Ah, eu sou minha fã, adoro ser eu. Não fico esperando consideração de ninguém não. Hoje mesmo eu acordei às 4 da madruga, saí às 6, fiz tudo o que estava na agenda e quase faltei à academia mas me esforcei e fui, pois foi um compromisso que assumi comigo mesma. Fiz só meia hora mas aumentei as cargas, foi difícil mas eu fiz. Passei por uma fase ruim mas me levantei e recomecei com tudo. Estou feliz e orgulhosa de mim mesma.
Aprendi a não esperar o reconhecimento de ninguém para eu ser feliz. Sou feliz pelo reconhecimento que eu me dou todos os dias. Obrigada Marisa pelos seus vídeos.
Espere mais de vc e menos dos outros, a frustração será menor. Coloque em prática os seus sonhos, independentemente de aprovação ou companhia...seja feliz pra vc!!
Sim eu esperava ser cuidada pois cuidei de várias pessoas, levei a médica,levei comida, roupa, tirei da minha casa,da minha conta bancária pra suprir as necessidades dos outros, não ganhei nada em troca,eu era apenas útil pra eles, descobri que se vc faz muito pras pessoas pois acha que ela merece, quando vc não tem como ajudar,vc não presta,😢😢
@@1mocinha1 certa vez cheguei na casa dela ela demorou pra atender,entrei e vi que ela tinha escondido as coisas que estava preparando pra o aniversário do filho dela, hj isso não me dói mais, eu espero só de Deus,mas essas pessoas ingratas não espera um copo 🥛 d'água de mim pois não vou levar
Eu tbm cuidei muito. Por anos. Quando meu paizinho de 92 anos, 05 meses faleceu, a viúva maravilhosa disse que tinha dinheiro p cuidadoras. Que n precisavam mais de mime o Inventário nem.queriam falar a não ser se eu acordasse assinar tudo que elas queriam.kkkk Depois de muito tempo consegui entrar Inventário pois aa bonitas n estavam.nem.ai..no.bem.bom. Chega de ser boba na. Vida. .fiz por ele , fiz por outras pessoas tbm.e elas nunca reconheceram. Agora vida que segue. Cuidar de.mimmmm❤ Me Amar, me.mimar Vida linda❤ Vida
Isso é muito real. Eu fiquei presa numa espiral em que eu tentava me enquadrar numa imagem comum pra evitar ataques. Afinal, quanto mais neutra você é, menos motivos os outros tem pra tentar te colocar abaixo. Eu não me sentia confortável pra expor o que eu tinha dentro de mim. Todos nós temos coisas que são nossa essência, aquilo que flui naturalmente de nós. Em casa sempre fui muito diminuida por isso, por não ser uma cópia de um dos meus responsáveis. Então acabei suprimindo tudo aquilo que eu me lembro com clareza de ser nos meus primeiros anos. Agora que estou crescendo, me sinto eu de verdade ao resgatar meus velhos caminhos, que são e sempre foram aquilo que a jovem eu sempre buscou. Me sinto em paz e não tenho necessidade de me reafirmar porque estou completamente confortável com o que sou por fim, porque ISSO sou eu. Mas quando tentava só me encaixar, essa reafirmação constante de algo tão frágil me deixava muito frustrada e vulnerável, querendo sempre repelir uma agressividade que eu sempre via na infância e que achava em todo lugar. O jargão é velho, mas é verdadeiro: você se encontra quando não se nega mais.
O problema maior é que criamos muitas expectativas, e quando mais precisamos as pessoas somem, na verdade muitos só enxergam o quanto somos úteis para eles, a partir do momento que não a servirmos mais somos descartados.
Sou rejeitada pelos meus filhos de um modo geral. Não recebo gentileza, nem gratidão, nem afeto,por tudo q fiz por eles c muito amor e respeito. Mas não sei porque são assim. Senti bastante tristeza, porém agora à cada dia q passa, vou cuidando de mim ,sem reclamar. Gosto de mim, graças a Deus !! Acho q o q ouve, foi um azar. Existe filhos bons e filhos maus e ingratos. Assim como existe pessoas boas e outras mais. É assim, infelizmente. Nem tudo há explicação. O jeito a seguir p frente e amar e gostar de quem vc pode ser útil .
seu papel de mãe jamais pode ofuscar seu papel de PESSOA. Imagino que muitas mães tomam tanto essa responsabilidade do cuidar que, acabam esquecendo delas mesmas. Minha mãe ficou muito doente, mas por reconhecer e perceber os seus esforços em cuidar de mim e de meus irmãos, eu nunca sair de perto dela. Fiz coisas que eu nem sabia que tinha forças para fazer. Mais de seis anos dedicados para ela. Ela parou de sofrer em maio desse ano Partiu. Espero que pelo menos um de seus filhos possa enxergar rangem o seu valor.
Não sei se isso vai te ajudar mais estudo por muitos anos a religião espírita e foi nela que encontrei as respostas que tanto procurei e tbm passei pela mesma situação que vc hj eu entendo que passei pq em vidas passadas fui uma péssima filha ingrata mal agradecida e hj pago por isso com minhas filhas então tudo que a gente passa nessa existência são resultados de causas que fizemos em outras vidas.
Fiquei muito tempo ruminando sentimentos negativos que me faziam mal. Aprendi com o tempo que situação ideais só existem na nossa cabeça. Fui mais flexível com os defeitos alheios e com os meus próprios. Perdoei pessoas e a mim mesma. Me libertei do passado e meus relacionamentos deram um salto de qualidade. Estou mais leve e mais feliz.
