bom dia e motumba. Pai Alberto minha fortaleza, esse xire da roda de Xangô e muito lindo, as letras do lado e magnífico o Sr.+ uma vez está de parabéns sempre kkkkkkkkkkkkkk. há eu também sou filho de Xangô. muito obrigado pelas suas palavras axé pra todos. ogan Rubinho
...e o mais incrível de tudo, é que dá pra entender nitidamente tudo que se canta. Quando iniciante, aprendi muito escutando essas cantigas, justamente pelo modo de pronunciar tão bem.
Dadá ajaká Aláàfin de Oyó, o Oba Ajaká, meio irmão de Sàngó, era muito pacifico, apático e não realizava um bom governo. Sàngó, que cresceu nas terras dos Tapas ( Nupe), local de origem de Torosí, sua mãe, e mais tarde se instalou na cidade de Kòso, mesmo rejeitado pelo povo por ser violento e incontrolável, mas sendo tirânico, se aclamou como Oba Kòso. Mais tarde, com seus seguidores, se estabeleceu em Oyó, num bairro que recebeu o mesmo nome da cidade que viveu, Kòso e com isso manteve seu titulo de Oba Kòso. Sàngó percebendo a fraqueza de seu irmão e sendo astuto e ávido por poder, destrona Ajaká e torna-se o terceiro Aláàfin de Oyó. Ajaká, também chamado de Dadá, exilado, sai de Oyó para reinar numa cidade menor, Igboho ,vizinha de Oyó, e não poderia mais usar a coroa real de Oyó. E, com vergonha por ter sido deposto, jura que neste seu reinado vai usar uma outra coroa (ade), que lhe cubra seus olhos envergonhados e que somente irá tira-la quando ele puder usar novamente o ade que lhe foi roubado. Esta coroa que Dadá Ajaká passa a usar, é rodeada por vários fios ornados de búzios no lugar das contas preciosas do Ade Real de Oyó, e esta chama-se Ade Bayánni (ver fotos). Dadá Ajaká então casa-se e tem um filho que chama-se Aganju, que vem a ser sobrinho de Sàngó. Sàngó reina durante sete anos sobre Oyó e com intenso remorso das inúmeras atrocidades cometidas e com o povo revoltado, ele abandona o trono de Oyó e se refugia na terra natal de sua mãe em Tapa. Dadá Ajaká volta então à Oyó e reassume o trono, retira então o Ade Bayánni e passa a usar o Ade Aláàfin, tornando-se então o quarto Aláàfin de Oyó. Após sua morte, assume o trono seu filho Aganju, neto de Òrànmíyàn e sobrinho de Sàngó, tornando-se o quinto Aláàfin de Oyó.
Motumbá, sei que o vídeo é antigo. Mas, na parte de Obá acho que tem uma parte errada. Mas, o vídeo em si é perfeito. Aprendi a pronunciar melhor, gratidão meu mais velho 🤲🏻
claudiaboniabsoluta xango eh incrível. seus filhos q são gordos, feios, sem pé de dança e ainda se acham os gostosos do pedaço. às vezes, da até vergonha alheia pelos filhos de xangô.
Obrigado mesmo pela atenção. Eu gostaria muito que publicassem comcantigas de Oxossi e de preferências as Sassanhas do mesmo orixa. ja encontrei da maioria dos orixas menos oxossi. Motumba.
bom dia e motumba.
Pai Alberto minha fortaleza, esse xire da roda de Xangô e muito lindo, as letras do lado e magnífico o Sr.+ uma vez está de parabéns sempre kkkkkkkkkkkkkk. há eu também sou filho de Xangô.
muito obrigado pelas suas palavras axé pra todos.
ogan Rubinho
Letícia
Gratidão sempre
acho que até sábado já saiu! obrigado irmão e Axé!
muito perfeita, a roda ficou muito gostosa de cantar e entender, com as traduçoes entendemos um pouco mais dos caminhos de nosso re, perfeitoo
...e o mais incrível de tudo, é que dá pra entender nitidamente tudo que se canta.
Quando iniciante, aprendi muito escutando essas cantigas, justamente pelo modo de pronunciar tão bem.
Eu também tô amando a pronúncia. Dá pra entender e aprender perfeitamente.
Dadá ajaká
Aláàfin de Oyó, o Oba Ajaká, meio irmão de Sàngó, era muito pacifico, apático e não realizava um bom governo.
Sàngó, que cresceu nas terras dos Tapas ( Nupe), local de origem de Torosí, sua mãe, e mais tarde se instalou na cidade de Kòso, mesmo rejeitado pelo povo por ser violento e incontrolável, mas sendo tirânico, se aclamou como Oba Kòso. Mais tarde, com seus seguidores, se estabeleceu em Oyó, num bairro que recebeu o mesmo nome da cidade que viveu, Kòso e com isso manteve seu titulo de Oba Kòso. Sàngó percebendo a fraqueza de seu irmão e sendo astuto e ávido por poder, destrona Ajaká e torna-se o terceiro Aláàfin de Oyó.
Ajaká, também chamado de Dadá, exilado, sai de Oyó para reinar numa cidade menor, Igboho ,vizinha de Oyó, e não poderia mais usar a coroa real de Oyó. E, com vergonha por ter sido deposto, jura que neste seu reinado vai usar uma outra coroa (ade), que lhe cubra seus olhos envergonhados e que somente irá tira-la quando ele puder usar novamente o ade que lhe foi roubado. Esta coroa que Dadá Ajaká passa a usar, é rodeada por vários fios ornados de búzios no lugar das contas preciosas do Ade Real de Oyó, e esta chama-se Ade Bayánni (ver fotos). Dadá Ajaká então casa-se e tem um filho que chama-se Aganju, que vem a ser sobrinho de Sàngó.
