Verdade... Gente, fiz essa arte pensando no novo álbum do Angra e também em homenagem ao legado do André. Deem um pulinho lá e me digam o que acham, blz!? -> instagram.com/p/Byxb6G8DmMV Abraço.
Bacana o Rafa admitir que não temos inteligência emocional.. E tb que, apesar das diferenças, ele queria a reconciliação com o André. Não fosse esse "acidente " no meio do percurso da vida , tenho certeza que o Angra original iria se reunir, nem que fosse pela música , pela energia que eles tinham no palco e principalmente pelos fãs. Fico feliz por ter ido em 4 shows com a formação original. São as boas lembranças que felizmente podemos guardar conosco.
Cara, o Rafael é FODA. Extremamente guerreiro e persistente na cena Metal nacional. Quem abre a boca pra criticar não tem noção da importância e da genialidade desse cara. Vida longa!
Gastão é outro cara importantíssimo para cena BR. Muito boa entrevista. Rafael também é foda, véi. GASTÃO, SEU CANAL É UM DOS MELHORES DO TH-cam, TORÇO PARA QUE O CANAL CRESÇA MUITO. ESPERO CONHECE-LO UM DIA! ABRAÇO E SUCESSO!!
Correção é melhor do MUNDO sem sombra de duvidas ,técnica,voz inconfundivel impecavel,criatividade ,humildade e carisma.tive o privilégio de ir em seus shows com o shaman e carreira solo andre matos.eterno icone do Metal internacional .
27 minutos de entrevista e por mim, eu podia ficar ouvindo eles conversarem o dia todo. Gastão fez uma ótima apuração das perguntas e o Rafa sempre gente boa ❤️
já fui dono de bar tematico e digo: sao poucas bandas que ficam famosas e continuam humildes. já teve caso de banda famosa brasileira que tava tocando a a menos de 80 quilometros do meu bar e mandei um email pra saber se tinha como vir no bar, o que recebi foi uma resposta que me desanimou: disseram que o bar tinha que receber no minimo 10 mil pessoas e que tinha que pagar hotel no minimo 4 estrelas e que tinha que mandar van do modelo que eles quisessem. bem desse jeito nao dá, sou só um bar!!!
Um cara no grupo "World Angra" deu a ideia para a melhor homenagem possível: na última música do show no RiR, tocar a formação clássica (Rafael, Kiko, Luis e Ricardo) e com o público cantando Carry On com a imagem dele no telão❤
Obrigado Gastão, baita entrevista. Extrair do Rafael essa dificuldade em executar as próprias músicas foi sensacional. E por parte dele admitir isso demonstra a grandeza do artista.
Adorei o vídeo, um cara grande, humano! E gostei mais ainda dos cachorríneos, tem que ter um vídeo com eles pra mostrar que é um ambiente orgânico, de amizade! valeu, Gastão e Rafa! \m/ s2
Realmente é notável o amadurecimento do Rafa. Muito legal a forma carinhosa de se referir ao André. Hj eu entendo que é o maior representante do metal nacional, junto do Andreas Kisser.
Heavy Metal, Power Metal, Metal Progressivo, Metal Sinfônico com uma pitada de hard rock melancólico, é normalmente as essências que compõe os álbuns do Angra. Por fim... O Angra até a entrada do Lione tem muita coisa aproveitável, tem muitas variações, muitos experimentos que você não vai ver em nenhuma outra banda, talvez no Sepultura, nos primeiros álbuns... O Lione é um cara com muita carisma, canta bem, mas a impressão é que ele ainda não conseguiu descobrir como elevar o nível da banda de forma que o Andre e Edu fizeram. Talvez se a banda tivesse uma pegada mais progressiva ao invés de power metal, iria explorar mais o potencial do italiano...
@@forrozzy discordo completamente. As composições que formam o Omni são ótimas, e o Lione está completamente inserido em cada uma delas. Pra mim esse álbum é o norte musical que a banda precisa seguir daqui em diante.
Você não sabem o quanto que torcia e do tamanho da minha esperança em vê-los reunidos ao menos pela última vez. Mas saber que a frase "We could never get back from the start! (Make Believe)" poderia ser mudada para "We can now get back from the start" já é algo reconfortante. Seria demaaaaiss!!
Cara, já falei isso: Seus programas são de altíssimo nível. Não gosto quando alguma entrevista vai chegando ao fim. Por mim poderiam durar horas...E o Rafael também é uma simpatia, um excelente papo, ideias maravilhosas, enfim...Parabéns! Vida eterna aos seus programas, Gastão! Obrigado!
Impressão minha ou não quiseram falar sobre o edu falaschi...tantas perguntas feitas pelos fãs e ninguém perguntou sobre a fase dele no angra ,sua saída....
É impressionante comoPARECE que faz pouco tempo. Mas faz MUITO TEMPO. Mano, o Rafa voltou dos EUA no ano que eu nasci! São mais de 30 anos! Que legado, meus amigos! André eterno! Esses caras foram determinantes em tudo o que conheço de música hoje!
Rafael, você é um guerreiro do Metal!! Escuto Metal desde 1984 e tenho orgulho de escutar até hoje!!! Você é um dos caras mais incríveis que vi na cena. Humilde, inteligente e sincero. Parabéns. Carry On Angra!!!