Eu vou dar meu relato porque eu gostaria que vc falasse sobre a síndrome de Don Juan. Eu conheci um homem (após 13 anos separada de um narcisista). Esse homem era muito diferenciado, super gentil, atencioso, sofisticado na maneira de me tratar e tratar os outros, vinha de uma separação, estava há dois anos separado, o filho morava com ele e o idolatrava. Ele realmente me conquistou de uma maneira que eu pensei que nunca mais alguém me conquistaria, ele era diferente de todos que eu já tinha visto e demonstrou estar realmente muito envolvido comigo, eu me sentia segura, feliz, amada, cuidada, validada, reconhecida, respeitada, ele não era machista, entre outras coisas ele era perfeito, até o último momento (parece mentira, mas era), eu correspondia a tudo isso, e nessas alturas eu já estava completamente apaixonada por ele. Mas um dia em um pequeno conflito ele simplesmente me descartou sem chance de volta. Eu fiquei simplesmente dilacerada, como nunca havia ficado, a sensação é que eu estava em um paraíso e de repente caiu uma bomba e destruiu tudo. Tentei várias vezes resolver o problema, mas ele não quis voltar nunca mais, e nunca mais voltou. Eu senti uma culpa enorme. Logo depois descobri que ele estava agindo do mesmo modo com outra (que conheceu depois que terminamos), igualzinho, idêntico, fazendo ela se sentir a mais especial das mulheres, assim como fez comigo, e novamente em um pequeno conflito, ele desapareceu da vida dela, descartou, e não voltou. Ela ficou dilacerada assim como eu fiquei, ela também se apaixonou perdidamente por ele. Eu como há 14 anos estudo Narcisismo e psicopatia, vi que que ele não tinha traços, mas tinha algo errado, pois ninguém se apaixona e desapaixona da noite para o dia assim. Aí me deu um clique e resolvi pesquisar sobre pessoas que gostam de seduzir e me deparei com vários vídeos sobre a Síndrome de Don Juan e ele se encaixou na maioria deles. Fiquei em choque. Não estou dando diagnóstico mas ele se encaixou sim em 99% das coisas de quem tem a síndrome de Don Juan. Após dois anos sofrendo, me sentindo culpada, eu finalmente tive uma resposta. Gostaria muito que você falasse sobre isso, porque eles não são narcisistas, no caso dele então, tenho certeza que não é, mas causam um estrago emocional igual, as vezes pior, no meu caso foi pior, porque não tenho recordações ruins, não houve desgaste como é com os narcisistas, até hoje eu sinto uma falta imensa dele, mesmo agora tendo 99% de certeza de que ele é um viciado em seduzir. Se vc um dia pudesse falar sobre isso eu agradeceria!
@@clersp8089 Na verdade quem fazia isso era o meu ex marido narcisista. No caso com ele, eu estava com TPM e eu criei, mas foi uma coisinha de nada, eu me senti culpada, tentei resolver, quase me arrastei, até saber que isso se repetiu com outra, pouquíssimo tempo depois, do mesmo jeito. Aí fui pesquisar, porque foi tudo idêntico, do começo ao fim, idêntico.
@@rdixe9696 humm, sei não este cara...kkkk, acho que ele vive no mundo da Poliana. Que mulher não tem um siricutico de vez em quando? E ele nem sequer se preocupou em saber o pq que vc fez aquilo, aceite que terminou e que foi ele quem perdeu e não vc. 🤗
Amiga e qdo é narci e dom Juan? Ainda bem q percebi a tempo viu? Até minha mãe disse q o fulano era sedutor😂 3 meses depois tentou contato mas o número dele está bloqueado,Deus me livre ,não quero nunca mais nem ouvir a voz da criatura. Minha PAZ vale mais que estar em relacionamento de merda.
A gente perde muito de nós mesmos ao colocar expectativas nós outros, esperar dos outros. Muitas vezes somos criados para olhar para fora nunca pra dentro!!! Principalmente as mulheres socialista para servir a tudo e a todos. Mas devemos ter limites, e há pessoas que nunca vão mudar.
Aah! Dra Marisa , como esse canal é necessário, como aprendo .Eu cansei de sofrer , de esperar cuidado pelos outros, depois de muito chorar, aprendi a me levar pra passear , curtir minha companhia, me elogiar , é um trem tão bom. Muito obrigada. E como sempre digo " caminhos de luz ,caminhos abertos pra vc" ❤.
Passei a vida td este problema com minha família aultima este ano aí resolvi deixar de lado seguir só agora vou fazer o melhor pra mim a ficha demorou a cair estou com 76 e pra trás só só desmerecimento
Pra mim, um dos melhores vídeos. Me fez refletir muito sobre meus sentimentos em relação à minha família adotiva. Vou assistir mais vezes toda vez que começar a lembrar de fatos tristes em relação à essa família. Está me ajudando muito a me tornar mais leve. Obrigada, Dra Marisa ❤❤❤
Faz tempo mas muito tempo que não conto a ajuda de ninguém. As vezes isso machuca mas é nessa hora que me fortaleço e aprendo algo novo com isso. Você tem a opção entre ficar se lamentando ou ir lá e fazer você mesma. Eu sempre gostei de ficar sozinha, minha mãe contava que desde bebê eu era um bebê que gostava de brincar sozinha no berço, não pedia colo, eu me lembro quando era criança de estar brincando na rua com vários coleguinhas e do nada aquilo me cansava e eu entrava para dentro de casa e ía brincar sozinha. Mas minha psicóloga me alertou que eu preciso tomar cuidado para não passar do limite entre o gostar e o me afastar e me isolar. Tem um limite perigoso entre ser autossuficiente e não querer mais a ajuda de ninguém. Ontem foi um exemplo, quebrou a válvula da minha pia, meu irmão ofereceu ajuda para trocar e eu disse que não precisava. Comprei o que eu precisava, entrei no Google para ver como trocava, fui lá e fiz. Aí eu penso que não receber ajuda tem o lado positivo de você aprender, fiquei orgulhosa de mim mesma, mas tem o lado negativo de não querer aceitar mais nada de ninguém. Agora entendi o que a psicóloga quis me dizer.
