@@humbertoalvesteixeira9505 kkkkkkk acabou que eu reprovei, mas não foi em física não... Kkkkkkk tô estudando de novo, mas agora estou pegando umas questões e bizus com o boaro tbm.
estou acompanhando a playlist desde o primeiro ep , é incrivel como vc consegue ensinar de um jeito que dá para entender de forma clara e não apenas decorar . Muito Obrigada
Professor Davi, muito obrigada pela suas playlist tão bem detalhadas. Eu não teria dinheiro pra pagar um curso, quando eu encontrei seu canal foi como um bálsamo, muito obrigada
Pergunta: o u (mi) não dá para ser calculado (segundo a aula passada) por, u=sen/cos ? daí não daria apenas raiz de 3?. Teria diferença de U e U cinético?
Quando eu li que a força era paralela ao plano, imaginei que seria que nem uma outra questão que você resolveu, envolvendo decomposição do vetor, pq ela deveria ser paralela ao plano inclinado, dai usei F raiz de 3/2 = FAT + P. sen 30.
Oi professor. Eu li seu re-comentario. E resolvi me esforça! Ontem mesmo comprei um caderno extra pra estudar física. E eu queria que o senhor me desse a orientação de por onde eu devo começar. Por que eu comecei por velocidade média. Estou certa? Ou devo começar por outro assunto?? Obrigada dês de já.✌
Fala professor! Na acertiva III do primeiro exemplo você falou que o coeficiente de atrito é a tg de "téta". Nos exemplos da aula 7, o coeficiente de atrito não bateu com a tg. No primeiro exemplo CO era 3 e CA era 4, isso daria tg de 0,75. mas o "mi"= 0,5. Poderia me dizer o que não estou entendendo? Muito Obrigado.
@@Fisica2.0 ummm bom saber, estava com essa mesma dúvida na aula 8 a questão 3 deu esse mesmo problema Agr já sei q era pq não estava em movimento uniforme/tinha aceleração
@@Fisica2.0 obg, entendi a frenagem. Nessa questão que você respondeu a força externa é paralela ao plano.. se a força externa for na horizontal, existe alguma diferença?
Prof, eu confundiria essa força de reação do plano de apoio sobre o bloco com a força normal no exercício 1.e responderia que não é vertical, e sim perpendicular ao plano!
Parabéns pelo seu excelente trabalho, professor! Só fiquei com uma dúvida: na última questão, pq o coeficiente de atrito cinético não poderia ser igual a tangente de 60?
Davizinho, sou estudante do 1° ano do ensino médio, porém nunca vi a equação de Torricelle, mesmo assim tentei resolver a questão. A única diferença de resultados foi sobre a aceleração. Em meus pensamentos(mais que malucos) denominei a aceleração com 1m/s^2 Já que no ponto a, o corpo tem v=2m/s, e no ponto b uma v=3m/s. Tirando isso, tive o mesmo pensamento que o seu. Poderia me explicar por qual motivo meu raciocínio estaria errado ? (Ou alguém que esteja lendo, poderia me ajuda ?)
Professor, eu estou com uma dúvida que é relacionada a atrito, se o senhor puder me responder eu vou ficar muito grata. A pergunta é a seguinte, quando eu estava estudando por uns exercícios notei que sempre que a fat era a resultante em um corpo acelerado, ( obviamente a aceleração ia no sentido da fat, já que a aceleração vai no sentido da força resultante), no entanto, notei que nesses casos que a aceleração tava contrária ao movimento ( já que a fat é contrária ao movimento e ela estaria sendo a força resultante) os livros trocavam o sinal da aceleração, por exemplo, se no meu cálculo desse 3, eles depois passavam para -3, se desse -5, eles passavam para 5. Não entendi o pq disso nem quando devo usar.
professor, faz bastante tempo já o vídeo, não sei se alguém ainda conseguiria me responder, mas nessa número 1, quando o problema fala que o bloco foi lançado para baixo eu não teria que considerar que há uma força F na mesma direção do P * sen teta quando fosse montar minha equação? ou "lançado" quer dizer apenas que alguém soltou o bloco no plano inclinado?
