TRABALHEI NO LIXÃO quase toda a minha infância e juventude. Hoje, tenho doutorado em Linguística pela UFSC. Só cheguei até aqui porque o Bolsa família suavizou minha rotina de trabalho. Assim, voltei estudar e correr atrás dos meus objetivos. Falar em meritocracia num país tão desigual é um equívoco muito grande. Para quem insiste em usar o termo meritocracia sem levar em consideração o ponto de partida de cada um, só me resta lamentar. No lixão aprendi o que é ser invisível. É fácil falar em meritocracia quando a disputa do seu café da manhã não é com urubus e cães abandonados, quando o presente de aniversário de sua mãe não é um vestido descartado no lixo, quando o jantar de sua família não é resto de restaurantes. Passei por tudo isso, portanto, sou prova viva que meritocracia não existe sem igualdade de condições.
Esse foi um dos melhores "mude minha ideia" , achei ambas as partes argumentando muito respeitosas, sem se prenderem a ideologias políticas. isso é muito importante. Quando conseguirmos compreender que a sociedade é de todos nós e não cabem mais os rótulos, poderemos chegar a um consenso sobre o que é melhor para todos.
Eu também, achei!! Ambos os lados se ouvindo, prinicpalmente a pessoa que se propos ao debate, no caso o Marcelo Madureira. As pessoas escolhidas para o debate foram invriveis, explicaram o problema do racismo estrutural no Brasil atraves de fatos e dados sem vitismo. Amei este vídeo!!!
Perceberam que ele também é a favor de cotas? Ou seja, um debate sem oposição. Com certeza o debate foi somente para persuadir quem não é a favor de cotas?
@@aramismenzes1688 O pavor que o branco (ou aquele q se acha branco) tem sobre as cotas só reafirma sua inferioridade fisica e psicologica. A sociedade é desigual. Fato. As chances são inexistentes em iguais oportu idades. Fato. Por que não proporcionar chances a quem nunca as teve na vida? Por que n? Deixar de oportunizar o outro e ter medo do que pode acontecer é pura baixa-auto estima. Se liberte dos seus medos, engrandeça sua alma e proporcione oportubidedas. Saia do senso comum daqueles que se acham brancos.
Vc tem razão. Que pena que Marcelo não estava a altura. Teria sido um ótimo debate. Acho até que ele foi escolhido a dedo. As pessoas que conversaram com ele, são mais do mesmo, sempre o mesmo discurso.
Não adianta nada vc retirar um privilégio que beneficia parte da população se o sistema político continua o mesmo, pq em vez de ficar enchendo o raio do saco por causa de cota vc n gasta essa mesma energia para pressionar uma reforma tributária?
Eu antes de clicar no vídeo: "Vou só passar raiva" Eu no final: sorriso no rosto de ver que ainda tem gente disposta a rever seus conceitos e entender questões que nunca chegaram até elas o melhor vídeo dessa série com certeza foi esse
Todos estão Ferreira, isso só depende da forma que você fala. Se você falar com um tom acusador nunca alguém vai querer tentar entender o que você tá falando.
@@Jack_804 as vezes. Qnd estou em uma roda de amigos, e vem um cara dizendo coisas racistas, eu sempre tento fzr com que ele mude de idéia, com um tom de voz calmo (mesmo xingando esse cara de A a Z, nos meus pensamentos). E tem gente q n entende. Triste isso
Os negros não são inclusos na economia de forma proporcional pois há econômica o suficiente. Não há liberdade econômica e o Brasil não cresceu a sua renda per capita a anos além de que não investe na educação de base. Então é uma situação: o estado que pode melhorar a educação de base não o faz e lança um programa de cota para negro nas universidades, porém não faz nada para a educação de base. E agora vamos pensar
A cara da Bia quando ele falou que a considera uma mulher mulata foi ótima! Que bom que ela não consentiu e explicou sobre, na parte da orientação tamém... Excelente vídeo!
É isso ai Fábio!Por mais que doa na gente, respeitar a liberdade de expressão do outro, contribui muito pra uma sociedade com mais harmonia e todos aprendem mais
quando alguém fica ofendido com isso eu fico imaginando se todos ficassem ofendidos com o termo trabalho já que também tem origem pejorativa, a questão não é sua origem, o falante comum não liga pra etimologia. Assim como todos usam a palavra trabalho com a melhor das intenções, a maioria usa mulato no sentido atual onde a pejoratividade se torna cada vez mais subjetiva. Mas eu gosto quando alguém usa ser chamado de mulato como uma carta na manga, como se fosse um bingo pra reforçar a argumentação.
@@alanbruno5449 Cabe uma discussão sobre a palavra, acharia interessante. Embora o conceito tenha sido "desmontado" e "atualizado" há muito tempo, né?! (Desde o século XIV acredito). Mas a palavra trabalho carrega hoje um peso muito menor do que a palavra mulata, cuja definição parte muito da hipersexualidade o do corpo feminino e negro e permeia os abusos que essas mulheres sofrem por serem consideradas objetos sexuais. Mesmo que a discussão da palavra trabalho seja possível, necessário tbm escolhas suas batalhas e é essa não seria uma prioridade de todo jeito. Até pq não traz consequências reais para nenhuma pessoa da sociedade, ao contrário de mulata ou denegrir...
A esmagadora maioria das pessoas que usam a palavra mulata, usam da mesma forma que, "branco, negro, preto, japonês" etc. Claro que todos têm o direito de se ofender, mas a INTENÇÃO da esmagadora maioria das pessoas qdo fala "mulato(a)" nem de longe é desprezar a cor de pele da pessoa, raça ou seja lá o que for.
@@tomsidera mas a palavra em si é racista. É essa a questão. É igual falar criado mudo em vez de mesa de cabeceira. Ninguém fala pensando conscientemente no racismo. Mas ele é estrutural e propaga através de associações como essas palavras... De boas intenções o inferno tá cheio né?! Hehehe Temos que levar em consideração o peso de cada palavra, e não a intenção individual, saca?
Que tal investirem em escolas de alto nível somente para negros. Já sei, isso levaria tempo e sacrifício, melhor rabiscar uma lei e dividir o povo por cor.
@@zaqueuoliveira6505 Eu não concordo pq isso coloca os negros como inferiores, falar que é pq têm menos oportunidade de estudo eu acho idiota, pq em escolas públicas o ensino é o mesmo pra todos na sala, então pq os brancos precisam tirar notas maiores em algum teste pra entrar em alguma faculdade do que os negros? é tolice, eu acho tosco dividir colégio público de particular, é quase dizer que oq o estado oferece é infeiror kkkk, mas entendo pq realmente é ;-;
@@omegab4k4 é contraditório. Já que é o estereótipo q importa, então a raça superior é de fato a mulher loira ou o padrão de beleza daquele cara que fez o filme 365 na netflix. É cada uma vuh
Pena que o tal humorista não soube se defender, eu duvido o gnt botar alguém como Caio Copolla pra debater assim na rua, o que o Gnt quer é q sempre suas pautas ganhem, nem que já esteja tudo pré ordenado antes do programa
Nossa senhora, elas arrasaram! Essa Bia, pqp, moça você é um ícone! Total admiração por esse debate. Acho que esse foi o melhor vídeo da série, até agora.
@@wwxkz incompetência? Sendo q a maioria dos negros vem de familia humilde, e começam a trabalhar desde crianças, alguns nem tem oportunidade de estudo, e você vem me dizer q a culpa é deles?
Mas você há convir também que ele não parece entender nada sobre o assunto. Meritocracia, humanismo, olhar o mundo baseado apenas na vivência dele. Faltou bagagem pra ter argumentos melhores.
Cotas raciais NUNCA são a melhor resposta para um país. E uma sociedade que precise de cotas raciais para "incluir" não é uma sociedade valorosa. Não há o que justifique, por exemplo, que haja cotas raciais e não apenas cotas sociais, que já contemplaria todas as pessoas excluídas, independentemente da cor da pele. Este vídeo só tem o condão de lacrar e passar mensagem ideológica, somente isso, não há interesse real em discutir a questão!
@@danielewerton claro que não, meu filho faço faculdade e vejo o quão a sociedade ainda precisa incluir sim os negros, não temo culpa da escravidão, mas temos a responsabilidade de incluir sim, visto que não temos as mesmas oportunidades para negros e brancos e isso está muito explícito. Cotas não é algo que vai durar para sempre, mas serve para restaurar o passado que, infelizmente, matou, torturou e gerou segregação. Faço medicina na UFPA e de 135 alunos, acho que só há 10 negros! Vivemos em um país desigual que infelizmente julga as pessoas somente pela cor da pele, logo, são necessárias, sobretudo quando nos referimos a um país que não trata as pessoas da mesma forma, a qual a mesma é assegurada "teoricamente" pela constituição. Então, sim, cotas é a melhor solução no momento, ainda mais quando nos referimos a condição estrutural das escolas públicas, oportunidades para negros em empregos e tudo mais! Poderia ter uma solução melhor para a inclusão se Governo e o Estado não ajudasse apenas uma classe!
@@obruto8606 Meu caro, tenho experiência no que falo. Além de "fazer faculdade", trabalho em uma universidade federal. Conheço os prós e contras do assunto. Cotas sociais incluiriam o negro da mesma forma. E ainda teriam a vantagem de incluir todos aqueles que não são beneficiados. Por contrário, contras raciais só acirram os ânimos e provocam mais racismo.
@@danielewerton Claro que não, primeiro que racismo já é institucionalizado, infelizmente. O que torna mais as pessoas racistas é o simples fato de termos uma cultura que incita isso. Só as cotas sociais não iam contemplar, visto que ainda temos uma falha nesse sistema o qual precisa ser concertado, uma vez que vários brancos, que tem condições sócio econômica, entram em escolas pública para conseguir cota escola e acabam disputando com os outros que, em sua maioria são negros, e acabam pegando vagas destinadas a eles, uma vez que o outro tem condições que pagar cursinho, ter acesso a educação bem melhor e tudo mais. Cotas raciais devem existir para que possamos igualar a sociedade, elas não são privilégios uma vez que inúmeros negros não tem a mesma oportunidade. É muito fácil e muito lindo falar de meritocracia quando temos acesso a educação de qualidade e tudo mais, porém, eu vivi de perto um ensino público precário, onde a maioria dos estudantes eram negros, já que a escravidão tem um impacto atemporal.
@@danielewerton É necessário um passo pra trás para que possamos dar dois para frente!. Entenda uma coisa, oportunidades para negros e brancos não são a mesma coisas! Negros na sociedade são constantemente alvos de racismo na sociedade. E sobre o que você falou de "acirrar mais o racismo", isso é culpa das políticas de cotas ou da própria sociedade? Pq o que me parece que esse comentário são iguais aqueles de "ela sofreu assédio porque estava com essa roupa". Cara, devemos desconstruir isso, temos que falar mais sobre o racismo e o quão é cruel, porém, né, com a atual "presidência" fica foda
@ThegOd MatÉis vamo lá 1 - cotas são segregação da população assim separando e não unindo a mesma 2 - cotas da privilégios e beneficia a vagabundagem. A não existência de cotas incentiva o estudo e desempenho Tem outras calma
@ThegOd MatÉis tem mais... Cotas são subjetivas pois cor e situação financeira mudam toda hora, ser pobre as vezes é receber menos de 200 reais as vezes e receber menos de 800 enfim... Sobre a cor, ninguém sabe qm é negro, mulato, pardo, braco e talz
Os negros não são inclusos na economia de forma proporcional pois não há economia para isso. Não há liberdade econômica e o Brasil não cresce sua renda per capita há anos, além do que não investe na educação de base. Então é uma situação interessante: o estado que pode melhorar a educação de base não o faz e lança um programa de cotas para negros nas universidades, porém não faz nada para a educação de base. E agora vamos filosofar: como não há vagas para todos no mercado de trabalho, basicamente a ideia é que um branco tenha que ceder seu lugar para que possamos ter uma classe média mais negra, é tão escancarado que ela fala isso aos 24:00. Mas se somos todos iguais, qual a diferença de existir um negro pobre ou branco? Estamos combatendo racismo com mais racismo, certo? E tudo em nome de uma reparação histórica. Massss quem é o culpado na história? O branco que comprava o negro ou o negro que vendia o negro? Além do mais a elite colonial tinha escravo, verdade! Mas a grande maioria dos brancos do Brasil nem descendem dessa elite, logicamente são apenas descendentes dos brancos que trabalhavam como empregados, mascates, bandeirantes etc (é questão de matemática). Então uma maioria de brancos que apenas viveram em paralelo a este sistema durante anos, conquistaram alguma riqueza a grande sacrifício e agora, é a hora de boa parte de seus descendentes empobrecerem em nome da reparação Histórica, essa é a lógica posta pela jornalista. Quando vocês realmente pensam não faz o menor sentido e acho que quem apoia essa politica, não entende o processo de geração de riqueza. O negro é pobre porque o estado não deixa ele prosperar e jogar alguns brancos na pobreza não resolve o fato de que somos um país pobre e com as cotas teremos a mesma quantidade de pobres, só que demos uma branqueada na classe baixa. isso sim é um problema! São 131 anos de um estado que taxa pesadamente a população, burocratiza qualquer negócio a ser aberto no Brasil, aumenta custos de contratar pessoas e impede a concorrência em diversos setores através do corporativismo, ou seja um repelente de investimentos. Se ocorresse o choque de capitalismo no Brasil feito em Botswana, Estônia, Hong Kong, Lituânia ou Nova Zelândia, já seriamos ricos e teríamos uma sociedade com alta mobilidade social. Mas parabéns para quem apoia isso e não consegue enxergar que isso é apenas uma forma de legitimar o estado pai de todos nós que não respeita direitos individuais, herança de Getúlio vargas e a ideia de uma sociedade que tem estado como agente guia em todos os aspectos da nossa vida. Agora mais uma para os conterrâneos: se já há cota agora para todas as universidades públicas e não são poucas, porque existe cotas para concursos públicos ou se cogita cotas em empresas privadas? (projeto do pcdoB, falo para meus amigos conterrâneos brancos que defendem isso e podem perder seus postos de trabalho em um futuro próximo para dar lugar a um negro. É justo vocês perderem tudo pelo que trabalharam na vida em nome dessa reparação pela qual vocês não são responsáveis?) pensem nisso. Tudo que conseguiremos depois disso tudo é um Brasil ainda pobre, com uma economia corporativista e os hipócritas que inventaram isso não deveriam também inventar cotas para parlamentares ? Por que é diferente? Lógico, ninguém quer sair perdendo né. Nem branco, nem negro, nem índio, nem parlamentar, nem ninguém. Por isso meu amigo, sou a favor do enriquecimento da sociedade, e isso você só consegue através da liberdade econômica, do menos estado! Pra você que quer uma correlação, olhe o Heritage of Foundation e você encontrará uma bem doída para a esquerda: os países com mais liberdade econômica são os que mais enriquecem e não param de enriquecer e melhorar seus IDHs.
@@femimiechato7120 Eu não concordo com nada que ele fala e com a ideologia que ele apresenta . Mas acho uma perca de tempo xingamentos e extremismo porque não adianta e não estabelece dialogo .
Melhor de todos que assisti, um homem maduro que ensina bons valores, e estudantes e jovens super instruídos, bem argumentados, também com bons valores. Sinal que nossa história como pessoa também é conhecimento que deve ser levado em conta e não somente o acadêmico. Trazer sempre o conhecimento científico/acadêmico como base, somente, é perder bons conhecimentos para formação de um caráter maduro. Parabéns a todos os envolvidos. Gostei muito do garoto estudante na USP, mistura da importância do valor da meritocracia com sucesso das politicas de cotas. Ter essa visão de valorizar o esforço individual que o Marcelo fez com ele, foi algo que a faculdade não ensina. Pelo menos, eu não aprendi lá.
PAPO DE NÓIA! NINGUÉM DEVE NADA PRA NINGUÉM! DÍVIDA HISTÓRICA É MEU OVO! NA ESCRAVIDÃO TINHA GENTE SAFADA DE TODOS OS LADOS, NEGROS VENDIAM NEGROS, BRANCOS COMPRAVAM, RESUMINDO: SÓ PILANTRAGEM!
@@CUpanherodapicanha se você fosse negro, se vc não fosse branco, classe média alta (provavelmente) você não estaria dizendo isso. Eu sou branca, mas busco saber o que é certo SIM, a partir do momento em que voce é tratado diferente por causa da sua cor, a partir do momento em que as pessoas te agridem fisicamente/emocionalmente tanto na rua quanto na escola a cota é SIM algo necessário. Se todos se respeitassem, tratassem todos os tipos de raças (negros, asiáticos etc) como devem, aí sim a cota não seria algo necessário, mas como isso não acontece a cota é necessária SIM.