Admitir que foi com a chegada do André Matos que a banda virou, foi muito digno. Verdade seja dita, o maestro com certeza, desde o início era o líder, pena q com o passar do tempo, não souberam cultivar essa amizade. Ficar 20 anos sem se falar, Rafael e Kiko q eram amigos de infância, e q cresceram profissionalmente, é muito triste.
Excelente entrevista! Rafael Bittencourt é um exímio músico e uma ótima pessoa. Um dia vou trocar uma ideia com ele. Mandou bem, Gastão. Deu saudade dos tempos de MTV. Abraço.
Angra é uma banda que faz parte do meu crescimento como ouvinte de Heavy Metal, sempre foram acima da média. As coisas aconteceram como tinham que acontecer. RIP André Matos e vida longa ao Angra!
Eu sou muuito fã do Rafa, muito mais do que todos os outros atuais e antigos integrantes. Entendo que ele, como gênio que é, acabou recebendo um pouco menos de status do que merecia no passado. Hoje, acho que os fãs do Angra que ainda acompanham tem isso bem claro em mente. É a cabeça pensante de tudo! Entrevista maravilhosa!
Exagerou bastante, o André Mattos por exemplo saiu do Angra e fez o Ritual com Shaman que foi maior que tudo que o Angra fez depois da saida dele pra maioria dos fãs! O kiko também com certeza, por mais que eu particularmente não seja fã, também deve ter contribuído bastante, creditar o Rafael como mente pensante tira o credito dos outros integrantes
@@MatheusEstevao-X exagerei, isso somente na sua humilde opinião. Se vc perceber, praticamente todas as historias dos discos conceituais foram escritas somente por ele. Não estou dizendo que André e Kiko não foram cruciais à banda, pq sou muito fã deles tbm. Mas são pessoinhas como você que só enxergam o que é visível, o marketing que acaba aparecendo mais nas mídias e na boca das pessoas. Foi esse marketing nojento que acabou dando mais status aos outros do que ao Rafa. Fico aliviada que opiniões como a sua estão desaparecendo cada vez mais.
@@Sue.csoares Você que é fã cego do Bittencourt, a história prova que os outros são tão importantes ou até mais, só olhar os creditos de composição dos melhores albuns do Angra, e a subsequente carreira solo do saudoso André! Eu em momento algum descreditei ele você por outro lado fez isso com os outros integrantes chave
Ele e o Kiko foram bastante respeitosos ao tratar do assunto com seriedade, mas nas entrelinhas fica claro que todos os envolvidos não faziam (quase que) nenhum esforço para retomarem contato, vc percebe que no fundo havia um certo carinho, mas longe de criar atitudes concretas. Que pena, recentemente tenho visto bastante coisa do Ramones e é triste ver como eles gastaram tanta energia se odiando, o pessoal do Angra não chegou nesse nivel mas a vontade de estarem juntos quase não existia também. Recomendo que vejam o video do Regis Tadeu sobre perdão, acho que todos nós podemos refletir sobre tudo isso.
O Kiko eu tive a impressão de que ele queria dar uma satisfação aos fãs, pq para ele não parece ter sido impactante a morte do André. Tanto é que depois teve de fazer um vídeo respondendo do pq ficou 20 anos sem falar com ele... Quem realmente ficou tocado foi o Rafael e o Luíz. Mas isso é meu ponto de vista...
O Angra já tem esse som solidificado (e detalhe que esta última formação da banda é a minha predileta, o "Omni" é espetacular!!!!)....enfim , o Rafael tem um trabalho solo bem diferente da sonoridade Power ou melódico, no Bittencourt project podemos ver um som mais roqueiro que evidencia ainda mais o seu timbre e pegada na guitarra, embora um virtuose (toca é muita coisa, mesmo!!!)o Rafael dá preferência a qualidade de composição, ao feeling,a pegada ,as pausas e detalhes na forma dos arranjos ao invés de fritação egocêntrica .....e evidencia também o excelente vocal que possui sem estar preso a esteriótipos e exigências do gênero metal melódico, como exige o Angra.
Valeu Gastão por ter feito essa entrevista tão foda! É sempre um prazer ouvir o Rafa falando. Gente boa demais, fala sobre tudo. Deve ser massa trocar uma ideia com um cara desse.
(24:22) Pessoal, sobre a banda que o Rafael cita, SOILWORK, quem estiver curioso para conhecer, vá direto no álbum STABBING THE DRAMA (2015) e espie as músicas "Fate in Motion", "If Possible", "Observation Slave" e "Nerve" além da faixa-título. É um album que surfava no pós nu-metal e desenhava o que viria a ser o Metalcore. Não é para o público do metal tradicional, mas se tratando de uma galera da Escandinávia, eles geralmente apontam o rumo que o metal contemporâneo tomará, e com o Soilwork não foi diferente. Vale, ao menos, uma espiada para saber do que o Rafael estava falando. Abraço.
Acrescento o In Flames nessa pesquisa aí tbm. Aliás as duas são de Gothenburg, na Suécia. Os álbuns que o In Flames fez na segunda metade dos anos 90 até meados dos anos 2000 são excelentes.
