Eu me converti em julho de 2018 em casa atravéz de um vídeo no TH-cam, e depois de 2 meses fui atrás de uma igreja que fosse bíblica, histórica e reformada. Graças a Deus encontrei uma boa igreja bem pertinho de casa e em abril desse ano me batizei lá. Amo minha igreja e amo meus irmãos! Sou Batista com muito amor! 🥰 Paz e graça, irmãos! 🙏🏼❤️
Tenho 46 anos e fui criada batista. Nunca fui ensinada a ser calvinista ou arminiana. Só fui pensar nisto quando comecei a estudar teologia e tive uma disciplina chamada Teologia Filosófica. O professor não nos obrigou a escolher, porém, a pensar sobre as duas correntes. A reflexão nos levou à conclusão de que: nenhuma estava totalmente errada e nenhuma estava totalmente certa. Por isso, acredito que os batistas não se apegam a nenhuma delas verdadeiramente. Não é condicional ser calvinista ou arminiano para sermos salvos dentro do ideal batista. Eu, particularmente, me incomodo mais com uma pregação fortemente calvinista, mas nunca a vivenciei em igrejas batistas, apenas em presbiterianas. Acredito que ser batista é maior do que ser calvinista ou arminiano.
Sou batista e fui ensinado igual. Não preciso seguir ensino de calvino nem Arminio, preciso seguir o que a bíblia diz e a bíblia fala sobre as duas coisas. Se isso é um mistério, deixamos para descobrir no céu. Aqui na terra devemos fazer o que a bíblia ensina, buscar frutos dignos de arrependimento e posteriormente a santificação, confiando na obra de Cristo, sempre.
Oh top explanação, nunca tinha entendido essa questão e agora deu uma luz, é bom saber, assim falando em particular, nunca me liguei muito em Falar ou Escrever da Pakavra pot este viés. ou seja, de catar e selecionar Pregações por formação Teologica, de modo que escutamos praticamente todas as liinhas, porém nosso foco esta nas Escrituras, agora mais uma vez falando da forma como Busca a COMUNHÃO do Espírito pela VERDADE, tenho eu uma Base Sólida que são os 5 Solas das Espcrituras, e se assim pois, a Base Bíblica Doutrinária do Ensinamento corroer estes Pontos, então passo, evitando até DISCUSSÃO, que Deus me Perdoe, muito bom este video para nosso ENTENDIMENTO, Glória a Deus pela VIDA dos dois irmãozinhos... Oh observamos também, pois quando falamos dos 5 Solas e dos 5 Pontos, NÃO nos Referimos que NÓS estamos certo e outros estão errados, NÃO é isso de forma alguma, porém essa é nossa Confissão de FÉ e é nisso que CREMOS, enfim, que Deus Ilumine e Abençoe a TIDOS nós irmãos... Amém Amém Amém e Amém
Ótimo, a cada dia o trabalho de vocês tem melhorado. Agradeço a Deus pelo empenho de vocês em auxiliar a igreja brasileira com uma doutrina robusta, saudável e bíblica.
Tudo que vem da batista me interessa...em breve (ñ agora por causa da pandemia,apesar q acompanho no you tube) vou frequentar a primeira igreja batista em SP(no bairro Campos Eliseos ,na praça Princesa Isabel).
A parte de não construir predio eu concordo. Hoje os tijolos valem mais do que pessoas e Jesus não morreu por instituição, mas pela igreja que é representada por pessoas. Por isso, pessoas são mais importantes do que coisas.
realmente, dentro da batista brasileira encontra todo tipo de Cristão.. hoje na ebd é melhor evitar tocar no assunto de calvinismo e arminianismo até mesmo pra evitar confusão...adotei a estrategia de sempre citar as duas visões e deixar em aberto pra cada aluno avaliar por si e seguir a que bem entender como coerente.
Sou convertido há 25 nasci em Igreja Tradicional e hoje sirvo ao Senhor na Batista Nacional, super convicto. Entre tradicionais e o exagero das neo pentecostal, escolheria a tradição, porém estou completo na Igreja Batista Nacional. Entre o paradeiro do tradicionalismo e a barulhada das neo pentecostais existe um equilibrio, das renovadas.
Tem muitas imprecisões nesse vídeo. Primeiro que dizer que os batistas surgiram só na época da reforma é tratar apenas a religião organizada denominacional. Sim, na época da reforma várias denominações surgiram e foi constituída a denominação batista nessa época. Mas como todos nós sabemos igreja não é denominação. Isso parece refletir aquele entendimento errado de que durante a Idade Média a única coisa que existia era igreja católica. Olha, o Cristianismo não acabou com a ascensão da igreja católica e ele não começou de novo com a reforma. Sempre houve um grupo (remanescente) que caminhou "à margem da história", permanecendo fiel aos ensinos da igreja primitiva (por isso a gente brinca que a igreja batista surgiu lá no primeiro século, na PIB de Jerusalém que está no Novo Testamento.) E dizer que "os primeiros batistas eram aspersionistas" é um erro monstruoso. Pra tentar esclarecer: historicamente, a igreja Batista não pode ser considerada reformada, pois ELA NÃO VEIO DA REFORMA. Ela não saiu da igreja católica, pois nunca esteve lá. Ela se organizou como denominação naquela época da reforma (e aí entra a questão sobre os gerais e particulares). A igreja presbiteriana é reformada pois veio da católica (e por isso "herdou" certos traços do catolicismo que ela "esqueceu" de reformar -como o batismo infantil, por aspersão, o amilenismo, entre outros). Agora, teologicamente, os batistas sempre foram, de fato, calvinistas no seu entendimento soteriológico. Isso não é mais verdade hoje devido à grande difusão do pensamento arminiano, pentecostal, etc. Então em uma igreja batista média (da CBB) você pode ter uma que unanimemente é calvinista, uma que é arminiana, uma que é meio a meio e "não se discute o assunto" e muitas outras coisas. Só lembrando que existem igrejas batistas que estão se "pentecostalizando" e elas estão sendo excluídas da convenção, como deveria ser. Mas honestamente, depois que a CBB liberou ordenação feminina, eu prevejo um racha inevitável e uma outra convenção batista que seja bíblica de fato surgindo. A não ser que dê um surto de lucidez na CBB e eles voltem atrás nisso.
+Luiz Davi Ok, primeiro que chamar pessoas que você não conhece de carnais pela internet é absolutamente imprudente e se enquadra em juízo temerário. Em segundo lugar, não é "filosofia de homens" nem "teorias". Chama-se teologia e é o dever de todo cristão ter uma. Qual é a sua? Terceiro, Calvinismo e Arminianismo não tem nada a ver com Calvino e Armínio. Se você buscasse estudar o tema ao invés de, aparentemente, querer se colocar longe e acima da discussão, você saberia disso. São apenas nomes que simplificam o discurso ao nos referirmos a modos diferentes de entender a salvação. Quarto, é uma postura arrogante e presunçosa muito comum em nossos tempos a de querer se abster de certas discussões em nome de uma posição superior, que não "perde tempo" discutindo temas "que não tem importância", como se a pessoa sozinha fosse mais inteligente que 2.000 anos de história cristã que vieram antes dela. Quinto, não pense que você está "acima disso tudo". Na verdade, a pessoa que admite desinteresse pela discussão e que possui uma visão negativa daqueles que discutem está na mais baixa posição pois está se recusando a pensar, a assumir uma posição e defendê-la. Sexto, a discussão não é carnal, tampouco irrelevante. Mesmo se você partir da heresia de "vamos focar apenas no que Jesus ensinou nos evangelhos" e desprezar todo o resto do Novo Testamento como "menos importante" ou "secundário", nos evangelhos mesmo está cheio de ensino Calvinista lá. Aqui vão algumas: João 6:44, João 8:47, João 10:11, João 10:25 e 26, Lucas 22:31 e 32, Mateus 11:27, Mateus 7:17. E tem mais claro. Sem falar em todo o resto do Novo Testamente que tem o mesmo peso de importância que os evangelhos. Sendo assim, dados esses pontos, você faria um bem a todos aqui nos comentários se se retratasse de seu comentário infeliz e se buscasse estudar mais a Bíblia e a história da Igreja, especialmente no que concerne à doutrina da salvação. Se estiver com vontade ou dúvidas, eu me disponho a explicar e esclarecer o que for preciso. Abraço.
Apenas teorias de homens? Vou lhe mostrar em uma simples pergunta que não: Quanto à Salvação, depende de nossas escolhas em cooperação com Deus ou apenas e exclusivamente da vontade dele? Se você concordar com a primeira se encaixa como Arminiano. Se com a segunda, é Calvinista(falando de forma bem simplificada ok?)
LRibeiro97 N foi minha intenção de ofender. Oq eu quis dizer é justamente oq Paulo disse 1 Coríntios 3: 3. porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 4. Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens? 5. Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um? O princípal “pai” do calvinismo foi Calvino e o principal “pai” do Arminianismo foi Armínio. Enquanto a pergunta q você me fez sobre qual eu sou, eu n concordo com nenhuma dessas teologias pra mim tem um harmonia entre os dois. Os dois estão errados em alguns pontos, mas como uma meia verdade é uma mentira completamente eu prefiro N acreditar. Amigo, me desculpe se te ofendi, N foi minha intenção. É um pouco difícil pra mim me expressar.
O meu povo está sendo destruído pela falta de conhecimento. Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor (Oséias 4:6 e 6:3). Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (prov 4:18)
Eu saí adventista do 7 dia e vejo que sem. Nós não guardar os mandamentos que Deus nos deixou nós não obtemos a graça que é nossa única fé Jesus Cristo
Sobre essa discussão, só posso concordar com o pensador: "Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, a caridade." Marco Antonio Dominis
Hoje é raro encontrar uma igreja assim.existem poucas e com sinais de mudanças. Respeito todas as linhas de pensamento .mas entendo que esse seja a maneira que me agrado de cultuar o nosso Deus
Fazer parte de convenção não dá nenhuma legitimidade para uma igreja ser batista de fato, pelo contrário, o que legitima uma igreja batista são suas doutrinas e distintivos que tem total comprometimento com a Bíblia Sagrada
Só acho que erram em pregar dízimo obrigatório. Dízimo é da Lei. Na graça é dar com alegria daquilo que propor no coração, não por obrigação ou constrangimento.
@@Veritas589 As Batistas ligadas a CBB não pregam dízimo obrigatório. Inclusive, há 3 semana na Primeira Igreja Batista da minha cidade, a qual eu frequento, deu um excelente ensino sobre os dízimos, e deixaram claro que é um ato de adoração, porém não é obrigatório
@@pedrroadv ae q está. Nada para o cristão é obrigatorio. Para o cristão é obediência. Cristão tem o prazer em ofertar, dizimar e ajudar nos ministérios. Ser cristão é seguir o q a Bíblia descreve. Assim quem não dizima não é cristão. Assim como quem mente, fala palavrão, insulta, fofoca, etc, também não é cristão.
Seria tão mais simples e correto se dissessem assim - Sou nascido de novo e pertenço a igreja (corpo de Cristo, noiva, remidos, crentes) de Cristo! Essa divisão denominal em batistas, presbiterianos, assembleianos, metodistas, adventistas... e os mais recentes neo pentecostais só serviu para discussões fúteis de quem está mais certo ou errado, exclusivismo, heresias e etc. É óbvio que cada um puxará sardinha para o seu lado. Mas antes de Lutero, Calvino, Armínio, Zuínglio, John Wesley e dentre outros; a doutrina da igreja do Senhor Jesus veio com os 12 apóstolos. Sugiro lerem "História da Igreja - Semeador - Niterói 2005".
