O problema não é fazer a faculdade, mas sim passar em um concurso e ter a certeza de uma estabilidade financeira e poder cursar um nível superior, que é o meu caso e acho que seja a situação da grande maioria também.
A pior cagada foi do sindicato dos técnicos concordar que o cargo seja de nível superior, sendo que não há nenhuma intenção de igualar a remuneração com o cargo de analista
as atividades de técnico judciário evoluíram muito com o processo eletrônico e com isso aumentaram as complexidades das diversas atividades desenvolvidas pelos técnicos. Isso tudo aproximou quase 100% das atribuições dos analistas, por isso o objetivo final disso tudo é diminuir as distâncias salariais.
É uma doideira mesmo. Deixei de estudar para o TRE por causa disso e mesmo que volte, não terei tempo hábil para dar continuidade. Que coisa! Decide logo! É inconstitucional, mas conseguiram dar um banho de água fria em muitos concurseiros que estavam decididos em realizar essa. Comprei até combo com as matérias, gastei dinheiro desempregada. Muito chato isso. Brasil mesmo.
O bom é ter concurso para que gente como nós que não tem QI (Quem Indica) consiga entrar nesses cargos, você acha mesmo que um Zé ninguém como você conseguiria um cargo com estabilidade só mostrando serviço? Até em outros países que os vira-latas daqui veem como "perfeitos" são cheios de "costas quentes" em cargos de órgãos públicos.
Estou na mesma situação. Essa novela é muito ruim Alexandre de Morais deveria se pronunciar e dar logo uma canetada nisso. Ao invés de ter derrubado o app X, ele acabou destruindo minha punhetinha diária.
Você falou tudo. Um curso tecnólogo vc paga mixaria faz umas provas a cada 3 meses e pronto não fica dependendo de concursos só de nível médio até pq o nível médio é o novo nível fundamental
Não indico fazer mais tecnólogo... No mínimo hoje bacharelado ou licenciatura, no meu estado e estados vizinhos estão (municípios também) já estão criando leis para somente Graduação bacharel ou licenciatura poderão assumir, ou seja, tecnólogo já não é aceito... Leis de 2021 e já vigentes.
Bom dia ,Matheus! É isso mesmo o mais plausível, é foca em um tecnólogo para não fica dependendo dessas brigas jurídica. No meu caso estou fazendo marketing digital EAD, principalmente por causa dos concursos. No em julho de 2025 termino. Obs: tecnólogo apenas 2 anos ja servi para quase 90% dos concursos públicos
O STF deve sentar sobre esse processo por um tempo. Até 2025 vão encaminhar algum projeto de PCCS dos servidores para o congresso e inserir essa mudança do nível para regularizar tudo.
Quando eu ouvir o cochichos de nivel superior para determinados cargos corri e iniciei um tecnólogo de 2 anos. Já estou prestes a terminar. Nao adianta bater o pé e ficar choromigando. Não perder tempo 😅
@@babadosdosfamosos2608 curso de Gestão Pública sai +/- 200 reais por mês em um período de 1 ano e meio. Além de precisar estudar só umas 2-3 horas semanalmente no EaD. As pessoas que não teriam condições de algo do gênero, seja por tempo ou dinheiro, são a minoria da minoria.
Eu vou fazer a prova na Fé. nao tenho curso superior, e tenho quase certeza que nao passarei nas primeiras colocações se Deus ajudar eu ficar pelo menos no cadastro de reserva ai providencio um tecnólogo. Um concurso desses demora sair, nao vou perder a oportunidade. Seja o que Deus quiser.
Já sou formado e concursado, vou deixar um aviso: comecem o quanto antes, os estados já estão criando leis que somente BACHAREL E LICENCIATURA poderão assumir ensino superior em determinadas áreas... A sorte é que já fiz bacharelado, porém não fiquei pensando muito, só fiz. Foi sofrido, mas resolvido, agora já estou terminando a segunda pós graduação e concursado.
Há dois anos eu me inscrevi para um curso preparatório para TSE unificado, veio essa lei, acabei não me preparando mais e ainda não me inscrevi para fazer a prova. Hoje estou completamente arrependido e angustiado, pois parece que vai mudar tudo agora.
Se você não começou faculdade ainda, faça tecnólogo, dê uma pesquisada sobre as exigências do cargo que quer. Pra mim, como já estou no terceiro ano de faculdade, não vale a pena.@@Leticia-kv5ls
@@Leticia-kv5ls cara, se vc tiver condições, faça um bacharelado logo (administração pública, contabilidade, direito, etc)... Essa parada de tecnólogo é uma gambiarra complicada dms, melhor se garantir num bacharelado, 4 anos num instante se passa... Eu comecei direito um dia desses e vai fazer 2 anos que terminei, é um piscar de olhos e até lá vão surgir muitas outras oportunidades e você vai me agradecer por esse conselho.
@@MalditaFccJá sou formado e concursado, vou deixar um aviso: comecem o quanto antes, os estados já estão criando leis que somente BACHAREL E LICENCIATURA poderão assumir ensino superior em determinadas áreas... A sorte é que já fiz bacharelado, porém não fiquei pensando muito, só fiz. Foi sofrido, mas resolvido, agora já estou terminando a segunda pós graduação e concursado. Exemplos: LC 777/21 e 774/21 de Santa Catarina, existem muito mais em outros estados.. estão devagarinho dificultando.
Lógico, com uniesquina a torto e a direito oferecendo graduações e tecnólogos, vocês esperam o que? Trouxa é quem dorme no ponto e não se adequa. Se estão exigindo nível superior, então comece um superior, oras! Faz parte do jogo. Só gente imatura fica nessas reclamações, querendo que as coisas fiquem estáticas para sempre, sem mudança e evolução alguma. Os espertos entendem o jogo e jogam de acordo com as novas regras, é simples. E outra: se vc estuda para concurso, vc já é uma pessoa bem mais esclarecida que uns 90% da população eu diria. Dessa forma, não faz nem sentido vc querer parar no ensino médio sem buscar nem um técnólogo que seja, que é a mesma coisa que um superior só que em menos tempo.
@@d.c.campos4998 a grande massa de concursos para nível médio que vejo hoje são municipais e pagam entre 1 e 2 salários mínimos. Um brasileiro médio não vive com isso.
Tem a celebre frase: "faculdade virou o novo ensino médio". Infelizmente, ou felizmente vai saber. Se a pessoa estuda pra concurso com afinco, está disposta a estudar uma faculdade.