@@yougotmefeelinglikeapsycho204 NOJO DESSE DISCURSINHO IMUNDO! ESQUERDISMO É DOENÇA MENTAL! VÁ LER O LIVRO DO DR LYLE H. ROSSITER (A MENTE ESQUERDISTA). AS CAUSAS PSICOLÓGICAS DA LOUCURA POLÍTICA!
@@CUpanherodapicanha moço eu não gosto de política, na minha opinião pt, Bolsonaro e qualquer um vai continuar afundando o Brasil. Eu vim falar mó de boa contigo é tu chega nessa ignorância? Quem vc pensa que é? A menina só deu a opinião dela, se vc não gostou sai daqui porra. Ninguém te chamou caralho
Ela falou, tem que ser "estimulado" quando sabemos que o termo certo é forçado. Ok..até aí vai, mas infelizmente me entristece saber que tem uns brancos pobres que vao ter que segurar a bronca. Teremos que falar para esses assim: olha seu tataravô era racista então vc paga o pato agora, vai ter menos oportunidade, e quando quem sabe melhorar a representação negra o seu tataraneto possa voltar a ter oportunidades. Mas fique na sua, viva miseravelmente de boa, vc foi o escolhido para pagar esse pato😅
Vamos raciocinar: Se a maior parte da população periférica é formada por pessoas negras, a solução mais inteligente e justa é investir em uma educação pública básica de qualidade, para que assim os periféricos se equiparem com os estudantes de escolas particulares. É bem justo!
Isso é meio óbvio mas vou comentar o que ouvi de resposta de um aluno negro na minha turma sobre esse tema "ok, mas aí pessoas como eu que já passaram pelo ensino médio vamos voltar para o ensino básico e cursar a nova educação básica de qualidade?". Então assim, as cotas a princípio para são uma medida necessária pois governos não entram em consenso de tratar a educação básica como prioridade e não como moeda de barganha política, seria um tapar o sol com a peneira, só que vai ser definitiva pois a educação básica nunca será prioridade, infelizmente.
Heitor Ribeiro eu concordo totalmente , mas acho que a desigualdade intensa ( como no Brasil ) é um fator que colabora com a pobreza . Por isso se fala tanto em se reduzir a desigualdade, porque assim vc reduz a pobreza como consequência . Claro que não é só por esse meio que a pobreza será reduzida, outro exemplo seria incentivar a indústria e tals . Mas redistribuindo parte da riqueza pra diminuir a desigualdade já é um bom meio de se reduzir a pobreza - daí eu acho que desigualdade também é um problema, já que colabora com a pobreza
Não poderiam ter convidado pessoa melhor para o debate. O pensamento de Marcelo Madureira é tão senso comum que revela o quanto é necessário desconstruir a estrutura do racismo no Brasil. Um cara branco falando que ações afirmativas são desnecessárias. É flagrante o disparate para não dizer leviandade.
@@rodrigothomaz6329 Sim, Rodrigo. Por analogia, a psicologia chamaria isso de síndrome de Estocolmo. Talvez, com aprofundamento na busca do conhecimento sobre esse tema te possibilite enxergar cotas como reparação social.
@@videospaulomondego Entendo o que quer dizer, mas não consigo ver as cotas raciais com bons olhos. Elas perpetuam um ódio intrínseco de brancos a pretos, que é bem claro dentro de cursinhos preparatórios para vestibulares. É um assunto deveras complicado, mas não encaixo como um análogo à síndrome de Estocolmo (a forma como eu e meus amigos pensamos), e sim como uma outra via para aproximar brancos e pretos.
@@videospaulomondego Quando um negro diz que é contra cotas raciais vocês dizem que é traidor da causa. Qual o problema do cara ser branco e fazer uma análise do tema? Hipócrita
Eu já tive esse fala: " Sou contra a cotas porque todos somos iguais" Até entender que eu não representava boa parte social sem contar com o contexto histórico
Os negros não são inclusos na economia de forma proporcional pois não há economia para isso. Não há liberdade econômica e o Brasil não cresce sua renda per capita há anos, além do que não investe na educação de base. Então é uma situação interessante: o estado que pode melhorar a educação de base não o faz e lança um programa de cotas para negros nas universidades, porém não faz nada para a educação de base. E agora vamos filosofar: como não há vagas para todos no mercado de trabalho, basicamente a ideia é que um branco tenha que ceder seu lugar para que possamos ter uma classe média mais negra, é tão escancarado que ela fala isso aos 24:00. Mas se somos todos iguais, qual a diferença de existir um negro pobre ou branco? Estamos combatendo racismo com mais racismo, certo? E tudo em nome de uma reparação histórica. Massss quem é o culpado na história? O branco que comprava o negro ou o negro que vendia o negro? Além do mais a elite colonial tinha escravo, verdade! Mas a grande maioria dos brancos do Brasil nem descendem dessa elite, logicamente são apenas descendentes dos brancos que trabalhavam como empregados, mascates, bandeirantes etc (é questão de matemática). Então uma maioria de brancos que apenas viveram em paralelo a este sistema durante anos, conquistaram alguma riqueza a grande sacrifício e agora, é a hora de boa parte de seus descendentes empobrecerem em nome da reparação Histórica, essa é a lógica posta pela jornalista. Quando vocês realmente pensam não faz o menor sentido e acho que quem apoia essa politica, não entende o processo de geração de riqueza. O negro é pobre porque o estado não deixa ele prosperar e jogar alguns brancos na pobreza não resolve o fato de que somos um país pobre e com as cotas teremos a mesma quantidade de pobres, só que demos uma branqueada na classe baixa. isso sim é um problema! São 131 anos de um estado que taxa pesadamente a população, burocratiza qualquer negócio a ser aberto no Brasil, aumenta custos de contratar pessoas e impede a concorrência em diversos setores através do corporativismo, ou seja um repelente de investimentos. Se ocorresse o choque de capitalismo no Brasil feito em Botswana, Estônia, Hong Kong, Lituânia ou Nova Zelândia, já seriamos ricos e teríamos uma sociedade com alta mobilidade social. Mas parabéns para quem apoia isso e não consegue enxergar que isso é apenas uma forma de legitimar o estado pai de todos nós que não respeita direitos individuais, herança de Getúlio vargas e a ideia de uma sociedade que tem estado como agente guia em todos os aspectos da nossa vida. Agora mais uma para os conterrâneos: se já há cota agora para todas as universidades públicas e não são poucas, porque existe cotas para concursos públicos ou se cogita cotas em empresas privadas? (projeto do pcdoB, falo para meus amigos conterrâneos brancos que defendem isso e podem perder seus postos de trabalho em um futuro próximo para dar lugar a um negro. É justo vocês perderem tudo pelo que trabalharam na vida em nome dessa reparação pela qual vocês não são responsáveis?) pensem nisso. Tudo que conseguiremos depois disso tudo é um Brasil ainda pobre, com uma economia corporativista e os hipócritas que inventaram isso não deveriam também inventar cotas para parlamentares ? Por que é diferente? Lógico, ninguém quer sair perdendo né. Nem branco, nem negro, nem índio, nem parlamentar, nem ninguém. Por isso meu amigo, sou a favor do enriquecimento da sociedade, e isso você só consegue através da liberdade econômica, do menos estado! Pra você que quer uma correlação, olhe o Heritage of Foundation e você encontrará uma bem doída para a esquerda: os países com mais liberdade econômica são os que mais enriquecem e não param de enriquecer e melhorar seus IDHs.
Galeria do Fred único problema é q quem não tem dinheiro fica excluído da universidade assim né. Sem contar que as universidades federais são melhores que as privadas.
Anderson Araújo A maioria das pessoas que é contra o sistema de cotas tem a falsa impressão de que os cotistas “roubam” a vaga dos não cotistas, mas o que realmente é a reserva de 50% das vagas pra certos grupos que necessitam de amparo do Estado.
@@andremartins3227 único grupo que deve merecer algum tipo de cota são os comprovadamente pobres. Esse negócio de reserva racial, por orientação sexual, religião... É ridículo. Só fomenta o vitimismo e uma divisão entre as pessoas. Quem gostava de privilegiar pessoas por raça, credo ou orientação era Hitler. E colocar a culpa no um dia foi feito nas pessoas de hoje, é pura imbecilidade.
Ele é a favor da cota social, por isso ele falou de uma partida igualitária e n de uma cota racial ,sabendo q todas as raças ja sofreram desigualdade , se em uma sala de 30 alunos , 25 São brancos e 5 negros , a cota n esta chegando pra quem precisa ! Boa tarde e um ótimo dia 😊
Sou negro, fui muito pobre e me formei em física em 2002 pela UFRJ. Hoje sou classe média e faço engenharia civil com o uso das cotas em pública. Sempre trabalhei e estudei, acho que isso me atrapalhou e ainda me atrapalha muito na universidade. Meus amigos só estudam! Mas estou aí, na luta!
@@ljestudanteeternoestudante6366 Mano aqui em SP vejo muito engenheiro civil trabalhando de uber. Sem emprego. Se tiver no 1 ano muda pra engenharia elétrica. Muito mais futuro
@@JoaoVictor-qn7xy entendi meu amigo. Muito obrigado. Mas já sou físico e perito policial civil na especialidade. Inclusive tenho um amigo engenheiro elétrico e que manda eu ir pra medicina. :). Infelizmente, essa é a nossa realidade.
@@ljestudanteeternoestudante6366 poxa vey. Nem sabia que a situação está tão assim. Estou no 2 ano do ensino médio. E no próximo tentarei o vestibular. Só que sei quase nada de física. Muito complexo aprender tudo? Queria engenharia mas vejo que a situação não está fácil. Direito ainda tem futuro?
exatamente, somos todos diferentes e únicos, cada um com a sua particularidade, com seu recorte, porém todos devem ter possibilidade de acesso na medida da sua desigualdade para enfim, reduzir as diferenças de oportunidade.
@@dteles17 Verdade, mas agora se deve discutir o método, para mim, acredito que uma sociedade economicamente livre, com menos Estado e mais indivíduo, proporcionaria a toda a população maiores condições de se elevar na vida e, dessa forma, as pessoas de todas as raças e etnias teriam mais chances justas de entrar em universidades e conseguir uma melhor renda.
@@augusto3996 então, não acho que é por aí ... é tipo dizer que não se deve dar o peixe, mas ensinar a pescar o que é consenso, ...eu prefiro em um primeiro momento dar sim o peixe e deixar nutrido para que possa pescar sozinho do que em um contexto onde vc tem a pessoa sem barco, sem rede, sem vara, sem acesso ao rio q é privado, sem acesso ao peixe e ir la e mandar pescar todos juntos ... não acho que a gente ta no momento em q todos tem acesso ao rio, a vara e ao barco, só não pesca pq não quer e não tem mérito ...não acho q é o caso
@@dteles17 Com certeza não é o momento, pois o Brasil é um país extremamente fechado economicamente e muito regulamentado, por isso se o Brasil fosse aberto economicamente, com o bolsa família nos ofereceriamos o peixe e com a liberdade econômica permitiremos as pessoas que elas possam pescar
@@augusto3996 nada contra aberturas de mercados, elas podem caminhar com outras políticas e outros cenários, a ordem das coisas é que eu discordo, não acho que é essa ação que trará a solução de todas as outras questões, mas arrumar o resto, que vai permitir enfim um avanço econômico não predatório
Necessário o exercício do diálogo para que possamos transformarmos o Brasil. As cotas são necessárias e por causa delas no meu primeiro vestibular com 43 anos, consegui ingressar em uma universidade federal, sou um exemplo para aqueles que tiveram seus estudos negados por condições socio econômicas. Infelizmente, têm muitos que pensam que as pessoas negras não precisam fazer prova para entrar na faculdade e isso é um ledo engano.
Cota SOCIAL é indispensável devido a má gestão e distribuição por parte dos nossos governantes. Minha posição política se inclina para a direita,porém não tem como ser cego ,é uma ''corrida do leopardo contra a mula manca''.
@@lucassantos-fv4im é exatamente oq penso, eu acho uma vergonha pro estado precisar diferenciar colégios públicos dos particulares, é quase falar que o do estado é inferior, mas até entendo, agora entre eu e um colega que recebe a mesma educação, pública ou particular, é idiotice, é falar que o negro mesmo tendo a mesma educação é inferior, me sinto de verdade ofendido com isso.
O cara abre a boca pra falar q ele e o amigo foram parados a noite pq estavam correndo. Meu querido,Se fosse o Hélio de la peña q tivesse correndo ele também teria sido parado, mas era com um tiro.
EU estudo ciências sociais também (na área, Relações internacionais). É isso mesmo! A gente tem que ter uma visão mais igualitária da sociedade, e é muito bonito te ver defendendo uma causa Boa dessa. Assim como as outras meninas (mulheres). 1- O comediante não tem que achar que vc é mulato (termo Preconceituoso que deve ser posto em desuso) ou negro ou branco ou blá blá. 2- MERITOCRACIA NAO EXISTE. Em lugar nenhum. Muito menos num país em que há uma desigualdade social tão gritante como é no Brasil. 3- A palavra não é igualdade. É EQUIDADE. Na palavra igualdade prevê-se os direitos iguais pra todo mundo, mas a sociedade não pode funcionar dessa maneira porque os "pontos de partida" das pessoas não sao o mesmo. A equidade é garantir que essas pessoas possam competir num mercado de trabalho, ou num vestibular, de for IGUAL, garantindo o mesmo "ponto de partida". 4- Existe uma coisa que nas ciências sociais chamamos de "Discriminação positiva". Isso significa que existe, sim, uma discriminação (ou seja, uma diferenciação), que no fundo tem caráter POSITIVO na sociedade. Ou seja, existe uma distinção (entre diversos fatores etnicos e sociais) que visa uma realidade mais justa pra todo mundo. Isso reflete o racismo estrutural da sociedade, mas não o representa (de mesmo modo com o elitismo). Enfim...no Brasil existe uma grande problemática da desigualdade social, do racismo estrutural, da falta de qualidade da educação pública, e isso só demonstra, cada vez mais, o quanto é necessário as cotas no Brasil, pra garantir que a educação vá pra frente, e pra que a educação chegue a mais pessoas...
Meritocracia não existe? então um negro não pode sair da extrema pobreza para extrema riqueza puramente por mérito, claro que pode!! alias, isso já acontece, mas é claro que não quer dizer em nenhum momento que a meritocracia segue o principio da isonomia, muito pelo contrario, ela não deve ser usada como a estrutura da sociedade, mas sim uma parte dela... ela não é unico fator determinante da sociedade, existe o contexto em que as pessoas vivem, o ponto de partida de cada pessoa que esta muito ligado com os Direitos Sociais efetivos de tal Pais e também o fator da sorte e azar, uma pessoa pode ter mérito, nascer em um ponto favorável na sociedade, mas não ter sorte em uma sobrevida, ela pode morrer por uma fatalidade cotidiana, isso não quer dizer a meritocracia não existiu...
@@lucassantos-fv4im aí senhor...... Pessoa, não há como existir uma meritocracia se as pessoas não saem do mesmo ponto de partida. É como você colocar uma pessoa branca 10k a frente e uma pessoa preta, e falar pra elas chegarem no mesmo pronto ao mesmo tempo. É impossível, é injusto. E é isso que acontece no Brasil.
Cota social também causa burburinho e desconforto. Minha irmã estuda medicina em uma universidade particular e a turma dela armou o maior barraco no grupo de alunos porque nove pessoas entraram em Medicina por cota social.
@@stefani5182 sabe o melhor? Não iam nem para a turma deles, eram realmente nove alunos matriculados em Medicina na nova universidade, no primeiro ano, apenas isso. E eles fizeram barraco, disseram que com esses nove alunos o curso ficaria desvalorizado.
@@marianaluiza6050 eu conheço casos parecidos com esses E deixa claro o racismo e preconceito de classes Por sorte eu quero cursar ciências sociais então não passarei por isso Mas quando prestei cestinha para direito no grupo dos vestibulando tinha comentários como esse, isso que a galera nem estudava lá ainda
Eu não vou negar que existe sim um certo racismo nas cotas raciais se vc for olhar por um ângulo, porém eu acho engraçado que as pessoas que deveriam se incomodar seriam justamente as "beneficiárias" só que o que acontece é que pessoas brancas de classe média são as que mais reclamam e levantam a bandeira da igualdade racial sendo que são essas mesmas pessoas que ignoram quando o racismo prejudica um negro. Ou seja quando o racismo de certa forma beneficia eles querem igualdade, quando o racismo nos prejudica eles não estão nem aí. Ou seja, nunca foi por uma questão de igualdade mas sim por uma questão de manter uma "superioridade!"
