Tozé Brito - "Ponham as rádios a passar 50% música portuguesa" - Maluco Beleza (3/3)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ก.พ. 2025

ความคิดเห็น • 50

  • @livroemigrantesimigrantes5239
    @livroemigrantesimigrantes5239 ปีที่แล้ว +1

    Sem comentários. A quantidade de bandas nacionais que poderiam ter tido sucesso lá fora e ficaram com as pernas cortadas. Obrigadinho, Tózó..

  • @domingossaude
    @domingossaude 4 ปีที่แล้ว

    Gostei desta entrevista. parabéns e obrigado por alguns esclarecimentos que eu tinha curiosidade em saber.

  • @VultureofPortugal
    @VultureofPortugal 4 ปีที่แล้ว +5

    Cada vez que este senhor fala da actualidade morre um panda na china!

  • @Rui_Franco
    @Rui_Franco 4 ปีที่แล้ว +3

    Há qualquer coisa de irónico em ver um letrista profissional orgulhoso de ter cortado as pernas aos Táxi por causa das más letras. Então, não se arranjava um letrista inglês, catano?!
    Os Silence Four (cujas letras em inglês também não eram grande coisa...), nunca quiseram uma carreira internacional (lembro-me de o ler em entrevistas). Mas, mesmo que o quisessem, lá haveria um TZB da vida para não os ajudar.
    E é giro ver o TZB falar nos Blind Zero, um grupo que não só faz música de tanga como, ainda por cima, tem um vocalista que é tão mau - e tem uma pronúncia tão má -, que deve pagar aos outros para poder brincar às bandas. Mas admito que o TZB não se preocupe muito com a má qualidade de uma voz... (farpa)
    Quanto aos Moonspell - que não vivem, nem viveram no estrangeiro (ao contrário do que o TZB diz) -, tiveram, desde a primeira hora, a sabedoria de apenas lidarem com editoras estrangeiras! Os RAMP não fizeram o mesmo e vejam o que lhes aconteceu: "nada"!...
    Felizmente o mundo está a mudar e hoje é possível - para determinados nichos como o Metal -, saltar as editoras mais ou menos nacionais e ir ter com quem interessa: as grandes editoras da Europa Central, que estão pouco preocupadas com nacionalidades ou pormenores de letras.

  • @filiperibeiro3312
    @filiperibeiro3312 4 ปีที่แล้ว +2

    Se mesmo em rádios alternativas como a Antena 3 ou a SBSR já conheço quase de cor e salteado os artistas portugueses que passam lá com tantas relações de amizade entre si para cumprirem a quota, imagino com 50%...

    • @KawaiiHanamii
      @KawaiiHanamii 4 ปีที่แล้ว +1

      A sério? Quais os cantores?

    • @filiperibeiro3312
      @filiperibeiro3312 4 ปีที่แล้ว +3

      @@KawaiiHanamii Só para dizer alguns: Benjamim, Glockenwise, Birds are Indie...

    • @KawaiiHanamii
      @KawaiiHanamii 4 ปีที่แล้ว +1

      @@filiperibeiro3312 Benjamim? Não conheço esse cantor??? Benjamim quê? O meu filho tb se chama Benjamim, q giro

    • @Priscilaaful1
      @Priscilaaful1 4 ปีที่แล้ว

      Mas é como ele diz, é melhor esses poucos (apesar disso ser verdade) do q ir tudo pros EUA para artista que já são podres de ricos

  • @nunocarneiro464
    @nunocarneiro464 4 ปีที่แล้ว +5

    O top de videos do you tube nao serve de referencia para nada a nao ser referencia para o que nao ver 🤣

  • @smashedlegends
    @smashedlegends 4 ปีที่แล้ว +10

    Péssimo. É por causa desdes gajos que Portugal não evolui em determinadas àreas como a música e o cinema. Com estes 500% de preconceito em relação à música cantada em inglês, recusam a hipotese de alguém como os Taxi de entrar nos Estados Unidos com uma população de 600 milhões de pessoas. Basicamente cortam logo as pernas a qualquer banda que tenha sonhos maiores. Dizer que a Mariza que canta português, vingou no estrangeiro, é gozar com as pessoas que conseguem realmente vingar. Mentes pequenas. Basicamente cá em Portugal, pode nascer uma GRANDE banda que queira cantar em inglês, que vai ter 0 apoio das entidades dirigidas por estes individuos. É o tal circulo. Ou continuas pequeno cá dentro a cantar em português (sim pequeno!) ou nada feito. Depois falou dos "enfeitos" e do "fogo de artificio", que alguns grupos teem e que é impossivel vingar e tal. Não sei se os Rammstein, a Madonna e 99% dos grupos de POP concordam com ele e sim como já li nos ultimos comentários, obrigar a rádio a passar 50% de música em português, é simplesmente matar a rádio. Não há paciência. São estas pessoas que bloqueiam a arte em Portugal. É aquilo e aquilo mesmo. Nunca vai passar dos 2%.

