Se você precisa de ajuda em algum projeto ou quer aumentar seu conhecimento com Looker Studio (Data Studio), entre em contato comigo no ayltoninacio.com.br e saiba mais sobre consultoria, aula particular e projetos. Deixe seu Like, tire dúvidas, compartilhe e inscreva-se no canal para acompanhar mais tutoriais e dicas.
Muito bem explicado, mas e se houver mais condições, por exemplo somando valores somente de determinados produtos em um tabela. Quero somar o total de vendas da câmera, total de venda PC, consigo fazer de uma vez ou somente produto a produto? Detalhe sendo combinação
Olá, obrigado. É possível. No caso de combinação precisa criar as métricas no nível do relatório. A lógica é a mesma, mas terá que usar AND e OR para mais testes. Ex: WHEN valor > 200 AND categoria = 'abc' THEN bonus
Boa noite, se fosse fazer um gráfico de % (campo na base) com hierarquia, como fazer o cálculo sem somar a % ?De forma nativa quando joga um campo de % ele já vem com soma.
Olá Aylton, ótimo vídeo! Parabéns! Poderia me ajudar numa dúvida? Como eu cálculo se X número de casos for >=95% dividido pelo número total de casos. Ou seja, ex. de 10 casos avaliados 03 passaram e quero a média dos 03 sobre o valor total de casos auditados. Já tentei aqui de todo jeito, mas não consigo encontrar a lógica. Desde já agradeço
Olá Aylton, para uma condicional de data, exemplo: Mostrar os resultados apenas dos últimos 7 dias, 3 dias, ontem e hoje por exemplo. Alguma luz, abraço. No excell normal seria =SOMASES(X;Y;hoje()-7)
Oi Gabriel, vc pode usar algo como DATE_DIFF(CURRENT_DATE(),data). Ele vai retornar a diferença de dias entre a data atual e o campo data, aí é só usar junto com as outras regras dentro de fórmulas condicionais.
Olá, Aylton, bom dia, estou com uma dúvida gigante e não encontrei solução em canto algum, você poderia me ajudar, por favor? Eu tenho uma fonte de dados com a previsão de demanda e o resultado diário para uma série de modais de transporte (ônibus, metrô, trem, etc). Eu adicionei um filtro para fazer visualizações desses resultados por semana. Ou seja, para a Semana 1 eu tenho 7 previsões e 7 resultados (na minha fonte de dados) para cada tipo de veículo e eu quero classificar meu desvio semanal de previsto e realizado. Se meu desvio semanal foi menor que 50% eu gostaria que ele fosse contabilizado em uma caixinha, se ficou entre 50 e 75 em outra caixinha e assim por diante, até ter os n modais distribuídos nas caixinhas que criei. Acontece que o datastudio olha para os dias de maneira individual, então se ele tiver classificações diárias diferentes ele acaba sendo contabilizado mais de uma vez em diferentes caixinhas. Ou seja, se no dia 1 o desvio na previsão de demanda do ônibus foi 45% ele entra em um caixinha, mas se no dia 4 o desvio foi de 65% ele é novamente contabilizado em outra caixinha, quando na verdade eu gostaria que o datastudio fizesse o somatório das previsões e resultados dos 7 dias e só então fizesse a classificação. Eu fiz algo parecido com: COUNT_DISTINCT(IF(realizado/previsto-1 > 0, modal, NULL)) - porém dessa forma ele faz visualização individual dos dados e não me serve, eu queria utilizar o total por modal, algo como um OVER (PARTITION BY modal, semana) ou algo assim Quando eu tento fazer: COUNT_DISTINCT(IF(SUM(realizado)/SUM(previsto)-1 > 0, modal, NULL)) - ele me retorna um erro dizendo que não posso misturar métricas e dimensões. A alternativa que eu encontrei foi trazer os dados consolidados por semana, e aí quando eu aplico o filtro para uma única semana por vez funciona bem, porém quando eu tento visualizar duas ou mais semanas de uma só vez ele acaba caindo na mesma situação, ele não consolida meu resultados por modal para então fazer essa checagem, entende? Consegue me ajudar? Me ajudaria muuuuuito. Desde já agradeço!