Estou no 2º semestre de gestão pública e estudando para o TSE. É bem provável que, se eu passar, deva demorar aí 1 a 2 anos para ser chamado, então ta suave.
Exatamente isso! O pessoal se ilude achando que o STF não é a favor, até pq se fosse contra já teriam proposto a ADI e derrubado antes.... E detalhe que o Zanin, podendo deferir a liminar, resolveu pedir informações e jogou pro Plenário resolver.... SE cair, apostaria que vão passar uma lei com o msm texto...
@@caroltukComo que teriam derrubado antes? O STF ja tinha rejeitado a ADI proposta com vício de legitimidade, que inclusive, tinha uma associação do MPU no meio. A lei é claramente inconstitucional. Era óbvio que a PGR ia entrar com a ADI e não demorou nada pra isso acontecer. O 9, chefe do executivo, indicou o Gonet pra PGR e vocês sabem quem controla as rédeas ali. Em que pese o MP/Judiciário tenham autonomia financeira, suas propostas orçamentárias devem ser compatíveis com a LDO e LOA. Começa assim, nível superior ali, depois equiparação salarial lá, depois é reforma administrativa aqui, pois, para o governo, servidor é despesa. O STF não tem culhão de dar iniciativa em lei com esse tipo de proposta, já basta o tanto que eles legislam durante o exercício da função jurisdicional.
@@fabriciosevero99 Você acha que nenhum dos ministros do STF conhece algum legitimado pra dar um "toque" e propor uma ADI? Vc sabe que não é só o PGR que pode propor ADI, ná? Um partido de oposição com representação no congresso poderia, p.e. (vários, portanto...) Fora que a lei é de 2023, salvo engano, mais de um ano de vigência... quando os poderes querem, as coisas acontecem e andam rápido, simples assim... independente do vício de iniciativa, se houvesse interesse politico, já teria caído a lei... talvez caia, talvez façam um malabarismo pra manter... mas EU não contaria com isso p/ os concursos próximos, mas vc é livre pra gastar $$ com cursos e dar $$ para os msm coaches que prometiam a queda da lei com a ADI anterior :D
o acordo contempla a reestruturação da carreira, na medida em que propõe alteração da Lei 10.855/2004, colocando as atribuições do Técnico do Seguro Social (TSS) como estratégicas e finalísticas para o governo. Também foi possível garantir a implantação do Comitê Gestor da Carreira que deverá ser permanente. O comitê irá tratar inicialmente do pleito de exigência de nível superior como requisito para ingresso nos cargos de nível médio.
É inconstitucional? Sim! Isso quer dizer alguma coisa na prática? Não muito. Ate porque a constituição nao passa de um documento que serve pra ratificar o pode da classe que domina o país. Inclusive a parte que domina o sistema de ensina superior privado no país QUE RENDE MUITA GRANA TODOS OS ANOS ÃS CUSTAS DOS MAIS POBRES. Pensem bem.😊
Eu ja fiz muitos concursos da area bancária que é uma das poucas areas com muita oportunidade pra nível médio ,mas acontece que não gosto muito dessa area e quero mudar de area ,entao ja pretendo fazer uma graduação e vou fazer os poucos concursos de nível médio da area administrativa que dê pra eu fazer
o que pode acontecer é o fato de qualquer dos sujeitos elencados no rol da constituição entrar com uma ação direta de constitucionalidade desta lei antes de o stf votar essas ADI´s. acredito que volte a ser.
Vontade política o STF, assim como a PGR, tem de que volte ao nível médio. No entanto, o reconhecimento do STF da necessidade do NS para técnico ocorrerá, pois, como se sabe, não existem diferenças práticas quanto ao trabalho do técnico e do analista. Logo, os ministros, que também trabalham com servidores, nem sequer sabem os cargos dos seus assessores. Logo, haverá tal reconhecimento, não por querer do STF, pois isso pode impactar o orçamento, mas por imposição da REALIDADE!!! Embora existam muitas pessoas que não conhecem o trabalho no PJU e achem que ainda se junta papel, ou bate carimbo.
Desfazendo a m.... feia, a insegurança jurídica nesse país é brincadeira, nem tudo é política, mas tudo é política. Agora, para não ficar pior, eles têm que modular os efeitos da decisão e estabelecer a validade para os editais que não foram publicados.
Eles irão modular as decisões pro futuro, beleza, mas como fica os servidores que recebem sobre o critério de técnico de nível superior? Vão continuar realmente recebendo o mesmo salário? Se sim, os que entrarem vão receber menos e o princípio da isonomia, não vai ser aplicado? Pois são as mesmas funções.Afinal, infelizmente, no Brasil não existe segurança jurídica de nada.
@@victorhugo1590 Infelizmente é o que temos em direito constitucional, pois a decisão também leva em consideração o princípio do interesse público. Se for analisar com um todo, poucos saíram prejudicados, infelizmente a insegurança jurídica é algo que se faz presente em nosso país, o estado é grande, alguns sempre saem prejudicados.
Concordo com a ideia de que se o STF tivesse interesse na retomada do nível médio para técnico teria "aproveitado" a ADI perpetrada pela Anajus e resolvido isso de uma vez. A questão de que essa associação não possui legitimidade foi mais uma desculpa para não enfrentar a ADI do que um fato objetivo inquestionável. Porém, como há, inegavelmente, uma absoluta ilegalidade por vício de iniciativa, seria até perigoso para o STF simplesmente aceitar essa emenda como legítima pois abriria um precedente perigoso para outras mudanças no Poder Judiciário por meio de emendas do legislativo. Em síntese, acredito que a solução será: Reconhecimento da inconstitucionalidade da Lei com retorno para o nível médio, PORÉM, com compromisso informal (verbal) com os sindicatos da Justiça Federal de início imediato na elaboração de uma lei, agora com a iniciativa correta do STF, alterando a escolaridade para superior. Dessa forma, mesmo com a derrubada da lei, em um ou dois anos, no máximo, voltaremos para o nível superior. Moral da história: Quem não tem ensino superior, por favor, corram atrás disso o quanto antes!
@@uidineilin3988 Exatamente. Como o Matheus comentou no vídeo, seria preciso um malabarismo tão bizarro para justificar a legalidade dessa emenda que acredito que seja quase impossível que a maioria dos ministros se submeta a esse papelão. Mas, como você disse, em seguida eles darão início à lei, mas agora com o rito certo...