Parabéns! entrevista sincera. Muita boa, como sempre. Também toco na noite, achei q só fosse eu em q certos dias, certas partes de músicas, no limite das minhas habilidades, sabendo que não vai sair, da aquela "baixadinha no volume", faz aquele "teatro" até passar. Muito bom saber que não é algo só meu... kkk
Acho que com quase todo músico é assim. Várias improvisações e "manias" devem ter nascido justamente desse tipo de situação. Aliás, quem vai em show e espera cada nota igualzinha ao que está no álbum não entendeu nada.
o Rafael é um dos nomes da trilha sonora da minha juventude. o impacto emocional em mim da morte do André foi imenso, pelo fato de ver sepultada a esperança de um dia vê-los (formação original) juntos novamente, numa verdadeira sessão de nostalgia para mim... mas, como diria Emerson, Lake & Palmer: C'est la vie! o luto irá passar e nós voltaremos a apreciar o talento de nossos músicos que continuam seguindo em frente! #andreeterno #avanteangra #assimeavida.
Excelente entrevista Gastão, poderia durar horas. Vc já pensou em fazer um postcast sobre música, séries, filmes? Seria o q o kgz faz, seria uma boa. Grande abraço
Parabéns pelo ótimo programa! Rafa muito obrigado pela mega lição de humildade, vc é um cara com um coração enorme, um exemplo a ser seguido por todos nós! Grande abraço e sucesso irmão!!!
Muito bom ouvir que Rafael está novamente motivado a tocar guitarra. Desta tragédia da morte de Andre Matos, que talvez haja um movimento de reforço do rock e do metal do Brasil. Ótima entrevista Gastão.
O Gastão manda muito bem, deixa o entrevistado falar tranquilamente. Tive o privilegio de conhecer o Rafa num curso do EM&T e o cara é muito gente boa. Vivia dando conselho pra molecada ler, estudar e crescer como pessoa e não só como musico, sem contar que tem umas tiradas muito inteligentes e ter um ótimo humor. Valeu Gasta, long live!
Grande mestre GASTÃO, assistindo a entrevista me fez lembrar dos bons anos 80, onde vi o `CÉRBERO´no aeroviários em frente o aeroporto de Congonhas e tbm assisti o show do VIPER no Rainbow Bar no Jabaquara, época de correr atrás de vinil na WOODSTOCK do outro Mestre Walcir Chalas, abçs e como diria o Holocaust "HEAVY METAL MUSIC IN MY BLOOD"
Eu prefiro rafael assim ,pouca fritação e mais melodia e detalhes espetaculares na composição da música,tempero perfeito ,fritação em excesso se torna enjoativo demais. SUCESSO RAFA.....UM FORTE ABRAÇO DESDE FOZ DO IGUAÇU!!!!!
É impressionante a clareza de ideias e coerência do Rafael. Cada vez que vejo suas entrevistas aprendo alguma coisa. E aí juntou com o Gastão, só tem como sair coisa boa.
Que maravilha esses trechos de shows com o André Matos cantando com o Angra. Acho que seria uma grande homenagem da banda em memória ao saudoso André, em comemoração aos 30 anos da banda, lançarem um bootleg deles compilando trechos de vários shows daquela época. Pelo que deu pra ouvir nesses trechos, a qualidade sonora não está ruim, e a banda tá impecável, a voz do André tá absurdamente perfeita. Seria com certeza uma bela homenagem além de um belo presente pra nós fãs.
Bem..Mais uma vez. Pode não ser meu estilo de metal preferido. Mas tenho um respeito GIGANTESCO por esses caras do Angra. Rafael é uma simpatia absurda. Valeu mais uma vez gastão!
rafael é uma personalidade realmente admirável, um batalhador que é perceptível que ama muito o que faz e luta por isso. ele é o responsável pelo legado do angra e também pela extrema simpatia que a banda transmite.
Rafael é uma pessoa muito sensata, mto boa a entrevista.
5 ปีที่แล้ว +20
Façam um show no Rock In Rio tributo a Andre Matos substituindo o Megadeth, sim! Absolutamente merecido, o contexto, a circunstância Manda ver, Rafa. Eu apoio.
Gastão parabéns pelo canal e pelo conteúdo de qualidade! Sugestão: poderia fazer uma entrevista com o Ricardo Confessori, que já foi inclusive seu companheiro de banda... seria top!
Dae Gastao,mande um salve aqui pra Curitiba,massa a sua ideia de mostrar bandas no cenario underground,vlw parca,te curto das antigas,vc merece irmao,e noix!!!!!!!!!!!!
Confesso que o Angra não faz muito o meu estilo, mas o Rafael é sempre gente finíssima nas entrevistas, gosto de ouvir ele falando. Ficaria horas vendo um bate-papo sobre música dele com o Gastão!
No meio de tanto conteúdo irrelevante na internet, o KZG é um dos poucos refúgios de qualidade hoje em dia! O like sempre vem antes mesmo de ver os vídeos e não entendo como alguém negativa. Se não gostou é um fator pessoal ou de afinidade com o conteúdo, mas não por falta de qualidade. Não gostou é só mudar de canal, ou saí da tela e vai ler um livro! Parabéns KZG!
Sobre incentivar novas bandas: sou de São Paulo capital e tenho me empolgado com os encontros de motos no interior. Claro, as bandas cover são as maiores atrações. Mas de alguma forma dá pra fazer um meio termo. Até com o evento e a banda autoral divulgando melhor seu trabalho. Aliás nesses encontros há um hiato entre as bandas cover q podem ser preenchidos em outro palco.
Cara, eu sei que nem todo mundo do público metal BR gosta de Angra e tals... Mas uma coisa é inegável: o Rafael é um dos maiores compositores do Metal BR. Não só pelas composições em si mas obviamente pelo conjunto da obra. Além de ser um ser um cara muito humano, atencioso e prestativo com seu público. Cada um teve seus motivos para se resguardar e não querer se falar, cada um seguiu na sua, e quem saiu ganhando fomos nós, com a nova formação do Angra, com a criação do Shaman, com o trajeto solo do André e seus projetos paralelos... O maestro se foi mas sua obra fica. Para sempre.
