To say that this is not AMAZING is to deny the truth. Of course those were hard times everywhere in the world. But what I get is a sense of pride and order... and beauty! Congratulations to the creator of this composition of images! Can't wait to see part 2 and 3!!! Viva Portugal!
...e eu lembro-me do "amelador" galego e da vendedeira que apregoava "ólhá fava rica" e que fazia arte com a voz esganiçada, mas potente e que ao acabar o pregão na sílaba final de "rica" subia a voz até ao alto soprano! E isto tendo eu nascido em 1970! A minha socialização consciente é toda pós-25 - a nossa segunda abrilada - e mesmo assim, lembro-me dum tempo, que me parece distante e irreal! Ao olhar para estas imagens sinto amor, carinho, compaixão, orgulho, embora me entristeça a pobreza...
"Uma foto fala mais que mil palavras"! Elas deixam transparecer muita pobreza e tempos difíceis! No início do século XX o Estado de São Paulo, cá no Brasil, recebeu muitos irmãos portugueses, como imigrantes! Gente humilde e muito trabalhadora! Descendentes destes foram padrinhos de minha irmã! Ainda me lembro dos pães caseiros que Dna. Maria costumava fazer todas as semanas!
Vida dura, amarga que se vivia naqueles tempos difíceis... As pessoas hoje queixam-se de barriga cheia, sem sequer terem conhecimento do que realmente era a miséria há anos atrás! Um grande abraço de um português, e que lhe corra tudo bem meu amigo!!!
Acho maravilhoso como o mundo em geral mantinha firme suas tradições regionais até a primeira grande guerra. É uma lástima o que a globalização trouxe neste ponto a todos.
Incredible. Pre-motor car era. Everyone seems to be carrying something on their head, or their back - that's how things were delivered before vans and trucks.
Excelente,muito dos hábitos chegaram aos anos 60 próximo dos 70. Adoro este género de documentários,irei fazer trabalho,compilado para deixar aos meus netos. Obrigado
É uma tristeza olharmos para estes tempos e ainda mais para os tempos em que éramos REALMENTE grandiosos... O que éramos e o que, infelizmente, somos...
@@adelaidequintal8589 mas esse País de pessoas retrógradas ainda tinha as maiores colônias de todo o mundo. Não é pelas pessoas ou povo em si, mas sim pela simplicidade e cultura que fez que Portugal se mantesse tanto tempo como o maior império ultramarino quinhentista.
O que éramos? Em 1900? Um povo analfabeto constituído por uns coitados miseráveis comparados com outros países da altura e basta ver os documentários que por aí existem. O que poderíamos ter sido e não fomos é outra história que têm de remeter para D Sebastião, para a casa de Habsburgo (Filipe I, II e III) e as guerras que tinha na Europa, para o terramoto de 1755 e para todos os monarcas que empobreceram o país desde 1580.
@ayresabreu ...gostava de saber mais sobre isso! Sabe-me dizer como é que o crescimento económico era superior à média europeia nesse tempo? Ou talvez me saiba dizer onde indagar eu próprio? Obrigado, desde já
Sou brasileiro e nunca estudei a história contemporânea de Portugal então não tenho muita prioridade pra falar. Mas creio eu que o crescimento econômico do século XX em Portugal nada tenha a ver com o regime republicano, pois esse mesmo crescimento veio em quase todos os países do mundo neste século, seja ele monárquico ou republicano. É o capitalismo mundial, não que os governos necessariamente tivessem algo a ver. Peço perdão se falei bobagem, mas que Deus abençoe todo o mundo luso!
E creio que foi a Primeira República que cerebralmente lavou gerações e gerações de Portugueses com a lenga-lenga de que a democracia e liberdade nasceram em Portugal com o 5 de Outubro de 1910. Para citar as palavras de um grande historiador e professor de Contemporânea da Universidade Nova, o professor Paulo Jorge Fernandes - um Republicano - "a democracia e a liberdade nasceram em Portugal, na Monarquia Constitucional, com a revolução Setembrista". Tenho-o dito.