    • @marpagapal3312
      @marpagapal3312 4 ปีที่แล้ว +1

      Ia jurar que os Rammstein tiveram sucesso internacional a cantar em alemão. Como os Kraftwerk.
      Quando se é muito bom não Interesse a lingua em que se canta.
      Ele cita a realidade e diz que nenhuma banda portuguesa teve sucesso lá fora a cantar em inglês tirando nichos muito especificos como os moonspell no metal e acrescento eu os Fonzie no punk.
      Se não concordas podes dar exemplos...

    • @sevendustPT
      @sevendustPT 4 ปีที่แล้ว +1

      Os eua só tem 330 milhoes nao 600 e a verdade é que muito poucas bandas que nao tenham como lingua materna o ingles singram a cantar em ingles porque por muito que se saiba ingles é sempre diferente

    • @Rui_Franco
      @Rui_Franco 4 ปีที่แล้ว +1

      @@marpagapal3312 Os Kraftwerk cantavam sobretudo em inglês. Para além disso, a língua pouco importava naquele estilo de música. Pela mesma razão, ninguém se importa que o Black Metal norueguês seja cantado em norueguês.

  • @helderrosa3309
    @helderrosa3309 4 ปีที่แล้ว +10

    Estes dinossauros a pedirem para as rádios passarem música portuguesa, era tão mais fácil se eles abrissem portas como por exemplo terem bandas nacionais do underground (porque há bandas de referência que podem perfeitamente abraçar quase todos os segmentos) a abrirem os seus concertos....mas é sempre mais fácil culpar "o sistema"... se não há industria em Portugal muito se deve também ao facto de os dinossauros não fomentarem essa mesma industria, o mote é sacar o quito das autarquias e siga a marinha…

  • @franciscogomes3459
    @franciscogomes3459 4 ปีที่แล้ว +14

    "Os moonspell passaram metade da vida lá fora". Nunca viveram no estrangeiro.

    • @guga7
      @guga7 4 ปีที่แล้ว +4

      "mas aí a música é tão pesada que deixa de ser importante o que tu dizes"
      😂

    • @franciscogomes3459
      @franciscogomes3459 4 ปีที่แล้ว +3

      @@guga7 Ahahah pérolas!

    • @VultureofPortugal
      @VultureofPortugal 4 ปีที่แล้ว +1

      Cum caraças ... até dói ouvir isto..

    • @burninsound
      @burninsound 4 ปีที่แล้ว

      Se contares com o tempo que passaram em digressões no estrangeiro a construir o nome "Moonspell" não está de todo errado!

    • @Rui_Franco
      @Rui_Franco 4 ปีที่แล้ว +1

      Os Moonspell devem ser uma dor... Até teve de ser o Unas a falar neles.

  • @MiguelMorenoGP
    @MiguelMorenoGP 4 ปีที่แล้ว +8

    Isso devia ser o trabalho dele, mas falar em entrevistas e cobrar os absurdos que cobra em licenças e taxas de registo é mais fácil

  • @Kramermanhimself
    @Kramermanhimself 4 ปีที่แล้ว +1

    Das entrevistas mais interessantes senao a mais interessante! Grande grande ToZe brito, aprende-se sempre tanto com este homem!

  •  4 ปีที่แล้ว +2

    Quem é... o Tozé?😅

  • @manusal6160
    @manusal6160 4 ปีที่แล้ว +1

    Grândola Vila Morena ou Vampiros, do zecafonso...superactual!!!

  • @marpagapal3312
    @marpagapal3312 4 ปีที่แล้ว

    A melhor forma de se chamar à atenção para uma situação de desespero continua a ser a greve de fome em frente ao parlamento.

  • @pedroramos-ol8pl
    @pedroramos-ol8pl 4 ปีที่แล้ว +1

    Para quando os Primos?

  • @SkateBeerShow
    @SkateBeerShow 4 ปีที่แล้ว +2

    Os Moonspell e muitos outros que falam em inglês, entre muitos outros. Este TóZé só fala dos amigalhaços.

    • @sevendustPT
      @sevendustPT 4 ปีที่แล้ว

      Que ele nao sabe falar ou nao tem conhecimento de outros estilos musicais para alem do pop ou fado é verdade mas dizer que muitos tiveram sucesso a cantar inglês nao. Tirando moonspell, blasted mechanism, talvez the gift e buraka som sistema que tinha uma ou outra em ingles nao vejo por aí mais nenhuma

    • @guga7
      @guga7 4 ปีที่แล้ว

      @@sevendustPT a esses 4 que disseste, acrescento dead combo, dazkarieh, legendary tigerman, noiserv, paus, etc, etc.

