Clube de Leitura CCBB 2024 - 2º Encontro - Eliane Brum e Eliane Potiguara| BB

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 13 ต.ค. 2024
  • Tema: Amazônia: Duas Visões
    Livros: Banzeiro Òkòtó: Uma Viagem à Amazônia Centro do Mundo (Eliane Brum) e O Vento Espalha Minha Voz Originária (Eliane Potiguara)
    O Clube de Leitura CCBB convida o público para conversar sobre o autor escolhido. A obra a ser abordada é selecionada através de votação no Instagram e o bate-papo acontece no CCBB RJ, conduzido por Suzana Vargas. A curadoria selecionou autores brasileiros de diversas regiões e autores internacionais. A programação é inteiramente gratuita.
    Continuando temporada do Clube de Leitura CCBB 2024, Eliane Brum, Eliane Potiguara, Suzana Vargas e, em participação especial, Anápuàka Muniz Tupinambá Hã Hã Hãe, se unem para ler e comentar os livros Banzeiro Òkòtó: Uma Viagem à Amazônia Centro do Mundo, de Eliane Brum, e O Vento Espalha Minha Voz Originária de Eliane Potiguara.
    Sobre o livro de Eliane Brum:
    A partir de rigorosa pesquisa, Eliane Brum denuncia a escalada de devastação que leva a floresta Amazônica aceleradamente ao ponto de não retorno. E vai mais além ao refletir sobre o impacto das ações da minoria dominante que levaram o mundo ao colapso climático e à sexta extinção em massa de espécies. Neste percurso às vezes fascinante, às vezes aterrador, a autora cruza com vários seres da floresta e mostra como raça, classe e gênero estão implicados no destino da Amazônia e da Terra.
    Sobre o livro de Eliane Potiguara:
    A arte é uma divindade que se manifesta na alma humana. A ancestralidade acessa várias formas de existência e de se apresentar ao mundo. Ela nutre a vida e as artes por meio da essência dos rios, montanhas, alimentos, fauna, flora, mares, consciências. Os textos desse livro se conectam aos desejos mais profundos dos leitores, nas casas, escolas, universidades, instituições e na comunicação de massa.
    Sobre a autora convidada Eliane Brum:
    Eliane Brum é escritora, jornalista e documentarista. Uma das repórteres mais premiadas da história do Brasil, em 2021 recebeu o prêmio Maria Moors Cabot, da Columbia University, pelo conjunto de sua obra.
    É idealizadora, fundadora e diretora de redação da plataforma trilíngue Sumaúma - jornalismo do centro do mundo (sumauma.com), baseada na Amazônia, e colunista da seção de internacional do jornal espanhol El País. Publicou 9 livros e dirigiu quatro documentários. Seus livros mais recentes são Brasil Construtor de Ruínas, um olhar sobre o país, de Lula a Bolsonaro e Banzeiro òkòtó, uma viagem à Amazônia Centro do Mundo. É diretora ou codiretora de quatro documentários: Uma história severina, Gretchen Filme Estrada, Eu+1: uma jornada de saúde mental na Amazônia e Laerte-se. Vive em Altamira, Médio Xingu, Amazônia.
    Sobre a autora convidada Eliane Potiguara:
    Eliane Potiguara, em 2021,recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela UFRJ, onde estudou no início da década de 70.É a 1ª mulher indígena a recebê-lo no Brasil. Recebeu do governo brasileiro o Título de Cavaleiro da Ordem ao Mérito Cultural em 2014.Foi indicada em 2005 ao Projeto Internacional Mil Mulheres ao Prêmio Nobel da Paz.É escritora,poeta, professora,formada em Letras e Educação pela UFRJ,especializada em Educação Ambiental pela UFOP.É da etnia Potiguara, brasileira, fundadora da 1ª organização de mulheres indígenas GRUMIN/Grupo Mulher-Educação Indígena (1988),Embaixadora da Paz pelo Círculo de Embaixadores da França e Suíça. Trabalhou pela Declaração Universal dos Direitos Indígenas na ONU em Genebra. Seu livro carro-chefe é METADE CARA, METADE MÁSCARA, pela Global Editora, 2004 e em 2018 pela GRUMIN EDIÇÕES. Ganhou o Prêmio do PEN CLUB da Inglaterra e do Fundo Livre de Expressão, USA pelo seu livro A Terra é a Mãe do Índio. Possui vários livros infantis e textos, pensamentos e poesias em antologias nacionais e internacionais. Em 2023 lançou pela GRUMIN Edições o livro O Vento Espalha Minha Voz Originária.Foi homenageada em 10/01/2024 pela Maurício de Sousa Produções no Projeto Donas da Rua.
    Sobre a mediadora:
    Suzana Vargas é poeta, autora de livros infantis e juvenis, ensaísta, professora, Mestre em Teoria Literária pela UFRJ, curadora e produtora de eventos literários nacionais e internacionais. Editou revistas literárias na Fundação Biblioteca Nacional, onde atuou em programas de leitura e projetos culturais, entre outros trabalhos com instituições diversas. Possui 16 livros publicados, entre eles Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Espanha, Alemanha e França. Criou e dirige o Instituto Estação das Letras
    Sobre a participação especial:
    Anapuaka Tupinambá é filho de Pindorama, Nação Tupinambá, ancião e avô, TecnoXamanista, Artista, Curador, criador da Rádio Yandê indígena, Yby Festival, Startup Open Bank Indígena, jornalista, especialista em HiperMuseus e membro da Universal Zulu Nation. E nas horas vagas por hobby sou alienígena.