Professor, fiquei com uma dúvida: no primeiro exercício, a alternativa que diz que o coeficiente de atrito cinética é igual à tangente do ângulo. Mas, nos demais exercícios, isso não acontece. No exercício 2, o ângulo é 30° e o coeficiente é 3^1/2(raiz de 3)/2 e no terceiro exercício, que tem o ângulo de 60°, a resposta não é o \/3 e, fazendo as contas, dá a alternativa "E". Obrigado
@@Fisica2.0, professor, no exercício 2, tá dizendo que o coeficiente de atrito é raiz de 3 sobre 2, mas o correto era pra ser raiz de 3 sobre 3, né?! pois tg de 30°= raiz de 3 sobre 3.
Professor, eu fiz a última questão colocando o a gravidade em evidência, como o você disse que tbm podia, e acabei chegando a um resultado muito louco Mi=(raizD3/2 - 0,25)/0,5 Tem como chegar no resultado final a partir disso ou eu errei feio?
"O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano de apoio vale tg". Não seria o coeficiente de atrito estático que é igual a tangente? Ou o coeficiente de atrito cinético também equivale a tangente?
Não entendi mt bem essa parte de coeficiente de atrito cinético: μc depende da natureza dos materiais em contato mas μc também não depende de nada além da inclinação já que μc=tgX; e outra, μe=tgX ent μc=μe quando movimento=MRU, portanto deve ser irrelevante chamar o atrito de estático ou de cinético no MRU. Se o senhor puder me ajudar agradeço por isso e pela aula. De qualquer forma, adoro suas playlists.
Eu não entendi como o coeficiente de atrito estático é = tg teta, logo só dependeria do ângulo, e o professor falou que depende da natureza do material também.
Bom dia Vinícius Rocha. Não pode ser tg60 pois esse é o valor que representa o coeficiente de atrito estático pois no estudo de plano inclinado com atrito temos o coeficiente de atrito igual a tg do ângulo somente quando o corpo estiver na iminência de movimento, e sabendo que o coeficiente atrito dinâmico é menor que o de estático podemos observar isso pela questão pois se pegarmos √ 3 -0,5 da 1,23 e isso é menor que tg de 60 que é 1,7.
to fazendo exercícios q nunca na vida achei q ia conseguir fazer, minha autoestima aumentou firme aq
Mestre, peguei 76.111 de média na EsPCEx e se Deus quiser dá para entrar com essa nota! Valeu pela força de sempre e pela didática impecável.
Shooow
Parabéns guerreiro. Mandou bem 👏🏼👏🏼👏🏼
Deus no comando sempre 👊🏼
Boa sorte !
Entrou Man ? Tô estudando para espcex pelo Davi também kkkkkkkk
Ele é muito melhor que o prof do cursinho 😁
@@guilhermevitor7402 REAL CARA
@@humbertoalvesteixeira9505 kkkkkkk acabou que eu reprovei, mas não foi em física não...
Kkkkkkk tô estudando de novo, mas agora estou pegando umas questões e bizus com o boaro tbm.
@@guilhermevitor7402 KKKKK boa
Meus desempenhos em Física nos vestibulares aumentaram imensamente após eu começar a aprender pelo seu canal. Obrigada, professor!!!!!!
estou acompanhando a playlist desde o primeiro ep , é incrivel como vc consegue ensinar de um jeito que dá para entender de forma clara e não apenas decorar . Muito Obrigada
Professor Davi, muito obrigada pela suas playlist tão bem detalhadas. Eu não teria dinheiro pra pagar um curso, quando eu encontrei seu canal foi como um bálsamo, muito obrigada
É muito vantajoso a gente estudar a playlist na ordem correta ou seja, na sequência. Isto tornou o exercício super fácil para mim.
fiquei meia hora na conta com raiz de 3 no ultimo exer. Mas deu certo! mais uma ótima aula. Tmj professor.