Nunca ouvir falar sobre esse ponto na Na primeira igreja batista ná qual congrego, mas pelo que a maioria dos irmão falam e pelas pregações que já ouvi eles são arminianos.
Gente existe os batistas brasileiros e os nacionais, eles são A maioria,e pelo que Sei. Nós. Somos batistas antes deste discurso. De arminio e Calvino acreditamos uma vez salvo para sempre, mas isto não nos faz Calvinista e também. Acreditamos em alguns pontos de arminio e dai, nós. Os batista brasileiros e nacionais somos mais do que isto tudo
Vdd!! Meu Deus!! Faço parte de uma igreja Batista q já perdeu sua excencia. Cada professor da escola dominical ensina de um jeito...os pregadores convidados cada um em uma linha de pensamento...pena não ter uma igreja Batista reformada aqui em Americana Sp. Pena mesmo.
Sou batista á uns quarenta anos, não me considero Calvinista ou Armianiano e sim Soberanista, quando vc seleciona alguns versículos e põe juntos, vc forma uma linha teológica. E creio que Deus usa sua liberdade e poder pra salvar fora de qualquer linha teológica.
Faço parte de uma igreja batista e não nos denominamos nem calvinistas nem arminianos. Consideramos que há pontos nesses dois movimentos que divergem de nossas doutrinas e portanto não temos como pender para um lado ou outro. Tb creio que no inicio da igreja cristã não havia esse tipo de rótulo, e portanto, não precisamos nos encaixar em um lado ou outro, a menos q realmente os pontos de um ou outro fosse condizente com o que cremos analisando as Escrituras.
Tudo depende da forma que você foi chamado, pois DEUS escolhe soberanamente alguns, e concede livre árbitrio à outros. A sua crença teológica vai depender da sua experiência com DEUS na qual você foi chamado, se foi por escolha própria você vai defender a teologia arminiana, se foi por escolha através da Soberania de DEUS, você irá defender a teologia calvinista!! O apóstolo Paulo foi chamado soberanamente por DEUS, então é natural que em suas epístolas ele prega muito a respeito da predestinação, assim como outros apóstolos teve o direito de escolha, pregam a presciência!! Graça e paz!!
@@viniciussouza6269 sim... nao existe neutralidade com doutrinas especificas, mas quanto ao sistema completo do q é chamado de calvinismo, não abraçamos totalmente suas doutrinas.
@@viniciussouza6269 E por que temos que escolher entre livre arbítrio ou predestinação? Existe regra pra salvação? DEUS da o livre árbitrio à todos, porém, alguns DEUS escolhe soberanamente!
@@marcioleandro5450 não falei de salvação, falei de interpretação. você não precisa acreditar no livre-arbítrio para ser salvo, pois a slavação é pela graça. mas a questão é que há vários textos bíblicos que não são tão simples de interpretar. se você consegue passar por 1 pedro 1.1-2 sem se pergutnar o que significa "eleitos" e "presciência" isso em nada vai afetar sua salvação. mas há pessoas que não se contentam em não saber o real significado por trás de algumas coisas. eu sou uma delas. é simples. eu sou curioso, gosto de saber o motivo por trás de tudo. se minha vó leu a bíblia 100x e não entendeu o que significa eleição, isso não significa que ela não será salva, mas pra ela isso não tem relevância, mas pra mim e milhões de outras pessoas têm.
Vou falar um pouco da igreja batista quando me converter há 35 anos atrás. A igreja tinha o nome e ainda hoje tem de batista tradicional. Um culto racional .não existiam palmas não existiam coreografias. Somos amilenista. Não damos ênfase a segunda benção como o batismo no espírito santo nem falar línguas estranhas. Aí um pouco quando escuto chamar igreja batista. Penso que a igreja não tem q mudar pra ganhar o mundo, mas sim o mundo é que tem que mudar pra ganhar a vida eterna.
Sou batista mas na igreja que congrego não é armiana, e também não se diz calvinista, não cremos na perca da salvação, mas também não cremos que Cristo morreu só pelos eleitos, mas por todos.Cremos que de fato por nós mesmos não escolheriamos seguir a Cristo, mas por iluminação do Espírito Santo temos a escolha, a Bíblia diz que cada um prestará contas de si mesmo a Deus, portanto cremos que há escolha entre seguir a Cristo ou rejeita-lo, a salvação é pela graça de Deus, é como um presente, você aceita ou rejeita, contudo não é mérito de quem recebeu, mas de quem deu; você não diz olha que presente que ele aceitou, mas que presente ele ganhou, mas o importante é que o evangelho está sendo pregado, isto é o principal.
Onde fica essa igreja, irmão? Preciso encontrar uma dessas! Hahahha Perfeito pra quem está no meio termo entre calvinismo e arminianismo como eu kkkkkkkkkkkkk
Amigo, graça e paz! Você disse que a salvação é uma livre escolha do homem, mas também acredita que o homem não perde a salvação. Se o homem tem livre escolha para aceitar a salvação, por que não teria escolha para rejeitar a salvação depois de recebida? Para mim parece haver uma contradição, o que você me diz? Deus abençoe.
@@edilsondiasgoncalves8965 os que aceitam a Cristo são eleitos, mas sem o trabalho do espírito santo ninguém seria eleito, não é por obras , como é graça não se perde a salvação, por exemplo o jovem profeta que morreu após se desviar do caminho,numa ótica armeniana ele perdeu a salvação, mas pela ótica calvinista não. Hoje estou em outra igreja batista, e bem após estudar mais a Bíblia sou mais calvinista. Aceitar a salvação é aceitar a culpa perante Deus, como alguém que cometeu um crime, o juiz tem que julgar, não tem como alguém que matou escapar do julgamento, no caso da salvação somos inscritos no livro da vida, da mesma forma não tem como nosso nome ser apagado do livro da vida, se fosse escrito daí sim, veja Davi pecou , mas se arrependeu, se alguém se afastou e não voltou, e nem ao menos sente o peso na consciência, é porque não houve arrependimento genuíno, salvação não é imposto de renda que se você se fica desempregado deixa de pagar.
Por isso que hoje existe a CBRB e as igrejas batistas reformadas, que se afastaram da CBB justamente pela CBB seguir a Confissão de fé de Westminster e poder dar margem a uma interpretação dúbia, seja para calvinismo, seja para armianismo. Na Confissão de fé de 1689 não tem dúvida e essa é a Confissão de fé batista seguida pela CBRB e todas igrejas filiadas.
Infelizmente a religião nos afasta mais do que nos atraí à Deus. A Palavra é simples, só se chega ao Pai através do Filho. Mas infelizmente é criado toda uma cadeia que mais confundem do que ajudam. Jesus Cristo é o Senhor!
As denominações históricas têm suas raízes doutrinárias, porém, hoje todas deixaram-se levar pelo relativismo reinante no mundo pós moderno. Assim sendo, as placas dos templos evangélicos nada caracteristica o que há lá dentro. A tática mundana deixou de combater e passou a relativisar o evangelho, e deu no que deu: abandonou as origens históricas, e secularizou-se.
@@raphaelaugusto4529 Sim, certamente. Uma coisa não invalida a outra 😁
4 ปีที่แล้ว +2
Spurgeon não morreu calvinista. Ele retornou às origens. Ele perto de morrer era mais arminiano do que calvinista. Aliás ele se converteu na Metodista uma igreja 100% arminiana.
@ Não conheço nenhuma fonte confiável que afirme isso, mas se for verdade, provavelmente ele deixou de fumar seus charutos com medo de perder a salvação... (Risos)
Uma coisa é certa. Todas as igrejas com seus costumes e doutrinas . Cada um defende no que acredita. Um crê nisso, outro naquilo, outro sabe lá em que, uns crê no milênio, outros não, uns acreditam no arrebatamento outros não. Pelo amor de Deus, que salada, tudo isso só pra ir pro céu? Todos longe do Evangelho pregado por Jesus. Basta Jesus. Basta os Evangelhos de Cristo. Crê em Jesus e viver sua proposta de vida, dessa forma vamos possuir a vida eterna.
@@matthew6008 se vc conhecer a realidade da região e da cidade que moro vc entende o pq disso. É como pastor falou qual a igreja hoje que segue tudo como é ?
@@r3st347 a tradicional, é como li uma certa vez "nao importa sua opiniaoo que importa é a palavra" kkk meio que isso mas os Batistas mesmo mesmo seguem a profissao de fé dos Batistas que é simoles e fácil, sguir somente a palavra não homens
40. Vocês irmãos da África, da Ásia, da Europa e de América! Vocês estavam esperando a Mensagem de Mateus 25:6 no vosso país, mas Deus fê-lo de uma outra maneira. Lembram-se do nosso Senhor Jesus Cristo! Sendo o sumo sacerdote Melquisedeque, os rabinos e os escribas viram que Ele deveria sair da tribo de Levi. Mas Ele saiu da tribo de Judá. Depois, a sua Mensagem e as suas obras confirmaram que era Ele o Messias. E hoje, em toda a face da terra, se você for um filho de Deus, o seu lugar, é aqui com o profeta do seu tempo, o profeta Kacou Philippe. E aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça.
Concordo plenamente, não existe de fato uma linha consistente. A gente vê contradições na prática do culto. Muitas igrejas batistas estão com práticas do pentecostalismo e se dizem reformada. Fora ainda que existem divisões doutrinárias entre os irmãos. Quero ressaltar que não são todas.
Cadê o Tiago Santos com o Franklin Ferreira para reverem este vídeo e mais alguns que falam asneiras? Cansei deste tipo de comentário e rótulos, só gera divisão em igrejas e não união. Conheço batistas que consideram mais Calvino do que Jesus, poxa vocês não veem isto? Cadê a primazia da Palavra de Deus em nossas igrejas? Conheci mais um jovem neófito na faculdade de adm no Bilac que dizia o mesmo, que aberração é esta? Cadê o Cristo crucificado nos altares da igreja batista hoje? Por favor gostam de história mas não forcem a barra com super crentes que vejo por ai destruindo igrejas, vale apena citar um pouco disto aqui a vocês, sou uma voz do povo, acorda minha gente, Cadê Jesus Cristo nas igrejas?
Pessoal entendo a relevância do tema, porém, a história da origem dos batistas como apresenta o pastor está muito equivocada. Preste atenção como ele somente apresenta os aspectos negativos dos primeiros Batistas e somente ressalta o aspecto positivo dos batistas particulares. Gostaria de saber onde estão as fontes bibliográficas que provem a inexistência de batistas gerais em um período da história?
Assista o canal CHTB Marcus Paixão o curso é 50 reais e ele traz milhares de fonte para provar os fatos. E esse já é consenso no meio americano e inglês.
Temos q pensar com a propria cabeça mesmo, se lutero tivesse pensado com cabeça de padres, ele nunca teria saido de lá, a Bíblia é a única regra de fé, n tem outra n, tudo o q n tiver, deve ser descartado, negocio de tradição nenhuma n, a Bíblia é única importante, é a escritura de Cristo, amém
Não é , os anabatistas foram um grupo dentre os outros que haviam em Israel no tempo da chegada do Messias, leia a história dos saduceus , fariseus , essênios, anabatistas, etc... No total eram 7 grupos diferentes , cada um com suas particularidades.