ความคิดเห็น • 21

  • @MariaJose-xt3mb
    @MariaJose-xt3mb 2 หลายเดือนก่อน +1

    Lindooo o CCBB!! Acho muito linda a biblioteca e tbm admiro muito as palestras e as exposições, sem falar no museu do CCBB, todos os que conheço me imprecionou muito. Sempre tem muitos eventos culturais para quem gosta e admira a cultura. Parabéns ao CCBB e ao banco do Brasil!💙💛💙💛❤🌻😍
    Cultura é o caminho para a educação❤❤🌻😍

  • @silvanagabriel8229
    @silvanagabriel8229 4 หลายเดือนก่อน +3

    Adorei as conversas, que rico!

  • @Angelita_PD
    @Angelita_PD 2 หลายเดือนก่อน +11

    Angelita Policarpo

  • @AlexandreBibianoGoncalve-ik7ch
    @AlexandreBibianoGoncalve-ik7ch 5 หลายเดือนก่อน +2

    Boa noite bancário

  • @cleidemaria2069
    @cleidemaria2069 5 หลายเดือนก่อน +8

    Good morning everyone 🙏" The more that you read, The more things you will know. The more that you learn, the more places you' ll go. " author: Dr. Seuss. Thanks for all of your amazing work 👏👍This Bank is Top 👏👏👏Congratulations 👏👏👏 Have a blessed day🙏

  • @gustavomoni7801
    @gustavomoni7801 2 หลายเดือนก่อน +3

    Não estou inscrito em cartao nenhum . Obrigado Gustavo .

  • @JuniorCarlos-rt8ud
    @JuniorCarlos-rt8ud 3 หลายเดือนก่อน +5

    🌵🌵🌵🌵🌵puLA

    • @AnteroFerreira-z2g
      @AnteroFerreira-z2g 2 หลายเดือนก่อน

      @@JuniorCarlos-rt8ud servente dos se a gente não dormir a gente não vê nada

    • @joaoalmeida2768
      @joaoalmeida2768 2 หลายเดือนก่อน

      Nenhum de vcs tem cara de Índio.
      Parece fake

  • @AnteroFerreira-z2g
    @AnteroFerreira-z2g 2 หลายเดือนก่อน +4

    Eu tenho que ter grana para fazer

  • @AnteroFerreira-z2g
    @AnteroFerreira-z2g 2 หลายเดือนก่อน +2

    Tenho uma letra muito grande posso montar mas preciso de todos os brasileiros cantores do Forró a orquestra todos juntos numa música

  • @MarildaCeleste
    @MarildaCeleste 3 หลายเดือนก่อน

    Dó, tantas criticas, estamos evoluindo, sempre surgirão novas pessoas, pessoas iluminadas e cada um no seu tempo, por isso 😢 criticamos tanto.

  • @AlexandreBibianoGoncalve-ik7ch
    @AlexandreBibianoGoncalve-ik7ch 2 หลายเดือนก่อน +1

    Boa noite bancário
    Eu queria saber sim o dinheiro já está na minha conta pra mim poder pagar minhas contas que eu estou devendo muito eu estou falando a verdade

  • @eloirlima-hr7lt
    @eloirlima-hr7lt 5 หลายเดือนก่อน +30

    Boa noite dusdo bem ❤️‍🩹

  • @mimariano7796
    @mimariano7796 3 หลายเดือนก่อน +4

    😂😂😂
    Meu Deus de onde saíram??? Que conversa é essa ???

    • @AnteroFerreira-z2g
      @AnteroFerreira-z2g 2 หลายเดือนก่อน

      @@mimariano7796 tudo que a gente pensa tem que falar pois ninguém é mudo se eles pudessem falar princesa do volume só em um mudo não poderiam vir

  • @ivaalves971
    @ivaalves971 2 หลายเดือนก่อน +1

    iva maria de azevedo alves

  • @JuniorCarlos-rt8ud
    @JuniorCarlos-rt8ud 3 หลายเดือนก่อน +2

    todo Mudo M pa11/DEIA Eíganca Kém no mais Síispo Roumaiamarga em ga

  • @mimariano7796
    @mimariano7796 3 หลายเดือนก่อน

    Quem é essa Eliane Blum??? 😂😂😂😂 o que tem o Trump e Bolsonaro com a invenção do Capitalismo? Kkkkk rachei de rir

  • @MarildaCeleste
    @MarildaCeleste 3 หลายเดือนก่อน

    Tenho sangue Indigena , meu pai veio com 2 anos da Argentina, não conheço as historias de meus Ancestrais