No começo da entrevista eu achei que utilizar as perguntas da galera quebraria o ritmo da interação. Mas o nível das perguntas foi muito alto e gerou uma conversa muito boa
Muito boa entrevista, isso nos ajuda a ter esperança no ritmo à que tanto amamos,ótimo ter representatividade de peso literalmente, valeu Gastão e obgdo Rafael.
Esse canal do Gastão é tipo reviver o Furia Metal dos anos 90 - excelente entrevista do Rafael, o trabalho dele no SESC é muito bom, quem ainda nao viu procura no youtube que as video aulas estão disponiveis, sobre a volta dos integrantes originais para os 30 anos do Angra com uma tour em conjunto com Shaman seria formidável - sobre a separação, banda é como uma família, que tem desavenças por questões culturais, de personalidade, de objetivos, não é fácil manter uma mesma banda sempre unida e com o mesmo pensamento e perspectiva futura, o ser humano é indecifrável, cada mente é um universo.
Uma turnê do Angra com Shaman seria algo incrível pra todo mundo. Uma pena o que aconteceu. Grande entrevista, Gastão. Ficou muito legal.
Seria irado
HEAVYTALK!!! SEU CANAL TAMBÉM É TOP, VÉI!! SUCESSO, MOITA!!!
angra e lady gaga
Verdade...
Gente, fiz essa arte pensando no novo álbum do Angra e também em homenagem ao legado do André.
Deem um pulinho lá e me digam o que acham, blz!? -> instagram.com/p/Byxb6G8DmMV
Abraço.
E o Almah tbm
Bacana o Rafa admitir que não temos inteligência emocional..
E tb que, apesar das diferenças, ele queria a reconciliação com o André.
Não fosse esse "acidente " no meio do percurso da vida , tenho certeza que o Angra original iria se reunir, nem que fosse pela música , pela energia que eles tinham no palco e principalmente pelos fãs.
Fico feliz por ter ido em 4 shows com a formação original. São as boas lembranças que felizmente podemos guardar conosco.
Cara, o Rafael é FODA.
Extremamente guerreiro e persistente na cena Metal nacional. Quem abre a boca pra criticar não tem noção da importância e da genialidade desse cara.
Vida longa!
É isso aí!
Pra mim, a parceria mais bonita do Metal. As composições Matos/Bittencourt são maravilhosas.
Bittencourt/Matos é uma das grandes duplas de composição do rock, pra mim no nível de parceria Axl/Slash e Staley/Cantrell ou até Plant/Page
@@gabrielprudente2574 colocaria no patamar de lennon e McCartney
@@andrenogueira924 até pensei em escrever isso, mas vai que alguém tenta me matar pela Internet, por pensar que é heresia
@@gabrielprudente2574 em nível de composição e de treta também kkk
Perry/Tyler e Bon Jovi/Sambora
Gastão é outro cara importantíssimo para cena BR. Muito boa entrevista. Rafael também é foda, véi. GASTÃO, SEU CANAL É UM DOS MELHORES DO TH-cam, TORÇO PARA QUE O CANAL CRESÇA MUITO. ESPERO CONHECE-LO UM DIA! ABRAÇO E SUCESSO!!
No rock tem muito mala.... Mas esse cara, é gente boa d+. Ótima entrevista, Gastão.
MUITO mala. E, sim, Rafael é um dos mais sangue bom do ramo, sem dúvidas.
Sempre foi, na minha opinião, o mais "praça" e humilde da banda....cara gente boa...
Esse papo poderia levar umas 2h tranquilamente...
Rolaria demais um postcast do kzg. O conteúdo que o Gastão produz é sensacional
Angra um orgulho nacional e André Matos um dos maiores talentos do Rock da América Latina. André Matos nunca será esquecido.
André Matos um dos melhores do MUNDO.
Correção é melhor do MUNDO sem sombra de duvidas ,técnica,voz inconfundivel impecavel,criatividade ,humildade e carisma.tive o privilégio de ir em seus shows com o shaman e carreira solo andre matos.eterno icone do Metal internacional .
Agradeço ao Gastão e ao Rafael pela resposta. Grande entrevista, como sempre.
Fabião vc por aqui! rsrs
Vejo vídeo de metal, é só vir no comentários que acho o Fábio !!! 🤘🐮🐷
Gente! Porque toda entrevista do Gastão parece acabar em 5 minutos?! Ah! Gastão, sou sua fã desde MTV, Cultura e bota tempo nisso! Valeu!
nem sempre, algumas de 5 as vezes parecem durar 27
Quero vê o Kiko loureiro nesse sofá com o Gastão.
Boa ideia
ui
@@poison1989 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@poison1989 kkkkkkk... gostos peculiares
Kiko Loureiro só faz participação em canais com milhões de seguidores pra ver se consegue uns pra ele...
27 minutos de entrevista e por mim, eu podia ficar ouvindo eles conversarem o dia todo. Gastão fez uma ótima apuração das perguntas e o Rafa sempre gente boa ❤️
Rafael: "Sim, eu me emocionei muito em conhecer o André...." Eu: 😭😭😭😭😭
GOSTEI DA SINCERIDADE DO RAFAEL EM FALAR TODAS AS DIFICULDADES DAS MÚSICAS E TODOS OS JEITOS PARA DISFARÇAR NA HORA DOS SHOWS .