@@setembroflorido7998 é porque cota racial é brincadeira, mas a social nao. Mas no futuro, se a educacao for levada a serio, nao precisarao de nada disso
Eu discordo de 200% do que o cara falou, porém ele foi 100% respeitoso (mesmo usando termos de origem preconceituosa, de culpa estrutural, e não individual dele em si, mas dá sociedade) ele foi um fofo, adorei o fato dele saber ouvir, saber falar, e mesmo não entendendo muito ou fazer parte das minorias ele busca expressar de verdade seu pensamento sem machucar ou ofender o outro. PS: O resto do pessoal eu concordo com 99% do que disseram e foram tão respeitosos quanto, mas o homi branco me surpreendeu por falar de um lugar de privilégios Obs: Escola pública antigamente era elitista por isso tinha qualidade, não era feita para todos, mas para uma elite.
Finalmente uma discussão sobre esse tema de forma civilizada. Discordar é normal, porém, discutir o assunto da forma como está nesse vídeo é essencial nesse país, é assim que vamos evoluir enquanto sociedade.
Esse foi o único vídeo de debate (q eu vi até agr no gnt) q n me deu vontade de bater em alguém. Ele foi respeitoso em todos os momentos mano, foi um debate incrível
Mano essa e a lógica da maioria do pessoal q acredita em méritocracia, são ilogicos e despreparados para uma reflexão mais afunda. Fora q partindo do ponto em q todos temos as mesmas "oportunidades" sou eu um lutador e golpeio o tiozão da méritocracia e ele apaga, olho para ele no chão e digo : ora vários colegas de treino desviaram do meu golpe pq vc não consegue tb?
Porque, parafraseando quem diz que meritocracia não existe, eu digo que igualdade não existe. Isso é uma utopia que nunca ser a alcançada. Se fosse possível recomeçar a sociedade do zero, com todos tendo condições iguais, daqui a 50 anos, já estaríamos de novo em condições de desigualdade com alguns tendo mais oportunidades do que outros. As pessoas são diferentes entre si, tem objetivos diferentes e lutam por coisas diferentes.o máximo que se pode buscar é dar condições iguais a todos, mas cotas não é condição igual. Cotas, para mim, é a medida mais racista que existe no Brasil. No ano passado eu olhei um edital de um concurso que eu cogitei fazer e branco era a única etnia que não tinha cotas, basicamente. Tinha cotas para negros, pardos e, se não me falha a memória, até para indígena. Achei extremamente injusto, desigual e imoral. E olha que eu poderia entrar nas cotas já que sou pardo. Isso não é combate ao racismo, não é combate à desigualdade. Isso é o racismo nu e cru. Dar condições de igualdade é colocar o ensino público fundamental e médio das escolas publicas no mesmo nível que as escolas particulares, porque eu estudei em escola pública e particular e posso falar com propriedade que a diferença na qualidade do ensino é gritante.
@@viniciuscmaia as cotas são racismo?????????????????? E como vc explica o aumento de pessoas negras nas universidades brasileiras ? Com ctz vc tem o direito de ter uma opinião, mas q ao menos ela tenha algum embasamento em dados etc etc seu achismo sobre as coisas é tão irrelevante. Além de desprovido de qualquer coisa próxima a um pensamento q foi reflexivo. Volte a dar uma pesquisadinha bicho não custa! Méritocracia no existe
22:31 Em minha sala de aula (estudo em uma escola onde o ensino médio vem com curso profissionalizante integrado) eu sou um dos poucos negros da sala. Minha sala possúi 49 alunos, desses 49, TRÊS (conta do comigo, são negros.
Qual o problema com a palavra "mulata"? Pelo menos onde moro, essa palavra se refere a um tom de pele levemente moreno, sem carga preconceituosa. Além do mais, os fenótipo da cor de pele de acordo com os estudos de genética são: branco, mulato claro, médio e escuro. Então, qual a razão do povo dos comentários não gostar desse termo? Tem a ver tão somente com a etimologia?
Qual o problema com a palavra "mulata"? Pelo menos onde moro, essa palavra se refere a um tom de pele levemente moreno, sem carga preconceituosa. Além do mais, os fenótipo da cor de pele de acordo com os estudos de genética são: branco, mulato claro, médio e escuro. Então, qual a razão do povo dos comentários não gostar desse termo? Tem a ver tão somente com a etimologia?
@@luizasombrio4676 Antropologia passou longe hein, você acha que está aonde? Nos EUA onde a lei do One drop Rule é aceita? Somos um país miscigenado... Não existe um negro no Brasil quem não tenha um percentual não-negroid em seu genótipo!!! Até mesmo os afro-brasileiros e pessoa mestiças (mulatos, Quadroon, Octoroon, pardos).. tem porcentual Caucasoid.
Cota é uma canetada fodida pra consertar imediatamente um problema muito mais complexo que levaria décadas pra ser consertado e que nenhum político tem disposição de resolver
@@joaomarcelodasilvaazevedo7106 eu sou branco e de baixa renda , se eu tirar a mesma nota que um negro ele passa pela cota racial. Que intenção é essa de corrigir uma desigualdade e causar outra?
@@kelvinromanini4914 não é por falta de argumento, é pura vontade de xingar mesmo. Se estivesse afim de debate iria fazê-lo em local adequado, não em caixa de comentários no TH-cam.
4:10 (por ser negro você é pobre) SERIO? mesmo?... não concordo com cotas que classificam pela RAÇA, somente pelo Fenótipo ´eu acho que` COTAS RACIAIS dividem e COTAS SOCIAIS unem uma delas a classificação e pela cor da pele, a outra e pela condição social desfavorável -ser pobre não é exclusividade de negros, pelo menos não no BRASIL
75% da população pobre é negra, e mesmo a parte da população que é negra e tem maior poder de aquisição sofre o preconceito, por isso existem as cotas raciais.
então , eu acho que ambas são necessárias, pois não só a maioria da população pobre é negra, mas tbm pq msm os negros com poder aquisitivo mais alto sofrem algum tipo de preconceito, principal e especificamente no Brasil. Só que um dia as cotas não serão mais necessárias ( esse dia pode estar longe eu sei ) , e provavelmente esse dia vai chegar antes para as cotas raciais do que para as sociais ( já que as raciais estão mais ligadas ao racismo , e as sociais se referem à problemas de desigualdade, carência no sistema de educação e etc ). Enfim, espero ter me expressado bem e desculpa o tamanho do texto , mas no geral concordo com vc
@@joaquimsartoridesouzacampo301 EU concordo plenamente com você. As cotas não deveriam existir, mas no momento elas são necessárias e um dia acredito que não serão mais.
Já fui muito contra cotas: logo eu branca que sempre estudei em colégio particular e passei na federal de maneira tranquila. Hoje eu penso que sou muito privilegiada e não tenho que nunca passei e nunca passarei por todos os problemas e dificuldades que as pessoas negras passaram devido aos 300 anos de escravidão no Brasil. Hoje eu acredito que as cotas representam uma maneira de fornecer equidade para aqueles que não tiveram os mesmos privilégios que eu. E digo que a universidade federal foi quem me fez ter esse olhar com mais empatia. Não acho que as cotas tem que ser pra sempre, espero que no futuro ninguém precise de cotas mas por enquanto elas são necessárias! Esss debate foi muito interessante porque todas as pessoas estão dispostas a escutar e ouvir. Como diria Habernas o mais importante em um debate público não é convencer alguém mas ser convencido pela melhor ideia para todos. Vamos aprender a conversar e estar abertos a entender todos os lados!
E os imigrantes brancos que foram lá porque estam passando fome na Europa tambem tem a culpa? E os judios que foram lá porque na Europa estavam sendo perseguidos pelo nazismo tambem tem a culpa? E os negros da Africa que tinham e vendiam escravos negros a negros muito antes de que chegasem os brancos? Eles não tem a culpa? E os negros da Africa que tinham e vendiam escravos negros a brancos? Eles não tem a culpa? E os árabes que tinham negros antes da chegasem os brancos? Eles não tem culpa? E as pessoas do século XXi que são inocentes? Por que você cree em uma teoria racista? O Brasil só vai para atras.
Se filhos de políticos fossem obrigados a estudarem em escola pública... a utilizarem hospital público... a utilizarem transporte público, tenho certeza de que nada disso seria necessário... Mas isso também é mentira minha, pois a discriminação continuaria existindo. Portanto, COTAS, SIM!
@@euaqui9779 lacrou dms amiga 👏👏. Agr vamos se unir e passar o dia todo procurando: machistas, fascistas, homofóbicos, xenofóbicos, frentistas, transfóbicos, gordofóbicos e etc. Afinal é só isso que nos fazemos, certo ? Yeaaaah
nem tanto, ele afirmou varias vezes que acha o sistema de cotas util, porem nao da forma que e aplicada, colocando negros e pobres como se fossem doentes ou inferiorizados intelectualmente..cotas para PCD, sou 100% a favor, cotas para estudantes do ensino publico, sou 100% a favor..cotas raciais, cotas lgbt..sou 101% contra.
@@tfimp Perfeito. Contas para quem realmente tem necessidade, no caso como os citados em seu comentário. Agora um grupo ter cota pelo fato da cor da pele em um país onde prega tanto a igualdade racial, essa é a maior prova da desigualdade racial que as próprias contas criam.
"Perante a deus todo mundo é igual"...Argumento profundamente vago e limitador, famoso vamos deixar disso não tenho argumentos, tipo da população que não conhece sua historia, sua origem. triste!!!
@@eduardoamelia1249 os brancos tem uma dívida impagável com os negros anos de escravidão,sofrimento e racismo até hoje eles não são tratados com o devido respeito que merecem
@@k2ydud4y47 ninguém tem dívida com ninguém. Não se pode cobrar a geração atual pelos erros da geração passada. Além disso, se essa maldita ideologia de "dívida histórica" tivesse algum sentido, então era para contarmos isso de todos, independente da cor, porque minha avó, por exemplo, é branca e não teve nenhuma merda de privilégio na vida. O "privilégio" dela foi fazer serviço pesado na roça desde criança, morar em barraco, aprender a costurar sozinha pra poder trabalhar mais e aumentar um pouco a renda.
army multifandom você está enganada, a maioria dos imigrantes brancos chegou ao Brasil depois do fim da escravidão. Os bisavós tataravós dos brancos nunca escravizaram ninguém.
O cara: "Eu sou pela meritocracia mas acho que tem que ter, na largada da corrida, todo mundo sair do mesmo lugar" Meu senhor, então vc não acredita na meritocracia pura e simplesmente. Admitiu que há sim pessoas com oportunidades e outras sem. Nem sabe usar o português.
Os negros não são inclusos na economia de forma proporcional pois não há economia para isso. Não há liberdade econômica e o Brasil não cresce sua renda per capita há anos, além do que não investe na educação de base. Então é uma situação interessante: o estado que pode melhorar a educação de base não o faz e lança um programa de cotas para negros nas universidades, porém não faz nada para a educação de base. E agora vamos filosofar: como não há vagas para todos no mercado de trabalho, basicamente a ideia é que um branco tenha que ceder seu lugar para que possamos ter uma classe média mais negra, é tão escancarado que ela fala isso aos 24:00. Mas se somos todos iguais, qual a diferença de existir um negro pobre ou branco? Estamos combatendo racismo com mais racismo, certo? E tudo em nome de uma reparação histórica. Massss quem é o culpado na história? O branco que comprava o negro ou o negro que vendia o negro? Além do mais a elite colonial tinha escravo, verdade! Mas a grande maioria dos brancos do Brasil nem descendem dessa elite, logicamente são apenas descendentes dos brancos que trabalhavam como empregados, mascates, bandeirantes etc (é questão de matemática). Então uma maioria de brancos que apenas viveram em paralelo a este sistema durante anos, conquistaram alguma riqueza a grande sacrifício e agora, é a hora de boa parte de seus descendentes empobrecerem em nome da reparação Histórica, essa é a lógica posta pela jornalista. Quando vocês realmente pensam não faz o menor sentido e acho que quem apoia essa politica, não entende o processo de geração de riqueza. O negro é pobre porque o estado não deixa ele prosperar e jogar alguns brancos na pobreza não resolve o fato de que somos um país pobre e com as cotas teremos a mesma quantidade de pobres, só que demos uma branqueada na classe baixa. isso sim é um problema! São 131 anos de um estado que taxa pesadamente a população, burocratiza qualquer negócio a ser aberto no Brasil, aumenta custos de contratar pessoas e impede a concorrência em diversos setores através do corporativismo, ou seja um repelente de investimentos. Se ocorresse o choque de capitalismo no Brasil feito em Botswana, Estônia, Hong Kong, Lituânia ou Nova Zelândia, já seriamos ricos e teríamos uma sociedade com alta mobilidade social. Mas parabéns para quem apoia isso e não consegue enxergar que isso é apenas uma forma de legitimar o estado pai de todos nós que não respeita direitos individuais, herança de Getúlio vargas e a ideia de uma sociedade que tem estado como agente guia em todos os aspectos da nossa vida. Agora mais uma para os conterrâneos: se já há cota agora para todas as universidades públicas e não são poucas, porque existe cotas para concursos públicos ou se cogita cotas em empresas privadas? (projeto do pcdoB, falo para meus amigos conterrâneos brancos que defendem isso e podem perder seus postos de trabalho em um futuro próximo para dar lugar a um negro. É justo vocês perderem tudo pelo que trabalharam na vida em nome dessa reparação pela qual vocês não são responsáveis?) pensem nisso. Tudo que conseguiremos depois disso tudo é um Brasil ainda pobre, com uma economia corporativista e os hipócritas que inventaram isso não deveriam também inventar cotas para parlamentares ? Por que é diferente? Lógico, ninguém quer sair perdendo né. Nem branco, nem negro, nem índio, nem parlamentar, nem ninguém. Por isso meu amigo, sou a favor do enriquecimento da sociedade, e isso você só consegue através da liberdade econômica, do menos estado! Pra você que quer uma correlação, olhe o Heritage of Foundation e você encontrará uma bem doída para a esquerda: os países com mais liberdade econômica são os que mais enriquecem e não param de enriquecer e melhorar seus IDHs.
Eu trabalhei no ministério público do trabalho. Você fez concurso? Não eu entrei com cargo comissionado! Ah então você conhecia alguém que trabalhava lá e te colocou lá. Resumindo ela tirou a oportunidade de abrir um cargo para uma pessoa concursada que estudou, fez faculdade, entrar no setor público.
Sou estudante de direito, bolsista por cotas, e é realmente gritante a desigualdade racil nas universidades, na minha turma por exemplo, se tiverem 7 negros é muito!! Triste realidade..
E você acha que a melhor maneira de mudar isso é com cotas raciais? Por que a pessoa só por ser negra precisa de auxílio pra entrar na universidade? Não faria mais sentido a extinção das cotas raciais e substituir as vagas das cotas raciais e dar para as cotas sociais?
Primeiramente você precisa ter ciência do que é o negro no Brasil, e quem pode ser considerado..Além de todo contexto história em que resultou no que vemos hoje em relação a falta de oportunidades! Segundo uma pesquisa feia pelo uol 54% da população Brasileira é NEGRA sendo que 76% dos negros do país estão entre os mais pobres do país. As pessoas públicas são criadas e executadas através de números, dados e não de achismos!
@@gleysonalves7890 Pois pesquisas falam que 54% são pardos, ou seja, os mestiços. Você pode andar na rua, na favela em qualquer lugar e contar no dedo as pessoas negras e brancas, a maioria são pardas. E Claro que isso influencia da região, tem região que tem maior número de negros, tipo Rio de janeiro e Bahia por exemplo e regiões com maior número de indígenas como no norte ou de brancos como no sul.
@@evilmanson7498 essa pesquisa não usou o termo negro. Outra usou o termo branco. Acontece que ter fenótipo completamente negroid e ter a pele mais clara não o torna menos negro
As ações afirmativas (cotas) são constitucionais! Fato já confirmado pelo Supremo Tribunal Federal. A Constituição de 1988 diz que devemos tratar os desiguais ao modo de sua desigualdade, portanto, a política de cotas se faz necessária. Exemplificando: João tem 10 reais, Carlos não tem nada. Se eu agir de maneira igual e der 10 reais para cada um eu não estaria acabando com a desigualdade já que João ficaria com 20 e Carlos com 10. Se eu agir de maneira desigual e der 10 para Carlos, ambos ficarão com 10, assim, por conseguinte, eu acabo com a desigualdade. Quem é contra a política de cotas simplesmente precisa estudar a Constituição!