Nem acredito q acertei a última questão, a didática desse professor é impecável
Professor fantástico , pena que não consigo gostar de física ainda , mas com tuas aulas está me ajudando muito a aprender
Esse último cálculo foi difícil. Se uma questão dessa cair na minha prova da CBMERJ esse ano, rapaz...😬
Professor rapaz vc é gênio, Deus abençoe 🙏
obrigado, prof!
Você é um fofo! Melhor Professor de Todos♡♡♡♡♡
Muito bom mestre, me ajudando bastante nas resoluções da EEAR
Pergunta: o u (mi) não dá para ser calculado (segundo a aula passada) por, u=sen/cos ? daí não daria apenas raiz de 3?. Teria diferença de U e U cinético?
também gostaria de saber
Bora mais uma aula! Obrigado prof!!
rumo a aprovação! valeu prof
Parabéns.
Like obrigada professor Davi.
👍👍👍👍Boa noite.
O Sr é o mlr
Professor no minuto 13:36 pq não levo em consideração a VELOCIDADE para poder usa-la na força resultante?
Pika, voce é mt bom
Já entro no vídeo dando like! Hahah
😁👏🏼👏🏼👏🏼💙
Muito boooom!
Valeu professor.
No minuto 5:20, a componente do peso Pt não devia estar no lado contrário do bloco, ou seja, no sentido em que o bloco sobe?
Muito obrigada pelas aulas, ajudam muito!
Professor, faz dicas de física para Eear de lentes, por faavor 😞😞
Simmmmm por favor
Quando eu li que a força era paralela ao plano, imaginei que seria que nem uma outra questão que você resolveu, envolvendo decomposição do vetor, pq ela deveria ser paralela ao plano inclinado, dai usei F raiz de 3/2 = FAT + P. sen 30.
brabo d++++
Prof, no exercício 3 pq não pode ser aplicada a tg de 60 pra conseguir o coeficiente de atrito??? Eu achei √3 achei q estaria certo...
Também, estou com essa dúvida não era só fazer a tangente do ângulo para achar o coeficiente de atrito ?? Socorro professor!!!!!
Oi professor. Eu li seu re-comentario. E resolvi me esforça! Ontem mesmo comprei um caderno extra pra estudar física. E eu queria que o senhor me desse a orientação de por onde eu devo começar. Por que eu comecei por velocidade média. Estou certa? Ou devo começar por outro assunto??
Obrigada dês de já.✌
Minha primeira playlist sobre Física 1 é: Cinemática.
Depois vem velocidade média o/
@@Fisica2.0 obrigada professor! ^^
👏👏👏
Prof não entendi o que é a fat! No caso ela substitui a força peso no plano inclinado com atrito?
no exercicio 2, se a força resultante é igual a força de atrito + pt ,como o bloco vai subir?
Oi professor! Não sei se conheces o SSA (Sistema Seriado de Avaliação) mas, se o senhor puder fazer um aulão sobre, eu agradeceria.
Infelizmente não conheço.
professor, o "u" (mi) só vai ser igual a tangente do angulo quando o bloco estiver em repouso ou em MRU?
Sim!
@@Fisica2.0 obrigado prof! ❤
por isso que tentei e não deu então kkk
Fala professor! Na acertiva III do primeiro exemplo você falou que o coeficiente de atrito é a tg de "téta". Nos exemplos da aula 7, o coeficiente de atrito não bateu com a tg.
No primeiro exemplo CO era 3 e CA era 4, isso daria tg de 0,75. mas o "mi"= 0,5.
Poderia me dizer o que não estou entendendo?
Muito Obrigado.
Perceba que para utilizar esse artifício da tg de téta o Movimento precisa ser uniforme ou estar em repouso.
Espero ter ajudado.