"Tem muita música difícil, tão difícil que a gente nem toca"
The Shadow Hunter com certeza é uma delas. Kkkkk
A britadeira é o Confessori lá fora
Valeu por inserir minha pergunta à entrevista! E obrigado Rafael pela resposta! Um abraço!
Boa,vizin
DOEU MUITO O CORAÇÃO AGORA. Turnê do shaman junto com angra seria maravilhooooosooooo
Bela entrevista. O Gastão é foda.
Fireworks é um álbum maravilhoso.
já fui dono de bar tematico e digo: sao poucas bandas que ficam famosas e continuam humildes. já teve caso de banda famosa brasileira que tava tocando a a menos de 80 quilometros do meu bar e mandei um email pra saber se tinha como vir no bar, o que recebi foi uma resposta que me desanimou: disseram que o bar tinha que receber no minimo 10 mil pessoas e que tinha que pagar hotel no minimo 4 estrelas e que tinha que mandar van do modelo que eles quisessem. bem desse jeito nao dá, sou só um bar!!!
Que delícia de entrevista, sensacional!! Só tenho agradecer esse canal.
Um cara no grupo "World Angra" deu a ideia para a melhor homenagem possível: na última música do show no RiR, tocar a formação clássica (Rafael, Kiko, Luis e Ricardo) e com o público cantando Carry On com a imagem dele no telão❤
O Rafael tá no World Angra
Já chorei, só de imaginar.
Obrigado Gastão, baita entrevista. Extrair do Rafael essa dificuldade em executar as próprias músicas foi sensacional. E por parte dele admitir isso demonstra a grandeza do artista.
Rafael é um cara maduro e parece ser bem honesto quando fala. Bacana ver entrevistas com ele, tem boas sacadas.
Adorei o vídeo, um cara grande, humano! E gostei mais ainda dos cachorríneos, tem que ter um vídeo com eles pra mostrar que é um ambiente orgânico, de amizade! valeu, Gastão e Rafa! \m/ s2
Uma das melhores entrevistas dos últimos tempos. Pqp. Maravilhosooooooo ❤️. Rafa vc é maravilhoso.
Gastão,obrigada 🙏🙏🙏🙏
Realmente é notável o amadurecimento do Rafa. Muito legal a forma carinhosa de se referir ao André. Hj eu entendo que é o maior representante do metal nacional, junto do Andreas Kisser.
A melhor entrevista do Rafael em muito tempo! Parabéns! Sem meias palavras nem divagações.
Não sou chegado nesse tipo de som feito pelo Angra e André Matos, mas sempre admirei essa turma do Angra por serem ótimos músicos.
Procura algo na discografia que goste, tem de tudo no Angra.
Como Wemerson bem pontuou, a discografia é bem diversa. Há muito mais no Angra do que as impressões superficiais podem fazer parecer.
Heavy Metal, Power Metal, Metal Progressivo, Metal Sinfônico com uma pitada de hard rock melancólico, é normalmente as essências que compõe os álbuns do Angra. Por fim... O Angra até a entrada do Lione tem muita coisa aproveitável, tem muitas variações, muitos experimentos que você não vai ver em nenhuma outra banda, talvez no Sepultura, nos primeiros álbuns...
O Lione é um cara com muita carisma, canta bem, mas a impressão é que ele ainda não conseguiu descobrir como elevar o nível da banda de forma que o Andre e Edu fizeram. Talvez se a banda tivesse uma pegada mais progressiva ao invés de power metal, iria explorar mais o potencial do italiano...
@@forrozzy Lembrando que aquela música, The Course of Nature, do álbum Aurora Consurgens, lembra muito Thrash Metal, principalmente os riffs.
@@forrozzy discordo completamente. As composições que formam o Omni são ótimas, e o Lione está completamente inserido em cada uma delas. Pra mim esse álbum é o norte musical que a banda precisa seguir daqui em diante.
Esse final foi épico...kkk O Rafael muito humilde e honesto. Obrigado por mais uma ótima entrevista Gastão.
Já vim com um like antes de ver. Dois mestres!!! Obrigado pelo vídeo, Kaza!!!
Gastão é o cara mais competente pra entrevistar . assito a tudo que se refere ao Gastão
André Mattos canções suas serão eternizadas!Esteja na Paz Celestial!
Você não sabem o quanto que torcia e do tamanho da minha esperança em vê-los reunidos ao menos pela última vez. Mas saber que a frase "We could never get back from the start! (Make Believe)" poderia ser mudada para "We can now get back from the start" já é algo reconfortante. Seria demaaaaiss!!
Cara, já falei isso: Seus programas são de altíssimo nível. Não gosto quando alguma entrevista vai chegando ao fim. Por mim poderiam durar horas...E o Rafael também é uma simpatia, um excelente papo, ideias maravilhosas, enfim...Parabéns! Vida eterna aos seus programas, Gastão! Obrigado!
Impressão minha ou não quiseram falar sobre o edu falaschi...tantas perguntas feitas pelos fãs e ninguém perguntou sobre a fase dele no angra ,sua saída....
Não sou fã do Angra nem do André Matos, mas reconheço sua importância para o Rock nacional.