Oi Gabriel, eu gostaria muito de ajudar, mas precisaria olhar em detalhes seu case, de como a base está até a forma que quer apresentar, para assim combinar o que precisa com as possibilidades de recursos da ferramenta. E também entender certinho a lógica de tudo, pois cada case tem suas particularidades. Se vc tiver interesse, no meu site ayltoninacio.com.br tem meus contatos pra gente combinar uma call e desenhar esse projeto.
Olá Aylton, tudo bom? Veja se pode me ajudar, pois não encontrei em seus videos algo parecido. Tenho uma planilha com as seguintes coluna: Nome do Colaborador, Nome do Curso, Duração do Curso, Consumo e % Consumo. Todos as colinas estão somando perfeitamente (usei sua formula de horas), porém a coluna Duração do Curso tambem esta somando quando a pessoa assiste o mesmo curso mais de uma vez e gostaria que quando assitir uma ou duas e até mais não entre na soma de Duração do Conteudo, ou seja, somar, mas elimar os curso assistidos varias vezes.
Oi Adenilson, tudo joia!! É um caso para analisar em detalhes, mas pelo que entendi, se trata de algo mais relacionado com o tratamento dos dados na fonte. É possível criar várias regras de filtro no Data Studio em vários níveis, além de formas improvisadas, e essa última forma pode funcionar, mas somente analisando tudo em detalhes. Minha sugestão é criar sua regra na própria origem de dados com algum campo de filtro, ex: 1 para as linhas que devem entrar e 0 para outras, aí no Data Studio é só aplicar um filtro com base nisso. Ou ainda criar um processo simples de ETL para criar outra base somente com as linhas que devem entrar.
Olá, eu estou com dificuldade em somar os maiores valores de uma tabela, por exemplo, o três maiores valores de uma coluna. No Excel eu geralmente utilizo a fórmula: soma(maior(célula inicial:célula final;{1;2;3}))
Olá Marcelo. Existem várias maneiras. A mais fácil é com a função LARGE. Pesquise sobre ela e vai encontrar vários exemplos. Se precisar de ajuda e tiver interesse, entre em contato comigo pelo ayltoninacio.com.br
Olá Renata, coloque mais detalhes, por favor. Caso tenha interesse, entre em contato diretamente comigo pelo ayltoninacio.com.br e combinamos algo para analisar.
Professor Aylton, estou usando "dados combinados" para somar o CPM do Google Ads, do Facebook Ads, do Twitter Ads e dividindo por 3 para fazer um CPM médio das 3 plataformas. O problema é que qdo uma plataforma não tem campanha ativa, o valor do CPM dela é ZERO e com isso a divisão não poder mais ser por 3, teria que ser por 2. Se apenas uma plataforma tiver campanha ativa, só ela terá o CPM maior que ZERO, consequentemente não dividiria ou dividiria por 1. Você teria alguma sugestão de como criar essa lógica ? De somar apenas se o CPM for maior que ZERO e dividir pelo número de plataformas com campanhas ativas ou com CPM maior que ZERO tbm ? Muito obrigado pelo excelente canal !!
Oi Marcelo, você pode fazer uma fórmula com tudo que precisa ou criar campos separados. Vc vai precisar chegar no divisor fazendo testes lógicos, ex: (if(cpm_ga is null,0,1). Isso vai retornar 1 se o cpm do GA não for nulo. Aí vc soma com outra parte dessa que verifica o cpm do face e depois do twitter. Se tiver um nulo e dois com valores, o resultado será 2, aí temos o divisor. Na outra parte da fórmula ou outro campo você soma os 3 cpms, lembrando que se tiver nulo deve trocar para zero com IFNULL. Por fim, você terá a soma dos cpms e o divisor, aí é só dividir. Se precisar de ajuda, no meu site ayltoninacio.com.br tem meus contatos, aí podemos combinar uma hora para fazer, se tiver interesse.
Olá William! Desculpe a demora em responder, pois fiquei um tempo ausente. Espero que tenha dado tudo certo. De qualquer forma, até onde sei precisa estar público.
@@AyltonInacio Para hospedagem de um banco de dados, há algum servidor de graça ou baixo custo? Para fins de manipulação, estudos nada de cunho comercial ou de muitos acessos.
Olá, Aylton, tanto o IF e o Case dão formula invalida pra mim, A unica diferença que estou vendo é que a sua base de dados é o próprio o google sheets e o que eu uso é big query, será que é esse o motivo? Valeu
Oi Rodolfo, pode ser, mas teria que olhar em detalhes para confirmar. Se puder dar mais detalhes, inclusive com print, fica mais fácil para entender. Coloque tb a fórmula.