"desiguais ao modo de sua desigualdade"... Negros não são proibidos de estudar e/ou prestar vestibular, então não são desiguais perante a todos segundo a constituição
Ótima a proposta de apresentar o debate. Muito mais eficaz para aprender a ouvir do que mostrar ideias distintas sozinhas. Ouvir o contraditório exige muito esforço e bom senso.
legal ver esse tipo de dialogo e ver o Marcelo Madureira pelo menos pensando e dizendo que ira meditar sobre o que foi dito, é disso que precisamos, DIALOGO
Os negros não são inclusos na economia de forma proporcional pois não há economia para isso. Não há liberdade econômica e o Brasil não cresce sua renda per capita há anos, além do que não investe na educação de base. Então é uma situação interessante: o estado que pode melhorar a educação de base não o faz e lança um programa de cotas para negros nas universidades, porém não faz nada para a educação de base. E agora vamos filosofar: como não há vagas para todos no mercado de trabalho, basicamente a ideia é que um branco tenha que ceder seu lugar para que possamos ter uma classe média mais negra, é tão escancarado que ela fala isso aos 24:00. Mas se somos todos iguais, qual a diferença de existir um negro pobre ou branco? Estamos combatendo racismo com mais racismo, certo? E tudo em nome de uma reparação histórica. Massss quem é o culpado na história? O branco que comprava o negro ou o negro que vendia o negro? Além do mais a elite colonial tinha escravo, verdade! Mas a grande maioria dos brancos do Brasil nem descendem dessa elite, logicamente são apenas descendentes dos brancos que trabalhavam como empregados, mascates, bandeirantes etc (é questão de matemática). Então uma maioria de brancos que apenas viveram em paralelo a este sistema durante anos, conquistaram alguma riqueza a grande sacrifício e agora, é a hora de boa parte de seus descendentes empobrecerem em nome da reparação Histórica, essa é a lógica posta pela jornalista. Quando vocês realmente pensam não faz o menor sentido e acho que quem apoia essa politica, não entende o processo de geração de riqueza. O negro é pobre porque o estado não deixa ele prosperar e jogar alguns brancos na pobreza não resolve o fato de que somos um país pobre e com as cotas teremos a mesma quantidade de pobres, só que demos uma branqueada na classe baixa. isso sim é um problema! São 131 anos de um estado que taxa pesadamente a população, burocratiza qualquer negócio a ser aberto no Brasil, aumenta custos de contratar pessoas e impede a concorrência em diversos setores através do corporativismo, ou seja um repelente de investimentos. Se ocorresse o choque de capitalismo no Brasil feito em Botswana, Estônia, Hong Kong, Lituânia ou Nova Zelândia, já seriamos ricos e teríamos uma sociedade com alta mobilidade social. Mas parabéns para quem apoia isso e não consegue enxergar que isso é apenas uma forma de legitimar o estado pai de todos nós que não respeita direitos individuais, herança de Getúlio vargas e a ideia de uma sociedade que tem estado como agente guia em todos os aspectos da nossa vida. Agora mais uma para os conterrâneos: se já há cota agora para todas as universidades públicas e não são poucas, porque existe cotas para concursos públicos ou se cogita cotas em empresas privadas? (projeto do pcdoB, falo para meus amigos conterrâneos brancos que defendem isso e podem perder seus postos de trabalho em um futuro próximo para dar lugar a um negro. É justo vocês perderem tudo pelo que trabalharam na vida em nome dessa reparação pela qual vocês não são responsáveis?) pensem nisso. Tudo que conseguiremos depois disso tudo é um Brasil ainda pobre, com uma economia corporativista e os hipócritas que inventaram isso não deveriam também inventar cotas para parlamentares ? Por que é diferente? Lógico, ninguém quer sair perdendo né. Nem branco, nem negro, nem índio, nem parlamentar, nem ninguém. Por isso meu amigo, sou a favor do enriquecimento da sociedade, e isso você só consegue através da liberdade econômica, do menos estado! Pra você que quer uma correlação, olhe o Heritage of Foundation e você encontrará uma bem doída para a esquerda: os países com mais liberdade econômica são os que mais enriquecem e não param de enriquecer e melhorar seus IDHs.
Eu detestava esse cara agora eu senti pena muito Desinformado não tem um pingo de conhecimento... defende uma posição sem um estudo aprofundado da sua própria defesa... retrato da maior parte da população DESINFORMAÇÃO falta de vontade de OUVIR o outro 🤷🏻♀️🤦♀️
Colocaram um péssimo debatedor propositalmente,o cara não sabe traçar uma linha argumentativa racional minimamente presunçosa,propõe colações superficiais para discutir uma temática complexa,declara experiências pessoais como tática de rebate as indagações dos oponentes,usa argumento de autoridade descartável por conta da subjetividade,enfim sou contra cotas raciais e n me senti representado por ele.Me coloca pra debater com esse pessoal todo ao msm tempo e refuto integralmente cada um deles sem ad hominem,sem non sektor e sem meias verdades sobre algo que desconheço,assim como eles falam de dívida histórica ignorando o processo de miscigenação Brasileiro que paira desde os tempos de colônia.Esse chavão vitimista que clama por amparo do estado paternalista se provou insuscetível a mt tempo,é uma muleta que normatiza a desordem educacional Brasileira desnorteando a camada popular de criticar veementemente a qualidade do ensino público básico e cristalizando a subalternidade pela política de cotas para ensino superior,que aliás poucos pobres se preocupam em fazer uso,afinal aos 18 anos a patologia do emburrecimento a partir do modus operand estatal se concretizou inteiramente,vc n sabe ler,escrever,falar corretamente o idioma nativo e vai prestar vestibular pra medicina na federal ? acho q n né.A priori a nação Brasileira n se encontra em condições de equidade,logo cotas sociais são plausíveis por relevarem a condição de todos os pobres sem distinção étnica,pois biologicamente a capacidade cognitiva independe do fenótipo.
Foi um debate quase com roteiro. Perceberam que ele não tem opinião formada sobre cotas? Perceberam também que o debate foi somente para persuadir quem não é a favor de cotas?
Estou muito feliz com essas pessoas que estão sendo entrevistadas, me senti muito bem representado. Deus abençoe a vida de vocês, falou tudo e um pouco mais do que eu gostaria de flr
O engraçado nesse programa é que quem é conservador e tem ideias ultrapassadas sempre traz coisas pessoais como argumento, e quem argumenta de verdade traz dados...
Então vamos debater: Sou a favor de cotas sociais e não raciais, pois acredito que cotas raciais acabem por segregar ainda mais a sociedade, criando atrito entre as raças no nosso país, sou muito mais adepto a ideia de um livre mercado, pois com uma sociedade economicamente livre mais pessoas serão contratadas, mais empresas surgirão e irão produzir riquezas que a classe popular irá desfrutar, dessa forma os negros e os brancos serão beneficiados.
Sua crítica é generalista e superficial,eu sou conservador e posso destrinchar racionalmente todas as falácias que esses debatedores impuseram nesse "debate" que mais parecia uma conversa informal de consenso parcial em ambas as partes do que uma colisão de ideias distintas.
Ótima observação! Ainda mais quando o tom de pele dele é o mais claro dentre os entrevistados. Sinal óbvio de que se há de fato um preconceito na pergunta, está fundamentado na percepção da posição social do rapaz com base na vestimenta, corte de cabelo, jóias e maneirismos. O primeiro passo para a nossa sociedade evoluir em relação a preconceitos é entender seus fundamentos.
Preconceito começa quando a pessoa vê preconceito em tudo, como foi o seu caso no comentário. Aliás, preconceito todos nós temos, temos preconceito em relação ao desconhecido, isso é natural, outra coisa, completamente diferente é discriminar, segregar ou destratar em função de origem, aparência, etnia, sexo, etc. A melhor forma de incluir é focar no ensino básico, que de fato ensine e não gaste tempo com ideologias obsoletas e retrógradas, que por onde passaram só trouxeram morte, fome e autoritarismo. Cota, apenas social e por um breve período, pois o nosso País precisa avançar, com todos nós brasileiros, pois somos um só povo. Abraço.
TRABALHEI NO LIXÃO quase toda a minha infância e juventude. Hoje, tenho doutorado em Linguística pela UFSC. Só cheguei até aqui porque o Bolsa família suavizou minha rotina de trabalho. Assim, voltei estudar e correr atrás dos meus objetivos. Falar em meritocracia num país tão desigual é um equívoco muito grande. Para quem insiste em usar o termo meritocracia sem levar em consideração o ponto de partida de cada um, só me resta lamentar. No lixão aprendi o que é ser invisível. É fácil falar em meritocracia quando a disputa do seu café da manhã não é com urubus e cães abandonados, quando o presente de aniversário de sua mãe não é um vestido descartado no lixo, quando o jantar de sua família não é resto de restaurantes. Passei por tudo isso, portanto, sou prova viva que meritocracia não existe sem igualdade de condições.
Não é equívoco não. É mau caratismo mesmo!
👏👏👏
@@polly9429 muito mau-caratismo
Pena que muitos se aproveitam e abusam de políticas como essa, prejudicando a imagem de quem realmente precisa e toda a credibilidade da política.
Perfeito cara, ta ai a essência dessas politicas. Auxiliar para possibilitar uma ascensão na sociedade.
Esse foi um dos melhores "mude minha ideia" , achei ambas as partes argumentando muito respeitosas, sem se prenderem a ideologias políticas. isso é muito importante. Quando conseguirmos compreender que a sociedade é de todos nós e não cabem mais os rótulos, poderemos chegar a um consenso sobre o que é melhor para todos.
Eu também, achei!!
Ambos os lados se ouvindo, prinicpalmente a pessoa que se propos ao debate, no caso o Marcelo Madureira. As pessoas escolhidas para o debate foram invriveis, explicaram o problema do racismo estrutural no Brasil atraves de fatos e dados sem vitismo. Amei este vídeo!!!
Perceberam que ele também é a favor de cotas?
Ou seja, um debate sem oposição.
Com certeza o debate foi somente para persuadir quem não é a favor de cotas?
@@amente9462 ele n é a favor de cotar raciais, ou pelo menos não antes desse vídeo, mas por ele ser respeitoso parece q ele concorda
É de direita, ex-bolsominion. N mudará de apinião. Apenas sorri e concorda diante das câmaras.
@@aramismenzes1688 O pavor que o branco (ou aquele q se acha branco) tem sobre as cotas só reafirma sua inferioridade fisica e psicologica. A sociedade é desigual. Fato. As chances são inexistentes em iguais oportu idades. Fato. Por que não proporcionar chances a quem nunca as teve na vida? Por que n? Deixar de oportunizar o outro e ter medo do que pode acontecer é pura baixa-auto estima. Se liberte dos seus medos, engrandeça sua alma e proporcione oportubidedas. Saia do senso comum daqueles que se acham brancos.
Gente, to apaixonado pelas pessoas que foram falar com o Marcelo. Só gente maravilhosa!!
Pqp, a mais pura verdade. Um pessoal super informado, cheio de argumentos bons. Amei, um dos melhores vídeos dessa série
Queria saber o Instagram do estudante da USP...😯
@@sthefanelorrane3592, @chavosodausp.
@@evelybeatriz6223 Encontrei.
Muito obrigado.
Vc tem razão. Que pena que Marcelo não estava a altura. Teria sido um ótimo debate. Acho até que ele foi escolhido a dedo. As pessoas que conversaram com ele, são mais do mesmo, sempre o mesmo discurso.
“perante a Deus todo mundo é igual” perante a Deus sim, perante a sociedade não kkkk
Exatamente, cada um no seu canto, ninguém usando o dinheiro de ninguém pra nada...
@@matheusdeferreira1107 retira as verbas p cotas sociais e aumenta o salário dos ministros do STF!
Não adianta nada vc retirar um privilégio que beneficia parte da população se o sistema político continua o mesmo, pq em vez de ficar enchendo o raio do saco por causa de cota vc n gasta essa mesma energia para pressionar uma reforma tributária?
Pra mim o Estado nem deve existir quanto mais o stf
Fato é que cota gera guerra de classe é isso que vcs querem
Eu antes de clicar no vídeo: "Vou só passar raiva"
Eu no final: sorriso no rosto de ver que ainda tem gente disposta a rever seus conceitos e entender questões que nunca chegaram até elas
o melhor vídeo dessa série com certeza foi esse
Todos estão Ferreira, isso só depende da forma que você fala. Se você falar com um tom acusador nunca alguém vai querer tentar entender o que você tá falando.
@@Jack_804 as vezes. Qnd estou em uma roda de amigos, e vem um cara dizendo coisas racistas, eu sempre tento fzr com que ele mude de idéia, com um tom de voz calmo (mesmo xingando esse cara de A a Z, nos meus pensamentos). E tem gente q n entende. Triste isso
@@nicolle1900 Eu sei como é, mas optar se você for agressivo com ele só piorará a situação.
Concordo plenamente com você
Os negros não são inclusos na economia de forma proporcional pois há econômica o suficiente. Não há liberdade econômica e o Brasil não cresceu a sua renda per capita a anos além de que não investe na educação de base. Então é uma situação: o estado que pode melhorar a educação de base não o faz e lança um programa de cota para negro nas universidades, porém não faz nada para a educação de base.
E agora vamos pensar
"o racismo é um problema social, não biológico..." PISOU
A cara da Bia quando ele falou que a considera uma mulher mulata foi ótima! Que bom que ela não consentiu e explicou sobre, na parte da orientação tamém... Excelente vídeo!
É isso ai Fábio!Por mais que doa na gente, respeitar a liberdade de expressão do outro, contribui muito pra uma sociedade com mais harmonia e todos aprendem mais
quando alguém fica ofendido com isso eu fico imaginando se todos ficassem ofendidos com o termo trabalho já que também tem origem pejorativa, a questão não é sua origem, o falante comum não liga pra etimologia. Assim como todos usam a palavra trabalho com a melhor das intenções, a maioria usa mulato no sentido atual onde a pejoratividade se torna cada vez mais subjetiva. Mas eu gosto quando alguém usa ser chamado de mulato como uma carta na manga, como se fosse um bingo pra reforçar a argumentação.
@@alanbruno5449 Cabe uma discussão sobre a palavra, acharia interessante. Embora o conceito tenha sido "desmontado" e "atualizado" há muito tempo, né?! (Desde o século XIV acredito). Mas a palavra trabalho carrega hoje um peso muito menor do que a palavra mulata, cuja definição parte muito da hipersexualidade o do corpo feminino e negro e permeia os abusos que essas mulheres sofrem por serem consideradas objetos sexuais. Mesmo que a discussão da palavra trabalho seja possível, necessário tbm escolhas suas batalhas e é essa não seria uma prioridade de todo jeito. Até pq não traz consequências reais para nenhuma pessoa da sociedade, ao contrário de mulata ou denegrir...
A esmagadora maioria das pessoas que usam a palavra mulata, usam da mesma forma que, "branco, negro, preto, japonês" etc. Claro que todos têm o direito de se ofender, mas a INTENÇÃO da esmagadora maioria das pessoas qdo fala "mulato(a)" nem de longe é desprezar a cor de pele da pessoa, raça ou seja lá o que for.
@@tomsidera mas a palavra em si é racista. É essa a questão. É igual falar criado mudo em vez de mesa de cabeceira. Ninguém fala pensando conscientemente no racismo. Mas ele é estrutural e propaga através de associações como essas palavras... De boas intenções o inferno tá cheio né?! Hehehe Temos que levar em consideração o peso de cada palavra, e não a intenção individual, saca?
Repita comigo Marcelo: MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL NÃO SERVE COMO PARÂMETRO PARA DISCUTIR PROBLEMAS COLETIVOS.
e ele não pode ter opinião?
@@zecapaugordinho2440 é exatamente oq o Lee ta fazendo dando a opinião como forma de brincadeira, não precisa polemizar tudo..
@@rafaelcaon4636 quando vc coage por meio de arma de fogo que empresário devem ser obrigadaos a usar cotas, tem de problematizar sim
O policial parou um negro e um branco correndo.... por quê será? Se o branco estivesse correndo sozinho, teria sido igual?
up up up
A ciência diz sim que não há diferenças fenótipas, contudo, o problema não é biológico. O problema é social...
Que tal investirem em escolas de alto nível somente para negros. Já sei, isso levaria tempo e sacrifício, melhor rabiscar uma lei e dividir o povo por cor.
@@zaqueuoliveira6505 Eu não concordo pq isso coloca os negros como inferiores, falar que é pq têm menos oportunidade de estudo eu acho idiota, pq em escolas públicas o ensino é o mesmo pra todos na sala, então pq os brancos precisam tirar notas maiores em algum teste pra entrar em alguma faculdade do que os negros? é tolice, eu acho tosco dividir colégio público de particular, é quase dizer que oq o estado oferece é infeiror kkkk, mas entendo pq realmente é ;-;
@@omegab4k4 é contraditório. Já que é o estereótipo q importa, então a raça superior é de fato a mulher loira ou o padrão de beleza daquele cara que fez o filme 365 na netflix. É cada uma vuh
@@zaqueuoliveira6505 ?