Rafael , outro rapaz simpático ,educado...amei a entrevista!!!💚💚💚
É impressionante comoPARECE que faz pouco tempo. Mas faz MUITO TEMPO. Mano, o Rafa voltou dos EUA no ano que eu nasci! São mais de 30 anos! Que legado, meus amigos! André eterno! Esses caras foram determinantes em tudo o que conheço de música hoje!
Rafael, você é um guerreiro do Metal!! Escuto Metal desde 1984 e tenho orgulho de escutar até hoje!!! Você é um dos caras mais incríveis que vi na cena. Humilde, inteligente e sincero. Parabéns. Carry On Angra!!!
Admitir que foi com a chegada do André Matos que a banda virou, foi muito digno. Verdade seja dita, o maestro com certeza, desde o início era o líder, pena q com o passar do tempo, não souberam cultivar essa amizade. Ficar 20 anos sem se falar, Rafael e Kiko q eram amigos de infância, e q cresceram profissionalmente, é muito triste.
Excelente entrevista! Rafael Bittencourt é um exímio músico e uma ótima pessoa. Um dia vou trocar uma ideia com ele. Mandou bem, Gastão. Deu saudade dos tempos de MTV. Abraço.
Angra é uma banda que faz parte do meu crescimento como ouvinte de Heavy Metal, sempre foram acima da média. As coisas aconteceram como tinham que acontecer. RIP André Matos e vida longa ao Angra!
Eu sou muuito fã do Rafa, muito mais do que todos os outros atuais e antigos integrantes. Entendo que ele, como gênio que é, acabou recebendo um pouco menos de status do que merecia no passado. Hoje, acho que os fãs do Angra que ainda acompanham tem isso bem claro em mente. É a cabeça pensante de tudo! Entrevista maravilhosa!
Exagerou bastante, o André Mattos por exemplo saiu do Angra e fez o Ritual com Shaman que foi maior que tudo que o Angra fez depois da saida dele pra maioria dos fãs! O kiko também com certeza, por mais que eu particularmente não seja fã, também deve ter contribuído bastante, creditar o Rafael como mente pensante tira o credito dos outros integrantes
@@MatheusEstevao-X exagerei, isso somente na sua humilde opinião. Se vc perceber, praticamente todas as historias dos discos conceituais foram escritas somente por ele. Não estou dizendo que André e Kiko não foram cruciais à banda, pq sou muito fã deles tbm. Mas são pessoinhas como você que só enxergam o que é visível, o marketing que acaba aparecendo mais nas mídias e na boca das pessoas. Foi esse marketing nojento que acabou dando mais status aos outros do que ao Rafa. Fico aliviada que opiniões como a sua estão desaparecendo cada vez mais.
@@Sue.csoares Você que é fã cego do Bittencourt, a história prova que os outros são tão importantes ou até mais, só olhar os creditos de composição dos melhores albuns do Angra, e a subsequente carreira solo do saudoso André! Eu em momento algum descreditei ele você por outro lado fez isso com os outros integrantes chave
Ele e o Kiko foram bastante respeitosos ao tratar do assunto com seriedade, mas nas entrelinhas fica claro que todos os envolvidos não faziam (quase que) nenhum esforço para retomarem contato, vc percebe que no fundo havia um certo carinho, mas longe de criar atitudes concretas. Que pena, recentemente tenho visto bastante coisa do Ramones e é triste ver como eles gastaram tanta energia se odiando, o pessoal do Angra não chegou nesse nivel mas a vontade de estarem juntos quase não existia também. Recomendo que vejam o video do Regis Tadeu sobre perdão, acho que todos nós podemos refletir sobre tudo isso.
O Kiko eu tive a impressão de que ele queria dar uma satisfação aos fãs, pq para ele não parece ter sido impactante a morte do André. Tanto é que depois teve de fazer um vídeo respondendo do pq ficou 20 anos sem falar com ele... Quem realmente ficou tocado foi o Rafael e o Luíz. Mas isso é meu ponto de vista...
O Angra já tem esse som solidificado (e detalhe que esta última formação da banda é a minha predileta, o "Omni" é espetacular!!!!)....enfim , o Rafael tem um trabalho solo bem diferente da sonoridade Power ou melódico, no Bittencourt project podemos ver um som mais roqueiro que evidencia ainda mais o seu timbre e pegada na guitarra, embora um virtuose (toca é muita coisa, mesmo!!!)o Rafael dá preferência a qualidade de composição, ao feeling,a pegada ,as pausas e detalhes na forma dos arranjos ao invés de fritação egocêntrica .....e evidencia também o excelente vocal que possui sem estar preso a esteriótipos e exigências do gênero metal melódico, como exige o Angra.
Erich Weichman bem observado mano, um guitarrista que toca o basico pode ter um felling que um que só sabe fritar não tem
Valeu Gastão por ter feito essa entrevista tão foda! É sempre um prazer ouvir o Rafa falando. Gente boa demais, fala sobre tudo. Deve ser massa trocar uma ideia com um cara desse.
Gastão muito obrigado pela entrevista. Sensacional a oportunidade de ouvir o Rafael e você. Long live Kazagastão
(24:22) Pessoal, sobre a banda que o Rafael cita, SOILWORK, quem estiver curioso para conhecer, vá direto no álbum STABBING THE DRAMA (2015) e espie as músicas "Fate in Motion", "If Possible", "Observation Slave" e "Nerve" além da faixa-título. É um album que surfava no pós nu-metal e desenhava o que viria a ser o Metalcore. Não é para o público do metal tradicional, mas se tratando de uma galera da Escandinávia, eles geralmente apontam o rumo que o metal contemporâneo tomará, e com o Soilwork não foi diferente. Vale, ao menos, uma espiada para saber do que o Rafael estava falando. Abraço.