Só miséria. Que vergonha de sociedade. Crianças descalças a carregarem pesos incríveis, mulheres sem sapatos e sem instrução, pessoas que já pareciam velhas e nem sequer tinham 40 anos, tudo num ambiente porco e violento. Dizem agora alguns: "eram as tradições". Pois; a riqueza dos maiorais, o rei com um bom cavalo e vestido a rigor, os eclesiásticos bem paramentados e os agentes da ordem a exercitarem o cacete para malhar no povo. Isto é que são "os bons velhos tempos" que nos propõem os politiquitos da treta, chegados há pouco tempo à ribalta. Enfim; foi bom lembrar que o céu também tem fronteiras.
@ayresabreu Agradeco-lhe imensamente, cheio de espanto! Apesar de ser absolutamente patriótico, moderadamente nacional e convicto de que a nossa realeza faz parte intrínseca da nossa maneira de ser e da RES PUBLICA dos portugueses, também nao sabia nada disto! Estava convencido, que os pais da república queriam isto nos eixos, tendo-lhes saido o tiro pela culatra,"coitados"! O 1° presidente até foi padrinho de batismo do meu avô, o que criou enormes desavencas na vasta família, como calcula...
Tu sabes que o atentado provavelmente nem era dirigido à Família Real, certo? E especula-se que no entanto, se de facto foi virada para a Família Real, o atentado era só para vitimizar o Rei. Para já, os regidicidas, à bom Português, foram beber uns copitos num café que há na Baixa Lisboeta (e ainda existe, tens inclusivamente lá uma placa a dizer "foi aqui que os regicidas se abastaceram"). Portanto, partiam já nervosos e "aconchegados" para o acto.
@ayresabreu Olhe, se nao se importa e aqui, sem cerimónias, neste youtube um pouco dúbio, gostava de lhe propôr uma coisa: como tenho e terei mais dúvidas e perguntas, do que certezas e opinioes fundadas, se algo me interessar ou intrigar, e se nao o conseguir esclarecer noutro lado, escrever-lhe-ia pessoalmente pelo seu canal! Posso? Cumprimentos
E meu caro, na tua primeira resposta, dizes que em 1900 começaram a ver que a Monarquia ia cair, então investiram em educação - completamente errado. Não era inevitável a Monarquia ter caído - houve inclusivamente um debate desses na Universidade Nova de Lisboa, no núcleo de história Contemporânea. O que aconteceu foi que a Monarquia não se conseguiu adaptar - não por falta de visão dos monarcas - mas devido a governos incompetentes - como o de João Franco, que introduz um sufrágio (...)
comecaram a investir na educacao quando viram que se calhar monarquia estava em vias de extincao, olha para as datas da escolas primarias em portugal, das universidades das pontes das auto estradas das grandes empresas, cimentos, petroleo, adubos etc antes ou depois de do estado novo?
A própria Rainha D. Amélia dizia que tinha que apertar a mão a regicidas - é porque ela sabia quem eram - aliás, estava tudo pormenorizado nos dossiers que arregimentaram sobre o regicidio - e só existiam duas cópias - uma num tribunal aqui em Lisboa; e outro levou-o D. Manuel II para o exílio. O do tribunal de Lisboa, desapareceu depois de 1910. O de D. Manuel II, foi roubado nos anos 20 - a casa dele em Londres foi remexida, não lhe levaram mais nada para além desse dossier. Enfim...
Naquele tempo havia muito pior qualidade de vida e, a vida era mais pobre para quase toda a população. Os senhores letrados eram muito poucos e passava-se muito mais fome do que agora. A ciência deu um salto gigante em todas as áreas mas, ainda hoje se recorre muitas vezes aos saberes dos antepassados. Apesar de hoje termos a globalização que seria vista como a união dos povos no sentido de lhes trazendo uma melhor e grande qualidade de vida essa grandeza de ideia falhou. Porque sente-se que as pessoas apesar de terem o mundo na mão através de um aparelho os conceitos morais que regem as sociedades não são aplicados. Contrariamente, no passado as pessoas eram mais unidas e solidárias. E outros assuntos mais melindroso...a sociedade pouco ou nada mudou, infelizmente.