Se o problema é social a cota deve ser social e não racial.
Essas mulheres mandaram muito bem! 👏👏
E o "Chavoso" também rs
Pena que o tal humorista não soube se defender, eu duvido o gnt botar alguém como Caio Copolla pra debater assim na rua, o que o Gnt quer é q sempre suas pautas ganhem, nem que já esteja tudo pré ordenado antes do programa
A Globo e progressista só põem bossal. Queria ver o Van hatem ou até mesmo o Artur Duval com pensamento rápido.
O gnt só quer que as pautas dele ganhem, por isso não colocam muitas vezes os argumentos dos pensamentos opostos e não chamam alguém mais preparado
Foram uma bosta
Nossa senhora, elas arrasaram! Essa Bia, pqp, moça você é um ícone! Total admiração por esse debate. Acho que esse foi o melhor vídeo da série, até agora.
Sim, foi o melhor (e o único q eu vi sem me estressar rs). Provavelmente pq ambas as partes foram respeitosas quanto ao tema
♡♡♡
Desonestidade, colocaram um homem de senso comum para debater contra pessoas que se sentiam confiantes a debater com ele.
@@pedrocosta8681 tá senta lá Claudia
ELA EXPLICOU COMO DESTRUIR O NOSSO PAIS É VC TEM ADMIRAÇÃO ? NÃO ENTENDO MSM
"há tantos negros ricos quantos brancos ricos"
Me diga como chegar nesse portal para outra realidade paralela aí. Maluco tá vivendo em Nárnia.
@@wwxkz não entendi
@@wwxkz é o que moço???
@@wwxkz incompetência? Sendo q a maioria dos negros vem de familia humilde, e começam a trabalhar desde crianças, alguns nem tem oportunidade de estudo, e você vem me dizer q a culpa é deles?
@@noveluh7978 sim
@@wwxkz tá "serto".
Primeiro vídeo, onde a pessoa que traz a pauta questiona e ouve.
Nos outros debates só ouvi imposições e opiniões.
Ouvindo,ou dormindo?
Me pareceu entediado,com a "surra" que levou.
Fabinho Art Não! Ele estava ouvindo e com muito respeito os ARGUMENTOS dos demais!
Verdade. Compara que o da Manuela Da Vila... Dá para ver o ódio no olho dela.
Isso é o que acho mais bacana, quando a pessoa levanta uma questão e realmente ta interessada e dispota a mudar de ideia.
Mas você há convir também que ele não parece entender nada sobre o assunto. Meritocracia, humanismo, olhar o mundo baseado apenas na vivência dele. Faltou bagagem pra ter argumentos melhores.
Que programa maravilhoso, estimula a conversa saudável com respeito, com argumentos. Muito massa
Incrível! Nesse vídeo deu pra analisar que as vezes um ponto de vista diferente da grande maioria não o faz uma pessoa ruim.
Não existe meritocracia em um país totalmente Desigual!
Cotas raciais NUNCA são a melhor resposta para um país. E uma sociedade que precise de cotas raciais para "incluir" não é uma sociedade valorosa. Não há o que justifique, por exemplo, que haja cotas raciais e não apenas cotas sociais, que já contemplaria todas as pessoas excluídas, independentemente da cor da pele. Este vídeo só tem o condão de lacrar e passar mensagem ideológica, somente isso, não há interesse real em discutir a questão!
@@danielewerton claro que não, meu filho faço faculdade e vejo o quão a sociedade ainda precisa incluir sim os negros, não temo culpa da escravidão, mas temos a responsabilidade de incluir sim, visto que não temos as mesmas oportunidades para negros e brancos e isso está muito explícito. Cotas não é algo que vai durar para sempre, mas serve para restaurar o passado que, infelizmente, matou, torturou e gerou segregação. Faço medicina na UFPA e de 135 alunos, acho que só há 10 negros! Vivemos em um país desigual que infelizmente julga as pessoas somente pela cor da pele, logo, são necessárias, sobretudo quando nos referimos a um país que não trata as pessoas da mesma forma, a qual a mesma é assegurada "teoricamente" pela constituição. Então, sim, cotas é a melhor solução no momento, ainda mais quando nos referimos a condição estrutural das escolas públicas, oportunidades para negros em empregos e tudo mais! Poderia ter uma solução melhor para a inclusão se Governo e o Estado não ajudasse apenas uma classe!
@@obruto8606 Meu caro, tenho experiência no que falo. Além de "fazer faculdade", trabalho em uma universidade federal. Conheço os prós e contras do assunto. Cotas sociais incluiriam o negro da mesma forma. E ainda teriam a vantagem de incluir todos aqueles que não são beneficiados. Por contrário, contras raciais só acirram os ânimos e provocam mais racismo.
@@danielewerton Claro que não, primeiro que racismo já é institucionalizado, infelizmente. O que torna mais as pessoas racistas é o simples fato de termos uma cultura que incita isso. Só as cotas sociais não iam contemplar, visto que ainda temos uma falha nesse sistema o qual precisa ser concertado, uma vez que vários brancos, que tem condições sócio econômica, entram em escolas pública para conseguir cota escola e acabam disputando com os outros que, em sua maioria são negros, e acabam pegando vagas destinadas a eles, uma vez que o outro tem condições que pagar cursinho, ter acesso a educação bem melhor e tudo mais. Cotas raciais devem existir para que possamos igualar a sociedade, elas não são privilégios uma vez que inúmeros negros não tem a mesma oportunidade. É muito fácil e muito lindo falar de meritocracia quando temos acesso a educação de qualidade e tudo mais, porém, eu vivi de perto um ensino público precário, onde a maioria dos estudantes eram negros, já que a escravidão tem um impacto atemporal.
@@danielewerton É necessário um passo pra trás para que possamos dar dois para frente!. Entenda uma coisa, oportunidades para negros e brancos não são a mesma coisas! Negros na sociedade são constantemente alvos de racismo na sociedade. E sobre o que você falou de "acirrar mais o racismo", isso é culpa das políticas de cotas ou da própria sociedade? Pq o que me parece que esse comentário são iguais aqueles de "ela sofreu assédio porque estava com essa roupa". Cara, devemos desconstruir isso, temos que falar mais sobre o racismo e o quão é cruel, porém, né, com a atual "presidência" fica foda
Mano que minas inteligentes velho! Tive orgulho
Que cara burro, isso sim 😂
Pq elas estão muito erradas 😌
Muito orgulho mesmo
@ThegOd MatÉis vamo lá
1 - cotas são segregação da população assim separando e não unindo a mesma
2 - cotas da privilégios e beneficia a vagabundagem. A não existência de cotas incentiva o estudo e desempenho
Tem outras calma
@ThegOd MatÉis tem mais... Cotas são subjetivas pois cor e situação financeira mudam toda hora, ser pobre as vezes é receber menos de 200 reais as vezes e receber menos de 800 enfim... Sobre a cor, ninguém sabe qm é negro, mulato, pardo, braco e talz
"Cota é um remédio amargo que a sociedade precisa". Sonho com um dia em que a gente não PRECISE mais de cotas.
Vcs invertem tudo, colocam os efeitos como causas, é de uma burrice fenomenal, só da para rir mesmo.
@@fleija482 Onde inverti?
Os negros não são inclusos na economia de forma proporcional pois não há economia para isso. Não há liberdade econômica e o Brasil não cresce sua renda per capita há anos, além do que não investe na educação de base. Então é uma situação interessante: o estado que pode melhorar a educação de base não o faz e lança um programa de cotas para negros nas universidades, porém não faz nada para a educação de base.
E agora vamos filosofar: como não há vagas para todos no mercado de trabalho, basicamente a ideia é que um branco tenha que ceder seu lugar para que possamos ter uma classe média mais negra, é tão escancarado que ela fala isso aos 24:00. Mas se somos todos iguais, qual a diferença de existir um negro pobre ou branco? Estamos combatendo racismo com mais racismo, certo? E tudo em nome de uma reparação histórica. Massss quem é o culpado na história? O branco que comprava o negro ou o negro que vendia o negro? Além do mais a elite colonial tinha escravo, verdade! Mas a grande maioria dos brancos do Brasil nem descendem dessa elite, logicamente são apenas descendentes dos brancos que trabalhavam como empregados, mascates, bandeirantes etc (é questão de matemática). Então uma maioria de brancos que apenas viveram em paralelo a este sistema durante anos, conquistaram alguma riqueza a grande sacrifício e agora, é a hora de boa parte de seus descendentes empobrecerem em nome da reparação Histórica, essa é a lógica posta pela jornalista. Quando vocês realmente pensam não faz o menor sentido e acho que quem apoia essa politica, não entende o processo de geração de riqueza. O negro é pobre porque o estado não deixa ele prosperar e jogar alguns brancos na pobreza não resolve o fato de que somos um país pobre e com as cotas teremos a mesma quantidade de pobres, só que demos uma branqueada na classe baixa. isso sim é um problema! São 131 anos de um estado que taxa pesadamente a população, burocratiza qualquer negócio a ser aberto no Brasil, aumenta custos de contratar pessoas e impede a concorrência em diversos setores através do corporativismo, ou seja um repelente de investimentos. Se ocorresse o choque de capitalismo no Brasil feito em Botswana, Estônia, Hong Kong, Lituânia ou Nova Zelândia, já seriamos ricos e teríamos uma sociedade com alta mobilidade social. Mas parabéns para quem apoia isso e não consegue enxergar que isso é apenas uma forma de legitimar o estado pai de todos nós que não respeita direitos individuais, herança de Getúlio vargas e a ideia de uma sociedade que tem estado como agente guia em todos os aspectos da nossa vida.
Agora mais uma para os conterrâneos: se já há cota agora para todas as universidades públicas e não são poucas, porque existe cotas para concursos públicos ou se cogita cotas em empresas privadas? (projeto do pcdoB, falo para meus amigos conterrâneos brancos que defendem isso e podem perder seus postos de trabalho em um futuro próximo para dar lugar a um negro. É justo vocês perderem tudo pelo que trabalharam na vida em nome dessa reparação pela qual vocês não são responsáveis?) pensem nisso. Tudo que conseguiremos depois disso tudo é um Brasil ainda pobre, com uma economia corporativista e os hipócritas que inventaram isso não deveriam também inventar cotas para parlamentares ? Por que é diferente? Lógico, ninguém quer sair perdendo né. Nem branco, nem negro, nem índio, nem parlamentar, nem ninguém. Por isso meu amigo, sou a favor do enriquecimento da sociedade, e isso você só consegue através da liberdade econômica, do menos estado! Pra você que quer uma correlação, olhe o Heritage of Foundation e você encontrará uma bem doída para a esquerda: os países com mais liberdade econômica são os que mais enriquecem e não param de enriquecer e melhorar seus IDHs.
Irmão, cotas não vai ter fim, mesmo que esse problema se resolva, ninguém vai ter coragem de mexer por ser delicado demais
Provavelmente não estaremos vivos. O racismo só vai acabar infelizmente daqui a muitos anos.
Tô adorando esse quadro, parabéns GNT!
Tragam mais famosos pra gente conhecer verdadeiramente os embustes e os sensatos rsrs
Madureira como todo esquedista, cheio de de preconceitos.
@@ThanatosFury esquerdista contra cotas? kkkk
@@AliceAdorno tá aí o madureira como exemplo kkkkkk
@@ThanatosFury se vc acha
Gnt, o Marcelo Madureira é de esquerda? HAHAHAHAHA
Detesto esse homem mas conversar com quem pensa diferente é um exercício de convivencia sem dúvida.
É isso João, respeitar a liberdade de expressão do outro, contribui muito pra uma sociedade com mais harmonia
concordo 100%
Concordo. E é por aí. Difícil nestes tempos.
Eu concordei com quase tudo q ele disse,mas cara quando eu vejo os comentarios do povo xingando o cara já fico assustado
@@femimiechato7120 Eu não concordo com nada que ele fala e com a ideologia que ele apresenta . Mas acho uma perca de tempo xingamentos e extremismo porque não adianta e não estabelece dialogo .
Melhor de todos que assisti, um homem maduro que ensina bons valores, e estudantes e jovens super instruídos, bem argumentados, também com bons valores. Sinal que nossa história como pessoa também é conhecimento que deve ser levado em conta e não somente o acadêmico. Trazer sempre o conhecimento científico/acadêmico como base, somente, é perder bons conhecimentos para formação de um caráter maduro. Parabéns a todos os envolvidos. Gostei muito do garoto estudante na USP, mistura da importância do valor da meritocracia com sucesso das politicas de cotas. Ter essa visão de valorizar o esforço individual que o Marcelo fez com ele, foi algo que a faculdade não ensina. Pelo menos, eu não aprendi lá.
Poxa, achei bem legal que ele foi flexível e escutou de verdade. Tomara que ele consiga amadurecer a ideia e entender, ser empático. Gostei.
PAPO DE NÓIA! NINGUÉM DEVE NADA PRA NINGUÉM! DÍVIDA HISTÓRICA É MEU OVO! NA ESCRAVIDÃO TINHA GENTE SAFADA DE TODOS OS LADOS, NEGROS VENDIAM NEGROS, BRANCOS COMPRAVAM, RESUMINDO: SÓ PILANTRAGEM!
@@CUpanherodapicanha se você fosse negro, se vc não fosse branco, classe média alta (provavelmente) você não estaria dizendo isso. Eu sou branca, mas busco saber o que é certo SIM, a partir do momento em que voce é tratado diferente por causa da sua cor, a partir do momento em que as pessoas te agridem fisicamente/emocionalmente tanto na rua quanto na escola a cota é SIM algo necessário. Se todos se respeitassem, tratassem todos os tipos de raças (negros, asiáticos etc) como devem, aí sim a cota não seria algo necessário, mas como isso não acontece a cota é necessária SIM.
@@yougotmefeelinglikeapsycho204 NOJO DESSE DISCURSINHO IMUNDO! ESQUERDISMO É DOENÇA MENTAL! VÁ LER O LIVRO DO DR LYLE H. ROSSITER (A MENTE ESQUERDISTA). AS CAUSAS PSICOLÓGICAS DA LOUCURA POLÍTICA!
@@CUpanherodapicanha moço eu não gosto de política, na minha opinião pt, Bolsonaro e qualquer um vai continuar afundando o Brasil. Eu vim falar mó de boa contigo é tu chega nessa ignorância? Quem vc pensa que é? A menina só deu a opinião dela, se vc não gostou sai daqui porra. Ninguém te chamou caralho
@@yougotmefeelinglikeapsycho204 Vai ler o livro que eu te sugeri e verás o quão vocês são doentes! Fim de papo!
A discussão vai além de "somos iguais perante a deus".
Mais uma vez, parabéns GNT e Cia.
Muito bonitinho, vai vivendo no seu mundo colorido, então.
23:58 Esse argumento me abriu os olhos de uma forma incrivel! Obrigada!
Ela falou, tem que ser "estimulado" quando sabemos que o termo certo é forçado. Ok..até aí vai, mas infelizmente me entristece saber que tem uns brancos pobres que vao ter que segurar a bronca. Teremos que falar para esses assim: olha seu tataravô era racista então vc paga o pato agora, vai ter menos oportunidade, e quando quem sabe melhorar a representação negra o seu tataraneto possa voltar a ter oportunidades. Mas fique na sua, viva miseravelmente de boa, vc foi o escolhido para pagar esse pato😅
Vamos raciocinar: Se a maior parte da população periférica é formada por pessoas negras, a solução mais inteligente e justa é investir em uma educação pública básica de qualidade, para que assim os periféricos se equiparem com os estudantes de escolas particulares. É bem justo!
Verdade
@@samuelparaiso2864 desigualdade não é um problema, pobreza(más condições de vida) é o problema.
Isso é meio óbvio mas vou comentar o que ouvi de resposta de um aluno negro na minha turma sobre esse tema "ok, mas aí pessoas como eu que já passaram pelo ensino médio vamos voltar para o ensino básico e cursar a nova educação básica de qualidade?". Então assim, as cotas a princípio para são uma medida necessária pois governos não entram em consenso de tratar a educação básica como prioridade e não como moeda de barganha política, seria um tapar o sol com a peneira, só que vai ser definitiva pois a educação básica nunca será prioridade, infelizmente.
Heitor Ribeiro eu concordo totalmente , mas acho que a desigualdade intensa ( como no Brasil ) é um fator que colabora com a pobreza . Por isso se fala tanto em se reduzir a desigualdade, porque assim vc reduz a pobreza como consequência . Claro que não é só por esse meio que a pobreza será reduzida, outro exemplo seria incentivar a indústria e tals . Mas redistribuindo parte da riqueza pra diminuir a desigualdade já é um bom meio de se reduzir a pobreza - daí eu acho que desigualdade também é um problema, já que colabora com a pobreza
@@joaquimsartoridesouzacampo301 desculpe-me por tomar mais do seu tempo, mas como essa relação entre esses fatores ocorre?
