Bem observado. O Rx deve ser ligado antes da carga nos dois circuitos para que a análise que eu fiz nos dois vídeos seja coerente. Com essa ligação, a tensão da fonte alternada é conectada diretamente ao circuito de disparo. O circuito de controle de fase utilizando o TRIAC foi retirado de um livro de eletrônica, mas não percebi esse erro no desenho. Obrigado por isso.
Olá 👋, ótima aula ajudou muito!! @João Victor Carvalho Tereza SÓ QUE TENHO UMA DÚVIDA. COMO CALCULAR O VALOR DE TENSÃO "MÉDIA" NA CARGA PELO ÂNGULO DE DISPARO???? por exemplo no ÂNGULO de 2° o valor de tensão na carga foi de 6,3v. Pra achar a tensão média na carga eu só teria que pegar a tensão máxima e subtrair pela tensão instantânea????? 179,6 - 6,3 = 173,3 V seria isso ? E a minha ideia de (TENSÃO MÉDIA NA CARGA ESTARIA CORRETA)???
Olá! Muito obrigado! Com relação à sua dúvida, o valor da tensão média corresponde à área entre a forma de onda da tensão obtida para um ângulo de disparo qualquer e o eixo horizontal, dividida pelo período desta forma de onda. A expressão que calcula esse valor médio é dada por: Vméd = (Vmáx) * (cos(alpha) + 1) / (2*pi) Logo, no exemplo do vídeo, para alpha = 2°, teríamos: Vméd = (179,6) * (cos(2°) + 1) / (2*pi) = 57,15 V (aproximadamente) Para alpha = 90°: Vméd = (179,6) * (cos(90°) + 1) / (2*pi) = 28,58 V (aproximadamente) Repare que a tensão média para alpha = 2° é maior do que a tensão média para alpha = 90°, pois a área da curva em 2° é maior. Podemos, inclusive, deduzir de onde veio tal expressão utilizando recursos do cálculo diferencial e integral, por meio de uma integral definida. Caso queira ver a dedução da expressão, pode me falar que gravo um vídeo aqui no canal sobre isso. Espero ter ajudado. Abraços!
seu vídeo é bem didático parabéns, mas me surgiu uma dúvida. se eu for ativar o scr com corrente contínua, também será necessário calcular o ângulo do disparo? supondo que eu tento um microcontrolador para acionar um scr e este acionar uma solenoide em corrente alternada.
Obrigado! Em um microcontrolador, acredito que seja possível programar os instantes em que o mesmo enviará os pulsos de corrente para disparar o SCR. Mesmo assim, se o intuito for controlar a tensão que chegará ao solenoide, você precisa saber tais instantes, ou seja, os ângulos de disparo necessários. É a mesma ideia do exemplo que fiz no vídeo. Contudo, na prática, seria interessante ligar um diodo em série com o gatilho do SCR, a fim de garantir que a corrente de disparo flua somente em um sentido.
JOÃO EXCELENTE VIDEO - É O MELHOR DA INTERNET - PODE-ME DAR UMA ORIENTAÇÃO ? USANDO UM SCR PARA CONTROLAR A DESCARGA DE UM CAPACITOR DE MODO QUE ELE DESCARREGUE UMA CARGA MÁXIMA E COM VOLTAGEM MÁXIMA PARA TER MELHOR RENDIMENTO NO PROJETO . NESSAS CONDIÇÕES O GATE DO SCR DEVE DISPARAR NO MOMENTO EM QUE O CAPACITOR ESTEJA O MAIS CARREGADO POSSÍVEL E COM VOLTAGEM MÁXIMA - O GATE DO SCR VAIS SER DISPARADO POR UMA CORRENTE GERADA PELA PRÓPRIA FONTE QUE CARREGA O CAPACITOR PARA HAVER SINCRONIZAÇÃO NO FUNCIONAMENTO DO MOTOR - EXISTE UMA LIMITAÇÃO DE VALOR DE CORRENTE E VOLTAGEM PARA O SCR - EU JÁ SEI CALCULAR O RESISTOR NECESSÁRIO PARA ESSA LIMITAÇÃO - POR OUTRO LADO TEREI QUE USAR UM RESISTOR PARA ATRASAR O DISPARO DO GATE AFIM DE DAR TEMPO DO CAPACITOR SER CARREGADO - A MINHA DÚVIDA É QUAL RESISTOR DEVO USAR DE FORMA A ATENDER 2 COISAS : PRIMEIRO A LIMITAÇÃO DE VOLTAGEM E CORRENTE NO GATE ( QUE JÁ SEI CALCULAR ) E SEGUNDO CONSEGUIR CARREGAR AO MÁXIMO O CAPACITOR E COM VOLTAGEM MÁXIMA ? ATENCIOSAMENTE ALVARO TOLDA LIMA : alvaro.tolda@gmail.com
Aula perfeita.!
Muito obrigado!
Porque o Rx é ligado antes da carga e no triac é depois da carga?
Bem observado. O Rx deve ser ligado antes da carga nos dois circuitos para que a análise que eu fiz nos dois vídeos seja coerente. Com essa ligação, a tensão da fonte alternada é conectada diretamente ao circuito de disparo.