Acompanho a anos e sempre me surpreendo com as coisas que ouço sua Doutora, sempre coloco minha mente no lugar e consigo situar meus sentimentos vendo seus videos, Deus lhe abençoe;
Eu fui muito idiota, fiz tanto mas tanto por pessoas que eu gostaria que me amassem, nunca recebi nada em troca nem um obrigado, agora aprendi a lição desde o dia em que fui acusada por ter feito coisas que eu não fiz ,e quem me acusou foi a pessoa que mais ajudei na vida,sofri muito ,ainda sofro um pouco mas agora faço tudo pra mim se sobrar faço para outros
Cresci com esse pensamento de que eu sou por mim , se eu não for não vai ter quem seja , desde criança sempe fui o ponto de equilíbrio na família e desse modo ninguém se impotava comigo e entendo que isso nao era gostoso eu fui me amparado, me amando , me acolhendo em todos os momentos, hoje estou passando por uma fase bem desafiadora na minha vida e colho os frutos desse plantio , não me frusto tanto com as ausências ,digo Não quando necessário, faço o que esta no meu alcance, dou ao outro o que tenho e sou se ele nao quiser esta tudo bem , pego meu banquinho e saio de mansinho... A vida é unica pra dispensar assim esperando tudo do outro ❤🌷
Marisa, acompanho todos os seus vídeos, estava muito perdido, não sabia nem quem eu era, obrigado por compartilhar essa sabedoria e ajudar muitas pessoas como eu, que em momentos de desespero acaba salvando vidas. Eu sei que não é como uma consulta, mas nos ajuda ❤ Você é maravilhosa!
"cada um dá o que tem" não poderia ser mais verdadeira e cirúrgica. Não podemos exigir ou cobrar dos outros por atenção, reconhecimento, afeto. Tudo isso é muito importante e desejável afinal somos seres sociais e precisamos de cuidado e reconhecimento mas quando nada disso vem espontaneamente o melhor a fazer é nós cuidarmos de nós mesmos, nos valorizarmos, nos amarmos e percebermos que nosso valor não depende do olhar alheio mas tão somente da forma como me trato e me cuido.
Dra. Marisa, você me fez lembrar de uma música da infância... "Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas"... Alguém conhece?
Maravilhoso, dra Marisa! Muito obrigada. ⚘ Se puder trazer mais esse tema de relacionamento conflitante envolvendo mães idosas nas relações com as filhas, serei muito grata também. 🙏🏻
Daí pra tudo preciso dela, até em questão de saúde, sou rejeitada de novo quando preciso ficar insistindo e justificando q preciso de tal tratamento, e ela tem um carro 0 na garagem mas n quer pagar meu tratamento, fica adiando…. Complicado
Qnd vou dizer pros outros q n tenho dinheiro pra pagar tal procedimento até olham cm estranheza pois minha familia(no caso ela) tem dinheiro e condição… mas simplesmente ela quer o mais barato qnd a questão é saúde, e já até agendou uma cirurgia puramente estética pra ela kakakakaka como controlar a raiva??? As vezes não dá
não sejam vingativos com vocês mesmos não podemos permitir que nada disto que vemos ser realidade do lado de fora, possa acontecer do lado de dentro, não são nas coisas exteriores que definimos nossos valores
Eu comecei a seguir um canal, (Tudo sobre espiritualidade) reprogramação mental: limpeza de bloqueios mentais e emocionais enquanto dorme... fala exatamente o que foi dito no canal.
Em um tempo atrás fiz por minha família o meu melhor ( mãe, pai e irmãs) até que um dia cansei e observei friamente a situação ( pois afinal é pessoas que sempre terei convivência) e aceitei que “eu” nunca serei suficiente e não é culpa minha e tudo bem 🙂 mudei agora faço o que eu acho necessário e se quiser e não mais por dever e agradar… graças a Deus podemos evoluir e aprender em cada situação da vida 🫶🏼
Hoje eu me sinto cansada por fazer sempre pelos outros ( deixando até minhas prioridades em benefício de outras pessoas) e agora idosa me sinto sozinha até pra cuidar de meu descanso, lazer e saúde .... Gratidão 💖💖🌷
Deixa eu lhe escrever uma coisa aqui ,gratidão por vcs existirem ,pq desde o momento que escuto vcs...aprendi muitas coisas boas e assim sigo ...gratidão aos psicologos por vcs tirarem minutos do tempo de vcs para nós ensinar..mas uma vez gratidão pelos ensinamentos
Por ter uma família que sempre da e passa na cara que deu, fiquei com medo de receber. Desenvolvi quase uma fobia de ser ajudada e depois ter uma divida com aquele pessoa. Com quatro anos de estudo para meu autoconhecimento, aprendi que devo fazer algo para alguém de forma "egoista" no bom sentido, fazendo para me sentir bem porque ajudei, sem esperar nem mesmo gratidão. Nao eserar gratidão ou reciprocidade, nao sgnifica que ela nao existindo dentro de qualquer situação, eu deva continuar nela.
Amei esse vídeo. Amei entender de onde se origina a raiva que não vai embora nunca. Isso foi muito lindo, pois agora entendo o quanto devo respeitar esse sentimento e também me abraçar e cuidar para viver aquilo que me faz bem com clareza. Obrigada, dra. ❤
Olá, Mariza, boa noite! Muito obrigada pelo vídeo! Ele é super necessário e eu precisei assistir algumas vezes para apreender todo o conteúdo. Interessante que quando você fala sobre a raiva, eu me identifiquei tanto, mas tanto, que foi um bálsamo entender o porque de tanta raiva contida e acumulada, mesmo após anos e anos de terapia, fora o esforço que eu sigo fazendo em me "maternar" sendo eu mãe e esposa, sem meus pais vivos. Lidar com a raiva, entender o motivo de ela estar dentro de mim e começar a tirar as camadas que a recobrem dói, mas está sendo libertador entender que, no meu caso, foi realmente a falta de amor na infância. E eu acho que quando eu começo a tomar essa consciência e passo a não repetir o ciclo com meu filho, creio que acabo de certo modo "maternando" a criança que também habita em mim, abrandando e até ajudando a cessar a raiva, por não repetir uma agressão ou um desprezo conscientemente. É esse mesmo o caminho, não? Um abraço e mutíssimo obrigada!
As coisas , as pessoas, os acontecimentos são o que são. Estar presente em si mesma é mudando a forma de ver , de sentir ,de agir transforma o ente e as circunstâncias. A mudança está dentro de nós.A Presença tem que ser em si mesmo..A viagem mais libertadora: dentro de si mesmo.❤Gratidão magnifica postagem.
Que AULA!!! Parabéns doutora e muito obrigada, fui negligenciada na infância e hoje, com 60 anos ainda sofro. Tenho depressão e ansiedade, seus vídeos me ajudam muito ❤
Eu comecei a ler o livro da bell hooks da trilogia do amor. Ela fala da ética do amor e da im portância do amor na infância. Bate com tudo que venho vendo aqui e os livros que você indica, dr Marisa. Ainda n consigo fazer os exercicios de autocompaixão, mas já tenho percebido os momentos de auto-flagelação. Minha pergunta é sobre como podemos humanizar mais as outras pessoas que muitas vezes estão nesse lugar de nos machucarem e temos lidado mal com elas e não conseguimos, por exemplo, fazer a meditação de imaginar a infância delas. Outras formas de humanizar elas.