Um desabafo generalizado. Eu não entendo uma coisa. Se temos o mesmo Espírito Santo em nós que de fato cremos, por que tantas formas de pensar sobre a Palavra de Deus? O Espírito Santo é um só e nos faz um só em Cristo. Sabe, demorei a entender o que o Pr. Francis Chan fala. Mas agora entendo. Ele diz que é bom estudar a fundo a Bîblia, mas desde que estudar a teologia não seja mais importante do que pregar a Palavra aos perdidos. Não acredito que seja o caso do pessoal desse canal, mas infelizmente tem se tornado algo comum nas igrejas.
Acredito que uma coisa não anule a outra, Francine. O debate é proveitoso, é saudável e é enriquecedor, desde que seja feito da forma correta. Divergências são saudáveis, seria estranho, se todos pensassem igual, não acha? Quanto ao assunto, ele é secundário. As duas visões se propõem a compreender como funciona o processo de salvação. A salvação não virá por compreender corretamente a interpretação segundo calvino ou arminio, mas por crer em Cristo. Nesse sentido, nós somos um corpo e somos um só quanto aos pilares da fé, quanto aos pilares não há discussão, mas quanto as questões secundárias, não vejo problema desde que seja feito da forma correta e em amor. Abraço!
O que eu acho interessante é a apropriação do termo "Reformado" por parte dos calvinistas. Como se reformado fosse sinônimo de calvinismo.. na história da reforma, existia uma pluralidade de doutrinas e pensamentos, e não unanimidade.. ou seja, luteranos, arminianos e calvnistas.
L P2 por um simples motivo, não é questão de apropriação, se fez a igreja Luterana, e depois se fez a Igreja Reformada, que no Brasil hoje é igreja presbiteriana, não é questão de apropriação, é simples nomeclatura, daí a questão de quem é reformado que não é, aí é outra história tem até um vídeo do Leandro Lima sobre isso.
Welber pacheco martins volto a dizer, os calvinistas se apropriaram do termo reformado, e para os tais, só é reformado quem é calvinista. Volto a dizer também que o calvinismo (ora conhecido hj assim) não era unânime como doutrina, visto que de dentro da reforma o braço direito de Lutero (que no fim de sua vida se retratou do seu monergismo, passando a adotar inclusive a expiação ilimitada) Philipp Melanchton era sinergista, e de fora da reforma poderia ser citado Baltasar e Menno. Ou seja, se formos falar o motivo do calvinismo está no começo da reforma, deve-se na maior parte, se não o único motivo, dos reformadores terem bebido da doutrina de Augustinho (esse que trouxe uma novidade pra dentro da igreja, que em 400 anos de igreja primitiva não se tinha notícia, há não ser às seitas heréticas, tipo o gnosticismo e seu fatalismo). Resumindo, reformado são aqueles que defendem os 5solas, pilares da reforma, e não quem é calvinista, visto que essa doutrina nunca foi unânime na reforma.
L P2 O protestantismo se divide em 3 grandes ramos: Luterano(Reforma Luterana), Reformado(Reforma Calvinista) , anabatista(Reforma Radical) segundo o Alister McGrath. Além de outros estudiosos q falam a respeito. O movimento reformado teve sua origem na reforma da Suíça (com Ulrico Zuinglio) q como distinção da reforma na Alemanha foi chamada de segunda reforma e por sua ruptura mais profunda com a igreja medieval esse movimento foi chamado de movimento reformado e seus simpatizantes de "reformados". Veja esse artigo a respeito: blogelectus.blogspot.com/2016/11/qual-origem-do-termo-reformado.html?m=1
@@Welber-Y19 segundo o Pr Welington Mariano, especialista no assunto reformado quer dizer as igrejas que adotam os 5 solas, sendo assim, tanto Calvinistas, luteranos e arminianos são reformados.
Para que o rei Jesus pudesse montar o jumentinho, era necessário que esse animal nunca tivesse sido montado antes. Quem é esse jumentinho? São os humildes de Betânia que irão entronizar o Senhor; o pequenino rebanho que busca em primeiro lugar o reino; os fracos judeus que querem reedificar os muros; a igreja em Filadélfia, que tem pouca força, mas confia na palavra do Senhor e tem Aquele que possui a chave de Davi, a qual abre, e ninguém fechará. São aqueles que estão amarrados à videira mais excelente, que possui suco de uva abundante. Por isso nós estamos sendo transformados, e temos olhos cintilantes de vinho e dentes brancos de leite (Mt 21:1-11).
5 ปีที่แล้ว +2
Sou batista, por ter a Biblia como elemento Doutrinario e nao de doutrinas humanas como as citadas!
Muitas igrejas tão mais preocupadas com esse assunto, do que o caminhar com Cristo, buscam mais defender o seu ponto de vista, que na maioria das vezes por falta de humildade, Caém em discussões q para nada serve, e esquecem de focar sua vida no único q merece toda honra e toda glória
Concordo plenamente! Não devemos seguir pensamentos de homens pq é heresias e sim se importar com os ensinamentos de Jesus que é pregar o evangelho e amar o próximo. Vejo que esses conceitos estão formando divisões nas igrejas. Eu acho que Deus se horroriza que as pessoas se preocupam mais com doutrinas do que com a nossa virtude de serviço à ele como servos do Senhor.
Concordo com vocês em partes, mas discordo e outras. Primeiro, concordo que não devemos nos focar em qual soteriologia está certa quando há assuntos mais importantes. Independente de qual das visões é a correta, a salvação só se dá por meio de Jesus Cristo e da graça do Espírito Santo Agora, não podemos ficar em cima do muro, a eleição acontece por meio dos decretos ou da pré-ciência de Deus? Jesus morreu só por alguns ou morreu por todos? O fato de eu ser arminiano, por exemplo, não me faz ser "de Armínio", apenas significa que os pontos de vista dele eram mais coerentes com a bíblia do que os pontos de Calvino, pelo menos pra mim. Spurgeon disse que não levantava a bandeira de Calvino, apenas que estava do lado dele levantando a bandeira do evangelho, do mesmo jeito que eu estou do lado de Armínio levantando a bandeira do que eu acredito ser o verdadeiro evangelho. O fato de eu ser arminiano e outra pessoa ser calvinista não exclui o fato de sermos todos de Cristo e irmãos na fé. Devemos sair de cima do muro e nos atentarmos a um debate saudável
@@lucasmenezes2165 concordo... Eu sou Calvinista, mas eu não quero perder tempo debatendo esses assuntos com os irmãos Armínianos, pq tem aparecidos alguns extremistas de ambos os lados, que acabam até em xingamentos e ofendendo os outros pq pensam diferentes. O que dizer dos grandes amigos; George Whitefield (Calvinista), e John Wesley (Armíniano), creio que eles nem entravam muito nesses assuntos, mas se preocupavam em pregar o Evangelho de Cristo. Apenas digo o que Charles Spurgeon disse: A Cruz é o grito de Deus para o mundo: você não pode salvar a si mesmo. Isso quer dizer que; somente a Cruz de Cristo é que salva e liberta o pecador e ponto final. Vamos carregar a bandeira do Evangelho, não importa se é Luterano, Calvinista, ou Armíniano. O foco é sempre Cristo.
@@telmosilva9085 mas onde eu falei que não é pela graça ? A salvação é pela graça e não por méritos humanos , aliás a fé vem de Deus , até às nossas boas obras é Deus que nos capacita pra fazer , resumindo, todos nós somos criaturas caídas em pecado e Deus que faz a restauração do homem em Cristo Jesus dando lhes o perdão .
Sou de Cristo somente Glória a Deus! Quem quiser ser de Armínio, Calvino, Edir Macedo, Silas Malafia, Valdomiro, Paulo, Apolo, Pedro etc. Problema seu e de qualquer outro que sejam. As almas morrendo e o povo de Deus negligenciado o Amor ao próximo e obedecer a Deus para pregar o Evangelho.
fiz isso, nao ha local perfeito, procure um local onde biblicamente esteja mais coerente e vc se sinta bem. Achei isso na igreja adventista, depois de 10 anos numa batista.
Sou Batista e não entro nessa questão arminianismo x calvinistas essas questões tolas tem tirado o foco principal que é Jesus, enquanto se discute o Diabo bate palmas
Tenho plena liberdade para exercer meu Livre-Arbítrio para escolher entre servir a DEUS e não servir DEUS? sou eu que escolho servir a DEUS ou é DEUS que me escolhe para servi-Lo? Carlos.
Você tem o espírito de Deus?O apóstolo Paulo disse que onde há o espírito de Deus há Liberdade jesus não aprisiona ninguém ele veio pra libertar quem estava preso
Todos que anunciam o Salvador e o Reino do Céu , são discípulos de João Batista que foi o anjo que começou a anunciar O Reino do Céu e o Cordeiro Santo de Deus. Nada ficará oculto. Assim como o faraó tinha José como governador , Jesus Cristo tem João Batista como fiel . Mas hoje o reino que está dentro de nós , está sendo edificado por Deus PAI Filho Espírito Santo , que tem seus servos. Apocalipse Jesus Cristo disse ter sete igrejas e sete estrela que são os anjos das sete igrejas. Todos estão de baixo dos anjos e os anjos estão na palma da mão de Deus. Então tudo está no controle de Deus PAI Filho Espírito Santo. Há Um Só PAI e nós todos irmãos (Efésios 4). Também tem trigo e joio. Também tem sábias e tolas e os que vendem o evangelho. Deus É Fiel e Verdadeiro para cumprir e terminar a boa obra que começou.
O que é certo? Servir a Cristo, dissipular, pregar o evangelho onde estiver a tempo e fora de tempo, ter a Biblia como unico manual de regra e fé e ao Espírito Santo como o que releva a palavra, o resto é evangeliquês e religioaidade, exatamente o que Jesus e os dissipulos combatiam.
muito bom,a pergunta é em meio a esta confusão Deus ficou de fora. a palavra é bem clara: Deus não é Deus de confusão, esses irmãos perecem ignorar isso. cuidado pra não enche o inferno de calvinista,arminianistas,pentecostais e news. o bom seria que esses doutores mostrassem tudo isto na biblia já que sabem muito.
*Igreja não salva, muito menos doutrinas humanas como Arminianismo e Calvinismo não salva, quanto tempo perdido em ensinamentos e ideologias humanas, não esqueçamos do foco do objetivo que é a salvação através de Jesus Cristo.*
O cristianismo veio dos judeus e prevslece até os dias de hoje, e Jesus levantou Paulo o judeu da tribo de Benjamin para administrar aos gentios o evangelho. Era pra existir apenas igreja de Cristo, assim deveria se chamar todas as igrejas cristãs, exceto o católica que pratica o catolicismo e outras que não se denomina igreja do evangelho de Cristo.
Há igreja presbiteriana de todo o tipo: pentecostais e até ecumênicos. Você considera todos estes grupos como “presbiterianos” ou ao menos “calvinistas”? Há uma diferença. A igreja Batista é muito maior. A pessoa não vai colocar “Igreja presbiteriana canela de fogo”, porque o nome não vende.