Olá tudo bem? Cara minha duvida é como faço para contar a quantidade de linhas de acordo com um criterio, por exemplo. case when motivo = "ATRASO" then count(entregas) end Preciso disso para depois calcular o percentual de atrasos sobre o total de entregas.
Oi Paulo, por padrão ele já faz a análise por linha se não estiver trabalhando com valores agregados (métricas). Sendo assim, pode ser algo como: case when motivo = "ATRASO" then 1 else 0 end Ai depois você agrega com SUM, ou já faz na fórmula mesmo SUM ( fórmula anterior )
Olá Rodolfo! Desculpe a demora em responder, pois fiquei um tempo ausente. Espero que tenha dado tudo certo. De qualquer forma, vc precisa usar Expressão Regular. No meu site e canal tem conteúdo sobre isso ;) ayltoninacio.com.br/blog/expressao-regular-regex-no-looker-data-studio
Aylton, blz? Como eu consigo fazer a % de um dados combinados? Estou quebrando a cabeça aqui e nada... Fiz os dados combinados e peguei o faturamento - investimento = lucro. Agora preciso pegar a % desse lucro para colocar a % dos sócios.
Oi Matheus, depende da sua regra de negócio, mas considerando o % do lucro sobre o investimento, vc pode fazer tudo em um campo só. Seria a sua fórmula do lucro dividido pelo investimento, fórmula matemática mesmo. Agora, se ainda não der, precisaria analisar sua base em detalhes para ver se tem algo atrapalhando ou faltando.
Eu tenho a seguinte situação no looker studio, eu tenho uma coluna na minha planilha chamada arrecadação única, para contar a arrecadação de maneira única por produto, porque tem produtos que duas empresas participam e cada uma obtém a receita sobre eles, mas a arrecadação é a mesma, pois é o mesmo produto, e a receita cada empresa tem a sua sobre aquele produto.
Eu uso em um gráfico de barras, e essa métrica para exibir a arrecadação única de todos os produtos por meses, juntamente com a receita.
Entretanto, eu tenho um gráfico de pizza, que mostra a porcentagem de participação de cada responsável, cada produto tem um responsável, e quando seleciono um responsável nesse gráfico de pizza, ele não mostra arrecadação sobre os produtos dele, vem tudo vazio, porque é usada a coluna de arrecadação única no gráfico de barras, e no de pizza eu uso na métrica a arrecadação do produto, e não arrecadação única do produto, tem alguma coisa que eu possa fazer? Para esse relacionamento funcionar entre os gráficos, já que o de barras usa a arrecadação única e o de pizza arrecadação do produto?
Olá Lucas, é um case muito específico, então teria que analisar todo o cenário para propor um caminho. Caso tenha interesse, entre em contato comigo através do ayltoninacio.com.br e combinamos uma análise completa.
Será que pode me ajudar, estou com um probleminha que não sei resolver, minha fonte de dados vem duma MySQL, e tem um campo de valor que o google data studio está arredondando os valor, então acaba excluindo os centavos e isso está influenciando no resultado final… alguém consegue me ajudar?
Oi Grazieli, se a formatação do campo (dado e casas decimais) estiver correta no MySQL, não é para ter problemas no Data Studio. Por exemplo, no MySQL vc deve ter 1000.50 para 1000 reais e 50 centavos. Já no Data Studio, na origem dos dados, o campo deve ser formatado com o tipo Número ou Moeda.
Se você precisa de ajuda em algum projeto ou quer aumentar seu conhecimento com Looker Studio (Data Studio), entre em contato comigo no ayltoninacio.com.br e saiba mais sobre consultoria, aula particular e projetos. Deixe seu Like, tire dúvidas, compartilhe e inscreva-se no canal para acompanhar mais tutoriais e dicas.
Excelente!!! Estava precisando desse insight. Parabéns pelo conteúdo!!
Valeu João. Abraço!
Muito obrigado, era exatamente o que estava procurando. Like e inscrito!
Obrigado
Muito claro. Didático. Top!
Muito bacana!
Aylton, muito obrigado. Eu estava há dias quebrando a cabeça pra resolver isso. Tem como dar mil likes?! Sucesso para você.