@19561127 Por isso, o facto do Rei se ter ido embora, não resolveu nada. Aliás, o Rei deveria ter ficado, mas esse é outro tema de conversa. O que deveria ter acontecido era uma revolução no sentido de mentalidade da classe política. Mas pelo que já entendi, e com um povo destes, será muito complicado. Já Junot, num livro que pude ler há algum tempo, nas suas cartas a Napoleão, dizia que os Portugueses eram um povo de cabeça-dura. E verdade seja dita, o Francês até tinha razão.
David Sousa como tu dizes o povo português é de cabeça dura , esqueceste de dizer que tu com o teu nome português és o expoente màximo , o que tem a cabeça mais dura . Pascàcio
Estás a brincar comigo? Isso é uma piada de mau gosto, ou estás a falar a sério? Se estiveres a falar a sério, estás a falar sem conhecimento - pura ignorância - vai ver o programa educacional da Monarquia Constitucional - de 1900 a 1910, tens o maior investimento em educação que Portugal assistiu no período constitucional monárquico. Compra a obra do Oliveira Marques, neste caso, creio que é o volume VII - Da Monarquia para a República. Aí sim, já poderás comentar com conhecimento de base.
Pelos comentários que aqui vejo, não há nada de novo. É por isso que a cultura e educação não chega ao nosso povo...mas quando tudo começou no topo nada de novo e bom é o final.
@@okguimacedo vou tentar passar-te as páginas em específico, mas podes começar pelo calhamaço do Oliveira Marques como indiquei no comentário original (ele tem lá análises e números sobre o volume de dinheiro dispendido no investimento no ensino pelo Estado).
@19561127 Muito honestamente não entendo como é que as pessoas conseguem ser capazes de dizer muito mal do Portugal Monárquico, mas depois desfazem-se em elogios à Primeira República (bem, e a todas as outras). A questão, para já, nem estava centrada no chefe-de-estado, mas sim na classe político que era podre já neste século, que nos parece tão longínquo, e também hoje em dia. E sejamos honestos caramba, a República não trouxe progresso económico ou humanístico para o nosso país.
o ultimo ano de ditadura chamada ditadura foi melhor ano economico de sempre de portugal nunca poduzimos tanto e exportamos tanto e crescemos tanto, portugal fazia parte do fmi, so que na altura de salazar emprestavamos dinheiro nao iamos la de mao esticada
E nessa mesma obra, e se quiseres outra bibliografia, contacta-me, porque posso fornecer-te listas e listas de bibliografia que eu li - e tive que ler para o meu curso (umas com gosto, outras com menos gosto) - e terei todo o gosto em ajudar-te nesse sentido. E já agora, para terminar, és tu que pagas as mordomias do Presidente da República? Porque eu e a minha família pagamos impostos. Esse comentário é um insulto - e espero que sem intenção.
em que sentido? - o senhor devia saber que pobreza não é miséria - muitas vezes é exatamente o contrário: na cultura popular cristã, a pobreza e a dignidade no viver vão de mãos dadas
Então para ti, Portugal só passa a existir de 1926? Isso é ridículo... as pessoas têm que desmistificar a pessoa do Salazar, que era tudo perfeito e éramos uma super-potência; e a de que o Portugal Monárquico era tudo pobre, ou a morrer de fome e peste. Enfim, já vi que este debate não vai a lado nenhum. Se ainda assim quiseres bibliografia, diz - pode fazer-te bem ler alguns livros sobre a história de Portugal (desde que de bons historiadores, e não jornalistas que gostam de fazer biografias).
(...) que restringia imenso a possibilidade de voto, bloqueando a classe média do cenário político - creio que por volta de 1905 ou 1906, não tenho a certeza (ou até em 1907). De qualquer das formas, eu quero ter liberdade para dizer o que penso - tu estás aqui a opinar que preferias uma República ditatorial a uma República democrática - pois eu digo-te meu caro, mil vezes uma República democrática, que uma ditadura. Se fosse uma ditadura, não poderias dizer o que disseste sobre o governo.
a monarquia teve 500 anos. em 500 anos nem escolas primarias fizeram, salazar fez em 50 anos o que a monarquia nao fez em 500, podem crer que portugal ainda nao viu ultima ditadura, basta ver as colonias como estavam em 1910 e em 74
E já agora, não era o teu louvado Salazar que dizia: "Um povo culto é ingovernável"? - é porque hoje, muito sinceramente, tens muitas pessoas que não sabem valorizar a educação que recebem, e dão erros espectaculares na língua Lusitana. Creio que é também o teu caso, e deverias averiguar a situação. Para assassinar a língua Portuguesa, já basta o Acordo Ortográfico.