    • @sevendustPT
      @sevendustPT 4 ปีที่แล้ว

      @@guga7 dead combo quando ficaram famosos nao tinham nenhuma musica em ingles e nem sei se alguma em portugues. Paus so têm musicas em portugues ou instrumentais. Noiserv não teve tanto sucesso como os outros que disse mas agora tambem está a fazer musica em português. O legendary sim é tudo em inglês

    • @guga7
      @guga7 4 ปีที่แล้ว

      @@sevendustPT Ok, não sabia que era para enumerar exclusivamente em inglês. Junto então old jerusalem, x-wife, blind zero, os extintos "tédios boys", best youth, etc. Não digo "Salvador Sobral" porque tem musicas em português, apesar de ter muitas outras nas mais variadas línguas (inglês, espanhol, francês, etc).

    • @sevendustPT
      @sevendustPT 4 ปีที่แล้ว +1

      @@guga7 sim porque a questao era ficar famoso em ingles vs portugues que pouco importa qual a lingua mas era só uma questao de mostrar que o cantar ingles nao é sinonimo de ficar famoso e o cantar em portugues tambem nao é sinonimo de nao o ficar isto internacionalmente claro

  • @guga7
    @guga7 4 ปีที่แล้ว +3

    Este senhor pode ser muito bom a falar de música pop e de cantautores, mas quando começa a falar de outros estilos musicais regendo-se pela mesma batuta, mete dó!

  • @Palha37
    @Palha37 4 ปีที่แล้ว +4

    Dizer que os "The Gift" não internacionalizaram em comparação com a Dulce Pontes ou com a Ana Moura, é apenas preconceito com o cantar em Inglês.
    Mas no geral tem razão, é muito dificil um artista ou banda intercionalizar com muito sucesso.
    Parabéns pelo convidado, mal ou bem, deverá ser uma das maiores enciclopédias vivas da musica em Portugal.

    • @marpagapal3312
      @marpagapal3312 4 ปีที่แล้ว +1

      É. Digressões e digressões que os The Gift fizeram lá fora...

    • @Rui_Franco
      @Rui_Franco 4 ปีที่แล้ว

      Os artistas não internacionalizam: internacionalizam-SE.
      As editoras é que internacionalizam os artistas.

    • @milotighfield
      @milotighfield 4 ปีที่แล้ว

      @@marpagapal3312 a ana leal também faz digressões nos luxemburgos da vida, agora pensa.

  • @linahmartinho6157
    @linahmartinho6157 4 ปีที่แล้ว +3

    Se não os tivesse mandado cantar em português teríamos uns táxi banda internacional, pena!

    • @marpagapal3312
      @marpagapal3312 4 ปีที่แล้ว +2

      Claro Que Sim.
      Chiclette
      Shew it
      Toss it away
      Chiclette

  • @pedromanuelmoreira10
    @pedromanuelmoreira10 4 ปีที่แล้ว +2

    Os Moonspell conseguiram o sucesso internacional.

    • @jorgesousa1853
      @jorgesousa1853 4 ปีที่แล้ว +1

      Exatamente, os Moonspell são garantidamente a banda/artista nacional que mais vezes tocou no estrangeiro. Como não são mainstream, ficam quase sempre esquecidos. São só a minha banda favorita 🤘🤘🤘

    • @burninsound
      @burninsound 4 ปีที่แล้ว +1

      Conseguiram porque têm muita qualidade dentro de um género musical muito especifico. Se perguntar a toda a gente da minha família quem são os Moonspell, duas ou três pessoas vão dizer que ouviram falar, uma vai dizer que é "fixe" mas não sabe o nome de uma única música!

  • @ariesfunk
    @ariesfunk 4 ปีที่แล้ว +3

    Bela ideia para matar a radio

  • @SkateBeerShow
    @SkateBeerShow 4 ปีที่แล้ว +1

    Os Moonspell e muitos outros que falam em inglês, entre muitos outros. Este TóZé só fala dos amigalhaços.

    • @burninsound
      @burninsound 4 ปีที่แล้ว +1

      "Muitos outros", quem para além dos Moonspell é que canta em inglês com sucesso fora de Portugal? ZERO!

    • @guga7
      @guga7 4 ปีที่แล้ว

      @@burninsound tantos! Mas se para si ter sucesso é ser mainstream, então nem vale a pena alongarmos a conversa.