Valeu Paulo, infelizmente não tem, mas só esse feedback já vale os 1000 :). Abraço!
Obrigado!
Muito obrigada ✨✨✨
Muito bom ,Deus abençoe.
Obrigado Raphael, abraço!!
Muito bem explicado, mas e se houver mais condições, por exemplo somando valores somente de determinados produtos em um tabela. Quero somar o total de vendas da câmera, total de venda PC, consigo fazer de uma vez ou somente produto a produto? Detalhe sendo combinação
Olá, obrigado. É possível. No caso de combinação precisa criar as métricas no nível do relatório. A lógica é a mesma, mas terá que usar AND e OR para mais testes. Ex: WHEN valor > 200 AND categoria = 'abc' THEN bonus
Boa noite, se fosse fazer um gráfico de % (campo na base) com hierarquia, como fazer o cálculo sem somar a % ?De forma nativa quando joga um campo de % ele já vem com soma.
Olá Aylton, ótimo vídeo! Parabéns!
Poderia me ajudar numa dúvida? Como eu cálculo se X número de casos for >=95% dividido pelo número total de casos. Ou seja, ex. de 10 casos avaliados 03 passaram e quero a média dos 03 sobre o valor total de casos auditados. Já tentei aqui de todo jeito, mas não consigo encontrar a lógica.
Desde já agradeço
Olá Aylton, para uma condicional de data, exemplo: Mostrar os resultados apenas dos últimos 7 dias, 3 dias, ontem e hoje por exemplo. Alguma luz, abraço. No excell normal seria =SOMASES(X;Y;hoje()-7)
Oi Gabriel, vc pode usar algo como DATE_DIFF(CURRENT_DATE(),data). Ele vai retornar a diferença de dias entre a data atual e o campo data, aí é só usar junto com as outras regras dentro de fórmulas condicionais.
Olá, Aylton, bom dia, estou com uma dúvida gigante e não encontrei solução em canto algum, você poderia me ajudar, por favor?
Eu tenho uma fonte de dados com a previsão de demanda e o resultado diário para uma série de modais de transporte (ônibus, metrô, trem, etc). Eu adicionei um filtro para fazer visualizações desses resultados por semana. Ou seja, para a Semana 1 eu tenho 7 previsões e 7 resultados (na minha fonte de dados) para cada tipo de veículo e eu quero classificar meu desvio semanal de previsto e realizado. Se meu desvio semanal foi menor que 50% eu gostaria que ele fosse contabilizado em uma caixinha, se ficou entre 50 e 75 em outra caixinha e assim por diante, até ter os n modais distribuídos nas caixinhas que criei. Acontece que o datastudio olha para os dias de maneira individual, então se ele tiver classificações diárias diferentes ele acaba sendo contabilizado mais de uma vez em diferentes caixinhas. Ou seja, se no dia 1 o desvio na previsão de demanda do ônibus foi 45% ele entra em um caixinha, mas se no dia 4 o desvio foi de 65% ele é novamente contabilizado em outra caixinha, quando na verdade eu gostaria que o datastudio fizesse o somatório das previsões e resultados dos 7 dias e só então fizesse a classificação.
Eu fiz algo parecido com:
COUNT_DISTINCT(IF(realizado/previsto-1 > 0, modal, NULL)) - porém dessa forma ele faz visualização individual dos dados e não me serve, eu queria utilizar o total por modal, algo como um OVER (PARTITION BY modal, semana) ou algo assim
Quando eu tento fazer:
COUNT_DISTINCT(IF(SUM(realizado)/SUM(previsto)-1 > 0, modal, NULL)) - ele me retorna um erro dizendo que não posso misturar métricas e dimensões.
A alternativa que eu encontrei foi trazer os dados consolidados por semana, e aí quando eu aplico o filtro para uma única semana por vez funciona bem, porém quando eu tento visualizar duas ou mais semanas de uma só vez ele acaba caindo na mesma situação, ele não consolida meu resultados por modal para então fazer essa checagem, entende?
Consegue me ajudar? Me ajudaria muuuuuito. Desde já agradeço!