entao e quem pagaria a mordomias do rei tu? a monarquia nem escolas primarias fez, foi salazar que fex escolas primarias, e desenvolveu as colonias e economia em 50 anos, salazar fez em 50 o que a monarquia nao fez em 500 anos
Que saudades deste canal, que tanta música e compositores portugueses me ensinou
To say that this is not AMAZING is to deny the truth. Of course those were hard times everywhere in the world. But what I get is a sense of pride and order... and beauty!
Congratulations to the creator of this composition of images! Can't wait to see part 2 and 3!!! Viva Portugal!
Magnífico espólio e testemunho histórico - obrigado por divulgar!
Espectacular!
O que mais me impressiona: todos ja mortos!
...e eu lembro-me do "amelador" galego e da vendedeira que apregoava "ólhá fava rica" e que fazia arte com a voz esganiçada, mas potente e que ao acabar o pregão na sílaba final de "rica" subia a voz até ao alto soprano! E isto tendo eu nascido em 1970! A minha socialização consciente é toda pós-25 - a nossa segunda abrilada - e mesmo assim, lembro-me dum tempo, que me parece distante e irreal! Ao olhar para estas imagens sinto amor, carinho, compaixão, orgulho, embora me entristeça a pobreza...
"Uma foto fala mais que mil palavras"! Elas deixam transparecer muita pobreza e tempos difíceis!
No início do século XX o Estado de São Paulo, cá no Brasil, recebeu muitos irmãos portugueses, como imigrantes! Gente humilde e muito trabalhadora! Descendentes destes foram padrinhos de minha irmã! Ainda me lembro dos pães caseiros que Dna. Maria costumava fazer todas as semanas!
Vida dura, amarga que se vivia naqueles tempos difíceis... As pessoas hoje queixam-se de barriga cheia, sem sequer terem conhecimento do que realmente era a miséria há anos atrás! Um grande abraço de um português, e que lhe corra tudo bem meu amigo!!!
Pobreza?
Acho maravilhoso como o mundo em geral mantinha firme suas tradições regionais até a primeira grande guerra. É uma lástima o que a globalização trouxe neste ponto a todos.
Incredible. Pre-motor car era. Everyone seems to be carrying something on their head, or their back - that's how things were delivered before vans and trucks.
Yeah, they didn’t have money for a donkey to pull a marking trade
Excelente,muito dos hábitos chegaram aos anos 60 próximo dos 70.
Adoro este género de documentários,irei fazer trabalho,compilado para deixar aos meus netos.
Obrigado
que relíquias!
É uma tristeza olharmos para estes tempos e ainda mais para os tempos em que éramos REALMENTE grandiosos... O que éramos e o que, infelizmente, somos...
1890-1910 éramos muito maus economicamente e pobres, qualidade de vida 0
Tudo por causa do cavaco silva....ladrao....guterres...ladra.
Se em 1910 as pessoas eram tão retrógradas imagina no tempo dos descobrimentos acho q.andavam tudo demandados.
@@adelaidequintal8589 mas esse País de pessoas retrógradas ainda tinha as maiores colônias de todo o mundo. Não é pelas pessoas ou povo em si, mas sim pela simplicidade e cultura que fez que Portugal se mantesse tanto tempo como o maior império ultramarino quinhentista.
O que éramos? Em 1900? Um povo analfabeto constituído por uns coitados miseráveis comparados com outros países da altura e basta ver os documentários que por aí existem.
O que poderíamos ter sido e não fomos é outra história que têm de remeter para D Sebastião, para a casa de Habsburgo (Filipe I, II e III) e as guerras que tinha na Europa, para o terramoto de 1755 e para todos os monarcas que empobreceram o país desde 1580.
Lembro-me bem deste Portugal, estive por aí na minha encarnação anterior...
E o país do meu amor tenho fé em um dia irei em Portugal
@ayresabreu
...gostava de saber mais sobre isso! Sabe-me dizer como é que o crescimento económico era superior à média europeia nesse tempo? Ou talvez me saiba dizer onde indagar eu próprio? Obrigado, desde já
Importantes imagens.