Essa tentativa de redefinir a história dos batistas, um esforço de alguns grupos nas últimas três décadas, além de ser inócua é tendenciosa. Dizer que grupos batistas, não calvinistas, eram todos restritos e deixaram de existir é a mais frágil das teorias acerca da origem dos batistas. Como congregacionais, batistas nunca tiveram uma teologia fechada naquilo que não era essencial e a expiação limitada de certo é uma doutrina, na melhor das hipóteses, periférica ao evangelho. Buscar nas "origens", chegar a um grupo que não era calvinista e depois dizer que ele deixou de existir é um argumento "tiro no pé". Atualmente, em que pese esforços intensos para redefinir a linha teológica de toda uma denominação o calvinismo é minoritário na denominação. E por muito tempo, quando os três únicos seminários batistas do Brasil (Norte, Sul e Equatorial) não eram bem de perto calvinistas, essa era uma controvérsia superada. O calvinismo praticamente tinha deixado de existir na denominação. Melhor seria sentarmos juntos e coexistirmos por meio de uma declaração doutrinária intencionalmente ambígua nestes pontos. Como proposto por nossos irmãos no passado. Do contrário continuaremos fazendo papel de cachorro vira latas, correndo sempre atrás do próprio rabo. Graça e Paz. Respeito muito um dos pastores por conhecer seu amor pelo Senhor, mas sigamos adiante. O Brasil não precisa nem de calvinistas bem de arminianos. O Brasil precisa de discípulos fiéis de Jesus.
Todo batista tenta explicar na teoria mas na prática são arminianos, isso se deve à falta de definição doutrinária. Outro ponto é que não é verdade que os batistas antigos sumiram, a descrição dada é igual aos Amish's que são fruto dos anabatistas que existem até hoje.
Esse início dos batistas é UMA DAS TEORIAS de origem do trabalho batista. Seria bom que o pr. Wilson (e qualquer outra pessoa), ao falar dos primórdios, citasse que a origem citada ainda é considerada UMA das três ou quatro teorias.
Olha os Batistas não foram reformados, tanto que calvino perseguiu os batistas em Veneza, discordo completamente desta visão histórica dos batista, existe a linha que cre que os batista vieram dos anabatista, e batizaram por imersao, para mim dizer que batistas batizaram por aspersão é um absurdo
Hoje o que vejo no meio cristão, são uma guerra sobre esse assunto, ums igreja diz q é calvinistas, outros arminianista, sou de uma igreja batista, mais pra mim se Calvino, e Armínio, nunca tiverse existido, não mudaria nada do que Deus fala em sua palavra, q a salvação é pra todos aquele se arrependem dos seus pecados e qrêem em Cristo como seu Salvador, temos essas duas escolha, ou aceitamos, ou negamos o presente de Deus
Após assistir o vídeo uma duvida surgiu, qual a fonte da informação de que os Batistas (Arminiano) gerais no final do século 18 deixaram de existir? Desde já agradeço.
Irmão quando conseguir essa informação por favor coloque aqui 🙏 Se considerarmos a primeira confissão de fé batista como sendo a original (1611) então nós batistas somos arminianos.
O Calvinismo deveria ser banido do Cristianismo por ser o calcanhar de Aquiles da teologia reformada limitando a graça infinita de Deus em diminutas dimensões proporcionando salvação apenas aos eleitos sendo que Jesus morreu por tôdos os homens e nem Loyd Jones conseguiu passar a borracha em João 3.16 e em Apocalipse 22.17.Só fecho com o Calvinismo no quinto ponto ,porém a eterna segurança do verdadeiro crente não depende da perseverança para que a salvação seja mantida em segurança já que a base de nossa segurança da salvação é a obra redentora de Cristo. Perseverança é apenas evidência de salvação mas não importa em segurança pois a nossa vida está escondida com Cristo em Deus. Se vocês Batistas desejam conhecer soteriologia mantenha contato com os Irmãos abertos das casas de oração porque eles são autoridades na matéria.
Enquanto as pessoas não entenderem que a base de fé tem que ser em cima de Jesus (Yeshua) o perfil, o gabarito, o molde perfeito é Jesus e não Calvinismo ou Arminianismo ,as igrejas se perderam na caminhada quando começou a ter como referencial seres humanos mortais e até tenta reformar, não gasta tempo em conhecer verdadeiramente as escrituras no primitivo oque verdadeiramente aquele judeu carpinteiro, um homem Deus, simples, mais ao mesmo tempo ser o Rei da glória difundido em um só O sistema religioso contemporâneo que na verdade é copia e cola, mudando apenas algumas vertentes, mais se analisar profundamente é a mesma coisa com placas diferentes e uso e costumes diferentes, que não ensina simplesmente que o véo foi rasgados de cima a baixo e que toda ,absolutamente toda a criação tem assesso ao pai e qua o único intercessor entre a criação e o Eterno é Jesus (Yeshua),e o sistema religioso cria uma condescendência as denominações e a líderes ,a simplicidade de Jesus me constrange a procurar a ser simples como Ele mesmo sabendo que tenho um pai ETERNO respeito muito oque Calvino e outros foram em seu tempo, mais meu foco é Jesus, para que as próximas gerações vejam também oque Jesus foi através de mim em meu tempo É isso!
O problema que vocês consideram qualquer igreja que coloca na placa "Batista" como verdadeiramente "Batista". Da mesma forma "Presbiteriana" qualquer uma que tiver na placa "Presbiteriana". Não existe Batista renovada(vide convenção nacional), não existe Presbiteriana renovada e muitas outras incoerências por aí. A Igreja Batista não é arminiana e nem calvinista, embora historicamente e doutrinariamente se mostre calvinista ao meu ver. A Igreja Batista é simplesmente Batista.
Kevin Cristian parabéns. Os batistas veio antes disso tudo. Batista é batista e pronto. Minha igreja batista é histórica não faz parte dessa briga calvinistas e arminianos. E os anabatistas fica onde na história? Sou de igreja batista que não somos nem pentecostal, nem arminianos, nem renovada e nem calvinista e sim uma igreja histórica.
O que importa é a Bíblia, n tradição humana, se tiver na Bíblia, sigam, fim, n importa a denominação, a minha batista preza muito pela palavra, a Bíblia é a verdadeira doutrina dos apóstolos, n tem outra não, pecado é pecado, dom existe, etc
Se as doutrinas Calvinistas e Arminianistas estão na bíblia, então elas se complementam. Creio que è um grande erro separá-las. Só o homem separa isso, porque não entendem plenamente o pensamento de Deus. Mas na verdade eles se complementam. Uma tem a ver com a outra, pois Deus é justo, sábio e soberano.
Se fosse assim não existiriam Batistas regulares, particulares etc. Eles possuem uma confissão sim. Uma rapida pesquisa já nos indica isso. No fim falou, falou e não disse nada.
Sou Pastor Assembleiano e amo meus irmãos Batistas tanto Gerais como Particular,o nosso inimigo é o diabo é contra ele que temos que lutar.
Isso aí meu irmão! Os crentes ao contrário do senhor, estão brigando entre si por questões teológicas. Sejamos a diferença meu irmão!!!
Disse certo pastor.
Verdade
Mentira ! Vcs metem o pau nos tradicionais dizendo que eles não tem o espírito santo nem crem nos dons
O comentário mais sensato que li. ❤ Glória a Deus!
Eu me converti em julho de 2018 em casa atravéz de um vídeo no TH-cam, e depois de 2 meses fui atrás de uma igreja que fosse bíblica, histórica e reformada. Graças a Deus encontrei uma boa igreja bem pertinho de casa e em abril desse ano me batizei lá. Amo minha igreja e amo meus irmãos! Sou Batista com muito amor! 🥰 Paz e graça, irmãos! 🙏🏼❤️
Amém, Elisangela. Deus abençoe a sua caminhada 🙏🏻
Glórias à Deus, testemunho fantástico.
@ você por aqui 😝 , Deus abençoe você e seu canal 🙌
@@joaolucas2899 Fala meu grande irmão João . Paz e graça !!!!🙌🏾
Tenho 46 anos e fui criada batista. Nunca fui ensinada a ser calvinista ou arminiana. Só fui pensar nisto quando comecei a estudar teologia e tive uma disciplina chamada Teologia Filosófica. O professor não nos obrigou a escolher, porém, a pensar sobre as duas correntes. A reflexão nos levou à conclusão de que: nenhuma estava totalmente errada e nenhuma estava totalmente certa. Por isso, acredito que os batistas não se apegam a nenhuma delas verdadeiramente. Não é condicional ser calvinista ou arminiano para sermos salvos dentro do ideal batista. Eu, particularmente, me incomodo mais com uma pregação fortemente calvinista, mas nunca a vivenciei em igrejas batistas, apenas em presbiterianas. Acredito que ser batista é maior do que ser calvinista ou arminiano.
Obrigado de verdade por esse comentário!
O outro vídeo dele contando a história dos batistas numa manhã em uma igreja me deixou foi mais confuso.
Boas palavras.
Sou batista e fui ensinado igual. Não preciso seguir ensino de calvino nem Arminio, preciso seguir o que a bíblia diz e a bíblia fala sobre as duas coisas. Se isso é um mistério, deixamos para descobrir no céu. Aqui na terra devemos fazer o que a bíblia ensina, buscar frutos dignos de arrependimento e posteriormente a santificação, confiando na obra de Cristo, sempre.
Bem isso! Também nunca ouvi falar disso dentro da Batista, só quando fui estudar um pouco de teologia e isso, por minha própria conta .
Quero agradecer a igreja batista hj pq é através dela q estou crescendo na fé...neste momento sou uma mulher q segue a igreja batista de fé.
Oh top explanação, nunca tinha entendido essa questão e agora deu uma luz, é bom saber, assim falando em particular, nunca me liguei muito em Falar ou Escrever da Pakavra pot este viés. ou seja, de catar e selecionar Pregações por formação Teologica, de modo que escutamos praticamente todas as liinhas, porém nosso foco esta nas Escrituras, agora mais uma vez falando da forma como Busca a COMUNHÃO do Espírito pela VERDADE, tenho eu uma Base Sólida que são os 5 Solas das Espcrituras, e se assim pois, a Base Bíblica Doutrinária do Ensinamento corroer estes Pontos, então passo, evitando até DISCUSSÃO, que Deus me Perdoe, muito bom este video para nosso ENTENDIMENTO, Glória a Deus pela VIDA dos dois irmãozinhos...
Oh observamos também, pois quando falamos dos 5 Solas e dos 5 Pontos, NÃO nos Referimos que NÓS estamos certo e outros estão errados, NÃO é isso de forma alguma, porém essa é nossa Confissão de FÉ e é nisso que CREMOS, enfim, que Deus Ilumine e Abençoe a TIDOS nós irmãos... Amém Amém Amém e Amém
Aos amados irmãos se fortaleçam na palavra de Deus ela sim nos levará a eternidade
Amém, Joselito. Somente Cristo nos salva 🙏🏻
Verdade, Cristo que salva 🙏
Louvado seja o Salvador Senhor Jesus Cristo eternamente, digno de todo louvor e adoração.🙌🏼
Ótimo, a cada dia o trabalho de vocês tem melhorado. Agradeço a Deus pelo empenho de vocês em auxiliar a igreja brasileira com uma doutrina robusta, saudável e bíblica.
Sou da batista, maioria são arminianos, porém sou calvinista
O bom é que os batistas reformados então conosco na reforma do evangelicalismo brasileiro! Glória a Deus!
O calvinismo vai cair e viva o evangelho de Cristo salvador e libertador ,
Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça porque serão fartos.
@@rafaellopes6444 Jamais.