Que vídeo mais perfeito!! Muito boa a sua reflexão sobre a raiva e fez muito sentido para mim, especialmente para a minha jornada de autoconhecimento após a maternidade. Adoro seus vídeos e estou aprendendo muito com você. Por favor, não pare nunca com esse seu trabalho maravilhoso ❤
Tá fazendo falta na minha dor a presença o amor da minha mãe que partiu em 2022 por causa de um câncer ela erra a pessoa que podia me criticar porque queria o bem pra mim mais também me essentivava nas coisas pra fazer tá difícil sem ela e meu namorado não apoia em nada e já ao contrário eu o apoio
Quem já se sentiu um meio para que outros atingissem o fim ? Porém , quando despertamos através de ferramentas como : Autoconhecimento Amor próprio Inteligência emocional ... enfim.... Permanecemos sendo pessoas que amam ser úteis, mas não trouxas.
Coisas que acontecem no trabalho falta de liderança da minha gerente me deixa com bastante raiva ou insatisfação, gosto do que faço, tem coisas que precisa melhor ela sabe mas prefere fazer vista grossa.
Psicólogos em SP, não adianta falar que determinadas coisas não nos importam, que determinadas pessoas não nos importam, que determinadas situações não nos importam. Quando temos alguém decidido a acreditar no que quer e a fazer o que quiser, não tem jeito...
Talvez seja necessário baixar as minhas expectativas,quanto à este desejo de "ser amado" à luz da minha Consciência,afinal tudo é Maia/ilusão 🌬️...vislumbro a possibilidade de que ser "minimamente gostado", já esteja de bom tamanho.👍🤝✅🙂
Sobre nos tratar de forma afetuosa, acho que quanto mais prestamos atenção na "voz interior" ou "sexto sentido", seja o nome que for, mais lúcido isso fica. É aquela vozinha que orienta pro bem, tipo - não come isso, não vai lá, não precisa comprar, se acalma, não responde agora... Somos nós mesmos sabendo o que é melhor. Um abraço 🌷
As vezes eu queira só um abraço e não tenho isso. Uma vez eu estava em um grupo de oração católico e segundo a pessoa que me abraçou , Deus pediu a ela que me abrassasse. Foi tão bom. Uma estranha. Tenho transtorno bipolar e sem apoio dos meus pais. Eles compram o remédio, mas o resto ... não fazem nada.
Ah, eu sou minha fã, adoro ser eu. Não fico esperando consideração de ninguém não. Hoje mesmo eu acordei às 4 da madruga, saí às 6, fiz tudo o que estava na agenda e quase faltei à academia mas me esforcei e fui, pois foi um compromisso que assumi comigo mesma. Fiz só meia hora mas aumentei as cargas, foi difícil mas eu fiz. Passei por uma fase ruim mas me levantei e recomecei com tudo. Estou feliz e orgulhosa de mim mesma.
Aprendi a não esperar o reconhecimento de ninguém para eu ser feliz. Sou feliz pelo reconhecimento que eu me dou todos os dias.
Obrigada Marisa pelos seus vídeos.
@@efigeniaoliveira1227 Isso mesmo lindona!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Como diz uma amiga, não crie expectativas nos outros...se for pra criar algo, crie porcos ou galinhas... No fim podem te dar bacon e ovos...
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Sempre falo isso!!! hahaahhaha
😂😂😂😉
Essa é ótima!
Amei ❤❤❤❤❤
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@@edilmabatista3330 ótimo!!!!!
1 Que você possa ser feliz.
2 Que você possa estar em paz.
3 Que você possa ser saudável.
4 Que você possa viver com tranquilidade.
✨✨✨✨✨✨
Amém
@@leafabiana7690 Amém.
🙌✨
Concordo!!
👏🏽👏🏽🙏🏽
Eu não gosto do meu serviço mais com consigo outro e o que tenho e difícil quero tanto encontrar um caminho
Quando aprendi a não esperar nada de ninguém, me senti livre e leve.
Verdade
Boa
Espere mais de vc e menos dos outros, a frustração será menor. Coloque em prática os seus sonhos, independentemente de aprovação ou companhia...seja feliz pra vc!!
@@mirianzz73 👏👏👏
Verdade🎉
Sim eu esperava ser cuidada pois cuidei de várias pessoas, levei a médica,levei comida, roupa, tirei da minha casa,da minha conta bancária pra suprir as necessidades dos outros, não ganhei nada em troca,eu era apenas útil pra eles, descobri que se vc faz muito pras pessoas pois acha que ela merece, quando vc não tem como ajudar,vc não presta,😢😢
😢nossa, falta de respeito isso, de reciprocidade. Temos que te gratidão por quem nos ajudou😮
@@1mocinha1não se pode esperar reciprocidade de ninguém. Em nada.
@@1mocinha1 certa vez cheguei na casa dela ela demorou pra atender,entrei e vi que ela tinha escondido as coisas que estava preparando pra o aniversário do filho dela, hj isso não me dói mais, eu espero só de Deus,mas essas pessoas ingratas não espera um copo 🥛 d'água de mim pois não vou levar
Eu tbm cuidei muito. Por anos. Quando meu paizinho de 92 anos, 05 meses faleceu, a viúva maravilhosa disse que tinha dinheiro p cuidadoras.
Que n precisavam mais de mime o Inventário nem.queriam falar a não ser se eu acordasse assinar tudo que elas queriam.kkkk
Depois de muito tempo consegui entrar Inventário pois aa bonitas n estavam.nem.ai..no.bem.bom.
Chega de ser boba na. Vida. .fiz por ele , fiz por outras pessoas tbm.e elas nunca reconheceram.
Agora vida que segue.