@@Fisica2.0 aaaaaah claro! Muito obrigado!
@@Fisica2.0 ummm bom saber, estava com essa mesma dúvida na aula 8 a questão 3 deu esse mesmo problema
Agr já sei q era pq não estava em movimento uniforme/tinha aceleração
@@Fisica2.0 mas no exercício 2 mesmo estando em mru, o coeficiente não bateu, pq?
@@joaobonilha5989, o correto é pra ser raiz de 3 sobre 3, né ?
Queria saber como seria a força de frenagem ( Sentido) de um automóvel descendo em um plano inclinado?
Para conseguir frear o a força de atrito entre o pneu e a superfície de contato deve ter sentido oposto ao movimento.
Espero ter ajudado.
@@Fisica2.0 obg, entendi a frenagem.
Nessa questão que você respondeu a força externa é paralela ao plano.. se a força externa for na horizontal, existe alguma diferença?
Na ultima questão eu não poderia ter respondido fazendo U=sen60/cos60? aí o resultado daria raiz de 3
Tô com isso na cabeça aqui cara!
E se, eu quisesse saber o angulo máximo pra q o objeto começe a se mover? Como eu faço? Adoro seus videos, me ajudam mto, obrigado
💖💖
vlw davi otimo video como sempre.!! se puder fala sobre fisica 3. Tamo sempre deixando o live vlw
Shooow
Faz tempo que quero gravar exercícios sobre Associação de Resistores e iniciar Amperímetro e Voltímetro.
Vou fazer.
Tmj!
Prof, eu confundiria essa força de reação do plano de apoio sobre o bloco com a força normal no exercício 1.e responderia que não é vertical, e sim perpendicular ao plano!
Parabéns pelo seu excelente trabalho, professor! Só fiquei com uma dúvida: na última questão, pq o coeficiente de atrito cinético não poderia ser igual a tangente de 60?
Apenas no repouso ou MRU
Valeeeu
👊🏼
10:02 tapoha KKKKKKKKKKK
Davizinho, sou estudante do 1° ano do ensino médio, porém nunca vi a equação de Torricelle, mesmo assim tentei resolver a questão.
A única diferença de resultados foi sobre a aceleração.
Em meus pensamentos(mais que malucos) denominei a aceleração com 1m/s^2
Já que no ponto a, o corpo tem v=2m/s, e no ponto b uma v=3m/s.
Tirando isso, tive o mesmo pensamento que o seu.
Poderia me explicar por qual motivo meu raciocínio estaria errado ?
(Ou alguém que esteja lendo, poderia me ajuda ?)
Professor, eu estou com uma dúvida que é relacionada a atrito, se o senhor puder me responder eu vou ficar muito grata. A pergunta é a seguinte, quando eu estava estudando por uns exercícios notei que sempre que a fat era a resultante em um corpo acelerado, ( obviamente a aceleração ia no sentido da fat, já que a aceleração vai no sentido da força resultante), no entanto, notei que nesses casos que a aceleração tava contrária ao movimento ( já que a fat é contrária ao movimento e ela estaria sendo a força resultante) os livros trocavam o sinal da aceleração, por exemplo, se no meu cálculo desse 3, eles depois passavam para -3, se desse -5, eles passavam para 5. Não entendi o pq disso nem quando devo usar.
professor, faz bastante tempo já o vídeo, não sei se alguém ainda conseguiria me responder, mas nessa número 1, quando o problema fala que o bloco foi lançado para baixo eu não teria que considerar que há uma força F na mesma direção do P * sen teta quando fosse montar minha equação? ou "lançado" quer dizer apenas que alguém soltou o bloco no plano inclinado?
Só se a força estivesse representada em algum lugar da figura.
Após o lançamento não há mais força empurrando o bloco.
Davizin Cara!