@@rafaellopes6444 nunca caiu e hoje há um grande movimento no meio reformado. Na verdade tá crescendo colega
🤣🤣🤣🤣kkkkkkkkk
Tudo que vem da batista me interessa...em breve (ñ agora por causa da pandemia,apesar q acompanho no you tube) vou frequentar a primeira igreja batista em SP(no bairro Campos Eliseos ,na praça Princesa Isabel).
A parte de não construir predio eu concordo. Hoje os tijolos valem mais do que pessoas e Jesus não morreu por instituição, mas pela igreja que é representada por pessoas. Por isso, pessoas são mais importantes do que coisas.
Sou batista me achei lá Deus fala comigo como nunca falou antes sinto a sua presença é lindo de mas
realmente, dentro da batista brasileira encontra todo tipo de Cristão.. hoje na ebd é melhor evitar tocar no assunto de calvinismo e arminianismo até mesmo pra evitar confusão...adotei a estrategia de sempre citar as duas visões e deixar em aberto pra cada aluno avaliar por si e seguir a que bem entender como coerente.
Sou convertido há 25 nasci em Igreja Tradicional e hoje sirvo ao Senhor na Batista Nacional, super convicto.
Entre tradicionais e o exagero das neo pentecostal, escolheria a tradição, porém estou completo na Igreja Batista Nacional.
Entre o paradeiro do tradicionalismo e a barulhada das neo pentecostais existe um equilibrio, das renovadas.
Sou Batista e minha igreja Batista de fato, e fazemos parte da convenção Batista, e somos calvinistas!
Tem muitas imprecisões nesse vídeo.
Primeiro que dizer que os batistas surgiram só na época da reforma é tratar apenas a religião organizada denominacional. Sim, na época da reforma várias denominações surgiram e foi constituída a denominação batista nessa época. Mas como todos nós sabemos igreja não é denominação. Isso parece refletir aquele entendimento errado de que durante a Idade Média a única coisa que existia era igreja católica. Olha, o Cristianismo não acabou com a ascensão da igreja católica e ele não começou de novo com a reforma. Sempre houve um grupo (remanescente) que caminhou "à margem da história", permanecendo fiel aos ensinos da igreja primitiva (por isso a gente brinca que a igreja batista surgiu lá no primeiro século, na PIB de Jerusalém que está no Novo Testamento.)
E dizer que "os primeiros batistas eram aspersionistas" é um erro monstruoso.
Pra tentar esclarecer: historicamente, a igreja Batista não pode ser considerada reformada, pois ELA NÃO VEIO DA REFORMA. Ela não saiu da igreja católica, pois nunca esteve lá. Ela se organizou como denominação naquela época da reforma (e aí entra a questão sobre os gerais e particulares).
A igreja presbiteriana é reformada pois veio da católica (e por isso "herdou" certos traços do catolicismo que ela "esqueceu" de reformar -como o batismo infantil, por aspersão, o amilenismo, entre outros).
Agora, teologicamente, os batistas sempre foram, de fato, calvinistas no seu entendimento soteriológico. Isso não é mais verdade hoje devido à grande difusão do pensamento arminiano, pentecostal, etc. Então em uma igreja batista média (da CBB) você pode ter uma que unanimemente é calvinista, uma que é arminiana, uma que é meio a meio e "não se discute o assunto" e muitas outras coisas.
Só lembrando que existem igrejas batistas que estão se "pentecostalizando" e elas estão sendo excluídas da convenção, como deveria ser.
Mas honestamente, depois que a CBB liberou ordenação feminina, eu prevejo um racha inevitável e uma outra convenção batista que seja bíblica de fato surgindo. A não ser que dê um surto de lucidez na CBB e eles voltem atrás nisso.
Belle M sou batista mas vocês são carnais crendo em teorias e filosofias de homens com o Calvino ou Armínio!
+Luiz Davi
Ok, primeiro que chamar pessoas que você não conhece de carnais pela internet é absolutamente imprudente e se enquadra em juízo temerário.
Em segundo lugar, não é "filosofia de homens" nem "teorias". Chama-se teologia e é o dever de todo cristão ter uma. Qual é a sua?
Terceiro, Calvinismo e Arminianismo não tem nada a ver com Calvino e Armínio. Se você buscasse estudar o tema ao invés de, aparentemente, querer se colocar longe e acima da discussão, você saberia disso. São apenas nomes que simplificam o discurso ao nos referirmos a modos diferentes de entender a salvação.
Quarto, é uma postura arrogante e presunçosa muito comum em nossos tempos a de querer se abster de certas discussões em nome de uma posição superior, que não "perde tempo" discutindo temas "que não tem importância", como se a pessoa sozinha fosse mais inteligente que 2.000 anos de história cristã que vieram antes dela.
Quinto, não pense que você está "acima disso tudo". Na verdade, a pessoa que admite desinteresse pela discussão e que possui uma visão negativa daqueles que discutem está na mais baixa posição pois está se recusando a pensar, a assumir uma posição e defendê-la.
Sexto, a discussão não é carnal, tampouco irrelevante. Mesmo se você partir da heresia de "vamos focar apenas no que Jesus ensinou nos evangelhos" e desprezar todo o resto do Novo Testamento como "menos importante" ou "secundário", nos evangelhos mesmo está cheio de ensino Calvinista lá.
Aqui vão algumas: João 6:44, João 8:47, João 10:11, João 10:25 e 26, Lucas 22:31 e 32, Mateus 11:27, Mateus 7:17.
E tem mais claro. Sem falar em todo o resto do Novo Testamente que tem o mesmo peso de importância que os evangelhos.
Sendo assim, dados esses pontos, você faria um bem a todos aqui nos comentários se se retratasse de seu comentário infeliz e se buscasse estudar mais a Bíblia e a história da Igreja, especialmente no que concerne à doutrina da salvação.
Se estiver com vontade ou dúvidas, eu me disponho a explicar e esclarecer o que for preciso. Abraço.
Apenas teorias de homens? Vou lhe mostrar em uma simples pergunta que não: Quanto à Salvação, depende de nossas escolhas em cooperação com Deus ou apenas e exclusivamente da vontade dele?
Se você concordar com a primeira se encaixa como Arminiano. Se com a segunda, é Calvinista(falando de forma bem simplificada ok?)
LRibeiro97 N foi minha intenção de ofender. Oq eu quis dizer é justamente oq Paulo disse 1 Coríntios 3: 3. porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 4. Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens? 5. Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um?
O princípal “pai” do calvinismo foi Calvino e o principal “pai” do Arminianismo foi Armínio. Enquanto a pergunta q você me fez sobre qual eu sou, eu n concordo com nenhuma dessas teologias pra mim tem um harmonia entre os dois. Os dois estão errados em alguns pontos, mas como uma meia verdade é uma mentira completamente eu prefiro N acreditar. Amigo, me desculpe se te ofendi, N foi minha intenção. É um pouco difícil pra mim me expressar.
Infelizmente a triste realidade é que realmente vivemos uma bagunça doutrinária em TODAS as igrejas.
Né kkkk
Juntamente meu irmão falta um padrão mas isso tem um nome a ganância do homem em poder e dinheiro
O meu povo está sendo destruído pela falta de conhecimento. Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor (Oséias 4:6 e 6:3). Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (prov 4:18)
Como ficam os mandamentos porque se nós não ser obediente a Deus nós não vamos ser salvos pela graça
Eu saí adventista do 7 dia e vejo que sem. Nós não guardar os mandamentos que Deus nos deixou nós não obtemos a graça que é nossa única fé Jesus Cristo
Sobre essa discussão, só posso concordar com o pensador:
"Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, a caridade."
Marco Antonio Dominis
A unidade é doutrina católica, estude mais ,se informe e rejeite estes pensadores ecumenistas.
Hoje é raro encontrar uma igreja assim.existem poucas e com sinais de mudanças. Respeito todas as linhas de pensamento .mas entendo que esse seja a maneira que me agrado de cultuar o nosso Deus
Fazer parte de convenção não dá nenhuma legitimidade para uma igreja ser batista de fato, pelo contrário, o que legitima uma igreja batista são suas doutrinas e distintivos que tem total comprometimento com a Bíblia Sagrada
Só acho que erram em pregar dízimo obrigatório. Dízimo é da Lei. Na graça é dar com alegria daquilo que propor no coração, não por obrigação ou constrangimento.
@@Veritas589 As Batistas ligadas a CBB não pregam dízimo obrigatório. Inclusive, há 3 semana na Primeira Igreja Batista da minha cidade, a qual eu frequento, deu um excelente ensino sobre os dízimos, e deixaram claro que é um ato de adoração, porém não é obrigatório
@@pedrroadv ae q está. Nada para o cristão é obrigatorio. Para o cristão é obediência. Cristão tem o prazer em ofertar, dizimar e ajudar nos ministérios. Ser cristão é seguir o q a Bíblia descreve. Assim quem não dizima não é cristão. Assim como quem mente, fala palavrão, insulta, fofoca, etc, também não é cristão.
Seria tão mais simples e correto se dissessem assim - Sou nascido de novo e pertenço a igreja (corpo de Cristo, noiva, remidos, crentes) de Cristo! Essa divisão denominal em batistas, presbiterianos, assembleianos, metodistas, adventistas... e os mais recentes neo pentecostais só serviu para discussões fúteis de quem está mais certo ou errado, exclusivismo, heresias e etc. É óbvio que cada um puxará sardinha para o seu lado. Mas antes de Lutero, Calvino, Armínio, Zuínglio, John Wesley e dentre outros; a doutrina da igreja do Senhor Jesus veio com os 12 apóstolos.
Sugiro lerem "História da Igreja - Semeador - Niterói 2005".
Concordo plenamente com vc.
Não confunda as coisas, todos esses homens foram essênciais para a reforma da Igreja.
Nunca ouvir falar sobre esse ponto na Na primeira igreja batista ná qual congrego, mas pelo que a maioria dos irmão falam e pelas pregações que já ouvi eles são arminianos.
Amém.
Sou Batista há 20 anos e digo que infelizmente estamos perdendo a nossa identidade. Muito triste!
Falou verdade
Oi. Será que vc pode me explicar o porquê?? Realmente, está muito diferente...
Me congrego numa igreja batista regular, que é bem tradicional e conservadora e que não perdeu sua identidade batista.
Já perdeu!
@@alessandropetrucciimóveis já perdeu mesmo!
Ótima pergunta e excelente resposta. Citando Presbiteriana e Assembleia ao final fechou com chave de ouro.
Obrigado 😁
Gente existe os batistas brasileiros e os nacionais, eles são A maioria,e pelo que Sei. Nós. Somos batistas antes deste discurso. De arminio e Calvino acreditamos uma vez salvo para sempre, mas isto não nos faz Calvinista e também. Acreditamos em alguns pontos de arminio e dai, nós. Os batista brasileiros e nacionais somos mais do que isto tudo
É por isso que tem as confissões de fé entre os Batistas Particulares e Gerais.
O amigo foi coerente e sincero ,gostei muito ,muito sábio o irmão.
Obrigado!
Vdd!! Meu Deus!! Faço parte de uma igreja Batista q já perdeu sua excencia. Cada professor da escola dominical ensina de um jeito...os pregadores convidados cada um em uma linha de pensamento...pena não ter uma igreja Batista reformada aqui em Americana Sp. Pena mesmo.
Estou realizado numa igreja Batista Renovada, IBN.
O importante é ser BÍBLICO. O resto que se exploda.