Oi Gabriel, eu gostaria muito de ajudar, mas precisaria olhar em detalhes seu case, de como a base está até a forma que quer apresentar, para assim combinar o que precisa com as possibilidades de recursos da ferramenta. E também entender certinho a lógica de tudo, pois cada case tem suas particularidades. Se vc tiver interesse, no meu site ayltoninacio.com.br tem meus contatos pra gente combinar uma call e desenhar esse projeto.
Bom dia, para saber quantos tem abertos e quantos fechados tem ensinando no seu canal?
Oi Alan, no momento não tem nenhum vídeo sobre esse case específico, mas está anotada como sugestão ;)
Olá Aylton, tudo bom?
Veja se pode me ajudar, pois não encontrei em seus videos algo parecido.
Tenho uma planilha com as seguintes coluna:
Nome do Colaborador, Nome do Curso, Duração do Curso, Consumo e % Consumo. Todos as colinas estão somando perfeitamente (usei sua formula de horas), porém a coluna Duração do Curso tambem esta somando quando a pessoa assiste o mesmo curso mais de uma vez e gostaria que quando assitir uma ou duas e até mais não entre na soma de Duração do Conteudo, ou seja, somar, mas elimar os curso assistidos varias vezes.
Oi Adenilson, tudo joia!! É um caso para analisar em detalhes, mas pelo que entendi, se trata de algo mais relacionado com o tratamento dos dados na fonte. É possível criar várias regras de filtro no Data Studio em vários níveis, além de formas improvisadas, e essa última forma pode funcionar, mas somente analisando tudo em detalhes. Minha sugestão é criar sua regra na própria origem de dados com algum campo de filtro, ex: 1 para as linhas que devem entrar e 0 para outras, aí no Data Studio é só aplicar um filtro com base nisso. Ou ainda criar um processo simples de ETL para criar outra base somente com as linhas que devem entrar.
Olá, eu estou com dificuldade em somar os maiores valores de uma tabela, por exemplo, o três maiores valores de uma coluna.
No Excel eu geralmente utilizo a fórmula: soma(maior(célula inicial:célula final;{1;2;3}))
Olá Marcelo. Existem várias maneiras. A mais fácil é com a função LARGE. Pesquise sobre ela e vai encontrar vários exemplos. Se precisar de ajuda e tiver interesse, entre em contato comigo pelo ayltoninacio.com.br
Tenho alguns dados que puxo diariamente e preciso saber a media diária que recebo de cada fornecedor, utilizei AVG, mas não deu certo.
Olá Renata, coloque mais detalhes, por favor. Caso tenha interesse, entre em contato diretamente comigo pelo ayltoninacio.com.br e combinamos algo para analisar.
Professor Aylton, estou usando "dados combinados" para somar o CPM do Google Ads, do Facebook Ads, do Twitter Ads e dividindo por 3 para fazer um CPM médio das 3 plataformas.
O problema é que qdo uma plataforma não tem campanha ativa, o valor do CPM dela é ZERO e com isso a divisão não poder mais ser por 3, teria que ser por 2.
Se apenas uma plataforma tiver campanha ativa, só ela terá o CPM maior que ZERO, consequentemente não dividiria ou dividiria por 1.
Você teria alguma sugestão de como criar essa lógica ?
De somar apenas se o CPM for maior que ZERO e dividir pelo número de plataformas com campanhas ativas ou com CPM maior que ZERO tbm ?
Muito obrigado pelo excelente canal !!
Oi Marcelo, você pode fazer uma fórmula com tudo que precisa ou criar campos separados. Vc vai precisar chegar no divisor fazendo testes lógicos, ex: (if(cpm_ga is null,0,1). Isso vai retornar 1 se o cpm do GA não for nulo. Aí vc soma com outra parte dessa que verifica o cpm do face e depois do twitter. Se tiver um nulo e dois com valores, o resultado será 2, aí temos o divisor. Na outra parte da fórmula ou outro campo você soma os 3 cpms, lembrando que se tiver nulo deve trocar para zero com IFNULL. Por fim, você terá a soma dos cpms e o divisor, aí é só dividir. Se precisar de ajuda, no meu site ayltoninacio.com.br tem meus contatos, aí podemos combinar uma hora para fazer, se tiver interesse.
Quero conectar um Banco de Dados, IP local serve ou precisa hospedar em um servidor e IP ser Público?
Olá William! Desculpe a demora em responder, pois fiquei um tempo ausente. Espero que tenha dado tudo certo. De qualquer forma, até onde sei precisa estar público.