Mas Mateus, veja: Na minha opinião, se elevar o nível de escolaridade, deve-se elevar o nível das provas. Então já que estão tentando fazer isso, transforma técnico em Analista Judiciário área Administrativa de uma só vez então. Mas, na minha opinião, a lei é inconstitucional. Por fim, vão querer regularizar isso em breve com certeza.
Eu não acho que o PGR vai ter sucesso. È questão de força política, e os argumentos podem ser balizados assim. E sobre o vício de iniciativa, isso já foi flexibilizado outras vezes com o argumento de que o Legislativo Federal pode dispor de algumas concessões nesse sentido. Veremos...
Rapaz, só quem é servidor sabe a diferença na progressão funcional quando está em um cargo de nível superior em comparação ao de nível médio, isso será péssimo para as pessoas que serão nomeadas com o passar dos anos.
Gente para quem estuda pra tribunal tem curso de carreira juridica de 2 anos com materias que se aproveitam em concurso. Nao precisa nem parar de estudar pra tirar uma graduacao ead. Ainda tem a possibilidade de atuar na area na iniciativa privada.
O correto é acabar com técnico, quem for técnico vira analista (num prazo razoável de quatro a cinco anos)e só ter concurso de analista adm e judiciário em diante de nível superior. Técnico Judiciário nível superior é sucateamento e acabar com a carreira pq perde-se o 5% adicional e vai ter que fazer uma segunda faculdade ou uma pós para ter direito. Quem concordou com essa maluquice, sucateamento e acreditando em equiparação de salários, que não tem nada nessa lei, foi levado no papo. O famoso conto que o pai fala para os filhos quando vai levar no dentista: depois compro sorvete. O sorvete nunca chega. É sucateamento pois se substitiu o AJA pelo Técnico Judiciário, logo se paga menos e se executa o mesmo trabalho. Acabando por vez com analista adminstrativo.Nota: tenho mestrado e concordo com Matheus, faz qualquer faculesquina da vida. Melhor se precaver.
Eu vejo isso acontecer no TJSP. Escrevente faz trabalho de analista. Ele elabora minuta, sentença e despachos mesmo sem formação juridica alguma. A real é que os órgãos organizam muito mal as carreiras do baixo escalão. Eles só perdem tempo mesmo para botar ordem nos cargos do alto escalão, promotor e juiz.
@@RenatoFK Exato, A norma é técnico e analista de gabinete fazendo trampo de juiz e o Juiz fazendo muito pouco. Aí esses técnicos e analistas, sobrecarregados, prejudicam o andamento de todo o cartório/repartição. Sem falar o número baixo de funcionários, bem abaixo do mínimo para tocar de modo efetivo qualquer cartório.
Há uns 05 anos atrás curso superior era caro e difícil. Atualmente, com tecnólogos não é. Existem tecnólogos com mensalidades de 200 reais. Ou seja, até mesmo quem trabalha e recebe um salário-minimo consegue pagar e uma pessoa pobre não consegue sobreviver sem trabalhar, mesmo que seja só para recebee um salário-mínimo
@@giihpells Não tenho ainda como manter as mensalidades de um curso superior. Cada um sabe de suas próprias circunstâncias, mas agradeço o toque. Com certeza Deus ajudará a cada um de nós.
Faculdade Focus cursos de graduação online se não me engano tem cursos com mensalidade de 100 e pouco... O nível superior realmente está mais acessível
Vou contar um pouco da minha história envolvendo concursos públicos. Eu iniciei meu estudo para concursos, especificamente para TRTs, no meio da pandemia. Porém, por nunca ter estudado para concursos e nunca ter sido alguém estudioso eu sofri para conseguir um bom desempenho. Entretanto, eu evolui com o decorrer do tempo e em 2022, época em que iniciou-se a avalanche de TRTs, minha namorada ficou grávida, mas eu não desisti do meu sonho de me tornar um servidor federal, com muito esforço viajei para o Paraná e para o Piauí, sou baiano. Mas, infelizmente nao consegui êxito e para piorar no final de 2022 aprovam essa bendita lei alterando o nível de escolaridade, mas uma vez não me deixe abater e iniciei um tecnologo em logística. O ensinamento que fica é --> Independente dos obstáculos não desista, muito vale o que muito custa. Força!
Creio que a Adin será declarada inconstitucional (incompetência do PL), porém, embora tenha efeito erga omnes e ex tunc, o STF aprovará a modulação temporária de efeitos, ou seja, a decisão será aplicada a partir de determinado momento, numa futura data. Pq? Pq se a ajusfe conseguiu, numa reunião, convencer o TSE a mudar data de prova...e com esse amicus curiae na ação...Concluindo, este concurso (Tse) e outros em aberto, continuarão superior, e os próximos: mpu, stm, etc, serão técnico nível médio. É a minha humilde opinião. Vamos aguardar.
Se não aceitarem que é é inconstitucional essa "forçada de porta " o que os professores vão ensinar nas faculdades. Se os que são à favor do nível superior ( aumentem o salário de uma forma que agrade os sindicatos e diferen ie u. Pouco dis tecnicos). Só isso, o STF ficaria fazendo o seu típico dever que é fazer valer a justiça.
Então! A banca do MPU já foi definida, e o que parece é que só tem cargo pra nível superior!😃 Não fala em cargo pra nível médio. Eu tô muito na espectativa que tenha pra nível médio. E agora!
mas dizem que eles fazem a mesma coisa depois que passam no concurso, ou seja, eles fazem o mesmo do analista e ganham menos. Deveria então ou eles fazerem menos ou ganhar mais, senão fica injusto na minha opinião.
as atividades de técnico judciário evoluíram muito com o processo eletrônico e com isso aumentaram as complexidades das diversas atividades desenvolvidas pelos técnicos. Isso tudo aproximou quase 100% das atribuições dos analistas, por isso o objetivo final disso tudo é diminuir as distâncias salariais.
Se os cargos exercerem funções de nível médio tudo bem, mas o que acontece na prática é exigirem formação em nível médio, prova e funções na prática de nível superior.
Eu acho que deveria voltar a ser médio, sou contra concurso de nível superior que exige formação em qualquer área, caso seja qualquer área, usando a lógica, não precisa de uma especialização para exercer a função, portanto, nem deveria exigir superior e sim apenas ensino médio, sejamos coerentes. Quer nível superior? Então primeiro, veja se as atribuições do cargo são muito complexas ao ponto de precisar de uma faculdade e dentro dessas atribuições, qual formação específica seria necessária e cobre-a, não mais algo vago como "formação em qualquer área", caso seja possível exercer só fazendo treinamentos e cursos rápidos internos, exija apenas o ensino médio. Ao meu ver, essas medidas só tornam concurso público algo mais excludente e elitizado, sou contra isso.
