Visita oficial de Indira Gandhi ao Brasil (1968)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 31 ธ.ค. 2024
- Em 19 de janeiro de 1966, Indira Ghandi tomava posse como 1ª ministra da Índia. Nascida em 1917, ela exerceu o cargo entre os anos de 1966 e 1977 e entre 1980 e 1984. Foi a primeira mulher a chefiar o governo indiano. Filha de Jawaharlal Nehru, primeiro ministro entre 1947 e 1964, Indira cresceu durante o período turbulento em que a Índia se libertou da Coroa britânica. Estudou na universidade indiana de Visva-Bharati e na Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Começou na política em 1939, quando se filiou ao partido do Congresso Nacional Indiano. Casou-se com Feroze Gandhi em 1942, mas a união durou pouco. Indira Gandhi acompanhou o pai em todas as visitas oficiais e foi sua conselheira para os assuntos nacionais. Tornou-se ativista do movimento pela independência indiana e chegou a ser presa por subversão, passando 13 meses na cadeia.
Em 1955, foi eleita para o conselho executivo do Partido do Congresso Nacional; passados quatro anos, assumiu a presidência do partido durante um ano. Após a morte do pai, tornou-se ministra da Informação e Radiodifusão, no gabinete do primeiro ministro Lal Bahadur Shastri.
Em 1966, com a morte repentina do primeiro ministro, Indira assumiu o cargo e no ano seguinte, foi eleita para um mandato de cinco anos.
Indira foi assassinada em 1984, em Nova Déli por dois membros de sua guarda, extremistas da seita sikh durante a campanha por sua reeleição, ao receber um ramalhete de flores com uma bomba.
Em setembro de 1968, Indira fez uma viagem ao Brasil, tendo permanecido dois dias em Brasília. A agenda incluiu um encontro com o presidente Costa e Silva e d. Iolanda, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, Indira recebeu um colar e brincos em turnalina e ouro, desenhados por Burle Marx. Em retribuição deu à D. Iolanda uma estola de seda com fio dourado e um sári. Para o presidente um jogo de xadrez produzido com marfim.
Indira visitou o Congresso Nacional e, à noite, foi homenageada com um banquete para 120 pessoas no Palácio Itamaraty. No dia seguinte, ela retribuiu com um almoço no Hotel Nacional. Antes, fez um passeio turístico pela cidade. Em seguida, ela visitou o Rio de Janeiro, tendo concedido uma entrevista coletiva no Hotel Copacabana Palace.
Assista ao vídeo com a visita da primeira-ministra Indira Ghandi à Brasília. Cinejornal Informativo n° 113, de 1968.
Arquivo Nacional. Fundo Agência Nacional. BR_RJANRIO_EH_0_FIL_CJI_338
É curioso como ele é chamada de 'O primeiro ministro"
Que raridade.
16 anos depois dessa visita ela foi assassinada por 2 seguranças
Tudo isso e o hino do Canadá ao fundo...
INCRIVEL.
A memoria sempre persiste
Aí.eu tinha 02 anos de idade.
Pobre Indira, dezesseis anos depois dessa visita, seria assassinada pelos sikhs 👳♂️
Mas ela matou milhares deles. Isso irritou os mais radicais, os seus guardas-costas no caso
Vc sabe que essa mulher era uma ditadora né? De pobre não tem nada...
Essas filmagens foram feitas por Osmar Assumpção e eu Euripedes Mendes da Cunha e narrado por Alberto Cury. Está no meu perfil. Só que infelizmente as dezenas de filmagens consta o nome do Lula e da Dilma no final do filme.
Que legal!! Acredito que deva ter escutado muito Bersaglieri March do Mantovani! rs
Calado és um INTELECTUAL: VIVA A DEMOCRÁCIA E A LIBERDADE.
2:15 "Embaihada?" 🤔
Yuruui
Engraçado é chamar esse cara de presidente do brasil, esse ditadorzinho
Ditadorzinho que pelo menos estudou para ser um bom militar. Já seu ídolo Lula nem sabe o que é escola. Afinal o negócio dele é roubar. Pior é a Dilma, que nem parece que passou por um banco de escola. Afinal ninguém sabe o que ela diz. Mas continue idolatrando essas figuras. Antes de julgar, olhe primeiro o currículo escolar da pessoa antes julgar. E se ele não fosse ditador o nosso país hoje seria uma ditadura de esquerda. E você não poderia nem opinar nada contra o governo. Ou você acha que a esquerda respeita democracia e liberdade de expressão e de pensamento? Eu acho que não. Não esqueça que a cultura e os meios intelectuais são dominados pela esquerda. Leia mais. Mas leia livros de verdade. E não mentiras publicados por esquerdopatas.
@@divinocampos2800 Isso é um exemplo de duplipensar, crer que "esquerdistas são ignorantes *E* a cultura e intelectualidade no Brasil são todas de esquerda"
Foi um grande presidente que não roubou o Brasil!
Derrubaram🛫 avião do pai e 2 guarda assassinaram🔫ela😍
Qual a graça idiota?
@@Lukassp Ela foi uma ditadora vc deve amar Stalin, Adolfinho... Maluco.
@Quando acabar, o maluco sou eu! Com seus defeitos, mas amada pela maioria.