, não consegui ir muito longe fazer o que, mas gosto de ler já tentei passar os vídeos do senhor para amigos, acredite as pessoas falam que não tem paciência de ovi lá. Eu fico pensando é por isso que essas pessoas não têm sabedoria porque depois que conheci o seu trabalho eu sou uma outra pessoa. Obrigada por conhecer o senhor ❤
Amei a reflexão sobre ser feliz fazendo o que gosta, independente do retorno financeiro.
Marcos, caso você tenha ainda contato com esse paciente que paga pensão pro pai e nunca teve contato com ele, isso já foi revertido no STF. Caso um pai ou mãe nunca teve contato com o filho, desobriga o filho de qualquer tipo de pagamento de pensão.
Também achei um bocado absurda a decisão da justiça sobre esse caso. A mãe criou o filho sozinha, com toda dificuldade do mundo, e o pai apareceu do "nada" depois de adulto, apenas para recolher os louros. É um parasita. Espero que ele tenha consciência destas mudanças, e caso este pai permaneça vivo, que recorra da decisão da justiça.
Que bom que consegue pagar seus boletos.
Eu sou professora e também sempre paguei.
O importante não é o quanto se ganha, mas como se gasta....
Hoje fechou! Ecoou por aqui. Show de bola!!
O amor é opcional, mas o cuidado é obrigação legal😉
Tem um policial que é também músico. Antes de ir para a Polícia aconteceu algo na família dele: Uma vez o irmão sofreu um acidente e a família não ficou sem recursos, uma vez que o irmão dele tinha estabilidade, e isso fez ele pensar que se fosse com ele a família não teria esse amparo, e daí ele resolveu ir atrás de um emprego estável. Está feliz nos dois trabalhos. Tem que pensar no plano de saúde, na aposentadoria...
Galera sogra não é mãe, mãe é quem cuida, cria e ver a gente amadurecer e crescer. Ter carinho tudo bem, agora comparar com alguém que sempre cuidou e amou da gente é demais. A minha sogra só tem uma coisa de mim, DISTÂNCIA, ela gosta da outra nora que baba ela e não ajuda com nada, eu ajudava e não babava ai por isso não era a preferida ou querida, então tchauzinho pra ela, não preciso dela e nem ela de mim, então nos mantemos assim 🙏
Penso o mesmo 😊
Idem😊
No começo do casamento do meu filho, minha nora fez de um tudo para eu "não prestar". Provocava discussões sem sentido, falava de mim para terceiros, enfim, era bem difícil. Com o tempo e paciência, fui trazendo-a para perto, dando suporte quando eu podia, ajudando-os com a netinha e suas cólicas, enfim, hoje nos damos muito bem. Somos o que devemos ser; pessoas que amam as mesmas pessoas (filho e netos) e querem o melhor para família.
Estamos sempre juntas.🙏🏾🥰
Amei sua história e seu exemplo de paciência
Minha sogra é asim,começou a toda vez que eu ia na casa dela, ela inventava asuntos sem pé nem cabeça e ficava colocando eu comtra meu marido, parei de andar lá, então ela passou a frequentar minha casa pra ficar com desaforo, então disse a ela que não queria a vizita dela em minha casa pra ficar fazendo inferno na minha casa não, hj tenho paz,sei que quem chega na casa dela ,ela fala de mim não me importo, me importo em ter paz.
Esse psicólogo e demais de bom nos ajuda muito e ainda nos diverti 😊 teus te abençoe muito Doutor 🙏 muito obrigado
Marcos é um *massagista de nossa psiquê. Marcos é um arrumador de nossas gavetas emocionais. 😅 Já dei meu like como forma de agradecimento. 👍
Deus te abençoe Marcos 🙌❤
Vou guardar para.escutar amanhã. Aqui em Lisboa é quase meia noite.Adoro.meu psicólogo é um anjo enviado por DEUS..Abracinho de gratidão
Sogra é um "Problema" matemático. Bom video Sr. Marcos
Psi bem humorado, carismático e maravilhoso! Amo muito tudo isso!
Brigaduuuu por nos tornar melhores.