Sou batista á uns quarenta anos, não me considero Calvinista ou Armianiano e sim Soberanista, quando vc seleciona alguns versículos e põe juntos, vc forma uma linha teológica. E creio que Deus usa sua liberdade e poder pra salvar fora de qualquer linha teológica.
Faço parte de uma igreja batista e não nos denominamos nem calvinistas nem arminianos. Consideramos que há pontos nesses dois movimentos que divergem de nossas doutrinas e portanto não temos como pender para um lado ou outro.
Tb creio que no inicio da igreja cristã não havia esse tipo de rótulo, e portanto, não precisamos nos encaixar em um lado ou outro, a menos q realmente os pontos de um ou outro fosse condizente com o que cremos analisando as Escrituras.
Tudo depende da forma que você foi chamado, pois DEUS escolhe soberanamente alguns, e concede livre árbitrio à outros.
A sua crença teológica vai depender da sua experiência com DEUS na qual você foi chamado, se foi por escolha própria você vai defender a teologia arminiana, se foi por escolha através da Soberania de DEUS, você irá defender a teologia calvinista!!
O apóstolo Paulo foi chamado soberanamente por DEUS, então é natural que em suas epístolas ele prega muito a respeito da predestinação, assim como outros apóstolos teve o direito de escolha, pregam a presciência!!
Graça e paz!!
Ou você acredita no Livre-arbitrio ou não. É simples. Não existe leitura neutra da Bíblia.
@@viniciussouza6269 sim... nao existe neutralidade com doutrinas especificas, mas quanto ao sistema completo do q é chamado de calvinismo, não abraçamos totalmente suas doutrinas.
@@viniciussouza6269 E por que temos que escolher entre livre arbítrio ou predestinação? Existe regra pra salvação? DEUS da o livre árbitrio à todos, porém, alguns DEUS escolhe soberanamente!
@@marcioleandro5450 não falei de salvação, falei de interpretação. você não precisa acreditar no livre-arbítrio para ser salvo, pois a slavação é pela graça. mas a questão é que há vários textos bíblicos que não são tão simples de interpretar. se você consegue passar por 1 pedro 1.1-2 sem se pergutnar o que significa "eleitos" e "presciência" isso em nada vai afetar sua salvação. mas há pessoas que não se contentam em não saber o real significado por trás de algumas coisas. eu sou uma delas. é simples. eu sou curioso, gosto de saber o motivo por trás de tudo. se minha vó leu a bíblia 100x e não entendeu o que significa eleição, isso não significa que ela não será salva, mas pra ela isso não tem relevância, mas pra mim e milhões de outras pessoas têm.
Vou falar um pouco da igreja batista quando me converter há 35 anos atrás. A igreja tinha o nome e ainda hoje tem de batista tradicional. Um culto racional .não existiam palmas não existiam coreografias. Somos amilenista. Não damos ênfase a segunda benção como o batismo no espírito santo nem falar línguas estranhas. Aí um pouco quando escuto chamar igreja batista. Penso que a igreja não tem q mudar pra ganhar o mundo, mas sim o mundo é que tem que mudar pra ganhar a vida eterna.
Sou batista mas na igreja que congrego não é armiana, e também não se diz calvinista, não cremos na perca da salvação, mas também não cremos que Cristo morreu só pelos eleitos, mas por todos.Cremos que de fato por nós mesmos não escolheriamos seguir a Cristo, mas por iluminação do Espírito Santo temos a escolha, a Bíblia diz que cada um prestará contas de si mesmo a Deus, portanto cremos que há escolha entre seguir a Cristo ou rejeita-lo, a salvação é pela graça de Deus, é como um presente, você aceita ou rejeita, contudo não é mérito de quem recebeu, mas de quem deu; você não diz olha que presente que ele aceitou, mas que presente ele ganhou, mas o importante é que o evangelho está sendo pregado, isto é o principal.
Onde fica essa igreja, irmão? Preciso encontrar uma dessas! Hahahha
Perfeito pra quem está no meio termo entre calvinismo e arminianismo como eu kkkkkkkkkkkkk
Ps - Eu não fui irônico em momento algum
Certo.concordo
Amigo, graça e paz! Você disse que a salvação é uma livre escolha do homem, mas também acredita que o homem não perde a salvação. Se o homem tem livre escolha para aceitar a salvação, por que não teria escolha para rejeitar a salvação depois de recebida? Para mim parece haver uma contradição, o que você me diz? Deus abençoe.
@@edilsondiasgoncalves8965 os que aceitam a Cristo são eleitos, mas sem o trabalho do espírito santo ninguém seria eleito, não é por obras , como é graça não se perde a salvação, por exemplo o jovem profeta que morreu após se desviar do caminho,numa ótica armeniana ele perdeu a salvação, mas pela ótica calvinista não.
Hoje estou em outra igreja batista, e bem após estudar mais a Bíblia sou mais calvinista.
Aceitar a salvação é aceitar a culpa perante Deus, como alguém que cometeu um crime, o juiz tem que julgar, não tem como alguém que matou escapar do julgamento, no caso da salvação somos inscritos no livro da vida, da mesma forma não tem como nosso nome ser apagado do livro da vida, se fosse escrito daí sim, veja Davi pecou , mas se arrependeu, se alguém se afastou e não voltou, e nem ao menos sente o peso na consciência, é porque não houve arrependimento genuíno, salvação não é imposto de renda que se você se fica desempregado deixa de pagar.
Congrego na igreja Batista da CBB, mas eu particularmente defendo a confissão de fé Batista de 1689 a melhor e mais consistente das confissões.
Amém! Também penso assim
Por isso que hoje existe a CBRB e as igrejas batistas reformadas, que se afastaram da CBB justamente pela CBB seguir a Confissão de fé de Westminster e poder dar margem a uma interpretação dúbia, seja para calvinismo, seja para armianismo. Na Confissão de fé de 1689 não tem dúvida e essa é a Confissão de fé batista seguida pela CBRB e todas igrejas filiadas.
Sempre gostei da Batista, apesar de não ser batista. Deus abençoe!
Quem puder lei o livro Heróis da Fé.
Infelizmente a religião nos afasta mais do que nos atraí à Deus. A Palavra é simples, só se chega ao Pai através do Filho. Mas infelizmente é criado toda uma cadeia que mais confundem do que ajudam. Jesus Cristo é o Senhor!
As denominações históricas têm suas raízes doutrinárias, porém, hoje todas deixaram-se levar pelo relativismo reinante no mundo pós moderno.
Assim sendo, as placas dos templos evangélicos nada caracteristica o que há lá dentro.
A tática mundana deixou de combater e passou a relativisar o evangelho, e deu no que deu: abandonou as origens históricas, e secularizou-se.
Parafraseando Spurgeon, "Eu não estou defendendo a doutrina de Calvino, estou apenas o ajudando a balançar a bandeira do Evangelho."
No entanto, ele era calvinista kkkk
@@raphaelaugusto4529 Sim, certamente. Uma coisa não invalida a outra 😁
Spurgeon não morreu calvinista. Ele retornou às origens. Ele perto de morrer era mais arminiano do que calvinista. Aliás ele se converteu na Metodista uma igreja 100% arminiana.
@ desconfio dessa informação já que nunca vi um ser vivente afirma isso.
@ Não conheço nenhuma fonte confiável que afirme isso, mas se for verdade, provavelmente ele deixou de fumar seus charutos com medo de perder a salvação... (Risos)
Falando da igreja batista gosto de ouvir o pr pascoal piragine junior primeira igreja batista de Curitiba.
Nesse momento os céus observam essas discussões secundárias.
Deus tenha misericórdia de nós
Sou Batista 23 anos tenho a bíblia como regra de fé e prática
Uma coisa é certa.
Todas as igrejas com seus costumes e doutrinas .
Cada um defende no que acredita.
Um crê nisso, outro naquilo, outro sabe lá em que, uns crê no milênio, outros não, uns acreditam no arrebatamento outros não. Pelo amor de Deus, que salada, tudo isso só pra ir pro céu?
Todos longe do Evangelho pregado por Jesus.
Basta Jesus.
Basta os Evangelhos de Cristo.
Crê em Jesus e viver sua proposta de vida, dessa forma vamos possuir a vida eterna.
Já dizia o Pr Marcos Granconato: Onde se reunirem dois ou três batistas haverá 10 opiniões diferentes. Hehehehe
Kkkkķk eu sou Batista e vejo isso dentro da minha igreja. Tem o Calvinista o Armaniano o pentecostal o católico. Kkkkk kkk enfim.
Então eles nao sao batistas, o batista de verdad mesmo tem uma unica profissão de fé
@@matthew6008 se vc conhecer a realidade da região e da cidade que moro vc entende o pq disso. É como pastor falou qual a igreja hoje que segue tudo como é ?
@@r3st347 a tradicional, é como li uma certa vez "nao importa sua opiniaoo que importa é a palavra" kkk meio que isso mas os Batistas mesmo mesmo seguem a profissao de fé dos Batistas que é simoles e fácil, sguir somente a palavra não homens
@@matthew6008 Mais um extremista que julga.sem.saber enfim.
Muito bom e exclarecedor. Deus os abençoe.
Infelizmente muitas igrejas batistas parecem uma verdadeira salada de frutas. Tem de tudo.
40. Vocês irmãos da África, da Ásia, da Europa e de América! Vocês estavam esperando a Mensagem de Mateus 25:6 no vosso país, mas Deus fê-lo de uma outra maneira. Lembram-se do nosso Senhor Jesus Cristo! Sendo o sumo sacerdote Melquisedeque, os rabinos e os escribas viram que Ele deveria sair da tribo de Levi. Mas Ele saiu da tribo de Judá. Depois, a sua Mensagem e as suas obras confirmaram que era Ele o Messias. E hoje, em toda a face da terra, se você for um filho de Deus, o seu lugar, é aqui com o profeta do seu tempo, o profeta Kacou Philippe. E aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça.
Concordo plenamente, não existe de fato uma linha consistente. A gente vê contradições na prática do culto. Muitas igrejas batistas estão com práticas do pentecostalismo e se dizem reformada. Fora ainda que existem divisões doutrinárias entre os irmãos. Quero ressaltar que não são todas.
@@israelteles2655 Vcs são burros pq como considerar uma doutrina humana realista? Sou Batista e acredito em tudo o que é bom!
Vc falou uma verdade é uma religião.
@@cecimoreira77 ,sua igreja falta é educação. É isso que as igrejas ensinam, chamar as pessoas de burros? Vocês religiosos são estranhos.
Sou congregacional histórico e sou Arminiano.
As pessoas não gostam de ouvir mas essa é a grande realidade
Sou batista, minha igreja faz parte da convenção batista e somos arminianos.
Excelente explicação, só os ignorante rejeitam a verdadeira história. Os teólogos reformados nós deixaram um grande legado
Bom dia,..... desejo a paz do Senhor Jesus Cristo a todos !
Cadê o Tiago Santos com o Franklin Ferreira para reverem este vídeo e mais alguns que falam asneiras? Cansei deste tipo de comentário e rótulos, só gera divisão em igrejas e não união. Conheço batistas que consideram mais Calvino do que Jesus, poxa vocês não veem isto? Cadê a primazia da Palavra de Deus em nossas igrejas? Conheci mais um jovem neófito na faculdade de adm no Bilac que dizia o mesmo, que aberração é esta? Cadê o Cristo crucificado nos altares da igreja batista hoje? Por favor gostam de história mas não forcem a barra com super crentes que vejo por ai destruindo igrejas, vale apena citar um pouco disto aqui a vocês, sou uma voz do povo, acorda minha gente, Cadê Jesus Cristo nas igrejas?