Acrescento o In Flames nessa pesquisa aí tbm. Aliás as duas são de Gothenburg, na Suécia.
Os álbuns que o In Flames fez na segunda metade dos anos 90 até meados dos anos 2000 são excelentes.
Parabéns! entrevista sincera. Muita boa, como sempre. Também toco na noite, achei q só fosse eu em q certos dias, certas partes de músicas, no limite das minhas habilidades, sabendo que não vai sair, da aquela "baixadinha no volume", faz aquele "teatro" até passar. Muito bom saber que não é algo só meu... kkk
Acho que com quase todo músico é assim. Várias improvisações e "manias" devem ter nascido justamente desse tipo de situação.
Aliás, quem vai em show e espera cada nota igualzinha ao que está no álbum não entendeu nada.
o Rafael é um dos nomes da trilha sonora da minha juventude. o impacto emocional em mim da morte do André foi imenso, pelo fato de ver sepultada a esperança de um dia vê-los (formação original) juntos novamente, numa verdadeira sessão de nostalgia para mim... mas, como diria Emerson, Lake & Palmer: C'est la vie! o luto irá passar e nós voltaremos a apreciar o talento de nossos músicos que continuam seguindo em frente! #andreeterno #avanteangra #assimeavida.
Como é bom ouvir Rafael Bittencourt esclarecendo as dúvidas dos fãs. Gastão sempre conduzindo bem as entrevistas desde os tempos de Fúria Metal.
Excelente entrevista Gastão, poderia durar horas. Vc já pensou em fazer um postcast sobre música, séries, filmes? Seria o q o kgz faz, seria uma boa. Grande abraço
Eu adoraria, não tem um podcast de musica sequer que chegue perto do nível que é o kzg, são todos bem fracos na minha opinião.
Parabéns pelo ótimo programa!
Rafa muito obrigado pela mega lição de humildade, vc é um cara com um coração enorme, um exemplo a ser seguido por todos nós!
Grande abraço e sucesso irmão!!!
Parabéns pela entrevista. Pareceu ser uma entrevista bem aberta e sincera, nem sempre algo que se vê
Muito bom ouvir que Rafael está novamente motivado a tocar guitarra.
Desta tragédia da morte de Andre Matos, que talvez haja um movimento de reforço do rock e do metal do Brasil.
Ótima entrevista Gastão.
O Gastão manda muito bem, deixa o entrevistado falar tranquilamente. Tive o privilegio de conhecer o Rafa num curso do EM&T e o cara é muito gente boa. Vivia dando conselho pra molecada ler, estudar e crescer como pessoa e não só como musico, sem contar que tem umas tiradas muito inteligentes e ter um ótimo humor. Valeu Gasta, long live!
Grande mestre GASTÃO, assistindo a entrevista me fez lembrar dos bons anos 80, onde vi o `CÉRBERO´no aeroviários em frente o aeroporto de Congonhas e tbm assisti o show do VIPER no Rainbow Bar no Jabaquara, época de correr atrás de vinil na WOODSTOCK do outro Mestre Walcir Chalas, abçs e como diria o Holocaust "HEAVY METAL MUSIC IN MY BLOOD"
Fico me perguntando quanto tempo vai demorar para as pessoas entenderem que o RAFAEL já é uma LENDA do rock nacional. GOD BLESS YOU
Ele é um cara mais na dele e na guitarra não é tão fritador, a galera acaba não prestando tanta atenção infelizmente.
Eu prefiro rafael assim ,pouca fritação e mais melodia e detalhes espetaculares na composição da música,tempero perfeito ,fritação em excesso se torna enjoativo demais. SUCESSO RAFA.....UM FORTE ABRAÇO DESDE FOZ DO IGUAÇU!!!!!
Que mistura de sentimentos: ego, carência, mágoa, vontade de perdão e de perdoar. Mas a vida e o tempo são implacáveis. Agora já era.
É impressionante a clareza de ideias e coerência do Rafael. Cada vez que vejo suas entrevistas aprendo alguma coisa. E aí juntou com o Gastão, só tem como sair coisa boa.
Rafa é ser humano nota 10 q Deus te abençoe Rafael 🇧🇷🙏🙌 fiquei emocionado todas as vezes q vc falou do André
Fora de série! Parabéns, Gastão! Entrevista show de bola! Rafael Bittencourt, você é 10!
Que maravilha esses trechos de shows com o André Matos cantando com o Angra. Acho que seria uma grande homenagem da banda em memória ao saudoso André, em comemoração aos 30 anos da banda, lançarem um bootleg deles compilando trechos de vários shows daquela época. Pelo que deu pra ouvir nesses trechos, a qualidade sonora não está ruim, e a banda tá impecável, a voz do André tá absurdamente perfeita. Seria com certeza uma bela homenagem além de um belo presente pra nós fãs.
Bem..Mais uma vez.
Pode não ser meu estilo de metal preferido.
Mas tenho um respeito GIGANTESCO por esses caras do Angra.
Rafael é uma simpatia absurda.
Valeu mais uma vez gastão!
Parabéns! Excelente bate papo.
Gastão desde os primórdios um exemplar entrevistador. Parabéns pelo excelente trabalho, como sempre!