🥰😘❤️👌
Que sentimento bom que vc desperta em mim kkkk eu assisto todos os seus vídeos, me sinto tão bem te ouvindo, vc é muito leve
Bom dia. Sobre sogra tenho a dizer que a única que tive só atrapalhou meu relacionamento é concorreu para a falência de meu relacionamento.
Se eu tivesse tido a sorte de homens tão amorosos como as sogras que já tive,seria a mulher mais sortuda do planeta🤗🥰
Dr Marcos é um anjo em nossas vidas 😇❤️🙏😘
Esse realmente é td de bom amo ❤ demais
Eu trabalho num setor que tem uma mulher que já puxou meu tapete de várias formas...optei por continuar trabalhando nesse local que gosto e aprendi a ter uma relação cordial com essa criatura...assim como o Doutor exemplificou...e sou muito feliz com essa relação cordial ...vamos deixar de ser crianças cheio de mimimi com as pessoas difíceis...como minha sogra mesmo...isso se chama inteligência emocional
E é mesmo um excelente Dr 🙏😘❤️
Um ótimo psicólogo!!❤
Eu acho lindo o sotaque nordestino desse psicólogo, pois sou nordestina tbm com muito orgulho, de Fortaleza, Ceará
Eu gosto da sua voz, deve ser otimo fazer terapia com vc, so de ouvir sua voz ja me acalma.
Concordo plenamente 👍 além de acalmar me faz rir tbm é o máximo ❤
Eu não perco por nada de ver suas livres e vídeos te admiro muito e te desejo sucesso
Eu amo minha sogra, ela me trata super bem.
❤❤❤❤❤❤meu filho Daniel de 7anos AUTISTA, AMA VOCÊ MARCO. ele me avisa... chegou vídeo do seu careca mamãe! Rsrsrs e pede pra eu dá o like. 😂😂
Os meus filhos tmb diz que só quero assistir esse homem careca kkkkkkkkk
Que fofo!❤️
Eu aprendi a me cuidar e ter mais amor proprio...seus videos sao nossos alicerces
Boa tarde, desejo que esteja tendo um ótimo dia e que tenha um maravilhoso final de semana, gratidão sempre.
Ser útil fazendo o que gostamos e otimo,e dar pra ver que o Marcos lacerda ama o que faz. percebemos pelo entusiasmo nas explicações e na ajudadiaria, gratidão por existir❤😊
Obg pelo Psicólogo que és! PARABÉNS! É NITIDO QUE ama o que faz!!!!
Penso igual,Se não me sinto feliz, não faço. ❤ Deus o Abençoe!
Foi exclusivamente para mim.
Muito obrigada, fez todo sentido.
Gosto sempre dos vídeos e explicações do Dr. Marcos!
Marcos, todos os seus vídeos fazem sentido pra mim! ❤
Que absurdo esse último. Então o pai nunca cuidou do filho, e o coitado foi forçado a cuidar do "pai"! A justiça não existe mesmo.
Boa tarde! Amo seus vídeos, posso dá uma sugestão de um próximo tema? Vc poderia falar sobre o "abandono paterno" e os traumas que isso causa na criança e na vida adulta dessa pessoa que foi abandonada, e o que fazer para curar essa ferida? Desde já agradeço!
Excelente, parabens Dr. Marcos Lacerda. É sempre gratificante assistir seus vídeos.
Doutor Marcos sempre nos trazendo uma reflexão e nos ensinando algo 👏
O engraçado é que a sogra geralmente se dá bem com o genro, mas com a nora nem tanto 😂
Rivalidade feminina 🙄
Não sou régua, como já diz o bom amigo Marcos Lacerda, mas estou saindo da minha área de atuação (que escolhi sem influência da família), por que esta não me dá estabilidade, e um bom retorno financeiro e indo para uma, que apesar das dificuldades que sei que vou enfrentar, me permitirá ter estabilidade e uma boa aposentadoria. Cada pessoa é um mundo, uma experiência e uma história diferente.