Mateus, tudo bem? Primeiramente muito obrigado por todo o conhecimento compartilhado aqui na rede, seus ensinamentos e perspectivas foram fundamentais na minha escolha pelos TRTs. Estava no ritmo do TJSP e resolvi migrar minha base pro TRT2, porém estou um pouco perdido na questão do pré-edital. Na sua opinião, como alguém que conhece muito da prova e da banca, faz mais sentido basear meu estudo das matérias comuns em um curso feito pra um edital mais recente ou devo tentar seguir à risca exatamente o que foi pedido no edital do último TRT2 (2018)? Na plataforma em que tenho assinatura há um curso completo do TRT mais recente (com PDFs e tudo) e um curso baseado só no TRT 2, mas com base no edital de 2018 e só com vídeo aula. Tô nesse dilema maldito e tô com medo de “ir pelo mais recente” e no fim me dar mal pelas possíveis diferenças entre os editais.
Estude por aquilo que é mais recente, porque a cobrança de prova muda ao longo do tempo. Depois, quando sair o edital, vc faz os ajustes necessários ao TRT2. Não se esqueça de fazer muitas questões. Comece comece com as 2022 até a atualidade. Depois, se vc terminar (são muitas), aí vc migra para as questões mais antigas (2020 para trás). Bons estudos
Até aqui os caras vem com esses argumentos. Se a política permeia tudo, é óbvio que TB está na estrutura administrativa. Qual a novidade? Toooooooodooooooos os políticos estruturam as carreiras da forma como melhor lhes pareça
Agora me diz se faz sentido: Pra concurso público superior tem que ter o superior senão é fechado as portas. Agora pra ensino médio todos podem fazer. A injustiça já começa aqui.
A crítica pública aberta por alguém que ocupa um cargo no Sistema de Justiça pode ser vista como uma infração ética ou um comportamento demasiadamente inadequado. É preciso rever!
O problema não é fazer a faculdade, mas sim passar em um concurso e ter a certeza de uma estabilidade financeira e poder cursar um nível superior, que é o meu caso e acho que seja a situação da grande maioria também.
A pior cagada foi do sindicato dos técnicos concordar que o cargo seja de nível superior, sendo que não há nenhuma intenção de igualar a remuneração com o cargo de analista
@@nunoteixeira58 nada nessa vida meu amigo é 100% descartável né ainda tem a chance de voltar a ser o nível médio
Quando os caras passam só pensam neles, isso é escroto
as atividades de técnico judciário evoluíram muito com o processo eletrônico e com isso aumentaram as complexidades das diversas atividades desenvolvidas pelos técnicos. Isso tudo aproximou quase 100% das atribuições dos analistas, por isso o objetivo final disso tudo é diminuir as distâncias salariais.
Vdd, não faz nem sentido essa remuneração
Então que evolua o salário também @@desbramundo
É uma doideira mesmo. Deixei de estudar para o TRE por causa disso e mesmo que volte, não terei tempo hábil para dar continuidade. Que coisa! Decide logo! É inconstitucional, mas conseguiram dar um banho de água fria em muitos concurseiros que estavam decididos em realizar essa. Comprei até combo com as matérias, gastei dinheiro desempregada. Muito chato isso. Brasil mesmo.
De qualquer forma, o ideal já é fazer faculdade para melhorar as possibilidades! Boa sorte!
Só no brasil mesmo, se fosse em outro lugar nem concurso tinha🤡
eu em vez disso nesse tempo todo concluí uma graduação
O bom é ter concurso para que gente como nós que não tem QI (Quem Indica) consiga entrar nesses cargos, você acha mesmo que um Zé ninguém como você conseguiria um cargo com estabilidade só mostrando serviço? Até em outros países que os vira-latas daqui veem como "perfeitos" são cheios de "costas quentes" em cargos de órgãos públicos.
Estou na mesma situação. Essa novela é muito ruim Alexandre de Morais deveria se pronunciar e dar logo uma canetada nisso. Ao invés de ter derrubado o app X, ele acabou destruindo minha punhetinha diária.
Você falou tudo. Um curso tecnólogo vc paga mixaria faz umas provas a cada 3 meses e pronto não fica dependendo de concursos só de nível médio até pq o nível médio é o novo nível fundamental
Não indico fazer mais tecnólogo... No mínimo hoje bacharelado ou licenciatura, no meu estado e estados vizinhos estão (municípios também) já estão criando leis para somente Graduação bacharel ou licenciatura poderão assumir, ou seja, tecnólogo já não é aceito... Leis de 2021 e já vigentes.
@vitornoga12 única coisa que vi foi uma discussão da polícia federal a esse respeito e não acho que vá prosperar
Bom dia ,Matheus!
É isso mesmo o mais plausível, é foca em um tecnólogo para não fica dependendo dessas brigas jurídica.
No meu caso estou fazendo marketing digital EAD, principalmente por causa dos concursos.
No em julho de 2025 termino.
Obs: tecnólogo apenas 2 anos ja servi para quase 90% dos concursos públicos
O melhor canal do TH-cam sobre o nincho de concurso público. Sempre muito plausível em suas ponderações e manifestações. Obgd
O STF deve sentar sobre esse processo por um tempo. Até 2025 vão encaminhar algum projeto de PCCS dos servidores para o congresso e inserir essa mudança do nível para regularizar tudo.
Façam uma faculdade! To fazendo um tecnologo EAD já pra isso, não é a faculdade dos sonhos, mas a meta é passar no concurso
Encontrei um de 1 ano e meio reconhecido pelo MEC foco no diploma mesmo
Qual elizangela?@@elizanggela1
@@elizanggela1 qual é?
@@carlabeatriz279 unifatecie
@@carlabeatriz279 unifatecie
Parabéns!
Muito boa sua explicação. Admiro você demais.
Bora Alexandre... Faça seu trabalho ❤️
Muito coerente a sua análise. A melhor que assisti!! Parabéns
A tendência de fato é que o cargo de tecnico judiciario seja de fato de nivel superior por causa das atividades complexas que hoje exercem.
Concordo! Mas aí eles deveriam igualar o salário de técnico com o de analista.
Quando eu ouvir o cochichos de nivel superior para determinados cargos corri e iniciei um tecnólogo de 2 anos. Já estou prestes a terminar. Nao adianta bater o pé e ficar choromigando. Não perder tempo 😅
Somos 2, meu caro. Último semestre de gestão pública aqui.