O circuito de controle de fase utilizando o TRIAC foi retirado de um livro de eletrônica, mas não percebi esse erro no desenho. Obrigado por isso.
Olá Prof. boa aula
Muito obrigado!
Olá 👋, ótima aula ajudou muito!! @João Victor Carvalho Tereza
SÓ QUE TENHO UMA DÚVIDA.
COMO CALCULAR O VALOR DE TENSÃO "MÉDIA" NA CARGA PELO ÂNGULO DE DISPARO????
por exemplo no ÂNGULO de 2° o valor de tensão na carga foi de 6,3v.
Pra achar a tensão média na carga eu só teria que pegar a tensão máxima e subtrair pela tensão instantânea?????
179,6 - 6,3 = 173,3 V seria isso ?
E a minha ideia de (TENSÃO MÉDIA NA CARGA ESTARIA CORRETA)???
Olá! Muito obrigado!
Com relação à sua dúvida, o valor da tensão média corresponde à área entre a forma de onda da tensão obtida para um ângulo de disparo qualquer e o eixo horizontal, dividida pelo período desta forma de onda.
A expressão que calcula esse valor médio é dada por:
Vméd = (Vmáx) * (cos(alpha) + 1) / (2*pi)
Logo, no exemplo do vídeo, para alpha = 2°, teríamos:
Vméd = (179,6) * (cos(2°) + 1) / (2*pi) = 57,15 V (aproximadamente)
Para alpha = 90°:
Vméd = (179,6) * (cos(90°) + 1) / (2*pi) = 28,58 V (aproximadamente)
Repare que a tensão média para alpha = 2° é maior do que a tensão média para alpha = 90°, pois a área da curva em 2° é maior.
Podemos, inclusive, deduzir de onde veio tal expressão utilizando recursos do cálculo diferencial e integral, por meio de uma integral definida. Caso queira ver a dedução da expressão, pode me falar que gravo um vídeo aqui no canal sobre isso.
Espero ter ajudado. Abraços!
seu vídeo é bem didático parabéns, mas me surgiu uma dúvida. se eu for ativar o scr com corrente contínua, também será necessário calcular o ângulo do disparo?
supondo que eu tento um microcontrolador para acionar um scr e este acionar uma solenoide em corrente alternada.
Obrigado! Em um microcontrolador, acredito que seja possível programar os instantes em que o mesmo enviará os pulsos de corrente para disparar o SCR.
Mesmo assim, se o intuito for controlar a tensão que chegará ao solenoide, você precisa saber tais instantes, ou seja, os ângulos de disparo necessários.
É a mesma ideia do exemplo que fiz no vídeo. Contudo, na prática, seria interessante ligar um diodo em série com o gatilho do SCR, a fim de garantir que a corrente de disparo flua somente em um sentido.
@@joaovictorcarvalhotereza obrigado
Áudio muito baixo? Aula muito boa
Obrigado por avisar, vou verificar essa questão do áudio nos próximos vídeos.
JOÃO EXCELENTE VIDEO - É O MELHOR DA INTERNET - PODE-ME DAR UMA ORIENTAÇÃO ? USANDO UM SCR PARA CONTROLAR A DESCARGA DE UM CAPACITOR DE MODO QUE ELE DESCARREGUE UMA CARGA MÁXIMA E COM VOLTAGEM MÁXIMA PARA TER MELHOR RENDIMENTO NO PROJETO . NESSAS CONDIÇÕES O GATE DO SCR DEVE DISPARAR NO MOMENTO EM QUE O CAPACITOR
ESTEJA O MAIS CARREGADO POSSÍVEL E COM VOLTAGEM MÁXIMA - O GATE DO SCR VAIS SER DISPARADO POR UMA CORRENTE GERADA PELA PRÓPRIA FONTE QUE CARREGA O CAPACITOR PARA HAVER SINCRONIZAÇÃO NO FUNCIONAMENTO DO MOTOR -
EXISTE UMA LIMITAÇÃO DE VALOR DE CORRENTE E VOLTAGEM PARA O SCR - EU JÁ SEI CALCULAR O RESISTOR NECESSÁRIO PARA ESSA LIMITAÇÃO - POR OUTRO LADO TEREI QUE USAR UM RESISTOR PARA ATRASAR O DISPARO DO GATE AFIM DE DAR TEMPO DO CAPACITOR SER CARREGADO - A MINHA DÚVIDA É QUAL
RESISTOR DEVO USAR DE FORMA A ATENDER 2 COISAS : PRIMEIRO A LIMITAÇÃO DE VOLTAGEM E CORRENTE NO GATE ( QUE JÁ SEI CALCULAR ) E SEGUNDO CONSEGUIR CARREGAR AO MÁXIMO O CAPACITOR E COM VOLTAGEM MÁXIMA ?
ATENCIOSAMENTE ALVARO TOLDA LIMA : alvaro.tolda@gmail.com
Obrigado, Álvaro. Te enviei um e-mail para trocarmos uma ideia sobre o circuito que você mencionou. Abraço!