Adoro seus vídeos e o seu bom humor. =)
Como te admiro Marcos😍 aprendo muito com vc apesar de ter quase a mesmas linha de pensamento que vc tem ❤️
Cuidei da minha sogra do meu sogro ate a morte deles, me separei do marido a 23 anos, sou amiga de todos da familia, os sobrinhos continuam pedindo bênção e chamando de tia, eu amo a todos, sao meus cunhados e meus sobrinhos...sou sogra e o que posso fazer por minha nora eu sempre fiz, faço e farei enquanto eu viver...
Essa coisa de falar mal de sogra no meu ponto de vista e uma burrice, pois existem sogras boas e mas, e noras tbm da mesma forma
Não entendi seu comentário. Os que falam mal, estão justamente falando das más.🤔
Nem todas as noras são boas tbm
Aprendi a amar minha sogra, ela tem defeitos? Tem , eu tenho tbm .O respeito é a base de tudo
Conselho muito realista sobre a sogra, gostei.
Tive duas sogras: uma era o capeta em forma de gente e a outra um doce de pessoa, gracas a Deus
Eu também: a minha primeira sogra foi uma benção na minha vida - sempre me tratou com amor, nunca se intrometeu no meu casamento e ainda me ajudou demais na criação do meu filho. A segunda, é tão tóxica que tentou arruinar o dia do meu casamento; colocou a família dela inteira contra o meu marido e eu, tudo as custas de muita mentira. Hoje a trato com respeito e educação; e só. Mas agradeço a Deus que ele enxerga quem ela é.
Tenho dois filhos e escolheram profissão..amor..um é casado ..outro não é são felizes bem sucedidos e principalmente bem resolvidos e pra mim é o que conta. Apoiei dei e continuo dando muito amor, nos damos muito bem.❤❤❤❤❤
E o senhor é ótimo psicólogo. Obrigada por tudo!❤🎉🎉
Tive uma sogra q me adorava enquanto eu vivi com o narcisista filho dela , larguei e nao sou mais bem quista
Tô nem aí, eles q lutem com o narcisista agora
Saudações de Ribeirão Preto a toda família.
Fez muito sentido Dr. Marcos. Conhecimento é abrir portas para a alma😊.
Ouço e adoro ouvi-lo.
Dr Marcos o senhor e homem muito sábio, adoro seus ensinamentos pra nossa vida nos dias de hoje , Deus abençoe o senhor sempre grandemente ❤️🙏
Querido Marcos, excelente muito me ajudou.
Boa noite Dr Marcos e família nós da questão ❤ Eu sou sogra mas sou na minha 😂vamos juntos 😍👏
Sogra é um clássico 😅😅😅
Cara, esse relato do caso do paciente, que o pai abandonou, nunca apareceu, e depois só pq ta velho e precisando de dinheiro ele é obrigado a pagar pensão? isso é um absurdo, o poste mijando no cachorro, vem com essa de obrigação legal, não faz sentido neste caso, diferente de um pai que tem que pagar as coisas para o filho menor, o velho que procure a assistência social da cidade ou sei lá, ele que viva como se nunca tivesse tido filho, que foi o que fez quando era jovem e com dinheiro, essa juíza é louca!
Esse Dr.Marcos é muito divertido!
Você é muito fera! Adoro ouvi-lo! Parabéns!
Obrigada Dr. Marcos por compartilhar esse video!!❤⚘
Para mim decidi: fazer primeiro a faculdade que pudesse me dar retorno financeiro. Depois o sonho... Até porquê a gente precisa ganhar dinheiro para bancar o sonho.❤
Como sempre, ótimo. 👏👏
Muito bom vídeo! 👏👏👏👏👏👏
Fez muito sentido. Se for da vontade do meu filho ,um dia se comprometer,serei sogra. E tenho que saber respeitar as escolhas dele. Isso que pretendo fazer.a maturidade emocional nos ajuda nesse tipo de relacionamento. Cada ponto que o sr mencionou concordo. Hoje ,não tenho sogra. Pois sou divorciada. Mas,se tornou numa amiga. Temos um amor em comum.o meu filho. E como ser humano tenho respeito e carinho por ela. 😊. Essa história do sr ser criado para ser médico e escolher psicologia ,eu já sabia.o sr contou.mas,direito!?😂 . Pra quem tá nde fora foi divertido.pra sua família ,nem um pouco😂.escolheu bem. É um ótimo profissional.🙏
Marcos Lacerda arrasa como sempre
Gratidão por tanto Marcos Lacerda ❤
Oiii gente!!!! BAGAIAIA 🌸❤
Bagaiaia😂
Bagaiaia Cris!!!!!