Eita, mas todo mundo tem as mesmas condições que você né alecrim?!
@@babadosdosfamosos2608 é verdade,mas quem tiver condições vale apena fazer um esforço.🧑💻🧑🎓
@@joaovictorvieira8026 🧑🎓
@@babadosdosfamosos2608 curso de Gestão Pública sai +/- 200 reais por mês em um período de 1 ano e meio. Além de precisar estudar só umas 2-3 horas semanalmente no EaD. As pessoas que não teriam condições de algo do gênero, seja por tempo ou dinheiro, são a minoria da minoria.
Eu vou fazer a prova na Fé. nao tenho curso superior, e tenho quase certeza que nao passarei nas primeiras colocações se Deus ajudar eu ficar pelo menos no cadastro de reserva ai providencio um tecnólogo. Um concurso desses demora sair, nao vou perder a oportunidade. Seja o que Deus quiser.
Já sou formado e concursado, vou deixar um aviso: comecem o quanto antes, os estados já estão criando leis que somente BACHAREL E LICENCIATURA poderão assumir ensino superior em determinadas áreas... A sorte é que já fiz bacharelado, porém não fiquei pensando muito, só fiz. Foi sofrido, mas resolvido, agora já estou terminando a segunda pós graduação e concursado.
fazer faculdade e ampliar todas as possibilidades é o melhor caminho
Parabéns pelo vídeo, bem esclarecedor.
Há dois anos eu me inscrevi para um curso preparatório para TSE unificado, veio essa lei, acabei não me preparando mais e ainda não me inscrevi para fazer a prova. Hoje estou completamente arrependido e angustiado, pois parece que vai mudar tudo agora.
Eu também não sei se irá voltar. Mas é o justo, o certo.
Tb acho
@@MalditaFccAliás, seguirei sua dica de cursar uma faculdade. Você acha arriscado tecnólogo?
Concordo
Se você não começou faculdade ainda, faça tecnólogo, dê uma pesquisada sobre as exigências do cargo que quer.
Pra mim, como já estou no terceiro ano de faculdade, não vale a pena.@@Leticia-kv5ls
@@Leticia-kv5ls cara, se vc tiver condições, faça um bacharelado logo (administração pública, contabilidade, direito, etc)... Essa parada de tecnólogo é uma gambiarra complicada dms, melhor se garantir num bacharelado, 4 anos num instante se passa... Eu comecei direito um dia desses e vai fazer 2 anos que terminei, é um piscar de olhos e até lá vão surgir muitas outras oportunidades e você vai me agradecer por esse conselho.
Sempre coerente....
Toppp
Será que volta meu Deus, um sonho 😢
juridicamente possível, mas politicamente eu não sei rs
@@MalditaFccJá sou formado e concursado, vou deixar um aviso: comecem o quanto antes, os estados já estão criando leis que somente BACHAREL E LICENCIATURA poderão assumir ensino superior em determinadas áreas... A sorte é que já fiz bacharelado, porém não fiquei pensando muito, só fiz. Foi sofrido, mas resolvido, agora já estou terminando a segunda pós graduação e concursado. Exemplos: LC 777/21 e 774/21 de Santa Catarina, existem muito mais em outros estados.. estão devagarinho dificultando.
@LerianSousa Concordo com você. Estudemos. Deus nos ajudará🙏
A verdade é que achar concurso de nível médio hoje que dê de pagar as contas no fim do mês está raríssimo. Ter nível médio hoje é mesmo que nada.
Verdade, o ideal é a pessoa procurar melhorar sua formação.
Lógico, com uniesquina a torto e a direito oferecendo graduações e tecnólogos, vocês esperam o que? Trouxa é quem dorme no ponto e não se adequa. Se estão exigindo nível superior, então comece um superior, oras! Faz parte do jogo. Só gente imatura fica nessas reclamações, querendo que as coisas fiquem estáticas para sempre, sem mudança e evolução alguma. Os espertos entendem o jogo e jogam de acordo com as novas regras, é simples.
E outra: se vc estuda para concurso, vc já é uma pessoa bem mais esclarecida que uns 90% da população eu diria. Dessa forma, não faz nem sentido vc querer parar no ensino médio sem buscar nem um técnólogo que seja, que é a mesma coisa que um superior só que em menos tempo.
Ainda tem muito concurso de nível médio que paga 5/6 mil de salário. Se tu não consegue se manter com isso é pq teu padrão de vida é alto
@@d.c.campos4998 a grande massa de concursos para nível médio que vejo hoje são municipais e pagam entre 1 e 2 salários mínimos. Um brasileiro médio não vive com isso.
Tem a celebre frase: "faculdade virou o novo ensino médio". Infelizmente, ou felizmente vai saber. Se a pessoa estuda pra concurso com afinco, está disposta a estudar uma faculdade.
Próximo ano ja termino gestão pública!!
Estudando firme para TSE
Boa.
Você está fazendo certo. Já teve uma ADI semelhante e o STF por unanimidade votou pela continuação do nível superior.
@@Paolavalverde25 Qual ADI, saberia me dizer?
ADI 7338 @@cassyaalvarenga
@@Paolavalverde25 quem vai decidir isso agora é o STF não descartaria a volta no nível médio
Estou no 2º semestre de gestão pública e estudando para o TSE. É bem provável que, se eu passar, deva demorar aí 1 a 2 anos para ser chamado, então ta suave.
O malabarismo: é inconstitucional mas como é do interesse do STF vamos manter ou declarar inconstitucional e propor um pl com a mesma finalidade.
Exatamente isso! O pessoal se ilude achando que o STF não é a favor, até pq se fosse contra já teriam proposto a ADI e derrubado antes.... E detalhe que o Zanin, podendo deferir a liminar, resolveu pedir informações e jogou pro Plenário resolver.... SE cair, apostaria que vão passar uma lei com o msm texto...
@@caroltukComo que teriam derrubado antes? O STF ja tinha rejeitado a ADI proposta com vício de legitimidade, que inclusive, tinha uma associação do MPU no meio. A lei é claramente inconstitucional. Era óbvio que a PGR ia entrar com a ADI e não demorou nada pra isso acontecer. O 9, chefe do executivo, indicou o Gonet pra PGR e vocês sabem quem controla as rédeas ali. Em que pese o MP/Judiciário tenham autonomia financeira, suas propostas orçamentárias devem ser compatíveis com a LDO e LOA. Começa assim, nível superior ali, depois equiparação salarial lá, depois é reforma administrativa aqui, pois, para o governo, servidor é despesa. O STF não tem culhão de dar iniciativa em lei com esse tipo de proposta, já basta o tanto que eles legislam durante o exercício da função jurisdicional.