@@AyltonInacio Para hospedagem de um banco de dados, há algum servidor de graça ou baixo custo? Para fins de manipulação, estudos nada de cunho comercial ou de muitos acessos.
Olá, Aylton, tanto o IF e o Case dão formula invalida pra mim, A unica diferença que estou vendo é que a sua base de dados é o próprio o google sheets e o que eu uso é big query, será que é esse o motivo? Valeu
Oi Rodolfo, pode ser, mas teria que olhar em detalhes para confirmar. Se puder dar mais detalhes, inclusive com print, fica mais fácil para entender. Coloque tb a fórmula.
Olá tudo bem?
Cara minha duvida é como faço para contar a quantidade de linhas de acordo com um criterio, por exemplo.
case
when motivo = "ATRASO" then count(entregas)
end
Preciso disso para depois calcular o percentual de atrasos sobre o total de entregas.
Oi Paulo, por padrão ele já faz a análise por linha se não estiver trabalhando com valores agregados (métricas). Sendo assim, pode ser algo como:
case
when motivo = "ATRASO" then 1
else 0
end
Ai depois você agrega com SUM, ou já faz na fórmula mesmo
SUM (
fórmula anterior
)
Como usar contém no lugar do =? when = 'imobiliario' then
No caso preciso usar um começa com ou contém no lugar do = tem como?
Olá Rodolfo! Desculpe a demora em responder, pois fiquei um tempo ausente. Espero que tenha dado tudo certo. De qualquer forma, vc precisa usar Expressão Regular. No meu site e canal tem conteúdo sobre isso ;)
ayltoninacio.com.br/blog/expressao-regular-regex-no-looker-data-studio
Aylton, blz?
Como eu consigo fazer a % de um dados combinados? Estou quebrando a cabeça aqui e nada...
Fiz os dados combinados e peguei o faturamento - investimento = lucro.
Agora preciso pegar a % desse lucro para colocar a % dos sócios.
Oi Matheus, depende da sua regra de negócio, mas considerando o % do lucro sobre o investimento, vc pode fazer tudo em um campo só. Seria a sua fórmula do lucro dividido pelo investimento, fórmula matemática mesmo. Agora, se ainda não der, precisaria analisar sua base em detalhes para ver se tem algo atrapalhando ou faltando.
Eu tenho a seguinte situação no looker studio, eu tenho uma coluna na minha planilha chamada arrecadação única, para contar a arrecadação de maneira única por produto, porque tem produtos que duas empresas participam e cada uma obtém a receita sobre eles, mas a arrecadação é a mesma, pois é o mesmo produto, e a receita cada empresa tem a sua sobre aquele produto.
Eu uso em um gráfico de barras, e essa métrica para exibir a arrecadação única de todos os produtos por meses, juntamente com a receita.
Entretanto, eu tenho um gráfico de pizza, que mostra a porcentagem de participação de cada responsável, cada produto tem um responsável, e quando seleciono um responsável nesse gráfico de pizza, ele não mostra arrecadação sobre os produtos dele, vem tudo vazio, porque é usada a coluna de arrecadação única no gráfico de barras, e no de pizza eu uso na métrica a arrecadação do produto, e não arrecadação única do produto, tem alguma coisa que eu possa fazer? Para esse relacionamento funcionar entre os gráficos, já que o de barras usa a arrecadação única e o de pizza arrecadação do produto?
Olá Lucas, é um case muito específico, então teria que analisar todo o cenário para propor um caminho. Caso tenha interesse, entre em contato comigo através do ayltoninacio.com.br e combinamos uma análise completa.
@@AyltonInacio Valeu, eu acabei conseguindo, mas obrigado!
Será que pode me ajudar, estou com um probleminha que não sei resolver, minha fonte de dados vem duma MySQL, e tem um campo de valor que o google data studio está arredondando os valor, então acaba excluindo os centavos e isso está influenciando no resultado final… alguém consegue me ajudar?
Oi Grazieli, se a formatação do campo (dado e casas decimais) estiver correta no MySQL, não é para ter problemas no Data Studio. Por exemplo, no MySQL vc deve ter 1000.50 para 1000 reais e 50 centavos. Já no Data Studio, na origem dos dados, o campo deve ser formatado com o tipo Número ou Moeda.