Fui abandonada grávida aos 14 anos,
Criei minha filha com ajuda dos meus pais e da madrinha dela!o dito cujo do pai nunca a procurou,
Trabalhei muito para não deixar nada faltar a ela,
Ela estudou até onde quis,
Mas preferiu a carreira da beleza,é uma excelente cabeleireira ,
Uma mulher de 41 anos, mãe de um garoto de 15 ,
Solteira e feliz e realizada em suas escolhas!
Vira e mexe alguém diz,
Prepare-se algum dia esse pai pode bater em sua porta.
Cristina Goncalves, sofri abandono paterno e materno e acho um absurdo essa lei Brasileira, uma pouca vergonha, me mato de trabalhar desde que eu tinha 12 anos de vida para me sustentar e se o homem que ajudou me gerar no utero daquela que me pariu resolver aparecer ,ainda tenho que pagar pensao ? um abuso muito grande essa lei. Moro em um certo País da Europa onde amo acima de tudo a democracia e muitas leis existentes por aqui. Onde moro se uma pessoa prova abandono parental nao é obrigada a pagar pensao a gente abusada que some no mundo e acha que filho é lata de lixo ,só voltam quando já nao podem mais com a propria vida . E se a pessoa é dona de um patrimonio pode deserdar os proprios pais, pode deixar escrito em testamento que se morrer antes dos pais ou pai ou mae que abandonou essa pessoa, esses mesmos nao herdarao nada
Graças a Deus, vc não desistiu da psicologia.
Maravilhoso Marcos esse vídeo
Que interessante, não sabia dessa. Eu que sou sua super fã, sempre acompanhando seus vídeos mas só comentando em pontos que não concordo, que são poucos, me formo em Direito final do ano!😂
Ninguém pergunta quando será o divórcio!!! Kkkk. Mas acontece....😂
Vc e melhor psicólogo do mundo 🎉
Obg Dr👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾
Muito bommmmmmm👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🤜🤛🙋🏼♀️
É sério que um filho pode ser obrigado a pagar pensão pra um pai que nunca deu assistência 😳 amei o vídeo ❤
Pode sim, mas isso vai depender do entendimento do juiz. Por exemplo, o pai nunca pagou pensão, porém, a mãe requisitou? Se não requisitou isso vai contar em defesa do pai. E por aí vai. Direito familiar é muito rebuscado.
Sim.
@@sir.santos8894Mas mesmo nao tendo requisitado pela mãe, ele nao sabia da obrigação dele como pai? Oxe...é cada uma! Homens sendo homens...fogem as responsabiliades e precisam ser requisitados pra assumirem. P.S: A história muda de figura se ele nao sabia q era pai, nunca soube da existência desse filho e tal, e só na velhice ficou sabendo, a mãe nunca contou.
É sério, mas você pode retirar o nome dele da sua certidão de nascimento, cessa as obrigações para ambos( inclusive o direito a uma possível herança).
Sobre a sogra a eu precisava ouvir isso. Mas não estou preparada ainda, pq pessoas desconhecidas vc não tem vínculo e é fácil lidar com a situação na hora. já a sogra tem toda uma história construída e vc fica meio que amarrada sem ação. Mas o que foi dito pelo psicólogo é perfeitamente coerente e é verdadeiro. Mas é difícil… infelizmente não sou tão evoluída ainda…
Sobre o pessoal que fica na duvida de fazer o que gosta ou seguir o dinheiro. Você pode ser o que quiser, o que conta é como MONETIZA sua função. De nada adianta ser um profissional de um dos grandes cursos se vc é incapaz de monetizar e criar Network com outras pessoas da área. Aqui no YT msm tem varios criadores de conteúdo que ganham com divulgação de arte muito mais do que advogados