@@fabriciosevero99 Você acha que nenhum dos ministros do STF conhece algum legitimado pra dar um "toque" e propor uma ADI? Vc sabe que não é só o PGR que pode propor ADI, ná? Um partido de oposição com representação no congresso poderia, p.e. (vários, portanto...) Fora que a lei é de 2023, salvo engano, mais de um ano de vigência... quando os poderes querem, as coisas acontecem e andam rápido, simples assim... independente do vício de iniciativa, se houvesse interesse politico, já teria caído a lei... talvez caia, talvez façam um malabarismo pra manter... mas EU não contaria com isso p/ os concursos próximos, mas vc é livre pra gastar $$ com cursos e dar $$ para os msm coaches que prometiam a queda da lei com a ADI anterior :D
é só o STF convalidar e tchau, acabou a controvérsia
o acordo contempla a reestruturação da carreira, na medida em que propõe alteração da Lei 10.855/2004, colocando as atribuições do Técnico do Seguro Social (TSS) como estratégicas e finalísticas para o governo.
Também foi possível garantir a implantação do Comitê Gestor da Carreira que deverá ser permanente. O comitê irá tratar inicialmente do pleito de exigência de nível superior como requisito para ingresso nos cargos de nível médio.
É engraçado vc estudar vários tipos de direito, inclusive constitucional e ver que aquilo tudo ali tá escrito de enfeite
SE ISSO NÃO FOR SOLUCIONADO A TEMPO, VAI DAR UM PROBLEMÃO PRA QUEM PASSAR NESSE CONCURSO DO TSE PRA TÉCNICO!
É inconstitucional? Sim!
Isso quer dizer alguma coisa na prática? Não muito. Ate porque a constituição nao passa de um documento que serve pra ratificar o pode da classe que domina o país. Inclusive a parte que domina o sistema de ensina superior privado no país QUE RENDE MUITA GRANA TODOS OS ANOS ÃS CUSTAS DOS MAIS POBRES. Pensem bem.😊
Creio que vá voltar a médio, por hora, e vão adiar e reabrir os concursos em curso no momento
Eu ja fiz muitos concursos da area bancária que é uma das poucas areas com muita oportunidade pra nível médio ,mas acontece que não gosto muito dessa area e quero mudar de area ,entao ja pretendo fazer uma graduação e vou fazer os poucos concursos de nível médio da area administrativa que dê pra eu fazer
Para mim deve voltar médio(técnico) e superior (analista). Cada um no seu quadrado 😅
ado ado ..cada um no seu quadrado heheheheh
@@karolineoliveira2887 🫢🤣
Deveria ser assim, pois deixar tudo nível superior fecha muitas portas para nós de nível médio
@@PatríciaDamiani-j7m 🙏
o que pode acontecer é o fato de qualquer dos sujeitos elencados no rol da constituição entrar com uma ação direta de constitucionalidade desta lei antes de o stf votar essas ADI´s.
acredito que volte a ser.
Vontade política o STF, assim como a PGR, tem de que volte ao nível médio. No entanto, o reconhecimento do STF da necessidade do NS para técnico ocorrerá, pois, como se sabe, não existem diferenças práticas quanto ao trabalho do técnico e do analista. Logo, os ministros, que também trabalham com servidores, nem sequer sabem os cargos dos seus assessores. Logo, haverá tal reconhecimento, não por querer do STF, pois isso pode impactar o orçamento, mas por imposição da REALIDADE!!! Embora existam muitas pessoas que não conhecem o trabalho no PJU e achem que ainda se junta papel, ou bate carimbo.
Eu agradeço essa lei que foi aprovada, pois foi por cauda dela que falta 3 meses pra terminar curso superior, obrigado Boso
Ele foi contra essa lei.
Desfazendo a m.... feia, a insegurança jurídica nesse país é brincadeira, nem tudo é política, mas tudo é política.
Agora, para não ficar pior, eles têm que modular os efeitos da decisão e estabelecer a validade para os editais que não foram publicados.
Eles irão modular as decisões pro futuro, beleza, mas como fica os servidores que recebem sobre o critério de técnico de nível superior? Vão continuar realmente recebendo o mesmo salário? Se sim, os que entrarem vão receber menos e o princípio da isonomia, não vai ser aplicado? Pois são as mesmas funções.Afinal, infelizmente, no Brasil não existe segurança jurídica de nada.
@@victorhugo1590 Infelizmente é o que temos em direito constitucional, pois a decisão também leva em consideração o princípio do interesse público. Se for analisar com um todo, poucos saíram prejudicados, infelizmente a insegurança jurídica é algo que se faz presente em nosso país, o estado é grande, alguns sempre saem prejudicados.
Concordo com a ideia de que se o STF tivesse interesse na retomada do nível médio para técnico teria "aproveitado" a ADI perpetrada pela Anajus e resolvido isso de uma vez. A questão de que essa associação não possui legitimidade foi mais uma desculpa para não enfrentar a ADI do que um fato objetivo inquestionável.
Porém, como há, inegavelmente, uma absoluta ilegalidade por vício de iniciativa, seria até perigoso para o STF simplesmente aceitar essa emenda como legítima pois abriria um precedente perigoso para outras mudanças no Poder Judiciário por meio de emendas do legislativo.
Em síntese, acredito que a solução será: Reconhecimento da inconstitucionalidade da Lei com retorno para o nível médio, PORÉM, com compromisso informal (verbal) com os sindicatos da Justiça Federal de início imediato na elaboração de uma lei, agora com a iniciativa correta do STF, alterando a escolaridade para superior.
Dessa forma, mesmo com a derrubada da lei, em um ou dois anos, no máximo, voltaremos para o nível superior. Moral da história: Quem não tem ensino superior, por favor, corram atrás disso o quanto antes!
Acredito que acontecerá isso: voltará a ser de nível médio; mas farão o rito certo, e voltará em definitivo para nível superior.
@@uidineilin3988 Exatamente. Como o Matheus comentou no vídeo, seria preciso um malabarismo tão bizarro para justificar a legalidade dessa emenda que acredito que seja quase impossível que a maioria dos ministros se submeta a esse papelão. Mas, como você disse, em seguida eles darão início à lei, mas agora com o rito certo...