Sàngó reina durante sete anos sobre Oyó e com intenso remorso das inúmeras atrocidades cometidas e com o povo revoltado, ele abandona o trono de Oyó e se refugia na terra natal de sua mãe em Tapa. Dadá Ajaká volta então à Oyó e reassume o trono, retira então o Ade Bayánni e passa a usar o Ade Aláàfin, tornando-se então o quarto Aláàfin de Oyó. Após sua morte, assume o trono seu filho Aganju, neto de Òrànmíyàn e sobrinho de Sàngó, tornando-se o quinto Aláàfin de Oyó.
Ficou muito boa e fácil de entender a Roda. Parabéns novamente. Ganhou + 1 gostei!
Adoro ouvir, ouço sempre q eu posso, amo a religião❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Qqqq1q1pqqqqppppp1qp1pqqppp QQ lqlqp
11ppqqqqpa QQ p QQ
Axé ôkaoó meu pai Xangô amo todos os orixás ❤
Motumbá, sei que o vídeo é antigo. Mas, na parte de Obá acho que tem uma parte errada. Mas, o vídeo em si é perfeito. Aprendi a pronunciar melhor, gratidão meu mais velho 🤲🏻
lindas cantigas de XANGÔ!
obrigado irmão!
Esse finalzinho é pra gente sai pulando da cadeira ... kaôôô
Maravilhoso, muita energia
MEU PAI KAWÔ " ❤😍+)
O REI DE TODOS OS REIS ♥
LINDO DEMAIS...AXÉ
Lindo a roda de Xangô
Eu me emociono. Ouço pta ir trabalhar, estudar e afins.
Sempre bommm
Quem canta não estou lembrado, mas é o livro de
José Flávio Pessoa de Barros que tem a venda CD + o livro. só procurar na internet
É do livro cantando para os orixás de altair T ogum já falecido quem canta é a mãe Lucinha
Amo!!!
O REI DE TODOS OS REIS 👑👑
KAWÔ " ❤😍
Sem palavras, adoro descançar ouvindo xirê do meu pai.
claudiaboniabsoluta xango eh incrível.
seus filhos q são gordos, feios, sem pé de dança e ainda se acham os gostosos do pedaço.
às vezes, da até vergonha alheia pelos filhos de xangô.
N vejo a hora do 3/3
ADOREI
Paz a todos os filhos de terreiro, filhos da Fé, Axée ágó oab ó bé ri omon
esse video é muito bom!
Adorei! !!!
Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.
amo minha nação,amo o meus deuses iorubás; asë
adorei
Eu adoro essa música essa música é muito bonita e amo ela Eu adoro essa música Gosto muito dessa música orixás muito legal muito legal
Salve Meu Pai Xangô !!!
adoro
4:21 ,
lindo demais
Muito boa
Kabiesile meu pai 👏👏👳👑👑
e muito,bom
Obrigado mesmo pela atenção. Eu gostaria muito que publicassem comcantigas de Oxossi e de preferências as Sassanhas do mesmo orixa. ja encontrei da maioria dos orixas menos oxossi. Motumba.
que voz, quem canta ??
Agô olana ê ! Agô lonã! SAlve, eles chegaram na hora prevista! Os Orishás chegaram ! Agô !
olha Tania Regina que eu te falei. Lindo
👏👏👏👏👏
😢❤❤❤❤❤❤
ase-o muito bom
Obanixê Kaô Kabecilê meu Pai!!!!!!!
lindo kao kabiencile@
Kaô Kabecilê meu pai xangô
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Sakihama ❤❤
se pudesse traduzir o xirê de Obá, agradeço
Obánixé kaô Kabiesilé Ayrá ô Aganju orixá
Ayrá meu pai que o senhor derrote os inimigos apenas com seus machados kawô meu pai kabiesile
gostaria de saber quem canta essas cantigas lindas
Mãe Lucinha
kao meu pai
Ôbanìxê kâo kabêcile ❤
Axé
Kawô, meu pai!
oxé kaô cabiecilé , asé obá Xangô
Eu quero justiça no oliveira na linha xangô
KAWÓ MEU PAI
motuba irmao eu tambem sou de xango
kawo meu pai
Quem canta ?
Ajaká ma pe kaô! A pedreira nãio implorqa nem pede licença ! Kaô Cabe3cile! Derruba a pedreira em nós ! Kaô da ju8stiça !
queria saber quem canta
ekedji lucinha.
tem cd dela no TH-cam?
Não sei, talvez tenha pesquisa ai pra vê se aparece
tem não vc tem mais cânticos dela?
tenho não;-;
Kao cabecile xango
Kabiecile!!
O béri omon ! Ele cumprimenta seus filhos como se cumprimenta um guerreiro! Ó béri omom! Belo homem ! Raça homem ! Salve obéri omon!
xangô meu maior pai
Bayniesè Kawó Kabiesilé
cabecile pai das prederas ase
KAO CABESILIE XANGÔ
so´gbo ajunrrum feerrotor asim beor lotober tavim vodum hevioso beo.
rei*
Cade a letra e tradução? ??👅👎👎propaganda enganosa
Quem manda no xire e o GAN... nao consigo ouvi-lo!
Maravilhoso - Ode bacifuo
muito bobom
KAOOOOO KABECILEEEEE MEU BABA QUERIDO KAOOOO KABECILEEE MEU PAI ESPIRITUAL KAOOO KABECILEEEE E KAOOO KABECILEEEE SALVE SANGOO MEU BABA !!!