Gastão como sempre trazendo bons conteúdo e fazendo excelente trabalho valeu.
rafael é uma personalidade realmente admirável, um batalhador que é perceptível que ama muito o que faz e luta por isso. ele é o responsável pelo legado do angra e também pela extrema simpatia que a banda transmite.
Obg KZG e Rafael por honrar o legado desse cara admirável que foi o André!
Rafael é uma pessoa muito sensata, mto boa a entrevista.
Façam um show no Rock In Rio tributo a Andre Matos substituindo o Megadeth, sim! Absolutamente merecido, o contexto, a circunstância Manda ver, Rafa. Eu apoio.
Gastão parabéns pelo canal e pelo conteúdo de qualidade! Sugestão: poderia fazer uma entrevista com o Ricardo Confessori, que já foi inclusive seu companheiro de banda... seria top!
Gosto demais de você ficar ilustrando com imagens varias vezes durante o vídeo. Parabéns pelo canal, ótima entrevista. Abraço.
Dae Gastao,mande um salve aqui pra Curitiba,massa a sua ideia de mostrar bandas no cenario underground,vlw parca,te curto das antigas,vc merece irmao,e noix!!!!!!!!!!!!
Gastão, faz video mais longo! Se essa conversa fosse de 2h eu iria ouvir fácil.
Fica até difícil comentar de tão boa que foi a entrevista com ar de bate-papo, parabéns Gasta!
Informação de qualidade como sempre. Muito obrigado!
Confesso que o Angra não faz muito o meu estilo, mas o Rafael é sempre gente finíssima nas entrevistas, gosto de ouvir ele falando. Ficaria horas vendo um bate-papo sobre música dele com o Gastão!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻,espetáculo a entrevista .
Fireworks e incrível! O melhor álbum do Angra pra mim!
Obrigado!
No meio de tanto conteúdo irrelevante na internet, o KZG é um dos poucos refúgios de qualidade hoje em dia! O like sempre vem antes mesmo de ver os vídeos e não entendo como alguém negativa. Se não gostou é um fator pessoal ou de afinidade com o conteúdo, mas não por falta de qualidade. Não gostou é só mudar de canal, ou saí da tela e vai ler um livro! Parabéns KZG!
Show de bola. Cara finíssimo e talentoso. Otima entrevista. Vlw Gastão
Sobre incentivar novas bandas: sou de São Paulo capital e tenho me empolgado com os encontros de motos no interior. Claro, as bandas cover são as maiores atrações. Mas de alguma forma dá pra fazer um meio termo. Até com o evento e a banda autoral divulgando melhor seu trabalho. Aliás nesses encontros há um hiato entre as bandas cover q podem ser preenchidos em outro palco.
Gosto da forma como o Rafael se comunica e todo o seu trabalho!
Não conheci a banda e nem da história de vcs todos e nem era fã da banda mas sou fã da banda angra agora é admiro seu trabalho Rafael
Cara, eu sei que nem todo mundo do público metal BR gosta de Angra e tals...
Mas uma coisa é inegável: o Rafael é um dos maiores compositores do Metal BR. Não só pelas composições em si mas obviamente pelo conjunto da obra. Além de ser um ser um cara muito humano, atencioso e prestativo com seu público.
Cada um teve seus motivos para se resguardar e não querer se falar, cada um seguiu na sua, e quem saiu ganhando fomos nós, com a nova formação do Angra, com a criação do Shaman, com o trajeto solo do André e seus projetos paralelos...
O maestro se foi mas sua obra fica. Para sempre.
Excelente entrevista !!!! Eu gostaria de saber de verdade,pq algumas pessoas dão DESLIKE no video.Qual motivo ? gostaria de entender
No começo da entrevista eu achei que utilizar as perguntas da galera quebraria o ritmo da interação. Mas o nível das perguntas foi muito alto e gerou uma conversa muito boa
Ele formou o SHAMAN! Não é outra banda. A mania achar só Angra é importante.
Além de um ótimo guitarrista, pessoa de bom caráter... Um grande cantor💕
Sensacional grande Rafael Bittencourt !
Entrevista muito legal, as perguntas fizeram com que o Rafael falasse de uma forma diferente certos assuntos, parabens pelo canal Gastão
Muito boa entrevista, isso nos ajuda a ter esperança no ritmo à que tanto amamos,ótimo ter representatividade de peso literalmente, valeu Gastão e obgdo Rafael.
Totalmente excelente!! Aproveito para pedir um Heavy Lero André Matos
Ótimo papo parabéns Gastão 🤘
Patrícia Roma oie, nao tem heavy lero mas tem um video da semana passada sobre o Andre, assiste que tá legal
Esse canal do Gastão é tipo reviver o Furia Metal dos anos 90 - excelente entrevista do Rafael, o trabalho dele no SESC é muito bom, quem ainda nao viu procura no youtube que as video aulas estão disponiveis, sobre a volta dos integrantes originais para os 30 anos do Angra com uma tour em conjunto com Shaman seria formidável - sobre a separação, banda é como uma família, que tem desavenças por questões culturais, de personalidade, de objetivos, não é fácil manter uma mesma banda sempre unida e com o mesmo pensamento e perspectiva futura, o ser humano é indecifrável, cada mente é um universo.
Gastão vc eh muito fera, qdo vamos ver vc dando uma entrevista nesse sofa?
Rafael KiKo e Luís Confessori os melhores amo esses caras pena o André te morrido Angra para sempre!