Muito Legal parabéns =)
Minha queria tri vovozinha tinha apenas 13 anos em 1910
Correction = Fotografias do fotografo Frances Chusseau-Flaviens, arquivadas na George Eastman House Rochester, E. U. A (Museu da Kodak).
Sou brasileiro e nunca estudei a história contemporânea de Portugal então não tenho muita prioridade pra falar. Mas creio eu que o crescimento econômico do século XX em Portugal nada tenha a ver com o regime republicano, pois esse mesmo crescimento veio em quase todos os países do mundo neste século, seja ele monárquico ou republicano. É o capitalismo mundial, não que os governos necessariamente tivessem algo a ver. Peço perdão se falei bobagem, mas que Deus abençoe todo o mundo luso!
agora esta td na mesma mas com audi e iphone.Grandes fotos.ainda me lembro do homem que vendia gravatas na rua em santos.e das citroen do peixe.
E creio que foi a Primeira República que cerebralmente lavou gerações e gerações de Portugueses com a lenga-lenga de que a democracia e liberdade nasceram em Portugal com o 5 de Outubro de 1910. Para citar as palavras de um grande historiador e professor de Contemporânea da Universidade Nova, o professor Paulo Jorge Fernandes - um Republicano - "a democracia e a liberdade nasceram em Portugal, na Monarquia Constitucional, com a revolução Setembrista". Tenho-o dito.
Só miséria. Que vergonha de sociedade. Crianças descalças a carregarem pesos incríveis, mulheres sem sapatos e sem instrução, pessoas que já pareciam velhas e nem sequer tinham 40 anos, tudo num ambiente porco e violento. Dizem agora alguns: "eram as tradições". Pois; a riqueza dos maiorais, o rei com um bom cavalo e vestido a rigor, os eclesiásticos bem paramentados e os agentes da ordem a exercitarem o cacete para malhar no povo. Isto é que são "os bons velhos tempos" que nos propõem os politiquitos da treta, chegados há pouco tempo à ribalta. Enfim; foi bom lembrar que o céu também tem fronteiras.
❤
O que é que sao aqueles "toldos" bicudos na procissao aos minutos 8:01?
@RipperFull123 Sim, parece que a República melhorou muito o país. Muito pelo contrário, piorou a situação económica.
mas Portugal economicamente era pobre no tempo da monarquia devido a guerra civil
@ayresabreu
Agradeco-lhe imensamente, cheio de espanto! Apesar de ser absolutamente patriótico, moderadamente nacional e convicto de que a nossa realeza faz parte intrínseca da nossa maneira de ser e da RES PUBLICA dos portugueses, também nao sabia nada disto! Estava convencido, que os pais da república queriam isto nos eixos, tendo-lhes saido o tiro pela culatra,"coitados"! O 1° presidente até foi padrinho de batismo do meu avô, o que criou enormes desavencas na vasta família, como calcula...
Tu sabes que o atentado provavelmente nem era dirigido à Família Real, certo? E especula-se que no entanto, se de facto foi virada para a Família Real, o atentado era só para vitimizar o Rei.
Para já, os regidicidas, à bom Português, foram beber uns copitos num café que há na Baixa Lisboeta (e ainda existe, tens inclusivamente lá uma placa a dizer "foi aqui que os regicidas se abastaceram"). Portanto, partiam já nervosos e "aconchegados" para o acto.
Ele está lá e eu aqui no Brasil 😔😢😭
Quem??
@Rotebuehl1 Imagino, pois! E sim, é claro que me pode contactar, enviando-me mensagem pessoal! Cumprimentos.
@ayresabreu
Olhe, se nao se importa e aqui, sem cerimónias, neste youtube um pouco dúbio, gostava de lhe propôr uma coisa: como tenho e terei mais dúvidas e perguntas, do que certezas e opinioes fundadas, se algo me interessar ou intrigar, e se nao o conseguir esclarecer noutro lado, escrever-lhe-ia pessoalmente pelo seu canal! Posso? Cumprimentos
E meu caro, na tua primeira resposta, dizes que em 1900 começaram a ver que a Monarquia ia cair, então investiram em educação - completamente errado. Não era inevitável a Monarquia ter caído - houve inclusivamente um debate desses na Universidade Nova de Lisboa, no núcleo de história Contemporânea. O que aconteceu foi que a Monarquia não se conseguiu adaptar - não por falta de visão dos monarcas - mas devido a governos incompetentes - como o de João Franco, que introduz um sufrágio (...)
comecaram a investir na educacao quando viram que se calhar monarquia estava em vias de extincao, olha para as datas da escolas primarias em portugal, das universidades das pontes das auto estradas das grandes empresas, cimentos, petroleo, adubos etc antes ou depois de do estado novo?