Cuidar de.mimmmm❤
Me
Amar, me.mimar
Vida linda❤
Vida
@@vaniagoncalves4843Isso aí.. cuide de vc
❤❤vc merece ser cuidada e amada
Isso é muito real. Eu fiquei presa numa espiral em que eu tentava me enquadrar numa imagem comum pra evitar ataques. Afinal, quanto mais neutra você é, menos motivos os outros tem pra tentar te colocar abaixo.
Eu não me sentia confortável pra expor o que eu tinha dentro de mim. Todos nós temos coisas que são nossa essência, aquilo que flui naturalmente de nós.
Em casa sempre fui muito diminuida por isso, por não ser uma cópia de um dos meus responsáveis. Então acabei suprimindo tudo aquilo que eu me lembro com clareza de ser nos meus primeiros anos.
Agora que estou crescendo, me sinto eu de verdade ao resgatar meus velhos caminhos, que são e sempre foram aquilo que a jovem eu sempre buscou.
Me sinto em paz e não tenho necessidade de me reafirmar porque estou completamente confortável com o que sou por fim, porque ISSO sou eu. Mas quando tentava só me encaixar, essa reafirmação constante de algo tão frágil me deixava muito frustrada e vulnerável, querendo sempre repelir uma agressividade que eu sempre via na infância e que achava em todo lugar.
O jargão é velho, mas é verdadeiro: você se encontra quando não se nega mais.
O problema maior é que criamos muitas expectativas, e quando mais precisamos as pessoas somem, na verdade muitos só enxergam o quanto somos úteis para eles, a partir do momento que não a servirmos mais somos descartados.
Fato !!!
Pura realidade 🎉
Estou me tratando como se fosse outra pessoa. E tudo tem melhorado!
Sou rejeitada pelos meus filhos de um modo geral. Não recebo gentileza, nem gratidão, nem afeto,por tudo q fiz por eles c muito amor e respeito. Mas não sei porque são assim. Senti bastante tristeza, porém agora à cada dia q passa, vou cuidando de mim ,sem reclamar. Gosto de mim, graças a Deus !!
Acho q o q ouve, foi um azar. Existe filhos bons e filhos maus e ingratos. Assim como existe pessoas boas e outras mais. É assim, infelizmente. Nem tudo há explicação. O jeito a seguir p frente e amar e gostar de quem vc pode ser útil .
seu papel de mãe jamais pode ofuscar seu papel de PESSOA. Imagino que muitas mães tomam tanto essa responsabilidade do cuidar que, acabam esquecendo delas mesmas. Minha mãe ficou muito doente, mas por reconhecer e perceber os seus esforços em cuidar de mim e de meus irmãos, eu nunca sair de perto dela. Fiz coisas que eu nem sabia que tinha forças para fazer. Mais de seis anos dedicados para ela. Ela parou de sofrer em maio desse ano Partiu. Espero que pelo menos um de seus filhos possa enxergar rangem o seu valor.
Estou passando pelo mesmo que vc 😢,parei minha vida pra cuidar dos meus dois filhos, hoje me sinto inútil,mas vai passar,o pior é a ingratidão.
Que bonita sua fala.@@JNrabellotrindade
Não sei se isso vai te ajudar mais estudo por muitos anos a religião espírita e foi nela que encontrei as respostas que tanto procurei e tbm passei pela mesma situação que vc hj eu entendo que passei pq em vidas passadas fui uma péssima filha ingrata mal agradecida e hj pago por isso com minhas filhas então tudo que a gente passa nessa existência são resultados de causas que fizemos em outras vidas.
Por isso não tenho vontade de ser mãe , e sou tratada pelo meu pai com muita frieza , e não faço questão mais do amor de pessoas frias .
Fiquei muito tempo ruminando sentimentos negativos que me faziam mal. Aprendi com o tempo que situação ideais só existem na nossa cabeça. Fui mais flexível com os defeitos alheios e com os meus próprios. Perdoei pessoas e a mim mesma. Me libertei do passado e meus relacionamentos deram um salto de qualidade.
Estou mais leve e mais feliz.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
❤
Eu vou dar meu relato porque eu gostaria que vc falasse sobre a síndrome de Don Juan.
Eu conheci um homem (após 13 anos separada de um narcisista). Esse homem era muito diferenciado, super gentil, atencioso, sofisticado na maneira de me tratar e tratar os outros, vinha de uma separação, estava há dois anos separado, o filho morava com ele e o idolatrava. Ele realmente me conquistou de uma maneira que eu pensei que nunca mais alguém me conquistaria, ele era diferente de todos que eu já tinha visto e demonstrou estar realmente muito envolvido comigo, eu me sentia segura, feliz, amada, cuidada, validada, reconhecida, respeitada, ele não era machista, entre outras coisas ele era perfeito, até o último momento (parece mentira, mas era), eu correspondia a tudo isso, e nessas alturas eu já estava completamente apaixonada por ele. Mas um dia em um pequeno conflito ele simplesmente me descartou sem chance de volta. Eu fiquei simplesmente dilacerada, como nunca havia ficado, a sensação é que eu estava em um paraíso e de repente caiu uma bomba e destruiu tudo. Tentei várias vezes resolver o problema, mas ele não quis voltar nunca mais, e nunca mais voltou. Eu senti uma culpa enorme. Logo depois descobri que ele estava agindo do mesmo modo com outra (que conheceu depois que terminamos), igualzinho, idêntico, fazendo ela se sentir a mais especial das mulheres, assim como fez comigo, e novamente em um pequeno conflito, ele desapareceu da vida dela, descartou, e não voltou. Ela ficou dilacerada assim como eu fiquei, ela também se apaixonou perdidamente por ele.
Eu como há 14 anos estudo Narcisismo e psicopatia, vi que que ele não tinha traços, mas tinha algo errado, pois ninguém se apaixona e desapaixona da noite para o dia assim. Aí me deu um clique e resolvi pesquisar sobre pessoas que gostam de seduzir e me deparei com vários vídeos sobre a Síndrome de Don Juan e ele se encaixou na maioria deles. Fiquei em choque. Não estou dando diagnóstico mas ele se encaixou sim em 99% das coisas de quem tem a síndrome de Don Juan. Após dois anos sofrendo, me sentindo culpada, eu finalmente tive uma resposta. Gostaria muito que você falasse sobre isso, porque eles não são narcisistas, no caso dele então, tenho certeza que não é, mas causam um estrago emocional igual, as vezes pior, no meu caso foi pior, porque não tenho recordações ruins, não houve desgaste como é com os narcisistas, até hoje eu sinto uma falta imensa dele, mesmo agora tendo 99% de certeza de que ele é um viciado em seduzir.