Não poderiam ter convidado pessoa melhor para o debate. O pensamento de Marcelo Madureira é tão senso comum que revela o quanto é necessário desconstruir a estrutura do racismo no Brasil. Um cara branco falando que ações afirmativas são desnecessárias. É flagrante o disparate para não dizer leviandade.
Leviano de carteirinha. Um traste.
@@rodrigothomaz6329 Sim, Rodrigo. Por analogia, a psicologia chamaria isso de síndrome de Estocolmo. Talvez, com aprofundamento na busca do conhecimento sobre esse tema te possibilite enxergar cotas como reparação social.
@@videospaulomondego Entendo o que quer dizer, mas não consigo ver as cotas raciais com bons olhos. Elas perpetuam um ódio intrínseco de brancos a pretos, que é bem claro dentro de cursinhos preparatórios para vestibulares.
É um assunto deveras complicado, mas não encaixo como um análogo à síndrome de Estocolmo (a forma como eu e meus amigos pensamos), e sim como uma outra via para aproximar brancos e pretos.
@@videospaulomondego Quando um negro diz que é contra cotas raciais vocês dizem que é traidor da causa. Qual o problema do cara ser branco e fazer uma análise do tema? Hipócrita
Verdade! Brancos só podem dar opinião se eles forem a favor das cotas! Onde já se viu, agora branco quer dar opinião.
Eu já tive esse fala: " Sou contra a cotas porque todos somos iguais"
Até entender que eu não representava boa parte social sem contar com o contexto histórico
Os negros não são inclusos na economia de forma proporcional pois não há economia para isso. Não há liberdade econômica e o Brasil não cresce sua renda per capita há anos, além do que não investe na educação de base. Então é uma situação interessante: o estado que pode melhorar a educação de base não o faz e lança um programa de cotas para negros nas universidades, porém não faz nada para a educação de base.
E agora vamos filosofar: como não há vagas para todos no mercado de trabalho, basicamente a ideia é que um branco tenha que ceder seu lugar para que possamos ter uma classe média mais negra, é tão escancarado que ela fala isso aos 24:00. Mas se somos todos iguais, qual a diferença de existir um negro pobre ou branco? Estamos combatendo racismo com mais racismo, certo? E tudo em nome de uma reparação histórica. Massss quem é o culpado na história? O branco que comprava o negro ou o negro que vendia o negro? Além do mais a elite colonial tinha escravo, verdade! Mas a grande maioria dos brancos do Brasil nem descendem dessa elite, logicamente são apenas descendentes dos brancos que trabalhavam como empregados, mascates, bandeirantes etc (é questão de matemática). Então uma maioria de brancos que apenas viveram em paralelo a este sistema durante anos, conquistaram alguma riqueza a grande sacrifício e agora, é a hora de boa parte de seus descendentes empobrecerem em nome da reparação Histórica, essa é a lógica posta pela jornalista. Quando vocês realmente pensam não faz o menor sentido e acho que quem apoia essa politica, não entende o processo de geração de riqueza. O negro é pobre porque o estado não deixa ele prosperar e jogar alguns brancos na pobreza não resolve o fato de que somos um país pobre e com as cotas teremos a mesma quantidade de pobres, só que demos uma branqueada na classe baixa. isso sim é um problema! São 131 anos de um estado que taxa pesadamente a população, burocratiza qualquer negócio a ser aberto no Brasil, aumenta custos de contratar pessoas e impede a concorrência em diversos setores através do corporativismo, ou seja um repelente de investimentos. Se ocorresse o choque de capitalismo no Brasil feito em Botswana, Estônia, Hong Kong, Lituânia ou Nova Zelândia, já seriamos ricos e teríamos uma sociedade com alta mobilidade social. Mas parabéns para quem apoia isso e não consegue enxergar que isso é apenas uma forma de legitimar o estado pai de todos nós que não respeita direitos individuais, herança de Getúlio vargas e a ideia de uma sociedade que tem estado como agente guia em todos os aspectos da nossa vida.
Agora mais uma para os conterrâneos: se já há cota agora para todas as universidades públicas e não são poucas, porque existe cotas para concursos públicos ou se cogita cotas em empresas privadas? (projeto do pcdoB, falo para meus amigos conterrâneos brancos que defendem isso e podem perder seus postos de trabalho em um futuro próximo para dar lugar a um negro. É justo vocês perderem tudo pelo que trabalharam na vida em nome dessa reparação pela qual vocês não são responsáveis?) pensem nisso. Tudo que conseguiremos depois disso tudo é um Brasil ainda pobre, com uma economia corporativista e os hipócritas que inventaram isso não deveriam também inventar cotas para parlamentares ? Por que é diferente? Lógico, ninguém quer sair perdendo né. Nem branco, nem negro, nem índio, nem parlamentar, nem ninguém. Por isso meu amigo, sou a favor do enriquecimento da sociedade, e isso você só consegue através da liberdade econômica, do menos estado! Pra você que quer uma correlação, olhe o Heritage of Foundation e você encontrará uma bem doída para a esquerda: os países com mais liberdade econômica são os que mais enriquecem e não param de enriquecer e melhorar seus IDHs.
Logo, você é um nada na sociedade.
Mané contexto histórico, o que meu povo fez com outros povos não me interessa, vamos pensar no presente para construir o futuro
@@daimianlegnar5119 Muito bom!!
@@raiaaa0 excelente comentário.
Quem é contra as cotas normalmente nem sabe como funciona o sistema em si
Negro não paga impostos?
Tu não sabe nem o que está falando. Qnd não se tem argumento e só falar a palavra "sistema" . Kkkkkk
Galeria do Fred único problema é q quem não tem dinheiro fica excluído da universidade assim né. Sem contar que as universidades federais são melhores que as privadas.
Anderson Araújo A maioria das pessoas que é contra o sistema de cotas tem a falsa impressão de que os cotistas “roubam” a vaga dos não cotistas, mas o que realmente é a reserva de 50% das vagas pra certos grupos que necessitam de amparo do Estado.
@@andremartins3227 único grupo que deve merecer algum tipo de cota são os comprovadamente pobres. Esse negócio de reserva racial, por orientação sexual, religião... É ridículo. Só fomenta o vitimismo e uma divisão entre as pessoas. Quem gostava de privilegiar pessoas por raça, credo ou orientação era Hitler. E colocar a culpa no um dia foi feito nas pessoas de hoje, é pura imbecilidade.
Ele é a favor das cotas, porém a criação dele como pessoa não lhe permite perceber isso.
Perfeito seu comentário
\melhor comentário
Ele é a favor da cota social, por isso ele falou de uma partida igualitária e n de uma cota racial ,sabendo q todas as raças ja sofreram desigualdade , se em uma sala de 30 alunos , 25 São brancos e 5 negros , a cota n esta chegando pra quem precisa ! Boa tarde e um ótimo dia 😊
exatamente
@@diegoalmeida8042 Ah sim, branco sofre o mesmo preconceito que gente preta pela policia, tá çerto.
Esse vídeo foi incrível, justamente pela educação e pela conversa realmente fluiu e somou. Chora Isabella Trevasani
Sou negro, fui muito pobre e me formei em física em 2002 pela UFRJ. Hoje sou classe média e faço engenharia civil com o uso das cotas em pública. Sempre trabalhei e estudei, acho que isso me atrapalhou e ainda me atrapalha muito na universidade. Meus amigos só estudam!
Mas estou aí, na luta!
Ih mano. Formou em física no Brasil que não valoriza STEM nem professores? Acho que tu é pobre e não sabe hein.
@@ziguirayou não sei? eu tenho certeza! :)
@@ljestudanteeternoestudante6366 Mano aqui em SP vejo muito engenheiro civil trabalhando de uber. Sem emprego. Se tiver no 1 ano muda pra engenharia elétrica. Muito mais futuro
@@JoaoVictor-qn7xy entendi meu amigo.
Muito obrigado.
Mas já sou físico e perito policial civil na especialidade. Inclusive tenho um amigo engenheiro elétrico e que manda eu ir pra medicina.
:). Infelizmente, essa é a nossa realidade.
@@ljestudanteeternoestudante6366 poxa vey. Nem sabia que a situação está tão assim. Estou no 2 ano do ensino médio. E no próximo tentarei o vestibular. Só que sei quase nada de física. Muito complexo aprender tudo? Queria engenharia mas vejo que a situação não está fácil. Direito ainda tem futuro?
Passo a admirar o Marcelo Madureira. Saber ouvir e entender os argumentos em um país polarizado é uma qualidade.
O melhor debate que assisti nesse canal. Marcelo Madureira é muito franco, inteligente sem ser agressivo. Parabéns!
Dizer que somos todos iguais é dar mais voz e passar pano pra quem produz preconceitos, do que proteger quem sofre...
Sabemos que nunca fomos...
exatamente, somos todos diferentes e únicos, cada um com a sua particularidade, com seu recorte, porém todos devem ter possibilidade de acesso na medida da sua desigualdade para enfim, reduzir as diferenças de oportunidade.
@@dteles17 Verdade, mas agora se deve discutir o método, para mim, acredito que uma sociedade economicamente livre, com menos Estado e mais indivíduo, proporcionaria a toda a população maiores condições de se elevar na vida e, dessa forma, as pessoas de todas as raças e etnias teriam mais chances justas de entrar em universidades e conseguir uma melhor renda.
@@augusto3996 então, não acho que é por aí ... é tipo dizer que não se deve dar o peixe, mas ensinar a pescar o que é consenso, ...eu prefiro em um primeiro momento dar sim o peixe e deixar nutrido para que possa pescar sozinho do que em um contexto onde vc tem a pessoa sem barco, sem rede, sem vara, sem acesso ao rio q é privado, sem acesso ao peixe e ir la e mandar pescar todos juntos ... não acho que a gente ta no momento em q todos tem acesso ao rio, a vara e ao barco, só não pesca pq não quer e não tem mérito ...não acho q é o caso
@@dteles17 Com certeza não é o momento, pois o Brasil é um país extremamente fechado economicamente e muito regulamentado, por isso se o Brasil fosse aberto economicamente, com o bolsa família nos ofereceriamos o peixe e com a liberdade econômica permitiremos as pessoas que elas possam pescar
@@augusto3996 nada contra aberturas de mercados, elas podem caminhar com outras políticas e outros cenários, a ordem das coisas é que eu discordo, não acho que é essa ação que trará a solução de todas as outras questões, mas arrumar o resto, que vai permitir enfim um avanço econômico não predatório
Necessário o exercício do diálogo para que possamos transformarmos o Brasil. As cotas são necessárias e por causa delas no meu primeiro vestibular com 43 anos, consegui ingressar em uma universidade federal, sou um exemplo para aqueles que tiveram seus estudos negados por condições socio econômicas. Infelizmente, têm muitos que pensam que as pessoas negras não precisam fazer prova para entrar na faculdade e isso é um ledo engano.
Alguém que acertou mais que você ficou de fora
@@allanpazelli6524 provavelmente tem muito mais condições de esperar o ano seguinte ou de pagar uma universidade particular!
Também pode ser uma pessoa com condições iguais ou piores, mas que foi discriminada por ser branca... ou não existem brancos pobres?
@@setembroflorido7998 com base no quê você formulou a hipótese de que a Viviane teria condições financeiras de pagar uma universidade particular?
@@allanpazelli6524 brancos pobres? Sê tá loko? Todos os brancos são ricos e moram em mansões kkkkkkkkkk
(Foi ironia)
Cota SOCIAL é indispensável devido a má gestão e distribuição por parte dos nossos governantes.
Minha posição política se inclina para a direita,porém não tem como ser cego ,é uma ''corrida do leopardo contra a mula manca''.
Exatamente. Na minha universidade é dominante a Cota Social.
Exatamente, o que não vejo sentido são cotas raciais se podemos ter uma cota social mais abrangente...
@@lucassantos-fv4im vdd
@@lucassantos-fv4im é exatamente oq penso, eu acho uma vergonha pro estado precisar diferenciar colégios públicos dos particulares, é quase falar que o do estado é inferior, mas até entendo, agora entre eu e um colega que recebe a mesma educação, pública ou particular, é idiotice, é falar que o negro mesmo tendo a mesma educação é inferior, me sinto de verdade ofendido com isso.
@@omegab4k4 sou a favor do fim do estado quero liberdade econômica o governo me rouba depois gasta mal o meu dinheiro
Nossa, esse foi o "mude minha ideia" mais paz e amor que eu já vi.
THAIS NASCIMENTO VOCÊ É PERFEITA EM TODAS AS FALAS, QUE MULHER INTELIGENTE !!!!!
Felipe Pelarin Obrigada ❤️
Tbm fiquei super orgulhosa! Fada Sensata definiu!!!!
eu estou chorando com as participações, maravilhosas!!
O cara abre a boca pra falar q ele e o amigo foram parados a noite pq estavam correndo. Meu querido,Se fosse o Hélio de la peña q tivesse correndo ele também teria sido parado, mas era com um tiro.
Dái o PM q deu p tiro chuta o corpo pra ver se tá morto mesmo mas qdo chega perto se dá conta "IHHH MERMÃO, ERA O SEU CASSETA, PORRA!!!"
Mentira sua. Vc é tão ridículo qnt seu comentário absurdo.
Kkkkkkklkkkk
Pesado mas verdade. A diferença na abordagem é gritante
Quem acredita que esse cara corre?
Precisamos dar um passo para trás para que possamos dar dois para frente!
Clichê. Bla bla bla.
Os "dois passos adiante" é a eliminação do sistema de cotas 😉
EU estudo ciências sociais também (na área, Relações internacionais).
É isso mesmo! A gente tem que ter uma visão mais igualitária da sociedade, e é muito bonito te ver defendendo uma causa Boa dessa. Assim como as outras meninas (mulheres).
1- O comediante não tem que achar que vc é mulato (termo Preconceituoso que deve ser posto em desuso) ou negro ou branco ou blá blá.
2- MERITOCRACIA NAO EXISTE. Em lugar nenhum. Muito menos num país em que há uma desigualdade social tão gritante como é no Brasil.
3- A palavra não é igualdade. É EQUIDADE. Na palavra igualdade prevê-se os direitos iguais pra todo mundo, mas a sociedade não pode funcionar dessa maneira porque os "pontos de partida" das pessoas não sao o mesmo. A equidade é garantir que essas pessoas possam competir num mercado de trabalho, ou num vestibular, de for IGUAL, garantindo o mesmo "ponto de partida".
4- Existe uma coisa que nas ciências sociais chamamos de "Discriminação positiva". Isso significa que existe, sim, uma discriminação (ou seja, uma diferenciação), que no fundo tem caráter POSITIVO na sociedade. Ou seja, existe uma distinção (entre diversos fatores etnicos e sociais) que visa uma realidade mais justa pra todo mundo. Isso reflete o racismo estrutural da sociedade, mas não o representa (de mesmo modo com o elitismo).
Enfim...no Brasil existe uma grande problemática da desigualdade social, do racismo estrutural, da falta de qualidade da educação pública, e isso só demonstra, cada vez mais, o quanto é necessário as cotas no Brasil, pra garantir que a educação vá pra frente, e pra que a educação chegue a mais pessoas...
Meritocracia não existe? então um negro não pode sair da extrema pobreza para extrema riqueza puramente por mérito, claro que pode!! alias, isso já acontece, mas é claro que não quer dizer em nenhum momento que a meritocracia segue o principio da isonomia, muito pelo contrario, ela não deve ser usada como a estrutura da sociedade, mas sim uma parte dela... ela não é unico fator determinante da sociedade, existe o contexto em que as pessoas vivem, o ponto de partida de cada pessoa que esta muito ligado com os Direitos Sociais efetivos de tal Pais e também o fator da sorte e azar, uma pessoa pode ter mérito, nascer em um ponto favorável na sociedade, mas não ter sorte em uma sobrevida, ela pode morrer por uma fatalidade cotidiana, isso não quer dizer a meritocracia não existiu...
@@lucassantos-fv4im aí senhor...... Pessoa, não há como existir uma meritocracia se as pessoas não saem do mesmo ponto de partida. É como você colocar uma pessoa branca 10k a frente e uma pessoa preta, e falar pra elas chegarem no mesmo pronto ao mesmo tempo. É impossível, é injusto. E é isso que acontece no Brasil.
Gostei muito do pessoal que foi conversar com ele, foram bem preparados. Thaís fada sensata, inteligente me apaixonei aqui !