Não confunda a Cristo com estudar teologia... a base do calvinismo é a bíblia que prega Cristo...
João Calvino, e outros homens de Deus, foram essênciais para a reforma da Igreja.
Pessoal entendo a relevância do tema, porém, a história da origem dos batistas como apresenta o pastor está muito equivocada. Preste atenção como ele somente apresenta os aspectos negativos dos primeiros Batistas e somente ressalta o aspecto positivo dos batistas particulares. Gostaria de saber onde estão as fontes bibliográficas que provem a inexistência de batistas gerais em um período da história?
Assista o canal CHTB Marcus Paixão o curso é 50 reais e ele traz milhares de fonte para provar os fatos. E esse já é consenso no meio americano e inglês.
Temos q pensar com a propria cabeça mesmo, se lutero tivesse pensado com cabeça de padres, ele nunca teria saido de lá, a Bíblia é a única regra de fé, n tem outra n, tudo o q n tiver, deve ser descartado, negocio de tradição nenhuma n, a Bíblia é única importante, é a escritura de Cristo, amém
Todas Igrejas Batistas regulares e da Convenção tem um pouco de Calvino e Armínio. Isso é fato. Mas acredito que nossas origens estão nos anabatistas.
Não é , os anabatistas foram um grupo dentre os outros que haviam em Israel no tempo da chegada do Messias, leia a história dos saduceus , fariseus , essênios, anabatistas, etc... No total eram 7 grupos diferentes , cada um com suas particularidades.
Um desabafo generalizado. Eu não entendo uma coisa. Se temos o mesmo Espírito Santo em nós que de fato cremos, por que tantas formas de pensar sobre a Palavra de Deus? O Espírito Santo é um só e nos faz um só em Cristo.
Sabe, demorei a entender o que o Pr. Francis Chan fala. Mas agora entendo. Ele diz que é bom estudar a fundo a Bîblia, mas desde que estudar a teologia não seja mais importante do que pregar a Palavra aos perdidos.
Não acredito que seja o caso do pessoal desse canal, mas infelizmente tem se tornado algo comum nas igrejas.
Acredito que uma coisa não anule a outra, Francine. O debate é proveitoso, é saudável e é enriquecedor, desde que seja feito da forma correta. Divergências são saudáveis, seria estranho, se todos pensassem igual, não acha? Quanto ao assunto, ele é secundário. As duas visões se propõem a compreender como funciona o processo de salvação. A salvação não virá por compreender corretamente a interpretação segundo calvino ou arminio, mas por crer em Cristo. Nesse sentido, nós somos um corpo e somos um só quanto aos pilares da fé, quanto aos pilares não há discussão, mas quanto as questões secundárias, não vejo problema desde que seja feito da forma correta e em amor. Abraço!
O que eu acho interessante é a apropriação do termo "Reformado" por parte dos calvinistas. Como se reformado fosse sinônimo de calvinismo.. na história da reforma, existia uma pluralidade de doutrinas e pensamentos, e não unanimidade.. ou seja, luteranos, arminianos e calvnistas.
L P2 por um simples motivo, não é questão de apropriação, se fez a igreja Luterana, e depois se fez a Igreja Reformada, que no Brasil hoje é igreja presbiteriana, não é questão de apropriação, é simples nomeclatura, daí a questão de quem é reformado que não é, aí é outra história tem até um vídeo do Leandro Lima sobre isso.
Welber pacheco martins volto a dizer, os calvinistas se apropriaram do termo reformado, e para os tais, só é reformado quem é calvinista. Volto a dizer também que o calvinismo (ora conhecido hj assim) não era unânime como doutrina, visto que de dentro da reforma o braço direito de Lutero (que no fim de sua vida se retratou do seu monergismo, passando a adotar inclusive a expiação ilimitada) Philipp Melanchton era sinergista, e de fora da reforma poderia ser citado Baltasar e Menno. Ou seja, se formos falar o motivo do calvinismo está no começo da reforma, deve-se na maior parte, se não o único motivo, dos reformadores terem bebido da doutrina de Augustinho (esse que trouxe uma novidade pra dentro da igreja, que em 400 anos de igreja primitiva não se tinha notícia, há não ser às seitas heréticas, tipo o gnosticismo e seu fatalismo). Resumindo, reformado são aqueles que defendem os 5solas, pilares da reforma, e não quem é calvinista, visto que essa doutrina nunca foi unânime na reforma.
L P2 O protestantismo se divide em 3 grandes ramos: Luterano(Reforma Luterana), Reformado(Reforma Calvinista) , anabatista(Reforma Radical) segundo o Alister McGrath. Além de outros estudiosos q falam a respeito. O movimento reformado teve sua origem na reforma da Suíça (com Ulrico Zuinglio) q como distinção da reforma na Alemanha foi chamada de segunda reforma e por sua ruptura mais profunda com a igreja medieval esse movimento foi chamado de movimento reformado e seus simpatizantes de "reformados".
Veja esse artigo a respeito:
blogelectus.blogspot.com/2016/11/qual-origem-do-termo-reformado.html?m=1
Verdade. Diante da exposição do Pastor, essa foi a impressão que tive também. Sendo que, na verdade, reformado é aquele que adere aos 5 solas.
@@Welber-Y19 segundo o Pr Welington Mariano, especialista no assunto reformado quer dizer as igrejas que adotam os 5 solas, sendo assim, tanto Calvinistas, luteranos e arminianos são reformados.
Sou assembleiana, mas gosto da Batista, e muito equilibrada
Para que o rei Jesus pudesse montar o jumentinho, era necessário que esse animal nunca tivesse sido montado antes. Quem é esse jumentinho? São os humildes de Betânia que irão entronizar o Senhor; o pequenino rebanho que busca em primeiro lugar o reino; os fracos judeus que querem reedificar os muros; a igreja em Filadélfia, que tem pouca força, mas confia na palavra do Senhor e tem Aquele que possui a chave de Davi, a qual abre, e ninguém fechará. São aqueles que estão amarrados à videira mais excelente, que possui suco de uva abundante. Por isso nós estamos sendo transformados, e temos olhos cintilantes de vinho e dentes brancos de leite (Mt 21:1-11).
Sou batista, por ter a Biblia como elemento Doutrinario e nao de doutrinas humanas como as citadas!
A igreja batista também foi feita por doutrinas de homens.
Não falou nada! Kkkkkkkk
Muitas igrejas tão mais preocupadas com esse assunto, do que o caminhar com Cristo, buscam mais defender o seu ponto de vista, que na maioria das vezes por falta de humildade, Caém em discussões q para nada serve, e esquecem de focar sua vida no único q merece toda honra e toda glória
Concordo plenamente! Não devemos seguir pensamentos de homens pq é heresias e sim se importar com os ensinamentos de Jesus que é pregar o evangelho e amar o próximo. Vejo que esses conceitos estão formando divisões nas igrejas. Eu acho que Deus se horroriza que as pessoas se preocupam mais com doutrinas do que com a nossa virtude de serviço à ele como servos do Senhor.
Concordo com vocês em partes, mas discordo e outras.
Primeiro, concordo que não devemos nos focar em qual soteriologia está certa quando há assuntos mais importantes. Independente de qual das visões é a correta, a salvação só se dá por meio de Jesus Cristo e da graça do Espírito Santo
Agora, não podemos ficar em cima do muro, a eleição acontece por meio dos decretos ou da pré-ciência de Deus? Jesus morreu só por alguns ou morreu por todos? O fato de eu ser arminiano, por exemplo, não me faz ser "de Armínio", apenas significa que os pontos de vista dele eram mais coerentes com a bíblia do que os pontos de Calvino, pelo menos pra mim. Spurgeon disse que não levantava a bandeira de Calvino, apenas que estava do lado dele levantando a bandeira do evangelho, do mesmo jeito que eu estou do lado de Armínio levantando a bandeira do que eu acredito ser o verdadeiro evangelho. O fato de eu ser arminiano e outra pessoa ser calvinista não exclui o fato de sermos todos de Cristo e irmãos na fé. Devemos sair de cima do muro e nos atentarmos a um debate saudável
@@lucasmenezes2165 concordo... Eu sou Calvinista, mas eu não quero perder tempo debatendo esses assuntos com os irmãos Armínianos, pq tem aparecidos alguns extremistas de ambos os lados, que acabam até em xingamentos e ofendendo os outros pq pensam diferentes.
O que dizer dos grandes amigos; George Whitefield (Calvinista), e John Wesley (Armíniano), creio que eles nem entravam muito nesses assuntos, mas se preocupavam em pregar o Evangelho de Cristo.
Apenas digo o que Charles Spurgeon disse: A Cruz é o grito de Deus para o mundo: você não pode salvar a si mesmo.
Isso quer dizer que; somente a Cruz de Cristo é que salva e liberta o pecador e ponto final.
Vamos carregar a bandeira do Evangelho, não importa se é Luterano, Calvinista, ou Armíniano.
O foco é sempre Cristo.
Mas que mania de chamar todo mundo que não concorda com os 1.268 pontos do calvinismo de arminiano!
Já fui Batista...e vi eles mesmo se dizendo irmãos dos Presbiterianos..........dizem até : que uma vez salvo, sempre salvo.
Está incorreto afirmar isto?
Se você se salva pela sua força parabéns pra você , e realmente você está certo , agora se é Deus quem salva o homem e garante a salvação do homem.
@@BrownPol kkkk Então você rasga o versículo que diz pela graça sois salvo por meio da fé isso não vem de vois é dom de Deus.😉
@@telmosilva9085 mas onde eu falei que não é pela graça ? A salvação é pela graça e não por méritos humanos , aliás a fé vem de Deus , até às nossas boas obras é Deus que nos capacita pra fazer , resumindo, todos nós somos criaturas caídas em pecado e Deus que faz a restauração do homem em Cristo Jesus dando lhes o perdão .
Sou de Cristo somente Glória a Deus!
Quem quiser ser de Armínio, Calvino, Edir Macedo, Silas Malafia, Valdomiro, Paulo, Apolo, Pedro etc. Problema seu e de qualquer outro que sejam. As almas morrendo e o povo de Deus negligenciado o Amor ao próximo e obedecer a Deus para pregar o Evangelho.
Estou peregrinando e colhendo informações dentro do meio evangélico e o que percebo é um grande emaranhado de conceitos doutrinários divergentes.
fiz isso, nao ha local perfeito, procure um local onde biblicamente esteja mais coerente e vc se sinta bem. Achei isso na igreja adventista, depois de 10 anos numa batista.
Sou Batista e não entro nessa questão arminianismo x calvinistas essas questões tolas tem tirado o foco principal que é Jesus, enquanto se discute o Diabo bate palmas
Tenho plena liberdade para exercer meu Livre-Arbítrio para escolher entre servir a DEUS e não servir DEUS? sou eu que escolho servir a DEUS ou é DEUS que me escolhe para servi-Lo? Carlos.
Você tem o espírito de Deus?O apóstolo Paulo disse que onde há o espírito de Deus há Liberdade jesus não aprisiona ninguém ele veio pra libertar quem estava preso
Batistas Reformados são Calvinistas, graças a Deus. Eu sou batista reformado e calvinista.
Existe a Igreja Batista Renovada e a igreja Batista Tradicional.
