Porto Maravilha tem 10 mil apartamentos e promessa de novos empreendimentos

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 1

  • @mariadagloriateixeirarodri6444
    @mariadagloriateixeirarodri6444 หลายเดือนก่อน +5

    A partir dos prédios do Rio Energy estão faltando muitas árvores nas laterais gramadas. Em direção à Rodoviária, na lateral esquerda, não plantaram nem uma árvore sequer.
    Por que as árvores do meio do passeio não foram plantadas bem no meio da pista, estão fora de esquadro ?
    Para que este Passeio Nazareth seja realmente um passeio ele precisa ser bem mais fresco, e esta arborização deste trecho até o Terminal Gentileza é realmente uma piada de muito mau gosto.
    Por que este pessoal da FPJ - Fundação Parques e Jardins não se inspira em áreas bem arborizada pelo mundo, como por exemplo em Moscou, São Petersburgo, Paris, Madri, Istambul, etc...
    Moscou é uma cidade que tem 45% de seus gigantescos espaços formados por áreas verdes, e FPJ precisa ver estas obras para começar a planejar jardins que prestem, pois esta arborização do Passeio Nazareth é um desserviço à população carioca.
    Quem é que vai querer passear com um sol de quarenta e tantos graus torrando sua cabeça ?
    P.S.: Estas mesinhas e bancos sem árvores para lhes dar sombra no seu entorno também não têm utilidade nenhuma...
    E parem de plantar estas tranqueiras de palmeiras por tudo quanto é lado, pois todos sabemos que palmeiras não dão sombra alguma.
    Por que não plantaram árvores floríferas neste novo passeio ?
    Nos nossos quatro quilômetros de Orla Conde aqui no Rio de Janeiro nenhum de nossos eficazes administradores pensou sequer na possibilidade de se plantar alguma árvore florífera por este enorme caminho. Toda esta extensão ainda é insuportavelmente árida e feia, pela pouca qualidade das poucas árvores plantadas no local, e por se privilegiar o plantio de palmeiras no local (que qualquer leigo em paisagismo sabe que não dá sombra alguma).
    Onde cabem mais de mil árvores, não plantaram nem duzentas, e se esqueceram dos ipês, dos jacarandás, das acácias, dos jambeiros, das buganvílias, dos flamboyants, das magnólias, das espatodéias, dos abricós de macaco, das figueiras brancas, das glicínias, das camélias, das magnólias, dos alecrins, das sibipirunas, dos aldragos, das paineiras brancas - rosas ou vermelhas, dos paus-ferro, dos ingás, dos brincos de Índio, das quaresmeira, das cojobeiras - árvores que têm belíssimas copas e que efetivamente dão ótima sombra.
    Gosto imensamente dos Paus-Ferro, que são aquelas árvores com o tronco meio desfolhado e esbranquiçado, que atinge grandes alturas e dão ótima sombra, e dão pequenas flores amarelas.
    Mas não chega a ser uma árvore florífera como a gente gosta, com flores em abundância, como as quaresmeiras, por exemplo.
    Estas árvores espinhosas, como as coroas-de-cristo, as acácias espinhosas, as tlores de marmelo (Esta flor também é conhecida como pereira-do-Japão), as roseiras também podem ser usadas em canteiros baixos pela cidade, assim como as plumérias, os hibiscos, os pássaros do paraíso, as alamandas, os manacás da serra, etc....
    Poderiam ter plantado inclusive um jardim só de árvores frutíferas, com algumas espécies brasileiras como o cajueiro, a pitangueira, a pereira, a videira, a jabuticabeira, a jaqueira, a mangueira, a macieira, a goiabeira, o limoeiro, a amoreira, o pessegueiro, como também pés de kiwi, de lichia, de acerola, de cerejas, etc...
    Falta vontade política para se cuidar melhor de nossas cidades. Nossos administradores, por mais que viagem, não aprendem com o que veem, não conseguem implementar aqui o que veem no exterior em termos de jardins e de demais espaços muito bem cuidados, com iluminação de qualidade e mobiliário urbano de primeira linha.
    E aí estes políticos cariocas ladrões, embusteiros, safados e quadrilheiros vão dizer que não há verba para se reflorestar a Orla Conde, o que é uma grande mentira, pois plantar árvores floríferas não custa tanto assim.
    Afinal somos ou não somos um País Tropical ?