Cota social também causa burburinho e desconforto. Minha irmã estuda medicina em uma universidade particular e a turma dela armou o maior barraco no grupo de alunos porque nove pessoas entraram em Medicina por cota social.
Burguês passando vergonha desde sempre
@@stefani5182 sabe o melhor? Não iam nem para a turma deles, eram realmente nove alunos matriculados em Medicina na nova universidade, no primeiro ano, apenas isso. E eles fizeram barraco, disseram que com esses nove alunos o curso ficaria desvalorizado.
@@marianaluiza6050 eu conheço casos parecidos com esses
E deixa claro o racismo e preconceito de classes
Por sorte eu quero cursar ciências sociais então não passarei por isso
Mas quando prestei cestinha para direito no grupo dos vestibulando tinha comentários como esse, isso que a galera nem estudava lá ainda
Eu não vou negar que existe sim um certo racismo nas cotas raciais se vc for olhar por um ângulo, porém eu acho engraçado que as pessoas que deveriam se incomodar seriam justamente as "beneficiárias" só que o que acontece é que pessoas brancas de classe média são as que mais reclamam e levantam a bandeira da igualdade racial sendo que são essas mesmas pessoas que ignoram quando o racismo prejudica um negro. Ou seja quando o racismo de certa forma beneficia eles querem igualdade, quando o racismo nos prejudica eles não estão nem aí. Ou seja, nunca foi por uma questão de igualdade mas sim por uma questão de manter uma "superioridade!"
@@setembroflorido7998 é porque cota racial é brincadeira, mas a social nao. Mas no futuro, se a educacao for levada a serio, nao precisarao de nada disso
Adorei ouvir o Marcelo mas, principalmente, adorei ouvir as pessoas que ele conversou!!!
Eu discordo de 200% do que o cara falou, porém ele foi 100% respeitoso (mesmo usando termos de origem preconceituosa, de culpa estrutural, e não individual dele em si, mas dá sociedade) ele foi um fofo, adorei o fato dele saber ouvir, saber falar, e mesmo não entendendo muito ou fazer parte das minorias ele busca expressar de verdade seu pensamento sem machucar ou ofender o outro.
PS: O resto do pessoal eu concordo com 99% do que disseram e foram tão respeitosos quanto, mas o homi branco me surpreendeu por falar de um lugar de privilégios
Obs: Escola pública antigamente era elitista por isso tinha qualidade, não era feita para todos, mas para uma elite.
Qual termo ele usou que tem origem preconceituosa? Mulata?
@@mohammedmclovin4450
Provavelmente.
@@mohammedmclovin4450 sei lá, hj em dia tá difícil, tem palavras ficando pejorativas em ritmo mais rápido do que qualquer um consegue acompanhar kkkk
Finalmente uma discussão sobre esse tema de forma civilizada.
Discordar é normal, porém, discutir o assunto da forma como está nesse vídeo é essencial nesse país, é assim que vamos evoluir enquanto sociedade.
Esse foi o único vídeo de debate (q eu vi até agr no gnt) q n me deu vontade de bater em alguém. Ele foi respeitoso em todos os momentos mano, foi um debate incrível
GNT coloquem na descrição os nomes dos participantes.
Surra de argumentos maravilhosos!!!
Parabéns aos convidados que conversaram com o Marcelo Madureira, e parabéns ao próprio Marcelo por ouvir e entender o outro lado da história.
Eu acho que pessoas que pensam como o Marcelo Madureira atrapalham o Brasil. Mude minha idéia.
Não sou capaz de discutir kkkkkkk
Impossível mudar sua ideia pois você está certíssima.
Ala a feminazi de franja
Hahahahahahahshshsh ótima
@@jpviscaino ala o acéfalo q não sabe conjugar verbo nenhum
Ele fala da meritocracia, ela fala que não se parte de lugares iguais, ele concorda.
ENTÃO PQ APOIA MERITOCRACIA, CARALHO.
Kkkkkkkkk porra!
Por que ele apoia a meritocracia, mas não a todo custo e de qualquer jeito como os bolsominions fazem.
Mano essa e a lógica da maioria do pessoal q acredita em méritocracia, são ilogicos e despreparados para uma reflexão mais afunda. Fora q partindo do ponto em q todos temos as mesmas "oportunidades" sou eu um lutador e golpeio o tiozão da méritocracia e ele apaga, olho para ele no chão e digo : ora vários colegas de treino desviaram do meu golpe pq vc não consegue tb?
Porque, parafraseando quem diz que meritocracia não existe, eu digo que igualdade não existe. Isso é uma utopia que nunca ser a alcançada. Se fosse possível recomeçar a sociedade do zero, com todos tendo condições iguais, daqui a 50 anos, já estaríamos de novo em condições de desigualdade com alguns tendo mais oportunidades do que outros. As pessoas são diferentes entre si, tem objetivos diferentes e lutam por coisas diferentes.o máximo que se pode buscar é dar condições iguais a todos, mas cotas não é condição igual.
Cotas, para mim, é a medida mais racista que existe no Brasil. No ano passado eu olhei um edital de um concurso que eu cogitei fazer e branco era a única etnia que não tinha cotas, basicamente. Tinha cotas para negros, pardos e, se não me falha a memória, até para indígena. Achei extremamente injusto, desigual e imoral. E olha que eu poderia entrar nas cotas já que sou pardo. Isso não é combate ao racismo, não é combate à desigualdade. Isso é o racismo nu e cru.
Dar condições de igualdade é colocar o ensino público fundamental e médio das escolas publicas no mesmo nível que as escolas particulares, porque eu estudei em escola pública e particular e posso falar com propriedade que a diferença na qualidade do ensino é gritante.
@@viniciuscmaia as cotas são racismo?????????????????? E como vc explica o aumento de pessoas negras nas universidades brasileiras ? Com ctz vc tem o direito de ter uma opinião, mas q ao menos ela tenha algum embasamento em dados etc etc seu achismo sobre as coisas é tão irrelevante. Além de desprovido de qualquer coisa próxima a um pensamento q foi reflexivo. Volte a dar uma pesquisadinha bicho não custa! Méritocracia no existe
7:08 “É uma coisa que deixa evidente o preconceito. Eu acho que não deveria existir.”
MEU DEUS
22:31 Em minha sala de aula (estudo em uma escola onde o ensino médio vem com curso profissionalizante integrado) eu sou um dos poucos negros da sala. Minha sala possúi 49 alunos, desses 49, TRÊS (conta do comigo, são negros.
Thays maravilhosa! Quanto argumento forte e lindo de ver! Parabéns a GNT e ao Quebrando Tabu pela iniciativa
Silvestre Rilko Obrigada, querida!
Marcelo: "Eu acho que você é mulata"
Eu: Você não disse isso kkkkkkkk
Qual o problema com a palavra "mulata"? Pelo menos onde moro, essa palavra se refere a um tom de pele levemente moreno, sem carga preconceituosa.
Além do mais, os fenótipo da cor de pele de acordo com os estudos de genética são: branco, mulato claro, médio e escuro.
Então, qual a razão do povo dos comentários não gostar desse termo? Tem a ver tão somente com a etimologia?
Qual o problema com a palavra "mulata"? Pelo menos onde moro, essa palavra se refere a um tom de pele levemente moreno, sem carga preconceituosa.
Além do mais, os fenótipo da cor de pele de acordo com os estudos de genética são: branco, mulato claro, médio e escuro.
Então, qual a razão do povo dos comentários não gostar desse termo? Tem a ver tão somente com a etimologia?
@@user_jess
Mulato também significa "animal híbrido" 🤦🏿♀️
Melhor seria chamar ela de negra 🤷🏿♀️
@@user_jess mulata é uma palavra racista, mulata vem de mula, as pessoas usam essa palavra pra "embranquecer" a pessoa preta
@@luizasombrio4676 Antropologia passou longe hein, você acha que está aonde? Nos EUA onde a lei do One drop Rule é aceita? Somos um país miscigenado... Não existe um negro no Brasil quem não tenha um percentual não-negroid em seu genótipo!!! Até mesmo os afro-brasileiros e pessoa mestiças (mulatos, Quadroon, Octoroon, pardos).. tem porcentual Caucasoid.
Ah se todos do contra fossem como Marcelo Madureira... Parabéns GNT pela escolha do convidado e pelo alto nível dos argumentos!
As cotas são importantes, mas vejo como uma medida paliativa. O que precisamos mesmo é de EDUCAÇÃO pública de qualidade!
Simmmm!!!!!
Mas enquanto não temos educação decente, acredito que as cotas sejam a forma mais afirmativa de corrigir as desigualdades.
@@joaomarcelodasilvaazevedo7106 Sim, por isso disse que é uma medida paliativa
Cota é uma canetada fodida pra consertar imediatamente um problema muito mais complexo que levaria décadas pra ser consertado e que nenhum político tem disposição de resolver
@@joaomarcelodasilvaazevedo7106 eu sou branco e de baixa renda , se eu tirar a mesma nota que um negro ele passa pela cota racial. Que intenção é essa de corrigir uma desigualdade e causar outra?
Como é respeitoso um debate com o Marcelo, um belo exemplo de debate democrático, foi concretizado o descrito em Voltaire.
Por favor, convida o Gregório Duvivier para participar de um episódio do "Mude minha ideia".
Sim Meu deussss
Sim e o tema poderia ser "Sou um merda, mude minha ideia"
@@greicelisik4905 mas se chamar você o tema estará bem representado
@@leonangaliano5801 Na falta de argumentos usa a agressão... Você representa bem o seu "tipo".
@@kelvinromanini4914 não é por falta de argumento, é pura vontade de xingar mesmo. Se estivesse afim de debate iria fazê-lo em local adequado, não em caixa de comentários no TH-cam.
4:10 (por ser negro você é pobre) SERIO? mesmo?...
não concordo com cotas que classificam pela RAÇA, somente pelo Fenótipo
´eu acho que` COTAS RACIAIS dividem e COTAS SOCIAIS unem
uma delas a classificação e pela cor da pele, a outra e pela condição social desfavorável
-ser pobre não é exclusividade de negros, pelo menos não no BRASIL
NENHUMA DEVERIA EXISTIR, MAS JA Q ESTA MEIO CERTO TOMA UM LIKE
75% da população pobre é negra, e mesmo a parte da população que é negra e tem maior poder de aquisição sofre o preconceito, por isso existem as cotas raciais.
@@wwxkz que
então , eu acho que ambas são necessárias, pois não só a maioria da população pobre é negra, mas tbm pq msm os negros com poder aquisitivo mais alto sofrem algum tipo de preconceito, principal e especificamente no Brasil. Só que um dia as cotas não serão mais necessárias ( esse dia pode estar longe eu sei ) , e provavelmente esse dia vai chegar antes para as cotas raciais do que para as sociais ( já que as raciais estão mais ligadas ao racismo , e as sociais se referem à problemas de desigualdade, carência no sistema de educação e etc ). Enfim, espero ter me expressado bem e desculpa o tamanho do texto , mas no geral concordo com vc
@@joaquimsartoridesouzacampo301 EU concordo plenamente com você. As cotas não deveriam existir, mas no momento elas são necessárias e um dia acredito que não serão mais.
Cara que canal ótimo e bom deveria estar na tv aberta pra alcançar a todos neste país a fora .
Gente incrível demaaais
Mas tenho que confessar que, a cada palavra da Thaís, eu ficava mais chocado com essa mulher
Ela é ESPETACULAR
Socorro a Bia parece uma enciclopédia
Maravilhosa!!!!
queria ser ela
♡
Enciclopédia de merda
@@oliovski1425 para de inveja, loko
Já fui muito contra cotas: logo eu branca que sempre estudei em colégio particular e passei na federal de maneira tranquila. Hoje eu penso que sou muito privilegiada e não tenho que nunca passei e nunca passarei por todos os problemas e dificuldades que as pessoas negras passaram devido aos 300 anos de escravidão no Brasil. Hoje eu acredito que as cotas representam uma maneira de fornecer equidade para aqueles que não tiveram os mesmos privilégios que eu. E digo que a universidade federal foi quem me fez ter esse olhar com mais empatia. Não acho que as cotas tem que ser pra sempre, espero que no futuro ninguém precise de cotas mas por enquanto elas são necessárias! Esss debate foi muito interessante porque todas as pessoas estão dispostas a escutar e ouvir. Como diria Habernas o mais importante em um debate público não é convencer alguém mas ser convencido pela melhor ideia para todos. Vamos aprender a conversar e estar abertos a entender todos os lados!
"uaor dividar historico é muto utiu"
E os imigrantes brancos que foram lá porque estam passando fome na Europa tambem tem a culpa?
E os judios que foram lá porque na Europa estavam sendo perseguidos pelo nazismo tambem tem a culpa?
E os negros da Africa que tinham e vendiam escravos negros a negros muito antes de que chegasem os brancos? Eles não tem a culpa?
E os negros da Africa que tinham e vendiam escravos negros a brancos? Eles não tem a culpa?
E os árabes que tinham negros antes da chegasem os brancos? Eles não tem culpa?
E as pessoas do século XXi que são inocentes?
Por que você cree em uma teoria racista?
O Brasil só vai para atras.
video perfeito!!! queria poder colocar em um telao pra todo mundo ver
Se filhos de políticos fossem obrigados a estudarem em escola pública... a utilizarem hospital público... a utilizarem transporte público, tenho certeza de que nada disso seria necessário... Mas isso também é mentira minha, pois a discriminação continuaria existindo. Portanto, COTAS, SIM!
Vitimismo detectado
@@stygg326 gente ignorante detectada
@@euaqui9779 yeaaaaaah
@@euaqui9779 lacrou dms amiga 👏👏. Agr vamos se unir e passar o dia todo procurando: machistas, fascistas, homofóbicos, xenofóbicos, frentistas, transfóbicos, gordofóbicos e etc. Afinal é só isso que nos fazemos, certo ? Yeaaaah
VAGABUNDO
Perante a Deus todo mundo é igual. Foi ótimo querido, enriquecedor eu diria até
Todos deram um baile no Marcelo Madureira.
O objetivo dele era exatamente este. Ele é a favor das cotas, e deu espaço para as pessoas argumentarem.
nem tanto, ele afirmou varias vezes que acha o sistema de cotas util, porem nao da forma que e aplicada, colocando negros e pobres como se fossem doentes ou inferiorizados intelectualmente..cotas para PCD, sou 100% a favor, cotas para estudantes do ensino publico, sou 100% a favor..cotas raciais, cotas lgbt..sou 101% contra.
@@JIUJITSUMAN22 também percebi isso, foi um debate quase com roteiro
@@tfimp Perfeito. Contas para quem realmente tem necessidade, no caso como os citados em seu comentário. Agora um grupo ter cota pelo fato da cor da pele em um país onde prega tanto a igualdade racial, essa é a maior prova da desigualdade racial que as próprias contas criam.
"Perante aqui a Deus todo mundo é igual " kkkkkkkk mano!
Pois e cara perante Deus, mas Deus e uma ideia pois e concordo contigo
é bizarro né...
Todos os participantes estão de parabéns, nunca vi um debate com tanto respeito entre os interlocutores!
esse diálogo é um pisão na sociedade
"Perante a deus todo mundo é igual"...Argumento profundamente vago e limitador, famoso vamos deixar disso não tenho argumentos, tipo da população que não conhece sua historia, sua origem. triste!!!
Foi bonito, houve diálogo, abertura e mudança de ideia!
Resumindo: Cotas não deveriam existir, mas infelizmente no Brasil são necessárias.
Sou contra todos são iguais
@@eduardoamelia1249 os brancos tem uma dívida impagável com os negros anos de escravidão,sofrimento e racismo até hoje eles não são tratados com o devido respeito que merecem
@@k2ydud4y47 ninguém tem dívida com ninguém. Não se pode cobrar a geração atual pelos erros da geração passada. Além disso, se essa maldita ideologia de "dívida histórica" tivesse algum sentido, então era para contarmos isso de todos, independente da cor, porque minha avó, por exemplo, é branca e não teve nenhuma merda de privilégio na vida. O "privilégio" dela foi fazer serviço pesado na roça desde criança, morar em barraco, aprender a costurar sozinha pra poder trabalhar mais e aumentar um pouco a renda.
Significa que os negros e pobres não pensam?
army multifandom você está enganada, a maioria dos imigrantes brancos chegou ao Brasil depois do fim da escravidão. Os bisavós tataravós dos brancos nunca escravizaram ninguém.
O cara: "Eu sou pela meritocracia mas acho que tem que ter, na largada da corrida, todo mundo sair do mesmo lugar"
Meu senhor, então vc não acredita na meritocracia pura e simplesmente. Admitiu que há sim pessoas com oportunidades e outras sem. Nem sabe usar o português.