Se vc um dia pudesse falar sobre isso eu agradeceria!
Pense se não foi ele mesmo que criou a situação para gerar o conflito e poder se afastar de vc.
@@clersp8089 Na verdade quem fazia isso era o meu ex marido narcisista. No caso com ele, eu estava com TPM e eu criei, mas foi uma coisinha de nada, eu me senti culpada, tentei resolver, quase me arrastei, até saber que isso se repetiu com outra, pouquíssimo tempo depois, do mesmo jeito. Aí fui pesquisar, porque foi tudo idêntico, do começo ao fim, idêntico.
@@rdixe9696 humm, sei não este cara...kkkk, acho que ele vive no mundo da Poliana.
Que mulher não tem um siricutico de vez em quando?
E ele nem sequer se preocupou em saber o pq que vc fez aquilo, aceite que terminou e que foi ele quem perdeu e não vc. 🤗
Amiga e qdo é narci e dom Juan? Ainda bem q percebi a tempo viu? Até minha mãe disse q o fulano era sedutor😂
3 meses depois tentou contato mas o número dele está bloqueado,Deus me livre ,não quero nunca mais nem ouvir a voz da criatura.
Minha PAZ vale mais que estar em relacionamento de merda.
A gente perde muito de nós mesmos ao colocar expectativas nós outros, esperar dos outros. Muitas vezes somos criados para olhar para fora nunca pra dentro!!! Principalmente as mulheres socialista para servir a tudo e a todos. Mas devemos ter limites, e há pessoas que nunca vão mudar.
Aah! Dra Marisa , como esse canal é necessário, como aprendo .Eu cansei de sofrer , de esperar cuidado pelos outros, depois de muito chorar, aprendi a me levar pra passear , curtir minha companhia, me elogiar , é um trem tão bom.
Muito obrigada. E como sempre digo " caminhos de luz ,caminhos abertos pra vc" ❤.
Passei a vida td este problema com minha família aultima este ano aí resolvi deixar de lado seguir só agora vou fazer o melhor pra mim a ficha demorou a cair estou com 76 e pra trás só só desmerecimento
Vou fazer isso😊
Pra mim, um dos melhores vídeos. Me fez refletir muito sobre meus sentimentos em relação à minha família adotiva.
Vou assistir mais vezes toda vez que começar a lembrar de fatos tristes em relação à essa família. Está me ajudando muito a me tornar mais leve.
Obrigada, Dra Marisa ❤❤❤
Nunca pensei em falar pra mim o que eu queria ouvir de alguém . Vou experimentar . Obrigada .
Eu também
Faz tempo mas muito tempo que não conto a ajuda de ninguém. As vezes isso machuca mas é nessa hora que me fortaleço e aprendo algo novo com isso. Você tem a opção entre ficar se lamentando ou ir lá e fazer você mesma. Eu sempre gostei de ficar sozinha, minha mãe contava que desde bebê eu era um bebê que gostava de brincar sozinha no berço, não pedia colo, eu me lembro quando era criança de estar brincando na rua com vários coleguinhas e do nada aquilo me cansava e eu entrava para dentro de casa e ía brincar sozinha. Mas minha psicóloga me alertou que eu preciso tomar cuidado para não passar do limite entre o gostar e o me afastar e me isolar. Tem um limite perigoso entre ser autossuficiente e não querer mais a ajuda de ninguém. Ontem foi um exemplo, quebrou a válvula da minha pia, meu irmão ofereceu ajuda para trocar e eu disse que não precisava. Comprei o que eu precisava, entrei no Google para ver como trocava, fui lá e fiz. Aí eu penso que não receber ajuda tem o lado positivo de você aprender, fiquei orgulhosa de mim mesma, mas tem o lado negativo de não querer aceitar mais nada de ninguém. Agora entendi o que a psicóloga quis me dizer.
Às vezes me comporto assim. E eu acho bom, me dá uma certa autonomia.
@@CeliSabino é verdade.
Queria ter esta autonomia
Acompanho a anos e sempre me surpreendo com as coisas que ouço sua Doutora, sempre coloco minha mente no lugar e consigo situar meus sentimentos vendo seus videos, Deus lhe abençoe;
Eu fui muito idiota, fiz tanto mas tanto por pessoas que eu gostaria que me amassem, nunca recebi nada em troca nem um obrigado, agora aprendi a lição desde o dia em que fui acusada por ter feito coisas que eu não fiz ,e quem me acusou foi a pessoa que mais ajudei na vida,sofri muito ,ainda sofro um pouco mas agora faço tudo pra mim se sobrar faço para outros
Boa.. vou pegar como exemplo 🎉
Cresci com esse pensamento de que eu sou por mim , se eu não for não vai ter quem seja , desde criança sempe fui o ponto de equilíbrio na família e desse modo ninguém se impotava comigo e entendo que isso nao era gostoso eu fui me amparado, me amando , me acolhendo em todos os momentos, hoje estou passando por uma fase bem desafiadora na minha vida e colho os frutos desse plantio , não me frusto tanto com as ausências ,digo Não quando necessário, faço o que esta no meu alcance, dou ao outro o que tenho e sou se ele nao quiser esta tudo bem , pego meu banquinho e saio de mansinho... A vida é unica pra dispensar assim esperando tudo do outro ❤🌷
Faz parte da vida enfrentar pessoas de todo tipo ....
Concordo
Marisa, acompanho todos os seus vídeos, estava muito perdido, não sabia nem quem eu era, obrigado por compartilhar essa sabedoria e ajudar muitas pessoas como eu, que em momentos de desespero acaba salvando vidas. Eu sei que não é como uma consulta, mas nos ajuda ❤ Você é maravilhosa!
"cada um dá o que tem" não poderia ser mais verdadeira e cirúrgica. Não podemos exigir ou cobrar dos outros por atenção, reconhecimento, afeto. Tudo isso é muito importante e desejável afinal somos seres sociais e precisamos de cuidado e reconhecimento mas quando nada disso vem espontaneamente o melhor a fazer é nós cuidarmos de nós mesmos, nos valorizarmos, nos amarmos e percebermos que nosso valor não depende do olhar alheio mas tão somente da forma como me trato e me cuido.