Meu amigo, sabe quantos anos tem a Universidade de Coimbra? É só a mais velha do mundo, ou Europa, com 400 anos!!!
@@antoniocastro4371 uma das mais velhas, não a mais velha
@@antoniocastro4371 mesmo assim poucos tinham acesso à universidade, depois que os jesuítas foram expulsos o número de alunos desceu drasticamente
Célia de Souza Barreto de caldas
A própria Rainha D. Amélia dizia que tinha que apertar a mão a regicidas - é porque ela sabia quem eram - aliás, estava tudo pormenorizado nos dossiers que arregimentaram sobre o regicidio - e só existiam duas cópias - uma num tribunal aqui em Lisboa; e outro levou-o D. Manuel II para o exílio. O do tribunal de Lisboa, desapareceu depois de 1910. O de D. Manuel II, foi roubado nos anos 20 - a casa dele em Londres foi remexida, não lhe levaram mais nada para além desse dossier. Enfim...
Eu apareço numa foto
Naquele tempo havia muito pior qualidade de vida e, a vida era mais pobre para quase toda a população. Os senhores letrados eram muito poucos e passava-se muito mais fome do que agora. A ciência deu um salto gigante em todas as áreas mas, ainda hoje se recorre muitas vezes aos saberes dos antepassados. Apesar de hoje termos a globalização que seria vista como a união dos povos no sentido de lhes trazendo uma melhor e grande qualidade de vida essa grandeza de ideia falhou. Porque sente-se que as pessoas apesar de terem o mundo na mão através de um aparelho os conceitos morais que regem as sociedades não são aplicados. Contrariamente, no passado as pessoas eram mais unidas e solidárias. E outros assuntos mais melindroso...a sociedade pouco ou nada mudou, infelizmente.
@19561127 Por isso, o facto do Rei se ter ido embora, não resolveu nada. Aliás, o Rei deveria ter ficado, mas esse é outro tema de conversa. O que deveria ter acontecido era uma revolução no sentido de mentalidade da classe política. Mas pelo que já entendi, e com um povo destes, será muito complicado. Já Junot, num livro que pude ler há algum tempo, nas suas cartas a Napoleão, dizia que os Portugueses eram um povo de cabeça-dura. E verdade seja dita, o Francês até tinha razão.
David Sousa como tu dizes o povo português é de cabeça dura , esqueceste de dizer que tu com o teu nome português és o expoente màximo , o que tem a cabeça mais dura . Pascàcio
@@manuelbibe1570 Ahaha! Exactamente! Bem hajas, seu biltre!
Red dead redemption
Todos os reis de Portugal: th-cam.com/video/VUpFAwXk5Z0/w-d-xo.html
Estás a brincar comigo? Isso é uma piada de mau gosto, ou estás a falar a sério? Se estiveres a falar a sério, estás a falar sem conhecimento - pura ignorância - vai ver o programa educacional da Monarquia Constitucional - de 1900 a 1910, tens o maior investimento em educação que Portugal assistiu no período constitucional monárquico. Compra a obra do Oliveira Marques, neste caso, creio que é o volume VII - Da Monarquia para a República. Aí sim, já poderás comentar com conhecimento de base.
Pelos comentários que aqui vejo, não há nada de novo. É por isso que a cultura e educação não chega ao nosso povo...mas quando tudo começou no topo nada de novo e bom é o final.
Amigo será que me podes dar algumas fontes sobre esse plano educacional?
@@okguimacedo vou tentar passar-te as páginas em específico, mas podes começar pelo calhamaço do Oliveira Marques como indiquei no comentário original (ele tem lá análises e números sobre o volume de dinheiro dispendido no investimento no ensino pelo Estado).