Mas Mateus, veja: Na minha opinião, se elevar o nível de escolaridade, deve-se elevar o nível das provas. Então já que estão tentando fazer isso, transforma técnico em Analista Judiciário área Administrativa de uma só vez então. Mas, na minha opinião, a lei é inconstitucional. Por fim, vão querer regularizar isso em breve com certeza.
O que aconteceria com o trf2, que já estao corrigindo redacoes?
Eu não acho que o PGR vai ter sucesso. È questão de força política, e os argumentos podem ser balizados assim. E sobre o vício de iniciativa, isso já foi flexibilizado outras vezes com o argumento de que o Legislativo Federal pode dispor de algumas concessões nesse sentido. Veremos...
Em termo político também e ruim os gastos vai ser maior se o tsf estiver fechado com os políticos vai voltar ensino médio
Ruim é quando começarem a querer não aceitar tecnólogo....
Bem isso:
Juridicamente, volta para nível médio.
No mundo real...................🤷🏻♀️ ??????🤷🏻♀️
Rapaz, só quem é servidor sabe a diferença na progressão funcional quando está em um cargo de nível superior em comparação ao de nível médio, isso será péssimo para as pessoas que serão nomeadas com o passar dos anos.
E um disse me disse a gente que estuda pra concurso não tem paz 😂😂😂
Gente para quem estuda pra tribunal tem curso de carreira juridica de 2 anos com materias que se aproveitam em concurso. Nao precisa nem parar de estudar pra tirar uma graduacao ead. Ainda tem a possibilidade de atuar na area na iniciativa privada.
Olá, amigo. Quais cursos são esses?
A lei do MPU foi depois. Queria saber sobre de quem foi a iniciativa em relação ao MPU>
Foi a deputada Erika Kokay
Lobby dos cursinhos para concurso seria maior. Mais candidatos de nível médio.
Nunca duvide da capacidade de freestyle jurídico dos ministros do STF
O correto é acabar com técnico, quem for técnico vira analista (num prazo razoável de quatro a cinco anos)e só ter concurso de analista adm e judiciário em diante de nível superior. Técnico Judiciário nível superior é sucateamento e acabar com a carreira pq perde-se o 5% adicional e vai ter que fazer uma segunda faculdade ou uma pós para ter direito. Quem concordou com essa maluquice, sucateamento e acreditando em equiparação de salários, que não tem nada nessa lei, foi levado no papo. O famoso conto que o pai fala para os filhos quando vai levar no dentista: depois compro sorvete. O sorvete nunca chega. É sucateamento pois se substitiu o AJA pelo Técnico Judiciário, logo se paga menos e se executa o mesmo trabalho. Acabando por vez com analista adminstrativo.Nota: tenho mestrado e concordo com Matheus, faz qualquer faculesquina da vida. Melhor se precaver.
Eu vejo isso acontecer no TJSP. Escrevente faz trabalho de analista. Ele elabora minuta, sentença e despachos mesmo sem formação juridica alguma. A real é que os órgãos organizam muito mal as carreiras do baixo escalão. Eles só perdem tempo mesmo para botar ordem nos cargos do alto escalão, promotor e juiz.
@@RenatoFK Exato, A norma é técnico e analista de gabinete fazendo trampo de juiz e o Juiz fazendo muito pouco. Aí esses técnicos e analistas, sobrecarregados, prejudicam o andamento de todo o cartório/repartição. Sem falar o número baixo de funcionários, bem abaixo do mínimo para tocar de modo efetivo qualquer cartório.
Desempregada não tem dinheiro para pagar faculdade. Essa é a verdade de muitos. Agora só daqui a quatro anos.
É foda. Por isso da minha opinião de que não deveria existir essa lei. Mas..
Há uns 05 anos atrás curso superior era caro e difícil. Atualmente, com tecnólogos não é. Existem tecnólogos com mensalidades de 200 reais. Ou seja, até mesmo quem trabalha e recebe um salário-minimo consegue pagar e uma pessoa pobre não consegue sobreviver sem trabalhar, mesmo que seja só para recebee um salário-mínimo
@@giihpells Não tenho ainda como manter as mensalidades de um curso superior. Cada um sabe de suas próprias circunstâncias, mas agradeço o toque. Com certeza Deus ajudará a cada um de nós.
@giihpellsTa bom querida, todo mundo vive na sua bolha.
Faculdade Focus cursos de graduação online se não me engano tem cursos com mensalidade de 100 e pouco... O nível superior realmente está mais acessível
O STF é FODA! melhor frase..
Vou contar um pouco da minha história envolvendo concursos públicos.
Eu iniciei meu estudo para concursos, especificamente para TRTs, no meio da pandemia. Porém, por nunca ter estudado para concursos e nunca ter sido alguém estudioso eu sofri para conseguir um bom desempenho. Entretanto, eu evolui com o decorrer do tempo e em 2022, época em que iniciou-se a avalanche de TRTs, minha namorada ficou grávida, mas eu não desisti do meu sonho de me tornar um servidor federal, com muito esforço viajei para o Paraná e para o Piauí, sou baiano. Mas, infelizmente nao consegui êxito e para piorar no final de 2022 aprovam essa bendita lei alterando o nível de escolaridade, mas uma vez não me deixe abater e iniciei um tecnologo em logística.
O ensinamento que fica é --> Independente dos obstáculos não desista, muito vale o que muito custa. Força!
Eu realmente acho que vai cair, mas nada impede de o STF se debruçar sobre o assunto e redigir um projeto de lei sobre o assunto.
Creio que a Adin será declarada inconstitucional (incompetência do PL), porém, embora tenha efeito erga omnes e ex tunc, o STF aprovará a modulação temporária de efeitos, ou seja, a decisão será aplicada a partir de determinado momento, numa futura data. Pq? Pq se a ajusfe conseguiu, numa reunião, convencer o TSE a mudar data de prova...e com esse amicus curiae na ação...Concluindo, este concurso (Tse) e outros em aberto, continuarão superior, e os próximos: mpu, stm, etc, serão técnico nível médio. É a minha humilde opinião. Vamos aguardar.
E os concursos atuais, vão ficar como estão?
O tjdft estava tranformado cargos de auxiliar e técnicojudiciario da uniao vazios em cargo de analistas judiciarios,de nível superior.
Queria que o TRT voltasse pra nível médio, concurso nivel medio pra tribunal é bem pouco e ainda por cima demora séculos pra ocorrer de novo
Parelhas RN ❤
Acredito que poderiam exigir técnico em serviços jurídicos para o cargo.
A parlamentar: ah vou colocar um inciso aqui pra alterar a escolaridade de técnico desse tribunal aqui do distrito federal ...