Boa🎉
Sensacional! Gostei muito de suas colocações. Plantou uma semente em mim. Obrigada
👏👏👏👏👏 Obrigada por mais esse vídeo maravilhoso!! Amei ❤️
Dra, exclusão ou rejeição me causam mágoa, tristeza, não raiva.
O que me causa raiva é injustiça. Pra mim ou para os outros.
Exatamente.
Sim
Dra. Marisa, você me fez lembrar de uma música da infância... "Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas"...
Alguém conhece?
Não
Maravilhoso, dra Marisa! Muito obrigada. ⚘
Se puder trazer mais esse tema de relacionamento conflitante envolvendo mães idosas nas relações com as filhas, serei muito grata também. 🙏🏻
Quanto menos expectativas você tiver em relação as pessoas menor será sua decepção com as mesmas, faça por você cuide de você
Duro é depender financeiramente da pessoa q te rejeitou, no caso minha mãe, é horrível, tô tentando ter independência financeira mas tá mt difícil
Daí pra tudo preciso dela, até em questão de saúde, sou rejeitada de novo quando preciso ficar insistindo e justificando q preciso de tal tratamento, e ela tem um carro 0 na garagem mas n quer pagar meu tratamento, fica adiando…. Complicado
Qnd vou dizer pros outros q n tenho dinheiro pra pagar tal procedimento até olham cm estranheza pois minha familia(no caso ela) tem dinheiro e condição… mas simplesmente ela quer o mais barato qnd a questão é saúde, e já até agendou uma cirurgia puramente estética pra ela kakakakaka como controlar a raiva??? As vezes não dá
Força e "bola" pra frente, você vai conseguir! Persista. O mundo dá muitas voltas. Mas tem que persistir!🙏🏻
Vai conseguir
Quade tudo na minha vida é consequência da minha infância. Estou tentando me curar, me libertar. Seus vídeos me ajudam todos os dias.
Caramba Dra você parece conhecer todas as pessoas...
Sempre um aprendizado adquirido 🎁🙌
não sejam vingativos com vocês mesmos
não podemos permitir que nada disto que vemos ser realidade do lado de fora, possa acontecer do lado de dentro, não são nas coisas exteriores que definimos nossos valores
Verdade viu
Eu comecei a seguir um canal, (Tudo sobre espiritualidade) reprogramação mental: limpeza de bloqueios mentais e emocionais enquanto dorme...
fala exatamente o que foi dito no canal.
Amo demais os videos dessa psicóloga, tudo que ela fala acontece no dia a dia!!!
Marisa, adorei essa nova forma de me tratar...eu me chamando de querida...muito impactante.
Marisa está no meu top five de profissional da psicologia e no meu ❤️🙏
Sou grata pelas postagens, dicas e reflexões que faz…
Obrigada
Em um tempo atrás fiz por minha família o meu melhor ( mãe, pai e irmãs) até que um dia cansei e observei friamente a situação ( pois afinal é pessoas que sempre terei convivência) e aceitei que “eu” nunca serei suficiente e não é culpa minha e tudo bem 🙂 mudei agora faço o que eu acho necessário e se quiser e não mais por dever e agradar… graças a Deus podemos evoluir e aprender em cada situação da vida 🫶🏼
Boa noite meu girassol 🌻 🌻 🌻 🌻 adorei mil beijinhos 🌻 💋 🌻 💋 🌻
Bom dia,uma verdadeira aula muito necessária, gratidão a você ❤
Hoje eu me sinto cansada por fazer sempre pelos outros ( deixando até minhas prioridades em benefício de outras pessoas) e agora idosa me sinto sozinha até pra cuidar de meu descanso, lazer e saúde .... Gratidão 💖💖🌷
Esse tema fez eu refletir sobre pensamento que ficam ruminando.
Deixa eu lhe escrever uma coisa aqui ,gratidão por vcs existirem ,pq desde o momento que escuto vcs...aprendi muitas coisas boas e assim sigo ...gratidão aos psicologos por vcs tirarem minutos do tempo de vcs para nós ensinar..mas uma vez gratidão pelos ensinamentos
Sensacional, vc foi muito clara e objetiva!!! Parabéns!!! Deus abençoe!!! Muito obrigada!!!🙏🏻🌻
Por ter uma família que sempre da e passa na cara que deu, fiquei com medo de receber.
Desenvolvi quase uma fobia de ser ajudada e depois ter uma divida com aquele pessoa.
Com quatro anos de estudo para meu autoconhecimento, aprendi que devo fazer algo para alguém de forma "egoista" no bom sentido, fazendo para me sentir bem porque ajudei, sem esperar nem mesmo gratidão.
Nao eserar gratidão ou reciprocidade, nao sgnifica que ela nao existindo dentro de qualquer situação, eu deva continuar nela.
Que .maravilha ouvir este video foi terapeutico demais gratidao
Parabéns pela excelente aula.👏👏👏👏👏👏
Amei esse vídeo. Amei entender de onde se origina a raiva que não vai embora nunca. Isso foi muito lindo, pois agora entendo o quanto devo respeitar esse sentimento e também me abraçar e cuidar para viver aquilo que me faz bem com clareza. Obrigada, dra. ❤
Olá, Mariza, boa noite! Muito obrigada pelo vídeo! Ele é super necessário e eu precisei assistir algumas vezes para apreender todo o conteúdo.
Interessante que quando você fala sobre a raiva, eu me identifiquei tanto, mas tanto, que foi um bálsamo entender o porque de tanta raiva contida e acumulada, mesmo após anos e anos de terapia, fora o esforço que eu sigo fazendo em me "maternar" sendo eu mãe e esposa, sem meus pais vivos.
Lidar com a raiva, entender o motivo de ela estar dentro de mim e começar a tirar as camadas que a recobrem dói, mas está sendo libertador entender que, no meu caso, foi realmente a falta de amor na infância. E eu acho que quando eu começo a tomar essa consciência e passo a não repetir o ciclo com meu filho, creio que acabo de certo modo "maternando" a criança que também habita em mim, abrandando e até ajudando a cessar a raiva, por não repetir uma agressão ou um desprezo conscientemente. É esse mesmo o caminho, não?