Rsrsrsrs
Professor, fiquei com uma dúvida: no primeiro exercício, a alternativa que diz que o coeficiente de atrito cinética é igual à tangente do ângulo. Mas, nos demais exercícios, isso não acontece. No exercício 2, o ângulo é 30° e o coeficiente é 3^1/2(raiz de 3)/2 e no terceiro exercício, que tem o ângulo de 60°, a resposta não é o \/3 e, fazendo as contas, dá a alternativa "E". Obrigado
Perceba que é igual apenas em repouso ou em MRU.
Espero ter ajudado.
@@Fisica2.0 Perfeito, professor. Obrigado.
@@Fisica2.0, professor, no exercício 2, tá dizendo que o coeficiente de atrito é raiz de 3 sobre 2, mas o correto era pra ser raiz de 3 sobre 3, né?! pois tg de 30°= raiz de 3 sobre 3.
Mestre, poderia fazer um vídeo de resolvendo questões do colégio naval?
Já está rolando aqui no canal. Confira!!!
Professor você pretende trazer uma playlist de MCUV ?
Futuramente o/
Professor, por que no último exercício não dá pra achar o coeficiente de atrito pela tangente do ângulo?
Olá Wanderlei
Essa sua dúvida é muito comum.
Para utilizarmos a tangente do ângulo o bloco teria que estar em Repouso ou em MRU.
Espero ter ajudado.
@@Fisica2.0 vlw professor!
Professor, eu fiz a última questão colocando o a gravidade em evidência, como o você disse que tbm podia, e acabei chegando a um resultado muito louco
Mi=(raizD3/2 - 0,25)/0,5
Tem como chegar no resultado final a partir disso ou eu errei feio?
Davi tenho aprendido muito com você, tô enrolado aqui com uma questão de altura em plano inclinado ( massa subindo), me ajude aí kkkkkkk
Manda pelo meu Instagram
no segundo exercício por que não sai fazendo a tangente ??
"O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano de apoio vale tg". Não seria o coeficiente de atrito estático que é igual a tangente? Ou o coeficiente de atrito cinético também equivale a tangente?
Repouso ou MRU
Espero ter ajudado
@@Fisica2.0 Muito obrigado!
Professor, pq isso ocorre ?tgteta=coeficiente de atrito
a Fat não é na msm direção não?
no primeiro exemplo , pq na aula 7 é no msm sentido e n sentido contrário, buguei um pouco nessa parte
Professor, acho que a aula esta com a numeraçao errada. Deveria ser aula 08, nao?
Já acertei o título.
Muito obrigado!!!
Não entendi mt bem essa parte de coeficiente de atrito cinético: μc depende da natureza dos materiais em contato mas μc também não depende de nada além da inclinação já que μc=tgX; e outra, μe=tgX ent μc=μe quando movimento=MRU, portanto deve ser irrelevante chamar o atrito de estático ou de cinético no MRU.
Se o senhor puder me ajudar agradeço por isso e pela aula. De qualquer forma, adoro suas playlists.
Eu não entendi como o coeficiente de atrito estático é = tg teta, logo só dependeria do ângulo, e o professor falou que depende da natureza do material também.
Professor ou alguém poderia me explicar por que no exercício 03 o coeficiente de atrito não pode ser a tg60 ? que seria raiz de 3.
Bom dia Vinícius Rocha. Não pode ser tg60 pois esse é o valor que representa o coeficiente de atrito estático pois no estudo de plano inclinado com atrito temos o coeficiente de atrito igual a tg do ângulo somente quando o corpo estiver na iminência de movimento, e sabendo que o coeficiente atrito dinâmico é menor que o de estático podemos observar isso pela questão pois se pegarmos √ 3 -0,5 da 1,23 e isso é menor que tg de 60 que é 1,7.
anderson mesquita Obrigado.
Me da uma dor quando eu tenho q buscar um conteúdo fora desse canal :/
: D
Tmj
Misericórdia 🤪.....gosto muito de física,mas ela me põe medo....
gente qual o nome da musica inicial desse video pf
estou mais perdido que cego no meio do tiroteio! :(