Me considero um Batista Reformado, amo a igreja Batista. Mas confesso que todas que já fui a maioria dos irmãos são arminianos. A que atribuír isso?
Todos que anunciam o Salvador e o Reino do Céu , são discípulos de João Batista que foi o anjo que começou a anunciar O Reino do Céu e o Cordeiro Santo de Deus.
Nada ficará oculto.
Assim como o faraó tinha José como governador , Jesus Cristo tem João Batista como fiel .
Mas hoje o reino que está dentro de nós , está sendo edificado por Deus PAI Filho Espírito Santo , que tem seus servos.
Apocalipse Jesus Cristo disse ter sete igrejas e sete estrela que são os anjos das sete igrejas.
Todos estão de baixo dos anjos e os anjos estão na palma da mão de Deus.
Então tudo está no controle de Deus PAI Filho Espírito Santo.
Há Um Só PAI e nós todos irmãos (Efésios 4).
Também tem trigo e joio.
Também tem sábias e tolas e os que vendem o evangelho.
Deus É Fiel e Verdadeiro para cumprir e terminar a boa obra que começou.
O que é certo? Servir a Cristo, dissipular, pregar o evangelho onde estiver a tempo e fora de tempo, ter a Biblia como unico manual de regra e fé e ao Espírito Santo como o que releva a palavra, o resto é evangeliquês e religioaidade, exatamente o que Jesus e os dissipulos combatiam.
muito bom,a pergunta é em meio a esta confusão Deus ficou de fora.
a palavra é bem clara: Deus não é Deus de confusão, esses irmãos perecem ignorar isso.
cuidado pra não enche o inferno de calvinista,arminianistas,pentecostais e news.
o bom seria que esses doutores mostrassem tudo isto na biblia já que sabem muito.
*Igreja não salva, muito menos doutrinas humanas como Arminianismo e Calvinismo não salva, quanto tempo perdido em ensinamentos e ideologias humanas, não esqueçamos do foco do objetivo que é a salvação através de Jesus Cristo.*
Excelente explanação
Obrigado, Marcos! 😃
O cristianismo veio dos judeus e prevslece até os dias de hoje, e Jesus levantou Paulo o judeu da tribo de Benjamin para administrar aos gentios o evangelho. Era pra existir apenas igreja de Cristo, assim deveria se chamar todas as igrejas cristãs, exceto o católica que pratica o catolicismo e outras que não se denomina igreja do evangelho de Cristo.
Sou Batista não sou Calvinista nem Arminianos sou Cristão.
Não. Sou Batista e sou calvinista.
Uma bagunça total
Vocês podem ver nos comentários, uns dizem "sou batista reformado" o outro diz "sou batista arminiano"
Há igreja presbiteriana de todo o tipo: pentecostais e até ecumênicos. Você considera todos estes grupos como “presbiterianos” ou ao menos “calvinistas”?
Há uma diferença. A igreja Batista é muito maior. A pessoa não vai colocar “Igreja presbiteriana canela de fogo”, porque o nome não vende.
@@dissleisim, as igreja batistas tem mais membros, mas também são mais "heterogêneo" já a presbiteriana, têm mais ou menos quatro divisões,
Essa tentativa de redefinir a história dos batistas, um esforço de alguns grupos nas últimas três décadas, além de ser inócua é tendenciosa.
Dizer que grupos batistas, não calvinistas, eram todos restritos e deixaram de existir é a mais frágil das teorias acerca da origem dos batistas.
Como congregacionais, batistas nunca tiveram uma teologia fechada naquilo que não era essencial e a expiação limitada de certo é uma doutrina, na melhor das hipóteses, periférica ao evangelho.
Buscar nas "origens", chegar a um grupo que não era calvinista e depois dizer que ele deixou de existir é um argumento "tiro no pé".
Atualmente, em que pese esforços intensos para redefinir a linha teológica de toda uma denominação o calvinismo é minoritário na denominação.
E por muito tempo, quando os três únicos seminários batistas do Brasil (Norte, Sul e Equatorial) não eram bem de perto calvinistas, essa era uma controvérsia superada. O calvinismo praticamente tinha deixado de existir na denominação.
Melhor seria sentarmos juntos e coexistirmos por meio de uma declaração doutrinária intencionalmente ambígua nestes pontos. Como proposto por nossos irmãos no passado.
Do contrário continuaremos fazendo papel de cachorro vira latas, correndo sempre atrás do próprio rabo.
Graça e Paz. Respeito muito um dos pastores por conhecer seu amor pelo Senhor, mas sigamos adiante. O Brasil não precisa nem de calvinistas bem de arminianos. O Brasil precisa de discípulos fiéis de Jesus.
Vdd, o vídeo foi meio ridículo.
Meu irmão, Deus te abençoe... Que comentário sensato e maduro o seu.
Deus no controle irmaos
Sou Batista tradicional da
Convenção Batista brasileira
Obrigada. Este vídeo me ajudou muito.
Ajudou nada kkkk
Todo batista tenta explicar na teoria mas na prática são arminianos, isso se deve à falta de definição doutrinária. Outro ponto é que não é verdade que os batistas antigos sumiram, a descrição dada é igual aos Amish's que são fruto dos anabatistas que existem até hoje.
Esse início dos batistas é UMA DAS TEORIAS de origem do trabalho batista. Seria bom que o pr. Wilson (e qualquer outra pessoa), ao falar dos primórdios, citasse que a origem citada ainda é considerada UMA das três ou quatro teorias.
Olha os Batistas não foram reformados, tanto que calvino perseguiu os batistas em Veneza, discordo completamente desta visão histórica dos batista, existe a linha que cre que os batista vieram dos anabatista, e batizaram por imersao, para mim dizer que batistas batizaram por aspersão é um absurdo
Hoje o que vejo no meio cristão, são uma guerra sobre esse assunto, ums igreja diz q é calvinistas, outros arminianista, sou de uma igreja batista, mais pra mim se Calvino, e Armínio, nunca tiverse existido, não mudaria nada do que Deus fala em sua palavra, q a salvação é pra todos aquele se arrependem dos seus pecados e qrêem em Cristo como seu Salvador, temos essas duas escolha, ou aceitamos, ou negamos o presente de Deus
Parabéns pelo seu posicionamento... Arminiano, por sinal. Paz!
Após assistir o vídeo uma duvida surgiu, qual a fonte da informação de que os Batistas (Arminiano) gerais no final do século 18 deixaram de existir? Desde já agradeço.
Irmão, veja a confissão batista de Londres de 1689, verás que os batistas eram bem diferentes do que são hoje.
A confissão de Londres deixa claro o posicionamento como sendo calvinista. Um dos maiores expoentes batistas era calvinista. C H Spurgeon
Irmão quando conseguir essa informação por favor coloque aqui 🙏
Se considerarmos a primeira confissão de fé batista como sendo a original (1611) então nós batistas somos arminianos.
@@raphaelaugusto4529 obrigado pela participação, mas ela não responde a minha pergunta...
@@davipereira2351 novamente afirmo, isso não responde ao questionamento que fiz...
Sou batista e não sigo nenhuma
Dessas regras. Não sigo doutrinas dos homens , só sigo jesus , doutrina não salva , só Jesus salva !
O Calvinismo deveria ser banido do Cristianismo por ser o calcanhar de Aquiles da teologia reformada limitando a graça infinita de Deus em diminutas dimensões proporcionando salvação apenas aos eleitos sendo que Jesus morreu por tôdos os homens e nem Loyd Jones conseguiu passar a borracha em João 3.16 e em Apocalipse 22.17.Só fecho com o Calvinismo no quinto ponto ,porém a eterna segurança do verdadeiro crente não depende da perseverança para que a salvação seja mantida em segurança já que a base de nossa segurança da salvação é a obra redentora de Cristo. Perseverança é apenas evidência de salvação mas não importa em segurança pois a nossa vida está escondida com Cristo em Deus. Se vocês Batistas desejam conhecer soteriologia mantenha contato com os Irmãos abertos das casas de oração porque eles são autoridades na matéria.
Enquanto as pessoas não entenderem que a base de fé tem que ser em cima de Jesus (Yeshua) o perfil, o gabarito, o molde perfeito é Jesus e não Calvinismo ou Arminianismo ,as igrejas se perderam na caminhada quando começou a ter como referencial seres humanos mortais e até tenta reformar, não gasta tempo em conhecer verdadeiramente as escrituras no primitivo oque verdadeiramente aquele judeu carpinteiro, um homem Deus, simples, mais ao mesmo tempo ser o Rei da glória difundido em um só
O sistema religioso contemporâneo que na verdade é copia e cola, mudando apenas algumas vertentes, mais se analisar profundamente é a mesma coisa com placas diferentes e uso e costumes diferentes, que não ensina simplesmente que o véo foi rasgados de cima a baixo e que toda ,absolutamente toda a criação tem assesso ao pai e qua o único intercessor entre a criação e o Eterno é Jesus (Yeshua),e o sistema religioso cria uma condescendência as denominações e a líderes ,a simplicidade de Jesus me constrange a procurar a ser simples como Ele mesmo sabendo que tenho um pai ETERNO respeito muito oque Calvino e outros foram em seu tempo, mais meu foco é Jesus, para que as próximas gerações vejam também oque Jesus foi através de mim em meu tempo
É isso!
Pertenso a igreja Batista e sou reformado protestante Calvinista.
O problema que vocês consideram qualquer igreja que coloca na placa "Batista" como verdadeiramente "Batista". Da mesma forma "Presbiteriana" qualquer uma que tiver na placa "Presbiteriana". Não existe Batista renovada(vide convenção nacional), não existe Presbiteriana renovada e muitas outras incoerências por aí. A Igreja Batista não é arminiana e nem calvinista, embora historicamente e doutrinariamente se mostre calvinista ao meu ver. A Igreja Batista é simplesmente Batista.
Kevin Cristian parabéns. Os batistas veio antes disso tudo. Batista é batista e pronto. Minha igreja batista é histórica não faz parte dessa briga calvinistas e arminianos. E os anabatistas fica onde na história? Sou de igreja batista que não somos nem pentecostal, nem arminianos, nem renovada e nem calvinista e sim uma igreja histórica.
O que importa é a Bíblia, n tradição humana, se tiver na Bíblia, sigam, fim, n importa a denominação, a minha batista preza muito pela palavra, a Bíblia é a verdadeira doutrina dos apóstolos, n tem outra não, pecado é pecado, dom existe, etc
Se as doutrinas Calvinistas e Arminianistas estão na bíblia, então elas se complementam. Creio que è um grande erro separá-las. Só o homem separa isso, porque não entendem plenamente o pensamento de Deus. Mas na verdade eles se complementam. Uma tem a ver com a outra, pois Deus é justo, sábio e soberano.
Os Batista São pessoas que se reunir pra estudar a palavra de Deus
Batistas: Quem são, de onde vêm, para onde vão, como eles se multiplicam de formas tão diferentes? Hoje, no Globo repórter!
teve um pastor batista que falou que esbarra no calvinista!
Yago Martins é batista e é calvinista.
Pena que o pastor Vilson falou mal dos batistas, que não ajuda em nada
Se fosse assim não existiriam Batistas regulares, particulares etc. Eles possuem uma confissão sim. Uma rapida pesquisa já nos indica isso. No fim falou, falou e não disse nada.
Batista reformados só pode ser herminiano se não tiver uma consciência plena da reforma.
porque batisam nas águas e não circuncisão?se ambos são práticas da lei