Um abraço e mutíssimo obrigada!
Temos que enfrentar às pessoas e as circunstâncias....
Excelente.
Excelente Marisa. Muito obrigada. Eu ouço sempre seus vídeos, mas por falta de tempo acabo não comentando. Gratidão imensa pela ajuda 💗💗👏👏🙏🙏🙏
Infelizmente, muitas vezes a gente só acorda para esse tipo de coisa mais tarde na vida
Verdade isso funciona e na fé no amor em Deus amadurecer esperar tudo de Deus pouco de mim wuase nada dis outros estar na misericórdia de Deus
Graças a Deus conseguindo pessoas boas também ❤❤❤❤
Gratidão por tantas informações úteis.Vou fazer esse exercício.
As coisas , as pessoas, os acontecimentos são o que são. Estar presente em si mesma é mudando a forma de ver , de sentir ,de agir transforma o ente e as circunstâncias. A mudança está dentro de nós.A Presença tem que ser em si mesmo..A viagem mais libertadora: dentro de si mesmo.❤Gratidão magnifica postagem.
Quando eu estou mal, falo comigo assim. Aprendi isso, se acarimhar.
Boa noite... conteúdo maravilhoso...falou muito comigo...amo te ouvir... gratidão
Já cuidei muito agora gostaria de ser cuidada.
Boa noite Dra Marisa amo muito seu vídeo interessante me ajuda bastante gratidão ❤❤❤
Que AULA!!! Parabéns doutora e muito obrigada, fui negligenciada na infância e hoje, com 60 anos ainda sofro. Tenho depressão e ansiedade, seus vídeos me ajudam muito ❤
Mariza obrigada pela meditação 🙏
Pratique
Um dos vídeos que mais gostei no canal!
Eu só posso dizer gratidão 🙏.
Parabéns dra. Como sempre Vídeo cheio de sabedoria. Muito obrigada por todo conhecimento 🎉🎉🎉🎉
Espere menos dos outros, mais de você, é TUDO de DEUS. ❤❤
ADORO VOCE Marisa.
Gratidão por seu trabalho 🙏🏻
Muito bom o vídeo
Obrigada respeito em primeiro lugar
Eu comecei a ler o livro da bell hooks da trilogia do amor. Ela fala da ética do amor e da im portância do amor na infância. Bate com tudo que venho vendo aqui e os livros que você indica, dr Marisa.
Ainda n consigo fazer os exercicios de autocompaixão, mas já tenho percebido os momentos de auto-flagelação. Minha pergunta é sobre como podemos humanizar mais as outras pessoas que muitas vezes estão nesse lugar de nos machucarem e temos lidado mal com elas e não conseguimos, por exemplo, fazer a meditação de imaginar a infância delas. Outras formas de humanizar elas.
Que vídeo mais perfeito!! Muito boa a sua reflexão sobre a raiva e fez muito sentido para mim, especialmente para a minha jornada de autoconhecimento após a maternidade.
Adoro seus vídeos e estou aprendendo muito com você. Por favor, não pare nunca com esse seu trabalho maravilhoso ❤
Tá fazendo falta na minha dor a presença o amor da minha mãe que partiu em 2022 por causa de um câncer ela erra a pessoa que podia me criticar porque queria o bem pra mim mais também me essentivava nas coisas pra fazer tá difícil sem ela e meu namorado não apoia em nada e já ao contrário eu o apoio
Sentimentos🎉🎉
Muitíssimo obrigada 😘
Quem já se sentiu um meio para que outros atingissem o fim ?
Porém , quando despertamos através de ferramentas como :
Autoconhecimento
Amor próprio
Inteligência emocional ... enfim....
Permanecemos sendo pessoas que amam ser úteis, mas não trouxas.
Coisas que acontecem no trabalho falta de liderança da minha gerente me deixa com bastante raiva ou insatisfação, gosto do que faço, tem coisas que precisa melhor ela sabe mas prefere fazer vista grossa.
Sensacional
Grande trabalho eu sempre comento
Eu trato minha criança interior assim 😊
Boa noite ❤
Que video espetacular. ❤
Disse tudo doutora abençoada
Exatamente isso, coisas da infância influi muito agora na vida adulta, vivi isso
Tmbm😢
muito verdadeiro este video.
Achei sensacional esse vídeo!
Adorei este vídeo! Vou ouvi-lo de novo e de novo! Se possível, aprofunde o tema das camadas.
Psicólogos em SP, não adianta falar que determinadas coisas não nos importam, que determinadas pessoas não nos importam, que determinadas situações não nos importam. Quando temos alguém decidido a acreditar no que quer e a fazer o que quiser, não tem jeito...
Vou tentar ser legal comigo mesmo e me tratar com mais amor agora estou passando um café quentinho p mim tomar amada❤
Muitas das vezes é livramento decepção ser seletiva cada vez mais graças a Deus continuo a mesma com pessoas que me respeita inclusive comigo mesma
Que vídeo incrível! Obrigada, Marisa. ❤
Muito bom video!
Muito bom o conteudo
Obrigada!
Talvez seja necessário baixar as minhas expectativas,quanto à este desejo de "ser amado" à luz da minha Consciência,afinal tudo é Maia/ilusão 🌬️...vislumbro a possibilidade de que ser "minimamente gostado", já esteja de bom tamanho.👍🤝✅🙂
Maratonando todos os seus vídeos, Marisa.
Gratidão 🙏
Sobre nos tratar de forma afetuosa, acho que quanto mais prestamos atenção na "voz interior" ou "sexto sentido", seja o nome que for, mais lúcido isso fica. É aquela vozinha que orienta pro bem, tipo - não come isso, não vai lá, não precisa comprar, se acalma, não responde agora... Somos nós mesmos sabendo o que é melhor. Um abraço 🌷
As vezes eu queira só um abraço e não tenho isso. Uma vez eu estava em um grupo de oração católico e segundo a pessoa que me abraçou , Deus pediu a ela que me abrassasse. Foi tão bom. Uma estranha. Tenho transtorno bipolar e sem apoio dos meus pais. Eles compram o remédio, mas o resto ... não fazem nada.
Boa noite 🙏
Ficou muito claro!