Os negros não são inclusos na economia de forma proporcional pois não há economia para isso. Não há liberdade econômica e o Brasil não cresce sua renda per capita há anos, além do que não investe na educação de base. Então é uma situação interessante: o estado que pode melhorar a educação de base não o faz e lança um programa de cotas para negros nas universidades, porém não faz nada para a educação de base.
E agora vamos filosofar: como não há vagas para todos no mercado de trabalho, basicamente a ideia é que um branco tenha que ceder seu lugar para que possamos ter uma classe média mais negra, é tão escancarado que ela fala isso aos 24:00. Mas se somos todos iguais, qual a diferença de existir um negro pobre ou branco? Estamos combatendo racismo com mais racismo, certo? E tudo em nome de uma reparação histórica. Massss quem é o culpado na história? O branco que comprava o negro ou o negro que vendia o negro? Além do mais a elite colonial tinha escravo, verdade! Mas a grande maioria dos brancos do Brasil nem descendem dessa elite, logicamente são apenas descendentes dos brancos que trabalhavam como empregados, mascates, bandeirantes etc (é questão de matemática). Então uma maioria de brancos que apenas viveram em paralelo a este sistema durante anos, conquistaram alguma riqueza a grande sacrifício e agora, é a hora de boa parte de seus descendentes empobrecerem em nome da reparação Histórica, essa é a lógica posta pela jornalista. Quando vocês realmente pensam não faz o menor sentido e acho que quem apoia essa politica, não entende o processo de geração de riqueza. O negro é pobre porque o estado não deixa ele prosperar e jogar alguns brancos na pobreza não resolve o fato de que somos um país pobre e com as cotas teremos a mesma quantidade de pobres, só que demos uma branqueada na classe baixa. isso sim é um problema! São 131 anos de um estado que taxa pesadamente a população, burocratiza qualquer negócio a ser aberto no Brasil, aumenta custos de contratar pessoas e impede a concorrência em diversos setores através do corporativismo, ou seja um repelente de investimentos. Se ocorresse o choque de capitalismo no Brasil feito em Botswana, Estônia, Hong Kong, Lituânia ou Nova Zelândia, já seriamos ricos e teríamos uma sociedade com alta mobilidade social. Mas parabéns para quem apoia isso e não consegue enxergar que isso é apenas uma forma de legitimar o estado pai de todos nós que não respeita direitos individuais, herança de Getúlio vargas e a ideia de uma sociedade que tem estado como agente guia em todos os aspectos da nossa vida.
Agora mais uma para os conterrâneos: se já há cota agora para todas as universidades públicas e não são poucas, porque existe cotas para concursos públicos ou se cogita cotas em empresas privadas? (projeto do pcdoB, falo para meus amigos conterrâneos brancos que defendem isso e podem perder seus postos de trabalho em um futuro próximo para dar lugar a um negro. É justo vocês perderem tudo pelo que trabalharam na vida em nome dessa reparação pela qual vocês não são responsáveis?) pensem nisso. Tudo que conseguiremos depois disso tudo é um Brasil ainda pobre, com uma economia corporativista e os hipócritas que inventaram isso não deveriam também inventar cotas para parlamentares ? Por que é diferente? Lógico, ninguém quer sair perdendo né. Nem branco, nem negro, nem índio, nem parlamentar, nem ninguém. Por isso meu amigo, sou a favor do enriquecimento da sociedade, e isso você só consegue através da liberdade econômica, do menos estado! Pra você que quer uma correlação, olhe o Heritage of Foundation e você encontrará uma bem doída para a esquerda: os países com mais liberdade econômica são os que mais enriquecem e não param de enriquecer e melhorar seus IDHs.
É mais eu acho que onde ele estava querendo chegar que o mais correto é cota social.
Que lindo ver gente que entende da sociedade e do meio em que vivem dando aula de vida.
Adorei, argumentos muito bons!
Estou lendo vários comentários e vejo, que muitas pessoas não conhecem a história do Brasil ...
Maravilhosas conversas, pessoas sensatas educadas e com profunda clareza de ideias e opiniões!
Madureira se vc nao aprendeu.... não há mais nada a fazer. Vc pôde encontrar pessoas fantásticas, esclarecidas e sóbrias.
Eu quero o instagram daquela Tais. Que mulher sensata 👏👏👏👏
Sr.Rony Viana hahahaha 💥 @thadonascimento
@@thaisnascimento1096 arrasou, fada!
Como ele é tapado. Tá loco! Parabéns pra quem conseguiu tentar a conversa
Eu trabalhei no ministério público do trabalho.
Você fez concurso?
Não eu entrei com cargo comissionado!
Ah então você conhecia alguém que trabalhava lá e te colocou lá.
Resumindo ela tirou a oportunidade de abrir um cargo para uma pessoa concursada que estudou, fez faculdade, entrar no setor público.
Sou estudante de direito, bolsista por cotas, e é realmente gritante a desigualdade racil nas universidades, na minha turma por exemplo, se tiverem 7 negros é muito!! Triste realidade..
E você acha que a melhor maneira de mudar isso é com cotas raciais? Por que a pessoa só por ser negra precisa de auxílio pra entrar na universidade? Não faria mais sentido a extinção das cotas raciais e substituir as vagas das cotas raciais e dar para as cotas sociais?
No terceiro ano do ensino médio éramos 5 negros na turma!
Primeiramente você precisa ter ciência do que é o negro no Brasil, e quem pode ser considerado..Além de todo contexto história em que resultou no que vemos hoje em relação a falta de oportunidades!
Segundo uma pesquisa feia pelo uol 54% da população Brasileira é NEGRA sendo que 76% dos negros do país estão entre os mais pobres do país.
As pessoas públicas são criadas e executadas através de números, dados e não de achismos!
@@gleysonalves7890 Pois pesquisas falam que 54% são pardos, ou seja, os mestiços. Você pode andar na rua, na favela em qualquer lugar e contar no dedo as pessoas negras e brancas, a maioria são pardas. E Claro que isso influencia da região, tem região que tem maior número de negros, tipo Rio de janeiro e Bahia por exemplo e regiões com maior número de indígenas como no norte ou de brancos como no sul.
@@evilmanson7498 essa pesquisa não usou o termo negro. Outra usou o termo branco. Acontece que ter fenótipo completamente negroid e ter a pele mais clara não o torna menos negro
Muito bom Marcelo! É otimo escutar pessoas com opiniões diferentes debaterem sem brigas, sem palavrão, sem ofensas, etc
Ele fala duas vezes em cota pra "opção sexual", pelo amor de Deus? Onde que tem uma proposta pra isso? Melhore.
Mas tem sim cotas para transexuais.
As ações afirmativas (cotas) são constitucionais! Fato já confirmado pelo Supremo Tribunal Federal. A Constituição de 1988 diz que devemos tratar os desiguais ao modo de sua desigualdade, portanto, a política de cotas se faz necessária. Exemplificando: João tem 10 reais, Carlos não tem nada. Se eu agir de maneira igual e der 10 reais para cada um eu não estaria acabando com a desigualdade já que João ficaria com 20 e Carlos com 10. Se eu agir de maneira desigual e der 10 para Carlos, ambos ficarão com 10, assim, por conseguinte, eu acabo com a desigualdade. Quem é contra a política de cotas simplesmente precisa estudar a Constituição!
Pedro Angelo eu gostaria muito de estar vivo daqui a 100 anos, pra poder testemunhar qual o resultado desse tipo ação governamental
A constituição de 88 é uma praga que corrompe e tenta legitimar a deturpação dos direitos individuais
"desiguais ao modo de sua desigualdade"... Negros não são proibidos de estudar e/ou prestar vestibular, então não são desiguais perante a todos segundo a constituição
Ótima a proposta de apresentar o debate. Muito mais eficaz para aprender a ouvir do que mostrar ideias distintas sozinhas. Ouvir o contraditório exige muito esforço e bom senso.
Bia que mulherr sensataaa
Marcelo é um ótimo humorista, quando faz humor !
legal ver esse tipo de dialogo e ver o Marcelo Madureira pelo menos pensando e dizendo que ira meditar sobre o que foi dito, é disso que precisamos, DIALOGO
De que caverna saiu aquele maluco que só fala "todo mundo igual", pera ai IRMÃO
@@wwxkz mds quando merda em um comentário só
@@wwxkz não se trata de inteligência e sim oportunidade
Os negros não são inclusos na economia de forma proporcional pois não há economia para isso. Não há liberdade econômica e o Brasil não cresce sua renda per capita há anos, além do que não investe na educação de base. Então é uma situação interessante: o estado que pode melhorar a educação de base não o faz e lança um programa de cotas para negros nas universidades, porém não faz nada para a educação de base.
E agora vamos filosofar: como não há vagas para todos no mercado de trabalho, basicamente a ideia é que um branco tenha que ceder seu lugar para que possamos ter uma classe média mais negra, é tão escancarado que ela fala isso aos 24:00. Mas se somos todos iguais, qual a diferença de existir um negro pobre ou branco? Estamos combatendo racismo com mais racismo, certo? E tudo em nome de uma reparação histórica. Massss quem é o culpado na história? O branco que comprava o negro ou o negro que vendia o negro? Além do mais a elite colonial tinha escravo, verdade! Mas a grande maioria dos brancos do Brasil nem descendem dessa elite, logicamente são apenas descendentes dos brancos que trabalhavam como empregados, mascates, bandeirantes etc (é questão de matemática). Então uma maioria de brancos que apenas viveram em paralelo a este sistema durante anos, conquistaram alguma riqueza a grande sacrifício e agora, é a hora de boa parte de seus descendentes empobrecerem em nome da reparação Histórica, essa é a lógica posta pela jornalista. Quando vocês realmente pensam não faz o menor sentido e acho que quem apoia essa politica, não entende o processo de geração de riqueza. O negro é pobre porque o estado não deixa ele prosperar e jogar alguns brancos na pobreza não resolve o fato de que somos um país pobre e com as cotas teremos a mesma quantidade de pobres, só que demos uma branqueada na classe baixa. isso sim é um problema! São 131 anos de um estado que taxa pesadamente a população, burocratiza qualquer negócio a ser aberto no Brasil, aumenta custos de contratar pessoas e impede a concorrência em diversos setores através do corporativismo, ou seja um repelente de investimentos. Se ocorresse o choque de capitalismo no Brasil feito em Botswana, Estônia, Hong Kong, Lituânia ou Nova Zelândia, já seriamos ricos e teríamos uma sociedade com alta mobilidade social. Mas parabéns para quem apoia isso e não consegue enxergar que isso é apenas uma forma de legitimar o estado pai de todos nós que não respeita direitos individuais, herança de Getúlio vargas e a ideia de uma sociedade que tem estado como agente guia em todos os aspectos da nossa vida.
Agora mais uma para os conterrâneos: se já há cota agora para todas as universidades públicas e não são poucas, porque existe cotas para concursos públicos ou se cogita cotas em empresas privadas? (projeto do pcdoB, falo para meus amigos conterrâneos brancos que defendem isso e podem perder seus postos de trabalho em um futuro próximo para dar lugar a um negro. É justo vocês perderem tudo pelo que trabalharam na vida em nome dessa reparação pela qual vocês não são responsáveis?) pensem nisso. Tudo que conseguiremos depois disso tudo é um Brasil ainda pobre, com uma economia corporativista e os hipócritas que inventaram isso não deveriam também inventar cotas para parlamentares ? Por que é diferente? Lógico, ninguém quer sair perdendo né. Nem branco, nem negro, nem índio, nem parlamentar, nem ninguém. Por isso meu amigo, sou a favor do enriquecimento da sociedade, e isso você só consegue através da liberdade econômica, do menos estado! Pra você que quer uma correlação, olhe o Heritage of Foundation e você encontrará uma bem doída para a esquerda: os países com mais liberdade econômica são os que mais enriquecem e não param de enriquecer e melhorar seus IDHs.
@@daimianlegnar5119 Está totalmente correto, não se pode combater racismo com mais racismo
Eu detestava esse cara agora eu senti pena muito Desinformado não tem um pingo de conhecimento... defende uma posição sem um estudo aprofundado da sua própria defesa... retrato da maior parte da população DESINFORMAÇÃO falta de vontade de OUVIR o outro 🤷🏻♀️🤦♀️
A maioria do contra politica de cotas publicas são desinformados
Talvez a questão não seja o não querer ouvir, mas a falta de diálogo mesmo, de espaços de troca, empatia e compreensão. Isso sempre é tranformador.
Falou tudo
Colocaram um péssimo debatedor propositalmente,o cara não sabe traçar uma linha argumentativa racional minimamente presunçosa,propõe colações superficiais para discutir uma temática complexa,declara experiências pessoais como tática de rebate as indagações dos oponentes,usa argumento de autoridade descartável por conta da subjetividade,enfim sou contra cotas raciais e n me senti representado por ele.Me coloca pra debater com esse pessoal todo ao msm tempo e refuto integralmente cada um deles sem ad hominem,sem non sektor e sem meias verdades sobre algo que desconheço,assim como eles falam de dívida histórica ignorando o processo de miscigenação Brasileiro que paira desde os tempos de colônia.Esse chavão vitimista que clama por amparo do estado paternalista se provou insuscetível a mt tempo,é uma muleta que normatiza a desordem educacional Brasileira desnorteando a camada popular de criticar veementemente a qualidade do ensino público básico e cristalizando a subalternidade pela política de cotas para ensino superior,que aliás poucos pobres se preocupam em fazer uso,afinal aos 18 anos a patologia do emburrecimento a partir do modus operand estatal se concretizou inteiramente,vc n sabe ler,escrever,falar corretamente o idioma nativo e vai prestar vestibular pra medicina na federal ? acho q n né.A priori a nação Brasileira n se encontra em condições de equidade,logo cotas sociais são plausíveis por relevarem a condição de todos os pobres sem distinção étnica,pois biologicamente a capacidade cognitiva independe do fenótipo.
Foi um debate quase com roteiro.
Perceberam que ele não tem opinião formada sobre cotas?
Perceberam também que o debate foi somente para persuadir quem não é a favor de cotas?
Estou muito feliz com essas pessoas que estão sendo entrevistadas, me senti muito bem representado. Deus abençoe a vida de vocês, falou tudo e um pouco mais do que eu gostaria de flr
O engraçado nesse programa é que quem é conservador e tem ideias ultrapassadas sempre traz coisas pessoais como argumento, e quem argumenta de verdade traz dados...
Porque eles sempre escolhem os menos preparados para fazer um debate.
Então vamos debater: Sou a favor de cotas sociais e não raciais, pois acredito que cotas raciais acabem por segregar ainda mais a sociedade, criando atrito entre as raças no nosso país, sou muito mais adepto a ideia de um livre mercado, pois com uma sociedade economicamente livre mais pessoas serão contratadas, mais empresas surgirão e irão produzir riquezas que a classe popular irá desfrutar, dessa forma os negros e os brancos serão beneficiados.
Crl.... é mt isso msm
Os dois estao distorcendo dados
Sua crítica é generalista e superficial,eu sou conservador e posso destrinchar racionalmente todas as falácias que esses debatedores impuseram nesse "debate" que mais parecia uma conversa informal de consenso parcial em ambas as partes do que uma colisão de ideias distintas.
Que bom ver q existe ainda pessoas q querem pensar descutir ideias. E n ideologia. Mesquinhas
Preconceito do Marcelo começar quando entra um homem com um estereótipo mais marginalizado e é o único que é perguntado do que se faz da vida.
Ótima observação!
Ainda mais quando o tom de pele dele é o mais claro dentre os entrevistados. Sinal óbvio de que se há de fato um preconceito na pergunta, está fundamentado na percepção da posição social do rapaz com base na vestimenta, corte de cabelo, jóias e maneirismos.
O primeiro passo para a nossa sociedade evoluir em relação a preconceitos é entender seus fundamentos.
e a cara que o marcelo fez quando o rapaz respondeu, seguido de uma interjeição que não escondia o espanto
Lembre-se q o programa foi EDITADO então nós temos acesso apenas no q eles querem nos mostra. Então a sua afirmação perde um pouco a força
Preconceito começa quando a pessoa vê preconceito em tudo, como foi o seu caso no comentário. Aliás, preconceito todos nós temos, temos preconceito em relação ao desconhecido, isso é natural, outra coisa, completamente diferente é discriminar, segregar ou destratar em função de origem, aparência, etnia, sexo, etc. A melhor forma de incluir é focar no ensino básico, que de fato ensine e não gaste tempo com ideologias obsoletas e retrógradas, que por onde passaram só trouxeram morte, fome e autoritarismo. Cota, apenas social e por um breve período, pois o nosso País precisa avançar, com todos nós brasileiros, pois somos um só povo.
Abraço.
@@edivaldosantos2866 certissimo