Quando vão julgar ????
Eu nuncA me senti tão perdido em um vídeo kkkkk Mateus estava falando grego
Se não aceitarem que é é inconstitucional essa "forçada de porta " o que os professores vão ensinar nas faculdades. Se os que são à favor do nível superior ( aumentem o salário de uma forma que agrade os sindicatos e diferen ie u. Pouco dis tecnicos). Só isso, o STF ficaria fazendo o seu típico dever que é fazer valer a justiça.
Isso já está virando bagunça.
Política fo@* mesmo!
EXATAMENTE É O QUE EU VOU FAZER....VOU FAZER QUALQUER FACULDADE PARA TER NIVEL SUPERIOR.....
Talvez volte, pois isso pode ser pressão do governo, por questões orçamentárias, uma vez que o país precisa de dinheiro para fechar as contas.
O Brasil não tem mais segurança jurídica há muito tempo
Principalmente quando temos um STF politizado, absurdo isso e lamentável.
🤙🏻🚀
Então! A banca do MPU já foi definida, e o que parece é que só tem cargo pra nível superior!😃 Não fala em cargo pra nível médio. Eu tô muito na espectativa que tenha pra nível médio. E agora!
Não virá, comece um superior o quanto antes e faça o concurso...
E o poder executivo cabe alteração também?
O certo é se preparar para os próximos anos, pois os técnicos irão exigir superior.
Eu tb acho que é a tendência
É simples... técnico quer ganhar igual analista, faça o concurso pra analista!
Você claramente não sabe do que está falando.
mas dizem que eles fazem a mesma coisa depois que passam no concurso, ou seja, eles fazem o mesmo do analista e ganham menos. Deveria então ou eles fazerem menos ou ganhar mais, senão fica injusto na minha opinião.
Você claramente não sabe oq fala
É um pobre de espírito esse cara
simples é sua ignorância. Eles fazem a mesma função e vc ainda acha justo a diferenciação. Que grande exemplo caso vc seja funcionário público.
como tenho ens superior. então pra mim tanto faz. rsrs. não estou sendo egoísta. pois eu fiz faculdade por que eu quis sem pensar em concursos
Quando será a decisão??
as atividades de técnico judciário evoluíram muito com o processo eletrônico e com isso aumentaram as complexidades das diversas atividades desenvolvidas pelos técnicos. Isso tudo aproximou quase 100% das atribuições dos analistas, por isso o objetivo final disso tudo é diminuir as distâncias salariais.
10:43 essa parte aqui é bizarra de tão real kkkkkkkkkkkkkkkk
Se os cargos exercerem funções de nível médio tudo bem, mas o que acontece na prática é exigirem formação em nível médio, prova e funções na prática de nível superior.
É. Mas salários de nível superior também
O MPU pode vir a ser de nível médio ja que tem um concurso batendo na porta ?
Eu acho que deveria voltar a ser médio, sou contra concurso de nível superior que exige formação em qualquer área, caso seja qualquer área, usando a lógica, não precisa de uma especialização para exercer a função, portanto, nem deveria exigir superior e sim apenas ensino médio, sejamos coerentes. Quer nível superior? Então primeiro, veja se as atribuições do cargo são muito complexas ao ponto de precisar de uma faculdade e dentro dessas atribuições, qual formação específica seria necessária e cobre-a, não mais algo vago como "formação em qualquer área", caso seja possível exercer só fazendo treinamentos e cursos rápidos internos, exija apenas o ensino médio. Ao meu ver, essas medidas só tornam concurso público algo mais excludente e elitizado, sou contra isso.
Deve voltar a ser nível médio. O trabalho de um técnico pode ser aprendido facilmente por qualquer um, tendo nível médio ou superior.
O trabalho do técnico é o mesmo do analista
Mateus, tudo bem? Primeiramente muito obrigado por todo o conhecimento compartilhado aqui na rede, seus ensinamentos e perspectivas foram fundamentais na minha escolha pelos TRTs.
Estava no ritmo do TJSP e resolvi migrar minha base pro TRT2, porém estou um pouco perdido na questão do pré-edital. Na sua opinião, como alguém que conhece muito da prova e da banca, faz mais sentido basear meu estudo das matérias comuns em um curso feito pra um edital mais recente ou devo tentar seguir à risca exatamente o que foi pedido no edital do último TRT2 (2018)?
Na plataforma em que tenho assinatura há um curso completo do TRT mais recente (com PDFs e tudo) e um curso baseado só no TRT 2, mas com base no edital de 2018 e só com vídeo aula. Tô nesse dilema maldito e tô com medo de “ir pelo mais recente” e no fim me dar mal pelas possíveis diferenças entre os editais.
Estude por aquilo que é mais recente, porque a cobrança de prova muda ao longo do tempo. Depois, quando sair o edital, vc faz os ajustes necessários ao TRT2. Não se esqueça de fazer muitas questões. Comece comece com as 2022 até a atualidade. Depois, se vc terminar (são muitas), aí vc migra para as questões mais antigas (2020 para trás). Bons estudos
Tomara que volte a ser nível médio ❤❤❤
Esse judiciário Está uma bagunça
*Essa prova.
Plot twist: a deputada q propôs a mudança de escolaridade é do PT 👏👏👏
A galera ainda acredita nesse partido imundo.... Erika Kokay....
@@maiconpbarboza7130imundo é pouco.
O Lula vetou essa mudança, ele é do PT também, e aí?
Até aqui os caras vem com esses argumentos. Se a política permeia tudo, é óbvio que TB está na estrutura administrativa. Qual a novidade? Toooooooodooooooos os políticos estruturam as carreiras da forma como melhor lhes pareça
O Lula vetou, e aí????
Tinha que ser a Cocai🙄
Tem previsão esse julgamento?
Voltou para o nível médio?
Será que vai reabrir as inscrições? Tse?
Fizeram tudo errado!
Agora me diz se faz sentido:
Pra concurso público superior tem que ter o superior senão é fechado as portas.
Agora pra ensino médio todos podem fazer.
A injustiça já começa aqui.
na verdade ensino médio só quem tem ensino médio pode fazer...
A crítica pública aberta por alguém que ocupa um cargo no Sistema de Justiça pode ser vista como uma infração ética ou um comportamento demasiadamente inadequado. É preciso rever!
Técnico do MPU virá nível médio?
Se derrubar a lei sim.
Aceita tecnólogo em qualquer área?
Esses cargos aceitam tecnólogo?
Sim.
curso sequencial superior vale?