@@AvatarMarxon90 obrigado
@@AvatarMarxon90 volume VII ou XI?
@19561127 Muito honestamente não entendo como é que as pessoas conseguem ser capazes de dizer muito mal do Portugal Monárquico, mas depois desfazem-se em elogios à Primeira República (bem, e a todas as outras). A questão, para já, nem estava centrada no chefe-de-estado, mas sim na classe político que era podre já neste século, que nos parece tão longínquo, e também hoje em dia. E sejamos honestos caramba, a República não trouxe progresso económico ou humanístico para o nosso país.
consulte centenariodarepublica . org
o ultimo ano de ditadura chamada ditadura foi melhor ano economico de sempre de portugal nunca poduzimos tanto e exportamos tanto e crescemos tanto, portugal fazia parte do fmi, so que na altura de salazar emprestavamos dinheiro nao iamos la de mao esticada
E nessa mesma obra, e se quiseres outra bibliografia, contacta-me, porque posso fornecer-te listas e listas de bibliografia que eu li - e tive que ler para o meu curso (umas com gosto, outras com menos gosto) - e terei todo o gosto em ajudar-te nesse sentido.
E já agora, para terminar, és tu que pagas as mordomias do Presidente da República? Porque eu e a minha família pagamos impostos. Esse comentário é um insulto - e espero que sem intenção.
@businesscoutinho tempos "grandiosos "de miséria.
em que sentido? - o senhor devia saber que pobreza não é miséria - muitas vezes é exatamente o contrário: na cultura popular cristã, a pobreza e a dignidade no viver vão de mãos dadas
miséria?
ok -i-
Então para ti, Portugal só passa a existir de 1926? Isso é ridículo... as pessoas têm que desmistificar a pessoa do Salazar, que era tudo perfeito e éramos uma super-potência; e a de que o Portugal Monárquico era tudo pobre, ou a morrer de fome e peste. Enfim, já vi que este debate não vai a lado nenhum. Se ainda assim quiseres bibliografia, diz - pode fazer-te bem ler alguns livros sobre a história de Portugal (desde que de bons historiadores, e não jornalistas que gostam de fazer biografias).
(...) que restringia imenso a possibilidade de voto, bloqueando a classe média do cenário político - creio que por volta de 1905 ou 1906, não tenho a certeza (ou até em 1907). De qualquer das formas, eu quero ter liberdade para dizer o que penso - tu estás aqui a opinar que preferias uma República ditatorial a uma República democrática - pois eu digo-te meu caro, mil vezes uma República democrática, que uma ditadura. Se fosse uma ditadura, não poderias dizer o que disseste sobre o governo.
@cmleitao52 Atrasado hoje em dia, porque à época tinha um crescimento económico superior à média europeia...
a monarquia teve 500 anos. em 500 anos nem escolas primarias fizeram, salazar fez em 50 anos o que a monarquia nao fez em 500, podem crer que portugal ainda nao viu ultima ditadura, basta ver as colonias como estavam em 1910 e em 74
E já agora, não era o teu louvado Salazar que dizia: "Um povo culto é ingovernável"? - é porque hoje, muito sinceramente, tens muitas pessoas que não sabem valorizar a educação que recebem, e dão erros espectaculares na língua Lusitana. Creio que é também o teu caso, e deverias averiguar a situação. Para assassinar a língua Portuguesa, já basta o Acordo Ortográfico.
quando e que ele disse isso? tretas nunca disse nada disso.
Não sei porque falam tanto em língua., na minha opinião a língua tem que mudar de acordo com a evolução a alfa betizacao e migração..
entao e quem pagaria a mordomias do rei tu? a monarquia nem escolas primarias fez, foi salazar que fex escolas primarias, e desenvolveu as colonias e economia em 50 anos, salazar fez em 50 o que a monarquia nao fez em 500 anos
Grandes tempos de miséria...
"miséria"?
nem estradas, nem fabricas nem nada eram uma familia de cromos que so sabia fazer uma coisa gastar dinheiro dos outros
a minha familia em 1900 tinha mais dinheiro que o rei d carlos alias eram amigos dos monarcas e emprestaram lhes dinheiro que nunca mais viram
Tambem digo #mas nao p todos